@@GabrielSouza-rw5yl Nos anos 90 a Libertadores ficava em segundo plano, se ganhasse, daria o direito ao Mundial e aí sim o povo valorizava. Nos anos 2000 a LA passou ser a desejada pelos BR. Até os anos 70, teve edição que nem mandaram representante BR.
Já lá vão 30 anos, meu chapa. O Corinthians, onde ele jogava, é q nao disputava a Libertadores, por isso ele n tem referência. Mas sem dúvida, nestes últimos 15 anos, os times brasileiros estão implacáveis nessa liga!
É maluco mas a anos atrás Ponte Preta, tinha time para bate de frente com qualquer time sul-americano. Por isso que os times brasileiros têm poucas libertadores, se fosse igual é hoje em dia, todos os times Br da série A teria libertadores.
@@splashz3ra388Mas aí também teria a questão da conmebol. Ela sempre simplesmente dava os títulos aos uruguaios e argentinos. Não era nem questão de ligar ou não, era questão mesmo da máfia da conmebol deixar a competição ficar nas mãos dos argentinos e Uruguaios
Gamarra consciente! Viveu no Brasil e realmente Interpretou bem aqui. A libertadores só começou a ter valor no Brasil em meados da década de 90. E virar um grande objetivo mesmo depois das premiações maiores.
Sim, foi a partir do bicampeonato do SPFC. Começou essa história de medir a grandeza dos clubes por títulos internacionais e isso despertou o desejo dos clubes nacionais em ganhar a Libertadores e jogar o mundial, foi nessa época que surgiu a expressão "Projeto Tóquio".
De fato, os times brasileiros nao davam muita importância para libertadores, alguns estaduais davam mais dinheiro e prestigio do que o torneio sul-americano. A mudança de mentalidade foram as conquistas do São Paulo.
Gostei muito da explicação que o Gamarra deu sobre a copa do Brasil "É como uma Libertadores dentro do Brasil para eles mesmos" Realmente, eu nunca tinha parado pra pensar nisso. A copa do Brasil é tipo uma "mini libertadores" só com times do Brasil. Gostaria de salientar mais uma coisa, como é bonito o sotaque paraguaio, não acham? Eles falam meio que com "a boca mole" não sei explicar, também ignoram algumas consoantes no meio das palavras Tipo PARAGUAI que fica PARAUAI Eu acho muito bonito o sotaque deles, principalmente quando uma paraguaia está falando, aí fica lindo kkkkkkkkkk
O Brasil é um país de proporções continentais, os estados brasileiros são maiores q diversos países, a Copa do Brasil seria pegar os melhores de cada estado(país), e jogar a Copa do Brasil(libertadores)
Eu diria que a Copa do Brasil passou a ser mais valorizada a partir de 2013 quando se estendeu durante o ano todo e incluiu quem também jogava Libertadores. Depois que ela ofereceu essa premiação milionária então, todos querem ela.
Depois do bicampeonato do São Paulo em 92/93 os clubes brasileiros começaram a valorizar a libertadores da América.Tanto que até o começo dos anos 90 só 4 clubes brasileiros haviam conquistado a libertadores, Santos,Cruzeiro, Flamengo e Grêmio.
Eu acho que nem foi nos anos 90. Apesar de olharmos mais n era ai da tão vantajoso jogar libertadores. Acho que isso se deu mais há pouco tempo com os aumentos dos valores e com o VAR. Até porque tinha muitos escândalos antes com muitos argentinos ganhando no roubo. Sempre teve muitos argentinos na CONMEBOL
A visão dos clubes brasileiros sobre a Libertadores mudou a partir dos anos 1980. Acredito que um fator que pouca gente tá levando em conta foi a mudança que ocorreu, a partir de 1980, para a decisão da Copa Intercontinenatal, em que o campeão da Libertadores e o campeão europeu se enfrentavam para ver quem era o campeão mundial. Até 1979,a disputa era ida e volta. A partir de 1980, passou a ser disputada em partida única em campo neutro, no Japão, o que acabou dando mais status ao torneio e a atrair mais atenção midiática. Quando o Flamengo, campeão da Libertadores em 1981, vai a Tóquio no final daquele, e vence o Liverpool (transmissão feita pela Globo na época ao vivo à meia-noite) e sagra-se campeão, a visão dos clubes brasileiros muda completamente sobre a Libertadores. dois anos depois foi o Grêmio o campeão da Libertdaores e campeão mundial. O Grêmio foi vice da Libertadores em 1984. Portanto, já nos anos 1980, oc lubes brasileiros já tinham uma consciência do valor da Libertadores. Eu assisti na TV as decisões do Flamengo e do Grêmio. Na época, no começo dos anos 1980, o grande time sul-americano era o Penãrol, que tinha um goleador incrível chamado Fernando Morena. O Peñarol hj não é nem sombra do que foi no passado.
@@joaom602 Me desculpe,.mas eu vivi os anos 1980, meu caro, e sei do que tô falando. Inclusive, após as conquistas dos mundiais do Flamengo e do Grêmio, foi que a ideia o sonho de ver o próprio time ir à Tóquio, virou o objeto de desejo das outras torcidas. E para isso, era preciso conquistar a Libertadores.
Provavelmente o Sr. é flamenguista e fala isso pra valorizar o título do flamengo de 81, conquistado em cima do poderoso cobreloa do Chile em uma final.
@@joaom602 Bom, certamente (falo com convicção), além de vc não ter vivido os anos 1980, não leu direito comentário que escrevi, pois, além de citar o Flamengo, citei o Grêmio, que inclusive, foi vice campeão da Libertadores, em 1984, que perdeu o título para o Independiente. Eu poderia dizer que vc credita a valorização aos anos 1990 porque vc deve ser torcedor do São Paulo, do Palmeiras ou próprio Grêmio, que conquistaram títulos da Libertadores naquela década. Mas como eu não te conheço e debater futebol fazendo comparação raza sem levar em conta os fatos ocorridos em cada época ou se quer vivido aquele momento, não vou entrar nessa pq não vale a pena. A essa altura do campeonato, a gente passar dos 50 anos, que vê Libertadores há mais de 40 anos, ficar lendo "lero-lero" de gente querendo "ensinar o pai nosso a vigário", chega a ser uma piada.
*FOI O SPFC DO TELE SANTANA QUE MUDOU TUDO* .. . Foi algo maravilhoso, para os brasileiros ver um brasileiro ganhar das seleções do *MILAN e BARCELONA* , ganhar a libertadores levava a esse espetáculo.
Exatamente. Foi a partir daquela final contra o Barcelona que todo mundo passou a ver a Libertadores com outros olhos e todo time tinha o sonhado "Projeto Tokyo" como objetivo máximo a ser conquistado.
Acompanho futebol ha varias decadas, fui atleta e posso dizer que as equipes brasileiras não gostavam nem ligavam para Libertadores, as partidas eram jogadas em lugares horriveis, sem segurança, os times dos outros paises eram agressivos, o couro comia e a arbitragem deixava rolar tudo, eles encaravam as partidas como guerra, é só conversar com quem jogou naquela epoca e vai ouvir historias inacreditaveis. Agora, em tempos de VAR , segurança, 30 cameras nos estadios mostrando tudo e com a grana a vontade, vamos ganhar todas.
Também acredito que e cada 10 Libertadores daqui pra frente, 9 vão ser ganhas por times brasileiros. Daqui algumas décadas, os times brasileiros vão ser os maiores detentores de títulos da competição
@@andresamartins26pelo ritmo que está mais 5 temporadas e o Palmeiras deve passar o boca, fora outros brasileiros voltando fortes a competição, e os hermanos vão ficar chorando e relembrando passado
Sem dúvidas libertadores não era para qualquer um era só porrada e ninguém falava e nem fazia nada, mais as coisas mudam e mudaram, porém tudo é possível neste mundo eu estou prevendo quê a Argentina vai nos ver pelo retrovisor e o futebol também estará junto. Só para constar o Uruguai está se tornando uma nação rica.
