Garoto vc é bom nisso mas não sabe! Quem não sabe é quem da valor! E eu não sei! Por isso te dou os parabéns!!! Q sejas abençoado todos os dias!! Amém!
Exatamente, esse é o mote: pegar máquinas convencionais em vias de ir para sucata e aproveitar sua estrutura para automatizá-las com cnc desktop. Parabéns.
Otmo video obra de arte. Nao sei se o senhor poderia explicar ou fazer um video da parte eletrica. Como software a placa usada. Realmente ensinando a parte elétrica.
👏👏👏 lindo projeto, eu aproveitaria uma relé solido para o injetor de fluido de corte e vaporizador e outro para a injeção do óleo lubrificante. Desculpe a intromissão, é só uma dica.
Fntástico o trabalho realizado meu amigo, da gosto de ver um projeto tão bem executado, parabéns!!! Grande abraço, tmj!!! Boa sorte sempre com muita saúde e cada vez mais sucesso!!!
Olá Matheus. Obrigado pelo seu comentário. Foi um prazer para mim ter te conhecido também. Agradeço pelos feedbacks que me proporcionou a aprimorar o pedal sem fio da tig. Um abraço meu amigo!!
Saudações Marcelo. Grato pelo comentário. Eu tenho alguns trabalhos que filmei no torno. Meus projeto parou por falta de verbas para dar continuidade, mas tenho um ou dois vídeos gravados que falta editar para postar, um deles eu faço serviço de mandrilhamento no torno.
Parabéns mesmo, ótimo projeto e ótimo vídeo também, muito objetivo, esse é o like do ano 😅. Pensou na possibilidade de utilizar o linux cnc nessa maquina?
Saudações amigo. Eu já sofri muito com esse torno trocando placas e tentando fazer roscas com o mach3. Realmente o Linux CNC para torno é muito superior ao mach3 principalmente na questão de toscas e sincronismo com eixo árvore. Mas eu acabei instalando um servo motor no eixo árvore (eixo A) e consegui fazer as roscas precisas e muito mais coisas. Minha intenção é adquirir uma placa gringa da marca MESA e instalar o Linux CNC. Ou então esperar o projeto REMORA desenvolver melhor e comprar uma placa NVEM, EC500 ou EC300 (que é bem mais barata que as MESA) e mudar o firmware para trabalhar com o linux CNC.
se mais pra frente precisa cabinar ele pra ficar estilo torno industrializado o ideal mais pra frente comprar da china os bicos dosadores pra por cada saida de oleo assim eles injeta oleo em todos pontos por igual e com uma pressao maior isto ajuda a limpar melhor o interior dos patins e das castanhas do fuso de esfera , chic seu torno parabens
Verdade, quando eu fiz ele eu não desconhecia os bicos dosadores, mas já vi uns sistemas no aliexpress que vendem prontos a bomba com reservatório e timer e os distribuidores com bicos dosadores.
que bom que tu fez o video do torno , gostei é da passagem do eixo arvore , o meu gpr nardini que tô montando só passa 52mm na arvore oque já é otimo , caramba viu o mach3 só ler um pulso por volta do eixo arvore ouvi falar que o linux cnc é 50 ou 56 algo assim por volta isto muda drasticamente a leitura eixo arvore pra gerar a helice pra rosca , justo oque eu mais preciso é rosqueamento . o ideal e mais pra frente juntar grana se Deus preparar e comprar comando chines , vamos ver aguardar , recuperar o retrofit ficou muito caro só o inversor foi quase 4 mil pra motor de 10cv e mais resistor frenagem mais uns 1400 reais etc etc etc
Realmente retrofit não sai barato, as peças são caras. Não vejo a hora que o Mach4 baratear um pouco para poder instalar na minha máquina, enquanto isso vou usando o eixo A para fazer as roscas. O mach4 é muito superior ao mach3, vi exemplos de tornos com mach4 com encoder no eixo árvore.
@@Oficinarodas sim o ideal do torno que comprei gpr195 nardini , é pra usar pra tudo porem hoje foco maior é roscas , o mach3 é 1 pulso por volta mesmo usando um encoder o linux o eneias falou ontem que ele chega a colocar ate 100.pulsos por volta
@@Oficinarodas Estava cogitando em comprar uma licença do mach4, mas ainda está cara. Como eu faço poucas roscas, eu estou usando o eixo árvore como o eixo A e as roscas ficam perfeitas e precisas com um gcode que eu mesmo fiz no bloco de notas, enquanto as roscas feitas de forma tradicional no mach3 tem 1 ponto de feedback de posicionamento por volta da placa, com o eixo que montei tenho 360000 pontos de feedback por volta. Consigo agora fazer roscas e outras usinagens com posicionamento da placa.
Que trabalho lindo, amigo.... Onde você conseguiu este fuso, amigo??? Estou tentando fazer meu torninho caseiro, mas onde moro não encontro fuso de nenhum tamanho...
Saudações amigo. Esse fuso que eu uso no meu torno é fuso de esferas. Você pode encontrar na internet procurando por SFU2505 (fuso de Ø25mm e 5mm de passo). Tem também tem outros diâmetros e passos, como por exemplo SFU1605 e SFU1610 com diâmetro de 16mm e passo de 5mm e 10mm respectivamente, dessa forma, os primeiros 2 dígitos representa o diâmetro e os dois últimos o passo. Existe esses fusos com Ø padrão 16mm, 20mm, 25mm, 32mm, 40mm... nos passos de 5mm, 10mm e 20mm.
Saudações amigo. Não tenho vídeo da configuração, eu o fiz a muito tempo. Esse meu torno eu segui a risca o manual da placa isoladora USB. Essas placas USB não nos dá muita escolha de configuração, os pinos de entrada e saída já são fixos para cada finalidade não permitindo a gente escolher a função deles. A única coisa que eu fiz foi configurar os parâmetros dos servo motores para casar com a inércia/rigidez e a resolução de pulsos por revolução. A placa que estou usando atualmente nesse torno é a AKZ250.
Olá amigo... Eu não tenho contra ponto, uso mais para peças curtas. Mas já aconteceu de eu ter que usinar 230mm de um eixo de 32mm que por falta de um contra ponto tive que fazer em duas etapas e com passes de 0,1mm no diâmetro. Realmente um contraponto faz falta, caso eu fosse instalar um eu terei que comprar 4 patins e fazer no mesmo barramento que está a mesa do torno.
Parabéns pelo projeto, muito bem feito de qualidade, e tecnologia, deuxa te perguntar, você usou guias linear para os carro transversal se movimentar, no torno mecânico convencional se usa barras rabo de andorinha e se tira as folgas lateralmente nos parafusos, no caso dos carrinhos na guias linear como se tira a folga laterais caso apareça tem algum tipo de ajuste? Também estou fazendo um torno mecânico caseiro, e já tive a vontade de usar estas guias Lineares, mas fiquei com esta dúvida, obrigado.
Saudações Orlando. Sim, usei o mesmo modelo de guias no eixo Z e no eixo X. Essas guias são de alta precisão, folga zero e segundo o fabricante CADA um patins desses pode trabalhar com 2648kgF em movimento ou 3649kgF em repouso. Não tem folga nenhuma o sistema é rígido. A desvantagem é que tem que proteger os barramentos de cavacos e poeira além de manter sempre lubrificado para aumentar a vida útil. Realmente muita gente torce o nariz para guias lineares e só acreditam em rabos de andorinha, mas se pesquisar bem muitos centros de usinagens para trabalhos pesados são fabricados com guias lineares.
@@vektormecatronica legal,realmente o rabo de andorinha ainda e uma das primeiras opções, eu mandei fazer 4 rabo de andorinha para mim,ainda não está pronto, até estou usando uma morsa coordenada no meu torno mecânico com rabo de andorinha, estou realmente querendo colocar duas guias Lineares com esta sobre meu barramento para deslizar melhor o carro transversal sobre o torno, acho elas muito boas aliviar muito o peso do sistema,nos torno CNC já são muito usados, agoro meu torno fica no meu terreno então se usar realmente vou ter que proteger muito bem de poeira e umidade do vento que passar,obrigado por responder.
