Já tive problemas com pós venda na Honda e Yamaha também, tenho moto desde os 19 anos , tenho 50 anos hj, e pós venda no Brasil é um problema crônico a decadas
Mano que top! Fico muito feliz por você! Eu comecei a ter problemas com aminha também, uma barulho rangendo na roda traseira. Já me pediram 20 dias para ficar com a moto kkkk! Tem vídeo de uns indianos arrumando em 1 hora ! O pós venda é um desrespeito com o consumidor.
A minha fazia um barulho de ferro com ferro na roda traseira, somente quando estava garupado. A concessionária não achou o que era e desde que trocaram minhas rodas, parou. Não sei se era disco pegando, relação..
Meu querido, tenho moto há 32 anos e fiquei muito feliz acompanhando seus vídeos. Quanto ao seu problema, no seu lugar faria uma ação judicial de demora na execução dos serviços cumulada por danos morais. Eu sei, muitos irão dizer que ação demora demais, sim sabemos disso. Mas se todos que passarem por isso ajuizarem ações, acredito que a Royal pensará 2 vezes antes de deixar uma moto parada por mais de 30 dias em sua oficina. Desejo boa sorte com sua moto e fico feliz com seus vídeos. É muito bom acompanhar um apaixonado por motos, assim como eu! Forte abraço!
Eu quem fico feliz pelo carinho, obrigado por acompanhar! Concordo e também acho que se fosse assim os clientes seriam levados mais a sério, porém, minha vida toda fugi de dor de cabeça e envolvimento com processos/acusações e etc… acho (ainda não decidi) que vou deixar passar essa e engolir mais esse sapo. Já perdi muito cabelo com o assunto. 😅 Abraço e bons ventos!
@@ventosememorias Cara, vai por mim, aciona a justiça pois essa sua benevolência não seria da css na mesma situação. E você fazendo isso estará fazendo por todos que tem moto desta marca, pois as coisas só melhoram assim. Eu nem aceitaria a moto de volta. Tem vídeo do Celso Russomano dizendo que mais de 30 dias o cliente por pegar uma moto nova ou a devolução do dinheiro.
Já tive uma int e na época o atendimento royal era péssimo apesar da moto ser excelente, estava pensando em ter outra royal acreditando q o pós venda tinha melhorado mas pelo visto é ilusão minha, assino em baixo tudo oq vc falou de q se não tiver peça no Brasil complica muito nossa situação, vou reavaliar melhor agora minha futura compra.
Meu amigo bom dia, gostaria de deixar meu relato para você e os demais que lhe acompanham, eu sou proprietário de uma Himalayan, atualmente ela está próximo dos 60000kms, tive vários problemas com ela e o pós venda, com pouco mais de um mês tive um acidente e acionei o seguro, entre a moto chegar na concessionária e ficar pronta foram cerca de três meses de muitas reclamações, após isso o tanque veio com uma trinca vazando gasolina, próximo dos 30000km tive que trocar o painel e a moto queimou o extrator e deu baixa compressão tendo que trocar o kit cilindro, após ter trocado o painel quando fiz a revisão seguinte foi anotado no manual uma kilometragem diferente que eu não percebi e por consequência disso agora em fevereiro no final da garantia ela voltou a ter problema de oscilação com diagnóstico de comando de válvulas e que a garantia não cobriu alegando a discrepância do plano de manutenção e na próxima quinta estou indo buscar a moto para leva-la a um mecânico de confiança, realizar o reparo e vender. Minha experiência com a Royal foi péssima, pude ver que não só o motor da minha como de outras pessoas apresentaram problemas semelhante, não é um motor confiável, desejo boa sorte pra quem estiver pretendendo adquirir uma pois eu estou encerrando esse ciclo. Um abraço
Complicado. Cara, eu pesquiso muito, assisto muuitos vídeos sobre todas as motos da RE no Brasil, mas vejo de proprietários, não de gente que é paga para fazer propaganda. O que notei é que as que mais deram dor de cabeça foram as primeiras Hima e as Classic 500 (que foram descontinuadas sem resolver o problema). Das que estão aí hoje com motor 350 e 650 vejo o pessoal reclamar de problemas pontuais que tiveram por azar (que qualquer produto de qualquer marca pode proporcionar). Te entendo perfeitamente, é traumatizante. Espero que sua próxima experiência seja mais positiva que negativa.
Lamentável essa situação, sou proprietário de uma classic 350 também, graças a Deus não apresentou problema ainda! Espero que a partir de agora você consiga curtir a sua Motoca 🙏🏼🙏🏼🙏🏼 Abraços de Luciano Oliveira da cidade de Lauro de Freitas BA
Nada q um ADV resolva em menos de 1 mes com um belo processo gooordo ($) na Royal, tenho uma meteor 2024, só alegria ate agr! Espero q continue, sou de Fortaleza
Não se iludam achando que é só a RE, amigo meu comprou 1 hb20 zero bateram nele só os faróis e pára-choque foi pra consecionaria pra arrumar demorou 7 meses pra chegar as peças. Sim acionei 1 advogado.
Talvez o problema seja nosso país. Deve ter alguma lacuna na lei que permite as montadoras trazerem veículos e se absterem de terem estoque aqui. Quem paga por isso somos nós.
@@ventosememorias Vendo o vídeo hoje, pensando em comprar uma meteor. A lei tem uma brecha, diz que a empresa tem até 30 dias úteis pra reparar o defeito, apenas. Como são peças diferentes, aí já viu... E nem são problemas complexos sabe, apenas reposição de peças...
Sabem o nome do fenômeno que causa tamanho desgosto ao cliente brasileiro? O brasileirismo. Estamos nos acostumado a sermos tratados com irrelevância por uma má gestão empresarial, feita por nós brasileiros, que naturalmente, destrói a imagem de marcas, sejam marcas boas ou ruins. Posso citar Kasinski, Dafra, Sundown, Suzuki e até mesmo Honda, Yamaha e Kawasaki. É muito triste pagar pequenas fortunas em produtos por vezes frágeis, mas apenas a atenção merecida já traria satisfação ao dono do bem.
Tenho um classic também. Adoro a moto, pra proposta dele e no meu uso é exelente realmente não tenho o que reclamar. Essa sua situação é o que me preocupa também. Esse pós venda da royal que muito que melhorar
Para tentar minimizar uma futura dor de cabeça, recomendo protetor de motor e seguro na moto. Ano passado foram emplacadas 3.269 classics 350 no país. Imagina se a moto dá recall e todo mundo aguarda a mesma peça?
Dia! Tb sou de Limeira e peguei uma em março/2023. Preciso dizer que a falta de opções de concessionárias na região é algo perturbador. Pela experiência que tive até agora, vejo que a concessionária de Campinas, que logo terá filial em Pira, precisa investir mais no atendimento e organização. Show room é legal, o atendimento na venda é legal, mas aí tá vendendo, então nenhuma novidade, agora, o pós-venda realmente é um tanto complicado. Pouco rodei com a minha, documento demorou bastante e depois não tive tempo, mas agora tudo certo, quero rodar bastante. Desejo a vc que não tenha mais problemas com a sua e que seja muito feliz com ela, assim como espero ser com a minha. A moto é realmente muito bonita e prazeroza de pilotar. Sucesso!!!
Ótimo depoimento! Se o problema do miolo da chave foi causado pelo transporte feito na hora de colocar a moto no guincho e do esterço também a Porto Seguro tinha que indenizar pelo tempo que ficou sem a moto. Estou pra fechar um seguro com eles, tenho uma Meteor, e é bom saber desse tipo de conduta que esse pessoal do guincho tem. Eu moro a 290 km da concessionária e ja tive que pedir reboque pra levar pra fazer serviço também ligado a garantia. Fiquei aguardando quase 1 mês a peça chegar.
Hoje ando com um spray reparador de pneus na bolsa e uma porcentagem a mais de experiência. Se acontecer novamente, sento, espero o guincho chegar e acompanho tudo.
@@ventosememorias O problema de roda raiada é que Vacina de pneu até funciona, mas nem tanto. Eu nunca mais quero roda raiada na minha vida, não faço trilha.
Lamentável. Mas isso não é privilégio da Royal enfield. Comprei em 2017 a primeira road glide special do MT , que felicidade. Peguei na sexta a tarde e domingo primeiro passeio na estrada , a moto vibrava , cheguei na segunda feira , na ccs rota 65 , o gerente proprietário, falou. Não posso fazer nada . A roda dianteira estava empenada, provavelmente no transporte. Fiquei um período similar ao seus 79 dias , depois de muita luta a marca ofereceu uma roda em cortesia. Pós venda é complicado
@@williambom9033 P que pariu… primeiro relato que vejo aqui envolvendo Harley. Se ler os outros comentários, tem várias reclamações de Honda, Yamaha, Kawasaki…
Comecei a te seguir no insta também, me apaixonei por essa bronze que ninguém me tira da cabeça que é ela a minha futura moto, eu estava apaixonada pela Back mas essa me trouxe um novo tham, e ver que vc tb é novo na estrada me dá um ânimo, suas visões são importantes, já tinha ouvido falar da pós venda da Royal mas não me fará desistir de realizar esse sonho.
Que bacana! Na minha opinião a preta de roda raiada e a Chrome Bronze são as cores mais bonitas. Logo você estará com a sua e viverá muitas histórias com ela. Obrigado por acompanhar a saga hahahah
Todas tem pós vendas horrível, tenho uma scram, já tive problemas com a Royal enfield e falei direto com o dono e disse da próxima vez minha advogada é q vai cuidar disso. Rapidinho resolveram
Vc vacilou em deixar a moto só mas nunca iria imaginar um maluco fazer isso em qualquer veículo.. sobre o tempo para chegar um simples miolo de chave , chega a ser ridículo.
