Osteoporose: do diagnóstico ao tratamento | Live SPR 22-23

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 сен 2022
  • Assista ao bate papo entre as reumatologistas Elaine de Azevedo e Ana Clara Ribeiro a respeito da osteoporose. A live foi ao ar no dia 26 de setembro pelo Instagram da SPR - @reumatologiasp

Комментарии • 11

  • @custodiomacielmendesjunior9446
    @custodiomacielmendesjunior9446 Год назад +1

    HD Doença reumática, diabética, hiperparatireoidismo, tireoidiano, doença celíaca, uso corticoide

  • @custodiomacielmendesjunior9446

    Os bisfosfonatos atualmente registra- dos no Brasil são: alendronato, iban- dronato, risedronato, pamidronato, clodronato e ácido zoledrônico.

  • @custodiomacielmendesjunior9446

    Ibandronato de Sódio, 150 mg, é indicado para o tratamento da osteoporose pós-menopausa, com a finalidade de reduzir o risco de fraturas vertebrais.

  • @custodiomacielmendesjunior9446

    Denosumabe é indicado para prevenção de eventos relacionados ao esqueleto em pacientes com mieloma múltiplo e em pacientes com metástase óssea de tumores sólidos. Denosumabe é indicado para o tratamento de hipercalcemia associada à malignidade refratária a bisfosfonato intravenoso.

  • @custodiomacielmendesjunior9446
    @custodiomacielmendesjunior9446 Год назад +1

    Frax e DMO

  • @custodiomacielmendesjunior9446

    Necrose de mandíbula 26mim.

  • @custodiomacielmendesjunior9446

    A osteonecrose da mandíbula não tem definição ou etiologia aceita de modo unânime, mas geralmente é considerada como uma lesão oral que compromete o osso mandibular ou maxilar com exposição óssea.
    A osteonecrose de mandíbula pode ocorrer espontaneamente ou após extração dentária, trauma, altas doses de terapia com bisfosfonatos ou altas doses de denosumabe 120 mg por via subcutânea uma vez por mês (p. ex., no tratamento do câncer). A osteonecrose da mandíbula pode ser uma osteomielite refratária em vez de uma osteonecrose verdadeira, principalmente quando se desenvolve após o uso de bisfosfonatos.
    Não há evidências de que o uso rotineiro de bisfosfonatos orais para tratamento ou prevenção da osteoporose aumenta o risco de ONM. Atualmente, o uso de bisfosfonato não deve ser desencorajado, a não ser que seja necessário. No entanto, parece razoável fazer qualquer cirurgia oral necessária antes de começar o tratamento com bisfosfonatos IV e estimular a boa higiene oral e o cuidado dental regular enquanto os pacientes tomarem bisfosfonatos . Sinais e sintomas da osteonecrose da mandíbula
    A osteonecrose da mandíbula pode ser assintomática por longos períodos. Os sintomas tendem a aparecer junto com os sinais, embora a dor possa preceder os sinais. Nos estágios mais tardios, a osteonecrose de mandíbula geralmentese manifesta com dor e secreção purulenta do osso exposto na mandíbula ou, com muito menos frequência, no maxilar. Dentes e gengivas podem estar envolvidos. Fístulas intraorais ou extraorais podem surgir.
    Diagnóstico da osteonecrose da mandíbula
    Avaliação clínica
    Osteonecrose da mandíbula é diagnosticada quando há osso exposto necrosado na maxila ou mandíbula durante pelo menos 8 semanas.
    Tratamento da osteonecrose da mandíbula
    Desbridamento limitado, antibióticos e enxaguantes bucais.
    Uma vez que a osteonecrose da mandíbula tenha se estabelecido, o tratamento é um desafio e deve ser feito por um cirurgião bucomaxilofacial com experiência no tratamento de osteonecrose da mandíbula. O tratamento da osteonecrose da mandíbula normalmente envolve desbridamento limitado, antibióticos e uso de enxaguantes bucais antibacterianos (p. ex., clorexidina; 1).
    A ressecção cirúrgica da área afetada pode piorar a condição e não deve ser o tratamento inicial.

  • @custodiomacielmendesjunior9446

    Novo no mercado Romosozumabe é indicado para o tratamento da osteoporose em mulheres na pós-menopausa com alto risco de fratura

  • @custodiomacielmendesjunior9446

    Biópsia óssea- insuficiente renal