Tem registros em livros americanos de espanhóis e franceses que passaram tempos com os astecas " Os mesmos homens que eram extremamente simpáticos e hospitaleiros que muitas vezes deixavam até de comer para saciar a fome de seus hospedados, no outro dia dilacerava os seus inimigos de uma forma horripilante e brutal, nunca se viu um amor tão genuíno e uma ira tão avassaladora"
Eu acho incrível como o Thiago no canal dele é pouca idéia, irônico, provocativo e ensina tudo no deboche... Mas quando ta fora é muito calmo e sereno hahaha parece duas pessoas diferentes. Esse cara é demais!
Espero que isso encerre de vez o capítulo do livro interminável "Homem Branco Colono Mal versus Civilização Indígena Inocente" A maioria dos antigos povos eram expansionistas, dominadores e adoravam a guerra e carnificina.
Com a perseguição que se tem a homem branco hj em dia, isso ta longe de acabar Se um homem branco chama uma mulher pra dançar, tá assediando ela, se compra a camisa de um jogador negro, é apropriação cultural, só joga um arco e flecha fora, é preconceito com os índios, se aprende alemão, é nazista. Essa narrativa hj é necessário que continue por conta dessas celeumas
Não só indígenas, os africanos tbm cometem muitas maldades até hoje e são vistos como pobres vítimas, quem escravizava os negros eram os próprios africanos
Aqui no Brasil também tinha dessas, os Goytacazes eram uma tribo de canibais altamente violentos que aterrorizavam os outros Índios o portugueses chegaram e também tiverem problemas com essa tribo, aí aconteceu o inimaginável pra esse pessoal do "ain portugueses maus" os índios que sofriam na mão dos Goytacazes se uniram aos portugueses pra exterminar os Goytacazes completamente.
"ain os portugueses maus" que abriam a barriga de gravidas indigenas só por causa de aposta pra ver o sexo da feto. Eles mesmo que trouxeram as doenças que dizimaram povos inteiros, além de todo o sadismo com os povos africanos. Então sim, "ain os portugueses maus". Só não perdem para os espanhois
Uma águia com uma serpente na boca sobre um nopal (cactus). No centro de Petropólis há uma escultura assim, em frente a prefeitura. Presente do governo Mexicano à cidade de Petrópolis.
Vocês são os únicos que consigo assistir no podcast realmente inteligente boas perguntas deixa os entrevistados falarem.Muito agradável de ouvir vocês! Parabéns!
O vídeo termina falando do grande algoz dos astecas ("as doenças") e esse dado é comprovado no livro e documentário de mesmo nome, o "Armas, germes e aço" - vale a pena pesquisar.
Não! O video nao termina citando a queda do império asteca com ajuda das doenças trazidas pelos espanhóis, mas sim dos povos anteriores a chegada deles (tipo os Maias).
@@iagoaraujo1292 Na verdade...Mel Gibson, na época do lançamento do filme, afirmou que não baseou-se em uma civilização específica, mesclando no filme características de vários povos meso-americanos. A realização dos sacrifícios mostrados no filme pertence à cultura asteca.
A antiguidade sempre foi marcada pela brutalidade dos impérios e povos antigos, não tinha gente boazinha..a lei era sempre do mais forte sobre o mais fraco, pouca tecnologia, o mal predominando, tempos primitivos, e há pessoas que dizem que os tempos de hoje são piores do que os de antigamente, podemos não estar em um mundo perfeito, falta muito para estar, mas mudamos muito sim..
@@falsoprofeta7544 sim, hoje ainda acontece isso, infelizmente..kkkk mas pelo menos a pessoa vai responder criminalmente..e se a justiça não for falha, vai ser preso.
@@odeon99 é que tem gente que fala que são os fins dos tempos, que o mundo está perdido, que Jesus está voltando...coitados...o mundo sempre esteve perdido, as pessoas só não tinham acesso tão rápido as informações como temos hoje por conta da tecnologia, mas sempre foi cheio de guerras, disputas territoriais, violência, torturas, execuções cruéis, conflitos familiares etc... até se for pela Biblia, que esses crentes tanto gostam de citar por aí, Caim matou Abel que era Irmão, então imagina os outros..
Isso dos astecas serem muito violentos se reflete ainda hoje na cultura mexicana, um exemplo é o modo operante de alguns cartéis mexicanos, são implacáveis naquela região!
Eu já vi um video de um membro de cartel executando um rival exatamente como ele fala no vídeo arrancando o coração do cidadão com ele vivo acho que foi a pior coisa que eu ja vi pior que o cara abre a costela do outro sem matar... Impressionante
@@SickDog eu acho que recebi esse vídeo aí que tu fala mas não abri não, teve um tbm de um cara que pica o outro no facão acho que no Brasil e outro de um cara que bota um Pitbull pra comer o pau de um cara que deve ter estuprado alguma mina, mas não curto ver essas paradas não slc..
@@SickDog lembra a brutalidade dos vikings e alguns piratas que abriam e quebravam as costelas na parte de trás do cara e viravam pra cima, e arrancavam os pulmões do cara as vezes ainda vivo tá maluco, tudo isso é inspirado pelo próprio diabo!
@@deusacimadetudoetodos6590 A águia de sangue é possivelmente uma lenda, quem conta essa história são os cristãos que conseguiram extinguir os povos vikings, que aliás são os próprios cristãos que mais fizeram registros a respeito do modo de vida e costumes "vikings"
Uma vez vindo dos EUA para o Brasil, eu vim do lado de um brasileiro e sua esposa Argentina, ela é antropóloga , ela já tinha me falado das guerras que esses povos faziam , era uma brutalidade sem fim . Se hoje em dia eles ainda matam crianças com defeitos, imagina o que eles faziam antigamente. Os índios medrosos e menos inteligentes viviam escondidos dentro da selva , enquanto os mais fortes e dominadores viviam no litoral .
Não era uma coruja, era uma águia, ela foi encontrada com uma cobra no bico, em cima de um cacto, em cima de uma pedra, no meio de um lago, onde hoje é a cidade do México, sim, eles construíram a cidade onde ficava o lago.
Tem uma sopa que eu comia em Puebla q era o pozole, depois descobri que os astecas comiam com as sobras das ofertas humanas aos deuses. Aí os espanhóis na conquista proibiram o consumo da carne humana e substituíram pela a carne de porco.
Um filme que retrata muito bem os métodos de escravidão, violência e conquista dos asteca é o filme Apocalypto do mel Gibson, procurem pela versão legendada porque o filme fala na linguagem asteca oque da um toque especial a está espetacular produção. Fica a dica pessoal...
