Quem são estes Heróis Trapaceiros? -
HTML-код
- Опубликовано: 8 ноя 2024
- Estreou agora pela britânica BBC uma minissérie que conta o nascimento, em plana 2ª Guerra Mundial, de uma tropa de elite que, sob muitos sentidos, redefiniu as regras de como se faz uma guerra - o SAS, Special Air Service. O título da minissérie? “Rogue Heroes”, algo como “Heróis Trapaceiros”.
Mas por que a minissérie que conta como foi criada essa tropa de elite, tem esse título?
Esse vídeo foi feito para te dar esta resposta.
Como e porquê foi criado o SAS, em plena 2ª Guerra Mundial, num dos momentos mais sombrios para o Reino Unido e seus Aliados, e num dos frontes mais inóspitos da guerra - o Norte da África.
Uma história incrível, muito melhor que os roteiros de muitos filmes de guerra, e que tem em seu centro um dos líderes militares mais singulares e marcantes, mas também um dos menos conhecidos, de todo o conflito mundial, o escocês Archibald David Stirling - segundo o lendário general alemão Erwin Rommell, o “Major Fantasma”.
Uma história real de guerra.
E que influenciou a criação de todas as forças especiais de comandos militares do mundo, desde então!
Com Claudio Lucchesi e Kowalsky, no Canal Revista Asas - o melhor da Aviação, e sua História e Cultura no RUclips!
Visite a nossa loja online! Não perca nenhuma edição de ASAS! Adquira avulsa ou assine a revista ASAS! Tenha todas as edições da revista de aviação COLECIONÁVEL do Brasil! E ainda os melhores livros de aviação! Assine ASAS! Tudo, para você, no conforto de sua casa, direto da nossa loja: www.edrotacult...
Para pedidos via Whatsapp: +55 11 98250-5919
Conheça as redes sociais de ASAS:
/ revistaasas
/ revistaasas
Conheça a loja da Hangar 33, a grife de aviação do Brasil! www.hangar33.c...
Show
Aguardando ansioso a história do SBS....
Claudio, uma das melhores coisas de seus documentários é seu senso de humor!
Amigos, acho bom esclarecer que os chamados Ratos do Deserto são na realidade a 7ª divisão blindada britânica, criada em Fev/1940 e que tinha por símbolo um Rato do Deserto. O motivo que muitos confundem foi que nos anos 1960 surgiu um seriado que se utilizou dessa alcunha e que nada tinha a ver c/ a realidade, inclusive por se tratar de uma unidade americana e não britânica que usava jipes.
Ótimo vídeo, como sempre. Interessante notar que muitos homens que se destacam no serviço militar, nunca mais se adaptam totalmente a vida cívil, e acabam tendo aventuras rocambolescas mesmo em tempos de paz. Uma exceção foi Otto Carius, segundo score mais alto em abates panzer, que depois da guerra viveu tranquilamente e quase anônimo, como um pacato farmacêutico numa pequena cidade alemã. Mas ele acabou se permitindo um pequeno luxo, sua farmácia se chamava Tiger...o mesmo nome do tanque que ele comandou por um bom tempo, terminou a guerra no comando de um jagdtiger, na minha modesta opinião, a mais formidável besta de batalha produzida pelos alemães, apesar de achar que o jagdpanther tem uma aparência muito mais ameaçadora e brutal, principalmente aquela versão sem os paralamas.
Claudio mais uma historia emocionante. Adorei.
Ouvi a narrativa vendo ( imaginando ) cada cena. Espetacular narrativa. Mais uma vez : parabéns Cláudio.
Obrigado pelo elogio, Oswaldo! Abraço forte, Claudio Lucchesi
Amigo Claudio, como sempre tenho primeiro agradecer pelo vídeo. A guerra no deserto norte africano tem muitas coisas interessantes p/ serem abordadas, o citado Long Range Desert Group é um bom exemplo, assim como as operações de guerra não convencional que os encurralados britânicos realizaram nesse teatro como quando fizeram um falso Porto de Alexandria p/ desviar os bombardeiros noturnos e o engenhoso sistema de potentes luzes que cegavam os pilotos e eles não conseguiam mais bombardear o Canal de Suez. Um grande abraço meu amigo.
Abraço forte, Claudio Lucchesi
Simplesmente ESPETACULARES...
