Eu curtia muito Tolkien Talk ´porem quando voce apareceu,não tem como deixar de ver o seu canal, Tolkien Talk é bom no contéudo é um canal bem mais antigo, porem a linguagem do seu canal realmente é diferenciada, parabens
Eu tenho uma ideia de vídeo que poderia ser interessante: Voce podia trazer um vídeo trazendo as artes que o tolkien fez pras obras desse universo na visão dele,e como sao desenhos muito bonitos mesmo tendo uma simplicidade, apesar de também serem detalhados.!!
O velho Tolkien sabia de algo que nós não estamos considerando, me parece ter algo real nessas histórias, as vezes parece muito familiar essa atmosfera descrita nos livros.
Tolkien era um católico devoto, na qual se não tivesse se apaixonado cedo por sua esposa provavelmente teria se tornado padre. Ele tirou muito do catolicismo para por em suas obras, sendo implícito.
Eu gosto da obra dele, mas não vejo como fantasia, apesar de aparentemente ser, pra mim essa obra é sombria, cruel e bem mais sangrenta do que aparenta e como ele já tinha dito que as obras dele é pra adulto com algumas exceções. Ele se inspirou muito na bíblia e nas descobertas que fez quando fazia pesquisas do mundo, só aí da pra perceber o pq da obra ter essa atmosfera sombria.
Só duas correções, amigo (por favor, entenda como uma critica construtiva): 1 - na era das lampadas, havia apenas um único continente e a cidade dos Valar ficava numa ilha localizada num gigante lago bem no meio dele. Foi a queda das lampadas que dividiu esse continente em dois, criando assim Valinor ao Oeste e a terra media ao Leste; 2- A Vala que lavou os galhos mortos das duas árvores, e com isso gerou a flor e o fruto que deram origem a lua e o sol, na verdade foi Nienna e não Yavanna (esta ultima realmente foi a criadora das árvores). Me inscrevi no canal e achei seu trabalho fantastico!! Aguardo mais conteúdos sobre a primeira era! Sucesso!
2 perguntas; qual o número máximo de Valar e Maiar? Em artes eu vejo um número entorno de 8 Valar e pelo menos 10 Maiar. Tokien especificou ou só sitou o nome dos mais importantes? Os Valar e Maiar se reproduziam, já que havia esposas? Ou ñ sentiam essa necessidade e as esposas dos Valar (e Maiar) funcionavam como companheiras, a exemplo da Fruta d'Ouro de Tom Bombadil, sem gerar descendência?
Tolkien cita o nome o de 14 valar 7 homens e 7 mulheres mais o Melkor ( que dá 15 ), não se sabe se esse e o número máximo de Valar que existem ou se são só os que vão morar em Arda, não existe descrição de número máximo de Maiar, e não ah descrição deles gerando descendência entre si, a única descrição de um relacionamento de um Ainur gerando filhos e da Maiar Melian que casou com o Elfo Thingol e os dois são os pais da Luthien.
Eu gostaria de ver um video com o mapa das movimentações das principais forças nos filmes, eu tenho imensa dificuldade de entender o caminho que Frodo, Bilbo e Smeagol, por onde os Nazgul sairam para chegar ao condado e por onde seguiam quando perdiam o encalço deles, por onde o Trio parada dura perseguiu os orcs para recuperar os Hobbits sequestrados... etc.
Na verdade a Galadriel já era bem mais velha até que Celebrimbor que na série e retratado como um velhaco ( serio os Elfos da serie da Amazon são extremamente feios e ridículos, você olha pra eles e não vê a beleza e a grandeza de espírito que supostamente todos deveriam ter ).
@@legadotolkien Sim eu sei e ele muito provavelmente não tinha características de idoso, no máximo uma barba curta e talvez alguns cabelos grisalhos, e isso porque ele fez parte da geração dos Elfos que despertaram sobre as estrelas.
@@legadotolkienNão sabemos a idade de Celeborn. Ele podia muito bem ser mais velho que Galadriel, já que os elfos que ficaram na Terra-Média se reproduziam mais rápido devido a não ter a bolha temporal de Valinor. A única coisa que temos certeza é que ele nasceu nos Anos das Árvores.
@@dllps Ele pode ter nascido na época que Doriath foi fundada; durante a segunda metade dos Anos das Árvores em Beleriand. Galadriel nasceu em Valinor nos anos de 1362 antes de 1495 dos Anos das Árvores, período que ficou conhecido como "Dias de Felicidade". Provavelmente ela é mais velha que ele!
Parabéns meu querido, mais uma vez sua explanação é excelente! Aproveitando, relembrando o vídeo que fala do Tulkas e comparando com esse agora, me vem a dúvida. Tulkas seria capaz de vencer Melkor no X1? Falo pq Melkor estava tankando todos os valar sozinho, antes dele chegar. Acredito que se vissem um por um valar, Melkor tinha solado geral... Parabéns, continue o maravilhoso trabalho!!!🎉🎉🎉
Olha, essa é uma ótima questão, Tulkas chegou ele já tava brigando com muitos outros Valar. Se numa fila um por um Tulkas fosse o último ele venceria, mas se Tulkas fosse o primeiro da fila, antes daquela batalha contra os Valar, eu apostaria em Melkor.
Para simplificar; A 1°, 2°, 3°, 4° e 5° Era seria mais ou menos o tempo presente do nosso mundo, como o calendário Judaico que mostra que estarmos no ano 5.000 mil e alguma coisa. Ou seja, desde o final da criação até agora se passaram 5 mil anos, cada 1 mil anos seria uma Era da Terra-Média, e as outras Eras ou Anos das Árvores, das Lamparinas etc, seria um tempo que acontece antes do nosso mundo ou antes da contagem de tempo pelos Hebreus. Só que Tolkien pegou essa exemplo e extendeu colocando Elfos como primogênitos - que vivem muitos anos e seriam como os primeiros humanos -, no início dos tempos, depois vem os homens que vivem menos - e esses são a representação da humanidade do mundo atual pós-dilúvio. Também poderia ser assim; As Eras (Tempos) das Árvores, Lamparinas e tal seriam o tempo da criação do mundo, pois a Terra já existia e Deus na Bíblia criou o mundo, remodelou o planeta que não tinha nada e era VAZIO com vida, plantas, água, ar, areia, terra, etc... Tolkien assim como dezenas de milhares de pessoas no mundo interpretaram o tempo da criação Bíblico (6 dias) como simbólico e que seria impossível o mundo ser criado em dias, diferente dos milhares de anos como a Ciência explica. Parece que as pessoas que crêem em Deus minimizam Ele em tudo, chega a ser uma contradição pois se Ele é o Todo-Poderoso então ele pode tudo! Ou quer dizer que Deus é “Limitado” ? Ou só uma “força da natureza” que deu origem a tudo antes dos humanos, e depois passou a ser uma entidade espiritual e corporia ? Eu acho que as pessoas vêem Deus assim e não dizem, guardam para si... Enfim, seria mais ou menos isso, e depois quando chega as Eras do Sol e da Lua o tempo percorrido (4 a 5 Eras) seria o tempo do calendário Judaico (5 mil anos). No entanto fica claro que têm diferenças, Tolkien fez anos diferentes em cada Era, e não mil anos para cada uma.
