Ótimo vídeo Wagner, já utilizei dois 7805 dessa forma com ponte retificadora e de fato ajuda demais a corrente. Infelizmente não sabia sobre os resistores em série com os reguladores. Vlw pela dica !
Boa noite Wagner! Vc pode fazer um vídeo com uma fonte reguladora de corrente para o motor da lixadeira de manicure. O equipamento vem com um regulador de tensão e o motor para antes de alcançar uma baixa rotação. Nesse caso dá pra usar o LM317T? E como faríamos? Grato!
Esse componente pode se projetar um feedback para ambos 78xx pelo terra deles. O 78xx e ruim e perigoso pois alem de aquecer com facilidade ele ao queimar ele se torna um curto ao inves de circuito aberto como o 337. A melhor solucao e o 337 ou chaveadas com frequencia balanceada para menor ruído possível.
O problema é que puxando 1A nesse circuito com resistores haverá queda de pelo menos 0,23V na saída, então se o dispositivo alimentado não tiver uma boa tolerância a queda de tensão podem ocorrer problemas, dá pra colocar um transistor NPN de alta potência configurado como seguidor de emissor e um diodo no pino de regulagem do 78XX pra compensar a queda de 0,6V do transistor, a potência é maior e a carga vai praticamente toda pro transistor.
Apesar de estar corretamente estabilizado pelos resistores para a compensação de eficiência dos reguladores, tenho duas fontes compradas no mercado, com dois 7812 em paralelo, sem os resistores em série. Funcinam bem a mais de 2 anos no sistema de câmeras. Já usei este recurso do resistor quando fazia fontes com transistores 2N3055 em paralelo. Parabéns pela explicação e tão bem elaborados vídeos.
O 7805 pode suportar até 1A? Mas depende da tensão de entrada que poderia ser 6V*✓2(pico a pico) com 2200μF. As fontes estabilizadas do antigo Circuitos & Informações do Newton C. Braga utilizavam Zener polarizado na base de um transistor de potência (2N3055 ou Tip). O excedente recaía num resistor de 5 ou 10W de fio (contrário aos de carvão que funcionam quanto maior a temperatura, menor a resistência). O Zener é sempre baixo: 4,5V ou 3,8V pois soma-se a tensão restante do transistor que pode ser de 0,6 V ou 1,2V.
Estaría fantástico una fuente para alimentar microcontroladores con calidad automotiva ya sea lineal o switching de bajo ruido que sea capaz de trabajar en ambientes eléctricamente hostiles
Boa tarde ! Estou querendo fazer o mesmo com 2 BTA41 para corrente alternada 110v/40A ( entrada primário do transformador de maquina de solda com consumo de +-38A , quem sabe até não mereceria um novo vídeo com esta versão ). Acredito que deve ser o mesmo principio , se puder comenta aí mestre. Parabéns pelos ensinamentos, já assisti a vários videos seus, sempre com alguma informação nova pra min ou que eu já havia esquecido. Obrigado !!!
Olá Professor, uma excelente dica para aqueles que de momento não tem um bom transistor do tipo 2N30055que podemos ligar em paralelo com os respetivos resistores de baixa tenção para proteger e que podemos controlar a correntes. Uma boa alternativa! Este tipo de aulas é muito bom, quando poder vá fazendo. Estes truques e dicas habitualmente não apreendemos nos cursos. Valeu já tem um BIG LIKE.
legal Wagner. Podia fazer um exemplo com eles em série como vc falou 7809 e 7805 e verificar o comportamento da corrente e do modo de proteção. Abraços
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento, Wagner! Hoje tive a primeira aula de eletrônica de potência e tive exatamente essa dúvida. Você leu meu pensamento!
Valeu Eduardo! Com 7V na entrada o 7805 praticamente não regula mais com carga. Mas o assunto reguladores é extenso e pretendemos fazer mais vídeos. Abs!
