O meu nobre professor, obrigado por nos passar o seus conhecimentos e de forma técnica como se deve ser explicado. Deus te abençoe e não desanime da jornada.
Por favor, quem não quer trabalhar, não venho incomodar que quer. Professor muito obrigada e a cada detalha que nos passou, quem quer aprender quer detalhes, e Sr. é muito nobre em ensina, muito grato
Obrigado pela ajuda, fiz esse teste e verifiquei que o sensor está bom, testei o cabo e tudo bem aí verifiquei a central e tava com problema. Valeu mestre. Meu multímetro pifou,utilizei uma lâmpada de 12v e apliquei o recusso de bloquear o sinal,a lâmpada acendia e pagava,na medida em que bloqueava o sinal, 👍👍👍👍👍
Não basta trocar tem q saber onde está o defeito, seguir procedimentos eliminando possíveis causas até encontrar o erro. Técnico de vdd conhece o sistema e já tem um mapa mental de sequências de testes apesar de saber históricos recorrentes falhas. Parabéns 👏👏👏.
Vc Aparecido é o único cara na internet que reúne em se, conhecimento para encontrar uma solução para meu problema. Se for preciso eu pago pela ajuda . Meu problema é : Fazer um velocímetro funcionar com o sinal do ABS , desses que tem sensor ativo de dois fios apenas .
Tenho que usar o do carro mesmo , instalado. Quero ler o sinal , e usar a informação de velocidade para acionar um pic . Já consigo fazer isso com sensor de três fios , porém tem carro que não usa esse tipo de sensor para movimentar o ponteiro de velocidade.
Levar um comando de módulo eletrônico uma bobina de ignição e um sensor hall com estas peças reservas sempre no seu carro com vc na estrada, achei legal seu geito de testar se a peça tá boa mas se vc tiver na estrada troque a bobina de ignição se não for ela volte a mesma no lugar e vai por exemplo no sensor hall e faz a troca se não for ela volte ela no lugar e vai no módulo de injeção e a troque tb se funcionor beleza vc achou o defeito, ao testar todas as peças na estrada o cara fica doidinho mas parabéns seu geito de testar realmente funciona vc tem conhecimento como a peça realmente funciona parabéns.
Parabéns não so pelo conhecimento, mas também por saber transmitir a informação de forma clara! tenho uma Tucson 2.7 e não conseguia colocar o motor para funcionar ate ver seu vídeo.. obrigado!!
Muito bem explicado... me ajudou e muito para testar o hall do meu carro.... desta forma foi possível constatar que o mesmo está funcionando perfeitamente... agora vou continuar a procurar o defeito do carro não pegar.... parabens..
Amigo continue com o seu estilo.o brasileiro detesta estudar e não gosta do conhecimeto.por isso qur esse pais só produz inutilidades.eu quero aprender e saber o que estou fazendo.congratulations.
falou certo professor, pagar um curso ninguém quer, mas quer que nos que compartilhamos de graça conhecimento demos a informação precisa a seu bel prazer, eu nao respondo a este tipo de gente, geração preguiçosa, bando de sangue sugas..abraço grande sucessor ai pra vc.
Show! Você poder aproveitar o distribuidor antigo permite manter as curvas de avanço de ponto originais do veículo. O liquidificador foi o melhor recurso técnico que já vi na vida rs
Bom dia Professor, na possibilidade e conforme tempo o Sr poderia fazer um vídeo por gentleza sobre o relê conversor de sinal 9050 de velocidade do vectra se esse relê poderia se usado pra converter o sinal do distribuidor indutivo para digital e funcionar o módulo hall.
E o Sr. deu uma senhora aula. O Vectra de casa deu falha no câmbio automático, na concessionária o supervisor da mecânica colocou o scanner e falou categoricamente "é o sensor n⁰2 de rotação do câmbio" sem abrir o capô. Encomendaram a peça, durante a troca identificaram que o problema era o cabo partido.
SR. Aparecido , primeiramente o felicito por seus excelentes vídeos didáticos; gostaria de comentar que fiz um aparelho funcional , o qual eu conecto a tomada do distribuidor ( fora do carro) ,e vou girando o distribuidor manualmente e cada vez que a janela do castelinho passa pelo sensor ,emite um sinal sonóro,funciona perfeitamente.