Na Carta 211 que Tolkien escreveu em 14 de outubro de 1958 para Rhona Beare , ele escreve que o intervalo de tempo entre a queda de Barad-dûr (em TA 3019 ) e os dias atuais (como em 1958, na época em que Tolkien escreveu a dita carta) foi c. 6.000 anos. Portanto, Tolkien concluiu que em 1958, o mundo estaria mais próximo do fim da Quinta Era , se as Eras subsequentes tivessem a mesma duração que a Segunda e a Terceira Era. No entanto, ele finalmente concluiu que as Eras "aceleraram" e que o mundo estava agora (isto é, em 1958) no final da Sexta Era , ou talvez até na Sétima. A Natureza da Terra Média Num texto de 1960 chamado O Despertar dos Quendi , Tolkien chama explicitamente o ano de 1960 d.C. (o ano em que ele estava escrevendo o texto) como o ano de 1960 da Sétima Era . Nesse texto, Tolkien conecta o início da Sétima Era (ou seja, Se.A. 1 ) com a encarnação de Ilúvatar (isto é, o nascimento de Jesus Cristo em 1 DC , de acordo com o cálculo Anno Domini do mundo real da Igreja Católica ) . . Tolkien também prossegue dizendo que o intervalo de tempo entre o ano 1960 da Sétima Era (ou seja, 1960 DC) e o Ano do Sol 310 da Primeira Era foi de 16.000 anos. Isso torna possível calcular quando algumas das Eras do universo aconteceram em relação à cronologia do mundo real: 1) O fim da Primeira Era ( FA 590 ) corresponde ao ano 13.760 a.C. 2) O fim da Segunda Era ( SA 3441 ) corresponde ao ano 10.319 a.C. 3) O fim da Terceira Era ( TA 3021 ) corresponde ao ano 7.298 a.C. Embora a duração média da Quarta à Sexta Era fosse c. 2.430 anos. Ou seja, ele se corrigiu, é Sétima mesmo, e isso contando APÓS a primeira.
@@legadotolkien Sétima, contando após a primeira do Sol, por isso achei importante pontuar! É um complemento aos que estão falando sobre a continuidade (descartada) sobre a nossa Era ser a quinta. Achei importante pontuar que é na verdade a Sétima, se é pra entrar na lógica, já que Tolkien a pontuou ali hehehehe
Eu sou meio novo no universo Tolkien, Iluvatar, Vatar e Maiar, me parecem uma analogia sobre Deus, os Arcanjos e os Anjos, e Melkor seria um Arcanjo Caido como Lucifer ?
Se a Quarta era seria a Era dos homens e a estória tomaria um rumo como a história real da humanidade, o que aconteceria com as demais criaturas e raças que habitavam a Terra Média (Anões, Hobbits, etc)?
Sim, dentro da mitologia do Tolkien, faz todo o sentido que a quarta Era, seja a que se tornou equivalente a nossa Era atual. Pois foi dito por ele que seria a ERA DOS HOMENS, e o declínio de todos os outros seres falantes na terra(Orcs, Elfos, Anões, Hobbits, etc)...
Na Carta 211 que Tolkien escreveu em 14 de outubro de 1958 para Rhona Beare , ele escreve que o intervalo de tempo entre a queda de Barad-dûr (em TA 3019 ) e os dias atuais (como em 1958, na época em que Tolkien escreveu a dita carta) foi c. 6.000 anos. Portanto, Tolkien concluiu que em 1958, o mundo estaria mais próximo do fim da Quinta Era , se as Eras subsequentes tivessem a mesma duração que a Segunda e a Terceira Era. No entanto, ele finalmente concluiu que as Eras "aceleraram" e que o mundo estava agora (isto é, em 1958) no final da Sexta Era , ou talvez até na Sétima. A Natureza da Terra Média Num texto de 1960 chamado O Despertar dos Quendi , Tolkien chama explicitamente o ano de 1960 d.C. (o ano em que ele estava escrevendo o texto) como o ano de 1960 da Sétima Era . Nesse texto, Tolkien conecta o início da Sétima Era (ou seja, Se.A. 1 ) com a encarnação de Ilúvatar (isto é, o nascimento de Jesus Cristo em 1 DC , de acordo com o cálculo Anno Domini do mundo real da Igreja Católica ) . . Tolkien também prossegue dizendo que o intervalo de tempo entre o ano 1960 da Sétima Era (ou seja, 1960 DC) e o Ano do Sol 310 da Primeira Era foi de 16.000 anos. Isso torna possível calcular quando algumas das Eras do universo aconteceram em relação à cronologia do mundo real: 1) O fim da Primeira Era ( FA 590 ) corresponde ao ano 13.760 a.C. 2) O fim da Segunda Era ( SA 3441 ) corresponde ao ano 10.319 a.C. 3) O fim da Terceira Era ( TA 3021 ) corresponde ao ano 7.298 a.C. Embora a duração média da Quarta à Sexta Era fosse c. 2.430 anos. Ou seja, é Sétima mesmo, e isso contando APÓS a primeira.
Os anos eram contados de formas diferentes, acho que ele só quis facilitar colocando anos solares. 1 ano valinoriano na era das árvore equivale a 9,58 anos solares por exemplo.
Meu amigo, acabei de ler. A Natureza da Terra-Media, e meu amigo, achei mais complexo que os 5 livros da História da Terra-Média (os cincos que já foram traduzidos), complexo devido a tentativa de Tolkien em tentar amarrar a cronologia das eras.
Você só esqueceu da Vala (e uma dos Aratar) Nienna na participação tanto da criação das Duas Árvores quanto da tentativa de recuperação delas e na consequente criação da Lua e do Sol. As lágrimas não foram da Yavanna, mas sim de Nienna. Manwë pede para as duas usarem os seus poderes para tentar salvar as Árvores, no que resulta na Lua e no Sol.