Saudações Thiago!! Realmente foi um baita perrengue, entendi que voce comentou que essa foi sua primeira moto, correto ? Nesse caso, te digo uma coisa, faltou um pouco de experiência sua também, todo motociclista novo passa por alguns perrengues, deixar a moto tombar ou quedas, é inevitável. Como primeira motocicleta eu jamais recomendaria qualquer Royal Enfiled, justamente pelo que voce comentou ao longo do video. Mas a vida é assim mesmo, vamos apredendo com o passar do tempo, garanto que na próxima vez que o pneu furar voce mesmo irá empurrar ate o borracheiro mais próximo... Bons ventos.
Perder oque? Oque não falta é provas para o cara ganhar o processo. O cara foi até calmo, se sou eu já jogo a moto onde comprei e quero ver não devolverem a minha grana.
Nao vai melhorar! No BR nao existe respeito com o consumidor! O brasileiro medio por sua vez nao busca saber dos seus direitos e aceita tudo! Isso nao é exclusividade desta marca...
Poxa, acho que vai matar a estética da moto.. Estou andando com spray reparador de pneus na mochila e agora adquiri mais experiência. Se precisar, é sentar e esperar o guincho e acompanhar tudo.
@@ventosememorias trabalhei com empresa de cromo por 20 anos Vou te dar uma dica Nao passe nada abrasivo nas partes cromadas... Bombril, esponjas, massa de polir... Tudo isso vai tirando micro camadas de cromo Lava a moto com sabao neutro de depois aplica um wd40 nas partes cromadas, eapera e passa uma micro fibra...vai ter cromo por muitos anos...
Muito bom seu relato! A Porto deveria te locar outra moto até ficar pronta a sua. Qto o pós venda da RE, é o calcanhar de Aquiles deles no Brasil! Não esperavam o número que tá vendendo, e ainda estão correndo atrás do rabo... Tenho uma C350 tb, com 17k e até agora, zero problema com ela. Mas pra fazer revisão, marcar data aqui em São Paulo, é um parto, pelo volume de agendamentos que as concessionárias têm. Parabéns pela moto e bora rodar...
Em 2023 foram emplacadas 3.200 classics e não existe UMA unidade de peça disponível no país. Imagina se dá recall? Kkkkkk Com relação a Porto, visto que a moto tinha apenas 40 dias de uso, o correto acho que seria me pagarem o valor da nota e ficarem com a moto. Aí eu comprava outra e estava na rua de novo em um mês, mesmo ainda perdendo cerca de 2k devido a primeira documentação + protetor de motor que coloquei na minha.
Passei por um problema parecido em relação à chave do contato. Minha Hunter foi furtada, arrebentaram a ignicao e tanque. Depois da negativa de várias concessionárias, um "abençoado" chaveiro resolveu o problema. Só não tem trava.
@@Isidoro415 depois do que aconteceu eu nunca mais deixei o guidão travado. Minha sorte foi ter seguro, imagina se fosse o “zézinho guincho” que tivesse feito o que fizeram com a minha moto? Não teria respaldo algum.
Boa tarde Thiago eu tb fiquei encantado com o design e ainda estou tenho 59 anos e já tive algumas motos mas o que me atrai são mesmo as clássicas, aquelas que eu via rodando nas ruas do RJ e nas revistas especializadas e meus planos sempre foi adquirir uma clássica e restaura-la só que, sai mt caro fora a dor de cabeça, e agora com a vinda desse modelo clássico para o Brasil, me acendeu a vontade de realizar meu sonho, mas já ouvi tantos testemunhos negativos que já estou prestes à desistir, liguei para uma concessionária aqui no RJ, e não gostei do atendimento recebido, deu a entender que o vendedor me desdenhou ou ele trabalha com má vontade ou simplesmente não estava num bom dia, mas as motos da marca são lindas porem não conheço a qualidade do acabamento, uma vez que as motos são fabricadas na Índia né, e vemos na internet a qualidade dos produtos indianos ! Más se eu tivesse grana pra isso, compraria uma pra botar na vitrine e não pra andar !
Eu acredito que mecanicamente falando as motos sejam muito boas. As vezes alguns acabamentos passam despercebidos por eles, mas é preciso considerar também o valor cobrado. Não existe opção clássica hoje, zero km, por esse preço. Concordo com você, temos uma cb400 em casa e é só dor de cabeça. kkkkkkkkkk Mas não desista do seu sonho não, só tenha ciência de onde está pisando quando realizá-lo.
A tendência com este REGIME do "amor" que está aí é piorar bastante com qualquer coisa que tenha que vir de fora do Brasil. Seja pela concessionária ou o proprietário fazendo uma compra internacional. Triste. Tenho mais de 20 anos de moto e torço muito pra não ter nenhum problema, que a toba pode ser grande, perrengue idem.
Estou com o mesmo problema... o que muda é a peça... já está entrando no terceiro mês, ou seja, 90 dias de espera e nada... pós venda da Royal é péssimo...
Se vc no vídeo diz que a Porto nao tem culpa e que a moto é nota 10 e que até honda e Yamaha tem falta de peças, qual a reclamação então? Vida que segue
Eu acho que isso é em geral, meu o atendimento desses caras é uma merda, na Honda eu fiquei um mês e meio esperando peça pra arrumar minha moto... sem contar que o camarada me enganou dizendo que ia chegar logo fui muitas vezes atoa lá... sei lá comigo aconteceu isso na Honda... parece que vc tá pedindo esmola sendo um direito seu... bom vídeo amigo pq eu to querendo comprar uma Hunter 350 mas isso te desanima d+ mas acho que vai da sorte de vc achar uma concessionária de responsa...
Pra ter Royal enfield, tem que ter duas motos. Uma Royal pra curtir e uma Honda pra não ficar a pé e também enquanto a Royal ficar parada esperando peças chegar lá da Lua.
Pqp, a sorte dessa marca é q as motos sao lindas... mas infelizmente de baixa qualidade e sem pós venda! Vendi minha continental por problemas e barulho na suspensão dianteira, perdi o prezer de antar naquela ratoeira... Ai peguei uma triumph t120. So alegria.
Esses problemas de pós venda além de antigo é de todas as marcas. em 2021 eu tive uma xre 300 e na revisão de 6000km eles ficaram me devendo o filtro da bomba de combustível, uma peça corriqueira e simples, mas que demorou 30 dias para chegar. Por sorte era algo que não atrapalhava e pude andar na moto normalmente até me ligarem para ir na cc colocar. Detalhe que moro na capital do RN, não é um interior para justificarem questões logísticas. Sobre seu problema, a justiça pode até demorar mas vc deixando na mão de um advogado competente vc não tem stress.
Isso commm certeza kkk minha teoria é que minhas rodas são as da classic preta que eles tem lá para teste ride. Tiraram dela e passaram pra minha e vice versa.
Eu acompanho seu canal e admiro muito seu conteúdo. Infelizmente o pós venda da Royal Brasil é um dos piores do Brasil! Todo mundo q precisou acionar a garantia foi uma novela, eu quero um dia ter a hunter mas chega a desanimar tantos problemas relacionado a garantia
Obrigado pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Realmente, é necessário saber onde está pisando antes de realizar a compra. O negócio é colocar protetor de motor e fazer seguro completo para minimizar possíveis situações ruins.
Estou quase adquirindo uma hunter 350. Foda e o pós vendas deles. Não vi nenhum até hoje falando bem. Mas é a moto dos meus sonhos. Já posso comprar uma mas é essa que quero.
Não tem o que reclamar do seguro? Fala sério, só quebraram a moto! absurdo defender o seguro. Podia ser a moto que fosse importada que iria te dar amolaçao, se fosse uma harley de 150.000 daria na mesma, teriam quebrado algo que não é corriqueiro, não deve ter estoque em marca nenhuma importada miolo e chave codificada, se bobear nem nas nacionais. Lógico que foram atenciosa, por causa de um pneu você ficou sem moto 3 meses, eles poderiam ate ser processados, se fosse comigo eu processava, e vai saber o que mais pode ter afetado ai no quadro e garfo que a primeira vista passa batido, imagina arrastar uma moto de quase 200kg pelo garfo pra subir no reboque.
Obrigado pelo seu comentário. É necessário saber quem culpar/responsabilizar. Talvez eu devesse ter enfatizado que não tenho do que reclamar porque eles pagaram sem pestanejar nem me questionar sobre a veracidade do assunto. O que causou tudo isso foi a ação de UM colaborador da empresa. Se a empresa tivesse tirado o corpo fora eu estaria até agora com a moto estacionada aguardando eles -talvez- pagarem via processo. Com relação a demais danos, foi passado um pente fino na moto por mais de um profissional para análise além do que foi realizado na concessionária RE e fizeram tudo o que foi necessário fazer para reparar o dano.
@@stefanocaneparoneto1189 não sei te dizer pois não são as mesmas peças, mas até onde sei o problema é na Royal toda, independente do modelo da motocicleta.
