Máquinas CC A04 - Modelo do motor CC e exercício resolvido 1

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 фев 2025
  • Na presente videoaula será desenvolvido o modelo habitualmente utilizado para previsão do comportamento das grandezas do motor de corrente contínua. As equações e circuito apresentados serão úteis para todo o curso, porém um problema é apresentado e solucionado utilizando parte do modelo desenvolvido.
    O motor CC tipo excitação separada permite a mudança do fluxo criado pelo enrolamento de campo, enquanto que o motor CC de ímãs permanentes possui fluxo constante. É esse segundo tipo de motor de corrente contínua que será estudado num exemplo resolvido na presente aula.
    Links de aulas anteriores de interesse sobre máquina CC:
    Princípio de operação: • Máquinas CC A02 - Prin...
    Aspectos construtivos da máquina CC comercial: • Máquinas CC A03 - Melh...
    VEJA MEU SITE E ME SIGA NAS REDES SOCIAIS!
    ___
    Meu site: www.eudemario....
    Facebook: / eletricaemvideos
    Instagram: / eudemario
    Linkedin: / eudemario
    #MotorCC #MáquinasElétricas #MotorElétrico

Комментарии • 35

  • @liviobrum2679
    @liviobrum2679 4 года назад +8

    Olá professor.
    Agradeço por dedicar o seu tempo compartilhando conhecimento.
    A vocação para ensinar é exatamente o que se vê em seus vídeos, transformar um conteúdo tão complexo como máquinas elétricas em algo didático, simples, direto e fácil de entender.
    Estou utilizando suas aulas tanto no trabalho quanto na faculdade, e digo que tem sido de grande valia. Aqui absorvo mais do que horas em cima dos livros, e quando volto para eles tudo está muito mais claro.
    Continue assim, meus parabéns pelo excelente trabalho.

    • @eletricaemvideos
      @eletricaemvideos  4 года назад +2

      Muito obrigado. Aqui a perspectiva é de continuar publicando mais aulas. Nas descrições dos vídeos há links para minhas redes sociais, me siga nelas que estou utilizando bastante para publicar outros tipos de conteúdos

    • @Joao.netozt
      @Joao.netozt 4 года назад

      Falou tudo, depois de assistir essas aulas os livros ficam bem mais claros

    • @eletricaemvideos
      @eletricaemvideos  4 года назад +2

      Esse é o propósito: complementar os livros. Substituí-los é ainda impossível, pois o estudo com base na leitura permite que além do entendimento exista construção de uma memória mais forte. Bons estudos e aproveite os arquivos de simulação das aulas 14 e 15 para estudar também.

  • @k9vieira7
    @k9vieira7 3 года назад +1

    Professor, dei uma pausa aqui na aula para elogiar, pq acredito que o grande diferencial de suas aulas é no que tange o aspecto construtivo, com esses detalhes tão bem explicados da até uma confuança maior, pq eu efetivamente sei o que estou fazendo!! Muito obrigado

    • @eletricaemvideos
      @eletricaemvideos  3 года назад +1

      Bom dia. De fato eu caprichei nas aulas 02 e 03 de máquinas CC, pois as ilustrações estão bem bacanas: bom saber que as pessoas estão notando este diferencial. Siga adiante no curso, pois as aulas sobre os modelos para previsão de comportamento da máquina ficam ainda mais interessantes quando se entende o sistema físico. Bons estudos!

  • @jhonatanascimento8617
    @jhonatanascimento8617 4 года назад +1

    Sem palavras, show de bola!!
    Está salvando bastante minha vida acadêmica kkkkk

    • @eletricaemvideos
      @eletricaemvideos  4 года назад

      Huhulll 👏🏾👏🏾👏🏾. Sucesso nos estudos com o Canal Elétrica em Vídeos!

  • @alexandrecarvalho8545
    @alexandrecarvalho8545 2 года назад +1

    Professor, se eu entendi bem o funcionamento da máquina CC é o seguinte: Considerando uma máquina de imã permanente, o fluxo magnético gerado pelo estator é constante. Dessa forma, alimentamos as bobinas do rotor com tensão CC através de um comutador que vai inverter a polaridade da ligação, fazendo com que a corrente altere seuu sentido a todo momento (produzindo assim uma tensão AC nos enrolamentos do rotor).
    A dúvida é o seguinte, na hora de modelar o circuito equivalente, o senhor coloca Va, que é a tensão CC que alimenta o rotor. Além disso, coloca Ea como sendo a tensão disponível nos terminais do rotor após considerar as devidas quedas. Porém, esse Ea não é uma tensão AC que se originou a partir da comutação dos anéis ?

    • @eletricaemvideos
      @eletricaemvideos  2 года назад

      Bom dia Alexandre. Ea é CA na bobina do rotor, porém na própria ilustração do modelo de circuito é colocado não somente uma fonte para indicar Ea, também é ilustrada as escovas para deixar claro que a tensão Ea já está retificada fora das escovas. Então pode-se considerar que existe uma tensão Ea em CA (interna) e uma tensão Ea em CC (externa). Veja se respondi sua pergunta adequadamente. Bons estudos.