@@andresamartins26 Veja nunca estive lá, mais tenho visto alguns conteúdos sobre o Uruguai, e depois o futebol argentino tem caído devido a desvalorização de sua moeda percebe um assunto tem haver com o outro e pelas mudanças quê estão acontecendo eles podem voltar sim a ter um futebol competitivo está é a minha visão e opinião, sem dinheiro nada acontece.
No início da libertadores até houve certo interesse dos brasileiro, mais as longas distâncias e a violência de argentinos e uruguaios causou a falta de engajamento nosso. Depois do sucesso do São Paulo contra Milan e Barcelona no intercontinental que despertou o interesse pela liberta, mais por causa do intercontinental e não pela competição em si.
Gamarra um carra sempre lúcido nas palavras perfeita colocação os clubes brasileiros passaram a se interessa pela libertadores na década de 90 e não pela libertadores e sim pelo mundial que vc disputava se fosse campeão da libertadores
Tem um áudio do técnico do Corinthians de 77, se não me engano o Oswaldo Brandão, lamentando que teria que jogar a libertadores e que ia atrapalhar o campeonato paulista.
NAO E PIADA NAO. NA EPOCA A LIBERTADORES NAO TINHA ATRATIVOS NEM UM. O GRANDE INTER DE 75 E 76. COLOCAVA RESERVAS E JUNIORES JOGAR A LIBERTADORES. O IMPORTANTE ERA O JOGAR O GAUCHAO E BRASILEIRAO.
Lembro uma vez tbm no final dos anos 80 que o Vasco escalou jogadores reservas em um jogo da Libertadores pois a prioridade eram a finais do campeonato Carioca.
Eu gosto de falar que o interesse dos clubes brasileiros pela Libertadores está dividida em duas grandes épocas: Antes de Telê/ Depois de Telê Na verdade, não só de Libertadores, mas de competições internacionais.
Só falta parerem de repitir o começo, todos os canais fazem isso pra deixar o video maior (usando conteudo roubado kkk) eu ja pulo direto pro fim da introdução.
Os brasileiros começaram a encarar a Libertadores com maior enfase após as conquistas de Flamengo e Grêmio na década de 80 e São Paulo e Grêmio no início dos anos 90, após isso virou febre veio Cruzeiro em 97, Vasco em 98 e Palmeiras em 99, depois disso virou o maior objetivo dos clubes brasileiros.
Cruzeiro venceu uma edição alguns anos antes do Flamengo ... Gol de falta de Joãozinho no final do jogo .... E essa conversa de que os brasileiros não davam importância é mentira .. A Libertadores era uma várzea , os times iam jogar fora do Brasil apanhavam das torcidas , apanhavam da polícia e apanhavam dos times adversários .... Argentinos e uruguaios ganhavam do Brasil na violência e nas brigas ... E a arbitragem era intimidada e apitava com medo pois sempre saia árbitro fugindo dentro de camburão . Todo time brasileiro queria ganhar mas sabia que os esquemas eram imensos ... O Santos foi bicampeão na década de 60 porque era um time de outro planeta . O que mudou a Libertadores foi o crescimento das transmissões do futebol europeu ... O povo passou a ter um padrão de comparação e ninguém queria mais assistir à selvageria que era a Libertadores , com campos parecendo pastos , iluminação ruim e torcidas jogando pedras e garrafas o tempo todo . Vários timaços brasileiros como o Palmeiras da década de 70 , o Internacional tri campeão brasileiro , o Grêmio , o Cruzeiro , o Atlético Mineiro e o próprio São Paulo perderam diversas libertadores porque foram assaltados descaradamente nos jogos fora do país ..
@@sergioluisflorianobarbosa7113 vc tem razão camarada, antes do SPFC a libertadores chegou a passar na TV Gazeta aqui em SP no início dos 90's, ninguém dava pelota pra Liberta até que o SPFC foi bicampeão...
Mas se tirar o estadual q só tem 1 time rival, fica 12/4/3, oq n é ruim 7 participações em 12 jogos, só q acho q esperavam mais dele, mas tirando os números ele tem jogado MT depois da parada, antes ele tava perdendo gol pra krl.
uma coisa que é FATO: Depois daquele bi campeonato da libertadores e mundial 92/93 do São Paulo, vendo o sucesso que o time estava fazendo internacionalmente, foi que os times BR "caíram a ficha" da importância da libertadores. Dali em diante ela passou a ser a obsessão dos clubes brasileiros. Desde 1994, das 28 edições até agora, o Brasil levou 15 vezes contra 9 dos Argentinos (os 5 restantes pra outros países como Equador, Colombia, etc.. ) e com uma diferença que aqui temos uma diversidade de clubes que repetiram o feito ou se tornaram campeões pela primeira vez como Corinthias, Atlético-MG, Inter, etc e na Argentina basicamente só Boca e River conseguem vencer a competição por serem os clubes com maior visibilidade e investimento
@@raulfoetssiolicho que pela proximidade com os outros grandes times sulamericanos. Também pelo estilo de jogo ser parecido. A imagem se De Leon levantando a taça com o rosto escorrendo sangue mostra bem que os times do Sul estavam dispostos a ir pra guerra que era a Libertadores. Futebol mesmo ficava em segundo plano kkk
O enfraquecimento da Libertadores está fazendo os times brasileiros darem mais importância a Copa do Brasil talvez agora com a entrada da MLS e a volta dos times mexicanos a liga posso se fortalecer.
O Brasil não perdeu o interesse na Libertadores, maior prova, é que os últimos 4 anos só deu Brasil. Quando o Brasil não se interessava na Libertadores, os times BRs raramente ganhava a liberta. Nesse século o País que mais ganhou foi o Brasil (São Paulo - 1, Internacional - 2, Santos - 1, Corinthians - 1, Atlético-MG - 1, Grêmio - 1, Flamengo - 2, Palmeiras - 2, total: 11 títulos)
Antigamente, qd quem mandava na CONMEBOL eram os argentinos e com maiores patrocinadores sendo deles ($ argentino), a arbitragem fazia de td p q os brasileiros não ganhassem. O "roubo" era enorme. Tb tinha o fato de q somente o Campeão e o vice do Brasil disputavam a Liberta e, como mudavam mto de ano p ano, os times brasileiros não mantinham o hábito de ficar sempre participando e assim tb não tinham as manhas da competição.
As pessoas mais novas não entendem quando dizemos que os times brasileiros não se importavam tanto com a Libertadores. E não só a Libertadores, qualquer torneio sulamericano. O Pelé, por exemplo, só disputou a Copa América de 1959. A questão principal é como diz o ditado: o suco não vale a espremida. Até o início dos anos 90, os torneios sulamericanos eram pouco televisionados no Brasil e eram verdadeiras batalhas campais. Para se ter uma ideia, o Santos dos anos 60 venceu as Libertadores de 62 e 63, porém enfrentando condições totalmente adversas e pouquíssimo retorno financeiro. Nos anos 60 deixou e disputar muitas edições para excursionar na Europa, que trazia um reconhecimento muito maior. Jogar contra argentinos, uruguaios e paraguaios era certeza de pedradas, violência campal, até alfinete para espetar jogador tinha, inclusive até os europeus eram tratados dessa forma quando tinham que enfrentar algumas dessas equipes argentinas e uruguaias no antigo intercontinental entre campeões da Libertadores e Champions. Muitos desistiam e a mudança para o Japão, em jogo único, foi fundamental para a continuidade do torneio. A Conmebol era um verdadeiro clube do bolinha desses países, sempre com arbitragens tendenciosas contra brasileiros. Outro fator que sempre prejudicou os brasileiros foi a alta rotatividade de participantes. Como o Brasil tem muitos times grandes por causa da cultura estadual, pouquíssimos times conseguiam ter o hábito de disputar a Libertadores com frequência. Enquanto temos os grandes de Uruguai, Paraguai e Argentina com praticamente cadeira cativa nesses torneios, 2 vagas para o Brasil era a certeza que pouquíssimos times conseguiriam disputar mais do que 3 ou 4 torneios em uma década. Em um torneio onde o lado político pesava muito, principalmente sobre as arbitragens, a pouca frequência influenciava negativamente na capacidade dos brasileiros de entenderem essas nuances. Enfim, nos anos 90, com o bi continental e mundial do São Paulo, os times começaram a invejar essa situação e começarama olhar com mais atenção. Continuavam sofrendo com as arbitragens tendenciosas e a alta rotatividade, mas mesmo assim conseguiram ter mais títulos que os argentinos. A partir dos anos 2000, com aumento de vagas de brasileiros e argentinos e maior atenção da imprensa, a rotatividade diminuiu e o Brasil aumentou a disparidade em relação aos argentinos e outros países. Somando-se a isso a vontade da Conmebol de dar um ar mais profissional ao torneio, aos poucos os maus comportamentos começaram a ser mais reprimidos e foi acabando o espaço para táticas desleais citadas anteriormente. A pá de cal foi a introdução do VAR, que tornou mais difícil os absurdos das arbitragens anteriores. Coincidência ou não, depois disso nenhum argentino venceu mais. Bom, essa é a contrbuição de um cara de 40 anos que acompanha o futebol desde o início dos anos 90.
