Bom dia. Portugal tem feito um esforço para melhorar continuamente. Por natureza, gostamos de estrangeiros e emigrantes... agora se pensam que vêem para Portugal pensando que os portugueses têm que tolerar prepotência... esqueçam, NEM VENHAM!
Geralmente costumo ser o racional chato dos comentários, a falar sa realidade de Portugal sem maquiagem e ilusões... Mas, nisso a Mila tem toral razão. Tenho um filho de 10 anos e minha experiência com a educação dele é ótima. Período integral, com boa estrutura e educação.
ATL = Atividades de Tempos Livres e é um espaço educativo com atividades lúdicas e socioculturais. São atividades extra curriculares que visam o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social de cada criança. As atividades poderão ir da música, ao teatro, dança, atividades físicas, leitura, etc.
E verdade Portugal está a formar muito bem os seus jovens, o problema é quando chegam ao mercado de trabalho, eles tem muito melhores ofertas laborais de outros países, e Portugal formou e os outros países tiraram proveito.
@brunoalves...... Mas o Presidente do Banco de Portugal divulgou os números, e parece que afinal os jovens nao vão assim tantos para o exterior. Além disso, os jovens de outros países ate mais ricos, também vão muito para outros países. Essa circulação e muito boa para a formação pessoal..
@piramideinvertida1251 é também o fazem porque a juventude, gostava de novos desafios, e pela facilidade de circulação que temos os portugueses. O meu problema entre aspas, é ver muitos no estrangeiro com muita boa formação, e eu penso que neste precisa muito deles, até porque vivemos em um país livre e cada um tem direito de escolher a sua vida, quem sabe não regressam com uma mentalidade empreendedora.
@@brunoalves2011 enquanto Portugal tiver dos salários mais baixos e os alugueis mais altos os jovens portugueses continuarão a emigrar, além que em outros países europeus se respeita muito mais os trabalhadores, trabalhando menos horas semanais e ainda se efetivam logo no primeiro ano, enquanto que em Portugal tem muita precariedade e demoram mais de 3 anos no público e 6 no privado para efetivarem os seus trabalhadores !!
Mila adorei a tua discrição que fizeste sobre a educação no meu País. Sabes s Educação em Portugal como em todo o lado evullui mas deixa-me dizer-te que sempre foi uma educação muito rígida e com.boa preparação
Meu filho de 6 anos, teve dificuldade com alimentação. Tinha uma senhora que se responsabilizava em tirar ele a cada 2 horas da sala e tentar alimentar alguma coisinha. Das 8h até as 17h. Sem custo para alimentação. Achei que isso fosse exclusivo por ser cidade do interior, perto da fronteira com Espanha.
No Brasil: Eu estudei o ensino fundamental e medio em escola pública: estadual, na epoca que estudei eles só ensinavam o inglês, e era aquela coisa apenas conjugação de verbos, o professor nem ele mesmo tinha fluência no idioma, era uma vergonha alheia. No Brasil pra se estudar um idioma ( Inglês, Espanhol, Francês, italiano etc..) tem que pagar fora a parte, os chamados cursinhos, e dependendo de onde você mora só vai existir esses cursos presenciais nas capitais, hoje em dia ja tem cursos on-line bons, mas presenciais só em grandes cidades.. Falo da realidade que vivo (interior do Rio Grande do Norte). Aqui ja existe escolas em tempo integral, tanto ensino fundamental, como o médio. A minha sobrinha de 10 anos estuda nessa modalidade, além das aulas normais ( português, matemática, ciências etc, ela faz aula de violão, e dança. Mas esse ensino não é algo padronizado, nem toda criança, adolescente tem essa oportunidade, é por sorte, por sorteio. A minha outra sobrinha de 16 anos faz o ensino médio e estuda as disciplinas normais + um cursos técnico que é de informática. Existe escola publica que tem o ensino médio + um curso técnico mas não é todas. Existe as escolas técnicas: como os Institutos federais e esse em níveis de educação público é sem duvida o melhor pra quem não tem condições de pagar, mas pra isso precisa passar em provas, vestibulares. Nos Institutos federais tem o ensino médio, técnicos e alguns cursos superiores. Fiz três cursos técnicos 2 no IFRN: cooperativismo e segurança no trabalho e 1 curso de comércio exterior na UFRN-Escola agrícola de Jundiaí.. Tenho o nivel superior: fiz graduação e pós graduação. Posso falar pelo que passei, o ensino publico: estadual é vergonhoso, não fornece nem o mínimo que se é cobrado nas provas dos vestibulares, do Enem, o aluno de escola pública para passar em vestibular tem que fazer cursinhos, estudar por fora. Vejo os vídeos de pessoas falando sobre o ensino de Portugal, Inglaterra, de outro país e esta a anos luz do Brasil. Não é síndrome de vira-lata em reclamar do país é simplesmente ver a realidade.. Se tivesse condições iria estudar fora fazer outra graduação, um doutorado.. Quem tem condições, se tem filhos pequenos deveria pensar bem na educação dos mesmos, porque aqui se não for ensino particular, vai ser sempre essa meia boca.
Tenho 48 anos, se bem que me lembro, o Inglês era obrigatório no 5°ano e no 7°ano era o Francês, depois no 9° havia a opção de se escolher entre Alemão ou Espanhol. Continue com o bom trabalho.
