Parque Sustentável da Gávea
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- ------
"Quem vive na gávea conhece bem o terreno da rua marquês de são vicente número 104, onde ficavam os antigos laboratórios da farmacêutica moura brasil - e que há mais de 30 anos está vazio e depredado.
Apesar das inúmeras tentativas de aproveitar esse terreno, o resultado foi sempre o mesmo: abandono, gerando desvalorização, insegurança e insalubridade para todo o bairro.
Qual é a solução?
Um projeto que não onere os cofres públicos! E preserve os mais de 25 mil m² de verde através de uma infraestrutura inovadora, inspirada nas novas tendências urbanísticas mundiais.
E que estimule a economia local, satisfazendo as demandas do bairro com novos serviços de qualidade.
Mantido pela iniciativa privada, o parque é fruto da parceria entre os proprietários e a prefeitura, em estudo liderado pela secretaria de urbanismo. E terá espaços de lazer e de convivência abertos a população 10 horas por dia.
De modo geral, irá integrar a mangueira da frente do terreno - um verdadeiro símbolo do bairro - à mata atlântica preservada no fundo do lote.
Será dividido em três setores:
No setor a - hoje embarreirado pelas ruínas - serão realizadas as principais intervenções para ocupar e qualificar o terreno, sempre respeitando as normas de acessibilidade e também o gabarito máximo de 4 andares, de modo a interferir de maneira mínima na paisagem.
Começa na praça da mangueira, na rua marquês de são vicente, em um afastamento frontal que preserva a árvore centenária, e segue por uma alameda plana de no mínimo dez metros de largura, livre de construções e com mobiliário contemporâneo.
Três alargamentos de pelo menos 15 metros de circunferência darão ainda mais conforto e amplitude ao visitante.
Árvores nativas e paisagismo integrado às edificações laterais reforçam a solução sustentável de uso e ocupação do espaço urbano.
Uma praça infantil, harmonizada com os desníveis do terreno, criará um ambiente saudável e instigante para as crianças.
Esse setor vai até a cota de 25 metros de altura. Mas as edificações terminam antes da elevação, o que preserva o trecho ascendente para os outros 2 setores e também para o acesso ao quiosque.
O setor b vai da curva de nível 25 metros até a de nível 100 metros.
Terá uma pista de caminhada com pontos para contemplação.
E placas educativas ao longo de todo percurso, para conscientizar o público a respeito da preservação da mata nativa.
Nada poderá ser construído no setor b - e nem no setor c, que vai do nível 100 metros até o fim do lote. E será exclusivo para estudos e pesquisas científicas.
E assim, viabilizaremos a implantação do "parque sustentável da gávea": um espaço moderno e de contemplação a natureza.
Ideal para uma leitura ao ar livre, um passeio em família, a prática de atividades físicas, um almoço de negócios ou simplesmente, para curtir o silêncio...
... E desfrutar com segurança o que o rio de janeiro tem de melhor: a criatividade à frente do tempo, a valorização do espaço coletivo e o amor pela natureza."
Haja tempo que está assim abandonado, finalmente vai ser bem reaproveitado.
Sempre que passo lá fico olhando e tem até imagem desse incrível projeto na frente.
Vim pesquisar mais afundo e achei esse vídeo, obrigado.
Toda honra e glória seja dado ao Senhor!
🙌💛😍🙏
Parabens!!!! Muito bom!!!! Parabens
Nunca! Socorro!!!
Não é bem assim essa maravilha que está no vídeo. O "Parque Sustentável" servirá para encher os bolsos da construtora e não trará aos moradores nada que ainda não tenhamos. São 2 prédios mistos, ou seja, apartamentos residências e escritórios, e no térreo um shopping a céu aberto. Já temos 2 shoppings, o da Gávea e o Trade. Estimam o desmatamento de um platô com árvores ainda nativas para fazer um mirante "ecológico", contando até com uma tirolesa. Já temos o Parque da Cidade com bastante opção de verde e até um café que é uma gracinha.
O trânsito ficará mais intenso do que já é, pois no subsolo teria garagens, menos área verde, mais calor, mais poluição, e por aí vai... Imagino o caos que vai ser com aquele ponto de ônibus em frente, que já é complicado agora.
Além do que no projeto os 2 prédios são todos revestidos de vidro espelhado, o que possívelmente causará a morte de vários pássaros, além de outros bichinhos que moram nas áreas onde serão derrubadas árvores.
Concordo que ali naquele espaço é preciso que se faça alguma coisa com os escombros da antiga fábrica Moura Brasil, mas é um terreno público e essa construção seria totalmente privada.
A construtora quer fazer o investimento, mas é preciso aprovação dos moradores (público). Daí batizam de "Parque Sustentável da Gávea"
O platô A prédios, o platô B desmatamento para o parque e o platô C para "pesquisa" do meio ambiente. Enganação total, já que traria mais inconvenientes do que benefícios ao bairro.
Parabéns boa sorte
Acho engraçado é que nas outras regiões da cidade, como a zona norte e zona oeste (tirando Barra, obviamente), há terrenos tão ou mais abandonados como este e NUNCA fizeram absolutamente nada! Mas como é na Zona Sul, tem projeto, aprovação etc...concordo que é necessário dar destino a espaços que estão largados, mas pelos problemas que outros lugares possuem - principalmente com déficit de moradia, esse da Gávea é certamente o menor deles.
Perfeito...
Exatamente isso, mais são muitas áreas mesmo, em situação bem pior e com muito mais tempo de abandono. E ainda acrescento: Há um monte de áreas públicas abandonadas que podem ter projetos público privado com o mesmo molde, que nem se quer são vistos. Na COOP UFRJ tem vários.
Na Zona Oeste terá em Realengo, o Parque Realengo
Inhoaíba terá o Parque Inhoaíba que já foi aprovado ontem
Madureira tem o Parque Madureira zona Norte.
E em Piedade já está sendo erguido o Parque Piedade.
Miragem
O que isso tem a ver com stxtraders?
Qual a previsão de entrega do empreendimento?
Oi
Estarei à disposição para apresentá-la o projeto
Boa noite!
O Stand ficou pronto! Vamos agendar visita?
Meu WhatsApp é 97273-1131