Galera, curiosidade maneira aqui: em 15:42 dise que o ator que interpreta o capitão Ferreira tem muito cara de navegador português, e incrivelmente vi vocês comentando aqui que o ator (Louis Ferreira) é português mesmo (português-canadense), e nasceu nos Açores. E de fato, é mesmo! Eu não sabia disso, sérião! Despertei o Sétimo Sentido apenas!
Thiago, faz um video sobre o filme Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo, sempre achei esse filme mas e gostaria de saber se ele é bem embasado historicamente!
ruclips.net/video/AIE_CYv4fEQ/видео.htmlsi=Q8BqzCHYupw88l5C esse é um documentário Netflix A Guerra dos Samurais, um bom tema para seu canal. Inclusive com o uso de armas de fogo como vc falou
Ola, Thiago. Meu nome e Hendrik Lindelauf. Moro no Japao e fiz mestrado traduzindo e comparando as cartas dos jesuitas e dos mercadores entre 1549 a 62, fazendo uma pequena comparacao. Tambem ja escrevi um pequeno artigo entres as ordens cristas no Japao, pois nao haviam apenas os jesuitas, mas tambem os dominicanos e os franciscanos, e uma certa rivalidade...Tambem dei uma pequena ajuda no filme "Silencio" , apesar de haver muitos erros historicos por insistencia do diretor. Atualmente trabalho na restauracao de espadas japonesas (nihontou). Primeiramente quero parabenizar pelo video e agradecer por deixar claro que os jesuitas estavam mais preocupados com o social de que com o comercio. As pessoas misturam as coisas e gostam de colocar os jesuitas como "viloes". Mal sabem que os jesuitas foram os primeiros a cuidar dos leprosos (pois esses eram considerados impuros, pricipalmente pelo xintoismo) e coibir a pratica do infanticidio, construindo orfanatos e hospitais para a populacao miseravel (isso com a permissao do Daimyo convertido). Por favor, pesquise sobre Luiz de Almeida, ex comerciante que virou jesuita e doou sua fortuna para a construcao do primeiro hospital de clinica geral e cirurgia do Japao em Funai (atual Oita). So um pequeno detalhe, talvez o mais antigo relato sobre os custumes do Japao, venha do mercador Jorge Alvares que em 1546 a pedido de francisco Xavier, escreveu sobre o pais e seus costumes antes de sua chegada. Luis Frois chegou em 1563 e escreveu a pedido do padre visitador Alessandro Valignano, entao muitas informacoes antes antes desta data estao imprecisas, mesmo no seu famoso "Historia del Japan", Tambem gostaria de escrever um pouco sobre seppuku, mas to vendo que ja virou textao, haha, Aqui vai um link do meu trabalho sobre jesuitas (em japones mas as cartas estao em protugues). Abracos. www.token-net.com/thesis/thesis-07.html
Assisti ao filme Silêncio, e eu como descendente de japoneses e cristã, fiquei muito impactada com tudo que foi mostrado, a intolerância, a crueldade e o quanto o cristianismo era considerado como algo subversivo. Um capítulo muito triste da história da humanidade.
@@elizas.9624É que era meio complicado um povo estrangeiro que eles nunca nem tinham visto antes chegarem no país deles e começarem a pregar que toda sua cultura e religião com mais de 1000 anos estava errada, falar que os deuses xintoístas eram demônios disfarçados.
@@elizas.9624 Hoje em dia é difícil ver filmes ou séries que vão retratar o cristianismo de maneira correta a fé cristã esta sofrendo cada vez mais perseguição por pessoas que querem destruir ela e essas pessoas controlam a cultura, ou seja, cinema, seriados, livros, musica, se você é cristã em algum momento já deve ter visto a fé sendo atacada, logo muita coisa não condiz com a realidade, nem tudo é real. Lembre-se que o vídeo acima começa criticando muito a ficção nestas histórias. Intolerância ? O continente americano foi conquistado por pessoas cristãs e existem pessoas de todas as fés por aqui.
La vem eles....palpiteiros de you tube a apontar "erros" e "acertos" sobre áudio visual..... Como se o produtor estivesse preocupado com errar ou acertar* .... Se a vida fosse tão simples assim... Seria fácil. É por isso q roteiristas e produtores nao tornaram-se youtubers
Minha família tem descendência de Yaita Kinbei Kiyosada, o primeiro ferreiro a realizar a engenharia reversa do mosquete português e criar a primeira arma de fogo 100% japonesa. Após estudar sobre esse período, concordo em dizer que as armas de fogo no Japão foram uma virada de chave. Diz-se que o Daimyo de Tanegashima, Tokitaka, ficou maravilhado com esse novo tipo de "magia" que os portugas portavam. O exército de Oda Nobunaga adotou amplamente o uso de arma fogo, sendo uma das principais causas para o início da reunificação do Japão.
- Primeiro nome biblico - Têm dois canais de história - Cabelo/barba daora - Curtem era medieval - Só video bom - Não têm medo de responder à gente besta - Quando erram não têm vergonha de assumir Brasão de Armas e Metatron são a mesma pessoa confirmado
Obrigado Sr. Professor pelo respeito à História do meu país Portugal. De facto, os descobrimentos quando são celebrados, é precisamente pela coragem dos homens que se fizeram aos mares nunca de antes navegados, muitos deles obrigados ou até sem saber para onde iam ou o que iam fazer. O seu sofrimento, as fracas condições nos navios.. e mesmo com tudo isto, é um orgulho termos sido a vanguarda para a globalização comercial e descoberta mútua de povos. Para além das inúmeras invenções náuticas dos mestres navegadores. Abraço para todo o Brasil e lembrem-se, a história de Portugal é também a vossa história. Sois descendentes de guerreiros. Um abraço especial para o Professor Thiago Braga de um grande admirador de Portugal
Pena depois termos virado esta merda que apanhou no cu de toda a gente e ficamos completamente irrelevantes. Hj somos uma merda que so serve para instancia de ferias de gente rica e para imigrantes.
Portugal sempre será lembrado, inquestionável, um país de verdadeiros guerreiros. A história mostra. Creio que até hoje faltam séries e filmes sobre Portugal, o pioneiro das grandes navegações com coragem genuína. Sempre será a pátria mãe do Brasil.
Guerreiro que nada. Bando de explorador assassino e ladrão, isto que eles foram. Inclusive seqeustravam os japoneses para expôlos como atração de circo, para de se iludir colega. até o PCC se chamam de Guerreiro. Embora eles foram os precursores do Brasil, o povo Brasileiro é muito maior do eles foram, a junção entre os povos, a miscigenação da cultura transformou em algoi que eles nunca fora e nunca serão. Ninguém quer lembrar do portugueses senão vão ter que pagar indenização. acorda pra vida e abre o olho japa@@thiagotanabe
amo demais suas observações e forma didática . Tem algo que está tirando meu sono e você saberá responder . " O que acontecia com armas, armaduras, pertences dos soldados mortos em batalhas ? Cada civilização tinha sua forma ? "
Excelente análise, muito bem fundamentada, como deveria ser. Li o Xogum, livro citado, há algumas décadas e o reli há alguns anos. É muito bem escrito e também foi uma prova de como às vezes a idade altera a percepção da história contada. Desfrutei diferentemente nas 2 situações. Excelente, como deve ser essa série. Sua análise é ainda melhor porque você tem boa comunicação e conhecimento histórico: deu vontade de ver a série. Parabéns pela qualidade do trabalho e pelo tempero do humor, na dose certa.
Só vou fazer uma correção aqui sobre as flechas de fogo. Geralmente nós as usamos em inimigos que tem fraqueza contra fogo. Espero ter ajudado. Abraços.
POR FAVOR, LEIAM E REPASSEM ISSO: O mundo nesse momento vive uma guerra política que é propagada pelos EUA. E essa guerra política está sendo empregada como um artifício, para os EUA poder estabelecer ou manutenir ainda mais o seu domínio sobre o campo político-ideológico de outros países. Grupos político-ideológicos da extrema direita dos EUA, assim como os dos ditos "progressistas liberais", estão criando braços políticos mundo afora e infiltrando suas influências em diversos países. É só observar o que acontece em alguns lugares como a Irlanda e Argentina, onde conseguiram eleger um candidato deles. Todos esses distúrbios sociais e político-ideológicos que estamos vivenciando está sendo causado pelos EUA, através da infiltração e propagação de grupos político-ideológicos controlados por eles. Pois o mundo vive uma nova guerra fria, e as potências dominantes disputam com as emergentes por áreas de controle. Existe uma disputa nesse momento entre as potências ocidentais e as emergentes como a China e Rússia, por áreas de mercado e influência! A geopolítica hoje se resume em “o que é meu, é meu, e o que é seu, é nosso”. Desde do início dos tempos os mais fortes impõem a sua vontade sobre os mais fracos, esta é uma verdade sobre a nossa espécie. Todo império é construído com sangue e fogo! Toda potência é uma ameaça à paz, veja desde Roma até os dias atuais. Os donos do mundo riem. “Eu decido o seu futuro. Eu e meus fuzis. Estou rindo de vocês, com pena de vocês.”. Estamos em um mundo injusto e impiedoso aonde o mal sempre vence o bem, e os brasileiros não conhecem a importância que o Brasil tem no cenário mundial. O Brasil é uma peça importante no tabuleiro geopolítico mundial e o nosso país sempre teve tudo pra ser um país de primeiro mundo, temos tudo no Brasil, mas infelizmente existe muita corrupção e ambição. Somos escravos em um país rico. Pois não somos um país pobre, somos um país “roubado”!
