Cara, sem palavras. Simplesmente incrível. Como é confortante saber que tem alguém lúcido nesse meio, alguém não cego pela paixão, pelo saudosismo, pela hype. Parece que com o Paulo Anhaia não tem aquela idiotice (IDIOTICE) de "porque no meu tempo era assim", "porque antigamente que era bom", "porque o digital não sei o que", e essas babaquices saudosistas. Tem produtor famoso por aí que precisa muito assistir a esse video...
Entendo o que você quis dizer, mas mesmo assim eu ainda prefiro uma boa gravação analógica exatamente como era os anos 60 e 70 por exemplo, para os meus ouvidos soa muito melhor do que gravação digital, eu consigo perceber a diferença !!! Eu sou daqueles que ainda prefiro mil vezes gravar um álbum em máquina Studer, com Fita Analógica de duas polegadas, rodando em 30ips por segundo, gravando em 16 canais, tudo gravado analogicamente do início ao fim !!! A quantidade de discos remasterizados que eu tenho em casa, onde a fonte original foi utilizado justamente essas gravações analógicas das décadas de 60 e 70, o som aqui soa maravilhosamente bem, som perfeito, aberto, dinâmico, agudos excepcionais, é um outro nível de qualidade superior, são discos SACD, DVD-Audio, arquivos em DSD ou em 192kHz, tudo convertido e remasterizados através da Fita Master ou Fitas Multitracks onde se tem mixagem 5.1 Surround em alguns álbuns, fico totalmente satisfeito com a qualidade, só acho uma pena que hoje em dia não tem mais nada disso !!!
@@MarioScalisse mas uma coisa ele falou que é bem importante, o som do Led não era bem gravado e não era realmente lá essas coisas... talvez o som da guitarra e da distorção e mic eram fodas.. mas as mixagens em si, se eles tivessem um COMPUTADOR igual temos hoje, talvez as gravações do LED teriam ficado bem mais "top" apesar que é o que é, e foi o que era pra ser na epoca e tempo certo.. . Mas eu gosto dos graves que a gravação digital dá, dá um ar moderno e não tem que masterizar como se fosse pra VINIL mais.. porém, a unica coisa que acho bem dificil de se substituir ainda são as distorções, distorções harmonicas e distorção de amplificador valvulado
@@RenatoRock Música BOA, bem gravado, pra mim, só na Fita. Gravar no método analógico e em Fita Magnética, para mim, continua sendo a melhor forma possível de se gravar música, não existe outra maneira, sinto muito.
É o que eu sempre digo: Vc é o Estúdio, e não o que tem dentro dele. Pra quem aprendeu de verdade, e sabe o que esta fazendo, tira som bom ate de Sound Blaster, com mesa Behringer! Que por sinal, é muito melhor do que se tinha, em tecnologia digital nos anos 80. Parabéns Paulo forte abraço.
Interessante é que ao usar um sintetizador analógico para alguns intervalos, como ocorre na sétima maior, o som vibra, como se fossem harmônicos. E no digital tudo fica sempre igual, não ocorrem essas vibrações.
É que depois que as pessoas conheceram o trabalho do Liciel,elas meio que estão surtando com esse lance de analogico x digital.E a culpa não é nem do cara;ele tem o ponto de vista dele e corre atrás de fazer aquilo que ele na experimentação dele acha que é melhor e ele faz isso não pensando em grana mais por gostar da sonoridade.Aí tem gente que não sabe nem o que quer,não sabe nem gravar direito falando em comprar aparelho analogico,que analogico é melhor,daí compram caro,não sabem operar,não sabem resolver os problemas,custos,aí acham lixo,vendem e voltam pro digital....as pessoas não tem personalidade!
3 года назад+1
Realmente incrível!!! Sempre um aprendizado. Grande abraço e obrigado
Isso aí! O que não podemos é tirar da música o que ela tem de mais precioso; a criatividade e o experimentalismo, e isso independe de ser digital ou analógico. Valeu!
