PAREM DE PERGUNTAR QUANDO VAMOS TER FILHOS
HTML-код
- Опубликовано: 31 янв 2025
- Depois de falar sobre esse assunto casualmente no Instagram Stories, decidi gravar um vídeo com todos os pontos mais comentados nas mais de MIL MENSAGENS que recebi!
Aliás, se ainda não me segue por lá, aproveite para fazer isso agora: / feneute
VÍDEOS RELACIONADOS *
FAÇA O QUE VOCÊ AMA E NUNCA MAIS TRABALHE NA VIDA, MITO OU VERDADE?
• FAÇA O QUE VOCÊ AMA E ...
SIGA *
BLOG: www.felizcomavi...
Instagram: / feneute
Facebook: / felizcomavidablog
EQUIPAMENTOS *
CANON Rebel T7i: amzn.to/2HUZ1vx
Lente 55mm: amzn.to/2pu17eT
Microfone: amzn.to/2u5Cr17
Eu sou mãe de dois e se antes respeitava a decisão de mulheres que não queriam ter filhos (não que elas precisem do meu respeito ou algo), depois dos filhos eu passei a admirar a lucidez dessas pessoas. Acho que a sociedade empurra goela abaixo dessas mulheres argumentos ainda mais cruéis, do tipo "você só sabe o que é amor com filhos" ou " eu não sabia o que era ser feliz antes." Sinceramente, se uma pessoa só descobre o que amor ou felicidade com filhos essa pessoa é um completo imbecil. Amo meus filhos, mas seria hipocrisia não admitir que eles foram pausas violentas na minha vida. Obrigada por propagar uma mensagem que liberta mulheres de uma obrigação tão patriarcal. Avante!
Naira Oliveria, obrigada por seu comentário. Trouxeram um grande alento a meu coração.
Naira Oliveira muito bom seu comentário
Quase chorei com este comentário. Maravilhoso sabe que nem todos julgam a decisões de algumas mulheres em optar por não ter filhos. Naira, belas palavras. E muitas bençãos na sua vida
maravilhosa resposta, penso o mesmo! Se a pessoa NUNCA experimentou amor verdadeiro antes dos filhos... tme algum problema aí sim heheheheh Obrigada por compartilhar sua experiencia!
"pausas violentas" é exatamente isso
tenho um casamento de 22 anos muito feliz e sem filhos e desde o início no namoro estávamos decididos a não ter filhos
Adriane Grosch vejo assim, no namoro deve se tomar decisao juntos, se quer um ou mais filhos ou nenhum. Converso sempre principalmente com minhas filhas.
Josi Costa exatamente, o combinado nunca sai caro
Minha mãe fala que "Combinado, não sai caro". Eu nunca tive o sonho de ser mãe, com 1 ano de casada engravidei e perdi e hoje 9 anos depois não tive filhos, mas meu marido quer muito. E antes de casar não conversamos sobre isso. Hoje minha irmã que antes queria ter uma penca de filhos, repensou e não quer mais nenhum, já avisou para o namorado que não quer ser mãe, então se eles casarem ela avisou. Eu tinha que ter feito isso também, para evitar esse problema que vivo hoje.
É meu caso também.
Filhos é herança do Senhor (bíblico isso) quem vai cuidar de vc na velhice? Seus sobrinhos? Ou vc vai p cantinho do idoso? As dificuldades de ter um filho, passam, eles crescem...Vc vai envelhecer e se não tiver filho sua companhia será a solidão.
Se todo mundo tivesse a oportunidade e a sensatez de pensar bem em tudo que você falou antes de decidir ter um filho, o mundo seria um lugar tão mais fácil de viver! Por isso educação sexual e familiar, tirando esses estigmas do patriarcado, é tão importante.
Bárbara Moura falou bem! Filhos é uma decisão importante, se todos tivessem esse pensamento as crianças teriam pais melhores e consequentemente o mundo seria melhor.
Super concordo!!
A sociedade e a mídia “floreiam” por demais uma decisão tão importante, que determina TODO O RESTO DAS NOSSAS VIDAS!!!
Bárbara Moura verdade você falou tudo . Tem muitas pessoas que foram e algumas que estão sendo mal tratadas pelas mães justamente porque as mães não estão felizes e tem arrependimentos ( só não falam que são arrependidas , mas que estão , estão )
Se as pessoas tivessem mais consciência pensariam mil vezes antes de ter filhos
O quanto mais me criticam por não ter filhos, menos vontade eu tenho! Se nos deixassem em paz talvez seria diferente !
Eu só assim KKK😂 é que a família do meu esposo é bem cafona e acha que filho é tudo e eu nunca tive vontade de engravidar não gosto tanto assim de criança e ele sonha em futuramente ter um filho de sangue inclusive esse e-mail é dele eu Qt mas o tempo passa mas tenho vontade de não ter
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu tbm não quero daí quando pergunta da até vontade de continuar por pirraça
@@nataliavieira840 duas tenho 20 anos e não quero filho da trabalho demais não tenho paciência
@@camilamacieldasilva4268 eu também. É como se fosse obrigada a isso. E não suporto quando me perguntam.
Frase da vida, vou fazer isso mesmo: Você está me constrangendo com essa pergunta!
Já te falei pelo Instagram mas quero deixar registrado aqui tambem. Obrigada por falar de maneira tão clara sobre um assunto tão difícil. Eu me senti acolhida com todas suas palavras e tenho certeza que muitas vão se sentir também. Nem toda mulher tem o dom da maternidade e acho que as pessoas precisam começar a entende isso. ❤️
Concordo com vc!!
Nasci desprovida desse dom.kkkkk
Jessica Sobreira 👏👏👏👏👏👏👏
Jessica Sobreira Antes não ter filhos porque acha que não tem o dom, do que te-los só pra perpetuar a espécie, sem ser mae pra valer.
Tem muita criança negligenciada nesse mundo.
As pessoas dificilmente entendem, tenho 30 anos e a certeza de que não quero ser mãe. Mas sempre insistem em dizer, e até desejarem que eu tenha vários filhos.
O vídeo já é bom... Quando vou ler os comentários um mais lúcido e interessante que o outro. Que troca linda 😃
Vdd. Sem desmerecer nenhuma mãe, mas a maioria que optou por isso é de uma inteligência fora da curva que se percebe nos comentários.
Esse vídeo traduz muito do que penso e sinto! Família cobrando e falando que vai passar da hora, outros falando que vou ficar pra titia...
É um saco!
siga a seu cerebro diz, não seu s2
Nossa, maravilhoso ser tia!
Fica tranquila vc não é a única pessoa que sofre essa cobrança
Tenho uma irmã que tem 2 filhos. Ela é muito sincera perguntei pra ela si ela si arrependeu ela mi respondeu amo muito meus filhos mas si eu soubesse que seria tanto difícil não teria um.na minha opinião todos si arrependem mas poucos tem a coragem de assumir esse arrependimento
elias alves e mais fácil escolher não ter filhos do que ter, tenho uma amiga que vive reclamando que não tem dinheiro e disse uma vez que tenho que ter sim, não mesmo...na época nem respondi, mais vai chegar uma hora que vou soltar umas verdades.
Só tenho algo a te dizer sobre esse vídeo: obrigada! Essa angústia tem me assolado no auge dos meus 37 e foi muito importante ouvir tudo que disse!
A sociedade é muito cruel com as mulheres que dicidem não ter filhos. É preciso muita coragem, se não pode ter filho biólogo, a pressão é pra adotar. Eu tenho 44 anos e decidi não ter filhos aos 33 anos e mesmo assim, com a idade q tenho , ainda me perguntam se não vou ter filhos.... gente! Tem que ter muita educação.... Até o momento não me arrependo...
Lescano Maria estou com 27 nunca quis filhos, dai comecei falar por ai sem saber como as pessoas se chocavam, já escutei cada imbecibilidade...até que tenho que casar logo pra ser mãe antes dos 30! Mesmo sabendo que não quero, e que estou desempregada a vários anos, a pressão pra casar também é grande, e se eu não quisesse? Sei que isso é so o começo...Não tenho família perto mais meu namorado tem, e infelizmente ele quer ter filhos, sinto que seria mais fácil estar com um homem que não quer, mais nunca conheci um homem que não quer, já conversei com ele sobre, não sei até que ponto ele quer ser pai, espero que não fique me cobrando, eu já disse se quiser da tempo de desistir, mais tenho pavor a maternidade, e de virar uma mulher pobre com filho ainda, jamais seria mãe.
ana paula borges Siga o seu coração, ele sempre sabe o caminho! É sabido, que não seguir as convenções sociais é só para os fortes rsrs ... e mesmo incomodando muita gente , seja feliz, viva o presente!.... Aproveita menina... vc está no auge da sua juventude! Um beijo!
