@Francisco Gomes E vc queria o que? Que ele e o Fernando Henrique baixassem uma ditadura para obrigar o congresso a cortar gastos? Vamos lembrar aqui que a idade mínima da reforma da previdência de 1997 não passou por um voto (de um senador do PSDB!!!). Mais de 90% das despesas do governo são obrigatórias e, portanto, só podem ser cortadas se aprovada uma emenda que tirem elas desse status. Cadê o apoio do congresso para isso? Cadê o apoio da população? Não faz duas semanas que saiu uma pesquisa mostrando que a população quer MAIS GASTO PÚBLICO! Definitivamente, o Brasil não é para amadores!
@Francisco Gomes Vou considerar a sua afirmação de "300 agencias reguladoras" como uma hipérbole. Só assim para ela ter algum sentido. A discussão quanto ao tamanho do Estado, isso depende do parâmetro a se considerar. Se for considerado como critério os gastos, então de fato o Estado continuou a crescer no período do Fernando Henrique. Tal realidade é motivada pela constituição de 88, mais especificamente pelas já aqui citadas despesas obrigatórias, que crescem vegetativamente (de novo, para mexer nisso, precisa-se do congresso e acima de tudo de apoio popular). Já se for considerado a sua presença conforme empresas estatais, apesar de ele ter criado muitas, no balanço, mais privatizou do que criou e, portanto, houve uma diminuição do Estado nesse sentido. Foram mais de 100 empresas privatizadas em setores como o bancário, telefônico, energético, de aviação, de mineração etc. Sendo a criação de agências reguladoras a contrapartida desse processo, que nada mais representou que uma mudança de funções do Estado brasileiro: deixando de ser empresário para ser normatizador e regulador. Sobre sua fala "... entregue ao PT para que a dívida...", eu lhe pergunto: as funções normatizadora e reguladora não devem ser exercidas pelo Estado? Se a resposta for não, então a conversa não têm sentido, pois muito provavelmente estou debatendo com um ancap. Se sim, então de novo: "o Brasil não é para amadores". É assim que a democracia funciona. Partidos vão e deixam o poder, porém fica a estrutura do Estado. No fim, do ponto de vista de um liberal, Fernando Henrique deixou para seu sucessor um Estado com menos capacidade de intervir na economia do que tinha na época de seu antecessor.
Me lembro dessa época e é triste constatar que os mesmos personagens, partidos e ou descendentes lutam pra manter o Brasil atrasado e na escuridão... o Brasil vencerá essa luta. Parabéns Gustavo!
@@marcusmartins8442 esses socialistas são todos iguais mano, o cara se acha inteligente mais fala um monte de bosta sem sentido e acha que ta sendo coerente
Que algum dia deem o devido reconhecimento nos livros de história a esses colossos da ciência econômica brasileira que são o Gustavo Franco e o Henrique Meirelles. Verdadeiros heróis da estabilidade monetária e do avanço socioeconômico no Brasil.
Gustavo Franco, continua o cara,nunca esqueci o plano Real, antes pessoas comuns algumas pessoas da mesma família, para adquirir um geladeira, inflação acelerada, o milagre aconteceu ,dá para acreditar..?
Eu tenho 21 anos e nao quero pagar a previdencia sem ter a garantia de que o governo vai poder me pagar quando for a minha vez, esse modelo de previdencia ja esta falido! Reforma ja!
Esqueça previdência pública, tenha absoluta disciplinas financeira e aprenda uma profissão amplamente demandada, desregulamentada e exportável, trabalhe os primeiros 5 anos para aprender e depois monte uma estrutura financeira individual longe das garras do estado para formar a sua própria aposentadoria.
Frustrante.Gustavo falava das reformas já no primeiro ano de governo FHC. Sempre deixou claro que o p. Real precisava deste lastro. "2019" ainda não tem reformas. Já era, já deu. 30 anos de atraso.
Para aumentar o investimento público e se atingir os índices satisfatórios para o crescimento é só rever o perfil da dívida pública que de paga aos bancos que ficam com o filé que o país produz.
Acorda, Amoedo não passa de um mandarete do globalista George Soros, maior financiador da esquerda e de quase tudo que não presta nesse mundo. Amoedo é o representante desse demônio no Brasil.