Boa tarde mestre Aparecido. Como voce disse: "Para os que querem encontrar, entender, e conhecer o que está fazendo" Aos poucos estou assistindo os seus videos, porque muito me interessa, e sabendo que voce é uma fonte confiável, Já assisti várias vezes tres dos seus videos, em especial porque estou quebrando a cabeça para entender porque "uma cobaia" do meu vizinho não quer centelhar. Vi várias veses o video onde voce monta um chicote para um modulo de 7 pinos. Também vi varias vezes o video [ Funcionamento e dicas - ignição Hall, módulo de 7 pinos -] e agora ja vi este tres vezes. POR QUÊ? Vendo os seus videos peguei o gostinho e resolvi tentar também "brincar" com a eletronica automotiva, mas não tenho os conhecimentos profundos que voce tem. Apenas o que se chama de básico. Preciso de sua ajuda no seguinte por favor. Estou com uma "cobaia", um lógus 94 com bobina e modulo incorporado de 6 pinos, que não quer dar centelha de jeito nenhum. O carro veio do mecanico que também não conseguiu fazer centelhar. O dono comprou a bobina nova. Resolvi te imitar e fiz um chicote novo para este módulo seguindo uma configuração encontrado no site da Gauss, onde se vendo de frente a numeração vai de um a seis a partir da direita. SENDO: 1= B-- 2 = H-- 3= Hall imput 4= Vazio 5= H+ 6= B+ Também fiz a conecção corretamente do lado do sensor, sendo o fio do H+ entrando no terminal 3 do sensor, o H-- no pino 1 e fio Hall imput no pino 0 (zero). Ocorre que ja fiz de tudo e não dá centelha pelos meios normais. Como assim? Bem no seu outro video aos dez minutos voce explica e mostra que fazendo um Jumper entre o negativo, e o pino do centro ocorre a centelha. MÁÁÁÁÁS aqui no meu caso a centelha só ocorre quando faço um jumper entre o pino + com o pino 0 (zero) . Fiz este teste que voce faz neste video e dá tudo certo.Se eu coloco a ponta vermelha do multimetro no positivo da bateria e a ponta preta no pino central do sensor eu tenho as leituras corretas, mas se coloco a ponta no negativo da bateria com o pino central do sensor , não acusa nenhuma medida. ENFIM: O módulo só funciona chaveando o circuito da bobina se eu chavear o terminal Hall imput do módulo, com positivo. AÍ DÁ A CENTELHA. Girando o distribuidor não acontece a centelha. O que pode estar acontecendo? Seria um defeito interno do módulo? que em vez de aceitar o sinal negativo, só aceita o positivo? Voce poderia me dar uma resposta quando tiver um tempinho? Grato e fico no aguardo.
pode ser defeito do módulo. apesar de ter feito o teste pode repetir de outra maneira, faça o teste desconectando o sensor hall o fio de sinal que vem do módulo deverá ter 8 a 10 Volts em relação ao negativo, se não tiver esta tensão está ai o problema, módulo defeituoso. Sendo este o problema pode contornar colocando um resistor de 3 a 10 K entre os pinos positivo e sinal do sensor hall que deverá funcionar.
Boa noite Aparecido. Obrigado pela pornta resposta. Não sei se entendi bem, mas se for desconectar o conector do Hall e tomar esta medida do Hall+ e do Hall-- que vem do módulo para o distribuidor, a tensão esta em 10.68 volts e na bateria 12.66..... AH, entendi agora. Devo fazer isso mas medindo a tensão no terminal Hall + e Hall Imput no ponto onde ele se conecta com o sensor Hall? Vou fazer isso la fora agora, pois se eu entendi bem, então sua orientação faz todo sentido, porque não dá centelha pelo modo normal mas quando eu espeto a caneta de teste no fio de sinal AÍ SIM passa a centelhar. Mas como não manjo do assunto como voce, eu jamais faria uma alteração principalmente em um bem particular, a menos que eu tivesse condição de indenizá-lo, caso desse errado. Obrigado Aparecido, vou fazer esta medição e amanhã vou procurar o resistor e depois te dou um retorno. Obrigado mesmo. Abs.
Boa noite Aparecido. Fiz conforme me orientou. A tensão entre o Hall+ e o Hall-- está em 7.16 Volts. Fiz a ponte entre o Hall+ e o Hall Input, com um resistor de 4.67K, e nada mudou. coloquei outro resistor de 7.16K, e continuou a mesma coisa. Ou seja: Jumpeando (triscando com rápidos toques) o negativo com o "pino emissor" (zero) continuou a não centelhar. Mas fazendo o mesmo entre o "pino emissor" com o positivo ,(hall+) ocorre a centelha. Devolvi a peça para o vizinho e disse a ele para tentar trocá-la por outra, onde ele comprou. Hoje eu fui ao mecanico que havia mexido no carro antes e pedi a ele o módulo anterior. Levei para casa e testei tudo. e fiz conforme voce mandou fazer no outro medindo a tensão entre o Hall+ e o hall input. Neste outro modulo a tensão foi zero. Ou seja: estava pior. Vou continuar vendo seus videos para continuar aprendendo. Obrigado pela atenção. Fiquei fascinado com este negócio! Quem sabe num video futuro voce não explique como é o funcionamento interno destas "pinagens" dos módulos!? Abs.
Parabéns pela explicação completa porém simples. Será que posso usar uma chave no sensor hall como um anti furto? Motor AP carburado. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.
Ailton, a experiência e o estudo é o caminho, mas modestamente me falta muito. nunca alcançará aprender tudo, mas com certeza poderá conhecer um pouco mais que outros. Com dedicação poderá superar seu mestre, a exemplo de muitos que já foram meus alunos. boa sorte.
