Jogador tomar amarelo por dar chapéu no adversário. Tomar vermelho por comemorar abraçando a torcida. Parte da torcida ser proibida de provocar o rival por causa do rebaixamento. Se isso não é Nutella, então eu não sei o que é!
Rodrigo Pilenghi mas o problema da provocação de torcida rival vem, simplesmente, pelo fato de que quem provoca não aguenta ser provocado e vice-versa. Partem pra uma agressão sem sentido, e que não mudará nada... Mas tirando isso, eu concordo com você, jogador sendo punido por jogar bola ou por se extravasar numa comemoração sem ofender ninguém são absurdos
Na real, as pessoas só reclamam, em 2050 vão falar: "Que saudade do futebol da década de 10 e 20, aquilo sim era futebol raiz, não quem nem o de agora(2050) que são tudo Nutella". Resumindo: o ser humano sempre procura erros, nunca vai estar bom
Eu gosto do patrocinador porque ele ajuda a identificar uma geração de um time. Tipo a camisa do Real Madrid com a Teka, Ajax com Abn-Amro Bank, Jventus com a Sony, Fiorentina com a Nintendo, Man United com a Sharp, PSV com a Philips, Milan com a Opel, Parma com a Parmalat. Eu particularmente acho muito legal quando a marca se consolida no clube por um período de 10 anos. Deve ter muito valor pra colecionador.
é uma das poucas coisas que concordei com o Formiga na história, querer o retrocesso do futebol pra endeusar é uma ideia idiota. O certo seria só saber separar o futebol de alto ou baixo investimento dentro do profissionalismo.
90% das pessoas que falam futebol raíz falam besteira, outro dia um narrador do Sportv falando que um jogo da Copa do Brasil era futebol raiz porque o estádio era pequeno, o campo era ruim com alambrado deteriorado. Bobagem, as primeiras edições da Copa do Brasil tinham apenas 32 clubes e sequer tinham times de Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins e Acre. Os times mais alternativos eram times como CSA e Ríver-PI que jogavam em estádios grandes.
Sampaio Corrêa - América de Natal - Botafogo/PB - Confiança - ( River só jogou em 1990 ) - Fla do Piauí - Operário/MS - Mixto - Rio Negro - Ferroviário - Blumenau - Ibiraçu - Tiradentes/DF - Pinheiros São o quê na Copa do Brasil de 1989 ? Sem adicionar Paysandu - Avaí e mais uns que são mais conhecidos... Então errou nos times "alternativos".
seu madrogas nível caindo aonde??? O esporte tá exigindo cada vez mais, há pouco atrás jogador bebia e jogava, era fumante... tem que profissionalizar mesmo
Eu acho que a intenção de "Raiz x Nutella" seria pra lembrar um pouco mais da simplicidade do futebol brasileiro que era antes. Coisas raiz do futebol: Bandeiras, torcidas juntas e misturadas, transmissão bem primitiva, estádios no "concretão", geral, invasões de campo após o apito final em uma decisão pra comemorar o título, repórteres entrevistando jogador antes, durante e depois do jogo, jogadores simples, sem tatuagem, davam entrevistas sem medir palavras. Coisas nutella: clássicos com torcida única (graças às organizadas, estádios praticamente sem "geral", multi-câmeras de vários ângulos, repórteres sem poder entrevistar jogador antes e durante, apenas depois, jogadores frescos, só dão entrevistas se o assessor de imprensa deixar e assim vai.
Exatamente isso que eu entendo por futebol raiz,eu não vi ao vivo esse futebol,mas o pouco que senti,de entrevistas sinceras,de concretao no estádio,é algo marcante pra mim,pena que o ubira não entrou mais afundo nessa parte especificamente
Grande EncicloBira. Na minha interpretação, gosto de usar a comparação "Raiz x Nutella" para descrever o diferença entre o Futebol Romântico ( Raiz) e o Futebol Profissional ( Nutella ). E.o Futebol Romântico é, de certa forma, saudoso para quem gosta das histórias engraçadas. Vc consegue imaginar, hj em dia, o Vanderlei Luxemburgo pedindo ao Felipe Mello para ele entrar em uma Banheira com Ervas antes de um jogo contra o Flamengo para ele marcar melhor o Bruno Henrique, assim como ele fez com o Gilmar Fubá para ele marcar melhor o Muller? Isso foi no tempo do Futebol Raiz ou Romântico e essas coisas eram legais.
Outra lenda é que nos anos 90 a zoeira era iliminada e ngm ligava... Porra nenhuma, várias vezes o pau quebrava pq um jogador não curtiu um drible ou alguma provocação. Muito millenial idealiza os anos 1990 quando na realidade foi ali que a "modernidade " começou a chegar em materiais e estética e organização extra campo.
Eu vejo que há aspectos e aspectos. É bom ponderar. Algumas coisas era melhor no passado, outras coisas são melhores hoje. Uma Coisa que eu gostava nos anos 90, é que tinha mais craques espalhados por mais times (muitos na América do Sul). Hoje são selecionados internacionais mas criou-se uma periferia em diversos times. No Brasil, anos , 90, 80, 70, 60 era possível um Bahia ser campeão brasileiro hoje não. São muitos fatores, se for parar para pensar, para lado e para outro.
O negocio das camisas é a padronizaçao das marcas... hj em dia o mesmo "modelo" da adidas por ex. Veste bayern, real madrid, mudando obviamente as cores e escudos... nos anos mais antigos cada time tinha um design mais especifico
@@robsoncarvalho8218 eeehhh olhei agora... ñ eram tantos não... mas tonha usa, nigeria, mexico (2 uniforme) mas tinha umas lindas tbm. Sera que foi 98 então? www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/todos-os-uniformes-da-copa-de-1994/
O que o filme tem a ver com futebol? '_' Por falar em saudosismo, isso acontece muito com filmes tbm, parece que tudo que foi feito entre 1970, 80 e 90 foram os melhores filmes da história, ignorando que algo novo pode ser bom tbm e talvez até melhor. As vezes o valor afetivo fala mais alto que a realidade.
NÃO SE ENGANEM COM ESTE SR. UBIRATAN LEAL. COMO JORNALISTA É MUITO BOM, MUITO BOM PROFISSIONAL, CONHECEDOR DE DIVERSOS ASSUNTOS, INCLUSIVE FUTEBOL, MAS TOTALMENTE SEM EDUCAÇÃO QUANDO É CONTRARIADO, PRINCIPALMENTE QUANDO QUER IMPOR ALGO QUE NÃO EXISTE MAIS. NÃO SE ENGANEM. GERALMENTE PESSOAS QUE PARECEM LEGAIS, NORMALMENTE NÃO SÃO.
A elitização do futebol começou quando a Parmalat (no inicio da década de 1990) inflacionou o mercado comprando grandes jogadores para o Palmeiras com altos salários. Outros times fizeram o mesmo e o preço dos ingressos disparou; além de exigirem contratos de tv mais vantajosos. Alguém pode até me questionar, mas frequentei estádios naquela época e percebi a majoração dos preços.
@Sergio Moro Caçador de Corrupto Creio que esse momento que você cita representa, de fato, o divisor de águas do processo iniciado pela parmalat. O fato é que, na década de 1990, eu poderia decidir se iria ou não ao estádio duas horas do jogo iniciar (preço acessível). Hoje, ir ao estádio requer planejamento financeiro (escolhe-se os jogos). Futebol só é opção de lazer para rico, atualmente. Para o pobre é um dinheiro gasto que vai fazer falta. Ir ao cinema é muito mais barato (ou assinar netflix)
Bira, em primeiro lugar chamar algo de Nutella, é fazer propaganda gratuita da própria Nutella, ela, com certeza agradece e muito!!! E segundo, que "Futebol Raiz" de verdade é da época do Charles Miller, Oscar Cox, Friendeirech, entre outros pioneiros!!! E uma dúvida: Nos outros esportes existem equivalentes a essa disputa? Nos Estados Unidos, existe esse tipo de comparação entre os torcedores, tipo Baseball Raiz x Baseball Nutella, por exemplo?
O Futebol raiz que todos falam,é aquele futebol que matava pessoas nos estádios,onde coisas como a Avalanche do Grêmio,bandeiras que são "Lanças" e Sinalizadores que são Bombas eram permitidos nos estádios
Provocações "saudáveis" ou outras vezes nem tanto entre jogadores e até treinadores é o que mais faz falta. Eles mesmos faziam seu marketing. Parecia não haver filtros, entrevistas coletivas como essas famosas do Tite eram raras, havia entrevistas na beira do gramado sob a forte emoção do fim do jogo, onde se diziam coisas que podiam render polêmica por um mês inteiro. Isso é o que eu considero futebol raiz e que eu tenho saudade.
Bruno formiga fala sobre isso. A questão é que ninguém gostava dessas respostas, a não ser o torcedor do clube que o jogador joga, mas quando esse mesmo torcedor tinha seu time zoado pelos rivais ele não gostava. Quando o gabigol ou Bruno Henrique meio que tirou com a cara dos rivais, meteram o pau neles. Por isso se evita falar.
