Caramba! Sensacional! Que didática! Parabéns maestro! Agora consegui entender a sonoridade de cada escala e o desenvolvimento da harmonia! Nota mil! Obrigado.
Ahnnnn simples asa branca! Velho asa branca é genial de origem. É uma obra de arte sem correções e digo mais: não precisa de melhoramentos. Ela já é evoluída o bastante.
Nunca havia conseguido sentir de forma tão contundente a sonoridade dos modos, pois nunca ouvi uma sequência de mesma música variando entre eles. Confesso que fiquei emocionado, pois esta musica tem uma grandiosidade inominável e ouvi-la desta forma foi simplesmente estasiante. Ajudou realmente em minha sensibilidade a um tema tão complexo para quem é auto didata . Parabéns pelo vídeo, apesar de fazer quase três anos me foi inspirador.
Impossível um cantor compor sem os modos está presente nas músicas mais novas até minhas composições melhoraram depois que entendo os modos sensacional ótimo video
Grande maestro Mário Tirolli. Tenho o privilégio de poder usufruir de toda sua sabedoria, conhecimento, interpretação e humildade musical. Quesito inquestionável dos talentos estudiosos. Eu tenho muita sorte de encontrar e, conviver pelo meu caminho com seres espirituais como vc e o Nilson Zago. Deus os abençoe e ilumine eternamente os vossos caminhos! Abraço forte, parabéns!
Caríssimo Poy!! Que legal te ver por aqui e te digo que também é um grande privilégio ter você como companheiro de trabalhos! Sua experiência, musicalidade e conhecimento são inspiradores. Que bom que podemos trocar essas figurinhas! Grande abraço!!
Maestro Mário, muito obrigado! São tantas confusões apresentadas na internet sobre a música modal. Isso sim é explicação! Eis a diferença de uma músico profissional formado e um amador aventureiro. VALEU!!!
Excelente!!!!! Estava procurando um vídeo pra mostrar pros meus alunos porque comecei esse assunto com eles semana passada e esse vídeo está perfeito, de forma simples e prática! Até o exemplo bateu com o meu! 😍😍😍😍👏👏👏👏👏
Muito Top, OBRIGADO! "conheço" esses modos desde 1998, mas nunca tinha visto aplicação nesse sentido MODAL, hoje é vejo que é uma piada dizer que conhecia...kkkk...No geral o conhecimento nesse nível, não é apreciado, porque não é compreendido, é excelente de mais, mas se agente começar ouvir música de qualidade, mesmo não entendendo, o gosto passa a ser adquirido...PARABÉNS PELA DIDÁTICA...
Que demonstração maravilhosa, Mario! Eu venho dando início aos meus estudos de música modal já por causa das músicas do jazz modal que me deixaram impressinado, músicas como My Favourite Things, Waltz for Debby e outros. Conteúdo em português sobre música modal parece ser um pouco escasso aqui no RUclips. Muito obrigado, cara! Esse vídeo simplesmente apareceu na hora certa no momento em que eu mais desejava. haha
Meus caros seguidores, diante de tantas dúvidas a respeito de eu não ter aplicado o modo lócrio neste vídeo, a principal e mais prática explicação é que o modo lócrio e seu campo harmônico não nos dá uma tônica com tríade maior ou menor sim uma tríade diminuta, que não nos traz a sensação de "repouso" e sim de "tensão". Vejam só como o modo lócrio ficaria aqui: ruclips.net/video/kwqpUSG2PNE/видео.html
Excelente! Mas então, é uma melancolia com lampejos de alegria. Pode ser usado para criar contrastes em arranjos ou mesmo em trilhas sonoras de momentos melancólicos (do filme, teatro, etc). Eu não achei feio, mas é melancólico e um tanto sinistro, com falsas esperanças antes do fim da estrada. Muito obrigado por tudo isso, grande abraço.
