Trabalhem enquanto eles dormem.. acorde mais cedo do que a maioria. Tome um banho gelado de.manhã cedo. Nunca pare de trabalhar. Pague o preço do sucesso. E não viva.
Eu li este livro e achei sensacional. No final eu me perguntei: "Pra que serve isso tudo?". Olho ao redor e vejo pessoas conhecidas adoecendo em virtude disso. O dia passa....e você nem se alimentou decentemente. Que possamos fazer uma análise do que buscamos pra nossas vidas.
Acho q existem 3 coisas as quais devemos prestar muita atenção no nosso cotidiano para não sermos pegos de surpresa. O mundo liquido, marketing pessoal e a sociedade do desempenho. Em algm grau, vamos acabar participando desse enredo contemporâneo. Porém, é preciso estar atento para não acabar desenvolvendo patologias psicológicas devido a essas loucuras.
Eu já percebi isso a 10 anos, assim mudei meu comportamento de consumo. Hoje vivo com menos e não quero fazer parte desta sociedade de consumo que nos leva a estes problemas psiquiátricos. Menos é mais!
As metas inatingíveis que o mercado propõe, essa ansiedade por produção, nada mais são que uma negação da realidade em busca de perfeição que jamais será atingida, em resumo: o mundo das ideia de Platão sob a roupagem do século XXI
Entre o sofrimento por não ter o que se deseja E o tédio, pois agora que o tem já não o deseja mais e passou a desejar outra coisa. E esse ciclo se repete infinitamente -Schopenhauer
Outro dia assistia esse tal de Pondé no jornal da cultura daí eles falando mau do presidente eleito daí o esse cara souto um gritinho : - aiiii que ódio, desse Bolsonaro Igualzinho a Sandra meu nome é Sandra do xuxu beleza 😂😂😂 Daí q eu notei q é ele q dubla a voz da Sandra meu nome é Sandra kkkkkm
@Renato Monteiro .. Em seguida tem que levar a sua vida pessoal sem deixar ter interferencias de quem quer que seja, se voce e feliz sozinho e solteiro sem ninguem o faça e nao de bola pra sociedade, esse e o começo...
Vivo fora do Brasil e te digo que esse cansaço extremo é bemmmm mais acentuado aí. O povo quer muito se mostrar pro “zoto”. Trabalha demais pra manter uma vida de mentira... prova disso foi a quantidade de empresas quebrando com 2 meses na pandemia. Cara j vivia com corda no pescoço. Mas casa decorada, roupa toda semana, empregada etc. Qnd sai pra divertir, o brasileiro quer aproveitar tudo de uma vez, cansa mais ainda. Viaja pra Europa, quer fazer 5 países de uma vez só, com as crianças ainda. Vê oq? Aproveita como? É humanamente impossível. Fora o trânsito caótico, tudo tem filas, a cultura ser o último a sair do escritório. Povo acha chique falar que tá “na correria”. É isso ai, o povo está, cada vez mais, visivelmente infeliz. Aqui as pessoas mesmo com condições financeiras boas, são um pouco mais simples. Nada é tão impecavel. Isso ajuda o pai de família estar em casa 17h30. Mae levar as crianças na pracinha de manhã pois só trabalham meio período. Classe média americana não faz viagem internacional todo ano. Nem precisa ir no melhorrr cabeleireiro, melhorrrrr médico, comer o melhorrrr orgânico. Enfim, vejo q tudo na vida tem um preço. Feliz de verdade não é quem bebe até morrer 3 horas no fds e se entope de carne. Mas quem tem a paz de em plena quarta feira poder chegar em casa mais cedo e fazer algo pra si, q satisfaz a alma.
@@gamerprecario O cara se diz o ás do aperfeiçoamento e da superação, mas enche o canal de rpg multiplayer. Foda a pessoa que não enxerga a própria excrescência, e é incapaz de sentir o fedor da própria merda.
O autor da obra foi muito feliz em falar de um fato que esta intrinsecamente atrelado ao mundo contemporâneo, mas que é inevitável cada um ter o seu cansaço. Cabe a cada, dosar as medidas para não adoecer mentalmente. Estamos em um caminho sem volta, busque seus objetivos, não seja negligente e alienado, mas, cuidado pra não exagerar nessa busca e tornar-se vitima de um cárcere mental, culpando-se de qualquer tropeço que venha ter.
Sabe o que é mais engraçado? Conheci pessoas que trabalharam a vida inteira. Conquistaram casa, carro, pagaram faculdade para os filhos e ainda conseguiram uma aposentadoria robusta. Mesmo com todas essas "metas batidas" decidiram voltar ao mercado de trabalho, porque nao aguentavam ficar em casa de bobeira. Mas viviam exaustos, com dores no corpo, reclamavam da condução e dos chefes. Difícil de entender!
Oi Luis sou adolescente e acompanho o seu canal, há algum tempo. Depois faz um vídeo da sua visão sobre os adolescentes de hoje, sobre as modinhas e querer se mostrar nas redes sociais.
Acho q esse positivismo só adoece mais e mais as pessoas. Porém nas prateleiras de livraria é só o q elas buscam ler. Eu tive essa fase. Peguei os livros e "queimei"! Libertador!
Complicado, e analisando a situação mais profundamente, as vezes sentimos cansado da vida sem ao menos nos expor a um trabalho que realmente requerá algum esforço seu.. Imagine para aqueles então, empregados cujo seu salário é desproporcional com os preços tributados em tudo.. Normalmente este mesmo salário é destinado apenas em pagar contas, aluguel, e suprimentos básicos como comida e água.. E após isso não restará nada, nem ao menos para investir em uma viagem, ou apenas fazer algo que diferencie o seu padrão de vida.. e isso se repete a cada mês, a cada ano, e dependendo de sua inércia, capaz de manter esse mesmo ritmo até o final de suas vidas.