Ele esqueceu de mencionar sobre as máscaras de pedra dos povos Astecas que ao contato com sangue humano se colocada no rosto podem transformar uma pessoa em vampiro.
Pra quem ficou horrorizado basta lembrar q anos atras, na epoca dos motins e rebeliões das facções nos presidios do Norte do pais, tinha varios videos q ate hj arrepiam meus cabelos e me dão pesadelos. Inclusive gente arrancando o coração e olhos de outras pessoas VIVAS.
Eu moro no Pará. Ano passado tinha um vídeo circulando nos grupos de WhatsApp de um cara, no meio do mato, arrancando o coração de uma moça enquanto ela convulsionava de agonia, abrindo o tórax com uma faca. A história era que ela tinha traído o namorado traficante; outra também que falavam era que ela tinha roubado o marido de alguém; e tinha mais uma que ela tinha entregado o próprio namorado bandido pra ser morto por grupos rivais. Enfim, faz pelo menos um ano que vi isso, mas a imagem e os sons dela tentando gritar mas sem forças não são fáceis de esquecer.
Me lembrou muito do filme Apocalypto, que apesar de ser com Maias, também tinha uma cena em que o sacerdote arranca o coração do corpo de um homem e o mostra à multidão ainda batendo.
Apocalypto é um filme perfeito para quem quer entender um pouco disso e o melhor de tudo é que tem um enredo que te prende no personagem principal de forma emocionante.
*MANO EU QUERIA MORAR PERTO DE VOCE PARA CRIAR UM CANAL,EXPONDO TANTAS VERDADES QUE EU SEI;COMO VOCE FALOU SOBRE SEMELHANÇA DA BRUTALIDADE ENTRE OS MEXICANOS E ASTECAS,PORÉM NAO É MERA COINCIDÊNCIA O POVO MEXICANO SÃO OS ASTECA QUÊ O ESTADOS UNIDOS DEPOIS DE TER TOMADO POSSE DO IMPÉRIO ASTECA,MANIPULOU A HISTÓRIA E MODIFICOU O NOME DE ASTECA,PARA MÉXICO PARA QUÊ O MUNDO NAO SOUBESSE QUE OS ASTECAS(MEXICANOS)ATÉ HOJE TERIAM MOTIVOS PARA REIVINDICAR A AMÉRICA DO NORTE QUE ANTES ERA A TERRA DELES(ASTECAS=MEXICANOS) POR ISSO ATE HOJE OS MEXICANOS INVADEM E TENTAM IMIGRAR MESMO DE FORMA ILEGAL PARA OS E.U.A;SERIA COMO SE OS MEXICANOS ESTIVESSEM QUERENDO VIVER DE NOVO ONDE ANTES FOI DOS SEUS ANTEPASSADOS!!*
Mas já teve, uma pequena ponta mas teve lá no AC4 Black Flag, o povo q acolhe o Edward Kenway lá são os maias, o foco foi na narração da pirataria contra o reinado inglês e espanhol MAS há o povo indígena lá envolvido, as construções perdidas da primeira civilização para o qual o sábio guia a narrativa são maias, ñ são astecas mas são umas das 3 tribos avançadas da américa tbm.
@@MestreWesley joguei ele recentemente e na ilha da missão que a gente acha o observatório tem indígenas hostis com zarabatana, não sei se são astecas.
Tem uma coisa que eu aprendi em aula, que é não julgar o passado com os olhos de hoje. Na época, sim, eles arrancavam os corações em rituais, mas tudo dentro do contexto ritualístico, tinha quem se oferecia, havia briga para a seleção, enfim
Exato. Não dá para contextualizar que seja brutalidade. O "historiador" do vídeo erra grosseiramente ao fazer juízo de valores sem conhecer o contexto da época.
@@leocarvalho2606 Ele quer no final das contas, passar a imagem dos Astecas para os indígenas brasileiros, reforçando o preconceito que existe sobre eles, passando a ser "justificável", pra mim é algo nojento alguém fazer isso.
@@Wingsofdarks pior q não. Ele tem um pouco de conhecimento de tudo, mas muito raso. Acaba falando várias besteiras. Tanto é q ele é apresentado como especialista, mas de q se ele fala de Grécia antiga, Roma, astecas e qq outra coisa. Não dá pra saber tudo, é muito pretensioso da parte dele.
Pois é. Por isso mesmo que "se condenaram" a extinção. Nada próximo do que acontece hoje em dia com os europeus e ingleses, talvez americanos também. Muita crueldade dos impérios culmina com sua implosão como civilização.
É bizarro imaginar 100 mil pessoas invandido a capital asteca em um único dia, sendo os espanhóis nessa multidão apenas 500, o ódio dos povos nativos escravizados e mortos pelos astecas causou isso, se eles não fossem uma civilização brutal poderiam ter existido por vários séculos ou até mesmo hoje em dia, mas sua crueldade impediu o comércio e negociações como os povos das Índias
Essa cena do cara arrancando o coração do outro ainda vivo eu vi no Rambo 5. O Rambo arranca o coração do vilão mexicano no final do filme. Interessante que com certeza daí a referência pra eles fazerem essa cena.
O pessoal romantiza pq n convive kkkkk aposto que muitos nem sabem que em algumas tribos se o bebê nasce com deficiência eles matam, algumas tribos são canibais e isso aos nossos olhos é bárbaro mas pra cultura deles é normal, enfim....
ninguém diz isso, dizem corretamente que sofreram GENOCÍDIO DELIBERADO, e mesmo com doenças sendo as maiores causadoras é um FATO HISTÓRICO que reaças burros como voce negam porque são racistas
e a maior burrice no seu comentário é associar civilizações estabelecidas como incas e astecas como se fossem iguais a indígenas tupi e NÃO TEM NADA A VER, são sociedades opostas inclusive
Muita gente acha que antes da chegada dos portugueses, os índios vivem em paz e harmonia. MENTIRA!. Os indios viviam em guerra e não eram pacíficos em sua grande maioria.
Também vejo assim. Acontece que o pessoal quer transportar uma moral dos dias de hoje para aquela época. Uma época de expansionismo daí você chega num local novo e vê uma cultura hostil. Há duas possibilidades, ou eles iam embora ou iam tentar conquistar.