    • @alexandrecarvalho8545
      @alexandrecarvalho8545 2 года назад +1

      @@eletricaemvideos Entendo, porém como essa tensão Ea (CC) é gerada ? Eu entendo que ela é uma tensão induzida e pode ser calculada pela relação Ea = k.phi(rotor).Wr. Porém, como ela pode ser CC se o campo do rotor é variável em sentido (devido a alternância na corrente) ????
      Outra questão, no modelo do circuito equivalente o senhor coloca uma indutância para representar a reatância da bobina do rotor, mas diz que ela só existe em regime transiente e no regime permanente ela some virando um curto. Eu não entendo como que em regime permanente ela some se a todo momento a gente tem tensão CA nas bobinas do rotor.

    • @eletricaemvideos
      @eletricaemvideos  2 года назад +1

      Ea CA é induzida, porém Ea CC é somente Ea CA retificada. O efeito indutivo da tensão induzida já está considerado em Ea CA, pois é uma indução por fluxo magnético do estator em regime permanente numa bobina do rotor com velocidade constante. Quando há transitório é que passa a ser relevante considerar também os efeitos da variação da corrente do próprio rotor nele mesmo. Eu tratei anteriormente sobre o efeito de reação de armadura, no qual disse que a corrente de rotor cria um fluxo em oposição ao do estator, mas que há uma bobina adicional para diminuir esse efeito, ou seja, o efeito da indutância do rotor em regime permanente é anulado e por isso não é representado. Eu não sei se você viu o vídeo com as descrições construtivas (pela forma que pergunta parece que sim), mas caso não, seria uma boa ver para entender fisicamente onde as peças estão:
      ruclips.net/video/ooIc24BwB9I/видео.html
      Na sequência, após este que eu indiquei eu continuo tratando de construção e trato de reação de armadura.

    • @alexandrecarvalho8545
      @alexandrecarvalho8545 2 года назад +1

      @@eletricaemvideos É isso que eu não entendo, professor... Como que ocorre essa retificação de Ea(CA) para E(CC).

    • @eletricaemvideos
      @eletricaemvideos  2 года назад

      Então é o vídeo que te indiquei que explica essa conversão entre CC e CA

  • @fernandapatrocinio9187
    @fernandapatrocinio9187 Год назад +1

    Muito bom❤

  • @niltoncesardeoliveiraborge1548
    @niltoncesardeoliveiraborge1548 4 года назад +1

    PARABENS PELO VIDEO

  • @paulobandeira2962
    @paulobandeira2962 3 года назад +1

    Um gerador CC de 2 polos tem em sua armadura 40 condutores ligados em
    2 caminhos paralelos. O fluxo por polo é 6,48 ωb e a velocidade da máquina
    é 30 rpm. A resistência de cada condutor é 0,01 Ω e a capacidade condutora
    respectiva é 10A. Calcule:

  • @nenzinish
    @nenzinish 4 года назад +1

    Boa mestre

  • @bechate7974
    @bechate7974 Год назад +1

    Ola professor. como é q faz para ter um quadro digital assim? e também como é q o professor escre? Gostaria de criar um canal de Eletrica também

    • @eletricaemvideos
      @eletricaemvideos  Год назад

      Neste caso eu estou usando um aplicativo chamado Mypaint, mas ele flca bem pesado quando a aula aumenta e é difícil de tratar imagens externas. Recomendo o uso do Xournal++, que é o software que uso hoje em dia. Tem mais recursos para videoaulas e é bem mais leve. Ambos são gratuitos e de código aberto (eu uso no Linux, mas existem versões para Windows e Mac).
      Conheça o Xournal++: ruclips.net/video/mlsV5MMzlhY/видео.html
      Mesa digitalizadora com Xournal++: ruclips.net/video/Q5fH-DQozAU/видео.html
      São dicas de outro professor que eu peguei quando estava interessado no Xournal++
      Sucesso no seu futuro canal

  • @josaphatcorrea4315
    @josaphatcorrea4315 5 лет назад +1

    Show!

  • @MarcosVinicius-fw1vo
    @MarcosVinicius-fw1vo 3 года назад

    Professor, pode me tirar um dúvida sobre aquelas placas dos motores ? lendo o exemplo me deparei com uma dúvida.. Na placa do motor está informações como corrente nominal e etc. Essa corrente nominal do motor é a vazio ? e tem como eu saber a corrente elétrica com base na carga mecânica acoplada ?

    • @eletricaemvideos
      @eletricaemvideos  3 года назад +1

      Boa tarde Marcos. Valores de placa são os nominais, portanto, está escrito na placa o valor da corrente quando a carga mecânica nominal for instalada no eixo. Eu resolvo questão (nesta ou na próxima aula da playlist) que trato de potência no eixo também. É obrigatório que se tenha conhecimento do modelo do motor. Até!

  • @Tarcisiocz
    @Tarcisiocz 4 года назад +1

    Bom dia. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Poderia me dizer qual o nome do software que voce está utilizando para ministrar as aulas com a mesa digitalizadora?

    • @eletricaemvideos
      @eletricaemvideos  4 года назад

      Eu eu agradeço a audiência. O software é o Mypaint. Até!

  • @fernandapatrocinio9187
    @fernandapatrocinio9187 Год назад +1

    Faz mais vídeos...

    • @eletricaemvideos
      @eletricaemvideos  Год назад

      Boa noite Fernanda. O fim de semestre acaba apertando também o professor. Só daqui a 15 dias que terei tempo novamente para conseguir dar continuidade ao conteúdo do canal. Voltarei!

  • @bechate7974
    @bechate7974 Год назад +1

    Ola professor. como é q faz para ter um quadro digital assim? e também como é q o professor escre? Gostaria de criar um canal de Eletrica também