"Brasil", "Ideologia", "O tempo não pára", "Que país é este", "Teatro dos vampiros", são obras atemporais. Não se esgotaram com o passar dos anos. Ainda fotografam o nosso tempo.
O Cazuza era uma síntese do que ele criticava... um moleque riquinho, mimado e mal-educado, que não tinha limites e não se importava em passar bons exemplos para a geração que o seguia. Vi ele andando de carro (acho que um bugre) em Ipanema, tomando cerveja, fumando maconha, gritando e jogando latinha vazia pra fora do carro. Sem dúvidas era um ótimo letrista, mas nunca foi um bom intérprete ou cantor... Deixou grandes músicas o que mostra que temos que saber sempre dividir a obra do autor ou intérprete!
“A crise na educação do Brasil não é uma crise, é um projeto" - Darcy Ribeiro Está frase sintetiza a realidade brasileira (ontem e hoje) ao qual Cazuza enxergou também O único caminho para salvar as novas gerações é pela educação
Aí você chega no ensino médio e o teu professor de história te ensina que o empresário é em vilão, que o comunismo é maravilhoso e que o Che Guevara é um super-herói revolucionário 🥲 De fato, Darcy Ribeiro estava certo(a).
@@emanuelesloboda9782 Não Só Stalin. Ensinam que Lampião (o cangaceiro) era um herói vitimizado do Sertão, quando na verdade ele era um estuprador (ele e seus cangaceiros estupravam mulheres sistematicamente), ladrão e assassino sádico. Ensinam que Che Guevara, os líderes comunistas da China... todos eram santos heróis revolucionários. E o pior é saber que nossos "educadores" e formadores de opinião propagam e ensinam essas coisas aos nossos filhos!
@@ewertonsaavedra9393Dependendo do empresário, é vilão sim. Mas o problema é essa liberalização total das drogas que pregam e Estado minimo. O resultado é a ascensão do narcotrafico (graças ao jaba de alguns empresarios ou banqueiros) e o empobrecimento dos trabalhadores.
Tivemos uma safra boa de compositores e bandas, uma inveja criativa incentivou o Cazuza a fazer uma das músicas mais icônicas do país, junto com Que país é esse. Sensacional 👏
Realmente, uma das melhores safras pq o meio artístico não era afinada com o governo, hj eles são, não só afinados, como patrocinados, então evitam fazer críticas pra não perder o patrocínio, ou melhor, a boquinha...
Uma letra igual a Brasil e Perfeição nunca mais,críticas contundentes e que infelizmente retratam a sociedade brasileira desde sempre... Cazuza,Renato Russo,Humberto Gessinger,para citar apenas alguns,sempre tiveram sensibilidade e inteligência em suas letras e criações,parabéns Júlio pela explanação dessa obra do Cazuza.
Eu era adolescente quando Cazuza lançou essa música, hj tenho 45 anos, e imagino o q Cazuza não iria escrever diante da situação do Brasil nos dias atuais.
Cazuza começou a escrever o que era chamado de musica de protesto. Esse termo era dos anos 1960, mas ainda era usado. A musica Pra Nao Dizer que Nao Falei das Flores, do Vandré, é um grande exemplo. Falava da ditadura no pior momento, 1968 em diante. Cazuza era um grande poeta e esse apelido cabia a ele como uma luva. Um genio intuitivo. Renato Russo ajudou a ascender isso no rock nacional em 1985, no sucesso que aquele LP fez na crítica. Influenciou quem era musico profissional e os amadores. Todo mundo escrevia musica falando das coisas. Vamos dizer que Renato Russo de uma aula já nos primeiros anos, pois nao criticava só o governo, mas a nós mesmos.
Parabéns pelo vídeo, sou de 71, então vivi tudo isso, tinha 17 anos quando a música foi lançada. Infelizmente ela anda é atual, até hoje nosso país é dominado praticamente pela mesma corja de bandidos.
Não só a música, mas também as posições políticas do Cazuza continuam super atuais. Só a educação pode mudar o país. Por isso governos fascistas sempre atacam a educação...