@@orlandomattos1000 Os rabos de andorinha funcionam muito bem, vejo máquinas de mais de 50 anos trabalhando normalmente com rabo de andorinha. Nunca vi um torno manual com guias lineares, talvez você precise instalar alguma trava para não movimentar enquanto usina pois fica muito leve de movimentar. O meu torno quando está desligado eu consigo movimentar a mesa somente empurrando com a mão. Rapaz, eu entrei no seu canal. Eu não conhecia, mas tem bastante conteúdo interessante para gente que gosta de ferramentas boas e caseiras.
Estou começando a construir um torno CNC do ZERO. Apesar de ter experiência na usinagem, tanto do torno convencional (curso de 4 meses pelo SENAI) quanto pelo torno CNC (3 anos trabalhando em uma grande empresa - SADA SIDERURGIA), não tenho muito conhecimento com eletrônica, pra mim está sendo um grande e prazeroso desafio. Atualmente sou da área da segurança pública mas ano que vem termino minha segunda faculdade, em Engenharia de Software. A próxima será em Engenharia Mecânica, se assim nosso bom Deus permitir. Segue algumas das minhas maiores dúvidas (serão sanadas com o tempo, com certeza); 1) Falta de conhecimento em medidas de força necessárias: comprei um motor de passo NEMA 37, com empuxo de 45 kg / cm. Tenho quase certeza que isso é demasiadamente exagerado para um torno com dimensões como o meu (1 metro de comprimento, 40 cm de largura e 40 cm de altura). 2) Falta de conhecimento em resistência de materiais: para o eixo 'Z' comprei 2 eixos guias com 25mm de espessura. Não sei se é demais também, porém, melhor sobrar resistência do que faltar. 3) Os gastos: a utilização de força e resistência acima do necessário irão consumir custos que poderiam ir para outras áreas além de, igualmente, demandar a aquisição de eletrônicos mais potentes e caros. 4) Alinhamento correto dos eixos X, Y com o eixo central. Mas, com o tempo tudo dará certo. Projetos como o seu servem de motivação e esclarecimentos. Muito obrigado por compartilhar conosco. PS: uma coisa que já aprendi aqui foi o sistema de lubrificação. Certamente vou criar algo semelhante para o meu.
Saudações Geraldo. Bacana seu projeto, você vai construir o barramento do seu torno ou vai mandar fundir de ferro fundido? Talvez se você encontrar um torno em alguma sucata para mandar uma empresa de usinagem pesada fazer os canais para instalar as guias lineares seria melhor que construir o próprio barramento, pois se usar perfis de aço comuns (viga I, Viga W, cantoneiras e laminados em geral) não é recomendado para serviços de alta precisão pois esses metais possuem bastante tensões internas e além do mais al soldar você criará mais tensões e deformações. Mesmo se mandar fundir de ferro fundido o ideal é deixar as peças fundidas alguns anos sobre o tempo para estabilizar as dimensões (esse tipo de serviço de fundição não é tão barato). Quanto ao seu motor não é exagero não, menos que isso para motor de passo seria ruim pois o torque do motor de passo cai bruscamente com o aumento da rotação, ao contrário de um servo motor que tem torque constante. O ideal mesmo é se seu motor tiver malha fechada ou seja ser um easy servo com encoder para feedback de posicionamento, pois dessa forma sua máquina não perde posição e ganha precisão na repetibilidade. O torno ou qualquer máquina de usinagem quanto mais pesada e rígida terá menos vibração e qualidade no serviço. Não seu a finalidade da utilidade da sua máquina, mas vale a pena investir na estrutura da máquina. Acertar a geometria de uma máquina é uma tarefa que requer muita técnica e algumas ferramentas específicas tais como mesa de desempeno, régua desempeno, rasquete, etc e saber usar essas ferramentas não é trivial... mas isso também vai depender da precisão que você quer chegar na sua máquina, para ter uma ideia, eu conheço um rapaz que se chama Pedro do canal ( OrdeP Tools Inc ) que está construindo um torno com precisão de microns. O sistema de lubrificação que eu fiz nesse torno não tem controle de volume, mas se quiser investir um pouco mais você pode comprar um sistema de lubrificação centralizado com válvulas dosadoras de controle de volume, assim você garante que todos os componentes receberão a mesma quantidade de lubrificante.
@@vektormecatronica Bacana suas dicas. Agradeço muito. Não estou focando tanto em precisão no momento, mas obviamente quero o máximo que puder com o que tiver em mãos. Se tudo der certo devo usar para produção artesanal e as peças não deverão ter mais que 2 cm de diâmetro e 25 cm de comprimento. Caso eu consiga uma precisão de 1/2 milímetro já servirá ao meu propósito e ganharia experiência. Aliando isso com um tempo e um investimento melhor posso construir um maior e com mais precisão. Agora o foco é desenvolvimento pessoal, lógico, estudo e comercial (precisão de meio milímetro não deve ser tão difícil de conseguir e será mais que suficiente para o momento, obviamente, se for eu conseguir mais será melhor ainda). Quanto ao barramento comprei com suporte mesmo. Levando em consideração o que já disse em relação à finalidade (usinagem de metais leves e peças pequenas) creio que será mais que o suficiente. Terminando minha faculdade ano que vem vou dar uma descançada de uns 6 meses e devo começar Engenharia Mecânica, aí durante a faculdade tento fazer um torno CNC profissional e bem maior.
@@Neto-1980 Saudações Neto... As guias estão muito boas, zero de folga e vibração. O segredo.dessas guias é a proteção de cavacos (principalmente de ferro fundido) e sempre estar lubrificadas. O cuidado das guias é o mesmo que se tem com um rolamento, na verdade ela funciona com o mesmo principio, se cuidar bem terá um componente durável e confiável.
Saudações amigo... O motor que usei no eixo árvore é um servo motor de 750W (idêntico ao do eixo X e o Z). A diferença é que o servo motor do eixo árvore possui um redutor planetário de 10:1. Eu instalei o redutor para compensar a baixa potência e ganhar torque nos trabalhos.
olá amigo, parabéns pelo belo trabalho. pretendo construir um torno de bancada um pouco maior que o fortg 006. Pretendo usar esse tipo de barramento que você usou e se possível gostaria que você pudesse me ajudar sanando algumas dúvidas. 1º essas guias possuem boa durabilidade ou sofrem desgaste prematuro? 2º A guia de 25mm você julgou adequada ou ficou pequena? 3º Sobre os mancais, tem como trocar as partes internas dos materiais, caso o material sofra desgaste ou tem que descartar o mancal?
Olá amigo. Eu fiquei muito satisfeito com a robustez e força da máquina, não tem vibração nenhuma e nenhuma folga. Vou tentar responder as perguntas conforme o que observei na minha máquina nesses mas de 5 anos que trabalho com ela. 1: Essas guias são super duráveis porém dependerá dos cuidados com ela tais como lubrificar com frequência, não deixar cair sobre o barramento cavacos e sujeiras principalmente cavaco de ferro fundido ou limalhas de esmeril. As minhas guias estão praticamente novas zeradas mesmo com 5 anos de uso. 2: Cada patins de 25mm suporta trabalhar com mais de 2600kgF em movimento ou 3600kgF em repouso, ou seja essa, consigo movimentar cargas de mais de 10 toneladas com essas guias, (distribuídas em 4 patins) isso é mais do que o suficiente para as usinagens que eu faço. 3: Os mancais são padronizados e são conhecidos pelos códigos BK15 e BF15. Eles possuem rolamentos internos que podem ser substituídos. Grato por participar do meu canal e torço para você conseguir fazer a sua máquina também. Um abraço. Att. Adelson
só mais uma pergunta , como vc vai fazer para colocar o cabeçote móvel onde vai o contra ponta , e qual foi o custo para fazer a parte elétrica incluindo tudo o equipamento que vc usou .
Meu torno eu uso 3 servo motores de 750W (eixo X, eixo Z e eixo A) mas você pode usar easy servos que são bem mais baratos e tem bom custo benefício. Usei guias lineares com patins de 25mm, fusos de esferas de 25mm, mancais padrão BK15/BF15, redutor planetário para eixo árvore, chapas de aço e usinagens... Isso tudo no mercado nacional custa uns 20k. Mas se você usar easy servo gastará menos metade desse valor para construir o seu.