Boa noite. Tenho um distribuidor hall do fusca itamar e vou montar com uma unidade de comando tipo modulo de ignissão assistida pra platinado pois já tenho esse modulo. Acho q vou ter q inverter o sinal do hall pra dar certo com o modulo pra platinado. Poderia sugerir as dimensões dos componentes ? A princípio ia usar o q vc usou no vídeo em q vc ligou um platinado no modulo 7 pinos. É o mesmo caso só q dessa vez meu chaveamento é um hall
veja meu vídeo sobre interfaces de sinal. Acho que tem dois vídeos que trata deste assunto. Faça o teste e modifique o que for necessário para o seu projeto.
professor, este distribuidor é de que motor? quais as dimensões das janelas hall e qual a numeração da carcaça, pois parece que é igual ao meu Z416, agradeço
Boa explicação meu carro acho que está com problema neste sensor vou desmontar e fazer este teste antes de trocar para ter certeza eu volto a contar pra vocês resultado
Boa noite Aparecido você é um ótimo professor, não de bola para apressadinhos!! No caso de ligar a ignição sem dar a partida e já começar a dar pulsos na bobina e logo para pode ser o hall ou o modulo de ignição? Fiz o teste em um Fusca e quando ligava a ignição já dava centelha na bobina. Botei um centelhador na bobina e dei pulsos no pino do meio do conector e centelhou normalmente. É normal centelhar logo que liga a ignição? Caso não quando que ele começa a centelhar? logo apor passar em uma janela? Outra duvida é se posso ligar em 12v de bateria? grande abraço
a centelha dá na quina da chapa para a janela. Pode ligar, é normal dar uma centelha ao ligar. Pode ligar os 12 V da bateria sem problemas., desde que não ligue errado.
Me tira uma dúvida motei um motor ap no lugar de um cht a parte do sensor era 3 fio +0- só que o sensor que eu coloquei tem só dois fio. Da certo ou não
Bom dia aparecido,excelente as suas explicações, estou com um enorme problema,chegou em minha oficina um carro ap 2.0,o carro demora pra pegar ,na maioria das vezes não pega,mas quando retira o shortingplug ele pega na hora,já viu algo parecido?
não me lembro de nada assim. o segredo é testar, verifique o ponto quando não pega, veja se injeta, pressão de combustível, etc. motor está bom, Tem faísca, tem combustível, tem ar? tem que pegar
Boa noite professor: será q consigo adaptar as janelas do distribuidor 1.8 no 2.0 ,pois a injeção q instalei no meu carro é do 1avb 1.8 ,e as janelas são menores de 14mm e 15mm as do 2.0 são de 19mm e 25mm pra poder fazer a leitura correta pra não fica falhando cilindro como está ???
vc pode montar a peça (rotor) não sei dizer se ficará na posição correta já que a trava do eixo só permite uma posição. Tem que comparar com um carro com distribuidor original e além disso precisa travar os avanços a vácuo e centrífugo (travar o eixo do distribuidor). Sugestão: veja a possibilidade de usar o distribuidor correto do sistema.
@@AparecidoOliveira sim professor obg pela ajuda , é que meu motor é 2.0 e é de tamanho maior que o original 1.8 corpo do distribuidor maior ,arrumei dois modelos aqui pra tst ,mas as janelas tbm não são compatíveis ! Vô estudar um jeito de transferir os componentes do 1.8 para o corpo do 2.0
Boa tarde, Aparecido eu tenho um sistema de inguinição completo do escort 1.0 esse sistema é com sensor hall eu te pergunto eu posso instalar no escort motor cht 1.6 a álcool?
senhor Aparecido tem jeito de fazer um video testando o sensor hall do distribuidor do ap injetado mi com o multimetro na escala de diodo pra saber o valor interno em homs é porque testei do meu carro mas tenho duvida do valor se está alterado uma vez testei e estava dando 500 homs mais ou menos e aumentou o valor pra 1700 e uns quebrados obrigado
Paulo o teste correto é com o voltímetro e nem precisa funcionar o motor, basta ligar a chave e medir a tensão nas duas posições (chapa e janela) virando o motor com a mão (com cuidado para não se machucar) para mudar de lugar. Todos os sensores são iguais e a diferença para o carburado é que a tensão do sinal é de 5 Volts. Com o ohmímetro pode existir diferenças entre o que o meu vai medir e o seu se eu não usar o mesmo modelo de aparelho. Não sei se tem algum problema no carro, mas se tiver e o motor entra em funcionamento pode ter certeza que não tem nada a ver com o hall. Este sensor ou funciona ou seu carro nem pega e se for uma falha intermitente só é possível ver com o osciloscópio.
Grande professor me tire uma dúvida. Sem ser o aranha existe o distribuidor com dois e três fios. Qual a diferença ? Da pra usar qualquer um dos dois com o módulo de 7 pinos?
Ola tenho um ford landau 78 onde ele funciona e quando acelera mais forte q lenta... ele corta a igncao eletronica ... ja trocamos a bobina. .. ja trocamos o cabo de vela ... ja troquei a tampa do diatribuidor .. aceito sugestao ... obrigado..
Boa Tarde... Gostei bastante do seu vídeo, sanou algumas dúvidas sobre o sensor do tipo hall. Preciso de sua ajuda em um problema sério que estou trabalhando; Um Gol G5 2009. O carro está dando falha no sensor de rotação no scanner; Já tinha o costume de fazer o teste do sensor fora do circuito com o osciloscópio, pois me dá uma resposta mais precisa, ao menos é o que acho! Testei o sensor e fora o sinal dele está Ok, mas no chicote do carro não tem sinal, não dá resposta. Vi no esquema elétrico q a pinagem do sensor de fase e rotação é a mesma, então decidi fazer um teste; Liguei o sensor de rotação no conector do fase e testei no pino da central com osciloscópio, onde o mesmo respondeu; Fiz o inverso e testei o de fase no conector de rotação e o mesmo não deu mais sinal, sendo que ele está funcionando em seu conector normal. Já foi conferido o chicote elétrico e não há anormalidades. Se puder responder... Eu agradeço e se houver uma outra forma de contato seria bom.