Lescano Maria, Nossa é bem isso mesmo.
Lescano Maria voltei aqui pra dizer que meu namorado terminou comigo por isso, kkk e as pessoas ainda acham que vou mudar de ideia em relação a ter filho hahaha perderei mil namorados, se preciso for... mais jamais vivo pra agradar ninguém.
Terminei um relacionamento pelo mesmo motivo, ele queria ter filhos e eu não. Hoje estou com alguém que pensa assim como eu, é difícil encontrar mas não é impossível.
Oi Fe, cheguei aqui por indicação da Lara Nesteruk.
Parabéns pelo vídeo! Acho que nunca vi uma abordagem tão clara desse tema feita de forma super leve e didática!
Gratidão!😘
Você por aqui :)
😍
Oi Gisela e você vai querer ser mãe?
@@soniarodrigues6208 por que essa obsessão pela maternidade ou não de outras mulheres??!!!
Parece que vc não entendeu o recado da Fê!!
Perguntas invasivas ou invasoras da intimidade delas!!
Ser mãe nunca foi o sonho da minha vida. Eu tinha vontade, mas nunca fiz disso um objetivo. Estou casada há nove anos. Aproveitei muito meu casamento, a gente viajou muito, trabalhou, realizamos muitas coisas, por isso, nunca tive pressa. Mas foram nove anos de muitas cobranças, mas nunca ninguém veio me perguntar como me sentia em relação a isso. Nem mesmo a minha mãe ou sogra. Era apenas cobrança em cima de cobrança. No final de 2016, meu marido e eu decidimos que era tempo de engravidar, porque nós dois íamos completar 32 anos. Achei que ia ser rápido, mas demorou um ano e nesse tempo, achei as cobranças ainda piores. Eu estava saudável, mas não conseguia engravidar e mais uma vez, nunca ninguém veio me perguntar como me sentia em relação a isso. Mais cobranças. Frustrações. Mas aí, em 26 de dezembro de 2017 descobri que estava grávida. Agora estou com 14 semanas, esperando a Catarina. Não vejo hora melhor para estar grávida. Estou bem com Deus, com meu marido, comigo mesma...existe um tempo certo para todas as coisas, e só nós (e Deus) sabemos qual é o tempo melhor. Não temos que dar satisfação pra ninguém!hehe Agora vem outras cobranças...vida que segue.
Você está certíssima.. Há um tempo pra todas as coisas, comigo foi muito parecido, mas hoje não faço ideia de como seria minha vida sem meus filhos, apesar de todo o meu contexto ter mudado! Espero que tudo flua bem em sua gestação. Que Deus te dê muita sabedoria pra essa nova fase que você vai viver..
Bruna Seifert concordo ❤️
Bruna Seifert infelismente muitas pessoas se acham no direito de se meterem na vida de outras.
Tenho uma curiosidade sobre o seu relato, sinta-se à vontade se não quiser responder... Eu queria saber se até os 32 anos vc usou pílula e se sim, por quanto tempo?
apsv85 oie, respondo sim! Eu tomei pílula até os 29/30 anos. Foram quase sete anos tomando. Continuei me cuidando durante um ano e depois liberei.
Quando era mais nova eu tinha o pensamento programado: só serei completa com um filho. Aí o tempo passou, me casei, temos quase 7 anos de casados e 10 juntos. É tão boa nossa vida. Somos felizes com pouco, dormimos quando queremos, comemos quando queremos, rimos, passamos muitas horas conversando só nos 2. Sinto que no nosso relacionamento não cabe uma criança. Sofro pressão sim, ainda mais estando em uma família religiosa, mas o que sempre respondo: na hora que chorar, todos vão devolver pra mim, então...
Genteeee sensacional! Tenho 38 anos e eu e meu marido pensamos muito nesse tema pq justamente somos tão felizes sem crianças rs
@@FA-xb2wq eu acabei descobrindo q estava gravida no final do ano passado, mas acabei perdendo o nenem logo no inicio. Achei q esse acontecimento pudesse esclarecer mais a minha decisão, mas não, continuo pensando como antes. Essa semana debati os meus exames com a ginecologista p saber como ainda estão os meus hormonios. Continuo com o mesmo medo, filho é p sempre e vc nunca mais tera aquela paz e momento só seu, meu marido pensa igual, não consigo imaginar eu em casa, parar de trabalhar e deixar meu marido (que ja nao ganha muito) sustentando a nossa familia. Eu sou muito sozinha e não posso contar com ninguem nem p dar uma ida ao mercado. Meu maior medo é depois se arrepender, mas penso q se for p ter q seja logo pq ter filhos tarde é querer ser mãe e avó né?
No Brasil? Melhor não ter mesmo
eu eliminei da minha vida todas as pessoas sem educaçâo q faziam essas perguntas
Então vou ter que eliminar todas kkkkkkkkkkk eu decidi não comentar que não terei filhos por conta própria, estou pensando o que vou fazer no futuro se chingo, ignoro, etc...
ana paula borges elimine, nunca voaremos se convivermos entres aa galinhas, ande com as águias
Boa!!!🔝
Adriane Grosch legal...no meu serviço ficam perguntando de tudo maa eu nao quero ter filhos e pronto cada um vive como quer
Daniele Paula Carvalho isso é falta de educação fazer perguntas pessoais sem ser encorajados a isso....deveria existir aula de ética nas faculdades do Brasil que ensinase isso...
Estava na faculdade quando fiquei grávida, tive que abandonar os estudos, pois as dificuldades financeira que já era complicado ficou impossível, trabalhar o dia todo e frequentar o curso a noite com barriga ainda, naquela época , além do risco de voltar para casa!! Não consegui me formar. Minha vida foi totalmente o oposto que sonhava. Pensem muito bem mulheres!!! Amei o vídeo!
Tenho 22 anos e agora não quero ter filhos. Penso, por exemplo, que não serei uma boa mãe por causa da minha personalidade. Não quero colocar um ser humano no mundo só para não “ficar sozinha” é muito egoísmo. Obviamente ainda sou muito jovem, posso mudar de opinião. No momento me sinto confortável com a ideia de não ter filhos.
Sensacional esse pensamento. É um fardo muito pesado pra um filho ter a "obrigação" de cuidar dos pais.
Concordo!👍
@@doulanamissao vdd
Vc tem muitos anos ainda pra querer ter filhos. Eu na sua idade não suportava nem a idéia de namorar. Agora sou mamãe porquê quis ser e é uma delícia.
@@jussararocha.mentora Já tenho 24, namoro e ainda não penso em ter filhos nos próximos 10 anos. Se a vontade vier eu acolho, mas acho que dificilmente mudo de ideia, principalmente analisando esse mundo em que vivo, não aguento a ideia de deixar um ser humano por aqui.
“Não tive filhos. Não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”
Machado de Assis
Estou planejando o congelamento óvulos para me sentir menos pressionada. Penso em ser mãe quando estiver bem madura e sossegada quanto a realização dos meus sonhos.
eu também já pensei isso
Dizem que é caro.
Também tenho 37 anos, sou casada e ainda não consegui tomar essa decisão. E também me sinto incomodada quando me perguntam ou me pressionam. Gosto muito da minha liberdade de chegar em casa e fazer as coisas na hora que bem entender, e também gosto de me dedicar a minha carreira e pratico muitos esportes. Imagino que um filho mudaria tudo isso. Uma vez uma amiga me disse que a hora certa de ter um filho é quando a mulher sente que isso é a coisa mais importante no mundo pra ela. Ainda não tive esse insite... Muito bacana você compartilhar esse assunto, é bom saber que mais pessoas também sentem essas coisas.
Oi! Gostei deste vídeo, muito bom. Tenho 38 e estou super indecisa.
Fiz 35 anos e estou casada a quase 10 anos tbm não tenho filho e fico na angústia e na dúvida as vezes eu quero e fico imaginado um bebezinho que lindo que vai ser vou amar mas, as vezes já penso que não quero que é melhor ficar assim com a liberdade e a tranquilidade. Sinceramente não sei o que faço já até chorei com isso por ter essa indecisão não sei se estou preparada tenho medo.
