Nem sempre o abusado tem auto estima baixa. As vezes o abusador entra na vida de uma pessoa vibrante, alegre, segura e rouba a vitalidade dela e a deixa destruída psicologicamente, emocionalmente e financeiramente. Aí sim a auto estima desta pessoa se perde durante o processo maquiavélico.
Durante 21 fui casada com uma pessoa doente que abusava emocionalmente de mim. Hoje sou viúva e namorei com uma pessoa que fazia isso que a Dra está citando. Vc tá gorda, essa roupa não combina com você, vc não fica bem com essa cor e etc. Terminei. Procurei me amar. Basta!
Bia, seria bom alertar que a maioria dos abusadores tem sempre uma máscara social "a maioria é popular e são vistos como o CARA GENTE BOA". (No caso de homem, que são a maioria.) ps: Vc pode ter um desses na sua turma. Atenção aos detalhes e incoerências. Bjo😘
Muito bem lembrado. São tão sedutores, de fala articulada...noooossa! E os ferimentos são imperceptíveis pelos outros. É um sofrimento solitário e as provas para tal agressão" não são facilmente identificadas, porque encontram-se lá no íntimo.
O pai do meu filho É assim todo mundo acha ele o máximo e ele me afastou de todos meus colegas não sinto falta pois sw fossem meus amigos ficariam comigo até hoje não sei ou talvez ele tenha me manipulado a esse ponto de achar que ninguém presta para ser meu amigo quase me afastei de meus pais que foram inclusive que me tirara de perto dele com o apoio deles eu mandei ele embora da minha casa...Mas vira e mexa eu me pego ligando pra ele para falar do meu filho mas na minha casa ele não entra ha 1 mês depois de 6 anos de abusos físicos e psicológicos só agora to lutando contra mim mesma internamente para não traze lo de volta de alguma forma....
Eu reproduzo o padrão de violência de meu pai. Sou agressivo nas palavras e ofendia minha esposa nas discussões. E ficava emburrado. Tínhamos uma relação de afinidade, carinhos e amizade. Sempre a apoiei em tudo. Mas os gatilhos de projeção eram muitos intensos. Não conseguia controlar. Eu ficava triste por magoa-lá, procurei terapia há dois meses, mas o relacionamento se desgastou. Estamos separados, e me sinto culpado, por não ter sido melhor pessoa. Espero ser daqui pra frente melhor pessoa.
O grande erro da maioria das pessoas é achar que relacionamento abusivo está relacionado a agressão física. Particularmente, acho que uma das grandes características desse tipo de relacionamento é a grande insegurança que o abusador cria no seu par. É algo devastador para quem tá sendo exposto a isso, já que na maioria das vezes não está notando o quão grave as coisas estão. Só no fim do relacionamento... você acorda e tem que lidar com todo os cacos que sobraram de você mesmo. É horrível! Acredito que a insegurança acaba gerando a dependência sentimental... e aí é um caminho sem volta
Faço terapia a 3 anos e meio. Só depois de 20 anos,por causa de diversos comportamentos que eu tive na vida e sofria. Minha terapeuta,fez a pergunta que me sufocava,direta e objetiva" você já foi abusada sexualmente?!" Chorei e tive crises de vômito, e um desejo terrível de raspar a pele por 3 dias seguidos. Foi a 1 vez que falei do assunto,ela me disse,que já havia trabalhado com crianças que sofreram abusos. E quando eu era pressionada, tinha o comportamento exato de uma criança abusada.. Eu voltava a ter 8 anos em pânico,com medo e vergonha,sufocada sem coragem ou força de reagir ou gritar... Eu me trato,mas posso afirmar,o trauma é gigante e ele reflete pela vida inteira. Perdi pessoas e relacionamentos porque não sabia,como reagir,e não conseguia falar.. Hoje eu sei e digo: A CULPA E DO ABUSADOR NÃO MINHA,EU ERA UMA CRIANÇA!.. Se cuidem,escutem seus filhos,observe os..
@@machadoalfaiate Hoje enquanto adulta sim,o tratamento e de minha responsabilidade. Mas fiz um alerta no fim do comentário porque vivi o trauma da pedófilia e posso dizer. Que se minha mãe não fosse tão ocupada,ou sempre desse mais razão aos adultos. Eu teria confiado nela,eu não teria vivido com tanta vergonha e medo ... Por isso repito, observe as crianças o comportamento dela diz muito,a palavra dela tem que ter peso. Se ela não gosta do "tio/tia" não faça ela receber abraços, beijo de ninguém. Só por educação ...
@@alexandraluizgoncalvescard9046 na grande maiorua das vezes as mães sabem dos abusos ou nao estabelecem relacao de confiança com a filha p q ela denuncie ...a criança é uma vítima passiva, ela nao tem como escolher em q família queria nascer.
Quando o abuso começa pelas finanças é difícil sair, pois a justiça é caríssima e sobre um divórcio litigioso incide taxas e honorários impagáveis para quem não tem a mesma condição financeira do cônjuge. Demorei 20 anos para conseguir sair de um relacionamento abusivo. Por vezes o problema não é auto estima é financeiro diante de uma justiça cara que dá acesso somente a quem tem condições de arcar com suas altas custas litigiosa, pois de um abusador não dá para se divorciar numa boa. Ufa! Eu consegui e oro ao Pai Eterno, sempre por mulheres que se encontram na mesma situação que estive para que elas possam se livrar porque é realmente estar morta sem o atestado de óbito.
A vida de quem é abusado, sinceramente, são dias amargos. Só melhora mesmo quando vc toma atitude e quebra esse ciclo, o abuso psicológico e moral te deixa cega, não permaneça nessa situação.(ponto final)
Vivi por 7 anos um relacionamento abusivo e não fazia idéia do que era. Na época, meu namorado/noivo fez eu pintar o cabelo de preto pq " eu ficava mais bonita"... Eu não podia pintar unha de vermelho pq isso era coisa de p... , usar alguma roupa um pouco mais curta nem pensar! E o abusador geralmente tem um poder de persuasão muito grande. Minha ficha caiu muito tempo depois, mas quando disse o não, foi uma vez só graças a Deus.
Vivo exatamente desse mesmo jeito,exatamente como vc falou,12 anos e sei que mi ha relação é abusiva,não tenho força pra mim sair ja pedir as contas de quantas vezes mim separei e voltei,estou muito desgostosa
Minha noiva é ... Ela fez eu fazer coisas contra minha vontade com o tmpo! Usar roupas, comprar coisas, falar coisas até! A ultim vez brigou comigo por causa do meu trabalho. Ai fui visita-la mesmo assim, ceguei ela queria q eu falasse pra familia dela que eu tinha custado pra ir pq rava trabalhando, mas que dissesse que ela m dava o maior apoio!😂😂😂😂ai n rolou!
@@fabianorodrigues8438 não desista!! Procure ajuda, faça terapia, se cuide!! Eu perdi 7 anos da minha vida que não voltarão mais. Pratique o amor próprio, vc vai conseguir!!! Força!!
Sou clinicamente diagnosticada como dependente emocional, depois de 2 anos de terapia eu consegui melhorar a minha autoestima e saí de um relacionamento de 6 anos e meio. Parte da fala da Dra. Ana era uma descrição do que eu vivia, a pessoa sempre me invalidada, dizia que estava me falando para o meu bem, porém era sempre algo que acabava comigo. Eu me sentia invalidada, inadequada, indesejável... eu brigava porque queria ficar com a pessoa e queria ser a prioridade da pessoa, assim como ele era para mim e eu era a quinta opção sempre. Fiquem sempre de olho, porque você vale mais do que qualquer coisa, não deixe que ninguém te invalidade em nenhuma situação da vida.
Já fui abusiva com minhas amizade mesmo sem perceber. Eu gostava de me sentir no controle, como se as pessoas fossem obrigadas a me obedecer. Hoje em dia eu me policio com tudo o que eu vou falar e a forma como ajo. Gente, é difícil, principalmente quando você faz isso sem perceber, mas não é impossível.
Isso que a Bia falou sobre ele reproduzir oq viveu ou aprendeu, fez muito sentido,pq é exatamente oq vejo do meu marido. Ele é muito abusivo....e cada dia mais vejo oq quanto ele reproduz o relacionamento dos pais que são separados e inclusive da impressão que ele quer descontar tudo em mim o problema dos pais,fazendo igual comigo
Os borderlines com certeza suportam uma relação assim são as vítimas perfeitas, a vítima de um relacionamento abusivo criar uma dependência pelo abusador
Infelizmente a maioria dos psicólogos e psiquiatras usam sua profissão somente pra escutar e prescrever remédios controlados pq tratar traumas de pessoas abusadas e principalmente tratar o transtorno do abusador é uma missão quase impossível..
