O que explica o boom da psicanálise na ditadura militar, segundo autor

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 дек 2024
  • Além de sobreviver ao regime militar, a psicanálise brasileira floresceu durante a ditadura. Esse aparente paradoxo foi um dos pontos de partida da pesquisa de doutorado de Rafael Alves Lima, professor colaborador da USP.
    O trabalho, publicado sob o título "Psicanálise na Ditadura (1964-1985) (editoraperspec...) ", compõe uma história do campo psicanalítico do país nessas três décadas, além de investigar sua configuração às vésperas do golpe de 1964.
    O pesquisador discute, por exemplo, as estratégias que um grupo de psicanalistas de São Paulo empregou para projetar uma imagem de prestígio e questiona o conformismo que dominou boa parte dos consultórios durante a ditadura, apesar de os militares não enxergarem os psicanalistas como uma ameaça.
    Neste episódio, o autor aborda a imagem pop de Freud e da psicanálise no Brasil em pleno regime militar e debate a hipótese de que o boom do campo nos anos 1970 está relacionado a mudanças mais amplas nas formas de nomear o sofrimento psíquico: em uma sociedade que se transformava muito intensamente, a psicanálise e outras terapias ofereciam uma nova gramática tanto para conceber o mundo quanto para se entender nele.

    • Produção e apresentação: Eduardo Sombini (www1.folha.uol...)
    • Edição de som: Raphael Concli
    See omnystudio.com/listener (omnystudio.com...) for privacy information.

Комментарии • 5