Essa letra é muito foda. 🔥👊🏿 Na minha juventude eu não sacava das músicas de protesto (morando no interior do Nordeste não tínhamos muitas informações), e ouvindo as músicas que o meu pai ouvia, com o tempo passei a entender. Viva Cazuza! ❤️🙌🏿
Primeiro video que vejo e ja gostei do canal. Português impecavel, conteudo de qualidade e historias interessantes! Parabéns pelo conteudo!! (P.S.: desculpe a fatla de acentos, meu teclado nao tem :/) Agora faz sentido o porquê a novela chamava Vale Tudo!!! Cazuza estava é certissimo, so a educaçao pode salvar esse pais!
Brasil me marcou porque eu era criança e a música tocava na abertura da novela Vale Tudo, na voz de Gal Costa. A novela era essa crítica também, a todo contexto político, social e econômico. A memória afetiva marca muito.
Primeiramente, venho parabenizar á você Júlio pelo seu Excelente trabalho! Contando a história de grandes nomes, de grandes bandas, dessa época, que talvez tenha sido o áuge da música Brasileira. Obrigado por trazer conhecimento e informação sobre esse péríodo de Ouro da Música Brasileira p as novas gerações.E ótimas recordações, p nós que vivenciamos tudo isso! E finalizar dizendo que nossos artistas independente de quem seja, deveriam ser mais reconhecidos e valorizados. Parabéns, e muito obrigado. Boa noite!
Parabéns pelo trabalho, muita pesquisa e qualidade de produção, meu primo me indicou hoje e fiquei impressionado com o seu trabalho .. sucesso! e viva o rock nacional!!!
Essa música tá tão atual quanto foi no passado! É uma música q nos faz refletir sobre como está nosso país nos dias atuais é nos ajuda a ter um pensamento mais crítico em relação ao Brasil.
Composições de mais de três décadas compatíveis com o cenário atual. Sinal de poucos avanços no país. Uma pena. Renato Russo e Cazuza brilhantes e atemporais. Curto muito o seu trabalho, Júlio! Parabéns!
Uma música de 35 Anos, tão atual quanto, assim como Admirável Gado novo caminhando para 50 Anos.. e Que País é esse com 45 Anos, essas 3 músicas nunca foram tão atuais. São obras Primas.. entretanto ao reparar que nada mudou e nem irá mudar.. bate uma tristeza tão grande..
uma curiosidade interessante é que o George Israel ficou com o original da letra manuscrita pelo cazuza e presenteou o Sergio Groismam com ela em uma edição do programa dele na globo
Júlio eu gostaria muito de saber a história da música Alvorada Voraz do RPM. Também aborda a situação brasileira da época e como Brasil e Que País é Esse tbm é atemporal!
Júlio você me faz lembrar de boa parte da minha vida.... passei por essas épocas históricas tao importante para nós todos... que saudade da minha adolescência rebelde. Onde primeiro amor platônico foi cazuza... e meu eterno amor pela legião urbana.... legião foi tudo pra mim... mais cazuza me ensinou os loucos sentimentos da vida....
Eu me lembro de poucos vídeos de 10 minutos, que são tão completos, tão didáticos e com tantas perspectivas!!!! MT obrigada por isso vou até me inscrever
Morri de rir com o nome do personagem do filme; Pedro Prado era o nome do Peter Parker aqui no Brasil e também o nome de um poeta chileno se não me engano.
Assim como que pais é esse, Brasil continua sendo muito atual. Recentemente, voltou aos palcos a peça "Cazas de Cazuza" que tem essa música como um dos temas. E muita gente que foi assistir diz tudo continua muito atual.
Que País é este? Brasil e Perfeição são as três maiores canções de protesto de todos os tempos, pois elas continuam (e continuarão sendo) bastante atuais.
Nem parece que alguém que já se foi a tanto tempo pudesse descrever tão bem a situação atual... Diferença que antes tinha Cazuza, Renato... Hoje só sobrou o tik tok mesmo...
Mas vamos lá então: A música Brasil não tem SÓ 3 ACORDES, ENTRA UM 4º no Prelúdio, pra quem não sabe o que é isso, é aquela parte 'diferente' dessa canção que é cantado o seguinte verso: "Grande pátria desimportante, em nem um inst..." Só encrencando com a narrativa mesmo hehehe É uma questão técnica da harmonia, só uma curiosidade. Adorei a ideia deles, toda a conduta ativista do Cazuza sustentando sua postura e seus atos e não sabia de toda história. Valeu Júlio, muito obrigado pelo resgate de tudo isso, por compartilhar e documentar tão bem. Agradeço como brasileiro, músico e ser humano!