Pois eu, que tenho mais de setenta, quase 80, já tive Francês e Inglês, que era generalizado em todos os então Liceus e Escolas Técnicas (Escolas Comerciais e Industriais). Meu pai, já teve essas mesmas disciplinas no liceu e estudou também latin. Muita gente pensa que as línguas estrangeiras são uma realidade no ensino português recente, todavia, isso é um grande engano. E o ensino, nesse tempo, tinha bastante qualidade, não menor qualidade que actualmente!
Olá em algumas coisas até pode ter razão mas atualmente muita coisa está a mudar e porquê por causa do custo de vida está tudo muito caro os ordenados são baixos, há uma inflação e depois está a haver uma crise na saúde, educação por falta de médicos e professores e também uma má política de governação que já não é de agora e ainda por cima uma Imigração descontrolada num país tão pequeno já estamos com gente a mais devido ao descontrolo de entrada de cidadãos estrangeiros e depois começa a haver também uma crise na habitação pois os arrendamentos estão caríssimos e até difícil pedir empréstimo ao banco para comprar casa pois os juros estão elevados, sei do que falo sou portuguesa e vejo o meu país a caminhar para a banca rota. Por isso quem está no Brasil não venha para cá pois o que vai acontecer como muitos agora ficam sem abrigo na rua sem condições pois já temos gente a mais está tudo descontrolado.
Tenho 24 anos e quando eu estava no 3°ano até aos 4° anos a gente já dava o inglês e o 5° era introduzido o francês na minha escola eu não tinha opção de espanhol ou Alemão mas já havia essa opção, até ao nono o português inglês e francês eram obrigatórios hoje a introdução das matérias parecem ser mais cedo
Isabel querida o que qualifica o país no ranking de educação é o grau de ensino que é passado nas instituições, não a quantidade de alunos que tem em uma sala
@@IsabelCurso como cidadão português, todos nós sabemos que Portugal está a atravesar uma crise no ensino na saúde e em muitos outros factores, se a senhora me disser as infraestruturas do país não estavam preparadas para receber tantos emigrantes eu até posso compreender, agora dizer que umas crianças são mais ou menos inteligentes que outras não têm lógica, o meu filho e português e eu não o considero mais inteligente do que outra criança seja ela do país que seja.
a minha mulher é professora, tem alunos Brasileiros, Ucranianos e de outras nacionalidades. diz-me que os Brasileiros são os mais complicados para aprender. Pasme-se, no português então....diz-me ela que os Ucranianos aprendem muito rapidamente....
@@IsabelCurso Verdade...uma vez vi um video de uma adolescente brasileiro chamar os professores português de retrogrados porque ele nao podia mais ir a casa de banho e jogar o tempo q ele quisesse...no Brasil ele fazia isso. ORA PARA TÃO BONS RANKINGS É NECESSÁRIO TRABALHO E RESPEITO...
Pois é vc tem razão, mas as pessoas do Brasil têm sempre muitas dúvidas em relação às escolas em Portugal, pensam por ventura que aqui é como no Brasil!
Nem todas as escolas podem oferecer toðas as opções de língua estrangeira. O Inglês é obrigatório; as restantes, depende das escolas. Se tiverem professores para fornecer o Francês, o Espanhol e o Alemão fazem-no mas nem sempre acontece. As escolas não podem deixar profs sem turmas e ir recrutar outros para as outras línguas
Esqueceu de informar que há muito alunos sem professores em algumas matérias !! Portugal atualmente tem falta de professores e no futuro vai ser cada vez pior !! E isto porque Portugal tem dos salários mais baixos da União Europeia e dos alugueis mais caros !! E é por isso que os jovens portugueses são dos que mais emigram na União Europeia !!
Nesses últimos dias, depois de meses estressado, cansado e me sentindo humilhado no trabalho aqui no Brasil, tomei a decisão de mudar para Portugal. E, ao pesquisar via RUclips sobre Portugal, descobri esse canal. Estou maratonando os vídeos e esboçando meus planos para o sonho de mudança de vida. Mas, obviamente, não pode ser uma mudança realizada de dia para noite. Preciso de alguns meses de organização e economia. Tenho uma biblioteca em casa, então, meu plano de imediato é o de vender os meus livros, junto com meus discos e bike.😊
É isso ai amigo. Encontrei este canal a mais ou menos 3 meses. Estou amando as informações. Milla realmente trás muita verdade. Isso ela tem credibilidade. Minha meta é ir em 2026
É isso ai amigo. Encontrei este canal a mais ou menos 3 meses. Estou amando as informações. Milla realmente trás muita verdade. Isso ela tem credibilidade. Minha meta é ir em 2026
Mila, prazer em te seguir, vc pode me tirar uma duvida? Eu penso em ir primeiro e depois minha esposa vai mais nosso filho, somos casados no papel, terial algum problema na imigração na hora que ela for mais ele pra onde eu estiver? Pretendo arrumar emprego e depois que estiver tudo ok eles irao. Obrigada! Um abraço.
Olá John, para morar atualmente precisa de visto, inclusive te convido a se inscrever aqui no canal e conhecer os outros vídeos, com certeza vão te ajudar muito e tirar todas suas dúvidas
As crianças portuguesas ja conecam a aprender francês, inglês e matemática desde tenra idade . Foi assim na minha geração quando eu era adolescente em 1993 - 1994 e a tradição continua a mesma . As crianças precisam aprender linguas estrangeiras,por isso é que o Brasil nao vai para a frente.
@flavioc8035 brasil uma potência mundial ? Com um presidente ladrão e corrupto,socialista marxista que entregou recursos naturais às ONGs ao narcotráfico? É essa potência mundial o Brasil?
