Acabei de mandar este vídeo para alguns amigos. Essa voz precisa ser ouvida. Sou negro e estudei japonês a minha vida toda (sozinho); quando me ouvem falar japones me olham torto, riem, mas gente branca tem passibilidade para falar e aprender a lingua de onde eles quiserem. E como eles quiserem... O que me entristece é continuar vendo a Ascenção do racismo com toda e qualquer raça imigrante. Com toda e qualquer conquista de descendentes... até quando seremos inquilinos no nosso próprio país?
Brendo de Lima você disse tudo! E eu admiro demais os negros no Brasil, historicamente falando foram os mais prejudicados e imagino que tenham que lidar com racismo quase todos os dias, quando eu sofro com isso por ser descendente de japoneses geralmente é de forma mais sutil e rápida, mas já machuca muuuuito. Não consigo imaginar como é lidar com isso de forma mt mais intensa. 🇧🇷 espero que um dia a gente acabe com isso!
Tamy Higa o vídeo aponta essa "normalização" de atos racistas e xenofobicos. Minha melhor amiga veio do Japão com 11 anos, e sofreu anos de bulling... sofremos da mesma mão opressora. Por mais que nossos recortes sejam diferentes devemos nos unir contra essas coisas a cada día.
Brendo de Lima é bom discutir sobre isso de forma geral, quando tento as pessoas sempre acham que eu tô problematizando demais! Mas vc está certo nisso que falou, independente do recorte passamos pela mesma coisa. Eu admiro muito as pessoas que conseguem repreender mais as pessoas, eu ainda tenho dificuldades com isso.
Brendo de Lima cara, muito legal q vc estuda essa língua, tenho muita vontadd de estudar essa e outras línguas tbm, acho q esse tipo de pessoa acha estranho vc falar numa língua q muita gente acha difícil( eu não sei se é kkkkk). mas acho q ninguém tem o direito de deslegitimar ninguém por nada.
@@Ana-bt2ib vamos supor que seja crime zoar alguém. Certo, como você vai medir a punição das pessoas que zoam as outras? Afinal, a punição deve ser igual ao quanto ela afetou a outra pessoa. Mas... Não tem como punir o dano que essa pessoa causou, no momento em que ela não atacou a propriedade de ninguém, somente utilizou as palavras. Diga-me, então, como você iria medir a punição dessas pessoas?
Pastel de flango, jackei Chan, pequeno gafanhoto, pipiuzinho,amarelo , agricultor de arroz , bronze de Hiroshima, kamikase, calne de cacholo, CEO da miojo , surfista de tsunami, equilibrador de terremoto, esqueci o resto dos apelidos carinhosos prós japa pastel de flango me lembrem de mais pfv 😑😑😑😑
Você percebe como o racismo é um negócio burro quando falam "pastel de flango" pra japoneses e descendentes, sendo que no idioma japonês nem se pronuncia o L....
Uma lallation é uma enunciação imperfeita de l que faz parecer r ou vice-versa. É freqüentemente encontrado na fala infantil. O padrão de fala tem sido particularmente associado ao uso dos idiomas português, espanhol e inglês pelos chineses, coreanos e japoneses. Wikipedia (inglês)
Já compartilhei no facebook assim: "Pra vc que acha essa piadinha inofensiva, e que asiático é tudo igual, toma o recado, e vamos aprender a ser plenamente humanos!" Hunf! >_
Tem japoneses que sao beem diferente dos outros mesmo poxa e como kkkk e so parar pra observar Eu percebi pois vivo assistindo programas de la do Japao Ex: tem japoneses que parece com índio rosto grande cabelo lisinho olhos "puxado" apesar de eu nao aceitar esse termo de olho puxado mas enfim nariz chato labios finos poucos pelos no rosto no caso os homens maças do rosto altas E ja tem outros com traços do branco rosto pequeno olhos maiores com dobras nariz medio ou grande labios grossos cabelo cacheado,crespo ,ondulado maçãs do rosto baixa cor dos olhos tanto o azul ou castanho a pele pode ser tanto branca ou morena clara os homens tem muitos pelos no rosto
É bom divulgar pra ver se as pessoas comecem a reconhecer melhor os povos asiaticos mas a televisao tem grande culpa nos filmes ou programas ficam estereotipando os asiatico no filme A hora do Rush aquele ator negro faz uma fala bem estereotipada sobre o jackie chan o termo vocês sao todos iguais aff ridiculo mas e a dublagem brasileira nao sei como seria a original Ja no filme com Jet Li em O Mestre gostei muito dessa dublagem o Jet Li repreende os tres amigos latinos quando eles começam a falar de coisas relacionadas ao pais do Jet
Cara seu canal é muito bom e eu aprendo muito com ele! Eu sendo negra e ativa no movimento negro, não tinha muita noção de como o racismo asiático é presente e muito no Brasil, com o seus videos eu consigo perceber coisas que antes não percebia, obrigada!
Racismo asiático kkkkkkkkkkkkkkkkkkkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj A gente ama sushi, yakisoba, lamen e tudo que é coisa asiática Restaurante chinês de 15 pila vive cheio Tem praça e feriado asiático São Paulo tem um bairro cheio de coisa asiática Brasileiro compra produto chinês, japonês e coreano pra cacete Tem meme a rodo dizendo que asiático é mais inteligente Aí vem um xing ling qualquer dizendo que se ofende com uma piada e aparece um monte de papagaio repetindo Quem se ofende com piada é porque aceita como verdade
Cara... Eu não esqueço até hoje. Tive que escutar "Volta pro seu país" quando eut inha uns 9 anos? Eu andando sozinho em uma loja, minha mãe estava longe e eu escutar sozinho, "Volta pro seu país, você tá roubando nossos empregos". Me marcou até hoje.
Incrível como sempre Leo!!!!! Me revolta ver descendentes asiáticos tbm falando que isso é mimimi e problematização, eu que não tenho descendência fico tão puta com essa situação =(
Muito obrigada por esse video! Chorei lembrando das vezes que me mandaram "voltar pro meu país" (inclusive enquanto criança também) pelos motivos mais banais possíveis, um esbarrão sem querer, estacionamento lotado de shopping e aquele aperto pra manobrar... Quem zoa a dificuldade de adaptação dos imigrantes é covarde mesmo, não tem outra palavra.
Engraçado que brancos não são "nativos", na verdade são uma raça imigrante tanto quanto amarelos, negros, etc. Se fosse pros amarelos voltarem pro "Japão deles", pros negros voltarem pra seus países de origem (não gosto de generalizar por 'África'), então brancos também seriam obrigados a voltar pro país de sua origem. Os únicos que sobrariam aqui seriam os indígenas. Não vou me importar com os comentários ácidos por parte dos xenófobos, pois sou mestiça de branco com negro, tenho cidadania suíça, falo inglês e alemão e conheci os dois lados do assunto, e simplesmente me decidi pela defesa da minoria à qual pertenço. Bjs
Uma coisa é você tentar ensinar um estrangeiro a falar corretamente nossa língua, aprender nosso idioma. Outra coisa é "debochar", fazer piadinha pejorativa com claro propósito de ofender, depreciar e se divertir as custas dos outros!!!
Alex, o que vc disse é o exemplo mais claro de complexo de vira lata que temos. Adoramos (não generalizando) babar ovo de gringo americano e europeu "ocidental".
Cara, sou do nordeste, e um paulista veio pra cá, e a gente zoava ele falando '' thia, oh thia '' . Assim como se um daqui do nordeste for pra São Paulo, eles vão zoar a gente. isso é normal, o brasileiro pelo menos, leva isso pro lado cômico, diferente de outros países. Tem gente que não gosta, ok. Mas tem que saberem diferenciar uma brincadeira de um ato preconceituoso.
virgo wolf lupina 33 minutes ago (edited) ruclips.net/video/yhlQhva5fUsh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/yhlQhva5fUsh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/ndrjcZFDS0Uh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/toy74gXGAc0h/видео.htmlttps://ruclips.net/video/bNj2sY0N1gYh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/v7tNriAiWSM/видео.html ruclips.net/video/DLt4MrZCzsM/видео.html
não adianta, as pessoas acham que racismo é apenas contra negros. e enquanto isso acontecer nada vai mudar. eu vivo sendo chamado de japa, odeio. e também já ouvi que eu deveria voltar pro meu país. nossa, tava lendo uns comentários aqui, fiquei horrorizado com a ignorância de certas pessoas. não é questão de mimizar ou problematizar, estamos falando de RESPEITO. se vc não sabe o que é isso, então sinto muito, mas não cobre respeito de volta, caso seja desrespeitado. e pra finalizar, brincadeira boa é aquela em que vc ri COM alguém e não DE alguém. pazzz!
Leão Guitarrista Racismo se aplica para pessoas asiáticas também, fazer piada sobre a aparência, esticar o olho com o dedo ou a maneira que eles falam é rascista! Xenofobia seria se eles não fossem brasileiros, porém são descendente ou seja Brasileiros.
AMÉM YO BAN BOO!!!! Pastel de flango é uma ofensa que me faz pegar fogo, além dos imigrantes terem dificuldades em se adaptar na língua, às vezes eles tem também que trabalhar com algo que sustente eles no país, no caso, fazer comida ou abrir uma lojinha, aí começam "chines e seu pastel rsss", "olhá lá o chines e os produtos q n prestam". Que no caso, quem sai pior são os chineses e descendentes deles!!! A Quebrando o tabu compartilhou uma postagem sobre preconceito com asiáticos e as pessoas ~não asiáticas~ estavam reclamando DA GENTE (ASIÁTICOS OU DESCENDENTES) por não sabermos levar na brincadeira, sendo que isso é uma puta falta de respeito porque não é algo que dá pra mudar, não dá pra gente "abrir o olho", não dá pra não parecermos asiáticos, e por causa disso nós vamos sofrer com isso pro resto da vida. Eu vejo conformidade com a minha mãe, ela fala que é uma coisa "normal" de acontecer e isso me deixa puta demais, aceitar passar por isso mesmo achando ruim? Prefiro ser taxada de "mimizenta"!
