O MELHOR (e esquecido) SCIFI DOS ANOS 90! Cidade das Sombras, Terra Plana e o plágio de Matrix
HTML-код
- Опубликовано: 21 ноя 2024
- "Cidade das Sombras" (Dark City), lançado em 1998 e dirigido por Alex Proyas, é um cult movie de ficção científica e suspense hiper-noir que narra a história de John Murdoch (Rufus Sewell). Ele acorda sem memória em uma cidade distópica perpetuamente envolta em escuridão, onde descobre que é perseguido por seres misteriosos conhecidos como "Os Estranhos" (The Strangers), que podem manipular a realidade e controlar a mente das pessoas. Enquanto tenta recuperar suas memórias e compreender o funcionamento da cidade, ele conta com a ajuda do inspetor de polícia Frank Bumstead (William Hurt), do Dr. Schreber (Kiefer Sutherland) e sua ex-esposa Emma (Jennifer Connelly). Comento nesse vídeo a história de Cidade das Sombras, falo sobre memória, identidade, alma humana e a teoria da Terra Plana. Comento também a polêmica se Matrix seria um plágio de Cidade das Sombras.
Edição: Cauby Monteiro
🛒 Link na Amazon: amzn.to/3X59Zbg
💬 APOIE-NOS no catarse: www.catarse.me...
Instagram: / qnsarjeta
Tiktok: / qnsarjeta
Twitter: / linck_alexandre
Minhas produções acadêmicas sobre quadrinhos: unisul.academi...
#ficçãocientífica #anos90 #alien
🛒 Link na Amazon: amzn.to/3X59Zbg
💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta Fale sobre o vídeo "The Curse of Evangelion" e sobre como esse anime mudou o gênero de mangás para jovens.
@@QuadrinhosNaSarjeta parei o vídeo pela metade pois não gostei cada um gosta de uma coisa o seu conteúdo não me interessa
Cara matrix foi inspirado no anime serial experiments lain
Eu absolutamente amo esse filme! Vi no SBT há anos e fique encantado. Ano passado revi e continuei adorando. Sobre a narração no começo do filme, foi imposição do estúdio, que temia que as pessoas não entendessem um filme. Saiu um curta no mesmo universo e tá pra sair uma série também.
já aluguei esse filme no PRIME VIDEO só pra ter o prazer de assistir novamente. Uma obra rara. Contudo, poucas pessoas o entendem, ou melhor, entendem a real mensagem do filme.
Esse filme é um clássico! Tenho orgulho dele de ter ele em meu acervo de filmes.
Esse filme passava muito na Globo, corujão e intercine, só quem ficava de madrugada assistindo sabe...
Os curtas do Animatrix são uma obra prima, apesar do Linck criticar a matrixzação, o que eu concordo, acho que valeria a pena trazer uma análise sobre ele, todos os curtas exploram o sensível... E daria muitas views rs
Mas são populares, não engaja na monetização do hate.
@@carloscaruaru7276 Dependendo do bait e do que o Linck falar vai engajar no hate sim rs
Animatrix é o curioso caso do spin-off que é melhor que a obra principal
@@thiagoferraz5362 Eu nem vejo exatamente o Animatrix como spinoff, talvez 4 episódios, mas parte da série que ajuda a explicar a obra, responde muitas lacunas deixadas em aberto se formos olhar apenas os filmes e ainda tem tbm o game Enter The Matrix que é outra coisa pouco comentada e que é outra trama dentro da história principal e explica muita coisa tbm.
Matrix é uma praga sim, cópia da cópia da cópia que é uma cópia duplicada da cópia. Se matrix fosse bom não teria demorado tanto pra fazer um desfecho da saga.
"Here's most of the differences between the 1998 theatrical version and the 2008 director's cut:
The opening narration with Dr. Schreber's voice has been omitted in the director's cut"
Passei uns anos da adolescência meio obcecado com esse filme, sem tê-lo assistido de fato. Só tinha visto um pedaço no finado Cine Belas Artes do Sbt, e algumas imagens ficaram cravadas na memória.
Esteticamente, é um filme marcante. Os alienígenas tem um estilo lúgubre e ao mesmo tempo, fascinante.
Eu lembro de ter visto pedaços do filme enquanto jogava algum jogo na adolescência, e depois de um tempo quis ver de novo, foi um sufoco descobrir qual filme era, hehehe
Tem no PRIME VIDEO pra alugar.