@@tvcultural68 Bruno Formiga tem um problema que é ignorar a questão folclórica do futebol e reduzir o esporte a algo meio "acadêmico" usando sempre o mesmo argumento de "saudosismo". Quando você reduz e resume o futebol a estatísticas e ignora o lado passional do torcedor, ignora os personagens que se criaram ao longo dos anos, quando você menospreza a nostalgia, etc, você torna o esporte chato e sem graça. O gostoso do futebol é justamente essas discussões de buteco, de que o futebol antes era melhor, que jogador hoje em dia não é mais como era antigamente, e é isso que ele parece não compreender, porque ele fala sobre futebol como se ele tivesse num ambiente acadêmico, e ele acaba por tirar todo o lado lúdico do esporte. É muito mais legal você sentar num bar com amigos, tomando uma cerveja, e discutir quem foi melhor: Ronaldo ou Romário; e usar argumentos muitas vezes tirados do imaginário popular, do que dizer que fulano é saudosista e não entende de futebol porque ele acha o jogador X que jogou no Vasco de 1995 mais foda do que o atual camisa 10 da seleção brasileira, mesmo o jogador X tendo estatísticas piores. Um cara que eu gosto muito no jornalismo esportivo é o Rica Perrone, porque ele entende esse lado do torcedor, ele fala de um jeito que é o jeito que você debate com amigos no bar bebendo cerveja, e é essa a graça do futebol, e não estatísticas que pra o torcedor de verdade não significam porra nenhuma
@@guelmeira7232 Mas quase sempre é o saudosismo falando mesmo. Eu acho super necessário o que ele vem fazendo, pelo motivo que muita gente desvaloriza o presente por causa do saudosismo. Vou citar um exemplo que ele mesmo usou. Por exemplo, essa era Cristiano x Messi é algo fenomenal nunca visto antes na história. Dois jogadores que estão a 13 anos jogando alto nível e disputando para ver quem é melhor, todavia muita gente não dá o devido valor a isso com argumentos mentirosos para diminuir tal acontecimento. Ter pessoas que procuram estudar o esporte e passar informações reais é muito melhor que aqueles falastrões da fox sports radio, por exemplo.
@@tvcultural68 Eu não acho ruim que existam jornalistas que realmente estudam os acontecimentos, eu acho inclusive que é o papel do jornalista fazer isso. O ponto que eu quis chegar, é que eu discordo do Formiga quando ele menospreza o que ele chama de "saudosismo" mesmo quando esse "saudosismo" vem do próprio torcedor, entende? Eu particularmente tenho essa impressão, e eu acho que isso tira a graça de torcer, eu acho que o futebol fica chato se for resumido apenas em estatísticas, porque nem sempre são as estatísticas que tornam um jogador em uma figura folclórica ou até mesmo, lendária. Vou dar um exemplo que eu espero que deixe meu ponto de vista bem explicado: ninguém lembra do Vampeta pelas estatísticas dele, todo mundo lembra dele pelo personagem que ele é. E os anos 90 e 2000 foram um prato cheio pra jogadores assim surgirem, e é a isso que o torcedor se apega, não é às estatísticas. Outro exemplo é o Renato Gaúcho, que era um craque , mas que ficou mais marcado no imaginário popular pelas entrevistas irreverentes, e não pelo número de gols na carreira. Quando você usa dados estatísticos e históricos num contexto jornalístico, num programa de debate esportivo, eu não vejo problema nenhum! Mas você querer tirar o "saudosismo" ou o folclore futebolístico do torcedor, eu acho um saco, porque ao meu ver, tira a graça de torcer, e tira a graça do esporte. Olhando pelo lado do torcedor, a memória afetiva é importante, o dito saudosismo é importante, todo esse imaginário é importante. Não tenho nada contra o Bruno Formiga, e inclusive assisto alguns vídeos dele, mas essa impressão que ele me passa, é um ponto que eu não simpatizo. Acho que meu ponto de vista ficou mais claro, ou pelo menos essa foi a minha intenção :)
A página Cenas Lamentáveis (e as que surgiram dela, tipo Manual do Jogador Ruim) teve um dos impactos mais negativos pro pensamento do torcedor brasileiro. O saudosismo que já existia por causa dos grandes nomes brasileiros irem cedo pra Europa, aliado ao que fizeram nos estádios brasileiros por causa da Copa fez parecer que os futebol nos anos 90 era ótimo. E na verdade é o período mais tenebroso em qualidade técnica desde a profissionalização. Quem fala isso ou é paulista (porque os times de SP ganharam muitos títulos) ou não entende de futebol. Um futebol feio, sem gol, amadorismo imperante nas federações (maior que hoje). Aí o jovem pega um vídeo de uma história engraçada da época e fica de saudosismo com o que não viveu
E o formiga fez um vídeo sobre que é diferente futebol violento de futebol"raiz" hoje! Eu Acho esse tema sempre esse tema do que é o futebol"raiz" interessantíssimo, até num esporte de quase 200 anos a época raiz ser à 30 anos atrás já é meio controverso. Bacana 2 vídeos sobre o tema lançados em tão pouco tempo
O vídeo do Bruno Formiga é ótimo, e tendo agora o Ubira falando sobre o assunto temos o complemento do assunto sendo pautado de maneira inteligente. Eu queria comentar sobre, mas daria um textão. Gente saudosista não merece atenção! Saudosismo nostálgico é pra gente que quer impor algum tipo de conhecimento que não se tem, só porque tem uma "certa bagagem" de tempo, como se isso fosse o suprassumo da relevância! Quando encontrar um sujeito assim simplesmente ignore. Um esporte como o futebol sempre existirá o avanço, e ainda bem que isso aconteça!!
A única coisa que eu acho uma merda atualmente são os clássicos sem torcida visitante. Não tinha coisa melhor, eu lembro até hoje daquele 5x1 do SP contra o Corinthians, com os corintianos chorando e tentando invadir o campo, e a gente são Paulino morrendo de rir lá no nosso canto. Mas de resto, eu não vejo tanto motivo pra reclamar. Naquela época já se falava de anos 80, 90, 70. Eu sempre achei nostalgia uma merda. De resto, é coisa de evolução. O Brasil diminuiu os apelidos, os europeus aumentaram. Evolução faz parte da vida e não adianta nada ficar lamentando à toa com saudosismo bobo.
Eu entendo que a principal diferença entre futebol raiz x nutella esta no que o futebol vem se tornando, ha muito tempo o futebol deixou de ser só um esporte (raiz) para ser um negocio (nutella), e imagino que a critica esteja mais no sentido de que hoje em dia quem tem mais dinheiro tem muito mais chances de vencer o que esta acabando com a disputa no geral. Aqui no Brasil isto esta começando a se acentuar com o Palmeiras de 2015/2018 e o flamengo 2019 e provavelmente 2020...
Mas meio que sempre foi assim. Pelé só não foi pra Europa pq o Santos pagava bem, só pra citar de exemplo. Antes isso só não era pior porque a lei bosman ainda não existia
@@tvcultural68 o poderio financeiro dos clubes eram mais ou menos equiparados, hj temos um grupo 3 times que podem contratar qq jogador (real, city e psg), temos liverpool, barça, juve e bayern que sao times que costumam montar bons elencos e o resto eh mao de obra ora esses times.... Fora que hoje em dia se comemora renda, bilheteria, pontuaçao do cartola e um monte de baboseiras secundarias ao esporte
@@robsoncarvalho8218 Pode incluir o Barcelona no meio desses que pode contratar qualquer um, só foi o time que mais arrecadou na temporada passada e o primeiro a passar da casa de 1 bi de euros em arrecadação. Barcelona e Real Madrid que vc citou sempre foram atrás dos melhores. Pega lá atrás tem o di Stefano e Puskas, depois o Barcelona comprando o Johan Cruyff por um preço recorde, depois Ronaldo e Romário, Milan com o trio de craques holandeses, Juventus com o Platini, enfim. Acho que hoje a diferença é maior por ter mais formas de capitalizar, mas antes só não era bem pior porque não existia a lei bosman
Não Ubira, as camisas eram raízes mesmo, elas eram maiores e mais largas, q tinham q usar pra dentro do calção e as mangas iam até o cotovelo e era raíz mesmo... É os tipos de camisa, e não as estampas...
Grande Ubiratan, sabe um negócio que ninguém me esclarece? Quando que começou o tal do "futebol moderno"! Estou com quase 40. Comecei a acompanhar futebol na virada dos 80 pros 90. Lembro muito bem que na minha infância já imperava o clima de "o futebol acabou" e que "o futebol moderno é uma porcaria". Agora, em 2020, descubro que o futebol daquela época lá que era o bom! Afinal, quando começa o futebol moderno?!
90% dos caras que vem com essa de raiz vs nutella, é os que tem sdds de poder ser homofóbico, racista, e usar estádio como terra sem lei pra destilar toda a escrotice(se é que eles realmente vão pra um estádio). tem coisa do futebol antigamente que é melhor sim, como as festas na arquibancada, ingresso q n custa o olho da cara, etc... mas raramente vejo um "raiz" falando disso, só querem saber de serem tóxicos no estádio e idolatrar jogador violento igual Felipe Melo.
Tu quer ver uma diferença, hoje qualquer provocação de jogador e dirigente, dentro ou fora de campo é visto como "arrogante" "lixo" "atitude desnecessária" Antes era normal cara, se um cara tira uma onda ou faz uma pequena provocação, merece ser enforcado. Outra baboseira gigante e o tempo mostra isso, é nego falando que é torcedor de time europeu, cara eu racho rindo.
''Raíz'' e ''nutella'' são termos bem de boomer preguiçoso, que gosta de botar um monte de coisa distinta num bolo só. Se for usado na zueira, aí não tem problema. Não dá pra levar muito a sério esses termos não.
Tem muitas coisas que se deve considerar nessa discussão. Antigamente você tinha mais times que tinham condição de brigar por titulos ou fazer boas campanhas, os craques eram mais espalhados pelos clubes, o que dava a sensação de que os campeonatos eram mais equilibrados. Hoje em dia muitos campeonatos tão ficando cada vez mais polarizados entre poucos clubes, muito pela diferença financeira que afetava menos antigamente. Tem a questão da festa nos estadios, em que hoje os preços estão ficando mais caros, as restrições quanto a levar bandeiras, sinalizadores, papel picado estão ficando mais comuns, além de as vezes parecer que querem que o torcedor simplesmente fique sentado na maior parte do tempo e aplaudindo como se estivesse num teatro. Mas além da parte da festa nos estadios , o principal ponto provavelmente é tratar o futebol cada vez mais como um negocio e visar apenas o dinheiro, algumas vezes ignorando o torcedor que vai ao estadio
Pra mim os simbolos de nuttela hj em dia é a extrema padronizaçao dos uniformes, se o time é fornecido pelas grandes vc ja sabe como vai ser o uniforme pq so trocam as cores do template e pronto, e fica um preço absurdo ainda, sai mais barato comprar a camisa vazia e bordar/estampar o escudo. Outra é a torcida unica, maior vergonha nos jogos hj. Proibiçao de algumas comemoraçoes como tirar a camisa ou esconder o rosto com a camisa ou mascaras, pura frescura e n entendo o pq dessa regra
@@joaohenrique-xz4vb Tudo que é relativo à essa medida tem que por na conta das organizadas. Foram elas que acabaram com a alegria de se ir ao estádio com as famílias. A PM não é obrigada a botar 1000 soldados pra conter um bando de retardados mentais que não sabem se comportar em público, que só sabem apenas brigar. Então, mais do que certa a medida.