Oi Wagner, mas essa solução traz um problema: você prejudica a regulação de carga do 78XX. Fazer o paralelismo de fontes cc com resistência (real ou virtual), também conhecido como paralelismo com droop de tensão, tem um tradeoff intransponível: ou você tem bom compartilhamento da corrente de carga entre as fontes (resistor "grande"), ou você tem boa regulação de tensão (resistor "pequeno"), as duas coisas não tem como fazer. Se o objetivo for aumentar o calibre de corrente do regulador, não seria melhor usar um transistor para amplificar a corrente? A queda de tensão vai ser até menor e não vai impactar muito a eficiência da solução. Abraço e parabéns pelo Canal.
Puxa.. muito top!! Era exatamente a minha dúvida. Muito legal ver na prática. Parabéns pela qualidade da aula e obrigado por disponibilizar seu tempo para nós. Abraço mestre!
Consultando o datasheet observa-se que a potencia máxima sem dissipador de calor é de 1,9W e com o que é bem coerente com a prática aplicada já que quando chegou a 3W ele entrou em modo de proteção. Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.
o ideal nesses casos é utilizar os componentes do mesmo lote. de preferencia quando ainda estão naquelas fitas como vem direto do fabricante. like 187 achei legal esses testes. eu já fiz muitos testes assim. o curioso é q nos meus testes tbm foi assim. o primeiro 78xx consegue em media 800mA. e o segundo 78xx consegue em media 800mA tbm. porém quando coloco 2 em paralelo ao invez de conseguir somente a soma das correntes dos dois, a corrente total é sempre um pouco maior do q a soma dos dois... tipo ao invez de ter 1,6A consigo 1,8A 1,9A. porem²... eu ñ achei tão vantajoso essa topologia. é bom p/ estudos e eventuais situaçoes de testes. mas para meus projetos eu priorizo sempre a topologia c/ os transistores bipolares configurados como darlingthom.
Interessante Wagner esse teste ,teve uma situação que ocorreu na empresa que mim aconteceu , fiz um teste com 3 reguladores 7809 ,funcionou muito bem fiquei na duvida na época si estava correto .
Bem legal Wagner, mas acho que usaria para mais corrente um tl431 como referência e um transistor (npn) de potência em seguidor de emissor, utilizando o terminal de ref do 431 com os resistores (configurados para 5v) no emissor do transistor, e o catodo na base do transistor (junto ao resistor que polariza a base). Talvez seria um bom vídeo, comparando os dois arranjos.
Bom dia Professor Wagner Rambo, este procedimento também poderia ser aplicado aos reguladores da linha 79xx , para projetos em fontes simetricas usando o 79xx e 78xx? Desde já agradeço a atenção!
Dúvida. Imagina que vou ligar um controlador com LCD 16x2, teclado e Bluetooth em um regulador e 10 relés ligados em outro regulador com a origem da fonte e o GND único mas a saída de 5V separados. Dessa forma eu teria cada um fornecendo 600 mA por exemplo. Isso é melhor ou pior do que unir as saídas dos reguladores? Me parece melhor com as saídas separadas para evitar que a queima de 1 interrompa todo o sistema por sobrecarga do outro mas na prática é realmente melhor?
Boa noite professor Wagner ! Como sempre ótima aula ! Eu vou fazer este projeto no meu trabalho valeu professor obrigado Ramiro aqui de Cuiabá MT abração
Sim, mas seria legal usar um lm317, porque daria pra variar a tensão ajustada com um potenciômetro no regulador e os transistores de potência conduzem a corrente.
Pensando bem, em termos de custo para fabricação, não compensa. É melhor comprar Regulador De Tensão do tipo "Step Down Buck" Xl4015 - 5a que custa apenas R$ 18,00 no mercadolivre.
Olá professor, aproveitando esse gancho, pode se ligar duas fontes ( dessas chaveadas tipo de notebooks tvs som em geral) em paralelo com a rede para aumentar a tensão ou corrente nas saídas delas ? Tipo assim, eu tenho duas fontes de notebooks de 19 V e quero associar elas em paralelo com a rede elétrica pra que na saída de 38 V na saída , será que dá certo ? ! Por exemplo, se colocar na saída de cada fonte, um capacitor de 50 V , sendo que na saída das fontes cada capacitor se carregará com os 19 V de cada fonte e como eles estão em série, teoricamente daria os 38 V na saída , ou vai dar rolo?