Os argentinos não venceram pq não possuem poder aquisitivo para manter bons jogadores... Não tem nada haver o uc com às calças... Senão a Argentina não seria campeão mundial no Catar...o Brasil está em melhor situação financeira, é normal ganhar mais títulos tendo elencos melhores
DEPOIS DO ADVENTO ANTIDOPING OS URUGUAYOS NAO GANHARAM MAIS NADA. INDEPENDIENTE SUMIU DO CENARIO. COINCIDENCIA. NAO ERA PURO DOPING VIOLENCIA. E ROUBOS DOS ARBITROS
Nem os brasileiros nem ninguém mais fora da América do Sul por conta da violência dos hermanos( entenda todos os países da América do Sul). Alguém lembra por ex. , do jogo Flamengo x Cobreloa?
Gamarra tem razão. É fato. Até os anos 90 a Libertadores era vista no Brasil como um campeonato de cuccarachas onde não havia condições de segurança e uma várzea completa. até o Santos abdicou de jogar a Libertadores nos anos 60.
Se não tinham interesse, como explicar a festa do Grêmio em 1983? Mineirão em 1977? Isso é só desculpa e mal perder! Só tá faltando dizer que a Canarinha não tem mais interesse na Copa do Mundo porque não a ganha mais há mais de 20 anos.
Óbvio que comemoravam. Mas eram contextos bem diferentes. A libertadores era uma várzea naquela época, pedrada, brigas, selvageria, e sabe o que acontecia? NADA! Tanto é que a final intercontinental deixou de ser 1 jogo na América do Sul e 1 jogo na Europa e passou a ser disputado no Japão, porque os europeus estavam de saco cheio de levar porrada e nada acontecer. O Brasil sempre foi tratado como um estranho no ninho por não falar catelhano. Sentimento esse que perdura até hoje. Mas naquela época era pior, soma isso a uma premiação baxíssima, e pouco reconhecimento interno, o povo e a imprensa davam muito mais importância aos campeonatos locais. Fora o fato que o nível lá fora era superior. Pesquisa a final de Flamengo x Cobreloa, era nego em campo simplesmente pra meter porrada e receber um amarelinho. Com a modernização do futebol + Var, eles se fuderam com isso.
Porque é um título, ora. Jogador de futebol comemora até vitória em jogo treino. Os europeus não dão à mínima ao Mundial de Clubes, mas vê se não comemoram, não fazem festa quando ganham. No início os brasileiros davam importância à Libertadores. Depois perderam totalmente o interesse na década de 1970. Na de 1980 o interesse aumentou o pouco. Mas o fetiche brasileiro por Libertadores começou mesmo a partir da década de 1990, após os títulos do São Paulo. Eu me arrisco a dizer que, se o Corinthians tivesse ganhado a Libertadores de 1977, da qual participou por ser vice-campeão brasileiro de 1976, não teria comemorado tanto por sair da fila de 23 anos sem título como comemorou o Paulista de 1977. Na verdade, nem na década de 1960 havia muita interesse pela Libertadores pelos brasileiros. O Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha preferiam fazer excursões pelo mundo a jogar a Libertadores.
Esse carinha aí que estava tretando com o Uruguaio é um dos melhores do programa, em todos os cortes longos que já vi deles debatendo, ele é sempre dos mais sensatos.
Os brasileiros eram para ter o dobro de libertadores que já tem,Santos,Botafogo, Cruzeiro,Palmeiras que tinham esquadrões na década de 60 e 70 não se importavam com a Libertadores,os clubes começaram a valorizar a competição depois que o São Paulo na década de 90 começou a ganhar e chegar em 3 decisões seguidas e ganhar 2 títulos e a visibilidade do clube aumentou de forma espantosa,aí os outros clubes seguiram o caminho e hj é a competição mais almejada pelos times brasileiros.
Na minha opinião, ou seja, segundo meus gostos, eu elenco minha preferência por títulos assim: 1° libertadores; 2° Brasileirão; 3 °Copa do Brasil; 4° Paulistão; 5° Copa Sulamericana;
Minha lista: 1° *_Libertadores da América_* 2° *_Copa do Brasil_* 3° *_Brasileirão_* 4° *_Copa Sul americana_* 5° *_Paulistão_* (Regionais) Eu ainda acrescentaria: 6° *_Mundia de clubes_* (Antigo UEFA x CONMEBOL) 7° *_Copa do nordeste_* (está ficando interessante) 😁😊😉
Não "bizarramente". Os estaduais geravam muito mais dinheiro, mais público, mais premiação, mais competitividade e mais prestígio. Assim como o Campeonato Brasileiro.
Santos do Pelé era para ter ganho 6 libertadores se tivesse levado o torneio a sério na época onde o campeonatos estaduais era prioridade para times brasileiros
O Palhinha do Cruzeiro que faleceu essa semana só o tanto de pancada que levou na final de 1976 contra o River Plate merecia uma placa no Mineirão. PALHINHA FEZ 14 GOLS EM 13 JOGOS MAS LEVOU 1.400 PANCADAS !
Isso se dava desde os tempos de santos de Pelé, dizem que o Santos preferia fazer amistoso internacional, do que jogar as libertadores. Se não fosse o desinteresse do Santos na época, o Santos teria ganho umas 8 libertadores.
O Brasil se tornou uma espécie de Espanha/Inglaterra da Champions no que diz respeito ao futebol sul-americano (libertadores). Tá dominando tudo!!!🙅🏻♂️
Sou palmeirense, acho que corintianos por rivalidade tmb, entre outros times só começaram a da moral pra libertadores depois que o São Paulo começou a ganhar Antes dos anos 90 não se valorizava tmb, os argentinos farmaram muitas libertas antes, mas pós 2000 geral valoriza
A Libertadores sempre foi a melhor vidraça para Europa... Acho que antigamente o times do Brasil não entendiam isso, mas não acredito que deixavam ganhar os argentinos e uruguaios porque sim.
Brasileiro antigamente nao ligava nem pro Brasileirão o que dira pra Libertadores. No Rio de Janeiro por exemplo o estadual era disputado no segundo semestre e o Brasileirao no primeiro, com os times se arrumando ainda, sem algumas contratações ainda.
Aquj no Rs desde 83 qdo o Gremio ganhou nossa primeira Libertadores SEMPRE foi prioridade disputa-la...e um titulo cobiçado pelas torcidas...Temos 5 canecos em Porto Alegre .
Sim é verdade! O único que realmente se importava com a libertadores era o São Paulo e falo isso porque acompanhei aquela época, sou corintiano e tanto para os outros grandes de São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos o foco era brasileirão, campeonato Paulista e outros campeonatos nacionais!