Cláudio e por estas histórias que eu sou FÁCINADO pela história da II Guerra Mundial e dentro dela existem centenas de milhares de ESTÓRIAS eu sou CINÉFILO e leio, assisto e visito lugares e museus sobre o tema, eu sei mas hoje você provou que sempre haverá mais histórias sobre a II Guerra e este é mais um exemplo que eu apesar de sempre querer estar pesquisando sobre o tema fiquei surpreendido em saber da história deste comando SAS.
OBRIGADO Claudio por mais esta aula.
Eu gosto muito da revista ASAS
Excelente vídeo, explicativo e informativo !!
Interessante!
Esse canal teria que ter no mínimo 300 mil inscritos, pela qualidade dos vídeos. Parabéns..
Oi, Professor Lucas! Muito obrigado por suas palavras! Apesar de não estarmos (ainda) com esses 300 mil, temos conseguido crescer num padrão bastante bom, até porque o canal tem hoje pouco mais de dois anos! Abraço forte, Claudio Lucchesi
Foi o primeiro livro que comprei da antiga série sobre a Segunda Guerra da Renner (originalmente da editora britânica Purnell) aos 14 anos. Desde então não larguei mais a leitura sobre a história, que me levou a conhecer o mundo inteiro.
O LRDG usava caminhoes bedford de 5t e tinham orientaçao para evitarem contato com inimigos, mas tinham a missao, alem de reconhecimento e cartografia, facilitar o deslocamento e recolhimento dos SAS. Jock Lewis e Paddy Maine tbm sao lendarios na historia da unidade.
Abraço!
Bem, eu li no Livro da Série "Segunda Guerra Mundial" da Editora "Rennes", que eu aposto meu "Escalpo" todo mundo aqui conhece, que o Major Stirling COMPROU COM SEU DINHEIRO PESSOAL (Era RICO) todos os Caminhões Chevrolet da Revendedora da Marca Americana no Cairo (Os EUA ainda eram neutros), o que faria sentido se ele estava sendo "bloqueado" pela Burocracia Militar que não Simpatizava com Ele (Os Generais se referiam depreciativamente a essas "Forças Especiais" e sua ampla LIBERDADE DE OPERAÇÃO como "exércitos particulares" difíceis de "encaixar" nas Operações Militares do Exército Regular), a aparência dos Caminhões da Bedford e da Chevrolet e igual porque a Bedford é a Subsidiária da GM na Grã Bretanha, dona da Chevrolet. Outra empresa que tinha dos Dois Lados era a FORD, tinha a Ford Inglaterra e tinha a Ford Alemã, ambas produziam para atender Contratos com os Governos Nacionais e eram basicamente iguais afora a posição do Volante, cada lado usava o que capturava do outro por que a manutenção era igual. E de qualquer maneira, no "Estado de necessidade" do SAS, se eles "aliviavam" os "do seu lado", imagine aquilo que eles "deitavam mão" do Inimigo e não "davam relatório" para ter uma "reserva" de emergência (Patton deixou de relatar ao Alto Comando a captura de Depósitos de Combustível dos Alemães e alguns Oficiais mais "empreendedores" enganaram o "Depósito Central de Combustível" para, digamos assim, "desviar" uma PARTIDA de Combustível que era destinado a Outro Exército... )
Pensar faz bem!!!!
Fantástica história que esses homens fizeram na segunda guerra mundial
Parabéns pelo vídeo!!!
Quem ousa, vence!!!
Um lema incrível e totalmente atual.
Eu sempre falo que, em uma empresa, existe o que é permitido você fazer e o que não é permitido você fazer...
O seu progresso está em atuar na área entre o que é permitido, e o que não é permitido, pois ela não está demarcada!!!
Não é só pensar que faz bem.
Um pouco de loucura e insensatez, sempre fazem bem também!!!
Concordo!
Abraço forte! Claudio Lucchesi
Sempre excelentes vídeos!!
Excelente video! Deixo como sujestão, um vídeo, sobre, o lendário Douglas Bader, e sobre nosso nobre Rui Morreira Lima, dentre outros grandes ases, e pilotos desbravadores.
Oi, Maxsuel! Boas dicas - e fique de olho! Muito em breve, ao menos em parte, você vai ser atendido! Abraço forte, Claudio Lucchesi
Muito legal e informativo.
Maravilhosa
ótimo video ! obrigado !
Valeu!
Oi, Bruno! Muito obrigado mesmo, em nome de toda a equipe. Abraço forte, Claudio Lucchesi
Excelente história. Parabéns pelo vídeo.
Claudio, li Who Dares Wins, o livro original da história do SAS há uns 50 anos atrás, se não me engano. Não li o novo livro, mas pode apostar que a sua cobertura foi a melhor até agora!