@@FA-xb2wq Não sou ela mas, te sugiro fazer uma lista com prós e contras para a sua realidade. No meu caso fiz e foram muitos, mais muito mesmo, mais contras do que prós e assim consegui me decidir. Na minha humilde opinião se você estiver completa com si mesmo, não vai sofrer com sua decisão depois, e se gosta de sua individualidade e liberdade vai ficar mais segura ainda. Reveja com seu companheiro tudo o que mudaria na vida de vocês e se for melhorar tenha, caso contrário não. Desejo sorte na decisão ❤️
@@FA-xb2wq imagina :) Se precisar conversar estou aqui
❤
Esse vídeo não é apenas maravilhoso. Ele é NECESSÁRIO!!!!
Eu com meus 34 anos, não tenho filhos e nunca vou querer ter eu me sinto bem assim!✌🤗 As mulheres "sem" filhos, não são " menos" mulheres do que as outras!!
Parabéns Fernanda pela clareza quanto a ter ou não, filhos.
Eu tenho 65 anos, dois filhos e três netos. Todos homens! Eu fiquei casada por 6 anos. Eduquei meus filhos, praticamente sozinha. Me formei na UFMG, após meu casamento ter acabado. Minha vida foi transformada, literalmente. Hoje, já aposentada, estou fazendo um curso de formação no Integral Yoga. E muito feliz porque o Yoga me encontrou.
Meus filhos são maravilhosos, bem como meus netos.
No entanto, se eu não tivesse filhos teria feito escolhas conscientes como sempre fiz. E estaria no processo de autoconhecimento que estou hoje.
Abraços. Namaste!
Maria Borges
Achei confuso seu depoimento...
@@fernandarabelo8472 acho que ela quis dizer que o fato de ter filhos não a atrapalhou nas suas escolhas e busca dos objetivos...
@@fernandarabelo8472 filhos não alteram tanto a nossa vida como a gente pensa antes de tê-los
@@mirian9247 não foi isso não!! Ela disse se não tivesse tido filhos teria sido uma decisão ou escolha consciente como todas as que ela fez até ali.
Eu gosto muito da minha liberdade, gosto muito de sair, eu e o meu marido, tem 13 anos q tomo remédio, não sou contra quem quer ter filhos, sinto q não estou preparada pra ter filhos, cuida responsabilidade e criança exije atenção, amor e carinho
Muito bom! Importante que a gente se vigie para não sermos os cobradores da vida alheia. Eu tenho amigas que são mães em tempo integral, outras que trabalham e dividem tudo com os maridos, as que ñ querem ter, e infelizmente as que tiveram e não tem vocação para ter filhos. Devemos respeitar sempre a decisão dos outros e tb impor respeito sobre nossas escolhas. Eu ñ tenho nem namorado e nem filhos, ñ me cobro e não permito que me cobrem tb.
Wow, este é um tema muito delicado. Você é muito sábia. Achei que você tinha uns 29-30 anos. Curto muito seu canal💕Beijos de 🇹🇩longe
Boa noite. Amei o tema. Tenho 35 anos, estou casada a 7 e ainda não consigo responder se quero ou não ter filhos. Confesso que já pensei em engravidar, não por ter certeza e sim pelas cobranças ou por conta da minha idade. Eu escuto tantas frases que me assusta, como por exemplo, "olha a idade", "casamento sem filho é sem graça" e para mim a pior..." vocês precisam ter filhos, a vida de vcs está muito boa e tranquila". Acreditam? Talvez, se o desejo de mãe surgir, e não puder ter filhos biológicos, adotaria sem pensar. Um abraço a todos.
Não ter filhos é libertadorrrr
É bom demais!!!
Ninguém fala, mas é!!! É bom demais!!!
Tenho 34 anos e tenho DIU e não pretendo tirar! Minha ginecologista pergunta quando vou tirar, não tem porquê, se sou tão feliz e realizada!
Verdade , você e livre , com filhos você querendo ou não Está presa , . Eu decidi não ter filhos quando ainda tinha 13 anos . Eu disse para minha mãe : mãe não espera netos da minha parte , ela disse : e a melhor coisa que você vaii fazer. Ela sempre dizia que amava todos os filhos mas que se tivesse que fazer diferente não teria filhos
@@marleneduarte4443 maravilhosaaaaa, tb ja falei p meus pais, aq so sai xixi. Eu amo poder me dedicar ao trabalho, a conquistar meus objetivos , ter a liberdade de poder planejar sem me preocupar pq outra pessoa depende d mim p comer p dormir p fazer tudo. É a decisao mais libertadora q uma mulher pode tomar. E p quem se mete e pergunta demais q se dane, pq na hora do choro , d por p dormir, qdo tiver doente aqueles q perguntam se vai ou nao ter nessa hra nao vai aparecer ning p ajudar.
Eumorais pode ter certeza que essas pessoas que nos criticam porque não temos filhos estão loucas para estarem nosso lugar . Muitas são hipocritas falam que é bom demais ter filhos quando a verdade estão cansadas e arrependidas . Muitas amigas verdadeiras já abriram o jogo pra mim . Disseram : não vá na boca dessas mulheres invejosas e falsas que só querem que você entra no mesmo buraco que elas . Tem gente que tem tanta inveja da nossa vida que tenta de toda forma nos levar para o mesmo buraco . NÃO DÊ OUVIDOS!!!
Eumorais bem isso mesmo . Gostei do “ aqui só sai xixi “ 😂
Tenho 31 anos e um filho que faz 6 essa semana, não me arrependo de ter me tornado mãe, hoje sou uma pessoa muito melhor que antes, por ele, e o amor é o maior do mundo com certeza! O outro lado: é uma imensa responsabilidade que vem com uma enorme preocupação, e isso não passa. Tem muitos prós e muitos contras, no meu caso, estou na faculdade agora, então fica mais difícil estudar e conciliar casa e família. Penso que seja interessante ter filhos (se assim for o desejo) quando se tem estabilidade financeira e principalmente emocional, pois é necessária muita atenção. Seu tempo não é mais seu. Essa frase explica bem...
Esse tipo de pergunta geralmente quem faz são mulheres. É mto incongruente, já q são as q mais deveriam entender quão inconveniente é esse tipo de pressão
Você não tem filhos? É muito invasiva!!! Gostaria de tatuar na testa a minha resposta, tive problemas e operei 6 vezes de cistos nos ovários - dos 20 aos 37 foram anos de muitas lágrimas e cirurgias. Sou estéril e não pude engravidar . Mas eu estou fazendo esse comentário aqui porque quero, mas imagina ter que responder isso sempre. Afif - agora deixo a pessoa perguntar e falar tudo...no fim digo com voz trêmula e ameaçando chorar (de fingimento) Sou estéril! Agora coleciono rostos passados com minha resposta. Tenho um humor negro. Agora já consigo tirar risos dessas situações. Não me entenda mau. Mais são quase 2 décadas com essa pergunta - estou farta. Filho faz falta ? Sim é claro - mas a natureza me impediu o que posso fazer? 😘😘😘
Gostei Michele!!!!!
É MT chato mesmo se eu fosse vc adotava
Isso só demonstra como fazer essa pergunta é incoveniente!
@@erikaperreira5625 ixe... Ta doida?
Bem isso ! Sou estéril por conta de uma menopausa precoce. Nunca descoberta a causa. Imagina ter q contar toda minha estória para casa pessoa que me perguntar sobre filhos.
Seria tão menos insuportável se as pessoas trocassem o "quando vocês terão um filho?" para.. "vocês PRETENDEM ter filhos?". E claro.. estar aberto à todo tipo de resposta e não questionar como se fosse uma inquisição. Tb tô sob pressão e no mesmo pensamento de "daqui 10 anos". Mas já estou na idade "limite" e parece que a partir de agora meu útero vai virar uma uva passa. =/
Fernanda Prestes Pois é. Pequenas mudanças que fazem toda a diferença.
Eu pergunto muito, porque adoro conhecer pessoas e saber o que elas pensam, como elas vivem... Me acrescenta muito. No meu convivio a pergunta mais feita era: Vocês pretendem ter mais filhos?
A maioria já tem um só e vai continuar assim. Seja por praticidade, seja pelo financeiro (mesmo que o nosso desejo infantil seria ter mais. Não tá fácil ter filhos hoje em dia). Alguns poucos forcaram a barra pra ter dois (pro filho não ficar sozinho).