Tenho 59 anos, tenho moto e carro desde os 19 anos, ja tive inúmeras marcas e modelos tanto de moto quanto de carro, e com minha bagagem de vida eu digo o seguinte; existem duas situações de vc decidir qual marca ou modelo de veículo irá adquirir, usando a razão ou a emoção. Quando vc usa a razão vc se dá bem, quanto vc usa a emoção geralmente vc se dá mal. A aparência é o último requisito na escala de prioridades, antes da aparência e beleza vem: Cabe no meu bolso? É o que preciso? Consigo manter esse modelo? Tem peças de reposição disponíveis no mercado, inclusive pararelas? Qualquer mecânico sabe reparar? Qdo eu resolver vendê-lo terei facilidade de encontrar interessados? Aí vem, é bonita? Atualmente estou com uma Honda CB Twister 250cc Flex 2019, estou com ela a 3 anos, Top! 6 marchas, 31km/L, esperta, se chamar no acelerador fica nervosa na hora, acha peças até na farmácia. Nesses 3 anos só gasolina e óleo. Mas... Porém...pela beleza eu teria uma Royal 350cc sem dúvida. Se a Royal melhorar na disponibilidade de peças, inclusive fora da Concessionárias e abrir em mais cidades aí eu pulo numa!
Que bacana seu relato! Ouvi a voz do meu pai enquanto lia, ele pensa e fala exatamente dessa forma pra mim. Um amigo tem uma Fazer 250 que também nunca o deixou na mão. É o famoso “simples que funciona”. Obrigado pelo seu comentário e bora rodar!
Penso exatamente assim. E pelo q estou acompanhando a royal tem 21 concessionárias e até fim desse ano irão abrir mais 7 e inclusive aqui na minha cidade. Cidades mais próximas da minha q tem concessionária royal é Brasília e Ribeirão Preto. Estou gostando demais da hunter 350.
A Royal é a fabricante mais antiga de motos e não aprendeu ainda a fabricar motos! Um tempo atrás fui pesquisar sobre Hymareas 411 pois pensava em comprar e achei vários vídeos de B.O. dela aqui no YT, era motor grilando, motor vazando óleo, água no painel, vários problemas, de Classic 500 também, inclusive tem um vídeo de um cara que dá muita dó, mal saiu da concessionária em poucos km já teve o primeiro problema que foram sempre evoluindo, um verdadeiro absurdo e também vários vídeos do pós venda péssimo. Enfim, graças a Deus desisti, pois só queria comprar mais pelo critério de não serem visadas de roubo, mas também ficam mais quebradas, quem vai querer roubar 😂😂😂😂
Eu assisto muito conteúdo de proprietário aqui no youtube, não de gente que é paga para fazer propaganda. O que percebi, é que: primeira hima e a classic 500 foram as que azedaram a fama da marca. Vieram com inúmeros problemas, tanto é que a 500 foi descontinuada antes dos problemas serem corrigidos. Das 350 e 650 que estão no mercado, vejo problemas bem pontuais de gente que teve azar com relação a mecânica, mas bem pontuais mesmo quando se comparado ao número de motos que saíram da concessionária. Então acredito que com relação a mecânica, essas motos estão redondas. O B.O. mesmo está na falta de peças de reposição, caso precise, e também no escasso atendimento pós venda.
Cara, lamentável o que aconteceu com vc, isso foge de qualquer padrão de atendimento, tanto da Porto, quanto da Royal. Eu tenho uma Classic 350 e comprei +ou- na mesma época que você, nunca tive problema, mas agora fiquei com um pé atrás.
tenho um amigo com a moto 0km parada ha quase 10 meses pq a moto quebrou o motor e a Triumph se recusa a cumprir a garantia...tá na justiça...a moto só tem 2.500km e trincou um eixo não sei do que la dentro.
Esse e o tipo de situação que me faz desanimar sobre a Royal! Ainda mais morando a quase 400km de distancia da concessionária mais próxima! Imagina levar la e ter que deixar a moto, como vou voltar para casa?
Cara que foda, a culpa principal dessa parada foi da porto que estragou sua moto. e da CC por esse tempo todo de espera. Mais vou te disser uma coisa, que moto linda e a sua
Obrigado pelo comentário! Hahah sou suspeito para falar, acho linda também. A culpa principal foi do colaborador da Porto. Não sei se faltou treinamento, se estava querendo ser mandado embora da empresa…
Quanto você paga na porto pelo seguro? Sua moto é muito linda! Adquiri a Black, não tive coragem de pegar a Chrome por conta de não saber como manter esse cromado ao longo dos anos.
Fiquei muito interessado na hunter já fui ver a moto andei nela pagamento seria a vista mas ainda analisando bem antes de comprar ai vejo esse vídeo e me desânimo muito
Aqui no Rio, Honda e Yamaha em fabricação, só se eu puder vender. Gosto de moto, mas tenho mais amor à vida. A galera da "cervejinha" está sempre à espreita.
@@ventosememoriasse não me devolverem em 30 dias, usarei o CDC pra pedir o dinheiro de volta e cancelar a compra da moto. nem que leve demora no processo judicial. mas RE nunca mais
ola amigo, agradecemos pelo video. Uma pena oq houve com vc, mas deixa eu falar, jamais deixaria um descaso desses passar impune! Procuraria um advogado e iria atras dos meus DIREITOS. Nao precisamos ter pena de multinacional milionaria não.
@@ventosememorias vc provavelmente vai ser ressarcido em dinheiro pela dor de cabeça que ja tve, que caso esteja precisando vai ser uma grana que virá em bom momento, se ta suave entao busque sua paz. O dinheiro pra mim é importante.
Amigo entendo sua indignação, mas a culpa maior foi da Porto Seguro de ter estragado sua moto, isso de não ter peça só existem 2 motos que tem disponíveis com facilidade, biz e cg, de resto independente da marca vai ter que esperar, digo isso pois tive que fazer uma troca de um eixo de bomba d água de uma Mt 07 que tinha, o prazo era de 60 dias para a peça chegar na concessionária, é um Simpes eixo de bomba d água custava incríveis 980 reais fora mão de obra e fora outras peças, juntas etc, o serviço total ficou avaliado por 2500 reais aproximadamente, um Simpes reparo na bomba d água, prazo de entrega da motocicleta de 2 a 3 meses… infelizmente se o cara quer ter uma moto legal, estes são os ônus… hoje sai da 07 e pego minha hunter essa semana, espero uma experiência positiva, veremos rsrsrs
Pena, estou com minha Meteor e 500 km rodados. Só fiz seguro (barato) de roubo furto e 200 km de guincho. Melhor não cair ou bater, rsrs! Fora do assunto: COMO ASSIM sua moto não tem passador de marcha no calcanhar??? Isso foi fundamental na minha escolha!
Cara, vai por mim.. invista em um seguro completo. Se eu não tivesse feito isso tinha me ferrado legal. A Classic não vem com esse passador, eu até prefiro, não curto muito não KKKK me lembra BIZ.
@@ventosememorias Quanto ao câmbio Depois que acostuma (Chopper road, que não pretendo vender, leve, econômica e ágil. O que a Meteor me dá ela não dá, e vice-versa) você não quer outra vida. Hoje estranho quando NÃO tem. Quanto à questão do seguro, não é por gosto, é por dureza mesmo. Prioridades, rsrs. Como eu disse, é melhor não cair. E quanto a quebrar alguma coisa que tenha que vir lá de fora, aí só com Deus mesmo. O perrengue vai ser parecido, e talvez com menos embromação que na concessionária.
Campeão eu penso o seguinte se é um equipamento tão raro de dar defeito a ponto de não ter uma única unidade no Brasil ao invés da concessionária deixar o consumidor na mão por tantos dias a obrigação dela seria tirar o miolo de uma outra moto trocar todas essas partes as quais precisam da chave de uma moto que tem lá no showroom da loja e deixar você atendido e aí eles esperem o tempo necessário para que essa nova peça esse novo miolo chegasse e não deixar você prejudicado isso é um absurdo as pessoas não têm mais aquela coisa de que o cliente vem em primeiro lugar você comprou f***-se você né é f*** velho
Assistência técnica é ruim aqui com QUALQUER MARCA! Vou fazer a primeira e segunda revisões com a Royal enquanto penso se não mando a a garantia pro saco. E me certifiquei via Zap de que vou poder acompanhar a troca de óleo, filtro, etc. Na Suzuki levam a moto pro "centro cirúrgico" e você não entra. No meu mecânico eu confio.
Só tive dor de cabeça até agora com a assistência técnica e atendimento pós venda da Royal. Minha moto está com 9.000 KM, vou lançar outro vídeo em breve.
Um absurdo ! Como a Royal quer conquistar consumidor brasileiro assim ? Trouxe a moto para o Brasil, tem que haver paças de reposição, ou eles acham que não vai acontecer de quebrar ? Pô, isso é imperdoavel ! E o pior de tudo é o que você ralata, a falta de trânspárencia ,
@@wellingtonrosadacruz3959 todas estão ruins de atendimento pós venda. Basta ler os comentários do vídeo com diversas pessoas relatando que passaram/estão passando o mesmo com outras marcas.
Estou retornando ao Brasil em Dezembro. Não pretendo ter um segundo veículo de imediato, mas deixarei uma quantia guardada caso necessária a compra de um meio de locomoção. Estou justamente namorando a Classic há meses. Fora o problema na roda, percebeu algo além?
Pós-venda da Royal é um lixo. Poderiam ter pedido um miolo da chave por correios internacional e vem rapidinho. Tenho uma Himalayan desde 2020. Adoro a moto, mas só levo em mecânico particular. O guincho da Porto Seguro arrebentou os amortecedores dianteiros da minha Scrambler 1200. A Porto já foi melhor. Fiquem atentos ao rebocarem as suas motos, os guincheiros não entendem de moto, pressionam muito e estragam a suspensão.