Então é por isso que aguento tudo isso do meu marido, fui abandonada pela a minha mãe e nunca conheci meu pai vivo presa nesse relacionamento abusivo. 😔
Eu também fui abandonada pela minha mãe é pelo meu pai . Minha mãe é narcisista descobri porq ela voltou mim pegou de volta tinha 12 anos e meu pai ausente. Por isso as vezes não consigo distinguir abusos das pessoas para comigo.
Explicação maravilhosa, quando vejo os familiares pautando os outros familiares geralmente filhos, debochando e expondo fico incomodada. Muito abusivo inclusive na frente da pessoa que fica tão constrangida e não se defende.
Eu amei esse tema. Muito obrigado por falarem sobre algo tão importante de ser discutido porque as pessoas abusadas, muitas das vezes, perdem noção do que é errado e começam se sentir culpadas e merecedoras de humilhações ou diminuição. Mas o pior talvez não seja algo isolado e sim quando há um ambiente em que todos sabem que o abuso é errado, mas são coniventes com ele. Isso faz o abusado sofrer mais ainda.
Concordo Valter, tenho um caso em minha família onde meu irmão mais novo abusa da esposa de todas as formas, inclusive com violência física. Colhi provas, liguei pra polícia e enviei todo material para os 5 irmãos da vitima e ninguém fez absolutamente nada. Acabei desistindo, mas ainda me sinto extremamente desconfortável com esta situação. Vou pensar em algo.
Geralmente quem abusa, só abusa do outro por ele não ser independe financeiramente. A vítima se encontra financeiramente dependente do ambiente em quem vive ou interage. Isso faz a questão ser tão séria por não se tratar apenas de controle emocional , psicológico e religioso, se tratar de um conjunto de ações maléficas com a intenção de causar o mal ao outro. Não deixe ninguém te controlar só pq paga as suas contas. Respeito é tudo.
Gostaria de sugerir um tema: mitomania. Conheço uma pessoa que sempre mente sobre assuntos diversos e mistura fatos reais com fantasia. Às vezes inventa histórias mirabolantes pra não comparecer a um compromisso social, quando poderia apenas dar uma desculpa simples. Todos os amigos ao redor já perceberam e não sabem como confrontá-la. Tem cura?
Acho que seria a mesma explicação, o abusador tem o mesmo comportamento de impor que vc só vai ter ele pra cuidar de você e por isso você tem que coincidir com tudo q ele fala e pensa sobre você.
Sou idosa(81),trabalhei muito,moro com minha folha e meus netos.Minha filha me trata tristemente,tenho a impressão que ela me detesta.Tudo que faço está errada.Distorce o que falo.Tudo que falo ou proponho é motivo de críticas ásperas. Estou isolada em minha própria casa.Mal trocam algumas palavras.Vivo no meu quarto.Sou afetiva, tudo concordo para evitar agressões verbais.Me refúgio no silêncio. Não consigo enfrentar debates ásperas.Gosto da solidão.Meus filhos,mal mal,me ligam.Trabalhei duramente para que fossem pessoas eficiente,profissionais invejáveis,. Mas as discórdias,ciúmes,afastaram meus filhos. Sou carinhosa e sinto este isolamento. Até recentemente minha casa era a casa da alegria,da família alegre barulhenta, feliz.Uma nova parceira do meu filho criou discórdias e todos se afastaram.Isto foi demais no meu coração. SE me fosse dado ESCOLHER queria a morte.Acompanho suas palavras,li algum de seus livros, acompanho palestras de filosofia,psicologia etc.Desde os 12 anos leio muito.Amo livros.Ja perdi a conta de quanto já li ao longo da vida.Procuro a sabedoria, a paciência o silêncio e a solidão. Gosto de ficar só. Só me doem o tom áspero, crítico e agressivo com que sou tratada,inclusive, agora,co.m meus netos adolescentes. Não posso conversar com ninguém parece que estou sendo espionada. O que posso fazer para viver em paz e voltar a minha natural alegria que desapareceu.
Favor omitir o meu nome.Sugiro um pseudônimo de Amargurada.E possível? Caso contrário delete.Sou admiradora de sua sabedoria e dos profundos conflitos de persanalidades
Oi, Marília! Sinto muito pela sua história. Se quiser uma amiga pra conversar me chame no whats 11995946196 ou me mande um e-mail julia.srvelho@gmail.com. Será um prazer conversar com você! Um beijo!!!
Um dia convidei umas amigas para comerem bolo comigo. E no outro dia uma delas fala pra mim que eu estava muito mal vestida. O único sentimento por ela foi de muita dó. Pois a auto-estima dela é muito baixa e abusiva por excelência.
@@sandrabenevidessandra6173 A pessoa vítima dessa situação, deve se auto processar emocionante primeiro. Fazendo uma auto analize e vendo que o amor próprio e o respeito por si, é fundamental para o seu bem estar mental.
Eu diria que é o que Dra falou, uma auto percepção negativa, e ele fazia com que eu e minha filha nos sentissemos culpadas pelos seus surtos e agressões verbais.
Há uma frase que eu ouví há alguns anos atrás com a qual eu não concordo: ‘’ruim com eles, pior sem eles’’. Eu hein, antes só do que mal acompanhada! Tive um relacionamento psicologicamente abusivo e me Deus me desvencilhou daquele cancer na minha vida. Agora nunca mais.
Sempre vivi relações abusivas, tanto em famílias quanto em relacionamentos amorosos. Mt triste, a sensação que tenho é que jamais vou encontrar alguém saudável.
Eu vivi 50 anos de uma vida permeada por abusos e humilhações. Todos os meus relacionamentos foram abusivos e com psicopatas em graus de leve à severos. Mas só me dei conta de tudo o que vivi quando um dia já sozinha me olhei no espelho e não me reconheci. Eles tinham destruído completamente minha identidade , meu auto estima, e minha vida . Envelheci sem ter tido noção ou consciência do quanto de ruína esses homens tinham causado em minha vida, e o quanto outros tipos de abusos e humilhações também sofri com familiares e amigos . São traumas gigantes.
A Dr. fechou muito bem o assunto dizendo que onde existir relacionamentos humanos vai existir relações de poder e que a questão é como essas relações vão ser exercidas. Achei perfeito.
Excelente dupla! 👏 Poderíamos estudar mais a fundo sobre as vítimas? O que mais poderia explicar essa aceitação do abuso e direcionamento de como agir frente. Obrigada! ❤
Sugiro vc falar da idealização de parceiros, quando montamos um arquétipo do parceiro. Ele na realidade não ama, respeita ou nos reconhece. Mas ficamos presos na projeção idealizada pelos nossos valores de classe média, família margarina, nessa esteira. Agradeço sua atenção. Peço que os vídeos sejam mais extensos e profundos pra 15 a 20 minutos. Sua sapiência é formidável. Fui casada 23 anos e montei um personagem, meu ex marido é bom pai, mas foi péssimo marido, talvez por essa projeção que construí. Hj, estou em paz. Muita terapia, meditação e solitude, que consegui. Sou bipolar controlada, com terapia, medicação mínima, higiene do sono, meditação mindfulness, atividade física, boas leituras e acolhimento familiar. Sou inserida socialmente. Agradeço de novo, sua valiosa atenção. Vc é excelente.
Gente.. eu sou uma pessoa abusiva!! Eu não sabia..! Vou mudar já.. misericórdia..olha só como são as coisas né..a gente sempre acha que ta fazendo o certo...
Eu sou borderline e nunca fui abusiva nos meus relacionamentos, mas tive um namorado que foi extramente abusivo comigo. Sai viva porque terminei por Telefone e estava em outra cidade, tive síndrome do pânico e hoje sou solteira, tenho medo de me relacionar com homens pessoalmente, só consigo no virtual, estou muito cansada dessa vida esse transtorno me mata a cada dia.