Eu gosto de acreditar que a 4 era acabou com o Nascimento, morte e ressureição de Cristo e a assim começou a 5 Era e por isso estamos no ano 2023 da quinta ERA
Na Carta 211 que Tolkien escreveu em 14 de outubro de 1958 para Rhona Beare , ele escreve que o intervalo de tempo entre a queda de Barad-dûr (em TA 3019 ) e os dias atuais (como em 1958, na época em que Tolkien escreveu a dita carta) foi c. 6.000 anos. Portanto, Tolkien concluiu que em 1958, o mundo estaria mais próximo do fim da Quinta Era , se as Eras subsequentes tivessem a mesma duração que a Segunda e a Terceira Era. No entanto, ele finalmente concluiu que as Eras "aceleraram" e que o mundo estava agora (isto é, em 1958) no final da Sexta Era , ou talvez até na Sétima. A Natureza da Terra Média Num texto de 1960 chamado O Despertar dos Quendi , Tolkien chama explicitamente o ano de 1960 d.C. (o ano em que ele estava escrevendo o texto) como o ano de 1960 da Sétima Era . Nesse texto, Tolkien conecta o início da Sétima Era (ou seja, Se.A. 1 ) com a encarnação de Ilúvatar (isto é, o nascimento de Jesus Cristo em 1 DC , de acordo com o cálculo Anno Domini do mundo real da Igreja Católica ) . . Tolkien também prossegue dizendo que o intervalo de tempo entre o ano 1960 da Sétima Era (ou seja, 1960 DC) e o Ano do Sol 310 da Primeira Era foi de 16.000 anos. Isso torna possível calcular quando algumas das Eras do universo aconteceram em relação à cronologia do mundo real: 1) O fim da Primeira Era ( FA 590 ) corresponde ao ano 13.760 a.C. 2) O fim da Segunda Era ( SA 3441 ) corresponde ao ano 10.319 a.C. 3) O fim da Terceira Era ( TA 3021 ) corresponde ao ano 7.298 a.C. Embora a duração média da Quarta à Sexta Era fosse c. 2.430 anos. Ou seja, é Sétima mesmo, e isso contando APÓS a primeira.
Interessante acho que ja tinha visto algo sobre isso sendo assim poderíamos considerar que o Diluvio de Noé seria tbm o final de uma da eras e inicio de outra ja que sempre são grandes eventos que mudam mundo E diluvio foi uma dessas mudanças. inclusive a adoração de falsos deuses e a queda da moralidade nos dias de NOÉ poderiam ser advindas do conto sequencia que o Tolkien começou a escrever mas desistiu chamando A nova Sombra @@unseen.walker
@@MrFelipe11xx Podemos teorizar que sim! Ainda sim, a ideia da Terra-Média ser o passado do nosso mundo foi descartado a muito tempo, e ficou contando com uma fantasia própria mesmo. Mas esses elementos anteriormente pensados ainda estão lá de alguma forma hehehehe
Não faz sentido existir Natal, dado que é uma festa cristã, instituído pela Igreja Católica por volta da Idade Média para celebrar o nascimento de Jesus Cristo
Na terra média e o Cirdan dos portos cinzentos já que ele faz partes dos Elfos que acordaram sobre as estrelas, basicamente a primeira geração de Elfos, já nas terras imortais não tem como saber, sobre a Galadriel ela é sobrinha de Feanor e filha de Finarfin, ela é da terceira geração de Elfos.
Apenas para deixar claro, como fiz com os outros comentários, na Carta 211 que Tolkien escreveu em 14 de outubro de 1958 para Rhona Beare , ele escreve que o intervalo de tempo entre a queda de Barad-dûr (em TA 3019 ) e os dias atuais (como em 1958, na época em que Tolkien escreveu a dita carta) foi c. 6.000 anos. Portanto, Tolkien concluiu que em 1958, o mundo estaria mais próximo do fim da Quinta Era , se as Eras subsequentes tivessem a mesma duração que a Segunda e a Terceira Era. No entanto, ele finalmente concluiu que as Eras "aceleraram" e que o mundo estava agora (isto é, em 1958) no final da Sexta Era , ou talvez até na Sétima. A Natureza da Terra Média Num texto de 1960 chamado O Despertar dos Quendi , Tolkien chama explicitamente o ano de 1960 d.C. (o ano em que ele estava escrevendo o texto) como o ano de 1960 da Sétima Era . Nesse texto, Tolkien conecta o início da Sétima Era (ou seja, Se.A. 1 ) com a encarnação de Ilúvatar (isto é, o nascimento de Jesus Cristo em 1 DC , de acordo com o cálculo Anno Domini do mundo real da Igreja Católica ) . . Tolkien também prossegue dizendo que o intervalo de tempo entre o ano 1960 da Sétima Era (ou seja, 1960 DC) e o Ano do Sol 310 da Primeira Era foi de 16.000 anos. Isso torna possível calcular quando algumas das Eras do universo aconteceram em relação à cronologia do mundo real: 1) O fim da Primeira Era ( FA 590 ) corresponde ao ano 13.760 a.C. 2) O fim da Segunda Era ( SA 3441 ) corresponde ao ano 10.319 a.C. 3) O fim da Terceira Era ( TA 3021 ) corresponde ao ano 7.298 a.C. Embora a duração média da Quarta à Sexta Era fosse c. 2.430 anos. Ou seja, Tolkien se corrigiu, é Sétima mesmo, e isso contando APÓS a Primeira. Vale também lembrar que Tolkien descartou tanto as ideias da história ser um mito europeu quanto um passado do nosso mundo a muito tempo, e a história é agora no seu cerne uma fantasia propriamente contada. Ainda sim, muitos desses elementos anteriormente pensados continuam lá hehehehe
Eru partindo a "terra" em dois deveria ser um evento que finalizava uma era, acho mais grandioso do que sauron perdendo na segunda ou o anel sendo destruido, penssando só.
Alguém tão esquizofrênico quanto eu também já desconfiou na possibilidade de essa ser a verdadeira história do nosso mundo apresentada como fantasia pra parecer bobagem? E se os dominadores do nosso mundo ferem os renegados sombrios do passado? Isso explicaria todo nosso sofrimento e as conspirações infinitas para a destruição da humanidade atual. Não me culpem por devanear, quem deu brecha pra essa interpretação foi outro esquizofrênico chamado Tolkien. 12:01.
A quarta era provavelmente terminaria com o nascimento do filho do Pai (Iluvatar) em corpo de homem (o messias), e assim a quinta se iniciaria como no nosso mundo. E depois a sexta seria o retorno do filho e as revelações (apocalipse)
Na Carta 211 que Tolkien escreveu em 14 de outubro de 1958 para Rhona Beare , ele escreve que o intervalo de tempo entre a queda de Barad-dûr (em TA 3019 ) e os dias atuais (como em 1958, na época em que Tolkien escreveu a dita carta) foi c. 6.000 anos. Portanto, Tolkien concluiu que em 1958, o mundo estaria mais próximo do fim da Quinta Era , se as Eras subsequentes tivessem a mesma duração que a Segunda e a Terceira Era. No entanto, ele finalmente concluiu que as Eras "aceleraram" e que o mundo estava agora (isto é, em 1958) no final da Sexta Era , ou talvez até na Sétima. A Natureza da Terra Média Num texto de 1960 chamado O Despertar dos Quendi , Tolkien chama explicitamente o ano de 1960 d.C. (o ano em que ele estava escrevendo o texto) como o ano de 1960 da Sétima Era . Nesse texto, Tolkien conecta o início da Sétima Era (ou seja, Se.A. 1 ) com a encarnação de Ilúvatar (isto é, o nascimento de Jesus Cristo em 1 DC , de acordo com o cálculo Anno Domini do mundo real da Igreja Católica ) . . Tolkien também prossegue dizendo que o intervalo de tempo entre o ano 1960 da Sétima Era (ou seja, 1960 DC) e o Ano do Sol 310 da Primeira Era foi de 16.000 anos. Isso torna possível calcular quando algumas das Eras do universo aconteceram em relação à cronologia do mundo real: 1) O fim da Primeira Era ( FA 590 ) corresponde ao ano 13.760 a.C. 2) O fim da Segunda Era ( SA 3441 ) corresponde ao ano 10.319 a.C. 3) O fim da Terceira Era ( TA 3021 ) corresponde ao ano 7.298 a.C. Embora a duração média da Quarta à Sexta Era fosse c. 2.430 anos. Ou seja, é Sétima mesmo, contando a partir da Primeira.
