Automóveis Portugueses: Dima
HTML-код
- Опубликовано: 6 ноя 2024
- O sexto episódio da série "Automóveis Portugueses" aborda o Dima, um dos grandes desportivos nacionais da década de 50.
A Dima foi uma das mais importantes marcas de competição que nasceram em Portugal no pós-guerra. Surgiu em 1951, sob o impulso de um catalão radicado no Porto chamado Dionísio Mateu, primeiro como Dima e mais tarde com a designação DM, para evitar confusão com o modelo Dyna da Panhard.
A marca portuguesa foi extremamente versátil, tendo produzido sete carroçarias diferentes ao longo dos seus mais de quatro anos de vida, que permitiram a vários pilotos exibir os seus dotes, em particular nas provas disputadas no norte do país.
Subscreva o canal do Jornal dos Clássicos para não perder nenhum dos seis episódios desta série.
Eu tenho 24 anos, um apaixonado por automóveis, e não sabia que existia Marcas Portuguesas, talvez seja erro meu ou talvez por ignorância nunca procurei, é ótimo saber que nós Portugueses também temos as nossas máquinas. Aqui está uma História que realmente prova que o automóvel é muito mais que um Automóvel é um estilo de vida, uma história, e cada carro é um carro cada um com as suas memórias tristes ou alegres, a verdade é que a cada vez que ligo o motor de cada um deles eu lembro me tudo o que passei dentro deles. São nossos companheiros cada um com a sua identidade e estilo. Muito obrigado pelo vídeo e um abraço a todos aproveitem cada segundo a fundo ou devagar.
Afinal esta patologia dos carros não é só minha, e há quem sofra ainda mais! Parabéns, óptima história, bom ver automóveis a serem preservados!
Esta série tem muita qualidade, parabéns por esta incrível ideia!
Grandes donos, merecem conduzir este exemplar ...
👌obrigado mais uma vez pela a partilha! Espero que ainda venham ainda mais!👍
Fantástico!
Contagiante a felicidade de possuir esta verdadeira raridade!
É bom saber que fica muito bem entregue.
Espetacular,tanto o carro como os donos!Parabéns!
Parabéns aos donos,muito simpáticos.
Bonito documentário.
Parabéns à Margarida e ao Pedro, pelo bom gosto, pela dedicação, pela paixão aos Clássicos e pelas lindas palavras.
Felicidades, grande história grande carro e donos simpáticos, abraço
linda historia.. espero m cruzar com o dima para o ver na realidade :)
Adorei este episódio, muitos parabéns a Margarida e ao Pedro, nota-se que esta paixão pelos automóveis é genuína e pura... O carro é fantástico, tenho só uma dúvida, reparei que nas fotos o carro em corrida era um pouco diferente, bastante similar ao Cisitalia, mas hoje em dia a "carcaça" ou seja, a carroceria é diferente, nota-se que foi mais tarde alterada, a minha pergunta é se foi feito na altura depois da competição para poder circular na via pública? Para mim está mais giro assim! Assim por alto noto que foram adicionados os faróis frontais, o vidro frontal é diferente e foi retirada a entrada de ar a meio do capot!
Obrigada pelo comentário. Realmente esta paixão pelos automóveis está muito presente nas nossas vidas e adoramos.
Vendo novamente o episódio pode não ter ficado bem explícito a questão da carroçaria. As primeiras carroçarias dos Dima foram inspiradas no Cisitalia 204A mas felizmente foram construídas, no total, 7 carroçarias, inclusive um coupê. Quando este chassis em particular teve o acidente no Circuito da Boavista, voltou a aparecer com este novo 'look', tlvz por não acharem que valesse a pena recuperar a acidentada. Existem portanto registos do mesmo carro a correr com as duas carroçarias, a primeira parecida ao Cisitalia e esta.
@ obrigado, fiquei esclarecidissimo! E mais uma vez muitos parabéns!
Excelente.
Parabéns aos dois, grande inveja!
Deixem de ser mesquinhas e de falar desta ou daquela cidade... se faz favor...