Mezelemias, conforme seu teste o defeito está no conector ou chicote e vc deve ter pulado alguma coisa ao testar o mesmo. Testou o chicote em relação a massa ? Testou contra um possível curto entre fios de sinal com positivo ou negativo? Com o osciloscópio pode testar tudo sem desconectar nada.
Deve tomar o maior cuidado para testar, pois se realmente não tem defeito no chicote ou no sensor é a mesma coisa que dizer que o módulo está com defeito. Pense nisso.
Obrigado por responder. Sou novo com o osciloscópio e não sei fazer todo tipo de teste... Seria muito interessante se você postasse vídeos com testes utilizando o osciloscópio. Esse teste sem desconectar nada, como fazer?
Com relação aos teste do chicote, já fiz todos e realmente tinha defeito no chicote, não só ele como o de fase e tive que substitui-los. O de fase ficou bom e não deu mais problemas, contudo o de rotação continua da mesma forma que falei anteriormente.
Topp aparecido estou assistindo uma série de vídeo seu relacionado a parte de ignição . Pois meu gol GTI não pega nem a pau . A bobina não dá sentelha . Estou tentando descobrir o defeito sem precisar chamar um mecânico . Na conexão que chega no sensor hall qual a voltagem que tem que chegar . Abraços .
Aparecido, você já pegou um caso em que no módulo 7 pinos como esse , ele fica mandando os 12 v para a bobina mesmo com o motor desligado? E quando dar a partida o motor não liga por falta de faíscamento ?
Se não fosse essa super aula não ia medir do jeito certo. Obrigado
Disponha!
O meu nobre professor, obrigado por nos passar o seus conhecimentos e de forma técnica como se deve ser explicado. Deus te abençoe e não desanime da jornada.
Parabéns pela nobre Conscientização... muito erudito na sua Conscientização.Deus lhe abençoe grandemente hoje amanhã e sempre.
Amém. 😁
Por favor, quem não quer trabalhar, não venho incomodar que quer. Professor muito obrigada e a cada detalha que nos passou, quem quer aprender quer detalhes, e Sr. é muito nobre em ensina, muito grato
Bons estudos!
Bom dia, mais uma vez excelente explicação e orientação para nós leigos. Parabéns professor! !
Rapaz vc sabe mesmo,vc tem q ter muitos anos d vida.felicidade,paz,saúde.
Obrigado pela ajuda, fiz esse teste e verifiquei que o sensor está bom, testei o cabo e tudo bem aí verifiquei a central e tava com problema. Valeu mestre. Meu multímetro pifou,utilizei uma lâmpada de 12v e apliquei o recusso de bloquear o sinal,a lâmpada acendia e pagava,na medida em que bloqueava o sinal, 👍👍👍👍👍
Que bom que ajudou
Não basta trocar tem q saber onde está o defeito, seguir procedimentos eliminando possíveis causas até encontrar o erro.
Técnico de vdd conhece o sistema e já tem um mapa mental de sequências de testes apesar de saber históricos recorrentes falhas. Parabéns 👏👏👏.
Vc Aparecido é o único cara na internet que reúne em se, conhecimento para encontrar uma solução para meu problema. Se for preciso eu pago pela ajuda .
Meu problema é : Fazer um velocímetro funcionar com o sinal do ABS , desses que tem sensor ativo de dois fios apenas .
mas você quer usar somente o sensor em outro lugar ou o da roda de um abs instalado.
Tenho que usar o do carro mesmo , instalado. Quero ler o sinal , e usar a informação de velocidade para acionar um pic .
Já consigo fazer isso com sensor de três fios , porém tem carro que não usa esse tipo de sensor para movimentar o ponteiro de velocidade.
É só instruir o pic converter os dois niveis de tensão como pulso 0 e 1.
Vou tentar isso .VALEU !!!
Levar um comando de módulo eletrônico uma bobina de ignição e um sensor hall com estas peças reservas sempre no seu carro com vc na estrada, achei legal seu geito de testar se a peça tá boa mas se vc tiver na estrada troque a bobina de ignição se não for ela volte a mesma no lugar e vai por exemplo no sensor hall e faz a troca se não for ela volte ela no lugar e vai no módulo de injeção e a troque tb se funcionor beleza vc achou o defeito, ao testar todas as peças na estrada o cara fica doidinho mas parabéns seu geito de testar realmente funciona vc tem conhecimento como a peça realmente funciona parabéns.
Parabéns não so pelo conhecimento, mas também por saber transmitir a informação de forma clara! tenho uma Tucson 2.7 e não conseguia colocar o motor para funcionar ate ver seu vídeo.. obrigado!!
parabéns
Muito bem explicado... me ajudou e muito para testar o hall do meu carro.... desta forma foi possível constatar que o mesmo está funcionando perfeitamente... agora vou continuar a procurar o defeito do carro não pegar.... parabens..