Tipos de pensamento econômico no século XXI: 1- libertários, austríacos (20% governo 80% mercado) 2- liberal, keynes (50% governo 50% mercado) 3- esquerda, Marx (80% governo 20% mercado)
@Francisco Gomes fala besteira Ele sozinho não faria isso. Qualquer economista sabe que não se deve fazer dívida. Mas nossos governantes brasileiros adoram empurrar com a barriga e depois aumenta imposto
@Francisco Gomes inclusive outro idiota anunciou que deixou orgulhosamente 400 bi de dólares de reserva mas esqueceu de falar da dívida pública de 4 tri E ainda apoiam esse lixo que está preso
@Francisco Gomes eu sou aquele que recebe desses brasileiros que acham que cheque especial na conta e' renda Obrigado Itaú pelos 80mil anuais de proventos
Vim parar neste vídeo depois de ler o livro "3000 dias no bunker" do Guilherme Fiuza, onde o Fiuza conta como foi a implantação do Real e os embates que esse Gustavo teve de enfrentar dentro do centro do poder.
A mudança de eixo de investimento público para o investimento privado se de pele imposição de lei !!! A lei do teto de gastos !!! Isso é plausível para algum economista ?? Agora é por força de lei ...
A violncia urbana também interfere na economia, nos investimentos. É preciso controlar os crimes violentos uegentemente, pq os microempresários nao aguentam mais. Os crimes violentos prejudicam o empreendedorismo.
O cara esqueceu que a produtividade vem da ciência e tecnologia. Não dá competição. Acha que um microchip da da gaveta de alguém que um dia resolveu "empreender". Eu acho isso muito superficial.
Ele pode não ter citado aí, mas seguramente acredita em tal coisa. A possibilidade de externalidades positivas geradas por investimento em ciência e tecnologia é um consenso no meio ortodoxo. Você que parece ter esquecido (ou vai ver não sabe) de que um dos principais incentivos à inovação e, portanto, à produtividade é exatamente a competição. Lição histórica do século passado a servir de exemplo: tanto os EUA quanto a URSS faziam maciços investimentos em C&T; o primeiro tinha concorrência, o outro não. Um continua tendo ganhos de produtividade até os dias atuais, o outro estagnou a ponto de sucumbir.
A crise de individamento PÚBLICO , a venda de ativos PÚBLICO por títulos podres .... Porquê Liberal se confunde com falta de oportunidade e desemprego no Brasil ?? Porquê !!!
Muito bom né. Mas a OCDE fala de direitos humanos. Principios que devem ser seguidos caso o pais queira entrar. O que o governo Bolsonaro tem a dizer sobre direito humanos? Outra: o que acha o ilustre economista sobre o Brasil entrar na OTAN como vem tentando o governo Bolsonaro. Faz sentido, ao contrário de tentar entrar no Conselho de segurança da ONU?
Sabe quem realmente fez o plano Real dar certo? Foi a China e a Coreia do Sul, que entraram no mercado internacional como grandes exportadores de manufaturados a preços muito baixos e tiraram o poder dos produtores brasileiros e dos exportadores europeus e norte americanos de colocar produtos aqui a preços altissimos. O consumidor pagava altos preços por produtos nacionais de baixa qualidade ou comprava produtos americanos e europeus a preços mais altos ainda. Não tinha plano que desse certo. F. Color sem querer abriu a caixa quando autorizou a importação de carros de baixa qualidade mas a preços baixos da Russia; daí veio em seguida a solução: comprar de qualquer um capitalista ou comunista, desde que a preço baixo, menor que o nacional. Aí sim o consumidor teve opção e os preços vindos da China eram baixos e estaveis. Pronto estabilizou os preços internos, apesar de provocar brutal desemprego e falência geral na industria sanguessuga brasileira que alinhava seus preços com os europeus e americanos. Sorte do plano Real e seus idealizadores.
Gustavo Franco é o cara !
@Francisco Gomes E vc queria o que? Que ele e o Fernando Henrique baixassem uma ditadura para obrigar o congresso a cortar gastos? Vamos lembrar aqui que a idade mínima da reforma da previdência de 1997 não passou por um voto (de um senador do PSDB!!!). Mais de 90% das despesas do governo são obrigatórias e, portanto, só podem ser cortadas se aprovada uma emenda que tirem elas desse status. Cadê o apoio do congresso para isso? Cadê o apoio da população? Não faz duas semanas que saiu uma pesquisa mostrando que a população quer MAIS GASTO PÚBLICO! Definitivamente, o Brasil não é para amadores!