O gamarra fala isso porque ele é de uma geracao mais antiga... mas eu, como torcedor (nasci em 96) sempre torci pro gremio chegar entre os 4 primeiros (na epoca eram só 4) só para jogar a libertadores no outro ano, era uma obrigação na verdade... era normal comemorar esta vaga sempre, q era muito disputada principalmente pra nós aqui do sul.. desde guri sempre se falava muito em libertadores seja em roda com amigos ou passando na tv mesmo, a emissora local apoiando seja gremio ou inter durante a campanha nessa competição.. creio que há clubes com real identificação com a libertadores (no brasil vejo santos, gremio, sao paulo, um pouco o cruzeiro e o athletico, e agora o palmeiras muito compromissados pela taça libertadores e por chegar ate a libertadores também... mas alem disso possuem esta identidade com o torneio, algo q se consegue jogando muitas vezes e sendo campeão logicamente ajuda)
Na verdade nos anos 90 a libertadores era vista simplesmente como passaporte para o mundial, este sim o grande sonho. Tanto que vencer a libertadores e perder o mundial deixava um imenso amargo no torcedor. Pode perceber que em ano de conquista de mundial, as imagens imortalizadas são da final em Tóquio. O titulo da libertadores mal é recordado.
Foi no fim dos anos 90, até 95/96 que passaram a dar importância, a prova é o Palmeiras da Parmalat, até essa data o Palmeiras chegou ir fazer excursão na China em semana de eliminatória contra São Paulo
Gamarra tem razão, fala por experiência própria e tem autonomia pra falar, pois jogou aqui no final dos anos 90 e se diz que "os Brasileiros não davam importância a Libertadores" é pq não davam mesmo. Por isso essa competição só passou a ser almejada no final da década de 90 por causa da premiação, até os estaduais eram mais importantes para os clubes brasileiros.
É o que eu sempre falo mas o Nutellas não aceitam. Libertadores nunca foi importante para os clubes Brasileiros, foram dar atenção para isso muito tempo depois, é algo de certa forma recente.
Torneio de quinta, se valesse alguma coisa o Santos tinha uns 15 títulos, iam fazer excursão, única vez que vi o Timão se preparar pra esse campeonato, ganhou invicto, colocou 40 mil pessoas do outro lado do mundo, o resto é resto
Libertadores só começou a ter importância nos anos 90. Vale ressaltar que até o meio dos anos 80, os clubes davam mais importância aos estaduais que ao brasileirão, principalmente do Rio e de São Paulo.
@@ministerioarcanjosoficial e não muda tão cedo, pro futebol argentino se reerguer, primeiro tem que estabilizar sua economia e as consequências. Pode demorar muitos anos
Nos anos 60 a libertadores era uma selvageria por parte dos uruguaios e argentinos e o Santos ficou tempo sem jogar priorizando os amistosos estrangeiros era muita grana que entrava nos cofres
Gamarra tem razão os brasileiros só começaram a dar importância a Libertadores nos anos 90
Foi mais no começo do anos 2000.
@@GabrielSouza-rw5yl Nos anos 90 a Libertadores ficava em segundo plano, se ganhasse, daria o direito ao Mundial e aí sim o povo valorizava. Nos anos 2000 a LA passou ser a desejada pelos BR. Até os anos 70, teve edição que nem mandaram representante BR.
@@DigoR81O Santos já deixou de jogar uma libertadores pra jogar torneio rio são Paulo
Já lá vão 30 anos, meu chapa. O Corinthians, onde ele jogava, é q nao disputava a Libertadores, por isso ele n tem referência.
Mas sem dúvida, nestes últimos 15 anos, os times brasileiros estão implacáveis nessa liga!
@@rodrigodiniz403 Falta de conhecimento da sua parte, nenhum clube brasileiro tinha libertadores como prioridade.
GRANDES LOS CLUBES BRASILEÑOS DE AHI SALE EL CMAPEON DE LA LIBERTADORES 2023 saludos d esde QUITO LUZ de america
É incrível pensarmos nisto hoje, mas os estaduais eram mais importantes para nós do que a Libertadores.
É maluco mas a anos atrás Ponte Preta, tinha time para bate de frente com qualquer time sul-americano.
Por isso que os times brasileiros têm poucas libertadores, se fosse igual é hoje em dia, todos os times Br da série A teria libertadores.
@@splashz3ra388Mas aí também teria a questão da conmebol. Ela sempre simplesmente dava os títulos aos uruguaios e argentinos. Não era nem questão de ligar ou não, era questão mesmo da máfia da conmebol deixar a competição ficar nas mãos dos argentinos e Uruguaios
Gamarra foi o melhor zagueiro que vi jogar! Era um craque!
Já vi vc usando esse mesmo comentário num vídeo do Maldini e vídeo do Nesta!!! Decide maluco
@@renatobaggio969 você fuma o quê? Bosta de vaca?
@@renatobaggio969 quem é nesta? Seu macho?
Gamarra jogou muito
Gamarra consciente! Viveu no Brasil e realmente Interpretou bem aqui.
A libertadores só começou a ter valor no Brasil em meados da década de 90. E virar um grande objetivo mesmo depois das premiações maiores.
Sim, foi a partir do bicampeonato do SPFC. Começou essa história de medir a grandeza dos clubes por títulos internacionais e isso despertou o desejo dos clubes nacionais em ganhar a Libertadores e jogar o mundial, foi nessa época que surgiu a expressão "Projeto Tóquio".
@@carlose.a.dossantos1441 verdade! Tenho 46 anos, lembro dessa época!
@@carlose.a.dossantos1441O bi do São Paulo foi uma mudança de chave
Libertadores sempre teve prestígio
@@lucasgoncalves1713 Não! Só se você começou a ver futebol nós anos 2000. No Brasil não se dava valor para Libertadores!
De fato, os times brasileiros nao davam muita importância para libertadores, alguns estaduais davam mais dinheiro e prestigio do que o torneio sul-americano. A mudança de mentalidade foram as conquistas do São Paulo.
E principalmente o dinheiro. Hoje em dia o campeonato paulista paga 5 milhões de reais pro campeão. A libertadores, 140.
Estaduais nunca tiveram mais prestígio que Libertadores pare de digitar burrices
@@lucasgoncalves1713 então porque o Santos do Pelé tem 10 paulistas e duas libertadores? Os caras não iam. Não valia a pena na década de 70
@@lucasgoncalves1713 Leia um pouco sobre os estaduais da década de 60 e 70.
@@lucasgoncalves1713
Tinham sim. Vai procurar se informar antes de criticar quem dá informações corretas.
Gostei muito da explicação que o Gamarra deu sobre a copa do Brasil
"É como uma Libertadores dentro do Brasil para eles mesmos"
Realmente, eu nunca tinha parado pra pensar nisso.
A copa do Brasil é tipo uma "mini libertadores" só com times do Brasil.
Gostaria de salientar mais uma coisa, como é bonito o sotaque paraguaio, não acham? Eles falam meio que com "a boca mole" não sei explicar, também ignoram algumas consoantes no meio das palavras
Tipo PARAGUAI que fica PARAUAI
Eu acho muito bonito o sotaque deles, principalmente quando uma paraguaia está falando, aí fica lindo kkkkkkkkkk
O Brasil é um país de proporções continentais, os estados brasileiros são maiores q diversos países, a Copa do Brasil seria pegar os melhores de cada estado(país), e jogar a Copa do Brasil(libertadores)
Ih, rapaz...
Espanhol é horrível, português MT mais bonito
Eu diria que a Copa do Brasil passou a ser mais valorizada a partir de 2013 quando se estendeu durante o ano todo e incluiu quem também jogava Libertadores.
Depois que ela ofereceu essa premiação milionária então, todos querem ela.
@@Jotaopontes Os espanholes falam a mesma coisa do português. Costume
Depois do bicampeonato do São Paulo em 92/93 os clubes brasileiros começaram a valorizar a libertadores da América.Tanto que até o começo dos anos 90 só 4 clubes brasileiros haviam conquistado a libertadores, Santos,Cruzeiro, Flamengo e Grêmio.