@flavioc8035😂😂😂😂😂😂😂😂😂 por isso que este video existe, por isso que todos os youtubers Brasileiros choram no RUclips quando vêem os filhos com boas notas, bons aprendizados, boas matérias em Portugal. As crianças jà saem da escola à saber falar Inglês. Se fosse assim no Brasil, havia menos gente burra
@@NaraRossi-j6r depende, é opcional. Eu tenho mais de 30 anos e aprendi as minhas primeiras palavras (cores, numeros, dias da semana) em ingles com 4/5 anos no infantário. E era um infantário social.
Acho interessante os brasileiros dizerem que aqui em Portugal se ensina línguas estrangeiras na escola....eu digo a esses brasileiros que quando eu andava na escola, á quase 40 anos, já se ensinava francês e inglês 🤷
ola mila video muito bom sou um inscrito do canal mila faca um video de escola para austista ai em Portugal muito importante para nois q tem filhos autista para poder emigrar
@@dulcecruz-fd3cn Informem-se primeiro e depois comentem, pessoas! Há várias turmas em escolas Portuguesas que não aprendem Francês. O Inglês, sim é obrigatório. Que mania a de comentar sem saber!
Mila, algumas freguesias não tem os professores todos. Uma pena. Minha filha não foi aprovada, mesmo sem ter a disciplina... Veio o exame nacional e ela não passou😢
Uma brasileira vivendo num Portugal das mil e uma maravilhas que os portugueses desconhecem, apenas para ter engajamento no you tube, falta agora ensinar aos próprio portugueses a viverem nesse mar de rosas.
Olá Milla,, boa noite.mim chamo Adriana e estou indo morar em Portugal em dezembro . Queria que vc mim ajudasse se possível..pois aqui em fortaleza trabalho na área da saúde. E pretendo trabalhar aí como cuidador de idoso . Vc poderia mim dar alguma dica de onde começar a procurar emprego nesse mês de dezembro..obgda.
Não é Hater, é à realidade. Portugal jà não é seguro, Portugal tem um otimo estudo SIM. MELHORES ESCOLAS SIM. MAS ,E TRABALHO PARA OS PAIS? SEGURANÇA PARA OS FILHOS????? VOCÊS TÊEM QUE PENSAR DE FORMA GLOBAL
Tem que levar histórico apostilado. Também tem que reconhecer a assinatura do diretor no cartório. Eu coloquei meu filho na escola em portugal.em março deste ano.
Pois, está bem! Mas, quanto ao Ensino Profissional, em muitos casos os alunos são passados "à balda"! São cursos subsidiados pala União Europeia e então há que passá-los de qualquer maneira para não se perderem os subsídios! E ainda por cima os alunos ficam com equivalência ao 12.° ano regular! É uma farsa! Fui professor toda a vida e sei do que falo! Enfim!
Verdade. Eu sei por experiência. Tive um colega num curso profissional que dava equivalência ao 12° que lia com a mesma proficiência que eu tinha na 2a classe. Validou o curso e ficou com equivalência ao 12° sem ter melhorado nem um pouco a proficiência de leitura.
Olá Milla bom dia Preciso de orientação e vou resumir o caso. Minha irmã mora em Aveiro e trabalha em uma fábrica lá e passou no processo seletivo para trabalhar na Irlanda (está aguardando o visto sair que deve ser até início de dezembro) já está com contrato assinado para 9/12/24. O caso é o seguinte, ela mora com meu sobrinho que tbm está legal em PT, o visto pra Irlanda é só pra ela, e me pediu pra ir pra Portugal ficar com meu sobrinho 14 anos, para dar tempo de tirar o visto dele depois que ela for pra Irlanda. A ideia é ficar até ele terminar os estudos julho 2025. Como tenho que ir pra lá final de novembro, não dá tempo de tirar o visto de trabalho, então vou como turista. Dúvidas: - será que consigo prorrogar meu visto de turismo por mais 90 dias? como?
As línguas estrangeiras fazem parte do currículo escolar português há muitos anos! A diferença é que, agora, o Inglês é lecionado a partir do 3º Ano ( 8 anos de idade, mais ou menos). Até ao 9º Ano, os alunos têm, obrigatoriamente, duas línguas (além do Português) no seu currículo.
Eu nasci no Portugal. Nao comprendo que os brasileiros veem para Portugal entao o brasil tem muito espaco e opurtunidades de se empregar no brasil. Eu gostava de saber a razao de vir para Portugal..
Literacia financeira era bem preciso, até para combater a subsídiodependência que grassa em Portugal há já demasiado tempo, e está a derrubar a Segurança social de quem trabalha e desconta para lá. Ainda bem que, mesmo com o voto contra dos partidos de esquerda, esta disciplina foi para a frente 🙏🇵🇹💕
Ora vamos falar no ensino, pois fui professor 35 anos quer no oficial quer no particular. É quase tudo gratuito, livros e grande parte do material escolar pode adquirir na propria escola que é mais barato. Neste ano faltam 1000 professores principalmente no sul do país e especialmente na zona de Lisboa e Algarve, quanto ao aproveitamento é mesmo dispar, os estrangeiros tem uma taxa de retençaoo tripla dos nacionais devido ao português. Para o ano o numero de professores a se reformarem será de milhares, logo o problema nunca será resolvido e extende-se a toda a Europa. Boa sorte, meus filhos são engenheiros, emigraram e desde pequenos aprenderam que professor em Portugal - Nunca. P.S. : Vocês sabem que na Dinamarca ninguém preenche o IRS, são as Finanças, isto é o 1º Mundo.