Hoje as invasões são mais sutis, basta dominar o país economicamente, controlar as mídias, as redes sociais e colocar políticos fantoches para controlar a população. As potências dominantes estão se lixando para os países de terceiro mundo e seu povo, querem só as riquezas e o lugar geográfico desses lugares, não existe potência boazinha, Rússia, China, EUA, França, UK, entre outros, todos tem passado sujo, se espremer a bandeira desses países sai sangue de nações menores e mais fracas. A realidade é que as potências como os EUA não querem "Um Mundo Melhor", mas apenas estender seu domínio político-econômico e enfraquecer a soberania dos países menores fazendo-os servirem aos seus interesses. E nos últimos anos, influências estrangeiras têm agido para enfraquecer o estado brasileiro por meio do que chamam de guerra híbrida, permitindo que grupos paramilitares políticos, traficantes e até religiosos (como vimos no Rio com o "Complexo de Israel") possam causar o caos e desestabilizar ainda mais o nosso país. Os valores morais se inverteram e o certo virou errado e o errado certo. Os “alt-rights" e os "wokes”, patrocinados pelas elites econômicas estadunidenses, se alastram como um câncer e cada vez mais se expandem para outros lugares e estabelecem sua influência, por meio de seus braços político-ideológicos. E já sabemos o que um desses movimentos gerou aqui no Brasil. Aliás, um dos filhos foi “escolhido” representante do grupo por aqui. Infelizmente, em várias partes do mundo, como no Brasil, estamos vendo nossas famílias sendo separadas ou destruídas através da instrumentalização de ideologias extremistas e outras técnicas de manipulação social. Precisamos fugir de toda ideologia ou grupo que desvaloriza ou menospreza o ser humano! Mas o povo não se cansa de ser massa de manobra pra político ruim. O ser humano sempre foi controlado e sempre será! Sempre os mais fortes terão seu clubinho fechado e vão ditar regras. Só olhar a história! Igual político, só muda o nome, o partido, esq ou dir…No final são todos iguais! Eles contra nós. E olha que somos maioria, infelizmente, divididos. Só permanece a grande verdade: “É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas estão sendo enganadas”. Absolutamente tudo de relevante que acontece no mundo hoje não é por acaso. Vivemos em um mundo que não sabemos de absolutamente nada, somos manipulados de todas as formas possíveis, a mídia engana, políticos enganam, as pessoas enganam e se enganam, elas acreditam juntas, em massa, seja um assunto, um episódio, uma realidade ou valores. Existe uma engenharia social, política e cultural que rege o rumo das coisas e pessoas. Engana-se quem acha que as coisas acontecem por acaso.
A suprema arte da guerra é subjugar o inimigo sem lutar. Quando as massas falam uma coisa, sempre desconfiem! Todas as mídias falam sempre a mesma coisa. Se vc mudar de canal de TV, verá que as notícias são todas iguais. Não existem fatos e sim apenas narrativas! Na internet por exemplo temos “gurus e influencers digitais” por aí que alegam que os países tropicais são pobres porque são preguiçosos, onde as pessoas daqui são levadas a acreditar nesse tipo de coisa. Sistematicamente vemos sendo bombardeados por uma guerra cultural e de narrativas. Aqui a verdade: Ninguém consegue prever ou determinar o futuro, ninguém! O que esses caras fazem é tentar moldar o futuro em benefício dos interesses deles, tentam influenciar. Botam a semente que eles querem na cabeça dos outros pra que os outros façam o futuro que eles querem que aconteça. Influenciar e manipular basicamente! Com isso torço mesmo pela queda dos EUA junto com o ocidente, eles merecem o destino das tribos que eles fizeram desaparecer! E uma curiosidade sobre primeiras grandes civilizações: Egito, Suméria, Índia etc…Quando os Egípcios faziam palácios, os europeus andavam vestidos em peles de animais(4 mil anos). Temos que ter cuidado com o conteúdo disseminado de determinados canais de meios de massa que existem por aí porque eles são mal intencionados e subversivos. Alerto para isso pois o nosso país nesse momento é alvo do que chamam de, "guerra híbrida". Guerra Híbrida refere-se a uma estratégia militar que mescla táticas de guerra política, guerra convencional, guerra irregular, guerra de propaganda/midiática, guerra psicológica, colonialismo cultural e ciberguerra com outros métodos de influência, tais como desinformação, diplomacia, lawfare e intervenção eleitoral externa. Ao combinar operações de campo com esforços subversivos, o agressor pretende evitar responsabilização ou retaliação. O termo guerra híbrida pode ser utilizado pra descrever a dinâmica complexa e flexível do espaço de batalha, demandando uma resposta altamente adaptável e resiliente.
Quando mostraram o Castelo 🏯 de Osaka eu curti demais pois quem visitou sabe como é a entrada do castelo e realmente me trouxe boas memórias, eu que visitei várias vezes pois morei 3 anos e adorava caminhar no parque em volta dele. Uma pena que pouca coisa original sobrou dos castelos, alguns mesmo não sobrou nada.
@@wagnercardozo7532 triste né, o castelo da antiga capital é na verdade uma réplica apenas, com um museu em seu interior das poucas coisas que foram salvas. 😟
@@MarcelZimerer que pena! O castelo Fushimi caiu se não me engano sob o ataque das forças de Ishida! Será que conseguiram derrubar um castelo inteiro? Vc já esteve em um e sabe que derrubar uma fortaleza daquelas não deve ser brincadeira! Eles tem a mesma imponência de um castelo europeu medieval!
@@wagnercardozo7532 sim visitei 5 castelos de Hiroshima, Fukuyama, Okayama, Osaka e Kyoto e este último só o piso de pedra e as fundações se não me engano são originais além é claro do que foi restaurado é exibindo lá também.
kkkkkkkkkkkkk o pior é q katana pelo q vi n necessita aquele acento, aquela pronuncia eu nem sei de onde é, acho q é algo de pronuncia de região. brasileiro fala tudo de fora errado kkkkk o maluco da katanÁ é só um dos muitos idiotas q quando ve alguem falando algo q julga errado n consegue se controlar, ele vai la corrigir, ainda corrige errado kk
Da pra notar que o nosso amigo aí que torce para o rato da colina, não passa dum zé cruzadinho, né mesmo? Aí fica criando factóides em cima das histórias que fogem do seu convívio.
Thiago pegou com gosto aquele comentário do cara reclamando a pronúncia da katana. Até hoje o Thiago faz essa provocação kkkkkk. Uma ação do menino fez uma implicação eterna por parte do canal.
eu andei reclamando sobre a pronúncia de algumas palavras em japonês pelo youtube, será que vc pode me dizer qual foi a postagem pra eu saber se fui eu?
O cara não faz força pra aprender a pronunciar uma palavra direito e quer ensinar história pro mundo todo... Estou cansado de ver ele inventando coisas aqui. Sendo que coisas sobre lugares onde eu vivi e ele nunca encostou o pé.
Pô, Thiago, esses teus vídeos são fodas pra caralho. Gosto muito deles. Se puder fazer um outro de Xógum quando a série acabar, ia achar muito foda e acho que os inscritos iriam curtir também.
Uma das coisa legais do Cornwell são às explicações ao final do livro sobre às opções e liberdades criativas para o desenvolvimento do enredo. Deixando claro o que é ficção e o que é história.
Vale a pena ressaltar que Oda Nobunaga, tido como um dos 3 grandes unificadores do japão já usava armas de fogo antes dos anos de 1600, assim que elas foram introduzidas, justamente pelos portugueses
O seriado teve essa produção maravilhosa porque o ator japonês Hiroyuki Sanada já estava descontente como Hollywood produzia filmes sobre samurais e ele mesmo se responsabilizou na produção do figurino e pediu para usarem atores e atrizes que tem contato com a cultura japonesa e não atores orientais como fazem.
E reza a lenda que quiseram enfiar lacração na série, e o Sr. Sanada barrou. E outra, exigiu que, já que falam tanto de apropriação cultural e outras merdas, ele EXIGIU que todo o elenco asiático fosse exclusivamente japonês.
Há um tempos atrás não simpatizava com os vídeos desse cara, mas depois que precisei estudar melhor a história do nosso país e vi que ele fornecia, ai que peguei o gosto hehehe ! Excelente vídeo 🙏🏻❤️
a melhor coisa do brasão de armas, é a qualidade dos embasamentos de cada informação dos videos sem duvida alguma... tem muita fonte boa e o Braguinha sabe passar cada info com precisão... adoro esse canal que me fez aprender a gostar de história!
Sou super fã de ver asiático pulando de um lado pro outro com espadas e cortando tudo mas sempre gostei de aprender o q é mito e o q é real, e o jeito como vc fala nos vídeos é muito legal
Até porque a gente assiste, séries, filmes e jogamos videogames, não pra aprender história e sim por pura diversão, na maioria das vezes. Mas ao mesmo tempo, gostamos de história e também queremos ver fidelidade kkk
Filme é série tirada de livro e igualzinho anime tirado do manga, fica um monte gente que leu dando spoilers, por isso que definitivamente eu estava certo acabou praticamente o talento de criar algo novo do zero, hoje em dia ou você cria remakes ou você faz continuações ou você tira a história de livros como o caso de Xogum e Duna.. Ninguém mais cria uma história nova ficticia do zero e tem gente que diz que todas as histórias ja foram criada que nao mais nada pra criar de novo pura bobagem claro que tem, o que nao existe mais sao cerebros como do Akira Kurosawa e Stanley Kubrick pra criar histórias do zero, por isso que hoje em dia quando um mangaka faz um anime mudando alguns acontecimentos do manga ou um diretor que muda os acontecimentos do livro num filme ou série pelo menos eles tentam um pouco de originalidade. Nunca li esse livro mais os episódios que eu ja vi eu ja criaria uma uniao entre o Toranaga e o português uma sociedade aonde 2 estrategistas irao expandir os negocios.
Thiago, só comentando um pequeno detalhe que como complemento: Algumas armas de fogo usadas pelos personagens europeus na serie estão com o design levemente incorreto. O ano em que a serie se passa é 1600, mas vemos algumas pistolas flintlock com o design do final do seculo 17 e inicio do 18. Esse modelo de pistola até existia no periodo em que a serie se passa, mas o design da arma é um pouco diferente. É um detalhe bobo, não fere a historia, afinal, a tecnologia em si, mantem a essência, foi só um ligeiro detalhe de design incorreto que achei legal comentar.
Bom dia. Thiago. Realmente a sua visão e os livros citados nos seus comentários são muitos bons. Valeu e muito obrigado. E gostei também das explicações do Hendrik Lindelauf. Com muitas riquezas de detalhes. Parabéns para vocês. Abraços super carinhosos.
Até pensei que você só iria esculachar a série mesmo, por fim achei muito legal (e justa) sua análise. Li o livro Shogun há muitos anos e sempre gostei dessa história, apesar de saber que não retrata fielmente os fatos históricos do mundo e do Japão (o que acho que até dá um charme para o romance). Excelente vídeo.
Caro Thiago, gostei do seu vídeo. A história interna do Japão não me atrai tanto mas gosto muito do período em que começam a se relacionar com os europeus. Segui sua sugestão e li OS CONQUISTADORES e IMPÉRIO MARÍTIMO PORTUGUÊS e gostei muito. Abraços
Comigo o mesmo mas as 3 únicas coisas sobre o Japão que são as mais interessantes são o período feudal (Sengoku) só um resumo é o suficiente, esses primeiros encontros com a Europa de 1500s a 1600s e o que eu mais me interessei que foi todo o período da guerra do imperialismo em ascensão contra o xogunato que começou em 1850 quando a marinha dos EUA obrigou o Japão abrir os portos para comércio começando um grande progresso em vários pontos até o início da restauração ou revolução Meiji (iluminado) que estourou a Guerra boshin (ano do dragão) acabando com o xogunato de vez
@@mafvd Exato, descobri a apenas 1 ano que o Japão já tinha topado com a Europa a centenas de anos como no filme silêncio de 2016 mas não tem muita coisa sobre esse assunto em específico, quase ninguém fala sobre
O livro é muito bom. Uma aula sobre o choque das culturas, o estranhamento mútuo, o modo de ser dos japoneses sendo o pano de fundo para 7m romance. A minissérie, a oroginal, com Toshiro Mifune e Richard Chamberlain também é muito boa.