É uma pena que as atuais gerações, mais especificamente dos anos 90 em diante, fiquem felizes ouvindo essa MPB atual! As letras não dizem mais nada, as melodias são pobres, enfim a música nacional sente falta de mestres como Renato Russo e Cazuza!
"Brasil", "Ideologia", "O tempo não pára", "Que país é este", "Teatro dos vampiros", são obras atemporais. Não se esgotaram com o passar dos anos. Ainda fotografam o nosso tempo.
Acrescento a essa lista Perfeição, da Legião Urbana.
Acrescento a essa lista, a música "Não é nossa culpa" da Plebe Rude.
Faltou BURGUESIA CAZUZA. Da um tapa na BURGUESIA brasileira.
Inflação que passava dos 100% e tiozinho hoje em dia vem com papo de "os anos 80 eram maravilhosos e tudo ia bem"
O Cazuza era uma síntese do que ele criticava... um moleque riquinho, mimado e mal-educado, que não tinha limites e não se importava em passar bons exemplos para a geração que o seguia. Vi ele andando de carro (acho que um bugre) em Ipanema, tomando cerveja, fumando maconha, gritando e jogando latinha vazia pra fora do carro. Sem dúvidas era um ótimo letrista, mas nunca foi um bom intérprete ou cantor... Deixou grandes músicas o que mostra que temos que saber sempre dividir a obra do autor ou intérprete!
“A crise na educação do Brasil não é uma crise, é um projeto" - Darcy Ribeiro
Está frase sintetiza a realidade brasileira (ontem e hoje) ao qual Cazuza enxergou também
O único caminho para salvar as novas gerações é pela educação
Aí você chega no ensino médio e o teu professor de história te ensina que o empresário é em vilão, que o comunismo é maravilhoso e que o Che Guevara é um super-herói revolucionário 🥲 De fato, Darcy Ribeiro estava certo(a).
@@ewertonsaavedra9393 seu comentário prova que o problema é a educação, você por acaso sabe quem foi O Darcy Ribeiro?
@@ewertonsaavedra9393Faltou citar que estão ensinando aos jovens que Stálin era bonzinho.
@@emanuelesloboda9782 Não Só Stalin. Ensinam que Lampião (o cangaceiro) era um herói vitimizado do Sertão, quando na verdade ele era um estuprador (ele e seus cangaceiros estupravam mulheres sistematicamente), ladrão e assassino sádico. Ensinam que Che Guevara, os líderes comunistas da China... todos eram santos heróis revolucionários. E o pior é saber que nossos "educadores" e formadores de opinião propagam e ensinam essas coisas aos nossos filhos!
@@ewertonsaavedra9393Dependendo do empresário, é vilão sim. Mas o problema é essa liberalização total das drogas que pregam e Estado minimo. O resultado é a ascensão do narcotrafico (graças ao jaba de alguns empresarios ou banqueiros) e o empobrecimento dos trabalhadores.
Como o próprio Cazuza fala: Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades!
Verdade amigo!!!
sempre atualíssima infelizmente
Tivemos uma safra boa de compositores e bandas, uma inveja criativa incentivou o Cazuza a fazer uma das músicas mais icônicas do país, junto com Que país é esse. Sensacional 👏
Realmente, uma das melhores safras pq o meio artístico não era afinada com o governo, hj eles são, não só afinados, como patrocinados, então evitam fazer críticas pra não perder o patrocínio, ou melhor, a boquinha...
Cazuza foi nosso jim Morrisson. Um poeta grandioso q entendia de amor como poucos. Um dos maiores letristas da nossa musica
A interpretação da Gal é magistral e realça ainda mais essa incrível canção.
Verdade, amo a força de Gal ao interpretar essa música❤
Prefiro com Cazuza.
@@carlosalbertocunha1860 eu também
Imagina Cazuza vivo, para vê perfeição ? Ouvir o descobrimento do Brasil ? Equilíbrio distante ? Renato Russo era um ser de outro mundo. Gênio!