Esqueci de falar que resolvi a questão. Fiquei anos procurando em dvd ou até vhs, mesmo que fossem cópias de locadora até. Ficou muito tempo fora de catálogo/ estoque. Mas felizmente, cruzei com o blu ray dele em uma promoção de filmes/séries da warner numa saraiva da vida. Comprei feliz. E finalmente assisti.
@@vitindotrailer5966 Eu assisti esse filme no SBT e foi tão marcante que grudou na minha mente, rerererere... só tive oportunidade de assistir novamente no ano passado. Antes disso, apenas pedaços no RUclips. Esse filme serviu de inspiração para outros filmes. Um dele, cujo final é muito parecido, é "O Sinal - Frequência do Medo".
Esse, pra mim, é o filme mais Terry Gilliam de todos que não foram feitos pelo Terry Gilliam. Gosto muito
Exato, senti uma vibe Brazil muito mais que Akira e Metropolis nele.
Se tem Kieffer Shutterland, eu simplesmente assisto. 😍
Esse filme é muito bom! Eu sou fã de Matrix (só o primeiro), pode me xingar, mas revi com a esposa (que nunca tinha visto) e continua incrível duas décadas depois. Mas sobre Dark City, eu tinha preconceito com ele, mas depois que assisti, QUE OBRA!
E sim, a Connelly é surreal.
Assisti esse filme nos princípios de 2000, mas não fiz sequer ideia do quanto ele trás essa componente bizarra sobre a humanidade, e a maéstria do director. Vou assistir uma vez mais.
John Murdock é também o nome de uma figura importante na consolidação da Igreja dos Santos dos Últimos Dias.
Esse filme tem sim duas versões, a versão do diretor não tem o monologo expositivo. E na luta final eles usam Stands, mas pra ver tem que ser usuário
É aquela historia: tentar ser feliz com o que e com quem se tem....seus filhos, sua casa, seu carro, sua família, sua mulher ou marido, pois não são o que idealizou, mas são a sua história....tente ser feliz da maneira que puder pq só há uma vida!
Linck, acho que tu só é viciado em ser o diferentão. Eu adoro Dark City, mas dizer que Matrix é pior... ah vá...
Depende do que tu busca. Matrix tem cenas de ação espetaculares, mas deixando esta parte de lado, não tem tanto conteúdo assim, seja filosófico ou de narrativa. Também bebe de outras inspirações que questionam realidade e identidade, como Ghost in the Shell, e, comparado ao anterior, dá uma simplificada no que traz.
Mas o Linck faz questão de ser diferentão sim. Inclusive conscientemente usa este traço de si mesmo para criar engajamento.
@@brunokopte1347 ele gosta de ser meio babaca mesmo.
@@brunokopte1347 sobre beber em outras obras.. tudo bebe em outras obras, inclusive Dark City.
@@RafaelRodrigues-rx9ry Eu sei. Inclusive acho que Dark City se inspirou mais no mangá de Akira do que o filme.
Mas isso é pessoal, o filme é mais pessimista não? Acho q é um filme q conversa mais com as ideias dele e oq ele acha q faz sentido no mundo do q o Matrix
Matrix chupinhou Cidade das Sombras, que chupinhou Ladrão de Sonhos (La Cité des Infants Perdus), filme de 1995 do Jean-Pierre Jeunet. Ladrão que rouba ladrão...
(Para quem não conhece Ladrão de Sonhos, assistam imediatamente.)
Finalmente alguem falou sobre Cidade das Sombra, um dos meus filmes preferidos.
O final do filme é melancólico. Muitas vezes é o que resta na nossa própria realidade diária, no "teatro de sombras" que vivemos, resta fazer do cotidiano apenas algo minimamente "conveniente".
??? kkk, acabou o remedinho pra caduquice.
@@rodrigomalquiestel2354 Primeiro, deixa de ser analfabeto! Caduquice é com c e não com ss seu BURRO! kkk. Segundo, nem membro do canal você é então vai procurar sua turma. kkkkkkkkkkk
@@rodrigomalquiestel2354 Como disse Mike Wazowski de Monstros S.A. "Ofende mas não assassina o português", caduquice é com c e não com ss. Kkkkkkkkk
@@rodrigomalquiestel2354 nem é membro do canal, então vai procurar sua turma. Kkk
@@eduardoreis7147 falou o professor cu de gamela.
Seria legal falar de Infinity Train, um desenho antológico da Cartoon network que por algum motivo querem apagar da história. Tem um monte de assunto interessante pra falar sobre.