Quanto ao cabeçote móvel (contra ponto) eu não tenho pretensão de usar pois a finalidade da construção do torno foi para peças pequenas de precisão. Mas eu poderia comprar mais 4 patins e instalar na mesma guia do eixo Z. Quando for fazer o seu torno, dependo da finalidade do seu trabalho compensa pesquisar para comprar uma sucata de torno cnc e aproveitar a mecânica e geometria.
beleza de trabalho , sou programador cnc , poderia me passar o esquema elétrico , pretendo construir uma , mas a parte elétrica não é o meu forte no resto eu me viro bem .
Saudações Ronaldo. Eu não tenho o esquema elétrico, eu usei o próprio esquema que vem no manual da interface USB. Se você for fazer o seu torno e não tiver experiência em parametrizar servo motores e servo drivers (tipo de controle, resolução, parâmetros PID, etc) eu recomendo usar easy servo que nada mais é do que motor de passo com encoder em malha fechada. Hoje no mercado existem várias interfaces para o mach3 com conexão USB e Ethernet e os manuais dessas placas tem os esquemas de ligação dos fios, o resto é configuração do software. Hoje, se eu fosse fazer um novo torno eu usaria o linux CNC e não o mach3. pois o mach3 é péssimo para fazer roscas pelo método convencional G76 e G92. Para eu conseguir fazer roscas eu instalei um servo motor no eixo árvore transformando no eixo A. Como você é programador seria fácil escrever um programinha para roscas usando a placa como eixo A.
boa tarde amigo! minha duvida e quanto ao seu servo para roscas ..vc liga ele em que saida da placa? voce usa ele como se fosse um 4 eixo na cnc no caso eu trabalho com router ... ou vc liga ele na saida para inversor de frequencia no caso ?
Olá. O servo motor do eixo árvore eu ligo com os sinais de pulso e direção do eixo "A" da placa controladora USB... Para fazer roscas eu faço um programinha no bloco de notas, é muito fácil e consigo fazer roscas do passe que eu quiser e também cônicas. Gostei dessa maneira pois consigo fazer engrenagens, anéis graduados, eixos estriados, canais helicoidais internos, etc...
Saudações Paulo. Esse meu torno demorou uns 4 anos para ser feito, mas a demora foi por conta da falta de dinheiro $$$ para dar continuidade. Se eu tivesse recurso financeiro para fazer sem pausa levaria de um mês a dois no máximo. Considerando o que gastei nele deve beirar 25 mil considerando a sucata do torno, usinagens terceirizadas, guias lineares, fusos de esferas, redução planetária, 3 servo motores de 750W, eletrônica, inversor de frequência, motor trifásico 3cv, computador.
Saudações Tony. O barramento aguenta sim. Eu não sou de ficar forçando a máquina para preservar a vida útil e a geometria, mas usino peças quadradas e até fora de centro com o torno e ele é bem firme não vibra nada. Quando me empolgo tirando bastante material e a ferramenta chega a arrebentar mas o torno não treme e não para a usinagem. Vale a pena comprar uma sucata de torno revolver e dar uma vida nova a uma máquina absoleta.
Saudações Eder. Eu gostei muito das guias do meu torno. Elas estão praticamente novas mesmo já tento um bom tempo de trabalho, não tem folga nenhuma. Mas o segredo da durabilidade é não deixar cair sujeira e pó e manter sempre lubrificada. Um dos principais vilões das guias é o pó abrasivo (pó de lixadeira), cavacos em geral principalmente de ferro fundido e suor das mãos. Se manter suas guias bem cuidadas terá um equipamento para décadas.
Saudações Jean. Essas guias são bem rígidas. No meu canal tem alguns videos de umas peças que fabriquei com ele. A Usinarem fica muito boa mesmo faceando peças quadradas descentralizadas.
Saudações amigo. Então... O mach3 é péssimo para fazer roscas da forma tradicional com comandos G84/G76/G33/G32/G92. Caso queira fazer roscas utilizando algum desses comandos listados acima eu sugiro fortemente instalar o linux CNC que para roscas é muito superior ao Mach3, nem tem comparação. Aqui no youtube tem o canal "Usi Maker" o Gabriel fez um vídeo exatamente sobre roscas no mach3 e erros que acontecem. Para começar nenhuma placa com porta USB ou Ethernet de menos de 1000 reais é capaz de fazer roscas com o mach3. Eu não utilizo comandos padrões de roscas (G84/G76/G33/G32/G92) para fazer roscas no meu torno. Eu instalei um servo motor no eixo árvore (Eixo A) e as roscas eu faço todas escrevendo no bloco de notas com comandos simples usando somente os comandos G00/G01/G90/G91/G92, com esses comandos eu consigo fazer qualquer rosca (cônica, várias entradas, qualquer passe, etc...). Com o eixo A eu consigo fazer muito mais coisas, inclusive polias dentadas e engrenagens. Grato pela sua visita.
@@vektormecatronica eu vou usar dessa forma, mas no eixo arvore do meu torno vou por um servo de 2 kw e pretendo deixar direto.... até para usinagem simples... será que da certo?
@@j.souza.utilidadesedecorac7057 Fica bom o jeito que você vai fazer com o seu, colocar um único servo motor no eixo árvore... A maioria dos servo motores podem trabalhar no modo posicionamento (passo e direção) e também no modo velocidade (0 a 10V) podendo mudar de um modo para outro configurando uma entrada digital do servo drive para alternar o modo de operação. Dessa forma você cria uma macro para o eixo árvore trabalhar como eixo A ou como Spindle conforme o trabalho a ser executado.
O meu torno eu faço o referenciamento de forma manual, pois consigo fazer usinagem com duas ferramentas por vez e sempre retiro a ferramenta para substituir por outra e isso perde toda a referencia da ferramenta e da máquina. Quando preciso fazer usinagem com duas ferramentas eu cadastro as ferramentas no mach3, faço o referenciamento manual (encostando a ferramenta na peça) e afiro com um paquímetro ou micrometro após o primeiro passe. Se você for usar ferramentas fixas vale a pena fazer uma macro para o referenciamento automático. Na macro usa-se chaves fim de curso. Se procurar macros "alto tools zero" para mach3 você entenderá a ideia e poderá modificar a macro para usar no eixo X e no Z.
@@vektormecatronica obrigado mais uma vez pela atenção nem sei como agradecer. Eu achei depois de mito tempo como referenciar pois coloquei fim de curso no x+ e no z+. Eu preciso usinar com 3 ferramentas Será que se eu referenciar e zerar as 3 da certo sem fazer macro? E mais uma vez obrigado pela atenção.
@@Eder_Campanha Sim, é possível usinar com as 3 ferramentas ou até mais sem usar macro.... Você precisaria cadastrar todas as ferramentas no "TOOL TABLE". Após cadastrar as ferramentas, você terá T01, T02 e T03 (para chamar a ferramenta no código do programa ou na caixa MDI do mach3 tem que usar T0101, T0202 ,T0303... Caso não saiba configurar as ferramentas, segue um vídeo que explica bem como se faz: ruclips.net/video/IAY6M4Q7fIE/видео.html
Boa noite... As guias resistem sim dar passes de 1mm porém a chapa da minha mesa é de 25mm de espessura e eu percebo que força a chapa e não as guias. Se você for fazer um torno desses eu recomendo usar uma chapa de pelo menos uns 35mm no mínimo. Futuramente, quando minha fresadora estiver pronta eu pretendo trocar a chapa da mesa do torno por uma de 45mm.
@@vektormecatronica sim estou fazendo um igual , já tem 3 anos que está parado , mas vou fazer as placas da mesa de ferro fundido , eu percebo que em aço ela absorve muita vibração
@@tec-fornos401 Se você fizer em ferro fundido fica bem melhor. Para essa aplicação o ferro fundido é a melhor opção. Posta depois o seu projeto para servir de inspiração para mais pessoas
Bom dia. Eu não tenho muita noção dos gastos pois eu comprei os materiais ao longo de 5 anos e eu comprei a maioria dos componentes no ebay (eu nem conhecia ou não tinha o Aliexpress). Mas acredito que devo ter investido uns 20 mil com os materiais, impostos e usinagens. Mas se fosse fazer hoje provavelmente ficaria mais em conta pois ao invés de usar servo motores eu usaria easy servo para baratear os custos.