Galadriel sabia da verdadeira natureza de Gandalf? Já que de todos era a única que esteve presente quando os magos surgiram do nada na Terra Média? Eu acho muito delicado criar deuses em universos pq precisa dar um motivo muito bom pra eles ñ intervirem. Eru não faz absolutamente nada contra Melkor, sendo que podia. Fosse eu Tolkien (audácia, eu sei) eu faria Eru criar todas as coisas e no processo ele ficaria fraco, como os Valar. Porém os mesmos passariam a "gerir" as coisas e tomariam conta do Criador, da mesma forma que filhos cuidam de um pai idoso, explicando pq Eru ñ podia parar Melkor. Olha a analogia boa que ficaria.
@@Cassiano.Alcampos ----- Eu sei, mas dentre os principais da 3 Era, Galadriel é que sobressai mais. Quanto a analogia com Deus cristão, também sabia e justamente por isso ñ ficou bom. Auxiliar é diferente de ñ dar livre arbítrio. Eru ñ enfrenta Melkor, mas Ele em pessoa afunda a frota naval de Numenor. Tipo, o pecado dos mortais foi maior que o de Melkor corrompendo a criação? Pra mim ñ faz sentido.
@@201085PEDRO No livro do Senhor dos Aneis, Glorfindel ajuda frodo a escapar dos espectros, e é falado sobre o brilho que ele emitia. Nos filmes deixaram so a Galadriel como sobrevivente de eras... Sobre Eru afundar a frota naval, foram os Valar que decidiram deixar Arda, deixando a mesma nas mãos dos Elfos e Homens, ai Eru separou os mares e causou a destruição. Pelo menos foi o que entendi no livro.
@@201085PEDROFicou bom sim, e Eru interferiu várias vezes e pontualmente, tanto contra Morgoth como quanto Sauron. A interferência dele com Númenor foi um pedido dos Valar, e ela não valia nem mais nem menos do que uma ação contra Morgoth, que a esta altura já havia sido uma situação resolvida, os Valar conseguiram dar conta, pois aqui o que você não pegou: os Valar podiam lutar diretamente contra Morgoth. Já a intervenção em Númenor foi feita diretamente por Eru porque aos Valar não era permitido combater os filhos de Eru diretamente, tanto Elfos quanto Humanos. É por isso que só ele poderia intervir. Eru fez as coisas acontecerem como elas deviam acontecer, pois a questão é que ele faria acontecerem coisas boas do mal de Morgoth. Então tudo funcionou como devia ser, e Eru funciona perfeitamente pois tudo está nos seus planos.
@@unseen.walker Acho que Galadriel não so suspeitava, ja que Glorfindel na era antes do exilio conversava e era amigo de Gandalf, acho que Galadriel tambem sabia quem Gandalf de fato era.
Tive que reupar o vídeo, amigos. RUclips tava dizendo que tava com problema na resolução! Eh noix!
Eu percebi, tava assistindo mó de boa e do nada vídeo some kkk
@@jonatasportugal8291 Desculpe por isso amigo, não tive escolha 😭
Tudo certo amigo👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽
@@marciofelipejustino2563 Vlw Marcião!
1:56. 10:11. 11:28.
Só de ouvir essa maravilha de história já dá vontade de reler O Simarillion mais uma vez. Oh livro bom 🙂
Eu curtia muito Tolkien Talk ´porem quando voce apareceu,não tem como deixar de ver o seu canal, Tolkien Talk é bom no contéudo é um canal bem mais antigo, porem a linguagem do seu canal realmente é diferenciada, parabens
Cine Jam tbm é um canal top sobre o universo de Tolkien
Interessante, gostei do vídeo explicou tudo, agora eu entendi tudo
Eu tenho uma ideia de vídeo que poderia ser interessante:
Voce podia trazer um vídeo trazendo as artes que o tolkien fez pras obras desse universo na visão dele,e como sao desenhos muito bonitos mesmo tendo uma simplicidade, apesar de também serem detalhados.!!
Melkor aparentemente mesmo sendo o mais velho se mostra ser uma criança birrenta
Igual a Lúcifer bom ele não queria se curva pra gente.
Mano, há pouco tempo esse cara tinha 2 mil inscritos e ja chegou em 50k? Merecido
O velho Tolkien sabia de algo que nós não estamos considerando, me parece ter algo real nessas histórias, as vezes parece muito familiar essa atmosfera descrita nos livros.
ele era cristão e se inspirou nas história bíblicas
@@caminomedicinapelo menos as histórias dele são boas já as blibicas são chatas.
@@richardferrer5325 na bibliografia dele ele fala bastante sobre isso
Tolkien era um católico devoto, na qual se não tivesse se apaixonado cedo por sua esposa provavelmente teria se tornado padre. Ele tirou muito do catolicismo para por em suas obras, sendo implícito.
Eu gosto da obra dele, mas não vejo como fantasia, apesar de aparentemente ser, pra mim essa obra é sombria, cruel e bem mais sangrenta do que aparenta e como ele já tinha dito que as obras dele é pra adulto com algumas exceções. Ele se inspirou muito na bíblia e nas descobertas que fez quando fazia pesquisas do mundo, só aí da pra perceber o pq da obra ter essa atmosfera sombria.
Só duas correções, amigo (por favor, entenda como uma critica construtiva):
1 - na era das lampadas, havia apenas um único continente e a cidade dos Valar ficava numa ilha localizada num gigante lago bem no meio dele. Foi a queda das lampadas que dividiu esse continente em dois, criando assim Valinor ao Oeste e a terra media ao Leste;
2- A Vala que lavou os galhos mortos das duas árvores, e com isso gerou a flor e o fruto que deram origem a lua e o sol, na verdade foi Nienna e não Yavanna (esta ultima realmente foi a criadora das árvores).
Me inscrevi no canal e achei seu trabalho fantastico!! Aguardo mais conteúdos sobre a primeira era! Sucesso!
Muito interessante os tempos de tolkien cada era tem seus heróis e vilões tenebrosos.