Vei quando eu era criança lembro de ter visto esse filme umas duas vezes. E lembro claramente da sensação de tê-lo visto. Gosto muito
Akira e Metropolis? Pra mim esse filme é super influenciado por City of lost children e Blade Runner. E Dark city e city of lost children influenciaram Bioshock.
E uma das razões de matrix parecer muito com dark city é pq matrix foi gravado nos mesmos sets e usou os props de dark city, recicladão mesmo, anyway Dark city é um dos meus filmes favoritos
Matrix e os curtas Animatrix dariam videos incriveis, otimo video como sempre, linck.
um dos melhores cyberpunks dos anos 90,. precedeu tanto Matrix que os prédios que aparecem no filme de Proyas foram reproduzidos no do (então) irmãos Wachowski. Os labirintos e espirais representam o jogo inescapável de memórias nos quais somos todos imersos e presos. O inspetor policial e cientista explicam com clareza isso -- quase todas as cenas com eles mostram esses dois signos -- tanto q qdo o inspetor escapa de um, morre. Um dos caminhos orgânicos para escapar disso é o afeto, mesmo que seja o construído artificialmente pela Emma. É o amor que o salva, curto muito isso. Como grande fã de Connelly, acho que esse é um dos melhores filmes da carreira dela (+de 50 longas) e um dos melhores dos anos 90.
Esse conceito dos aliens parasitas com mente coletiva me lembrou muito o manga Parasyte, também dos anos 90: que pô, faz um vídeo aí sobre ele!
The Thirteenth Floor (1999) é remake de Welt am Draht (O Mundo ao Telefone , 1973), série TV alemã baseada no livro Simulacron-3 de Daniel F. Galouye.
Dark City foi um dos filmes mais marcantes da década de 90, e muito subestimado. E também tem algo do zeitgeist temático da época. Pessoalmente, vejo Dark City, Matrix, Show de Truman e 13⁰ Andar como obras que tem, no Mito da Caverna, de Platão, a base para refletir a manipulação da sociedade e a necessidade de ter que romper com essa realidade para encontar as respostas
isso de revelar que no final a cidade é uma nave apareceu na Druuna né, lá nos anos 80, graaaaande obra (saudosa revista Heavy Metal).
Tb lembrei do jogo Phantasy Star 3 do Mega Drive (1991), ficção científica-medieval, o Star Wars da Sega.
Devem ter outras obras com esse final.
Qual ed do drunna amigo? Sabe dizer?
@@s3f1r0t lembro que a primeira já mostra isso no final (Morbus Gravis I). Ou talvez a segunda (Morbus Gravis II), mas 90% q a primeira
alias, vou caçar um pdf para ler de novo, sensacional (tenho a versão impressa na casa da minha mãe, lançada lá nos 90)
Vocês ainda não sabem que tem vários supostos "plágios" depreciando Matrix? Além de "13º Andar" e "Cidade das Sombras" tem o quadrinho "Os Invisíveis", rolou processo e tudo. Foras as referências a "X-Files", "Ghost in the Sheel", "Soylent Green" e tantas outras obras. Exatamente essa é a genialidade de Matrix: é um espírito de época em mosaico.
Pode ter isso, mas tem também a questão técnica / produção, que foi imitada a um ponto que parece que hoje em dia o pessoal subestima, e acho que outra coisa que o pessoal perde é que o filme tem uma história do cara escolhendo ser o escolhido que é perfeitamente competente, que eu acho que dá um chão importante pra ficção científica toda. Acho um pouco um erro tentar reduzir o filme às "ideias" nessa comparação com as outras ficções científicas que tavam pipocando na época e com as de antes que inspiraram elas.
Dark City é um filmaço, mas Matrix é uma obra prima, e os 3 filmes, e ainda tem a sua história ampliada em Animatrix. Matrix 1 funciona muito bem sozinho, mas com o reload e o revolucion termina perfeitamente com a "paz"!... OBS: Nunca assistirei esse novo Matrix que fizeram por dinheiro "já fiz a minha escolha, agora tento entender o porquê"! E esse é o "propósito que me move"!!!! 😌
Esse é um dos meus filmes favoritos dos anos 90. A trama nos prende e nos leva a ir descobrindo o que está acontecendo junto com os personagens. Pena que não fez o mesmo sucesso que Matriz. Que por sua vez, apesar de seguir uma premissa parecida, é bem mais "ajustado" à fórmula dos blockbusters de Hollywood. Talvez essa seja uma das razões de por que é mais conhecido.