É o melhor vídeo sobre o assunto que vi no youtube, embora existam excelentes explicações por aí também. Gostaria de parabenizar e agradecer ao Maestro Mario Tirolli pela aula. Confesso que fiquei na expectativa em ouvir em Lócrio também, e terminou repetindo em Jônio. Estou brincando com isso ao violão, a partir deste vídeo. Grande abraço.
MARAVILHOSO! ADOREI, POIS, VOCÊ COLOCOU TB AS NOTAS UTILIZADAS NAS ESCALAS. DEMOREI PARA ENCONTRAR ESTE CANAL. PARABÉNS, QUISERA TOCAR SÓ UM POUQUINHO ASSIM. OBRIGADA .
Isto é quase que um pouco de retorno à música pré-tonal, porque antes de estabelecidas as regras atuais da tonalidade, como funções harmônicas por exemplo, a harmonia era antes vista como uma consequência das sobreposições de vozes, como os tipos de contraponto. Depois, a música passou a ser mais regida pela tonalidade, ao serem convencionadas as regras de tonalidade. E hoje, temos esta classificação em modal e tonal. A aplicação dos modos gregos na tonalidade é um pouco recente, na história.
Quando olhei a terra ardendo Com a fogueira de São João Eu perguntei a Deus do céu, uai Por que tamanha judiação? Eu perguntei a Deus do céu, uai Por que tamanha judiação? Quando olhei a terra ardendo Com a fogueira de São João Eu perguntei a Deus do céu, uai Por que tamanha judiação? Eu perguntei a Deus do céu, uai Por que tamanha judiação? Que braseiro, que fornaia' Nenhum pé de plantação Por falta d'água, perdi meu gado Morreu de sede meu alazão Por farta d'água, perdi meu gado Morreu de sede meu alazão Inté mesmo a asa branca Bateu asas do sertão Entonce' eu disse, adeus, Rosinha Guarda contigo meu coração Entonce eu disse, adeus, Rosinha Guarda contigo meu coração Hoje longe muitas léguas Numa triste solidão Espero a chuva cair de novo Pra mim vortar, ir pro meu sertão Espero a chuva cair de novo Pra mim vortar, ir pro meu sertão Quando o verde dos teus olhos Se espalhar na plantação Eu te asseguro, não chore não, viu Que eu voltarei, viu, meu coração Eu te asseguro não chore não, viu Que eu voltarei, viu, meu coração 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Excelente trabalho maestro! Não pensei que dava pra fazer algo tão bonito com os modos. Ganhou mais um inscrito. Por acaso o senhor tem algum curso ensinando arranjar com os modos?
28 дней назад
tava esperando o modo Lócrio na Asa Branca kkk mas o Lócrio é complicado mesmo, sem 5°J
Olá Fernando. Vou usar a mesma resposta que dei a outro ouvinte. O lócrio não é um modo que se costuma usar. Eu até experimentei, mas não ficou legal, por isso não gravei com ele.
Olá André. Obrigado pela pergunta. Cada modo gera um campo harmônico diferente, por causa das alterações das notas das escalas. Então, propositalmente, escolhemos acordes que contêm essas notas alteradas para dar a “cara” de cada modo. Por exemplo, o dó dórico tem a nota lá (sexto grau da escala) como nota característica. Então, harmonizei esse modo com os acordes Cm (primeiro grau do campo harmônico de dó dórico) e F (quarto grau do campo harmônico de dó dórico). Já é o suficiente para a música ficar com a “cara” de modo dórico. E assim também foi feito com os outros modos.
Desculpe-me a ignorância: vc manteve a melodia original e buscou uma harmonia com acordes do modo em questão? ou até a melodia tb teve que ser adaptada aos modos?
Caramba! Sensacional! Que didática! Parabéns maestro! Agora consegui entender a sonoridade de cada escala e o desenvolvimento da harmonia! Nota mil! Obrigado.
Muito obrigado!!
@@musicalmentefalando7914 IS GERSHWIN !!!
