Adoro como você consegue tornar extremamente interessantes esses temas que a gente meio que só aceita no ensino médio. Adoraria um vídeo falando da motivação de definir o determinante do jeito que é definido.
Seu video encaixou como uma luva, eu to cursando a disciplina de Álgebra Linear e ontem mesmo estava resolvendo uma lista e me perguntando porque diabos a multiplicação de matrizes acontecia dessa forma 😅
O matemático Arthur Cayley, sugere o nome de composição de matrizes ao invés de produto. Particularmente, imagino que seria até melhor se fosse ensinado assim no ensino médio, para os alunos não confundirem diversas propriedades
O meu eu do passado teve que buscar pra caramba pra achar essa justificativa, que por volta de 1 ano atrás eu só consegui achar 1 único vídeo sobre isso. Mas finalmente o melhor canal de matemática fez uma explicação desse tema kk. Agora quero que o segundo vídeo dessa série seja dissecando tudo de determinante, desde origem, o que ele pode significar dependendo das situações, suas propriedades e suas aplicações nas áreas da matemática.
Muito bom seus vídeos. Poderia fazer um explicando como as calculadoras fazem calculos que para nós são tão difíceis, como calcular raizes de números irracionais, senos, exponenciação com expoentes irracionais e logaritmos por exemplo.
Tenho um spoiler. As calculadoras são burras, só sabem somar. Porém elas são extremamente rápidas em fazer isso. A calculadora faz milhões de somas pra chegar ao resultado de uma divisão, multiplicação, radiciação, etc e tudo isso apenas com 2 dígitos (0 e 1). A calculadora sequer sabe subtrair, apenas somar.
Que ótima explicação. Usei muito matriz na época que fiz o técnico em eletrônica. Um item ensinado são as malhas de circuitos usando as leis de Kirchhoff, um circuito com duas malhas gerava gerava um sistema de equações de duas variaveis, x e y, com três malhas eram 3 variáveis e assim ia. Primeiro o professor fez resolver um sistema de 4 malhas, ou seja, 4 variáveis, consumia mais de 2 páginas de caderno, rsrsr. Após isso, ele ensinou a usar a matriz 4x4, muito mais fácil de resolver e encontrar os valores das 4 variáveis. É um exemplo de aplicação de matrizes.
@@vladimirrosa125 Sim. A maior parte das pessoas acabam não gostando de matemática porque não entendem as aplicações e ficam tedioso, falando onde vou usar isso. A maior parte dos professores só passam a matéria mas não demonstram onde usar e como facilita, seja nas matrizes, seja trigonometria, etc. Até números complexos são usados no dia a dia sem que percebam, linhas de transmissão de energia, filtros de linha, controle de graves e agudos em aparelhos analógicos. Falta ao mestrado apresentar onde são usados esses cálculos para que o aluno tenha interesse.
Excelente!!! Explica o que ninguém esclarece!!! Agora faz um vídeo explicando o porquê dos determinantes serem dessa maneira que a gente simplesmente “engole para ser aprovado na disciplina”, mas ninguém aceita.
Tem um video no canal universo narrado, acho eu, que explica produto de matrizes através de funçao composta. Ambos os videos aqui e la sao muito interessantes, pois deixam o assunto mais leve e fácil de captar a ideia. Parabens aos divulgadores. Na prática as questoes sao cabulosas😂😅
interessante observar q matrizes são a base das inteligencias artificiais. Um simples neuronio artificial é basicamente uma equação do tipo y=aX+b... no caso de uma rede neural artificial já é uma equação Y=AX+B, em q "A" são os pesos e "B" representa um ganho q desloca a reta em Y... (sem contar as funções de ativação)
Não sei de outra aplicação, mas uma muito importante é para saber se uma matriz é inversível. Uma matriz só é inversível se seu determinante for diferente de zero. A inversão de matrizes é fundamental para a resolução de sistemas. Muito utilizado para análise de estruturas na engenharia.
Determinante é uma das funções mais importantes da matemática. A aplicação mais famosa é o teste para inversão de matrizes, mas ele aparece em diversas outras aplicações como no procedimento para mudança de variáveis em integrais múltiplas
O vídeo é muito didático e resume bem alguns assuntos centrais de Álgebra Linear, mas confesso que pelo título não esperava uma resposta utilitarista assim. Foi uma quebra de expectativa, mas não uma crítica, parabéns pelo vídeo.
exatamente. Estava pensando que ele mostraria a razão disso, e não a prova (a segunda estando presente em colorarios e demonstrações de algelin). De qualquer forma, o vídeo está excelente! Parabéns
Olá meu caro. Excelente vídeo! Eu sugiro que uma aplicação prática fosse rotação de vetores. P.ex., uma primeira rotação em torno do eixo z (perpendicular ao plano da tela) e depois uma segunda rotação em torno de outro eixo x ou y. Exemplo concreto: rotação de uma imagem.
