Criei uma sobrinha abandonada pela mãe, esse mes faleceu com 41 anos, sabia que era bipolar mas nao tive condições de tratar o problema, me deixou um filho Autista Tdah, gracas a Deus esta sendo atendido por profissionais no Centro Mundo Azul em Santana do Amapá. Gloria Deus.
Pela primeira vez em minha vida, estou tendo esclarecimentos reais a respeito da bipolaridade. Tenho 52 anos. Recebi diagnósticos errados, tratamentos errados. Passei por muitas lutas. Ainda passo. Recebi o diagnóstico há menos de 5 anos. Muita dificuldade de ajustar a medicação. Mas os vídeos do Dr Renato, são água, para quem tem sede. Estou recomeçando a terapia e a alimentação. Desejo a todos que lidam com essa condição,conhecimento, muita luz, muita saúde, muita energia boa. 🌟
Ah, como eu entendo! Meu pai é bipolar, já passei por momentos muito difíceis, difíceis mesmo. Mas, o segredo tá no amor e paciência, além do acompanhamento. Mas o amor e a paciência na família fazem toda diferença. Pra ele, sei que é difícil, não conseguir controlar os pensamentos, as falas. Mas com paciência e carinho, eu explico pra ele o que está acontecendo e ele melhora. Eu o amo muito!!!! Hoje ele é avô e tem uma família ao lado dele, que nunca o abandonou, que ele nunca se esqueça disso.❤
@monicamestierimundell2944 Por isso, é necessário a paciência e entender, e se colocar no lugar do outro. A gente, não sabe qual a proporção da dor do outro, o que o outro passa, e as vezes como ajudar. Mas, deixando o espaço, como exemplo o meu pai, para meu pai se expressar, e conversar abertamente, o que ele está sentindo fez toda diferença na minha casa, a empatia também e de alguma forma a família toda fica unida. Nenhuma pessoa é igual, a forma de pensar de cada pessoa, é diferente, mas quando todos pelo um mesmo ideal, que é cuidar, e permanecer a união da família, mesmo diante de uma crise, de um momento difícil, tudo fica bem mais fácil de resolver!
@@leticiasouza7967, passei uma vida inteira entendo os outros. Desde sempre! Sempre! Até adoecer também. A criancinha MADURA! KKKK Era tão elogiada...🤡🤡🤡🤡
Fui diagnosticada há 1 ano. Hoje, fazendo o tratamento com o estabilizador de humor , terapia e os bons hábitos, consigo ter uma vida normal de novo. De fato, o bipolar precisa se policiar muito mais na rotina. Ficar algumas noites mal dormidas já me desestabilizam, fico semanas ciclando até voltar ao normal. Dr. Renato me ajuda muito a me cuidar e conhecer enquanto bipolar.
Olá, qual estabilizador vc toma e se vc sentiu efeitos colaterais?
2 месяца назад+13
@@paulachagas1 O meu estabilizador de humor é praticar caminhadas exercícios físicos, meditação pinto telas e nem preciso tomar remédios constantemente, porém quando tenho que resolver coisas mais complexas tomo o lexotam a menor miligrama faz efeito durante 1 semana só a metade do medicamento para mim funciona, mas depende do meio em que a pessoa vive. Eu não dirijo porque ativa os gatilhos e procuro ter amizade com pessoas mais calmas até porque se forem agitadas não dá para eu ter amizade, sou alegre e divertida e um pouco sárcastica isso também ajuda muito!!!!
@@eu.sou.patriciaEu tb sinto isso demais. Faço acompanhamento com psiquiatra e também terapia TCC. Fico sempre no quase e nada de conseguir retomar a vida. De qualquer forma ainda tenho esperança, mas não é fácil. E tb sei que estou bem melhor, por tudo que já passei.
Minha filha foi dagnistica aos 19 ano, tem 10 anos que ela faz uso de vários medicamentos para ficar estável, os medicamentos so podem ser vendidos com receita do psiquiatra, mas ela vive uma vida normal depois do , sem medicamentos ela nao vive. @@paulachagas1
Tratamento, sono, alimentação, exercícios físicos, não ao álcool, cigarro e substâncias ilícitas e evitar o estresse crônico como excesso de trabalho ou relacionamentos ruins. Com isso o cérebro se torna mais e mais resiliente. Nem tudo está perdido, é se cuidar que tudo dá certo.
Sou bipolar faz 50 anos, sem crises, faz 14 anos, prático atividades físicas e evito pessoas que me estressam, ambiente pesado e administrar as emoções negativas, trabalhei na cidade até me aposentar, depois fui pro sítio, agora sei que é são melhores momentos que estou passando minha vida. Procurar o controle e descobrir onde está o ponto mais frágil da doença, evitar então essa situações, tem casos que é apenas um o momento forte para as crises, Deus abençoe a todos.
Descobri que sou bipolar qdo perdi minha mãe,e na época esta numa perícia no estado,onde trabalho,tive diversas crises e durante mais de 20 anos fiz muiti tratamentos terapias...As X perco o cotrole fácil...Sofro muito com isso.m..😢
Meu diagnóstico veio há 6 anos, antes foram mtos médicos e medicações que mais me fizeram mal, hj com estabilizadores de humor me sinto bem, e assistindo aos vídeos do Dr. Renato e comentários das pessoas me ajuda demais. Me entendo melhor e não me sinto um ser com defeito como antes, e tb que não estou sozinha
Superficialmente era conhecida como a bocuda sem filtro divertida e também irritada , mas de perto , tudo era mais incomodo , quando me casei e começaram os problemas que me levaram a primeira separação, procurei ajuda , fui diagnosticada como bipolar tipo 2 , isso faz 18 anos , voltamos , aí separei novamente mesmo após os tratamentos, no fim depois de um tempo, acabamos voltando novamente e estamos até hoje juntos, ele não entende de muitas coisas, mas me dá suporte em várias outras . Não é fácil essa montanha russa de emoções , falo que sou muito vulcânica, tudo é demais , a raiva , agressão verbal, a entonação da voz , a expansividade , compulsão que sofro de crises frequentes , mesmo com alimentação, exercícios e terapia . Tomo lítio faz 1 ano aliado a atividade física , foi extremamente positivo , mas concordo , nossa vida e de quem convive conosco não é fácil , seja família , trabalho e amigos .