Sou assalariado, fico 13h na empresa com um ganho de 1300. Me esforço cada dia, fico sem me alimentar direito, chego em casa exausto tenho uma esposa que me espera e espera por atenção, como vou dar atenção com o corpo e mente exausta, a mente exausta por saber que tudo é em vão, que será impossível mudar de vida. Mas se eu não me expor ao cansaço como vou pagar o aluguel, e comer o básico? Não sobra nem pro detergente e isso está me destruindo e destruindo a relação em casa. Esse vídeo mostrou tudo sobre oq vivo
@@lucasemanuelpaulinosimao1184 força irmão...acho que sempre foi difícil....respira fundo...conversa com a mulher..confessa suas angústias.....chora se se sentir vontade....pra pobre, só Deus! Talvez seja a única vantagem : a oportunidade da fé.
@@lucasemanuelpaulinosimao1184Procure mudar seu pensamento... Na vida sempre tem espaço para crescer, progredir, melhorar em todos os aspectos... mas a melhora começa internamente... Aqui no RUclips tem muitos vídeos que podem te ajudar em sua caminhada aqui neste plano... Muita luz pra você e sua família 😉🙏
Pq buscam a felicidade nas coisas e nas outras pessoas. A pessoa tem que ser feliz e amar a si mesmo. Se isso não acontece ela fica projetando o "amor nas outras coisas ou pessoas, sendo que quando ela consegue uma coisa ou pessoa não era o que parecia ser daí volta a ser infeliz e projetar novamente (como um ciclo vicioso)...é a sociedade que repete padrões e imprimem na gente o que nem sempre queremos...☺
Entre o sofrimento por não ter o que se deseja E o tédio, pois agora que o tem já não o deseja mais e passou a desejar outra coisa. E esse ciclo se repete infinitamente -Schopenhauer
Olavo tem ração, buscar a felicidade em si mesmo não quer dizer se isolar do mundo. Acho que o que a Ana disse é algo que todo devemos praticar. Acredito que apenas quando não necessitamos da companhia de alguém é que essa companhia pode ser de fato apreciada. Encare seu demônio interior.
Realmente, como disse o Pondé, o Byung-Chul Han teve uma grande intuição ao escrever a sociedade do cansaço, um livro curto de páginas densas, profundamente reflexivo e completamente atual.
Falou tudo Pondé! Realmente tá muito exaustivo a vida moderna,o excesso de positividade, é tudo falso demais,fora de realidade. Sem contar a superficialidade da maioria das pessoas. Isso é algo que me incomoda bastante,as pessoas escutam mas não ouvem, não se aprofundam em nada(tanto em conhecimento como nos relacionamentos em geral). Esse excesso de metas,competitividade ( que perde totalmente a importância diante das doenças e da morte), também são coisas extremamente irritantes e cansativas.
O que o Ponde tem de cansaço em sua fala, sobra ligeireza e Intensidade no José Marcondes em sua interpretação do Largo ao Factoto do Barbeiro de Sevilha de Rossini na temporada de 2019 no papel de Fígaro. É o nosso Black Tito Gobbi. Ótima Interpretação e sobra voz.
amu o Bolsonaro,homi omrrado e sabiu. Capitaum do ezersito e lutou comtra o comunistah do demonho. Deus asima de TODOS Bolsonaro 2022 e vise Damaris. Povo cristaum e comservadur
Muito do cansaço vem do sedentarismo e do engessamento espiritual e emocional promovido pelo sistema, mídia, tendências, comodidades tecnológicas entre outros. A fé em Deus fortalece.a nossa consciência e nos deixa em contato com nossa fonte de energia principal que é ele. Viva nosso Senhor Jesus Cristo. Abraços.
Na minha opinião, na maioria dos casos, as pessoas trabalham por pura necessidade mesmo. Com isso, acabam idealizando um cenário melhor, sair da "zona de conforto" é o primeiro passo, mas isso tem um preço muito alto, que a maioria das pessoas não querem ou conseguem pagar. Nossa sociedade cobra desempenho e resultados, percebo que estamos trabalhando cada vez mais e nosso esforço valendo cada vez menos. Com isso, nossa saúde está sendo deixada para "depois", o que inevitavelmente vai nos adoecer e reduzir nosso desempenho, será que tem lógica isso tudo?.
o mais intrigante é refletir no que chul han demonstra, que a coersão do sujeito para se adaptar nesta sociedade vem dele mesmo, forçado por si mesmo a sempre postar sua positividade o tempo todo em todas as midias, ser bem sucedido e ter algo a mostrar, porque do contrário, ele começa a acreditar que não existe.
Ai tem dois pontos opostos. O de que viver sempre intensamente e feliz é impossível, mas por outro lado, levo em consideração que a vida é curta demais e só temos uma pra aproveitar. Daí vem o esquilibrio em tudo que fazemos
Vdd ,temos que bater metas o dia inteiro já nascemos com essa imposição a respeito da sobrevivência humana, estou me direcionando na contra mão desse círculo vicioso.
Bate até inveja quando vemos filmes antigos em que as pessoas de uma comunidade se davam a liberdade de pausar suas rotinas pessoais para resolver um assunto comunitário ou ajudar outra pessoa sem ficar pensando no tempo que estavam perdendo ou deixando de produzir.
Eu gostei da reflexão, mas acho que dava pra ir ainda mais longe, esse é um assunto que me desperta muita curiosidade, essa corrida pelo sucesso, pelo dinheiro, pelo significado é algo que me fascina mas no fundo eu sei que é uma ilusão, mas muita gente não tem essa consciência e irão correr até morrerem de cansaço, sem felicidade e com poucos momentos felizes pra contar de fato.....
Sociedade esta do tipo mercuriana: rápida, intercambiável. Nada fixa, rejubila-se por ser mutável, de mercado. Intensa, mas dispersa. Meta é não ter meta, é atirar em qualquer sombra, sem planejamento de longo prazo. Viva hoje, o amanhã nunca virá. Amanhã é agora, para esta sociedade. Como já li: as pessoas, hoje em dia, vivem como se não fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido.