Realmente. Bernard Cornwell é um escritor fantastico. Infelizmente não consegui ler todos os livros, mas eu li a trilogia das Crônicas de Arthur, li os 4 primeiros livros de As Crônicas Saxônicas, li o primeiro da saga de Sharpe, estou lendo o primeiro da trilogia do Arqueiro. Esse cara, Bernard Cornwell é meu autor favoritos de livros de todos os tempos. Então tenham respeito com ele porque ele é um dos melhores que tem.
Thiago, desafio você a fazer um top 10 dos filmes mais realistas/historicamente precisos. Recomendo Tora Tora Tora (1970), Three Sovereigns for Sarah (1985), Napoleón (1927) e Desmundo (2002).
Thiagão, gostaria de lhe pedir incarecidamente se possível claro, que você aborda-se o período histórico Sengoku Jidai, a grande guerra cilvil do japão. Acredito que será de grande proveito pois a muito miticismo e muita romantização dessa época (mesmo que a verdade nua crua seja baseada em cima de contantes traições e extermínio de vilas inteiras) mas na realidade foi uma época negra para o japão e que aparentava não ter fim. Aprecio muito seus videos e aqui fica meu pedido. Um abraço!
Thiago, pode falar sobre a escravidão dos Eslavos?? Não consigo achar vídeos aulas sobre, muito menos informações de pesquisa aprofundadas. O máximo que consegui foi pesquisar pelo chat gpt, agradeceria muito se abordasse aqueles que fizeram o termo "escravo" surgir!
Quando falou em guerra entre Portugal e Espanha em 1600, na hora pensei, não faz sentido devido a esse tratado, mas depois pensando entre 1580 ate 1640 as duas nações ibericas estavam unidas e dai houve a formação das entradas e bandeiras, pois não havia mais a necessidade de respeitar as fronteiras do Tratado de Tordesilhas, me corrijam se eu estiver errado, pois não sou historiador, sou biologo, apenas me interesso por geopolitica. Afinal os passos da geoolitica de hoje vai determinar a história de amanhã: exemplo pacto Molotov Rilbentrop.
Já viu a série do canal que apareceu na Netflix, Templários? Podia fazer um analise "histórica" é uma série que ajuda a perceber como aconteceu, mas não com aquele rigor hisrórico.
@@shigeokageyamathemobmundaram tudo sobre o rei Felipe o filho e o todo o fim dos templários depois da morte do Jaques de molei (sei lá como escreve)
@@einargodsson o problema não é necessariamente os católicos, se não a galera vai lembra daquela guerra entre protestantes e católicos, o negócio é que a maioria desse povo detesta cristão seja lá ele de qual denominação for.
@@nathanlocatelli658 eu sou protestante é não entro nessa do que o outro fez de errado a nível civil, todos erraram de algum modo, o mundo daquela época estava em construção e as relações humanas eram bem cruas então... Mas lembra o seguinte o fato de ser feito num país de origem protestante não significa nada, quantos países de origem católica "queimam" o catolicismo?
Amei muito a obra do James Clavel na época que lí e é verdadeiramente emocionante assisir ela na qualidade que está sendo feita, tem algumas alterações nas falas mas não tira o merito da produção, quem quiser ler o livro acredito que seja muito valido mesmo após assitir o seriado.
Seu canal é ótimo! É muito bom saber que existe uma pessoa dedicada a contar a história em fatos reais! Eis que surge a dúvida, espero que você possa responder algum dia! Conde de Saint Germain, fato ou mito? Parabéns pelo trabalho! Continue sempre! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Thiago Braga, o mestre dos brasões e guardião da tradição, mais uma vez nos presenteou com um vídeo verdadeiramente extraordinário. Sua abordagem magistral sobre a interação entre portugueses e o Japão feudal, na série Shogun, revela não apenas um profundo conhecimento histórico, mas também uma habilidade ímpar em transmitir informações de maneira envolvente.Ao assistir, não posso deixar de expressar minha admiração pelo Professor Thiago Braga, o caçador de mitos da vida real, o defensor incansável da nossa cultura judaico-cristã ocidental. Sua valentia e mérito transcendem, destacando-se como um farol em meio à ameaça constante que enfrentamos.É gratificante testemunhar como Thiago Braga não apenas enfrenta os desafios da mentalidade wolke e os golpes do Gramscismo, mas os dribla com maestria e talento excepcional. Ele é verdadeiramente o terror dos otakus fedidos e o pesadelo do Ministério da Educação comunista, personificando a decência, hombridade e valentia que nossa cultura precisa desesperadamente.Em suma, este vídeo é mais uma prova do brilhantismo de Thiago Braga, que continua a ser um guardião inabalável da nossa rica herança cultural. Sou profundamente grato por sua dedicação e habilidade em nos transportar através do tempo e da história com tamanha maestria.
Professor Thiago, olá!!! Você poderia fazer um vídeo sobre a construção das embarcações portuguesas?... os tipos e finalidades... onde foram construídas... de onde vinham as madeiras... o treinamento dos construtores... etc.
Eu achei uma boa adaptação do livro , q ja tinha uma visao estereotipada nesse sentido , principalmente por se passar pela perspectiva do capitao holandes em terras “barbaras”
Obrigado Thiago, sou Português e diariamente lendo aqui e ali certas opiniões sobre o meu povo e a sua história vejo que muita gente nos cospe na cara e vilipendia. Você é um como um paladino de Portugal. Obrigado por repor a verdade
Muito bom, Thiagão! Sabe o que eu gosto de ver de verdade? 2 horas de subida do video e quase 25 mil visualizações e 8 mil likes.❤ Um deles é o meu. Abração!
Eu não sei o que causa mais refluxo no Thiago, samurais serem populares ou espartanos serem conhecidos por 300 enquanto tebanos são conhecidos pelo rei comedor de mamãe.
Hoje em dia se fala mais sobre esse tipo de coisa na escola, tem até uma matéria no fundamental 1 chamada competências socioemocionais. No fundamental 2, na materia de Projeto de Vida, também sempre se fala sobre as competências socioemocionais. Claro que ainda da para melhorar mais, mas já se fala mais disso do que na nossa época.
Eu sou historiador e olhando inventários do sertão do Nordeste no século XVIII me deparei com um homem deixando uma ''catana'' no inventário. Ae descobri que por causa desse intercâmbio entre Japão e Portugal surgiu uma expressão, catana - com c mesmo - que era usado para facas mais longas de corte e que o uso ainda permanece em cidades pequenas mais agrárias de algumas localidades mais afastadas do Nordeste.
@@sirvn7266 e ele possui sim, apesar das tentativas de negar o xintoísmo é sim uma religião por aderir a questão do rito e do dogma embora os dogmas estejam mascarados como moral publica
O cara decapitando o aldeão é uma cena do livro. Aí o lance é ler o livro para criticá-lo, pq foi um momento bastante fiel na adaptação. Mas sendo um livro escrito por um australiano nos anos 70, certamente tem muita imprecisão histórica mesmo. Lembro de achar zoado o cara que sabia "karatê, aikidô, judô", etc, que segurou o Blackthorne pra ele tomar banho... em 1600, sendo que esses estilos de luta são todos do final do século XIX.
Sobre seriados mostrarem anglo saxões sendo bonzinhos e coerentes, concordo com vc rs Agora, na questão das flechas incendiárias, o que historiadores militares falam é que durante a noite, tais flexas servem para iluminar o local e facilitar a localização do inimigo. Fora o impacto psicológico tb. Não eram apenas para atirar em construções de madeira
Bom dia Tiago sou português e gostava de esclarecer uma dúvida. Portugal estava em guerra sim. Com Inglaterra devido á união Ibérica Portugal só teve a independência em 1640 por isso ACHO que Portugal estava em guerra sim(o acho está em maiúsculas para deixar claro que é só opinião minha) Esqueci de falar gosto mt do seu conteudo
Vai der interessante também quando houver uma batalha entre soldados armadurados europeus vs japoneses. Ai vamos ver se o pessoal da serie é ou não fiel a realidade.
Eu disse exactamente o mesmo... "Portugal e Inglaterra em guerra?" .... que erro histórico enorme! Portugal e Inglaterra têm a aliança mais antiga do mundo, e ainda em vigor!
O problema é que a Espanha meteu Portugal em guerra, mesmo que indiretamente. A invencível Armada, não era só espanhola. O Felipe, arrastou Portugal e os recursos de para as suas guerras.
@@AnaMaria-df6tg Filipe de Espanha, durante a União Ibérica era rei de Portugal e de Espanha, duas coroas distintas mas sim, levou os recursos de Portugal para as guerras de Espanha. A diferença, é que os Ingleses sabiam que não era Portugal que estava em guerra com eles. E mantinham secretamente contactos com os Portugueses. A união Ibérica durou apenas 60 anos, e foram 60 anos a mais! A aliança entre Portugal e Inglaterra é o tratado mais antigo entre dois países ainda em vigor. Somos duas nações orgulhosas e muito antigas.
Parabéns pelo vídeo! Perfeito em tudo. Historicamente a série é uma bagunça e um belo desrespeito com a missão dos jesuitas no Japão, mas a qualidade da produção é muito boa no figurino, maquiagem, fotografia e ambientação. Eu achei engraçada a parte em que os japoneses são tratados como crianças que não sabem nada além da China, sendo que em 1582 os jesuitas mesmo levaram uma "embaixada" patrocinada por 3 lordes (Omura Sumitada, Arima Harunobu e Ōtomo Yoshishige), que passou por Macau, Malaca, Moçambique, India, Portugal, Espanha, Florença e Roma... Mas não, os ingleses bonzinhos foram lá mostrar o mundo pra eles. Tem muito material bom pra quem quiser ler, incluindo um pesquisador brasileiro muito bom, o Dr. Jorge Henrique Cardoso Leão, ele tem artigos muito bons e recentes, publicados sobre o assunto.
Grande Thiago, mais um vídeo sensacional com selo de qualidade Braguinha. Mais um like e continue com seu bom trabalho. Como um apaixonado por história só tenho a agradecer, parabéns!!
Pô Tiago Braga, eu queria muito que você fizesse uma análise da série Bárbaros da Netflix, que fala sobre a batalha da floresta de teutoburgo, onde uma legião inteira do exército romano foi massacrada pelos germânicos, queria saber se tem mentiras históricas nessa série.
