O papel do STF na defesa da democracia, com Luís Roberto Barroso

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Quais as lições aprendidas com o teste de estresse pelo qual passou a democracia brasileira nos últimos anos? Depois de um período de necessário e intenso protagonismo, como deve agir o Supremo Tribunal Federal nos próximos anos, levando em consideração que os crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito ainda são uma questão pendente e o país segue polarizado?
    Como parte do novo ciclo de debates “O Brasil na visão das lideranças públicas”, que marca os 20 anos da Fundação FHC, recebemos o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.
    Como comentaristas, participaram o diretor da FGV Direito SP e conselheiro da Fundação FHC, Oscar Vilhena Vieira, e a professora de Ciência Política da USP, Marta Arretche.
    - CONVIDADO:
    LUÍS ROBERTO BARROSO
    Presidente do Supremo Tribunal Federal, ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral e professor titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Direito pela Yale University, é também doutor e livre-docente pela UERJ e senior fellow na Harvard Kennedy School (2018). É autor do “Curso de Direito Constitucional Contemporâneo” (Editora Saraiva, 2023, 12ª edição, revista e atualizada).
    - ABERTURA:
    CELSO LAFER
    Presidente da Fundação Fernando Henrique Cardoso e professor emérito do Instituto de Relações Internacionais da USP. Foi ministro das Relações Exteriores e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil.
    - COMENTARISTAS:
    OSCAR VILHENA
    Professor de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito e Desenvolvimento e Diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP). É conselheiro da Fundação Fernando Henrique Cardoso.
    MARTA ARRETCHE
    Professora titular do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole. É membro do Advisory Board do International Panel for Social Progress e coordenadora geral de Artes, Ciências e Humanidades da FAPESP.
    - MEDIAÇÃO:
    SERGIO FAUSTO
    Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.

Комментарии • 2

  • @ajosafa
    @ajosafa 4 месяца назад +2

    Político em pele de juíz. A Constituição Federal e o Código de Ética da Magistratura determinam que é vedado ao magistrado participar de atividade político-partidária com objetivo de preservar sua independência judicial. É dever ético específico de sua profissão.