Esse título e o Thumbnail me lembraram a frase da peça Hermanoteu: "As Romanas não são o maior 'brinquedo' de Roma. Veja só essas beldades que acabaram de chegar de Campinas" kkkkkkkkkk
Em relação ao gládio tem um fato interessante porque o gládio podia ser arremessado também. Hoje em dia imaginamos muitas coisas, tipo: se os romanos enfrentassem os mogois, quem venceria? É difícil dizer, não é mesmo? Cada um tinha uma técnica diferente de combate e também armamento e armaduras de proteção. Lendo sobre os mongóis eu fiquei sabendo que eles usavam seda por baixo da armadura ou couraça, não sei. Pois bem essa seda evitava que a ponta da flexão penetrasse no corpo do guerreiro. Outra técnica era atirarem flexa montados no cavalo, surpreendendo o inimigo. Mas enfim a história da humanidade é repleta de guerras e combates. Pra quem gosta de armamento antigo é só pesquisar na internet. Em Roma tem lojas que vendem equipamento romano. Por exemplo o capacete de legionário eles chamam de Elmi Romani. Tem uma família de armeiros em Portugal que fabricam armas desde o ano de 1600 e fazem gládio, espadas da idade média etc.
Na joalheria os cabos de madeira dos buris e limas são colocados dessa maneira, porém o aço da área do cabo é esquentado e depois a madeira é colocada a quente e na martelada. Não sai de jeito nenhum.
O Gladius teve origem na Península Ibérica, era utilizado pelos povos Celtiberos. Antes do Gladius, os Romanos usavam a Xyphos, uma espada de origem Grega. Com a conquista da Gália, os romanos passaram a utilizar a Spatha, arma de origem Gaulesa, era mais longa que o Gladius.
se for para nós leigos se a palavra foi entendida de boa, mas como ele é da academia buscar sempre o mais tecnico é necessário, por exemplo geralmente leigos escrevem poleaxe, mas o mais tecnica for de escrever e interpretar a etimológia da palavra é pollax ou pollaxe
Thiago Tenho uma questão que realmente me tem deixado algo confuso. Não tem dúvida absolutamente nenhuma que o exército Romano era realmente muito poderoso e estrategicamente muito evoluído também, mas eu nunca vi nenhuma indicação do uso de arco e flecha por eles, tinham máquinas, usavam a gládio que na época seria fabricada com o melhor aço que existia, armaduras e os famosos escudos que tornavam a formação impenetrável mas arco e flecha eu realmente não vejo sendo muito utilizada por eles, o que é muito estranho porque era uma arma que já vinha sendo usada com sucesso séculos antes e que aliás, eles conheciam bem. Você tem alguma indicação sobre isso?
eu imagino que a exaltação é feita em cima de inovações, e talvez os romanos não tenham inovado nos arcos. provavelmente os arcos romanos eram tão eficientes quantos os gregos ou bretões da época. sei la.