Eu acho que nem foi nos anos 90. Apesar de olharmos mais n era ai da tão vantajoso jogar libertadores. Acho que isso se deu mais há pouco tempo com os aumentos dos valores e com o VAR. Até porque tinha muitos escândalos antes com muitos argentinos ganhando no roubo. Sempre teve muitos argentinos na CONMEBOL
Gamarra foi o melhor zagueiro que eu vi jogar no Corinthians. Monstro
Tá esquecendo Robson Bambu, vacilão
A visão dos clubes brasileiros sobre a Libertadores mudou a partir dos anos 1980. Acredito que um fator que pouca gente tá levando em conta foi a mudança que ocorreu, a partir de 1980, para a decisão da Copa Intercontinenatal, em que o campeão da Libertadores e o campeão europeu se enfrentavam para ver quem era o campeão mundial. Até 1979,a disputa era ida e volta. A partir de 1980, passou a ser disputada em partida única em campo neutro, no Japão, o que acabou dando mais status ao torneio e a atrair mais atenção midiática. Quando o Flamengo, campeão da Libertadores em 1981, vai a Tóquio no final daquele, e vence o Liverpool (transmissão feita pela Globo na época ao vivo à meia-noite) e sagra-se campeão, a visão dos clubes brasileiros muda completamente sobre a Libertadores. dois anos depois foi o Grêmio o campeão da Libertdaores e campeão mundial. O Grêmio foi vice da Libertadores em 1984. Portanto, já nos anos 1980, oc lubes brasileiros já tinham uma consciência do valor da Libertadores. Eu assisti na TV as decisões do Flamengo e do Grêmio. Na época, no começo dos anos 1980, o grande time sul-americano era o Penãrol, que tinha um goleador incrível chamado Fernando Morena. O Peñarol hj não é nem sombra do que foi no passado.
Viaja não. Só passou a ser valorizada na década de 90.
@@joaom602 Me desculpe,.mas eu vivi os anos 1980, meu caro, e sei do que tô falando. Inclusive, após as conquistas dos mundiais do Flamengo e do Grêmio, foi que a ideia o sonho de ver o próprio time ir à Tóquio, virou o objeto de desejo das outras torcidas. E para isso, era preciso conquistar a Libertadores.
Provavelmente o Sr. é flamenguista e fala isso pra valorizar o título do flamengo de 81, conquistado em cima do poderoso cobreloa do Chile em uma final.
@@joaom602 Bom, certamente (falo com convicção), além de vc não ter vivido os anos 1980, não leu direito comentário que escrevi, pois, além de citar o Flamengo, citei o Grêmio, que inclusive, foi vice campeão da Libertadores, em 1984, que perdeu o título para o Independiente. Eu poderia dizer que vc credita a valorização aos anos 1990 porque vc deve ser torcedor do São Paulo, do Palmeiras ou próprio Grêmio, que conquistaram títulos da Libertadores naquela década. Mas como eu não te conheço e debater futebol fazendo comparação raza sem levar em conta os fatos ocorridos em cada época ou se quer vivido aquele momento, não vou entrar nessa pq não vale a pena. A essa altura do campeonato, a gente passar dos 50 anos, que vê Libertadores há mais de 40 anos, ficar lendo "lero-lero" de gente querendo "ensinar o pai nosso a vigário", chega a ser uma piada.
O cara confundiu Suarez com Tiquinho Soares kkkkkkkkkklll
Libertadores dava pouco melhorou ai os times se ligaram mas foi bom pra tirar a marra de Argentinos
Acompanha mto esse aí hein
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@suzannymelo2425melhorou por causa dos brasileiros os prêmios
@@suzannymelo2425 vdd
*FOI O SPFC DO TELE SANTANA QUE MUDOU TUDO* .. . Foi algo maravilhoso, para os brasileiros ver um brasileiro ganhar das seleções do *MILAN e BARCELONA* , ganhar a libertadores levava a esse espetáculo.
De fato foi. Sou corintiano e vc esta certo em seu ponto de vista.
Exatamente. Foi a partir daquela final contra o Barcelona que todo mundo passou a ver a Libertadores com outros olhos e todo time tinha o sonhado "Projeto Tokyo" como objetivo máximo a ser conquistado.
Se bem que não época esses times europeus ainda não eram as seleções mundiais que são hj, isso pq só podiam ter no máximo três estrangeiros escalados.
É exatamente isso.. ele está coberto de razão..
Acompanho futebol ha varias decadas, fui atleta e posso dizer que as equipes brasileiras não gostavam nem ligavam para Libertadores, as partidas eram jogadas em lugares horriveis, sem segurança, os times dos outros paises eram agressivos, o couro comia e a arbitragem deixava rolar tudo, eles encaravam as partidas como guerra, é só conversar com quem jogou naquela epoca e vai ouvir historias inacreditaveis. Agora, em tempos de VAR , segurança, 30 cameras nos estadios mostrando tudo e com a grana a vontade, vamos ganhar todas.
Também acredito que e cada 10 Libertadores daqui pra frente, 9 vão ser ganhas por times brasileiros. Daqui algumas décadas, os times brasileiros vão ser os maiores detentores de títulos da competição
@@andresamartins26pelo ritmo que está mais 5 temporadas e o Palmeiras deve passar o boca, fora outros brasileiros voltando fortes a competição, e os hermanos vão ficar chorando e relembrando passado
Sem dúvidas libertadores não era para qualquer um era só porrada e ninguém falava e nem fazia nada, mais as coisas mudam e mudaram, porém tudo é possível neste mundo eu estou prevendo quê a Argentina vai nos ver pelo retrovisor e o futebol também estará junto. Só para constar o Uruguai está se tornando uma nação rica.
@@dulverleycoutinho6933 Aparentemente você nunca foi no Uruguai.
@@andresamartins26 Veja nunca estive lá, mais tenho visto alguns conteúdos sobre o Uruguai, e depois o futebol argentino tem caído devido a desvalorização de sua moeda percebe um assunto tem haver com o outro e pelas mudanças quê estão acontecendo eles podem voltar sim a ter um futebol competitivo está é a minha visão e opinião, sem dinheiro nada acontece.
No início da libertadores até houve certo interesse dos brasileiro, mais as longas distâncias e a violência de argentinos e uruguaios causou a falta de engajamento nosso. Depois do sucesso do São Paulo contra Milan e Barcelona no intercontinental que despertou o interesse pela liberta, mais por causa do intercontinental e não pela competição em si.
Vc em silêncio é um poeta
Gamarra jogou pra carai ! uns dos melhores que vi jogar na posição
Gamarra um carra sempre lúcido nas palavras perfeita colocação os clubes brasileiros passaram a se interessa pela libertadores na década de 90 e não pela libertadores e sim pelo mundial que vc disputava se fosse campeão da libertadores
Tem um áudio do técnico do Corinthians de 77, se não me engano o Oswaldo Brandão, lamentando que teria que jogar a libertadores e que ia atrapalhar o campeonato paulista.
Corinthians sempre foi uma piada a nivel Continental e internacional
NAO E PIADA NAO. NA EPOCA A LIBERTADORES NAO TINHA ATRATIVOS NEM UM. O GRANDE INTER DE 75 E 76. COLOCAVA RESERVAS E JUNIORES JOGAR A LIBERTADORES. O IMPORTANTE ERA O JOGAR O GAUCHAO E BRASILEIRAO.
@@lucasgoncalves1713 Coringão é o ultimo sulamericano campeão mundial! Para com essa inveja! Aposto que é bolsominium kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Lembro uma vez tbm no final dos anos 80 que o Vasco escalou jogadores reservas em um jogo da Libertadores pois a prioridade eram a finais do campeonato Carioca.
Eu gosto de falar que o interesse dos clubes brasileiros pela Libertadores está dividida em duas grandes épocas: Antes de Telê/ Depois de Telê
Na verdade, não só de Libertadores, mas de competições internacionais.
Gamarra foi um zagueiro no Corinthians, boas lembranças.
Ele não foi APENAS UM zagueiro do Corinthians, ele foi um LENDA na zaga do Timão. Um verdadeiro zagueiro CRAQUE.
Não um zagueiro, coloca outra coisa bem superior a zagueiro, talvez uma alienígena. O cara era zagueirasso... e olha que eu sou vascaíno.
Gamarra , fenômeno 👏👏👏👏👏👏
Show de vídeo, melhorou demais diminuindo o tamanho do quadro que aparece seu react...antes atrapalhava demais no vídeo.