É por aí mesmo grande mestre! eu fiz um EP (4 músicas) para uma banda aqui do litoral paulista e um dos músicos (que não era o baterista) queria que eu trocasse a bateria gravada por samples (troca de 100%) pois não era o som que ele imaginava.......eu argumentei que o problema foi a execução do baterista e que isso não vai mudar. posso até melhorar o som, mas a dinâmica da execução continuará com as deficiências que comprometeram o trabalho e não é um som A ou B que fará tudo ficar melhor. Esse foi um caso daqueles em que a banda acha que é na edição e na mix que o trabalho será salvo!. Querem um som de qualidade mas não entendem que a qualidade deve vir do começo do processo.
veeeeelho, que genial saber dessa história. Eu conheci seu trabalho no On the Rock deles, que é muito foda, e lembro de na época, eu com 16 anos, ouvir o album de 97 deles que vc cita no vídeo, e achar que havia algo "estranho", mas bom, algo natural, diferente do que eu estava acostumado a ouvir nas produções da época. Agora ficou claro pra mim o que rolou. Mt bom! Porra Paulo, vc é foda ...
Ou seja Paulo menos com percepção musical, sempre será mais! Eu sigo uma frase sua Paulo: Dê o seu melhor com aquilo que você tem! Eu acho que essa é uma verdade à ser seguida para tudo na vida! Sempre ótimos vídeos brother! Abração! :-)) 🎆
Eu já percebi que, se você, o artista - banda, não souber tirar seu som ao vivo, na gravação vai ficar ruim também. Leva tempo, e tem que ter uma cultura musical, pelo menos do seu próprio estilo para timbrar e tirar a sonoridade desejada, influências. A gravação não faz milagres, ela irá mostrar o que é rs. Se for ruim já sabe.... rsrsrs eu confirmei isso com suas dicas aqui. Valeu Paulo! Deus abençoe.
Se o cara tá no nível de achar que a Daw em si, determina o timbre de uma caixa, ele tem que voltar muito nós conhecimentos pra voltar a pensar em estudar produção kkkkk
Ótimo vídeo. Eu também já tive esse lance fetichista de achar que era regra gravar microfonando amp por exemplo. Principalmente para o estilo que toco (rock\metal). Com o tempo fui percebendo que facilita muito a vida da gente o mundo digital, utlizar plugins e etc. Mas é claro que se já vivenciou a coisa em um ambiente físico, será muito mais fácil manusear o aparato virtual. Mas enfim, é possível sim atingir um ótimo objetivo digitalmente. O mais importante, como o Sr. sempre diz, é o principal: talento, boas composições e saber utilizar o que se tem em mãos.
É isso mestre! Sempre muito sensato e realista! Penso exatamente da mesma maneira! Obrigado por nos presentear com seus vídeos e parabéns pela maneira simples e clara que os conduz sempre!! Forte abraço!
Vídeo excelente!!!! Em relação ao som de caixa parecido tem um vídeo do Rick Beato destrinchando o som de bateria do Andy Wallace e mostrando como o som de bateria dele é sempre muito parecido. E isso na minha visão isso é muito natural e acaba dando uma identidade pro produtor, e quem te procura te procura pelo som que você tira. Abraço, Paulo!!!!
Belas palavras Paulo! Os equipamentos nos ajudam a tirar um bom som. Se você já faz a captação bem feita com bons prés e uma boa execução, sua gravação já está pronta, depois é só mixar e trabalhar da melhor forma em cima daquele áudio gravado. Nenhuma Daw foi feita pra estragar seu áudio, as frequências que são atenuadas em uma mixagem analógica você pode também atenuar com bons plugins da mesma forma. O plugin Paz Analiser já nos dá toda a referência que precisamos pra fazer uma boa equalização em tudo. Tudo depende do que você grava dentro da Daw e da sua experiência em tratar daquela mixagem. Afirmo que uma boa mixagem digital tem o mesmo resultado de uma analógica. Temos na mixagem digital muitas opções pra engordar o som e dar profundidade como uma compressão paralela por exemplo. Concordo com tudo que você falou meu amigo!
5 лет назад+1
Sensacional! Como sempre, sua fala é de quem realmente tem muita experiência. Tenho aprendido muito como você. Obrigado!!!