Nunca assisti a essa série, mas a história é verdadeira. O massacre da floresta de teutoburgo foi uma das maiores derrotas militares de Roma, tão desastrosa quanto a batalha de Canas.
Tem um filme chamado Silencioso . Ele mostra 2 missionarios jesuitas que vao ao Japao. O filme foca na resistencia japonesa em aderir / assassinar quem adota a feh crista. Inclusive, tem uma parte em que 2 missionarios sobreviventes sao empregados pelos Japa pra nao deixar que os Tugas vendessem itens cristaos para os japoneses. Em que momento houve essa mudanca comparada com a explicacao de que os missionarios, no caso da serie, estariam catequisando os japa? Uma analise do filme seria show. PS.: perdoa a falta de assento, mas meu teclado ta desconfigurado pra ptbr
Descobri os seus canais. Gosto da sua postura que leva em consideração a metodologia da História e o cuidado que vc tem com as fontes históricas. O seu sentido de humor e o seu uso de expressões que por vezes so posso advinhar o significado. Gosto de ver alguém com preocupação com factos. Detesto revisionismo e raptos ideológicos. Se não sabemos a nossa historia não podemos saber quem somos e estamos condenados a repetir os erros do passado. Gosto do seu sentido de humor e a sua irreverência. Excelente trabalho.
Thiago, você poderia analisar as duas séries medievais da Netflix "A Catedral do Mar"e a sua continuação "Os Herdeiros da Terra", por favor? Ambas foram baseadas em dois livros homônimos do escritor e advogado catalão Idelfonso Falvones.
O primeiro erro notei logo no início, os portugueses que falavam inglês... e com sotaque espanhol. Me frustrei muito, pensei que fosse ser uma série mais fidedigna.
infelizmente parece q série vai insistir nesse romantismo besta q samurais não usavam armas de fogo por ser desonroso ate agora to gostando da série mas tem umas coisas q me deixo confuso mas enfim, adorei vídeo Thiago vc sempre nos trazendo ótimos conteúdos
Se vocês começarem a perceber uns errinho absurdos, aqui e ali, tudo bem, porem, e bom verificar ver se não tem nenhuma assessoria ESG por traz da série.
Gostei muito da série mesmo com as incoerências históricas. Mas para a trama se encaixou bem. Espero q tenha uma continuação gostaria de ver a batalha do tokogawa para se tornar o shogun
Thiago, só um comentário (português) à observação que em 1600 Portugal e Inglaterra estavam em guerra (cerca min 18). Em 1580 as coroas espanhola e portuguesa se uniram sobre o mesmo rei (Filipe II da Espanha). Em 1588 navios espanhóis e portugueses formaram a Invencível Armada que tentou conquistar a Inglaterra. Com a união das 2 coroas ibéricas, os países que estavam em guerra com Espanha passaram também a estar em guerra com Portugal (o que justificou todos os ataques da Holanda (Provincias Unidas) na Ásia, África e Brasil - que estavam a tentar obter a independência da coroa espanhola). Francis Drake, em 1587 atacou Portugal (Algarve) e em 1589 de novo (para tentar tomar o trono português para um pretendente que não tinha tido o apoio da nobreza portuguesa em 1580). Não foi contra-vontade que portugueses se sujeitaram sob a mesma coroa! A nobreza portuguesa preferiu a união ibérica porque pensava que ia obter ganhos financeiros e económicos com a rota da prata (México e Peru) e porque a rota das Índias já apresentava problemas de logística grandes (Portugal era, e é ainda hoje, um país com pouca população para a dimensão que o império na Ásia exigia e a distância e perdas de navios e homens na viagem não ajudavam). Apesar de não se considerar esse intervalo de tempo na Aliança Luso-Britânica, ela não esteve em vigor entre 1580 e 1660 (apesar da independência da coroa espanhola se ter obtido em 1640, só com o casamento entre Carlos II de Inglaterra e Catarina de Bragança a Aliança voltou a estar ativa). Se assume que como a coroa portuguesa estava nas mãos de espanhóis, efetivamente a aliança com Portugal (independente) não se perdeu! Parabéns pelo canal e pelos videos!! :)
O único problema é q se vc não assistir dublado, eles falam em inglês fingindo ser português. Seria um pouco melhor se usassem de fato o português de alguma forma.
Thiago, por favor, faça um vídeo sobre a série Spartacus apontando o que há de histórico e o que há de ficção, pra mim é uma das melhores séries de todos os tempos.
Thiago na primeira cena que aparece os samurais vendo o navio, tem vários samurais com mosquete. Acredito que a série não vai decepcionar não. Eu cheguei a ver a série de 1980 e a ambientação era fantástica, tem várias cenas que nem tradução do japonês tinha. Era muito bom
Galera, curiosidade maneira aqui: em 15:42 dise que o ator que interpreta o capitão Ferreira tem muito cara de navegador português, e incrivelmente vi vocês comentando aqui que o ator (Louis Ferreira) é português mesmo (português-canadense), e nasceu nos Açores. E de fato, é mesmo! Eu não sabia disso, sérião! Despertei o Sétimo Sentido apenas!
Thiago, podia fazer um vídeo no Brasão de Armas , sobre o ataque holandês ao navio português Santiago
Thiago, faz um video sobre o filme Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo, sempre achei esse filme mas e gostaria de saber se ele é bem embasado historicamente!
Gostei demais dessa análise, me deu vontade de assistir a série, valeu Thiago, tamo junto 👍
ruclips.net/video/AIE_CYv4fEQ/видео.htmlsi=Q8BqzCHYupw88l5C esse é um documentário Netflix A Guerra dos Samurais, um bom tema para seu canal. Inclusive com o uso de armas de fogo como vc falou
Braguinha faz um vídeo a respeito da batalha de Cagayan
Ola, Thiago. Meu nome e Hendrik Lindelauf. Moro no Japao e fiz mestrado traduzindo e comparando as cartas dos jesuitas e dos mercadores entre 1549 a 62, fazendo uma pequena comparacao. Tambem ja escrevi um pequeno artigo entres as ordens cristas no Japao, pois nao haviam apenas os jesuitas, mas tambem os dominicanos e os franciscanos, e uma certa rivalidade...Tambem dei uma pequena ajuda no filme "Silencio" , apesar de haver muitos erros historicos por insistencia do diretor. Atualmente trabalho na restauracao de espadas japonesas (nihontou). Primeiramente quero parabenizar pelo video e agradecer por deixar claro que os jesuitas estavam mais preocupados com o social de que com o comercio. As pessoas misturam as coisas e gostam de colocar os jesuitas como "viloes". Mal sabem que os jesuitas foram os primeiros a cuidar dos leprosos (pois esses eram considerados impuros, pricipalmente pelo xintoismo) e coibir a pratica do infanticidio, construindo orfanatos e hospitais para a populacao miseravel (isso com a permissao do Daimyo convertido). Por favor, pesquise sobre Luiz de Almeida, ex comerciante que virou jesuita e doou sua fortuna para a construcao do primeiro hospital de clinica geral e cirurgia do Japao em Funai (atual Oita). So um pequeno detalhe, talvez o mais antigo relato sobre os custumes do Japao, venha do mercador Jorge Alvares que em 1546 a pedido de francisco Xavier, escreveu sobre o pais e seus costumes antes de sua chegada. Luis Frois chegou em 1563 e escreveu a pedido do padre visitador Alessandro Valignano, entao muitas informacoes antes antes desta data estao imprecisas, mesmo no seu famoso "Historia del Japan", Tambem gostaria de escrever um pouco sobre seppuku, mas to vendo que ja virou textao, haha, Aqui vai um link do meu trabalho sobre jesuitas (em japones mas as cartas estao em protugues). Abracos.
www.token-net.com/thesis/thesis-07.html
bravo!!!
Sensacional👏🏻👏🏻
Assisti ao filme Silêncio, e eu como descendente de japoneses e cristã, fiquei muito impactada com tudo que foi mostrado, a intolerância, a crueldade e o quanto o cristianismo era considerado como algo subversivo. Um capítulo muito triste da história da humanidade.
@@elizas.9624É que era meio complicado um povo estrangeiro que eles nunca nem tinham visto antes chegarem no país deles e começarem a pregar que toda sua cultura e religião com mais de 1000 anos estava errada, falar que os deuses xintoístas eram demônios disfarçados.
@@elizas.9624 Hoje em dia é difícil ver filmes ou séries que vão retratar o cristianismo de maneira correta a fé cristã esta sofrendo cada vez mais perseguição por pessoas que querem destruir ela e essas pessoas controlam a cultura, ou seja, cinema, seriados, livros, musica, se você é cristã em algum momento já deve ter visto a fé sendo atacada, logo muita coisa não condiz com a realidade, nem tudo é real.
Lembre-se que o vídeo acima começa criticando muito a ficção nestas histórias.
Intolerância ? O continente americano foi conquistado por pessoas cristãs e existem pessoas de todas as fés por aqui.
A história dessa região nessa época é incrível,a série é muito Boa,fez o que a versão anterior não conseguiu.
Conquistadores eu já li,muito bom.
O IMPÉRIO MARÍTIMO PORTUGUÊS também é muito bom. Ambos os livros falam muito bem sobre o desempenho , perseverança, astúcia e coragem portuguêses.
@@mafvd vou ver esse aí.
Conquistadores sanguinários você quis dizer! Eu até que curtia samurais, até estudar a história sanguinária deles.
La vem eles....palpiteiros de you tube a apontar "erros" e "acertos" sobre áudio visual..... Como se o produtor estivesse preocupado com errar ou acertar* .... Se a vida fosse tão simples assim... Seria fácil. É por isso q roteiristas e produtores nao tornaram-se youtubers
@@sampaiofilho-si5yy Lá vem ele a falar nada com nada e em resumo entender o que não compreendeu.
Que o Sr Jesus continue abençoando seu conhecimento! É um prazer aprender enquanto me entretenho
Os samurais entao que inventaram o corte calvao de cria?
😂😂😂
Tecnicamente os japoneses
😂😂😂😂
finalmente um corte samurai que posso fazer
Minha família tem descendência de Yaita Kinbei Kiyosada, o primeiro ferreiro a realizar a engenharia reversa do mosquete português e criar a primeira arma de fogo 100% japonesa. Após estudar sobre esse período, concordo em dizer que as armas de fogo no Japão foram uma virada de chave. Diz-se que o Daimyo de Tanegashima, Tokitaka, ficou maravilhado com esse novo tipo de "magia" que os portugas portavam. O exército de Oda Nobunaga adotou amplamente o uso de arma fogo, sendo uma das principais causas para o início da reunificação do Japão.
Se não me engano, o próprio Nobunaga morreu com um mosquete em mãos.