No meu meio social já é maioria ter um filho único. Sou de São Paulo. E aqueles que desejam ter mais, acabam indo pro interior, alguns até saem do Brasil.
E também já é supercomum por aqui as pessoas sem filhos por opção.
Daí elas tem cachorros.
E ja tá começando a onda de não ter cachorros.
Pois o mundo está ficando mais difícil e mais caro. Conforme a consciência aumenta, mais sozinhos nos vamos ficando, pois é difícil ter quem dependa de nós.
Que bom ler seu comentário... Estava me culpando aqui pois fiz essa pergunta a uma amiga que não via há tempos. Em uma conversa de "como anda a vida" ela comentou que anda fazendo tratamentos hormonais e falando sobre o sofrimento com os exames... Depois que me contou eu perguntei: "pensa em gerar um filho?"... Logo após a pergunta eu fiquei pensando se a constrangi com a pergunta, de cunho muito pessoal, ela me respondeu numa boa que se viesse ficaria muito feliz, mas que não tinha expectativas. Não tenho filhos, com quase 30 anos ouço muitas perguntas do tipo "quando vc terá uma criança", mas não ligo, simplesmente respondo por enquanto não. Mas sei que às vezes algumas pessoas não se sentem a vontade...
Daiane Cardoso Acho que vai da gente fazer a pergunta com boas intenções, sem julgar, só pra saber. Daí se a pessoa vai se sentir invadida ou que estao tendo interesse nela, vai do tipo de cada um e do histórico de vida.
Falando de maneira geral, tem gente que se ofende com qualquer pergunta, fica brava e devolve uma resposta grossa, dabdo a entender que você está se metendo na vida dela. Aí você vai ver, essa pessoa se acha A Melhor e está sempre se metendo na vida dos outros.
Ou, se gosta de perguntar na boa, também gosta que perguntem.
Ou é muito insegura e não sabe sobre si mesma, então se incomoda com perguntas, ja que nem ela mesma sabe realmente responder. Daí não pergunta nada a ninguém, porque acham que todos sao como ela e vao se incomodar.
O ser humano é assim: Cada um de um tipo, mas a gente sempre age com o outro como se todos fossem como nós.
Então faca o que tiver vontade, sempre pensando no melhor, e, dependendo da reação, você vai se adaptando ou, se os tipos não baterem mesmo, se afastando.
Mas o que o outro sente faz parte dele e você só pode se preocupar com as suas intenções. 😉
Teve um conhecido do meu namorado que nem me conhecia direito (era a primeira vez que eu tinha encontrado com ele) que perguntou quando a gente ia ter filhos. Eu respondi na lata, espero que nunca. Você tinha que ver a cara de choque dele, depois disso ele ficou sem graça e quase não conversou mais comigo 😂😂
@@jessicavaleriano4750 Realmente pessoas q te perguntam qdo vc vai ter filhos, como se isso fosse obrigação, merecem um fora mesmo. A vida é do casal e cada um q cuide da sua própria
Sou mãe de dois filhos maravilhosos, um menino de 33 anos e uma menina de 25. Amor puro. Sou plenamente realizada tanto pessoalmente como profissionalmente, e garanto que SER MÃE é e sempre será a minha melhor decisão, que não trocaria por nada.
37?!!!!😱😱😱😱
Achei que você tinha 22 e ficava absmada com a sua evolução interior.
Rs. Mas vc continua muito evoluida. Muito provavelmente foi madura desde criancinha. Parabéns.
Eu não gostei do vídeo - EU AMEI!
Sou casada há 15 anos e optei por não ter filhos. Digo optei, na 1ª pessoa, porque se dependesse do meu marido, nós teríamos pelo menos um... Mas ele sabe que não quero e não faço a menor questão. Não tem comentário maldoso, piadinha sem graça, argumento sem noção e nem cara de espanto que me convençam do contrário. Parece que as pessoas não se conformam com o fato de que é possível ser feliz mesmo sem seguir padrões impostos pela sociedade.
Parabéns pelo vídeo e pela forma respeitosa e sincera como abordou o tema.
Gostei muito do vídeo tenho 29 anos e faço 30 esse ano já perdi a minha adolescência cuidando de meus irmãos mais novos eu literalmente era mãe deles ,hoje sou casada e por ter perdido uma parte da minha vida sendo mae de filhos que nem meia eram ,sempre quis ter filhos tarde ,e ainda não tenho e nem quero ter embora meu marido queira muito ,estou acabando minha faculdade e tenho muita vontade de viajar a outros países viver novas experiências que ainda não vivi ,as perguntas das pessoas são muito chatas ,mas seu vídeo foi esclarecedor e vou esperar mais ,porque eu sei que se eu não viver o que quero culparei meu marido assim como culpo minha mãe por não ter vivido uma fase da minha vida e quero que se um dia eu tiver filho seja pra somar e ao pra me privar de tudo que um dia eu sonhei .Já tenho minha resposta quando as pessoas perguntarem :E o filho quando vem ? Virá quando eu quiser !
O vídeo mais sensato que encontrei no RUclips sobre o assunto.
⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Obrigada pelo vídeo. Este é um assunto que muito me interessa, especialmente depois que tomei a decisão de não ter filhos. Quando mais jovem eu achava que seria mãe de dois, pq sou filha única e não queria que meuS filhoS não tivessem irmãos. Acontece que nessa época eu via a maternidade apenas em sua superfície. Graças a vida tive a oportunidade, posteriormente, de ver de perto, dentro da minha casa, a criação de duas crianças. Nesse momento eu saí da superficialidade, mergulhei fundo na maternidade alheia que estava acontecendo na minha casa e aí eu percebi : eu nunca quis filhos. Percebi que a vida inteira eu fui iludida e que nunca passou pela minha cabeça que maternidade é escolha e não obrigação. Percebi, vendo a criação dessas crianças que eu seria infeliz se fosse mãe pois eu nunca quis passar o que elas passam, abdicar o que elas abdicam. Eu percebi, graças ao universo, antes de engravidar. Sou tão grata por ter percebido isso antes de engravidar....eu ia ser muito infeliz. Tenho 31 anos, casada há 4 anos e sou childfree com muito orgulho. Essa é um pouco da minha história e espero contribuir para a história de alguém. Mais uma vez obrigada pelo vídeo, Fe !
acho bacana entender que adotar é sempre uma opção dentro do espectro de é ter filhos. Filhos não são apenas aqueles paridos . A outra coisa importante é pensar que sendo mãe ou não, a gente vai viver esse momento do jeito que podemos viver. Não há só uma maneira de parir, ser mãe, ou de não ter filhos biológicos. Entender cada momento é sempre um passo em busca da não cobrança e aceitação dos limites de cada uma.
Coisas Da Nadia , parabéns compartilho do teu pensamento 👍🙏😘💓
Sou muito clara e objetiva no que eu quero. Não quero ter filhos. Tive um breve momento e besteira da adolescência que queria ser mãe solteira pensa isto. 😱Depois aos 30 e ter feito um intercâmbio nos EUA e ter visto o dia a dia de uma criança eu simplesmente decidi que não serei mãe. Primeiro que tenho muito o que conquistar e filhos não está nos meus planos. Quero viver tranquila e sem “empecilhos” mas quero ser mãe de 4 patas somente. Sou solteira, quero casar, não quero viver solteira por toda a vida, mas só 1% de chance de engravidar se caso com o homem da minha vida. Este é a minha decisão hoje pode ser que eu mude porque sempre estamos em processo de mudanças e vai saber né. Mas minha vontade de ter um filho é zero.🙊 O amor da minha vida já sabe que nossa prioridade não é ter filhos e sim viver e curtir muito os dois e realizar nossos sonhos mas o futuro a Deus pertence né. Hoje em dia não está nada fácil criar um filho, educar etc..,, e tal e eu que nunca tive um pai presente tenho medo de que tb aconteça o mesmo o que passei com meu filho caso eu tenha mas o melhor hoje é não ter. Amo seus vídeos :-))
Fabiana Mendes sou bem dessas. Sou objetiva quando me perguntam. Mesmo eu não sendo casada, já tiveram pessoas que me perguntaram se meu relógio biológico não estava gritando...a vdd é que não quero ter filhos. Só que as pessoas acham que eu estou brincando quanto a isso, acham que eu não posso ser feliz... completa ou sei lá ladainha que usam pra dizer que não é uma boa como mulher se vc não tem um filho.