Sim querida muita força para você ..... Tenho uma filha que também e borderline tem usado técnica de TFT ajuda bastante ... Você vai se superar mas sempre busque ajuda
M A R A V I L H O S A !!!!! Vc s me ajudam muito a esclarecer muitas questões! Infelizmente não consigo pagar um terapeuta apenas pelo plano de saúde , tenho receio de me atrapalhar em vez de me ajudar!! Bjs no ❤️
@Melissa Camara tudo bem? Você chegou a liberar o perdão durante seu pai em vida? Caso ao contrário aconselho fazer uma constelação familiar. Pesquise sobre isso. Sou estudante psicologia e psicopedagogia
@@GustavoSilva-qq7gn Boa tarde, Moro no interior de Minas. Aqui não tem costeladores. Sempre assisti vídeos da Elza Carvalho. É o remédio para minhas feridas. Termina seus estudos e vem pra cá meu zap 33 98422 6367. Obgda pela atenção
Gostei de perceber a saúde, a energia e o bem estar de ambos. Parabéns!!! Até aqui tô compreendendo que nos relacionamentos por respeito ou por desprezo. O quê? Sim! Quem não aprendeu a se respeitar na primeira infância irá se relacionar, na maior parte do tempo, pelas características do desrespeito, do desprezo. Já por outro lado: "Quem se respeita é protagonista da própria vida, jamais vítima." Will
Excelente esse vídeo! Dra eu gostaria muito que a senhora fizesse um vídeo sobre o COMPLEXO DE WENDY. É um tema pouco falado e muito interessante. Grato pelo vídeo e pela atenção. :)
Eu não tive uma infancia fácil ou ao menos plena.Morei e cresci com um irmão e um pai abusivo(Ten da PMRJ na época da ditadura) que nos espancava como fazia aos seus apenados no quartel.Ele sempre arrumava p nós,madrastas ou pelo menos tentava,ele as espancava até desistirem de tanto abuso e iam embora.Muitas vezes ouvi por tras das portas o barulho de suas cabeças ecoando pelas paredes.Fui expulsa de casa por ele,aos 14 anos,ele descobriu que sua filha perfeita,santa e imaculada,fumava(cigarro na escola)ao término do meu ens fundamental,foi o dia mais triste da minha vida,meu último dia de aula.Quando eu tinha 17 anos tentei voltar p casa,cansada de sofrer pelo mundo,ele era mineiro e havia me largado na casa das filhas dele(da esposa dele)que me odiavam,até apanhar,apanhei de uma delas.Quando tentei voltar p Minas aos 17 anos,acordei no meio da madrugada com ele semi nu ao meu lado.Peguei uma barra de ferro e ameacei-o de morte,claro,ele não me confrontou.Eu saí de casa e nunca mais voltei. Fui p RJ dessa vez p casa da minha mãe. Descobri com o convívio que ela era TUDO que meu pai sempre dizia:narcisista e psicopata.Ela me colocava na rua com as malas e me mandava embora sempre que eu estava desempregada,só me tratava bem quando tinha o que fornecer a ela.Me casei jovem,pra sair de casa,sabe,não por não amar meu marido,ele é um homem de bem,vamos fazer 28 anos de casados.Mais hoje sou frustrada,não fui NADA na vida.Temos 3 filhos,2 deles formados pela UFRJ e uma menina de 15 anos cursando ens médio.Meu marido é militar como meu pai era.Moramos por 2 anos no exterior e no ano passado voltamos p o Brasil.Fiz curso de inglês por lá e ano passado concluí no supletivo o ens médio. Vou fazer 50 anos no próximo dia 14.Apesar de TUDO que passei,não superei o passado.Não perdoo meus pais por não tido um futuro melhor.Me sinto pouco ou quase NADA pq minhas amigas são alguém e eu sou um fracasso na vida.Agora só espero a morte pq na minha idade sinto que não me resta nada a não ser lamentar o tempo perdido.
@Cilea Lopes Uma história bem difícil e pesada, não tem como esquecer! Mas que bom que vc tem um bom marido e construiu uma família, isso é muita coisa minha querida! Já pensou em fazer terapia?! Por muito menos eu faço, e me ajuda muito a encarar meus estranhamentos no dia a dia! Gde abraço
@@joanapag6 Não,não pensei,nem penso.O dia mais difícil p mim é o dia de ir ao psicológo do colégio,conversar sobre minha filha.Aff,não gosto de conversar,a ansiedade me toma,às vésperas de uma forma,chega me dá vontade de sumir no mundo.Saí sabe,sem rumo...Não gosto de pessoas,tenho problemas com elas,não confio em gente...Digo que amo meu cão muito mais que seres humanos...
@@cilealopes4191 entendo! Talvez seja pelo fato de vc não ter encontrado ainda um profissional que vc sinta afinidade e confiança, características necessárias para um bom tratamento. E ele não tá lá pra te julgar, e sim fazer vc enxergar situações que a gente não consegue sozinho, ajudar a gente a dar outros significados para as situações mais dolorosas da nossa vida! Ser humano tá complicado mesmo, mas mesmo assim acredito q temos que ter alguma esperança "ainda" se não fica muito difícil continuar aqui. Deus te abençoe! 😘
Boa tarde! Coincidência, tive problemas com meu pai e irmão tbm... Mas não tão grave como vc, apenas me denegriam, me prendiam, nunca pude paquerar, namorar, passear como outras garotas. Me rendeu alguns transtornos aos quais luto até hj p vence.los. Mas olha, te digo q vc tem coisas importantes na sua vida, curta o q vc tem, sua família. E nunca é tarde pra se fazer o q tem vontade... A vida " começa" aos 40... Vc é jovem ainda, Bola pra frente.
Doutora, você é maravilhosa!!! Sempre que utiliza o termo "denegrir" me sinto meio incomodado, é que não é mais adequado por ser um termo racista que acabamos naturalizando socialmente... Espero que compreenda. :)
Gostaria que você falasse sobre relacionamento abusivos entre irmãos. Qdo um é nervoso, autoritário, nunca levanta antes das onze da manhã e tudo deixa essa pessoa irritada te trata mal é grossa e parece que não percebe sua monstruosidade a ponto de nunca demonstrar remorso e nunca pedir perdão.
Este é um universo muito muito complexo de submissão, medo, e zero auto estima. Eu vivi relacionamentos abusivos e de indizível anos de humilhações desde que me entendo por gente. Meus pais me amavam . Disso tenho certeza. Mas cresci em meio à desamparo, solidão, e ausências deles (pois trabalhavam muito e nunca estavam em casa). Uma infancia de profunda solidão e desamparo. Eu fui um terreno fértil para todos os abusos e humilhações na escola, com outras crianças, com parentes, e na adolescencia isto tomou proporções devastadoras. Uma adolescente desesperadamente carente e rebelde. Vivi indizíveis e inaceitáveis relacionamentos abusivos e humilhantes. Modelo que só se agravou na vida adulta. Casei um vez, tive 3 filhos, e me separei 18 anos depois. 10 anos depois me relacionei com outro homem e com ele vivi por 5 anos. Ambos os relacionamentos , eram homens de um grau de perversidade indizível. Psicopatas sedutores , educados, frios. Ambos deixaram em mim traumas que não consegui superar . Hoje aos 70 anos , vivo sózinha, estou agorofóbica, com todas as limitações que a idade traz ao corpo, e com um sentimento de angustia e inutilidade infinitas. O sentimento de inutilidade é um crime cometido por toda uma sociedade e pela família que enxerga o idoso/a como seres inúteis e imprestáveis. Muito triste. Tenho 3 filhos, dois estão vivos, e 3 netos. Os traumas que sofri são inomináveis . Hoje olho no espelho e não me reconheço . Devastaram e arruínaram completamente minha existência. Contudo, busquei nestes anos alguns singelos recursos para me salvar, a leitura é um deles. E assim seguimos. Pena não ter existido desde a infância dos meus pais , anjos como Ana Beatriz Barboza Silva. Pena.
E pra quem nunca sofreu essas circunstâncias saibam que essa vida sempre traz os brotos do que se planta ação move uma reação como jogar a pedra na água de um rio ou represado as idas e voltas são como ventos
Meus pais cometeram exatamente esses erros que vocês comentaram. Mesmo que eu tente, não consigo enxergá-los como pais, não confio neles e os vejo como estranhos com quem divido o mesmo teto. Referencial: zero.