@@Mr-PrasguermanFaltou o modo lócrio
@@Mr-Prasguermantoca a música sapato velho do roupa nova em todos os modos só não esquece do Modo Lócrio
Bravo! O primeiro Professor que vejo e ouço demonstrar uma musica em todos os modos Gregos! Parabéns Maestro Mario Tirolli!
Esse vídeo é bom demais... De tempos em tempos me dá vontade de revê-lo... Podia tanto fazer outros com outras músicas brasileiras populares ♥️
Uma simples asa branca se transformou em uma obra de arte. O cara tem a senha!
Ahnnnn simples asa branca! Velho asa branca é genial de origem. É uma obra de arte sem correções e digo mais: não precisa de melhoramentos. Ela já é evoluída o bastante.
Nunca havia conseguido sentir de forma tão contundente a sonoridade dos modos, pois nunca ouvi uma sequência de mesma música variando entre eles. Confesso que fiquei emocionado, pois esta musica tem uma grandiosidade inominável e ouvi-la desta forma foi simplesmente estasiante.
Ajudou realmente em minha sensibilidade a um tema tão complexo para quem é auto didata . Parabéns pelo vídeo, apesar de fazer quase três anos me foi inspirador.
Muito obrigado pelo seu comentário, Paulo. Depoimentos como o seu faz tudo aqui fazer sentido! Que legal!
Fantástico! Parabéns Mário Tirolli!!!
Muito obrigado Conceição
Que beleza!
Sensacional!!!
De todos que explicam na Internet você foi o único que explicou claro e na prática, valeu.
Obrigado Gilson
Brilhante, maestro Mario Tirolli. Obrigado!
Obrigado à você!!
Impossível um cantor compor sem os modos está presente nas músicas mais novas até minhas composições melhoraram depois que entendo os modos sensacional ótimo video
Uauuuu!!!
Esse maestro é sensacional!
Grande maestro Mário Tirolli. Tenho o privilégio de poder usufruir de toda sua sabedoria, conhecimento, interpretação e humildade musical. Quesito inquestionável dos talentos estudiosos.
Eu tenho muita sorte de encontrar e, conviver pelo meu caminho com seres espirituais como vc e o Nilson Zago.
Deus os abençoe e ilumine eternamente os vossos caminhos!
Abraço forte, parabéns!
Caríssimo Poy!! Que legal te ver por aqui e te digo que também é um grande privilégio ter você como companheiro de trabalhos! Sua experiência, musicalidade e conhecimento são inspiradores. Que bom que podemos trocar essas figurinhas! Grande abraço!!
shooowwwwww
Obrigado!!
Massa...
Maravilhoso!
Obrigado Henrique
Parabéns 👏👏👏
Obrigado
Obrigado professor. Ouvir a audição dos modos em sequencia com o tema de Asa Branca foi perfeito, vou guardar este vídeo para meus estudos.
Sensacional Maestro, mas que experiência indescritivel você me trouxe, muito obrigado.
Muito obrigado Franco, fico feliz
Foi o melhor que já vi.
Maestro Mário, muito obrigado! São tantas confusões apresentadas na internet sobre a música modal. Isso sim é explicação! Eis a diferença de uma músico profissional formado e um amador aventureiro. VALEU!!!
Eu que agradeço sua audiência, fico feliz!!
Meu Deus do céu, que é isso... Incrível esse vídeo, quase inacreditável.
Muito obrigado Wilson, fico muito feliz com sua visita aqui no canal
Demais!!!
Sensacional professor. Parabéns.
Obrigado, Samuel
Chique demais!
Você é genial! Que vídeo incrível!
Belíssima aula. Amei
Gratidão Izabel, que bom que te ajudou
Show! !!!
Obrigado Francisco
Herói do piano! ;)
Valeu, Derek! Nem tanto...rsrs
espetacular
Obrigado
Cheguei aqui atrás de carvão e acabei encontrando diamante. Que isso cara. Que aula, que versao incrível. Obrigado
Excelente!!!!! Estava procurando um vídeo pra mostrar pros meus alunos porque comecei esse assunto com eles semana passada e esse vídeo está perfeito, de forma simples e prática! Até o exemplo bateu com o meu! 😍😍😍😍👏👏👏👏👏
Que beleza Cris...fico imensamente feliz em colaborar. Obrigado
parabéns Maestro definiu tudo e não deixou dúvida ,e ficamos super agradecidos.