Concordo com vc,sério asiático brasileiros são tão br quanto qualquer outro brs,e aliás eu acho o estilo dos olhos dos asiático do leste um charme incomparável.
virgo wolf lupina 33 minutes ago (edited) ruclips.net/video/yhlQhva5fUsh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/yhlQhva5fUsh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/ndrjcZFDS0Uh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/toy74gXGAc0h/видео.htmlttps://ruclips.net/video/bNj2sY0N1gYh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/v7tNriAiWSM/видео.html ruclips.net/video/DLt4MrZCzsM/видео.html
Meu amigo que e descendente de asiático estava sofrendo bullying mas quando eu vi chamando ele de "Ei pastelzin de flango! Volta pra sua terra olho puxado" nn aguentei.. Sei q isso e errado mas acabei quebrando o nariz da garota os amigos dela saíram correndo hj ele foi embora mais ele disse q nunca esqueceu oque eu fiz... Acho ridículo criticarem o kpop por ser COREANOS! Mano eles acham que xingando os "Pastel de flango" vao se sentir triste ? Aa KKK menos pfvr Vamos respeitar as culturas pq todo mundo ja teve ou tem um parente asiático ! E vc q ta lendo esse comentário pode ter alguma caracteristica e nn sabe ^^
Olha sem brincadeira....Eu sou descendente de índio é asiáticos,na minha escola tem uns 4 meninos que fazem isso comigo é com meu outro amigo que tem olho puxado,eu fiquei super triste é voltei para minha casa,hj em dia eu ainda fico pensado nisso...mas é nosso mundo né?? A covardia no mundo e muita ✊🏼✊🏼✊🏽✊🏾✊🏿
Esse vídeo me fez lembrar de todas as vezes que me mandaram "voltar para meu país" (Sim, foram mais de uma vez). De como meu avô era zombado e até assediado por não conseguir falar português. De como eu já fui perseguido por skinheads falando que "imigrantes estragam o Brasil"...
Nossa como pode existir pessoas assim 😭😭😭 que maldade que falaram pra voce e seu avo 😭😭😭 eu ja ouvi falar desses skinhead Mas quer um consolo oque falam e pensam de voce nao e verdade nao aceite isso pra voce voce e brasileiro como eu tambem ja sofri zombava do meu nome mas oque eles falam nao e verdade nao tenho nem descendência asiatica e ja sofri preconceito Muitos de nos brasileiros ja sofremos algum tipo de preconceito principalmente gays ,negros ,asiaticos,pardos,arabes,indianos e eu sou gay e sofri nas escolas Espero eu ter te ajudado Deus te abençoe
Eu achei esse vídeo muito bom e, sobretudo, necessário. Mas só gostaria de comentar que justamente por se tratar de questões tão frágeis, o tema poderia ser colocado no título e na descrição. Cada print foi uma facada diferente e mesmo o vídeo do começo achei que foi muito longo... Essa foi uma percepção minha, mas porque essas coisas podem despertar gatilho na gente por remeter a muitas outras vivências cotidianas e cruéis. Por isso a utilização de tags na descrição e título (como possível gatilho, temas como: yellow face, yellow fever etc etc etc, imagens de x coisa) poderia auxiliar, pra assistirmos aos vídeos já conscientes do que veremos. Vocês são maravilhosos, eu assisto a todos os vídeos de vocês, mas acabei comentando algo que talvez possa incomodar a outras pessoas também. Vocês estão se aprofundando cada vez mais e fico muito feliz por toda a visibilidade e representação.
Eu kpopper e minha amiga meu pai fica falando que eles tem cara de dedão e é amarelo e fica falando que elas têm olhos pequenos e puxa o olho. Isso me deixa magoada
Ótimo ,video. Na última vez que eles falaram *pastel de flango* eu quase arranjei um barraco na rua ,só não arranjei porque nos asiáticos somos inteligentes
Assim são as piadas, um ri e outro é zoado, basta ver qualquer programa de humor, um brasileiro sofre muito mais no Japão do que um japonês no Brasil. para de chorar e vai comer um pastel de flango
Que bom que isso está sendo pauta. Não estamos querendo problematizar, mas falar de algo que acontece com a gente desde pequenos. Já passei por muitas situações de xenofobia, mesmo eu sendo a terceira FUCKING geração de Brasileiros na minha família. Fico triste de ter 23 anos e ainda não saber me defender quando alguém fala pastel de flango, geralmente meus amigos próximos falam. Queria saber se vcs falam com os amigos de vcs sobre isso, desde criança eu nunca consegui achar graça disso, mas ainda dou um sorrisinho sem graça quando ouço isso pra não pagar de "chata". A vida inteira as pessoas me chamaram de Japa e eu não gosto, sinto que realmente nunca fui brasileira 100%, não pertenço como os descendentes de europeus (mesmo eu tendo descendência portuguesa tbm). O fato é que fui pro Japão esse ano e achei que sentiria que pertencia aquele lugar, mas não foi assim, eles me veem como estrangeira pq claramente eu sou. Comentei com a minha mãe que é como se eu não pertencesse a lugar nenhum, nem onde nasci e nem onde tenho descendência.
Claro que vc pertence ao Brasil querendo ou não eles vão te que aceitar .odeio essas pessoas, apesar de vc sofrer por conta dos olhos puxados pense que tem gente que sofre pior tipo eu sou BR mesmo pq sou descendentes de índios ,e é tão triste vc ouvir que vc é Africana só pela sua cor ser mais escura .Eu sou a única da família da minha mãe que tem a cor escura adivinha pq ,meu paí era índio e minha mãe decendente de alemão e o pior de tudo vem agora eu sou negra de olhos puxados. pq alguns índios tem olhos puxados pelo mesmo motivo que os asiáticos .Mais isso é só né algumas atribos , o preconceito não vem das pessoas que eu não conheço mais sim da familia da minha mãe.
Eu sei bem como é isso, tenho preconceito na minha família tbm pela parte descendente de português. É isso que eu acho engraçado parece que fisicamente vc tem que se parecer com um europeu pra ser daqui.
Sou branco para caralho e nasci com olheiras profundas sabe oque é isso? "Panda" "Esperma" "L" "Palmito" etc.. E Nem por isso faço um video falando que essas brincadeiras são coisas horríveis que vão se levadas pela vida toda e me fazer sofrer a cada dia que passa.
Esqueleto Pensativo Porque as pessoas são diferentes, ninguém é obrigado a aceitar essa situação só porque você aceita, não se importa e etc, você deve se considerar uma pessoa forte, que acha que quem se impota com isso é fraco, pra mim (que não sou dona da verdade), acredito que forte é o que não tem medo de expor o que pensa, se sente ofendido e fala mesmo, e não ser conivente com a situação, isso sim é ser fraco, as pessoas têm a liberdade de se ofender, não existe personalidade melhor que a outra, cada pessoa é diferente, apenas.
Eu já vi uma cena terrível como essa na minha frente. Tinha um grupo de adolescentes e quando passou um chinês por elas eles começaram a chamar o chinês de pastel de flango e blá-blá-blá, quando eu vi isso eu fiquei MUITO revoltada! É tão escroto. Nossa, eu fiquei magoada de verdade!
É dificil passar num exame de Faculdade. É dificil achar um antidoto da vida eterna. É dificil ler mentes. Mas não é dificil respeitar os ouros. Você poupa as suas palavras e poupa a pessoa de se sentir humilhada. Até quando Brasil? Você ficou Independente mas continua sendo uma Colônia de brancos.
Isso aí. Mas de q ser ignorante, o q me dá raiva é ser covarde. O cara nem tem coragem pra zuar quando sozinho, mas com amiguinhos zua e fica rindo. Eu pensava q a covardia é algo q brasileiros odeiam. Obrigado yo ban boo.
Yo Ban Boo é uma prova viva de que existe vida inteligente na internet. Todos precisam de mais discernimento na hora de falar e "brincar" com alguém, o que muitos acham ser apenas brincadeira, mas vem carregado de muito preconceito e estereotipação. Resumir um asiático a um "pastel de flango" como definição e chacota é só ser mais um BABACA na sociedade.
Confesso que já usei algumas vezes essa ''piada''.Na vdd dá pra contar nos dedos quantas vezes falei, pq no fundo nunca vi muita graça, n pq tinha consciência que HÁ xenofobia nesta piada, mas porque nunca vi graça mesmo.Talvez por sempre ter gostado da cultura Japonesa. Foi bom ter visto este vídeo, Yo ban.Me abriu a mente mesmo que eu não fora o típico clichê que fala que Asiático é tudo igual.
Concordo, não devemos "zuar" uma pessoa só porquê ela não é do nosso pais, eu confesso que ja zuei pessoas com pastel de flango mas isso apenas com quem era meu amigo e permitia essa brincadeirinha boba. Eu sou o tipo de cara que não faz preconceito e vê todo mundo como 1 só, eu não sei a diferença entre negro e branco ou asiático e brasileiro. eu acho que se vc tem a cor diferente ou fala diferente vc n é nem melhor e nem pior que ninguém você é uma pessoa e tem sentimentos como todo mundo e por isso deve ser respeitada.
Alô!! Foi no seu canal que vi que chineses do sul da China têm dificuldade em pronunciar a letra "r" e, de fato, não há motivo para achar graça nisso. Há outros estigmas que as pessoas teimam em imputar a todos os chineses como se verdade universal fosse - preconceito é atraso de vida mesmo!
@@douglasmalthus vai você pra china tenta falar mandarim ou qualquer outro dialeto local pra ver se não vão zoar tua pronúncia Quem se ofende com piada é porque aceita o rótulo
Espere, Por que a gente pode achar engraçado um brasileiro falar estrangeiro tudo zuado como a "Hi Lorena" e outros e o japa não? Isso é mi mi mi, fala serio.
Concordo, se a piada é ofensiva, deve ser excluída. Brasileiro em geral não é preconceituoso, mas existem sempre alguns ignorantes, sem noção. Esse assunto é recente. Vi no canal Pula Muralha. É bom que seja comentado para que as pessoas de bem, sabendo que tem caráter preconceituoso, evitem. Mas sempre haverá gente má infelizmente.