Mas olha, tbm não podemos assumir tudo como se fossem B.O.s nossos. As pessoas tbm têm problemas que precisam ser tratados.... só vamos assumir o que é nosso, ok?
Fui diagnosticada a 20 anos e até hoje não consigo viver com o transtorno bipolar. Minha resiliência é mínima. Precisei me aposentar antes do tempo. Mas me sinto diferente, a família não ajuda, falam que eu não me esforço para ficar bem. Mas a verdade é que as atitudes deles é que me derruba. Para fechar com chave de ouro, ainda cuido da minha mãe que tem 90 anos. Essa responsabilidade me deixa muito cansada. Mas sigo em frente, quem sabe um dia a situação melhora. Obrigada a todos por me ouvir.
Olá, Hellen! Fico feliz em saber que meus vídeos e respostas te ajudaram a compreender melhor sobre o transtorno bipolar e a buscar ajuda profissional. O diagnóstico correto é muito importante para receber o tratamento adequado. Obrigado por acompanhar por aqui!
Parabéns Dr Renato ! Amo suas aulas. Sou da área da Saúde Mental e quando fiz a especialização ainda não tinha esses estudos. Estou aprendendo muito, mesmo com meus 70 anos. Um grande abraço.
Sou diagnosticado com TAB e adoro os seus vídeos. Psicoeducação da melhor qualidade, que ajudam pacientes, família e pessoas que convivem conosco a compreender a complexidade da doença!
Olá, Vanda! Muito obrigado por sua consideração e apreço pelo trabalho que realizo por aqui, para mim é uma satisfação poder compartilhar conhecimento e experiência sobre saúde mental! Continuarei aqui para ajudar a todos da melhor maneira que puder.
Gostei muito dessa explicação do médico eu sou bipolar, não gosto de ficar nervosa ,ou discutir com alguém ,não gosto de ser desafiada ...fico muito nervosa...até então não sabia nada sobre bipolaridade, gostei muito do que ouvi...👍💙
Obrigada por tudo,todo bipolar precisa ter informação sobre essa doença com um nome tão polido, mas os psiquiatras em geral são desinformados. Só vim entender minha doença depois que te conheci. Depois de várias décadas de sofrimento, tratamento errado. Muito obrigada Dr Renato.
Tenho 38 anos , passei anos e anos indo em médicos tratando depressão , várias tentativas de antidepressivos, sem sucesso. Até encontrar um excelente médico que trato , e me diagnosticou com bipolaridade. A apenas 2 meses de diagnóstico, comecei a tratar, e sim estou me sentindo muito melhor fazendo coisas que a anos não fazia , me estudando engatinhando novamente parece até q tenho episódios de regressão, pq começo a lembrar das coisas que fiz as atitudes que tive e que não deveria ter tido daquela maneira ações estranhas que só estou começando a entender melhor estudando com os vídeos do Dr Renato esse anjo especialista que nos ajuda todo dia. Gratidão 🙏 ainda tenho um longo caminho a percorrer mas o importante é dar o primeiro passo se entender, buscar informações o tratamento correto . Ainda tenho receio do diagnóstico, mas de certa forma me sinto mais aliviada por saber o que tenho , e que tem tratamento.
@@32421AF_CGNormalmente, a impaciência, o humor q muda de um dia para o outro, ou em horas. Cada um tem algo q se percebe estranho, qdo se conhece melhor, e tbm a doença.
Opa, Renato. Obrigado pelo conteúdo. olha como os conhecimentos do ensino médio fazem parte da nossa vida. Sou psicólogo, sou bipolar. Sabia que na primeira consulta com um psiquiatra ele já me deu diagnóstico de bipolar? Claro que eu conversei com ele e passei as informações que preenchiam os créditos.
Dr. Renato está ajudando mto até aos médicos e psicólogos, com as informações q facilitam a identificação. Qdo fala q é recorrente a depressão, e não melhora com alguns antidepressivos, já podemos desconfiar de ser TAB. Como diz Dr. Renato, o conhecimento salva! E sempre tratar depressão como TAB...até q se prive o contrário. 😂
Depois de vinte oito anos tratando só de depressão, agora fui diagnosticada com bipolaridade, estou com esperança de que minha vida melhore e consiga viver sem tanto sofrimento 😢
Aos 66 anos, descobri que sou bipolar e tenho espectro do autismo. Não está sendo fácil. Destruí minha casa 3 vezes. Quando perdi meu neto, tudo piorou.ainda tenho crises.
O que me ajudou muito foi buscar Deus. Sou evangélica. Aquele vazio que eu tinha Jesus Cristo preencheu.tenho Relacionamento Tóxico e sofria muito. Hoje não me afeta tanto .
Após décadas tratando depressão maior, após crises repetitivas caracterizado fase da mania, é que recebi diagnóstico da bipolaridade. Percebo que foram anos sem um tratamento eficaz, e hoje colho as consequências no meu corpo na minha mente. O estabilizador de humor tem sido grande aliado ao tratamento. Difícil aceitar o diagnóstico, principalmente por ser da área da saúde. Sinto me limitada.
Mas é um assunto muito complexo, envolve inúmeros fatores....e muuuuiiiito conhecimento. Encontrar um profissional que tenha todo esse conhecimento, e queira realmente estudar os pacientes, é como encontrar um tesouro.