@@otaviogomes3846 tá enganado
@@otaviogomes3846 Esse detalhe já não sei. Só lembro que ele cometeu harakiri quando se viu traído e cercado.
Eu sou descendente do cara q nasceu na mesma região de alexandre o grande.
@@eduferreira.Kkkkkkkkk
- Primeiro nome biblico
- Têm dois canais de história
- Cabelo/barba daora
- Curtem era medieval
- Só video bom
- Não têm medo de responder à gente besta
- Quando erram não têm vergonha de assumir
Brasão de Armas e Metatron são a mesma pessoa confirmado
100%
Tirando o deboche, eu realmente gosto que o Metatron não apela ao deboche. Eu simplesmente acho ele foda. Eu não teria paciência.
@@UiliamLima-jv9yu porra, se vc não acha o Metatron debochado, você nunca viu os reacts dele. O Braga não é debochado, é sarcástico e irônico!
@@romeo9415 quem é esse metatron?
Dá pra ele
Obrigado Sr. Professor pelo respeito à História do meu país Portugal.
De facto, os descobrimentos quando são celebrados, é precisamente pela coragem dos homens que se fizeram aos mares nunca de antes navegados, muitos deles obrigados ou até sem saber para onde iam ou o que iam fazer. O seu sofrimento, as fracas condições nos navios.. e mesmo com tudo isto, é um orgulho termos sido a vanguarda para a globalização comercial e descoberta mútua de povos.
Para além das inúmeras invenções náuticas dos mestres navegadores.
Abraço para todo o Brasil e lembrem-se, a história de Portugal é também a vossa história. Sois descendentes de guerreiros.
Um abraço especial para o Professor Thiago Braga de um grande admirador de Portugal
Pena depois termos virado esta merda que apanhou no cu de toda a gente e ficamos completamente irrelevantes. Hj somos uma merda que so serve para instancia de ferias de gente rica e para imigrantes.
Demônios. paguem nosso ouro, miseráveis.
Portugal sempre será lembrado, inquestionável, um país de verdadeiros guerreiros. A história mostra. Creio que até hoje faltam séries e filmes sobre Portugal, o pioneiro das grandes navegações com coragem genuína. Sempre será a pátria mãe do Brasil.
Guerreiro que nada. Bando de explorador assassino e ladrão, isto que eles foram. Inclusive seqeustravam os japoneses para expôlos como atração de circo, para de se iludir colega. até o PCC se chamam de Guerreiro. Embora eles foram os precursores do Brasil, o povo Brasileiro é muito maior do eles foram, a junção entre os povos, a miscigenação da cultura transformou em algoi que eles nunca fora e nunca serão. Ninguém quer lembrar do portugueses senão vão ter que pagar indenização. acorda pra vida e abre o olho japa@@thiagotanabe
@@thiagotanabe obrigado amigo. Sem dúvida que é verdade
amo demais suas observações e forma didática . Tem algo que está tirando meu sono e você saberá responder .
" O que acontecia com armas, armaduras, pertences dos soldados mortos em batalhas ?
Cada civilização tinha sua forma ? "
Excelente análise, muito bem fundamentada, como deveria ser. Li o Xogum, livro citado, há algumas décadas e o reli há alguns anos. É muito bem escrito e também foi uma prova de como às vezes a idade altera a percepção da história contada. Desfrutei diferentemente nas 2 situações. Excelente, como deve ser essa série. Sua análise é ainda melhor porque você tem boa comunicação e conhecimento histórico: deu vontade de ver a série. Parabéns pela qualidade do trabalho e pelo tempero do humor, na dose certa.
Só vou fazer uma correção aqui sobre as flechas de fogo.
Geralmente nós as usamos em inimigos que tem fraqueza contra fogo.
Espero ter ajudado. Abraços.
Historicamente comprovado!
O cara não meteu essa né akkakakakalalkakalalkalal
POR FAVOR, LEIAM E REPASSEM ISSO: O mundo nesse momento vive uma guerra política que é propagada pelos EUA. E essa guerra política está sendo empregada como um artifício, para os EUA poder estabelecer ou manutenir ainda mais o seu domínio sobre o campo político-ideológico de outros países. Grupos político-ideológicos da extrema direita dos EUA, assim como os dos ditos "progressistas liberais", estão criando braços políticos mundo afora e infiltrando suas influências em diversos países. É só observar o que acontece em alguns lugares como a Irlanda e Argentina, onde conseguiram eleger um candidato deles. Todos esses distúrbios sociais e político-ideológicos que estamos vivenciando está sendo causado pelos EUA, através da infiltração e propagação de grupos político-ideológicos controlados por eles. Pois o mundo vive uma nova guerra fria, e as potências dominantes disputam com as emergentes por áreas de controle. Existe uma disputa nesse momento entre as potências ocidentais e as emergentes como a China e Rússia, por áreas de mercado e influência! A geopolítica hoje se resume em “o que é meu, é meu, e o que é seu, é nosso”. Desde do início dos tempos os mais fortes impõem a sua vontade sobre os mais fracos, esta é uma verdade sobre a nossa espécie. Todo império é construído com sangue e fogo! Toda potência é uma ameaça à paz, veja desde Roma até os dias atuais. Os donos do mundo riem. “Eu decido o seu futuro. Eu e meus fuzis. Estou rindo de vocês, com pena de vocês.”. Estamos em um mundo injusto e impiedoso aonde o mal sempre vence o bem, e os brasileiros não conhecem a importância que o Brasil tem no cenário mundial. O Brasil é uma peça importante no tabuleiro geopolítico mundial e o nosso país sempre teve tudo pra ser um país de primeiro mundo, temos tudo no Brasil, mas infelizmente existe muita corrupção e ambição. Somos escravos em um país rico. Pois não somos um país pobre, somos um país “roubado”!
Hoje as invasões são mais sutis, basta dominar o país economicamente, controlar as mídias, as redes sociais e colocar políticos fantoches para controlar a população. As potências dominantes estão se lixando para os países de terceiro mundo e seu povo, querem só as riquezas e o lugar geográfico desses lugares, não existe potência boazinha, Rússia, China, EUA, França, UK, entre outros, todos tem passado sujo, se espremer a bandeira desses países sai sangue de nações menores e mais fracas. A realidade é que as potências como os EUA não querem "Um Mundo Melhor", mas apenas estender seu domínio político-econômico e enfraquecer a soberania dos países menores fazendo-os servirem aos seus interesses. E nos últimos anos, influências estrangeiras têm agido para enfraquecer o estado brasileiro por meio do que chamam de guerra híbrida, permitindo que grupos paramilitares políticos, traficantes e até religiosos (como vimos no Rio com o "Complexo de Israel") possam causar o caos e desestabilizar ainda mais o nosso país. Os valores morais se inverteram e o certo virou errado e o errado certo. Os “alt-rights" e os "wokes”, patrocinados pelas elites econômicas estadunidenses, se alastram como um câncer e cada vez mais se expandem para outros lugares e estabelecem sua influência, por meio de seus braços político-ideológicos. E já sabemos o que um desses movimentos gerou aqui no Brasil. Aliás, um dos filhos foi “escolhido” representante do grupo por aqui. Infelizmente, em várias partes do mundo, como no Brasil, estamos vendo nossas famílias sendo separadas ou destruídas através da instrumentalização de ideologias extremistas e outras técnicas de manipulação social.
Precisamos fugir de toda ideologia ou grupo que desvaloriza ou menospreza o ser humano! Mas o povo não se cansa de ser massa de manobra pra político ruim. O ser humano sempre foi controlado e sempre será! Sempre os mais fortes terão seu clubinho fechado e vão ditar regras. Só olhar a história! Igual político, só muda o nome, o partido, esq ou dir…No final são todos iguais! Eles contra nós. E olha que somos maioria, infelizmente, divididos. Só permanece a grande verdade: “É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas estão sendo enganadas”. Absolutamente tudo de relevante que acontece no mundo hoje não é por acaso. Vivemos em um mundo que não sabemos de absolutamente nada, somos manipulados de todas as formas possíveis, a mídia engana, políticos enganam, as pessoas enganam e se enganam, elas acreditam juntas, em massa, seja um assunto, um episódio, uma realidade ou valores. Existe uma engenharia social, política e cultural que rege o rumo das coisas e pessoas. Engana-se quem acha que as coisas acontecem por acaso.
A suprema arte da guerra é subjugar o inimigo sem lutar. Quando as massas falam uma coisa, sempre desconfiem! Todas as mídias falam sempre a mesma coisa. Se vc mudar de canal de TV, verá que as notícias são todas iguais. Não existem fatos e sim apenas narrativas! Na internet por exemplo temos “gurus e influencers digitais” por aí que alegam que os países tropicais são pobres porque são preguiçosos, onde as pessoas daqui são levadas a acreditar nesse tipo de coisa. Sistematicamente vemos sendo bombardeados por uma guerra cultural e de narrativas. Aqui a verdade: Ninguém consegue prever ou determinar o futuro, ninguém! O que esses caras fazem é tentar moldar o futuro em benefício dos interesses deles, tentam influenciar. Botam a semente que eles querem na cabeça dos outros pra que os outros façam o futuro que eles querem que aconteça. Influenciar e manipular basicamente! Com isso torço mesmo pela queda dos EUA junto com o ocidente, eles merecem o destino das tribos que eles fizeram desaparecer! E uma curiosidade sobre primeiras grandes civilizações: Egito, Suméria, Índia etc…Quando os Egípcios faziam palácios, os europeus andavam vestidos em peles de animais(4 mil anos). Temos que ter cuidado com o conteúdo disseminado de determinados canais de meios de massa que existem por aí porque eles são mal intencionados e subversivos. Alerto para isso pois o nosso país nesse momento é alvo do que chamam de, "guerra híbrida". Guerra Híbrida refere-se a uma estratégia militar que mescla táticas de guerra política, guerra convencional, guerra irregular, guerra de propaganda/midiática, guerra psicológica, colonialismo cultural e ciberguerra com outros métodos de influência, tais como desinformação, diplomacia, lawfare e intervenção eleitoral externa. Ao combinar operações de campo com esforços subversivos, o agressor pretende evitar responsabilização ou retaliação. O termo guerra híbrida pode ser utilizado pra descrever a dinâmica complexa e flexível do espaço de batalha, demandando uma resposta altamente adaptável e resiliente.
Fiquei muito feliz com a menção a batalha dos Guararapes. Sou de Jaboatão Dos Guararapes - PE onde essa épica aconteceu.
tbm sou, me senti honrado
Tb moro aqui!
Ele tem um vídeo sobre a batalha no canal impérios ad
Tbm , moro aqui 😊
Minha mãe tb é de Jaboatao dos Guararapes, mas foi pra SP com 18 anos.