Flavia Oliveira Vixi eu estou com 37 e em agosto faço 38 e nem me preocupo mais com o que falam. O que me interessa é o que eu tenho em mente. Minha mãe que as vezes fala já que ah que daqui não sairá nada e ela não será avó e eu respondo vc está certa, mais provável que será avó de 4 patas. Rs Mas minha mãe entende minha opinião e respeita, somente que as vezes acho que bate nela a vontade de ter um baby com minha carinha porque minha prima que é mais nova que eu já e mãe. Mas eu estou tranquila. Vamos ver se terei a crise dos 40 😉
Fabiana Mendes dificilmente muda de idéia se vc pensou assim a vida toda...eu tenho 42 e cada ano o meu relógio grita mais alto: " filhos ...nem pensar!!"
Cuidemos de nossa saúde...fazer exercícios por 30 min todos os dias pra podermos ter qualidade de vida até o fim...e uma poupancinha tbm faz bem...aqueles rios de dinheiro q gastaria com fraldas ..babá...plano de saúde infantil...escolinha ...cursinhos faculdade...tipo guarde 30 % disso q terá dinheiro pra se manter até o fim da vida...
Adriane Grosch É exatamente o que eu penso. Ainda bem que não estou sozinha :-0 kkkkk muito falam que sou egoísta e tal porém tenho certeza do que quero para mim e então nesta decisão SOU sim egoísta. Quero tudo para mim 🙈. Kkkk
Também estou na mesma situação, mas tento não me preocupar ainda tenho menos de 30 e não vejo problemas em adotar, caso queira muito! Acho que felicidade não está ligada à filhos, marido, casa...é algo em você!! Vejo muitas mães tristes e que não ligam pro filhos, assim como vejo mulheres que nunca tiveram e se sentem bem e vice versa. É tentar olhar pra dentro e entender o que sente o que se quer...
A melhor parte da atualidade, para a mulher, é a possibilidade de escolher, ter opções. Isso é magnífico
Tenho apenas uma filha que já tem 15 anos e ainda me perguntam se eu quero ter outro filho, ou porque não quis ter outro. Antes eu me dava o trabalho de explicar todos os problemas ginecológicos que impossibilitaram a segunda gravidez, uma experiência dolorosa que não gosto de lembrar. Mas já enchi o saco disso e não devo explicação a mais ninguém.
Em primeiro lugar, PARABÉNS PELO VÍDEO! 👏🏻 Sou do tipo que não faz pergunta PESSOAL pra ninguém. Pareço fria, mas penso que, se alguém realmente quiser me contar algo, irá contar. Eu era como você. Quando conheci meu esposo, filhos era um “talvez”. Eles vieram, mudaram nossas vidas completamente; e estamos muito felizes. No entanto; acho super OK não ter, ninguém precisa ter filhos para ser uma “família completa”, aliás detesto esse termo. Um casal já é uma família completa!!! E cabem a eles a decisão de aumentá-la ou não. Jamais por cobrança da sociedade.
Assertiva!
A linha de pensamento e reflexão sobre o assunto mais completo que vi até o momento... Parabéns!
Invasivo demais quando as pessoas perguntam se vc não vai ter filhos, se vc não vai se casar, etc.... Vc disse tudo. Filho é escolha. Não é uma dívida que vc tem que pagar a ninguém.
Oi Fê... Tenho 31 anos vi o seu vídeo a um tempinho atrás e me ajudou muito. Estava a decidida a não ficar encanada com a questão de filhos. Eu havia decidido de certa forma não te- los mas... 2 semanas depois descobri que estava grávida. Seria cômico se não fosse trágico. Coisas da vida. Agora estou me adaptando a nova realidade , mas estou feliz 😊.
Adorei o vídeo, tenho 26 anos e desde os 10 digo que não quero ter filhos, tenho consciência de que isso pode mudar, mas até hoje não aconteceu, rs. Quando falo isso ouço todo tipo de coisa, cheguei a ouvir certa vez de uma tia "Não quer, mas vai acabar tendo. Homem casa é pra ter filho minha filha.", respondi: "Se for pra casar com um homem que me obrigue a qualquer coisa, prefiro nem casar. Dificilmente escolheria um parceiro pra vida que não tenha suas expectativas alinhadas com as minhas, inclusive sinto pena de pessoas que aceitam qualquer coisa só pra não ficarem sozinhas." Nunca mais me cobrou nada a tia, kkkkk.
Muitas mulheres reclamam de receber cobrança do meio em que vivem mas têm aquela velha necessidade de agradar todo mundo, serem sempre polidas, sorridentes e educadas e não magoar ninguém, mesmo quando ninguém se preocupa em retornar o favor. Dar uma resposta seca a quem merece é libertador. Podem ser diretas viu meninas, objetividade não é igual a grosseria, pelo contrário, educa e põe no devido lugar essas pessoas que adoram se intrometer nas escolhas alheias.
Sobre ter ou não filhos, acho que é uma escolha extremamente pessoal e cabe a cada mulher/casal decidir. O que eu vejo, geralmente, é que mulheres que não querem ter, não tentam doutrinar ou pressionar mulheres que amam/sonham com a maternidade, já o oposto...
Não acho que ninguém tem que ter filhos assim no automático, mas acho lindo aqueles que realmente querem e tomam essa decisão de forma consciente. Se todos que decidissem ter filhos fossem apenas os que realmente quisessem, não haveriam tantos pais irresponsáveis e negligentes nem tantas crianças infelizes e complexadas por aí.
Essa pergunta é constrangedora, invasiva. Tenho 34, uma filha de 12 e continuo solteira. Aí os invasivos perguntam sempre, não vai casar? Não vai ter filhos? Ta ficando velha...😱😲😑😐
Eu não to nem aí!!!😇😇😇😇😇😇😇😇
Uiara Monaliza Costa que saco isso. Parece que temos que pegar qualquer homem que passe pela frente. Acho um absurdo quem pergunta: ah, mas vc já está na idade de casar. Absurdo!!
Na cabeça doa outroa eu demorei muito pra casar...e foi aos 37...mas olha ...foi a melhor coisa q fiz...e esse povo não vai dar sussego pra ninguem...é bom que a gente se acostume fazer o que....a vontade é dar coice todo dia ne kkkk
Agora a pergunta que me faze é sobre filhos...ta osso...ja to ficando estressada
Depois a gt manda tomar no rabo e ainda saimos como grossa. Inferno esse povo, dx a gt em paz.
Tenho 37 anos e sobre filhos no momento penso "Não posso querer ter uma coisa que eu não sinto falta". Não sinto falta do que não tenho.
Não quero ter filho e nem casar prefiro viver sozinho me a melhor opção para mim
Amei seu vídeo! Eu nunca quis ser mãe, acho que o mundo já está bem super populoso pra mais um. Desde pequena meu sonho sempre foi adotar, por que a gente pode amar, educar, ajudar a desenvolver um ser humano de bem, mesmo não sendo nosso. Essa história de legado pra mim não passa de um egocentrismo em querer deixar um pouquinho de você no mundo. Será que o mundo precisa de mais um pouquinho de nós?
Oi Fer! Te acompanho no Instagram e te sigo desde o Snap rs!
Eu tenho uma filha de um ano e três meses e concordo com tudo o que você falou. Tanta coisa pra ponderar, muito autoconhecimento. E sem duvida a escolha mais difícil da nossa vida.
O que eu posso dizer é que realmente é uma delicia, um amor sem igual, uma experiência muito doida, mas também muito cansativo, muita doação, muito responsabilidade! Bjos
Com certeza, um dos melhores, se não o melhor, vídeo sobre esse assunto que eu já assisti.
Tenho 48 anos e por um fato ocorrido durante meu casamento, cujo este não existe mais eu não quis mais ter filhos, quando mais jovem e qd casei era meu sonho, depois do que aconteceu a vontade sumiu e hoje claramente eu digo que não me arrependo de não ter tido filhos e sim a cobrança ainda hoje mesmo eu sendo divorciada existe. E parabéns pela sobriedade e coragem de abrir um debate sobre algo tão sensível ao mundo feminino, com certeza destes voz para muitas mulheres que não teriam coragem de dizer tudo o que sentem ou pensam sobre a maternidade
Fe, você traduziu um turbilhão de pensamentos e sentimentos sobre esse assunto, que existe em mim. Mesmo eu sendo tão nova, a cobrança materna de que “preciso” de um homem, que “um dia vou ter filhos”, que só saberei “das coisas” quando eu for mãe... isso é irritante. As pessoas deveriam além de parar de se meter na vida alheia, entender que pessoas são diferentes e o que é regra pra um, não necessariamente é pra o outro, e que existem outras opções na vida além do padrão tradicional de um vida bem sucedida.