Só falta parerem de repitir o começo, todos os canais fazem isso pra deixar o video maior (usando conteudo roubado kkk) eu ja pulo direto pro fim da introdução.
Os brasileiros começaram a encarar a Libertadores com maior enfase após as conquistas de Flamengo e Grêmio na década de 80 e São Paulo e Grêmio no início dos anos 90, após isso virou febre veio Cruzeiro em 97, Vasco em 98 e Palmeiras em 99, depois disso virou o maior objetivo dos clubes brasileiros.
Não na verdade somente após o bi campeonato do SP
Cruzeiro venceu uma edição alguns anos antes do Flamengo ... Gol de falta de Joãozinho no final do jogo .... E essa conversa de que os brasileiros não davam importância é mentira .. A Libertadores era uma várzea , os times iam jogar fora do Brasil apanhavam das torcidas , apanhavam da polícia e apanhavam dos times adversários .... Argentinos e uruguaios ganhavam do Brasil na violência e nas brigas ... E a arbitragem era intimidada e apitava com medo pois sempre saia árbitro fugindo dentro de camburão . Todo time brasileiro queria ganhar mas sabia que os esquemas eram imensos ... O Santos foi bicampeão na década de 60 porque era um time de outro planeta . O que mudou a Libertadores foi o crescimento das transmissões do futebol europeu ... O povo passou a ter um padrão de comparação e ninguém queria mais assistir à selvageria que era a Libertadores , com campos parecendo pastos , iluminação ruim e torcidas jogando pedras e garrafas o tempo todo . Vários timaços brasileiros como o Palmeiras da década de 70 , o Internacional tri campeão brasileiro , o Grêmio , o Cruzeiro , o Atlético Mineiro e o próprio São Paulo perderam diversas libertadores porque foram assaltados descaradamente nos jogos fora do país ..
@@sergioluisflorianobarbosa7113 vc tem razão camarada, antes do SPFC a libertadores chegou a passar na TV Gazeta aqui em SP no início dos 90's, ninguém dava pelota pra Liberta até que o SPFC foi bicampeão...
Lembrando que 94 era do São Paulo, 2000 do Palmeiras. Sempre fomos roubados.
@@AntonioGSilva-iu6cj Exatamente!!!
Falou tudo.
sou SP, mas curto demais o Gamarra pqp. Passava 600 mil jogos sem fazer falta e parava tudo rss
Suárez em todas as competições tem 31 jogos, 16 gols e 9 assistências pelo Grêmio.
cara isto é uma média excelente!
Mas se tirar o estadual q só tem 1 time rival, fica 12/4/3, oq n é ruim 7 participações em 12 jogos, só q acho q esperavam mais dele, mas tirando os números ele tem jogado MT depois da parada, antes ele tava perdendo gol pra krl.
Gamarra jogou anteriormente também no Internacional.
Gamarra jogou no Internacional tmbm, esqueceu de citar no vídeo
uma coisa que é FATO: Depois daquele bi campeonato da libertadores e mundial 92/93 do São Paulo, vendo o sucesso que o time estava fazendo internacionalmente, foi que os times BR "caíram a ficha" da importância da libertadores. Dali em diante ela passou a ser a obsessão dos clubes brasileiros. Desde 1994, das 28 edições até agora, o Brasil levou 15 vezes contra 9 dos Argentinos (os 5 restantes pra outros países como Equador, Colombia, etc.. ) e com uma diferença que aqui temos uma diversidade de clubes que repetiram o feito ou se tornaram campeões pela primeira vez como Corinthias, Atlético-MG, Inter, etc e na Argentina basicamente só Boca e River conseguem vencer a competição por serem os clubes com maior visibilidade e investimento
Aí em SP é RJ acredito que sim mas Grêmio é Inter sempre deram alguma importância para a libertadores apartir dos anos 80 pelo menos
@@raulfoetssiolicho que pela proximidade com os outros grandes times sulamericanos. Também pelo estilo de jogo ser parecido. A imagem se De Leon levantando a taça com o rosto escorrendo sangue mostra bem que os times do Sul estavam dispostos a ir pra guerra que era a Libertadores. Futebol mesmo ficava em segundo plano kkk
@@CarlosEduardo-px8dp acho q sim é tbm pq aqui nosso estadual nunca foi lá grandes coisas tbm acho q por isso.
Pare de digitar essas burrices pois nem discernimento futebolístico você possui
O enfraquecimento da Libertadores está fazendo os times brasileiros darem mais importância a Copa do Brasil talvez agora com a entrada da MLS e a volta dos times mexicanos a liga posso se fortalecer.
O Brasil não perdeu o interesse na Libertadores, maior prova, é que os últimos 4 anos só deu Brasil. Quando o Brasil não se interessava na Libertadores, os times BRs raramente ganhava a liberta. Nesse século o País que mais ganhou foi o Brasil (São Paulo - 1, Internacional - 2, Santos - 1, Corinthians - 1, Atlético-MG - 1, Grêmio - 1, Flamengo - 2, Palmeiras - 2, total: 11 títulos)
Antigamente, qd quem mandava na CONMEBOL eram os argentinos e com maiores patrocinadores sendo deles ($ argentino), a arbitragem fazia de td p q os brasileiros não ganhassem. O "roubo" era enorme. Tb tinha o fato de q somente o Campeão e o vice do Brasil disputavam a Liberta e, como mudavam mto de ano p ano, os times brasileiros não mantinham o hábito de ficar sempre participando e assim tb não tinham as manhas da competição.
Exatamente!
Bela explicação, moleque !!
As pessoas mais novas não entendem quando dizemos que os times brasileiros não se importavam tanto com a Libertadores. E não só a Libertadores, qualquer torneio sulamericano. O Pelé, por exemplo, só disputou a Copa América de 1959.
A questão principal é como diz o ditado: o suco não vale a espremida. Até o início dos anos 90, os torneios sulamericanos eram pouco televisionados no Brasil e eram verdadeiras batalhas campais. Para se ter uma ideia, o Santos dos anos 60 venceu as Libertadores de 62 e 63, porém enfrentando condições totalmente adversas e pouquíssimo retorno financeiro. Nos anos 60 deixou e disputar muitas edições para excursionar na Europa, que trazia um reconhecimento muito maior. Jogar contra argentinos, uruguaios e paraguaios era certeza de pedradas, violência campal, até alfinete para espetar jogador tinha, inclusive até os europeus eram tratados dessa forma quando tinham que enfrentar algumas dessas equipes argentinas e uruguaias no antigo intercontinental entre campeões da Libertadores e Champions. Muitos desistiam e a mudança para o Japão, em jogo único, foi fundamental para a continuidade do torneio. A Conmebol era um verdadeiro clube do bolinha desses países, sempre com arbitragens tendenciosas contra brasileiros.
Outro fator que sempre prejudicou os brasileiros foi a alta rotatividade de participantes. Como o Brasil tem muitos times grandes por causa da cultura estadual, pouquíssimos times conseguiam ter o hábito de disputar a Libertadores com frequência. Enquanto temos os grandes de Uruguai, Paraguai e Argentina com praticamente cadeira cativa nesses torneios, 2 vagas para o Brasil era a certeza que pouquíssimos times conseguiriam disputar mais do que 3 ou 4 torneios em uma década. Em um torneio onde o lado político pesava muito, principalmente sobre as arbitragens, a pouca frequência influenciava negativamente na capacidade dos brasileiros de entenderem essas nuances.
Enfim, nos anos 90, com o bi continental e mundial do São Paulo, os times começaram a invejar essa situação e começarama olhar com mais atenção. Continuavam sofrendo com as arbitragens tendenciosas e a alta rotatividade, mas mesmo assim conseguiram ter mais títulos que os argentinos. A partir dos anos 2000, com aumento de vagas de brasileiros e argentinos e maior atenção da imprensa, a rotatividade diminuiu e o Brasil aumentou a disparidade em relação aos argentinos e outros países. Somando-se a isso a vontade da Conmebol de dar um ar mais profissional ao torneio, aos poucos os maus comportamentos começaram a ser mais reprimidos e foi acabando o espaço para táticas desleais citadas anteriormente. A pá de cal foi a introdução do VAR, que tornou mais difícil os absurdos das arbitragens anteriores. Coincidência ou não, depois disso nenhum argentino venceu mais.