Meu ex é abusivo e acredito que seja pela criação,psicópata,e transtornos de misóginia,narcisista, mas ele achava que estava certo, que não tem nada errado com ele,as vezes eu cogitava em um tratamento ele dizia que ele não era louco, e que eu que era e eu que tinha que tratar,e dizia eu sou perfeito, cheguei a ouvir ele dizer que eu sou igual ou melhor que Deus ,eu achava um absurdo como ele falava e ainda fala de si mesmo porque ele ainda é vivo e sei porque meu filho fala,mãe meu pai não muda. E todos os filhos já não querem estar perto dele ,e fora que ele maltrata todos, independentemente de quem seja,e ele tem os que ele trata com educação e trata bem. Ele me deixou com traumas. E do portão pra fora, as pessoas acham ele uma pessoa muito boa,um homem excelente! 🤦🏽♀️
Vc descreveu um psicopata com traços narcisista. Imagino como foi difícil viver com esse homem. É seu filho está certo. Eles não mudam. Simplesmente por não achar problema neles. Melhor coisa a fazer e se afastar !
Gente, uma dica construtiva, sem levantar polêmica tá: não usem mais o termo denegrir não! Sabemos que não há má intenção, porém, precisamos evitar antigos hábitos! No mais, excelente conteúdo! Amo!
Quando o relacionamento abusivo não é por ciúme mas, por outras coisas que fazem muito mal, exemplifico: se por acaso eu não gosto de alguma coisa e falo que não gostei, e a pessoa desfaz do que falei com frases tipo: ah ! Já vai dar o teu showzinho ? Ou Já acabou com o showzinho ? Ou tá irritadinha é ? Ou qq frase que te deixa se sentindo muito pequena, ou mesmo a pessoa te trata e fala coisas desagradáveis mas se vc diz coisa parecida ou discorda dá opinião o mundo vem abaixo ou vc leva tanto grito que até se sente culpada e depois começa a perceber que vc não tem voz nem vez nesse relacionamento.
Primeira a comentar! Doutora, eu trabalho com os temas bullying e violência contra a mulher é suas obras sempre estão presentes nas minhas pesquisas e em alguns vídeos do nosso canal aqui no RUclips e do meu Instagram! Pretendo adquirir todas as suas obras e divulgar para as minhas amigas e seguidoras! Sucesso hoje e sempre!
É isso mesmo às vezes nem fala mais deixa você muito mal. e pior é que ele sempre tem alguém pra ajudar ele nas loucuras.você faz sempre elogios pra pessoa e você não recebe nada
Entrei em relacionamento abusivo sem perceber , achava que o cuidado extra era uma amor um cuidado . Infelizmente foi me afastando de todos e de tudo inclusive da minha família , até dos meus filhos , hj vejo e tento de me sair de todo jeito sem violência.
Meu ex marido (pai dos meus filhos) sempre dizia ..."- Ninguém vai te querer com essas crianças ...Ninguém vai te assumir com filhos...vc vai ficar sozinha se vc não ficar comigo. E coisas do tipo.
Que tal falar mais sobre narcisistas, ou escrever um livro sobre eles, porque é um assunto que dá pano pra manga né, marido narcisista, mãe narcisista, irmãos narcisistas, amigos narcisistas , e a senhora não fez um livro ainda sobre isso
Nem sempre o abusado tem auto estima baixa. As vezes o abusador entra na vida de uma pessoa vibrante, alegre, segura e rouba a vitalidade dela e a deixa destruída psicologicamente, emocionalmente e financeiramente. Aí sim a auto estima desta pessoa se perde durante o processo maquiavélico.
Totaaaallll!!!!
Foi exatamente o que eu vivi. Cada palavra foi bem dita. 👏👏👏
Ai não é só um simples abusador é um psicopata
Exatamente
Eu tinha tudo isso e ele conseguiu destruir.
Durante 21 fui casada com uma pessoa doente que abusava emocionalmente de mim. Hoje sou viúva e namorei com uma pessoa que fazia isso que a Dra está citando. Vc tá gorda, essa roupa não combina com você, vc não fica bem com essa cor e etc. Terminei. Procurei me amar. Basta!
Essa criaturas,,tem que diminuir o outro,,,,se julgam melhor,,,temos que ser sempre a plateia,,em contínuo aplausos,,,
Tudo aquilo que coloca o amor que você tem por si mesmo em segundo plano, não vale a pena. Tenha empatia e altruísmo também por você mesmo.
Foi cirúrgico
🙌🏾 👏🏾👏🏾👏🏾
Bia, seria bom alertar que a maioria dos abusadores tem sempre uma máscara social "a maioria é popular e são vistos como o CARA GENTE BOA". (No caso de homem, que são a maioria.)
ps: Vc pode ter um desses na sua turma. Atenção aos detalhes e incoerências.
Bjo😘
Muito bem lembrado. São tão sedutores, de fala articulada...noooossa! E os ferimentos são imperceptíveis pelos outros. É um sofrimento solitário e as provas para tal agressão" não são facilmente identificadas, porque encontram-se lá no íntimo.
@@ferrestart Precisa de ver a quantidade de mulheres abusadoras. Ciúme doentio por exemplo.
O pai do meu filho É assim todo mundo acha ele o máximo e ele me afastou de todos meus colegas não sinto falta pois sw fossem meus amigos ficariam comigo até hoje não sei ou talvez ele tenha me manipulado a esse ponto de achar que ninguém presta para ser meu amigo quase me afastei de meus pais que foram inclusive que me tirara de perto dele com o apoio deles eu mandei ele embora da minha casa...Mas vira e mexa eu me pego ligando pra ele para falar do meu filho mas na minha casa ele não entra ha 1 mês depois de 6 anos de abusos físicos e psicológicos só agora to lutando contra mim mesma internamente para não traze lo de volta de alguma forma....
@@lunasolar9183 Deus vai te dar forças para manter o contato zero com ele. Siga firme no seu propósito!
Eu reproduzo o padrão de violência de meu pai. Sou agressivo nas palavras e ofendia minha esposa nas discussões. E ficava emburrado. Tínhamos uma relação de afinidade, carinhos e amizade. Sempre a apoiei em tudo. Mas os gatilhos de projeção eram muitos intensos. Não conseguia controlar. Eu ficava triste por magoa-lá, procurei terapia há dois meses, mas o relacionamento se desgastou. Estamos separados, e me sinto culpado, por não ter sido melhor pessoa. Espero ser daqui pra frente melhor pessoa.
O grande erro da maioria das pessoas é achar que relacionamento abusivo está relacionado a agressão física.
Particularmente, acho que uma das grandes características desse tipo de relacionamento é a grande insegurança que o abusador cria no seu par. É algo devastador para quem tá sendo exposto a isso, já que na maioria das vezes não está notando o quão grave as coisas estão.
Só no fim do relacionamento... você acorda e tem que lidar com todo os cacos que sobraram de você mesmo. É horrível!
Acredito que a insegurança acaba gerando a dependência sentimental... e aí é um caminho sem volta
Vou voltar sim ....
Lorena Duarte, exatamente isso.
Estou tentando juntar meus caquinhos.
E verdade eu.estou.no fim do casamento .com abusivo só agora à 4 quatro ano vim mim da conta
Falou tudo!
Faço terapia a 3 anos e meio. Só depois de 20 anos,por causa de diversos comportamentos que eu tive na vida e sofria. Minha terapeuta,fez a pergunta que me sufocava,direta e objetiva" você já foi abusada sexualmente?!" Chorei e tive crises de vômito, e um desejo terrível de raspar a pele por 3 dias seguidos. Foi a 1 vez que falei do assunto,ela me disse,que já havia trabalhado com crianças que sofreram abusos. E quando eu era pressionada, tinha o comportamento exato de uma criança abusada.. Eu voltava a ter 8 anos em pânico,com medo e vergonha,sufocada sem coragem ou força de reagir ou gritar... Eu me trato,mas posso afirmar,o trauma é gigante e ele reflete pela vida inteira. Perdi pessoas e relacionamentos porque não sabia,como reagir,e não conseguia falar.. Hoje eu sei e digo: A CULPA E DO ABUSADOR NÃO MINHA,EU ERA UMA CRIANÇA!.. Se cuidem,escutem seus filhos,observe os..
A culpa era dele mas a responsabilidade de cuidar disso é só sua.
Fica bem, linda!! ♡♡♡
@@machadoalfaiate Hoje enquanto adulta sim,o tratamento e de minha responsabilidade. Mas fiz um alerta no fim do comentário porque vivi o trauma da pedófilia e posso dizer. Que se minha mãe não fosse tão ocupada,ou sempre desse mais razão aos adultos. Eu teria confiado nela,eu não teria vivido com tanta vergonha e medo ... Por isso repito, observe as crianças o comportamento dela diz muito,a palavra dela tem que ter peso. Se ela não gosta do "tio/tia" não faça ela receber abraços, beijo de ninguém. Só por educação ...