Wagner. Por que é tão comum ver o pessoal ligando o catodo (led, por exemplo)/GND dos componentes , nos CI's, ao invés do anodo/VCC? Ex: o lm339 -> output -> resistor -> Led Catodo ... (Led Anodo -> +VCC) ex2: 74hc595 -> Output -> Resistor -> Led GND.... (Led Anodo -> +VCC) Caso já tenha feito algum vídeo sobre isso, poderia me indicar uma palavra chave para que eu pudesse pesquisar?
Já expliquei em algum vídeo, mas não me recordo qual. Basicamente os dois modos são válidos. Current sourcing é quando acionamos a carga pelo VCC e Current Sinking é quando acionamos a carga pelo "GND". Utiliza-se current sinking em circuitos TTL, por exemplo, pois os mesmos apresentam corrente mais elevada de HIGH para LOW. Assim como existem processadores com esta característica. Um exemplo é o 8051.
Bom dia professor!!!!!! Sou assíduo e fã do se canal. Gostaria de um esclarecimento seu no que dis respeito à um adaptador,conversador de áudio para ligar no meu aparelho de som SONY BRAVIA 5.1 que não tem entrada para pen drive.Seria para a entrada de audio deste SONY que gosto muito.Se você puder me enviar um diagrama,consigo montar: se você me disser como é onde comprar, estarei feliz do mesmo geito. Abraço do seguidor do seu canal: Fábio Pio.
Ótimo vídeo como sempre mestre :) Só uma dúvida: tinha visto um vídeo anterior sobre usar um transistor PNP (acho que era o Tip127) pra aumentar a corrente de carga do 7805...Qual seria a vantagem de usar dois 7805 em relação a outra alternativa?
O LM350T pode ser utilizado para até 3A. Como citei no vídeo, é conveniente fazer uma amostragem buscando reguladores com características práticas semelhantes.
Boa tarde meu amigo Wagner Rambo, gostaria se possível informar qual é essa carga eletrônica que você utiliza, desde já obrigado e Deus o Abençoe sempre
Excelente video professor, eu posso colocar um diodo na referencia de um 7805 pra aumentar a tensao regulada para 6v aproximadamente caso eu precise de uma tensao de 6 ou mais e nao tenha um regulador para essas voltagens, isso é possivel? Faz um video explicativo de for possivel. Obrigado pela atençao.
Eu tenho uma fonte chaveada com saída de 24v , na qual eu coloquei um regulador de tensão onde agora posso regular entre 1.2v e 23v , mas eu preciso de uma tensão fixa de 5v para carregar telemóvel , é correto eu colocar um 7812 para alimentar um 7805 ? de forma a reduzir a dissipação de calor , se é que me faço entender !!
@@canalwrkits ótimo vídeo Mestre, o uso dos resistores realmente são a grande sacada. Atualmente prefiro usar o transistor para aguentar o tranco, tenho um arranjo montado para 8 ampère usando o 13009 e o lm317 travado para 5 volts.
Bom dia Wagner rambo . Tenho uma duvida que não tem muito a ver com o video mas sim com eletronica. Deixar o carregador do celular na tomada sem usar pode desgasta-lo ou estragar ?
Sim, a vida útil diminui e há consumo de energia. Porém é importante destacar que é algo em pequenas proporções se comparado ao momento em que o celular está conectado ao carregador.
Um arranjo desses serviria, por exemplo, para alimentar 6 servomotores de hobby para um braço robótico? Pergunto isso, pois eu havia feito um utilizando um uBec como regulador e, com o braço robô totalmente na posição horizontal (que é a configuração em que os servos sofrem maior torque) cheguei a uma corrente total de mais de 2 A. Mal projetado é claro, pois o braço robô não conseguia sair da posição horizontal direito. Segue o vídeo no momento da demostração: ruclips.net/video/F8vqONkgYAM/видео.html
A linha 780X já é utilizada há muito tempo e já deve estar bem defasada, visto que vc mesmo fez um regulador transistorizado e bem mais eficiente. Sei que os 7800 são muito práticos, mas não teriam outros reguladores mais modernos e ainda mais eficientes que eles?