Tinha sim vários arqueiros, porém eram em menor proporção q por exemplo em exércitos medievais, os arqueiros geralmente não usam a Lorica segmentada, eles usavam armaduras mais leves como couro e malha, o uso dos arqueiros dependia da legião e da batalha que iria ser travada, geralmente arqueiros eram auxiliares(soldados romanos de outras nações conquistadas/anexadas e/ou mercenários e voluntários de demais nações) enquanto os legionários(soldados romanos formados) eram cavaleiros e infantaria. Obs: os arquiros não tinham o mesmo peso na idade antiga do que na idade media devido as táticas militares e ao formato dos arcos, na idade antiga o foco em cavalaria e infantaria era muito maior, além de que as micro táticas(com pequenas/medias quantidades de soldados e em distâncias pequenas/medias, por isso os romanos dividiam a legião em centúrias e coortes pois depois de aplicar uma macro tática eles aplicavam durante a batalha micro táticas com as centúrias e coortes) eram bem mais usadas e mais complexas do que na idade media, onde o foco era muito maior na macro tática(táticas que se tratam do exercito todo, por exemplo onde será a batalha, a formação inicial, o tipo de terreno, etc), e por fim a inovação dos arcos, os arcos na idade media eram consideravelmente superiores(no quesito força, velocidade, distância e precisão) aos do mundo antigo, essa inovação começou por exemplo com os hunos(ancestrais dos mongóis) que começaram a usar o arco curvado e depois vieram o arco longo inglês e variados tipos de arcos por isso que passaram a ser mais usados também, hoje em dia(idade contemporânea) os arcos são absurdamente mais eficientes que os da idade media e idade antiga, são os arcos composto e hibrido(composto + curvado). Ou seja devido esses fatores q citei os romanos usavam sim arqueiros porém em menor proporção que os exércitos da idade media(isso era comum em outros exércitos do mundo antigo tbm, como bárbaros, gregos, cartaginenses e egípcios acho q alguns exércitos do mundo antigo que mais usavam arqueiros que os romanos eram os hunos e persas), alias podemos considerar que devido o uso do pillum era meio que compensado a curta distancia o menor uso dos arqueiros.
@@noruas-3945 só mais uma observação: as táticas militares da antiguidade dependiam mais das escaramuças (arremessar lanças) do que dos arqueiros, coisa que se inverteu na idade média. Cada soldado romano era armado com dois pilos, que eram arremessados a média e curta distância, e isso compensava a falta de arqueiros como vc disse.
Será que tem alguma parte desse podcast que ele fala do império mongol? Tô esperando esse corte haha. Se eu não me engano, o império mongol só não amassou o romano porque chegando perto de lá, os soldados parece que tinham pegado cólera ou algo assim.
Errado amigo, os mongois enfrentaram os romanos em seu momento mais fragil em mais de 1000 anos, com crise economica grave, exercito muito fraco, em guerra em varias partes de sua fronteira, e por icrivel que pareca das batalhas diretas que houveram entre hunos e romanos os romanos ganharam a maioria, inclusive a invasão mongol na Itália aconteceu pois após os romanos derrotarem atila e seu exercito eles ficaram para trás depois dos mongóis recuarem desesperados, e devido a maior mobilidade dos hunos com sua cavalaria eles conseguiram saquear algumas cidades de roma antes dos exercito romano retornar para defender, os historiadores consideram que as legiões romanas foram a maior maquina de guerra até a invenção da arma de fogo poís foram o exercito que estatisticamente mais foram eficientes e mais venceram batalhas na história do mundo antigo e até o fim da idade media, os romanos não só venceram a maioria das batalhas contra os hunos(que aliás não são os mongóis são os ancestrais deles) como também venceram as falanges macedônicas que por sua vez venceram as hordas indianas, algo que os mongóis nunca conseguiram fazer, ou seja os romanos não só derrotaram os hunos mesmo estando fracos e em decadência (pra se ter noção as legiões romanas no seculo IV d.c nem tinham 20% de legionários(soldados romanos fortemente treinados a maioria era mercenários(de outros países e que não tinham o grande treinamento dos legionários) e o resto era auxiliares(soldados romanos estrangeiros e menos treinados e menos armados) resumindo as legiões era nem 1/4 do que foram em seu auge) como derrotaram todos os exércitos mais eficientes do mundo antigo. Ah e após as derrotas contra Roma os hunos já estavam reduzidos e dispersos, e pouco tempo depois Atila Líder dos Hunos morreu(não se tem certeza o que causou sua morte) e isso causou o colapso do que restou do exercito huno sendo absorvido e/ou exterminado pelas demais tribos barbaras germânicas como a dos ostrogodos.