Saudade do tempo que surgiam músicas eternas. Orgulho de ter vivido nessa época.
Uma letra igual a Brasil e Perfeição nunca mais,críticas contundentes e que infelizmente retratam a sociedade brasileira desde sempre... Cazuza,Renato Russo,Humberto Gessinger,para citar apenas alguns,sempre tiveram sensibilidade e inteligência em suas letras e criações,parabéns Júlio pela explanação dessa obra do Cazuza.
Quanto aos problemas do Brasil...pioramos muuuitooo...!!! Infelizmente...!!!
Uma das melhores músicas de Cazuza! A interpretação feita pela maravilhosa Gal Costa ficou incrível e a mensagem continua atual.
Valeu!
Estou com a voz da Gal ecoando aqui na cabeça desde que montei o vídeo kkk
Obra prima do Cazuza. 35 anos depois, continua mais do que atual.
E a situação continua em declínio, mais roubos e menos educação.
Eu era adolescente quando Cazuza lançou essa música, hj tenho 45 anos, e imagino o q Cazuza não iria escrever diante da situação do Brasil nos dias atuais.
Continua atual...
Não iria ! Seria subserviente ao governo ou receberia milhões de incentivos para shows, dvds e afins…
Nunca me canso de ouvir essas histórias!
Cazuza começou a escrever o que era chamado de musica de protesto. Esse termo era dos anos 1960, mas ainda era usado. A musica Pra Nao Dizer que Nao Falei das Flores, do Vandré, é um grande exemplo. Falava da ditadura no pior momento, 1968 em diante. Cazuza era um grande poeta e esse apelido cabia a ele como uma luva. Um genio intuitivo. Renato Russo ajudou a ascender isso no rock nacional em 1985, no sucesso que aquele LP fez na crítica. Influenciou quem era musico profissional e os amadores. Todo mundo escrevia musica falando das coisas. Vamos dizer que Renato Russo de uma aula já nos primeiros anos, pois nao criticava só o governo, mas a nós mesmos.
A música é uma pérola, e foi bom ouvir a história dela, ainda mais com tantas referências.
Parabéns pelo vídeo, sou de 71, então vivi tudo isso, tinha 17 anos quando a música foi lançada. Infelizmente ela anda é atual, até hoje nosso país é dominado praticamente pela mesma corja de bandidos.
Não só a música, mas também as posições políticas do Cazuza continuam super atuais. Só a educação pode mudar o país. Por isso governos fascistas sempre atacam a educação...
Gilberto Braga assistiu "Rádio Pirata" pra criar a sinopse de "Vale Tudo"?
No tempo de escola interpretei está musica foi um trabalho de escola isto anos atrás e continua atual
Essa letra é muito foda. 🔥👊🏿 Na minha juventude eu não sacava das músicas de protesto (morando no interior do Nordeste não tínhamos muitas informações), e ouvindo as músicas que o meu pai ouvia, com o tempo passei a entender. Viva Cazuza! ❤️🙌🏿
O futuro mais uma vez repete o passado e com requintes de crueldade
Minha formatura do ensino médio foi em dezembro de 1987 e teve samba rock. Uma mistura muito natural pra nós, brasileiros.
Cazuza era um artista, brilhante.
Primeiro video que vejo e ja gostei do canal. Português impecavel, conteudo de qualidade e historias interessantes! Parabéns pelo conteudo!! (P.S.: desculpe a fatla de acentos, meu teclado nao tem :/) Agora faz sentido o porquê a novela chamava Vale Tudo!!! Cazuza estava é certissimo, so a educaçao pode salvar esse pais!
Eu tambem nao consigo acentuar no celular
Brasil me marcou porque eu era criança e a música tocava na abertura da novela Vale Tudo, na voz de Gal Costa. A novela era essa crítica também, a todo contexto político, social e econômico. A memória afetiva marca muito.
Primeiramente, venho parabenizar á você Júlio pelo seu Excelente trabalho! Contando a história de grandes nomes, de grandes bandas, dessa época, que talvez tenha sido o áuge da música Brasileira.
Obrigado por trazer conhecimento e informação sobre esse péríodo de Ouro da Música Brasileira p as novas gerações.E ótimas recordações, p nós que vivenciamos tudo isso!
