Roda Viva | Paulo Tafner | 22/04/2019
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- O Roda Viva entrevista o professor Paulo Tafner, um dos maiores especialistas em Previdência no País. Ele irá responder perguntas relacionadas à Reforma, como os prós e contras da proposta, a idade mínima ideal para homens e mulheres e como as mudanças podem contribuir para melhorar o cenário econômico e auxiliar no combate ao desemprego.
Compõem a bancada de entrevistadores André Lahoz Mendonça de Barros, diretor editorial da revista Exame; Alvaro Gribel, repórter de economia do jornal O Globo; Raquel Landim, repórter especial do jornal Folha de S.Paulo; Denise Campos de Toledo, comentarista de economia da TV Gazeta e da rádio Jovem Pan; José Roberto Ferreira Savoia, professor de Finanças da FEA-USP. Com apresentação de Ricardo Lessa e desenhos do cartunista Paulo Caruso.
Siga o Roda Viva:
Facebook: / rodaviva
Twitter: / rodaviva
Site: tvcultura.com.b...
Siga a TV Cultura:
Facebook: / tvcultura
Twitter: / tvcultura
Instagram: / tvcultura
G+: plus.google.co...
O cara é muito técnico. Impressionante como desmonta argumentos ideológicos ou corporativistas com fatos e dados de forma neutra e imparcial, olhando para o todo.
Ótimo serviço que o Roda Viva prestou. Todos deveriam ver esse vídeo.
Melhor canal de entrevista do Brasil! Parabéns por transmitir a comunicação Tbm em libras ! Um orgulho!
Boa entrevista. O professor soube bem responder as perguntas de forma polida e didática
As perguntas não foram apenas pró-reforma, o que me surpreendeu positivamente
Entrevista muito boa... Ajuda a esclarecer mais a necessidade da reforma.
Boa entrevista, o problema estava na insistência do apresentador em ser contra a reforma e a jornalista da folha com argumentos ruins. Mais o entrevistador foi calmo e didático.
entrevistador ou entrevistado?
Parabéns pelo programa! Um dos melhores que já vi.
Que despreparo essa jornalista da Folha, gente, o que está acontecendo com esta imprensa que coloca só pessoas desqualificadas e de visão míope sobre os temas mais importantes do Br? essa jornalista é um panfleto dos partidos políticos da esquerda, repte as mesmas besteiras. Torço para o entrevistado ter conseguido por juizo na cabeça destes resporteres meia colher da folha.
Parabéns pelo nível da discussão! Um padrão intelectual altíssimo dos repórteres e do Paulo Tafner. Novamente, parabéns.
PAULO TAFNER É MUITO BOM!!!!!!!
Essa reforma se não for distorcida pelos corruptos e se ativar a capitalização vai ser uma bênção para o país.
Completamente equivocado! A política monetária do Banco Central é o que precisa ser primeiramente reformada. Capitalizar, como propõe o Guedes, é entregar a vida de todos aos bancos.
@@jmclecao você está equivocado, dinheiro na mão do governo é dinheiro sem controle, tanto é que o dinheiro que deveria estar nas contas da previdência não está lá, foi utilizado em outras áreas, haja visto que quem recebe aposentadoria hoje, não recebe do que contribuiu no passado, e sim do trabalhador que contribui hoje em dia, bem como quando falta dinheiro, o governo retira recursos de outras fontes para estancar a sangria da previdência...
@@Rodrigodsrr ora. Assumindo o seu argumento como válido, o que precisaria ser feito é corrigir o controle do governo. Se os governos estão retirando recursos da previdência, o que não é verdade, estariam cometendo crime. A DRU é recai sobre as receitas da seguridade social. Você mistura as coisas. Há que se separar o que é benefício previdenciário de assistência social. A proposta nefasta do Guedes não trata isso. Regime previdenciário de repartição é assim mesmo: quem recebe agora, recebe do que é pago por quem agora trabalha. Ao menos isso você acertou. Não quero polemizar. Procure Auditoria cidadã da dívida e Maria Lúcia Fattorelli. Essa mulher sabe tudo sobre o porquê da proposta do Guedes/Bolsonaro.