@@herusmedici4228 Aí é você já esta enfeitando as coisas, o Império Romano (na encarnação do "Império Bizantino") foi contemporâneo a Idade Média, e nesse período, em nada teve de "extremamente avançado" em relação aos Reinos ao derredor, esse centro passa a ser o mundo islâmico. E mesmo no auge do Império Romano, ao menos a dinastia Han, na China, demonstrava prosperidade tecnologica em escala muito próxima.
Meu querido vc poderia fazer algum video sobre a transicao da era dos egipcios que usavam bronze em suas armas e descobriram o uso do ferro...( ou aço) foram realmente os hititas que fizeram o primeiro uso? Pois tem um filme que retrata isso.
O Imperio Romano é comhecido por usar a GLADIUS. Porém há algum relato histórico ou a possibilidade de terem usado outras espadas ? Em especial a SPARTAN. Isso seria possível?
os romanos são anterior a o que seria "got" got tá mais pra o começo da idade média (depois dos romanos). e vikings tá correto, pq os romanos e vikings tinham equipamentos diferentes mesmo. outras estratégias.
Minha única dúvida a respeito desse gládio é: este parece ter sido lixado e polido por máquinas modernas, ná época não eram tão certinho assim? E a respeito do tamanho também acho que devia ter que ver com o alto preço do ferro (mineração, processamento e etc.) e a metalurgia da época não consegui produzir aço carbono mas sim um ferro com grande quantidade de carbono que o torna rígido e quebradiço.
A questão do tamanho era a o uso mesmo. Havia tribos e civilizações muito menos prósperas que Roma que ainda assim usavam espadas maiores, como é o caso dos celtas em geral. O trabalho de metal dos celtas no armamento era de alto nível. Creio que por ser uma peça com alta precisão histórica, as espadas da época devem ter sido iguais à do vídeo.
1:50 -1:57 ta mas pra mim reprodução de coisa antiga, o mínimo que você pode fazer é isso , isso dai não é um extra isso dai devia ser obrigatório não faz sentido se não for desse jeito.
O pilum e o gladius romano eram as armas icónicas dos romanos baseadas nas armas da península ibérica o seliferum e a espada hispânica que chamavam (hispãnia ) a zona que é a peninsula ibérica, tanto que os romanos chamavam " Gladius Hispanienses"
Meu sonho é ter uma coleção de armas históricas feitas por cuteleiros óbvio pq peças arqueológicas reais devem ser o preço de um avião kkk tipo um museuzinho com desigsn de armas históricas, desde da idade antiga até a o final da idade media dos principais povos
Essa arma do mangual ela na verdade nem sequer existiu, tem ilustrações dela em tapeçarias mas existem também várias armas que não existem que só foram ilustradas para decorar, o máximo que tem são manuais mas nunca saiu do papel em si, porque é uma arma meio inútil e mal planejada.
Acho lamentável um latino-americano usual saber muito mais sobre os romanos, gregos e egípcios do que sobre astecas, incas e maias, tenho descendência boliviana por parte de mãe, e ver que todo mundo sabe quem foram os romanos, e poucos sabem que foram incas, astecas e similares.
"Guilherme", o império romano... "Guilherme", o império romano... "Guilherme", o império romano... "Guilherme", o império romano... "Guilherme", o império romano... "Guilherme", o império romano... :v :v :v
O mais interessante do método de combate romano é que era para qualquer pé de chinelo quebrar um exército de guerreiros treinados e desorganizados. Se fosse fazer um paralelo com os samurais por exemplo, enquanto um ficava desde a infância melhorando suas técnicas, tinha que vir de famílias de mais alto nível, usava armaduras e armas da mais alta qualidade possível por eles o outro era pego em uma vila qualquer e em 6 meses estaria pronto e perigoso para uma batalha.
Foi uma honra imensa ter feito essa gládio para o Thiago Braga!
Poste mais reproduções históricas no seu canal, achei demais as que estou vendo lá. Parabéns pelo trabalho !!