@@wadarellxd3540 assim como os europeus viviam guerrenado quer dizer até hoje Mas se vc olhar bem nenhum povo das Américas e Africa e Asia roubava terras e riquezas dos outros povos os chineses fizeram comercio marítimo com os egípcios inclusive mandavam a aristocracia chinesa estudar la no Kemet antes dos europeus chegarem NA África em nem sequer eles tentaram dominar esse continente ja o europeu robou por que tem a cultura ladrocida
@@makedaqueen6867 não acho que seja por conta dessa cultura "latrocida", na minha visão os povos sul-americanos eram arcaicos, se vc parar para pensar A guerra dos cem anos ocorreu e se quer o Brasil havia sido descoberto. Caso esses povos tivessem acesso a tecnologia que permitisse expandir iriam ser como os vikings, mas a questão é que a Europa era superior nesse quesito e o que prevalecia era a lei do mais forte. Se os índios fossem fortes o suficientes para subjulgar os invasores eles iriam fazê-lo.
@@wadarellxd3540 kkk Europa superior vai estudar cara quem desenvolveu a Europa foram os mouros pretos africanios do norte que governaram lá por 700 anos antes deles chegaram lá europeu cagava e jogava seus dejetos nas ruas quem ensinou alquimia , ciência, medicina para OS europeus foram os mouros inclusive oceanografia que possibilitou deles chegarem aos outros povos inclusive isso só foi possível porque vários monarcas europeus eram Mouros ou seja pretos como A Dorothea rainha da Dinamarca, Conde de Médicci , Afonso 3 de Portugual quem deu a luz e conhecimento a Europa foram os pretos e asiáticos e eles usaram esse conhecimento para destruir esse povos porque diferente dos outros povos o branco não tem respeito pela natureza , pessoas , animais e não tem espiritualidade por isso os brancos inventam religiões e ideologia a Europa foi o último ramo da sociedade chamada civilização
Imagina cara tu chegando lá com o Cortez e eles arrancando coração dos outros e comendo... se é loco... imagina esse povo crescendo e dominando o mundo...
Pior que essa era a visão dos cristãos da época já, eles viam o Brasil como paraíso, achavam que os nativos estavam mais próximo de Deus por estarem vivendo na natureza
Sabiam sim, pois viviam relativamente próximos, então era muito comum o contato entre eles. A Malinche, que foi a tradutora do Cortes era uma náua (mesmo povo dos Astecas), que falava Maia, porque já tinha sido prisioneira dos Maias.
Já assisti um vídeo ,uma guangue no Pará ,os caras depois de espancar o sujeito o seguraram ,um deles pegou uma faca e tirou parte do coração e comeu ,isso uma quarta pessoa gravando .....super sinistro!
@@cara_doido Acho errado desmerecer o Cristianismo como um todo. Durante muito tempo, infelizmente, foi usado como uma ferramenta para poder e status. As práticas malignas são dissociadas da própria Bíblia, que é o livro principal da religião.
Lendo os comentários eu percebi que o brasileiro trata as ciências humanas e/ou sociais aplicadas como algo que se pode discutir simplesmente a partir de um vídeo de minutos. O sujeito viu esse fragmento de podcast e, agora, se sente como a pessoa que ouviu uma verdade contextualizada e pronta para ser decorada.
Nemo enim ipsam voluptatem, quia voluptas sit, aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos, qui ratione voluptatem sequi nesciunt, neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum, quia dolor sit, amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt, ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur?💋💋💋💝💝💝
O velho mito do bom selvagem. Acho engraçado quando um historiador fala: "dizimaram os astecas"!!!. ....kkk. as próprias tribos do entorno ajudaram os espanhóis a aniquilar os astecas.
E minha vizinha outro dia disse que o mundo hoje esta muito violento E eu me pergunto que dia que ele nunca esteve violento a maldade é mais antiga que seu tataravo
O que chamamos de erro de matarialismo histórico. Não podemos ver interpretar o passado histórico com os olhos do presente. A questão da moral e da ética, o bem e do mal não podem ser comparados com as concepções do mundo atual.
O assunto é bastante interessante, mas, há erros e anacronismos aí. Como já foi dito em alguns comentários, o filme Apocalypto não é sobre os astecas e sim sobre os povos maias. E nesses rituais de sacrifício, as pessoas que assistiam não se alimentavam das partes dos sacrificados jogadas escada a baixo. Nem os astecas, nem os maias praticavam antropofagia. E as cidades supostamente abandonadas sem motivo aparente são também maias, e não astecas. Porém, mesmo isso já é algo explicado pela arqueologia contemporânea: guerras civis, doenças e pragas que devastaram as colheitas de vários vegetais que compunham a base da dieta dos povos maias contribuíram para esse abandono dos centros urbanos, e isso foi um processo longo, não foi abrupto.
@@galeana2703 o filme Apocalypto se passa na civilização Maia, inclusive os atores falam a língua Maia. Quando os espanhóis chegaram na América os Maias não tinha desaparecido, mas sim estavam em decadência e muitas de suas cidades estavam abandonadas, mas os Maias ainda estavam lá, tanto que estão até hoje. Se você visitar Iucatan, no México, ou a Guatemala, é vários outros lugares, vai encontrar Maias. Portanto, eles nunca desapareceram, existem até hoje. E os Maias não formavam um Império, havia várias cidades-estados Maias, e, apesar de a maioria delas já estar abandonada quando os espanhóis chegaram, outras ainda existiam e foram conquistadas pelos espanhóis. Além disso, as linguws dos Maias e Astecas eram muito diferentes, inclusive de familias linguísticas diferentes. Seu namorado mexicano te explicou tudo errado kkkkk
O filme acompanha um jovem chamado Pata-de-Jaguar (Rudy Youngblood), membro de uma tribo pacífica que vive em harmonia com a selva, cuja aldeia repentinamente é atacada por um grupo fortemente armado de guerreiros maias.
Com toda certeza, era outro nível de barbare, muitas coisas que foram atribuídas a "cultura" nórdica são apenas mitos e lendas. Eles eram bárbaros, mas nem se comparam aos Astecas. Os Astecas faziam coisas que tinham sido praticadas na era do bronze.
Tem registros em livros americanos de espanhóis e franceses que passaram tempos com os astecas
" Os mesmos homens que eram extremamente simpáticos e hospitaleiros que muitas vezes deixavam até de comer para saciar a fome de seus hospedados, no outro dia dilacerava os seus inimigos de uma forma horripilante e brutal, nunca se viu um amor tão genuíno e uma ira tão avassaladora"
Ah mano quem déra se os Professores no Brasil fossem como esse Cara.
Eu acho incrível como o Thiago no canal dele é pouca idéia, irônico, provocativo e ensina tudo no deboche... Mas quando ta fora é muito calmo e sereno hahaha parece duas pessoas diferentes. Esse cara é demais!
Acho que ele devia ministrar desse jeito, mais tranquilo. Como o Pirula faz.