Assistindo 17/10/2024, muito interessante essa explicação e muito coerente com tudo que eu sinto 😢, descobri aos 44 anos, tive um surto, mania...mas graças a Deus estou estabilizada, fazendo o tratamento, terapia....e a vida segue
Tive depressão e fui diagnosticada como bipolar já tem 20 anos tive que encarar a minha recuperação sozinha de 3 anos pra cá faço academia terapia e cuido das coisas como se nada tivesse acontecido meu casamento já tinha acabado mais fui buscar em Jesus esse é os meus remédio claro
Fui diagnosticado por dois psiquiatras diferentes e no início me fechei, me sentia com medo. Mudei de cidade e piorou absurdamente ao ponto que pedi para minha esposa esconder cordas. Percebi que mudanças afeta muito, sai de emprego, perdi amigos, meus pastores literalmente mandaram eu procurar outra igreja. Mas voltei a minha cidade natal, fui acolhido por novos pastores e tem melhorado. Faço uso da lamotrigina
@jane-h3j amém que Deus continue te iluminando, que sua fé continue te blindando e usando sua vida e fortalecendo em nossas jornadas nada fáceis más em Cristo como vc disse somos mais que vencedores
Tome com disciplina a lamotrigina( Neural) e peça pra seu médico passar Carbonato de lítio, é muito bom e complementa o neural!! Você vai ficar bem ,fazendo seu tratamento médico e com o acompanhamento espiritual!!
Qual especialista devo consultar ? Acho não tenho certeza que sou bipolar 😢 Já estou com 58 anos ,será tarde demais? Já tomo Escitalopram e Alprazolam.Sou extressada o tempo todo,não consigo me controlar😢
Amanhã faço 61 anos e sempre fui tratada como depressão, só com estes videos percebi que é bipolaridade, nao tenho mais esperança de ser corretamente tratada . Ja desisti.
Passei muito tempo sendo medicada pra depressão, até ir à outro psiquiatra que me diagnosticou com Bipolaridade. Vivo num ambiente doentio de convivência com um alcoólatra. Tenho muita depressão, e momentos de euforia. Sou acompanhada por psicóloga e psiquiatra mas não é fácil ser bipolar.
Fui uma pessoa diagnosticada em tempo “ fora da curva” . Eu tinha 21 anos quando diagnosticada pelo psiquiatra, contudo desde os 14 minha psicóloga já acreditava que eu fosse, mesmo ela não podendo diagnosticar. Ela foi crucial no meu desempenho no tratamento e na vida! Hoje tenho 37 uso estabilizador há anos.. e nunca mais precisei de nenhum “sossega leão”
@@renatamilanesi6151 por favor..qual estabilizador vc usa... Fui tratada erroneamente por Depressão..mas quando vi esse médico.. percebi que sou BI Polar. Um médico me receitou Quetiapina. Mas pra dormir, ..porém tive pesadelos e arritmia!😏 Não sei mais o que fazer!!
Procurem ter uma alimentação saudável e uma atividade diária diversificada e um sono regular, também de muita ajuda é ter pessoas compreensivas e amorosas em nossas vidas. Que Jeová e Jesus cuide de todos nós.
Meu Impacto desde que me conheço sou assim desde que me conheço por gente dificuldade em lidar com gente Doutor Meu Médico me pede exame do calsio mas outros exames
De nada! Fico feliz em poder ajudar. Lembre-se de curtir o vídeo e se inscrever no canal para continuar aprendendo mais sobre bipolaridade, até a próxima :)
Olá, Maria! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Estou sempre aqui para compartilhar conhecimento e ajudar no que for possível. Obrigado por acompanhar o canal!
Gente pelo uque eu entende, é voce nao aguenta pressão,como as outras pessoas normais, so agora com 50 anos descobre que sou bipolar, mas desde que eu mim entende de gente que as pessoas mandavam eu procura um médico,que eu precisava de um medico .mas graças a Deus que agora estou mim cuidando
Em 2019 fui diagnosticada com bipolaridade tipo 2 ,mas devido a muitos anos sem tratamento fico ciclando em hipomania e hipo depressão, não estou conseguindo me adaptar ao lítio nem ao Torval. Tenho 64anos e o efeito colateral, como ataque da tireoide pelo lítio e o Torval afetando a Medula diminuindo os glóbulos vermelho, só tomo agora a Quetiapina 50 e Bromazepam de 3mg,essa doença é um desafio pra mim .
Doutor, é muito bom seus esclarecimentos. Eu tenho uma médica maravilhosa que me acompanha . Mas, gostaria de perguntar se o Bipolar que dorme o dia todo e faz as limpeza da casa durante a noite está correto ...
Procure vídeos e informações sobre a relação entre bipolaridade e ciclo circadiano. Mas já adianto que esse hábito é péssimo para nós que temos bipolaridade
Minha filha foi diagnosticada bipolar há mais de 4 anos e até agora ainda não estabilizou e não consegue trabalhar. Engordou 30 kg por conta das medicações e os problemas físicos só aumentam. Qual seria seu conselho?
Quando fico nervosa em alguma situação digo palavras para as pessoas e não me lembro do que falei. Geralmente é como se eu não tivesse filtro. Mando na lata .
Tive um surto fui internada o no hospital trocaram a medicação, não estou mi sentindo bem. Já falei para o médico ele disse que na próxima consulta vai ver.