@@liel970 Depois de 2013 onde torcedores do Corinthians dispararam um sinalizador que matou um torcedor boliviano resolveram adotar essa medida. Tudo que você imaginar de "chato", é de responsabilidade das torcidas que não sabem se divertir com moderação. Proibiram as bandeiras porque tem torcedor que já usou isso como arma; proibiram sinalizador e foguete porque já teve morte por conta disso e torcida única é apenas a cereja do bolo.
Acho que o que mudou foi a relação da imprensa com os jogadores de elite e também com os clubes, hoje em dia o jogador está mais assessorado e não fala tantas barbaridades quanto falavam antigamente, a imprensa hoje não entra mais no banheiro dos vestiários pra entrevistar jogador no chuveiro, jogador hoje é mais safo de não ficar falando de mais em tempos de lacração e cancelamentos e etc, quem paga jogadores hoje em dia é um grupo de entidades que não se resumem somente aos clubes e as marcas que ajudam a pagarem os jogadores não querem ver seus garotos propagandas falando bobagens com suas marcas estampadas em uma camiseta ou boné das marcas que os patrocinam, outra coisa que não se fala muito é que as peneiras dos clubes hoje em dia estão excluindo jogadores mais magros, baixos ou fracos fisicamente e dando preferência a jogadores fortes e tipo "atletinhas" que nem sempre são tão bons tecnicamente, muitos estádios e, por consequência muitos gramados estão melhores e o futebol hoje é mais rápido e mais redondo que antigamente, Antigamente o futebol era menos profissional e não havia uma patrulha tão grande da parte de conservadores e progressistas, os dois lados ficam encima pra criticar qualquer coisinha que aconteça, se um jogador é censurado ema gluma atitude isso influí também nas marcas que patrocinam os jogadores, a imprensa também edita oque os atletas falam em busca e visibilidade. As gerações mais velhas sempre criticam os gostos e atitudes dos mais novos e gostam de falar dos seus tempos e de como era melhor antigamente e isso é normal e ese reproduz esse discurso desde que o mundo é mundo.
Só um adendo: eu acho PÉSSIMO o jogador ser identificado como apelido, pois rebaixa a sua própria imagem. E esse é um grande mau hábito dos países de língua portuguesa, que é o uso exagerado de apelidos e a supressão dos sobrenomes. É bem melhor um time brasileiro ser escalado igual os times coreanos (onde a maioria compartilha de um mesmo sobrenome) do que a escalação ficar parecendo de um time de rua ou de escola.
Santos com unicor/bom brill, corinthians com kalunga/suvinil, palmeiras com a parmalat/pirelli, sao paulo c a tam, fiorentina com nintendo, real madrid com a teka/siemens, milan c chevrolet.... parece que combinaram a camiseta.
Futebol Nutella eu não sei se existe, agora jogador Nutella, inclusive supercraques Nutella e torcedor Nutella com certeza existe. Tem até os hooligans Nutella, como os antif... Cof, cof,cof...
Quanto aos estádios, sou super a favor de modernizar as coisas. Se isso não acontece, o futebol para no tempo. A única reclamação que eu fiz em relação ao Maracanã foi o encolhimento do estádio. Deveriam ter feito alguma coisa para que o recinto tivesse, pelo menos, cem mil lugares. Agora, o estádio do jeito que estava em 1992 não tinha cabimento.
Tivemos uma epoca do futebol com jogadores folclóricos, todos os times possuíam o craque famoso, tinhamos meias habilidosos, batedores de falta etc. O que temos hj? Eu não consigo nem assistir esse futebol de merda de hj em dia e esse VAR colocou uma pá de cal!
Futebol Raiz: Nome de jogadores com apelidos (Zico, Pelé e etc) Futebol Nutella: Nome de jogados que remetem mais a nomes de Alamedas/Praças (Pedro Dias, Gabriel Barbosa e etc)
Livro, vc acha que seria bom colocar um teto salarial para os clubes europeus assim como na NBA para não ter tanta disparidade de nível entre os times?
Gostei dessa camisa da Desportiva Vitória! Essa CCS fez um festival de pérolas ali pelo começo dos anos 90. Difícil superar essa ou a camisa do Sampaio Corrêa deles.
O maior significado e q exemplifica e cria o futebol raiz x futebol nutella, é a partir do momento q entra o mimimi e vitimismo no futebol e no esporte, e de forma forçada e imposta. O q não acontecia nos anos 90 como acontece hj em dia. independente do "conforto" de hj em dia nos estádios por exemplo.
Alguns clubes de futebol já aposentaram o números de seus jogadores. No Milan, a camisa 3 é aposentada e só membros da família Maldini podem usar Na Inter de Milão, a camisa 4 foi aposentada em homenagem a Javier Zanetti, que é o recordista em jogos pelo clube Na Roma, Totti teve sua camisa 10 aposentada Esses são alguns exemplos mas não é muito comum em relação ao basquete.
Futebol Raiz é o Futebol sem as "implementações" do PlayStation. Hoje parece que querem a mesma coisa sem graça na vida real... Por isso a RAIZ no futebol, claro que umas PANCADAS fazem parte...
@UbiraLeal poderíamos refletir que a queda de parte da grade de proteção do Maracanã, na final do Brasileiro em 1992, e eu estava lá, poderia ter sido determinante para a defasagem que o futebol carioca passou a ter no cenário brasileiro? Pois, desde então, os times cariocas tiveram soluços de glórias nacionais e internacionais, por exemplo, o Vasco de 97-98, o Fla de 2009 com Pet e Adriano, o Flu da Unimed. Enquanto isso, os paulistas, os mineiros e os gaúchos ganharam muito mais títulos. A reestruturação do Fla que, me parece, mudou esse quadro, mas foi um ato isolado, enquanto Flu, Vasco e Botafogo agonizam com o seu cotidiano.
Futebol raiz me soa muito saudosismo, ou pelo menos o termo foi distorcido com o tempo, e todo comentário que leio que tenha esse termo é puro saudosismo e ódio com algo que mudou do tempo da quele que o que fala.
Botafogo e Flamengo ano passado foi com duas torcidas só que a quantidade de ingresso para o Flamengo foi só 10% padrão para visitante, Botafogo não quis aumentar a carga para o Flamengo para não ter apoio da torcida e tentar vencer com a força vindo fora campo
Muita coisas dita como raiz na verdade é erva daninha que atrasa o futebol em qualquer lugar. Bira você e o Formiga se garantiram nos vídeos. Quanto a parte das camisas noto que na Europa um clube pode ter o tanto de patrocínios que for. Mas nem todos aparecem na camisa e isso no Brasil é o contrário a ponto de parecer um macacão de fórmula 1 de tão poluídas.
Com a disseminação mais "violenta" do marketing esportivo, hoje temos um melhor jogador de todos os tempos de cada esporte todo ano. O marketing faz isso e as pessoas que não procuram entender a história do esporte em sua maioria simplesmente compram a ideia vendida (pela Gilette,Adidas,Clear,Nike etc) e passam a simplesmente repetir essa PROPAGANDA. É nesse ponto que acredito que muitos ficam indignados: Hoje a propaganda consegue convencer as pessoas de que o Messi é o melhor de todos os tempos, mas há uma análise maior pra ser feita quanto a essas coisas. É o efeito das midias sociais: Hoje se fala que o Firmino é melhor que o Gabigol por exemplo, mas preto no branco pegando a carreira o Gabigol é campeão olímpico e tem números fortissimos mas não tem a maquina de marketing de um Liverpool. Esse é um ponto crucial: Se essa propaganda e visibilidade podem influenciar até mesmo convocação de seleção, toda a organização esportiva está corrompida pela fórmula comercial
Não! Não faz... na verdade essa é uma das associações mais merdas e simplistas que já vi. Meu limite foi ver dois muleke, um de 15 por ai outro de 22 por ai, com o cara dizendo que 2002 (copa) era raiz e neymar nutella...2002 foi ontem caralho!
Felipão traduz bem essa contradição merda! Felipão é o simbolo do futebol nos anos 90 e imicio de 2000. O mesmo felipão que parou no tempo junto com o futebol brasileiro nos anos 90 e tomou o 7x1 em 14 (santos tbm tomou um sacode colossal). O proprio JJ acabou de esfregar isso na nossa cara. Um tecnico de 3*/4* escalão do futebol europeu, fez chover aqui, com um pé nas costas...Sampaolli sem tanto elenco foi bem tbm ... futebol brasileiro parou no tempo e em vez de assumir e evoluir fica chorando e inventando história.
@@bigbrou2755 Jorge de Jesus fez apenas o favor de devolver o futebol bonito que era a marca do futebol brasileiro. Aquele futebol que dava gosto de ver em jogos de times de Telê e Luxemburgo, e que Parreira e Felipão fizeram questão de acabar colocando o futebol de resultados.
@@raiderbelacasa Eu acho que é mais que isso... era a epoca... força e preparação fisica. Medicina evoluida, muita coisa mudou, até nas regras (recuo goleiro, impedimento, 3 pontos na vitoria etc)... coloquei o felipão porque é bem claro o contraste, ganhou CB com criciuma 92, liberta e mais uma par de coisa com gremio e palmeiras e o penta em 2002. Uma decada inteira vencendo tudo. Mais uma decada depois, fiasco do 7x1 em 14 que escancarou a diferença. Luxemburgo tbm ultrapassado... tai a 20 anos indo mal em tudo quanto é lugar... decadente, mano, abel mesma coisa...ja foram os caras, agora ñ mais.