Sim Ricardo, até mesmo um LM317 configurado para 5V por exemplo. Mas os 78xx são muito populadores, de baixo custo e fáceis de utilizar. Por este motivo, e por tentarmos trazer vários tipos de soluções possíveis aqui no canal, apresentamos a ideia do vídeo.
Show de bola, eu achei que reguladores em paralelo não seria eficiente mas os seus testes foram ótimos.
Valeu muito a pena.
Obrigado
Aquele vídeo que, no mínimo uma vez na vida, todos procuraram no canal do WRkits kkkkkkkk
Com certeza Tiago, um vídeo que já nasceu clássico hehe.
Esses 78xx pelo que aprendi são pra variar tensão e corrente mto bom otima aula 🤗👍
Mais uma aula maravilhosa Mestre Rambo. Mais uma vez obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Show. Estava justamente pesquisando sobre reguladores
Nunca havia utilizado esses reguladores dessa forma e confesso que dependendo da situação é uma ótima sacada mesmo! Show de bola.
Muito obrigado Felipe!
Olá Prof.Wagner. Poderia fazer um vídeo do regulador LM78S05 que promete até 2A?
Obrigado
Ótimo vídeo Wagner, já utilizei dois 7805 dessa forma com ponte retificadora e de fato ajuda demais a corrente. Infelizmente não sabia sobre os resistores em série com os reguladores. Vlw pela dica !
Depende utilização
para áudio ,não acocelhavel,
aumenta impedância
afeta qualidade do som.
Boa noite Wagner! Vc pode fazer um vídeo com uma fonte reguladora de corrente para o motor da lixadeira de manicure. O equipamento vem com um regulador de tensão e o motor para antes de alcançar uma baixa rotação. Nesse caso dá pra usar o LM317T? E como faríamos? Grato!
Muito obrigado por está excelente aula.
Esse componente pode se projetar um feedback para ambos 78xx pelo terra deles. O 78xx e ruim e perigoso pois alem de aquecer com facilidade ele ao queimar ele se torna um curto ao inves de circuito aberto como o 337. A melhor solucao e o 337 ou chaveadas com frequencia balanceada para menor ruído possível.
O problema é que puxando 1A nesse circuito com resistores haverá queda de pelo menos 0,23V na saída, então se o dispositivo alimentado não tiver uma boa tolerância a queda de tensão podem ocorrer problemas, dá pra colocar um transistor NPN de alta potência configurado como seguidor de emissor e um diodo no pino de regulagem do 78XX pra compensar a queda de 0,6V do transistor, a potência é maior e a carga vai praticamente toda pro transistor.
Vc poderia fazer um vídeo mostrando a ligação em paralelo de dois reguladores TL783?
Apesar de estar corretamente estabilizado pelos resistores para a compensação de eficiência dos reguladores, tenho duas fontes compradas no mercado, com dois 7812 em paralelo, sem os resistores em série. Funcinam bem a mais de 2 anos no sistema de câmeras. Já usei este recurso do resistor quando fazia fontes com transistores 2N3055 em paralelo. Parabéns pela explicação e tão bem elaborados vídeos.
O 7805 pode suportar até 1A? Mas depende da tensão de entrada que poderia ser 6V*✓2(pico a pico) com 2200μF. As fontes estabilizadas do antigo Circuitos & Informações do Newton C. Braga utilizavam Zener polarizado na base de um transistor de potência (2N3055 ou Tip). O excedente recaía num resistor de 5 ou 10W de fio (contrário aos de carvão que funcionam quanto maior a temperatura, menor a resistência). O Zener é sempre baixo: 4,5V ou 3,8V pois soma-se a tensão restante do transistor que pode ser de 0,6 V ou 1,2V.
Estaría fantástico una fuente para alimentar microcontroladores con calidad automotiva ya sea lineal o switching de bajo ruido que sea capaz de trabajar en ambientes eléctricamente hostiles
Boa tarde ! Estou querendo fazer o mesmo com 2 BTA41 para corrente alternada 110v/40A ( entrada primário do transformador de maquina de solda com consumo de +-38A , quem sabe até não mereceria um novo vídeo com esta versão ). Acredito que deve ser o mesmo principio , se puder comenta aí mestre. Parabéns pelos ensinamentos, já assisti a vários videos seus, sempre com alguma informação nova pra min ou que eu já havia esquecido. Obrigado !!!