Obrigada, obrigada, obrigada!
Quero que muitas mulheres se sintam representadas com suas palavras.
Bjs
Nós vivemos numa “caixinha” onde a sociedade impõe suas regras e vamos seguindo sem nem nos questionar se isso faz ou não sentido para a nossa vida. A partir do momento em que nos libertamos do julgamento e de encaixar para ser aceito, é que nossa vida passa a fazer sentido e vivemos em consonância com nosso eu interior. No caso de ser mãe ou não, mais do que racionalizar os prós e contras da decisão, a mulher deveria olhar para dentro e escutar seu próprio coração, o porta-voz da sua alma. O que seu coração te diz?? Pelo que (ou por quem) ele pulsa? Aonde vc quer colocar o seu amor? Olha pra dentro, a resposta estará sempre lá!!!
Adoro seus vídeos, Fê. Acompanho suas postagens e já me sinto íntima! Até para xeretar e dar conselho! 😉
Que linda!
Estou impressionada com vc, sério! Faço análise há muitos anos, já me inscrevi e "desinscrevi" de vários canais por achar que eles não podiam me acrescentar e de fato muitos não podem.... Vc é sensata, objetiva, vc simplifica pos assuntos sem torná-los rasos, meus parabéns!
Com ou sem filhos, te desejo muito sucesso e felicidade! Um abraço da sua nova seguidora :)
Fe, estou um pouco chocada com o seu vídeo e com a conexão deles com o momento da minha vida. Tenho 37 anos e não tenho certeza de nada! Aí ao ir na médica fertileuta ela disse:”Não espera, tenha seu bebê para já!” Mas caramba, perdi meu emprego, meu noivo está desempregado, não posso ter um bebê agora...Enfim, é sempre bom saber que não estamos sozinhas em um problema que, para mim, parece ser tão grande e para os outros parece ser resolvido de forma tão natural. Um grande beijo e super obrigada pelo vídeo!
Priscila, pergunta pra médica se ela vai criar.
Que mulher inteligente! Gostei muito das ponderações e reflexões. Tenho 31 anos, sou casada, nunca tive vontade de ter filhos, mas nos últimos dias não sei da onde surgiu um súbito querer na minha mente. Estou tentando entender e pensar bastante sobre o assunto para compreender se é uma realmente uma vontade minha ou se estou sofrendo pressões externas, mesmo que implicitamente.
Dês dos meus 15 anos sempre soube que não seria mãe, hoje com 36 anos continuo com essa certeza. Filho é da mãe essa é minha opinião mais
respeito quem sonha em tê-los.
Oi Fê, amei o vídeo. Tive meu primeiro filho aos 30 e agora com 42 anos, estou grávida do segundo (35 semanas de gestação)e tb no segundo casamento. No início muitas pessoas olharam torto para mim, pela minha idade, por querer "começar tudo de novo", algumas vezes isso me irritou, mas a felicidade aqui em casa é tão grande que superei. Tem sido uma gestação bem normal, diferente do que as pessoas insistiam dizer. Apoio que cada uma saiba o seu momento e não se curve a tantos pitacos, pq isso sempre teremos. Um grande beijo.
Gostei muito desse vídeo!!! Como seria maravilhoso se as pessoas, respeitassem a individualidade de cada um!!!
Sempre tão sensata! A cada dia que passa tenho mais certeza da escolha que eu fiz. Acho importantíssimo trazer esse tipo de reflexão, de que as pessoas precisam se questionar se ter filhos é uma decisão consciente.
Teu conteúdo está cada vez melhor.
Menina, a melhor coisa da vida foi ver esse vídeo. Vou compartilhar, com certeza. Obrigada.
Estou casada a 18 anos. Tomei a decisão de não ter filhos junto com meu marido. Tenho plena convicção de que a felicidade é possível se vc focar sua vida em objetivos que trazem felicidade. Ter filhos não é garantia de felicidade. Se tivesse tido filhos sinto que teria deixado de viver e fazer tantas coisas maravilhosas...
Tenho 37 anos e apesar da pressão familiar estou feliz com minha decisão e continuo não querendo filhos. Me dedico a uma obra voluntária que me torna minha vida significativa e feliz. Peço a Deus pra viver sem arrependimentos ... E uso minha vida pra ajudar outros. Entendo que a gente não pode ter tudo. Mas o importante é estar contente com o que temos. Me concentro nisso e sigo minha vida sem se importar muito com a opinião e a pressão alheia.
Adoro o seu jeito leve e educado de tratar assuntos polêmicos ( e não polêmicos TB).
Estou adorando o seu canal. Através de um vídeo seu, decidi não por prótese.
Abraços, Fernanda! 🥰
Oi Fê! Como sempre o vídeo foi maravilhoso... Estou passando por isso, tenho 30 anos , sou casada faz 11 anos, meu esposo Sonha em ser Pai. Quando nos casamos há 11 anos atrás, eu com 19 anos, nem cogitava ter filhos, achei que o desejo ia chegar, o tempo foi passando e um filho não cabe nos meus vastos sonhos, resumindo parei as medicações e decidi me jogar no sonho do meu marido, por sorte ou azar, tenho problemas de fertilidade. A partir dessa descoberta, pensei, pensei e entendi tudo isso como um sinal amarelo na minha vida, tipo: “Não tenha filhos por alguém, mas pq vc deseja”... No presente momento estou em terapia para tentar dar um passo adiante, mas uma certeza eu tenho , eu estou em primeiro lugar... 💖
Obrigada por sempre estar aí do outro lado me fazendo CIA, e me fazendo pensar!
Mil bjos Thais Dossin
Olá Fernanda! Assisti o vídeo quando você postou, queria comentar, mas só hoje pude voltar aqui para fazê-lo. Gostei muito da forma como trata assunto tão delicado. Compreendo e já senti muito do que você mencionou no vídeo. Estou prestes a completar 45 anos, desistindo de um processo de adoção, depois de ter feito três fertilizações "in vitro" (FIV). É sobre a FIV e sobre "não ter idade para ter filho, já que a medicina evoluiu" que gostaria de comentar. As FIVs de fato são uma revolução, no auxílio de quem não engravidou por vias naturais. Também são muito caras, especialmente emocionalmente. Em uma delas gastei, praticamente, o valor de um carro básico, 0 km. Mas o custo maior é o custo emocional, o desgaste... Esse fato de que a medicina evolui é verdade, mas nosso corpo físico não a acompanha. A dificuldade para engravidar, após os 35 anos é muito grande. As taxas de fertilidade caem muito e isso a medicina pouco pode fazer, ao menos por enquanto... Outra coisa que não nos contam, ao iniciarmos o processo das FIVs, é que a taxa de sucesso é muito pequena, algo em torno de 20%, menor que a possibilidade de engravidar via relação sexual... Então, tem muito aspectos a serem considerados sim. Importante é fazer as escolhas conscientes e seguir a vida...Boa sorte! Boa escolha! Um abraço.
Adorei o tema, Fê! E concordo com tudo que vc disse :)
Vc é uma pessoa querida! Gosto muito dos seus vídeos! Tenho 54 anos e não ter filhos não foi uma opção. Na época, era muito difícil ter filhos, a endometriose ainda não era muito conhecida, os tratamentos caríssimos. Assim, deixei a natureza seguir o curso é ficar feliz com o que viesse. Hoje, casada há mais de 20 sou muito feliz. Descobri que o importante é tomar uma decisão, mesmo que seja a de pensar mais a respeito. Bjs
Eu sempre quis adotar um filho ao invés de ter, mas meu esposo não compartilha da mesma idéia que eu, pensa ele que o melhor é ter seus "próprios" filhos, mas o corpo é meu e eu não me sinto à vontade em saber que tem um ser crescendo dentro dele e que uma hora tem que sair, sem contar em inúmeras complicações que podem aparecer durante a gravidez. Então decidimos não ter filhos, e quando alguém me questiona já falo logo a real.