@@valeriafreitas6576 obrigada pela empatia,vamos caminhando ! Luz e fé!!!
@@alexandraluizgoncalvescard9046 na grande maiorua das vezes as mães sabem dos abusos ou nao estabelecem relacao de confiança com a filha p q ela denuncie ...a criança é uma vítima passiva, ela nao tem como escolher em q família queria nascer.
Quando o abuso começa pelas finanças é difícil sair, pois a justiça é caríssima e sobre um divórcio litigioso incide taxas e honorários impagáveis para quem não tem a mesma condição financeira do cônjuge. Demorei 20 anos para conseguir sair de um relacionamento abusivo. Por vezes o problema não é auto estima é financeiro diante de uma justiça cara que dá acesso somente a quem tem condições de arcar com suas altas custas litigiosa, pois de um abusador não dá para se divorciar numa boa. Ufa! Eu consegui e oro ao Pai Eterno, sempre por mulheres que se encontram na mesma situação que estive para que elas possam se livrar porque é realmente estar morta sem o atestado de óbito.
Ore por mim!🙏
É verdade. Difícil por demais.
Mas tem justiça gratuita e defensoria pública.
@@AnaPaula-pi6bw Há condições específicas p q a justiça "pública" possa ser utilizada. É preciso verificar se a pessoa se encaixa nele.
Verdade ! Vc definiu bem
A vida de quem é abusado, sinceramente, são dias amargos. Só melhora mesmo quando vc toma atitude e quebra esse ciclo, o abuso psicológico e moral te deixa cega, não permaneça nessa situação.(ponto final)
Muito triste porque muitas vezes vivemos um relacionamento abusivo e nem nos damos conta .😔.
Vrdd, vivi isso durante 8 anos,
Vivi por 7 anos um relacionamento abusivo e não fazia idéia do que era. Na época, meu namorado/noivo fez eu pintar o cabelo de preto pq " eu ficava mais bonita"... Eu não podia pintar unha de vermelho pq isso era coisa de p... , usar alguma roupa um pouco mais curta nem pensar! E o abusador geralmente tem um poder de persuasão muito grande. Minha ficha caiu muito tempo depois, mas quando disse o não, foi uma vez só graças a Deus.
Dani Fortes gloria a Deus que voce se livrou
Vivo exatamente desse mesmo jeito,exatamente como vc falou,12 anos e sei que mi ha relação é abusiva,não tenho força pra mim sair ja pedir as contas de quantas vezes mim separei e voltei,estou muito desgostosa
Minha noiva é ... Ela fez eu fazer coisas contra minha vontade com o tmpo! Usar roupas, comprar coisas, falar coisas até! A ultim vez brigou comigo por causa do meu trabalho. Ai fui visita-la mesmo assim, ceguei ela queria q eu falasse pra familia dela que eu tinha custado pra ir pq rava trabalhando, mas que dissesse que ela m dava o maior apoio!😂😂😂😂ai n rolou!
Dani é bem isso. Começa c uma crítica em forma de elogio.... Qdo estamos envolvidas emocionalmente n percebemos assim.
@@fabianorodrigues8438 não desista!! Procure ajuda, faça terapia, se cuide!! Eu perdi 7 anos da minha vida que não voltarão mais. Pratique o amor próprio, vc vai conseguir!!! Força!!
Sou clinicamente diagnosticada como dependente emocional, depois de 2 anos de terapia eu consegui melhorar a minha autoestima e saí de um relacionamento de 6 anos e meio. Parte da fala da Dra. Ana era uma descrição do que eu vivia, a pessoa sempre me invalidada, dizia que estava me falando para o meu bem, porém era sempre algo que acabava comigo. Eu me sentia invalidada, inadequada, indesejável... eu brigava porque queria ficar com a pessoa e queria ser a prioridade da pessoa, assim como ele era para mim e eu era a quinta opção sempre.
Fiquem sempre de olho, porque você vale mais do que qualquer coisa, não deixe que ninguém te invalidade em nenhuma situação da vida.
Já fui abusiva com minhas amizade mesmo sem perceber. Eu gostava de me sentir no controle, como se as pessoas fossem obrigadas a me obedecer. Hoje em dia eu me policio com tudo o que eu vou falar e a forma como ajo. Gente, é difícil, principalmente quando você faz isso sem perceber, mas não é impossível.
amizades*
Parabéns por se esforçar e conseguir ver
Faz uma conversa sobre assédio moral no trabalho, o perfil do assediador e o que fazer
up
Up
Processar.
Boa indicação
Apoiado.
Deus me livre de qualquer relação abusiva e me de sabedoria pra nunca ser.
Pior é quando a gente mostra para a pessoa que ela está fazendo isso ,e ,ela se sente o máximo por estar no comando .
Isso que a Bia falou sobre ele reproduzir oq viveu ou aprendeu, fez muito sentido,pq é exatamente oq vejo do meu marido. Ele é muito abusivo....e cada dia mais vejo oq quanto ele reproduz o relacionamento dos pais que são separados e inclusive da impressão que ele quer descontar tudo em mim o problema dos pais,fazendo igual comigo
não durou 6 meses quando percebi que tava entrando numa relação abusiva. terminei há 7 dias.
Me deleito no saber desse cérebro gênio feminino!
Obrigada por contribuir para um universo de pessoas livres! Muito obrigada!
Adorei sua colocação. Jóia!!!!
Cérebro feminino! Exatamente!
Os borderlines com certeza suportam uma relação assim são as vítimas perfeitas, a vítima de um relacionamento abusivo criar uma dependência pelo abusador
Gente, a Ana é maravilhosa. Sou uma futura psicóloga e grande parte do meu interesse pela Psicologia veio após conhecer o trabalho dela.
E
Infelizmente a maioria dos psicólogos e psiquiatras usam sua profissão somente pra escutar e prescrever remédios controlados pq tratar traumas de pessoas abusadas e principalmente tratar o transtorno do abusador é uma missão quase impossível..
Então é por isso que aguento tudo isso do meu marido, fui abandonada pela a minha mãe e nunca conheci meu pai vivo presa nesse relacionamento abusivo. 😔
Eu também fui abandonada pela minha mãe é pelo meu pai . Minha mãe é narcisista descobri porq ela voltou mim pegou de volta tinha 12 anos e meu pai ausente. Por isso as vezes não consigo distinguir abusos das pessoas para comigo.
Explicação maravilhosa, quando vejo os familiares pautando os outros familiares geralmente filhos, debochando e expondo fico incomodada. Muito abusivo inclusive na frente da pessoa que fica tão constrangida e não se defende.
Acontece o inverso TB. Filhos com pais
Eu amei esse tema. Muito obrigado por falarem sobre algo tão importante de ser discutido porque as pessoas abusadas, muitas das vezes, perdem noção do que é errado e começam se sentir culpadas e merecedoras de humilhações ou diminuição. Mas o pior talvez não seja algo isolado e sim quando há um ambiente em que todos sabem que o abuso é errado, mas são coniventes com ele. Isso faz o abusado sofrer mais ainda.
Concordo Valter, tenho um caso em minha família onde meu irmão mais novo abusa da esposa de todas as formas, inclusive com violência física. Colhi provas, liguei pra polícia e enviei todo material para os 5 irmãos da vitima e ninguém fez absolutamente nada. Acabei desistindo, mas ainda me sinto extremamente desconfortável com esta situação. Vou pensar em algo.
Geralmente quem abusa, só abusa do outro por ele não ser independe financeiramente. A vítima se encontra financeiramente dependente do ambiente em quem vive ou interage. Isso faz a questão ser tão séria por não se tratar apenas de controle emocional , psicológico e religioso, se tratar de um conjunto de ações maléficas com a intenção de causar o mal ao outro.
Não deixe ninguém te controlar só pq paga as suas contas. Respeito é tudo.
Gostaria de sugerir um tema: mitomania. Conheço uma pessoa que sempre mente sobre assuntos diversos e mistura fatos reais com fantasia. Às vezes inventa histórias mirabolantes pra não comparecer a um compromisso social, quando poderia apenas dar uma desculpa simples. Todos os amigos ao redor já perceberam e não sabem como confrontá-la. Tem cura?