Excelente video! Nao tem canal melhor!
2 perguntas; qual o número máximo de Valar e Maiar? Em artes eu vejo um número entorno de 8 Valar e pelo menos 10 Maiar. Tokien especificou ou só sitou o nome dos mais importantes? Os Valar e Maiar se reproduziam, já que havia esposas? Ou ñ sentiam essa necessidade e as esposas dos Valar (e Maiar) funcionavam como companheiras, a exemplo da Fruta d'Ouro de Tom Bombadil, sem gerar descendência?
Tolkien cita o nome o de 14 valar 7 homens e 7 mulheres mais o Melkor ( que dá 15 ), não se sabe se esse e o número máximo de Valar que existem ou se são só os que vão morar em Arda, não existe descrição de número máximo de Maiar, e não ah descrição deles gerando descendência entre si, a única descrição de um relacionamento de um Ainur gerando filhos e da Maiar Melian que casou com o Elfo Thingol e os dois são os pais da Luthien.
@@luizaquerubino número citado é só sobre os que descem. O número dos que não desceram vai muito além.
@@unseen.walker
Sim foi o que eu falei.
Perdão, lhe marquei ao invés dele.
Incrivel esse video e seu trabalho, Parabéns!
Muito bom seu trabalho
Eu gostaria de ver um video com o mapa das movimentações das principais forças nos filmes, eu tenho imensa dificuldade de entender o caminho que Frodo, Bilbo e Smeagol, por onde os Nazgul sairam para chegar ao condado e por onde seguiam quando perdiam o encalço deles, por onde o Trio parada dura perseguiu os orcs para recuperar os Hobbits sequestrados... etc.
Você encontra isso em um mapa interativo no Google
@@unseen.walkerqual é o nome?
@@sunny_estxd4958 Interactive Map of Middle-Earth
Muito interessante 😊
Na verdade a Galadriel já era bem mais velha até que Celebrimbor que na série e retratado como um velhaco ( serio os Elfos da serie da Amazon são extremamente feios e ridículos, você olha pra eles e não vê a beleza e a grandeza de espírito que supostamente todos deveriam ter ).
Círdan é mais velho que Galadriel, que é mais velha que Celeborn.
@@legadotolkien
Sim eu sei e ele muito provavelmente não tinha características de idoso, no máximo uma barba curta e talvez alguns cabelos grisalhos, e isso porque ele fez parte da geração dos Elfos que despertaram sobre as estrelas.
Mas a série tentou incluir demais o povo e ficou estranho
@@legadotolkienNão sabemos a idade de Celeborn. Ele podia muito bem ser mais velho que Galadriel, já que os elfos que ficaram na Terra-Média se reproduziam mais rápido devido a não ter a bolha temporal de Valinor.
A única coisa que temos certeza é que ele nasceu nos Anos das Árvores.
@@dllps Ele pode ter nascido na época que Doriath foi fundada; durante a segunda metade dos Anos das Árvores em Beleriand.
Galadriel nasceu em Valinor nos anos de 1362 antes de 1495 dos Anos das Árvores, período que ficou conhecido como "Dias de Felicidade".
Provavelmente ela é mais velha que ele!
Pelo menos 120 anos são conhecidos, pois foram os anos de reinado do rei Elessar (Aragorn), que faleceu aos 210 anos.
Gosto bastante do seu conteúdo, parabéns. Será que poderia fazer hm vídeo sobre a "Batalha do Condado" que foi cortado dos filmes?
Nem no universo de Tolkien nem no mundo real o tempo é determinante. Também dividimos a história baseando-nos em eventos marcantes.
Parabéns meu querido, mais uma vez sua explanação é excelente!
Aproveitando, relembrando o vídeo que fala do Tulkas e comparando com esse agora, me vem a dúvida. Tulkas seria capaz de vencer Melkor no X1? Falo pq Melkor estava tankando todos os valar sozinho, antes dele chegar. Acredito que se vissem um por um valar, Melkor tinha solado geral...
Parabéns, continue o maravilhoso trabalho!!!🎉🎉🎉
Olha, essa é uma ótima questão, Tulkas chegou ele já tava brigando com muitos outros Valar. Se numa fila um por um Tulkas fosse o último ele venceria, mas se Tulkas fosse o primeiro da fila, antes daquela batalha contra os Valar, eu apostaria em Melkor.
Excelente Issac ! É um vídeo de Referência para entendimento da Linha do Tempo !
Excelente vídeo irmão
Ótimo vídeo, mano! Obrigado! Eu sempre tive dúvida neste assunto e agora está mais claro. Abs.
Para simplificar;
A 1°, 2°, 3°, 4° e 5° Era seria mais ou menos o tempo presente do nosso mundo, como o calendário Judaico que mostra que estarmos no ano 5.000 mil e alguma coisa.
Ou seja, desde o final da criação até agora se passaram 5 mil anos, cada 1 mil anos seria uma Era da Terra-Média, e as outras Eras ou Anos das Árvores, das Lamparinas etc, seria um tempo que acontece antes do nosso mundo ou antes da contagem de tempo pelos Hebreus.
Só que Tolkien pegou essa exemplo e extendeu colocando Elfos como primogênitos - que vivem muitos anos e seriam como os primeiros humanos -, no início dos tempos, depois vem os homens que vivem menos - e esses são a representação da humanidade do mundo atual pós-dilúvio.
Também poderia ser assim;
As Eras (Tempos) das Árvores, Lamparinas e tal seriam o tempo da criação do mundo, pois a Terra já existia e Deus na Bíblia criou o mundo, remodelou o planeta que não tinha nada e era VAZIO com vida, plantas, água, ar, areia, terra, etc...
Tolkien assim como dezenas de milhares de pessoas no mundo interpretaram o tempo da criação Bíblico (6 dias) como simbólico e que seria impossível o mundo ser criado em dias, diferente dos milhares de anos como a Ciência explica.
Parece que as pessoas que crêem em Deus minimizam Ele em tudo, chega a ser uma contradição pois se Ele é o Todo-Poderoso então ele pode tudo!
Ou quer dizer que Deus é “Limitado” ? Ou só uma “força da natureza” que deu origem a tudo antes dos humanos, e depois passou a ser uma entidade espiritual e corporia ?
Eu acho que as pessoas vêem Deus assim e não dizem, guardam para si...
Enfim, seria mais ou menos isso, e depois quando chega as Eras do Sol e da Lua o tempo percorrido (4 a 5 Eras) seria o tempo do calendário Judaico (5 mil anos). No entanto fica claro que têm diferenças, Tolkien fez anos diferentes em cada Era, e não mil anos para cada uma.
Na Carta 211 que Tolkien escreveu em 14 de outubro de 1958 para Rhona Beare , ele escreve que o intervalo de tempo entre a queda de Barad-dûr (em TA 3019 ) e os dias atuais (como em 1958, na época em que Tolkien escreveu a dita carta) foi c. 6.000 anos.