Olá Professor, uma excelente dica para aqueles que de momento não tem um bom transistor do tipo 2N30055que podemos ligar em paralelo com os respetivos resistores de baixa tenção para proteger e que podemos controlar a correntes. Uma boa alternativa! Este tipo de aulas é muito bom, quando poder vá fazendo. Estes truques e dicas habitualmente não apreendemos nos cursos. Valeu já tem um BIG LIKE.
Muito obrigado Camilo! Exatamente, a ideia é mostrarmos várias alternativas e soluções para circuitos eletrônicos.
Muito bom saber, embora faz tempo que eu utilize o Lm2596.
Dinâmica da aula show! Mestre, traga mais aulas com diagramas elétricos desenhados em tempo real
Obrigado Lucas!
Sim mais vídeos desse é muito legal essa parte de regulador ❤️👏🏻
legal Wagner. Podia fazer um exemplo com eles em série como vc falou 7809 e 7805 e verificar o comportamento da corrente e do modo de proteção. Abraços
Valeu Mathias! Já fizemos, dê uma conferida no canal. abraços
Mano faz um video falando sobre o projeto da Speeduino? Uma injeção eletrônica baseada em arduino mega que ta muito famoso
bem ele teria que ter um carro pra mostra funcionando pois video dela em emuladores tem por ae ate em pt-br
Belíssima aula , explicação perfeita.👏🏾👏🏾👏🏾
Muito obrigado!
Para uma maior corrente de saída existe o LM 350T.
Exatamente, este é para 3A, mas às vezes é mais difícil de encontrar.
Video excelente, como sempre. Nesse caso teria sido legal também mostrar o efeito da ventilação sobre os reguladores.
Muito boa a aula Wagner, mostrou a teoria e provou 🙌🏻 ótimo conteúdo
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento, Wagner! Hoje tive a primeira aula de eletrônica de potência e tive exatamente essa dúvida. Você leu meu pensamento!
Muito obrigado Lucas! Bons estudos!
Legal a experiência.
Mas estava curioso também pra ver a tensão na saída do 7805(entre o Regulador e o Resistor.
Mas tudo bem
fica pra próxima.
Bem bacana! Em 15:50 poderia ter configurado a fonte de bancada para 7V, para mostrar a diferença de trabalho dos reguladores, hein? Abs!
Valeu Eduardo! Com 7V na entrada o 7805 praticamente não regula mais com carga. Mas o assunto reguladores é extenso e pretendemos fazer mais vídeos. Abs!
Oi Wagner, mas essa solução traz um problema: você prejudica a regulação de carga do 78XX. Fazer o paralelismo de fontes cc com resistência (real ou virtual), também conhecido como paralelismo com droop de tensão, tem um tradeoff intransponível: ou você tem bom compartilhamento da corrente de carga entre as fontes (resistor "grande"), ou você tem boa regulação de tensão (resistor "pequeno"), as duas coisas não tem como fazer. Se o objetivo for aumentar o calibre de corrente do regulador, não seria melhor usar um transistor para amplificar a corrente? A queda de tensão vai ser até menor e não vai impactar muito a eficiência da solução.
Abraço e parabéns pelo Canal.
Puxa.. muito top!! Era exatamente a minha dúvida. Muito legal ver na prática. Parabéns pela qualidade da aula e obrigado por disponibilizar seu tempo para nós. Abraço mestre!