Aqui em Portugal o IRS já está pré preenchido. O cidadão apenas tem de verificar se está correto e validar. Porém, se pretender fazer alguma alteração, acrescentar algo, pode fazê-lo, sendo responsável pelas alterações . Tem de ter comprovativos dessas alterações. Por exemplo, caso acrescente despesas indevidas paga multa.
Cheguei este ano, as menians estao no 6 ano... Achamos fraca a educacao aqui (estudavam em escola particular) alem de greves constantes... Comida impossível elas comerem... Tiraram foto rsrsr (ent3ndo q e saudavel, mas...) a comida daqui é diferente.😊 A primeira vista, portugal ésegurança, melhor poder de compra. Saude para as criancas de emergência nota 10... Para adulto se nao estiver morrendo 3 4 horas pra ser atendido. Faca um.plano. Mas cada um tem.sua experiência...
Emerson entendo a alimentação pois suas filhas possuem o paladar acostumado com comidas do Brasil e aqui é diferente sim a forma de cozinhar, cozinhei um tempo para escolas e a nutricionista ficava no pé, não podia ir frituras de jeito nenhum, nem os hambúrgueres, só assado, grelhado e cozido e para um adolescente ou criança que não tem muito costume com toda essa naturalidade fica complicado mesmo
@@emersonmib em qual colégio suas filhas estudavam? Estou com receio também, minha filha estuda em colégio particular e estou com medo da escola pública portuguesa ser muito diferente (pra pior). Minha filha também é muito seletiva pra comer, isso me preocupa bastante.
Quando merda oque escuto em chenofobia nas escolas criança sendo zuadas sendo agredidas eu mesmo conheço uma família brasileira que está indo embora pois seu filho foi agredido por um professor e vem umas merdas dessa na internet fala que e uma maravilha kkk
Bom dia. Portugal tem feito um esforço para melhorar continuamente. Por natureza, gostamos de estrangeiros e emigrantes... agora se pensam que vêem para Portugal pensando que os portugueses têm que tolerar prepotência... esqueçam, NEM VENHAM!
Nesta parte concordo contigo Jorge
Ensinamos a terem civismo e educação! Vocês ensinam a alegria e o apreço pelo simples da vida !
Geralmente costumo ser o racional chato dos comentários, a falar sa realidade de Portugal sem maquiagem e ilusões... Mas, nisso a Mila tem toral razão. Tenho um filho de 10 anos e minha experiência com a educação dele é ótima. Período integral, com boa estrutura e educação.
ATL = Atividades de Tempos Livres e é um espaço educativo com atividades lúdicas e socioculturais. São atividades extra curriculares que visam o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social de cada criança. As atividades poderão ir da música, ao teatro, dança, atividades físicas, leitura, etc.
Obrigado por este comentário util Fohmoss, provavelmente muitas pessoas não sabiam o significado da sigla
Concordo super com isto que a Milla está dizendo.
Meu filho e meus netos estudam em Portugal.
E verdade Portugal está a formar muito bem os seus jovens, o problema é quando chegam ao mercado de trabalho, eles tem muito melhores ofertas laborais de outros países, e Portugal formou e os outros países tiraram proveito.
@brunoalves...... Mas o Presidente do Banco de Portugal divulgou os números, e parece que afinal os jovens nao vão assim tantos para o exterior. Além disso, os jovens de outros países ate mais ricos, também vão muito para outros países. Essa circulação e muito boa para a formação pessoal..
@piramideinvertida1251 é também o fazem porque a juventude, gostava de novos desafios, e pela facilidade de circulação que temos os portugueses. O meu problema entre aspas, é ver muitos no estrangeiro com muita boa formação, e eu penso que neste precisa muito deles, até porque vivemos em um país livre e cada um tem direito de escolher a sua vida, quem sabe não regressam com uma mentalidade empreendedora.
O problema não é esse, o problema são aqueles que nem estudam nem trabalham nem fazem nada, apenas vivem às custas dos pais!
@@brunoalves2011 enquanto Portugal tiver dos salários mais baixos e os alugueis mais altos os jovens portugueses continuarão a emigrar, além que em outros países europeus se respeita muito mais os trabalhadores, trabalhando menos horas semanais e ainda se efetivam logo no primeiro ano, enquanto que em Portugal tem muita precariedade e demoram mais de 3 anos no público e 6 no privado para efetivarem os seus trabalhadores !!
Se vier para portugal, prepare-se bem.
Adaptem se ao chegar, é um pais diferente com habitos e costumes diferentes.
Exatamente
Obrigada Milla por esse vídeo
Um óptimo vídeo, muito diferente do que se vê por aí!!!
Mila adorei a tua discrição que fizeste sobre a educação no meu País. Sabes s Educação em Portugal como em todo o lado evullui mas deixa-me dizer-te que sempre foi uma educação muito rígida e com.boa preparação
Não são só os imigrantes que pai e mãe trabalham. Felizmente aqui as mulheres trabalham....
Meu filho de 6 anos, teve dificuldade com alimentação. Tinha uma senhora que se responsabilizava em tirar ele a cada 2 horas da sala e tentar alimentar alguma coisinha. Das 8h até as 17h.
Sem custo para alimentação.
Achei que isso fosse exclusivo por ser cidade do interior, perto da fronteira com Espanha.
Neste caso cidades menores as crianças acabam tendo mais atenção, mas eles sempre ficam de olho nos alunos
@MillaBritock não há dúvidas. Se você consegue uma forma viável de viver em cidades interioranas, tornar-se um sonho
@atodobom....se e bem próximo da Espanha , nao e assim tão interior......antes pelo contrario.