@Francisco Gomes Vou considerar a sua afirmação de "300 agencias reguladoras" como uma hipérbole. Só assim para ela ter algum sentido.
A discussão quanto ao tamanho do Estado, isso depende do parâmetro a se considerar. Se for considerado como critério os gastos, então de fato o Estado continuou a crescer no período do Fernando Henrique. Tal realidade é motivada pela constituição de 88, mais especificamente pelas já aqui citadas despesas obrigatórias, que crescem vegetativamente (de novo, para mexer nisso, precisa-se do congresso e acima de tudo de apoio popular). Já se for considerado a sua presença conforme empresas estatais, apesar de ele ter criado muitas, no balanço, mais privatizou do que criou e, portanto, houve uma diminuição do Estado nesse sentido. Foram mais de 100 empresas privatizadas em setores como o bancário, telefônico, energético, de aviação, de mineração etc. Sendo a criação de agências reguladoras a contrapartida desse processo, que nada mais representou que uma mudança de funções do Estado brasileiro: deixando de ser empresário para ser normatizador e regulador.
Sobre sua fala "... entregue ao PT para que a dívida...", eu lhe pergunto: as funções normatizadora e reguladora não devem ser exercidas pelo Estado? Se a resposta for não, então a conversa não têm sentido, pois muito provavelmente estou debatendo com um ancap. Se sim, então de novo: "o Brasil não é para amadores". É assim que a democracia funciona. Partidos vão e deixam o poder, porém fica a estrutura do Estado. No fim, do ponto de vista de um liberal, Fernando Henrique deixou para seu sucessor um Estado com menos capacidade de intervir na economia do que tinha na época de seu antecessor.
Concordo muito
Gustavo Franco certamente é um dos nossos mais inteligentes e íntegros economistas.
Gustavo é outra categoria. Um orgulho para nós, prestou e ainda presta grandes serviços ao Brasil.
@@GuilhermePereira-gf1rm os servidores públicos o adoram 🤑🤑🤑
Me lembro dessa época e é triste constatar que os mesmos personagens, partidos e ou descendentes lutam pra manter o Brasil atrasado e na escuridão... o Brasil vencerá essa luta. Parabéns Gustavo!
Esse cara e'.fera.mesmo.
Brasil se salvou graças a ele.
Deixou o país tão bem que até um cachaceiro analfabeto conseguiu administrar
@Francisco Gomes falou o cara que tá fazendo spam reclamando dele.
Deve ser outro picareta vagabundo que acredita no socialixo
Chora mais kkkkkkkk
@@marcusmartins8442 esses socialistas são todos iguais mano, o cara se acha inteligente mais fala um monte de bosta sem sentido e acha que ta sendo coerente
@@evertonvilelagomes5034 novembro faremos 30 anos da queda do muro de Berlim.
Porra. E ainda não aprenderam que essa merda não deu certo
@@marcusmartins8442 enquanto o Palocci seguiu a mesma regra do jogo a coisa foi bem. Entrou o "Manteiga" com a nova matriz.... início do fim.
Incrível, fantástico a sátira do Mestre Gustavo, marcou época, tempos complexos.. mas superou toda e qualquer expectativa.
Lucidez, brilhantismo, competência, irreverência...em um só homem. Gustavo Franco! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
tão brilhante que nunca mais voltou para ministro da fazenda kkk
@@DesvendandoaWeb12e3 Ele nunca foi ministro da fazenda, mas sim presidente do Banco Central.
Um encantador de serpentes.
Na minha opinião melhor economista que esse país tem !
Orgulho de poder ouvir o Mestre Gustavo Franco!!!!
Que algum dia deem o devido reconhecimento nos livros de história a esses colossos da ciência econômica brasileira que são o Gustavo Franco e o Henrique Meirelles. Verdadeiros heróis da estabilidade monetária e do avanço socioeconômico no Brasil.