@@DM-ox6mk Pô, pior que eu acho hilário o jeito debochado dele. Haha Gosto das duas personas hahaha
@Paulo SM pior haha
Espero que isso encerre de vez o capítulo do livro interminável "Homem Branco Colono Mal versus Civilização Indígena Inocente" A maioria dos antigos povos eram expansionistas, dominadores e adoravam a guerra e carnificina.
Com a perseguição que se tem a homem branco hj em dia, isso ta longe de acabar
Se um homem branco chama uma mulher pra dançar, tá assediando ela, se compra a camisa de um jogador negro, é apropriação cultural, só joga um arco e flecha fora, é preconceito com os índios, se aprende alemão, é nazista.
Essa narrativa hj é necessário que continue por conta dessas celeumas
Não só indígenas, os africanos tbm cometem muitas maldades até hoje e são vistos como pobres vítimas, quem escravizava os negros eram os próprios africanos
E sacrificar bebês deficientes.
E se fosse fazer um templo com o tanto de gente que a espanha matou no expansionismo, que tamanho tinha que ter será?
E comer carne em rituais antropofágicos, como os indígenas brasileiros.
Aqui no Brasil também tinha dessas, os Goytacazes eram uma tribo de canibais altamente violentos que aterrorizavam os outros Índios o portugueses chegaram e também tiverem problemas com essa tribo, aí aconteceu o inimaginável pra esse pessoal do "ain portugueses maus" os índios que sofriam na mão dos Goytacazes se uniram aos portugueses pra exterminar os Goytacazes completamente.
Aaaaah eles deveriam ser onde hj é a cidade de Campos dos Goytacazes
Já vi videos sobre os goitacas( bons nadadores) os caras eram brutais mesmo
"ain os portugueses maus" que abriam a barriga de gravidas indigenas só por causa de aposta pra ver o sexo da feto. Eles mesmo que trouxeram as doenças que dizimaram povos inteiros, além de todo o sadismo com os povos africanos.
Então sim, "ain os portugueses maus". Só não perdem para os espanhois
Inscrito do Eduardo Bueno 100% de certeza
ruclips.net/video/f-feGC_Z5IA/видео.html
Uma águia com uma serpente na boca sobre um nopal (cactus). No centro de Petropólis há uma escultura assim, em frente a prefeitura. Presente do governo Mexicano à cidade de Petrópolis.
A escultura da águia está localizada na praça em frente ao Palácio Amarelo, onde fica a Câmara dos Vereadores.
@@FelipeCarreiro Isso mesmo! Camera dos Vereadores! Valeu!
Boa. Esse cara é meio burrão, fala um monte de besteira.
Vocês são os únicos que consigo assistir no podcast realmente inteligente boas perguntas deixa os entrevistados falarem.Muito agradável de ouvir vocês! Parabéns!
O vídeo termina falando do grande algoz dos astecas ("as doenças") e esse dado é comprovado no livro e documentário de mesmo nome, o "Armas, germes e aço" - vale a pena pesquisar.
Não! O video nao termina citando a queda do império asteca com ajuda das doenças trazidas pelos espanhóis, mas sim dos povos anteriores a chegada deles (tipo os Maias).
Tem um filme chamado: "Apocalypto" que mostra essa cultura. Sei que filmes é filmes, mas este em questão, é muito bom
Ja assisti esse filme e ele é muito bom
Era maias nao asteca
@@iagoaraujo1292 Na verdade...Mel Gibson, na época do lançamento do filme, afirmou que não baseou-se em uma civilização específica, mesclando no filme características de vários povos meso-americanos. A realização dos sacrifícios mostrados no filme pertence à cultura asteca.
Mel Gibson só faz filme foda
Aquele filme não tem base histórica...
A antiguidade sempre foi marcada pela brutalidade dos impérios e povos antigos, não tinha gente boazinha..a lei era sempre do mais forte sobre o mais fraco, pouca tecnologia, o mal predominando, tempos primitivos, e há pessoas que dizem que os tempos de hoje são piores do que os de antigamente, podemos não estar em um mundo perfeito, falta muito para estar, mas mudamos muito sim..
Cara antigamente o seu vizinho podia te matar porque voce desrespeitou ele e sai impune.
@@falsoprofeta7544 sim, hoje ainda acontece isso, infelizmente..kkkk mas pelo menos a pessoa vai responder criminalmente..e se a justiça não for falha, vai ser preso.
Eu acho que quem fala que antigamente era melhor do que hoje está falando apenas dos anos de 1970, 80 e 90 no máximo...
@@odeon99 e nem forão muito boms ja que se voce não era branco hetero e cristão se tava fudido na maioria dos casos.
@@odeon99 é que tem gente que fala que são os fins dos tempos, que o mundo está perdido, que Jesus está voltando...coitados...o mundo sempre esteve perdido, as pessoas só não tinham acesso tão rápido as informações como temos hoje por conta da tecnologia, mas sempre foi cheio de guerras, disputas territoriais, violência, torturas, execuções cruéis, conflitos familiares etc... até se for pela Biblia, que esses crentes tanto gostam de citar por aí, Caim matou Abel que era Irmão, então imagina os outros..
Isso dos astecas serem muito violentos se reflete ainda hoje na cultura mexicana, um exemplo é o modo operante de alguns cartéis mexicanos, são implacáveis naquela região!
Toda proibição gera violência amigo
Eu já vi um video de um membro de cartel executando um rival exatamente como ele fala no vídeo arrancando o coração do cidadão com ele vivo acho que foi a pior coisa que eu ja vi pior que o cara abre a costela do outro sem matar... Impressionante
@@SickDog eu acho que recebi esse vídeo aí que tu fala mas não abri não, teve um tbm de um cara que pica o outro no facão acho que no Brasil e outro de um cara que bota um Pitbull pra comer o pau de um cara que deve ter estuprado alguma mina, mas não curto ver essas paradas não slc..
@@SickDog lembra a brutalidade dos vikings e alguns piratas que abriam e quebravam as costelas na parte de trás do cara e viravam pra cima, e arrancavam os pulmões do cara as vezes ainda vivo tá maluco, tudo isso é inspirado pelo próprio diabo!
@@deusacimadetudoetodos6590 A águia de sangue é possivelmente uma lenda, quem conta essa história são os cristãos que conseguiram extinguir os povos vikings, que aliás são os próprios cristãos que mais fizeram registros a respeito do modo de vida e costumes "vikings"
Que achado! Amo o Thiago e o impérios AD , pra mim é o melhor canal RUclips
Apocalypto mostra essa brutalidade dos Astecas com perfeição.