Portanto, Tolkien concluiu que em 1958, o mundo estaria mais próximo do fim da Quinta Era , se as Eras subsequentes tivessem a mesma duração que a Segunda e a Terceira Era.
No entanto, ele finalmente concluiu que as Eras "aceleraram" e que o mundo estava agora (isto é, em 1958) no final da Sexta Era , ou talvez até na Sétima.
A Natureza da Terra Média
Num texto de 1960 chamado O Despertar dos Quendi , Tolkien chama explicitamente o ano de 1960 d.C. (o ano em que ele estava escrevendo o texto) como o ano de 1960 da Sétima Era .
Nesse texto, Tolkien conecta o início da Sétima Era (ou seja, Se.A. 1 ) com a encarnação de Ilúvatar (isto é, o nascimento de Jesus Cristo em 1 DC , de acordo com o cálculo Anno Domini do mundo real da Igreja Católica ) . .
Tolkien também prossegue dizendo que o intervalo de tempo entre o ano 1960 da Sétima Era (ou seja, 1960 DC) e o Ano do Sol 310 da Primeira Era foi de 16.000 anos.
Isso torna possível calcular quando algumas das Eras do universo aconteceram em relação à cronologia do mundo real:
1) O fim da Primeira Era ( FA 590 ) corresponde ao ano 13.760 a.C.
2) O fim da Segunda Era ( SA 3441 ) corresponde ao ano 10.319 a.C.
3) O fim da Terceira Era ( TA 3021 ) corresponde ao ano 7.298 a.C.
Embora a duração média da Quarta à Sexta Era fosse c. 2.430 anos.
Ou seja, ele se corrigiu, é Sétima mesmo, e isso contando APÓS a primeira.
@@unseen.walker Então tá 🤷🏻♂️
@@legadotolkien Sétima, contando após a primeira do Sol, por isso achei importante pontuar! É um complemento aos que estão falando sobre a continuidade (descartada) sobre a nossa Era ser a quinta. Achei importante pontuar que é na verdade a Sétima, se é pra entrar na lógica, já que Tolkien a pontuou ali hehehehe
@@unseen.walker Tá, se vc diz... 💁🏻♂️
@@legadotolkien Amigo, precisa das fontes? Gosto muito do seu canal, só queria complementar a informação, um pouco de humildade não dói né!
Eu sou meio novo no universo Tolkien, Iluvatar, Vatar e Maiar, me parecem uma analogia sobre Deus, os Arcanjos e os Anjos, e Melkor seria um Arcanjo Caido como Lucifer ?
Exatamente.
Ei, faz um vídeo especial, mostrando sua coleção de J.R.R. Tolkien. Um abraço! 👏
Vou fazer Victor, obrigado pela sugestão meu amigo! 👊🏼
Ótimo vídeo
"Como é bela nossa criação"
"Mas eu não vejo nada!"
-Mandos e Orome antes da era das lâmpadas
4:16 qual é o livro que você deu aspas?❤
Parabéns pelo vídeo 👏👏👏👏
Faz um video explicando porque alguns anôes se aliaram a Sauron. Abçs
Awesome!
Se a Quarta era seria a Era dos homens e a estória tomaria um rumo como a história real da humanidade, o que aconteceria com as demais criaturas e raças que habitavam a Terra Média (Anões, Hobbits, etc)?
Espetacular
Otimo video!!
Isil e Anar. Certeza os nomes dos filhos de Elendil foram inspirados nesses astros
Isil e Anar prefixos para Isildur e Anárion! Muito bem observado!
@@nerdcurioso.youtube Muito obrigado! 😁😁 Isso me lembra que preciso terminar o Silmarilion para entender porque desses nomes
Sim, dentro da mitologia do Tolkien, faz todo o sentido que a quarta Era, seja a que se tornou equivalente a nossa Era atual.
Pois foi dito por ele que seria a ERA DOS HOMENS, e o declínio de todos os outros seres falantes na terra(Orcs, Elfos, Anões, Hobbits, etc)...
Na Carta 211 que Tolkien escreveu em 14 de outubro de 1958 para Rhona Beare , ele escreve que o intervalo de tempo entre a queda de Barad-dûr (em TA 3019 ) e os dias atuais (como em 1958, na época em que Tolkien escreveu a dita carta) foi c. 6.000 anos.
Portanto, Tolkien concluiu que em 1958, o mundo estaria mais próximo do fim da Quinta Era , se as Eras subsequentes tivessem a mesma duração que a Segunda e a Terceira Era.
No entanto, ele finalmente concluiu que as Eras "aceleraram" e que o mundo estava agora (isto é, em 1958) no final da Sexta Era , ou talvez até na Sétima.
A Natureza da Terra Média
Num texto de 1960 chamado O Despertar dos Quendi , Tolkien chama explicitamente o ano de 1960 d.C. (o ano em que ele estava escrevendo o texto) como o ano de 1960 da Sétima Era .
Nesse texto, Tolkien conecta o início da Sétima Era (ou seja, Se.A. 1 ) com a encarnação de Ilúvatar (isto é, o nascimento de Jesus Cristo em 1 DC , de acordo com o cálculo Anno Domini do mundo real da Igreja Católica ) . .
Tolkien também prossegue dizendo que o intervalo de tempo entre o ano 1960 da Sétima Era (ou seja, 1960 DC) e o Ano do Sol 310 da Primeira Era foi de 16.000 anos.
Isso torna possível calcular quando algumas das Eras do universo aconteceram em relação à cronologia do mundo real:
1) O fim da Primeira Era ( FA 590 ) corresponde ao ano 13.760 a.C.
2) O fim da Segunda Era ( SA 3441 ) corresponde ao ano 10.319 a.C.
3) O fim da Terceira Era ( TA 3021 ) corresponde ao ano 7.298 a.C.
Embora a duração média da Quarta à Sexta Era fosse c. 2.430 anos.
Ou seja, é Sétima mesmo, e isso contando APÓS a primeira.
Em que época surgiram os primeiros Elfos?
Esse Melquiór é do balacobaco hein
Vei... então podem existir as ruínas das mansões dos valar na terra média????
As árvores de Valinor parecem com yggdrasil
Sendo o Tolkiem cristão acredito que ele concordaria que estaríamos então na quinta era do sol
Tem algo escrito sobre a 4ª era?
Ao final da quarta era, as restantes quem explica é frank herbert. E teremos mais 30k de anos.
Amigo... Os locais onde as primeiras lâmpadas ficaram ainda existem na terra media ?? Os mares interiores são resquícios das quedas delas ?
Mas como conta os anos quando não tinha sol?
Os anos eram contados de formas diferentes, acho que ele só quis facilitar colocando anos solares. 1 ano valinoriano na era das árvore equivale a 9,58 anos solares por exemplo.