Perfeito professor. POR MIM, qunado mais detalhado..melhor..mais informações a para obsorver e aprender. Abraço!
Parabéns pelo excelente trabalho e excelente explicação!!! Obrigado e que Deus Abençõe!!!!
Eram as informações de que eu necessitava. Agradeço vossos ensinamentos.
Amigo continue com o seu estilo.o brasileiro detesta estudar e não gosta do conhecimeto.por isso qur esse pais só produz inutilidades.eu quero aprender e saber o que estou fazendo.congratulations.
Obrigado pela ajuda facilitou a minha vida , com suas dicas.
Que bom que ajudou
Perfeito.
Parabéns por compartilhar seus conhecimentos.
A falta de conhecimento de causa, leva a diagnóstico enganoso.
Foi muito útil para mim.
Desde Bolivia. Yo no falo portugueis mais comprendi toda sua explicacion...congratulation
Muchas gracias Ingeniero, por sus excelentes vídeos, todos son muy ilustrativos, felicidades, un cordial saludo desde México.
falou certo professor, pagar um curso ninguém quer, mas quer que nos que compartilhamos de graça conhecimento demos a informação precisa a seu bel prazer, eu nao respondo a este tipo de gente, geração preguiçosa, bando de sangue sugas..abraço grande sucessor ai pra vc.
valeu Freitas, é assim mesmo, um forte abraço.
Show! Você poder aproveitar o distribuidor antigo permite manter as curvas de avanço de ponto originais do veículo. O liquidificador foi o melhor recurso técnico que já vi na vida rs
Se eu tivesse bola de cristal, hauhauhauhauha!! Seus vídeos são ótimos Aparecido!!!
Valeu 😊
Boa tarde !!!
Top demais grande professor bom profissional
Muito obrigado
Gostei muito dos seus vídeos ,me ajuda aí me manda umas dicas...desde já agradeço tudo de bom.
O conhecimento é algo maravilhoso... Grande abraço
Obrigado
Muito boa sua aula,obrigado.
Muito bom aparecido, muito bem explicado e didático
Muito bom, parabéns pela aula.
Muito bom..vc ajuda muita gente com as informações. Parabéns
Disponha!
Cara, você é muito fera!
Interessante! gostei da aula, tanto na teoria como na pratica, parabens! mais um inscrito no seu canal tmj abraços!
Show show show parabéns pelo belíssimo trabalho
Parabéns gostei muito da explicação!!
Bom dia Professor, na possibilidade e conforme tempo o Sr poderia fazer um vídeo por gentleza sobre o relê conversor de sinal 9050 de velocidade do vectra se esse relê poderia se usado pra converter o sinal do distribuidor indutivo para digital e funcionar o módulo hall.
Farei em breve, teoricamente deve funcionar.
Parabéns,muito bem explicado, não liga para comentário bossal ,para valeu
Parabéns mais um excelente vídeo aula.
se não entender o principio de de funcionamento, como e riremos ser ber fazer o reparo, não e verdade!!!! kkk Parabéns continue assim,,,
Ótima explicação, resolveu meus problemas
Parabéns professor, excelente didática!!
E o Sr. deu uma senhora aula.
O Vectra de casa deu falha no câmbio automático, na concessionária o supervisor da mecânica colocou o scanner e falou categoricamente "é o sensor n⁰2 de rotação do câmbio" sem abrir o capô.
Encomendaram a peça, durante a troca identificaram que o problema era o cabo partido.
aula nota 10 !!!
SR. Aparecido , primeiramente o felicito por seus excelentes vídeos didáticos;
gostaria de comentar que fiz um aparelho funcional , o qual eu conecto a tomada do distribuidor ( fora do carro) ,e vou girando o distribuidor manualmente e cada vez que a janela do castelinho passa pelo sensor ,emite um sinal sonóro,funciona perfeitamente.
parabéns.
Parabéns pela aula de explicação
Ótima, explicação,tirou muitas dúvidas, obrigado professor!!
Muito bom, mestre. Obrigado pela ajuda.
Parabens pelo seu otimo trabalho
Obrigado 👍
Boa tarde mestre Aparecido. Como voce disse: "Para os que querem encontrar, entender, e conhecer o que está fazendo"
Aos poucos estou assistindo os seus videos, porque muito me interessa, e sabendo que voce é uma fonte confiável, Já assisti várias vezes tres dos seus videos, em especial porque estou quebrando a cabeça para entender porque "uma cobaia" do meu vizinho não quer centelhar. Vi várias veses o video onde voce monta um chicote para um modulo de 7 pinos. Também vi varias vezes o video [ Funcionamento e dicas - ignição Hall, módulo de 7 pinos -] e agora ja vi este tres vezes.
POR QUÊ? Vendo os seus videos peguei o gostinho e resolvi tentar também "brincar" com a eletronica automotiva, mas não tenho os conhecimentos profundos que voce tem. Apenas o que se chama de básico.
Preciso de sua ajuda no seguinte por favor. Estou com uma "cobaia", um lógus 94 com bobina e modulo incorporado de 6 pinos, que não quer dar centelha de jeito nenhum. O carro veio do mecanico que também não conseguiu fazer centelhar.