Parabéns pela obra de arte maninho
Parabéns! Linda arma! Vou te seguir, posta mais do seu trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
E qual o valor de uma dessas? 🤔🤔🤔
Parabéns mano
O reflexo da mesa na lâmina deu um efeito legal
isso é efeito de droga
São as jóias do infinito 😁
Esse título e o Thumbnail me lembraram a frase da peça Hermanoteu: "As Romanas não são o maior 'brinquedo' de Roma. Veja só essas beldades que acabaram de chegar de Campinas" kkkkkkkkkk
Fantástico, gostaria de ver mais esse rapaz ai, acho que ele vai ficar famoso mais do que já está, falando sobre os mitos da história.
Ele tem 2 canais sensacionais que falam sobre tudo isso com humor, o imperios AD é o mais famoso
Em relação ao gládio tem um fato interessante porque o gládio podia ser arremessado também. Hoje em dia imaginamos muitas coisas, tipo: se os romanos enfrentassem os mogois, quem venceria? É difícil dizer, não é mesmo? Cada um tinha uma técnica diferente de combate e também armamento e armaduras de proteção. Lendo sobre os mongóis eu fiquei sabendo que eles usavam seda por baixo da armadura ou couraça, não sei. Pois bem essa seda evitava que a ponta da flexão penetrasse no corpo do guerreiro. Outra técnica era atirarem flexa montados no cavalo, surpreendendo o inimigo. Mas enfim a história da humanidade é repleta de guerras e combates. Pra quem gosta de armamento antigo é só pesquisar na internet. Em Roma tem lojas que vendem equipamento romano. Por exemplo o capacete de legionário eles chamam de Elmi Romani. Tem uma família de armeiros em Portugal que fabricam armas desde o ano de 1600 e fazem gládio, espadas da idade média etc.
Valeu!
Como thiago tem oratória boa , consegue te fazer ficar horas ouvindo sem enjoar
Na joalheria os cabos de madeira dos buris e limas são colocados dessa maneira, porém o aço da área do cabo é esquentado e depois a madeira é colocada a quente e na martelada. Não sai de jeito nenhum.
O Gladius teve origem na Península Ibérica, era utilizado pelos povos Celtiberos. Antes do Gladius, os Romanos usavam a Xyphos, uma espada de origem Grega. Com a conquista da Gália, os romanos passaram a utilizar a Spatha, arma de origem Gaulesa, era mais longa que o Gladius.
Pensei melhor e estou errado. Deus abençoe a todos e muito obrigado por iluminarem minha consciência 🙏🏻
Jesus te ama cara...relaxa
@@paulovieira9646 você é um homem de luz
se for para nós leigos se a palavra foi entendida de boa, mas como ele é da academia buscar sempre o mais tecnico é necessário, por exemplo geralmente leigos escrevem poleaxe, mas o mais tecnica for de escrever e interpretar a etimológia da palavra é pollax ou pollaxe
Verdade.... Foi vc quem estudou, não ele. 👍
Thiago com esse sobrenome de Braga.. não tem como esconde como ele é fã de Portugal antigo hehehehe
Ele deve amar as histórias romanas da luta pela Lusitânia e sobre a Hispânia.
Muito bom
Thiago
Tenho uma questão que realmente me tem deixado algo confuso.
Não tem dúvida absolutamente nenhuma que o exército Romano era realmente muito poderoso e estrategicamente muito evoluído também, mas eu nunca vi nenhuma indicação do uso de arco e flecha por eles, tinham máquinas, usavam a gládio que na época seria fabricada com o melhor aço que existia, armaduras e os famosos escudos que tornavam a formação impenetrável mas arco e flecha eu realmente não vejo sendo muito utilizada por eles, o que é muito estranho porque era uma arma que já vinha sendo usada com sucesso séculos antes e que aliás, eles conheciam bem.