Quando mostraram o Castelo 🏯 de Osaka eu curti demais pois quem visitou sabe como é a entrada do castelo e realmente me trouxe boas memórias, eu que visitei várias vezes pois morei 3 anos e adorava caminhar no parque em volta dele. Uma pena que pouca coisa original sobrou dos castelos, alguns mesmo não sobrou nada.
La vem esse lixo humando falando bosta odeio esse cara e esse canal
O castelo Fushimi?
@@wagnercardozo7532 triste né, o castelo da antiga capital é na verdade uma réplica apenas, com um museu em seu interior das poucas coisas que foram salvas. 😟
@@MarcelZimerer que pena! O castelo Fushimi caiu se não me engano sob o ataque das forças de Ishida! Será que conseguiram derrubar um castelo inteiro? Vc já esteve em um e sabe que derrubar uma fortaleza daquelas não deve ser brincadeira! Eles tem a mesma imponência de um castelo europeu medieval!
@@wagnercardozo7532 sim visitei 5 castelos de Hiroshima, Fukuyama, Okayama, Osaka e Kyoto e este último só o piso de pedra e as fundações se não me engano são originais além é claro do que foi restaurado é exibindo lá também.
O mlk do "kataná" arrumou uma inimizade eterna com o Thiago kkkkkkkkkkkkkk não tem um vídeo que ele não manda a piada da kataná
E é engraçado demais ksksksk ele fala das duas formas
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK É a melhor coisa que ele faz, a voz do Google me quebra
kkkkkkkkkkkkk o pior é q katana pelo q vi n necessita aquele acento, aquela pronuncia eu nem sei de onde é, acho q é algo de pronuncia de região. brasileiro fala tudo de fora errado kkkkk o maluco da katanÁ é só um dos muitos idiotas q quando ve alguem falando algo q julga errado n consegue se controlar, ele vai la corrigir, ainda corrige errado kk
Sensacional kkkksksks
n tem um video em que ele n mostra seu odio por quem gosta da da historial oriental kkkkk
"Levrecos" do MEC kkkk essa foi a melhor parte, obrigado professor, por ser excelente!
O vascaíno Thiago Braga, não consegue nem disfarçar o nervosismo pro jogo contra o nova Iguaçu
Né kkkk
perdeu kkkk que vergonha
Da pra notar que o nosso amigo aí que torce para o rato da colina, não passa dum zé cruzadinho, né mesmo? Aí fica criando factóides em cima das histórias que fogem do seu convívio.
@@thalisonreis500 ta nervouser? se rasga todo e toma banho de álcool ENZO da mamain
Força Thiago!!! Estamos todos dentro de você. ❤❤
Chegou o inscrito do taigão kkkk.
Lá no fundo
@@armazenamentoesgotado8569 Até o intestino ☝️
Ixi, olha esse papo torto irmão👀
la ele mil vezis 😨😨
Queria ver o Thiago falando sobre Ghost of Tsushima, os erros e acertos do jogo!
tem um vídeo dele sobre esse jogo.
Thiago pegou com gosto aquele comentário do cara reclamando a pronúncia da katana. Até hoje o Thiago faz essa provocação kkkkkk. Uma ação do menino fez uma implicação eterna por parte do canal.
Sabe quem ? Os mongóis
eu andei reclamando sobre a pronúncia de algumas palavras em japonês pelo youtube, será que vc pode me dizer qual foi a postagem pra eu saber se fui eu?
Tem uns videos do Braga com o titulo "Respondendo (x)"
As postagens aparecem nesses vídeos @@belarininha416
Pra vc vê como o Thiago se incomoda fácil! A
Haja imaturidade 😂
O cara não faz força pra aprender a pronunciar uma palavra direito e quer ensinar história pro mundo todo... Estou cansado de ver ele inventando coisas aqui. Sendo que coisas sobre lugares onde eu vivi e ele nunca encostou o pé.
Pô, Thiago, esses teus vídeos são fodas pra caralho. Gosto muito deles. Se puder fazer um outro de Xógum quando a série acabar, ia achar muito foda e acho que os inscritos iriam curtir também.
Uma das coisa legais do Cornwell são às explicações ao final do livro sobre às opções e liberdades criativas para o desenvolvimento do enredo. Deixando claro o que é ficção e o que é história.
Eu amo ler essas partes no final
Braguinha fãboy dos tuga e hater dos samurai nunca decepciona
Braguinha sempre otário 😂
Thiago você faz um favor contra o triste emburrecimento em larga escala de nosso país. Continue o bom trabalho!
Vale a pena ressaltar que Oda Nobunaga, tido como um dos 3 grandes unificadores do japão já usava armas de fogo antes dos anos de 1600, assim que elas foram introduzidas, justamente pelos portugueses
Desde 1543 , portanto!
O seriado teve essa produção maravilhosa porque o ator japonês Hiroyuki Sanada já estava descontente como Hollywood produzia filmes sobre samurais e ele mesmo se responsabilizou na produção do figurino e pediu para usarem atores e atrizes que tem contato com a cultura japonesa e não atores orientais como fazem.
E reza a lenda que quiseram enfiar lacração na série, e o Sr. Sanada barrou. E outra, exigiu que, já que falam tanto de apropriação cultural e outras merdas, ele EXIGIU que todo o elenco asiático fosse exclusivamente japonês.
@@izabelawilson caraca, esse sanada tem o meu Respeito akakkaka
@@alicesantos1326 Hiroyuki Sanada é meu ator japonês preferido!
@@izabelawilsonmilagre não tentarem colocar uma "afro americana empoderada" e líder dos samurais mesmo antes dos EUA existirem 😂
@@gehardtviniciuskobler7249😂😂 E qual o problema, ñ vimos Cleópatra branca e de olhos azuis (Elizabeth Taylor)?
Há um tempos atrás não simpatizava com os vídeos desse cara, mas depois que precisei estudar melhor a história do nosso país e vi que ele fornecia, ai que peguei o gosto hehehe ! Excelente vídeo 🙏🏻❤️
Oi Thiago-Sama!! O Meu Mestre Reigen sempre me diz que o seu canal é o melhor pra aprender sobre história!! Obrigado pelo seu conhecimento Braga-Dono!
Pqp
Cara?
@@Makita-w2e algum problema nobre?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a não man kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Kaisarion611 ???
a melhor coisa do brasão de armas, é a qualidade dos embasamentos de cada informação dos videos sem duvida alguma... tem muita fonte boa e o Braguinha sabe passar cada info com precisão... adoro esse canal que me fez aprender a gostar de história!
Caramba, foi um dos poucos seriados onde o Thiago dá um parecer positivo , vou até assistir esse.
Sou super fã de ver asiático pulando de um lado pro outro com espadas e cortando tudo mas sempre gostei de aprender o q é mito e o q é real, e o jeito como vc fala nos vídeos é muito legal
O livro é excelente! Apesar dos erros históricos, curtindo cada minuto. Pena que serão apenas 8 episódios :(
Até porque a gente assiste, séries, filmes e jogamos videogames, não pra aprender história e sim por pura diversão, na maioria das vezes. Mas ao mesmo tempo, gostamos de história e também queremos ver fidelidade kkk
10*
Mas não é pra ser algo sobre a história e sim do livro! Se o livro quisesse ser fiel n mudaria os nomes dos personagens
Filme é série tirada de livro e igualzinho anime tirado do manga, fica um monte gente que leu dando spoilers, por isso que definitivamente eu estava certo acabou praticamente o talento de criar algo novo do zero, hoje em dia ou você cria remakes ou você faz continuações ou você tira a história de livros como o caso de Xogum e Duna.. Ninguém mais cria uma história nova ficticia do zero e tem gente que diz que todas as histórias ja foram criada que nao mais nada pra criar de novo pura bobagem claro que tem, o que nao existe mais sao cerebros como do Akira Kurosawa e Stanley Kubrick pra criar histórias do zero, por isso que hoje em dia quando um mangaka faz um anime mudando alguns acontecimentos do manga ou um diretor que muda os acontecimentos do livro num filme ou série pelo menos eles tentam um pouco de originalidade. Nunca li esse livro mais os episódios que eu ja vi eu ja criaria uma uniao entre o Toranaga e o português uma sociedade aonde 2 estrategistas irao expandir os negocios.
Como vi um professor falar quando vejo filmes, esqueço meus diplomas 🎉🎉
Eu vi a série já pensando no Thiago falando "ISSO É REAL NÉ? NÃOOOOOOOO, ESSA CENA EU PRA PEGAR TROUXA"
O que ele diz sempre que sempre me faz rir, é "a galera gosta, mas é mentira". 😂😂
@@kevinlourenco kkkkkkkkkkkk
Thiago, só comentando um pequeno detalhe que como complemento: Algumas armas de fogo usadas pelos personagens europeus na serie estão com o design levemente incorreto. O ano em que a serie se passa é 1600, mas vemos algumas pistolas flintlock com o design do final do seculo 17 e inicio do 18. Esse modelo de pistola até existia no periodo em que a serie se passa, mas o design da arma é um pouco diferente. É um detalhe bobo, não fere a historia, afinal, a tecnologia em si, mantem a essência, foi só um ligeiro detalhe de design incorreto que achei legal comentar.
Bom dia. Thiago. Realmente a sua visão e os livros citados nos seus comentários são muitos bons. Valeu e muito obrigado. E gostei também das explicações do Hendrik Lindelauf. Com muitas riquezas de detalhes. Parabéns para vocês. Abraços super carinhosos.
Até pensei que você só iria esculachar a série mesmo, por fim achei muito legal (e justa) sua análise.
Li o livro Shogun há muitos anos e sempre gostei dessa história, apesar de saber que não retrata fielmente os fatos históricos do mundo e do Japão (o que acho que até dá um charme para o romance). Excelente vídeo.
Caro Thiago, gostei do seu vídeo. A história interna do Japão não me atrai tanto mas gosto muito do período em que começam a se relacionar com os europeus. Segui sua sugestão e li OS CONQUISTADORES e IMPÉRIO MARÍTIMO PORTUGUÊS e gostei muito.
Abraços
Comigo o mesmo mas as 3 únicas coisas sobre o Japão que são as mais interessantes são o período feudal (Sengoku) só um resumo é o suficiente, esses primeiros encontros com a Europa de 1500s a 1600s e o que eu mais me interessei que foi todo o período da guerra do imperialismo em ascensão contra o xogunato que começou em 1850 quando a marinha dos EUA obrigou o Japão abrir os portos para comércio começando um grande progresso em vários pontos até o início da restauração ou revolução Meiji (iluminado) que estourou a Guerra boshin (ano do dragão) acabando com o xogunato de vez
@@catai1368 acho o relacionamento dos europeus com o Japão muito interessante e gosto bastante da “ocidentalização “ japonesa após 1850.