Bravo, Paulo! Essa aula me fez lembrar o curso de tecnico em audio, onde pude fazer analogia ao papel de ambos, tanto na produçao do disco como na configuraçao do PA em show ao vivo. No topo da cadeia esta o profissional que ve tudo de cima, depois vem os equipamentos. A qualificaçao e experiencia dos tecnicos faz a diferença nos detalhes. O resultado aparece.
. Miais um bom vídeo do Mestre Paulo! Isso é uma grande verdade e que Hoje já da pra ter segurança em afirmar. Engraçado que eu comecei a mexer com gravação já no PC. Então eu não sabia o que era som analógico. Ai quando eu comparava minhas mix com as gravações profissionais, eu ficava confuso em quanto dessa diferença era por falta de experiencia ou por causa dos equipamentos. Essa é uma duvida que assola todo mundo e que inevitavelmente demora anos pra gente descobrir que não era o equipamento.
pegou na ferida hahaha..... perfeita linha de raciocinio. Enquanto a tecnologia vai nos dando a cada dia mais ferramentas para tirar um som bom tecnicamente, a mentalidade esta involuindo tantos de musicos como de produtores de um modo geral e se nao bastasse a mentalidade de quem produz, tbm ainda tem o anseio do publico mainstream, se bater alto ta valendo.... uma pena. Excelente video ....
O Lulu Santos, numa de suas entrevistas de Extras de DVD, creio que o Acústico MTV, falou sobre Modeling, a arte de, através de processo digital, emular o som das válvulas, o tal som quente. Com a era digital, ficou tudo muito a gosto da freguesia, desde que o sujeito saiba manipular as ferramentas digitais, segundo ele. Acho que isso vem de encontro ao que o Paulo tá dizendo.
Se você colocar o mesmo som mas um gravado digital e outro analogico com um produtor bom em ambos os sistemas (com a mesma musica) eu tenho CERTEZA que 99,9% dos que preferem som analogico não vão conseguir diferenciar .... ponto final....o debate acaba aqui... não me venha com "A MAS"......
no caso do lisciel ele tem o equipamento pra tirar o som que ele quer, nesse caso do vídeo ai é só do pessoal que não sabe nada e pensa que apenas no mundo analógico se tira um puta som, ele ate citou o exemplo do disco do Resgate que muitos pensam que é uma coisa e era outra.
@@cristiantroy4292 eu nao penso que eles por serem profissionais fiquem putos kkkk os caras estão trabalhando e ganhando o deles, ai é cada um num ramo com sua clientela. Assim penso eu kkkk
Engraçado que no final dos anos oitenta e início dos noventa, era chique o som digital, o cd player era sonho de consumo de todo mundo, vinil e fita k7 se tornaram antiquados muito rapidamente. Hoje tem esse fetiche pelo analógico que não consigo entender. Como músico, sei que existem efeitos quase impossíveis de se reproduzir com fidelidade no meio digital, mas mesmo assim, acredito que a base para tudo que faça em música hoje será sempre e prioritariamente digital.
Mestre, tem algo a dizer sobre faixa de referência? Vc usa? Recomenda? Pergunto isso pq vc disse que já tem o som na sua cabeça e teoricamente isso dispensaria o uso de faixa de referência... Tira essa dúvida pra nós? Vlw!
mas a distorção dos amplificadores é bem complicado gravar tudo em digital.. no caso as distorções são bem complicadas de reproduzir.. os graves acho que eles tiveram um BOOM muito grande pelo fim do Vinil.. mas as distorções digitais.. nao sei pq que nao bate a nao ser que surja nocas bandas que o som pede um som digital de distorção e ai o analógico vai ficar estranho.. de resto realmente, acho que o digital veio pra ficar. Meu medo é que as coisas analógicas se tornem obsoletas
Já faz um bom tempo que muito do que ouvimos de som distorcido em discos é gerado por simuladores de amplificadores, uns 40 anos mais ou menos. Muita gente não consegue tirar um bom som com simuladores, por isso acha que os amplificadores valvulados são a soluçao. Essas mesmas pessoas não tem acesso ao equipamento que julga ideal e fica sonhando com como seria se tivessem. Boa parte dessas pessoas quando tem acesso ao equipamento dos seus sonhos ainda não consegue tirar o som que estavam sonhando. Resumindo, guitarristas são complicados, hahaha, um abração!