@@ventosememorias Nem acionei. Na hora que a moto chegou, o cara da oficina me avisou que tinha vazado óleo e eu estava preocupado em resolver outro problema. Somente ao levar no meu mecânico, detectaram que as duas bengalas dianteiras tinham perdido todo o óleo e por isso sofreram ranhuras. Nem foi má-fé do guincheiro, ele não sabia fazer mesmo. Depois disso ouvi outros casos similares.
@@ventosememorias Curta a sua moto! É só saber usar esse motor e não dará problema. Moto para o resto da vida. A minha Hima é só alegria na terra!!! Desde 2020. Tenho uma Scrambler 1200 da Triumph, mas a Himalayan é mais diversão!
Cara! Se você teve todos esses problemas com o pós venda e ainda disse que não se arrepende de ter comprado a moto, o vídeo ficou totalmente sem sentido, me desculpa falar mas, é a mesma coisa de falar que estou com câncer por causa de cigarro e dizer no final do vídeo que continuo fumando!
@@marcelopalhano é preciso saber diferenciar as falas. Eu não me arrependo de ter comprado a moto porque o produto é bom. Eu gosto da moto, gosto do produto. O pós venda é ruim. Meu relato é esse e sim, eu te desculpo. 🤣
Que sequência, hein véi! "Descabaçou" no mundo motociclístico em grande estilo... Agora falando sério e sem defender a marca, ou concessionária, que foi ainda mais idiota com você, não tenha esperança de que, além de básicos como transmissão, cabos ou manetes no máximo, tenham disponibilidade rápida para uma moto que é importada e de "nicho" no mercado (montar é diferente de fabricar... E a Royal não tem fábrica aqui. Tem montagem associada a linha da Dafra, o que prevê ela não precisar trazer a moto montada e usar alguns componentes nacionais como pneus, por exemplo.) Por experiência de longa data, se você sair das básicas nacionais, já vai "curtir um ônibus" algumas semanas se for acima 250 e fosse o mesmo problema. Anos atrás eu vi uma Virago 250 de um amigo esperar quase 6 meses por um estator... Detalhe: na época a moto não estava fora de linha. Hoje até está um pouco mais rápido, além dos E-bay e Mercado livre da vida, mas "just in time" em concessionária não existe para motos de menor volume de venda nas "Japas" nacionais. Então, mesmo acreditando que a Royal não saia do Brasil, não creio que ela chegue a 50.000 unidades por ano, que é mais menos a venda de uma Factor e situação melhore muito nesse quesito. Peças fáceis mesmo, só para CG, que vende mais de 400.000 motos por ano. E um adendo sobre preço: Minha esposa atualmente usa uma Fluo 125. Uma "lambretinha" da Yamaha. Com um ano, sua bateria não anda segurando carga. A original custa só 740,00... Como disse Toretto: "it's Brazil, man!!"
Experiência ruim em todos os sentidos! Pela maneira que você se manifesta no vídeo percebe-se que tu és uma pessoa extremamente ponderada e empática, mas, infelizmente, características de personalidade que deveriam serem enaltecidas e incentivadas aqui no nosso Brasil "Tupiniquim" são interpretadas como sinais de fraqueza, principalmente em relações de consumo. Tenha sempre em mente que os caras não são seus amigos, eles apenas querem o SEU DINHEIRO! Dito isso, se fosse comigo, teria sapecado um processo de perdas e danos, feito vídeos e postando no RUclips para denegrir a imagem do fabricante e da concessionária, procurado a acessória do deputado sensacionalista Celso Russomano, em síntese, teria feito da vida dos caras um INFERNO, pois, infelizmente, é só essa língua que eles entendem. Dê qualquer forma a motocicleta é linda, confesso que ela está no meu radar, mas irei pensar dez vezes antes de fazer um PIX e apostar na marca ROYAL ENFIELD. Valeu por compartilhar sua experiência. 👈🇧🇷👉
Já tive problemas com pós venda na Honda e Yamaha também, tenho moto desde os 19 anos , tenho 50 anos hj, e pós venda no Brasil é um problema crônico a decadas
Eu concordo
Mano que top! Fico muito feliz por você! Eu comecei a ter problemas com aminha também, uma barulho rangendo na roda traseira. Já me pediram 20 dias para ficar com a moto kkkk! Tem vídeo de uns indianos arrumando em 1 hora ! O pós venda é um desrespeito com o consumidor.
A minha fazia um barulho de ferro com ferro na roda traseira, somente quando estava garupado. A concessionária não achou o que era e desde que trocaram minhas rodas, parou. Não sei se era disco pegando, relação..
Meu querido, tenho moto há 32 anos e fiquei muito feliz acompanhando seus vídeos.
Quanto ao seu problema, no seu lugar faria uma ação judicial de demora na execução dos serviços cumulada por danos morais.
Eu sei, muitos irão dizer que ação demora demais, sim sabemos disso. Mas se todos que passarem por isso ajuizarem ações, acredito que a Royal pensará 2 vezes antes de deixar uma moto parada por mais de 30 dias em sua oficina.
Desejo boa sorte com sua moto e fico feliz com seus vídeos. É muito bom acompanhar um apaixonado por motos, assim como eu!
Forte abraço!
Eu quem fico feliz pelo carinho, obrigado por acompanhar! Concordo e também acho que se fosse assim os clientes seriam levados mais a sério, porém, minha vida toda fugi de dor de cabeça e envolvimento com processos/acusações e etc… acho (ainda não decidi) que vou deixar passar essa e engolir mais esse sapo. Já perdi muito cabelo com o assunto. 😅
Abraço e bons ventos!
@@ventosememorias Cara, vai por mim, aciona a justiça pois essa sua benevolência não seria da css na mesma situação. E você fazendo isso estará fazendo por todos que tem moto desta marca, pois as coisas só melhoram assim. Eu nem aceitaria a moto de volta. Tem vídeo do Celso Russomano dizendo que mais de 30 dias o cliente por pegar uma moto nova ou a devolução do dinheiro.
vou procurar saber a respeito @@aloancabral3067
Depois de ver tanta reclamação não vou comprar mais
Já tive uma int e na época o atendimento royal era péssimo apesar da moto ser excelente, estava pensando em ter outra royal acreditando q o pós venda tinha melhorado mas pelo visto é ilusão minha, assino em baixo tudo oq vc falou de q se não tiver peça no Brasil complica muito nossa situação, vou reavaliar melhor agora minha futura compra.
Meu amigo bom dia, gostaria de deixar meu relato para você e os demais que lhe acompanham, eu sou proprietário de uma Himalayan, atualmente ela está próximo dos 60000kms, tive vários problemas com ela e o pós venda, com pouco mais de um mês tive um acidente e acionei o seguro, entre a moto chegar na concessionária e ficar pronta foram cerca de três meses de muitas reclamações, após isso o tanque veio com uma trinca vazando gasolina, próximo dos 30000km tive que trocar o painel e a moto queimou o extrator e deu baixa compressão tendo que trocar o kit cilindro, após ter trocado o painel quando fiz a revisão seguinte foi anotado no manual uma kilometragem diferente que eu não percebi e por consequência disso agora em fevereiro no final da garantia ela voltou a ter problema de oscilação com diagnóstico de comando de válvulas e que a garantia não cobriu alegando a discrepância do plano de manutenção e na próxima quinta estou indo buscar a moto para leva-la a um mecânico de confiança, realizar o reparo e vender. Minha experiência com a Royal foi péssima, pude ver que não só o motor da minha como de outras pessoas apresentaram problemas semelhante, não é um motor confiável, desejo boa sorte pra quem estiver pretendendo adquirir uma pois eu estou encerrando esse ciclo. Um abraço
Por isso ela ganhou o apelido de Hymarea
Complicado. Cara, eu pesquiso muito, assisto muuitos vídeos sobre todas as motos da RE no Brasil, mas vejo de proprietários, não de gente que é paga para fazer propaganda. O que notei é que as que mais deram dor de cabeça foram as primeiras Hima e as Classic 500 (que foram descontinuadas sem resolver o problema). Das que estão aí hoje com motor 350 e 650 vejo o pessoal reclamar de problemas pontuais que tiveram por azar (que qualquer produto de qualquer marca pode proporcionar). Te entendo perfeitamente, é traumatizante. Espero que sua próxima experiência seja mais positiva que negativa.
Ta maluco, virou um filme de terror...
Lamentável essa situação, sou proprietário de uma classic 350 também, graças a Deus não apresentou problema ainda!
Espero que a partir de agora você consiga curtir a sua Motoca 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Abraços de Luciano Oliveira da cidade de Lauro de Freitas BA
Obrigado, Luciano! Bons ventos para nós
Fico feliz que esteja finalmente de volta com a moto🙏🏻🙏🏻
Obrigado, Mateus!
Bora rodar! Valeu pelo relato. Bons ventos e Deus abençoe a todos nós. Forte abraço...
Obrigado pelo comentário!
Nada q um ADV resolva em menos de 1 mes com um belo processo gooordo ($) na Royal, tenho uma meteor 2024, só alegria ate agr! Espero q continue, sou de Fortaleza
Não está sozinho nessa. O cabo do abs da minha classic estava danificado e demorou 5, isto mesmo, 5 meses para chegar
Vergonhoso. Foram emplacadas 3.269 classics 350 em 2023. Imagina se essa moto der recall? Todos os clientes esperando a mesma peça.