Estamos na era do “nao pode ser quem vc é “e consequentemente nos desanima totalmente... muitas pessoas querem ser livres mas nao querem ser “nos mesmos”
Eu tenho 24 anos e me sinto sempre cansada. Parece que as pessoas da minha idade não tem disposição para cuidar da casa, trabalhar, estudar, fazer nada pq temos tudo nas mãos.
No mundo contemporâneo não há mais a distinção entre tempo de trabalho e de lazer, pois seu chefe pode mandar mensagens a qualquer momento. Isso certamente gera muito cansaço.
É por isso que juntei até hoje dinheiro, e fiz minha primeira aquisição nesta crise: uma chácara numa área rural. Simplesmente com um espaço de terra você consegue sobreviver produzindo tudo o que precisa, do bom e do melhor. Não quero perder minha juventude correndo atrás de metas e dormindo mal e não aproveitando o que é bom na vida, a tranquilidade. Quem me leu aqui, deixa o like e adquira uma propriedade rural assim que puder, pois as previsões para a próxima geração é de faltar emprego e terá miséria. Quem produzir seu pão, nunca verá a fome.
a libertação é nao ligar para nada.....ou ter muito dinheiro para nao precisar mais trabalhar e ter a mente livre de cobranças...horários metas para cumprir
Tem que haver algum tipo de satisfação, anti-stress. Mas já virou o novo normal, o homem-máquina, exatamente como o Pondé falou, que a vida tem de ser levada de forma exaustiva, combina muito bem com a quantidade de informações que consumimos diariamente. Aí o povo não sabe o porquê das doenças psicológicas e noogênicas.
Pondé, levando em conta os méritos comuns que todo ser humano é obrigado a ter para subsistir, assim dizendo especificamente a necessidade de ter pecados. Quais foram os pecados de Jesus? Ou que vc acha de um homem que viveu sem pecados?
@@marcia95940 Sim, pode acontecer. Mas depressão é uma doença, não é um cansaço "comum". E é perigosa também, pode levar ao suicídio. Obviamente o sentido da frase que eu citei não é esse tipo de cansaço. Vou procurar explicar, não sei se consigo em poucas palavras. A pessoa cansada não pensa direito no que faz, toma más decisões, briga com todos sem motivo, fica mais impaciente e irritada, responde mal os outros. Alguns até batem na esposa e/ou filhos (que desculpa, hein? Justifica?) Eu ouvi essa frase de um padre que aconselhava um pai de família que brigava muito em casa, que chegava em casa cansado do trabalho e explodia. Foi então que o padre usou esse dito popular de que "um homem cansado é um homem perigoso" porque a justificativa do homem é que ele estaria cansado. Assim, quando cansados devemos descansar. Não é à toa que precisamos de 8h de sono em média, não é luxo, nem folga, é necessidade biológica.
Pondé, já que grande parte do seu pensamento se foca no estudo daquilo que você chama de "contemporâneo" e você chegou a falar "mandar para aquele lugar; você poderia fazer um vídeo comentando o best seller do Mark Manson?
Um camponês até o século 19...aliás, não preciso ir longe, um homem do campo de hoje, riria e ri (eu, que fui criado em sítio, gargalho alto) de alguém que reclama de que "tem que bater metas e se sente cansado" - "ó mundo cruel". No campo, no mundo natural como ele é fora dos contos de fadas, se você "não bate a sua meta"/ não planta, certamente não come, mas mesmo o plantar não é garantia de colher, tantas são as intempéries e incertezas. O trabalho (externo) vai de antes do galo cantar até o sol se pôr, desde a lida com a terra, passando pela alimentação e cuidado dos animais, à manutenção de tudo: desde carpintaria, ferramentas, parte elétrica, ao assentamento de morões e esticamento de cerca. Um erro no campo por vezes representa a morte, e acidentes e deformidades físicas permanentes são um fato da vida. O tal medo de errar é algo com consequências físicas, porque o erro, assim como moendas, lâminas, galhos de árvore podres e animais peçonhentos, ao contrário do chefe e do gerente, não perdoam. Depois do pôr do sol ainda vem mais trabalho interno na casa, filhos, contas, estudo, etc. O preparo das refeições é completo, desde o colher, ao lavar, ao tratar, ao cozinhar e ao servir, levando o resto do tempo, porque Ifood não é uma opção. Mesma rotina de domingo a domingo, de janeiro a janeiro, salvo o domingo de manhã para quem tem a sua religião. Barriga d'água (esquistossomose), tuberculose, malária, coração inchado (chagas), são apenas mais uma marca para você colocar no seu caderninho pessoal de doenças, que sua mãe iniciou a preencher no seu nascimento, e ao qual você dá continuidade, para depois se gabar entre os amigos; ficam lá na lista junto com o sarampo, catapora, papeira (caxumba), rubéola, tosse de cachorro (coqueluche)...só das que me vêem na memória de infância, fase à qual alguns amigos sobreviveram e outros "não vingaram"(menino de interior não morre, apenas "não vinga", "nasceu fraquinho e não vingou" diz a mãe). Menos de 1/3 de perdas era uma boa marca. Isso é o mundo normal, natural, nem duro nem mole, não há reclamacão aqui. No entanto a sociedade se enfraqueceu tanto que, mesmo diante de um mundo tão abundante e fácil de lidar como nunca se viu em nenhuma outra fase da história, onde tudo lhes é entregue mastigado na boca, ainda reclamam. A vida de hoje é um imenso feriado, para parafrasear o Nelson. Nunca foi tão fácil, divertido e prazeroso viver, acordar é um bálsamo, é abraçar o mundo nessa telinha e ter acesso às melhores universidades do planeta. Quem se criou nos espinhos só pode agradecer esse mundo que é só pétalas de rosas mas, infelizmente, como efeito colateral, tempos muito bons terminam por formar homens de geléia. Dizer que a realidade é dura não revela absolutamente nada sobre a realidade, esta apenas "é", mas revela apenas a consistência débil e frágil de quem fala.