Sem dúvida Paulo! Assino embaixo... Mas conhecendo o jeito que o pessoal pensa imagino que vão rolar alguns comentários assim... "Poxa que legal Paulo! Abriu minha mente! Mas qual pré vc acha melhor, SSL ou Neve?" Kkkkkkkk
Paulo no caso de instrumentos virtuais ( batera, bass e tals...) tem como conseguir chegar num som mais ''acústico'' ? O que vc acha melhor? fazer um render das peças ''cruas'' sem processamento e depois processar o som na mix ou fazer um render como o processamento do proprio vst? qual eu consigo ter um resultado melhor?
Os caras são músicos e acham que analógico é ACDC e digital é Fatboy Slim...pelamor de Deus...sem falar na mania feia que esses Zé manés tem de querer soar como fulano ou ciclano...porra se a banda é autoral, tem q soar como se fosse autoral, não cópia de bandinha dos anos 70..
Eu pagaria caro para ver alguem ouvindo ondas quadradas 1,0 001 kkkkkkkkkk. Todo som é analógico, nós somos seres analógicos. Muito embora sei em qual contexto o amigo do vídeo fala.
Cara, sem palavras. Simplesmente incrível. Como é confortante saber que tem alguém lúcido nesse meio, alguém não cego pela paixão, pelo saudosismo, pela hype. Parece que com o Paulo Anhaia não tem aquela idiotice (IDIOTICE) de "porque no meu tempo era assim", "porque antigamente que era bom", "porque o digital não sei o que", e essas babaquices saudosistas.
Tem produtor famoso por aí que precisa muito assistir a esse video...
Entendo o que você quis dizer, mas mesmo assim eu ainda prefiro uma boa gravação analógica exatamente como era os anos 60 e 70 por exemplo, para os meus ouvidos soa muito melhor do que gravação digital, eu consigo perceber a diferença !!! Eu sou daqueles que ainda prefiro mil vezes gravar um álbum em máquina Studer, com Fita Analógica de duas polegadas, rodando em 30ips por segundo, gravando em 16 canais, tudo gravado analogicamente do início ao fim !!! A quantidade de discos remasterizados que eu tenho em casa, onde a fonte original foi utilizado justamente essas gravações analógicas das décadas de 60 e 70, o som aqui soa maravilhosamente bem, som perfeito, aberto, dinâmico, agudos excepcionais, é um outro nível de qualidade superior, são discos SACD, DVD-Audio, arquivos em DSD ou em 192kHz, tudo convertido e remasterizados através da Fita Master ou Fitas Multitracks onde se tem mixagem 5.1 Surround em alguns álbuns, fico totalmente satisfeito com a qualidade, só acho uma pena que hoje em dia não tem mais nada disso !!!
@@MarioScalisse mas uma coisa ele falou que é bem importante, o som do Led não era bem gravado e não era realmente lá essas coisas... talvez o som da guitarra e da distorção e mic eram fodas.. mas as mixagens em si, se eles tivessem um COMPUTADOR igual temos hoje, talvez as gravações do LED teriam ficado bem mais "top" apesar que é o que é, e foi o que era pra ser na epoca e tempo certo.. . Mas eu gosto dos graves que a gravação digital dá, dá um ar moderno e não tem que masterizar como se fosse pra VINIL mais.. porém, a unica coisa que acho bem dificil de se substituir ainda são as distorções, distorções harmonicas e distorção de amplificador valvulado
@@RenatoRock Música BOA, bem gravado, pra mim, só na Fita. Gravar no método analógico e em Fita Magnética, para mim, continua sendo a melhor forma possível de se gravar música, não existe outra maneira, sinto muito.
É o que eu sempre digo: Vc é o Estúdio, e não o que tem dentro dele. Pra quem aprendeu de verdade, e sabe o que esta fazendo, tira som bom ate de Sound Blaster, com mesa Behringer! Que por sinal, é muito melhor do que se tinha, em tecnologia digital nos anos 80. Parabéns Paulo forte abraço.