@@bigbrou2755 Luxemburgo está tentando recuperar seu espaço e parece que ele está começando a se reerguer de forma bem discreta. Abel Braga vive de ciclos; foi vencedor no Inter nos anos 80 e 2000, depois foi vencedor no Coritiba e Atlético e em ambos tirando de uma fila de muito tempo sem conquistar um estadual. Isso fora a passagem boa no Fluminense entre 2011 e 2012. Na maior parte das vezes fez trabalhos medianos e ruins.
Você está certo e errado. Certo sobre perceber que é uma tendência que se acentua com o tempo e a comercialização do futebol. E errado em achar que o fato de ser uma tendência (que talvez comece em 70-80 ou talvez até antes) e se intensifique nos anos 2000 faz com que isso torne a crítica inválida. O futebol raiz é o futebol menos adaptado à fase financeira do capitalismo mundial. Ódio eterno ao futebol moderno.
Outro aspecto do dito "futebol nutella" é o politico, geralmente neofascista que reclama de politicas antirracistas e anti-homofobia. O famoso "no meu tempo não havia esse mimimi".
"Nutella" é esse pensamento imbecil de justiceiros sociais que tentam politizar o futebol. Aiiin!!!... Chamar são paulino de Bambi não pode, é homofobia. Colocar o apelido de tal jogador de "negão" é racismo, clube com torcedor milionário como dono não pode porque babacas vão hostilizar o time e o dirigente(Hoffenheim x Bayern). Tudo fruto desses cretinos que usam "fascismo" como vírgula.
@@liel970 Essa é a justificativa que usam para imitar macaco quando algum jogador negro pega na bola. Depois vem pseudotorcedor se solidarizar. O que é "zoeira" para uns é ofensa para outros. Dá pra zoar de forma saudável.
@@col.billkilgore4341 Futebol sempre foi politizado, seu burro. O que é o racismo, homofobia e supremacismo de ultras senão uma forma de politização? Além de diversos outros exemplos históricos, nem sempre negativos como torcedores xingando Pinochet em partidas no Chile, jogador dando voadora em hooligan neonazista. É no mínimo curioso você reclamar de quem condena chamar são paulino de bambi (a questão do "negão" é pura falácia, qualquer idiota deveria saber que racismo é quem imita e chama jogadores de macaco, joga banana em campo, etc), mas chama de babaca torcedores que reclamam de um bilionário. Por que um torcedor que reclama de homofobia está errado e um que reclama de um bilionário é babaca? Clube com dono seria o maior exemplo de "nutellismo", pois o futebol raiz era forma do por associações.
@@progressismo9258 E eu disse que o futebol nunca foi politizado de alguma forma? Seu debilóide. A questão é que pra gentalha como você a politização só se dá pra o lado que lhe convém, vale quebrar pau em estádio desde que seja nas pautas defendidas por sua cartilha, né. Não sou contra à campanhas contra o racismo e violência nos estádios, e nem grande parte dos torcedores são contra, pelo contrário. E se é "Nutella" um milionário torcedor do clube investir o mínimo pra manter um clube pequeno funcionando e ter alguma competitividade, sem extravagâncias em contratações e sem lavar dinheiro, dentro de um campeonato onde há uma hegemonia perniciosa de um clube bilionário como o Bayern. Então isso só demonstra o quanto você é hipócrita e papagaio adestrado que coloca a palavra "fascismo" em tudo que você não concorda. Cretino!
Vai ser legal em 2040 a galera falando: Saudades DO futebol de antigamente na década de 20
É sempre assim mano kkkkkkkk o "hoje nunca está perfeito"
Neymar e Mbappe no mesmo time
Estamos em 2020 e vemos fotos da seleção perdedora de 2006 com a legenda: "isso sim era uma grande seleção".
"Bom mesmo era o Ganso e o Lucas Lima, esses de hoje não jogam nada"
Daniel Dalence isso e o que mais tem kkk
Só quero dizer que os apelidos são uma das coisas que mais gosto no futebol, espero que nunca acabem
Imagine o futebol sem apelidos como Pelé, Mané Garrincha, Vavá, Vampeta, Dunga, Caça rato, Tostão, Bebeto, Mazinho, Gabigol, Careca, Dida, Zinho, Tchê tchê, Magrão, Zico, Dentinho, Tuta, Ganso, Pato, Cebolinha, Chicão, Pikachu, Viola, Kaká, Negueba, Dadá Maravilha, Sheik, Palhinha, Jô, Cafú, Biro biro, Pita, Dudu, Bobô, Nenê, Obina, Vágner Love, Serginho Chulapa, Lisca Doido, Nikão, Dodô, Pará...
Col. Bill Kilgore grande bosta apelido
@@col.billkilgore4341 O Tevez mesmo prefere ser chamado de Carlitos. No Boca e Corinthians ele conseguiu, mas na Europa não.
Mas vale lembrar que a Espanha também costuma usar apelidos. Pep, Xavi, Juanito, Xabi, Javi, etc.
@@thiagogal6928 Chicharito pegou na Espanha também, na Alemanha era Hernandes. 🤔
Futebol raiz é aquele em que os jogadores ficam embaixo da terra.
quando a bola era uma batata, "futebol raiz" kkkkkkkkk
E nutella os que ficam lambuzados...
E futebol Nutella é aquele que se usa bolinha de chocolate
Puta que pariu hahahhaahaha
Jogador tomar amarelo por dar chapéu no adversário. Tomar vermelho por comemorar abraçando a torcida. Parte da torcida ser proibida de provocar o rival por causa do rebaixamento. Se isso não é Nutella, então eu não sei o que é!
Rodrigo Pilenghi mas o problema da provocação de torcida rival vem, simplesmente, pelo fato de que quem provoca não aguenta ser provocado e vice-versa. Partem pra uma agressão sem sentido, e que não mudará nada... Mas tirando isso, eu concordo com você, jogador sendo punido por jogar bola ou por se extravasar numa comemoração sem ofender ninguém são absurdos
Só otário usa termos Raiz e Nutella.
@@prjet1664 nada haver, todos somos diferentes, não julgue.
Chapéu no adversário não dá amarelo. É porque nenhum jogador usa estes recursos direito. Só como improviso e não como artificio.
Tu acha que antes era diferente?
Na real, as pessoas só reclamam, em 2050 vão falar: "Que saudade do futebol da década de 10 e 20, aquilo sim era futebol raiz, não quem nem o de agora(2050) que são tudo Nutella".
Resumindo: o ser humano sempre procura erros, nunca vai estar bom
Eu gosto do patrocinador porque ele ajuda a identificar uma geração de um time. Tipo a camisa do Real Madrid com a Teka, Ajax com Abn-Amro Bank, Jventus com a Sony, Fiorentina com a Nintendo, Man United com a Sharp, PSV com a Philips, Milan com a Opel, Parma com a Parmalat. Eu particularmente acho muito legal quando a marca se consolida no clube por um período de 10 anos. Deve ter muito valor pra colecionador.
Bira: comentarista raiz
Formiga: comentarista nutella
Saudades do canal do Ubira!!
Nos anos 90 o futebol raiz era o futebol dos anos 70.
Nos anos 70 era o dos 50. Nos anos 50 era o dos 30, e assim vai...
é uma das poucas coisas que concordei com o Formiga na história, querer o retrocesso do futebol pra endeusar é uma ideia idiota. O certo seria só saber separar o futebol de alto ou baixo investimento dentro do profissionalismo.
Se vc usa "raíz" ou "nutella", seu argumento é invalidado automaticamente
Falou NUTELLA! ;)
Falou Nutella agora eu vou assistir o jogo (VT)do meu timão x Palmeiras
Boa, talvez
Bem isso. Quem se diz raiz sempre é o q mais tem frescura pra tudo
O futebol nutella de hoje é o futebol raiz de amanhã
90% das pessoas que falam futebol raíz falam besteira, outro dia um narrador do Sportv falando que um jogo da Copa do Brasil era futebol raiz porque o estádio era pequeno, o campo era ruim com alambrado deteriorado. Bobagem, as primeiras edições da Copa do Brasil tinham apenas 32 clubes e sequer tinham times de Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins e Acre. Os times mais alternativos eram times como CSA e Ríver-PI que jogavam em estádios grandes.
Sampaio Corrêa - América de Natal - Botafogo/PB - Confiança - ( River só jogou em 1990 ) - Fla do Piauí - Operário/MS - Mixto - Rio Negro - Ferroviário - Blumenau - Ibiraçu - Tiradentes/DF - Pinheiros São o quê na Copa do Brasil de 1989 ? Sem adicionar Paysandu - Avaí e mais uns que são mais conhecidos... Então errou nos times "alternativos".
@@DJDedeco Linhares EC, Muniz Freire, Kaburé, Caiçara, Cori-Sabbá. A lista é boa.
@@raiderbelacasa aí juntou todas as edições nos anos 1990, né?
@@DJDedeco esses times jogavam nos estádios principais de seus estados, não eram os estádios que as pessoas fantasiam.
@@danieldalence Isso sim é verdade, essa fantasia ela existe, mas em outros tipos de campeonatos. Concordo contigo.
"Naquele tempo que era bom"
Sempre questiono esses comentários no RUclips, nem sempre era tão bom assim, não vou nessa vibe.
Vou nessa vibe
Sabe pq
Veja o nivel dos jogadores caindo a cada ano
@@seumadroguero7226 eu não me atenho apenas ao futebol, mas em tudo
seu madrogas nível caindo aonde??? O esporte tá exigindo cada vez mais, há pouco atrás jogador bebia e jogava, era fumante... tem que profissionalizar mesmo
@@BeruCampos so compare quantos jogadores alto nivel tinha na copa 98
E compare com a copa 2018
Nivel caiu nao adianta
seu madrogas ta, eu comparo. Quantos tinham na copa de 98 e quantos tem agora?