Pois é esse e-mail é do meu marido meu nome é Erika só jovem ainda mas passo por uma situação parecida penso em adotar ele fica se vc não pode ter a gente adota só que não quero engravidar não é meu sonho e o pior é que as caipira da avó dele e alguns familiares dos dois lados acho que sonho com isso ontem mim arretei e postei no story do face que não queria engravidar e que não só obrigada quando contei ao meu Esposo eu percebe que ele ficou meio assim mas eu por um tempo tentei ter essa vontade pra agradar ele mas na verdade não tenho e quero mim aceita assim
Fernanda, eu nunca pensei em ter filhos. Gosto de crianças, animais e natureza. Cuidei da minha mãe até quase os cem anos dela e de muitos cachorrinhos abandonados, mas filhos nunca fizeram parte dos meus planos. Sou fotógrafa, viajo muito, morei em vários países, mas foi o que tracei para minha vida, sou casada com um guitarrista de rock há 24 anos, estou aqui planejando mais uma viagem, sou minimalista faz anos, muito antes se falar no assunto, pois não gosto de carregar coisas em viagens e desde cedo descobri que posso viver com pouco. Porém, poucas e boas coisas. Hoje tenho 61 anos e sou de bem com a vida e com minhas escolhas. Sigo o seu canal, amo!!! você é muito sensata, bonita e inteligente, Parabéns!!!
Ser mãe não é mar de rosas não,eu parei de fazer muitas coisas depois que tive um filho só vivo estressada pela cobrança de ter outro filho não terei outro filho e ponto final sofri demais na gravidez, não consigo até agora ver o lado bom da maternidade,podem até me criticar mas é o meu ponto de vista desculpa o desabafo.
Que vídeo maravilhoso. Sou casada com um inglês e meus sogros nunca perguntaram quando teremos filhos. Eu acho isso ótimo. Já minha família cobra direto já que sou casada há 5 anos e tenho 37 anos.
Esse vídeo foi bastante esclarecedor, pois foi a resposta para as dúvidas que pairavam em minha mente. Tenho 30 anos, sou separada e nunca tive filhos. No começo do casamento, eu até estipulei um tempo para poder engravidar, porém com o decorrer dos anos, vi que o meu casamento tinha sido uma decisão precipitada na minha vida e passei a enxergar que filhos não seria uma boa opção para mim. Com o certo tempo, meu ex passou a me cobrar e o desejo de ser mãe ia se perdendo cada vez mais. Eu já vivia frustrada por estar num casamento conturbado e tendo filhos só iria me deprimir. No entanto, criei coragem e me saí desse relacionamento abusivo e agora estou curtindo a minha liberdade. Sinceramente falando, filhos para mim estão fora dos meus planos, pois quero progredir na minha carreira, viajar, sair, viver minha vida sem estar presa a filhos. Pode ser que um dia eu mude de ideia e resolva deixar um descendente, mas neste momento, vou levando a vida com liberdade e cautela.
Adorei ouvir sua opinião. Ter filhos, mesmo sem pensar tanto e mto nova, foi e é a experiência mais rica que eu poderia viver. Espero que vc descubra a melhor escolha para vc. Mas no fundo eu torço para que vc viva esse amor de mãe, que é o mais genuíno que pode haver! Estou adorando seus vídeos! Parabéns!
Melhor vídeo! Me identifiquei em cada palavra, Fê! Tenho a mesma idade que você e pra mim não faz sentido ter um filho. Sempre me perguntam sobre arrependimento e eu respondo que estou sujeita a ele, mas que daí terei que me responsabilizar pela minha escolha. Estou na fase de conciliar o meu não desejo com o meu marido e estamos avaliando como isso vai ser pra ele. Enfim, tento seguir nessa vida tentando sempre ser feliz e certa da responsabilidade de minhas escolhas. Obrigada!
Esse vídeo é maravilhoso! Assisti quando ele foi publicado em 2018 pois estava indecisa, e assisti de novo agora em 2020, depois de decidir que não serei mãe, e o vídeo só reforçou minhas convicções.
Também estou neste nesmo dilema da pressão da idade! Sou casada há 10 anos e eu meu marido temos muito conforto e dinheiro controlado. A gente foi adiando, adiando, e eu queria poder adiar por mais 10 anos, mas aos 37 fica difícil poder enrolar mais. A minha sorte é que de forma natural a gravidez não veio desde os 35, que foi qdo decidimos parar de me previnir... e ano passado fizemos alguns exames pra saber se havia algo errado... mas não... apenas fertilidade baixa mesmo que se resolve com tratamento e inseminação artificial... Mas confesso que sempre acreditei muito mais na adoção que em ter o próprio filho. Não quero não ter ninguém pra educar, pois ter um filho é uma grande aventura e quero viver isso, mas não acredito que tenha que parir um... admiro muito mesmo a adoção... Mas no meu caso eu teria a desculpa de que não veio naturalmente e então decidimos adotar! hehe...
Menina, o seu canal é um dos meus prediletos. Cada minuto é repleto de conteúdo e reflexão. Parabéns!!
:) isso aí! Pra mim, há uma questão ainda mais relevante na decisão de não ter filhos: ser responsável por uma pessoa, pra sempre. Esse sentimento de “minha vida vai mudar e eu vou mudar a vida de alguém” é meio assustador. Vc vai ajudar a formar o caráter de uma pessoa. Eh muita responsabilidade. Ao menos que ser mãe seja um SONHo, vc deve fazer. Do contrário... não vale a pena.
Aos 28 anos não imaginava ser mãe, tinha sonhos e muita vontade viver coisas que ainda ñ tinha vivido. Aos 23 anos no aniversário de meu esposo em seu pedido ao apagar a velinha me pediu um filho, sempre fui muito independente e não me via presa e muito menos a uma criança, os 29 anos chegaram e eu descobri que estava grávida sem qualquer planejamento e um único descuido, coito interrompido, como era meu esposo e como a química estava boa não paramos até o coito, pois bem engravidei e no início td o q eu pensava era em ñ ter a criança, pesquisei várias formas de aborto. Parecia que o mundo estava desabando na minha cabeça tanta coisa eu tinha ainda p viver, briguei dias e dias com meu esposo que tbm já tinha deixado a ideia de seus 25 anos para trás, mas com a nova possibilidade passou a ser contra qualquer ato q pudesse afetar aquele carocinho de feijão que eu carregava dentro de mim. Foram dias de muita angústia. Até que os meses foram passando meu corpo mudou e cada dia me sentia pior. Até o dia que escutei pela primeira vez a batida do coraçãozinho dela dentro de mim. Passei a entender que nunca mais estaria sozinha na vida e que por mais q o futuro me reservasse qualquer tipo de aventura ou desventura eu saberia q eu ñ estava mais sozinha e msm se um dia eu estivesse sozinha, eu saberia que ñ estaria sozinha e msm q ela me renegasse ainda assim eu ñ seria só eu. Longe ou perto, esse amor que sentimos por eles é maior que qualquer outro sentimento q temos na vida. Me pergunto como pode alguém se arrepender com tamanho amor? Hj só tenho a Laura e foi uma decisão nossa ñ pq nos arrependemos. Mas pq criar filhos, mais que um, com a qualidade principalmente com relação à educação seria impossível e de um tempo pra cá venho pensando que no mundo em que estamos vivendo está super difícil. Nossos filhos enfrentarão muitas mazelas. Enfim antes de qualquer coisa as perguntas são realmente inconvenientes, mas tbm fazem parte da cultura do brasileiro assim como faz parte da cultura de outros países outras atitudes q ao nosso ver são minimamente estranhas. O que sei é que sinto um arrependimento imenso de ter pensado um dia em aborto. Ela é linda, meiga, carinhosa e está sempre ao meu lado, não importa como eu esteja me sentindo e todos os dias ouvir eu te amo com tanta devoção te faz sentir q vc é a pessoa mais importante na vida. Espero msm que todos no mundo possam sentir esse tipo de amor, no meu caso a reciprocidade desse amor. Pq ela tem 8 anos e me diz todos os dias que me ama. Isso ñ tem preço. Mas se alguém te pergunta se vc ñ vai ser mãe primeiro veja quem está te perguntando pois nem sempre a pergunta vem de alguém inconveniente. Muito pelo contrário pode vir de alguém q sente o msm amor que sinto pela Laura e tentar entender o outro lado tbm faz parte. Bjos.