Tive para mim que a minha educação no EM falhou quando o professor de Matemática não explicou para que servia matrizes. Eu sempre gostei de matrizes, chegou a um ponto que eu fazia tudo de cabeça e eu fui perguntar ao professor qual curso eu poderia fazer se eu gostasse de matriz e o palhaço respondeu "Matemática rsrs". Já me perguntei como que minha vida teria sido diferente se eu tivesse um professor que levasse minha dúvida a sério e se eu tivesse seguido carreira na parte de sistema de informações ou mesmo informática, que são áreas que usam muito matriz.
Professor, o senhor já leu a janela de Euclides ??? Eu gosto muito desse livro e gostaria de ver um conteúdo sobre o que ele aborda sobre geometria diferencial. Teria como fazer um vídeo sobre, por favor ?
a escola geralmente ensina "o que" mas nunca "por que" e pela minha experiência o "por que" é muito mais útil para aprender, se tornar interessado por nerdices gerais e também decorar
Cara, eu sei no EM é foda de fazer isso, mas vendo os vídeos sobre matrizes eu entendi o quão úteis elas são. Parecia um conteúdo perdido na minha cabeça e agora faz todo o sentido.
Adoro os seus vídeos. Contudo, cada vídeo me bate de um jeito diferente kkkk, muita coisa ainda não é para minha ossada, mas em algum momento terei minha vingança 🤣😁😄
Esse seria o produto de Hadamard, que embora tenha algumas utilidades em processamento de imagens e aprendizado de máquina, não tem a mesma importância que o produto usual de matrizes, pelas razões apresentadas no vídeo. Uma característica interessante sobre o produto de Hadamard é que ele é um produto de matrizes comutativo.
Amxn, 'm' representa o número de linhas e 'n' o de colunas, entretanto se pretendermos multiplicar duas matrizes A[mxn] por B[rxs], a regra diz que deve ser n=r e não necessariamente m=s.
A explicação é ótima para alunos do ensino superior, mas no ensino médio é necessário fazer uso de outros argumentos mais concretos. Ainda bem que argumentos concretos existem para convencer os alunos. Parabéns pela sua explicação!
3 месяца назад+2
No estudo da matemática, a compreensão verdadeira do simples normalmente passa pelo complexo. Um bom exemplo são as fórmulas de volumes. Você não tem uma maneira elementar (sem recorrer ao cálculo) de provar que o volume (em geral) de uma pirâmide é um terço da área da base vezes a altura. Mas usar a fórmula para efetuar o cálculo de um volume é algo muito simples, não há por que não ensinar isso na escola. Porém, na escola, também não há como mostrar de onde vem realmente essa fórmula. E não há nada de errado nisso. Não deveria ser motivo de chilique o complexo ser necessário para compreender profundamente o básico. Fazer uma conta mecânica é uma coisa. Entender essa conta é algo totalmente diferente. Multiplicar matrizes é uma coisa. Entender o porquê se multiplica assim é outra, que demanda conhecimentos muito mais avançados do que apenas multiplicar e somar. Um número surpreendente de coisas presentes no ensino básico não pode ser explicada satisfatoriamente com a matemática do ensino básico.
Parabéns pelas suas palavras. Quanto ao volume da pirâmide é possível a demonstração com a matemática do ensino médio, mas é preciso ter conhecimentos sobre a soma dos cubos de números naturais e o fatiamento da pirâmide em infinitas partes. No momento em que o ensino médio começa a ter mais sentido os alunos saem da escola pela forçosa formatura. O ideal seria um ensino médio de 4 anos, afinal de contas as pessoas vivem mais atualmente e não há a necessidade de entrar na universidade tão cedo. O 'cedo' atrapalha a maioria dos alunos no ensino superior.