O dono comprou a bobina nova. Resolvi te imitar e fiz um chicote novo para este módulo seguindo uma configuração encontrado no site da Gauss, onde se vendo de frente a numeração vai de um a seis a partir da direita. SENDO:
1= B--
2 = H--
3= Hall imput
4= Vazio
5= H+
6= B+
Também fiz a conecção corretamente do lado do sensor, sendo o fio do H+ entrando no terminal 3 do sensor, o H-- no pino 1 e fio Hall imput no pino 0 (zero).
Ocorre que ja fiz de tudo e não dá centelha pelos meios normais. Como assim? Bem no seu outro video aos dez minutos voce explica e mostra que fazendo um Jumper entre o negativo, e o pino do centro ocorre a centelha.
MÁÁÁÁÁS aqui no meu caso a centelha só ocorre quando faço um jumper entre o pino + com o pino 0 (zero) .
Fiz este teste que voce faz neste video e dá tudo certo.Se eu coloco a ponta vermelha do multimetro no positivo da bateria e a ponta preta no pino central do sensor eu tenho as leituras corretas, mas se coloco a ponta no negativo da bateria com o pino central do sensor , não acusa nenhuma medida.
ENFIM: O módulo só funciona chaveando o circuito da bobina se eu chavear o terminal Hall imput do módulo, com positivo. AÍ DÁ A CENTELHA. Girando o distribuidor não acontece a centelha.
O que pode estar acontecendo? Seria um defeito interno do módulo? que em vez de aceitar o sinal negativo, só aceita o positivo? Voce poderia me dar uma resposta quando tiver um tempinho? Grato e fico no aguardo.
pode ser defeito do módulo. apesar de ter feito o teste pode repetir de outra maneira, faça o teste desconectando o sensor hall o fio de sinal que vem do módulo deverá ter 8 a 10 Volts em relação ao negativo, se não tiver esta tensão está ai o problema, módulo defeituoso. Sendo este o problema pode contornar colocando um resistor de 3 a 10 K entre os pinos positivo e sinal do sensor hall que deverá funcionar.
Boa noite Aparecido. Obrigado pela pornta resposta. Não sei se entendi bem, mas se for desconectar o conector do Hall e tomar esta medida do Hall+ e do Hall-- que vem do módulo para o distribuidor, a tensão esta em 10.68 volts e na bateria 12.66..... AH, entendi agora. Devo fazer isso mas medindo a tensão no terminal Hall + e Hall Imput no ponto onde ele se conecta com o sensor Hall?
Vou fazer isso la fora agora, pois se eu entendi bem, então sua orientação faz todo sentido, porque não dá centelha pelo modo normal mas quando eu espeto a caneta de teste no fio de sinal AÍ SIM passa a centelhar. Mas como não manjo do assunto como voce, eu jamais faria uma alteração principalmente em um bem particular, a menos que eu tivesse condição de indenizá-lo, caso desse errado. Obrigado Aparecido, vou fazer esta medição e amanhã vou procurar o resistor e depois te dou um retorno. Obrigado mesmo. Abs.
Boa noite Aparecido. Fiz conforme me orientou. A tensão entre o Hall+ e o Hall-- está em 7.16 Volts. Fiz a ponte entre o Hall+ e o Hall Input, com um resistor de 4.67K, e nada mudou. coloquei outro resistor de 7.16K, e continuou a mesma coisa. Ou seja: Jumpeando (triscando com rápidos toques) o negativo com o "pino emissor" (zero) continuou a não centelhar. Mas fazendo o mesmo entre o "pino emissor" com o positivo ,(hall+) ocorre a centelha. Devolvi a peça para o vizinho e disse a ele para tentar trocá-la por outra, onde ele comprou.
Hoje eu fui ao mecanico que havia mexido no carro antes e pedi a ele o módulo anterior. Levei para casa e testei tudo. e fiz conforme voce mandou fazer no outro medindo a tensão entre o Hall+ e o hall input. Neste outro modulo a tensão foi zero. Ou seja: estava pior.
Vou continuar vendo seus videos para continuar aprendendo. Obrigado pela atenção.
Fiquei fascinado com este negócio! Quem sabe num video futuro voce não explique como é o funcionamento interno destas "pinagens" dos módulos!? Abs.
Professor resumindo vc inverteu de NA para NF?
Agora sim...dá para saber se o sensor hall trabalha com 5 ou 12 volts... abraço..
Sensacional tua explicação, parabéns!! ;)
Obrigado 😃
Parabéns pela explicação completa porém simples.
Será que posso usar uma chave no sensor hall como um anti furto? Motor AP carburado.
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.
pode, fica a seu gosto.
Muito bem explicado pronto.
Excelente vídeo, muito instrutivo!
Ótimo vídeo! Esse sensor hall é do AP mi ou monoponto?
Excelente, serve para distribuir do AP mi ? Obrigado por compartilhar seu conhecimento
para qualquer distribuidor hall, de qualquer marca ou sensor hall de rotação, fase, do abs, etc. é tudo igual só muda a "roupa"
@@AparecidoOliveira obrigado meu amigo
Parabéns, gostei da sua explicação
show de boa a explicação
Top, falta isso no nosso pais, todos querem o mastigado, uma pena.
Já estou fazendo esse teste. Valeu! fui...