A sensatez, didática e profissionalismo do Paulo são incríveis.
Interessante é que ao usar um sintetizador analógico para alguns intervalos, como ocorre na sétima maior, o som vibra, como se fossem harmônicos. E no digital tudo fica sempre igual, não ocorrem essas vibrações.
Não só por esse vídeo, mas obrigado por tudo, você me fez ver a música de uma forma mais humana e verdadeira. Grande abraço!
Cara se eu pudesse curtiria duas vezes ou mais. Seus vídeos abrem minha mente e sua simplicidade é fascinante.
É que depois que as pessoas conheceram o trabalho do Liciel,elas meio que estão surtando com esse lance de analogico x digital.E a culpa não é nem do cara;ele tem o ponto de vista dele e corre atrás de fazer aquilo que ele na experimentação dele acha que é melhor e ele faz isso não pensando em grana mais por gostar da sonoridade.Aí tem gente que não sabe nem o que quer,não sabe nem gravar direito falando em comprar aparelho analogico,que analogico é melhor,daí compram caro,não sabem operar,não sabem resolver os problemas,custos,aí acham lixo,vendem e voltam pro digital....as pessoas não tem personalidade!
Realmente incrível!!! Sempre um aprendizado. Grande abraço e obrigado
O senhor tem a voz muito legal, pegada radiofônica
Isso aí! O que não podemos é tirar da música o que ela tem de mais precioso; a criatividade e o experimentalismo, e isso independe de ser digital ou analógico. Valeu!
É por aí mesmo grande mestre! eu fiz um EP (4 músicas) para uma banda aqui do litoral paulista e um dos músicos (que não era o baterista) queria que eu trocasse a bateria gravada por samples (troca de 100%) pois não era o som que ele imaginava.......eu argumentei que o problema foi a execução do baterista e que isso não vai mudar. posso até melhorar o som, mas a dinâmica da execução continuará com as deficiências que comprometeram o trabalho e não é um som A ou B que fará tudo ficar melhor. Esse foi um caso daqueles em que a banda acha que é na edição e na mix que o trabalho será salvo!. Querem um som de qualidade mas não entendem que a qualidade deve vir do começo do processo.
Demais Paulo, concordo com tudo!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
veeeeelho, que genial saber dessa história. Eu conheci seu trabalho no On the Rock deles, que é muito foda, e lembro de na época, eu com 16 anos, ouvir o album de 97 deles que vc cita no vídeo, e achar que havia algo "estranho", mas bom, algo natural, diferente do que eu estava acostumado a ouvir nas produções da época. Agora ficou claro pra mim o que rolou.
Mt bom!
Porra Paulo, vc é foda ...
Top, isso mesmo. Qto mais evoluo mais enxergo isso. A música está nas mãos do operador!!!
Ou seja Paulo menos com percepção musical, sempre será mais!
Eu sigo uma frase sua Paulo:
Dê o seu melhor com aquilo que você tem!
Eu acho que essa é uma verdade à ser seguida para tudo na vida!
Sempre ótimos vídeos brother!
Abração!
:-)) 🎆
Greta Van Fleet curtiu esse vídeo. Hahaha
Parabéns mestre, ótimo vídeo!
Eu já percebi que, se você, o artista - banda, não souber tirar seu som ao vivo, na gravação vai ficar ruim também. Leva tempo, e tem que ter uma cultura musical, pelo menos do seu próprio estilo para timbrar e tirar a sonoridade desejada, influências. A gravação não faz milagres, ela irá mostrar o que é rs. Se for ruim já sabe.... rsrsrs eu confirmei isso com suas dicas aqui. Valeu Paulo! Deus abençoe.
Perfeito. Quando o cara grava mal o máximo que vai conseguir é uma porcaria "bem gravada".
@@FullElectronic hahaha né!
Se o cara tá no nível de achar que a Daw em si, determina o timbre de uma caixa, ele tem que voltar muito nós conhecimentos pra voltar a pensar em estudar produção kkkkk
Ainda não tive oportunidade de fazer alguns de seus cursos pagos, mas só de acompanhar seus vídeos eu aprendo muito, obgd abç!