@@robertokenned2227 tanto faz, é tudo igual
@@caioalves6446 não é não amigo. Falar assim é mesmo que falar que Chinês é mesmo que Japonês, mas sabe que há uma grande diferença.
ótimo filme
O filme "Indiana Jones e a Arca Perdida" também tem essa cena explícita de arrancamento de coração da vítima ainda viva!
Esse filme nem se trata da cultura asteca mas da maia, e de forma errada ainda por cima.
Uma vez vindo dos EUA para o Brasil, eu vim do lado de um brasileiro e sua esposa Argentina, ela é antropóloga , ela já tinha me falado das guerras que esses povos faziam , era uma brutalidade sem fim .
Se hoje em dia eles ainda matam crianças com defeitos, imagina o que eles faziam antigamente.
Os índios medrosos e menos inteligentes viviam escondidos dentro da selva , enquanto os mais fortes e dominadores viviam no litoral .
Não esquecer a legenda negra criada mais tarde pelos ingleses para demonizar os espanhóis pois. Ambos lutavam por uma supremacia .
Maneiro como as estruturas sociais a nivel de cultura mudou!
Que interessante!
Apocalypto é foda demais. Mel Gibson diretor. Baita filme, o cara se imagina naquela situação.
Não era uma coruja, era uma águia, ela foi encontrada com uma cobra no bico, em cima de um cacto, em cima de uma pedra, no meio de um lago, onde hoje é a cidade do México, sim, eles construíram a cidade onde ficava o lago.
Ele tbm errou o nome da cidade, eu acho
@@jaynesantos6616 só errou a pronúncia.
Assistam Chaves e aprendam kkkkk
Ao verem isso tiveram que pegar-te o bruto.
por isso ele falou: Eu acho!
Thiago Braga é muuuito foda, feliz em vê lo aqui :D
O canal desse cara é muito bom. Impérios AD
Canal péssimo kkkkk
@@Koutakurai não assiste então. Abs
@@adilsoncuenca3682 exato, parei de assistir a um tempo ja
Acabei de ver esse filme, e já é um dos meus favoritos! Indico demais!
Tem uma sopa que eu comia em Puebla q era o pozole, depois descobri que os astecas comiam com as sobras das ofertas humanas aos deuses. Aí os espanhóis na conquista proibiram o consumo da carne humana e substituíram pela a carne de porco.
Based Espanhois
Que conversar. Que POD. ESTÃO DE PARABÉNS.
Maravilhosa entrevista!!!!
sei como se sente ter o coração despiadadamente fatiado e destroçado ..superei isso
Uma das coisas mais interessantes sobre os astecas, era que eles carregavam lanças nas costas.
Kkkkkk
Um filme que retrata muito bem os métodos de escravidão, violência e conquista dos asteca é o filme Apocalypto do mel Gibson, procurem pela versão legendada porque o filme fala na linguagem asteca oque da um toque especial a está espetacular produção. Fica a dica pessoal...
Chegou tarde, essa dica foi dada no vídeo/corte...
Maias na verdade
Assisti na escola um filme chamado "Apocalypto" sobre os astecas, puta filme foda e pesado
Obra-prima do Mel Gibson.
Não, o filme era sobre os Maias, tão sanguinários quanto os Astecas.
@@raroquim1 me confundi mas isso mesmo
*É
Eu assisti esse filme ele é foda
Ele esqueceu de mencionar sobre as máscaras de pedra dos povos Astecas que ao contato com sangue humano se colocada no rosto podem transformar uma pessoa em vampiro.
Kkkkkkkkkkk
Lembro que li em um livro de historia sobre um homem que renunciou a sua humanidade e se tornou o vampiro mais fabuloso do mundo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@togger4321 Fiquei sabendo que ele foi pro Egito, eu soube através de um dos filhos dele que tem envolvimento com a máfia italiana.
JoJo's bizarre adventure?? Hahaha
Pra quem ficou horrorizado basta lembrar q anos atras, na epoca dos motins e rebeliões das facções nos presidios do Norte do pais, tinha varios videos q ate hj arrepiam meus cabelos e me dão pesadelos. Inclusive gente arrancando o coração e olhos de outras pessoas VIVAS.
Eu moro no Pará. Ano passado tinha um vídeo circulando nos grupos de WhatsApp de um cara, no meio do mato, arrancando o coração de uma moça enquanto ela convulsionava de agonia, abrindo o tórax com uma faca. A história era que ela tinha traído o namorado traficante; outra também que falavam era que ela tinha roubado o marido de alguém; e tinha mais uma que ela tinha entregado o próprio namorado bandido pra ser morto por grupos rivais.
Enfim, faz pelo menos um ano que vi isso, mas a imagem e os sons dela tentando gritar mas sem forças não são fáceis de esquecer.
O filme que ele citou realmente é muito bom!
Me lembrou muito do filme Apocalypto, que apesar de ser com Maias, também tinha uma cena em que o sacerdote arranca o coração do corpo de um homem e o mostra à multidão ainda batendo.
Por isso ele citou o filme tb... 🤔😂
Em Portugal, Évora, também há um monumento construido com milhares de crânios e esqueletos
Hoje ainda acontece o sacrifício humano de maior crueldade
Os políticos sacrificando o povo
Comentário de tiozão
@@joaovitorcosta9975 comentário de kid sustentado pela mamãe.
@@camila_costa12 KKKKKKKKKKKKK Tá sangrando por um comentário mds vai lavar louça vai
Não briguem meus primos
Tá mais para os bandidos da favelas matando trabalhadores.
Apocalypto é um filme perfeito para quem quer entender um pouco disso e o melhor de tudo é
que tem um enredo que te prende no personagem principal de forma emocionante.
Que maluco gnt boa de trocar um papo
Que amáveis
Sempre pensei que a brutalidade de carteis mexicanos por exemplo tinham alguma coisinha dos Aztecas.
Penso isso tb.
*MANO EU QUERIA MORAR PERTO DE VOCE PARA CRIAR UM CANAL,EXPONDO TANTAS VERDADES QUE EU SEI;COMO VOCE FALOU SOBRE SEMELHANÇA DA BRUTALIDADE ENTRE OS MEXICANOS E ASTECAS,PORÉM NAO É MERA COINCIDÊNCIA O POVO MEXICANO SÃO OS ASTECA QUÊ O ESTADOS UNIDOS DEPOIS DE TER TOMADO POSSE DO IMPÉRIO ASTECA,MANIPULOU A HISTÓRIA E MODIFICOU O NOME DE ASTECA,PARA MÉXICO PARA QUÊ O MUNDO NAO SOUBESSE QUE OS ASTECAS(MEXICANOS)ATÉ HOJE TERIAM MOTIVOS PARA REIVINDICAR A AMÉRICA DO NORTE QUE ANTES ERA A TERRA DELES(ASTECAS=MEXICANOS) POR ISSO ATE HOJE OS MEXICANOS INVADEM E TENTAM IMIGRAR MESMO DE FORMA ILEGAL PARA OS E.U.A;SERIA COMO SE OS MEXICANOS ESTIVESSEM QUERENDO VIVER DE NOVO ONDE ANTES FOI DOS SEUS ANTEPASSADOS!!*
É, mas não tem.