Olá amigo. No vídeo eu acabei errando ao falar que eram drive de motor de passo. Mas são Servo Motores trifásicos de imãs permanente de 750W com até 3000rpm e torque constante
Boa noite amigo, Qual programa voce utiliza, mach3 ou Linux? Também retrofitei um torno revólver antigo a CNC, atualmente estou utilizando o mach3, mas estou pensando em migrar para o Linux, tinha iniciado com o Linux CNC, mas como nao sabia nada se programação de CNC nao consegui fazer nada, ai mudei para o mach3, agora ja consigo fazer os gcode, e alterações que preciso, dessisti do linux oois nao xonsegui configurar as macro mas agora ja nao necessito mais,
Olá amigo, seja bem vindo ao canal. Meu torno foi construído e instalado o mach3, eu trabalhei com o mach3 por muito tempo até precisar fazer roscas precisas e longas (coisa que o mach3 é muito limitado). Cogitei em instalar o linuxCNC que é superior ao mach3 em roscas e sincronismos, mas meu problema foi encontrar uma placa de interface para usar com o linuxCNC pois essas placas USB do mercado não rodam com o linux. Ao pesquisar eu descobri uma placa super poderosa e estável que foi desenvolvida exclusivamente para o linuxCNC que é a MESA 7I96S. Agora estou focado num outro projeto e não tenho como investir nessa placa no momento, mas com certeza eu vou adquirir essa placa futuramente quando as coisas normalizarem. Para contornar o meu problema de fazer roscas precisas eu instalei um servo motor que eu já tinha no eixo árvore do torno, o transformando no eixo A. Agora eu consigo fazer roscas precisas com o passo e ângulo que eu quiser, além de fazer engrenagens, furos em flanges, anéis graduados, etc...
@@dbf-equip.paracutelaria7178 Passei pelo mesmo problema que você. Descobri que o mach3 só faz roscas aceitáveis com placas de interface via porta paralela nativa. Já testei com 3 placas USB diferentes e nenhuma funcionou. Vi seu canal, gostei do conteúdo e me inscrevi. Depois pesquisa sobre a placa da MESA 7I96S.
tudo bem . la vem eu te alugar mais uma vez. estou montando minha maquina e me surgiu uma duvida. Pela sua experiencia estes motores de passo aguenta trabalhar na produção de 6 a 8 horas todo dia?
Saudações Eder. Estou usando nesse meu torno servo motores de 750W. Mas motores de passo também são excelentes para essa aplicação. Como você usará por longos períodos e para produção eu recomendo usar easy servos (que são basicamente motores de passo com enconder) Os easy servos trabalham em malha fechada e não perdem passo nem a referência. Tanto o motor de passo comum quanto o easy servo pode ser usado para sua aplicação, mas se quiser algo mais preciso eu recomendo o easy servo.
Saudações amigo. Esse modelo de guia do meu torno eu não tenho e não fabrico, eu fiz o meu torno muito antes de iniciar a fabricação das guias. As guias que eu fabrico são feitas com eixos redondos e base de alumínio, mas o meu melhor produto para sistemas de movimentação é o pillow block com buchas de turcite. Segue dois links de clientes que fizeram torno com minhas guias e pillow blocks para você ver como eles são e a diferença dos outros. ruclips.net/video/7caC4r6bUA0/видео.html&ab_channel=EdivaldoramosStoinski ruclips.net/video/kxC-zBluaKA/видео.html
Saudações amigo.. Meu torno está com o software mach3. No mach3 é possível usar o torno em milímetros e em polegadas. Para escolher a unidade de medida vá em "config" e escolha a opção "select native units" (é a primeira opção da lista). Aparecerá uma mensagem de advertência, clique em "OK" Em seguida aparecerá para você escolher a unidade de medida, escolha uma opção e dê OK. É recomendado reiniciar o programa após fazer essa mudança para as alterações serem aplicadas.
Tem razão amigo. De princípio eu fiz o torno para usinar os pillow blocks que eu fabrico e que não precisa de contra ponto, mas as vezes aparece uns serviços que faz uma falta o contra ponto.
Olá amigo. Você sabe o quanto de peso um patins sesse suporta? Muitos acreditam que guias lineares não são resistentes, mas essa crença está perdendo a força com o passar do tempo. O mesmo aconteceu com as câmeras fotográficas analógicas quando surgiu a câmera fotográfica digital, só falavam que o bom mesmo é a analógica e que a digital nunca chegará aos pés da digital. Hoje raramente se vê uma câmera analógica, e por acreditar em mitos e negar a tecnologia que a Kodac quase faliu. Muitos centros de usinagens saem de fábricas com guias lineares, se guias fosse sistema ruins, não seria implantado em máquinas modernas. Respondendo a pergunta que eu te fiz no início: Cada patins desse suporta trabalhar com 2.648KgF em movimento e 3.649KgF em repouso. Como cada eixo possui 4 patins desse essa capacidade de carga se multiplica por 4. É indubitável que a capacidade de carga da minha estrutura alcance esse valor, mas hipoteticamente se eu colocar 10 toneladas em cima do meu torno não serão as guias lineares o fator limitante. Mesmo se o meu torno saísse novo original de fábrica ele não suportaria as 10 toneladas.
@@vektormecatronica desculpa querido,eu sei que essas guias aí são precisas e tudo,só que com poucos.tempo você não vai ter precisão nas peças pois vai desgastar e você não conseguirá mais precisão,ao contrário do barramento que é feito em aço grosso que aguentar muito tempo,as guias lineares foram feitos para CNC,que não exigem tanto força,o que eu quero dizer é,a guias lineares suporta muita carga só que perde a precisão,
Ficou top amigo deve ter dado uma trabalheira todos ajustes, mas vc é mto caprichoso
Garoto vc é bom nisso mas não sabe! Quem não sabe é quem da valor! E eu não sei! Por isso te dou os parabéns!!! Q sejas abençoado todos os dias!! Amém!
Obrigado pelas palavras.
Amém, que as benção se espalhem entre todos nós e nossas famílias.
Um abraço
Exatamente, esse é o mote: pegar máquinas convencionais em vias de ir para sucata e aproveitar sua estrutura para automatizá-las com cnc desktop. Parabéns.
Parabens !!
E trabalhei 3 anos com um caseiro que fiz com cambio de moto
Agora consegui comprar um IMOR pre estorico rss
Boa noite amigo tô assistindo seu vídeo vc e miuto inteligente Deus vai tidar muito mais um abraço que Deus abusou
Otmo video obra de arte. Nao sei se o senhor poderia explicar ou fazer um video da parte eletrica. Como software a placa usada. Realmente ensinando a parte elétrica.
Ficou top , parabéns, ai é trabalho de verdade, gosto muito de mecânica
Bom, projeto top...vc tá de parabéns!!
E ae Adelson , filé dimais esse torno ae em amigo , top mêsmo....
Parabéns meu amigo vc é o cara 👏👏👏
Obrigado Mardonio.
É satisfatório para mim saber que está gostando do meu trabalho, isso me dá motivação para continuar mostrando aqui.
Um abraço
Projeto top demais meu irmão!
Que Deus te abençoe sempre 🙌🙏.
Obrigado.
Tmj
Filé mano camarada torno top bem eletrônico !
👏👏👏 lindo projeto, eu aproveitaria uma relé solido para o injetor de fluido de corte e vaporizador e outro para a injeção do óleo lubrificante. Desculpe a intromissão, é só uma dica.
Cara assistindo vários vídeos achei seu trabalho de muita qualidade continue insistindo seu canal tem tudo pra crescer muito parabéns
Obrigado pelo incentivo Gilberto.
Um abraço.
gostei muito, parabéns pela sua sabedoria ok!
Fntástico o trabalho realizado meu amigo, da gosto de ver um projeto tão bem executado, parabéns!!!
Grande abraço, tmj!!!
Boa sorte sempre com muita saúde e cada vez mais sucesso!!!
Obrigado João.
Desejo o mesmo para você e sua família, muita saúde e sucesso.
Um abraço
Toooop de mais, cara vc é surreal fico extremamente feliz te ter te conhecido, realmente um baita de um inventor, parabéns
Olá Matheus.
Obrigado pelo seu comentário.
Foi um prazer para mim ter te conhecido também.
