Hino Oficial da Cidade Araripe Ce
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Hino Oficial da. Municipio de Araripe Ce
Araripe é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população foi estimada pelo IBGE 2018 em 21.550 habitantes. Possui uma área de 1.347 km². Araripe ofertou ao cenário político nacional figuras como Miguel Arraes de Alencar.
A zona é conhecida no mundo da paleontologia pela grande quantidade de fósseis de pterossauros, presentes nas rochas sedimentares da Chapada do Araripe.
Em 1849, havia na povoação casas residenciais, apontando-se, entre elas, uma ainda existente à rua Alexandre Arraes, na qual foi celebrada a 1º missa da povoação. Documentos do arquivo da Paróquia registram que no ano de 1871, seguinte ao da criação da freguesia (5 de novembro de 1870), o padre Henrique José Cavalcante, encontrando arruinada a antiga capelinha de Brejo Seco, construiu com grande massa de católicos a igreja matriz, hoje completamente destruída. Essa passagem revela que àquela época contava a povoação de Brejo Seco com apreciável contingente humano, atraído, na sua maioria, pela presença do ardoroso missionário. A capela de Santo Antônio da povoação de Brejo Seco, sede freguesia, compreendia os distritos de paz de Brejo Seco e Poço da Pedra, desmembrados da freguesia de Assaré. A freguesia de Brejo Seco foi instituída canonicamente pela provisão de D. Luís Antônio dos Santos, datada de 1 de dezembro de 1871 e provida a 10 do dito mês pelo padre Antônio Pereira de Oliveira Alencar.
Hino do município de Araripe
Letra por
Melodia por ?
Araripe, gleba querida
Da terra de Alencar
Tens glorioso passado
Em teu seio a dormitar!
Araripe, terra bendita
Vives na paz e no amor,
Prosternados devotamos
A ti o nosso louvor.
Berço de filhos ilustres,
Salve, salve, terra amada,
Olhando para o teu porvir
Seguimos contigo a jornada.
Cantando a glória sublime
Dos saudosos dias idos,
Sonhando com teu destino
Eles serão revividos.
Salve a gleba querida
Da bela terra da luz,
Vai trabalhando e cantando
O povo que te conduz!
Tens um clima tão ameno,
Teus campos tens flores mil
Rebanhos, lindas lavouras
Riquezas são do Brasil