A rotina do trabalho o dia a dia me estressa demais, demais começo a me sentir infeliz sinto que eh so o corpo que vai mas a mente está em outro lugar....sou bipolar e faço uso de quetiapina, lítio, escitalopram e rivotril nas crises
Boa tarde Eu descobri q tinha aguns transtorno em 2006 por ai... Fui para todos os lugares e nada,um dia minha irmã me levou em um psiquiatra q me ouviu e me receitou lítio,remédio,então comecei a tomar fiquei bom,so q questão foi o seguinte,eu tomava parava tomava e assim ai..de 1ano para ca Notei q comecei ficar pessimo no humor,pelo q noto vou ter q consultar de novo..não aconselho ninguém parar sem acompanhamento médicos..desejo Sucesso atodos Deus abençoe
Fui diagnosticada com trastorno Esquizoafetovo que pega sintomas do Bipolar e da Esquizofrenia é só por Deus, tomo muitos medicamentos antipsicótico estabilizador de humor antidepressivos e tbm medicação pra dormir , minha vida foi e é complicada por causa deste transtorno , não posso ficar sem medicação pq entro em crise , porém tomando a medicação certinha tenho instabilidade fico bem 🙏 graças a Deus que tem remédio pra esse tipo de transtornos hj em dia 🙏
Criei uma sobrinha abandonada pela mãe, esse mes faleceu com 41 anos, sabia que era bipolar mas nao tive condições de tratar o problema, me deixou um filho Autista Tdah, gracas a Deus esta sendo atendido por profissionais no Centro Mundo Azul em Santana do Amapá.
Gloria Deus.
Pela primeira vez em minha vida, estou tendo esclarecimentos reais a respeito da bipolaridade. Tenho 52 anos. Recebi diagnósticos errados, tratamentos errados. Passei por muitas lutas. Ainda passo. Recebi o diagnóstico há menos de 5 anos. Muita dificuldade de ajustar a medicação. Mas os vídeos do Dr Renato, são água, para quem tem sede. Estou recomeçando a terapia e a alimentação. Desejo a todos que lidam com essa condição,conhecimento, muita luz, muita saúde, muita energia boa. 🌟
❤💫🙏🏾
Boa tarde doutor Renato
Você é ótimo mesmo maravilhoso
EU estou tentando entender UM pouco sobre o assunto, EU tenho oestori ode, trastorno efetivo popular
Amém ❤️🔥
Ah, como eu entendo! Meu pai é bipolar, já passei por momentos muito difíceis, difíceis mesmo. Mas, o segredo tá no amor e paciência, além do acompanhamento.
Mas o amor e a paciência na família fazem toda diferença. Pra ele, sei que é difícil, não conseguir controlar os pensamentos, as falas. Mas com paciência e carinho, eu explico pra ele o que está acontecendo e ele melhora. Eu o amo muito!!!! Hoje ele é avô e tem uma família ao lado dele, que nunca o abandonou, que ele nunca se esqueça disso.❤
Difícil encontrar amor na família. Ela ae DISTANCIA quando você não corresponde às expectativas de OUTROS BIPOLARES! 😂😂😂😂😂😂
@monicamestierimundell2944 Por isso, é necessário a paciência e entender, e se colocar no lugar do outro. A gente, não sabe qual a proporção da dor do outro, o que o outro passa, e as vezes como ajudar. Mas, deixando o espaço, como exemplo o meu pai, para meu pai se expressar, e conversar abertamente, o que ele está sentindo fez toda diferença na minha casa, a empatia também e de alguma forma a família toda fica unida. Nenhuma pessoa é igual, a forma de pensar de cada pessoa, é diferente, mas quando todos pelo um mesmo ideal, que é cuidar, e permanecer a união da família, mesmo diante de uma crise, de um momento difícil, tudo fica bem mais fácil de resolver!
@@leticiasouza7967, passei uma vida inteira entendo os outros. Desde sempre!
Sempre!
Até adoecer também.
A criancinha MADURA! KKKK
Era tão elogiada...🤡🤡🤡🤡
Fui diagnosticada há 1 ano. Hoje, fazendo o tratamento com o estabilizador de humor , terapia e os bons hábitos, consigo ter uma vida normal de novo. De fato, o bipolar precisa se policiar muito mais na rotina. Ficar algumas noites mal dormidas já me desestabilizam, fico semanas ciclando até voltar ao normal. Dr. Renato me ajuda muito a me cuidar e conhecer enquanto bipolar.
Olá, qual estabilizador vc toma e se vc sentiu efeitos colaterais?
@@paulachagas1 O meu estabilizador de humor é praticar caminhadas exercícios físicos, meditação pinto telas e nem preciso tomar remédios constantemente, porém quando tenho que resolver coisas mais complexas tomo o lexotam a menor miligrama faz efeito durante 1 semana só a metade do medicamento para mim funciona, mas depende do meio em que a pessoa vive. Eu não dirijo porque ativa os gatilhos e procuro ter amizade com pessoas mais calmas até porque se forem agitadas não dá para eu ter amizade, sou alegre e divertida e um pouco sárcastica isso também ajuda muito!!!!
Não tive a sorte de viver plenamente depois q os sintomas apareceram, mesmo com terapia, remédios e 2a de tratamento
@@eu.sou.patriciaEu tb sinto isso demais. Faço acompanhamento com psiquiatra e também terapia TCC. Fico sempre no quase e nada de conseguir retomar a vida. De qualquer forma ainda tenho esperança, mas não é fácil. E tb sei que estou bem melhor, por tudo que já passei.
Minha filha foi dagnistica aos 19 ano, tem 10 anos que ela faz uso de vários medicamentos para ficar estável, os medicamentos so podem ser vendidos com receita do psiquiatra, mas ela vive uma vida normal depois do , sem medicamentos ela nao vive. @@paulachagas1
Diagnosticada desde os 15 anos. Hj com 43,sigo tdas as orientações do dr.
Tratamento, sono, alimentação, exercícios físicos, não ao álcool, cigarro e substâncias ilícitas e evitar o estresse crônico como excesso de trabalho ou relacionamentos ruins. Com isso o cérebro se torna mais e mais resiliente. Nem tudo está perdido, é se cuidar que tudo dá certo.