Interessante...tb conheço uma pessoa assim
Vc conhece meu marido?
@@fernandasilvalima8373 🤣🤣🤣
@@albacabral6099 Também conheço. Mente que nem sente.
Tem cura, mas é a pessoa que tem q.correr atrás dessa terapia.
Passei muito tempo sendo abusada por meu próprio pai, pensando que era amor, descobri que era manipulador. E me caluniou muito em público
Sentir falta da colocação da relação abusiva na amizade.
Acho que seria a mesma explicação, o abusador tem o mesmo comportamento de impor que vc só vai ter ele pra cuidar de você e por isso você tem que coincidir com tudo q ele fala e pensa sobre você.
@@paulamiguel9739 Deus é mais, muito mais
Minha mãe é assim, sempre falou mal de mim pra todo mundo. Sempre fez questão de me humilhar ! Uma péssima mãe !
A minha tb
A minha também. E distinção entre os filhos. Destrói a alma.
Olá! também fui vítima de mãe abusadora e a solução foi me afastar completamente. Contato zero é a solução, digo por experiência própria. Boa sorte!
Minha mãe também e assim
@@MrPereiraAdriano Poderia falar um pouco mais como era?
Acho que estou identificando isto. Esta acabando com minha vida.
Sou idosa(81),trabalhei muito,moro com minha folha e meus netos.Minha filha me trata tristemente,tenho a impressão que ela me detesta.Tudo que faço está errada.Distorce o que falo.Tudo que falo ou proponho é motivo de críticas ásperas. Estou isolada em minha própria casa.Mal trocam algumas palavras.Vivo no meu quarto.Sou afetiva, tudo concordo para evitar agressões verbais.Me refúgio no silêncio. Não consigo enfrentar debates ásperas.Gosto da solidão.Meus filhos,mal mal,me ligam.Trabalhei duramente para que fossem pessoas eficiente,profissionais invejáveis,. Mas as discórdias,ciúmes,afastaram meus filhos. Sou carinhosa e sinto este isolamento. Até recentemente minha casa era a casa da alegria,da família alegre barulhenta, feliz.Uma nova parceira do meu filho criou discórdias e todos se afastaram.Isto foi demais no meu coração. SE me fosse dado ESCOLHER queria a morte.Acompanho suas palavras,li algum de seus livros, acompanho palestras de filosofia,psicologia etc.Desde os 12 anos leio muito.Amo livros.Ja perdi a conta de quanto já li ao longo da vida.Procuro a sabedoria, a paciência o silêncio e a solidão. Gosto de ficar só. Só me doem o tom áspero, crítico e agressivo com que sou tratada,inclusive, agora,co.m meus netos adolescentes. Não posso conversar com ninguém parece que estou sendo espionada. O que posso fazer para viver em paz e voltar a minha natural alegria que desapareceu.
Favor omitir o meu nome.Sugiro um pseudônimo de Amargurada.E possível? Caso contrário delete.Sou admiradora de sua sabedoria e dos profundos conflitos de persanalidades
Oi, Marília! Sinto muito pela sua história. Se quiser uma amiga pra conversar me chame no whats 11995946196 ou me mande um e-mail julia.srvelho@gmail.com. Será um prazer conversar com você! Um beijo!!!
@@MORGANA_INFP Que bacana vc é!
Um dia convidei umas amigas para comerem bolo comigo. E no outro dia uma delas fala pra mim que eu estava muito mal vestida. O único sentimento por ela foi de muita dó. Pois a auto-estima dela é muito baixa e abusiva por excelência.
Assédio moral é mais corriqueiro do que se pensa e cabe processo em várias situações.
O problema é provar... E muitos juízes praticam assédio, quando ele vê um caso desse ele até se deleita
@@laccosta os recursos existem p isso. E ninguém está acima da lei, ninguém!
@@sandrabenevidessandra6173 A pessoa vítima dessa situação, deve se auto processar emocionante primeiro. Fazendo uma auto analize e vendo que o amor próprio e o respeito por si, é fundamental para o seu bem estar mental.
@@souza8555 esse comportamento de amor próprio deve estar dentro de cada um de nós a todo momento. Vencedor é quem vence a si mesmo!
@@souza8555 "Análise"!
Eu diria que é o que Dra falou, uma auto percepção negativa, e ele fazia com que eu e minha filha nos sentissemos culpadas pelos seus surtos e agressões verbais.
Há uma frase que eu ouví há alguns anos atrás com a qual eu não concordo: ‘’ruim com eles, pior sem eles’’. Eu hein, antes só do que mal acompanhada! Tive um relacionamento psicologicamente abusivo e me Deus me desvencilhou daquele cancer na minha vida. Agora nunca mais.
Sempre vivi relações abusivas, tanto em famílias quanto em relacionamentos amorosos. Mt triste, a sensação que tenho é que jamais vou encontrar alguém saudável.
Dra. Fale sobre mães narcisista e relacionamentos maternos abusivos.
A Dra Elizabeth Zamurel fala bem é especialista neste assunto ajuda a beça Abços
LUCIANA CARVALHO, VÁ NA PÁGINA DO FACEBOOK DE TARIANE ROCHA, O NOME DO GRUPO É " ENTRE NO SEU PODER" ESPECIFICAMENTE SOBRE MÃES NARCIZISTAS. BJ
Entrevistada é excelentíssima! O entrevistador é ótimo!
Eu vivi 50 anos de uma vida permeada por abusos e humilhações. Todos os meus relacionamentos foram abusivos e com psicopatas em graus de leve à severos. Mas só me dei conta de tudo o que vivi quando um dia já sozinha me olhei no espelho e não me reconheci. Eles tinham destruído completamente minha identidade , meu auto estima, e minha vida . Envelheci sem ter tido noção ou consciência do quanto de ruína esses homens tinham causado em minha vida, e o quanto outros tipos de abusos e humilhações também sofri com familiares e amigos . São traumas gigantes.
Vc tá bem amiga? Me indentifico
Vivo isso há 40 anos. Espero em Deus que esteja bem de verdade
Gente o conhecimento dessa mulher é totalmente inspirador, faz com que busque mais conhecimento e agregue a minha bagagem de referências
A Dr. fechou muito bem o assunto dizendo que onde existir relacionamentos humanos vai existir relações de poder e que a questão é como essas relações vão ser exercidas. Achei perfeito.
Excelente dupla! 👏
Poderíamos estudar mais a fundo sobre as vítimas? O que mais poderia explicar essa aceitação do abuso e direcionamento de como agir frente. Obrigada! ❤
Excelente sugestão!!!
Excelente perspectiva.
Fiquei tão feliz quando eu encontrei o livro Mentes Perigosas da Dra Ana Beatriz no iTunes, comprei e estou lendo. ❤️🌸👏🏻
Tem mentes depressivas no google em pdf. Eu li
@@soupopbgs Olha que legal! Não sabia. Obrigada!
O livro é ótimo!
Sugiro vc falar da idealização de parceiros, quando montamos um arquétipo do parceiro. Ele na realidade não ama, respeita ou nos reconhece. Mas ficamos presos na projeção idealizada pelos nossos valores de classe média, família margarina, nessa esteira. Agradeço sua atenção. Peço que os vídeos sejam mais extensos e profundos pra 15 a 20 minutos. Sua sapiência é formidável. Fui casada 23 anos e montei um personagem, meu ex marido é bom pai, mas foi péssimo marido, talvez por essa projeção que construí. Hj, estou em paz. Muita terapia, meditação e solitude, que consegui. Sou bipolar controlada, com terapia, medicação mínima, higiene do sono, meditação mindfulness, atividade física, boas leituras e acolhimento familiar. Sou inserida socialmente. Agradeço de novo, sua valiosa atenção. Vc é excelente.
Fiquei 6 anos e as frases que mais escutava era: “ ninguém vai te aguentar”, “lembra quem ficou com você quando tava doente?”
Como sempre Dra Ana uma explicação maravilhosa.
Dranabeatrizesclarecendoformidavelmenteasnossasduvidas
Gente.. eu sou uma pessoa abusiva!! Eu não sabia..! Vou mudar já.. misericórdia..olha só como são as coisas né..a gente sempre acha que ta fazendo o certo...
Parabéns se cuide
a ana é uma pessoa tão elegante e inteligente. essa mulher é uma benção
Gostaria muito que Mentes em Pauta tivesse uma materia sobre a "S'indrome da Boazinha". Obrigada!