@@mafvd Exato, descobri a apenas 1 ano que o Japão já tinha topado com a Europa a centenas de anos como no filme silêncio de 2016 mas não tem muita coisa sobre esse assunto em específico, quase ninguém fala sobre
@@mafvdtbm, gosto muito dessas interações entre culturas, por isso odeio doramas só tem coreanos kkk
O livro é muito bom. Uma aula sobre o choque das culturas, o estranhamento mútuo, o modo de ser dos japoneses sendo o pano de fundo para 7m romance. A minissérie, a oroginal, com Toshiro Mifune e Richard Chamberlain também é muito boa.
Realmente. Bernard Cornwell é um escritor fantastico. Infelizmente não consegui ler todos os livros, mas eu li a trilogia das Crônicas de Arthur, li os 4 primeiros livros de As Crônicas Saxônicas, li o primeiro da saga de Sharpe, estou lendo o primeiro da trilogia do Arqueiro. Esse cara, Bernard Cornwell é meu autor favoritos de livros de todos os tempos. Então tenham respeito com ele porque ele é um dos melhores que tem.
Thiago, desafio você a fazer um top 10 dos filmes mais realistas/historicamente precisos. Recomendo Tora Tora Tora (1970), Three Sovereigns for Sarah (1985), Napoleón (1927) e Desmundo (2002).
Thiagão, gostaria de lhe pedir incarecidamente se possível claro, que você aborda-se o período histórico Sengoku Jidai, a grande guerra cilvil do japão. Acredito que será de grande proveito pois a muito miticismo e muita romantização dessa época (mesmo que a verdade nua crua seja baseada em cima de contantes traições e extermínio de vilas inteiras) mas na realidade foi uma época negra para o japão e que aparentava não ter fim. Aprecio muito seus videos e aqui fica meu pedido. Um abraço!
Thiago, pode falar sobre a escravidão dos Eslavos?? Não consigo achar vídeos aulas sobre, muito menos informações de pesquisa aprofundadas. O máximo que consegui foi pesquisar pelo chat gpt, agradeceria muito se abordasse aqueles que fizeram o termo "escravo" surgir!
Up
É bem interessante mesmo saber a história que originou o termo escravo.
A qualidade da câmera tá incrível
Vocês merecem o melhor, camponês! 🔥
Adoraria ver vc fazer uma análise do filme "Nada de novo no front"
*Caramba Thiago, continua fazendo analise dos episódios dessa série, além de ficar excelente iria virar uma boa serie pro canal.*
Quando falou em guerra entre Portugal e Espanha em 1600, na hora pensei, não faz sentido devido a esse tratado, mas depois pensando entre 1580 ate 1640 as duas nações ibericas estavam unidas e dai houve a formação das entradas e bandeiras, pois não havia mais a necessidade de respeitar as fronteiras do Tratado de Tordesilhas, me corrijam se eu estiver errado, pois não sou historiador, sou biologo, apenas me interesso por geopolitica. Afinal os passos da geoolitica de hoje vai determinar a história de amanhã: exemplo pacto Molotov Rilbentrop.
Fantástica crítica/analise!!!
Principalmente pelo resgate histórico da epopeia portuguesa!!!!
PARABÉNS THIAGO!!!
Já viu a série do canal que apareceu na Netflix, Templários? Podia fazer um analise "histórica" é uma série que ajuda a perceber como aconteceu, mas não com aquele rigor hisrórico.
Não conheço mas parece uma boa recomendação!!
Realidade:o rei queria o dinheiro dos templários
Série:Um dos templários comeu a mulher do rei e o corno ficou puto 😂😂😂
@@shigeokageyamathemobmundaram tudo sobre o rei Felipe o filho e o todo o fim dos templários depois da morte do Jaques de molei (sei lá como escreve)
@@catai1368 Valeu mano!
Jacques Demolay
16:28 professor nessa parte é aquele bom e velho pedagio pra galera do amor, da aquela queimada de filme nos cristãos.
Eu também senti isso kkkkk, um ódio profundo contra cristãos católicos sendo os grandes malvadões kkk
@@einargodsson o problema não é necessariamente os católicos, se não a galera vai lembra daquela guerra entre protestantes e católicos, o negócio é que a maioria desse povo detesta cristão seja lá ele de qual denominação for.
O que esperar de uma série produzida num país protestante né, imagina mostrar o que os holandeses calvinistas ou ingleses fizeram.
@@nathanlocatelli658 eu sou protestante é não entro nessa do que o outro fez de errado a nível civil, todos erraram de algum modo, o mundo daquela época estava em construção e as relações humanas eram bem cruas então...
Mas lembra o seguinte o fato de ser feito num país de origem protestante não significa nada, quantos países de origem católica "queimam" o catolicismo?
@@nathanlocatelli658na série já mostra. É só deixar de ser advogado de católico e prestar atenção.
Amei muito a obra do James Clavel na época que lí e é verdadeiramente emocionante assisir ela na qualidade que está sendo feita, tem algumas alterações nas falas mas não tira o merito da produção, quem quiser ler o livro acredito que seja muito valido mesmo após assitir o seriado.
Seu canal é ótimo! É muito bom saber que existe uma pessoa dedicada a contar a história em fatos reais! Eis que surge a dúvida, espero que você possa responder algum dia! Conde de Saint Germain, fato ou mito? Parabéns pelo trabalho! Continue sempre! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
o filme "silêncio" é genial.. faz uma análise dele. E trata desse assunto
Up
Thiago Braga, o mestre dos brasões e guardião da tradição, mais uma vez nos presenteou com um vídeo verdadeiramente extraordinário. Sua abordagem magistral sobre a interação entre portugueses e o Japão feudal, na série Shogun, revela não apenas um profundo conhecimento histórico, mas também uma habilidade ímpar em transmitir informações de maneira envolvente.Ao assistir, não posso deixar de expressar minha admiração pelo Professor Thiago Braga, o caçador de mitos da vida real, o defensor incansável da nossa cultura judaico-cristã ocidental. Sua valentia e mérito transcendem, destacando-se como um farol em meio à ameaça constante que enfrentamos.É gratificante testemunhar como Thiago Braga não apenas enfrenta os desafios da mentalidade wolke e os golpes do Gramscismo, mas os dribla com maestria e talento excepcional. Ele é verdadeiramente o terror dos otakus fedidos e o pesadelo do Ministério da Educação comunista, personificando a decência, hombridade e valentia que nossa cultura precisa desesperadamente.Em suma, este vídeo é mais uma prova do brilhantismo de Thiago Braga, que continua a ser um guardião inabalável da nossa rica herança cultural. Sou profundamente grato por sua dedicação e habilidade em nos transportar através do tempo e da história com tamanha maestria.
Sou otaku e te amo Thiago, não pense que todos te odeiam. kkkk
Os otakus que respeito!
Otaku são idiotas. Eu gosto de anime ,mas não viro otaku nunca
Geral ideia
Somos 2 heueheye
Exatamente akakakakak
Cara, quando você está fardado de vasco, eu já curto sem nem ver o vídeo. Mas nunca me arrependo! Você é fera!
Você é o cara. Uma das melhores fontes de transmissão de conhecimentos, da atualidade. Parabéns, Tiago.
Poxa Professor, adoraria ver você falando pra gente sobre a Renascença europeia! Você teria algum vídeo sobre?
Professor Thiago, olá!!! Você poderia fazer um vídeo sobre a construção das embarcações portuguesas?... os tipos e finalidades... onde foram construídas... de onde vinham as madeiras... o treinamento dos construtores... etc.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Força Braguinha 💪🏻 estamos todos atrás de vc, empurrando com força.
Mais um vídeo topzera!👏🏻
Eita. Ainda bem que eu não tenho a mente poluída 😂😅
@@ha65milhoesdeanosse vc não tem como percebeu que o que ele comentou tem duplo sentido? 🤨
@@ADM374.09 era ironia. É que fica meio chato escrever "Contém ironia". Perde a graça.
Eu achei uma boa adaptação do livro , q ja tinha uma visao estereotipada nesse sentido , principalmente por se passar pela perspectiva do capitao holandes em terras “barbaras”
Como sempre excelente... parabéns...e obrigado por compartilhar seus conhecimentos...
Trabalho de pesquisa do Thiago é simplesmente sensacional. Sabe o que ta fazendo. Obrigado, xará
Depois q eu conheci a insider pelo thiago minha vida mudou dms 😊
Tomara que algum dia o Thiago fale sobre o período dos Três Reinos da China etc, adoraria saber mais sobre essa época pelas palavras dele.
Créditos
Apresentação: Thiago Braga
Pesquisa: Thiago Braga
Roteiro: Thiago Braga
Arte: Thiago Braga
Efeitos sonoros: Thiago Braga
Câmera: Thiago Braga
Revisão: Thiago Braga
Edição: Thiago Braga
Direção: Thiago Braga
Mais alguma outra coisa que esqueci: Thiago Braga
"Se você não tem grana pra pagar, faça você mesmo." - Thiago Braga
Obrigado Thiago, sou Português e diariamente lendo aqui e ali certas opiniões sobre o meu povo e a sua história vejo que muita gente nos cospe na cara e vilipendia. Você é um como um paladino de Portugal. Obrigado por repor a verdade
Muito bom, Thiagão! Sabe o que eu gosto de ver de verdade? 2 horas de subida do video e quase 25 mil visualizações e 8 mil likes.❤ Um deles é o meu. Abração!
Voces são os melhores que eu tenho!
Eu não sei o que causa mais refluxo no Thiago, samurais serem populares ou espartanos serem conhecidos por 300 enquanto tebanos são conhecidos pelo rei comedor de mamãe.
Acho que o negócio dos samurais o Thiago tem que aguentar os fanboys de samurai e fanboys de animes ( que são muito mais grandes que os de 300)
Que história é essa de comedor de mamãe?
Édipo.@@hhvfgvc
Por causa do Édipo@@hhvfgvc
Com certeza o que mais causa refluxo nele é o pessoal pensar que dá pra tirar uma espada longa das costas.
Hoje em dia se fala mais sobre esse tipo de coisa na escola, tem até uma matéria no fundamental 1 chamada competências socioemocionais. No fundamental 2, na materia de Projeto de Vida, também sempre se fala sobre as competências socioemocionais. Claro que ainda da para melhorar mais, mas já se fala mais disso do que na nossa época.
Eu sou historiador e olhando inventários do sertão do Nordeste no século XVIII me deparei com um homem deixando uma ''catana'' no inventário. Ae descobri que por causa desse intercâmbio entre Japão e Portugal surgiu uma expressão, catana - com c mesmo - que era usado para facas mais longas de corte e que o uso ainda permanece em cidades pequenas mais agrárias de algumas localidades mais afastadas do Nordeste.