@@FabioZCandioto tem não hahahaha
@@FenixdoEter EUA?!...kkkk
lembrei do filme Apocalypto... excelente filme..
Caraio, esse cara manja demais!
Kkk basta ler cara o que tem de d+ nisso? D+++ pra mim é a física quântica!
@@jonasamorim789 basta estudar cara
Tem algum vídeo desse professor falando dos feudos medievais??
Tem
Eita dava pra fazer um assassins creed com asteca, pra cada assasinato de um templário a gente ia deixar o crânio nesse lugar
já passou da hora de criarem este jogo.
Mas já teve, uma pequena ponta mas teve lá no AC4 Black Flag,
o povo q acolhe o Edward Kenway lá são os maias, o foco foi na
narração da pirataria contra o reinado inglês e espanhol MAS há
o povo indígena lá envolvido, as construções perdidas da primeira
civilização para o qual o sábio guia a narrativa são maias, ñ são
astecas mas são umas das 3 tribos avançadas da américa tbm.
@@MestreWesley joguei ele recentemente e na ilha da missão que a gente acha o observatório tem indígenas hostis com zarabatana, não sei se são astecas.
Vilela,Eu vivo no Mexico e a violencia continua o mesmo,Quando era a epoca dos Astecas.
Isso me fez lembrar do filme "Apocalypto", do Mel Gibson. F I L M A Ç O.
Assisti na escola esse filme, tá maluco filmão do krl
@@maciel- filme bom do krl, só queria uma continuação, na parte mais legal que era a chegada dos espanhois o filme acaba kakak
@@wendelST pprt kkkkk uma continuação seria foda
Esse filme é sobre os Maias
@@guilhermesantos1392 eu sei. Por isso eu disse que "me fez lembrar".
Tem uma coisa que eu aprendi em aula, que é não julgar o passado com os olhos de hoje.
Na época, sim, eles arrancavam os corações em rituais, mas tudo dentro do contexto ritualístico, tinha quem se oferecia, havia briga para a seleção, enfim
Exato. Não dá para contextualizar que seja brutalidade. O "historiador" do vídeo erra grosseiramente ao fazer juízo de valores sem conhecer o contexto da época.
de boas queimar bruxa ent
@@leocarvalho2606 Ele quer no final das contas, passar a imagem dos Astecas para os indígenas brasileiros, reforçando o preconceito que existe sobre eles, passando a ser "justificável", pra mim é algo nojento alguém fazer isso.
Assistam "Apocalypto"! Filme irado sobre os Maias.
Filme cheio de erros históricos
@@igorsilva8054 é filme, amigo! Não documentário.
@@victorsilveiran mas muita gente assiste achando q o filme retrata os períodos de forma fiel
@@igorsilva8054 nenhum filme é 100% fiel..... Hollywood é entretenimento.
@@victorsilveiran se tem um monte de erro histórico NÃO VALE DE REFERENCIA PRA ENTENDER A REALIDADE NÉ, meus deus como voces são burros
Quando um historiador se apresenta como um sabedor de todos os períodos históricos como esse cara faz, podem desconfiar.
mas ele ta certo em tudo que falou ue
@@Wingsofdarks pior q não. Ele tem um pouco de conhecimento de tudo, mas muito raso. Acaba falando várias besteiras. Tanto é q ele é apresentado como especialista, mas de q se ele fala de Grécia antiga, Roma, astecas e qq outra coisa. Não dá pra saber tudo, é muito pretensioso da parte dele.
Pois é. Por isso mesmo que "se condenaram" a extinção. Nada próximo do que acontece hoje em dia com os europeus e ingleses, talvez americanos também. Muita crueldade dos impérios culmina com sua implosão como civilização.
É bizarro imaginar 100 mil pessoas invandido a capital asteca em um único dia, sendo os espanhóis nessa multidão apenas 500, o ódio dos povos nativos escravizados e mortos pelos astecas causou isso, se eles não fossem uma civilização brutal poderiam ter existido por vários séculos ou até mesmo hoje em dia, mas sua crueldade impediu o comércio e negociações como os povos das Índias
Os caras se matavam a rodo, eles ajudaram a sua queda mais do que os conflitos com os espanhois.
@@lucasdolivramento será mesmo ?
@@luanFcasarin comer carne humana CRUA não deve fazer muito bem para a saúde kkkkkkkkkk
Ali era Bruto nível hard!!!!
Estes é um dos poucos motivos que eu tenho pra me orgulhar de minha ascendência espanhola. Eles não tinha preguiça de matar astecas.
Ascendência espanhola kkkkk tu seria considerado um simples latino na Europa e nos eua isso sim
Eles matavam com a mesma brutalidade e ainda pior os astecas e incas em nome de deus, cara. Nada a se orgulhar
@@messicabecinha2200 hue é dai nos latinos somos descedentes deles mesmo kkk
Olha a marvadeza da sociedade aí!!
Os cartéis ainda fazem parecido hoje em dia.
Viventes observantes-escolhentes no planeta água-terra, 🇧🇷; Observação-definicao, escolha prática, útil agradável, RECÍPROCA cuidadosa, querendo 💯% =dadignidade, união, paz-harmonia.
Era uma águia com uma serpente no bico em cima de um cactus. E era na região da atual cidade do México.
Mostra parte disso num filme perfeitooo filmaço chamado APOCALÍPTICO
O filme APOCALYPTO é o retrato ...
Brutal
Que horror! Ainda tem gente q não acredita em sacrifícios humanos!
Isso era na época, uns 500 anos atrás
@@mestrebruno9015 O problema é que até hoje acontece.
Contexto histórico e cultural diferentes, meu anjo.
Várias povos faziam isso no passado
@@mestrebruno9015 Aborto ainda tá aí meu filho.
A natureza é cruel e impiedosa e nós como animais somos frutos dela.
-“Chefe, os espanhóis estão vindo aí!”
-“E a religião deles é má?”
-“Muito! Eles não fazem sacrifícios e nem comem carne humana!”