E finalizar dizendo que nossos artistas independente de quem seja, deveriam ser mais reconhecidos e valorizados.
Parabéns, e muito obrigado.
Boa noite!
Cazuza simplesmente gênio.
Parabéns pelo trabalho, muita pesquisa e qualidade de produção, meu primo me indicou hoje e fiquei impressionado com o seu trabalho .. sucesso! e viva o rock nacional!!!
Essa música tá tão atual quanto foi no passado! É uma música q nos faz refletir sobre como está nosso país nos dias atuais é nos ajuda a ter um pensamento mais crítico em relação ao Brasil.
Concordo com Cazuza enquanto houver pessoas que não tem noção do certo ou errado....o país não vai mudar...
Concordamos com ele mãos de 20 anos depois.....
Quer dizer que ainda nada mudou....
Mais
Legal,super letra tanto de Brasil, quanto "que país é esse"
nos nossos passos nada revolucionários, Brasil e Que País é Este são músicas tão atuais, que parecem ser feitas todos os dias.
Eu vejo o futuro repetir o passado. Meu deus como isso é atual. Esse país anda em círculo. Nunca vai chegar a lugar nenhum
Obrigado ❤❤❤❤!
Composições de mais de três décadas compatíveis com o cenário atual. Sinal de poucos avanços no país. Uma pena.
Renato Russo e Cazuza brilhantes e atemporais.
Curto muito o seu trabalho, Júlio! Parabéns!
Quase 40 anos se passaram Cazuza, e nós aqui, ainda nessa esperança de "será que agora vai dar certo?".
adoro essa musica
A música caiu como uma luva na voz da Gal Costa. A interpretação dela entona mais força, mais inquietude, mais inconformismo. Amo demais.
Uma música de 35 Anos, tão atual quanto, assim como Admirável Gado novo caminhando para 50 Anos.. e Que País é esse com 45 Anos, essas 3 músicas nunca foram tão atuais. São obras Primas.. entretanto ao reparar que nada mudou e nem irá mudar.. bate uma tristeza tão grande..
Total concordo, para os políticos quanto mais iguinorantes for a população melhor.
Seus vídeos são ótimos:
- a edição é tudo de bom - o “qué" pro ex The Clash foi impagável
- você conhece mais da minha época do que eu!
Show!
uma curiosidade interessante é que o George Israel ficou com o original da letra manuscrita pelo cazuza e presenteou o Sergio Groismam com ela em uma edição do programa dele na globo
Cazuza assim como Renato Russo acertaram em cheio a real situação do país. Que país é esse mostra sua cara... Foram perfeitos. 🎸🎶
Cazuza é um poeta de todos os tempos
Fundamento.para.o.pais.crescer.educacao.cultura.enpreedimento.economia.de.qualidade.e.saude.ok.viva.renato.russo.e.cazuza.
Muita informação que eu desconhecia, excelente, Julio
Parabéns pelo seu trabalho de história do passado gue faz lembrar muito i serti saudades
Parabéns pelo seu yrabalho Julio.
O pior é saber que os problemas que eo Brasil tinha a quarenta anos atrás, ainda são os mesmos ou pioraram.
Sinto falta dessas músicas de protesto hoje em dia...
Seu conteúdo, edição e top demais
Excelente canal. Aprendo mais a cada novo vídeo. Especialmente detalhes que estão nas entre linhas e nos bastidores. Obrigado Júlio!
Júlio eu gostaria muito de saber a história da música Alvorada Voraz do RPM. Também aborda a situação brasileira da época e como Brasil e Que País é Esse tbm é atemporal!
Julio, excelente vídeo, muito obrigado por trabalhar nisso e postar.
Show👏👏👏💯🙌
Imagine Cazuza se estivesse vivo,nos dias de hoje de 20 anos pra cá.
Penso o mesmo
Muito Bom esse Vídeo.
🎼🎤🎼🎸🎼🥁🎼🎹🎼
Seria tão bom se estivesse vivo nos dias de hoje.❤
Queria ver ele, hoje com cenário político atual....Que tanto defendeu
Ele é Atemporal l. Cazuza ❤
O mais triste e revoltante e até desanimador é que continua a mesma coisa
Gosto mais da versão da Gal Costa, tinha 11 anos e lembro q abria a novela Vale Tudo. É mto mais explosiva, um verdadeiro hino!
