Papo CNV | Como parar uma briga de casal enquanto ela acontece

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2019
  • Quer aprofundar na prática da CNV em relacionamentos? A treinadora dinamarquesa Kirsten Kristensen estará em São Paulo de 10 a 13 de outubro conduzindo uma jornada em CNV para todas as pessoas que querem viver relacionamentos amorosos mais plenos, com mais qualidade de conexão e honestidade.
    Saiba mais em: www.institutocnvb.com.br/kirs...
    *
    Sabe quando a realidade sai diferente do combinado e na hora todo mundo perde a razão? A Lili passou por isso com o marido dela e conta como a honestidade foi o que permitiu que eles saíssem do jogo da culpa e se reconectassem.
    Para saber mais sobre a Comunicação Não-Violenta, conversa com a gente em:
    www.institutocnvb.com.br/
    / institutocnvbrasil
    / institutocnvbrasil
    institutocnvb@gmail.com

Комментарии • 20

  • @raulcamargo7560
    @raulcamargo7560 3 года назад +9

    O melhor é que além de todas as coisas boas que a cnv traz pra relacionamentos, também um baita exercício de autoconhecimento

    • @InstitutoCNVBrasil
      @InstitutoCNVBrasil  3 года назад +1

      Com certeza, Raul! Costumamos dizer que clareza interior é essencial para ter fluência na CNV. Um caminho lindo para o autoconhecimento, né? Um abraço!

  • @marianamonteiro4907
    @marianamonteiro4907 4 года назад +9

    "um jogo de fazer a vida mais maravilhosa" poxa, amei!

  • @LegalmenteUnicaRosemary
    @LegalmenteUnicaRosemary 4 года назад +2

    Excelente colocação. Lidando com violência, sobretudo doméstica. Constato que quando os ânimos se acalmam a consciência aflora.

    • @InstitutoCNVBrasil
      @InstitutoCNVBrasil  4 года назад

      Oi Rosemary! Obrigada por compartilhar sua experiência! A intensidade das emoções que estamos experimentando muitas vezes entra no caminho da conexão e interfere na expressão da nossa honestidade, do que queremos de fato cuidar ali, né? Por isso auto-conexão é parte importante da CNV. Ela nos permite entender quais são as necessidades que estão vivas e que estão sendo anunciadas por essas emoções tão fortes. E isso tende a diminuir a intensidade das emoções e permitir que a gente se conecte com a intenção que temos naquela interação.
      Gratidão por nos acompanhar por aqui. Abraços!

  • @eurgente8092
    @eurgente8092 Год назад

    Que extraordinário 👏🏼👏🏼👏🏼 agradeço por compartilhar algo tão pessoal, isso só reforça que a CNV é possível

  • @JUPADRAO1
    @JUPADRAO1 3 года назад +2

    5 meses e você já conseguiu se "separar" dela? Nossa... parabéns! Eu certamente levei muito mais que isso.... hahaha
    Amei o vídeo!

    • @InstitutoCNVBrasil
      @InstitutoCNVBrasil  3 года назад

      hahaha é um processo, né Juliana? Gratidão pela sua companhia aqui! Abraços!

  • @amaliamariagagliazzilage1363
    @amaliamariagagliazzilage1363 2 месяца назад

    Impossível fazer isso com meu marido. Simplesmente impossível conversar

  • @ArqueiraYT
    @ArqueiraYT Год назад

    Adorei! Assistindo em 2023 rsrs
    Sei que o foco era a respeito de aspectos mais profundos do que a decisão final adotada, mas fiquei curiosa sobre o final da história 😂
    Quando as muralhas que impediam a escuta e validação dos valores desatendidos caíram, de qualquer forma precisaram chegar a um trato de como lidariam com novos acontecimentos semelhantes.
    Nesse caso, em que 2 valores diferentes são Igualmente importantes para ambos, visando atender necessidades Igualmente plausíveis, que caminho vocês utilizam na CNV para a tomada de uma decisão rápida, como no exemplo desse vídeo?

  • @anadnunezl6336
    @anadnunezl6336 3 года назад +1

    meta da vida

  • @grazielabergamini
    @grazielabergamini 3 года назад +2

    Que lindoooooooooo

  • @manoelaraujo355
    @manoelaraujo355 3 года назад +1

    Sorte do seu marido por ter se casado com uma mulher tão sensível... Deus os abençoe!!!

  • @sarahcorreíah
    @sarahcorreíah 4 года назад +6

    Mulher, pelo amor de deus. É só andar no banco de trás, pronto. Puts

    • @InstitutoCNVBrasil
      @InstitutoCNVBrasil  4 года назад +2

      Oi Sarah! Tudo bem? Dá uma aflição em situações como essa, né? Talvez uma vontade de encontrar uma solução rápida para o que está incomodando a bebê? Compartilhamos desse sentimento, e ele é presente na experiência da Lili e do marido nessa situação. Inclusive, como ela conta no início do vídeo, ela estava andando no banco de trás, junta à cadeirinha da filha, porém essa estratégia não foi suficiente para acalmá-la. E o conflito veio quando houve uma discordância entre ela e o marido sobre qual seria a melhor estratégia no momento: parar o carro para pegar a neném no colo e confortá-la (o que também acalmaria a própria Lili), ou chegar logo em casa, onde estariam em segurança para parar o carro e tirar a neném da cadeirinha.
      Na CNV, dizemos que os conflitos estão sempre no nível das estratégias e não nas necessidades. Naquele momento enquanto a Lili queria cuidar do bem-estar da filha, o marido dela queria cuidar da segurança deles. Ambos valorizam essas necessidades, mas discordavam quanto à melhor estratégia a ser adotada em um momento que pede ação imediata. E reconhecer isso foi parte do que os ajudou a sair do conflito e pensar juntos no que era realmente importante ali.
      Faz sentido pra você o que trazemos aqui? Abraços!

    • @sarahcorreíah
      @sarahcorreíah 4 года назад +1

      @@InstitutoCNVBrasil total! Quando paramos para incluir a empatia a toda a situação...fica fácil dissolver todo os conflitos embutidos né...É que na maioria das vezes não estamos aptos a observar amplamente o contexto da situação, daí termina-se por originar um conflito. Abracaoooo amoresss!!!

    • @InstitutoCNVBrasil
      @InstitutoCNVBrasil  4 года назад +1

      @@sarahcorreíah Sim, Sarah! Por isso falamos tanto da prática da auto-conexão, né? Para que vá ficando cada vez mais fácil conseguir ter empatia no "calor do momento". Um abraço!!

    • @pedrocosta3470
      @pedrocosta3470 3 года назад

      Mas ela falou que anda no início do vídeo