Excelente! A reflexão final, de que precisamos construir nossa utopia, baseada em nossos valores, para enfrentar a distopia (cada vez mais real) da extrema-direita, precisa ser um projeto.
Uma verdadeira aula, muito oportuno e proveitoso . Abre os nossos olhos para o perigo dessas estratégias sorrateiras dos inimigos da democracia à direita. Muito obrigado.
Vc já ouviu falar em janela de Overthon? O mundo gira... mas se são os "fascistas" do ocidente q defendem o Estado de Israel hj... isso é o q dá ficar presa a narrativas e conceitos de 70anos atrás, a tecitura do real já se modificou pra caramba.
Engraçado como Michel usa o bode expiatório convencional do nazismo para ocultar o papel do sionismo como ideologia da extrema-direita na atualidade....
@@solange564não é possível que só haja "extrema-direita" e que este termo não tenha qualquer outra definição que não parta daquilo que somente a esquerda entende e propaga.
Documentário esclarecedor e que consegui amarrar um período que estava com o pé no "caos". Olhando de longe parece inacreditável!!!!! Estiveram bem perto.
O " Zeitgeist " que se produziu no Brasil à partir de 2013 ofereceu terra fértil para o domínio da narrativa extremista de direita. Uma extrema-direita que, ao meu ver, nada mais é do que uma cópia mal acabada da extrema-direita estadunidense ( tendo em vista que a sociedade daquele país tem uma cultura conspiracionista bem açodada ) cujos conceitos foram exportados pra cá por Olavo de Carvalho. É uma extrema-direita tem o rótulo, o berro, f4scista. Porém, o conteúdo, o recheio é anarcocapitalista, ou melhor ; miliciana. Diria que é uma espécie de " democratização do f4scismo ", pois não é vinda de um estado totalitário, mas sim imbuída do conservadorismo/reacionarismo alavancado através de um discurso moralista de dentro do cidadão. Ou seja ; a pessoa pode-se ser racista, homofóbico, bater em mulher, escola tem que voltar a fazer as crianças ajoelharem no milho, etc ... ( vejam a produtora olavista Brasil Paralelo, a mesma que disse que o Brasil foi descoberto por templários e que a escravidão não fora tão ruim assim, dizendo que a Lei Maria da Penha é uma farsa, por exemplo) acoplado ao discurso ancap/neoliberal do "self made men " do cada um por si e que o mais capaz (para eles, o cristão em geral, mais especificamente o neopentecostal) é digno de sobrevivência nessa sociedade da qual eles desejam construir.
Nossa agora tô entendendo! Eles não percebem o entrelaçamento das realidades que resultam em diversos processos, como da própria questão de gênero, uma coisa que se vc ler o psicopatia sexualis do Kraft ebing essa questão já existia e muito forte e sofrida (antes de Freud),estou entendendo que eles imaginam que há grupos criando os problemas do mundo, é triste porque como se faz pessoas que não querem pensar, pensar?
30:10 cria uma imagem do Julio Lancelotti e esconde o argumento do cara? Julio literalmente foi pego com aquilo na mão. vergonhoso usarem a plataforma da UFRJ pra fazerem palanque politico
Excelente material, parabéns para toda a equipe! Muito importante ver a diversidade em todas as formas materializadas nos entrevistados! Trabalho lindo, vou utilizá-lo em minha pesquisa de doutorado!
O Comentário foi apagado, tem vai de novo: Documentário fraquissimo. Maioria das frases utilizadas pelos interlocutores são simplesmente sem significado e abaixo do nível da crítica. As fontes usadas são fracas e não são suficientes para alavancar tais acusações supracitadas, exite uma hermenêutica da suspeita por parte dos interlocutores. O livro do Olavo: "Apoteose da Vigarice" é desproporcionalmente superior a essa análise mesquinha da dita "extrema direita". A análise que o Olavo faz às esquerdas e ao pensamento político marxista é simplesmente certeira. No mais, oque esperar de pessoas sem cultura, falando a respeito de guerra cultural? O Marxismo cultural é provado e deixado com evidência nos livros da própria tradição marxista e velar isso é simplesmente desonestidade e falta de compreensão histórica. E pelo amor de Deus, utilizar o Monark como exemplo é risível. Monark defende aborto, é nacionalista fiduciário, defende renda básica universal, ele defende praticamente as mesmas coisas que vocês, incluindo liberação das drogas. Ele só cismou por conta do assassinato de reputação que vocês, de ideologia Woke fizeram, tática essa denunciada no livro do Jonas Bresssan, o anti Woke. Vocês mostraram o lado narcisista e megalomaníaco para ele, que é oque vocês realmente produzem com esses discursos.