Dois gênios foras de série 👏👏👏👏
Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais.
Cazuza a frente do seu tempo, críticas sociais ainda muito atuais e muito pertinentes.
Maravilhoso. Sempre atual. Os problemas e a falta de soluções. Mais um vídeo perfeito.
Valeu!!
cara podem ate tentar te copiar como vi em alguns canais novos, (*pura inveja do seu sucesso) .. mas nao vao conseguir, pois vc é o melhor!!!
Júlio você me faz lembrar de boa parte da minha vida.... passei por essas épocas históricas tao importante para nós todos... que saudade da minha adolescência rebelde. Onde primeiro amor platônico foi cazuza... e meu eterno amor pela legião urbana.... legião foi tudo pra mim... mais cazuza me ensinou os loucos sentimentos da vida....
Julio querido, que vídeo sensacional ! assistir tudo isso e rever ícones maravilhosos da nossa música me inebriam a alma, parabéns !
Mais um excelente vídeo
9:50 Nossa !! Uma senhora tinha me contado essa história !!
Eu me lembro de poucos vídeos de 10 minutos, que são tão completos, tão didáticos e com tantas perspectivas!!!! MT obrigada por isso vou até me inscrever
Excelente! Podia fazer também de O nosso amor a gente inventa.
Morri de rir com o nome do personagem do filme; Pedro Prado era o nome do Peter Parker aqui no Brasil e também o nome de um poeta chileno se não me engano.
Essa música é atemporal.... tão atual como nunca
09:01 - Belo resumo feito pelo Cazuza sobre a importância dos direitos humanos! Excelente trabalho de pesquisa, Júlio! Parabéns!!
Música continua atual como nunca
Excelente vídeo, Júlio...!!! Parabéns...!!!
Assim como que pais é esse, Brasil continua sendo muito atual. Recentemente, voltou aos palcos a peça "Cazas de Cazuza" que tem essa música como um dos temas. E muita gente que foi assistir diz tudo continua muito atual.
Igual hoje. A tv fala sim sim. E a gente tem que procurar canais alternativos para saber a verdade.
Mais um otimo video! Parabens!
Continua os mesmos desde sempre!!
Que programa legal
Que País é este? Brasil e Perfeição são as três maiores canções de protesto de todos os tempos, pois elas continuam (e continuarão sendo) bastante atuais.
Como seria um bom se tivesse más rivalidades assim Brasil que país é esse são música fodas
Ídolos ❤❤
Legal! Quero ver o filme.
Tanto Brasil, como Que País é este, são músicas atuais.
Quando menos educação, menos informação e mais corrupção.
Nem parece que alguém que já se foi a tanto tempo pudesse descrever tão bem a situação atual... Diferença que antes tinha Cazuza, Renato... Hoje só sobrou o tik tok mesmo...
Mas vamos lá então: A música Brasil não tem SÓ 3 ACORDES, ENTRA UM 4º no Prelúdio, pra quem não sabe o que é isso, é aquela parte 'diferente' dessa canção que é cantado o seguinte verso: "Grande pátria desimportante, em nem um inst..."
Só encrencando com a narrativa mesmo hehehe
É uma questão técnica da harmonia, só uma curiosidade.
Adorei a ideia deles, toda a conduta ativista do Cazuza sustentando sua postura e seus atos e não sabia de toda história.
Valeu Júlio, muito obrigado pelo resgate de tudo isso, por compartilhar e documentar tão bem.
Agradeço como brasileiro, músico e ser humano!
É uma pena que as atuais gerações, mais especificamente dos anos 90 em diante, fiquem felizes ouvindo essa MPB atual! As letras não dizem mais nada, as melodias são pobres, enfim a música nacional sente falta de mestres como Renato Russo e Cazuza!
Júlio, faça também um vídeo sobre a música ficção científica que foi tocada pelo capital inicial, mas a letra é do Renato russo.
Excelente 👏🏻
O Brasil,continua do mesmo jeito, já se passaram 35 anos!
Conheci essa música na abertura da novela.
Júlio fala sobre as músicas dos Mamonas assassinas