Existem vários países asiáticos como sudeste da Ásia Tailândia, vietname, Filipinas, Malásia, Cingapura, Camboja, Indonésia, Laos, Mianmar. Esse países também são asiáticos
falou tudosou mestiça pois meu pai é filho de chines, e minha mãe é brasileiranunca sofri a piada do "flango" pois não sou 100% asiática... mas tenho olhos, nariz e cabelo asiaticoseu já sofri 3 dessas coisas com asiáticos mas nunca me abalei nem nada... o primeiro foi q eu tirei meus óculos, e uma amiga minha falou "aaa tu é japonesinha" eu n entendi o porquê dela ter ficado surpresa... e teve uma vez que tinham um grupo de coreanas passando por mim e mimhas amigas e minha amiga falou: "olha ai tu é parente delas ne helena! Hahaha"que nem vc falou, os imigrantes lutam muito pra se encaixar, e até hoje alguns não se encaixam ainda.além disso tem uma chinesa no meu colégio e ficam puxando o olho pra ela acho isso RIDÍCULO
Tabom. É RACISTA, sim, isso mesmo, e advinha, SOMOS HUMANOS, e olha só que coisa, o ser humano é o ser mais BABACA que existe, isso mesmo, o ser humano pode sim ter seu lado bom e positivo, mas ele SEMPRE tem um lado negativo, o mundo não é chato, o mundo não é maravilhoso, o mundo meu amigo, é nojento, horrendo, triste e miserável com um pouquinho de beleza(beleza essa que nós estamos destruindo), e advinha quem o transformou no que ele é? O ser humano. O único jeito de desse lado negativo do ser humano deixar de existir, é o próprio ser humano deixar de existir. ACEITEM.
sabe ja ouvi de pessoas em facebook que acham que chamar asiatico de pastel de flango e algo carinhoso da parte deles e que tem asiaticos que nem ligam ja eu acho ridiculo eu nao nego que quando eu via um asiatico pela tv eu falava arigato eu fazia isso sempre mas depois me senti mal e dizia isso porque todo munda falava mas jamais falaria para uma pessoa asiatica pessoalmente eu parei de dizer arigato eu nao era que nem esse povo ridiculo que ve asiatico e diz pastel de flango eu queria conhecer asiaticos eu vejo os asiaticos como pessoas normais que raiva que me deu dos brasileiros falando assim do chines que absurdo!!
Senti os sentimentos de vocês do vídeo, fiquei muito triste, me senti no lugar dos asiáticos, infelizmente é uma triste realidade isso, é muito ruim de mais ser tratado desta forma, fiquei chocado até, para mim os asiáticos serão sempre bem vindos ao Brasil, são um povo lindo, sou um grande admirador da cultura asiática, meu primeiro amigo foi um japonês e nós gostávamos muito de brincar, quando eu entro numa loja e quando vejo chineses digo um olá para eles como forma de respeito, mas graças a Deus sempre os respeitei, quero muito aprender um novo idioma, o Japonês para poder conversar com eles!
O brasileiro em sí já vem com influencia de ser preconceituoso com tudo, principalmente o que mais influencia é a internet (Óbvio). Sou descendente de japonês, vivi recebendo essas "piadas" na minha vida, tive que aguentar por muito tempo, atualmente com meus AMIGOS levo isso a zoeira mas tive que gritar, sim gritar mesmo na cara deles que isso não é legal pra alguns descendente, mesmo se quer sendo europeu, africano, asiático e etc.
Fico muito triste em ver coisas desse tipo, eu gosto muito dos asiáticos e sempre me dei bem com eles. Conheço uma parte dos taiwaneses que moram aqui no Brasil e foram eles que me apresentaram seu canal. Espero que esse preconceito acabe, porque os orientais fazem parte do nosso pais, agregam muito a nossa cultura e também são muito bonitos. Parabéns pelo vídeo e muito sucesso!!
" abre esse olho quando vc RI, clara" " vc enxerga bem com esses olhinhos?" " olha ali, olha ali a pastel de flango"... Achei que era só uma insegurança minha ouvir isso e ficar incomodada a ponto de odiar meus olhos puxados na infância. Obrigada por me fazer perceber que não.
Agradeço por descobrir esse canal maravilhoso! O nosso youtube estava muito precisando desses vídeos de consciência asiática. Foram anos e anos de discriminação no Brasil, e nunca vi, pelo menos a minha vida inteira, alguém que levantasse essa bandeira - pelo contrário, fomos ensinados a vida inteira a abaixar a cabeça pra qualquer insulto ou brincadeira que fizessem das nossas etnias. Já passei muito nervoso por conta dessas piadas, porque você está simplesmente no seu canto, e pessoas aleatórias que você nunca viu na vida fazem o esforço de ir até você simplesmente pra te inferiorizar. É incrível como o Brasil que tem uma considerável parcela da população asiática/com descendência asiática ser tão alheia aos orientais, a ponto de nos fazer sentir não pertencentes ao país.
*que ironia não? Os países muito mais a frente do nosso sofre esses tipos de brincadeira... Isso mesmo, país muito melhor do que o nosso sofre com brincadeiras de mal gosto, primeiro olhe para você, depois olhe para o próximo, você pode estar muito pior do que quem você tira sarro...*
*Como se cria um discurso progressista? Confira o passo-a-passo:* 1 - Criar uma minoria, como por exemplo, a minoria das pessoas orelhudas; 2 - Mostrar para toda a sociedade como ser orelhudo é ruim. Basta botar na mídia alguns casos de pessoas que sofrem a terrível opressão diária por serem orelhudas. Por exemplo: "Pessoa tenta vaga em agência de modelos mas sofre discriminação e é rejeitada por ter orelhas grandes"; 3 - Inculcar na cabeça de todas as pessoas que elas são culpadas pelo sofrimento dos orelhudos. Isso se faz pela exaustiva repetição de casos de sofrimento de orelhudos no cotidiano, mostrando que a opressão aos orelhudos está arraigada na cultura em geral, nos pequenos gestos e falas, no olhar, nas minúcias mais imperceptíveis, deixando claro que somos todos responsáveis por cada um desses casos, já que temos internalizados em nós os preconceitos contra os orelhudos; 4 - Depois de criado no imaginário popular um sentimento de culpa pelo sofrimento e opressão da minoria orelhuda, passa-se para a etapa da criminalização do comportamento "orelhofóbico". A intenção não é mais fazer a pessoa se sentir sentimentalmente culpada, mas criminalmente culpada. A pessoa então passará a ser perseguida pela opinião pública, que já não ousa mais contrariar os preceitos da orelhofobia, um fenômeno que, por estar diariamente sendo discutido na mídia, passa a ser incontestável e que deve ser combatido nos rigores da lei; 5 - Em paralelo às etapas 3 e 4, vai ocorrendo a etapa mais crucial, que é a intensa politização do tema, a partir da sua sofisticação teórica e posterior academização, que resultará no recrutamento de militância nas universidades. Pra isso é necessário que líderes políticos angariem verbas públicas para financiar o movimento "orelhista", que luta contra a opressão da sociedade aos orelhudos; 6 - Depois de criada uma forte militância, financiada a soldo de algum partido de esquerda, é hora de usar o radicalismo militante contra os inimigos gerais da revolução socialista. Esta é a fase em que os políticos e a mídia progressista em geral passam a apontar o dedo pra qualquer anti-socialista e chamá-lo de orelhofóbico, na tentativa de tirá-lo do cenário político e anular sua influência diante da opinião pública. Tudo isso pareceria muito louco e surreal, se não fosse exatamente assim que acontecesse.....
Cara essa piada de "pastel de flango" é uma idiotice total. Essas pessoas que acham essas piadas engraçadas são as mesma que depois fazem discursos contra bullying e preconceito mesmo sem perceber que quando eles falam essa piada pra alguma pessoa ela está fazendo bullying e está sendo preconceituosa
Depende do contexto se eu to chamando meu amigo de pastel de flango na brincadeira ai e piada (e se ele se sentir incomodado eu paro) mas se uma pessoa que vc n conhece e vc grita pastel de flango ai já e outra coisa n confunda ;)
Pois é né pessoal , depois o brasileiro que vai ao exterior , reclama que , sofre preconceito , é mal aceito , mal visto , etc... O mais engraçado é que , quem faz brincadeiras em relação ao português falado pelos asiáticos , sequer o domina .
Conheci teu canal hoje, uma indicação das meninas do Papo de Preta, e eu preciso dizer o quanto maravilhoso é o conteúdo aqui, to vendo um vídeo atrás do outro, preciso confessar que nunca parei pra pensar o quanto essas piadinhas e comentários são racistas. Claro eu sabia que não era legal brincar assim, ainda mais eu uma menina negra, eu já ri de uma piada assim de um amigo de descendência japonês e to me sentindo mal por ter rido dele. Obrigada por trazer esse conteúdo maravilhoso. Beijos sou fã já.
Meu pai tem mais de 50 anos e não acha essas piadas engraçadas. E olha que ele nem é dessa geração, nem eu e dou graças a Deus por ser diferente da geração escrota a qual eu pertenço. Parabéns YBB
Vídeo lindooo, abre nossos olhos para a realidade de outras etnias que compõem o nosso país que pode até ser diferente da nossa (negros) mas devemos criar empatia pela causa que tem o mesmo objetivo que a nossa: Igualdade ao homem branco. Eu tenho um amigo chinês (sim, ele veio da China mesmo, nasceu lá e veio morar na minha cidade há 3 anos atrás) e até os professores fazem piada com ele do tipo "Abre o teu olho, chinês", ele, claro, fica super sem graça, mas ri. O racismo é intenso, e confesso que até eu já fiz essas piadas com ele um tempo atrás e me arrependo muito.
Também sofri coisas assim. Eu fiz pré-escola numa instituição bilingue (português-japonês) e tive um tempo difícil pra entender e diferenciar os dois idiomas, ia super mal nos dois. Quando me mudei pra uma escola nova na segunda série, embora tímida e sem amigos ainda, resolvi enfrentar meu medo e timidez e perguntar pra professora de português minha dúvida. Até hoje me lembro que, depois de ter perguntado algumas vezes e ainda não ter entendido, a professora foi até minha carteira e falou olhando na minha cara: "olha, você pode ser uma boa aluna, mas é muito burra". Depois disso acho que nunca mais levantei a mão pra perguntar ou responder, durante a escola E faculdade. E sempre que eu não entendia alguma matéria ou eu estudava até não dar mais, ou eu fingia que entendia ( e todo mundo acreditava, já que "japa" sabe tudo né), o que me fez ter déficits de algumas matérias (como matemática, que eu não queria por nada pedir ajuda pra entender, o que como resultado é que até hoje eu faço contas simples de somas e subtração com os dedos...)