Eu fiz isso e também aumentei os momentos de lazer e vivo bem
Eu teria que nascer de novo pra ter isso ai
😅8i@@erosdanielyarajoana1133
Eu tbm ,😢
Comece devagar, com acompanhamento psicológico sempre, persistência é a chave para vencer a bipolaridade.
Sou bipolar faz 50 anos, sem crises, faz 14 anos, prático atividades físicas e evito pessoas que me estressam, ambiente pesado e administrar as emoções negativas, trabalhei na cidade até me aposentar, depois fui pro sítio, agora sei que é são melhores momentos que estou passando minha vida. Procurar o controle e descobrir onde está o ponto mais frágil da doença, evitar então essa situações, tem casos que é apenas um o momento forte para as crises, Deus abençoe a todos.
Descobri que sou bipolar qdo perdi minha mãe,e na época esta numa perícia no estado,onde trabalho,tive diversas crises e durante mais de 20 anos fiz muiti tratamentos terapias...As X perco o cotrole fácil...Sofro muito com isso.m..😢
Meu diagnóstico veio há 6 anos, antes foram mtos médicos e medicações que mais me fizeram mal, hj com estabilizadores de humor me sinto bem, e assistindo aos vídeos do Dr. Renato e comentários das pessoas me ajuda demais. Me entendo melhor e não me sinto um ser com defeito como antes, e tb que não estou sozinha
Valéria, qual o estabilizador e dose vocē toma? Obrigada desde já.
Superficialmente era
conhecida como a bocuda sem filtro divertida e também irritada , mas de perto , tudo era mais incomodo , quando me casei e começaram os problemas que me levaram a primeira separação, procurei ajuda , fui diagnosticada como bipolar tipo 2 , isso faz 18 anos , voltamos , aí separei novamente mesmo após os tratamentos, no fim depois de um tempo, acabamos voltando novamente e estamos até hoje juntos, ele não entende de muitas coisas, mas me dá suporte em várias outras . Não é fácil essa montanha russa de emoções , falo que sou muito vulcânica, tudo é demais , a raiva , agressão verbal, a entonação da voz , a expansividade , compulsão que sofro de crises frequentes , mesmo com alimentação, exercícios e terapia . Tomo lítio faz 1 ano aliado a atividade física , foi extremamente positivo , mas concordo , nossa vida e de quem convive conosco não é fácil , seja família , trabalho e amigos .
Eu tomo lítio e fluxetina me ajuda a me acalmar!!
Vc me descreveu,essa sou eu😢
Mas olha, tbm não podemos assumir tudo como se fossem B.O.s nossos. As pessoas tbm têm problemas que precisam ser tratados.... só vamos assumir o que é nosso, ok?
Fui diagnosticada a 20 anos e até hoje não consigo viver com o transtorno bipolar. Minha resiliência é mínima. Precisei me aposentar antes do tempo. Mas me sinto diferente, a família não ajuda, falam que eu não me esforço para ficar bem. Mas a verdade é que as atitudes deles é que me derruba. Para fechar com chave de ouro, ainda cuido da minha mãe que tem 90 anos. Essa responsabilidade me deixa muito cansada. Mas sigo em frente, quem sabe um dia a situação melhora. Obrigada a todos por me ouvir.
Quetiapina, ja tentou?
Fui diagnosticada há dois anos graças aos seus vídeos ❤
Olá, Hellen! Fico feliz em saber que meus vídeos e respostas te ajudaram a compreender melhor sobre o transtorno bipolar e a buscar ajuda profissional. O diagnóstico correto é muito importante para receber o tratamento adequado. Obrigado por acompanhar por aqui!
Parabéns Dr Renato ! Amo suas aulas. Sou da área da Saúde Mental e quando fiz a especialização ainda não tinha esses estudos. Estou aprendendo muito, mesmo com meus 70 anos. Um grande abraço.
Sou diagnosticado com TAB e adoro os seus vídeos. Psicoeducação da melhor qualidade, que ajudam pacientes, família e pessoas que convivem conosco a compreender a complexidade da doença!
Olá, Viny! Obrigado por sua consideração, é ótimo ouvir que minha divulgação está sendo útil. Muito obrigado por acompanhar por aqui!
Não para de nos informar doutor. Vc é essencial ❤
Olá, Vanda! Muito obrigado por sua consideração e apreço pelo trabalho que realizo por aqui, para mim é uma satisfação poder compartilhar conhecimento e experiência sobre saúde mental! Continuarei aqui para ajudar a todos da melhor maneira que puder.
Gostei muito dessa explicação do médico eu sou bipolar, não gosto de ficar nervosa ,ou discutir com alguém ,não gosto de ser desafiada ...fico muito nervosa...até então não sabia nada sobre bipolaridade, gostei muito do que ouvi...👍💙
Gosto muito do Dr Renato,e sou grata por todo ensinamento que nos trás,me ajuda muito com minha mãe de 82 anos!
Obrigada por tudo,todo bipolar precisa ter informação sobre essa doença com um nome tão polido, mas os psiquiatras em geral são desinformados. Só vim entender minha doença depois que te conheci. Depois de várias décadas de sofrimento, tratamento errado. Muito obrigada Dr Renato.
Melhor vídeo que estudei até agora! Obrigado Renato!!
O conteúdo aqui é de primeira linha, sempre.