É incrível como depois que eu vi este vídeo, o algoritmo começou a me sugerir só coisa bizarra....cruzes! Isso prova podridão que encontrei por aqui. Detesto política e ideologia do fundo do meu coração! Que Deus ajude todos os cristãos sinceros.
michel gherman que tipo coisa vc diria para essas celebridades,politico e empresarios como por exemplo:luciano hulk e a gal gadot que apoiam israel cegamente ?
"A cadela do fascismo está sempre no cio" Bertold Brecht "No Brazil só existe dois partidos, O de Tiradentes e o de João Silverio dos Reis" Barbosa Lima Sobrinho
Podiam colocar primeiro uma definição do que é ser extremo na política. Afinal, sem uma definição, eu posso chamar qualquer coisa de extrema... Poderíamos definir como extremista, por exemplo, um movimento político que usa de violência para impor suas ideias, que utiliza os meios disponíveis para calar os opositores. E a partir daí, você pega fatos concretos de um movimento que se encaixa na definição e qualifica-o como extremista... É o básico! Nesse vídeo, parece mais um monte de criança chorona: "eu não concordo, então é extremista, quero minha mãe!"
Parabéns pela produção do documentário. Mas, honestamente, isso que foi representado não é a extrema direita real, mas uma releitura a partir de uma cosmovisão da esquerda, bem deslocada, por sinal. Continuem assim e nunca entenderão porque nos últimos anos houve tamanho crescimento político da direita. Sem ler os livros, compreender os conceitos de maneira profunda de, por exemplo, Olavo de Carvalho, nunca haverá compreensão das reais intenções da direita brasileira. Continuarão perdidos.
A dita gramática é algo utilizado tanto pela direita quanto pela esquerda. A narrativa confunde institutos do conservadorismo, liberalismo, facismo trabalhista (Mussolini), totalitarismo. Nós telespectadores temos que ter senso critico e conhecimento historico.
Acho interessante que o conspiracionismo por vezes converge com um pensamento mágico, de algo fora da realidade que influencia na realidade. Junto com isso a religião, o diabo, o apocalipse, que seriam conspirações tb, mas feitas por seres extraterrenos kk
Essa ideia da paixão da morte é muito derivada do movimento estético do decadentismo. Infelizmente o movimento estético foi inspirador para o protofascismo italiano!
Achei a iniciativa interessante, mas o material me parece fraco, apegado a preconceitos e espantalhos, a começar pelo termo (viciado, manipulado) "extrema-direita". O que é a direita no Brasil? O que é ser extremo, em termos de discurso e política? Só há a tal "extrema-direita"? Partindo unicamente da perspectiva esquerdista que se tem sobre tal termo, seria honesto produzir um material como esse, que trata sobre manipulação? Loucura negar o que há de tosco no que se entende por "direita" ou por parte dos tais "representantes da direita" no Brasil, e este doc., entre outras coisas, procura, a partir de depoimentos de pessoas comuns enviesadas e trechos de falas de certas figuras famosas, criar uma associação direta entre quem absorve e replica certas ideias e posturas e o que de fato é ensinado por parte dos que aqui foram citados. O doc. deixa a muito a desejar aqui, a não ser pela suspeita de que também os produtores não estão isentos da prática de manipulação através do discurso. Como exemplo, o modo como aqui Olavo de Carvalho foi apresentado é desonesto (e não é preciso ser direitista, bolsonarista, para perceber isto). De qualquer modo, no que se refere (novamente) à tal manipulação das emoções e percepções através do discurso por parte da esquerda, por exemplo, poderíamos inferir exatamente as mesmas suspeitas e afirmações levantadas neste video, reforçando-as com exemplos de personalidades celebradas dentro desse espectro (ex: Paulo Freire e sua indefinição notória, no que se refere à classificação objetiva dos agentes opressores e oprimidos, em seu livro "Pedagogia do Oprimido", composto com o intuito de evidenciar o pensamento de Freire sobre essas e outras questões). Não encontrei (para a minha decepção) neste material nenhuma evidência de que tais suspeitas, referentes aos célebres de esquerda, seriam absurdas ou infundadas, além do comentário de que é a direita aquela que investe na "ressignificação" da figura de Paulo Freire (tomando-o por exemplo novamente, já que este foi citado), com a finalidade de excitar o medo e o ódio na população. O que percebo aqui, no fim das contas, é a prática da mesma manipulação que se pretende denunciar.