Você tem alguma indicação sobre isso?
eu imagino que a exaltação é feita em cima de inovações, e talvez os romanos não tenham inovado nos arcos. provavelmente os arcos romanos eram tão eficientes quantos os gregos ou bretões da época. sei la.
Tinha sim vários arqueiros, porém eram em menor proporção q por exemplo em exércitos medievais, os arqueiros geralmente não usam a Lorica segmentada, eles usavam armaduras mais leves como couro e malha, o uso dos arqueiros dependia da legião e da batalha que iria ser travada, geralmente arqueiros eram auxiliares(soldados romanos de outras nações conquistadas/anexadas e/ou mercenários e voluntários de demais nações) enquanto os legionários(soldados romanos formados) eram cavaleiros e infantaria. Obs: os arquiros não tinham o mesmo peso na idade antiga do que na idade media devido as táticas militares e ao formato dos arcos, na idade antiga o foco em cavalaria e infantaria era muito maior, além de que as micro táticas(com pequenas/medias quantidades de soldados e em distâncias pequenas/medias, por isso os romanos dividiam a legião em centúrias e coortes pois depois de aplicar uma macro tática eles aplicavam durante a batalha micro táticas com as centúrias e coortes) eram bem mais usadas e mais complexas do que na idade media, onde o foco era muito maior na macro tática(táticas que se tratam do exercito todo, por exemplo onde será a batalha, a formação inicial, o tipo de terreno, etc), e por fim a inovação dos arcos, os arcos na idade media eram consideravelmente superiores(no quesito força, velocidade, distância e precisão) aos do mundo antigo, essa inovação começou por exemplo com os hunos(ancestrais dos mongóis) que começaram a usar o arco curvado e depois vieram o arco longo inglês e variados tipos de arcos por isso que passaram a ser mais usados também, hoje em dia(idade contemporânea) os arcos são absurdamente mais eficientes que os da idade media e idade antiga, são os arcos composto e hibrido(composto + curvado). Ou seja devido esses fatores q citei os romanos usavam sim arqueiros porém em menor proporção que os exércitos da idade media(isso era comum em outros exércitos do mundo antigo tbm, como bárbaros, gregos, cartaginenses e egípcios acho q alguns exércitos do mundo antigo que mais usavam arqueiros que os romanos eram os hunos e persas), alias podemos considerar que devido o uso do pillum era meio que compensado a curta distancia o menor uso dos arqueiros.
@@noruas-3945 só mais uma observação: as táticas militares da antiguidade dependiam mais das escaramuças (arremessar lanças) do que dos arqueiros, coisa que se inverteu na idade média.
Cada soldado romano era armado com dois pilos, que eram arremessados a média e curta distância, e isso compensava a falta de arqueiros como vc disse.
Impressionante como a maioria das pessoas entendem tão pouco de aço armas e etc...
Estou com 40 horas em Kingdom Come Deliverance por indicação deste mestre aí. Jogo de 2018 ainda incrível em 2022.
O Thiago sem óculos fica esquisitasso
Nossa, que professor excelente!!!! Além de gatinho!!
Um jogo que tem todas essas armas e mais, é Shadow of Rome de PS2 um jogo muito bom sobre o império Romano.⚔️⚔️⚔️
Jogo que merecia muito mais sucesso. Joguei muitas vezes
@@Fairplayyyy talvez seja o melhor jogo de império Romano já feito.
Qual era o material mesmo das flechas?
Pontas de aço ou outro metal com madeira na haste... toda no metal... toda na madeira? (falo do Império Romano)
Ótimo vídeo
3:04 " cê não ia poder pegar no gládio, cê não ia poder sentir o gládio" lá ele Thiago braga LÁ ELEEEE kkkkkkkk
Como cansa ouvir uma entrevista com Vilela. Entrevistado show, mas ele atrapalha muito
Será que tem alguma parte desse podcast que ele fala do império mongol? Tô esperando esse corte haha. Se eu não me engano, o império mongol só não amassou o romano porque chegando perto de lá, os soldados parece que tinham pegado cólera ou algo assim.