@@marcia95940 Ô, saudade daqueles aromas e sensações que se fixam na memória: de acordar às 03:00 da manhã com aquele cheiro de cocô de vaca e orvalho, abrir a cancela e levar os animais para a "vargem"(como chamava-se a várzea em caipirês local), limpar o curral e deixar o estrume para secar, verificar o que a dona raposa andou fazendo no galinheiro, banhar-se, tomar café com leite e pão com o ovo, levar uma fungada da mãe no cocuruto enquanto essa deseja boa sorte na jornada que virá, a epopéia para chegar na escola. Tempo bom, todo tempo é bom, não tenho do que reclamar. Costumo dizer que quem reclama da vida pode sempre escolher a outra opção e largar de seu mal agradecido.
Nossa! É bem o quê tenho feito, até mudei a Numerologia da minha casa, para ninguém mais me procurar. Não vejo mais noticiário, políticas e papo furado...agora é meditação e pensa na paz...
Se a pessoa se deixar levar pelo ritmo contemporâneo, acaba assassinando o eros, pathos e lado dionisíaco. Enfim, se transforma em uma máquina de resultados, um devorador de mercadorias e um viciado em reconhecimento, já nem sabendo mais o q realmente importa em sua vida.
Trabalhem enquanto eles dormem.. acorde mais cedo do que a maioria. Tome um banho gelado de.manhã cedo. Nunca pare de trabalhar. Pague o preço do sucesso. E não viva.
Muito bem colocado
Parece coisa do Thiago Finch 😂
Eu li este livro e achei sensacional. No final eu me perguntei: "Pra que serve isso tudo?". Olho ao redor e vejo pessoas conhecidas adoecendo em virtude disso. O dia passa....e você nem se alimentou decentemente. Que possamos fazer uma análise do que buscamos pra nossas vidas.
Mas o problema é que se vc não faz isso, vc também não se alimenta corretamente.
Acho q existem 3 coisas as quais devemos prestar muita atenção no nosso cotidiano para não sermos pegos de surpresa. O mundo liquido, marketing pessoal e a sociedade do desempenho.
Em algm grau, vamos acabar participando desse enredo contemporâneo. Porém, é preciso estar atento para não acabar desenvolvendo patologias psicológicas devido a essas loucuras.
Eu já percebi isso a 10 anos, assim mudei meu comportamento de consumo. Hoje vivo com menos e não quero fazer parte desta sociedade de consumo que nos leva a estes problemas psiquiátricos. Menos é mais!
A sociedade do cansaso que inevitavelmente leva as doenças da alma.
essa frase tem mais a ver com livro do que esse video...
As metas inatingíveis que o mercado propõe, essa ansiedade por produção, nada mais são que uma negação da realidade em busca de perfeição que jamais será atingida, em resumo: o mundo das ideia de Platão sob a roupagem do século XXI
Se vc dorme 7 horas por noite, vc é já um inútil hoje em dia
Entre o sofrimento por não ter o que se deseja
E o tédio, pois agora que o tem já não o deseja mais e passou a desejar outra coisa.
E esse ciclo se repete infinitamente
-Schopenhauer
É impossível se satisfazer com o que se ganha antes de aceitar o que se tem
Outro dia assistia esse tal de Pondé no jornal da cultura daí eles falando mau do presidente eleito daí o esse cara souto um gritinho :
- aiiii que ódio, desse Bolsonaro
Igualzinho a Sandra meu nome é Sandra do xuxu beleza 😂😂😂
Daí q eu notei q é ele q dubla a voz da Sandra meu nome é Sandra kkkkkm
Lucas Ferreira e oque isso tem a ver com o meu comentário de Schopenhauer colega?
ruclips.net/video/sTLpQroOHto/видео.html
Esse cara fazendo a dublagem da Sandra meu nome é Sandra do xuxu beleza
😂😂😂😂
@@lucasoferreiro Procure estudar um pouco de Português e pare de dar vexame nas redes.
Eu ja mandei essa vida de bater metas pra P.Q.P, hoje me estabeleci de maneira simples que me satisfaz.
Ou seja está com o boi na sombra kkkk
Sentar igual buda e aplaudir o Sol
@Renato Monteiro pra começar tem que sair de areas de trabalho como vendas ou comercio que e um verdadeiro inferno.
@Renato Monteiro ..
Em seguida tem que levar a sua vida pessoal sem deixar ter interferencias de quem quer que seja, se voce e feliz sozinho e solteiro sem ninguem o faça e nao de bola pra sociedade, esse e o começo...
Vivo fora do Brasil e te digo que esse cansaço extremo é bemmmm mais acentuado aí. O povo quer muito se mostrar pro “zoto”. Trabalha demais pra manter uma vida de mentira... prova disso foi a quantidade de empresas quebrando com 2 meses na pandemia. Cara j vivia com corda no pescoço. Mas casa decorada, roupa toda semana, empregada etc. Qnd sai pra divertir, o brasileiro quer aproveitar tudo de uma vez, cansa mais ainda. Viaja pra Europa, quer fazer 5 países de uma vez só, com as crianças ainda. Vê oq? Aproveita como? É humanamente impossível. Fora o trânsito caótico, tudo tem filas, a cultura ser o último a sair do escritório. Povo acha chique falar que tá “na correria”. É isso ai, o povo está, cada vez mais, visivelmente infeliz. Aqui as pessoas mesmo com condições financeiras boas, são um pouco mais simples. Nada é tão impecavel. Isso ajuda o pai de família estar em casa 17h30. Mae levar as crianças na pracinha de manhã pois só trabalham meio período. Classe média americana não faz viagem internacional todo ano. Nem precisa ir no melhorrr cabeleireiro, melhorrrrr médico, comer o melhorrrr orgânico. Enfim, vejo q tudo na vida tem um preço. Feliz de verdade não é quem bebe até morrer 3 horas no fds e se entope de carne. Mas quem tem a paz de em plena quarta feira poder chegar em casa mais cedo e fazer algo pra si, q satisfaz a alma.