Eu acho que a intenção de "Raiz x Nutella" seria pra lembrar um pouco mais da simplicidade do futebol brasileiro que era antes.
Coisas raiz do futebol: Bandeiras, torcidas juntas e misturadas, transmissão bem primitiva, estádios no "concretão", geral, invasões de campo após o apito final em uma decisão pra comemorar o título, repórteres entrevistando jogador antes, durante e depois do jogo, jogadores simples, sem tatuagem, davam entrevistas sem medir palavras.
Coisas nutella: clássicos com torcida única (graças às organizadas, estádios praticamente sem "geral", multi-câmeras de vários ângulos, repórteres sem poder entrevistar jogador antes e durante, apenas depois, jogadores frescos, só dão entrevistas se o assessor de imprensa deixar e assim vai.
O amadorismo dos tempos mais antigos no esporte era maravilhoso de se ver, e o torcedor da época vê com carinho isso.
Clássico tem que ser torcida única mesmo. Brasileiro não sabe conviver em sociedade, tem que ser penalizado mesmo
Exatamente isso que eu entendo por futebol raiz,eu não vi ao vivo esse futebol,mas o pouco que senti,de entrevistas sinceras,de concretao no estádio,é algo marcante pra mim,pena que o ubira não entrou mais afundo nessa parte especificamente
@@BeruCampos Porra nenhuma mano! Ha décadas os clássicos teve as duas torcidas. A punição que tem ser mais rigorosa.
Bira faz um vídeo sobre como a Inglaterra acabou com a violência nos estádios
Grande EncicloBira. Na minha interpretação, gosto de usar a comparação "Raiz x Nutella" para descrever o diferença entre o Futebol Romântico ( Raiz) e o Futebol Profissional ( Nutella ). E.o Futebol Romântico é, de certa forma, saudoso para quem gosta das histórias engraçadas. Vc consegue imaginar, hj em dia, o Vanderlei Luxemburgo pedindo ao Felipe Mello para ele entrar em uma Banheira com Ervas antes de um jogo contra o Flamengo para ele marcar melhor o Bruno Henrique, assim como ele fez com o Gilmar Fubá para ele marcar melhor o Muller? Isso foi no tempo do Futebol Raiz ou Romântico e essas coisas eram legais.
Quer coisa mais nutella do que inventar regrinha pra como torcer?
Futebol virou nutella sim senhor. Olha a referência de craque de hoje... Bruno Henrique (sic!)
Outra lenda é que nos anos 90 a zoeira era iliminada e ngm ligava...
Porra nenhuma, várias vezes o pau quebrava pq um jogador não curtiu um drible ou alguma provocação.
Muito millenial idealiza os anos 1990 quando na realidade foi ali que a "modernidade " começou a chegar em materiais e estética e organização extra campo.
Eh isso ué. O cara não gostar da zueira fazia parte.
Não teria pq zoar se os caras não se importassem
"Raiz" x "Nutella" é uma das maiores idiotices criadas pelo o ser humano. Querer sobrepor seu gosto sobre o outro, é arrogância pura.
Vejo gente dizendo que o futebol tá Nutella ,por desprezar xingamentos racistas e homofóbicos , vai entender esse pessoal de idade .
Vejo a mesma coisa, cara. E a carapuça serve para muitos.
“Aí agora não pode falar nada” = o velhaco puto pq antes fazia merda e não dava nada
Eu vejo que há aspectos e aspectos. É bom ponderar. Algumas coisas era melhor no passado, outras coisas são melhores hoje.
Uma Coisa que eu gostava nos anos 90, é que tinha mais craques espalhados por mais times (muitos na América do Sul). Hoje são selecionados internacionais mas criou-se uma periferia em diversos times.
No Brasil, anos , 90, 80, 70, 60 era possível um Bahia ser campeão brasileiro hoje não.
São muitos fatores, se for parar para pensar, para lado e para outro.
6:37 Estádio padrão para aquele mundialito de 2000 é o campinho de várzea, tendo mais areia que grama.
O que fizeram com o Maracanã foi um crime, tinha que punir os responsáveis. Não por modernizar o estádio, mas por destruir o desenho de dois aneis.
O negocio das camisas é a padronizaçao das marcas... hj em dia o mesmo "modelo" da adidas por ex. Veste bayern, real madrid, mudando obviamente as cores e escudos... nos anos mais antigos cada time tinha um design mais especifico
É porque eles acham que a vida real é videogame.
E tinha cada bizarrice... copa de 94 foi o ápice. E acho que foi ai que as marcas começaram a fornecer pra todas seleções...tentaram inovar...
@@bigbrou2755 94 de bizarro só tinha o uniforme de goleiro do mexico... mas começou as padronizaçoes por ai
@@robsoncarvalho8218 eeehhh olhei agora... ñ eram tantos não... mas tonha usa, nigeria, mexico (2 uniforme) mas tinha umas lindas tbm. Sera que foi 98 então?
www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/todos-os-uniformes-da-copa-de-1994/
@@bigbrou2755 acho que foi 90 man.... mas mesmo assim... seleçoes salvo um outro caso nao tinham muita personalizaçao.... eram mais os clubes mesmo
Assistam o filme: Meia noite em Paris e vcs vão entender o porquê da galera exaltar o futebol das décadas passadas.
O que o filme tem a ver com futebol? '_'
Por falar em saudosismo, isso acontece muito com filmes tbm, parece que tudo que foi feito entre 1970, 80 e 90 foram os melhores filmes da história, ignorando que algo novo pode ser bom tbm e talvez até melhor. As vezes o valor afetivo fala mais alto que a realidade.
@@guilherme.gds2011 com futebol, nada. Mas ele trata dessa temática de saudosismo, de que o passado é sempre melhor que o presente.
NÃO SE ENGANEM COM ESTE SR. UBIRATAN LEAL. COMO JORNALISTA É MUITO BOM, MUITO BOM PROFISSIONAL, CONHECEDOR DE DIVERSOS ASSUNTOS, INCLUSIVE FUTEBOL, MAS TOTALMENTE SEM EDUCAÇÃO QUANDO É CONTRARIADO, PRINCIPALMENTE QUANDO QUER IMPOR ALGO QUE NÃO EXISTE MAIS.
NÃO SE ENGANEM. GERALMENTE PESSOAS QUE PARECEM LEGAIS, NORMALMENTE NÃO SÃO.
A cada 10 dez anos a década anterior se torna a melhor
Os caras sentem saudade de um futebol horroroso, com pancadaria, em que poucos jogadores destacavam-se, na década de 90. Há doido pra tudo!
A elitização do futebol começou quando a Parmalat (no inicio da década de 1990) inflacionou o mercado comprando grandes jogadores para o Palmeiras com altos salários. Outros times fizeram o mesmo e o preço dos ingressos disparou; além de exigirem contratos de tv mais vantajosos. Alguém pode até me questionar, mas frequentei estádios naquela época e percebi a majoração dos preços.
@Sergio Moro Caçador de Corrupto Creio que esse momento que você cita representa, de fato, o divisor de águas do processo iniciado pela parmalat. O fato é que, na década de 1990, eu poderia decidir se iria ou não ao estádio duas horas do jogo iniciar (preço acessível). Hoje, ir ao estádio requer planejamento financeiro (escolhe-se os jogos). Futebol só é opção de lazer para rico, atualmente. Para o pobre é um dinheiro gasto que vai fazer falta. Ir ao cinema é muito mais barato (ou assinar netflix)
"Raiz" é o pior termo da década
O Nutella de Hoje é o Raiz de amanhã
Bira, em primeiro lugar chamar algo de Nutella, é fazer propaganda gratuita da própria Nutella, ela, com certeza agradece e muito!!!
E segundo, que "Futebol Raiz" de verdade é da época do Charles Miller, Oscar Cox, Friendeirech, entre outros pioneiros!!!
E uma dúvida: Nos outros esportes existem equivalentes a essa disputa?
Nos Estados Unidos, existe esse tipo de comparação entre os torcedores, tipo Baseball Raiz x Baseball Nutella, por exemplo?
Tenho a mesma curiosidade
NFL acho que simpor causa de algumas regras que alguns não gostam muito, baseball talvez por que a era de ouro do esporte foi no passado
O Futebol raiz que todos falam,é aquele futebol que matava pessoas nos estádios,onde coisas como a Avalanche do Grêmio,bandeiras que são "Lanças" e Sinalizadores que são Bombas eram permitidos nos estádios
Provocações "saudáveis" ou outras vezes nem tanto entre jogadores e até treinadores é o que mais faz falta. Eles mesmos faziam seu marketing. Parecia não haver filtros, entrevistas coletivas como essas famosas do Tite eram raras, havia entrevistas na beira do gramado sob a forte emoção do fim do jogo, onde se diziam coisas que podiam render polêmica por um mês inteiro. Isso é o que eu considero futebol raiz e que eu tenho saudade.
Bruno formiga fala sobre isso. A questão é que ninguém gostava dessas respostas, a não ser o torcedor do clube que o jogador joga, mas quando esse mesmo torcedor tinha seu time zoado pelos rivais ele não gostava. Quando o gabigol ou Bruno Henrique meio que tirou com a cara dos rivais, meteram o pau neles. Por isso se evita falar.