Excelente! A reflexão final, de que precisamos construir nossa utopia, baseada em nossos valores, para enfrentar a distopia (cada vez mais real) da extrema-direita, precisa ser um projeto.
Uma verdadeira aula, muito oportuno e proveitoso . Abre os nossos olhos para o perigo dessas estratégias sorrateiras dos inimigos da democracia à direita. Muito obrigado.
30:10 pesquise sobre o que o Júlio Lancelotti fez.
OBS.: não foi dar sopa pra pobre.
"Desbolsonário de bolso", de Luisa Buarque e Marcia Sá Cavalcante Schuback (Zazie, 2019). Disponível em PDF para download gratuito.
vou pesquisar!
Muito importante compartilhar esse estudo com quem está fora da academia. Parabéns e obrigado!
Sr Mitchell bom ver o retorno, mas doque nunca precisamos de vozes do judaísmo brasileiro educando sobre o fascismo.grata!
Vc já ouviu falar em janela de Overthon? O mundo gira... mas se são os "fascistas" do ocidente q defendem o Estado de Israel hj... isso é o q dá ficar presa a narrativas e conceitos de 70anos atrás, a tecitura do real já se modificou pra caramba.
Engraçado como Michel usa o bode expiatório convencional do nazismo para ocultar o papel do sionismo como ideologia da extrema-direita na atualidade....
Adoreiiiii. UTILIDADE PUBLICA ESSA AULA! SHOW DEMAIS! PARABÉNS AOS ENVOLIDOS E OBIRGADA PELA DISPONIBILIZAÇÃO DO CONTEÚDO. Avante! ✊🏽❤️
Interessante a matéria, continuando no tema do extremismo, aguardando também: "decifrando a extrema esquerda".
Estou aguardando também.
@@niedjamendonca Relaxem que se existisse extrema-esquerda no Brasil vocês nem existiriam pra lançar esgoto em comentários de youtube
@@niedjamendoncagostaria q tivesse uma extrema esquerda, ah, como gostaria!
@@solange564não é possível que só haja "extrema-direita" e que este termo não tenha qualquer outra definição que não parta daquilo que somente a esquerda entende e propaga.
Orgulho em fazer parte desse projeto!!
Documentário fundamental! Parabéns ao professor Gherman e seus alunos pela excelente aula sobre a Extrema-Direita!
Documentário esclarecedor e que consegui amarrar um período que estava com o pé no "caos".
Olhando de longe parece inacreditável!!!!!
Estiveram bem perto.
Trabalho impecável! Muito orgulho de ter acompanhado de perto.
Esse documentário é 𝐦𝐮𝐢𝐭𝐨 bom e 𝐦𝐮𝐢𝐭𝐨 importante!
Forçou no Júlio Lancelotte.
Cortou o que ele fez. Tem todo um contexto.