1:29 sobre esse Deuses do Egito eu lembro de lá em 2016 ver algum vídeo sobre o filme que dizia "O filme só tem CGI e o CGI nem é bom" daí você se pergunta como o Alex Proyas topou dirigir um negócio desse
como $erá que foi que ele aceitou?
@@synadeniumo plot de deuses do egito é inacreditável. Foi a primeira vez na minha vida que eu fiquei p*to com """furo""" de roteiro, eu nunca fui desses caras, mas com esse filme não dá
Pelo quê lembro, o filme retrata bem o mito de Osíris. O excesso de cgi foi meio necessário já quê as situações do mito são muito fantásticas. Quanto ao plot, não lembro muito do filme e do livro (o livro é uma coletânea de mitos de várias culturas). Pelo pouco quê lembro, na época quê assisti, era coeso com o mito, mas sinceramente não lembro qual foi o final dos dois🤷
Cara, eu assisti a esse filme e o que eu entendi é que eles estavam vivendo numa simulação estilo Matrix mesmo, que no final ele conseguia alçar uma camada acima da simulação mas que haveria ainda outra.
Gosto muito do cidade das sombras e do décimo terceiro andar, a diferença é a filosofia misturado em Matrix, memória é o que nos define, o conjunto de eventos que vivemos nos torna o que somos!
Deu vontade de ver o filme, e acho q essa seria uma propriedade que funcionaria muito um remake/reboot, muitas boas ideias que poderiam ser rearranjadas e resignificadas para ficar melhor.
13º Andar também é dessa mesma época e também muito parecido
nossa, que aula! muito obrigado link muito obrigado você não faz ideia de como eu gosto dessses vídeos
Cara, se minha memória não está me enganando (e ela me engana mais que esposa infiel), o objetivo das experiências era gerar um humano capaz de "sintonizar". Tanto que, no final, Mr. Book quer que todos "sejam" John Murdock.
09:57 - Essa verdade eu conheço de desde criança, vendo "Labirinto, A Magia do Tempo".
Esse filme tá no fundo das minhas memórias ancestrais
Essa comentário sobre a potência do falso me pegou, acaba sendo minha impressão no dia a dia sobre qualquer circulo social, dos mais proximos ate os mais distantes. Sinistro, " .. é o que sobra pra a gente.."
Lembro de dark city. Já era um filme "oscuro" na época. Encontrei ele numa cópia pirata que vendiam numa comicon em montevideo no comecinho dos anos 2000. Filmaço
O melhor scifi dos anos 90 e um dos melhores de todos os tempos
Temgo esse filme gravado num dvd em algum canto. Logo, preciso rever....e faz tempo que rever....
Cara… eu não lembro desse prologo.
Também faz anos que vi, mas pela minha memória os segredos são revelados aos poucos.
Vi metade desse vídeo, me interessei pelo plot e fui ver o filme. Há 3 dias. Agora vou continuar o vídeo hahaha
Incrível que Alex Proyas despontou como um diretor com ótimos trabalhos, com O Corvo (que merece um vídeo) e Cidade das Sombras, e nos últimos anos fez coisas esquecíveis como Presságio e Deuses do Egito.
eu consegui gostar dos dois exemplos q vc deu kkkkkk mas naquelas né, assistia quando era mais novo
Porra.. presságio é irado..
@@s3f1r0t sabia que ia causar discórdia. Ele tem cenas impressionantes, a queda do avião e muito bem feita, mas ainda acho que é um filme que fica faltando algo.
Eu gosto muito do presságio.
Eu tinha o DvD desse filme. Clássico, e na época eu consegui enxergar o tanto que esse filme era diferente de todos os sci-fi que eu ja consumira.
Os seus vídeos de mangá de terror são muito bons. Seria muito massa um sobre o Noroi Michiru
Momento "misojólido": a cena da Jennifer Conelly cantando a música do Frank Sinatra (que também não é dele) é muito sexy. Uma das atrizes mais lindas da nossa época.
Eu me lembro ao final do filme sentir uma profunda melancólia!!
Cara, como eu gostei desse filme!
Acho que é o culpado por eu gostar tanto de ficção científica sombria.
Minha cabeça explodiu quando é revelado a localização do filme.
nossa, lembro de ver esse filme e ficar chocado
Meus parabéns por mais um óptimo vídeo! Gostaria de saber como faço para ver esse filme. Obrigado!