Agradeço pelos feedbacks que me proporcionou a aprimorar o pedal sem fio da tig.
Um abraço meu amigo!!
Parabéns
Genial parabéns.
Muito top🤝
Ficou muito bom 👍
Belo trabalho, gostaria de ver essa máquina trabalhando.
Saudações Marcelo.
Grato pelo comentário.
Eu tenho alguns trabalhos que filmei no torno.
Meus projeto parou por falta de verbas para dar continuidade, mas tenho um ou dois vídeos gravados que falta editar para postar, um deles eu faço serviço de mandrilhamento no torno.
Muito bom
Obrigado Carlos.
É gratificante saber que gostou.
Um abraço
Parabéns mesmo, ótimo projeto e ótimo vídeo também, muito objetivo, esse é o like do ano 😅. Pensou na possibilidade de utilizar o linux cnc nessa maquina?
Saudações amigo.
Eu já sofri muito com esse torno trocando placas e tentando fazer roscas com o mach3.
Realmente o Linux CNC para torno é muito superior ao mach3 principalmente na questão de toscas e sincronismo com eixo árvore.
Mas eu acabei instalando um servo motor no eixo árvore (eixo A) e consegui fazer as roscas precisas e muito mais coisas.
Minha intenção é adquirir uma placa gringa da marca MESA e instalar o Linux CNC. Ou então esperar o projeto REMORA desenvolver melhor e comprar uma placa NVEM, EC500 ou EC300 (que é bem mais barata que as MESA) e mudar o firmware para trabalhar com o linux CNC.
se mais pra frente precisa cabinar ele pra ficar estilo torno industrializado o ideal mais pra frente comprar da china os bicos dosadores pra por cada saida de oleo assim eles injeta oleo em todos pontos por igual e com uma pressao maior isto ajuda a limpar melhor o interior dos patins e das castanhas do fuso de esfera , chic seu torno parabens
Verdade, quando eu fiz ele eu não desconhecia os bicos dosadores, mas já vi uns sistemas no aliexpress que vendem prontos a bomba com reservatório e timer e os distribuidores com bicos dosadores.
que bom que tu fez o video do torno , gostei é da passagem do eixo arvore , o meu gpr nardini que tô montando só passa 52mm na arvore oque já é otimo , caramba viu o mach3 só ler um pulso por volta do eixo arvore ouvi falar que o linux cnc é 50 ou 56 algo assim por volta isto muda drasticamente a leitura eixo arvore pra gerar a helice pra rosca , justo oque eu mais preciso é rosqueamento . o ideal e mais pra frente juntar grana se Deus preparar e comprar comando chines , vamos ver aguardar , recuperar o retrofit ficou muito caro só o inversor foi quase 4 mil pra motor de 10cv e mais resistor frenagem mais uns 1400 reais etc etc etc
Realmente retrofit não sai barato, as peças são caras.
Não vejo a hora que o Mach4 baratear um pouco para poder instalar na minha máquina, enquanto isso vou usando o eixo A para fazer as roscas.
O mach4 é muito superior ao mach3, vi exemplos de tornos com mach4 com encoder no eixo árvore.
Sinceramente se sua intenção é rosqueamento usa Linux cnc, ou melhor ainda usa um controlador centroid Acorn.
@@Oficinarodas sim o ideal do torno que comprei gpr195 nardini , é pra usar pra tudo porem hoje foco maior é roscas , o mach3 é 1 pulso por volta mesmo usando um encoder o linux o eneias falou ontem que ele chega a colocar ate 100.pulsos por volta
@@Oficinarodas Estava cogitando em comprar uma licença do mach4, mas ainda está cara.
Como eu faço poucas roscas, eu estou usando o eixo árvore como o eixo A e as roscas ficam perfeitas e precisas com um gcode que eu mesmo fiz no bloco de notas, enquanto as roscas feitas de forma tradicional no mach3 tem 1 ponto de feedback de posicionamento por volta da placa, com o eixo que montei tenho 360000 pontos de feedback por volta.
Consigo agora fazer roscas e outras usinagens com posicionamento da placa.
Que trabalho lindo, amigo.... Onde você conseguiu este fuso, amigo??? Estou tentando fazer meu torninho caseiro, mas onde moro não encontro fuso de nenhum tamanho...
Saudações amigo.
Esse fuso que eu uso no meu torno é fuso de esferas.
Você pode encontrar na internet procurando por SFU2505 (fuso de Ø25mm e 5mm de passo).
Tem também tem outros diâmetros e passos, como por exemplo SFU1605 e SFU1610 com diâmetro de 16mm e passo de 5mm e 10mm respectivamente, dessa forma, os primeiros 2 dígitos representa o diâmetro e os dois últimos o passo.
Existe esses fusos com Ø padrão 16mm, 20mm, 25mm, 32mm, 40mm... nos passos de 5mm, 10mm e 20mm.
Vc tem algum video mostrando como configurou?
Saudações amigo.
Não tenho vídeo da configuração, eu o fiz a muito tempo.
Esse meu torno eu segui a risca o manual da placa isoladora USB.
Essas placas USB não nos dá muita escolha de configuração, os pinos de entrada e saída já são fixos para cada finalidade não permitindo a gente escolher a função deles.
A única coisa que eu fiz foi configurar os parâmetros dos servo motores para casar com a inércia/rigidez e a resolução de pulsos por revolução.
A placa que estou usando atualmente nesse torno é a AKZ250.
Q tipo de guias é essa ? Qual é o nome delas ?
Vc comprou no mercado livre ?
Show de bola, mas tenho uma pergunta. Como vc faz para usar o contra-ponto
Olá amigo... Eu não tenho contra ponto, uso mais para peças curtas.
Mas já aconteceu de eu ter que usinar 230mm de um eixo de 32mm que por falta de um contra ponto tive que fazer em duas etapas e com passes de 0,1mm no diâmetro.
Realmente um contraponto faz falta, caso eu fosse instalar um eu terei que comprar 4 patins e fazer no mesmo barramento que está a mesa do torno.
Parabéns pelo projeto, muito bem feito de qualidade, e tecnologia, deuxa te perguntar, você usou guias linear para os carro transversal se movimentar, no torno mecânico convencional se usa barras rabo de andorinha e se tira as folgas lateralmente nos parafusos, no caso dos carrinhos na guias linear como se tira a folga laterais caso apareça tem algum tipo de ajuste? Também estou fazendo um torno mecânico caseiro, e já tive a vontade de usar estas guias Lineares, mas fiquei com esta dúvida, obrigado.
Saudações Orlando.
Sim, usei o mesmo modelo de guias no eixo Z e no eixo X.
Essas guias são de alta precisão, folga zero e segundo o fabricante CADA um patins desses pode trabalhar com 2648kgF em movimento ou 3649kgF em repouso.
Não tem folga nenhuma o sistema é rígido.
A desvantagem é que tem que proteger os barramentos de cavacos e poeira além de manter sempre lubrificado para aumentar a vida útil.
Realmente muita gente torce o nariz para guias lineares e só acreditam em rabos de andorinha, mas se pesquisar bem muitos centros de usinagens para trabalhos pesados são fabricados com guias lineares.
@@vektormecatronica legal,realmente o rabo de andorinha ainda e uma das primeiras opções, eu mandei fazer 4 rabo de andorinha para mim,ainda não está pronto, até estou usando uma morsa coordenada no meu torno mecânico com rabo de andorinha, estou realmente querendo colocar duas guias Lineares com esta sobre meu barramento para deslizar melhor o carro transversal sobre o torno, acho elas muito boas aliviar muito o peso do sistema,nos torno CNC já são muito usados, agoro meu torno fica no meu terreno então se usar realmente vou ter que proteger muito bem de poeira e umidade do vento que passar,obrigado por responder.
@@orlandomattos1000 Os rabos de andorinha funcionam muito bem, vejo máquinas de mais de 50 anos trabalhando normalmente com rabo de andorinha.
Nunca vi um torno manual com guias lineares, talvez você precise instalar alguma trava para não movimentar enquanto usina pois fica muito leve de movimentar.
O meu torno quando está desligado eu consigo movimentar a mesa somente empurrando com a mão.
Rapaz, eu entrei no seu canal.
Eu não conhecia, mas tem bastante conteúdo interessante para gente que gosta de ferramentas boas e caseiras.
