Caos Planejado: entendendo o urbanismo das cidades brasileiras (2/4)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 май 2016
  • "Como ponto de partida para entender da dinâmica das cidades, o curso inicia com um breve histórico do desenvolvimento urbano pelo mundo e apresenta as principais teorias que surgiram para tentar resolver os problemas da urbanização. Veremos como essas teorias foram implementadas nas metrópoles brasileiras e que tipo de consequências trouxeram, analisando exemplos práticos do nosso cotidiano. Avançaremos sobre a noção popular de que os problemas urbanos contemporâneos surgiram pela falta de planejamento, mostrando como questões desde o surgimento das favelas à dependência do automóvel podem ser associados ao controle excessivo da cidade ao ignorar a complexidade da sua natureza. Sob uma perspectiva urbana de sistema emergente, vamos tratar de soluções inovadoras relacionadas à temáticas atuais. De que formas é possível lidar com a gentrificação? Seria o BRT ou o metrô uma saída para o trânsito? Que exemplos de cidades podemos seguir? Existe cidade ideal?"
    O curso foi ministrado no Instituto Ling nos dias 7 e 14 de abril de 2016.
    Professor: Anthony Ling, co-fundador e CEO da Bora, startup em tecnologia de transporte. É também fundador e editor do site de urbanismo Caos Planejado. Formou-se arquiteto e urbanista pela UFRGS, trabalhando com Isay Weinfeld como arquiteto e no Instituto Ling como gerente de projeto.

Комментарии • 9

  • @depernasnomundo9880
    @depernasnomundo9880 5 лет назад +4

    Que aula!!! "A cidade é um processo" foi sem dúvida a melhor frase da aula. Incrível esta percepção de que não podemos tratar, a cidade como tendo um fim. E de fato, existe uma quantidade de áreas tombadas que não são utilizadas por ninguém, e que não pode passar por um processo, digamos de urbanização. E eu comecei a refletir que na maioria das vezes essas áreas, estão bem localizadas nas cidades, e que por muitas vezes apresentam construções que são inutilizadas, e que poderiam virar habitações, que consequentemente poderiam trazer pessoas que moram nas periferias das cidades mais para os centros urbanos, o que diminuiria a crise habitacional, consequentemente diminuiria o espalhamento urbano, e traria grandes beneficio ao transporte público.

  • @lucasserafimdasilva4079
    @lucasserafimdasilva4079 2 года назад

    fantásticas reflexões

  • @amandafinattodalmolin3836
    @amandafinattodalmolin3836 8 лет назад +3

    não pude fazer o curso e estou adorando os vídeos, muito bom! Parabéns (:

  • @andremuller3508
    @andremuller3508 8 лет назад +2

    Não sei o que pensar sobre essa questão planejamento vs caos, mas algo que já percebi é que todo mundo que critica Brasília, por ser uma cidade planejada, não mora, nem morou lá. Geralmente quem mora em Brasília gosta de sua cidade.

  • @kinho027
    @kinho027 5 лет назад

    35:30