@@tvcultural68 só li verdades
@@tvcultural68 Bruno Formiga tem um problema que é ignorar a questão folclórica do futebol e reduzir o esporte a algo meio "acadêmico" usando sempre o mesmo argumento de "saudosismo". Quando você reduz e resume o futebol a estatísticas e ignora o lado passional do torcedor, ignora os personagens que se criaram ao longo dos anos, quando você menospreza a nostalgia, etc, você torna o esporte chato e sem graça. O gostoso do futebol é justamente essas discussões de buteco, de que o futebol antes era melhor, que jogador hoje em dia não é mais como era antigamente, e é isso que ele parece não compreender, porque ele fala sobre futebol como se ele tivesse num ambiente acadêmico, e ele acaba por tirar todo o lado lúdico do esporte. É muito mais legal você sentar num bar com amigos, tomando uma cerveja, e discutir quem foi melhor: Ronaldo ou Romário; e usar argumentos muitas vezes tirados do imaginário popular, do que dizer que fulano é saudosista e não entende de futebol porque ele acha o jogador X que jogou no Vasco de 1995 mais foda do que o atual camisa 10 da seleção brasileira, mesmo o jogador X tendo estatísticas piores. Um cara que eu gosto muito no jornalismo esportivo é o Rica Perrone, porque ele entende esse lado do torcedor, ele fala de um jeito que é o jeito que você debate com amigos no bar bebendo cerveja, e é essa a graça do futebol, e não estatísticas que pra o torcedor de verdade não significam porra nenhuma
@@guelmeira7232 Mas quase sempre é o saudosismo falando mesmo. Eu acho super necessário o que ele vem fazendo, pelo motivo que muita gente desvaloriza o presente por causa do saudosismo. Vou citar um exemplo que ele mesmo usou. Por exemplo, essa era Cristiano x Messi é algo fenomenal nunca visto antes na história. Dois jogadores que estão a 13 anos jogando alto nível e disputando para ver quem é melhor, todavia muita gente não dá o devido valor a isso com argumentos mentirosos para diminuir tal acontecimento. Ter pessoas que procuram estudar o esporte e passar informações reais é muito melhor que aqueles falastrões da fox sports radio, por exemplo.
@@tvcultural68 Eu não acho ruim que existam jornalistas que realmente estudam os acontecimentos, eu acho inclusive que é o papel do jornalista fazer isso. O ponto que eu quis chegar, é que eu discordo do Formiga quando ele menospreza o que ele chama de "saudosismo" mesmo quando esse "saudosismo" vem do próprio torcedor, entende? Eu particularmente tenho essa impressão, e eu acho que isso tira a graça de torcer, eu acho que o futebol fica chato se for resumido apenas em estatísticas, porque nem sempre são as estatísticas que tornam um jogador em uma figura folclórica ou até mesmo, lendária. Vou dar um exemplo que eu espero que deixe meu ponto de vista bem explicado: ninguém lembra do Vampeta pelas estatísticas dele, todo mundo lembra dele pelo personagem que ele é. E os anos 90 e 2000 foram um prato cheio pra jogadores assim surgirem, e é a isso que o torcedor se apega, não é às estatísticas. Outro exemplo é o Renato Gaúcho, que era um craque , mas que ficou mais marcado no imaginário popular pelas entrevistas irreverentes, e não pelo número de gols na carreira. Quando você usa dados estatísticos e históricos num contexto jornalístico, num programa de debate esportivo, eu não vejo problema nenhum! Mas você querer tirar o "saudosismo" ou o folclore futebolístico do torcedor, eu acho um saco, porque ao meu ver, tira a graça de torcer, e tira a graça do esporte. Olhando pelo lado do torcedor, a memória afetiva é importante, o dito saudosismo é importante, todo esse imaginário é importante. Não tenho nada contra o Bruno Formiga, e inclusive assisto alguns vídeos dele, mas essa impressão que ele me passa, é um ponto que eu não simpatizo. Acho que meu ponto de vista ficou mais claro, ou pelo menos essa foi a minha intenção :)
A página Cenas Lamentáveis (e as que surgiram dela, tipo Manual do Jogador Ruim) teve um dos impactos mais negativos pro pensamento do torcedor brasileiro. O saudosismo que já existia por causa dos grandes nomes brasileiros irem cedo pra Europa, aliado ao que fizeram nos estádios brasileiros por causa da Copa fez parecer que os futebol nos anos 90 era ótimo. E na verdade é o período mais tenebroso em qualidade técnica desde a profissionalização. Quem fala isso ou é paulista (porque os times de SP ganharam muitos títulos) ou não entende de futebol. Um futebol feio, sem gol, amadorismo imperante nas federações (maior que hoje). Aí o jovem pega um vídeo de uma história engraçada da época e fica de saudosismo com o que não viveu
E o formiga fez um vídeo sobre que é diferente futebol violento de futebol"raiz" hoje! Eu Acho esse tema sempre esse tema do que é o futebol"raiz" interessantíssimo, até num esporte de quase 200 anos a época raiz ser à 30 anos atrás já é meio controverso. Bacana 2 vídeos sobre o tema lançados em tão pouco tempo
O vídeo do Bruno Formiga é ótimo, e tendo agora o Ubira falando sobre o assunto temos o complemento do assunto sendo pautado de maneira inteligente. Eu queria comentar sobre, mas daria um textão. Gente saudosista não merece atenção! Saudosismo nostálgico é pra gente que quer impor algum tipo de conhecimento que não se tem, só porque tem uma "certa bagagem" de tempo, como se isso fosse o suprassumo da relevância! Quando encontrar um sujeito assim simplesmente ignore. Um esporte como o futebol sempre existirá o avanço, e ainda bem que isso aconteça!!
A única coisa que eu acho uma merda atualmente são os clássicos sem torcida visitante. Não tinha coisa melhor, eu lembro até hoje daquele 5x1 do SP contra o Corinthians, com os corintianos chorando e tentando invadir o campo, e a gente são Paulino morrendo de rir lá no nosso canto. Mas de resto, eu não vejo tanto motivo pra reclamar. Naquela época já se falava de anos 80, 90, 70. Eu sempre achei nostalgia uma merda.
De resto, é coisa de evolução. O Brasil diminuiu os apelidos, os europeus aumentaram. Evolução faz parte da vida e não adianta nada ficar lamentando à toa com saudosismo bobo.
Eu entendo que a principal diferença entre futebol raiz x nutella esta no que o futebol vem se tornando, ha muito tempo o futebol deixou de ser só um esporte (raiz) para ser um negocio (nutella), e imagino que a critica esteja mais no sentido de que hoje em dia quem tem mais dinheiro tem muito mais chances de vencer o que esta acabando com a disputa no geral. Aqui no Brasil isto esta começando a se acentuar com o Palmeiras de 2015/2018 e o flamengo 2019 e provavelmente 2020...
Mas meio que sempre foi assim. Pelé só não foi pra Europa pq o Santos pagava bem, só pra citar de exemplo. Antes isso só não era pior porque a lei bosman ainda não existia
@@tvcultural68 o poderio financeiro dos clubes eram mais ou menos equiparados, hj temos um grupo 3 times que podem contratar qq jogador (real, city e psg), temos liverpool, barça, juve e bayern que sao times que costumam montar bons elencos e o resto eh mao de obra ora esses times....
Fora que hoje em dia se comemora renda, bilheteria, pontuaçao do cartola e um monte de baboseiras secundarias ao esporte
@@robsoncarvalho8218 Pode incluir o Barcelona no meio desses que pode contratar qualquer um, só foi o time que mais arrecadou na temporada passada e o primeiro a passar da casa de 1 bi de euros em arrecadação. Barcelona e Real Madrid que vc citou sempre foram atrás dos melhores. Pega lá atrás tem o di Stefano e Puskas, depois o Barcelona comprando o Johan Cruyff por um preço recorde, depois Ronaldo e Romário, Milan com o trio de craques holandeses, Juventus com o Platini, enfim. Acho que hoje a diferença é maior por ter mais formas de capitalizar, mas antes só não era bem pior porque não existia a lei bosman
@@tvcultural68 sim... ele pode contratar, mas nao é o estilo do Barça... eles costumam contratar peças mais pontuais que os tres citados....
O Palmeiras foi atrás de ter mais dinheiro e conseguiu. Quem acha ruim movimenta o clube pra parar de ser fdp, simples assim
Não Ubira, as camisas eram raízes mesmo, elas eram maiores e mais largas, q tinham q usar pra dentro do calção e as mangas iam até o cotovelo e era raíz mesmo... É os tipos de camisa, e não as estampas...
Grande Ubiratan, sabe um negócio que ninguém me esclarece? Quando que começou o tal do "futebol moderno"!
Estou com quase 40. Comecei a acompanhar futebol na virada dos 80 pros 90. Lembro muito bem que na minha infância já imperava o clima de "o futebol acabou" e que "o futebol moderno é uma porcaria". Agora, em 2020, descubro que o futebol daquela época lá que era o bom!
Afinal, quando começa o futebol moderno?!
Obs: Nesse jogo de 1995 no Pacaembu quem veio a óbito foi um torcedor do SPFC.
E aí começou a cruzada contra as torcidas organizadas pedindo a extinção da Mancha, Gaviões, Independente, Leões da Fabulosa, Força Jovem. Não vingou.
90% dos caras que vem com essa de raiz vs nutella, é os que tem sdds de poder ser homofóbico, racista, e usar estádio como terra sem lei pra destilar toda a escrotice(se é que eles realmente vão pra um estádio).
tem coisa do futebol antigamente que é melhor sim, como as festas na arquibancada, ingresso q n custa o olho da cara, etc... mas raramente vejo um "raiz" falando disso, só querem saber de serem tóxicos no estádio e idolatrar jogador violento igual Felipe Melo.
Tu quer ver uma diferença, hoje qualquer provocação de jogador e dirigente, dentro ou fora de campo é visto como "arrogante" "lixo" "atitude desnecessária"
Antes era normal cara, se um cara tira uma onda ou faz uma pequena provocação, merece ser enforcado. Outra baboseira gigante e o tempo mostra isso, é nego falando que é torcedor de time europeu, cara eu racho rindo.
Não era não. Isso é outra lenda. Td isso aí gerava polêmica naqueles tempos, mtas vezes porradarias enormes começaram por causa de provocação.
@@marcelordsrobts gerava polêmica mas ninguém era julgado como anti Cristo por isso, faça isso hoje e seja julgado como um Hitler 2.0
Ah, sim. Hoje é tanta gente dizendo "meu Real", "meu Barça", "meu P$G", "meu City", "meu Bayern", "meu Chelsea"... cara, isso dá nos nervos.