Obrigado João
Não entendo nada de música Mário, mas essa explicação foi maravilhosa, parabéns. Como sempre vc arrasa. O Arthur ama essa música 😍
Oi Alexandra, bom ver você por aqui. Obrigado!! Abração no Arthur e na Gigi
Muito lindo mano, obrigado por compartilhar o seu conhecimento, DEUS te abençoe sempre, grande abraço.
Amém Sandro!
Abraço
Perfeita explicação! Muito obrigada,
Muito obrigado Francine. Grande abraço
Mestre
Da pesaaaada. Bom demais! Parabéns!
Obrigado Giovanni
Muito muita bom.
Obrigado!
Sensacional
Obrigado Wendell
Meu Deus que sensacional!! Parabéns Maestro, pois através deste vídeo pude de forma lúdica sentir os modos
Legal Marrik, que bacana que curtiu. Abração!
É o único vídeo que vi até hoje tocando a mesma música em diferentes modos. Parabéns! Poderia fazer mais ^^
Muito Top, OBRIGADO! "conheço" esses modos desde 1998, mas nunca tinha visto aplicação nesse sentido MODAL, hoje é vejo que é uma piada dizer que conhecia...kkkk...No geral o conhecimento nesse nível, não é apreciado, porque não é compreendido, é excelente de mais, mas se agente começar ouvir música de qualidade, mesmo não entendendo, o gosto passa a ser adquirido...PARABÉNS PELA DIDÁTICA...
Muito bom o exemplo. Me deu outra percepção sobre os modos.
Obrigado Jefferson, que bom!
Eu sempre fui curioso sobre como fazer este exercício. Obrigado!
Muito didático! Parabéns!!!
Obrigado Maurício!
Lindo .lindo. Gostaria de pedir que toque a cançao. Mulher nova, bonita e carinhosa. Zé Ramalho. Gratidão.
Pedido anotado, Anamary. Obrigado pela participação
Toca muito! Show!
Obrigado Fabio
Que demonstração maravilhosa, Mario! Eu venho dando início aos meus estudos de música modal já por causa das músicas do jazz modal que me deixaram impressinado, músicas como My Favourite Things, Waltz for Debby e outros. Conteúdo em português sobre música modal parece ser um pouco escasso aqui no RUclips. Muito obrigado, cara! Esse vídeo simplesmente apareceu na hora certa no momento em que eu mais desejava. haha
Muito Bom, gostaria de ter tido um professor de harmonia e teoria musical como você na minha infância. Parabéns Mário.
Muito obrigado Rosana. Sempre é tempo de aprender!!
Mixídio e Eólico ficou Show.
Obrigado!
Meus caros seguidores, diante de tantas dúvidas a respeito de eu não ter aplicado o modo lócrio neste vídeo, a principal e mais prática explicação é que o modo lócrio e seu campo harmônico não nos dá uma tônica com tríade maior ou menor sim uma tríade diminuta, que não nos traz a sensação de "repouso" e sim de "tensão". Vejam só como o modo lócrio ficaria aqui: ruclips.net/video/kwqpUSG2PNE/видео.html
Excelente! Mas então, é uma melancolia com lampejos de alegria. Pode ser usado para criar contrastes em arranjos ou mesmo em trilhas sonoras de momentos melancólicos (do filme, teatro, etc). Eu não achei feio, mas é melancólico e um tanto sinistro, com falsas esperanças antes do fim da estrada. Muito obrigado por tudo isso, grande abraço.
@@JoseClMezzalira Muito obrigado pelas suas considerações aqui. Muito legal ler suas impressões
Obrigado à você por estar conosco aqui, meu caro José Claudio!