3 месяца назад+2
@@SGuerra O seu argumento de "fatiamento infinito" para usar princípio de Cavalieri é uma ideia do cálculo. Inclusive, o próprio princípio de Cavalieri, apesar de intuitivo, é algo demonstrável. Então ele acaba sendo uma ferramenta à qual se recorre para justificar melhor a fórmula da pirâmide, mas a ferramenta em si não pode ser justificada pela matemática do ensino médio. E assim é justamente porque a impossibilidade de se deduzir a fórmula para o volume de poliedros recorrendo a métodos elementares é também um teorema. Ele é um dos 23 problemas de Hilbert, e foi o primeiro a ser solucionado. Argumentos com infinito sempre demandam cuidado, e podem levar a conclusões erradas. Um bom exemplo é a "prova" de que pi é igual a quatro através do dobramento infinito de um quadrado sobre um círculo.
Não é necessário o uso do Princípio de Cavalieri. Divida a pirâmide em várias fatias (n), utilize semelhança de triângulos em n triângulos retângulos. Dá certo.
Prof Daniel, só explique (deixe claro), que dilatar é esticar um vetor, multiplicando ele por um escalar, senão muitas pessoas vão pensar que raios é dilatar.
Sortudos os que "têm ciência" pra entender exposições nesse nível didático. kk Preciso de uma aula com exposição mais detalhada da matemática pra conseguir entender, por isso, concluí melhor eu me desinscrever desse canal, assim espero recomendações apenas de vídeos do canal mais compatíveis com meu entendimento. Vou-me já, sucesso pra vc e boa sorte pra mim.
Vc ficou sabendo que um grupo de matemáticos brasileiros resolveu o décimo sexto problema de Hilbert? O que vc acha de fazer um vídeo sobre isso, nos dizendo qual a importância dessa proeza?
DANIEL, O QUE DANADO É MATRIZES???? Estou estudando para concurso e até hoje não vejo sentido em pegar um monte de números em forma de tabela, colocar a primeira e segunda coluna "no final" e fazer um cálculo doido e achar uma tal de DETERMINANTE (??????) QUAL O SENTIDO DISSO???? 😭😭😭
Quando a gente divide 2 números, a/b, você pode enxergar isso da seguinte maneira: a*b⁻¹. Aqui, b⁻¹ é o inverso multiplicativo do b. Ou seja, aquele número tal que b*b⁻¹ = 1. Por exemplo, 3/2 = 3*2⁻¹ = 3*0,5 = 1,5. Então você pode pensar na divisão entre matrizes com essa mesma lógica. Só vai funcionar para matrizes quadradas (pois são as únicas com inversa). Podemos definir A/B como o produto usual de matrizes A*B⁻¹, onde B⁻¹ é justamente a matriz inversa de B, ou seja, aquela matriz cujo produto com B dá a matriz identidade: B*B⁻¹ = B⁻¹*B = I.
Não seria n igual a r? Para multiplicação de matrizes no vídeo acima?
3 месяца назад
As matrizes são: A (nxm) e B (rxs). Só que o produto é BA (e não AB). Por isso a igualdade deve ser n = s, pois isso significa que o espaço onde B começa a agir (seu domínio) tem dimensão s, que deve ser a mesma dimensão n de onde A termina de agir (seu contradomínio). Numa matriz qualquer A nxm, o número n de linhas representa a dimensão do contradomínio, enquanto o número de colunas m representa a dimensão do domínio. Por exemplo, uma matriz 2x3 representa uma transformação linear de vetores do espaço 3D em vetores do plano 2D.
Eu já ia respondendo ao Rafael que na verdade m deveria ser igual a r, mas vendo a resposta do Daniel eu me dei conta que de fato o produto está invertido. Então de fato o que foi dito no vídeo está correto, embora realmente a primeira vista dá uma confusão mental 😂
Desculpe, acho que não entendi bem o conceito. A multiplicação de matrizes seria uma forma de passar de um espaço vetorial para outro? Poderia fazer mais vídeos...?
3 месяца назад+5
Uma matriz é como passar de um espaço vetorial pro outro. Então com duas matrizes A e B, se A representa sair do espaço 1 pro espaço 2, e B representa sair do espaço 2 pro espaço 3, então o produto BA entre elas deve representar sair do espaço 1, passar pelo espaço 2 e chegar no espaço 3.
Quando você fala de matemática termina sendo rigoroso demais na terminologia e os vídeos não ficam tão fluidos e didáticos quanto os dos demais assuntos.
Vc poderia localizar Historicamente este raciocíneo? Particularmente é a primeira vez que vejo a justificativa do pruduto de matrizes por esse caminho.
Agora me lembrei de uma prova de determinante que tive. Era só uma questão. MAS A MATRIZ ERA 4x4!!!!! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 Que odisseia pra calcular essa besta fera na mão!!! kkkkkkk
@@alcindogalvao4996 sim, com certeza, eu me referia ao vídeo também. Esse é um abuso de notação que a maior parte dos matemáticos comete (o próprio Elon faz isso no livro de AL), mas não tem problema pq nunca causa ambiguidade, já que cada transformada tem a sua matriz e o contexto deixa claro.