''Raíz'' e ''nutella'' são termos bem de boomer preguiçoso, que gosta de botar um monte de coisa distinta num bolo só. Se for usado na zueira, aí não tem problema. Não dá pra levar muito a sério esses termos não.
O torcedor que morreu na briga de 95 era São Paulino.
Tem muitas coisas que se deve considerar nessa discussão. Antigamente você tinha mais times que tinham condição de brigar por titulos ou fazer boas campanhas, os craques eram mais espalhados pelos clubes, o que dava a sensação de que os campeonatos eram mais equilibrados. Hoje em dia muitos campeonatos tão ficando cada vez mais polarizados entre poucos clubes, muito pela diferença financeira que afetava menos antigamente. Tem a questão da festa nos estadios, em que hoje os preços estão ficando mais caros, as restrições quanto a levar bandeiras, sinalizadores, papel picado estão ficando mais comuns, além de as vezes parecer que querem que o torcedor simplesmente fique sentado na maior parte do tempo e aplaudindo como se estivesse num teatro.
Mas além da parte da festa nos estadios , o principal ponto provavelmente é tratar o futebol cada vez mais como um negocio e visar apenas o dinheiro, algumas vezes ignorando o torcedor que vai ao estadio
Pra mim os simbolos de nuttela hj em dia é a extrema padronizaçao dos uniformes, se o time é fornecido pelas grandes vc ja sabe como vai ser o uniforme pq so trocam as cores do template e pronto, e fica um preço absurdo ainda, sai mais barato comprar a camisa vazia e bordar/estampar o escudo.
Outra é a torcida unica, maior vergonha nos jogos hj.
Proibiçao de algumas comemoraçoes como tirar a camisa ou esconder o rosto com a camisa ou mascaras, pura frescura e n entendo o pq dessa regra
Pra mim o pior é acabar com a festa no estádio....hj nao pode acender um sinalizador pq a CBF quer nutellizar o futebol daqui igual na inglaterra
Só existe torcida única e proibição de objetos nos estádios pq existem ANIMAIS que querem MATAR uma ou mais pessoas pq torce para um clube diferente.
@@joaohenrique-xz4vb exato!
@@joaohenrique-xz4vb Tudo que é relativo à essa medida tem que por na conta das organizadas. Foram elas que acabaram com a alegria de se ir ao estádio com as famílias. A PM não é obrigada a botar 1000 soldados pra conter um bando de retardados mentais que não sabem se comportar em público, que só sabem apenas brigar. Então, mais do que certa a medida.
@@liel970 Depois de 2013 onde torcedores do Corinthians dispararam um sinalizador que matou um torcedor boliviano resolveram adotar essa medida.
Tudo que você imaginar de "chato", é de responsabilidade das torcidas que não sabem se divertir com moderação. Proibiram as bandeiras porque tem torcedor que já usou isso como arma; proibiram sinalizador e foguete porque já teve morte por conta disso e torcida única é apenas a cereja do bolo.
Acho que o que mudou foi a relação da imprensa com os jogadores de elite e também com os clubes, hoje em dia o jogador está mais assessorado e não fala tantas barbaridades quanto falavam antigamente, a imprensa hoje não entra mais no banheiro dos vestiários pra entrevistar jogador no chuveiro, jogador hoje é mais safo de não ficar falando de mais em tempos de lacração e cancelamentos e etc, quem paga jogadores hoje em dia é um grupo de entidades que não se resumem somente aos clubes e as marcas que ajudam a pagarem os jogadores não querem ver seus garotos propagandas falando bobagens com suas marcas estampadas em uma camiseta ou boné das marcas que os patrocinam, outra coisa que não se fala muito é que as peneiras dos clubes hoje em dia estão excluindo jogadores mais magros, baixos ou fracos fisicamente e dando preferência a jogadores fortes e tipo "atletinhas" que nem sempre são tão bons tecnicamente, muitos estádios e, por consequência muitos gramados estão melhores e o futebol hoje é mais rápido e mais redondo que antigamente,
Antigamente o futebol era menos profissional e não havia uma patrulha tão grande da parte de conservadores e progressistas, os dois lados ficam encima pra criticar qualquer coisinha que aconteça, se um jogador é censurado ema gluma atitude isso influí também nas marcas que patrocinam os jogadores, a imprensa também edita oque os atletas falam em busca e visibilidade.
As gerações mais velhas sempre criticam os gostos e atitudes dos mais novos e gostam de falar dos seus tempos e de como era melhor antigamente e isso é normal e ese reproduz esse discurso desde que o mundo é mundo.
No fundo sendo Nutella ou não desde os 90 ou agora o futebol está chato e precisa voltar a ser uma paixão barata para o povo
tomás soares cardel isso é muito mais muito difícil de acontecer
Porquê que o futebol está chato?
Só um adendo: eu acho PÉSSIMO o jogador ser identificado como apelido, pois rebaixa a sua própria imagem. E esse é um grande mau hábito dos países de língua portuguesa, que é o uso exagerado de apelidos e a supressão dos sobrenomes. É bem melhor um time brasileiro ser escalado igual os times coreanos (onde a maioria compartilha de um mesmo sobrenome) do que a escalação ficar parecendo de um time de rua ou de escola.
Tem camisa que é mais bonita com patrocínio. A do Santos na época da Unicolor era maravilhosa
Santos com unicor/bom brill, corinthians com kalunga/suvinil, palmeiras com a parmalat/pirelli, sao paulo c a tam, fiorentina com nintendo, real madrid com a teka/siemens, milan c chevrolet.... parece que combinaram a camiseta.
Futebol Nutella eu não sei se existe, agora jogador Nutella, inclusive supercraques Nutella e torcedor Nutella com certeza existe. Tem até os hooligans Nutella, como os antif... Cof, cof,cof...
O que levas nesse caixão?
@@DrHanChad um monte de boshta
@@brockgadao415 você fala demais, acabei de me aborrecer
Você acha que as torcidas antifa, são ruins?
@@porramoretti eu acho, mas acredito que sua pergunta é pro papaco
Não existe coisa mais ''nutella'' do que ficar usando essa expressão ''raiz''.
Quanto aos estádios, sou super a favor de modernizar as coisas. Se isso não acontece, o futebol para no tempo. A única reclamação que eu fiz em relação ao Maracanã foi o encolhimento do estádio. Deveriam ter feito alguma coisa para que o recinto tivesse, pelo menos, cem mil lugares. Agora, o estádio do jeito que estava em 1992 não tinha cabimento.
Tivemos uma epoca do futebol com jogadores folclóricos, todos os times possuíam o craque famoso, tinhamos meias habilidosos, batedores de falta etc. O que temos hj? Eu não consigo nem assistir esse futebol de merda de hj em dia e esse VAR colocou uma pá de cal!
Falou pouco, mas só falou bosta.
@@VictorEduardo-yc5yb vc não deve nem ter pelo no saco para querer debater comigo rapaz.
@@gtvo6156 ui que medinho
@@M0ttas Vc também não deve ter pelo no saco kkkkkk
Oi eu adoro o futebol raiz como a quarta divisão ,terceira divisão e estadual das divisões inferiores.
Mano o q eu acho uma merda e um atacante usa camisa 5 e um defensor usa a camisa 11 e assim vai.o time titula usa números altos nada ver
O Rui Patrício, goleiro do Wolves, usa a 11. Bizarro demais.
@@lucassep3846 e mano nd a ver
Frescura da porra
@@lucassep3846 O GOLEIRO ? O_O
Nada a ver...
Futebol Raiz: Nome de jogadores com apelidos (Zico, Pelé e etc)
Futebol Nutella: Nome de jogados que remetem mais a nomes de Alamedas/Praças (Pedro Dias, Gabriel Barbosa e etc)
Livro, vc acha que seria bom colocar um teto salarial para os clubes europeus assim como na NBA para não ter tanta disparidade de nível entre os times?
Quem é Bruno Formiga ????
Se vc torce pra um time grande voce nutella, quem é raiz mesmo torce pra time da serie C
Saudosismo é o câncer de todo tipo de entretenimento. Obrigado por ajudar a combater isso
No futebol só não pode acabar com zoação
Considero futebol raíz até as Olimpíadas de 96 de la pra cá foi só profissionalizando pelos direitos televisivos.
Gostei dessa camisa da Desportiva Vitória! Essa CCS fez um festival de pérolas ali pelo começo dos anos 90. Difícil superar essa ou a camisa do Sampaio Corrêa deles.
O maior significado e q exemplifica e cria o futebol raiz x futebol nutella, é a partir do momento q entra o mimimi e vitimismo no futebol e no esporte, e de forma forçada e imposta. O q não acontecia nos anos 90 como acontece hj em dia. independente do "conforto" de hj em dia nos estádios por exemplo.
A verdade que o mimimi e vitimismo sempre existiu só que hoje é mais explícito por causa da internet e acessos fáceis.
O mimimi e vitimismo sempre existiu só que hoje é mais explícito por causa da internet e acessos fáceis.
@@yuripereira101 exatamente. Falou tudo.
Bira. Como seria se fosse possível aposentar camisa de jogadores de futebol como é no basquete? Quais times teriam números aposentados, e por quem?
Alguns clubes de futebol já aposentaram o números de seus jogadores.
No Milan, a camisa 3 é aposentada e só membros da família Maldini podem usar
Na Inter de Milão, a camisa 4 foi aposentada em homenagem a Javier Zanetti, que é o recordista em jogos pelo clube
Na Roma, Totti teve sua camisa 10 aposentada
Esses são alguns exemplos mas não é muito comum em relação ao basquete.
@@andreneto4674 A camisa 01 no São Paulo também foi aposentado pelo Rogério Ceni, mas pensando bem acho que só ele usou esse número
Futebol Raiz é o Futebol sem as "implementações" do PlayStation. Hoje parece que querem a mesma coisa sem graça na vida real... Por isso a RAIZ no futebol, claro que umas PANCADAS fazem parte...