Linck, o filme tem duas versões mesmo, mas a q tem o monólogo super explicativo é a versão do cinema de Cidade das Sombras, o corte do diretor explica os conceitos do filme aos poucos
eu amava esse filme e revi há alguns meses atrás
Sim, eu também assisti a versão que tudo vai mostrando aos poucos e nem quero ver a versão do diretor, senão vai ferrar com a minha memória sobre esse filme ser um dos melhores até hoje
Não assisti esse filme e achei esse Final de que Eles Vivem numa Espaçonave é Fora da Curva; Interessante! Valeu Linck pelo Excelente Vídeo!
Eu gosto pra caramba desse filme e devo dizer que tenho a mesma versão que foi pras locadoras na época baixado no meu pc.
Esquecido nao! Esse filme e marcante.
Hey Link... Já começa que deuses do egito é um graaaaaande White Washing... Muita gente odeia o filme desse cara.... Mas já vou colocar na minha lista esse filme, mesmo não curtindo SCIFI.
Em certo momento, principalmente na luta telecinética, me lembrou de Scanners, sua mente pode matar.
Hey Linck acho que não é muito a sua mas por favor faz um vídeo do mangá brasileiro Sense Life.😁
Exatamente! Por mais que eu tenha gostado de "Cidade da Sombra", não dá para sequer comparar com Akira, muito menos ver influência deste no último, mera citação pelo peso da obra. eu gosto de Cidade da Sombra, mas o final é meio fanservice, o que é triste.
P.S. 1: concordo com a colocação de filme noir ou hipernoir, convém bem com a estética do filme. A parte até boa do filme.
Essa ideia de aliens procurando uma cura lembra vagamente a ideia da série de livros de ficção científica Perry Rhodan.
Poderia falar sobre equilibrium que tbm tinha a pegada de Matrix, só que melhor. Segundo eles msm
Bacana que o protagonista, Rufus Sewell está la no filme de duelo medieval wue tinha o coringa (ator) e tbm está na série O homem do castelo alto
Tem um chamado "Equilibrium" que o Sbt vendia como o filme q inspirou Matrix
13:15 cara eu acho que nesse contexto talvez seja semelhante a uma conversa solitária, onde vc vai pondo suas ideias e vai respondendo ela encontrando contradições ou se surpreendendo com as mesmas
Faz sentido para mim, pois ja me peguei fazendo isso varias vezes
Lembro desse filme, e meu pai também gostava muito dele.
É parecido com Matrix pq ambos foram inspirados no Os Invisíveis de Grant Morrison.
Sim. Matix só substituiu os aliens pelas máquinas!
o Grant Morrison até processou os caras, mas como, tanto a DC (Invisíveis) quanto ao estúdio de Matrix eram do mesmo "dono", a coisa não foi para frente.
Filmaço!!!!! Obrigado.
Esse lance de memoria definir ou nao quem somos me remeteu a Total Recall. Pois ali, um implante de memorias fabricadas muda completamente a natureza do personagem, culminando, inclusive, numa luta entre protagonista e antagonista onde ambos habitam o mesmo corpo mas nao sao mais a mesma pessoa.
sobre eles terem essa falta de proposito, de agirem como se soubessem que tem de fazer algo mas ficarem com aquela cara de "ta certo isso?", vale lembrar que uma mulher aleatória ajuda ele, sendo ela a única pessoa que não passa essa sensação constantemente.
Orra Linck, agr terei de virar membro pq perdemos a oportunidade de falar sobre a ideia do gnosticismo e a ideia do demiurgo dentro da obra
Eu assisti esse filme quando saiu.
Tava tentando lembrar o nome, valleu por este resgaste!
Cidade das sombras e um daqueles filmes que merecia um remake para concertar os erros do original
(2:00) - Eu entendo o lado dele.
Eu já tive muitas inspirações pra escrever histórias e nelas não tem elemento nenhum que remete ao matéria original que serviu de inspiração.
Era pra eu me sentir feliz com isso, já que é algo original e não copia, né?
esse filme tb foi um dos últimos gritos do "thriller erótico" dos anos 90
linck eu acho que o filme que começou essa onda sobre questionar a essência da realidade no final dos anos 90 foi abra los ojos.
Eu não lembro de introdução na versão antiga, mas começava com ele acordando na banheira, e segue o mistério. E a coisa ficou meio Matrix porque eu assisti esse filme em VHS, chegou nas locadoras após o filme de Matrix.
A maior influência é do Arthur Clarke. Vários romances dele tem essa temática da civilização alienígena que pesquisa nos humanos uma forma de continuar sobrevivendo.