"A religião deles queima pessoas, apenas por buscarem nós alternativas pra problemas da humanidade"
@@alexandreb7032 bendita seja a pólvora ibérica que acabou com esses nativos pagãos!!!!! Viva cristo rey!
@@alexandreb7032 larga de ser zeruela
@@alexandreb7032 Fake news não conta.
Faltou: E ainda dizem o absurdo que Deus escolheu morrer por eles...
Essa cena do cara arrancando o coração do outro ainda vivo eu vi no Rambo 5. O Rambo arranca o coração do vilão mexicano no final do filme. Interessante que com certeza daí a referência pra eles fazerem essa cena.
Essa história dizer que os Índios são todos bonzinhos, é história prá boi dormir
O pessoal romantiza pq n convive kkkkk aposto que muitos nem sabem que em algumas tribos se o bebê nasce com deficiência eles matam, algumas tribos são canibais e isso aos nossos olhos é bárbaro mas pra cultura deles é normal, enfim....
Diabolizam os europeus mas no fundo em todo lado houve pessoas e costumes horrendos
ninguém diz isso, dizem corretamente que sofreram GENOCÍDIO DELIBERADO, e mesmo com doenças sendo as maiores causadoras é um FATO HISTÓRICO que reaças burros como voce negam porque são racistas
e a maior burrice no seu comentário é associar civilizações estabelecidas como incas e astecas como se fossem iguais a indígenas tupi e NÃO TEM NADA A VER, são sociedades opostas inclusive
@@diegonexus3082 Burrice é ler o que comentei e não entender o todos.
Pô vilele, faz pergunta encima de pergunta...!?
Muita gente acha que antes da chegada dos portugueses, os índios vivem em paz e harmonia. MENTIRA!. Os indios viviam em guerra e não eram pacíficos em sua grande maioria.
Também vejo assim. Acontece que o pessoal quer transportar uma moral dos dias de hoje para aquela época.
Uma época de expansionismo daí você chega num local novo e vê uma cultura hostil. Há duas possibilidades, ou eles iam embora ou iam tentar conquistar.
Vcs generalizam demais
@@wadarellxd3540 assim como os europeus viviam guerrenado quer dizer até hoje Mas se vc olhar bem nenhum povo das Américas e Africa e Asia roubava terras e riquezas dos outros povos os chineses fizeram comercio marítimo com os egípcios inclusive mandavam a aristocracia chinesa estudar la no Kemet antes dos europeus chegarem NA África em nem sequer eles tentaram dominar esse continente ja o europeu robou por que tem a cultura ladrocida
@@makedaqueen6867 não acho que seja por conta dessa cultura "latrocida", na minha visão os povos sul-americanos eram arcaicos, se vc parar para pensar A guerra dos cem anos ocorreu e se quer o Brasil havia sido descoberto.
Caso esses povos tivessem acesso a tecnologia que permitisse expandir iriam ser como os vikings, mas a questão é que a Europa era superior nesse quesito e o que prevalecia era a lei do mais forte. Se os índios fossem fortes o suficientes para subjulgar os invasores eles iriam fazê-lo.
@@wadarellxd3540 kkk Europa superior vai estudar cara quem desenvolveu a Europa foram os mouros pretos africanios do norte que governaram lá por 700 anos antes deles chegaram lá europeu cagava e jogava seus dejetos nas ruas quem ensinou alquimia , ciência, medicina para OS europeus foram os mouros inclusive oceanografia que possibilitou deles chegarem aos outros povos inclusive isso só foi possível porque vários monarcas europeus eram Mouros ou seja pretos como A Dorothea rainha da Dinamarca, Conde de Médicci , Afonso 3 de Portugual quem deu a luz e conhecimento a Europa foram os pretos e asiáticos e eles usaram esse conhecimento para destruir esse povos porque diferente dos outros povos o branco não tem respeito pela natureza , pessoas , animais e não tem espiritualidade por isso os brancos inventam religiões e ideologia a Europa foi o último ramo da sociedade chamada civilização
Imagina cara tu chegando lá com o Cortez e eles arrancando coração dos outros e comendo... se é loco... imagina esse povo crescendo e dominando o mundo...
E ainda tentam impor uma narrativa de que o índio sempre foi inocente e bom. O homem branco mal e explorador veio e destruiu a harmonia vigente.
Mesma coisa com africanos e a escravidão
Mas o homem branco veio pra explorar e destruir mesmo...
Kkkkk
Como se isso justificasse o massacre generalizado dos europeus com os nativos... nem todos os povos que residiam na America eram astecas
Pior que essa era a visão dos cristãos da época já, eles viam o Brasil como paraíso, achavam que os nativos estavam mais próximo de Deus por estarem vivendo na natureza
Aqui no RJ os traficantes fazem isso também, ARRANCA o coração dos rivais ainda vivos.
Já vi um vídeo assim, muito doido.
@XRochaZn não se chama patrocinado por adidas
Tenho dúvida se maias e astecas eles se encontravam eles sabiam da existência um dos outros e guerreavam entre si?
Mais ou menos, quando os astecas ascenderam os maias já tinham se “desaparecido”
Sabiam sim, pois viviam relativamente próximos, então era muito comum o contato entre eles. A Malinche, que foi a tradutora do Cortes era uma náua (mesmo povo dos Astecas), que falava Maia, porque já tinha sido prisioneira dos Maias.
@@luba5740 q?
@@pedrohenrique-gm1cp pô, não conseguiu ler o que eu escrevi?
@@luba5740 cara não eram povos vizinhos os maias aviam se dissipado ao menos 200 anos antes do apogeu Asteca
Escutar essse cara me deixa molhadinho
Será que daí que surgiu a brutalidade dos cartéis mexicanos?
acho que tem mais a ver com a economia e politicas atuais no México
@@wada3889 brutalidade que eu falo é a forma deles de matar alguém
Já assisti um vídeo ,uma guangue no Pará ,os caras depois de espancar o sujeito o seguraram ,um deles pegou uma faca e tirou parte do coração e comeu ,isso uma quarta pessoa gravando .....super sinistro!
O astecas tinham o mesmo decorador d mascara d morte de cancer do cavaleiros d zodiaco...
Os astecas também são chamados de "mexicas"🎉
E hoje em dia as pessoas gostam de endeusar os Nativos 🤣🤣🤣🤣
Tipo a taça da libertadores
Ainda tem gente que reclama da colonização e da cultura cristã kkk se não fosse o cristianismo pra civilizar esses índios
os caras do cv tbm faz isso
Os astecas eram um dos povos mais cruéis e macabros da história, com a religião mais sanguinária de todas.