Acho que fica mais didático tbm, *Tu* parece uma variável qualquer ou um produto *T • u* , já *T(u)* induz alguma operação *T* sobre *u* , mas como no vídeo está explicando é facil entender, agora se fosse um livro poderia causar confusão.
Posso perguntar? Considere dois vetores bidimensionais (R2) A e B não colineares. O produto vetorial A x B = C, onde C é um vetor tridimensional (R3) ortogonal a A e a B. Considere dois vetores tridimensionais (R3) U e V não colineares. O produto vetorial entre U e V = W, onde W é um vetor tridimensional (R3) ortogonal a U e a V. - - - - - Considere dois vetores quadridimensionais (R4) P e Q não colineares. 1. O produto vetorial entre P e Q está definido? 2. Se existe R = P x Q, R tem quantas dimensões? 3. Se existe R = P x Q, R é ortogonal a P e Q?
3 месяца назад
Aguarde. Vamos ter vídeo só sobre o produto vetorial e esses pontos serão todos abordados.
➡ Adquira suas roupas na INSIDER com 15% OFF utilizando o cupom TEMCIENCIA15 pelo link creators.insiderstore.com.br/TemCiencia
Adoro como você consegue tornar extremamente interessantes esses temas que a gente meio que só aceita no ensino médio. Adoraria um vídeo falando da motivação de definir o determinante do jeito que é definido.
Aguarde!
Agora tem que ter um sobre determinante
Aguarde ✌️😎
Definição de determinante 😅
Autovalores e autovetores
Espaço dual
eu ia pedir por isso
Reúno aqui quem gosta do Tem Ciência?
Reúne 🤓👍
Muito bom sim cara, mas e essa foto de perfil aí? Kkkkk
Sim
Tamo junto
Bora deixar o like e hype galera!
Seu video encaixou como uma luva, eu to cursando a disciplina de Álgebra Linear e ontem mesmo estava resolvendo uma lista e me perguntando porque diabos a multiplicação de matrizes acontecia dessa forma 😅
O matemático Arthur Cayley, sugere o nome de composição de matrizes ao invés de produto. Particularmente, imagino que seria até melhor se fosse ensinado assim no ensino médio, para os alunos não confundirem diversas propriedades
Os dois nomes são válidos, mas "composição" é mais aplicado em contextos de transformações lineares que não se vê no ensino básico
Gosto muito do seu canal, você tem videos mais focados pro ensino fundamental? O jeito que você explica as coisas é muito bom.
Em alguns shorts tem uma coisa ou outra do fundamental, mas realmente não tem quase nada
O meu eu do passado teve que buscar pra caramba pra achar essa justificativa, que por volta de 1 ano atrás eu só consegui achar 1 único vídeo sobre isso. Mas finalmente o melhor canal de matemática fez uma explicação desse tema kk. Agora quero que o segundo vídeo dessa série seja dissecando tudo de determinante, desde origem, o que ele pode significar dependendo das situações, suas propriedades e suas aplicações nas áreas da matemática.
Bora bora bora! Já já curso de vetores e linear pelo professor 🤩
faz um curso de álgebra linear, seria muito legal! :D
Muito bom seus vídeos. Poderia fazer um explicando como as calculadoras fazem calculos que para nós são tão difíceis, como calcular raizes de números irracionais, senos, exponenciação com expoentes irracionais e logaritmos por exemplo.
Tenho um spoiler. As calculadoras são burras, só sabem somar. Porém elas são extremamente rápidas em fazer isso. A calculadora faz milhões de somas pra chegar ao resultado de uma divisão, multiplicação, radiciação, etc e tudo isso apenas com 2 dígitos (0 e 1). A calculadora sequer sabe subtrair, apenas somar.
Muito bom o vídeo, verei mais vezes para digeri-lo melhor ainda!
Tô nesse grupo! 😅😅😅
Que ótima explicação. Usei muito matriz na época que fiz o técnico em eletrônica. Um item ensinado são as malhas de circuitos usando as leis de Kirchhoff, um circuito com duas malhas gerava gerava um sistema de equações de duas variaveis, x e y, com três malhas eram 3 variáveis e assim ia. Primeiro o professor fez resolver um sistema de 4 malhas, ou seja, 4 variáveis, consumia mais de 2 páginas de caderno, rsrsr. Após isso, ele ensinou a usar a matriz 4x4, muito mais fácil de resolver e encontrar os valores das 4 variáveis. É um exemplo de aplicação de matrizes.