Putz... é uma merda isso, Daniely. Por muitas razões muitos asiáticos seguraram na garganta (ou até antes de chegar na garganta) suas palavras antes de elas saírem. Vamos de pouco em pouco mudando isso. :)
Aprendi com meus pais desde criança que uma brincadeira só pode ser, de fato, considerada brincadeira se todos os que estão nela envolvidos estão achando graça, do contrário é abuso, é leviandade, é comportamento odioso para com aquele(s) que não está achando graça na "brincadeira". O estrangeiro que os idiotas teimam em pedir para que fale "frango" e "perereca" não tem ciência de que pelo modo como fala está servindo de chacota para os idiotas, ainda que possa imaginar que esteja rindo com eles. Eu, particularmente, nunca gostei dessa bobagem que inventaram e que chamam de "zoação", isso é só falta de educação, nada mais!
meu pai é filho de asiatico, mas não tem muito do "olho pequeno", MESMO ASSIM ele ja sofreu preconceitoquando ele era estudante, tirava boas notas, e um menino falou assim "nossa mas como ele tira notas tão boas?" "ah é porque ele é neto de chines"
Que canal incrível, primeiro video que vejo falando essas coisas, parabéns ♥ recentemente postei um video desabafo no face pq sofri quase a mesma coisa q vc, um homem de uns 60 anos me parou na rua, eu estava cm meus amigos que são afro descendentes, e esse homem gritou pra meus amigos nao andarem comigo q eu era de uma raça desgraçada que eu provavelmente iria mata-los em breve, e esse homem queria me agredir e chamamos o segurança do local para conter ele, eu cheguei em casa chorando pq nunca tinha acontecido algo tão pesado antes, meus amigos me deram apoio...o mínimo de piadinha possivel com uma pessoa de etinia/descendencia diferente da sua é preconceito sim!
Não sabia que era xenofobia, que cruel isso. Porém, o exemplo dado é desproporcional, nunca falei "pastel de flango" mandando alguém voltar pro Japão ou gritando com crianças
Obra prima:explicou tudo em 5 minutos... Lendo os comentários percebo que muita gente entende o PROBLEMA e q a mentalidade das pessoas está melhorando; ainda há os que acham que isto é se vitimizar, mas é como eu disse e sempre vou dizer: é fácil p quem é hétero, branco e cis, achar que tudo é mimimi, vitimização.. enquanto os privilégios são pra nós, beleza, pq pimenta no cu dos outros é refresco... essa maioria q nãooo... meerda nenhuma DISCUULPE
Não acho que o video mostrado tenha algo a ver com sua experiência. A maioria das pessoas não odeiam outra pessoa por usar a expressão, é apenas engraçado o fato de os asiáticos não conseguirem falar o R na forma comum do português, nada mais que isso
Imagina vc sendo asiático e ter q ouvir todo dia e toda hora ter q ouvir de um monte de marmanjo : "pastel de flango" "pastel de flango"... Isso seria engraçado se fosse na quinta série até o médio, dps disso é infantilidade
meus apelidos na escola são "sushi" "pastel de flango" "sashimi"....chego na escola e já perguntam o pq que vivo andando de "olho fechado"...isso irrita ;-;
Essa piadinha do pastel de flango e uma coisa resultante do choque cultural, algo normal sempre q uma cultura diferente entre em contanto com outra, chineses falam uma língua com uma fonética simples, e falando o português, com uma fonética bem complexa pra eles, eles acabam falando de um jeito q pra nós e engraçado e curioso, mas nada "ofensivo", porra, essas piadas podem soar repetitivas pra eles, mas os brasileiros nunca a usam como forma de "desmerece-los"(Sério que uma piada desse tipo ofende vcs, MDS), vc nesse video foi bem mal caráter em colocar piadinhas sobre LÍNGUA(N sobre a raça asiática em si) no patamar de XENOFOBIA E EXCLUSÃO, o exemplo do adulto n se encaixa em nada com as piadinhas do pastel de flango, vcs problematizam de um jeito q não há nenhum tipo de lógica
Esse vídeo é espetacular Ele é a forma perfeita de falar o quanto a sociedade a cada dia que se passa fica a beira do comportamento medíocre e da alienação de falso patriotismo... É uma forma de clara o quão merda é essa gente que comete xenofobia por motivos inbecis e puramente ideólogos Esse tipo de comportamento que é principalmente polarização pelo governo atual é triste e terrível, esse vídeo tem mais de 4 anos mais é perfeito até hoje e provavelmente continuará nos próximos anos em talvez novos tempos de autoritarismo.
Só tenho uma coisa a dizer..."pastel de flango" é absurdamente ridículo...e já venho pensando isso a um tempo...mas agora obtive minha certeza...cara...não sou descendente coreana...não tenho nenhuma descendência asiática...mesmo assim, eu imagino que nasci no país errado...chega de pastel de flango...queria ver os brasileiros falarem o japonês...ou o chinês sem errar uma pronuncia se quer...eu dúvido...cara, tu ganhou minha inscrição ❤ Ásia, está no meu coração ❤
Realmente, muitos casos de xenofóbia c o grupo asiático acontece e é passado o pano, pois diferente de outros preconceitos, nossos muitas vezes n são levados à sério, o q dificulta a denúncia. Sempre q alguém chama de "japa", ridiculariza o sotaque, "brinca" c nossas características e nos julgam por qualquer acontecimento com pessoal da nossa etnia é um tipo de racismo, pessoas dizem "é brincadeira" mesmo n tendo menor intimidade. Espero q este vídeo e o canal não morra nunca, pois as palavras devem ser ouvidas, aceitar o ato dificultará o respeito q estamos sempre buscando.
O cara fala bem, porém tantos argumentos gastos com algo tão insuficiente como essa brincadeira, a maioria dos países são lembrados por uma certa particularidade o brasileiro por exemplo é o Carnaval, então eu n vie nada de mais em fazer brincadeiras e também o mundo n é um lugar tão amigável então quem tem problemas e nesse casa o problema é meio besta... Só acho.
virgo wolf lupina 33 minutes ago (edited) ruclips.net/video/yhlQhva5fUsh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/yhlQhva5fUsh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/ndrjcZFDS0Uh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/toy74gXGAc0h/видео.htmlttps://ruclips.net/video/bNj2sY0N1gYh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/v7tNriAiWSM/видео.html ruclips.net/video/DLt4MrZCzsM/видео.html
Acabei de mandar este vídeo para alguns amigos.
Essa voz precisa ser ouvida. Sou negro e estudei japonês a minha vida toda (sozinho); quando me ouvem falar japones me olham torto, riem, mas gente branca tem passibilidade para falar e aprender a lingua de onde eles quiserem. E como eles quiserem...
O que me entristece é continuar vendo a Ascenção do racismo com toda e qualquer raça imigrante. Com toda e qualquer conquista de descendentes... até quando seremos inquilinos no nosso próprio país?
Gabriela Oliveira vamos trocar figurinhas??? :)
Brendo de Lima você disse tudo! E eu admiro demais os negros no Brasil, historicamente falando foram os mais prejudicados e imagino que tenham que lidar com racismo quase todos os dias, quando eu sofro com isso por ser descendente de japoneses geralmente é de forma mais sutil e rápida, mas já machuca muuuuito. Não consigo imaginar como é lidar com isso de forma mt mais intensa. 🇧🇷 espero que um dia a gente acabe com isso!
Tamy Higa o vídeo aponta essa "normalização" de atos racistas e xenofobicos. Minha melhor amiga veio do Japão com 11 anos, e sofreu anos de bulling...
sofremos da mesma mão opressora. Por mais que nossos recortes sejam diferentes devemos nos unir contra essas coisas a cada día.
Brendo de Lima é bom discutir sobre isso de forma geral, quando tento as pessoas sempre acham que eu tô problematizando demais! Mas vc está certo nisso que falou, independente do recorte passamos pela mesma coisa. Eu admiro muito as pessoas que conseguem repreender mais as pessoas, eu ainda tenho dificuldades com isso.
Brendo de Lima cara, muito legal q vc estuda essa língua, tenho muita vontadd de estudar essa e outras línguas tbm, acho q esse tipo de pessoa acha estranho vc falar numa língua q muita gente acha difícil( eu não sei se é kkkkk). mas acho q ninguém tem o direito de deslegitimar ninguém por nada.
Caramba q videozão... O coração até bate mais forte quando aparece notificação de vídeo novo do YoBanBoo hahaha melhor canal do youtube
Agradecemos ❤️❤️❤️
O coração bate mais forte quando aparece notificação do ban boo
K K K K K K K K K K K J J J J J K K K K K J J
Desculpa, foi mais forte que eu
Cancelem todo tipo de piada agora, ninguém mais pode ser zoado
Pastel de flanguh
Isso é xenofobia, racismo. É crime.
@@Ana-bt2ib vamos supor que seja crime zoar alguém. Certo, como você vai medir a punição das pessoas que zoam as outras? Afinal, a punição deve ser igual ao quanto ela afetou a outra pessoa. Mas... Não tem como punir o dano que essa pessoa causou, no momento em que ela não atacou a propriedade de ninguém, somente utilizou as palavras. Diga-me, então, como você iria medir a punição dessas pessoas?
@@italoalulas8539 Racismo e xenofobia não é "zoar".
@@Ana-bt2ib ta, agora responde a pergunta
Pastel de flango, jackei Chan, pequeno gafanhoto, pipiuzinho,amarelo , agricultor de arroz , bronze de Hiroshima, kamikase, calne de cacholo, CEO da miojo , surfista de tsunami, equilibrador de terremoto, esqueci o resto dos apelidos carinhosos prós japa pastel de flango me lembrem de mais pfv 😑😑😑😑
Temaki
Bronze de Hiroshima é pesado para caralho mano
Você percebe como o racismo é um negócio burro quando falam "pastel de flango" pra japoneses e descendentes, sendo que no idioma japonês nem se pronuncia o L....
julie64 pseh... nem piadas esses idiotas sabem fazer
Sr. Bigodes japonese falariam: "furango", flango quem diz são os chineses, esse é o ponto.
Sr. Bigodes ala o ignorante
Uma lallation é uma enunciação imperfeita de l que faz parecer r ou vice-versa. É freqüentemente encontrado na fala infantil. O padrão de fala tem sido particularmente associado ao uso dos idiomas português, espanhol e inglês pelos chineses, coreanos e japoneses. Wikipedia (inglês)
@@shinodal.9096 Olha o lixo que não sabe diferenciar!