Tenho 38 anos , passei anos e anos indo em médicos tratando depressão , várias tentativas de antidepressivos, sem sucesso. Até encontrar um excelente médico que trato , e me diagnosticou com bipolaridade. A apenas 2 meses de diagnóstico, comecei a tratar, e sim estou me sentindo muito melhor fazendo coisas que a anos não fazia , me estudando engatinhando novamente parece até q tenho episódios de regressão, pq começo a lembrar das coisas que fiz as atitudes que tive e que não deveria ter tido daquela maneira ações estranhas que só estou começando a entender melhor estudando com os vídeos do Dr Renato esse anjo especialista que nos ajuda todo dia. Gratidão 🙏 ainda tenho um longo caminho a percorrer mas o importante é dar o primeiro passo se entender, buscar informações o tratamento correto . Ainda tenho receio do diagnóstico, mas de certa forma me sinto mais aliviada por saber o que tenho , e que tem tratamento.
Quais ações estranhas, por exemplo?
@@32421AF_CGNormalmente, a impaciência, o humor q muda de um dia para o outro, ou em horas. Cada um tem algo q se percebe estranho, qdo se conhece melhor, e tbm a doença.
Opa, Renato. Obrigado pelo conteúdo. olha como os conhecimentos do ensino médio fazem parte da nossa vida. Sou psicólogo, sou bipolar. Sabia que na primeira consulta com um psiquiatra ele já me deu diagnóstico de bipolar?
Claro que eu conversei com ele e passei as informações que preenchiam os créditos.
Dr. Renato está ajudando mto até aos médicos e psicólogos, com as informações q facilitam a identificação.
Qdo fala q é recorrente a depressão, e não melhora com alguns antidepressivos, já podemos desconfiar de ser TAB.
Como diz Dr. Renato, o conhecimento salva!
E sempre tratar depressão como TAB...até q se prive o contrário. 😂
Conheci uma pessoa com esse sintoma de pipolaridade
Gratidão doutor;😂, pela riqueza de informações e conhecimento que a cada dia ajudam milhares de pessoas.
Muito obrigado por sua consideração, Guilherme. Fico contente em saber que minha divulgação está sendo útil!
Dr.Renato, gratidão pelos ensinamentos você não tem noção de como me ajuda.
Olá, Marizete! Estou muito feliz em saber que o conteúdo que compartilho por aqui tem sido útil em sua vida!
Sou muito grata a Deus por nos dar você Dr. Renato, para nós fazer entender a bipolaridade ❤
Gratidão por aprender um pouco mais sobre esse tema
Depois de vinte oito anos tratando só de depressão, agora fui diagnosticada com bipolaridade, estou com esperança de que minha vida melhore e consiga viver sem tanto sofrimento 😢
Vou visitar Santíssimo Sacramento quando vou a Rua...uma bênção!não sou bipolar mas na família têm muitos.
Excelente Dr, tenho Pai, irmã e esposa bipolares.... Não é fácil...
É por isso que médicos merecem ganhar bem, é muita coisa junto né 😂, parabéns pra todos os médicos, recebam o meu respeito e carinho ❤
O melhor remédio é se conhecer. Se afastar de agitação. NADA de álcool. E ter seu contato sempre com pessoas que são compreensivas.
Me chama Cristina, tenho 65anos e passei e ainda passo pelos mesmos problemas que vce. Incrível como somos parecidas 😮❤
Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos que esclarecem muitas dúvidas, Deus te abençoe
Aos 66 anos, descobri que sou bipolar e tenho espectro do autismo. Não está sendo fácil. Destruí minha casa 3 vezes. Quando perdi meu neto, tudo piorou.ainda tenho crises.
Acerte os remédios e nao deixe o nervosismo subir, pensa bem, nada com cabeça quente se resolve , é pior
EU fui diagnóstico do depressão EA cidade, é bipolar , com traços depissicoze.❤❤❤❤❤😅
Porquê é difícil no caps? Estou querendo tratar
CÁPS. Ajuda pouco..
Excelente explicação, 😊 em uma linguagem simples de entender .
❤excelente explicação. Vou me cuidar mais do que eu me cuido.
Fui diagnosticada com 15 anos hoje tenho 39 anos nao é facil mesmo fazendo psicoterapia e tomando medicacao certinha!
O que me ajudou muito foi buscar Deus. Sou evangélica. Aquele vazio que eu tinha Jesus Cristo preencheu.tenho Relacionamento Tóxico e sofria muito. Hoje não me afeta tanto .
Sou bipolar hoje aos 60 anos bloqueei os sintomas... não permito que um mal momento me perturbe o dia todo ...vida que segue !
Dr Renato,estou seguindo seus conteúdos com muita atenção. Acho muito bons
Após décadas tratando depressão maior, após crises repetitivas caracterizado fase da mania, é que recebi diagnóstico da bipolaridade.
Percebo que foram anos sem um tratamento eficaz, e hoje colho as consequências no meu corpo na minha mente.
O estabilizador de humor tem sido grande aliado ao tratamento.
Difícil aceitar o diagnóstico, principalmente por ser da área da saúde. Sinto me limitada.
Olá doutor tenho bipolaridade e tô melhorando dms com seus ensinamentos.obrigado por tudo 🙏😘Lily Silva
Olá Lily! Fico muito feliz em saber que você está melhorando com os ensinamentos! Agradeço suas palavras, é uma honra poder compartilhar conhecimento.
Mas é um assunto muito complexo, envolve inúmeros fatores....e muuuuiiiito conhecimento. Encontrar um profissional que tenha todo esse conhecimento, e queira realmente estudar os pacientes, é como encontrar um tesouro.