Seria legal ele fazer um vídeo sobre essa aplicação de matrizes
@@vladimirrosa125 Sim. A maior parte das pessoas acabam não gostando de matemática porque não entendem as aplicações e ficam tedioso, falando onde vou usar isso. A maior parte dos professores só passam a matéria mas não demonstram onde usar e como facilita, seja nas matrizes, seja trigonometria, etc. Até números complexos são usados no dia a dia sem que percebam, linhas de transmissão de energia, filtros de linha, controle de graves e agudos em aparelhos analógicos. Falta ao mestrado apresentar onde são usados esses cálculos para que o aluno tenha interesse.
Excelente!!! Explica o que ninguém esclarece!!! Agora faz um vídeo explicando o porquê dos determinantes serem dessa maneira que a gente simplesmente “engole para ser aprovado na disciplina”, mas ninguém aceita.
Tem um video no canal universo narrado, acho eu, que explica produto de matrizes através de funçao composta. Ambos os videos aqui e la sao muito interessantes, pois deixam o assunto mais leve e fácil de captar a ideia. Parabens aos divulgadores. Na prática as questoes sao cabulosas😂😅
interessante observar q matrizes são a base das inteligencias artificiais. Um simples neuronio artificial é basicamente uma equação do tipo y=aX+b... no caso de uma rede neural artificial já é uma equação Y=AX+B, em q "A" são os pesos e "B" representa um ganho q desloca a reta em Y... (sem contar as funções de ativação)
Esqueceu da função de ativação, mas tá valendo
@@mttttttttttttttt ficou entre parenteses no final
Podia ter um video sobre Transformações Lineares e, mudanças de Base. São, talvez, os temas mais importantes da Algebra Linear.
finalmente alguém falando sobre isso 🙏🙏🙏 vi poucos
Faz um video com aplicação pratica de determinante por favor, pra que raios isso é importante!!! Abraço!!
Não sei de outra aplicação, mas uma muito importante é para saber se uma matriz é inversível.
Uma matriz só é inversível se seu determinante for diferente de zero.
A inversão de matrizes é fundamental para a resolução de sistemas. Muito utilizado para análise de estruturas na engenharia.
Determinante é uma das funções mais importantes da matemática. A aplicação mais famosa é o teste para inversão de matrizes, mas ele aparece em diversas outras aplicações como no procedimento para mudança de variáveis em integrais múltiplas
Excelente vídeo professor! Parabéns!👏👏👏
Esse vídeo me dá nostalgia sobre vetores, a disciplina mais difícil
E a mais bonita, nós da área da física amamos vetores :p
O vídeo é muito didático e resume bem alguns assuntos centrais de Álgebra Linear, mas confesso que pelo título não esperava uma resposta utilitarista assim. Foi uma quebra de expectativa, mas não uma crítica, parabéns pelo vídeo.
exatamente. Estava pensando que ele mostraria a razão disso, e não a prova (a segunda estando presente em colorarios e demonstrações de algelin). De qualquer forma, o vídeo está excelente! Parabéns
Olá meu caro. Excelente vídeo! Eu sugiro que uma aplicação prática fosse rotação de vetores. P.ex., uma primeira rotação em torno do eixo z (perpendicular ao plano da tela) e depois uma segunda rotação em torno de outro eixo x ou y. Exemplo concreto: rotação de uma imagem.
Tive para mim que a minha educação no EM falhou quando o professor de Matemática não explicou para que servia matrizes. Eu sempre gostei de matrizes, chegou a um ponto que eu fazia tudo de cabeça e eu fui perguntar ao professor qual curso eu poderia fazer se eu gostasse de matriz e o palhaço respondeu "Matemática rsrs". Já me perguntei como que minha vida teria sido diferente se eu tivesse um professor que levasse minha dúvida a sério e se eu tivesse seguido carreira na parte de sistema de informações ou mesmo informática, que são áreas que usam muito matriz.
Professor, o senhor já leu a janela de Euclides ??? Eu gosto muito desse livro e gostaria de ver um conteúdo sobre o que ele aborda sobre geometria diferencial. Teria como fazer um vídeo sobre, por favor ?
Nunca li! 😬
Recomendo demais ao senhor. É do mesmo autor do andar do bêbado
a escola geralmente ensina "o que" mas nunca "por que" e pela minha experiência o "por que" é muito mais útil para aprender, se tornar interessado por nerdices gerais e também decorar
Caraca! Conseguiu sintetizar mais da metade do curso de algebra linear em poucos minutos. Parabéns!