Muito boa essa entrevista, quando o programa ta ruim eu falo, mais quando ta bom eu falo tbm, não que isso fará alguma diferença!!! kkkkkkkk
As intervenções da Raquel Landim foram muito inoportunas. Não se preparou para a entrevista e não estudou devidamente o tema.
Fez questões que não passaram da superficialidade. A Folha não pode ser representada dessa forma.
pode por que gosta de passar mico!
Paulo, que paciência louvável. Muito atencioso e didático, parabéns!
Muito bom. Agora falta acabar com os privilégios fiscais do baronato e tirar um pouco da carga tributária do trabalhador
tantos apresentadores de primeira como Heródoto Barbeiro, Matinas Suzuki, Augusto Nunes e agora esse Lesado no comando !
Ótima entrevista, apenas um senão, Folha passou da hora de vcs contratarem bons profissionais.
Excelente entrevista.
Gostei bastante da participação da Denise da TV Gazeta.
Achei bastante deselegante por parte do entrevistado que ficava tossindo e escarrando a todo momento.
O governo não pode mexer com os militares, sua lealdade é importante para conter o povo. Eles os militares deveriam se sacrificar mais pelo povo, este que será o mais debilitado na previdência.
Ricardo Lessa e Raquel Landim, "jornalistas de wikipedia", foram uma nulidade total nesse programa. Pelo menos tivemos, como contraponto, Denise Campos de Toledo e o professor José Roberto Savoia. Agora, de modo geral, está cada vez mais difícil assistir ao RV.
Em resumo: um homem muito inteligente diante a muitos bobos...
Boa tarde. A Entrevista realizada com o Ministro Tarcísio de Freitas, irá ser publicada quando? Obrigada pela atenção.
A idade mínima na França depende do tipo de ocupação.
Trabalhadores ferroviários aposentam -se mais cedo
O que entendi até agora sobre o plano de capitalização NOCIONAL proposto pelo governo.
BANCO PRIVADO NENHUM ENTRA NO PROCESSO.
O plano de capitalização NOCIONAL da proposta de reforma da previdência : ele não é propriamente de capitalização, digamos que tenha 3 personagens: um trabalhador (ativo), um aposentado( inativo) e um contador (governo). O DINHEIRO que o trabalhador recolhe para a previdência (hoje é o INSS segurado, de 8% a 11% do salário), no plano de capitalização NOCIONAL, vai para pagar aposentadoria do inativo, assim como é hj, ou seja: DIRETO, NÃO PASSA POR BANCO PRIVADO NENHUM, porém a única diferença é que este valor é REGISTRADO pelo contador (governo), de modo que, ao final da vida de trabalho Seja possível saber qual o valor que o trabalhador contribuiu ao longo da vida, para daí fazer uma correção COMO SE DE CAPITALIZAÇÃO FOSSE (baseado na produção do país ao longo desse tempo), e com base nesse valor saber qual será o valor da sua aposentaria, garantido aí o salário mínimo. ESSA É A PROPOSTA DO GOVERNO BOLSONARO (PEC 06/2019) que pouco se fala na mídia, nem o próprio governo se presta em divulgar. Isso refuta a tese de que vai entregar a aposentadoria para os bancos: NÃO, conforme explicado acima, NENHUM banco entra nesse processo, a pecunia vai direto para o inativo, o que fica é somente a contabilização desse dinheiro que será corrigido ao final. Assista a explicação de Paulo Tafner no roda viva, link nos comentários.
BPC é assistência social. Não e?
Sim
Deveria mudar os jornalistas
tao preocupado com os jornalistas o tema e a previdencia
sim o governo deve ajudar os necessitados mas acho impossível uma pessoa saudável com 60 anos nunca ter trabalhado ou poder ter contribuído acho que so os indios
O correto era o governo divulgar o balanço de quanto ele gostou no último ano em planilha de Excel...
Quanto ele gastou e quantas pessoas receberam 1 salário mínimo?
Quantas... 2 salários... a acima de 6000! Quanto isso representa?
A reforma deve ser igualitária!
BOLSONARO AGITA!
Como fazer uma reforma igualitária se o Congresso é dividido entre grupos; os que defendem seus privilégios, os que defendem os grupos econômicos, os que são coagidos pelo judiciário e os que se intitulam defensores dos trabalhadores?