OI, Women´s of the tribe. Vc mora na Austrália ?
Também penso assim como vc!!!
Concordo com tudo que vc disse, o Brasil é cheio de pobre soberbo
la v Ja morei, agora estou na Califórnia! Abraços
Por isso vou comprar uma prancha de surf, valeu obrigado por clarear ainda mais as minhas ideias
a constante busca pelo "melhorar de vida" cansa...
o constante comodismo também. :v
@@gamerprecario Não cansa não meu caro, cansa ver um néscio como vc , correndo contra o vento !
Já já cai amigo.....
@@gamerprecario O cara se diz o ás do aperfeiçoamento e da superação, mas enche o canal de rpg multiplayer. Foda a pessoa que não enxerga a própria excrescência, e é incapaz de sentir o fedor da própria merda.
o problema é quando a nossa vida literalmente depende disso já que você não tem ninguém
Quando as pessoas cansam elas devem descansar e não desistir.
Já diz Martinho Lutero que o coração é como um moinho sempre têm um desejo atrás do outro.
E nunca se satisfaz.
O autor da obra foi muito feliz em falar de um fato que esta intrinsecamente atrelado ao mundo contemporâneo, mas que é inevitável cada um ter o seu cansaço. Cabe a cada, dosar as medidas para não adoecer mentalmente.
Estamos em um caminho sem volta, busque seus objetivos, não seja negligente e alienado, mas, cuidado pra não exagerar nessa busca e tornar-se vitima de um cárcere mental, culpando-se de qualquer tropeço que venha ter.
Sabe o que é mais engraçado? Conheci pessoas que trabalharam a vida inteira. Conquistaram casa, carro, pagaram faculdade para os filhos e ainda conseguiram uma aposentadoria robusta. Mesmo com todas essas "metas batidas" decidiram voltar ao mercado de trabalho, porque nao aguentavam ficar em casa de bobeira. Mas viviam exaustos, com dores no corpo, reclamavam da condução e dos chefes. Difícil de entender!
Psicopolítica e autoexploração.
Pondé cirúrgico, como sempre! De médico de corpos, à médico social!
Oi Luis sou adolescente e acompanho o seu canal, há algum tempo.
Depois faz um vídeo da sua visão sobre os adolescentes de hoje, sobre as modinhas e querer se mostrar nas redes sociais.
Acho q esse positivismo só adoece mais e mais as pessoas. Porém nas prateleiras de livraria é só o q elas buscam ler. Eu tive essa fase. Peguei os livros e "queimei"! Libertador!
Complicado, e analisando a situação mais profundamente, as vezes sentimos cansado da vida sem ao menos nos expor a um trabalho que realmente requerá algum esforço seu.. Imagine para aqueles então, empregados cujo seu salário é desproporcional com os preços tributados em tudo.. Normalmente este mesmo salário é destinado apenas em pagar contas, aluguel, e suprimentos básicos como comida e água.. E após isso não restará nada, nem ao menos para investir em uma viagem, ou apenas fazer algo que diferencie o seu padrão de vida.. e isso se repete a cada mês, a cada ano, e dependendo de sua inércia, capaz de manter esse mesmo ritmo até o final de suas vidas.
Sou assalariado, fico 13h na empresa com um ganho de 1300. Me esforço cada dia, fico sem me alimentar direito, chego em casa exausto tenho uma esposa que me espera e espera por atenção, como vou dar atenção com o corpo e mente exausta, a mente exausta por saber que tudo é em vão, que será impossível mudar de vida. Mas se eu não me expor ao cansaço como vou pagar o aluguel, e comer o básico? Não sobra nem pro detergente e isso está me destruindo e destruindo a relação em casa. Esse vídeo mostrou tudo sobre oq vivo
@@lucasemanuelpaulinosimao1184 força irmão...acho que sempre foi difícil....respira fundo...conversa com a mulher..confessa suas angústias.....chora se se sentir vontade....pra pobre, só Deus! Talvez seja a única vantagem : a oportunidade da fé.
@@lucasemanuelpaulinosimao1184Procure mudar seu pensamento... Na vida sempre tem espaço para crescer, progredir, melhorar em todos os aspectos... mas a melhora começa internamente... Aqui no RUclips tem muitos vídeos que podem te ajudar em sua caminhada aqui neste plano... Muita luz pra você e sua família 😉🙏
Precisamos de uma revolução urgente!! 💔
A pessoa rapidinho cansa do carro , de casa , do lugar , do emprego e da esposa ou marido o novo mundo as pessoas mudam e mudam e estão sempre tristes
Pq buscam a felicidade nas coisas e nas outras pessoas. A pessoa tem que ser feliz e amar a si mesmo. Se isso não acontece ela fica projetando o "amor nas outras coisas ou pessoas, sendo que quando ela consegue uma coisa ou pessoa não era o que parecia ser daí volta a ser infeliz e projetar novamente (como um ciclo vicioso)...é a sociedade que repete padrões e imprimem na gente o que nem sempre queremos...☺
Entre o sofrimento por não ter o que se deseja
E o tédio, pois agora que o tem já não o deseja mais e passou a desejar outra coisa.
E esse ciclo se repete infinitamente
-Schopenhauer
@@anasouza5397 se isso funciona pra você, não quer dizer que funciona para os outros. Para pessoas muito sociáveis ser assim é quase impossível.
Olavo tem ração, buscar a felicidade em si mesmo não quer dizer se isolar do mundo. Acho que o que a Ana disse é algo que todo devemos praticar. Acredito que apenas quando não necessitamos da companhia de alguém é que essa companhia pode ser de fato apreciada. Encare seu demônio interior.