👍
O Valar Aule é o meu preferido,me lembra Hefestos ou os Anões da mitologia Nórdica
😍😍😍👌
As árvores laurelin e telperion eram lindas demais tanto que depois da dagor dagorath elas seram refeitas.
Meu amigo, acabei de ler. A Natureza da Terra-Media, e meu amigo, achei mais complexo que os 5 livros da História da Terra-Média (os cincos que já foram traduzidos), complexo devido a tentativa de Tolkien em tentar amarrar a cronologia das eras.
Perguntei quantos anos tem cada era no vídeo de minas moria hahaha
O que aconteceu com os anões ?
Já que no final do vídeo fala que chegou a era dos homens e declínio de todas as outras raça falantes !
De vez em quando, vemos descendentes deles por aí
Você só esqueceu da Vala (e uma dos Aratar) Nienna na participação tanto da criação das Duas Árvores quanto da tentativa de recuperação delas e na consequente criação da Lua e do Sol. As lágrimas não foram da Yavanna, mas sim de Nienna. Manwë pede para as duas usarem os seus poderes para tentar salvar as Árvores, no que resulta na Lua e no Sol.
OMG ! Quantos anos tem a Galadriel ?
Eu gosto de acreditar que a 4 era acabou com o Nascimento, morte e ressureição de Cristo e a assim começou a 5 Era e por isso estamos no ano 2023 da quinta ERA
Na Carta 211 que Tolkien escreveu em 14 de outubro de 1958 para Rhona Beare , ele escreve que o intervalo de tempo entre a queda de Barad-dûr (em TA 3019 ) e os dias atuais (como em 1958, na época em que Tolkien escreveu a dita carta) foi c. 6.000 anos.
Portanto, Tolkien concluiu que em 1958, o mundo estaria mais próximo do fim da Quinta Era , se as Eras subsequentes tivessem a mesma duração que a Segunda e a Terceira Era.
No entanto, ele finalmente concluiu que as Eras "aceleraram" e que o mundo estava agora (isto é, em 1958) no final da Sexta Era , ou talvez até na Sétima.
A Natureza da Terra Média
Num texto de 1960 chamado O Despertar dos Quendi , Tolkien chama explicitamente o ano de 1960 d.C. (o ano em que ele estava escrevendo o texto) como o ano de 1960 da Sétima Era .
Nesse texto, Tolkien conecta o início da Sétima Era (ou seja, Se.A. 1 ) com a encarnação de Ilúvatar (isto é, o nascimento de Jesus Cristo em 1 DC , de acordo com o cálculo Anno Domini do mundo real da Igreja Católica ) . .
Tolkien também prossegue dizendo que o intervalo de tempo entre o ano 1960 da Sétima Era (ou seja, 1960 DC) e o Ano do Sol 310 da Primeira Era foi de 16.000 anos.
Isso torna possível calcular quando algumas das Eras do universo aconteceram em relação à cronologia do mundo real:
1) O fim da Primeira Era ( FA 590 ) corresponde ao ano 13.760 a.C.
2) O fim da Segunda Era ( SA 3441 ) corresponde ao ano 10.319 a.C.
3) O fim da Terceira Era ( TA 3021 ) corresponde ao ano 7.298 a.C.
Embora a duração média da Quarta à Sexta Era fosse c. 2.430 anos.
Ou seja, é Sétima mesmo, e isso contando APÓS a primeira.
Interessante acho que ja tinha visto algo sobre isso sendo assim poderíamos considerar que o Diluvio de Noé seria tbm o final de uma da eras e inicio de outra ja que sempre são grandes eventos que mudam mundo E diluvio foi uma dessas mudanças.
inclusive a adoração de falsos deuses e a queda da moralidade nos dias de NOÉ poderiam ser advindas do conto sequencia que o Tolkien começou a escrever mas desistiu chamando A nova Sombra
@@unseen.walker
@@MrFelipe11xx Podemos teorizar que sim! Ainda sim, a ideia da Terra-Média ser o passado do nosso mundo foi descartado a muito tempo, e ficou contando com uma fantasia própria mesmo. Mas esses elementos anteriormente pensados ainda estão lá de alguma forma hehehehe
@@unseen.walker Explicação top
@@GabrielVictor-C20XE Valeu! Hehehehe
Poderia fazer um vídeo sobre as armas da terra-média
existe natal no mundo de tolkien?
Não..
Não faz sentido existir Natal, dado que é uma festa cristã, instituído pela Igreja Católica por volta da Idade Média para celebrar o nascimento de Jesus Cristo
Qual o elfo mais velho vivo?
Galadriel
Na terra média e o Cirdan dos portos cinzentos já que ele faz partes dos Elfos que acordaram sobre as estrelas, basicamente a primeira geração de Elfos, já nas terras imortais não tem como saber, sobre a Galadriel ela é sobrinha de Feanor e filha de Finarfin, ela é da terceira geração de Elfos.
Apenas para deixar claro, como fiz com os outros comentários, na Carta 211 que Tolkien escreveu em 14 de outubro de 1958 para Rhona Beare , ele escreve que o intervalo de tempo entre a queda de Barad-dûr (em TA 3019 ) e os dias atuais (como em 1958, na época em que Tolkien escreveu a dita carta) foi c. 6.000 anos.
Portanto, Tolkien concluiu que em 1958, o mundo estaria mais próximo do fim da Quinta Era , se as Eras subsequentes tivessem a mesma duração que a Segunda e a Terceira Era.
No entanto, ele finalmente concluiu que as Eras "aceleraram" e que o mundo estava agora (isto é, em 1958) no final da Sexta Era , ou talvez até na Sétima.
A Natureza da Terra Média
Num texto de 1960 chamado O Despertar dos Quendi , Tolkien chama explicitamente o ano de 1960 d.C. (o ano em que ele estava escrevendo o texto) como o ano de 1960 da Sétima Era .
Nesse texto, Tolkien conecta o início da Sétima Era (ou seja, Se.A. 1 ) com a encarnação de Ilúvatar (isto é, o nascimento de Jesus Cristo em 1 DC , de acordo com o cálculo Anno Domini do mundo real da Igreja Católica ) . .
Tolkien também prossegue dizendo que o intervalo de tempo entre o ano 1960 da Sétima Era (ou seja, 1960 DC) e o Ano do Sol 310 da Primeira Era foi de 16.000 anos.
Isso torna possível calcular quando algumas das Eras do universo aconteceram em relação à cronologia do mundo real:
1) O fim da Primeira Era ( FA 590 ) corresponde ao ano 13.760 a.C.
2) O fim da Segunda Era ( SA 3441 ) corresponde ao ano 10.319 a.C.
3) O fim da Terceira Era ( TA 3021 ) corresponde ao ano 7.298 a.C.
Embora a duração média da Quarta à Sexta Era fosse c. 2.430 anos.
Ou seja, Tolkien se corrigiu, é Sétima mesmo, e isso contando APÓS a Primeira.