Não houve decreto #RodaViva
Entrevista muito importante sobre as propostas da PEC 6/19 que esta no Congresso. Aguardo mais entrevistas com este tema.
E espero que logo tenha fim este sigilo absurdo imposto pelo Ministério da Economia sobre os dados que embasaram a proposta da previdência.
Obs.: Primeiro bloco foi difícil de assistir com o Paulo Tafner engasgando a todo instante, ainda bem que melhorou.
O fato é que se vc não está conseguindo chegar no final do mes e pagar suas contas... nao sabendo realmente para aonde vai o dinheiro fica difícil! Precisamos saber com precisão para onde ele está indo... Será que o governo sabe? Se sim, pq não divulga?
Quase certeza q nao...
por isso lute pra ter capitalização, ai vc vai saber.....vc contribui e vai pro seu CPF pra vc se aposentar....
Ele tentou explicar tudo mas alguns obtusos não entendem!
Vai tirar PIS de quem ganha um ou dois salários mínimos, pra aumentar salário de militar que acha pouco ganhar 18 mil ? Parece até que militares estão acorrentados em seus postos! Eles estão proibidos de ser civis ou de ir pra iniciativa privada??? Tenho certeza que se fizerem um concurso oferecendo salário de 18 mil aparecerão milhares de interessados!!!
O Dieese fez um estudo que estima uma perda proporcional entre o atual sistema do BPC e do alterado em 26 a 28% , isso em médio prazo, a longo prazo é obvio que os reajustes não sendo vinculados a inflação não vão garantir a manutenção do valor recebido, além disso temos que nos atentar que o sistema previdenciário está vinculado a seguridade social, com a capitalização o estado vai lavar suas mãos e não ter responsabilidade social com a previdência, as relações de trabalho estarão cheio de brechas, os empresários tbm poderão ficar isentos da sua parcela arrecadatória, isso sem contar que o preço dessa conta toda será maior para quem mais necessita de auxilio, enquanto haverá manutenção dos privilégios do alto escalão.
O que é importante e não vi ninguém comentando sobre, são os REFIS e Isenções que são dadas as empresas, que é algo que contribui pro deficit e não vejo muita gente falando. O ideal não seria primeiro ser mais rigoroso com os REFIS e acabar com a Isenções pra depois colocar nas costas do trabalhador? Fica fácil fingir que essas manobras não existem para favorecer empresas e colocar no trabalhador a responsabilidade de ter que cobrir o deficit sozinho, sem que os REFIS e Isenções diminuam e até acabem.
Não na atual situação econômica do país pois pressionaria ainda mais essas empresas elevando a taxa de desemprego ou diminuindo a taxa de criação de novas vagas piorando a situação tanto geral do país quanto da entrada de capital da previdência de hoje.
@@diariodeumhomemsuperfluo541 mas isso deve ser abordado e discutido também, tem empresa que paga em dia suas obrigações com a Previdência enquanto outras não pagam, parcelam a dívida a perder de vista ou recebem isenções. Isso é até um incentivo para as empresas não pagarem o que devem e isso contribui para o rombo, não se pode ter esse pensamento, porque se o trabalhador tem que ser "patriota" e se sacrificar o empresario e as empresas também.
"Um exemplo ilustra o efeito dessas novas regras para o cálculo do valor da aposentadoria. Um trabalhador cujo salário era equivalente a cinco salários mínimos em julho de 1994 e que foi reajustado pela inflação mais 1% de aumento real ao ano, sempre no mês de julho, chegou a janeiro de 2019 recebendo R$ 2.304,90. Se, nesse momento, tivesse completado 35 anos de contribuição e 65 anos de idade, poderia se aposentar recebendo proventos de R$ 2.180,72, o que corresponde a 100% da média dos 80% maiores salários de contribuição. Se a PEC 06/2019 estivesse em vigor, entretanto, a média dos salários de contribuição seria menor, de R$ 2.133,88, pois o cálculo consideraria os 20% menores salários. Além disso, seu provento de aposentadoria iria ser de R$ 1.920,49, correspondendo a 90% da média rebaixada. Ou seja, neste caso, o benefício seria 12% menor do que sob as regras atualmente em vigor." fonte: DIEESE
Jornalista da foice sempre vem com coitadismo... Dá asco!