🎉🎉🎉RELÍQUIA gigantesca meus parabéns pelo gigantesco trabalho e ENSINA-NOS a sermos mais conhecedor da verdade amém
Ninguém vai impedir o Brasil de avançar!
Gustavo Franco, continua o cara,nunca esqueci o plano Real, antes pessoas comuns algumas pessoas da mesma família, para adquirir um geladeira, inflação acelerada, o milagre aconteceu ,dá para acreditar..?
grande economista, no qual agora me tornei fã. Ideias e reflexões muito importantes e detalhista!
Melhor fala que ja vi dele de longe.
Parece ate que ele esta vivo quando fala
Gustavo Franco ,sua contribuição é bastante válida, QUEM viveu antes o plano Real, jamais vai esquecer.
Sensacional 👏👏👏👏
Babaca acima chorando kkkkkkk
E fazendo spam em todos os comentários
Melhor economista do país
Eu tenho 21 anos e nao quero pagar a previdencia sem ter a garantia de que o governo vai poder me pagar quando for a minha vez, esse modelo de previdencia ja esta falido! Reforma ja!
Esqueça previdência pública, tenha absoluta disciplinas financeira e aprenda uma profissão amplamente demandada, desregulamentada e exportável, trabalhe os primeiros 5 anos para aprender e depois monte uma estrutura financeira individual longe das garras do estado para formar a sua própria aposentadoria.
Especialmente eufórica com esta fala . Que TODOS BRASILEIROS entendam e aceitem o que é MELHOR para TODOS OS BRASILEIROS!!!!
Frustrante.Gustavo falava das reformas já no primeiro ano de governo FHC. Sempre deixou claro que o p. Real precisava deste lastro. "2019" ainda não tem reformas. Já era, já deu. 30 anos de atraso.
O Gustavo é pastor da Igreja Liberal do Reino do Dinheiro.
LIVRE MERCADO SIM!
REFORMA DA PREVIDÊNCIA JÁ!
AVANTE BRASIL!
Olha o babaca acima.chorando kkkkk
Belíssimo discurso
Para aumentar o investimento público e se atingir os índices satisfatórios para o crescimento é só rever o perfil da dívida pública que de paga aos bancos que ficam com o filé que o país produz.
Gustavo Franco e João Amoedo será a melhor dupla que o Brasil irá ver na gestão pública #Amoedo2022 #GustavoFranco2022
Acorda, Amoedo não passa de um mandarete do globalista George Soros, maior financiador da esquerda e de quase tudo que não presta nesse mundo. Amoedo é o representante desse demônio no Brasil.
@@Kaspar-cf69 Sai daí alienado.
@@MaikonMarketingDigital Amoeda é mais falso do que Uísque paraguaio!"
GENIO
Meu crush eterno
Mt bom
👏👏👏🇧🇷
4:24 - 'Achava o fhc meio de esquerda' fhc é totalmente de esquerda !
Foi uma ironia dele.
Coitado do FHC. Quando ele diz que é socialista, as pessoas não acreditam kkkkkk
👏👏👏👏👏
Dia 26 vamos às ruas em favor da Nova Previdência.
Tinha de recortar essa parte inicial até o Dirceu Jr e viralizar.
Tipos de pensamento econômico no século XXI:
1- libertários, austríacos (20% governo 80% mercado)
2- liberal, keynes (50% governo 50% mercado)
3- esquerda, Marx (80% governo 20% mercado)
Keynes não é dono de uma filosofia política, só um macroeconomista.
Isso não e' uma palestra.
E' um.espetaculo
@Francisco Gomes fala besteira
Ele sozinho não faria isso.
Qualquer economista sabe que não se deve fazer dívida. Mas nossos governantes brasileiros adoram empurrar com a barriga e depois aumenta imposto
@Francisco Gomes inclusive outro idiota anunciou que deixou orgulhosamente 400 bi de dólares de reserva mas esqueceu de falar da dívida pública de 4 tri
E ainda apoiam esse lixo que está preso
@Francisco Gomes eu sou aquele que recebe desses brasileiros que acham que cheque especial na conta e' renda
Obrigado Itaú pelos 80mil anuais de proventos
Vim parar neste vídeo depois de ler o livro "3000 dias no bunker" do Guilherme Fiuza, onde o Fiuza conta como foi a implantação do Real e os embates que esse Gustavo teve de enfrentar dentro do centro do poder.
