Bárbara Félix Vieira analisa a litigância predatória e a linha tênue entre boa e má advocacia

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • Inscreva-se no nosso canal: / tvmigalhas
    👉 Conecte-se ao Migalhas!
    ► www.migalhas.c...
    Facebook / portalmigalhas
    Twitter / portalmigalhas
    Instagram / portalmigalhas
    LinkedIn / migalhas
    Telegram t.me/portalmig...
    WhatsApp s.migalhas.com...

Комментарии • 15

  • @arthurcosta2987
    @arthurcosta2987 Месяц назад

    👏👏👏👏👏

  • @fernandosignorelli
    @fernandosignorelli Месяц назад +4

    Interessante que escritorios como o dela, que tem mais de 100.000 ações, constantemente fazem defesas ultra genéricas, desprovida de qualquer documento e com diversos fatos falsos sobre como a contratacao do servico foi feito. No entanto, eles defendem grandes empresas, logo, não sao predadores, mas os advogados que tem miseras 500 ações sobre um tema, seguindo o que qualquer coach juridico fala sobre nixo de sustentação, esse é predador quando faz uma inical genérica e com poucos documentos.

  • @ismaelcunha9354
    @ismaelcunha9354 Месяц назад +1

    Muito bem, dra.

  • @manzisantos
    @manzisantos Месяц назад +2

    Excelente, Dra. Tenho insistido na condenação solidaria do patrono em multa por litigância de má-fé/lide temerária, e venho encontrando resistência dos magistrados, têm reclamado da conivência da OAB, porque encaminham muitos ofícios para apuração e penalização, mas esses maus advogados continuam atuando. As multas aplicadas somente aos autores não atingem o principal responsável: o mau advogado.

    • @fernandosignorelli
      @fernandosignorelli Месяц назад +2

      Olá doutor. E se o cliente que mentiu para o advogado, como fica?
      Acho que o advogado teria, no mínimo, direito de defesa, não? Mas fazer isso no próprio processo seria quase impossível. Se o STJ, por exemplo, resolver aplicar a multa, como o advogado provaria que o documento falso foi enviado pelo cliente? Deveria ele juntar as conversas, que são por lei sigilososas, nos autos? O STJ faria, então, a análise diretamente de tais documentos? O seu pensamento tem lógica, mas não considera que vivemos no Brasil, país onde um ministro do supremo escreveu um livro chamado "Porque tenho medo dos juízes?". Ainda, defesas genéricas de grandes escritórios de massa, como o da advogada do vídeo, também deveriam acarretar multas para ela? O correto, parece-me é que, havendo conduta reiterada de apresentação de documento falso por um mesmo advogado, por exemplo, deveria se abrir uma investigação contra ele e depois um processo cível e ou criminal, se o caso.

    • @manzisantos
      @manzisantos Месяц назад

      @@fernandosignorelli os casos que me refiro, desse mesmo advogado, deixam claro que a mentira não é do cliente. Por isso venho insistindo nessa tese. Não é plausível que centenas (sem nenhum exagero) contem a mesma mentira ao mesmo advogado.

    • @fernandosignorelli
      @fernandosignorelli Месяц назад

      @@manzisantos trabalho com consumidor e, por isso, tenho vários clientes vítimas de advogados predadores. É interessante que a maioria caiu no golpe desses advogados vindos da propaganda de "Baixe sua prestação em 80%" no Datena. As promessas feitas são irreais e eu as tenho gravadas. Já enviei para a equipe do Datena, mas eles continuam fazendo a propaganda. Tire disso sua próprias conclusões. Mas dá para imaginar que pessoas de alto calibre estão envolvidas, não acha? No fim, quem vai sofre são advogados que só estão fazendo o seu trabalho. Pois os verdadeiros predadores não atuam sozinhos. Obviamente não direi o que penso, já que aqui no Brasil qualquer acusação gera condenação.

  • @ProcuradorWell
    @ProcuradorWell Месяц назад +3

    É a chamada “sham litigation”, nos EUA. Existem já posicionamentos (e recentes) das cortes superiores a esse respeito, como no STJ. Geralmente, a opção é a multa por litigância de má-fé mesmo.

    • @manzisantos
      @manzisantos Месяц назад

      O problema é que as multas estao sendo aplicadas somente à parte, que so aumenta seu prejuizo, enquanto o maior responsavel, seu mau advogado, continua ileso. Venho brigando pela condenação solidária

    • @ProcuradorWell
      @ProcuradorWell Месяц назад +1

      @@manzisantos o colega não deve lograr êxito enquanto vigorar o artigo 79 do CPC, que não inclui os advogados. A aplicação correta da norma, a meu ver, deve seguir, por analogia, a mesma que é dada aos casos de atos atentatórios à dignidade da justiça, que exclui os advogados das multas e delega a punição às entidades de fiscalização profissional. Embora eu entenda perfeitamente - e até concorde ideologicamente - com o seu posicionamento.

    • @Death2208Note
      @Death2208Note Месяц назад +1

      @@manzisantos tem que ser aplicado ao péssimo advogado. Mas nenhum vai se prontificar a pagar. Mas quando é para o pagamento de honorários, vixi.

  • @Death2208Note
    @Death2208Note Месяц назад +4

    Lule - 200+ recursos (um inocente e que deve ser ouvido)
    Silveira - 10 recursos (falastrão e litigante, multa milionária, inclusive com arresto de bens e contas da esposa).
    Vamos acreditar que no Brasil há sim justiça.

    • @ribbas5240
      @ribbas5240 Месяц назад

      Tu sofre de alguma demência?

  • @elianelima7425
    @elianelima7425 Месяц назад

    9👏🏻👏🏻9

  • @NelsonSilva-ui7zo
    @NelsonSilva-ui7zo Месяц назад +3

    Chora gadaiada, seu mito na cadeia, 1000 anos de cadeia a Bolsonaro