Não se iludam achando que é só a RE, amigo meu comprou 1 hb20 zero bateram nele só os faróis e pára-choque foi pra consecionaria pra arrumar demorou 7 meses pra chegar as peças. Sim acionei 1 advogado.
Talvez o problema seja nosso país. Deve ter alguma lacuna na lei que permite as montadoras trazerem veículos e se absterem de terem estoque aqui. Quem paga por isso somos nós.
@@ventosememorias Vendo o vídeo hoje, pensando em comprar uma meteor. A lei tem uma brecha, diz que a empresa tem até 30 dias úteis pra reparar o defeito, apenas. Como são peças diferentes, aí já viu... E nem são problemas complexos sabe, apenas reposição de peças...
Sabem o nome do fenômeno que causa tamanho desgosto ao cliente brasileiro? O brasileirismo.
Estamos nos acostumado a sermos tratados com irrelevância por uma má gestão empresarial, feita por nós brasileiros, que naturalmente, destrói a imagem de marcas, sejam marcas boas ou ruins. Posso citar Kasinski, Dafra, Sundown, Suzuki e até mesmo Honda, Yamaha e Kawasaki.
É muito triste pagar pequenas fortunas em produtos por vezes frágeis, mas apenas a atenção merecida já traria satisfação ao dono do bem.
Tenho um classic também. Adoro a moto, pra proposta dele e no meu uso é exelente realmente não tenho o que reclamar. Essa sua situação é o que me preocupa também. Esse pós venda da royal que muito que melhorar
Para tentar minimizar uma futura dor de cabeça, recomendo protetor de motor e seguro na moto. Ano passado foram emplacadas 3.269 classics 350 no país. Imagina se a moto dá recall e todo mundo aguarda a mesma peça?
Dia!
Tb sou de Limeira e peguei uma em março/2023.
Preciso dizer que a falta de opções de concessionárias na região é algo perturbador.
Pela experiência que tive até agora, vejo que a concessionária de Campinas, que logo terá filial em Pira, precisa investir mais no atendimento e organização.
Show room é legal, o atendimento na venda é legal, mas aí tá vendendo, então nenhuma novidade, agora, o pós-venda realmente é um tanto complicado.
Pouco rodei com a minha, documento demorou bastante e depois não tive tempo, mas agora tudo certo, quero rodar bastante.
Desejo a vc que não tenha mais problemas com a sua e que seja muito feliz com ela, assim como espero ser com a minha.
A moto é realmente muito bonita e prazeroza de pilotar.
Sucesso!!!
O cenário que vejo é que a RE tem o mais difícil: produto bom. O mais fácil, que é atendimento e reposição de peças eles deixaram ao vento.
Ótimo depoimento! Se o problema do miolo da chave foi causado pelo transporte feito na hora de colocar a moto no guincho e do esterço também a Porto Seguro tinha que indenizar pelo tempo que ficou sem a moto. Estou pra fechar um seguro com eles, tenho uma Meteor, e é bom saber desse tipo de conduta que esse pessoal do guincho tem. Eu moro a 290 km da concessionária e ja tive que pedir reboque pra levar pra fazer serviço também ligado a garantia. Fiquei aguardando quase 1 mês a peça chegar.
Hoje ando com um spray reparador de pneus na bolsa e uma porcentagem a mais de experiência. Se acontecer novamente, sento, espero o guincho chegar e acompanho tudo.
@@ventosememorias O problema de roda raiada é que Vacina de pneu até funciona, mas nem tanto. Eu nunca mais quero roda raiada na minha vida, não faço trilha.
@@brunosampaio2399 eu gosto cara KKKKKKK não abro mão, a não ser que seja uma moto que realmente não tenha opção de ser raiada.
Lamentável. Mas isso não é privilégio da Royal enfield. Comprei em 2017 a primeira road glide special do MT , que felicidade. Peguei na sexta a tarde e domingo primeiro passeio na estrada , a moto vibrava , cheguei na segunda feira , na ccs rota 65 , o gerente proprietário, falou. Não posso fazer nada . A roda dianteira estava empenada, provavelmente no transporte. Fiquei um período similar ao seus 79 dias , depois de muita luta a marca ofereceu uma roda em cortesia. Pós venda é complicado
@@williambom9033 P que pariu… primeiro relato que vejo aqui envolvendo Harley. Se ler os outros comentários, tem várias reclamações de Honda, Yamaha, Kawasaki…
Comecei a te seguir no insta também, me apaixonei por essa bronze que ninguém me tira da cabeça que é ela a minha futura moto, eu estava apaixonada pela Back mas essa me trouxe um novo tham, e ver que vc tb é novo na estrada me dá um ânimo, suas visões são importantes, já tinha ouvido falar da pós venda da Royal mas não me fará desistir de realizar esse sonho.
Que bacana! Na minha opinião a preta de roda raiada e a Chrome Bronze são as cores mais bonitas. Logo você estará com a sua e viverá muitas histórias com ela. Obrigado por acompanhar a saga hahahah
Ou pesadelo
Ótimo comentário.
Todas tem pós vendas horrível, tenho uma scram, já tive problemas com a Royal enfield e falei direto com o dono e disse da próxima vez minha advogada é q vai cuidar disso. Rapidinho resolveram
@@gilcelioreboucas3670 obrigado pelo seu comentário e relato
Vc vacilou em deixar a moto só mas nunca iria imaginar um maluco fazer isso em qualquer veículo.. sobre o tempo para chegar um simples miolo de chave , chega a ser ridículo.
Sim, nem passava pela minha cabeça que isso poderia acontecer. Vivendo e aprendendo.
Saudações Thiago!!
Realmente foi um baita perrengue, entendi que voce comentou que essa foi sua primeira moto, correto ?
Nesse caso, te digo uma coisa, faltou um pouco de experiência sua também, todo motociclista novo passa por alguns perrengues, deixar a moto tombar ou quedas, é inevitável.
Como primeira motocicleta eu jamais recomendaria qualquer Royal Enfiled, justamente pelo que voce comentou ao longo do video.
Mas a vida é assim mesmo, vamos apredendo com o passar do tempo, garanto que na próxima vez que o pneu furar voce mesmo irá empurrar ate o borracheiro mais próximo...
Bons ventos.
Tô andando com um spray reparar de pneus na mochila agora kkkkkkkk obrigado pelo seu comentário!
Obrigado pela informação amigo é você tevê dor de cabeça mesmo vá rodar com sabedoria
Contrataria um advogado e entraria com ação contra a Porto e a Royal. Se deixamos quieto eles nunca vão melhorar esse pós-venda ridículo
Estou vendo sobre isso
É claro que se processar vai perder mané
@@92William92Comentário desnecessário.
Perder oque? Oque não falta é provas para o cara ganhar o processo. O cara foi até calmo, se sou eu já jogo a moto onde comprei e quero ver não devolverem a minha grana.
Com a troca do CEO da Royal enfield no Brasil as coisa pode melhorar 🙌
Só acredito vendo, não sou muito otimista com relação a possibilidades...
Está pior
Nao vai melhorar! No BR nao existe respeito com o consumidor!
O brasileiro medio por sua vez nao busca saber dos seus direitos e aceita tudo! Isso nao é exclusividade desta marca...
foi trocado ? não sabia
Caraca mano...
Que saga...
Assim que puder compra a roda de liga...
Poxa, acho que vai matar a estética da moto.. Estou andando com spray reparador de pneus na mochila e agora adquiri mais experiência. Se precisar, é sentar e esperar o guincho e acompanhar tudo.
@@ventosememorias trabalhei com empresa de cromo por 20 anos
Vou te dar uma dica
Nao passe nada abrasivo nas partes cromadas...
Bombril, esponjas, massa de polir...
Tudo isso vai tirando micro camadas de cromo
Lava a moto com sabao neutro de depois aplica um wd40 nas partes cromadas, eapera e passa uma micro fibra...vai ter cromo por muitos anos...
Muito bom seu relato! A Porto deveria te locar outra moto até ficar pronta a sua.
Qto o pós venda da RE, é o calcanhar de Aquiles deles no Brasil! Não esperavam o número que tá vendendo, e ainda estão correndo atrás do rabo...
Tenho uma C350 tb, com 17k e até agora, zero problema com ela. Mas pra fazer revisão, marcar data aqui em São Paulo, é um parto, pelo volume de agendamentos que as concessionárias têm. Parabéns pela moto e bora rodar...
Em 2023 foram emplacadas 3.200 classics e não existe UMA unidade de peça disponível no país. Imagina se dá recall? Kkkkkk
Com relação a Porto, visto que a moto tinha apenas 40 dias de uso, o correto acho que seria me pagarem o valor da nota e ficarem com a moto. Aí eu comprava outra e estava na rua de novo em um mês, mesmo ainda perdendo cerca de 2k devido a primeira documentação + protetor de motor que coloquei na minha.
Licao aprendida.. jamais deixe seu veiculo que precisa ser guinchado sozinho por nada. Independente da marca...
Exato. Agora eu rodo com um spray reparador de pneus na mochila e dependendo da situação espero o tempo que for até chegarem.
Lamentável o que ocorreu na tua moto! Eu tenho usado a CC de SJ Campos nas últimas 3 revisões da minha Meteor 350 e o atendimento tem sido muito bom!
após essa próxima revisão, pretendo abrir mão de campinas e tentar outras concessionárias.
Por isso vou comprar a Meteor, mas não será minha única moto, não tem jeito, quem tem uma não tem nenhuma! Tem que ter outra de backup!