Religião mais sanguinária? Kkk essa se chama cristianismo criança.
@@cara_doido Acho errado desmerecer o Cristianismo como um todo. Durante muito tempo, infelizmente, foi usado como uma ferramenta para poder e status. As práticas malignas são dissociadas da própria Bíblia, que é o livro principal da religião.
@@cara_doido é nada, o próprio livro condena a prática que ocorreram por pessoas que se denominava cristã sobretudo na idade média.
@@ricardoalmeida1654 que livro filho? Kkkk tá viajando
E a igreja católica?
Amo tanto esse tipo de conteúdo
Acho que o filme Apocalypto, aborda um pouco essa brutalidade . Filme dirigido por Mel Gibson. É interessante
Adorei o corte! Só uma coisa, acho que Thiago se enganou pelo nervosismo, talvez. Era uma águia e não uma coruja.
Lendo os comentários eu percebi que o brasileiro trata as ciências humanas e/ou sociais aplicadas como algo que se pode discutir simplesmente a partir de um vídeo de minutos. O sujeito viu esse fragmento de podcast e, agora, se sente como a pessoa que ouviu uma verdade contextualizada e pronta para ser decorada.
Cara perfeito ,o comentário mais sensato
foi difícil achar um comentário tão sensato
Os Maias também eram do mesmo estilo, isso pode ser visto nos propios registros Maias.
E os KARATECAS? -Kiko tesouro.
Filme Apocalypto mostra muito sobre isso
Não é à toa que os cartéis mexicanos estão entre os mais violentos do mundo.
Europa é uma mar de rosas né. Estados unidos são santos. Kkkkk cala boca vai
@@cara_doido Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!
@@cara_doido "Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit..."🥰🥰🥰🥰😀😀😀😀😀😀😀😀😙😙😙
Nemo enim ipsam voluptatem, quia voluptas sit, aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos, qui ratione voluptatem sequi nesciunt, neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum, quia dolor sit, amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt, ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur?💋💋💋💝💝💝
@@cara_doido Ema, ema, ema, ema, cada um com seus problemas! Non fugir est!
Esse filme apocalypto é MT bommm!!!
O velho mito do bom selvagem. Acho engraçado quando um historiador fala: "dizimaram os astecas"!!!. ....kkk. as próprias tribos do entorno ajudaram os espanhóis a aniquilar os astecas.
Agora entendi de onde veio a inspiração p o fatality do cano em mk🤔
Os espanhóis eram muito inteligentes já usavam arma biológica em 1600 kkkkk
E minha vizinha outro dia disse que o mundo hoje esta muito violento
E eu me pergunto que dia que ele nunca esteve violento a maldade é mais antiga que seu tataravo
Ou seja, na história não existe bons e maus
@desativado a questão é que todos os povos eram maus, porém uns mais que outros.
Mel Gibson naquela obra prima do Apocalipto retratou muito bem os rituais.
Poderiam fazer séries sobre os ameríndios na Netflix
A Netflix progressista não deixaria kkkk
Na Amazon tem uma serie chamada "Cortez" que conta a chegada dos espanhóis no México sob o ponto de vista de vários personagens,eu recomendo!!!!
O que chamamos de erro de matarialismo histórico. Não podemos ver interpretar o passado histórico com os olhos do presente. A questão da moral e da ética, o bem e do mal não podem ser comparados com as concepções do mundo atual.
O assunto é bastante interessante, mas, há erros e anacronismos aí. Como já foi dito em alguns comentários, o filme Apocalypto não é sobre os astecas e sim sobre os povos maias. E nesses rituais de sacrifício, as pessoas que assistiam não se alimentavam das partes dos sacrificados jogadas escada a baixo. Nem os astecas, nem os maias praticavam antropofagia. E as cidades supostamente abandonadas sem motivo aparente são também maias, e não astecas. Porém, mesmo isso já é algo explicado pela arqueologia contemporânea: guerras civis, doenças e pragas que devastaram as colheitas de vários vegetais que compunham a base da dieta dos povos maias contribuíram para esse abandono dos centros urbanos, e isso foi um processo longo, não foi abrupto.
@@galeana2703 o filme Apocalypto se passa na civilização Maia, inclusive os atores falam a língua Maia. Quando os espanhóis chegaram na América os Maias não tinha desaparecido, mas sim estavam em decadência e muitas de suas cidades estavam abandonadas, mas os Maias ainda estavam lá, tanto que estão até hoje. Se você visitar Iucatan, no México, ou a Guatemala, é vários outros lugares, vai encontrar Maias. Portanto, eles nunca desapareceram, existem até hoje. E os Maias não formavam um Império, havia várias cidades-estados Maias, e, apesar de a maioria delas já estar abandonada quando os espanhóis chegaram, outras ainda existiam e foram conquistadas pelos espanhóis. Além disso, as linguws dos Maias e Astecas eram muito diferentes, inclusive de familias linguísticas diferentes. Seu namorado mexicano te explicou tudo errado kkkkk
Os astecas comiam carne humana. Eles tinham mais de 3 mil pratos especializados, que era servido apenas para a elite asteca.
O filme acompanha um jovem chamado Pata-de-Jaguar (Rudy Youngblood), membro de uma tribo pacífica que vive em harmonia com a selva, cuja aldeia repentinamente é atacada por um grupo fortemente armado de guerreiros maias.
Nao sei, cara. Vcs que sao os especialistas em historia.
Kano Wins! Fatality!
Mas no filme apocalypto os indios que fazem o sacrifício, não são os Maias? Ou todas as tribos faziam esses sacrificios?
Todas as civilizações pré-colombianas faziam praticas parecidas
Os maias também faziam isso, más os astecas superavam
Os Maias já estavam extintos nessa época. O filme retrata os Astecas.
Se você ver, os índios tupi praticavam antropofagia, literalmente comiam uma pessoa num rito religioso.
@@amanda.2416 eu pesquisei aqui, o filme retrada como sendo a civilização Maia já decadente.
Se essa civilização foi umas das mais brutais por assim, qual foi a mais pacífica e que prosperou dessa forma? Com evidências claro
@Unknown depende da pq eles tentaram invadir a Grécia
Mano será que os astecas eram mais brutais que os vikings???
Eu acho que sim.
Acho que sim...
Sem dúvidas. Eram monstruosos.
Bem possível
Com toda certeza, era outro nível de barbare, muitas coisas que foram atribuídas a "cultura" nórdica são apenas mitos e lendas. Eles eram bárbaros, mas nem se comparam aos Astecas. Os Astecas faziam coisas que tinham sido praticadas na era do bronze.
Os astecas sabiam como se divertir