Bom, essa é a contrbuição de um cara de 40 anos que acompanha o futebol desde o início dos anos 90.
Os argentinos não venceram pq não possuem poder aquisitivo para manter bons jogadores... Não tem nada haver o uc com às calças... Senão a Argentina não seria campeão mundial no Catar...o Brasil está em melhor situação financeira, é normal ganhar mais títulos tendo elencos melhores
DEPOIS DO ADVENTO ANTIDOPING OS URUGUAYOS NAO GANHARAM MAIS NADA. INDEPENDIENTE SUMIU DO CENARIO. COINCIDENCIA. NAO ERA PURO DOPING VIOLENCIA. E ROUBOS DOS ARBITROS
Gamarrs se consagrou no internacional. So pra lembrar os de menos idade e memória clubistica
Se consagrou no Corinthians. Ninguém lembra dele num clube onde não ganhou nada
PRA IDIOTAS LADROES COMO CORINTIANOS NAO CONHECEM A VERDADE.
Até o São Paulo, ganha-la em 92/93 e depois os mundiais, isso mudou tudo no futebol brasileiro e sul americano.
Feliz em ver o Caçulinha como comentarista esportivo jaiajiajaj
Nem os brasileiros nem ninguém mais fora da América do Sul por conta da violência dos hermanos( entenda todos os países da América do Sul).
Alguém lembra por ex. , do jogo Flamengo x Cobreloa?
Gamarra tem razão. É fato. Até os anos 90 a Libertadores era vista no Brasil como um campeonato de cuccarachas onde não havia condições de segurança e uma várzea completa. até o Santos abdicou de jogar a Libertadores nos anos 60.
Antigamente os times brasileiros não ligavam muito pra libertadores e nos anos 90 pra cá isso mudou radicalmente.
Vc em silêncio é um poeta
@@lucasgoncalves1713 e vc de conhecedor de futebol está mais pra jogar peteca.
Muito agradàvel ver seu canal! Parabéns!
Sou Flamengo e digo, Gamarra tem classe até falando
Eu quanddo jogava nunca me iludi com libertadores joguei muita bola foi no campeonato acreano fui artilheiro com 3 gols e 8 jogos
O Gamarra tem razão!!!
Tu so diz isso pq teu timinho é virgem de títulos internacionais
se os brs dessem importancia pra libertadores o santos teria ganho umas 10 só com o pelé kkkkk
mas ele disputou só 3 e ganhou 2
Se não tinham interesse, como explicar a festa do Grêmio em 1983? Mineirão em 1977? Isso é só desculpa e mal perder! Só tá faltando dizer que a Canarinha não tem mais interesse na Copa do Mundo porque não a ganha mais há mais de 20 anos.
Óbvio que comemoravam. Mas eram contextos bem diferentes. A libertadores era uma várzea naquela época, pedrada, brigas, selvageria, e sabe o que acontecia? NADA! Tanto é que a final intercontinental deixou de ser 1 jogo na América do Sul e 1 jogo na Europa e passou a ser disputado no Japão, porque os europeus estavam de saco cheio de levar porrada e nada acontecer. O Brasil sempre foi tratado como um estranho no ninho por não falar catelhano. Sentimento esse que perdura até hoje. Mas naquela época era pior, soma isso a uma premiação baxíssima, e pouco reconhecimento interno, o povo e a imprensa davam muito mais importância aos campeonatos locais. Fora o fato que o nível lá fora era superior.
Pesquisa a final de Flamengo x Cobreloa, era nego em campo simplesmente pra meter porrada e receber um amarelinho. Com a modernização do futebol + Var, eles se fuderam com isso.
Porque é um título, ora. Jogador de futebol comemora até vitória em jogo treino. Os europeus não dão à mínima ao Mundial de Clubes, mas vê se não comemoram, não fazem festa quando ganham. No início os brasileiros davam importância à Libertadores. Depois perderam totalmente o interesse na década de 1970. Na de 1980 o interesse aumentou o pouco. Mas o fetiche brasileiro por Libertadores começou mesmo a partir da década de 1990, após os títulos do São Paulo. Eu me arrisco a dizer que, se o Corinthians tivesse ganhado a Libertadores de 1977, da qual participou por ser vice-campeão brasileiro de 1976, não teria comemorado tanto por sair da fila de 23 anos sem título como comemorou o Paulista de 1977. Na verdade, nem na década de 1960 havia muita interesse pela Libertadores pelos brasileiros. O Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha preferiam fazer excursões pelo mundo a jogar a Libertadores.
Esse carinha aí que estava tretando com o Uruguaio é um dos melhores do programa, em todos os cortes longos que já vi deles debatendo, ele é sempre dos mais sensatos.
Gamara era bom de ⚽️.
Porém virou craque de cabeça.
Parabéns Gamara. Real obrigado.
Os brasileiros eram para ter o dobro de libertadores que já tem,Santos,Botafogo, Cruzeiro,Palmeiras que tinham esquadrões na década de 60 e 70 não se importavam com a Libertadores,os clubes começaram a valorizar a competição depois que o São Paulo na década de 90 começou a ganhar e chegar em 3 decisões seguidas e ganhar 2 títulos e a visibilidade do clube aumentou de forma espantosa,aí os outros clubes seguiram o caminho e hj é a competição mais almejada pelos times brasileiros.
Carlos Gamarra... essa era fera!
Na minha opinião, ou seja, segundo meus gostos, eu elenco minha preferência por títulos assim:
1° libertadores;
2° Brasileirão;
3 °Copa do Brasil;
4° Paulistão;
5° Copa Sulamericana;
Pelo custo benefício vale mais a pena ganhar a Copa do Brasil que o Brasileirão.
Paulistão melhor que a sula americana ? Esse ai ta bêbado só pode kkkkkkk...hoje em dia copa do Brasil vale mais que o brasileiro..
Minha lista:
1° *_Libertadores da América_*
2° *_Copa do Brasil_*
3° *_Brasileirão_*
4° *_Copa Sul americana_*
5° *_Paulistão_* (Regionais)
Eu ainda acrescentaria:
6° *_Mundia de clubes_* (Antigo UEFA x CONMEBOL)
7° *_Copa do nordeste_* (está ficando interessante)
😁😊😉
Doente
@@danielamorim6933Pode valer mais dinheiro mas o Brasileirão é bem mais difícil
Meu pai sempre fala que se os brasileiros tivessem dado importância pra libertadores a gente seria soberano na competição kkkk
É isso que eu vi, o cara achou que o Suárez era o artilheiro do Brasileirão, mas ficou sabendo que é o Tiquinho Soares kkkkkkkkkk
5:45 Eterno PROFESSOR DO JUAN 🟥⬛🟥⬛🟥⬛🟥⬛
Gamarra tem razão, inclusive bizarramente tinham muitas pessoas que colocavam o campeonato estadual como o mais importante pros times deles
Não "bizarramente". Os estaduais geravam muito mais dinheiro, mais público, mais premiação, mais competitividade e mais prestígio. Assim como o Campeonato Brasileiro.
Santos do Pelé era para ter ganho 6 libertadores se tivesse levado o torneio a sério na época onde o campeonatos estaduais era prioridade para times brasileiros
Estaduais nunca tiveram mais prestígio que Libertadores para de digitar burrices
O técnico do Guarani uma vez falou que tava doido pra acabar essa tal de Libertadores pra jogar o estadual.
Ahhhh gamarra, como vc jogou bola.....mama mia!!
Poucos defensores foram craques, esse foi um deles.
O Palhinha do Cruzeiro que faleceu essa semana só o tanto de pancada que levou na final de 1976 contra o River Plate merecia uma placa no Mineirão. PALHINHA FEZ 14 GOLS EM 13 JOGOS MAS LEVOU 1.400 PANCADAS !