Passei por um problema parecido em relação à chave do contato. Minha Hunter foi furtada, arrebentaram a ignicao e tanque. Depois da negativa de várias concessionárias, um "abençoado" chaveiro resolveu o problema. Só não tem trava.
@@Isidoro415 depois do que aconteceu eu nunca mais deixei o guidão travado. Minha sorte foi ter seguro, imagina se fosse o “zézinho guincho” que tivesse feito o que fizeram com a minha moto? Não teria respaldo algum.
@@ventosememorias, pois é. Descobri que a trava é super frágil, não presta para o que propõe. Boa sorte meu amigo...abç.
É por isso que honda e yamaha são as campeas de venda. Pelomenos peças tem até em padaria.
REALMENTE, O PÓS VENDA, É HORRIVÉL! ACONTECEU O MESMO COMIGO.
Como foi seu caso?
Depois de 30 dias eu ja estaria com um advogado na porta deles
Boa tarde Thiago eu tb fiquei encantado com o design e ainda estou tenho 59 anos e já tive algumas motos mas o que me atrai são mesmo as clássicas, aquelas que eu via rodando nas ruas do RJ e nas revistas especializadas e meus planos sempre foi adquirir uma clássica e restaura-la só que, sai mt caro fora a dor de cabeça, e agora com a vinda desse modelo clássico para o Brasil, me acendeu a vontade de realizar meu sonho, mas já ouvi tantos testemunhos negativos que já estou prestes à desistir, liguei para uma concessionária aqui no RJ, e não gostei do atendimento recebido, deu a entender que o vendedor me desdenhou ou ele trabalha com má vontade ou simplesmente não estava num bom dia, mas as motos da marca são lindas porem não conheço a qualidade do acabamento, uma vez que as motos são fabricadas na Índia né, e vemos na internet a qualidade dos produtos indianos !
Más se eu tivesse grana pra isso, compraria uma pra botar na vitrine e não pra andar !
Eu acredito que mecanicamente falando as motos sejam muito boas. As vezes alguns acabamentos passam despercebidos por eles, mas é preciso considerar também o valor cobrado. Não existe opção clássica hoje, zero km, por esse preço. Concordo com você, temos uma cb400 em casa e é só dor de cabeça. kkkkkkkkkk Mas não desista do seu sonho não, só tenha ciência de onde está pisando quando realizá-lo.
Acha que tá ruim?
Kawazaki e triumph pedem cerca de 90 dias para entrega de peça e olha que são marcas "premium"...
A tendência com este REGIME do "amor" que está aí é piorar bastante com qualquer coisa que tenha que vir de fora do Brasil. Seja pela concessionária ou o proprietário fazendo uma compra internacional. Triste. Tenho mais de 20 anos de moto e torço muito pra não ter nenhum problema, que a toba pode ser grande, perrengue idem.
Estou com o mesmo problema... o que muda é a peça... já está entrando no terceiro mês, ou seja, 90 dias de espera e nada... pós venda da Royal é péssimo...
Tenso demais.. imagina se a moto dá recall? Pode encostar e colocar a capa por cima 😂
Se vc no vídeo diz que a Porto nao tem culpa e que a moto é nota 10 e que até honda e Yamaha tem falta de peças, qual a reclamação então?
Vida que segue
Fala Thiago, sou de Limeira tbm, preciso tirar umas dúvidas com vc, tbm peguei uma, abraços!
Opa! Me chama no Instagram: @thiagococielli
Eu acho que isso é em geral, meu o atendimento desses caras é uma merda, na Honda eu fiquei um mês e meio esperando peça pra arrumar minha moto... sem contar que o camarada me enganou dizendo que ia chegar logo fui muitas vezes atoa lá... sei lá comigo aconteceu isso na Honda... parece que vc tá pedindo esmola sendo um direito seu... bom vídeo amigo pq eu to querendo comprar uma Hunter 350 mas isso te desanima d+ mas acho que vai da sorte de vc achar uma concessionária de responsa...
Leio muito sobre a de Sorocaba. Pessoal tem falado bem.
Pra ter Royal enfield, tem que ter duas motos. Uma Royal pra curtir e uma Honda pra não ficar a pé e também enquanto a Royal ficar parada esperando peças chegar lá da Lua.
Exato! Ou duas Royal, aí uma fica parada como doadora de peças 🤣🤣
@@ventosememorias😅😅😅
Pqp, a sorte dessa marca é q as motos sao lindas... mas infelizmente de baixa qualidade e sem pós venda! Vendi minha continental por problemas e barulho na suspensão dianteira, perdi o prezer de antar naquela ratoeira... Ai peguei uma triumph t120. So alegria.
justamente eu tenho uma royal e uma cg cargo kkkkkk
Esses problemas de pós venda além de antigo é de todas as marcas. em 2021 eu tive uma xre 300 e na revisão de 6000km eles ficaram me devendo o filtro da bomba de combustível, uma peça corriqueira e simples, mas que demorou 30 dias para chegar. Por sorte era algo que não atrapalhava e pude andar na moto normalmente até me ligarem para ir na cc colocar. Detalhe que moro na capital do RN, não é um interior para justificarem questões logísticas. Sobre seu problema, a justiça pode até demorar mas vc deixando na mão de um advogado competente vc não tem stress.
@@Yanlin707 obrigado pelo seu comentário e relato
Não é só na Royal Honda Yamaha também são assim
Provavelmente, tiraram de outra moto para evitar publicidade negativa, considerado que você é RUclipsr...
Isso commm certeza kkk minha teoria é que minhas rodas são as da classic preta que eles tem lá para teste ride. Tiraram dela e passaram pra minha e vice versa.
Eu acompanho seu canal e admiro muito seu conteúdo. Infelizmente o pós venda da Royal Brasil é um dos piores do Brasil! Todo mundo q precisou acionar a garantia foi uma novela, eu quero um dia ter a hunter mas chega a desanimar tantos problemas relacionado a garantia
Obrigado pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Realmente, é necessário saber onde está pisando antes de realizar a compra. O negócio é colocar protetor de motor e fazer seguro completo para minimizar possíveis situações ruins.
Estou quase adquirindo uma hunter 350. Foda e o pós vendas deles. Não vi nenhum até hoje falando bem. Mas é a moto dos meus sonhos. Já posso comprar uma mas é essa que quero.
@@Olima77 só vai… pós venda de qualquer marca tá ruim.
A minha deu problema, já estou a um mês sem a moto 😢😢
@@buiuzin2997 faz o que eu deveria ter feito, entre com advogado.
Sera que a Royal Enfield central do exterior fica sabendo que o pós venda aqui do Brasil é tão ruim assim?
@@dubaronebr1 já li umas reclamações na Índia tb 🤣 talvez funcione melhor na Europa.
Não tem o que reclamar do seguro? Fala sério, só quebraram a moto! absurdo defender o seguro. Podia ser a moto que fosse importada que iria te dar amolaçao, se fosse uma harley de 150.000 daria na mesma, teriam quebrado algo que não é corriqueiro, não deve ter estoque em marca nenhuma importada miolo e chave codificada, se bobear nem nas nacionais. Lógico que foram atenciosa, por causa de um pneu você ficou sem moto 3 meses, eles poderiam ate ser processados, se fosse comigo eu processava, e vai saber o que mais pode ter afetado ai no quadro e garfo que a primeira vista passa batido, imagina arrastar uma moto de quase 200kg pelo garfo pra subir no reboque.
Obrigado pelo seu comentário. É necessário saber quem culpar/responsabilizar. Talvez eu devesse ter enfatizado que não tenho do que reclamar porque eles pagaram sem pestanejar nem me questionar sobre a veracidade do assunto. O que causou tudo isso foi a ação de UM colaborador da empresa. Se a empresa tivesse tirado o corpo fora eu estaria até agora com a moto estacionada aguardando eles -talvez- pagarem via processo. Com relação a demais danos, foi passado um pente fino na moto por mais de um profissional para análise além do que foi realizado na concessionária RE e fizeram tudo o que foi necessário fazer para reparar o dano.
Comprei a Hunter será que dará problemas de peças também.
Tenho a Crosser e não vendo por causa desse tipo de problema 😊
@@stefanocaneparoneto1189 não sei te dizer pois não são as mesmas peças, mas até onde sei o problema é na Royal toda, independente do modelo da motocicleta.
Essa filmagem me dá um ódio mortal.. a seguradora acha que só porque pagaram, ficou tudo certo.
Sim… welcome to the jungle
Infelizmente são as consequências da contratação de prestadores e não a manutenção e capacitação de trabalhadores próprios.
Sim.. até agora só tive problema referente a prestação de serviço. O produto é ótimo.
@@ventosememorias isso é outra deficiência, só querem vender o produto.
O pós venda é visto como uma obrigação.
Tenho 59 anos, tenho moto e carro desde os 19 anos, ja tive inúmeras marcas e modelos tanto de moto quanto de carro, e com minha bagagem de vida eu digo o seguinte; existem duas situações de vc decidir qual marca ou modelo de veículo irá adquirir, usando a razão ou a emoção. Quando vc usa a razão vc se dá bem, quanto vc usa a emoção geralmente vc se dá mal.
A aparência é o último requisito na escala de prioridades, antes da aparência e beleza vem:
Cabe no meu bolso? É o que preciso? Consigo manter esse modelo? Tem peças de reposição disponíveis no mercado, inclusive pararelas? Qualquer mecânico sabe reparar? Qdo eu resolver vendê-lo terei facilidade de encontrar interessados? Aí vem, é bonita?