"Ain me ofendi fácil hurr durr"
Brincadeira é uma coisa, xenofobia é outra
@NewDroide com razão
Já compartilhei no facebook assim: "Pra vc que acha essa piadinha inofensiva, e que asiático é tudo igual, toma o recado, e vamos aprender a ser plenamente humanos!" Hunf! >_
Vou copiar a sua frase, nao achei nada melhor,
desculpa
Por mais pessoas como vc 👏🏻👏🏻
Nossa parabéns foda ein fez muito acabou com a guerra no mundo toma aqui o teu joinha de piedade
Tem japoneses que sao beem diferente dos outros mesmo poxa e como kkkk e so parar pra observar Eu percebi pois vivo assistindo programas de la do Japao
Ex: tem japoneses que parece com índio rosto grande cabelo lisinho olhos "puxado" apesar de eu nao aceitar esse termo de olho puxado mas enfim nariz chato labios finos poucos pelos no rosto no caso os homens maças do rosto altas
E ja tem outros com traços do branco rosto pequeno olhos maiores com dobras nariz medio ou grande labios grossos cabelo cacheado,crespo ,ondulado maçãs do rosto baixa
cor dos olhos tanto o azul ou castanho
a pele pode ser tanto branca ou morena clara os homens tem muitos pelos no rosto
É bom divulgar pra ver se as pessoas comecem a reconhecer melhor os povos asiaticos
mas a televisao tem grande culpa nos filmes ou programas ficam estereotipando os asiatico
no filme A hora do Rush
aquele ator negro faz uma fala bem estereotipada sobre o jackie chan o termo vocês sao todos iguais aff ridiculo mas e a dublagem brasileira nao sei como seria a original
Ja no filme com Jet Li em O Mestre gostei muito dessa dublagem o Jet Li repreende os tres amigos latinos quando eles começam a falar de coisas relacionadas ao pais do Jet
Cara seu canal é muito bom e eu aprendo muito com ele! Eu sendo negra e ativa no movimento negro, não tinha muita noção de como o racismo asiático é presente e muito no Brasil, com o seus videos eu consigo perceber coisas que antes não percebia, obrigada!
Ficamos muito felizes com isso, Barbara! Obrigado vc ❤️
Racismo asiático kkkkkkkkkkkkkkkkkkkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
A gente ama sushi, yakisoba, lamen e tudo que é coisa asiática
Restaurante chinês de 15 pila vive cheio
Tem praça e feriado asiático
São Paulo tem um bairro cheio de coisa asiática
Brasileiro compra produto chinês, japonês e coreano pra cacete
Tem meme a rodo dizendo que asiático é mais inteligente
Aí vem um xing ling qualquer dizendo que se ofende com uma piada e aparece um monte de papagaio repetindo
Quem se ofende com piada é porque aceita como verdade
@@945urso kkkkkkkk um racista querendo ditar algo, foda.
@@945urso Dos mesmos criadores da frase acefala: "Não sou racista com negros. Meu filho até ouve Rap".
não façam isso, isso é crime e crime é coisa de carioca.
Cara... Eu não esqueço até hoje. Tive que escutar "Volta pro seu país" quando eut inha uns 9 anos? Eu andando sozinho em uma loja, minha mãe estava longe e eu escutar sozinho, "Volta pro seu país, você tá roubando nossos empregos". Me marcou até hoje.
Incrível como sempre Leo!!!!!
Me revolta ver descendentes asiáticos tbm falando que isso é mimimi e problematização, eu que não tenho descendência fico tão puta com essa situação =(
A internet precisava desse video! Obrigado!
Obrigado vc!! ;D
@@papadomal9458 pa come cacholooooooo
@@papadomal9458 isso tem nome amg
Muito obrigada por esse video! Chorei lembrando das vezes que me mandaram "voltar pro meu país" (inclusive enquanto criança também) pelos motivos mais banais possíveis, um esbarrão sem querer, estacionamento lotado de shopping e aquele aperto pra manobrar... Quem zoa a dificuldade de adaptação dos imigrantes é covarde mesmo, não tem outra palavra.
Tamo junto, eu sou filho de chinês nasci no Brasil e já sofri mt, até msm sobre o órgão genital e eu só tenho apenas 14 ANOS
Verdade! sao covardes e sem coração !
muito vitimismo: geração fraca e covarde
Namoral, que cara idiota mexendo com crianças sem motivo nenhum, e sendo xenofóbico ainda por cima
Engraçado que brancos não são "nativos", na verdade são uma raça imigrante tanto quanto amarelos, negros, etc. Se fosse pros amarelos voltarem pro "Japão deles", pros negros voltarem pra seus países de origem (não gosto de generalizar por 'África'), então brancos também seriam obrigados a voltar pro país de sua origem. Os únicos que sobrariam aqui seriam os indígenas. Não vou me importar com os comentários ácidos por parte dos xenófobos, pois sou mestiça de branco com negro, tenho cidadania suíça, falo inglês e alemão e conheci os dois lados do assunto, e simplesmente me decidi pela defesa da minoria à qual pertenço. Bjs
Você falar isso pra uma brasileiro, não vai adiantar. Eu estava discutindo com uma pessoa sobre isso, e ela ainda insisti e falar isso.
Eu vou continuar falando pastel de flango kkkkkk
Eu tbm fds
@@Эдуардо.Больощинов eu tbm
Cara existe zueira e xingar eu e meu conversa com outro mas ele leva na boa, mas fazer isso com um estranho já é outra coisa.
Uma coisa é você tentar ensinar um estrangeiro a falar corretamente nossa língua, aprender nosso idioma.
Outra coisa é "debochar", fazer piadinha pejorativa com claro propósito de ofender, depreciar e se divertir as custas dos outros!!!
Ale Piscious só que quando o cara e um americano falando um português de merda os brasileiros dizem nossa falam melhor de que muito brasileiro.
Alex, o que vc disse é o exemplo mais claro de complexo de vira lata que temos.
Adoramos (não generalizando) babar ovo de gringo americano e europeu "ocidental".
Isso se chama falta de educação.
Mais agente zoa o asiatico mais tambem vai ensinando eles a falar portugues, e pastel de frango e uma palavra br kkkk
Cara, sou do nordeste, e um paulista veio pra cá, e a gente zoava ele falando '' thia, oh thia '' . Assim como se um daqui do nordeste for pra São Paulo, eles vão zoar a gente. isso é normal, o brasileiro pelo menos, leva isso pro lado cômico, diferente de outros países. Tem gente que não gosta, ok. Mas tem que saberem diferenciar uma brincadeira de um ato preconceituoso.
virgo wolf lupina
33 minutes ago (edited)
ruclips.net/video/yhlQhva5fUsh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/yhlQhva5fUsh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/ndrjcZFDS0Uh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/toy74gXGAc0h/видео.htmlttps://ruclips.net/video/bNj2sY0N1gYh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/v7tNriAiWSM/видео.html
ruclips.net/video/DLt4MrZCzsM/видео.html
não adianta, as pessoas acham que racismo é apenas contra negros. e enquanto isso acontecer nada vai mudar.
eu vivo sendo chamado de japa, odeio. e também já ouvi que eu deveria voltar pro meu país.
nossa, tava lendo uns comentários aqui, fiquei horrorizado com a ignorância de certas pessoas. não é questão de mimizar ou problematizar, estamos falando de RESPEITO. se vc não sabe o que é isso, então sinto muito, mas não cobre respeito de volta, caso seja desrespeitado.
e pra finalizar, brincadeira boa é aquela em que vc ri COM alguém e não DE alguém.
pazzz!
Ignorância é o seu comentário, isso não foi racismo! Foi xenofobia! Se fosse racismo, eles estariam falando mal da etnia/raça dele.
Leão Guitarrista Racismo se aplica para pessoas asiáticas também, fazer piada sobre a aparência, esticar o olho com o dedo ou a maneira que eles falam é rascista! Xenofobia seria se eles não fossem brasileiros, porém são descendente ou seja Brasileiros.
Absurdo! Não acho graça nesse tipo de piada. Pessoas sem noção, intolerantes e racistas.
Rafyh GS Verdade!
E o pior é que é um assunto que não é levado a sério!
+Victor Okada Nem um pouco
Na verdade eu não vi nada racial ai cara pq racismo só vale pra negro pq eu nunca vi um branco "Amarelo" Sofrendo com racismo deixa de mimimi porra.
Fearlee
Mimimi nada! Isso é sim xenofobia! Os encomodados que se retirem
Mas vc riu
AMÉM YO BAN BOO!!!! Pastel de flango é uma ofensa que me faz pegar fogo, além dos imigrantes terem dificuldades em se adaptar na língua, às vezes eles tem também que trabalhar com algo que sustente eles no país, no caso, fazer comida ou abrir uma lojinha, aí começam "chines e seu pastel rsss", "olhá lá o chines e os produtos q n prestam". Que no caso, quem sai pior são os chineses e descendentes deles!!!
A Quebrando o tabu compartilhou uma postagem sobre preconceito com asiáticos e as pessoas ~não asiáticas~ estavam reclamando DA GENTE (ASIÁTICOS OU DESCENDENTES) por não sabermos levar na brincadeira, sendo que isso é uma puta falta de respeito porque não é algo que dá pra mudar, não dá pra gente "abrir o olho", não dá pra não parecermos asiáticos, e por causa disso nós vamos sofrer com isso pro resto da vida.
Eu vejo conformidade com a minha mãe, ela fala que é uma coisa "normal" de acontecer e isso me deixa puta demais, aceitar passar por isso mesmo achando ruim? Prefiro ser taxada de "mimizenta"!
Concordo com vc,sério asiático brasileiros são tão br quanto qualquer outro brs,e aliás eu acho o estilo dos olhos dos asiático do leste um charme incomparável.
virgo wolf lupina
33 minutes ago (edited)
ruclips.net/video/yhlQhva5fUsh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/yhlQhva5fUsh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/ndrjcZFDS0Uh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/toy74gXGAc0h/видео.htmlttps://ruclips.net/video/bNj2sY0N1gYh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/v7tNriAiWSM/видео.html
ruclips.net/video/DLt4MrZCzsM/видео.html
@@jorgemurilo7779 BL* kkkkkk
Meu amigo que e descendente de asiático estava sofrendo bullying mas quando eu vi chamando ele de "Ei pastelzin de flango! Volta pra sua terra olho puxado" nn aguentei.. Sei q isso e errado mas acabei quebrando o nariz da garota os amigos dela saíram correndo hj ele foi embora mais ele disse q nunca esqueceu oque eu fiz...