Muito obrigado Ailson, nos acompanhe sempre! Abraços
Consultando o datasheet observa-se que a potencia máxima sem dissipador de calor é de 1,9W e com o que é bem coerente com a prática aplicada já que quando chegou a 3W ele entrou em modo de proteção. Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.
o ideal nesses casos é utilizar os componentes do mesmo lote. de preferencia quando ainda estão naquelas fitas como vem direto do fabricante. like 187
achei legal esses testes. eu já fiz muitos testes assim. o curioso é q nos meus testes tbm foi assim. o primeiro 78xx consegue em media 800mA. e o segundo 78xx consegue em media 800mA tbm. porém quando coloco 2 em paralelo ao invez de conseguir somente a soma das correntes dos dois, a corrente total é sempre um pouco maior do q a soma dos dois... tipo ao invez de ter 1,6A consigo 1,8A 1,9A.
porem²... eu ñ achei tão vantajoso essa topologia. é bom p/ estudos e eventuais situaçoes de testes. mas para meus projetos eu priorizo sempre a topologia c/ os transistores bipolares configurados como darlingthom.
Interessante Wagner esse teste ,teve uma situação que ocorreu na empresa que mim aconteceu , fiz um teste com 3 reguladores 7809 ,funcionou muito bem fiquei na duvida na época si estava correto .
O negócio é colocar um transistor de potência na saída do 7805 para aumentar a amperagem.
Bem legal Wagner, mas acho que usaria para mais corrente um tl431 como referência e um transistor (npn) de potência em seguidor de emissor, utilizando o terminal de ref do 431 com os resistores (configurados para 5v) no emissor do transistor, e o catodo na base do transistor (junto ao resistor que polariza a base). Talvez seria um bom vídeo, comparando os dois arranjos.
Valeu, sugestão anotada!
Bom dia Professor Wagner Rambo, este procedimento também poderia ser aplicado aos reguladores da linha 79xx , para projetos em fontes simetricas usando o 79xx e 78xx? Desde já agradeço a atenção!
Seria legal vc medir a temperatura dos reguladores para verificar se eles esquentam menos do que se fosse ligar apenas um
Eu vou testar pra ver.
Dúvida. Imagina que vou ligar um controlador com LCD 16x2, teclado e Bluetooth em um regulador e 10 relés ligados em outro regulador com a origem da fonte e o GND único mas a saída de 5V separados. Dessa forma eu teria cada um fornecendo 600 mA por exemplo. Isso é melhor ou pior do que unir as saídas dos reguladores? Me parece melhor com as saídas separadas para evitar que a queima de 1 interrompa todo o sistema por sobrecarga do outro mas na prática é realmente melhor?
Seria possível fazer a mesma coisa com amplificador de áudio do tipo integrado que tenha duas ou quatro saídas?
Eu fiz com o 3 LM 317 em paralelo
Uma solução para este problema é utilizar um transistor de potência como bypass de corrente mantendo a estabilidade do regulador
Essa informação prática foi ótima.
Boa noite professor Wagner ! Como sempre ótima aula ! Eu vou fazer este projeto no meu trabalho valeu professor obrigado Ramiro aqui de Cuiabá MT abração
Valeu Ramiro, abração!
Eu liguei dois 7005 paralelo uma vez esquentaram muito
Muito bom. Aulas bem explicadas, ilustradas e objetivas. Show! Vlw.
Obrigado Marcelo!
Ótimo vídeo, mostrando na prática! 👍
Valeu Anderson!
Boaaaa! Ótima suas dicas !
Show de bola. Uma ótima sacada também é fazer um regulador série com o 7805 e um transistor de potência
Sim, mas seria legal usar um lm317, porque daria pra variar a tensão ajustada com um potenciômetro no regulador e os transistores de potência conduzem a corrente.
Maravilha de vídeo !! Como sempre... sucesso
Pensando bem, em termos de custo para fabricação, não compensa. É melhor comprar Regulador De Tensão do tipo "Step Down Buck" Xl4015 - 5a que custa apenas R$ 18,00 no mercadolivre.
boa Wagner, agora faz o arranjo com um darlington
Na pergunta abaixo, a tensão ainda seria variável de 30 a 130 Vcc.
Muito bom. Obrigado pelo conteudo.
Será que poderíamos ligar reguladores em série, para podermos trabalhar com uma tensão de entrada maior, por exemplo 130 Vc ?