Atualmente estou com uma Honda CB Twister 250cc Flex 2019, estou com ela a 3 anos, Top! 6 marchas, 31km/L, esperta, se chamar no acelerador fica nervosa na hora, acha peças até na farmácia. Nesses 3 anos só gasolina e óleo. Mas... Porém...pela beleza eu teria uma Royal 350cc sem dúvida.
Se a Royal melhorar na disponibilidade de peças, inclusive fora da Concessionárias e abrir em mais cidades aí eu pulo numa!
Que bacana seu relato! Ouvi a voz do meu pai enquanto lia, ele pensa e fala exatamente dessa forma pra mim. Um amigo tem uma Fazer 250 que também nunca o deixou na mão. É o famoso “simples que funciona”. Obrigado pelo seu comentário e bora rodar!
Penso exatamente assim. E pelo q estou acompanhando a royal tem 21 concessionárias e até fim desse ano irão abrir mais 7 e inclusive aqui na minha cidade. Cidades mais próximas da minha q tem concessionária royal é Brasília e Ribeirão Preto. Estou gostando demais da hunter 350.
cara, eu queria muito comprar uma hunter... fz 25 msm se pa.
O pós-venda da RE é foda. Mas o pior é que o de todas marcas tá igual. Tenho amigo esperando a mais de 2 meses peça para uma Honda!
Situação lamentável
A Royal é a fabricante mais antiga de motos e não aprendeu ainda a fabricar motos! Um tempo atrás fui pesquisar sobre Hymareas 411 pois pensava em comprar e achei vários vídeos de B.O. dela aqui no YT, era motor grilando, motor vazando óleo, água no painel, vários problemas, de Classic 500 também, inclusive tem um vídeo de um cara que dá muita dó, mal saiu da concessionária em poucos km já teve o primeiro problema que foram sempre evoluindo, um verdadeiro absurdo e também vários vídeos do pós venda péssimo. Enfim, graças a Deus desisti, pois só queria comprar mais pelo critério de não serem visadas de roubo, mas também ficam mais quebradas, quem vai querer roubar 😂😂😂😂
Eu assisto muito conteúdo de proprietário aqui no youtube, não de gente que é paga para fazer propaganda. O que percebi, é que: primeira hima e a classic 500 foram as que azedaram a fama da marca. Vieram com inúmeros problemas, tanto é que a 500 foi descontinuada antes dos problemas serem corrigidos.
Das 350 e 650 que estão no mercado, vejo problemas bem pontuais de gente que teve azar com relação a mecânica, mas bem pontuais mesmo quando se comparado ao número de motos que saíram da concessionária. Então acredito que com relação a mecânica, essas motos estão redondas. O B.O. mesmo está na falta de peças de reposição, caso precise, e também no escasso atendimento pós venda.
Aconteceu comigo isso só que com o pedal do freio que caiu e amassou.
Cara, lamentável o que aconteceu com vc, isso foge de qualquer padrão de atendimento, tanto da Porto, quanto da Royal. Eu tenho uma Classic 350 e comprei +ou- na mesma época que você, nunca tive problema, mas agora fiquei com um pé atrás.
tenho um amigo com a moto 0km parada ha quase 10 meses pq a moto quebrou o motor e a Triumph se recusa a cumprir a garantia...tá na justiça...a moto só tem 2.500km e trincou um eixo não sei do que la dentro.
Esse e o tipo de situação que me faz desanimar sobre a Royal! Ainda mais morando a quase 400km de distancia da concessionária mais próxima! Imagina levar la e ter que deixar a moto, como vou voltar para casa?
Cara, se você mora mais longe do que 100km de uma, te recomendo procurar outra opção senão vai perrengar.
Não é só Royal que demora com garantia, eu esperei 2 meses por uma bieleta de um citroen C3 na garantia
Inadmissível né cara..
To doido por uma dessa, linds demais! Infelizmente vc deu um pouco de azar, faz parte! Sucesso
Obrigado por acompanhar! Ela é linda mesmo.
Então são muitos que tem azar com essa marca
Cara que foda, a culpa principal dessa parada foi da porto que estragou sua moto. e da CC por esse tempo todo de espera. Mais vou te disser uma coisa, que moto linda e a sua
Obrigado pelo comentário! Hahah sou suspeito para falar, acho linda também. A culpa principal foi do colaborador da Porto. Não sei se faltou treinamento, se estava querendo ser mandado embora da empresa…
Caraca sou.louco pelas motos da RE mas estou com medo, vou acabar indo de Honda mesmo 😅
@@wellingtonrosadacruz3959 dá uma lida nos comentários do vídeo, geral reclamando do pós venda de todas as marcas.
Um detalhe a RE Campinas é uma das melhores concessionarias da RE no Brasil
Imagina a pior 😂
Quanto você paga na porto pelo seguro?
Sua moto é muito linda! Adquiri a Black, não tive coragem de pegar a Chrome por conta de não saber como manter esse cromado ao longo dos anos.
@@mate.maticamente atualmente 650,00/ano. Com relação aos Cromos, eu nem lavo a minha 🤣
@@ventosememorias bom preço, mas aqui no RJ deve tá quase o dobro disso.
Vou ter que pesquisar
@@mate.maticamente eu pago isso pelo seguro completo, até danos da natureza estão inclusos. Como por exemplo enchente/incêndio.
@@ventosememorias 😯 Muito bom!
Compra uma CG 160 irmão. Tem peça até na padaria.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fiquei muito interessado na hunter já fui ver a moto andei nela pagamento seria a vista mas ainda analisando bem antes de comprar ai vejo esse vídeo e me desânimo muito
Bom saber, compro uma moto dessa marca nunca!
E as revisões de 500 km, já estou com a moto parada há 20 dias, porque estão sem data para fazer a primeira revisão. Lastimável.
Putz.. não tem outra concessionária pra ir? Campinas tá bem ruim de data, mas liguei em Sorocaba e eles tinham para daqui 3 dias.
Negócio é comprar Honda e Yamaha mesmo que o desmanche da esquina tem a moto completa se precisar. 😂😂😂😂
Confesso que não é uma moto para qualquer pessoa... Como único meio de transporte, não rola.
Aqui no Rio, Honda e Yamaha em fabricação, só se eu puder vender. Gosto de moto, mas tenho mais amor à vida. A galera da "cervejinha" está sempre à espreita.
uma vergonha. minha classic está a quase 30 dias na concessionária porque com 1,3 mil km, queimou o velocímetro da moto.
Vish! Tira de lá para ir rodando com a moto mesmo com o velocímetro sem marcar, senão corre o risco de ficar 3 a 4 meses sem ela.
@@ventosememoriasse não me devolverem em 30 dias, usarei o CDC pra pedir o dinheiro de volta e cancelar a compra da moto. nem que leve demora no processo judicial. mas RE nunca mais
E o miolo de chave não veio. Foi feito um recondicionamento!
Sim! A concessionária me informou que ele chegou esses dias atrás e vamos trocar na próxima revisão.
Sobre o pneu. Rodo também de cg, use vacina de pneu.
Também é uma opção, agora estou andando com um spray reparador de pneus na bolsa.
"Não compre ROYAL ENFIELD se fou utilizar como unico meio de transporte...". Esse sua dica me fez abrir os olhos e desistir de comprar uma.
Infelizmente é a realidade. =/
Estou pensando em pegar uma Super Meteor de 1 moto.
Se tiver outro meio de transporte disponível caso ela precise ficar encostada 2 ou 3 meses e ela é sua vontade, vai fundo!
15 dias já seria inadmissível, imagina 3meses. Já passei o mesmo com a Hyundai.
ola amigo, agradecemos pelo video. Uma pena oq houve com vc, mas deixa eu falar, jamais deixaria um descaso desses passar impune! Procuraria um advogado e iria atras dos meus DIREITOS. Nao precisamos ter pena de multinacional milionaria não.
Estou avaliando sobre, não queria mais dor de cabeça do que já tive..
@@ventosememorias vc provavelmente vai ser ressarcido em dinheiro pela dor de cabeça que ja tve, que caso esteja precisando vai ser uma grana que virá em bom momento, se ta suave entao busque sua paz. O dinheiro pra mim é importante.
Amigo entendo sua indignação, mas a culpa maior foi da Porto Seguro de ter estragado sua moto, isso de não ter peça só existem 2 motos que tem disponíveis com facilidade, biz e cg, de resto independente da marca vai ter que esperar, digo isso pois tive que fazer uma troca de um eixo de bomba d água de uma Mt 07 que tinha, o prazo era de 60 dias para a peça chegar na concessionária, é um Simpes eixo de bomba d água custava incríveis 980 reais fora mão de obra e fora outras peças, juntas etc, o serviço total ficou avaliado por 2500 reais aproximadamente, um Simpes reparo na bomba d água, prazo de entrega da motocicleta de 2 a 3 meses… infelizmente se o cara quer ter uma moto legal, estes são os ônus… hoje sai da 07 e pego minha hunter essa semana, espero uma experiência positiva, veremos rsrsrs
Parabéns pela nova moto! Realmente, pra ter moto diferente aqui no Brasil tem que ter muita paciência. Obrigado por acompanhar.
Pena, estou com minha Meteor e 500 km rodados. Só fiz seguro (barato) de roubo furto e 200 km de guincho. Melhor não cair ou bater, rsrs! Fora do assunto: COMO ASSIM sua moto não tem passador de marcha no calcanhar??? Isso foi fundamental na minha escolha!