Tamo junto! Grande abraço.
Poxa, excelente! Muito obrigado maestro!
Obrigado à você Edison
Maravilha!
Obrigado!
Excelente explicação até pra uma leiga
Obrigado Heloísa, abraço!
Claro que eu curti, maestro. Seria legal um vídeo com exercícios para treinar os modos.
Passo esses treinos em aula Pedro. Obrigado!
Exemplificação extraordinária Maestro!
Parabéns pelo vídeo!
Valeu Obrigado!
Boa a explicação.
Obrigado!
É o melhor vídeo sobre o assunto que vi no youtube, embora existam excelentes explicações por aí também. Gostaria de parabenizar e agradecer ao Maestro Mario Tirolli pela aula. Confesso que fiquei na expectativa em ouvir em Lócrio também, e terminou repetindo em Jônio. Estou brincando com isso ao violão, a partir deste vídeo. Grande abraço.
Que legal José Claudio, muitíssimo Obrigado!
Caramba que isso? Quantas possibilidades. Muito bom.
Obrigado!
uma coisa especial dessa musica é que apesar dela ser em uma escala maior, ainda soa triste.
Parabens!!!! Uma das mais magistrais explicações que tive!!!!!
Obrigado!
Parabéns, maestro. Isso sim é um exemplo prático.
Obrigado Edilson
Cara fiquei emocionado aqui, muito bom! Meu sonho um dia tocar assim! Obrigado pelo video
Obrigado à você
Esse vídeo me salvou! Mais uma inscrita!
Que bom Letícia! Obrigado!
top demais.faz outras musicas da mesma forma
Boa ideia Wellington. Obrigado!
Rapaz... Que massa! Muito bom!
Obrigado!
5:32 se metálica toca-se asa branca
Parabéns!
É a melhor forma de mostrar que os modos gregos servem como referência .
Ganhou um inscrito!
Obrigado!
Sensacional amigo
Obrigado Emerson!
Obrigada! Uma ótima didática para uma leiga como eu.
Obrigado! Espero ter ajudado
Muito bacana essa comparação! Ficam bem evidentes as nuances e sentimento de cada modo! Obrigado pelo video
Obrigado à você, André!
Excelente idéia para demonstrar de forma objetiva e prática a diferença de sonoridade dos modos e os conceitos modal X tonal.
Obrigado!
MARAVILHOSO! ADOREI, POIS, VOCÊ COLOCOU TB AS NOTAS UTILIZADAS NAS ESCALAS. DEMOREI PARA ENCONTRAR ESTE CANAL. PARABÉNS, QUISERA TOCAR SÓ UM POUQUINHO ASSIM. OBRIGADA .
Beleza Sonia, obrigado. Continue firme que chega longe...
@@musicalmentefalando7914 ME TORNEI SUA FÃ.
#Quequifooooiisssooooo!!!!!!?????
Adorei isso meu Deus!
@@andreaneide154 Muito obrigado pela participação
FODAAAAAAAAAAAA VOU USAR NOS BEATS
Show, que legal. Obrigado!
Música boa nós vários modos. Aprendendo com o mestre!!! Boa aula😀
Valeu Laís. Obrigado
Muito legal
ESTEJA ONDE ESTIVER, LUIZ GONZANGA TA APLAUDINDO DE PÉ.
Isto é quase que um pouco de retorno à música pré-tonal, porque antes de estabelecidas as regras atuais da tonalidade, como funções harmônicas por exemplo, a harmonia era antes vista como uma consequência das sobreposições de vozes, como os tipos de contraponto. Depois, a música passou a ser mais regida pela tonalidade, ao serem convencionadas as regras de tonalidade. E hoje, temos esta classificação em modal e tonal. A aplicação dos modos gregos na tonalidade é um pouco recente, na história.
Perfeito, José Claudio. São recursos que vão se padronizando com o tempo. Obrigado pelo comentário
achei incrível isso... acho o modo lídio o mais bonito. Eólio também, mas fica muito mais épica.