Acho ridículo criticarem o kpop por ser COREANOS! Mano eles acham que xingando os "Pastel de flango" vao se sentir triste ? Aa KKK menos pfvr
Vamos respeitar as culturas pq todo mundo ja teve ou tem um parente asiático ! E vc q ta lendo esse comentário pode ter alguma caracteristica e nn sabe ^^
mimimimimi
@@david2000_b mimimimi nada xenofobico
@@PedroEnriqueDaCruz157 sou xenofobico por falar mimimi?
@@david2000_b sim
@@PedroEnriqueDaCruz157 kkkk blz entao quando voce chamar alguem de viado o homofobico vai ser quem?
Olha sem brincadeira....Eu sou descendente de índio é asiáticos,na minha escola tem uns 4 meninos que fazem isso comigo é com meu outro amigo que tem olho puxado,eu fiquei super triste é voltei para minha casa,hj em dia eu ainda fico pensado nisso...mas é nosso mundo né?? A covardia no mundo e muita ✊🏼✊🏼✊🏽✊🏾✊🏿
Mimimi da peste
@@tenente-coronelmajorcesar9774 fica na sua
@@xz.y0 mimimi do mesmo jeito.
@@tenente-coronelmajorcesar9774 wonnnn que bonito se doeu por que meu comentário tem a opinião diferente da sua
@@tenente-coronelmajorcesar9774 racista.
Tenho muita raiva das pessoas que falam pastel de flango pra mim na rua
Oi
pastel de flango kkk
Arthur Veggi 😑
Esse vídeo me fez lembrar de todas as vezes que me mandaram "voltar para meu país" (Sim, foram mais de uma vez). De como meu avô era zombado e até assediado por não conseguir falar português. De como eu já fui perseguido por skinheads falando que "imigrantes estragam o Brasil"...
Nossa como pode existir pessoas assim 😭😭😭 que maldade que falaram pra voce e seu avo 😭😭😭
eu ja ouvi falar desses skinhead
Mas quer um consolo oque falam e pensam de voce nao e verdade nao aceite isso pra voce
voce e brasileiro como eu
tambem ja sofri zombava do meu nome mas oque eles falam nao e verdade
nao tenho nem descendência asiatica e ja sofri preconceito Muitos de nos brasileiros ja sofremos algum tipo de preconceito principalmente gays ,negros ,asiaticos,pardos,arabes,indianos e eu sou gay e sofri nas escolas
Espero eu ter te ajudado
Deus te abençoe
É racista mesmo.
Galera acha que racismo é só com gente negra.
E, porra! Que cara desgraçado esse que te tratou mal, ainda mais quando criança! Nojo!
Pastel de flango
Eu achei esse vídeo muito bom e, sobretudo, necessário. Mas só gostaria de comentar que justamente por se tratar de questões tão frágeis, o tema poderia ser colocado no título e na descrição. Cada print foi uma facada diferente e mesmo o vídeo do começo achei que foi muito longo... Essa foi uma percepção minha, mas porque essas coisas podem despertar gatilho na gente por remeter a muitas outras vivências cotidianas e cruéis. Por isso a utilização de tags na descrição e título (como possível gatilho, temas como: yellow face, yellow fever etc etc etc, imagens de x coisa) poderia auxiliar, pra assistirmos aos vídeos já conscientes do que veremos. Vocês são maravilhosos, eu assisto a todos os vídeos de vocês, mas acabei comentando algo que talvez possa incomodar a outras pessoas também. Vocês estão se aprofundando cada vez mais e fico muito feliz por toda a visibilidade e representação.
Eu kpopper e minha amiga meu pai fica falando que eles tem cara de dedão e é amarelo e fica falando que elas têm olhos pequenos e puxa o olho. Isso me deixa magoada
Ótimo ,video. Na última vez que eles falaram *pastel de flango* eu quase arranjei um barraco na rua ,só não arranjei porque nos asiáticos somos inteligentes
Você e japa
Respeita a japa seu flangado.
pastel de flango
Peleleca laspada
Assim são as piadas, um ri e outro é zoado, basta ver qualquer programa de humor, um brasileiro sofre muito mais no Japão do que um japonês no Brasil. para de chorar e vai comer um pastel de flango
Que bom que isso está sendo pauta. Não estamos querendo problematizar, mas falar de algo que acontece com a gente desde pequenos. Já passei por muitas situações de xenofobia, mesmo eu sendo a terceira FUCKING geração de Brasileiros na minha família. Fico triste de ter 23 anos e ainda não saber me defender quando alguém fala pastel de flango, geralmente meus amigos próximos falam. Queria saber se vcs falam com os amigos de vcs sobre isso, desde criança eu nunca consegui achar graça disso, mas ainda dou um sorrisinho sem graça quando ouço isso pra não pagar de "chata".
A vida inteira as pessoas me chamaram de Japa e eu não gosto, sinto que realmente nunca fui brasileira 100%, não pertenço como os descendentes de europeus (mesmo eu tendo descendência portuguesa tbm). O fato é que fui pro Japão esse ano e achei que sentiria que pertencia aquele lugar, mas não foi assim, eles me veem como estrangeira pq claramente eu sou.
Comentei com a minha mãe que é como se eu não pertencesse a lugar nenhum, nem onde nasci e nem onde tenho descendência.
Claro que vc pertence ao Brasil querendo ou não eles vão te que aceitar .odeio essas pessoas, apesar de vc sofrer por conta dos olhos puxados pense que tem gente que sofre pior tipo eu sou BR mesmo pq sou descendentes de índios ,e é tão triste vc ouvir que vc é Africana só pela sua cor ser mais escura .Eu sou a única da família da minha mãe que tem a cor escura adivinha pq ,meu paí era índio e minha mãe decendente de alemão e o pior de tudo vem agora eu sou negra de olhos puxados. pq alguns índios tem olhos puxados pelo mesmo motivo que os asiáticos .Mais isso é só né algumas atribos , o preconceito não vem das pessoas que eu não conheço mais sim da familia da minha mãe.
Eu sei bem como é isso, tenho preconceito na minha família tbm pela parte descendente de português. É isso que eu acho engraçado parece que fisicamente vc tem que se parecer com um europeu pra ser daqui.
Sou branco para caralho e nasci com olheiras profundas sabe oque é isso? "Panda" "Esperma" "L" "Palmito" etc.. E Nem por isso faço um video falando que essas brincadeiras são coisas horríveis que vão se levadas pela vida toda e me fazer sofrer a cada dia que passa.
Esqueleto Pensativo Porque as pessoas são diferentes, ninguém é obrigado a aceitar essa situação só porque você aceita, não se importa e etc, você deve se considerar uma pessoa forte, que acha que quem se impota com isso é fraco, pra mim (que não sou dona da verdade), acredito que forte é o que não tem medo de expor o que pensa, se sente ofendido e fala mesmo, e não ser conivente com a situação, isso sim é ser fraco, as pessoas têm a liberdade de se ofender, não existe personalidade melhor que a outra, cada pessoa é diferente, apenas.
PhytonWizard talvez por que você seja um sem coragem kkkkk
Eu já vi uma cena terrível como essa na minha frente. Tinha um grupo de adolescentes e quando passou um chinês por elas eles começaram a chamar o chinês de pastel de flango e blá-blá-blá, quando eu vi isso eu fiquei MUITO revoltada! É tão escroto. Nossa, eu fiquei magoada de verdade!
Vai chorar no Facebook?
Quero ver quem pegou a referência
Kkkkkkkkkkk
sou descendente de japonês e não aguento mais escutar piadinhas sobre pastel de flango e ouvir que "tem olho puxado é tudo igual"
Desculpe,eu não falo bomba de hiroshima
Não precisa exagerar cara
Tu só pegou uma ferida e deu uma bicuda. Tipo zua tá de boa,mas não precisa estrapolar
É dificil passar num exame de Faculdade. É dificil achar um antidoto da vida eterna. É dificil ler mentes. Mas não é dificil respeitar os ouros. Você poupa as suas palavras e poupa a pessoa de se sentir humilhada. Até quando Brasil? Você ficou Independente mas continua sendo uma Colônia de brancos.
Isso aí.
Mas de q ser ignorante, o q me dá raiva é ser covarde.
O cara nem tem coragem pra zuar quando sozinho, mas com amiguinhos zua e fica rindo.
Eu pensava q a covardia é algo q brasileiros odeiam.
Obrigado yo ban boo.
Yo Ban Boo é uma prova viva de que existe vida inteligente na internet. Todos precisam de mais discernimento na hora de falar e "brincar" com alguém, o que muitos acham ser apenas brincadeira, mas vem carregado de muito preconceito e estereotipação. Resumir um asiático a um "pastel de flango" como definição e chacota é só ser mais um BABACA na sociedade.
pastel de flango e pronto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
racista é quem chinga piada nao é chingamento
cade a peleleca
Leozinho, muito bons seus vídeos! cada vez melhores! ;)
Pastel de carne, bo comer cacholo o meu olhin puxado xing ling oooooh xing ling
Nossa cadê o respeito?
@@Ana-bt2ib eu só estou piadas xenofobicas, porque esse cara é um vitimista
@@charlei9621 e você acha mesmo que xenofobia é piada?
Se trata.
Pergunta pra algum asiático se isso que você falou é engraçado.
Confesso que já usei algumas vezes essa ''piada''.Na vdd dá pra contar nos dedos quantas vezes falei, pq no fundo nunca vi muita graça, n pq tinha consciência que HÁ xenofobia nesta piada, mas porque nunca vi graça mesmo.Talvez por sempre ter gostado da cultura Japonesa.
Foi bom ter visto este vídeo, Yo ban.Me abriu a mente mesmo que eu não fora o típico clichê que fala que Asiático é tudo igual.
Me chamaram de vila-lata semana passada, porque tenho descendência italiana e japonesa :c
Meu amigo tbm é
Kkk
Concordo, não devemos "zuar" uma pessoa só porquê ela não é do nosso pais, eu confesso que ja zuei pessoas com pastel de flango mas isso apenas com quem era meu amigo e permitia essa brincadeirinha boba. Eu sou o tipo de cara que não faz preconceito e vê todo mundo como 1 só, eu não sei a diferença entre negro e branco ou asiático e brasileiro.
eu acho que se vc tem a cor diferente ou fala diferente vc n é nem melhor e nem pior que ninguém você é uma pessoa e tem sentimentos como todo mundo e por isso deve ser respeitada.
O cebolinha que o diga..