Assunto urgente e muito bem abordado
O " Zeitgeist " que se produziu no Brasil à partir de 2013 ofereceu terra fértil para o domínio da narrativa extremista de direita. Uma extrema-direita que, ao meu ver, nada mais é do que uma cópia mal acabada da extrema-direita estadunidense ( tendo em vista que a sociedade daquele país tem uma cultura conspiracionista bem açodada ) cujos conceitos foram exportados pra cá por Olavo de Carvalho. É uma extrema-direita tem o rótulo, o berro, f4scista. Porém, o conteúdo, o recheio é anarcocapitalista, ou melhor ; miliciana. Diria que é uma espécie de " democratização do f4scismo ", pois não é vinda de um estado totalitário, mas sim imbuída do conservadorismo/reacionarismo alavancado através de um discurso moralista de dentro do cidadão. Ou seja ; a pessoa pode-se ser racista, homofóbico, bater em mulher, escola tem que voltar a fazer as crianças ajoelharem no milho, etc ... ( vejam a produtora olavista Brasil Paralelo, a mesma que disse que o Brasil foi descoberto por templários e que a escravidão não fora tão ruim assim, dizendo que a Lei Maria da Penha é uma farsa, por exemplo) acoplado ao discurso ancap/neoliberal do "self made men " do cada um por si e que o mais capaz (para eles, o cristão em geral, mais especificamente o neopentecostal) é digno de sobrevivência nessa sociedade da qual eles desejam construir.
Muito bom! Formato muito legal e uma aula incrível!! Parabéns, prof Michel.
Brilhante! Obrigado pelo video
Boa tarde , excelente sua aula.
Nossa agora tô entendendo! Eles não percebem o entrelaçamento das realidades que resultam em diversos processos, como da própria questão de gênero, uma coisa que se vc ler o psicopatia sexualis do Kraft ebing essa questão já existia e muito forte e sofrida (antes de Freud),estou entendendo que eles imaginam que há grupos criando os problemas do mundo, é triste porque como se faz pessoas que não querem pensar, pensar?
Excelente!!! 👏🏽👏🏽👏🏽
Afirmação da vida, do amor, da solidariedade ... todo dia, todo instante
Excelente! Destrinchou essência da prática política deles.
Uma das melhores coisas que já vi sobre esse assunto. Parabéns
Será feito também um documentário sobre a extrema-esquerda?
E onde eles exercem dominância no cenário político brasileiro?
Estou grato pelo documentário.
Brilhante! Obrigada 🙂
Que documentário excelente... Realmente, a esquerda perdeu o projeto. E mais: deixou de ser o "antisistema". Precisamos ir a luta!
Rodrigo Fontes - documentário sensacional.
Excelente como tudo que o professor gherman realiza!
Excelente análise.
Não podemos tolerar o intolerante!
30:10 cria uma imagem do Julio Lancelotti e esconde o argumento do cara?
Julio literalmente foi pego com aquilo na mão.
vergonhoso usarem a plataforma da UFRJ pra fazerem palanque politico
Importantíssima explanação! Chamo atenção para a altíssima qualidade da produção e também para a caracterização do companheiro Leandro
Assunto que precisa ser discutido, feito de uma maneira didática e elucidativa. Se não entendermos seus mecanismos, perderemos
Documentário muito bem produzido, parabéns!
Sensacional. Precisamos nos letrar sobre a direita e extrema direita, para sair deste buraco "negro"
Boa tarde❤
Muito bom!!! 👏👏👏
NAZIFASCISMO, DIREITA, EXTREMA DIREITA E RELIGIÃO EVANGÉLICA!
QUAIS AS LIGAÇÕES?
O formato ficou maravilhoso! Informação de qualidade smp
Parabéns pelo belo e inspirador trabalho. Abs Noilton Nunes
que documentário maravilhoso
Excelente material, parabéns para toda a equipe! Muito importante ver a diversidade em todas as formas materializadas nos entrevistados! Trabalho lindo, vou utilizá-lo em minha pesquisa de doutorado!
Gostei demais da edição, do roteiro. Tão de parabéns
Material excepcional!
Comentário pra gerar engajamento!!!!
Excelente professor!
Incrível!!! 👏👏👏
O Comentário foi apagado, tem vai de novo:
Documentário fraquissimo. Maioria das frases utilizadas pelos interlocutores são simplesmente sem significado e abaixo do nível da crítica.
As fontes usadas são fracas e não são suficientes para alavancar tais acusações supracitadas, exite uma hermenêutica da suspeita por parte dos interlocutores.