Eu sou borderline e nunca fui abusiva nos meus relacionamentos, mas tive um namorado que foi extramente abusivo comigo. Sai viva porque terminei por Telefone e estava em outra cidade, tive síndrome do pânico e hoje sou solteira, tenho medo de me relacionar com homens pessoalmente, só consigo no virtual, estou muito cansada dessa vida esse transtorno me mata a cada dia.
Que triste moça, que pena que passou por isso, mas que bom que conseguiu sair dessa.
Sim querida muita força para você ..... Tenho uma filha que também e borderline tem usado técnica de TFT ajuda bastante ...
Você vai se superar mas sempre busque ajuda
Sou border também. Se quiser conversar qqr dia, meu celular é (47)989103904
Procure ajuda!! Não desista vc vai conseguir se equilibrar
Mds mesma história q eu
Eu achava que relacionamento tóxico e abusivo eram a mesma coisaaaa
Muito obrigado Dra Ana. Suas palavras são perfeitas e nos ajudam a mudar de vida.
Fala sobre o transtorno de personalidade esquiva porque quase não há material sobre esse assunto.
Apoiado! Tenho o transtorno e seria um sonho ler um livro sobre isso escrito pela Drª Ana Beatriz.
@@riquelme223 Eu também tenho, é tão difícil encontrar material sobre o assunto e pessoas portadoras desse transtorno.
Ah se eu pudesse ter uma consulta com a doutora Ana ❤
Nossa ❤❤❤❤
Realmente gostei dela explica muito bem
Depreciaram-me tanto que deprimi
Oh Doutora Ana Beatriz adoro ouvi la e aprendo muito. Se a Senhora Dra estivesse em Portugal pedia consulta. Obrigado
M A R A V I L H O S A !!!!! Vc s me ajudam muito a esclarecer muitas questões! Infelizmente não consigo pagar um terapeuta apenas pelo plano de saúde , tenho receio de me atrapalhar em vez de me ajudar!!
Bjs no ❤️
Misericórdia,assim mesmo,destrói minha auto estima sutilmente,minhas conquistas são desmerecidas de forma velada.
Tenho 48 anos. Meu pai só me dizia coisas pra me denegrir. Chegou ao ponto q parei de falar com ele. Faleceu a 19 anos.
@Melissa Camara tudo bem? Você chegou a liberar o perdão durante seu pai em vida? Caso ao contrário aconselho fazer uma constelação familiar. Pesquise sobre isso. Sou estudante psicologia e psicopedagogia
@@GustavoSilva-qq7gn Boa tarde, Moro no interior de Minas. Aqui não tem costeladores. Sempre assisti vídeos da Elza Carvalho. É o remédio para minhas feridas. Termina seus estudos e vem pra cá meu zap 33 98422 6367. Obgda pela atenção
Me apresento melhor pelo Wathssap
@@GustavoSilva-qq7gn o número acima citado é do meu Whatsapp
Não me canso de assistir os vídeos desse canal. Aprendo muito com vocês. É maravilhoso ter vocês que se dispõem a nos ensinar com tanto carinho.
Gostei de perceber a saúde, a energia e o bem estar de ambos. Parabéns!!! Até aqui tô compreendendo que nos relacionamentos por respeito ou por desprezo. O quê? Sim! Quem não aprendeu a se respeitar na primeira infância irá se relacionar, na maior parte do tempo, pelas características do desrespeito, do desprezo. Já por outro lado: "Quem se respeita é protagonista da própria vida, jamais vítima." Will
Excelente esse vídeo! Dra eu gostaria muito que a senhora fizesse um vídeo sobre o COMPLEXO DE WENDY. É um tema pouco falado e muito interessante. Grato pelo vídeo e pela atenção. :)
Eu não tive uma infancia fácil ou ao menos plena.Morei e cresci com um irmão e um pai abusivo(Ten da PMRJ na época da ditadura) que nos espancava como fazia aos seus apenados no quartel.Ele sempre arrumava p nós,madrastas ou pelo menos tentava,ele as espancava até desistirem de tanto abuso e iam embora.Muitas vezes ouvi por tras das portas o barulho de suas cabeças ecoando pelas paredes.Fui expulsa de casa por ele,aos 14 anos,ele descobriu que sua filha perfeita,santa e imaculada,fumava(cigarro na escola)ao término do meu ens fundamental,foi o dia mais triste da minha vida,meu último dia de aula.Quando eu tinha 17 anos tentei voltar p casa,cansada de sofrer pelo mundo,ele era mineiro e havia me largado na casa das filhas dele(da esposa dele)que me odiavam,até apanhar,apanhei de uma delas.Quando tentei voltar p Minas aos 17 anos,acordei no meio da madrugada com ele semi nu ao meu lado.Peguei uma barra de ferro e ameacei-o de morte,claro,ele não me confrontou.Eu saí de casa e nunca mais voltei. Fui p RJ dessa vez p casa da minha mãe. Descobri com o convívio que ela era TUDO que meu pai sempre dizia:narcisista e psicopata.Ela me colocava na rua com as malas e me mandava embora sempre que eu estava desempregada,só me tratava bem quando tinha o que fornecer a ela.Me casei jovem,pra sair de casa,sabe,não por não amar meu marido,ele é um homem de bem,vamos fazer 28 anos de casados.Mais hoje sou frustrada,não fui NADA na vida.Temos 3 filhos,2 deles formados pela UFRJ e uma menina de 15 anos cursando ens médio.Meu marido é militar como meu pai era.Moramos por 2 anos no exterior e no ano passado voltamos p o Brasil.Fiz curso de inglês por lá e ano passado concluí no supletivo o ens médio. Vou fazer 50 anos no próximo dia 14.Apesar de TUDO que passei,não superei o passado.Não perdoo meus pais por não tido um futuro melhor.Me sinto pouco ou quase NADA pq minhas amigas são alguém e eu sou um fracasso na vida.Agora só espero a morte pq na minha idade sinto que não me resta nada a não ser lamentar o tempo perdido.
@Cilea Lopes Uma história bem difícil e pesada, não tem como esquecer! Mas que bom que vc tem um bom marido e construiu uma família, isso é muita coisa minha querida! Já pensou em fazer terapia?! Por muito menos eu faço, e me ajuda muito a encarar meus estranhamentos no dia a dia! Gde abraço
@@joanapag6 Não,não pensei,nem penso.O dia mais difícil p mim é o dia de ir ao psicológo do colégio,conversar sobre minha filha.Aff,não gosto de conversar,a ansiedade me toma,às vésperas de uma forma,chega me dá vontade de sumir no mundo.Saí sabe,sem rumo...Não gosto de pessoas,tenho problemas com elas,não confio em gente...Digo que amo meu cão muito mais que seres humanos...
@@cilealopes4191 entendo! Talvez seja pelo fato de vc não ter encontrado ainda um profissional que vc sinta afinidade e confiança, características necessárias para um bom tratamento. E ele não tá lá pra te julgar, e sim fazer vc enxergar situações que a gente não consegue sozinho, ajudar a gente a dar outros significados para as situações mais dolorosas da nossa vida! Ser humano tá complicado mesmo, mas mesmo assim acredito q temos que ter alguma esperança "ainda" se não fica muito difícil continuar aqui. Deus te abençoe! 😘
Sua história é incrível parabéns pela luta. Acho que ainda dá tempo de estudar algo que gosta.
Boa tarde! Coincidência, tive problemas com meu pai e irmão tbm... Mas não tão grave como vc, apenas me denegriam, me prendiam, nunca pude paquerar, namorar, passear como outras garotas. Me rendeu alguns transtornos aos quais luto até hj p vence.los. Mas olha, te digo q vc tem coisas importantes na sua vida, curta o q vc tem, sua família. E nunca é tarde pra se fazer o q tem vontade... A vida " começa" aos 40... Vc é jovem ainda, Bola pra frente.
Doutora, você é maravilhosa!!!
Sempre que utiliza o termo "denegrir" me sinto meio incomodado, é que não é mais adequado por ser um termo racista que acabamos naturalizando socialmente...
Espero que compreenda. :)
Gostaria que você falasse sobre relacionamento abusivos entre irmãos. Qdo um é nervoso, autoritário, nunca levanta antes das onze da manhã e tudo deixa essa pessoa irritada te trata mal é grossa e parece que não percebe sua monstruosidade a ponto de nunca demonstrar remorso e nunca pedir perdão.