O império mongol surgiu uns 600 ou 700 anos dps da queda do império romano do ocidente.
E é impossível saber, os Romanos eram extremamente avançados em relação aos mongóis e a qualquer outro reino da idade média.
Errado amigo, os mongois enfrentaram os romanos em seu momento mais fragil em mais de 1000 anos, com crise economica grave, exercito muito fraco, em guerra em varias partes de sua fronteira, e por icrivel que pareca das batalhas diretas que houveram entre hunos e romanos os romanos ganharam a maioria, inclusive a invasão mongol na Itália aconteceu pois após os romanos derrotarem atila e seu exercito eles ficaram para trás depois dos mongóis recuarem desesperados, e devido a maior mobilidade dos hunos com sua cavalaria eles conseguiram saquear algumas cidades de roma antes dos exercito romano retornar para defender, os historiadores consideram que as legiões romanas foram a maior maquina de guerra até a invenção da arma de fogo poís foram o exercito que estatisticamente mais foram eficientes e mais venceram batalhas na história do mundo antigo e até o fim da idade media, os romanos não só venceram a maioria das batalhas contra os hunos(que aliás não são os mongóis são os ancestrais deles) como também venceram as falanges macedônicas que por sua vez venceram as hordas indianas, algo que os mongóis nunca conseguiram fazer, ou seja os romanos não só derrotaram os hunos mesmo estando fracos e em decadência (pra se ter noção as legiões romanas no seculo IV d.c nem tinham 20% de legionários(soldados romanos fortemente treinados a maioria era mercenários(de outros países e que não tinham o grande treinamento dos legionários) e o resto era auxiliares(soldados romanos estrangeiros e menos treinados e menos armados) resumindo as legiões era nem 1/4 do que foram em seu auge) como derrotaram todos os exércitos mais eficientes do mundo antigo. Ah e após as derrotas contra Roma os hunos já estavam reduzidos e dispersos, e pouco tempo depois Atila Líder dos Hunos morreu(não se tem certeza o que causou sua morte) e isso causou o colapso do que restou do exercito huno sendo absorvido e/ou exterminado pelas demais tribos barbaras germânicas como a dos ostrogodos.
Só olhar o canal dele. Tem sobre centenas de batalhas
@@herusmedici4228
Aí é você já esta enfeitando as coisas, o Império Romano (na encarnação do "Império Bizantino") foi contemporâneo a Idade Média, e nesse período, em nada teve de "extremamente avançado" em relação aos Reinos ao derredor, esse centro passa a ser o mundo islâmico.
E mesmo no auge do Império Romano, ao menos a dinastia Han, na China, demonstrava prosperidade tecnologica em escala muito próxima.
O dodecaedro romano que arqueólogos encontraram, até hoje não se sabe qual era a sua utilização
Arqueiros eram os snipers da época.
E o escorpião que era uma quase metralhadora de lanças.
Qual a melhor arma para romper uma armadura romana ou uma armadura medieval?
Não interrompa tanto
a melhor foi a flecha de fogo
Boa
Só uma observação...
As flexas tinham > ponta metalicas< e quando lançadas para cima caem com a ponta para baixo sim...
Ñ caeem planando como o dito😉
Depende
Meu querido vc poderia fazer algum video sobre a transicao da era dos egipcios que usavam bronze em suas armas e descobriram o uso do ferro...( ou aço) foram realmente os hititas que fizeram o primeiro uso? Pois tem um filme que retrata isso.
O Imperio Romano é comhecido por usar a GLADIUS. Porém há algum relato histórico ou a possibilidade de terem usado outras espadas ? Em especial a SPARTAN. Isso seria possível?