Olá professor, aproveitando esse gancho, pode se ligar duas fontes ( dessas chaveadas tipo de notebooks tvs som em geral) em paralelo com a rede para aumentar a tensão ou corrente nas saídas delas ? Tipo assim, eu tenho duas fontes de notebooks de 19 V e quero associar elas em paralelo com a rede elétrica pra que na saída de 38 V na saída , será que dá certo ? ! Por exemplo, se colocar na saída de cada fonte, um capacitor de 50 V , sendo que na saída das fontes cada capacitor se carregará com os 19 V de cada fonte e como eles estão em série, teoricamente daria os 38 V na saída , ou vai dar rolo?
Olá Wagner boa aula
Wagner. Por que é tão comum ver o pessoal ligando o catodo (led, por exemplo)/GND dos componentes , nos CI's, ao invés do anodo/VCC?
Ex: o lm339 -> output -> resistor -> Led Catodo ... (Led Anodo -> +VCC)
ex2: 74hc595 -> Output -> Resistor -> Led GND.... (Led Anodo -> +VCC)
Caso já tenha feito algum vídeo sobre isso, poderia me indicar uma palavra chave para que eu pudesse pesquisar?
Já expliquei em algum vídeo, mas não me recordo qual. Basicamente os dois modos são válidos. Current sourcing é quando acionamos a carga pelo VCC e Current Sinking é quando acionamos a carga pelo "GND". Utiliza-se current sinking em circuitos TTL, por exemplo, pois os mesmos apresentam corrente mais elevada de HIGH para LOW. Assim como existem processadores com esta característica. Um exemplo é o 8051.
Experimente buscar no RUclips por "WR Kits Current Sinking", talvez encontre o vídeo em questão.
Bom dia professor!!!!!!
Sou assíduo e fã do se canal.
Gostaria de um esclarecimento seu no
que dis respeito à um adaptador,conversador
de áudio para ligar no meu aparelho de som
SONY BRAVIA 5.1 que não tem entrada para pen drive.Seria para a entrada de audio deste
SONY que gosto muito.Se você puder me enviar um diagrama,consigo montar:
se você me disser como é onde comprar,
estarei feliz do mesmo geito.
Abraço do seguidor do seu canal:
Fábio Pio.
Melhor usar um transistor externo.
Ótima aula.
Legal esse teste parabéns 👏🏾
Muito bom! É possível usar esse mesmo arranjo para reguladores de tensão ajustável?
Pode sim Paulo. Valeu!
É necessário que os reguladores estejam em contato térmico? Ou seja, acoplados ao mesmo dissipador? Pra se obter uma divisão das correntes iguais.
Sim é uma boa prática.
Ótimo vídeo como sempre mestre :) Só uma dúvida: tinha visto um vídeo anterior sobre usar um transistor PNP (acho que era o Tip127) pra aumentar a corrente de carga do 7805...Qual seria a vantagem de usar dois 7805 em relação a outra alternativa?
Olá Wagner, tem algo errado com seus reguladores em fornecer somente 600mA de corrente.
não seria melhor colocar um boost/step down no lugar desse 7805?
Tudo depende da aplicação. Nós visamos trazer vários métodos aqui no canal, quanto mais opções melhor.
Eu fiz assim uma vez e queimou tudo. Teria um regulador que possa suportar 3A. Na conversão de 12v para 5v. Obrigado
O LM350T pode ser utilizado para até 3A. Como citei no vídeo, é conveniente fazer uma amostragem buscando reguladores com características práticas semelhantes.
Boa tarde meu amigo Wagner Rambo, gostaria se possível informar qual é essa carga eletrônica que você utiliza, desde já obrigado e Deus o Abençoe sempre
Olá Marco! É uma 8540 da B&K Precision. Adquiri em cistek.com.br
Excelente video professor, eu posso colocar um diodo na referencia de um 7805 pra aumentar a tensao regulada para 6v aproximadamente caso eu precise de uma tensao de 6 ou mais e nao tenha um regulador para essas voltagens, isso é possivel? Faz um video explicativo de for possivel. Obrigado pela atençao.
É possível sim Edson, sugestão anotada.