Cara, eu sei no EM é foda de fazer isso, mas vendo os vídeos sobre matrizes eu entendi o quão úteis elas são. Parecia um conteúdo perdido na minha cabeça e agora faz todo o sentido.
Meu professor acabou de chegar nesse assunto. Esse vídeo veio em boa hora
Aprender na faculdade foi tenso, mas depois só alegria
Essa maneira "estranha" do produto de matrizes é conhecida como o produto de Hadamard, muito utilizado em ciência da computação e mecânica quântica.
Adoro os seus vídeos. Contudo, cada vídeo me bate de um jeito diferente kkkk, muita coisa ainda não é para minha ossada, mas em algum momento terei minha vingança 🤣😁😄
Estou tendo o conteúdo de transformação linear no IME usando o livro do Barone e nesta parte está bem confuso. 😅
Essa parte você tem que escrever bastante. Apenas ler/ver fica muito difícil de acompanhar. Mas escrevendo fica fácil.
Não tem utilidade conhecida na operação que multiplica os elementos correspondentes? (Aij x Bij = Cij)
Esse seria o produto de Hadamard, que embora tenha algumas utilidades em processamento de imagens e aprendizado de máquina, não tem a mesma importância que o produto usual de matrizes, pelas razões apresentadas no vídeo. Uma característica interessante sobre o produto de Hadamard é que ele é um produto de matrizes comutativo.
Tem utilidade sim, algoritmos de machine learning usam muito a multiplicação elemento a elemento de matrizes, mas muito mesmo.
Meu canal favorito de mat, adoro saber o pq das coisas.
Oi cara, poderia me ajudar a entender por que -1! E um numero sem resposta (indefinido), tô até agora tentando entender 😢
Bateu até uma saudade de álgebra linear.
Amxn, 'm' representa o número de linhas e 'n' o de colunas, entretanto se pretendermos multiplicar duas matrizes A[mxn] por B[rxs], a regra diz que deve ser n=r e não necessariamente m=s.
No vídeo, a multiplicação é BA, não AB.
A explicação é ótima para alunos do ensino superior, mas no ensino médio é necessário fazer uso de outros argumentos mais concretos. Ainda bem que argumentos concretos existem para convencer os alunos. Parabéns pela sua explicação!
No estudo da matemática, a compreensão verdadeira do simples normalmente passa pelo complexo.
Um bom exemplo são as fórmulas de volumes. Você não tem uma maneira elementar (sem recorrer ao cálculo) de provar que o volume (em geral) de uma pirâmide é um terço da área da base vezes a altura.
Mas usar a fórmula para efetuar o cálculo de um volume é algo muito simples, não há por que não ensinar isso na escola. Porém, na escola, também não há como mostrar de onde vem realmente essa fórmula. E não há nada de errado nisso. Não deveria ser motivo de chilique o complexo ser necessário para compreender profundamente o básico.
Fazer uma conta mecânica é uma coisa. Entender essa conta é algo totalmente diferente. Multiplicar matrizes é uma coisa. Entender o porquê se multiplica assim é outra, que demanda conhecimentos muito mais avançados do que apenas multiplicar e somar.
Um número surpreendente de coisas presentes no ensino básico não pode ser explicada satisfatoriamente com a matemática do ensino básico.
Parabéns pelas suas palavras. Quanto ao volume da pirâmide é possível a demonstração com a matemática do ensino médio, mas é preciso ter conhecimentos sobre a soma dos cubos de números naturais e o fatiamento da pirâmide em infinitas partes. No momento em que o ensino médio começa a ter mais sentido os alunos saem da escola pela forçosa formatura. O ideal seria um ensino médio de 4 anos, afinal de contas as pessoas vivem mais atualmente e não há a necessidade de entrar na universidade tão cedo. O 'cedo' atrapalha a maioria dos alunos no ensino superior.
@@SGuerra O seu argumento de "fatiamento infinito" para usar princípio de Cavalieri é uma ideia do cálculo. Inclusive, o próprio princípio de Cavalieri, apesar de intuitivo, é algo demonstrável. Então ele acaba sendo uma ferramenta à qual se recorre para justificar melhor a fórmula da pirâmide, mas a ferramenta em si não pode ser justificada pela matemática do ensino médio.