Assistindo 17/10/2024, muito interessante essa explicação e muito coerente com tudo que eu sinto 😢, descobri aos 44 anos, tive um surto, mania...mas graças a Deus estou estabilizada, fazendo o tratamento, terapia....e a vida segue
Eu também tive vários surtos , mania pesada, essa doença acabou com meus sonhos 😢
Tive depressão e fui diagnosticada como bipolar já tem 20 anos tive que encarar a minha recuperação sozinha de 3 anos pra cá faço academia terapia e cuido das coisas como se nada tivesse acontecido meu casamento já tinha acabado mais fui buscar em Jesus esse é os meus remédio claro
Rotina, disciplina, ficar longe de alcool e drogas, dormir bem; hoje eu entendo ❤
Fui diagnosticado por dois psiquiatras diferentes e no início me fechei, me sentia com medo. Mudei de cidade e piorou absurdamente ao ponto que pedi para minha esposa esconder cordas. Percebi que mudanças afeta muito, sai de emprego, perdi amigos, meus pastores literalmente mandaram eu procurar outra igreja. Mas voltei a minha cidade natal, fui acolhido por novos pastores e tem melhorado. Faço uso da lamotrigina
@jane-h3j amém que Deus continue te iluminando, que sua fé continue te blindando e usando sua vida e fortalecendo em nossas jornadas nada fáceis más em Cristo como vc disse somos mais que vencedores
Tome com disciplina a lamotrigina( Neural) e peça pra seu médico passar Carbonato de lítio, é muito bom e complementa o neural!! Você vai ficar bem ,fazendo seu tratamento médico e com o acompanhamento espiritual!!
❤agradecida por suas orientações, cuido de um filho!
Sou bipolar, e até agora não tô conseguindo entender o motivo. Sou agressiva qdo alguém me tira do sério
O estudo evangélico pode lhe ajudar a se conhecer melhor e também se controlar. E também psicoterapia.
Boa tarde!
Por gentileza, me mande mensagem para que, com tranquilidade, possamos trocar algumas ideias e compreender.
Existem pessoas que são amargas,grosseiras e se escondem na doença.
Gostei da aula Dr. Temos Bipolares na famílis por exvesso de de estudos e trabalhos.Paraná
Qual especialista devo consultar ?
Acho não tenho certeza que sou bipolar 😢
Já estou com 58 anos ,será tarde demais? Já tomo Escitalopram e Alprazolam.Sou extressada o tempo todo,não consigo me controlar😢
Olá doutor Renato tenho bipolaridade tipo 1 ,e este vídeo é super interessante.parabens 🙏😁Lily Silva ❤️
Olá, Lily! Obrigado, estou feliz em saber que gostou do conteúdo!
Parabéns Dr bem explica explicado
SOU BIPOLAR COM UM COAGULO E TRATO COMDEPRESIVO MAIS NAO POSSO ME ABORRECER FICO TRANCADA NAO POSSO TER MUITO BARULHO GRATIDAO PELA EXPLICACAO ❤❤
Eu sou bipolar diagnosticada há 12 anos atrás. Boston,Massachusetts 🇧🇷🇺🇸
O clima daí e quente o frio?
Gratidão sempre 💞
Amanhã faço 61 anos e sempre fui tratada como depressão, só com estes videos percebi que é bipolaridade, nao tenho mais esperança de ser corretamente tratada . Ja desisti.
Desistir nunca dona Eugênia
Passei muito tempo sendo medicada pra depressão, até ir à outro psiquiatra que me diagnosticou com Bipolaridade. Vivo num ambiente doentio de convivência com um alcoólatra. Tenho muita depressão, e momentos de euforia. Sou acompanhada por psicóloga e psiquiatra mas não é fácil ser bipolar.
Dr Jesus está vivo, Ele s importa com vc.
Muito bom as explicações.
Fui uma pessoa diagnosticada em tempo “ fora da curva” . Eu tinha 21 anos quando diagnosticada pelo psiquiatra, contudo desde os 14 minha psicóloga já acreditava que eu fosse, mesmo ela não podendo diagnosticar.
Ela foi crucial no meu desempenho no tratamento e na vida!
Hoje tenho 37 uso estabilizador há anos.. e nunca mais precisei de nenhum “sossega leão”
@@renatamilanesi6151 por favor..qual estabilizador vc usa... Fui tratada erroneamente por Depressão..mas quando vi esse médico.. percebi que sou BI Polar.
Um médico me receitou Quetiapina. Mas pra dormir, ..porém tive pesadelos e arritmia!😏
Não sei mais o que fazer!!
@@lusiacarrarini8403 tomo 2 comprimidos de oxcabazepina 300mg mas sem receita é impossível comprar .. receita retida
@@lusiacarrarini8403buscar ao senhor Jesus ele te restaurará sua saúde
Deus abençoe 🙌
Obrigada Dr. Renato.
Olá, Silvia! Fico feliz em ter sido útil, obrigado por acompanhar por aqui!
Ótimo seu vídeo.
Obrigado, Dalva! Fico feliz que tenha gostado do vídeo!
O vídeo mais NECESSÁRIO pro meu momento! Conteúdo seríssimo! Sou grata, Dr Renato!
Fico muito contente em ter sido útil para você, Sandra! Obrigado por acompanhar por aqui!
video muitointeressante parabéns
Recebi o diagnóstico esse ano e ainda não estou respondendo ao tratamento 😢
Sei que tenho uma longa jornada pela frente
Eu tbem..
Vai dar certo! Força...❤
Qual tipo de tab vc é?? Um ou dois?
Cuido da minha bipolaridade há 30 anos. Tenho 67 anos. 🙏
Procurem ter uma alimentação saudável e uma atividade diária diversificada e um sono regular, também de muita ajuda é ter pessoas compreensivas e amorosas em nossas vidas. Que Jeová e Jesus cuide de todos nós.
Obrigado Doutor 🎉
Meu Impacto desde que me conheço sou assim desde que me conheço por gente dificuldade em lidar com gente Doutor Meu Médico me pede exame do calsio mas outros exames
Gostei desse doutor.explica bem...
Obrigado pela informação Dr
De nada! Fico feliz em poder ajudar. Lembre-se de curtir o vídeo e se inscrever no canal para continuar aprendendo mais sobre bipolaridade, até a próxima :)
Obrigado pelas palavras bom dia
Olá, Maria! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Estou sempre aqui para compartilhar conhecimento e ajudar no que for possível. Obrigado por acompanhar o canal!