@@joaofelipesophia3930 👏👏👏👏👏😘
Seria a quantidade de informações e a resposta mais rápida que devemos dar a sociedade para nos cansarmos hoje em dia?
casar é só mais um tópico dentre todos os tópicos "relevantes" impostos para nós darmos "nossa opinião".
@@igorogrande eu quis dizer cansarmos, que vem do verbo cansar....erro do corretor do celular...kk... porém, concertei o erro.
Pessoas: A
Filosofos: Pq o celular está te destruindo
Esse cara que dubla a Sandra meu nome é Sandra do xuxu beleza da jovem pan né????
ruclips.net/video/sTLpQroOHto/видео.html
Esse cara fazendo a dublagem da Sandra meu nome é Sandra do xuxu beleza
Bater meta no trabalho e em casa, realmente é complicado professor Pondé! Fiquei até exausta só de escutar esse vídeo. 😂😂😂😂😂
Realmente, como disse o Pondé, o Byung-Chul Han teve uma grande intuição ao escrever a sociedade do cansaço, um livro curto de páginas densas, profundamente reflexivo e completamente atual.
Falou tudo Pondé! Realmente tá muito exaustivo a vida moderna,o excesso de positividade, é tudo falso demais,fora de realidade. Sem contar a superficialidade da maioria das pessoas. Isso é algo que me incomoda bastante,as pessoas escutam mas não ouvem, não se aprofundam em nada(tanto em conhecimento como nos relacionamentos em geral). Esse excesso de metas,competitividade ( que perde totalmente a importância diante das doenças e da morte), também são coisas extremamente irritantes e cansativas.
O que o Ponde tem de cansaço em sua fala, sobra ligeireza e Intensidade no José Marcondes em sua interpretação do Largo ao Factoto do Barbeiro de Sevilha de Rossini na temporada de 2019 no papel de Fígaro. É o nosso Black Tito Gobbi. Ótima Interpretação e sobra voz.
Estou lendo agora. Tô gostando muito
Sao muitas metas c loko, como não cansa ? , essa sociedade moderna é só ladeira a baixo
amu o Bolsonaro,homi omrrado e sabiu.
Capitaum do ezersito e lutou comtra o comunistah do demonho. Deus asima de TODOS Bolsonaro 2022 e vise Damaris. Povo cristaum e comservadur
Misericórdia que agonia 😫😨
@@cleotavaresacompanhantedel8647 Kkkkk, belo troll
@@cleotavaresacompanhantedel8647 mortakkk
Muito do cansaço vem do sedentarismo e do engessamento espiritual e emocional promovido pelo sistema, mídia, tendências, comodidades tecnológicas entre outros. A fé em Deus fortalece.a nossa consciência e nos deixa em contato com nossa fonte de energia principal que é ele. Viva nosso Senhor Jesus Cristo. Abraços.
Na minha opinião, na maioria dos casos, as pessoas trabalham por pura necessidade mesmo. Com isso, acabam idealizando um cenário melhor, sair da "zona de conforto" é o primeiro passo, mas isso tem um preço muito alto, que a maioria das pessoas não querem ou conseguem pagar. Nossa sociedade cobra desempenho e resultados, percebo que estamos trabalhando cada vez mais e nosso esforço valendo cada vez menos. Com isso, nossa saúde está sendo deixada para "depois", o que inevitavelmente vai nos adoecer e reduzir nosso desempenho, será que tem lógica isso tudo?.
Eu sou da Colômbia e gosto muito das palavras de Pondé ele tem razão todos nós sabemos que vivemos no mundo do cansaço.
A sociedade do cansaço é para aqueles que desejam tudo e um pouco mais de forma exagerada. Para mim, tudo caminha pois saboreio a vida!!!
o mais intrigante é refletir no que chul han demonstra, que a coersão do sujeito para se adaptar nesta sociedade vem dele mesmo, forçado por si mesmo a sempre postar sua positividade o tempo todo em todas as midias, ser bem sucedido e ter algo a mostrar, porque do contrário, ele começa a acreditar que não existe.
Ai tem dois pontos opostos. O de que viver sempre intensamente e feliz é impossível, mas por outro lado, levo em consideração que a vida é curta demais e só temos uma pra aproveitar. Daí vem o esquilibrio em tudo que fazemos
Vdd ,temos que bater metas o dia inteiro já nascemos com essa imposição a respeito da sobrevivência humana, estou me direcionando na contra mão desse círculo vicioso.
Seu foco criam seus sentimentos e seus sentimentos criam sua experiência.
Grande comunicador, sou apreciador de seu trabalho.
Tô quase largando tudo e ficando de boas
Bate até inveja quando vemos filmes antigos em que as pessoas de uma comunidade se davam a liberdade de pausar suas rotinas pessoais para resolver um assunto comunitário ou ajudar outra pessoa sem ficar pensando no tempo que estavam perdendo ou deixando de produzir.
Um grande abraço Pondé!!!!
Nos falta viver como eram nos anos, 70, 80...
Boa tarde professor! Tudo fecha e faz sentido! Gratidão!
Eu gostei da reflexão, mas acho que dava pra ir ainda mais longe, esse é um assunto que me desperta muita curiosidade, essa corrida pelo sucesso, pelo dinheiro, pelo significado é algo que me fascina mas no fundo eu sei que é uma ilusão, mas muita gente não tem essa consciência e irão correr até morrerem de cansaço, sem felicidade e com poucos momentos felizes pra contar de fato.....
É o sistema...
Liquidez do mundo...
Sociedade esta do tipo mercuriana: rápida, intercambiável. Nada fixa, rejubila-se por ser mutável, de mercado. Intensa, mas dispersa. Meta é não ter meta, é atirar em qualquer sombra, sem planejamento de longo prazo.
Viva hoje, o amanhã nunca virá. Amanhã é agora, para esta sociedade. Como já li: as pessoas, hoje em dia, vivem como se não fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido.
Tava tão cansado q nem vi o vídeo...foi mal Pondé vc é mil milhões!!!