Esse vídeo é simplesmente perfeito e necessário! Parabéns pelo conteúdo de qualidade
Achei que só eu passava por isso.. tão bom ver que não estou sozinha...! Tenho altas histórias.. já fiz até uma lista de respostas mas qdo me perguntam só consigo fazer cara de quem comeu e não gostou. Preciso adotar isso de "quem deve se sentir constrangida é a pessoa que perguntou" pra vida.
Os argumentos são sensatos! Se toda mulher avaliasse antes de fazer sem planejar, haveriam muito mais crianças felizes!
Já pra mim, meus sonhos começaram a realizar depois do nascimento deles. Eu não sei explicar.. Mas me senti mais feliz, realizada, fiz minha pós graduação desejada. Eles me dão um senso de realização grande, virei um furacão com eles.
Com eles faz mais sentido lutar. Amo ser mãe! Que delícia!
Obrigada pelo vídeo!
Concordo com tudo que você disse, Fe! Muito bem colocada essa questão. No meu caso, eu venho de uma cultura conservadora, de ideais antigos como a de que ter filhos nem é uma questão a ser colocada. Ter filhos é imposto. Por isso sofri muito no inicio do meu casamento com a cobrança por ter filhos. Mal tinha me casado e tinha gente perguntando quando ia ficar grávida, e olha que quando casei tinha apenas 19 anos! Essa cobrança vinha de todos os lados. Eu fui criada em uma sociedade onde a mulher DEVE casar, DEVE ter filhos. Vejo muitas mulher casarem por casar, terem filhos porque "tem que ter", e serem infelizes, maltratarem os filhos sendo que esses nem pediram pra nascer. Eu fico muito triste de ver isso acontecer. Hoje estou grávida e foi uma gravidez muito desejada. Já me questionei se queria ser mãe no passado, e hoje em dia tenho certeza de que quero isso pra minha vida. Enfim, ser mãe é uma responsabilidade enorme, e deve ser muito planejado, como você disse. A mulher não deve ser obrigada a nada além de seguir seus sonhos. Parabéns pelo vídeo!
O vídeo é muito bom, mas tenho um ponto que eu gostaria de acrescentar:
Não contem com tratamento para engravidar. Além de caro, não é tão simples. A maioria não dá certo de primeira, as vezes a mulher tem que passar por 4, ou 5 tentativas e isso é o comum. Eu mesma já passei por isso. Fora o sofrimento emocional que é gigantesco. Se você quer ter filhos, não espere muito. Idade conta sim e tratamento não é simples, os valores são exorbitantes a cada tentativa e nem da certo pra todo mundo, mesmo que a pessoa seja super fértil.
Gostei do vídeo, é muito bom.
Eu me senti abraçada com esse vídeo!
Fernanda! Faz pouco tempo que acompanho o seu canal, mas a empatia foi imediata. Penso como você e este tema em especial foi um peso social para mim. Estou com 35 anos e até o dia 15 de setembro de 2017, tinha certeza que não queria filhos. Dava mil respostas que faziam parte do que eu acreditava e sentia alegando porque não teria filhos. Mas naquele dia algo mudou. Meu acreditar e desejar mudou. Não fiquei e nem estou grávida, mas se vier será bem vindo. Parabéns pelo vídeo. E você está certa... quando refletimos demos abertura para o nosso sentir. E ele nos mostra o caminho a seguir. O melhor caminho a seguir. Bj
Verdade Fe, as mulheres são as mais preconceituosas neste quesito, visto que querem impor a maternidade as outras mulheres, mas muitolas estão sempre reclamando dos filhos... se é tão bom porque tem que ser imposto a alguém?
Tenho 31 anos e não pretendo ser mãe, sucesso Fe 🌹💗🤗
EU queira QUE meu MARIDO entendesse que eu não quero TER FILHO mas ele não entende e fica me agarrando a força TODA hora ACONTECE isso AMIGA 😢😢😢😢
Você falou tudo o que se passa comigo. É um misto de sensações e confusão, dúvidas, medos do desconhecido. Quero ter filhos, mas quando será o momento? Será a escolha certa? Vou abandonar meus sonhos? O eu de hoje, vai sobreviver ao eu com filhos? São tantas dúvidas....
Também tenho medo de ter filho, às vezes a gente dá todo carinho toda educação e o filho não segue os caminhos certos.
Fernanda adorei! Tenho a mesma idade que você e passo exatamente pela mesma situação! Trabalho muito, amo viajar sou extremamente realizada e ainda não sinto vontade nenhuma de ser mãe! Parece que não tenho o tal lado maternal. Amo criança e esta não é a questão, sabe? É muito ótimo assistir vídeo como este seu e poder falar neste assunto que é um tabu. Toda vez que expresso meu ponto de vista as pessoas julgam muito, difícil né? Obrigada por compartilhar, vc com certeza está ajudando muitas mulheres na mesma situação e sou uma delas. bj bj
Excelente vídeo!! Concordo com você! Bom saber que muitos compartilham do pensamento do outro lado da história! 🙌
Só uma coisa que eu acho importante ressaltar, é que hoje em dia se fala muito no aspecto negativo da maternidade, o que é bom por um lado, pra que seja menos idealizado, mas ruim por outro, já que enxergo esse aspecto negativo sendo mais enaltecido. Eu fiquei muito surpresa ao ver a Raiza Costa (rainha da cocada) falando sobre sua experiência. Ela teve um filho sem querer e está amando a experiência, apesar do cansaço e trabalho. Mas, cada um é cada um.
O que me atrai na maternidade é o fato de poder criar alguém, passar conhecimento. Essa ideia de passar tudo que eu puder pra alguém, ensinar tudo oq eu sei, acho muito gratificante. Meu filho nasce em março. Ele veio inesperadamente, mas eu acredito em propósitos maiores, além do meu olhos enxergam, e sei que o momento é o certo, mesmo eu não tomando essa decisão por mim. Enfim…a vida é essa viagem louça e cada um tem sua experiência. A gente só precisa interpretar as coisas com mais leveza, amor e altruísmo. Não é o fato de “ser mãe” que torna alguém mulher ou não. Estamos todas aqui, tentando aprender e nos tornarmos melhores ❤️
Estou com 30 anos e desesperada pq achei que a vontade de ser mãe iria aparecer...mas não aparece...rs
De tudo que você comentou,o que mais me fez pensar foi sobre deixar seu legado para o mundo. Me fez pensar em como somos tolos e arrogantes só por imaginar que o mundo precisa lembrar do que fomos. Pensar que eu serei esquecida após minha morte é o único consolo que tenho.não tenho a pretençao de ser lembrada...mesmo porque somos apenas pessoa comuns,vidas comuns sem grandes feitos. Apenas esperando a hora de partir
*TENHO 19 ANOS, JÁ PASSEI EM 3 CONCURSOS E VOU FAZER VAZECTOMIA COM O MEU PRIMEIRO SALÁRIO*
Jovem inteligente!!!!
Parabéns
Vc fez?
Olá, Fernanda... Descobri seu canal tem pouco tempo. Estou vendo seus vídeos aos poucos e gostando muito. Parabéns!!!! Muito legal seu jeito de viver, sua forma de pensar, seu jeitinho de ser... O tema desse vídeo me surpreendeu bastante, porque por mais que seja algo tão cotidiano é, realmente, uma dificuldade de muitas mulheres... Lendo os comentários postados podemos perceber e tentar entender.
Cada pessoa tem que ter o seu ponto particular para pensar. Nesse tema é tudo muito particular.
Eu sempre quis ser mãe, mas com a idade e os probleminhas que não me deixaram engravidar, não pude. Achei que por ter muita vontade de ter o filho, isso ia me entristecer, chatear. Talvez pela minha fé em DEUS não me desesperei e vi a minha impossibilidade como um alerta divino. Não quero questionar isso. Hoje estou na fila de adoção e ainda me questiono se é o melhor. Sei que tenho muito amor em meu coração e só quero ser sábia em minhas escolhas e poder fazer meu melhor.
Adorei suas reflexões. Temos que fazer isso em tudo na vida.
Antes de ter filhos, pensava que não tinha vocação para a maternidade pois não suportava a ideia de ficar presa com obrigações maternais. Mas sem planejar fiquei grávida de gêmeas e foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. O amor que senti quando minhas filhas nasceram foi tão grande que me revelei uma mãezona, super paciente e amorosa. Nem eu me conhecia assim. Acho que sou muito melhor agora mas se não tivesse engravidado de bobeira, nunca saberia que tal amor pudesse existir