Show! com direito a aula teórica! lembrei do Renan Rsrs
Legal, Alinne! Espero que esse video tenha dado uma pequena noção do assunto...
O Mixolidio casa perfeito com o baião por seu intervalo característico de 7a menor
Perfeito, Jorge. O uso modo mixolídio é uma das principais características da música nordestina. Obrigado!!
Quando olhei a terra ardendo
Com a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, uai
Por que tamanha judiação?
Eu perguntei a Deus do céu, uai
Por que tamanha judiação?
Quando olhei a terra ardendo
Com a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, uai
Por que tamanha judiação?
Eu perguntei a Deus do céu, uai
Por que tamanha judiação?
Que braseiro, que fornaia'
Nenhum pé de plantação
Por falta d'água, perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por farta d'água, perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce' eu disse, adeus, Rosinha
Guarda contigo meu coração
Entonce eu disse, adeus, Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar, ir pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar, ir pro meu sertão
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro, não chore não, viu
Que eu voltarei, viu, meu coração
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu, meu coração
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Valeu Nataly
✔️
muito bom mestre 👏👏👏🙏🙏🙏
Valeu Balu. Obrigado pela audiência!
Pior q tu tem isso de cabeça!😱👏👏👏 mas aqieles modos parece musica medieval!
Exatamente Jaques. Obrigado!
Continue postando, Mario!! Você é demais!!!
OBS.: Sugiro a música Papel Machê by João Bosco.
Obrigado Jonas! Pedido anotado
Cara que maravilha esse trabalho!! Muito bonito, muito interessante! Mas e o modo lócrio?? Rs
Rsrs boa lembrança Rodrigo...vou ter que compor uma música nesse modo...rsrs
@@musicalmentefalando7914 hahaha
@@rodrigotorres-mi4de dá uma olhada aqui, pra ver o modo lócrio aplicado na asa branca: ruclips.net/video/kwqpUSG2PNE/видео.html
Ê CABA DANADO ESSE TA CA GOTA. FALANDO SERIO : FANTÁSTICO
Excelente trabalho maestro! Não pensei que dava pra fazer algo tão bonito com os modos. Ganhou mais um inscrito. Por acaso o senhor tem algum curso ensinando arranjar com os modos?
tava esperando o modo Lócrio na Asa Branca kkk mas o Lócrio é complicado mesmo, sem 5°J
Faça isso com a música sapato velho do roupa nova
Faltou o modo lócrio
Olá Fernando. Vou usar a mesma resposta que dei a outro ouvinte. O lócrio não é um modo que se costuma usar. Eu até experimentei, mas não ficou legal, por isso não gravei com ele.
Cara, desculpe a intimidade, adoirei seu exemplo. Você é genial. Se me permite uma sugestão. se tiver como aprimorar o áudio fica perfeito
E o modo locrio???
Muito obrigado pelo conteúdo extraordinário... poderia me dizer na hora da harmonização como foi feita? grande abraço
Olá André. Obrigado pela pergunta.
Cada modo gera um campo harmônico diferente, por causa das alterações das notas das escalas. Então, propositalmente, escolhemos acordes que contêm essas notas alteradas para dar a “cara” de cada modo. Por exemplo, o dó dórico tem a nota lá (sexto grau da escala) como nota característica. Então, harmonizei esse modo com os acordes Cm (primeiro grau do campo harmônico de dó dórico) e F (quarto grau do campo harmônico de dó dórico). Já é o suficiente para a música ficar com a “cara” de modo dórico. E assim também foi feito com os outros modos.
Faltou o locrio 😔
Olá André. O lócrio não é um modo "usável". Eu até experimentei, mas não ficou legal, por isso não gravei com ele.
Desculpe-me a ignorância: vc manteve a melodia original e buscou uma harmonia com acordes do modo em questão? ou até a melodia tb teve que ser adaptada aos modos?
A melodia também é influenciada pelo modo.
@@guerini , perfeito. Obrigado!!