So nao liguei os resistor nas saidas deles
Seria legal um com MOSFET show
Realmente é melhor a vossa antiga sugestão. Utilizar o regulador de 5 pinos de maior corrente
Eu tenho uma fonte chaveada com saída de 24v , na qual eu coloquei um regulador de tensão onde agora posso regular entre 1.2v e 23v , mas eu preciso de uma tensão fixa de 5v para carregar telemóvel , é correto eu colocar um 7812 para alimentar um 7805 ? de forma a reduzir a dissipação de calor , se é que me faço entender !!
Olá Pedro, é uma boa prática sim, inclusive já comentamos sobre isso em outros vídeos.
Obrigado!! Eu vou procurar por esses vídeos e dar uma olhada !
Se eu usar 2 ou mais reguladores de tensão em paralelo, isso fará com que eles esquentem menos?
Meu Deus e eu aqui na fonte de Pc com quase 15 A achei que era pouco
Faz uma placa reguladora de corrente com display utilizando Arduino!
Sugestão anotada, valeu!
O regulador lm338 fornece 5 amperes e estou querendo fazer uma fonte ajustável. Você sabe me informar se tem lm maior que 5 amperes.
Não conheço, teria que pesquisar.
Excelente conteúdo....
Pode funcionar, mas tal como os diodos provavelmente um dos reguladores passará da nominal.
Por isso os resistores e a recomendação de amostragem de reguladores que citei ao longo do vídeo.
@@canalwrkits ótimo vídeo Mestre, o uso dos resistores realmente são a grande sacada. Atualmente prefiro usar o transistor para aguentar o tranco, tenho um arranjo montado para 8 ampère usando o 13009 e o lm317 travado para 5 volts.
Eu fiz isso ontem,
Preciso de 3 amperes. Posso ligar 3 em série?
O meu 7805 aguenta 700mA
Bom dia Wagner rambo . Tenho uma duvida que não tem muito a ver com o video mas sim com eletronica. Deixar o carregador do celular na tomada sem usar pode desgasta-lo ou estragar ?
Sim, a vida útil diminui e há consumo de energia. Porém é importante destacar que é algo em pequenas proporções se comparado ao momento em que o celular está conectado ao carregador.
Otima aula
No lugar desse desse resistor não pode colocar diodo o n4007
Ou, da pra criar um carregador de celular turbo?
Tirou a pergunta da ponta da minha língua
Perfeito!
Essa topologia em paralelo se aplica ao Lm 317?
Sim Joao.
Obrigado, seu canal é um tesouro na plataforma!
Seria possível fazer uma fonte de bancada regulável com vários Lm 317 em paralelo, porém utilizado apenas um potenciômetro para ajustar a tensão?
Se eu soubesse o que sei hoje , eu tinha era estudado eletrónica , mas quando se é novo não se pensa !!
Mas vamos em frente tenho 57 anos e sigo aqui aprendendo sempre. Força y adiante enquanto ha vida, ha esperança
Um arranjo desses serviria, por exemplo, para alimentar 6 servomotores de hobby para um braço robótico? Pergunto isso, pois eu havia feito um utilizando um uBec como regulador e, com o braço robô totalmente na posição horizontal (que é a configuração em que os servos sofrem maior torque) cheguei a uma corrente total de mais de 2 A. Mal projetado é claro, pois o braço robô não conseguia sair da posição horizontal direito. Segue o vídeo no momento da demostração:
ruclips.net/video/F8vqONkgYAM/видео.html
show de bola
Sou mais fazer isso com um 7805 e um transistor NPN
A linha 780X já é utilizada há muito tempo e já deve estar bem defasada, visto que vc mesmo fez um regulador transistorizado e bem mais eficiente. Sei que os 7800 são muito práticos, mas não teriam outros reguladores mais modernos e ainda mais eficientes que eles?
Sim Ricardo, até mesmo um LM317 configurado para 5V por exemplo. Mas os 78xx são muito populadores, de baixo custo e fáceis de utilizar. Por este motivo, e por tentarmos trazer vários tipos de soluções possíveis aqui no canal, apresentamos a ideia do vídeo.
@@canalwrkits 👍😷👍😷
👋👋👋👋👋 muito bom
Muuuito top
GOSTEI ! #Interessante