Um tema bastante relevante mas as perguntas feitas ao entrevistado muito bobas, já debatidas...
Lobi fazem os parlamentares, não da pra ouvir a bancada só da contra
"À exceção dos militares, as medidas atingem todos os brasileiros que dependem de renda do trabalho ou de benefícios previdenciários e assistenciais para viver, incluindo atuais aposentados e pensionistas, e futuros trabalhadores. Com os novos parâmetros, esses passarão a se aposentar mais tarde, contribuir por mais tempo; pagar mais; receber benefícios menores e sem garantia de correção automática pela inflação anual. " fonte: Dieese
Chamem o Mauro Benevides!!
Essa mulher da falha só pega corte!!
Que mulher Lula!!
Essa Raquel tem o raciocinio muito lento kkkkk
Podem tirar o Paulo Caruso porque ninguém liga. kkk
Comparar o Nordeste do Brasil com as demais regiões é desconhecer o sertão cearense e outros mais...
Mas as coisa aí no Ceará estão boas, então a expectativa e sobrevida tende ser maiores, afinal aí é pedacinho da Suíça no Brasil..
- Ciro Gomes...
esse senhor deveria falar do plano de cargos e salarios dos militares que é onde vem o grande rombo junto com os servidores do judiciario , mas ai né , abafa o caso .
Ok, se é pra atacar os privilégios, porque colocam o povão junto nela? Eu seria totalmente a favor da reforma se ela não afetasse a servente de limpeza, o carregador de caminhão, o ajudante de obras, enfim, os pobres trabalhadores que por terem uma vida de trabalho estafante e danoso à própria saúde, morrem muito mais cedo. Se o objetivo da reforma é atacar os privilégios, PORQUE DIABOS ELA ATACA ESSES POBRES TRABALHADORES TBM? Me poupem, esse papinho de que é um ataque aos privilégios é só uma estratégia pra convencer o povo mais pobre a pagar a conta dos problemas criados pelos políticos ricos. Eles causaram o problema, que cortem benefícios de sua previdência de 5 mil reais, seus salários de 39 mil reais, seus auxílios moradia, educação, verbas indenizatórias, etc... Há muitos privilégios a serem cortados antes de ter que tirar do povo mais humilde!!!!
Quem quer saber dos desenhos? Eu nem ligo. kkkkkk
Só um exemplo o sertão cearense é muito triste! Cadê a chuva?
Essa Raquel, tava na cara que ela é contra as Forças Armadas... acho que ela levou uma gaia de algum Policial
Ela questionou somente sobre "igualdade".
@@camillahonorato8088 não, ela tava com raivinha pq é pros Militares... Paulo, explicou e ela não entendeu e ficou batendo na mesma tecla
Questionar é diferente de bater na mesma tecla senhor conservador.@@osabetudo9051
@@camillahonorato8088 Eu sei!
@@camillahonorato8088 acompanha lá o Canal!
Ricardo ‘Boulus’ Lessa o âncora ‘wikipedia’!
A reforma proposta não toca nos militares (que respondem pelo maior passivo em termos de contribuições x benefícios, cujo sistema sustenta até a terceira geração das famílias deles etc), enquanto endurece as regras para os mais pobres e assalariados. Aí me vem esse careca falar em justiça e igualdade ao defender a reforma.
Esse foi um dos piores roda viva que eu já vi! Não esclarece nada, os convidados não levantam os principais pontos que a PEC 06/19 registra claramente. Não precisa ser especialista pra saber o que está escrito lá. Triste!!!
Este entrevistado não fala sobre o ponto mais importante da reforma que: a maior parte da população esta desempregada e mais ainda os empregados não tem carteira assinada, ou seja, não contribui para a previdência e vão trabalhar e não ter cobertura do governo, que é a função dele. Péssima entrevista.
Sem reforma= sem investimento= menos trabalho= menos contrubuição
Tem toda razão.....
O cara parece que está morrendo, tossindo toda hora.
se essa pessoa e a especialista estamos fudidos
Esse apresentador eh MUITO RUIM!