Quanta lucidez Paulo. Tudo de bom pra ti mestre!
Muito legal o comentário Paulo, parabéns.
ESSE CARA SOU EU, QUE TEM ESSES PROJETOS NA GAVETA A ANOS E PRECISO MUITO DESSAS AULAS
TOP ....penso da mesma forma..
Mesma coisa de gravar em uma placa de 32 ...mixar em uma mesa ...e masterização no Pc ....
Sempre terá um AD/DA
Ótimo vídeo. Eu também já tive esse lance fetichista de achar que era regra gravar microfonando amp por exemplo. Principalmente para o estilo que toco (rock\metal). Com o tempo fui percebendo que facilita muito a vida da gente o mundo digital, utlizar plugins e etc. Mas é claro que se já vivenciou a coisa em um ambiente físico, será muito mais fácil manusear o aparato virtual. Mas enfim, é possível sim atingir um ótimo objetivo digitalmente. O mais importante, como o Sr. sempre diz, é o principal: talento, boas composições e saber utilizar o que se tem em mãos.
Me lembro que antigamente os cds vinham normalmente com AAD rs
É isso mestre! Sempre muito sensato e realista! Penso exatamente da mesma maneira! Obrigado por nos presentear com seus vídeos e parabéns pela maneira simples e clara que os conduz sempre!! Forte abraço!
Vídeo excelente!!!! Em relação ao som de caixa parecido tem um vídeo do Rick Beato destrinchando o som de bateria do Andy Wallace e mostrando como o som de bateria dele é sempre muito parecido. E isso na minha visão isso é muito natural e acaba dando uma identidade pro produtor, e quem te procura te procura pelo som que você tira. Abraço, Paulo!!!!
lucidez, bom senso, percepção, inteligência...
Belas palavras Paulo! Os equipamentos nos ajudam a tirar um bom som. Se você já faz a captação bem feita com bons prés e uma boa execução, sua gravação já está pronta, depois é só mixar e trabalhar da melhor forma em cima daquele áudio gravado. Nenhuma Daw foi feita pra estragar seu áudio, as frequências que são atenuadas em uma mixagem analógica você pode também atenuar com bons plugins da mesma forma. O plugin Paz Analiser já nos dá toda a referência que precisamos pra fazer uma boa equalização em tudo. Tudo depende do que você grava dentro da Daw e da sua experiência em tratar daquela mixagem. Afirmo que uma boa mixagem digital tem o mesmo resultado de uma analógica. Temos na mixagem digital muitas opções pra engordar o som e dar profundidade como uma compressão paralela por exemplo. Concordo com tudo que você falou meu amigo!
Sensacional! Como sempre, sua fala é de quem realmente tem muita experiência.
Tenho aprendido muito como você. Obrigado!!!
"Eu não tenho competência... AINDA."
No final das contas, o ET Bilu tava certo, a gente precisa é buscar conhecimento hehehe
Bravo, Paulo! Essa aula me fez lembrar o curso de tecnico em audio, onde pude fazer analogia ao papel de ambos, tanto na produçao do disco como na configuraçao do PA em show ao vivo. No topo da cadeia esta o profissional que ve tudo de cima, depois vem os equipamentos. A qualificaçao e experiencia dos tecnicos faz a diferença nos detalhes. O resultado aparece.
Massa! Top Maestro.
Paulão ótima provocação! não consigo baixar seu Ebook!
"oi". RS. Parabéns pelos vídeos. Os mais esclarecedores possíveis.
Now and Zen do R.Plant é digital!
. Miais um bom vídeo do Mestre Paulo! Isso é uma grande verdade e que Hoje já da pra ter segurança em afirmar. Engraçado que eu comecei a mexer com gravação já no PC. Então eu não sabia o que era som analógico. Ai quando eu comparava minhas mix com as gravações profissionais, eu ficava confuso em quanto dessa diferença era por falta de experiencia ou por causa dos equipamentos. Essa é uma duvida que assola todo mundo e que inevitavelmente demora anos pra gente descobrir que não era o equipamento.