Fiquei curioso vou procurar conhecer este livro.
Estamos na era do “nao pode ser quem vc é “e consequentemente nos desanima totalmente... muitas pessoas querem ser livres mas nao querem ser “nos mesmos”
Não tenho depressão nem nada do tipo, também não quero antecipa-la, mas a morte é uma certeza que de certa forma acalenta, esse mundo está muito louco
Admirável Mundo Novo
Nesse país sim! Tudo está se tornando muito massivo.
Concordo, não conheço quase mais ninguém que não esteja cansado, estar pronto pra tudo o tempo todo é de arregaçar a mente.
Eu tenho 24 anos e me sinto sempre cansada. Parece que as pessoas da minha idade não tem disposição para cuidar da casa, trabalhar, estudar, fazer nada pq temos tudo nas mãos.
hahaha...perfeito o final. Esqueceu da parte de bater a meta na igreja também, senãaaaaaaao Deus castiga.
Sempre sábio!!!
No mundo contemporâneo não há mais a distinção entre tempo de trabalho e de lazer, pois seu chefe pode mandar mensagens a qualquer momento. Isso certamente gera muito cansaço.
Fale isso pros anarco capitalistas que divinizam o mercado kakakakaka
@@seto5896 mercado, consumismo, meritocracia, etc... isso tudo é um saco.
É por isso que juntei até hoje dinheiro, e fiz minha primeira aquisição nesta crise: uma chácara numa área rural. Simplesmente com um espaço de terra você consegue sobreviver produzindo tudo o que precisa, do bom e do melhor. Não quero perder minha juventude correndo atrás de metas e dormindo mal e não aproveitando o que é bom na vida, a tranquilidade.
Quem me leu aqui, deixa o like e adquira uma propriedade rural assim que puder, pois as previsões para a próxima geração é de faltar emprego e terá miséria. Quem produzir seu pão, nunca verá a fome.
Muito bom seu comentário
Byung-chul-han é um cara fenomenal
a libertação é nao ligar para nada.....ou ter muito dinheiro para nao precisar mais trabalhar e ter a mente livre de cobranças...horários metas para cumprir
O livro é fantástico.
Mto bem colocado, prof 👏🏼
Muito bom, professor
professor, o senhor poderia colocar na descrição as obrad e autores que cita seria bacana até p gente se aprofundar, abraços!
Achei q eu estava louca por pensar exatamente assim. Que bom não estar cansada sozinha.
Um belo livro!
Excelente Pondé
Tem que haver algum tipo de satisfação, anti-stress. Mas já virou o novo normal, o homem-máquina, exatamente como o Pondé falou, que a vida tem de ser levada de forma exaustiva, combina muito bem com a quantidade de informações que consumimos diariamente. Aí o povo não sabe o porquê das doenças psicológicas e noogênicas.
Pondé, levando em conta os méritos comuns que todo ser humano é obrigado a ter para subsistir, assim dizendo especificamente a necessidade de ter pecados.
Quais foram os pecados de Jesus? Ou que vc acha de um homem que viveu sem pecados?
Video maravilhoso e uma ótima indicação literária 👏🏼
Ouvi falar que o cansaço é um caminho até a paciência... _(Slightly doomer take...)_
As pessoas gastam o que NÃO tem
COMPRAM o que NÃO precisam
Para IMPRESSIONAR as pessoas que NÃO GOSTAM....
Tem uma frase que diz assim: um homem cansado é um homem perigoso.
Perigoso pro colchão; não sai dele
@@marcia95940 Talvez um dia você consiga entender.
@@katye777 entendo de outra forma, como ficar depressivo e não querer sair da cama também pode acontecer
@@marcia95940 Perigoso pq um homem cansado é um homem muito indignado
@@marcia95940 Sim, pode acontecer.
Mas depressão é uma doença, não é um cansaço "comum".
E é perigosa também, pode levar ao suicídio.
Obviamente o sentido da frase que eu citei não é esse tipo de cansaço.
Vou procurar explicar, não sei se consigo em poucas palavras.
A pessoa cansada não pensa direito no que faz, toma más decisões, briga com todos sem motivo, fica mais impaciente e irritada, responde mal os outros. Alguns até batem na esposa e/ou filhos (que desculpa, hein? Justifica?)
Eu ouvi essa frase de um padre que aconselhava um pai de família que brigava muito em casa, que chegava em casa cansado do trabalho e explodia.
Foi então que o padre usou esse dito popular de que "um homem cansado é um homem perigoso" porque a justificativa do homem é que ele estaria cansado.
Assim, quando cansados devemos descansar.
Não é à toa que precisamos de 8h de sono em média, não é luxo, nem folga, é necessidade biológica.
Ponde meu filho de 14 anos virou monarquista na pandemia,favor faz um vídeo explicando o que vc acha da monarquia.
Trabalhe enquanto eles herdam.
Sensacional ❤❤❤
Exausta da produtividade e sucesso. 😩
Somos 2
Somos 3. Somos infinito 🙋🏻♀️
melhor video do ano
Ótimo vídeo
Niestche já falava isso sobre o Nilismo passivo. ❤️
🤔👍 obrigada pela indicação de leitura antes que minha bateria descarregue
Estamos Caminhando Pro Abismo !!
Gostei de Ver martilho Lutero ali no quadro...
Pondé, já que grande parte do seu pensamento se foca no estudo daquilo que você chama de "contemporâneo" e você chegou a falar "mandar para aquele lugar; você poderia fazer um vídeo comentando o best seller do Mark Manson?
Ai, nossa, fiquei cansado ao terminar o vídeo.
Hahahaha
Muito bom, Pondé!