Suas aulas são ótimas, mas gostaria de saber se posso alimentar o distribuidor com a saída da chave,?
Não recomendo
Bom esclareceu minha dúvida não sabia que dava pra testar o sensor hall fora do veiculo
Genial mesmo eu prefiro aprender a parte mais técnica e sem pressa 😊
Sucesso!
Parabéns, gosto muito parte técnica
Parabéns Aparecido tenho um bom conhecimento de elétrica mas aínda gostaria de ser um técnico como vc. 👍
Ailton, a experiência e o estudo é o caminho, mas modestamente me falta muito. nunca alcançará aprender tudo, mas com certeza poderá conhecer um pouco mais que outros. Com dedicação poderá superar seu mestre, a exemplo de muitos que já foram meus alunos. boa sorte.
Bem explicado gostei muito blz deu p entender bem
Fico feliz
Muito boa a explicação !!!!! parabens !!!
Ótimo vídeo! Parabéns amigo!
Ótima explicação. Parabéns !!!👏👏
Boa noite. Tenho um distribuidor hall do fusca itamar e vou montar com uma unidade de comando tipo modulo de ignissão assistida pra platinado pois já tenho esse modulo.
Acho q vou ter q inverter o sinal do hall pra dar certo com o modulo pra platinado.
Poderia sugerir as dimensões dos componentes ?
A princípio ia usar o q vc usou no vídeo em q vc ligou um platinado no modulo 7 pinos.
É o mesmo caso só q dessa vez meu chaveamento é um hall
veja meu vídeo sobre interfaces de sinal. Acho que tem dois vídeos que trata deste assunto. Faça o teste e modifique o que for necessário para o seu projeto.
professor, este distribuidor é de que motor? quais as dimensões das janelas hall e qual a numeração da carcaça, pois parece que é igual ao meu Z416, agradeço
Boa explicação meu carro acho que está com problema neste sensor vou desmontar e fazer este teste antes de trocar para ter certeza eu volto a contar pra vocês resultado
👍
Boa noite Aparecido você é um ótimo professor, não de bola para apressadinhos!! No caso de ligar a ignição sem dar a partida e já começar a dar pulsos na bobina e logo para pode ser o hall ou o modulo de ignição? Fiz o teste em um Fusca e quando ligava a ignição já dava centelha na bobina. Botei um centelhador na bobina e dei pulsos no pino do meio do conector e centelhou normalmente. É normal centelhar logo que liga a ignição? Caso não quando que ele começa a centelhar? logo apor passar em uma janela? Outra duvida é se posso ligar em 12v de bateria? grande abraço
a centelha dá na quina da chapa para a janela. Pode ligar, é normal dar uma centelha ao ligar. Pode ligar os 12 V da bateria sem problemas., desde que não ligue errado.
Excelente explicação! Parabéns. Emissor de sinal são os sensores indutivos, não é?!.
Melhor que isso só pegando na mão, obrigado!
Me tira uma dúvida motei um motor ap no lugar de um cht a parte do sensor era 3 fio +0- só que o sensor que eu coloquei tem só dois fio. Da certo ou não
Geniales los videos se aprende bastante!!!!
Obrigado amigo agora entendi o sensor hall.
Que bom que ajudei
Bom dia se eu quiser ligar um conta giros .qual destes trez fios colocaria o fio .do sinal do conta giros
excelente explicação muito bom
Muito legal mesmo
Obrigado pela aula.
Bom dia aparecido,excelente as suas explicações, estou com um enorme problema,chegou em minha oficina um carro ap 2.0,o carro demora pra pegar ,na maioria das vezes não pega,mas quando retira o shortingplug ele pega na hora,já viu algo parecido?
não me lembro de nada assim. o segredo é testar, verifique o ponto quando não pega, veja se injeta, pressão de combustível, etc. motor está bom, Tem faísca, tem combustível, tem ar? tem que pegar
Aparecido Oliveira,Tem combustível o motor foi retificado por completo, quando está com o shortingplug está conectado ele fica afogado!! Mistério!!
Boa noite professor: será q consigo adaptar as janelas do distribuidor 1.8 no 2.0 ,pois a injeção q instalei no meu carro é do 1avb 1.8 ,e as janelas são menores de 14mm e 15mm as do 2.0 são de 19mm e 25mm pra poder fazer a leitura correta pra não fica falhando cilindro como está ???
vc pode montar a peça (rotor) não sei dizer se ficará na posição correta já que a trava do eixo só permite uma posição. Tem que comparar com um carro com distribuidor original e além disso precisa travar os avanços a vácuo e centrífugo (travar o eixo do distribuidor). Sugestão: veja a possibilidade de usar o distribuidor correto do sistema.
@@AparecidoOliveira sim professor obg pela ajuda , é que meu motor é 2.0 e é de tamanho maior que o original 1.8 corpo do distribuidor maior ,arrumei dois modelos aqui pra tst ,mas as janelas tbm não são compatíveis ! Vô estudar um jeito de transferir os componentes do 1.8 para o corpo do 2.0
Amigo Bom dia..Para cortar motor posso aterrar o sinal do sensor??obrigado
Show de esclarecimento. Obrigado
Boa tarde, Aparecido eu tenho um sistema de inguinição completo do escort 1.0 esse sistema é com sensor hall eu te pergunto eu posso instalar no escort motor cht 1.6 a álcool?
sim pode.