Tentei baixar o Ebook mas está com problemas no link, obrigado. 🎼
Show, só discordo que o conversor do Adat seja inferior aos de hoje. Obg por tudo, Paulo! 😒
Muito bom top demais , sou musico que está começando a gravar em casa tenho muito a aprender .
Verdade, a qualidade está na fonte de cada etapa da cadeia de processamento a soma de tudo mostrará o resultado final.
Paulo, você poderia dizer o nome do disco? (Resgate)
Mestre é mestre!!! Valeu Paulo, vídeo muito esclarecedor como sempre!
Que vídeo massa! Parabéns!
Tem muito produtor "mala" aí que precisava ver esse vídeo rs
Que aula!!!
pegou na ferida hahaha..... perfeita linha de raciocinio. Enquanto a tecnologia vai nos dando a cada dia mais ferramentas para tirar um som bom tecnicamente, a mentalidade esta involuindo tantos de musicos como de produtores de um modo geral e se nao bastasse a mentalidade de quem produz, tbm ainda tem o anseio do publico mainstream, se bater alto ta valendo.... uma pena. Excelente video ....
Grande mestre Paulo Anhaia! Sempre com muita experiência pra contar!
Valeu Paulo, vc é um monstro!
Peraí, quero ouvir o disco da banda que vc comentou no início! Tem Spotify ou link? Obrigado pelo vídeo!
baita lição mestre...adoro seus vídeos, abraço...
Boa... Sempre trazendo reflexoes reais.. Parabens...
Melhor disco do resgate foi tu que fez On the Rock
Boas analogias Paulo, penso assim também e faço o que ue posso com que eu tenho e tendo fazer a mix e master funcionar. Abraço amigo.
Importante Reflexão
Cara vc é muito Mestre bixo parabéns
muito bom Paulo!!
bom vídeo! !
Simplesmente perfeito esse vídeo, valeu
Obrigado Professor!!
O Lulu Santos, numa de suas entrevistas de Extras de DVD, creio que o Acústico MTV, falou sobre Modeling, a arte de, através de processo digital, emular o som das válvulas, o tal som quente. Com a era digital, ficou tudo muito a gosto da freguesia, desde que o sujeito saiba manipular as ferramentas digitais, segundo ele. Acho que isso vem de encontro ao que o Paulo tá dizendo.
Foi o ao vivo Mtv do voxac30
Sensacional
Muito interessante!
Se você colocar o mesmo som mas um gravado digital e outro analogico com um produtor bom em ambos os sistemas (com a mesma musica) eu tenho CERTEZA que 99,9% dos que preferem som analogico não vão conseguir diferenciar .... ponto final....o debate acaba aqui... não me venha com "A MAS"......
Não entendia pq quando escutava Audioslave, aquilo soava como um amontoado de equipamentos e amples velhos, mas nao, 80% ali é o talentos dos caras.
Qual seria a opinião do Lisciel Franco sobre isso? Curioso pra saber.
no caso do lisciel ele tem o equipamento pra tirar o som que ele quer, nesse caso do vídeo ai é só do pessoal que não sabe nada e pensa que apenas no mundo analógico se tira um puta som, ele ate citou o exemplo do disco do Resgate que muitos pensam que é uma coisa e era outra.
Deve estar puto kkkkk
Conheci o lisciel franco ele usa o analogico so para facilitar a vida
@@cristiantroy4292 eu nao penso que eles por serem profissionais fiquem putos kkkk os caras estão trabalhando e ganhando o deles, ai é cada um num ramo com sua clientela. Assim penso eu kkkk
Grande mestre
Mesmo assim vão duvidar hahahaha
Se Deus quiser quero que vc grava minhas músicas,, ainda
Eu concordo com o que vc falou, porque eu acho a mesma coisa...
Engraçado que no final dos anos oitenta e início dos noventa, era chique o som digital, o cd player era sonho de consumo de todo mundo, vinil e fita k7 se tornaram antiquados muito rapidamente. Hoje tem esse fetiche pelo analógico que não consigo entender. Como músico, sei que existem efeitos quase impossíveis de se reproduzir com fidelidade no meio digital, mas mesmo assim, acredito que a base para tudo que faça em música hoje será sempre e prioritariamente digital.