@@piramideinvertida1251 é interior sim. A fornteiras principais , de Vilar Formoso e Elvas, são de interior.
😂😂😂😂@@piramideinvertida1251
O inglês que se aprende em Portugal é o de Inglaterra, não inglês dos EUA como colocaste na tumbnail.
Millaflix concluído com sucesso! Esperando novos episódios 🫶🏻
lançada um AGOORAA Carlos
@@MillaBritock Já assisti, inclusive o último você postou hoje 😍
Eu tambem cheguei em fevereiro.
Meu filho estava com 13 anos.
Ele entrou no setimo ano.
E passou de ano? Se passou e de desconfiar da escola.
@@joaofreita579 ele não passou.
Está repetindo o sétimo ano.
eu com 13 anos estava no 10º mas devia estar no 9º, o teu filho já está todo atrasado
Parabéns MILLA ótimas informações 👊🏻
Muito obrigada 🙌
No Brasil:
Eu estudei o ensino fundamental e medio em escola pública: estadual, na epoca que estudei eles só ensinavam o inglês, e era aquela coisa apenas conjugação de verbos, o professor nem ele mesmo tinha fluência no idioma, era uma vergonha alheia.
No Brasil pra se estudar um idioma ( Inglês, Espanhol, Francês, italiano etc..) tem que pagar fora a parte, os chamados cursinhos, e dependendo de onde você mora só vai existir esses cursos presenciais nas capitais, hoje em dia ja tem cursos on-line bons, mas presenciais só em grandes cidades..
Falo da realidade que vivo (interior do Rio Grande do Norte).
Aqui ja existe escolas em tempo integral, tanto ensino fundamental, como o médio.
A minha sobrinha de 10 anos estuda nessa modalidade, além das aulas normais ( português, matemática, ciências etc, ela faz aula de violão, e dança. Mas esse ensino não é algo padronizado, nem toda criança, adolescente tem essa oportunidade, é por sorte, por sorteio.
A minha outra sobrinha de 16 anos faz o ensino médio e estuda as disciplinas normais + um cursos técnico que é de informática.
Existe escola publica que tem o ensino médio + um curso técnico mas não é todas.
Existe as escolas técnicas: como os Institutos federais e esse em níveis de educação público é sem duvida o melhor pra quem não tem condições de pagar, mas pra isso precisa passar em provas, vestibulares.
Nos Institutos federais tem o ensino médio, técnicos e alguns cursos superiores.
Fiz três cursos técnicos 2 no IFRN: cooperativismo e segurança no trabalho e 1 curso de comércio exterior na UFRN-Escola agrícola de Jundiaí..
Tenho o nivel superior: fiz graduação e pós graduação.
Posso falar pelo que passei, o ensino publico: estadual é vergonhoso, não fornece nem o mínimo que se é cobrado nas provas dos vestibulares, do Enem, o aluno de escola pública para passar em vestibular tem que fazer cursinhos, estudar por fora.
Vejo os vídeos de pessoas falando sobre o ensino de Portugal, Inglaterra, de outro país e esta a anos luz do Brasil.
Não é síndrome de vira-lata em reclamar do país é simplesmente ver a realidade..
Se tivesse condições iria estudar fora fazer outra graduação, um doutorado.. Quem tem condições, se tem filhos pequenos deveria pensar bem na educação dos mesmos, porque aqui se não for ensino particular, vai ser sempre essa meia boca.
É isso, reclamem aí, não venham é para Portugal. Porque haveriam de vir? Acrescentam alguma coisa, ou vêm apenas para usufruir?
As crianças de Leste e asiáticas são as crianças de imigrantes mais empenhadas e disciplinadas. E atenção, que lidam com alfabetos diferentes...
Tenho 48 anos, se bem que me lembro, o Inglês era obrigatório no 5°ano e no 7°ano era o Francês, depois no 9° havia a opção de se escolher entre Alemão ou Espanhol. Continue com o bom trabalho.
Pois eu, que tenho mais de setenta, quase 80, já tive Francês e Inglês, que era generalizado em todos os então Liceus e Escolas Técnicas (Escolas Comerciais e Industriais). Meu pai, já teve essas mesmas disciplinas no liceu e estudou também latin. Muita gente pensa que as línguas estrangeiras são uma realidade no ensino português recente, todavia, isso é um grande engano. E o ensino, nesse tempo, tinha bastante qualidade, não menor qualidade que actualmente!
Olá em algumas coisas até pode ter razão mas atualmente muita coisa está a mudar e porquê por causa do custo de vida está tudo muito caro os ordenados são baixos, há uma inflação e depois está a haver uma crise na saúde, educação por falta de médicos e professores e também uma má política de governação que já não é de agora e ainda por cima uma Imigração descontrolada num país tão pequeno já estamos com gente a mais devido ao descontrolo de entrada de cidadãos estrangeiros e depois começa a haver também uma crise na habitação pois os arrendamentos estão caríssimos e até difícil pedir empréstimo ao banco para comprar casa pois os juros estão elevados, sei do que falo sou portuguesa e vejo o meu país a caminhar para a banca rota. Por isso quem está no Brasil não venha para cá pois o que vai acontecer como muitos agora ficam sem abrigo na rua sem condições pois já temos gente a mais está tudo descontrolado.
Tenho 24 anos e quando eu estava no 3°ano até aos 4° anos a gente já dava o inglês e o 5° era introduzido o francês na minha escola eu não tinha opção de espanhol ou Alemão mas já havia essa opção, até ao nono o português inglês e francês eram obrigatórios hoje a introdução das matérias parecem ser mais cedo
Tenho 51 e posso lhe dizer que na altura eu tive francês no quinto ano,no sétimo ano tive francês e inglês .