@@AparecidoOliveira bom dia professor muito obrigado Deus vc e todos os seus em nome de Jesus abração
desculpa mas sou leigo sempre tentando aprender um pouco mais por isso nao gostei,mas para quem entende foi uma otima aula
Muito bom! Ótima explicação
senhor Aparecido tem jeito de fazer um video testando o sensor hall do distribuidor do ap injetado mi com o multimetro na escala de diodo pra saber o valor interno em homs é porque testei do meu carro mas tenho duvida do valor se está alterado uma vez testei e estava dando 500 homs mais ou menos e aumentou o valor pra 1700 e uns quebrados obrigado
Paulo o teste correto é com o voltímetro e nem precisa funcionar o motor, basta ligar a chave e medir a tensão nas duas posições (chapa e janela) virando o motor com a mão (com cuidado para não se machucar) para mudar de lugar. Todos os sensores são iguais e a diferença para o carburado é que a tensão do sinal é de 5 Volts. Com o ohmímetro pode existir diferenças entre o que o meu vai medir e o seu se eu não usar o mesmo modelo de aparelho. Não sei se tem algum problema no carro, mas se tiver e o motor entra em funcionamento pode ter certeza que não tem nada a ver com o hall. Este sensor ou funciona ou seu carro nem pega e se for uma falha intermitente só é possível ver com o osciloscópio.
Grande professor me tire uma dúvida. Sem ser o aranha existe o distribuidor com dois e três fios. Qual a diferença ? Da pra usar qualquer um dos dois com o módulo de 7 pinos?
Vc poderia dizer que é um sensor npn tbm.
Ola tenho um ford landau 78 onde ele funciona e quando acelera mais forte q lenta... ele corta a igncao eletronica ... ja trocamos a bobina. .. ja trocamos o cabo de vela ... ja troquei a tampa do diatribuidor .. aceito sugestao ... obrigado..
a sugestão é testar o chicote. veja vidro de teste da ignição.
Boa Tarde... Gostei bastante do seu vídeo, sanou algumas dúvidas sobre o sensor do tipo hall. Preciso de sua ajuda em um problema sério que estou trabalhando; Um Gol G5 2009. O carro está dando falha no sensor de rotação no scanner; Já tinha o costume de fazer o teste do sensor fora do circuito com o osciloscópio, pois me dá uma resposta mais precisa, ao menos é o que acho! Testei o sensor e fora o sinal dele está Ok, mas no chicote do carro não tem sinal, não dá resposta. Vi no esquema elétrico q a pinagem do sensor de fase e rotação é a mesma, então decidi fazer um teste; Liguei o sensor de rotação no conector do fase e testei no pino da central com osciloscópio, onde o mesmo respondeu; Fiz o inverso e testei o de fase no conector de rotação e o mesmo não deu mais sinal, sendo que ele está funcionando em seu conector normal. Já foi conferido o chicote elétrico e não há anormalidades. Se puder responder... Eu agradeço e se houver uma outra forma de contato seria bom.
Mezelemias, conforme seu teste o defeito está no conector ou chicote e vc deve ter pulado alguma coisa ao testar o mesmo. Testou o chicote em relação a massa ? Testou contra um possível curto entre fios de sinal com positivo ou negativo? Com o osciloscópio pode testar tudo sem desconectar nada.
Deve tomar o maior cuidado para testar, pois se realmente não tem defeito no chicote ou no sensor é a mesma coisa que dizer que o módulo está com defeito. Pense nisso.
Obrigado por responder. Sou novo com o osciloscópio e não sei fazer todo tipo de teste... Seria muito interessante se você postasse vídeos com testes utilizando o osciloscópio. Esse teste sem desconectar nada, como fazer?
Com relação aos teste do chicote, já fiz todos e realmente tinha defeito no chicote, não só ele como o de fase e tive que substitui-los. O de fase ficou bom e não deu mais problemas, contudo o de rotação continua da mesma forma que falei anteriormente.
Topp aparecido estou assistindo uma série de vídeo seu relacionado a parte de ignição . Pois meu gol GTI não pega nem a pau . A bobina não dá sentelha . Estou tentando descobrir o defeito sem precisar chamar um mecânico . Na conexão que chega no sensor hall qual a voltagem que tem que chegar . Abraços .
tem vídeo específico do funcionamento da EZK e teste. O hall funciona com 5 a 18 Volts.
@@AparecidoOliveira obrigado vou procura lá nos seus vídeos . Abraços .
Genial professor
Boa día amigo . Una pregunta o que acontece sim en vez do usar 9volt o se prueba 12 volt ? Obligado amigu
sensor hall pode ser alimentado com 5 a 18 Volts.
Aparecido, você já pegou um caso em que no módulo 7 pinos como esse , ele fica mandando os 12 v para a bobina mesmo com o motor desligado? E quando dar a partida o motor não liga por falta de faíscamento ?
😐🤔
Oi boa noite tem algum feito de saber o ponto do distribuidor AP sem ter a marquinha de referência
sim tem.
@@AparecidoOliveira que bom comprarão um aqui que não tem marquinha AFF fais um video sobre isso
Muito bom, me ajudou muito
Valeu bem falado gostei