Vale também lembrar que Tolkien descartou tanto as ideias da história ser um mito europeu quanto um passado do nosso mundo a muito tempo, e a história é agora no seu cerne uma fantasia propriamente contada. Ainda sim, muitos desses elementos anteriormente pensados continuam lá hehehehe
Eru partindo a "terra" em dois deveria ser um evento que finalizava uma era, acho mais grandioso do que sauron perdendo na segunda ou o anel sendo destruido, penssando só.
No caso, essas presenças dos valar eles estavam encarnados ?
Lembro de ter visto em algum lugar que as eras iriam ficar cada vez menores ,e que talvez intivessemos na 6 ou 7 era.
Alguém tão esquizofrênico quanto eu também já desconfiou na possibilidade de essa ser a verdadeira história do nosso mundo apresentada como fantasia pra parecer bobagem? E se os dominadores do nosso mundo ferem os renegados sombrios do passado? Isso explicaria todo nosso sofrimento e as conspirações infinitas para a destruição da humanidade atual. Não me culpem por devanear, quem deu brecha pra essa interpretação foi outro esquizofrênico chamado Tolkien. 12:01.
KKKKKKKK eu pensava igual
O TEMPO SO TEM UMA DIREÇAO ,PRA FRENTE
A quarta era provavelmente terminaria com o nascimento do filho do Pai (Iluvatar) em corpo de homem (o messias), e assim a quinta se iniciaria como no nosso mundo. E depois a sexta seria o retorno do filho e as revelações (apocalipse)
Na Carta 211 que Tolkien escreveu em 14 de outubro de 1958 para Rhona Beare , ele escreve que o intervalo de tempo entre a queda de Barad-dûr (em TA 3019 ) e os dias atuais (como em 1958, na época em que Tolkien escreveu a dita carta) foi c. 6.000 anos.
Portanto, Tolkien concluiu que em 1958, o mundo estaria mais próximo do fim da Quinta Era , se as Eras subsequentes tivessem a mesma duração que a Segunda e a Terceira Era.
No entanto, ele finalmente concluiu que as Eras "aceleraram" e que o mundo estava agora (isto é, em 1958) no final da Sexta Era , ou talvez até na Sétima.
A Natureza da Terra Média
Num texto de 1960 chamado O Despertar dos Quendi , Tolkien chama explicitamente o ano de 1960 d.C. (o ano em que ele estava escrevendo o texto) como o ano de 1960 da Sétima Era .
Nesse texto, Tolkien conecta o início da Sétima Era (ou seja, Se.A. 1 ) com a encarnação de Ilúvatar (isto é, o nascimento de Jesus Cristo em 1 DC , de acordo com o cálculo Anno Domini do mundo real da Igreja Católica ) . .
Tolkien também prossegue dizendo que o intervalo de tempo entre o ano 1960 da Sétima Era (ou seja, 1960 DC) e o Ano do Sol 310 da Primeira Era foi de 16.000 anos.
Isso torna possível calcular quando algumas das Eras do universo aconteceram em relação à cronologia do mundo real:
1) O fim da Primeira Era ( FA 590 ) corresponde ao ano 13.760 a.C.
2) O fim da Segunda Era ( SA 3441 ) corresponde ao ano 10.319 a.C.
3) O fim da Terceira Era ( TA 3021 ) corresponde ao ano 7.298 a.C.
Embora a duração média da Quarta à Sexta Era fosse c. 2.430 anos.
Ou seja, é Sétima mesmo, contando a partir da Primeira.
O Maníaco do Melkor.😂😂😂
Eru criou a terra primeiro depois criou os Airnur?
Poxa n acredito que no domínio dos homens tudo se acabou como tá hoje em dia
Legal que os irmão ISILdur e ANARion tem na raiz dos nomes o nome do sol e da lua
Galadriel sabia da verdadeira natureza de Gandalf? Já que de todos era a única que esteve presente quando os magos surgiram do nada na Terra Média? Eu acho muito delicado criar deuses em universos pq precisa dar um motivo muito bom pra eles ñ intervirem. Eru não faz absolutamente nada contra Melkor, sendo que podia. Fosse eu Tolkien (audácia, eu sei) eu faria Eru criar todas as coisas e no processo ele ficaria fraco, como os Valar. Porém os mesmos passariam a "gerir" as coisas e tomariam conta do Criador, da mesma forma que filhos cuidam de um pai idoso, explicando pq Eru ñ podia parar Melkor. Olha a analogia boa que ficaria.
@@Cassiano.Alcampos ----- Eu sei, mas dentre os principais da 3 Era, Galadriel é que sobressai mais. Quanto a analogia com Deus cristão, também sabia e justamente por isso ñ ficou bom. Auxiliar é diferente de ñ dar livre arbítrio. Eru ñ enfrenta Melkor, mas Ele em pessoa afunda a frota naval de Numenor. Tipo, o pecado dos mortais foi maior que o de Melkor corrompendo a criação? Pra mim ñ faz sentido.
@@201085PEDRO No livro do Senhor dos Aneis, Glorfindel ajuda frodo a escapar dos espectros, e é falado sobre o brilho que ele emitia. Nos filmes deixaram so a Galadriel como sobrevivente de eras... Sobre Eru afundar a frota naval, foram os Valar que decidiram deixar Arda, deixando a mesma nas mãos dos Elfos e Homens, ai Eru separou os mares e causou a destruição. Pelo menos foi o que entendi no livro.
@@201085PEDROFicou bom sim, e Eru interferiu várias vezes e pontualmente, tanto contra Morgoth como quanto Sauron. A interferência dele com Númenor foi um pedido dos Valar, e ela não valia nem mais nem menos do que uma ação contra Morgoth, que a esta altura já havia sido uma situação resolvida, os Valar conseguiram dar conta, pois aqui o que você não pegou: os Valar podiam lutar diretamente contra Morgoth. Já a intervenção em Númenor foi feita diretamente por Eru porque aos Valar não era permitido combater os filhos de Eru diretamente, tanto Elfos quanto Humanos. É por isso que só ele poderia intervir. Eru fez as coisas acontecerem como elas deviam acontecer, pois a questão é que ele faria acontecerem coisas boas do mal de Morgoth. Então tudo funcionou como devia ser, e Eru funciona perfeitamente pois tudo está nos seus planos.
Além disso, Galadriel entre outros já suspeitavam e tinham noção de onde vinham os Istar, só não exatamente de sua missão.
@@unseen.walker Acho que Galadriel não so suspeitava, ja que Glorfindel na era antes do exilio conversava e era amigo de Gandalf, acho que Galadriel tambem sabia quem Gandalf de fato era.
Não é só no universo Tolkien que as eras são definidas por eventos, uma era sempre precisa de um evento central. Ex.: AC/DC
Kkk se fosse no nosso mundo,existiria uma era napoleônica
Eles eram apegados as luz d estrela porque foi a primeira forma de luz, só depois que nasceria o sol😂 mas o sol também é uma estrela
Ótimo vídeo