Pastel de flango é bom demais kkkkskks
Sou 50% taiwanês e digo, que ainda ouço isso
obrigado yo ban boo!
coisa feia hein,esquerdando :P
Alô!! Foi no seu canal que vi que chineses do sul da China têm dificuldade em pronunciar a letra "r" e, de fato, não há motivo para achar graça nisso. Há outros estigmas que as pessoas teimam em imputar a todos os chineses como se verdade universal fosse - preconceito é atraso de vida mesmo!
Gosta de um ban boo né
@@douglasmalthus vai você pra china tenta falar mandarim ou qualquer outro dialeto local pra ver se não vão zoar tua pronúncia
Quem se ofende com piada é porque aceita o rótulo
Espere, Por que a gente pode achar engraçado um brasileiro falar estrangeiro tudo zuado como a "Hi Lorena" e outros e o japa não? Isso é mi mi mi, fala serio.
Não tenho nada contra os japoneses mas acho exagero a pessoa colocar serio em tudo.
Fico ofendido pastel de flango?
Kkkk exato
Concordo, se a piada é ofensiva, deve ser excluída. Brasileiro em geral não é preconceituoso, mas existem sempre alguns ignorantes, sem noção.
Esse assunto é recente. Vi no canal Pula Muralha. É bom que seja comentado para que as pessoas de bem, sabendo que tem caráter preconceituoso, evitem. Mas sempre haverá gente má infelizmente.
To aqui batendo palmas pra esse video
Esse canal é sensacional, na moral
Existem vários países asiáticos como sudeste da Ásia Tailândia, vietname, Filipinas, Malásia, Cingapura, Camboja, Indonésia, Laos, Mianmar. Esse países também são asiáticos
Esqueceu da Índia acho que egito tambem é
Tem 222 covarde de 30 anos que dislike o video! Kkk
pastel de flango
falou tudosou mestiça pois meu pai é filho de chines, e minha mãe é brasileiranunca sofri a piada do "flango" pois não sou 100% asiática... mas tenho olhos, nariz e cabelo asiaticoseu já sofri 3 dessas coisas com asiáticos mas nunca me abalei nem nada... o primeiro foi q eu tirei meus óculos, e uma amiga minha falou "aaa tu é japonesinha" eu n entendi o porquê dela ter ficado surpresa... e teve uma vez que tinham um grupo de coreanas passando por mim e mimhas amigas e minha amiga falou: "olha ai tu é parente delas ne helena! Hahaha"que nem vc falou, os imigrantes lutam muito pra se encaixar, e até hoje alguns não se encaixam ainda.além disso tem uma chinesa no meu colégio e ficam puxando o olho pra ela acho isso RIDÍCULO
Tabom. É RACISTA, sim, isso mesmo, e advinha, SOMOS HUMANOS, e olha só que coisa, o ser humano é o ser mais BABACA que existe, isso mesmo, o ser humano pode sim ter seu lado bom e positivo, mas ele SEMPRE tem um lado negativo, o mundo não é chato, o mundo não é maravilhoso, o mundo meu amigo, é nojento, horrendo, triste e miserável com um pouquinho de beleza(beleza essa que nós estamos destruindo), e advinha quem o transformou no que ele é? O ser humano. O único jeito de desse lado negativo do ser humano deixar de existir, é o próprio ser humano deixar de existir. ACEITEM.
Foda-se!
> é babaca
> é bom
Se decide amigo
@@945urso vc SABE q nn é tão preto no branco assim, se fosse simples ninguém discutiria sobre.
sabe ja ouvi de pessoas em facebook que acham que chamar asiatico de pastel de flango e algo carinhoso da parte deles e que tem asiaticos que nem ligam ja eu acho ridiculo
eu nao nego que quando eu via um asiatico pela tv eu falava arigato eu fazia isso sempre mas depois me senti mal e dizia isso porque todo munda falava mas jamais falaria para uma pessoa asiatica pessoalmente
eu parei de dizer arigato eu nao era que nem esse povo ridiculo que ve asiatico e diz pastel de flango eu queria conhecer asiaticos
eu vejo os asiaticos como pessoas normais
que raiva que me deu dos brasileiros falando assim do chines que absurdo!!
Senti os sentimentos de vocês do vídeo, fiquei muito triste, me senti no lugar dos asiáticos, infelizmente é uma triste realidade isso, é muito ruim de mais ser tratado desta forma, fiquei chocado até, para mim os asiáticos serão sempre bem vindos ao Brasil, são um povo lindo, sou um grande admirador da cultura asiática, meu primeiro amigo foi um japonês e nós gostávamos muito de brincar, quando eu entro numa loja e quando vejo chineses digo um olá para eles como forma de respeito, mas graças a Deus sempre os respeitei, quero muito aprender um novo idioma, o Japonês para poder conversar com eles!
O brasileiro em sí já vem com influencia de ser preconceituoso com tudo, principalmente o que mais influencia é a internet (Óbvio). Sou descendente de japonês, vivi recebendo essas "piadas" na minha vida, tive que aguentar por muito tempo, atualmente com meus AMIGOS levo isso a zoeira mas tive que gritar, sim gritar mesmo na cara deles que isso não é legal pra alguns descendente, mesmo se quer sendo europeu, africano, asiático e etc.
Fico muito triste em ver coisas desse tipo, eu gosto muito dos asiáticos e sempre me dei bem com eles. Conheço uma parte dos taiwaneses que moram aqui no Brasil e foram eles que me apresentaram seu canal. Espero que esse preconceito acabe, porque os orientais fazem parte do nosso pais, agregam muito a nossa cultura e também são muito bonitos. Parabéns pelo vídeo e muito sucesso!!
" abre esse olho quando vc RI, clara" " vc enxerga bem com esses olhinhos?" " olha ali, olha ali a pastel de flango"... Achei que era só uma insegurança minha ouvir isso e ficar incomodada a ponto de odiar meus olhos puxados na infância. Obrigada por me fazer perceber que não.
Demais o vídeo! Parabéns, Leo!
Agradeço por descobrir esse canal maravilhoso! O nosso youtube estava muito precisando desses vídeos de consciência asiática. Foram anos e anos de discriminação no Brasil, e nunca vi, pelo menos a minha vida inteira, alguém que levantasse essa bandeira - pelo contrário, fomos ensinados a vida inteira a abaixar a cabeça pra qualquer insulto ou brincadeira que fizessem das nossas etnias. Já passei muito nervoso por conta dessas piadas, porque você está simplesmente no seu canto, e pessoas aleatórias que você nunca viu na vida fazem o esforço de ir até você simplesmente pra te inferiorizar. É incrível como o Brasil que tem uma considerável parcela da população asiática/com descendência asiática ser tão alheia aos orientais, a ponto de nos fazer sentir não pertencentes ao país.
*que ironia não? Os países muito mais a frente do nosso sofre esses tipos de brincadeira... Isso mesmo, país muito melhor do que o nosso sofre com brincadeiras de mal gosto, primeiro olhe para você, depois olhe para o próximo, você pode estar muito pior do que quem você tira sarro...*
O só de r dos japoneses são difíceis
*Como se cria um discurso progressista? Confira o passo-a-passo:*
1 - Criar uma minoria, como por exemplo, a minoria das pessoas orelhudas;
2 - Mostrar para toda a sociedade como ser orelhudo é ruim. Basta botar na mídia alguns casos de pessoas que sofrem a terrível opressão diária por serem orelhudas. Por exemplo: "Pessoa tenta vaga em agência de modelos mas sofre discriminação e é rejeitada por ter orelhas grandes";
3 - Inculcar na cabeça de todas as pessoas que elas são culpadas pelo sofrimento dos orelhudos. Isso se faz pela exaustiva repetição de casos de sofrimento de orelhudos no cotidiano, mostrando que a opressão aos orelhudos está arraigada na cultura em geral, nos pequenos gestos e falas, no olhar, nas minúcias mais imperceptíveis, deixando claro que somos todos responsáveis por cada um desses casos, já que temos internalizados em nós os preconceitos contra os orelhudos;
4 - Depois de criado no imaginário popular um sentimento de culpa pelo sofrimento e opressão da minoria orelhuda, passa-se para a etapa da criminalização do comportamento "orelhofóbico". A intenção não é mais fazer a pessoa se sentir sentimentalmente culpada, mas criminalmente culpada. A pessoa então passará a ser perseguida pela opinião pública, que já não ousa mais contrariar os preceitos da orelhofobia, um fenômeno que, por estar diariamente sendo discutido na mídia, passa a ser incontestável e que deve ser combatido nos rigores da lei;
5 - Em paralelo às etapas 3 e 4, vai ocorrendo a etapa mais crucial, que é a intensa politização do tema, a partir da sua sofisticação teórica e posterior academização, que resultará no recrutamento de militância nas universidades. Pra isso é necessário que líderes políticos angariem verbas públicas para financiar o movimento "orelhista", que luta contra a opressão da sociedade aos orelhudos;
6 - Depois de criada uma forte militância, financiada a soldo de algum partido de esquerda, é hora de usar o radicalismo militante contra os inimigos gerais da revolução socialista. Esta é a fase em que os políticos e a mídia progressista em geral passam a apontar o dedo pra qualquer anti-socialista e chamá-lo de orelhofóbico, na tentativa de tirá-lo do cenário político e anular sua influência diante da opinião pública. Tudo isso pareceria muito louco e surreal, se não fosse exatamente assim que acontecesse.....
*M I T O U*
É assim mesmo que acontece!
Eu achei essa pérola em outros comentários de yt. Repasse essa linda mensagem de amor ao seu amigo SJW mais próximo heuheuheuas
Melhor comentário que eu li nessa merda kkkkkk 👏👏👏👏
Falou tudo mano
Seja respeitoso com todos. Não tire "brincadeiras" com alguém que você nem conhece. Talvez se fosse você no país deles, a coisa seria diferente.
E TBM OUVI:
“NÃO TEM DIFERENÇA ENTRE CHINÊS,COREANO E JAPONÊS”
Se você falar "pastel de flango" todo mundo entende, então não precisa diferenciar
"Volta pro seu país"
Perdi a conta de quantas vezes já ouvi isso...
Esse vídeo deveria viralizar ...
Me pedem pra falar "pastel de frango" e eu falo com "r" igual brasileiros eles se decepcionam porque não conseguem me zoar com isso!