Desde que alunos brasileiros começaram a encher as escolas Portugal desceu 4 posições no ranking mundial de educação.
Isabel querida o que qualifica o país no ranking de educação é o grau de ensino que é passado nas instituições, não a quantidade de alunos que tem em uma sala
@@IsabelCurso como cidadão português, todos nós sabemos que Portugal está a atravesar uma crise no ensino na saúde e em muitos outros factores, se a senhora me disser as infraestruturas do país não estavam preparadas para receber tantos emigrantes eu até posso compreender, agora dizer que umas crianças são mais ou menos inteligentes que outras não têm lógica, o meu filho e português e eu não o considero mais inteligente do que outra criança seja ela do país que seja.
a minha mulher é professora, tem alunos Brasileiros, Ucranianos e de outras nacionalidades. diz-me que os Brasileiros são os mais complicados para aprender. Pasme-se, no português então....diz-me ela que os Ucranianos aprendem muito rapidamente....
São muito pouco aplicados os alunos brasileiros...
@@IsabelCurso Verdade...uma vez vi um video de uma adolescente brasileiro chamar os professores português de retrogrados porque ele nao podia mais ir a casa de banho e jogar o tempo q ele quisesse...no Brasil ele fazia isso. ORA PARA TÃO BONS RANKINGS É NECESSÁRIO TRABALHO E RESPEITO...
Pois é vc tem razão, mas as pessoas do Brasil têm sempre muitas dúvidas em relação às escolas em Portugal, pensam por ventura que aqui é como no Brasil!
Cara, eu acho tão legal que eu sei exatamente quais escolas ela estudou, e infelizmente o Teixeira baixou pro nível do Central.
É triste saber disso Sid
Nem todas as escolas podem oferecer toðas as opções de língua estrangeira. O Inglês é obrigatório; as restantes, depende das escolas. Se tiverem professores para fornecer o Francês, o Espanhol e o Alemão fazem-no mas nem sempre acontece. As escolas não podem deixar profs sem turmas e ir recrutar outros para as outras línguas
Esqueceu de informar que há muito alunos sem professores em algumas matérias !!
Portugal atualmente tem falta de professores e no futuro vai ser cada vez pior !!
E isto porque Portugal tem dos salários mais baixos da União Europeia e dos alugueis mais caros !!
E é por isso que os jovens portugueses são dos que mais emigram na União Europeia !!
Como é o estudo de crianças autistas em portugal, meu filho tem 5 anos, e tenho muitas duvidas sobre isso
Obrigado pelas informações.
Nesses últimos dias, depois de meses estressado, cansado e me sentindo humilhado no trabalho aqui no Brasil, tomei a decisão de mudar para Portugal. E, ao pesquisar via RUclips sobre Portugal, descobri esse canal. Estou maratonando os vídeos e esboçando meus planos para o sonho de mudança de vida. Mas, obviamente, não pode ser uma mudança realizada de dia para noite. Preciso de alguns meses de organização e economia. Tenho uma biblioteca em casa, então, meu plano de imediato é o de vender os meus livros, junto com meus discos e bike.😊
@@FlaubertMC boa sorte
É isso ai amigo. Encontrei este canal a mais ou menos 3 meses. Estou amando as informações. Milla realmente trás muita verdade. Isso ela tem credibilidade. Minha meta é ir em 2026
É isso ai amigo. Encontrei este canal a mais ou menos 3 meses. Estou amando as informações. Milla realmente trás muita verdade. Isso ela tem credibilidade. Minha meta é ir em 2026
@@FlaubertMC boa noite amigo procura também pelo José, ele ajuda bastante.
O canal dele é José em Portugal, o cara é top.
Mila, prazer em te seguir, vc pode me tirar uma duvida? Eu penso em ir primeiro e depois minha esposa vai mais nosso filho, somos casados no papel, terial algum problema na imigração na hora que ela for mais ele pra onde eu estiver? Pretendo arrumar emprego e depois que estiver tudo ok eles irao. Obrigada! Um abraço.
Olá John, para morar atualmente precisa de visto, inclusive te convido a se inscrever aqui no canal e conhecer os outros vídeos, com certeza vão te ajudar muito e tirar todas suas dúvidas
@@MillaBritock obrigado!
As crianças portuguesas ja conecam a aprender francês, inglês e matemática desde tenra idade . Foi assim na minha geração quando eu era adolescente em 1993 - 1994 e a tradição continua a mesma . As crianças precisam aprender linguas estrangeiras,por isso é que o Brasil nao vai para a frente.
@flavioc8035 brasil uma potência mundial ? Com um presidente ladrão e corrupto,socialista marxista que entregou recursos naturais às ONGs ao narcotráfico? É essa potência mundial o Brasil?
@flavioc8035 uma "potência mundial" governada por um dos maiores políticos corruptos da história da política brasileira ?
@flavioc8035😂😂😂😂😂😂😂😂😂 por isso que este video existe, por isso que todos os youtubers Brasileiros choram no RUclips quando vêem os filhos com boas notas, bons aprendizados, boas matérias em Portugal.
As crianças jà saem da escola à saber falar Inglês.
Se fosse assim no Brasil, havia menos gente burra
Por acaso é uma potência em crime ,fome, e falar e escrever mal, se não fosse as riquezas naturais o Brasil seria um país miserável
@elisiocampos7481 quê???????
a educação bilíngue começa já no infantário?
