SOLIDÃO E COGNIÇÃO SOCIAL | PSICOLOGIA SOCIAL 27
HTML-код
- Опубликовано: 6 янв 2025
- Se a depressão já se tornou tão comum quanto uma gripe na sociedade contemporânea, a solidão é a dor de cabeça.
Solidão, seja ela crônica ou temporária, é um reconhecimento doloroso de que nossas relações sociais são menos numerosas ou menos significativas do que desejamos. É importante percebermos que nas culturas atuais, as relações sociais próximas são menos numerosas. Uma pesquisa nacional realizada nos Estados Unidos mostrou que os americanos sentem que o número de pessoas com as quais eles podem discutir assuntos importantes diminuiu em um terço, em duas décadas.
De acordo com Robert Putnam (2006), o autor do estudo citado, cada geração tem se tornado mais solitária, e os motivos são diversos como a televisão, mães que trabalham, maior diversidade étnica, a internet, a dispersão populacional. Mas existem outras explicações.
Em um estudo publicado por Jenny de Jong-Gierveld (1987), sobre adultos alemães, a pesquisadora investigou a solidão que pessoas não casadas ou desapegadas podem vivenciar. Ela identificou que a ênfase contemporânea na realização individual e a depreciação do casamento e da vida familiar podem induzir à solidão e à depressão. Já um estudo publicado por Dill e Anderson (1999) evidenciou que trabalhos que exigem deslocamentos e viagens geram menos vínculos familiares de longo prazo, menos laços sociais e aumento da solidão.
--------------------------------------------------------
Obras sugeridas:
“Exploring Social Psychology”, 6 ed., de David G. Mayers (2012).
"You gotta have friends: A study finds that Americans are getting lonelier." de Robert Putnam (2006).
"Developing and testing a model of loneliness." de Jenny de Jong-Gierveld (1987).
"Loneliness, shyness, and depression: The etiology and interrelationships of everyday problems in living." de Dill e Anderson (1999).
"Aging and loneliness: Downhill quickly?" de Hawkley e Cacioppo (2007).
"Loneliness: Human nature and the need for social connection." de John Cacioppo e William Patrick (2008).
"Cold and lonely: Does social exclusion literally feel cold?" de Zhong e Leonardelli (2008).
"Behavioral and characterological attributional styles as predictors of depression and loneliness." de Anderson e colegas (1994).
"Perceptions of and by lonely people in initial social interaction." de Christensen e Kashy (1998).
"The relationships of differential loneliness, intimacy, and characterological attributional style to duration of loneliness." de Snodgrass (1987).
"Effects of strategic self-presentation on subsequent self-esteem." de Jones e colegas (1981).
"Loneliness, social skills, and social perception." de Wittenberg e Reis (1986).
"Loneliness, shyness, and depression: The etiology and interrelationships of everyday problems in living." de Jody Dill e Craig Anderson (1999).
"Genetic linkage and association analysis for loneliness in Dutch twin and sibling pairs points to a region on chromosome." de Boomsma e colegas (2006).
--------------------------------------------------------
Royalty Free Music from Bensound
Resumindo: Solidão é você estar com pessoas, mas se sentir sozinho, na solidão. Solitude é você estar sozinho, mas se sentir muito bem "acompanhado".
Pai? Kkk
Nossa, o vídeo me fez pensar sobre muitas questões.
Com frequência ouvimos sobre a importância da alimentação saudável, atividades físicas mas as relações humanas também são uma questão de saúde pública. Os dados sobre suicídio, depressão nos mostram isso. Parabéns pelo trabalho.
Concordo plenamente
Tenho q parar de ver esses vídeos, praticamente tudo o q vejo, eu me identifico, daí me acabo...
Solitude é a melhor coisa que tem, está na sua própria compania é muito melhor.👊🏻🔥👍
Cada vez mais pessoas estão assim infelizmente
Por que será?
Quando se é rejeitado desde que nasceu, a solidão é consequência quase que "natural"
Muito bom este trabalho que o "didatics" está fazendo. PARABÉNS. Assim vocês salvam muitas vidas pelo mundo afora!!!
Cada vez q assisto esses video neste canal eu me identifico...preciso procurar tratamento emocional. Não estou solteira pq quero,é que fui decepcionada várias vezes no amor então estou assim:fria e desiludida. Não tenho ânimo pra quase nada....será q ainda existirá alguém pra minha vida ?
Claro que sim. Uma hora você se sentirá pronta para viver outra relação. Não se force a nada.