Só vô fala uma coisa. Tome total war 2 triario, hastati, príncipes, equipes, onagros, balistas
Meu amigo história é muito foda muito tema o cara fica preso no vídeo se o historiador saber contar a história
Melhor arma do imperio Romano era a formação compacta somada a um equipamento adequado e um treinamento foda)
Interessante, fui tapeado em vikings e Got 🤡 kkkk
os romanos são anterior a o que seria "got" got tá mais pra o começo da idade média (depois dos romanos). e vikings tá correto, pq os romanos e vikings tinham equipamentos diferentes mesmo. outras estratégias.
Convidado excelente; o entrevistador nem tanto.
Dado Dolabella no podcast do João Gordo
Minha única dúvida a respeito desse gládio é: este parece ter sido lixado e polido por máquinas modernas, ná época não eram tão certinho assim? E a respeito do tamanho também acho que devia ter que ver com o alto preço do ferro (mineração, processamento e etc.) e a metalurgia da época não consegui produzir aço carbono mas sim um ferro com grande quantidade de carbono que o torna rígido e quebradiço.
A questão do tamanho era a o uso mesmo. Havia tribos e civilizações muito menos prósperas que Roma que ainda assim usavam espadas maiores, como é o caso dos celtas em geral. O trabalho de metal dos celtas no armamento era de alto nível.
Creio que por ser uma peça com alta precisão histórica, as espadas da época devem ter sido iguais à do vídeo.
"Arcos são as armas dos covardes", Conan da Ciméria.
1:50 -1:57 ta mas pra mim reprodução de coisa antiga, o mínimo que você pode fazer é isso , isso dai não é um extra isso dai devia ser obrigatório não faz sentido se não for desse jeito.
O pilum e o gladius romano eram as armas icónicas dos romanos baseadas nas armas da península ibérica o seliferum e a espada hispânica que chamavam (hispãnia ) a zona que é a peninsula ibérica, tanto que os romanos chamavam " Gladius Hispanienses"
Pensei q ele fosse falar do "Fogo Grego" da MORTE! Hehehe.
E de seu uso no Lança-chamas Medieval... Kkkk.
O mandíbula foi mandado embora?
Meu sonho é ter uma coleção de armas históricas feitas por cuteleiros óbvio pq peças arqueológicas reais devem ser o preço de um avião kkk tipo um museuzinho com desigsn de armas históricas, desde da idade antiga até a o final da idade media dos principais povos
Essa arma do mangual ela na verdade nem sequer existiu, tem ilustrações dela em tapeçarias mas existem também várias armas que não existem que só foram ilustradas para decorar, o máximo que tem são manuais mas nunca saiu do papel em si, porque é uma arma meio inútil e mal planejada.
Acho lamentável um latino-americano usual saber muito mais sobre os romanos, gregos e egípcios do que sobre astecas, incas e maias, tenho descendência boliviana por parte de mãe, e ver que todo mundo sabe quem foram os romanos, e poucos sabem que foram incas, astecas e similares.
AVE ROMA🇮🇹
🤢🤢🤢🤮
@@guilhermesantos1392 Chora.
Roma Victor!
Vilela é mal educado demais
"Guilherme", o império romano...
"Guilherme", o império romano...
"Guilherme", o império romano...
"Guilherme", o império romano...
"Guilherme", o império romano...
"Guilherme", o império romano...
:v :v :v
natural, já que é o assunto do vídeo...
@@samuellima8494 vc não entendeu.
O nome do dono do canal É ROGÉRIO.
Quem me chama?
O mais interessante do método de combate romano é que era para qualquer pé de chinelo quebrar um exército de guerreiros treinados e desorganizados. Se fosse fazer um paralelo com os samurais por exemplo, enquanto um ficava desde a infância melhorando suas técnicas, tinha que vir de famílias de mais alto nível, usava armaduras e armas da mais alta qualidade possível por eles o outro era pego em uma vila qualquer e em 6 meses estaria pronto e perigoso para uma batalha.
Batman é o melhor o resto é cascata 🤫😏😁😁🦇