@@NaraRossi-j6r depende, é opcional. Eu tenho mais de 30 anos e aprendi as minhas primeiras palavras (cores, numeros, dias da semana) em ingles com 4/5 anos no infantário. E era um infantário social.
O ensino médio com formação profissional é para quem escolhe essa opção. Os meus filhos fizeram o 12º ano e foram para a Universidade.
Informação errada: O Colégio Central, em Salvador, ainda funciona e muito bem.
Que bom Ivan, porque a última informação que tive de uma colega foi que o colégio tinha fechado
Acho interessante os brasileiros dizerem que aqui em Portugal se ensina línguas estrangeiras na escola....eu digo a esses brasileiros que quando eu andava na escola, á quase 40 anos, já se ensinava francês e inglês 🤷
Minha filha estudou no CENTRAL!
Fiquei triste quando soube que fechou
Oi Milla. O infantário tem ATL?
Você sabe o que é um infantario? em Portugall?
@arphffxptoquê que isso tem haver com a pergunta dela?
ola mila video muito bom sou um inscrito do canal mila faca um video de escola para austista ai em Portugal muito importante para nois q tem filhos autista para poder emigrar
🙌🏽🙌🏽🙌🏽
Milla no 7°-ano o francês é obrigatório.
Não.
Sim é, é uma das disciplinas obrigatórias.
@@joaofreita579 é obrigatório sim
Não é nada. Os alunos podem escolher entre Francês e Espanhol. Em algumas escolas há mais oferta: Alemão e até Mandarim.
@@dulcecruz-fd3cn Informem-se primeiro e depois comentem, pessoas! Há várias turmas em escolas Portuguesas que não aprendem Francês. O Inglês, sim é obrigatório. Que mania a de comentar sem saber!
Mila, algumas freguesias não tem os professores todos. Uma pena. Minha filha não foi aprovada, mesmo sem ter a disciplina... Veio o exame nacional e ela não passou😢
Uma brasileira vivendo num Portugal das mil e uma maravilhas que os portugueses desconhecem, apenas para ter engajamento no you tube, falta agora ensinar aos próprio portugueses a viverem nesse mar de rosas.
Olá Milla,, boa noite.mim chamo Adriana e estou indo morar em Portugal em dezembro . Queria que vc mim ajudasse se possível..pois aqui em fortaleza trabalho na área da saúde. E pretendo trabalhar aí como cuidador de idoso . Vc poderia mim dar alguma dica de onde começar a procurar emprego nesse mês de dezembro..obgda.
@@adrianasilva-nn1xp não use o mim. "Me chamo" ou "chamo-me", "VC poderia me dar" ou "vc poderia dar-me".
❤❤❤
Faltou falar sobre documentação necessária para levar daqui para Portugal.. mesmo assim foi informativo
@@lilianezaffari4414
Complemente com Posso Te Mostrar ...
V. Posso Te Mostrar
Portugal é uma festa e a escola o bolo da festa.
Eu já tinha essa vontade de ir morar em Portugal, agora eu tenho certeza!❤
Olá Milla Britock,
poderia falar tambem sobre o ensino Privado.
Muito obrigado pela partilha de conhecimento...
Privado de qualidade superior é caríssimo.
Privado barato tem a mesma qualidade que o público.
Privado é caro e selectivo. Favelado entrar é difícil.
para quem tem escalão paga 10 euros quem não tem paga 60 aqui no Algarve
@@deboralopez936 Como assim?
A mesma fluência? Impossível. Uma é língua materna, outra é uma língua segunda!
Nossa quantos Heather . Aff. Milla o histórico das crianças tbm temos que levar apostilados?
Não é Hater, é à realidade. Portugal jà não é seguro, Portugal tem um otimo estudo SIM. MELHORES ESCOLAS SIM.
MAS ,E TRABALHO PARA OS PAIS? SEGURANÇA PARA OS FILHOS?????
VOCÊS TÊEM QUE PENSAR DE FORMA GLOBAL
Tem que levar histórico apostilado.
Também tem que reconhecer a assinatura do diretor no cartório.
Eu coloquei meu filho na escola em portugal.em março deste ano.
Pois, está bem! Mas, quanto ao Ensino Profissional, em muitos casos os alunos são passados "à balda"! São cursos subsidiados pala União Europeia e então há que passá-los de qualquer maneira para não se perderem os subsídios!
E ainda por cima os alunos ficam com equivalência ao 12.° ano regular!
É uma farsa!
Fui professor toda a vida e sei do que falo! Enfim!
Verdade. Eu sei por experiência. Tive um colega num curso profissional que dava equivalência ao 12° que lia com a mesma proficiência que eu tinha na 2a classe.
Validou o curso e ficou com equivalência ao 12° sem ter melhorado nem um pouco a proficiência de leitura.
@@IsabelCursoproficiência? Tem dó. Estás no canal de uma brasuca. Achas que eles vão entender essa palavra?
Et de français 😊
Os nossos professres de linguas estão a ensinar é português.
Ó Mila , é sempre a mesma conversa!
😂😂😂😂😂 cheio de greve aqui😂😂😂😂 vivo isso 😂😂😂
Olá Milla bom dia
Preciso de orientação e vou resumir o caso.
Minha irmã mora em Aveiro e trabalha em uma fábrica lá e passou no processo seletivo para trabalhar na Irlanda (está aguardando o visto sair que deve ser até início de dezembro) já está com contrato assinado para 9/12/24.