Estou começando a construir um torno CNC do ZERO.
Apesar de ter experiência na usinagem, tanto do torno convencional (curso de 4 meses pelo SENAI) quanto pelo torno CNC (3 anos trabalhando em uma grande empresa - SADA SIDERURGIA), não tenho muito conhecimento com eletrônica, pra mim está sendo um grande e prazeroso desafio.
Atualmente sou da área da segurança pública mas ano que vem termino minha segunda faculdade, em Engenharia de Software. A próxima será em Engenharia Mecânica, se assim nosso bom Deus permitir.
Segue algumas das minhas maiores dúvidas (serão sanadas com o tempo, com certeza);
1) Falta de conhecimento em medidas de força necessárias: comprei um motor de passo NEMA 37, com empuxo de 45 kg / cm. Tenho quase certeza que isso é demasiadamente exagerado para um torno com dimensões como o meu (1 metro de comprimento, 40 cm de largura e 40 cm de altura).
2) Falta de conhecimento em resistência de materiais: para o eixo 'Z' comprei 2 eixos guias com 25mm de espessura. Não sei se é demais também, porém, melhor sobrar resistência do que faltar.
3) Os gastos: a utilização de força e resistência acima do necessário irão consumir custos que poderiam ir para outras áreas além de, igualmente, demandar a aquisição de eletrônicos mais potentes e caros.
4) Alinhamento correto dos eixos X, Y com o eixo central.
Mas, com o tempo tudo dará certo.
Projetos como o seu servem de motivação e esclarecimentos.
Muito obrigado por compartilhar conosco.
PS: uma coisa que já aprendi aqui foi o sistema de lubrificação.
Certamente vou criar algo semelhante para o meu.
Saudações Geraldo.
Bacana seu projeto, você vai construir o barramento do seu torno ou vai mandar fundir de ferro fundido?
Talvez se você encontrar um torno em alguma sucata para mandar uma empresa de usinagem pesada fazer os canais para instalar as guias lineares seria melhor que construir o próprio barramento, pois se usar perfis de aço comuns (viga I, Viga W, cantoneiras e laminados em geral) não é recomendado para serviços de alta precisão pois esses metais possuem bastante tensões internas e além do mais al soldar você criará mais tensões e deformações.
Mesmo se mandar fundir de ferro fundido o ideal é deixar as peças fundidas alguns anos sobre o tempo para estabilizar as dimensões (esse tipo de serviço de fundição não é tão barato).
Quanto ao seu motor não é exagero não, menos que isso para motor de passo seria ruim pois o torque do motor de passo cai bruscamente com o aumento da rotação, ao contrário de um servo motor que tem torque constante.
O ideal mesmo é se seu motor tiver malha fechada ou seja ser um easy servo com encoder para feedback de posicionamento, pois dessa forma sua máquina não perde posição e ganha precisão na repetibilidade.
O torno ou qualquer máquina de usinagem quanto mais pesada e rígida terá menos vibração e qualidade no serviço. Não seu a finalidade da utilidade da sua máquina, mas vale a pena investir na estrutura da máquina.
Acertar a geometria de uma máquina é uma tarefa que requer muita técnica e algumas ferramentas específicas tais como mesa de desempeno, régua desempeno, rasquete, etc e saber usar essas ferramentas não é trivial... mas isso também vai depender da precisão que você quer chegar na sua máquina, para ter uma ideia, eu conheço um rapaz que se chama Pedro do canal ( OrdeP Tools Inc ) que está construindo um torno com precisão de microns.
O sistema de lubrificação que eu fiz nesse torno não tem controle de volume, mas se quiser investir um pouco mais você pode comprar um sistema de lubrificação centralizado com válvulas dosadoras de controle de volume, assim você garante que todos os componentes receberão a mesma quantidade de lubrificante.
@@vektormecatronica Bacana suas dicas. Agradeço muito.
Não estou focando tanto em precisão no momento, mas obviamente quero o máximo que puder com o que tiver em mãos.
Se tudo der certo devo usar para produção artesanal e as peças não deverão ter mais que 2 cm de diâmetro e 25 cm de comprimento.
Caso eu consiga uma precisão de 1/2 milímetro já servirá ao meu propósito e ganharia experiência.
Aliando isso com um tempo e um investimento melhor posso construir um maior e com mais precisão.
Agora o foco é desenvolvimento pessoal, lógico, estudo e comercial (precisão de meio milímetro não deve ser tão difícil de conseguir e será mais que suficiente para o momento, obviamente, se for eu conseguir mais será melhor ainda).
Quanto ao barramento comprei com suporte mesmo. Levando em consideração o que já disse em relação à finalidade (usinagem de metais leves e peças pequenas) creio que será mais que o suficiente.
Terminando minha faculdade ano que vem vou dar uma descançada de uns 6 meses e devo começar Engenharia Mecânica, aí durante a faculdade tento fazer um torno CNC profissional e bem maior.
Muito bom.......parabens
Como esta a maquina hoje?
Aguenta bem os guias lineares??
@@Neto-1980 Saudações Neto... As guias estão muito boas, zero de folga e vibração.
O segredo.dessas guias é a proteção de cavacos (principalmente de ferro fundido) e sempre estar lubrificadas.
O cuidado das guias é o mesmo que se tem com um rolamento, na verdade ela funciona com o mesmo principio, se cuidar bem terá um componente durável e confiável.
@@vektormecatronica
Beleza
Obrigado Deus abencoe🙏🙏
O motor que voce usou la pra fazer rosca é motor de passo ou servo motor?
Saudações amigo... O motor que usei no eixo árvore é um servo motor de 750W (idêntico ao do eixo X e o Z).
A diferença é que o servo motor do eixo árvore possui um redutor planetário de 10:1.
Eu instalei o redutor para compensar a baixa potência e ganhar torque nos trabalhos.
@@vektormecatronica muito bom. Valeu eu tô fazendo um projeto novo e eu já usei motor de passo mas agora quero usar servo motor.
Muito bom o seu projeto, e tem bastante rigidez p usinagem de peças em aço ?
Sim, consigo usinar aço tranquilamente com excelente acabamento superficial.
olá amigo, parabéns pelo belo trabalho. pretendo construir um torno de bancada um pouco maior que o fortg 006. Pretendo usar esse tipo de barramento que você usou e se possível gostaria que você pudesse me ajudar sanando algumas dúvidas. 1º essas guias possuem boa durabilidade ou sofrem desgaste prematuro? 2º A guia de 25mm você julgou adequada ou ficou pequena? 3º Sobre os mancais, tem como trocar as partes internas dos materiais, caso o material sofra desgaste ou tem que descartar o mancal?
Olá amigo.
Eu fiquei muito satisfeito com a robustez e força da máquina, não tem vibração nenhuma e nenhuma folga.
Vou tentar responder as perguntas conforme o que observei na minha máquina nesses mas de 5 anos que trabalho com ela.
1: Essas guias são super duráveis porém dependerá dos cuidados com ela tais como lubrificar com frequência, não deixar cair sobre o barramento cavacos e sujeiras principalmente cavaco de ferro fundido ou limalhas de esmeril.
As minhas guias estão praticamente novas zeradas mesmo com 5 anos de uso.
2: Cada patins de 25mm suporta trabalhar com mais de 2600kgF em movimento ou 3600kgF em repouso, ou seja essa, consigo movimentar cargas de mais de 10 toneladas com essas guias, (distribuídas em 4 patins) isso é mais do que o suficiente para as usinagens que eu faço.
3: Os mancais são padronizados e são conhecidos pelos códigos BK15 e BF15. Eles possuem rolamentos internos que podem ser substituídos.
Grato por participar do meu canal e torço para você conseguir fazer a sua máquina também.
Um abraço.
Att. Adelson
só mais uma pergunta , como vc vai fazer para colocar o cabeçote móvel onde vai o contra ponta , e qual foi o custo para fazer a parte elétrica incluindo tudo o equipamento que vc usou .
Meu torno eu uso 3 servo motores de 750W (eixo X, eixo Z e eixo A) mas você pode usar easy servos que são bem mais baratos e tem bom custo benefício.
Usei guias lineares com patins de 25mm, fusos de esferas de 25mm, mancais padrão BK15/BF15, redutor planetário para eixo árvore, chapas de aço e usinagens... Isso tudo no mercado nacional custa uns 20k.