@UbiraLeal poderíamos refletir que a queda de parte da grade de proteção do Maracanã, na final do Brasileiro em 1992, e eu estava lá, poderia ter sido determinante para a defasagem que o futebol carioca passou a ter no cenário brasileiro? Pois, desde então, os times cariocas tiveram soluços de glórias nacionais e internacionais, por exemplo, o Vasco de 97-98, o Fla de 2009 com Pet e Adriano, o Flu da Unimed. Enquanto isso, os paulistas, os mineiros e os gaúchos ganharam muito mais títulos. A reestruturação do Fla que, me parece, mudou esse quadro, mas foi um ato isolado, enquanto Flu, Vasco e Botafogo agonizam com o seu cotidiano.
ubira é o melhor!!
Seria tipo assim:
Pofissional autonomo: raíz;
Profissional regime CLT: Nutella.
AD Vitória dos anos 1990 nada tem a ver com o atual Vitória das Tabocas.
Esse Vitória Tabocas também é de Vitória de Santo Antão ou é de outra cidade?
@@raiderbelacasa é da mesma cidade.
No futuro, os mesmos vão falar que bom era a década de 10, época de CR7 e Messi. Esse Enzo ai nem se compara com Neymar...
Ubira, grava um vídeo sobre RockGol da MTV,
Futebol raiz me soa muito saudosismo, ou pelo menos o termo foi distorcido com o tempo, e todo comentário que leio que tenha esse termo é puro saudosismo e ódio com algo que mudou do tempo da quele que o que fala.
Odeio esses termos "raiz/ nutella"
Termo de velho pedófilo
Botafogo e Flamengo ano passado foi com duas torcidas só que a quantidade de ingresso para o Flamengo foi só 10% padrão para visitante, Botafogo não quis aumentar a carga para o Flamengo para não ter apoio da torcida e tentar vencer com a força vindo fora campo
Muita coisas dita como raiz na verdade é erva daninha que atrasa o futebol em qualquer lugar.
Bira você e o Formiga se garantiram nos vídeos.
Quanto a parte das camisas noto que na Europa um clube pode ter o tanto de patrocínios que for. Mas nem todos aparecem na camisa e isso no Brasil é o contrário a ponto de parecer um macacão de fórmula 1 de tão poluídas.
Com a disseminação mais "violenta" do marketing esportivo, hoje temos um melhor jogador de todos os tempos de cada esporte todo ano. O marketing faz isso e as pessoas que não procuram entender a história do esporte em sua maioria simplesmente compram a ideia vendida (pela Gilette,Adidas,Clear,Nike etc) e passam a simplesmente repetir essa PROPAGANDA. É nesse ponto que acredito que muitos ficam indignados: Hoje a propaganda consegue convencer as pessoas de que o Messi é o melhor de todos os tempos, mas há uma análise maior pra ser feita quanto a essas coisas. É o efeito das midias sociais: Hoje se fala que o Firmino é melhor que o Gabigol por exemplo, mas preto no branco pegando a carreira o Gabigol é campeão olímpico e tem números fortissimos mas não tem a maquina de marketing de um Liverpool. Esse é um ponto crucial: Se essa propaganda e visibilidade podem influenciar até mesmo convocação de seleção, toda a organização esportiva está corrompida pela fórmula comercial
Não! Não faz... na verdade essa é uma das associações mais merdas e simplistas que já vi.
Meu limite foi ver dois muleke, um de 15 por ai outro de 22 por ai, com o cara dizendo que 2002 (copa) era raiz e neymar nutella...2002 foi ontem caralho!
Pedrinho( Pedro).
Camisa da Desportiva Vitória de Vitória de Santo Antão- PE no varal 👏👏👏
Felipão traduz bem essa contradição merda! Felipão é o simbolo do futebol nos anos 90 e imicio de 2000.
O mesmo felipão que parou no tempo junto com o futebol brasileiro nos anos 90 e tomou o 7x1 em 14 (santos tbm tomou um sacode colossal).
O proprio JJ acabou de esfregar isso na nossa cara. Um tecnico de 3*/4* escalão do futebol europeu, fez chover aqui, com um pé nas costas...Sampaolli sem tanto elenco foi bem tbm ... futebol brasileiro parou no tempo e em vez de assumir e evoluir fica chorando e inventando história.
Início*
@@bigbrou2755 Jorge de Jesus fez apenas o favor de devolver o futebol bonito que era a marca do futebol brasileiro. Aquele futebol que dava gosto de ver em jogos de times de Telê e Luxemburgo, e que Parreira e Felipão fizeram questão de acabar colocando o futebol de resultados.
@@raiderbelacasa Eu acho que é mais que isso... era a epoca... força e preparação fisica. Medicina evoluida, muita coisa mudou, até nas regras (recuo goleiro, impedimento, 3 pontos na vitoria etc)... coloquei o felipão porque é bem claro o contraste, ganhou CB com criciuma 92, liberta e mais uma par de coisa com gremio e palmeiras e o penta em 2002. Uma decada inteira vencendo tudo.
Mais uma decada depois, fiasco do 7x1 em 14 que escancarou a diferença.
Luxemburgo tbm ultrapassado... tai a 20 anos indo mal em tudo quanto é lugar... decadente, mano, abel mesma coisa...ja foram os caras, agora ñ mais.
@@bigbrou2755 Luxemburgo está tentando recuperar seu espaço e parece que ele está começando a se reerguer de forma bem discreta.
Abel Braga vive de ciclos; foi vencedor no Inter nos anos 80 e 2000, depois foi vencedor no Coritiba e Atlético e em ambos tirando de uma fila de muito tempo sem conquistar um estadual. Isso fora a passagem boa no Fluminense entre 2011 e 2012. Na maior parte das vezes fez trabalhos medianos e ruins.
Geralmente quem se declara “raiz” é quem mais tem frescura. Não pode isso, não pode aquilo, só pode o que o princeso/princesa quer
Raiz mesmo é só aquele de 1800 para frente ou do século 5 a.c
#251 Falou Raiz = mais tóxico que maniva brava.
O verdadeiro futebol "raiz" deixou de existir quando criaram os cartões amarelo e vermelho!
Muita digressão.
É o Livro realmente mesmo.
Você está certo e errado. Certo sobre perceber que é uma tendência que se acentua com o tempo e a comercialização do futebol. E errado em achar que o fato de ser uma tendência (que talvez comece em 70-80 ou talvez até antes) e se intensifique nos anos 2000 faz com que isso torne a crítica inválida.
O futebol raiz é o futebol menos adaptado à fase financeira do capitalismo mundial. Ódio eterno ao futebol moderno.
Parabéns
A camisa do desportiva vitória
Meu amigo
Faça uma dieta
Saude em primeiro lugar
Outro aspecto do dito "futebol nutella" é o politico, geralmente neofascista que reclama de politicas antirracistas e anti-homofobia. O famoso "no meu tempo não havia esse mimimi".
O problema é q hj a galera nao percebe q é zoação do time/torcida adversária...tudo hj é racismo, preconceito e nao sei oq, isso eu acho mimimi
"Nutella" é esse pensamento imbecil de justiceiros sociais que tentam politizar o futebol. Aiiin!!!... Chamar são paulino de Bambi não pode, é homofobia. Colocar o apelido de tal jogador de "negão" é racismo, clube com torcedor milionário como dono não pode porque babacas vão hostilizar o time e o dirigente(Hoffenheim x Bayern). Tudo fruto desses cretinos que usam "fascismo" como vírgula.
@@liel970 Essa é a justificativa que usam para imitar macaco quando algum jogador negro pega na bola. Depois vem pseudotorcedor se solidarizar. O que é "zoeira" para uns é ofensa para outros. Dá pra zoar de forma saudável.
@@col.billkilgore4341 Futebol sempre foi politizado, seu burro. O que é o racismo, homofobia e supremacismo de ultras senão uma forma de politização? Além de diversos outros exemplos históricos, nem sempre negativos como torcedores xingando Pinochet em partidas no Chile, jogador dando voadora em hooligan neonazista.
É no mínimo curioso você reclamar de quem condena chamar são paulino de bambi (a questão do "negão" é pura falácia, qualquer idiota deveria saber que racismo é quem imita e chama jogadores de macaco, joga banana em campo, etc), mas chama de babaca torcedores que reclamam de um bilionário. Por que um torcedor que reclama de homofobia está errado e um que reclama de um bilionário é babaca? Clube com dono seria o maior exemplo de "nutellismo", pois o futebol raiz era forma do por associações.
@@progressismo9258 E eu disse que o futebol nunca foi politizado de alguma forma? Seu debilóide. A questão é que pra gentalha como você a politização só se dá pra o lado que lhe convém, vale quebrar pau em estádio desde que seja nas pautas defendidas por sua cartilha, né. Não sou contra à campanhas contra o racismo e violência nos estádios, e nem grande parte dos torcedores são contra, pelo contrário. E se é "Nutella" um milionário torcedor do clube investir o mínimo pra manter um clube pequeno funcionando e ter alguma competitividade, sem extravagâncias em contratações e sem lavar dinheiro, dentro de um campeonato onde há uma hegemonia perniciosa de um clube bilionário como o Bayern. Então isso só demonstra o quanto você é hipócrita e papagaio adestrado que coloca a palavra "fascismo" em tudo que você não concorda. Cretino!
Coisa de saudosista. Tem gente que envelhece antes do tempo. Gente que hoje mal tem trinta anos e já fala que “no meu tempo era bom”, dá até medo.
Também acho bobagem.
Futebol bom tem briga de torcida e paulera dentro de campo.
BOLSONARO.
Volta pra casinha, vem falar de política em vídeo de Esporte
@Mantorras Montquilla desporto se fala em Portugal, aqui no Brasil é Esporte mesmo
@Mantorras Montquilla Tanto faz.
TU PARECE O BOLSONARO QUANDO TINHA 32 ANOS