Cara, vai por mim.. invista em um seguro completo. Se eu não tivesse feito isso tinha me ferrado legal.
A Classic não vem com esse passador, eu até prefiro, não curto muito não KKKK me lembra BIZ.
@@ventosememorias Quanto ao câmbio Depois que acostuma (Chopper road, que não pretendo vender, leve, econômica e ágil. O que a Meteor me dá ela não dá, e vice-versa) você não quer outra vida. Hoje estranho quando NÃO tem. Quanto à questão do seguro, não é por gosto, é por dureza mesmo. Prioridades, rsrs. Como eu disse, é melhor não cair. E quanto a quebrar alguma coisa que tenha que vir lá de fora, aí só com Deus mesmo. O perrengue vai ser parecido, e talvez com menos embromação que na concessionária.
Campeão eu penso o seguinte se é um equipamento tão raro de dar defeito a ponto de não ter uma única unidade no Brasil ao invés da concessionária deixar o consumidor na mão por tantos dias a obrigação dela seria tirar o miolo de uma outra moto trocar todas essas partes as quais precisam da chave de uma moto que tem lá no showroom da loja e deixar você atendido e aí eles esperem o tempo necessário para que essa nova peça esse novo miolo chegasse e não deixar você prejudicado isso é um absurdo as pessoas não têm mais aquela coisa de que o cliente vem em primeiro lugar você comprou f***-se você né é f*** velho
É exatamente assim que tem que ser. O cliente não se importa se deu problema, ele quer saber quando e como será resolvido.
Assistência técnica é ruim aqui com QUALQUER MARCA! Vou fazer a primeira e segunda revisões com a Royal enquanto penso se não mando a a garantia pro saco. E me certifiquei via Zap de que vou poder acompanhar a troca de óleo, filtro, etc. Na Suzuki levam a moto pro "centro cirúrgico" e você não entra. No meu mecânico eu confio.
Só tive dor de cabeça até agora com a assistência técnica e atendimento pós venda da Royal. Minha moto está com 9.000 KM, vou lançar outro vídeo em breve.
E difícil
Um absurdo ! Como a Royal quer conquistar consumidor brasileiro assim ? Trouxe a moto para o Brasil, tem que haver paças de reposição, ou eles acham que não vai acontecer de quebrar ? Pô, isso é imperdoavel ! E o pior de tudo é o que você ralata, a falta de trânspárencia ,
Eles teriam 30 dias pelo CDC, vc foi bonzinho.
Estou pesquisando sobre isso.
RE, honda, yamaha, carai, compra qual entao? 😂😂
@@wellingtonrosadacruz3959 todas estão ruins de atendimento pós venda. Basta ler os comentários do vídeo com diversas pessoas relatando que passaram/estão passando o mesmo com outras marcas.
Estou retornando ao Brasil em Dezembro. Não pretendo ter um segundo veículo de imediato, mas deixarei uma quantia guardada caso necessária a compra de um meio de locomoção. Estou justamente namorando a Classic há meses. Fora o problema na roda, percebeu algo além?
@@7Maxy mecanicamente falando, a moto não apresentou nenhum problema. Hoje ela está com 12 mil km.
Parei na surpresa pra comentar, miolo e rodas de outra moto que ia ser montada.
Provavelmente 😂😂
Desculpe a sinceridade, mas você dá 10/10 em uma moto que o cromo dos aros descascou com menos de 10 anos? (Na verdade menos de 40 dias).
Uiuiui como a Mona é sincera.
culpa do seguro, meter na justiça e chuva
Eu sei o que fizeram, tiraram as peças de outra moto e colocaram na sua para vc não reclamar mais kkkkkkkkkkk
Passando estresse com uma manca Enfield
Obrigado pelo comentário (:
Pós-venda da Royal é um lixo. Poderiam ter pedido um miolo da chave por correios internacional e vem rapidinho. Tenho uma Himalayan desde 2020. Adoro a moto, mas só levo em mecânico particular. O guincho da Porto Seguro arrebentou os amortecedores dianteiros da minha Scrambler 1200. A Porto já foi melhor. Fiquem atentos ao rebocarem as suas motos, os guincheiros não entendem de moto, pressionam muito e estragam a suspensão.
@@Alexandre-in4tf caraca! Eles pagaram o dano?
@@ventosememorias Nem acionei. Na hora que a moto chegou, o cara da oficina me avisou que tinha vazado óleo e eu estava preocupado em resolver outro problema. Somente ao levar no meu mecânico, detectaram que as duas bengalas dianteiras tinham perdido todo o óleo e por isso sofreram ranhuras. Nem foi má-fé do guincheiro, ele não sabia fazer mesmo. Depois disso ouvi outros casos similares.
@@Alexandre-in4tf meu caso a Porto pagou tudo, acho que se você tivesse acionado também teria conseguido.. mas já foi, bola pra frente
@@ventosememorias Curta a sua moto! É só saber usar esse motor e não dará problema. Moto para o resto da vida. A minha Hima é só alegria na terra!!! Desde 2020. Tenho uma Scrambler 1200 da Triumph, mas a Himalayan é mais diversão!
@@Alexandre-in4tf olha só.. bacana seu relato, ainda mais por ter uma maior na garagem. Obrigado!
Eu jamais abandonaria minha moto na rua.pra ir pra loja de conveniência. Esse cara realmente nao tem nenhuma experiência de motociclista.
@@rogeriohonorato8489 kkkkkkkkkkkkkkkkkk e como você faz pra estacionar quando vai pra algum lugar com a moto? 😂👏🏻
Cara! Se você teve todos esses problemas com o pós venda e ainda disse que não se arrepende de ter comprado a moto, o vídeo ficou totalmente sem sentido, me desculpa falar mas, é a mesma coisa de falar que estou com câncer por causa de cigarro e dizer no final do vídeo que continuo fumando!
@@marcelopalhano é preciso saber diferenciar as falas. Eu não me arrependo de ter comprado a moto porque o produto é bom. Eu gosto da moto, gosto do produto. O pós venda é ruim. Meu relato é esse e sim, eu te desculpo. 🤣
Putz
Que azar.
Tem dia que é noite
Preço Baixo = Qualidade Baixa !
O produto é ótimo, o problema é o pós venda.
Legal expor a baixa qualidade dos serviços da Porto Seguro. Pra mim um erro grosseiro e inadmissível. Tô fora! PS JAMAIS!
O erro foi do prestador de serviços, as vezes o cara só estava querendo ser mandado embora e sobrou pra mim 😂
Que sequência, hein véi! "Descabaçou" no mundo motociclístico em grande estilo... Agora falando sério e sem defender a marca, ou concessionária, que foi ainda mais idiota com você, não tenha esperança de que, além de básicos como transmissão, cabos ou manetes no máximo, tenham disponibilidade rápida para uma moto que é importada e de "nicho" no mercado (montar é diferente de fabricar... E a Royal não tem fábrica aqui. Tem montagem associada a linha da Dafra, o que prevê ela não precisar trazer a moto montada e usar alguns componentes nacionais como pneus, por exemplo.) Por experiência de longa data, se você sair das básicas nacionais, já vai "curtir um ônibus" algumas semanas se for acima 250 e fosse o mesmo problema. Anos atrás eu vi uma Virago 250 de um amigo esperar quase 6 meses por um estator... Detalhe: na época a moto não estava fora de linha. Hoje até está um pouco mais rápido, além dos E-bay e Mercado livre da vida, mas "just in time" em concessionária não existe para motos de menor volume de venda nas "Japas" nacionais. Então, mesmo acreditando que a Royal não saia do Brasil, não creio que ela chegue a 50.000 unidades por ano, que é mais menos a venda de uma Factor e situação melhore muito nesse quesito. Peças fáceis mesmo, só para CG, que vende mais de 400.000 motos por ano. E um adendo sobre preço: Minha esposa atualmente usa uma Fluo 125. Uma "lambretinha" da Yamaha. Com um ano, sua bateria não anda segurando carga. A original custa só 740,00... Como disse Toretto: "it's Brazil, man!!"
Welcome to the jungle kkkkkkkkk realmente, peça rápida aqui é só CG e BIZ. Obrigado pelo seu comentário.
@@ventosememorias É isso aí, irmão! Bons ventos aí!
Eles desmontaram foi outra moto e te impurraram o migué
Eu não duvido, só gostaria que tivessem feito isso antes, para que eu não ficasse 3 meses sem a moto.
Experiência ruim em todos os sentidos! Pela maneira que você se manifesta no vídeo percebe-se que tu és uma pessoa extremamente ponderada e empática, mas, infelizmente, características de personalidade que deveriam serem enaltecidas e incentivadas aqui no nosso Brasil "Tupiniquim" são interpretadas como sinais de fraqueza, principalmente em relações de consumo. Tenha sempre em mente que os caras não são seus amigos, eles apenas querem o SEU DINHEIRO!
Dito isso, se fosse comigo, teria sapecado um processo de perdas e danos, feito vídeos e postando no RUclips para denegrir a imagem do fabricante e da concessionária, procurado a acessória do deputado sensacionalista Celso Russomano, em síntese, teria feito da vida dos caras um INFERNO, pois, infelizmente, é só essa língua que eles entendem.
Dê qualquer forma a motocicleta é linda, confesso que ela está no meu radar, mas irei pensar dez vezes antes de fazer um PIX e apostar na marca ROYAL ENFIELD.
Valeu por compartilhar sua experiência.
👈🇧🇷👉