Sobre heróis trapaceiros, que tal um vídeo sobre o Bravo Two Zero.
Ali eles perderam aí ninguém conta a história kkk
A sugestão é muito boa, Vinicius! Mas você vê, a proposta aqui do Canal é, eventualmente abordar um tema militar e/ou histórico relacionado com Aviação, mas não necessariamente de aviação - e aí tem algumas pessoas que reclamam! O que você acha?
Abraço forte, Claudio Lucchesi
@@RevistaAsas Entendo. Mas tem como relacionar a B20 com a aviação, já que a equipe estava atrás de posições de lançamento de SCUDs no deserto iraquiano, que tbm eram alvo dos F-15E e outras aeronaves da coalizão. Tem os livros Bravo Two Zero e The Real Bravo Two Zero que contexta a versão heróica. Gerou polêmica essa missão. Deixa os hatters de lado. Canal tá crescendo e sempre traz boas referências.
Espetacular!!!! Parabéns pelo vídeo!!
Muito obrigado, Heliandro! Abraço forte, Claudio Lucchesi
Terceiro Like 😁
o kovalski com uma ak
Já vou "positivando" de cara...
Normal nesse canal...
Leiam o livro 'O major fantasma', da pra comprar em sebos.
Mensionar o nome do autor facilitaria bastante a busca. Muito legal a dica. Sou um leitor inveterado. Obrigado.
O livro é de Virginia Cowles! Abraço forte, Claudio Lucchesi
Ele também criou a metralhadora que leva seu nome
Muito bom!
Mas tem um errinho no texto: "Como, porque e como..."
Obrigado! Fizemos a correção!
Abraços!
De qualquer maneira, a Ligação do SAS com a Aviação nessa História e Episódica (O desastroso Salto... ), a maior Ligação foi a de DESTRUIR A AVIAÇÃO INIMIGA NAS SUAS BASES, embora eu ache que foi VERDADEIRAMENTE EMPOLGANTE, apenas "roça" a Aviação.
Oi, Ricardo!
Entendo perfeitamente a sua posição, e se o vídeo te desagradou, eu lamento. O que rola é que, aqui no Canal (ao contrário da revista ASAS), de vez em quando fazemos uma abordagem um pouco mais ampla, de temas militares e históricos, como nesse caso.
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Essa é a origem dos grupos de comandos militares ...
Xará ! o Kowalsky ja assistiu a mini série The Liberator ? Assisti ontem e, com o perdão da palavra , p**a serie ! Gostaria que voce comentasse essa série ! (tem no netflix)
Beleza, Claudio, vou passar o recado para o Kowalsky! Abraço forte, Claudio Lucchesi
Prezado, Lucchesi, possuo toda a coleção da revista e aprecio seu conteúdo. Porém, acho que o canal não precisa deste tom sensacionalista, quase gritando, como se fosse o Datena.
Seu público é formado por gente séria, que prefere explanações calmas e precisas, tal como se vê no Lito, Fernando de Bothole ou Toledano.
Oi, Warjacare!
Obrigado por estar aqui, conosco! E é muito legal ter um fã da ASAS.
Olha, entendo sua colocação, embora comparar com o Datena foi pesado, hein!? Magoou. kkkkkkkk
É o seguinte - eu não sou um cara de TV, e o que aparece no vídeo não é nenhuma "persona" que eu criei, ou que se criou pra mim. O cara no vídeo sou eu. E eu não sei ser diferente. E, sinceramente, não quero ser um "personagem" - pra isso, prefiro sair fora.
E o retorno que temos tido tem sido, no geral, extremamente positivo. Mas é claro, isso não é unanimidade - nem eu quero! E você tem todo o direito de não curtir o meu estilo (o que eu realmente lamento, sendo você um fã da revista!). Gostaria mesmo que você estivesse gostando em 100% do canal.
Até por isso, me achei obrigado a te dar uma resposta completa e sincera. Espero que, apesar do meu jeito te causar um incômodo, você continue a assistir os vídeos!
Um forte abraço! Claudio Lucchesi.
Quanto tempo einh. Lembro da sua primeira edição que comprei na banca e acompanhei por muitos anos.. Uma capa do Senta Pua.. Ousadia na época escrever sobre aeronáutica e vender nas bancas.. Tinha a Tecnologia e Defesa e a Segurança e Defesa. Heróis do jornalismo especializado militar do Brasil.. E de uma forma ou outra estão todos ainda atuando. Acabei de pesquisar..