Mas se você usar easy servo gastará menos metade desse valor para construir o seu.
Quanto ao cabeçote móvel (contra ponto) eu não tenho pretensão de usar pois a finalidade da construção do torno foi para peças pequenas de precisão.
Mas eu poderia comprar mais 4 patins e instalar na mesma guia do eixo Z.
Quando for fazer o seu torno, dependo da finalidade do seu trabalho compensa pesquisar para comprar uma sucata de torno cnc e aproveitar a mecânica e geometria.
beleza de trabalho , sou programador cnc , poderia me passar o esquema elétrico , pretendo construir uma , mas a parte elétrica não é o meu forte no resto eu me viro bem .
Saudações Ronaldo. Eu não tenho o esquema elétrico, eu usei o próprio esquema que vem no manual da interface USB.
Se você for fazer o seu torno e não tiver experiência em parametrizar servo motores e servo drivers (tipo de controle, resolução, parâmetros PID, etc) eu recomendo usar easy servo que nada mais é do que motor de passo com encoder em malha fechada.
Hoje no mercado existem várias interfaces para o mach3 com conexão USB e Ethernet e os manuais dessas placas tem os esquemas de ligação dos fios, o resto é configuração do software.
Hoje, se eu fosse fazer um novo torno eu usaria o linux CNC e não o mach3. pois o mach3 é péssimo para fazer roscas pelo método convencional G76 e G92.
Para eu conseguir fazer roscas eu instalei um servo motor no eixo árvore transformando no eixo A.
Como você é programador seria fácil escrever um programinha para roscas usando a placa como eixo A.
@@vektormecatronica
boa tarde amigo! minha duvida e quanto ao seu servo para roscas ..vc liga ele em que saida da placa? voce usa ele como se fosse um 4 eixo na cnc no caso eu trabalho com router ... ou vc liga ele na saida para inversor de frequencia no caso ?
Olá. O servo motor do eixo árvore eu ligo com os sinais de pulso e direção do eixo "A" da placa controladora USB... Para fazer roscas eu faço um programinha no bloco de notas, é muito fácil e consigo fazer roscas do passe que eu quiser e também cônicas.
Gostei dessa maneira pois consigo fazer engrenagens, anéis graduados, eixos estriados, canais helicoidais internos, etc...
Bom dia,gostaria de saber quanto meses demorou pra finalizar o retrofit e quanto gastou.
Saudações Paulo.
Esse meu torno demorou uns 4 anos para ser feito, mas a demora foi por conta da falta de dinheiro $$$ para dar continuidade.
Se eu tivesse recurso financeiro para fazer sem pausa levaria de um mês a dois no máximo.
Considerando o que gastei nele deve beirar 25 mil considerando a sucata do torno, usinagens terceirizadas, guias lineares, fusos de esferas, redução planetária, 3 servo motores de 750W, eletrônica, inversor de frequência, motor trifásico 3cv, computador.
Que show!
Cara, esse barramento aguenta o tranco?
Saudações Tony.
O barramento aguenta sim.
Eu não sou de ficar forçando a máquina para preservar a vida útil e a geometria, mas usino peças quadradas e até fora de centro com o torno e ele é bem firme não vibra nada.
Quando me empolgo tirando bastante material e a ferramenta chega a arrebentar mas o torno não treme e não para a usinagem.
Vale a pena comprar uma sucata de torno revolver e dar uma vida nova a uma máquina absoleta.
Vi que o senhor usou guias lineares de esferas. O senhor gostou? Quero colocar estas guias em uma maquina deu algum problema?
Saudações Eder. Eu gostei muito das guias do meu torno. Elas estão praticamente novas mesmo já tento um bom tempo de trabalho, não tem folga nenhuma.
Mas o segredo da durabilidade é não deixar cair sujeira e pó e manter sempre lubrificada.
Um dos principais vilões das guias é o pó abrasivo (pó de lixadeira), cavacos em geral principalmente de ferro fundido e suor das mãos.
Se manter suas guias bem cuidadas terá um equipamento para décadas.
@@vektormecatronica obrigado pela atenção. ja estava querendo comprar agora estou convencido. Mais uma vez obrigado.
Amigo estou querendo fazer um torninho pra mim... essas guias lineares não dá vibração?
Saudações Jean.
Essas guias são bem rígidas. No meu canal tem alguns videos de umas peças que fabriquei com ele. A Usinarem fica muito boa mesmo faceando peças quadradas descentralizadas.
@@vektormecatronica vlw.. obrigado!! Parabéns pelo trabalho
Amigo como você fez a configuração para fazer rosca
Saudações amigo. Então... O mach3 é péssimo para fazer roscas da forma tradicional com comandos G84/G76/G33/G32/G92.
Caso queira fazer roscas utilizando algum desses comandos listados acima eu sugiro fortemente instalar o linux CNC que para roscas é muito superior ao Mach3, nem tem comparação.
Aqui no youtube tem o canal "Usi Maker" o Gabriel fez um vídeo exatamente sobre roscas no mach3 e erros que acontecem.
Para começar nenhuma placa com porta USB ou Ethernet de menos de 1000 reais é capaz de fazer roscas com o mach3.
Eu não utilizo comandos padrões de roscas (G84/G76/G33/G32/G92) para fazer roscas no meu torno.
Eu instalei um servo motor no eixo árvore (Eixo A) e as roscas eu faço todas escrevendo no bloco de notas com comandos simples usando somente os comandos G00/G01/G90/G91/G92, com esses comandos eu consigo fazer qualquer rosca (cônica, várias entradas, qualquer passe, etc...).
Com o eixo A eu consigo fazer muito mais coisas, inclusive polias dentadas e engrenagens.
Grato pela sua visita.
@@vektormecatronica obrigado pelo retorno
@@vektormecatronica eu vou usar dessa forma, mas no eixo arvore do meu torno vou por um servo de 2 kw e pretendo deixar direto.... até para usinagem simples... será que da certo?
@@j.souza.utilidadesedecorac7057 Fica bom o jeito que você vai fazer com o seu, colocar um único servo motor no eixo árvore... A maioria dos servo motores podem trabalhar no modo posicionamento (passo e direção) e também no modo velocidade (0 a 10V) podendo mudar de um modo para outro configurando uma entrada digital do servo drive para alternar o modo de operação.
Dessa forma você cria uma macro para o eixo árvore trabalhar como eixo A ou como Spindle conforme o trabalho a ser executado.
@@vektormecatronica muito obrigado pelo retorno, vou fazer isso
Vou te pedir ajuda novamente. Como vc faz o home no mach3. Estou terminando meu torno e nao consegui referenciar. Pode me ajudar?
O meu torno eu faço o referenciamento de forma manual, pois consigo fazer usinagem com duas ferramentas por vez e sempre retiro a ferramenta para substituir por outra e isso perde toda a referencia da ferramenta e da máquina.
Quando preciso fazer usinagem com duas ferramentas eu cadastro as ferramentas no mach3, faço o referenciamento manual (encostando a ferramenta na peça) e afiro com um paquímetro ou micrometro após o primeiro passe.
Se você for usar ferramentas fixas vale a pena fazer uma macro para o referenciamento automático.
Na macro usa-se chaves fim de curso.
Se procurar macros "alto tools zero" para mach3 você entenderá a ideia e poderá modificar a macro para usar no eixo X e no Z.
@@vektormecatronica obrigado mais uma vez pela atenção nem sei como agradecer. Eu achei depois de mito tempo como referenciar pois coloquei fim de curso no x+ e no z+. Eu preciso usinar com 3 ferramentas Será que se eu referenciar e zerar as 3 da certo sem fazer macro? E mais uma vez obrigado pela atenção.
@@Eder_Campanha Sim, é possível usinar com as 3 ferramentas ou até mais sem usar macro.... Você precisaria cadastrar todas as ferramentas no "TOOL TABLE".
Após cadastrar as ferramentas, você terá T01, T02 e T03 (para chamar a ferramenta no código do programa ou na caixa MDI do mach3 tem que usar T0101, T0202 ,T0303...
Caso não saiba configurar as ferramentas, segue um vídeo que explica bem como se faz: ruclips.net/video/IAY6M4Q7fIE/видео.html
@@vektormecatronica obrigado assisti o vídeo ajudou muito.