O livro do Olavo: "Apoteose da Vigarice" é desproporcionalmente superior a essa análise mesquinha da dita "extrema direita". A análise que o Olavo faz às esquerdas e ao pensamento político marxista é simplesmente certeira. No mais, oque esperar de pessoas sem cultura, falando a respeito de guerra cultural?
O Marxismo cultural é provado e deixado com evidência nos livros da própria tradição marxista e velar isso é simplesmente desonestidade e falta de compreensão histórica.
E pelo amor de Deus, utilizar o Monark como exemplo é risível. Monark defende aborto, é nacionalista fiduciário, defende renda básica universal, ele defende praticamente as mesmas coisas que vocês, incluindo liberação das drogas. Ele só cismou por conta do assassinato de reputação que vocês, de ideologia Woke fizeram, tática essa denunciada no livro do Jonas Bresssan, o anti Woke. Vocês mostraram o lado narcisista e megalomaníaco para ele, que é oque vocês realmente produzem com esses discursos.
Orgulho dos colegas!
Muito bem montado o doc.
muito bem observado
Muito bom
👏👏👏 bravo!
Obrigado por voltar a fazer vídeos, senti tua falta
Fascinante.
Muito legal!!!!
Obrigado pelas informações
Muito bom!
Eu gostaria de participar tbm, professor.
Excelente!
É incrível como depois que eu vi este vídeo, o algoritmo começou a me sugerir só coisa bizarra....cruzes! Isso prova podridão que encontrei por aqui. Detesto política e ideologia do fundo do meu coração! Que Deus ajude todos os cristãos sinceros.
impressionante o que eles sao capazes de pensar e fazer
Muito didático. Importantíssimo
Michel poderia me indicar um livro do autor que vc cita no documentário, referente a linguagem da extrema direita
O livro é "LTI: A linguagem do Terceiro Reich", do Victor Klemperer. Obrigado pelo comentário!
👏👏👏
Excelente documentário!
Cara! Muito bom!
michel gherman que tipo coisa vc diria para essas celebridades,politico e empresarios como por exemplo:luciano hulk e a gal gadot que apoiam israel cegamente ?
Ele diria: "Tamo junto!"
Extrema direita= todo mundo que discorda da esquerda e da extrema esquerda e mostra as hipocrisia 😂🎉😂😂
Boa noite
Muito importante nomeá-los como extrema direita e não só direita. São facistas.
concordo
E vocês de comunistas do capeta.
Querido professor Michel e grupo. Falta um elemento crucial para a análise. Sem ele o quadro não se completa.
Refiro-me a "O Advento da Guerra em Rede" de Arquilla e Ronfeldt.
A abordagem mais gramatical foge do óbvio e proporciona um aprofundamento revigorante dentro do tema.
E os fatos? Ora, os fatos!...."Você vai acreditar no que você está vendo com os seus próprios olhos, ou vai acreditar no que eu estou dizendo?"
Obrigada, pesquisadores!
Vídeo incrível!
"A cadela do fascismo está sempre no cio"
Bertold Brecht
"No Brazil só existe dois partidos, O de Tiradentes e o de João Silverio dos Reis"
Barbosa Lima Sobrinho
Podiam colocar primeiro uma definição do que é ser extremo na política. Afinal, sem uma definição, eu posso chamar qualquer coisa de extrema...
Poderíamos definir como extremista, por exemplo, um movimento político que usa de violência para impor suas ideias, que utiliza os meios disponíveis para calar os opositores.
E a partir daí, você pega fatos concretos de um movimento que se encaixa na definição e qualifica-o como extremista...
É o básico!
Nesse vídeo, parece mais um monte de criança chorona: "eu não concordo, então é extremista, quero minha mãe!"
Gostei muito
Vital papel dos sociólogos a análise disso tudo. Deveria ser mais valorizada.
Preciso
Infelizmente o senso crítico do povo brasileiro é baixíssimo. Desesperança.
E o sionismo, aparece onde nesse cenário?
Bravo!