O caso é o seguinte, ela mora com meu sobrinho que tbm está legal em PT, o visto pra Irlanda é só pra ela, e me pediu pra ir pra Portugal ficar com meu sobrinho 14 anos, para dar tempo de tirar o visto dele depois que ela for pra Irlanda. A ideia é ficar até ele terminar os estudos julho 2025.
Como tenho que ir pra lá final de novembro, não dá tempo de tirar o visto de trabalho, então vou como turista.
Dúvidas:
- será que consigo prorrogar meu visto de turismo por mais 90 dias? como?
Brasileiras parem de tentar enganar os seus conterrâneos, em Portugal já tem muita gente
*conterrâneos
@IsabelCurso obrigada
Normal aprender línguas...não é...? Se.vivemos na Europa é Normal sabermos falar....
As escolas públicas aí são bilíngues ?
não!
@ ela disse no vídeo que são
Aqui fala-se portugues no entanto começam a estudar ingles logo aos 8 anos de idade.
São sim. Eu andei na escola publica e aprendi Português claro, inglês e francês e tudo gratuito
As línguas estrangeiras fazem parte do currículo escolar português há muitos anos! A diferença é que, agora, o Inglês é lecionado a partir do 3º Ano ( 8 anos de idade, mais ou menos). Até ao 9º Ano, os alunos têm, obrigatoriamente, duas línguas (além do Português) no seu currículo.
Mentira tem a via profissional e a via normal e o aluno escolhe qual quer seguir
Eu nasci no Portugal. Nao comprendo que os brasileiros veem para Portugal entao o brasil tem muito espaco e opurtunidades de se empregar no brasil. Eu gostava de saber a razao de vir para Portugal..
Em Espanha é melhor, porque tem mais espaço.!
sabe fazer acaraje em portugal? eu querooooooooooooo ... lol
tem alguns poucos lugares aqui que vendem
@@MillaBritock vivo em lisboa e n conheço, mas tbm tem q ser bem quente ... rs
"Novo recomeço" é erro de redundância.
Literacia financeira era bem preciso, até para combater a subsídiodependência que grassa em Portugal há já demasiado tempo, e está a derrubar a Segurança social de quem trabalha e desconta para lá. Ainda bem que, mesmo com o voto contra dos partidos de esquerda, esta disciplina foi para a frente 🙏🇵🇹💕
Miúda para de fazer propaganda sobre o meu país dando falsas esperanças !
Ora vamos falar no ensino, pois fui professor 35 anos quer no oficial quer no particular.
É quase tudo gratuito, livros e grande parte do material escolar pode adquirir na propria escola que é mais barato.
Neste ano faltam 1000 professores principalmente no sul do país e especialmente na zona de Lisboa e Algarve, quanto ao aproveitamento é mesmo dispar, os estrangeiros tem uma taxa de retençaoo tripla dos nacionais devido ao português.
Para o ano o numero de professores a se reformarem será de milhares, logo o problema nunca será resolvido e extende-se a toda a Europa.
Boa sorte, meus filhos são engenheiros, emigraram e desde pequenos aprenderam que professor em Portugal - Nunca.
P.S. : Vocês sabem que na Dinamarca ninguém preenche o IRS, são as Finanças, isto é o 1º Mundo.
Aqui em Portugal o IRS já está pré preenchido. O cidadão apenas tem de verificar se está correto e validar. Porém, se pretender fazer alguma alteração, acrescentar algo, pode fazê-lo, sendo responsável pelas alterações . Tem de ter comprovativos dessas alterações. Por exemplo, caso acrescente despesas indevidas paga multa.
Mete legendas, nao entendo nada do que vc fala. Parece que fá-las debaixo d água.
crise de cilio XD
A sério!!!!!!
Cheguei este ano, as menians estao no 6 ano... Achamos fraca a educacao aqui (estudavam em escola particular) alem de greves constantes... Comida impossível elas comerem... Tiraram foto rsrsr (ent3ndo q e saudavel, mas...) a comida daqui é diferente.😊
A primeira vista, portugal ésegurança, melhor poder de compra. Saude para as criancas de emergência nota 10... Para adulto se nao estiver morrendo 3 4 horas pra ser atendido. Faca um.plano.
Mas cada um tem.sua experiência...
Emerson entendo a alimentação pois suas filhas possuem o paladar acostumado com comidas do Brasil e aqui é diferente sim a forma de cozinhar, cozinhei um tempo para escolas e a nutricionista ficava no pé, não podia ir frituras de jeito nenhum, nem os hambúrgueres, só assado, grelhado e cozido e para um adolescente ou criança que não tem muito costume com toda essa naturalidade fica complicado mesmo
@@emersonmib em qual colégio suas filhas estudavam? Estou com receio também, minha filha estuda em colégio particular e estou com medo da escola pública portuguesa ser muito diferente (pra pior). Minha filha também é muito seletiva pra comer, isso me preocupa bastante.
Muita mentira aqui, não sabe do que fala. Muita generalização.
Quando merda oque escuto em chenofobia nas escolas criança sendo zuadas sendo agredidas eu mesmo conheço uma família brasileira que está indo embora pois seu filho foi agredido por um professor e vem umas merdas dessa na internet fala que e uma maravilha kkk
No Brasil também há racismo, xenofobia, agressões, etc, entre brasileiros.
@@IreneRibeiro-y1i Em todo mundo é assim, uma criança só não tira do sério um professor, se a criança estiver doente.
É por isso que dás tantos erros de português?
@@luisnevada e mais tá na sua terra pois aqui são tirados e não tem ninguém pra defender só isso
E o povo acha que e o país das maravilhas o povo besta