1 04 24
🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔😒😒😒😒 ????
Sabe quem faltou na mesa pra fazer perguntas? O trabalhador comum, muitos especialistas na teoria, poucos representantes d classe trabalhadora comum que e o que tem conhecimento REAL da situacao.
Sim e são esses mesmos "representantes da classe trabalhadora" que são contra a reforma da previdência e todos os dias mentem para o próprio trabalhador sobre a reforma. Não sei se você sabe, mas os trabalhadores mais pobres já se aposentando com 65 anos os homens e as mulheres com 62, é isso mesmo essas pessoas já se aposentam com a idade proposta pela nova previdência... É isso que esses "representantes da classe trabalhadora" não falam. Ou seja, pros trabalhadores mais pobres a reforma não vai mudar nada pra eles. Mas vai igualar a idade pra elite do funcionalismo público.
Renata Bogo Que sorte né! Mesmo porque, os trabalhadores comuns, não se esqueça do comum na faixa etária dos 40 e 50 anos quando desempregados é difícil achar recolocação nessa idade. Mas a despeito disso, se essa reforma fosse tão boa, não excluiria os políticos e militares, essa parte ninguém também conta
@@leiladepaulaborgeson9566 não ela não excluiu os militares. e como os políticos vão entrar numa reforma da previdência??? eles não são trabalhadores comuns, já eles são eleitos e se amanhã ou depois eles não quiserem mais se reeleger a reforma simplesmente não valeria pra eles e os deputados que foram eleitos esse ano vão sim receber aposentadoria apenas se contribuírem até os 65 anos...
Renata Bogo sei que político não é trabalhador comum, justamente que faltou a opinião dele ( trabalhador). Não sou contra a reforma da previdência, como outras tantas reformas em ouros campos são necessárias. O que eu quero dizer é que mesmo os militares entrando nessa reforma, o “grosso” de quem vai arcar com isso de uma forma mas direta e impactante é quem nem deu opinião ou foi ouvido.
***ASNO ALADO***
POIS É, TALVEZ AINDA NÃO SAIBA, MAS, O PARLAPATÃO INDIVÍDUO AO MICROFONE, SERIA UM DOS PRIMEIROS HÍBRIDOS DE JEGUE (EQUUS ASINUS), COM A ÉGUA, OU CAVALO FÊMEA (EQUUS CABALLUS), A SER BENEFICIADO PELO INCENTIVO À MEDICINA ANIMAL
***ASNO ALADO***
POIS É, TALVEZ AINDA NÃO SAIBA, MAS, O PARLAPATÃO INDIVÍDUO AO MICROFONE, SERIA UM DOS PRIMEIROS HÍBRIDOS DE JEGUE (EQUUS ASINUS), COM A ÉGUA, OU CAVALO FÊMEA (EQUUS CABALLUS), A SER BENEFICIADO PELO INCENTIVO À MEDICINA ANIMAL
Quando as pessoas acham esse cara bom, putz. Esse cara é uma farsa!
Tafner é especialista LIBERAL sobre previdência. Então ele tem os vícios mentais e intectuais tópicos de quem professa o credo nesta ideologia.
Na Franca renda altissima?
No Chile renda altissima?
Diz o valor....kkk
***ASNO ALADO***
POIS É, TALVEZ AINDA NÃO SAIBA, MAS, O PARLAPATÃO INDIVÍDUO AO MICROFONE, SERIA UM DOS PRIMEIROS HÍBRIDOS DE JEGUE (EQUUS ASINUS), COM A ÉGUA, OU CAVALO FÊMEA (EQUUS CABALLUS), A SER BENEFICIADO PELO INCENTIVO À MEDICINA ANIMAL
***ASNO ALADO***
POIS É, TALVEZ AINDA NÃO SAIBA, MAS, O PARLAPATÃO INDIVÍDUO AO MICROFONE, SERIA UM DOS PRIMEIROS HÍBRIDOS DE JEGUE (EQUUS ASINUS), COM A ÉGUA, OU CAVALO FÊMEA (EQUUS CABALLUS), A SER BENEFICIADO PELO INCENTIVO À MEDICINA ANIMAL