Boa noite o torno com essas guias permite dar um passe de 1mm sem vibrar ?
Boa noite... As guias resistem sim dar passes de 1mm porém a chapa da minha mesa é de 25mm de espessura e eu percebo que força a chapa e não as guias.
Se você for fazer um torno desses eu recomendo usar uma chapa de pelo menos uns 35mm no mínimo.
Futuramente, quando minha fresadora estiver pronta eu pretendo trocar a chapa da mesa do torno por uma de 45mm.
@@vektormecatronica sim estou fazendo um igual , já tem 3 anos que está parado , mas vou fazer as placas da mesa de ferro fundido , eu percebo que em aço ela absorve muita vibração
@@tec-fornos401 Se você fizer em ferro fundido fica bem melhor.
Para essa aplicação o ferro fundido é a melhor opção.
Posta depois o seu projeto para servir de inspiração para mais pessoas
BOM DIA . VC PODE FALAR QUANTO GASTOU PARA FAZER ESSA ADAPITAÇÃO .
Bom dia.
Eu não tenho muita noção dos gastos pois eu comprei os materiais ao longo de 5 anos e eu comprei a maioria dos componentes no ebay (eu nem conhecia ou não tinha o Aliexpress).
Mas acredito que devo ter investido uns 20 mil com os materiais, impostos e usinagens.
Mas se fosse fazer hoje provavelmente ficaria mais em conta pois ao invés de usar servo motores eu usaria easy servo para baratear os custos.
Parabéns pelo trabalho!
Só me tira uma dúvida, são servomotores ou easy servos (motor de passo com encoder)?
Olá amigo.
No vídeo eu acabei errando ao falar que eram drive de motor de passo.
Mas são Servo Motores trifásicos de imãs permanente de 750W com até 3000rpm e torque constante
@@vektormecatronica Maravilha, muito obrigado pelo esclarecimento!
Boa noite amigo,
Qual programa voce utiliza, mach3 ou Linux? Também retrofitei um torno revólver antigo a CNC, atualmente estou utilizando o mach3, mas estou pensando em migrar para o Linux, tinha iniciado com o Linux CNC, mas como nao sabia nada se programação de CNC nao consegui fazer nada, ai mudei para o mach3, agora ja consigo fazer os gcode, e alterações que preciso, dessisti do linux oois nao xonsegui configurar as macro mas agora ja nao necessito mais,
Olá amigo, seja bem vindo ao canal.
Meu torno foi construído e instalado o mach3, eu trabalhei com o mach3 por muito tempo até precisar fazer roscas precisas e longas (coisa que o mach3 é muito limitado).
Cogitei em instalar o linuxCNC que é superior ao mach3 em roscas e sincronismos, mas meu problema foi encontrar uma placa de interface para usar com o linuxCNC pois essas placas USB do mercado não rodam com o linux.
Ao pesquisar eu descobri uma placa super poderosa e estável que foi desenvolvida exclusivamente para o linuxCNC que é a MESA 7I96S.
Agora estou focado num outro projeto e não tenho como investir nessa placa no momento, mas com certeza eu vou adquirir essa placa futuramente quando as coisas normalizarem.
Para contornar o meu problema de fazer roscas precisas eu instalei um servo motor que eu já tinha no eixo árvore do torno, o transformando no eixo A.
Agora eu consigo fazer roscas precisas com o passo e ângulo que eu quiser, além de fazer engrenagens, furos em flanges, anéis graduados, etc...
@@dbf-equip.paracutelaria7178 Passei pelo mesmo problema que você.
Descobri que o mach3 só faz roscas aceitáveis com placas de interface via porta paralela nativa.
Já testei com 3 placas USB diferentes e nenhuma funcionou.
Vi seu canal, gostei do conteúdo e me inscrevi.
Depois pesquisa sobre a placa da MESA 7I96S.
tudo bem . la vem eu te alugar mais uma vez. estou montando minha maquina e me surgiu uma duvida. Pela sua experiencia estes motores de passo aguenta trabalhar na produção de 6 a 8 horas todo dia?
Saudações Eder.
Estou usando nesse meu torno servo motores de 750W.
Mas motores de passo também são excelentes para essa aplicação.
Como você usará por longos períodos e para produção eu recomendo usar easy servos (que são basicamente motores de passo com enconder)
Os easy servos trabalham em malha fechada e não perdem passo nem a referência.
Tanto o motor de passo comum quanto o easy servo pode ser usado para sua aplicação, mas se quiser algo mais preciso eu recomendo o easy servo.
Obrigado mais uma vez pela atenção.
Ola! Vc vende esses trilhos pra cnc?
Saudações amigo.
Esse modelo de guia do meu torno eu não tenho e não fabrico, eu fiz o meu torno muito antes de iniciar a fabricação das guias.
As guias que eu fabrico são feitas com eixos redondos e base de alumínio, mas o meu melhor produto para sistemas de movimentação é o pillow block com buchas de turcite.
Segue dois links de clientes que fizeram torno com minhas guias e pillow blocks para você ver como eles são e a diferença dos outros.
ruclips.net/video/7caC4r6bUA0/видео.html&ab_channel=EdivaldoramosStoinski
ruclips.net/video/kxC-zBluaKA/видео.html
oi vc sabe como calibrar las medidas en mm en torno ?
Saudações amigo..
Meu torno está com o software mach3.
No mach3 é possível usar o torno em milímetros e em polegadas.
Para escolher a unidade de medida vá em "config" e escolha a opção "select native units" (é a primeira opção da lista).
Aparecerá uma mensagem de advertência, clique em "OK"
Em seguida aparecerá para você escolher a unidade de medida, escolha uma opção e dê OK.
É recomendado reiniciar o programa após fazer essa mudança para as alterações serem aplicadas.
Bom dia . vc pode ligar pra mim . gostaria de comprar com vc a parte eletrônica do torno .
Bom dia.
Me chamo Adelson, me adiciona no WhatsApp (19) 983257699.
Qual o modelo do torno?
Saudações João.
Esse torno originalmente era um Xervitt com passagem no eixo árvore de 2.½" polegadas
Só faltou o contra ponto
Tem razão amigo.
De princípio eu fiz o torno para usinar os pillow blocks que eu fabrico e que não precisa de contra ponto, mas as vezes aparece uns serviços que faz uma falta o contra ponto.
Boa noite amigo de que cidade vc é e qual seu e-mail.
Bom dia. Estou localizado em Araçariguama SP meu e-mail é adelsonmartinsfeitosa@gmail.com
O cara furou um barramento robusto original do torno para colocar guia linear, muito frágil,o barramento original é resistente
Olá amigo.
Você sabe o quanto de peso um patins sesse suporta?
Muitos acreditam que guias lineares não são resistentes, mas essa crença está perdendo a força com o passar do tempo.
O mesmo aconteceu com as câmeras fotográficas analógicas quando surgiu a câmera fotográfica digital, só falavam que o bom mesmo é a analógica e que a digital nunca chegará aos pés da digital.
Hoje raramente se vê uma câmera analógica, e por acreditar em mitos e negar a tecnologia que a Kodac quase faliu.
Muitos centros de usinagens saem de fábricas com guias lineares, se guias fosse sistema ruins, não seria implantado em máquinas modernas.
Respondendo a pergunta que eu te fiz no início: Cada patins desse suporta trabalhar com 2.648KgF em movimento e 3.649KgF em repouso. Como cada eixo possui 4 patins desse essa capacidade de carga se multiplica por 4.
É indubitável que a capacidade de carga da minha estrutura alcance esse valor, mas hipoteticamente se eu colocar 10 toneladas em cima do meu torno não serão as guias lineares o fator limitante.
Mesmo se o meu torno saísse novo original de fábrica ele não suportaria as 10 toneladas.
@@vektormecatronica desculpa querido,eu sei que essas guias aí são precisas e tudo,só que com poucos.tempo você não vai ter precisão nas peças pois vai desgastar e você não conseguirá mais precisão,ao contrário do barramento que é feito em aço grosso que aguentar muito tempo,as guias lineares foram feitos para CNC,que não exigem tanto força,o que eu quero dizer é,a guias lineares suporta muita carga só que perde a precisão,