Mestre, tem algo a dizer sobre faixa de referência? Vc usa? Recomenda? Pergunto isso pq vc disse que já tem o som na sua cabeça e teoricamente isso dispensaria o uso de faixa de referência... Tira essa dúvida pra nós? Vlw!
Qual é o CD do Resgate?
mas a distorção dos amplificadores é bem complicado gravar tudo em digital.. no caso as distorções são bem complicadas de reproduzir.. os graves acho que eles tiveram um BOOM muito grande pelo fim do Vinil.. mas as distorções digitais.. nao sei pq que nao bate a nao ser que surja nocas bandas que o som pede um som digital de distorção e ai o analógico vai ficar estranho.. de resto realmente, acho que o digital veio pra ficar. Meu medo é que as coisas analógicas se tornem obsoletas
Já faz um bom tempo que muito do que ouvimos de som distorcido em discos é gerado por simuladores de amplificadores, uns 40 anos mais ou menos.
Muita gente não consegue tirar um bom som com simuladores, por isso acha que os amplificadores valvulados são a soluçao. Essas mesmas pessoas não tem acesso ao equipamento que julga ideal e fica sonhando com como seria se tivessem.
Boa parte dessas pessoas quando tem acesso ao equipamento dos seus sonhos ainda não consegue tirar o som que estavam sonhando.
Resumindo, guitarristas são complicados, hahaha, um abração!
Sem dúvida Paulo! Assino embaixo... Mas conhecendo o jeito que o pessoal pensa imagino que vão rolar alguns comentários assim... "Poxa que legal Paulo! Abriu minha mente! Mas qual pré vc acha melhor, SSL ou Neve?" Kkkkkkkk
se pudesse, vc poderia indicar umas coisas gravadas em analógico para termos referencia!
Qualquer musica da década de 70 abaixo (anos 70, 60, etc)
Salve Paulo, obrigado por compartilhar conhecimento. Se aceita palpite, para de perguntar "entendeu?". Abraço
Oi Kirk, obrigado pela dica, contei aqui e foram 26 "entendeu" ao longo do vídeo, hahaha, realmente passou do ponto. Um abração
Muito bom paulo
QUE ADIANTA "UM BOM SOM " PARA OUVIR SERTANEJO UNIVERSITÁRIO, PAGODE, GOSPEL ETC ETC
MUITO BOM
Paulo no caso de instrumentos virtuais ( batera, bass e tals...) tem como conseguir chegar num som mais ''acústico'' ? O que vc acha melhor? fazer um render das peças ''cruas'' sem processamento e depois processar o som na mix ou fazer um render como o processamento do proprio vst? qual eu consigo ter um resultado melhor?
Henrique Santos que isso mano qualquer dica é válida brother, estamos aqui para aprender rsrs valeu um abraço!!!
Alguém sabe o nome do Disco do Resgate que o Paulo citou no inicio?
Resgate - Resgate 1997 (o álbum que eu mais gosto dessa bandaça)
Eu curto um som mais Pop, gosto de algo menos analógico, com um aspecto mais digital.
verdade um dia consigo tirar um som maneiro
Cara, não sei se você já ouviu "Greta Van Fleet", mas é praticamente um Led Zeppelin gravado nos dias atuais, saca aí.
ACREDITO QUE TEM QUE TER CRIATIVIDADE E MALICIA
Eh isso
Joinha 👍
Em termos de imagem o digital foi uma verdadeira revolução, mas em termos de áudio o digital está longe do analógico.
Os caras são músicos e acham que analógico é ACDC e digital é Fatboy Slim...pelamor de Deus...sem falar na mania feia que esses Zé manés tem de querer soar como fulano ou ciclano...porra se a banda é autoral, tem q soar como se fosse autoral, não cópia de bandinha dos anos 70..
Chupa Lisciel!
Hahahah
Eu pagaria caro para ver alguem ouvindo ondas quadradas 1,0 001 kkkkkkkkkk. Todo som é analógico, nós somos seres analógicos. Muito embora sei em qual contexto o amigo do vídeo fala.