Cara essa piada de "pastel de flango" é uma idiotice total. Essas pessoas que acham essas piadas engraçadas são as mesma que depois fazem discursos contra bullying e preconceito mesmo sem perceber que quando eles falam essa piada pra alguma pessoa ela está fazendo bullying e está sendo preconceituosa
Depende do contexto se eu to chamando meu amigo de pastel de flango na brincadeira ai e piada (e se ele se sentir incomodado eu paro) mas se uma pessoa que vc n conhece e vc grita pastel de flango ai já e outra coisa n confunda ;)
Pois é né pessoal , depois o brasileiro que vai ao exterior , reclama que , sofre preconceito , é mal aceito , mal visto , etc...
O mais engraçado é que , quem faz brincadeiras em relação ao português falado pelos asiáticos , sequer o domina .
Que porra e uma pessoa amarela só vi gente amarela num documentário sobre a febre amarela e nos Simpsons
Amarelos são os asiáticos do leste, eles tem a pele amarelada.
Conheci teu canal hoje, uma indicação das meninas do Papo de Preta, e eu preciso dizer o quanto maravilhoso é o conteúdo aqui, to vendo um vídeo atrás do outro, preciso confessar que nunca parei pra pensar o quanto essas piadinhas e comentários são racistas. Claro eu sabia que não era legal brincar assim, ainda mais eu uma menina negra, eu já ri de uma piada assim de um amigo de descendência japonês e to me sentindo mal por ter rido dele. Obrigada por trazer esse conteúdo maravilhoso. Beijos sou fã já.
Meu pai tem mais de 50 anos e não acha essas piadas engraçadas. E olha que ele nem é dessa geração, nem eu e dou graças a Deus por ser diferente da geração escrota a qual eu pertenço. Parabéns YBB
Quando são europeus ou americanos, as pessoas acham fofo eles falando português, acham fofo
ainn vc era tão fofo quando criança parece o menino do up :3 q fofisssss
hahahaahah
Ele ganhava medalha por fazer pastel de flango
@@945urso que piada original😔✋, quanta sabedoria emanada dentro de si garoto 😎
Qualquer pessoa que tira vantagem de uma situação daquele que no momento é o menor, o mais fraco é um FRANGO!
Vídeo lindooo, abre nossos olhos para a realidade de outras etnias que compõem o nosso país que pode até ser diferente da nossa (negros) mas devemos criar empatia pela causa que tem o mesmo objetivo que a nossa: Igualdade ao homem branco. Eu tenho um amigo chinês (sim, ele veio da China mesmo, nasceu lá e veio morar na minha cidade há 3 anos atrás) e até os professores fazem piada com ele do tipo "Abre o teu olho, chinês", ele, claro, fica super sem graça, mas ri. O racismo é intenso, e confesso que até eu já fiz essas piadas com ele um tempo atrás e me arrependo muito.
Também sofri coisas assim. Eu fiz pré-escola numa instituição bilingue (português-japonês) e tive um tempo difícil pra entender e diferenciar os dois idiomas, ia super mal nos dois. Quando me mudei pra uma escola nova na segunda série, embora tímida e sem amigos ainda, resolvi enfrentar meu medo e timidez e perguntar pra professora de português minha dúvida. Até hoje me lembro que, depois de ter perguntado algumas vezes e ainda não ter entendido, a professora foi até minha carteira e falou olhando na minha cara: "olha, você pode ser uma boa aluna, mas é muito burra". Depois disso acho que nunca mais levantei a mão pra perguntar ou responder, durante a escola E faculdade. E sempre que eu não entendia alguma matéria ou eu estudava até não dar mais, ou eu fingia que entendia ( e todo mundo acreditava, já que "japa" sabe tudo né), o que me fez ter déficits de algumas matérias (como matemática, que eu não queria por nada pedir ajuda pra entender, o que como resultado é que até hoje eu faço contas simples de somas e subtração com os dedos...)
Putz... é uma merda isso, Daniely. Por muitas razões muitos asiáticos seguraram na garganta (ou até antes de chegar na garganta) suas palavras antes de elas saírem. Vamos de pouco em pouco mudando isso. :)
Tem muita gente idiota no mundo, que raiva desse pessoal. Já conheci alguns que apesar de saberem que é errado, insistiram nisso...
Aprendi com meus pais desde criança que uma brincadeira só pode ser, de fato, considerada brincadeira se todos os que estão nela envolvidos estão achando graça, do contrário é abuso, é leviandade, é comportamento odioso para com aquele(s) que não está achando graça na "brincadeira".
O estrangeiro que os idiotas teimam em pedir para que fale "frango" e "perereca" não tem ciência de que pelo modo como fala está servindo de chacota para os idiotas, ainda que possa imaginar que esteja rindo com eles. Eu, particularmente, nunca gostei dessa bobagem que inventaram e que chamam de "zoação", isso é só falta de educação, nada mais!
Até que enfim alguém falando dessas coisas. Concordo geral. Parabéns pelo vídeo!
meu pai é filho de asiatico, mas não tem muito do "olho pequeno", MESMO ASSIM ele ja sofreu preconceitoquando ele era estudante, tirava boas notas, e um menino falou assim "nossa mas como ele tira notas tão boas?" "ah é porque ele é neto de chines"
Que canal incrível, primeiro video que vejo falando essas coisas, parabéns ♥
recentemente postei um video desabafo no face pq sofri quase a mesma coisa q vc, um homem de uns 60 anos me parou na rua, eu estava cm meus amigos que são afro descendentes, e esse homem gritou pra meus amigos nao andarem comigo q eu era de uma raça desgraçada que eu provavelmente iria mata-los em breve, e esse homem queria me agredir e chamamos o segurança do local para conter ele, eu cheguei em casa chorando pq nunca tinha acontecido algo tão pesado antes, meus amigos me deram apoio...o mínimo de piadinha possivel com uma pessoa de etinia/descendencia diferente da sua é preconceito sim!
Não sabia que era xenofobia, que cruel isso.
Porém, o exemplo dado é desproporcional, nunca falei "pastel de flango" mandando alguém voltar pro Japão ou gritando com crianças
Obra prima:explicou tudo em 5 minutos... Lendo os comentários percebo que muita gente entende o PROBLEMA e q a mentalidade das pessoas está melhorando; ainda há os que acham que isto é se vitimizar, mas é como eu disse e sempre vou dizer: é fácil p quem é hétero, branco e cis, achar que tudo é mimimi, vitimização.. enquanto os privilégios são pra nós, beleza, pq pimenta no cu dos outros é refresco... essa maioria q nãooo... meerda nenhuma DISCUULPE
Não acho que o video mostrado tenha algo a ver com sua experiência. A maioria das pessoas não odeiam outra pessoa por usar a expressão, é apenas engraçado o fato de os asiáticos não conseguirem falar o R na forma comum do português, nada mais que isso
Imagina vc sendo asiático e ter q ouvir todo dia e toda hora ter q ouvir de um monte de marmanjo : "pastel de flango" "pastel de flango"... Isso seria engraçado se fosse na quinta série até o médio, dps disso é infantilidade
cara vai no canal do damiani o damianizando acho que você vai ficar um tanto chocado
Wilker Fonseca pois é kkkkk
meus apelidos na escola são "sushi" "pastel de flango" "sashimi"....chego na escola e já perguntam o pq que vivo andando de "olho fechado"...isso irrita ;-;
Vc era fofinho quando tinha 11 anos ♡
Essa piadinha do pastel de flango e uma coisa resultante do choque cultural, algo normal sempre q uma cultura diferente entre em contanto com outra, chineses falam uma língua com uma fonética simples, e falando o português, com uma fonética bem complexa pra eles, eles acabam falando de um jeito q pra nós e engraçado e curioso, mas nada "ofensivo", porra, essas piadas podem soar repetitivas pra eles, mas os brasileiros nunca a usam como forma de "desmerece-los"(Sério que uma piada desse tipo ofende vcs, MDS), vc nesse video foi bem mal caráter em colocar piadinhas sobre LÍNGUA(N sobre a raça asiática em si) no patamar de XENOFOBIA E EXCLUSÃO, o exemplo do adulto n se encaixa em nada com as piadinhas do pastel de flango, vcs problematizam de um jeito q não há nenhum tipo de lógica
TEMOS QUE LUTAR CONTRA ESSE RACISMO
Esse vídeo é espetacular
Ele é a forma perfeita de falar o quanto a sociedade a cada dia que se passa fica a beira do comportamento medíocre e da alienação de falso patriotismo...
É uma forma de clara o quão merda é essa gente que comete xenofobia por motivos inbecis e puramente ideólogos
Esse tipo de comportamento que é principalmente polarização pelo governo atual é triste e terrível, esse vídeo tem mais de 4 anos mais é perfeito até hoje e provavelmente continuará nos próximos anos em talvez novos tempos de autoritarismo.
Pastel de flango kkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkk
Só tenho uma coisa a dizer..."pastel de flango" é absurdamente ridículo...e já venho pensando isso a um tempo...mas agora obtive minha certeza...cara...não sou descendente coreana...não tenho nenhuma descendência asiática...mesmo assim, eu imagino que nasci no país errado...chega de pastel de flango...queria ver os brasileiros falarem o japonês...ou o chinês sem errar uma pronuncia se quer...eu dúvido...cara, tu ganhou minha inscrição ❤ Ásia, está no meu coração ❤
Realmente, muitos casos de xenofóbia c o grupo asiático acontece e é passado o pano, pois diferente de outros preconceitos, nossos muitas vezes n são levados à sério, o q dificulta a denúncia. Sempre q alguém chama de "japa", ridiculariza o sotaque, "brinca" c nossas características e nos julgam por qualquer acontecimento com pessoal da nossa etnia é um tipo de racismo, pessoas dizem "é brincadeira" mesmo n tendo menor intimidade. Espero q este vídeo e o canal não morra nunca, pois as palavras devem ser ouvidas, aceitar o ato dificultará o respeito q estamos sempre buscando.
O cara fala bem, porém tantos argumentos gastos com algo tão insuficiente como essa brincadeira, a maioria dos países são lembrados por uma certa particularidade o brasileiro por exemplo é o Carnaval, então eu n vie nada de mais em fazer brincadeiras e também o mundo n é um lugar tão amigável então quem tem problemas e nesse casa o problema é meio besta... Só acho.
virgo wolf lupina
33 minutes ago (edited)
ruclips.net/video/yhlQhva5fUsh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/yhlQhva5fUsh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/ndrjcZFDS0Uh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/toy74gXGAc0h/видео.htmlttps://ruclips.net/video/bNj2sY0N1gYh/видео.htmlttps://ruclips.net/video/v7tNriAiWSM/видео.html
ruclips.net/video/DLt4MrZCzsM/видео.html