Cada eu aprendo mais com Dr Renato!
Gente pelo uque eu entende, é voce nao aguenta pressão,como as outras pessoas normais, so agora com 50 anos descobre que sou bipolar, mas desde que eu mim entende de gente que as pessoas mandavam eu procura um médico,que eu precisava de um medico .mas graças a Deus que agora estou mim cuidando
É fugir do estresse desnecessário, como o "diabo foge da cruz". 😂
É verdade @@zeneidecavalcanti8583
Boa tarde. Doutor. NÃO AGUENTO. PRESSÃO. NÃO CONSIGO ME CONTROLAR. EXPLOSÕES. TENTO ME CONTROLAR. MAIS NÃO CONSIGO.BEIJOS.DOUTOR❤
Até quantos anos que a genética prevalece pra patologias ?
Em 2019 fui diagnosticada com bipolaridade tipo 2 ,mas devido a muitos anos sem tratamento fico ciclando em hipomania e hipo depressão, não estou conseguindo me adaptar ao lítio nem ao Torval. Tenho 64anos e o efeito colateral, como ataque da tireoide pelo lítio e o Torval afetando a Medula diminuindo os glóbulos vermelho, só tomo agora a Quetiapina 50 e Bromazepam de 3mg,essa doença é um desafio pra mim .
Alguma relação entre fibromialgia e bipolaridade?
boas comparações
E fazer o tratamento correto ❤
Doutor, é muito bom seus esclarecimentos. Eu tenho uma médica maravilhosa que me acompanha . Mas, gostaria de perguntar se o Bipolar que dorme o dia todo e faz as limpeza da casa durante a noite está correto ...
Procure vídeos e informações sobre a relação entre bipolaridade e ciclo circadiano. Mas já adianto que esse hábito é péssimo para nós que temos bipolaridade
Ser bipolar é difícil mas ser bipolar e tratado no caps é quase impossível
Oi!
@@marlete228 oi
@@jaquelinerodrigues8828 eu faço tratamento no caps há 5 anos
EXATAMENTE
@@LuRoca-or6yn Percebe-se que em alguma classificação somos todos, bipolares. A natureza de quem fazemos parte é bipolar…
Obrigada.
Minha filha foi diagnosticada bipolar há mais de 4 anos e até agora ainda não estabilizou e não consegue trabalhar.
Engordou 30 kg por conta das medicações e os problemas físicos só aumentam.
Qual seria seu conselho?
Aumento do apetite ou inchaço pelos medicamentos?
O estabilizador de humor é o motivo do apetito exacerbado. Consulte o médico se tem algo que tire um pouco a fome.
Também sou bipolar , também em quando me provocam sou agressiva , faço coisas sem observar
Ter esse diagnóstico 😔 e mesmo assim não entender nada sobre 😅 e cruel triste demais so sei que a vontade de ir de arrasta e grande 😢
Quando fico nervosa em alguma situação digo palavras para as pessoas e não me lembro do que falei. Geralmente é como se eu não tivesse filtro. Mando na lata .
E tenho muito esquecimento..tbm
Eu lembro de tudo que eu falei na hora da raiva.
Eu também faço acompanhamento com o proficional da saude eu não bebo e não fumo e nem tenho marido e nem filhos 😅 eu faço exercícios as vzs ê bom ❤❤
Todos nós temos um pouco
Tive um surto fui internada o no hospital trocaram a medicação, não estou mi sentindo bem. Já falei para o médico ele disse que na próxima consulta vai ver.
Minha vida virou de pobta cabeça com achegada da pandemia 😢... Estresse total sem seir de casa tratando depressão.. acho que com diagnostico errado😢
Muito bom seu video
Muito obrigado, Simone! Fico feliz que tenha gostado do vídeo!
A rotina do trabalho o dia a dia me estressa demais, demais começo a me sentir infeliz sinto que eh so o corpo que vai mas a mente está em outro lugar....sou bipolar e faço uso de quetiapina, lítio, escitalopram e rivotril nas crises
Genética tudo genética. País passam para os filhos criação. Educação e 🚫 não gritar com criança.
?
Dr,podemos dizer em teoria quê tudo funcionava bem.
mas os chutes foi trazendo a fragilidade na mesma?
Boa tarde
Eu descobri q tinha aguns transtorno em 2006 por ai...
Fui para todos os lugares e nada,um dia minha irmã me levou em um psiquiatra q me ouviu e me receitou lítio,remédio,então comecei a tomar fiquei bom,so q questão foi o seguinte,eu tomava parava tomava e assim ai..de 1ano para ca Notei q comecei ficar pessimo no humor,pelo q noto vou ter q consultar de novo..não aconselho ninguém parar sem acompanhamento médicos..desejo Sucesso atodos Deus abençoe
*Assistindo hoje 16/10/2024.* ♥️🫶🏻👍🏻
Em que o litio fazno organismo?
Fui diagnosticada com trastorno Esquizoafetovo que pega sintomas do Bipolar e da Esquizofrenia é só por Deus, tomo muitos medicamentos antipsicótico estabilizador de humor antidepressivos e tbm medicação pra dormir , minha vida foi e é complicada por causa deste transtorno , não posso ficar sem medicação pq entro em crise , porém tomando a medicação certinha tenho instabilidade fico bem 🙏 graças a Deus que tem remédio pra esse tipo de transtornos hj em dia 🙏
Eu também, tive crise psicótica fase de mania pesada, acabou com meus sonhos
Qual exame é feito para diagnóstico de bipolar ?
Doutor...qual exame para ter um diagnóstico seguro da bipolaridade?? 🤔
Olá bom dia. Dr. Faz 23 anos que sofro com crises de Pânico. Medo