Baita análise
Parabéns pela produção do documentário. Mas, honestamente, isso que foi representado não é a extrema direita real, mas uma releitura a partir de uma cosmovisão da esquerda, bem deslocada, por sinal. Continuem assim e nunca entenderão porque nos últimos anos houve tamanho crescimento político da direita. Sem ler os livros, compreender os conceitos de maneira profunda de, por exemplo, Olavo de Carvalho, nunca haverá compreensão das reais intenções da direita brasileira. Continuarão perdidos.
❤❤❤
Pq essa esgurmitação de esquerda foi recomendado pra mim?
#NÓSAVISAMOS
#FASCISTAS E GOLPISTAS EXTREMISTAS NÃO PASSARÃO
#EIS A QUESTÃO
Misericórdia, vontade de vomitar.
Vontade de vomitar de ouvir tanto facismo.
A dita gramática é algo utilizado tanto pela direita quanto pela esquerda. A narrativa confunde institutos do conservadorismo, liberalismo, facismo trabalhista (Mussolini), totalitarismo.
Nós telespectadores temos que ter senso critico e conhecimento historico.
cirúrgico
Acho interessante que o conspiracionismo por vezes converge com um pensamento mágico, de algo fora da realidade que influencia na realidade. Junto com isso a religião, o diabo, o apocalipse, que seriam conspirações tb, mas feitas por seres extraterrenos kk
Incrível.Podemos e devemos construir utopias pra todos e nao pros "eleitos" apenas.sem distinções.todos "merecem" apenas por serem.
Faz um sobre a extrema esquerda: Ortega, Nicolas Maduro, coreia do norte....
Projeto de pesquisa? Quem pagou por isso?
ve ate o final que ta nos creditos
Não se deve falar em "combater" a ED, mas seus males e apresentá-los
Essa ideia da paixão da morte é muito derivada do movimento estético do decadentismo. Infelizmente o movimento estético foi inspirador para o protofascismo italiano!
Terrible...
No próximo vídeo por favor decodifique a extrema esquerda!
Não existe extrema esquerda
Existe esquerda radical
Não existe extrema esquerda
@@Alehzinhah kakakakakkakkaaak "se eu concordo não é extremo" 😂
@@Alehzinhah fonte: esquerdista
Achei a iniciativa interessante, mas o material me parece fraco, apegado a preconceitos e espantalhos, a começar pelo termo (viciado, manipulado) "extrema-direita". O que é a direita no Brasil? O que é ser extremo, em termos de discurso e política? Só há a tal "extrema-direita"? Partindo unicamente da perspectiva esquerdista que se tem sobre tal termo, seria honesto produzir um material como esse, que trata sobre manipulação?
Loucura negar o que há de tosco no que se entende por "direita" ou por parte dos tais "representantes da direita" no Brasil, e este doc., entre outras coisas, procura, a partir de depoimentos de pessoas comuns enviesadas e trechos de falas de certas figuras famosas, criar uma associação direta entre quem absorve e replica certas ideias e posturas e o que de fato é ensinado por parte dos que aqui foram citados. O doc. deixa a muito a desejar aqui, a não ser pela suspeita de que também os produtores não estão isentos da prática de manipulação através do discurso. Como exemplo, o modo como aqui Olavo de Carvalho foi apresentado é desonesto (e não é preciso ser direitista, bolsonarista, para perceber isto). De qualquer modo, no que se refere (novamente) à tal manipulação das emoções e percepções através do discurso por parte da esquerda, por exemplo, poderíamos inferir exatamente as mesmas suspeitas e afirmações levantadas neste video, reforçando-as com exemplos de personalidades celebradas dentro desse espectro (ex: Paulo Freire e sua indefinição notória, no que se refere à classificação objetiva dos agentes opressores e oprimidos, em seu livro "Pedagogia do Oprimido", composto com o intuito de evidenciar o pensamento de Freire sobre essas e outras questões). Não encontrei (para a minha decepção) neste material nenhuma evidência de que tais suspeitas, referentes aos célebres de esquerda, seriam absurdas ou infundadas, além do comentário de que é a direita aquela que investe na "ressignificação" da figura de Paulo Freire (tomando-o por exemplo novamente, já que este foi citado), com a finalidade de excitar o medo e o ódio na população.
O que percebo aqui, no fim das contas, é a prática da mesma manipulação que se pretende denunciar.