Foi pior do que o cara da Argentina que disse que o Vasco estava em 11º lugar, sendo que o campeonato nem tinha começado.
Isso se dava desde os tempos de santos de Pelé, dizem que o Santos preferia fazer amistoso internacional, do que jogar as libertadores.
Se não fosse o desinteresse do Santos na época, o Santos teria ganho umas 8 libertadores.
O Brasil se tornou uma espécie de Espanha/Inglaterra da Champions no que diz respeito ao futebol sul-americano (libertadores).
Tá dominando tudo!!!🙅🏻♂️
Eu estou adorando essa fase dos nossos grandes clubes buscarem os campeonatos internacionais
Sou palmeirense, acho que corintianos por rivalidade tmb, entre outros times só começaram a da moral pra libertadores depois que o São Paulo começou a ganhar
Antes dos anos 90 não se valorizava tmb, os argentinos farmaram muitas libertas antes, mas pós 2000 geral valoriza
Ninguem possui culla se seu timinho não consegiu conquistar libertadores naquele período
Eu achei muito vago esse video o gamarra quase nem falou .
A Libertadores sempre foi a melhor vidraça para Europa... Acho que antigamente o times do Brasil não entendiam isso, mas não acredito que deixavam ganhar os argentinos e uruguaios porque sim.
Não dava mesmo, me lembro nos anos 90 ainda criança os times mandava os reservas para jogar a libertadores
Gamarra fez um belo resumo.
Gamarra é lenda
Não é Suarez, é Soares kkkkkk
Grêmio contratou o Suárez errado.
Brasileiro antigamente nao ligava nem pro Brasileirão o que dira pra Libertadores. No Rio de Janeiro por exemplo o estadual era disputado no segundo semestre e o Brasileirao no primeiro, com os times se arrumando ainda, sem algumas contratações ainda.
Vc so digita burrices
Aquj no Rs desde 83 qdo o Gremio ganhou nossa primeira Libertadores SEMPRE foi prioridade disputa-la...e um titulo cobiçado pelas torcidas...Temos 5 canecos em Porto Alegre .
Gaúcho nem se acha brasileiro. Não é parâmetro. O brasileiro de fato só começou a olhar pra libertadores nos anos 90
Sem credenciais, pois i Grêmio não tem competência para ganhar nem o Campeonato Brasileiro há muitas décadas.
Gamarra esse era belo jogador
Gamarra era muito bom ve ele jogando!🔴⚫🔴⚫
Sim é verdade! O único que realmente se importava com a libertadores era o São Paulo e falo isso porque acompanhei aquela época, sou corintiano e tanto para os outros grandes de São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos o foco era brasileirão, campeonato Paulista e outros campeonatos nacionais!
Antes dos anos 90 os brasileiros preferiam os estaduais do que a taça da libertadores.
Mano, seu canal é muito bom. Parabens!
O gamarra fala isso porque ele é de uma geracao mais antiga... mas eu, como torcedor (nasci em 96) sempre torci pro gremio chegar entre os 4 primeiros (na epoca eram só 4) só para jogar a libertadores no outro ano, era uma obrigação na verdade... era normal comemorar esta vaga sempre, q era muito disputada principalmente pra nós aqui do sul.. desde guri sempre se falava muito em libertadores seja em roda com amigos ou passando na tv mesmo, a emissora local apoiando seja gremio ou inter durante a campanha nessa competição.. creio que há clubes com real identificação com a libertadores (no brasil vejo santos, gremio, sao paulo, um pouco o cruzeiro e o athletico, e agora o palmeiras muito compromissados pela taça libertadores e por chegar ate a libertadores também... mas alem disso possuem esta identidade com o torneio, algo q se consegue jogando muitas vezes e sendo campeão logicamente ajuda)
Esse pensamento já tá velho.. até a década de 90 realmente.. mas agr sim e ultimamente o Brasil é unanimidade nas finais, "pronto".
gamarra tem razão
só falaram a verdade.
Até porque o futebol Brasileiro sempre conseguiu manter um atrativo financeiro maior do que os outros campeonatos Sul Américanos
Verdade copa do Brasil é como uma libertadores dentro do Brasil
Esse que confundiu Soares com Suarez é o Celso Unzelte deles.
Na verdade nos anos 90 a libertadores era vista simplesmente como passaporte para o mundial, este sim o grande sonho. Tanto que vencer a libertadores e perder o mundial deixava um imenso amargo no torcedor. Pode perceber que em ano de conquista de mundial, as imagens imortalizadas são da final em Tóquio. O titulo da libertadores mal é recordado.
Sim , o Palmeiras não tem mundial.
Antes dos anos 90 eu nao sei, mas desde que comecei a acompanhar futebol, a libertadores sempre foi o sonho dos times brasileiros sim, tenho 36 anos.
O sonho dos times Brasileiros é a conquista do Mundial de Clubes da FIFA.
Foi no fim dos anos 90, até 95/96 que passaram a dar importância, a prova é o Palmeiras da Parmalat, até essa data o Palmeiras chegou ir fazer excursão na China em semana de eliminatória contra São Paulo
Gamarra tem razão, fala por experiência própria e tem autonomia pra falar, pois jogou aqui no final dos anos 90 e se diz que "os Brasileiros não davam importância a Libertadores" é pq não davam mesmo. Por isso essa competição só passou a ser almejada no final da década de 90 por causa da premiação, até os estaduais eram mais importantes para os clubes brasileiros.
O CAMPEONATO É DIFÍCIL, ATÉ A 2 SEGUNDA DIVISÃO É DIFÍCIL
o apresentador uruguaio lembrou o Chico Lang
É idiota igual.
Ja ele me lembrou o lango chic
É o que eu sempre falo mas o Nutellas não aceitam. Libertadores nunca foi importante para os clubes Brasileiros, foram dar atenção para isso muito tempo depois, é algo de certa forma recente.
Tu nem era nascido nesse periodo pra fazer esse tipo de afirmação sua anta
Concordo, quando os brasileiros começaram a dar importância a libertadores, os clubes do Brasil começaram a ganhar sempre.
Vc so digita burrices
Ele está certíssimo
Cariocas, Corinthians e Santos que não ligavam pra libertadores na época do gamarra (ou não conseguiam jogar como os outros).
Torneio de quinta, se valesse alguma coisa o Santos tinha uns 15 títulos, iam fazer excursão, única vez que vi o Timão se preparar pra esse campeonato, ganhou invicto, colocou 40 mil pessoas do outro lado do mundo, o resto é resto
Libertadores só começou a ter importância nos anos 90. Vale ressaltar que até o meio dos anos 80, os clubes davam mais importância aos estaduais que ao brasileirão, principalmente do Rio e de São Paulo.
Nunca li tanta merda em toda minha vida
Seria mais interessante, se clubes de outros países também tivessem chance real de título. Nas semifinais, terá quatro brasileiros de novo.
O Brasil se tornou uma espécie de Espanha/Inglaterra da Champions no que diz respeito ao futebol sul-americano (libertadores)
Tá dominando tudo!🙅🏻♂️
@@ministerioarcanjosoficial e não muda tão cedo, pro futebol argentino se reerguer, primeiro tem que estabilizar sua economia e as consequências. Pode demorar muitos anos
Gamarra era um alienígena na zaga. Era um zagueirao sem machucar o adversário. Saudações vascaínas aos torcedores inteligente e não clubista.
Nos anos 60 a libertadores era uma selvageria por parte dos uruguaios e argentinos e o Santos ficou tempo sem jogar priorizando os amistosos estrangeiros era muita grana que entrava nos cofres
Gamarra falou tudo.
Ele está certinho o cara jogou aqui e ele entende como é.
Lembro de entrevista do Andrés falando que só jogava libertadores pq o titulo interessava aos torcedores, pq pro time dava prejuizo...
Tenho 60 anos posso falar, Brasil não dava importância prá libertadores. O campeonato Paulista por exemplo era mais valorizado pela rivalidade
Estaduais nunca tiveram mais prestígio que Libertadores isso delírio do seu cérebro Minusculo
Gamarra 🇵🇾🇧🇷