Apesar de distopias, matrix e este, são bem distintos e este é bem menos FC de realidade virtual e mais cult/retrofuturista. Muito mais na temática de Matrix e da mesma época, é 13⁰ Andar.
Fala sobre o filme entrevista com vampiro💖💖
Up
Up
Up
Tem o filme Equilibrium, que é na mesma vibe... Mas tem o lance de existir uma sociedade que inibe as emoções e tem um exército com clérigos, John Preston (Christian Bale) é um clérigo Grammaton, um agente de elite treinado em Gun Kata e depois de uma missão com o seu mentor Errol Partridge, "morrivel" Sean Bean, ele já está sucumbindo a querer voltar a ter sentimentos e tal... To dando um resumo meio merda, mas tem ideias e conceitos maneiros, mas a execução descamba para um filme de ação b. Mas eu gosto, acho que valia a pena citar.
Foda era Equilibrium que na capa do VHS/DVD vinha escrito: "Equilibrium - MELHOR DO QUE MATRIX"
Eu lembro disso 😂😂 Na era das videolocadoras as distribuidoras faziam de tudo pra chamar a atenção do público.
Que bom que o prólogo estava logo no início, do contrário eu me preocuparia.
Piada ruim a parte eu vi esse filme por recomendaçao de um grande amigo de infância.
O ano era 2003, vivíamos o apogeu da pirataria e dos formatos variados em DVDl. Ele trouxe para minha casa uma cópia compactada de alta qualidade (DivX) para assistirmos.
Confesso que não fiquei empolgado, mas havia alguma coisa de Terry Gilliam e Terry Jones ali, também fiquei com vergonha de dizer que não achei uma obra sensacional como esse entusiasmado amigo, mas o saldo no "epílogo final" foi que se tratava de um bin filme injustiçado.
KKKK... gostei da parte do filme do Nolan do buraco negro e da musica do zimmer
Eis uma sugestão de análise de filme do qual inclusive saiu recentemente uma versão em preto e branco de Johnny Mnemonic do Robert Longo com a colaboração do próprio William Gibson. Não é um filme bom e foi um fracasso, mas para mim tem todo um valor afetivo considerável porque é uma valente incursão ao cyberpunk que por sua vez é um exemplar da categoria literária hardboiled. Pegaram o tropo da Low Life e turbinaram com o novo tropo da High Tech. Em cores ou pb merece uma revisitada por conta do seu ineditismo.
Tem uma regrinha sobre filmes q sempre acerta
Quando uma pessoa diz q odeia matrix, de volta para o futuro, clube da luta, Forrest gump, etc
Essa pessoa só quer se babaca e irritar os outros, não leve a sério
Linck, seria mto massa um vídeo (ou live) sobre FLCL do Kazuya Tsurumaki
TB tem o filme Missão Especial de Natal 2006.
Vc já notou que no fim dos anos 80 e nos anos 90, o noir tem elementos fantásticos e de terror, coração diabólico, uma cilada para Roger rabbit, cidade das sombras, ou filmes com um cenário noir mas nos anos 90, Batman, o máscara , o corvo, mundo legal ....
Equilibrium é outro filme que incorpora alguns desses elementos.
deuses do egito é esquisitamente maneiro pelo que eu me lembro. Assistia muito na republica da facu, mulecada adorava
Cidade das Sombras é incrível igual ao Presságio com Nicolas Cage. Se Você viu muito The History Chanel sobre os Anninakis e alienígenas do passados. Com certeza gostou do filme Pressagio
Eu acho que os dois são ótimos mas Dark City envelheceu melhor que Matrix!
O matrix tem um apelo estilístico mais datado no espírito do tempo da década de 90, tipo aquelas roupas de "tecnocouro smack my bitch" .... mas os fãs não estão preparados para esse assunto
podia rolar um vídeo de "Réquiem para um sonho" em Link ?
Ótimo filme, considerado Pré Matrix.
Em tempo, amo o Matrix...rsrsrs
Eu assisti no cinema qdo estreou! Tenho o VHS até hoje. Se o filme ė australiano é porque o filme é bom! *
Boa tarde!
Linch,
quero indicar um filme esquecido dos anos 1990, Estranhos prazeres ( strangers days ), dirigido pela Kathryn Bigelow e roteiro de James Cameron, com Ralph Fiennes, Angela Basset e Jennifer
Queria saber mais sobre esse ódio por Matrix