Características de alguém com depressão profunda
Que privilégio assistir esclarecimentos importantíssimos para a vivência humana, parabéns, 👏👏👏.
BIA , TENHO MUITA ADMIRAÇÃO pelo seu trabalho!!!
Este é um universo muito muito complexo de submissão, medo, e zero auto estima. Eu vivi relacionamentos abusivos e de indizível anos de humilhações desde que me entendo por gente. Meus pais me amavam . Disso tenho certeza. Mas cresci em meio à desamparo, solidão, e ausências deles (pois trabalhavam muito e nunca estavam em casa). Uma infancia de profunda solidão e desamparo. Eu fui um terreno fértil para todos os abusos e humilhações na escola, com outras crianças, com parentes, e na adolescencia isto tomou proporções devastadoras. Uma adolescente desesperadamente carente e rebelde. Vivi indizíveis e inaceitáveis relacionamentos abusivos e humilhantes. Modelo que só se agravou na vida adulta. Casei um vez, tive 3 filhos, e me separei 18 anos depois. 10 anos depois me relacionei com outro homem e com ele vivi por 5 anos. Ambos os relacionamentos , eram homens de um grau de perversidade indizível. Psicopatas sedutores , educados, frios. Ambos deixaram em mim traumas que não consegui superar . Hoje aos 70 anos , vivo sózinha, estou agorofóbica, com todas as limitações que a idade traz ao corpo, e com um sentimento de angustia e inutilidade infinitas. O sentimento de inutilidade é um crime cometido por toda uma sociedade e pela família que enxerga o idoso/a como seres inúteis e imprestáveis. Muito triste. Tenho 3 filhos, dois estão vivos, e 3 netos. Os traumas que sofri são inomináveis . Hoje olho no espelho e não me reconheço . Devastaram e arruínaram completamente minha existência. Contudo, busquei nestes anos alguns singelos recursos para me salvar, a leitura é um deles. E assim seguimos. Pena não ter existido desde a infância dos meus pais , anjos como Ana Beatriz Barboza Silva. Pena.
Como é bom ouvir essa Dra. E obter conhecimento de algo tão comum hoje em dia, infelizmente!
Bia, sempre esclarecedora. Importante dizer também que nem todo abusador foi abusado.
Sou fã da Dra Beatriz .
Muito importante essa abordagem sobre os relacionamentos abusivos no seio da família.
Minha mãe me denegria o tempo todo até com desconhecidos na rua
Meu Deus essa dr. Tinha que ter um programa de TV. Deus abençoe vcs.
E pra quem nunca sofreu essas circunstâncias saibam que essa vida sempre traz os brotos do que se planta ação move uma reação como jogar a pedra na água de um rio ou represado as idas e voltas são como ventos
Meus pais cometeram exatamente esses erros que vocês comentaram. Mesmo que eu tente, não consigo enxergá-los como pais, não confio neles e os vejo como estranhos com quem divido o mesmo teto.
Referencial: zero.
Dra Ana Beatriz, fale como age um psiquiatra ou psicólogo abusivo
Pensa em fã. Sou eu. Amo essa dupla.
Meu ex é abusivo e acredito que seja pela criação,psicópata,e transtornos de misóginia,narcisista, mas ele achava que estava certo, que não tem nada errado com ele,as vezes eu cogitava em um tratamento ele dizia que ele não era louco, e que eu que era e eu que tinha que tratar,e dizia eu sou perfeito, cheguei a ouvir ele dizer que eu sou igual ou melhor que Deus ,eu achava um absurdo como ele falava e ainda fala de si mesmo porque ele ainda é vivo e sei porque meu filho fala,mãe meu pai não muda. E todos os filhos já não querem estar perto dele ,e fora que ele maltrata todos, independentemente de quem seja,e ele tem os que ele trata com educação e trata bem. Ele me deixou com traumas. E do portão pra fora, as pessoas acham ele uma pessoa muito boa,um homem excelente! 🤦🏽♀️
Vc descreveu um psicopata com traços narcisista. Imagino como foi difícil viver com esse homem. É seu filho está certo. Eles não mudam. Simplesmente por não achar problema neles. Melhor coisa a fazer e se afastar !
Bia, vc é maravilhosa! Explica com facilidade o que nós vivemos. Falando ninguém entende.
Faz um vídeo falando sobre relacionamento com homens mais velhos!!!!!
❤❤❤ESSA DOUTORA É A MELHOR DO MUNDO, GÊNIA DO SÉCULO 21, 😮😅já tive relacionamento com masoquista, é uma loucura 🤪.
Meus Deus!!! Muito verdade nossa que absurdo.
Mais um vídeo esclarecedor, grata Dra Beatriz por me ajudar muito .
Gente, uma dica construtiva, sem levantar polêmica tá: não usem mais o termo denegrir não! Sabemos que não há má intenção, porém, precisamos evitar antigos hábitos! No mais, excelente conteúdo! Amo!
pode usar sim, deixa de ser xarope, muié!!! vai buscar o VERDADEIRO significados dessa palavra que vem do Latim.
Sou muito fã dessa Dr.a❤️❤️❤️❤️
Bem que podia fazer sobre tortura psicológica dos pais.
Concordo...😢😞
Quando o relacionamento abusivo não é por ciúme mas, por outras coisas que fazem muito mal, exemplifico: se por acaso eu não gosto de alguma coisa e falo que não gostei, e a pessoa desfaz do que falei com frases tipo: ah ! Já vai dar o teu showzinho ? Ou Já acabou com o showzinho ? Ou tá irritadinha é ? Ou qq frase que te deixa se sentindo muito pequena, ou mesmo a pessoa te trata e fala coisas desagradáveis mas se vc diz coisa parecida ou discorda dá opinião o mundo vem abaixo ou vc leva tanto grito que até se sente culpada e depois começa a perceber que vc não tem voz nem vez nesse relacionamento.
Primeira a comentar! Doutora, eu trabalho com os temas bullying e violência contra a mulher é suas obras sempre estão presentes nas minhas pesquisas e em alguns vídeos do nosso canal aqui no RUclips e do meu Instagram! Pretendo adquirir todas as suas obras e divulgar para as minhas amigas e seguidoras! Sucesso hoje e sempre!
As vezes tds os meios q a gente vive/sobrevive tem tanto disso que periga este tipo de comportamento ter uma certa "normatização".
Confusão com nunca ter amado 👏
Há, meu Deus..Eu passo por isso a 22 anos ..não estou aguentado mais..😔
Amiga vê se consegue uma terapeuta pra te ajudar.
Faça um vídeo sobre autodepreciação nos casos de abuso psicológico.
É isso mesmo às vezes nem fala mais deixa você muito mal. e pior é que ele sempre tem alguém pra ajudar ele nas loucuras.você faz sempre elogios pra pessoa e você não recebe nada
Canal exelente!! Altamente explicativo!! Adoro Ana Beatriz!!
Entrei em relacionamento abusivo sem perceber , achava que o cuidado extra era uma amor um cuidado . Infelizmente foi me afastando de todos e de tudo inclusive da minha família , até dos meus filhos , hj vejo e tento de me sair de todo jeito sem violência.
Nossa eu tenho que me libertar disso.ele fala tudo isso para mim , sempre querendo ser melhor que eu ,sempre me julgando me deixando muito.para baixo
Obrigada, Dra Ana e Alex , pela existência desse canal. Muito edificante para nossas vidas. Bjs.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Meu ex marido (pai dos meus filhos) sempre dizia ..."- Ninguém vai te querer com essas crianças ...Ninguém vai te assumir com filhos...vc vai ficar sozinha se vc não ficar comigo.
E coisas do tipo.
Que tal falar mais sobre narcisistas, ou escrever um livro sobre eles, porque é um assunto que dá pano pra manga né, marido narcisista, mãe narcisista, irmãos narcisistas, amigos narcisistas , e a senhora não fez um livro ainda sobre isso
Dra. Ana Beatriz, a senhora podia fazer um Mentes em Pauta falando sobre o Transtorno Afetivo Bipolar, por favor.. Obrigado..
Diogo Molina Gois negócio de bipolar kk não é fácil não, se não for vc mesmo, se cuide ao ficar perto desse povo.
@@adcpalavradeesperancapalav6458 vc riu por q?! tem preconceito com o bipolar por um acaso ...? eu hein, q falta de respeito..tome tendência