Existe alguém sim e esse alguém é você mesma. Não espere encontrar nos outros felicidade para preencher seu vazio. Olhe para seu interior, se conheça, tenha desenvolvimento pessoal e tente preencher esse buraco de dentro para fora. A vontade de continuar tem que aflorar de dentro. Nunca procure isso no mundo externo porque não achará. Se você não conseguir equilibrar sua vida e superar esse desânimo, como acha que vai conseguir manter um relacionamento assim? Está pronta para se relacionar de novo?
Desculpa as palavras duras, mas é a verdade e a verdade dói.
@@Wendy-121 Acho que suas palavras foram necessariamente duras, mas talvez não o bastante.
Os relacionamentos anteriores dela, muuuito provavelmente, estavam fadados ao fracasso por conta de escolhas ruins e instintivas dela.
E o mais provável eh que ela esteja insistindo nisso.
@@drjp4212
Sim, eu concordo 100℅ com você, por isso pedi desculpas. Mas às vezes as pessoas precisam desse choque de realidade para refletir no "núcleo do problema". Se algo está errado nas nossas vidas PRIMEIRAMENTE, temos que olhar para nossas ações, onde estamos errando, assim vamos mudar e evoluir como pessoas enxergando os problemas como oportunidade para melhorar a nós mesmo.
Esses papos de "vai ficar tudo bem", "você irá arranjar outro que te de valor". Sério, isso não funciona! Só vai "ajudar" a pessoa continuar no mesmo erro. Entretanto, quando alguém está passando por problemas psicológicos ai tem que tratrar com muito cuidado.
@@Wendy-121 Concordo com vc pq foi assim comigo .Quando parei de ver os problemas dos outros e busquei me conhecer melhor vi tanta coisa que não dependia de outra pessoa para me fazer feliz ,percebi que posso ser feliz me conhecendo mesmo minhas qualidades e meus defeitos e onde posso melhorar .Quando me dei o devido valor até me senti mais bonita ,útil e cheia de talentos que isso reverberou nos outros .Conheci alguém que me completa e que me faz mto bem na verdade nós fazemos mto bem um ao outro e tudo pq aprendi a me amar primeiro. UM ABRAÇO.
Muito bom
Parabéns pelo canal
Sim 😢
Eu acho que to desenvolvendo solidão crônica.
Ó que vc sente os sintomas ?? Boa noite..
Eu também
O casamento atualmente é um dos maiores fatores desencadeantes de doenças emocionais.
Concordo!
Obrigado ótimo trabalho que estão fazendo aí 🙏
Algumas características destes estudos já foram comprovadas como equivocadas
Fique à vontade para postar as referências.
Pq a diversidade étnica é um fator que contribui para solidão?
Porque existem pessoas que não se sentem à vontade com indivíduos que tem outros costumes.
A falta de necessidade com o contato social seria uma forma racional de timidez?
As pessoas têm necessidades de contato social em intensidades diferentes. Algumas precisam de muito contato, outras nem tanto. A solidão surge quanto a pessoa desejaria ter mais contato social ou contatos mais intensos e, por algum motivo, sente-se impedida e sofre com isso. Com relação à timidez, ela é um tipo de ansiedade social (tema do próximo vídeo). O tímido sente-se ansioso diante de pessoas e situações sociais novas. Se a timidez é crônica e, consequentemente, faz a pessoa sofrer, não é saudável. Agora, se a timidez não impede a pessoa de levar a vida social que ela deseja levar, não provocando sofrimento, não há problema. Por fim, timidez não tem muito a ver com racionalidade nem com inteligência. Na verdade, a timidez crônica é irracional, pois a pessoa sente um medo desproporcional da vida social, um medo sem fundamento. Existem algumas pessoas que pensam que indivíduos mais inteligentes são mais solitários ou mais tímidos, mas eu penso que isso não tem muito fundamento. Se a pessoa é inteligente, mas respeita as opiniões alheias, não desejando impor seu próprio pensamento, ela pode ser querida e popular. Quem não gosta de uma companhia inteligente e gentil?
Fobia social
@@giovanianascimento5390 Não entendeu nada, eu disse "falta", não "desejo". Nem o dono do canal soube responder, hoje após uma caralhada de estudos. Essa falta de necessidade social é similar ao transtorno de personalidade esquizoide, nada haver com timidez( que é insegurança/ ansiedade no contato com outras pessoas). Ditado simples, se quer alguma coisa, faça você mesmo!
@@wendellalias4964 farei...
Vocês tem sobre conteúdo latente dos sonhos e o manifesto?
Aqui ruclips.net/video/Ga31KktdZxo/видео.html
Só uma observação não vão compartilhar totalmente suas privacidades galera kkkk