E assim é justamente porque a impossibilidade de se deduzir a fórmula para o volume de poliedros recorrendo a métodos elementares é também um teorema. Ele é um dos 23 problemas de Hilbert, e foi o primeiro a ser solucionado.
Argumentos com infinito sempre demandam cuidado, e podem levar a conclusões erradas. Um bom exemplo é a "prova" de que pi é igual a quatro através do dobramento infinito de um quadrado sobre um círculo.
Não é necessário o uso do Princípio de Cavalieri. Divida a pirâmide em várias fatias (n), utilize semelhança de triângulos em n triângulos retângulos. Dá certo.
12:15 esse curso parece ser bem completo. Vou aderir
Faz um vídeo sobre a Identidade de Euler!! Por favor!!
Só um minuto….
Pronto!
➡️ IDENTIDADE de EULER: A Equação MAIS BONITA da Matemática
ruclips.net/video/ubaaWOPu-78/видео.html
Desafio alguém usar isso e tornar o assunto mais interessante pra adolescentes
Sempre achei esquisito. Legal demais saber disso.
para quem é de matemática, fica interessante....mas, não tem como abordar dessa forma no ensino médio. Eles se condiriam mais ainda.
Prof Daniel, só explique (deixe claro), que dilatar é esticar um vetor, multiplicando ele por um escalar, senão muitas pessoas vão pensar que raios é dilatar.
Ótima explicação. Prof, esse conteúdo se encaixaria melhor ao nível de graduação de GA ou ao nível de graduação de Álgebra Linear?
Álgebra linear
Obrigado prof.
Sortudos os que "têm ciência" pra entender exposições nesse nível didático. kk
Preciso de uma aula com exposição mais detalhada da matemática pra conseguir entender, por isso, concluí melhor eu me desinscrever desse canal, assim espero recomendações apenas de vídeos do canal mais compatíveis com meu entendimento.
Vou-me já, sucesso pra vc e boa sorte pra mim.
Que canal incrível!!!!
Ótimo vídeo!
Vc ficou sabendo que um grupo de matemáticos brasileiros resolveu o décimo sexto problema de Hilbert? O que vc acha de fazer um vídeo sobre isso, nos dizendo qual a importância dessa proeza?
No último exemplo deveriamos ter m=r, e não n=s, acho que foi um equívoco.
Ótimo tema!
Faz um vídeo sobre a teoria dos nós.
DANIEL, O QUE DANADO É MATRIZES???? Estou estudando para concurso e até hoje não vejo sentido em pegar um monte de números em forma de tabela, colocar a primeira e segunda coluna "no final" e fazer um cálculo doido e achar uma tal de DETERMINANTE (??????) QUAL O SENTIDO DISSO???? 😭😭😭
Ok, assisti o vídeo até o final... mas ainda não sei o que é uma determinante 😢😢😢
Cara eu já tinha lido 3 livros d mat e nenhum deles falava pq o produto matricial ser assim
Faltou um exemplo prático com números para sintetizar a explicação.
E o quociente entre matrizes, como é feito?
Quando a gente divide 2 números, a/b, você pode enxergar isso da seguinte maneira: a*b⁻¹. Aqui, b⁻¹ é o inverso multiplicativo do b. Ou seja, aquele número tal que b*b⁻¹ = 1.
Por exemplo, 3/2 = 3*2⁻¹ = 3*0,5 = 1,5.
Então você pode pensar na divisão entre matrizes com essa mesma lógica. Só vai funcionar para matrizes quadradas (pois são as únicas com inversa).
Podemos definir A/B como o produto usual de matrizes A*B⁻¹, onde B⁻¹ é justamente a matriz inversa de B, ou seja, aquela matriz cujo produto com B dá a matriz identidade: B*B⁻¹ = B⁻¹*B = I.
OBRIGADO!
se multiplicar a matriz por sua transposta, o determinante muda conforme a ordem das matrizes? responde aí professor
Nossa eu tava me perguntando isso ontem
Eu nem sabia da existência de matrizes na escola, so fui descobrir na facul
confesso que me perdeu lá pelos 7 min. mas to intrigado e vejo em 0,75 amanhã.
O que você achou da última declaração do Andrew Sotomayor?
Não seria n igual a r? Para multiplicação de matrizes no vídeo acima?
As matrizes são: A (nxm) e B (rxs). Só que o produto é BA (e não AB). Por isso a igualdade deve ser n = s, pois isso significa que o espaço onde B começa a agir (seu domínio) tem dimensão s, que deve ser a mesma dimensão n de onde A termina de agir (seu contradomínio).