Gostei muito da série, ser leigo é uma benção. E bom vídeo tbm. 👏🏽
Quem diria que uma série de um país protestante iria demonizar a Igreja Católica...
Japão não possue religião.
ele quis dizer EUA, a série foi feita nos EUA@@sirvn7266
@@sirvn7266 e ele possui sim, apesar das tentativas de negar o xintoísmo é sim uma religião por aderir a questão do rito e do dogma embora os dogmas estejam mascarados como moral publica
@@sirvn7266ele ta falando da Inglaterra
O cara decapitando o aldeão é uma cena do livro. Aí o lance é ler o livro para criticá-lo, pq foi um momento bastante fiel na adaptação.
Mas sendo um livro escrito por um australiano nos anos 70, certamente tem muita imprecisão histórica mesmo. Lembro de achar zoado o cara que sabia "karatê, aikidô, judô", etc, que segurou o Blackthorne pra ele tomar banho... em 1600, sendo que esses estilos de luta são todos do final do século XIX.
Por isso eu gosto do seu canal Thiago. Você conta a verdade histórica sem mimimi.❤❤❤
Sobre seriados mostrarem anglo saxões sendo bonzinhos e coerentes, concordo com vc rs
Agora, na questão das flechas incendiárias, o que historiadores militares falam é que durante a noite, tais flexas servem para iluminar o local e facilitar a localização do inimigo. Fora o impacto psicológico tb. Não eram apenas para atirar em construções de madeira
Bom dia Tiago sou português e gostava de esclarecer uma dúvida.
Portugal estava em guerra sim. Com Inglaterra devido á união Ibérica Portugal só teve a independência em 1640 por isso ACHO que Portugal estava em guerra sim(o acho está em maiúsculas para deixar claro que é só opinião minha)
Esqueci de falar gosto mt do seu conteudo
Tem que mudar esses livros de história mesmo Portugal tem vários feitos históricos que mereciam mais destaque do que o que é contado nos livros
Vai der interessante também quando houver uma batalha entre soldados armadurados europeus vs japoneses. Ai vamos ver se o pessoal da serie é ou não fiel a realidade.
Finalmente, um vídeo dessa série
Uma série desse vídeo
❤
Eu disse exactamente o mesmo... "Portugal e Inglaterra em guerra?" .... que erro histórico enorme!
Portugal e Inglaterra têm a aliança mais antiga do mundo, e ainda em vigor!
O problema é que a Espanha meteu Portugal em guerra, mesmo que indiretamente.
A invencível Armada, não era só espanhola. O Felipe, arrastou Portugal e os recursos de para as suas guerras.
@@AnaMaria-df6tg Filipe de Espanha, durante a União Ibérica era rei de Portugal e de Espanha, duas coroas distintas mas sim, levou os recursos de Portugal para as guerras de Espanha. A diferença, é que os Ingleses sabiam que não era Portugal que estava em guerra com eles. E mantinham secretamente contactos com os Portugueses. A união Ibérica durou apenas 60 anos, e foram 60 anos a mais!
A aliança entre Portugal e Inglaterra é o tratado mais antigo entre dois países ainda em vigor.
Somos duas nações orgulhosas e muito antigas.
Parabéns pelo vídeo! Perfeito em tudo.
Historicamente a série é uma bagunça e um belo desrespeito com a missão dos jesuitas no Japão, mas a qualidade da produção é muito boa no figurino, maquiagem, fotografia e ambientação.
Eu achei engraçada a parte em que os japoneses são tratados como crianças que não sabem nada além da China, sendo que em 1582 os jesuitas mesmo levaram uma "embaixada" patrocinada por 3 lordes (Omura Sumitada, Arima Harunobu e Ōtomo Yoshishige), que passou por Macau, Malaca, Moçambique, India, Portugal, Espanha, Florença e Roma... Mas não, os ingleses bonzinhos foram lá mostrar o mundo pra eles.
Tem muito material bom pra quem quiser ler, incluindo um pesquisador brasileiro muito bom, o Dr. Jorge Henrique Cardoso Leão, ele tem artigos muito bons e recentes, publicados sobre o assunto.
Grande Thiago, mais um vídeo sensacional com selo de qualidade Braguinha. Mais um like e continue com seu bom trabalho. Como um apaixonado por história só tenho a agradecer, parabéns!!
Pô Tiago Braga, eu queria muito que você fizesse uma análise da série Bárbaros da Netflix, que fala sobre a batalha da floresta de teutoburgo, onde uma legião inteira do exército romano foi massacrada pelos germânicos, queria saber se tem mentiras históricas nessa série.
Up
Seria bom se o Tiago Fizesse um Vídeo Sobre a Série Bárbaros
Seria excelente
Nunca assisti a essa série, mas a história é verdadeira. O massacre da floresta de teutoburgo foi uma das maiores derrotas militares de Roma, tão desastrosa quanto a batalha de Canas.
@@pliniojr95 eu recomendo assistir, é muito boa.
Tem um filme chamado Silencioso . Ele mostra 2 missionarios jesuitas que vao ao Japao. O filme foca na resistencia japonesa em aderir / assassinar quem adota a feh crista. Inclusive, tem uma parte em que 2 missionarios sobreviventes sao empregados pelos Japa pra nao deixar que os Tugas vendessem itens cristaos para os japoneses. Em que momento houve essa mudanca comparada com a explicacao de que os missionarios, no caso da serie, estariam catequisando os japa? Uma analise do filme seria show. PS.: perdoa a falta de assento, mas meu teclado ta desconfigurado pra ptbr
Descobri os seus canais. Gosto da sua postura que leva em consideração a metodologia da História e o cuidado que vc tem com as fontes históricas. O seu sentido de humor e o seu uso de expressões que por vezes so posso advinhar o significado. Gosto de ver alguém com preocupação com factos. Detesto revisionismo e raptos ideológicos. Se não sabemos a nossa historia não podemos saber quem somos e estamos condenados a repetir os erros do passado. Gosto do seu sentido de humor e a sua irreverência. Excelente trabalho.
Thiago, falando em samurai X, faz um vídeo dos fatos históricos e dos fictícios sobre
Não Thiago 😭😭😭!!! Não destrua minhas fantásias de nerd otaku novamente!!!😭😭😭
Estarei sempre aqui por você, otaku!
Thiago, você poderia analisar as duas séries medievais da Netflix "A Catedral do Mar"e a sua continuação "Os Herdeiros da Terra", por favor? Ambas foram baseadas em dois livros homônimos do escritor e advogado catalão Idelfonso Falvones.
humil;de...... vc eh unico e fodastico mesmo rapaz.....parabens por manter seu foco e linha de ser
oq vc recebe coração e eu não? :(
@@kamonja4756 Você recebeu um ❤ de Brasão de Armas!
E muito lega cara ver você de volta com suas análises de series estava com saudades.
Melhor achado da minha vida foi esse Canal. Aprendo demais!
O primeiro erro notei logo no início, os portugueses que falavam inglês... e com sotaque espanhol. Me frustrei muito, pensei que fosse ser uma série mais fidedigna.
Pois é, isso é muito desrespeito.
Se colocar dublado os japoneses continuam falando japonês?
@@godzilacarnivoro6292 Sim
@@godzilacarnivoro6292 pior q não, os japoneses falam japonês sempre, tirando a menina lá que fala português pq é cristã
Por isso eu já desisti de assistir. Não consegui ver nem o primeiro episódio.
infelizmente parece q série vai insistir nesse romantismo besta q samurais não usavam armas de fogo por ser desonroso
ate agora to gostando da série mas tem umas coisas q me deixo confuso mas enfim, adorei vídeo Thiago vc sempre nos trazendo ótimos conteúdos
Se vocês começarem a perceber uns errinho absurdos, aqui e ali, tudo bem, porem, e bom verificar ver se não tem nenhuma assessoria ESG por traz da série.
Gostei muito da série mesmo com as incoerências históricas. Mas para a trama se encaixou bem. Espero q tenha uma continuação gostaria de ver a batalha do tokogawa para se tornar o shogun
Ei Tiago grande mentor fala sobre as batalhas luso holandesas que ocorreram nos continentes Asiático e Africano
Gostei muito do quão detalhada é essa série, espero que só melhore
Thiago, só um comentário (português) à observação que em 1600 Portugal e Inglaterra estavam em guerra (cerca min 18). Em 1580 as coroas espanhola e portuguesa se uniram sobre o mesmo rei (Filipe II da Espanha). Em 1588 navios espanhóis e portugueses formaram a Invencível Armada que tentou conquistar a Inglaterra.
Com a união das 2 coroas ibéricas, os países que estavam em guerra com Espanha passaram também a estar em guerra com Portugal (o que justificou todos os ataques da Holanda (Provincias Unidas) na Ásia, África e Brasil - que estavam a tentar obter a independência da coroa espanhola).
Francis Drake, em 1587 atacou Portugal (Algarve) e em 1589 de novo (para tentar tomar o trono português para um pretendente que não tinha tido o apoio da nobreza portuguesa em 1580).
Não foi contra-vontade que portugueses se sujeitaram sob a mesma coroa! A nobreza portuguesa preferiu a união ibérica porque pensava que ia obter ganhos financeiros e económicos com a rota da prata (México e Peru) e porque a rota das Índias já apresentava problemas de logística grandes (Portugal era, e é ainda hoje, um país com pouca população para a dimensão que o império na Ásia exigia e a distância e perdas de navios e homens na viagem não ajudavam).
Apesar de não se considerar esse intervalo de tempo na Aliança Luso-Britânica, ela não esteve em vigor entre 1580 e 1660 (apesar da independência da coroa espanhola se ter obtido em 1640, só com o casamento entre Carlos II de Inglaterra e Catarina de Bragança a Aliança voltou a estar ativa). Se assume que como a coroa portuguesa estava nas mãos de espanhóis, efetivamente a aliança com Portugal (independente) não se perdeu!
Parabéns pelo canal e pelos videos!! :)
Exactamente, esse período da dinastia Filipina, arrasta Portugal para as guerras espanholas.
O único problema é q se vc não assistir dublado, eles falam em inglês fingindo ser português. Seria um pouco melhor se usassem de fato o português de alguma forma.
Fiquei muito incomodado com isso! Acho que os norte americanos não tão afim de procurar atores que falem japonês e português 😅😂
Thiago, por favor, faça um vídeo sobre a série Spartacus apontando o que há de histórico e o que há de ficção, pra mim é uma das melhores séries de todos os tempos.
Thiago na primeira cena que aparece os samurais vendo o navio, tem vários samurais com mosquete. Acredito que a série não vai decepcionar não. Eu cheguei a ver a série de 1980 e a ambientação era fantástica, tem várias cenas que nem tradução do japonês tinha. Era muito bom