Pondé, por favor, coloque legendas em inglês nos seus vídeos. Obrigada. : )
Incrível 😍🤷♀️😍
Gosta de história sendo explicada no estilo do Pondé? Então recomendo o meu canal, tenho certeza de que gostarão do conteúdo 🤗
Vou passar lá 👍
Opa
@@marcia95940 obrigado! 🤗
@@taycarvalho9378 muito obrigado! 🤗
Vc é professor? estou inscrita no canal a partir de agora, você coloca fontes nos vídeos?👍🙏
Muito bom
Um camponês até o século 19...aliás, não preciso ir longe, um homem do campo de hoje, riria e ri (eu, que fui criado em sítio, gargalho alto) de alguém que reclama de que "tem que bater metas e se sente cansado" - "ó mundo cruel". No campo, no mundo natural como ele é fora dos contos de fadas, se você "não bate a sua meta"/ não planta, certamente não come, mas mesmo o plantar não é garantia de colher, tantas são as intempéries e incertezas. O trabalho (externo) vai de antes do galo cantar até o sol se pôr, desde a lida com a terra, passando pela alimentação e cuidado dos animais, à manutenção de tudo: desde carpintaria, ferramentas, parte elétrica, ao assentamento de morões e esticamento de cerca. Um erro no campo por vezes representa a morte, e acidentes e deformidades físicas permanentes são um fato da vida. O tal medo de errar é algo com consequências físicas, porque o erro, assim como moendas, lâminas, galhos de árvore podres e animais peçonhentos, ao contrário do chefe e do gerente, não perdoam. Depois do pôr do sol ainda vem mais trabalho interno na casa, filhos, contas, estudo, etc. O preparo das refeições é completo, desde o colher, ao lavar, ao tratar, ao cozinhar e ao servir, levando o resto do tempo, porque Ifood não é uma opção. Mesma rotina de domingo a domingo, de janeiro a janeiro, salvo o domingo de manhã para quem tem a sua religião. Barriga d'água (esquistossomose), tuberculose, malária, coração inchado (chagas), são apenas mais uma marca para você colocar no seu caderninho pessoal de doenças, que sua mãe iniciou a preencher no seu nascimento, e ao qual você dá continuidade, para depois se gabar entre os amigos; ficam lá na lista junto com o sarampo, catapora, papeira (caxumba), rubéola, tosse de cachorro (coqueluche)...só das que me vêem na memória de infância, fase à qual alguns amigos sobreviveram e outros "não vingaram"(menino de interior não morre, apenas "não vinga", "nasceu fraquinho e não vingou" diz a mãe). Menos de 1/3 de perdas era uma boa marca. Isso é o mundo normal, natural, nem duro nem mole, não há reclamacão aqui. No entanto a sociedade se enfraqueceu tanto que, mesmo diante de um mundo tão abundante e fácil de lidar como nunca se viu em nenhuma outra fase da história, onde tudo lhes é entregue mastigado na boca, ainda reclamam. A vida de hoje é um imenso feriado, para parafrasear o Nelson. Nunca foi tão fácil, divertido e prazeroso viver, acordar é um bálsamo, é abraçar o mundo nessa telinha e ter acesso às melhores universidades do planeta. Quem se criou nos espinhos só pode agradecer esse mundo que é só pétalas de rosas mas, infelizmente, como efeito colateral, tempos muito bons terminam por formar homens de geléia. Dizer que a realidade é dura não revela absolutamente nada sobre a realidade, esta apenas "é", mas revela apenas a consistência débil e frágil de quem fala.
Batendo palma com os pés enquanto teclo, amigo.
Uau... que texto!
Mas que é foda viver, eu acho!!
Adorei seu texto,saudades da roça,eu aqui esperando a aposentadoria pra voltar,se sobrar saúde pra capinar
Vc já viveu a realidade de uma pessoa pobre na cidade, pra falar que a vida no campo é tão sofrida assim?
@@marcia95940 Ô, saudade daqueles aromas e sensações que se fixam na memória: de acordar às 03:00 da manhã com aquele cheiro de cocô de vaca e orvalho, abrir a cancela e levar os animais para a "vargem"(como chamava-se a várzea em caipirês local), limpar o curral e deixar o estrume para secar, verificar o que a dona raposa andou fazendo no galinheiro, banhar-se, tomar café com leite e pão com o ovo, levar uma fungada da mãe no cocuruto enquanto essa deseja boa sorte na jornada que virá, a epopéia para chegar na escola. Tempo bom, todo tempo é bom, não tenho do que reclamar. Costumo dizer que quem reclama da vida pode sempre escolher a outra opção e largar de seu mal agradecido.
Parabéns número 1 o segundo
Para mim, a sociedade do desempenho é diferente da sociedade do cansaço...
Tem horas q eu penso q minha cabeça vai dar um curto circuito de tanta coisa
Estoicismo e minimalismo ajudam a reduzir os danos.
Deu vontade de ler
1% melhor que ontem.
A necessidade vaidosa de mostrar que pode e possui coisas e que a vida em seu dia a dia é extraordinária escravizou a grande maioria.
Genial!...
Por isso me desliguei de muitas coisas e muitas pessoas.
Hj vivo com o foda-se ligado no máximo
Nossa! É bem o quê tenho feito, até mudei a Numerologia da minha casa, para ninguém mais me procurar. Não vejo mais noticiário, políticas e papo furado...agora é meditação e pensa na paz...
Comecei esta semana nisso. Tá um alívio e meu tempo está "valoroso".
kkk... Pondé... você não leu o livro 😅🔥🇧🇷
Se a pessoa se deixar levar pelo ritmo contemporâneo, acaba assassinando o eros, pathos e lado dionisíaco. Enfim, se transforma em uma máquina de resultados, um devorador de mercadorias e um viciado em reconhecimento, já nem sabendo mais o q realmente importa em sua vida.
Sr. Pondé, lugar de pastor é na igreja ou na política ? Gostaria de ver esse tema abordado no youtube.
Pesado
*"Viver não é fácil, sobreviver é mais fácil."* -Antônio Abujamra.
Insatisfação
Tenho reparado que as pessoas parecem está muito triste
Fale se é possível viver sem ilusões