Numa matriz qualquer A nxm, o número n de linhas representa a dimensão do contradomínio, enquanto o número de colunas m representa a dimensão do domínio. Por exemplo, uma matriz 2x3 representa uma transformação linear de vetores do espaço 3D em vetores do plano 2D.
Eu já ia respondendo ao Rafael que na verdade m deveria ser igual a r, mas vendo a resposta do Daniel eu me dei conta que de fato o produto está invertido. Então de fato o que foi dito no vídeo está correto, embora realmente a primeira vista dá uma confusão mental 😂
muito bom video, mas achei a explicação complicada ali pelo meio.
Ainda na minha cabeça, as matrizes o logaritmo e a trigonometria me parecem ser um matemática a parte....
Desculpe, acho que não entendi bem o conceito.
A multiplicação de matrizes seria uma forma de passar de um espaço vetorial para outro?
Poderia fazer mais vídeos...?
Uma matriz é como passar de um espaço vetorial pro outro. Então com duas matrizes A e B, se A representa sair do espaço 1 pro espaço 2, e B representa sair do espaço 2 pro espaço 3, então o produto BA entre elas deve representar sair do espaço 1, passar pelo espaço 2 e chegar no espaço 3.
Não entendi nada 😀
ele só se esqueceu de avisar que literalmente todos os jogos 3D usam este tipo de coisas
Quando você fala de matemática termina sendo rigoroso demais na terminologia e os vídeos não ficam tão fluidos e didáticos quanto os dos demais assuntos.
Queria que tivesse YT no meu ensino médio 🤦♂
Vc poderia localizar Historicamente este raciocíneo? Particularmente é a primeira vez que vejo a justificativa do pruduto de matrizes por esse caminho.
Aluno do tem ciências aqui
Matrizes é lindo, pra quem gosta de jogos e quer aprender a desenvolver jogos, aprenda matrizes
Ficou um pouco complicado de entender ainda tá tipo chovendo no molhado
Po, o nível do canal tá subindo tanto q n dá para entender nada
😂😂😂😂😂
estude então
😂😂😂😂😂
Boa sacada!
KKkkkk isso se vê em álgebra linear, normalmente é nível superior, mas é MT interessante estudar
Não. O nível continua o mesmo.
Será que o problema, não está em quem está explicando?
Dito isso, não entendi
se confundiriam
Agora me lembrei de uma prova de determinante que tive.
Era só uma questão. MAS A MATRIZ ERA 4x4!!!!! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Que odisseia pra calcular essa besta fera na mão!!! kkkkkkk
show demais
Eu acredito que escrever T(u) e não Tu, evita falhas de intendimento, melhora a didática da apresentação escrita.
Prefiro pensar que T(u) é a ação da transformação T no vetor u e Tu é o produto de matrizes.
@@TheRealSlimPiggy Concordo, mas, sendo assim, no vídeo não aparece Tu em um contexto que deveria ser T(u)?
@@alcindogalvao4996 sim, com certeza, eu me referia ao vídeo também. Esse é um abuso de notação que a maior parte dos matemáticos comete (o próprio Elon faz isso no livro de AL), mas não tem problema pq nunca causa ambiguidade, já que cada transformada tem a sua matriz e o contexto deixa claro.
Acho que fica mais didático tbm, *Tu* parece uma variável qualquer ou um produto *T • u* , já *T(u)* induz alguma operação *T* sobre *u* , mas como no vídeo está explicando é facil entender, agora se fosse um livro poderia causar confusão.
Os alunos nunca acertam.
tenho certeza que ali no final ele falou em hebraico
Eu ja sabia
2 minutos de revisão...
2 minutos de propaganda de camisa...
❤❤❤
Posso perguntar?
Considere dois vetores bidimensionais (R2) A e B não colineares.
O produto vetorial A x B = C, onde C é um vetor tridimensional (R3) ortogonal a A e a B.
Considere dois vetores tridimensionais (R3) U e V não colineares.
O produto vetorial entre U e V = W, onde W é um vetor tridimensional (R3) ortogonal a U e a V.
- - - - -
Considere dois vetores quadridimensionais (R4) P e Q não colineares.
1. O produto vetorial entre P e Q está definido?
2. Se existe R = P x Q, R tem quantas dimensões?
3. Se existe R = P x Q, R é ortogonal a P e Q?
Aguarde. Vamos ter vídeo só sobre o produto vetorial e esses pontos serão todos abordados.
Comentário
4:45 é aqui onde realmente começa o vídeo. Antes disso é revisão e propaganda
Apoio de Portugal!