Saudades dos antigos economistas essa geração formada nos anos 80 e 70 é mais banqueiros do que economistas.
Brasil com Bolsonaro vai superar tudo.
A mudança de eixo de investimento público para o investimento privado se de pele imposição de lei !!! A lei do teto de gastos !!! Isso é plausível para algum economista ?? Agora é por força de lei ...
A vida em idade avançada é só vaidade. Aplausos, reverência e oratória para encantar serpentes.
Vamos incluir nas pautas das ruas, as desmantelamento dos partidos.
A violncia urbana também interfere na economia, nos investimentos. É preciso controlar os crimes violentos uegentemente, pq os microempresários nao aguentam mais. Os crimes violentos prejudicam o empreendedorismo.
Para isso, o Estado precisa ter capacidade financeira para investir pesado em segurança e em outras áreas.
O cara esqueceu que a produtividade vem da ciência e tecnologia. Não dá competição. Acha que um microchip da da gaveta de alguém que um dia resolveu "empreender". Eu acho isso muito superficial.
Ele pode não ter citado aí, mas seguramente acredita em tal coisa. A possibilidade de externalidades positivas geradas por investimento em ciência e tecnologia é um consenso no meio ortodoxo. Você que parece ter esquecido (ou vai ver não sabe) de que um dos principais incentivos à inovação e, portanto, à produtividade é exatamente a competição.
Lição histórica do século passado a servir de exemplo: tanto os EUA quanto a URSS faziam maciços investimentos em C&T; o primeiro tinha concorrência, o outro não. Um continua tendo ganhos de produtividade até os dias atuais, o outro estagnou a ponto de sucumbir.
A crise de individamento PÚBLICO , a venda de ativos PÚBLICO por títulos podres .... Porquê Liberal se confunde com falta de oportunidade e desemprego no Brasil ?? Porquê !!!
Ele poderia ser candidatar. Bolsonaro e Lula não do conta mais não..
Essa discurso foi antes da caneta do Diesel, falta muito para o Paulo Guedes assumir?
lá vem outra caneta do diesel aí !! bombardearam a aramco anteontem
Gustavo Franco banqueiro do Banco Rio Bravo eu não sei para quer eleições brasileiro desde 1989 sem ter em quem voltar.
Dar empregos?????????
Ehhhhhhh Gustavo. E A REMPA VOLTOU, PT QUE PARIU.
lucidez e erudição.
E uma pena que agora em 2020 esse lampejo te esperanca tenha se perdido........................ mais uma vez.
Muito bom né. Mas a OCDE fala de direitos humanos. Principios que devem ser seguidos caso o pais queira entrar. O que o governo Bolsonaro tem a dizer sobre direito humanos? Outra: o que acha o ilustre economista sobre o Brasil entrar na OTAN como vem tentando o governo Bolsonaro. Faz sentido, ao contrário de tentar entrar no Conselho de segurança da ONU?
🙄🙄🙄🙄
Plano real do falecido Itamar Franco o qual o FHC veio intitular de seu.
Sabe quem realmente fez o plano Real dar certo? Foi a China e a Coreia do Sul, que entraram no mercado internacional como grandes exportadores de manufaturados a preços muito baixos e tiraram o poder dos produtores brasileiros e dos exportadores europeus e norte americanos de colocar produtos aqui a preços altissimos. O consumidor pagava altos preços por produtos nacionais de baixa qualidade ou comprava produtos americanos e europeus a preços mais altos ainda. Não tinha plano que desse certo. F. Color sem querer abriu a caixa quando autorizou a importação de carros de baixa qualidade mas a preços baixos da Russia; daí veio em seguida a solução: comprar de qualquer um capitalista ou comunista, desde que a preço baixo, menor que o nacional. Aí sim o consumidor teve opção e os preços vindos da China eram baixos e estaveis. Pronto estabilizou os preços internos, apesar de provocar brutal desemprego e falência geral na industria sanguessuga brasileira que alinhava seus preços com os europeus e americanos. Sorte do plano Real e seus idealizadores.
Parece um convenção neopentecostal com Edir Macedo.
Gustavo Franco quebrou o Banco Central .