Eu acho engraçado quando ouço alguém dizer que agora todo mundo tem algum transtorno, eu acho é que eles sempre existiram, porém o acesso a informação de hoje é que tem revelado esses males invisíveis na vida das pessoas.
Claro! E a possibilidade de tratá-los a fim de causar menos danos na vidas das pessoas que possuem e dos que convivem com elas. No passado, por falta de informação e tratamento, acredito que sofria-se mto mais... Ainda bem que temos tanta informação útil e necessária disponível! Só dá pra tratar aquilo que sabemos o que é.
É importante saber lidar com tudo isso eu tenho uma filha de vinte dois anos e sofre com isso pipolar mais ta bem agora ela é medicada tudo certinho graças Deus e os remédios ela está bem normalmente fica bem graças Deus
Quando diagnosticada fui medicada com lítio e quetiapina e foi um inferno, um ano de sofrimento, pior do que sem remédios. Abandonei o tratamento e hoje, anos depois, aceitei que precisava voltar e coloquei de lado o medo de viver dopada. O médico me passou valproato de sódio e foi a melhor coisa do mundo. Nunca estive tão em equilíbrio em minha vida, dois meses de paz já. Fico até emocionada de estar finalmente bem!
Aconteceu exatamente isso comigo, justo com esses dois medicamentos. Abandonei, e fico exatamente assim pensando o que é menos pior, com ou sem medicamento, hj to sem tratamento.
Tenta novamente, vai de peito aberto. Não tem nada melhor que a saúde da gente! Eu me vendo agora parece sonho! Nem sabia que dava para viver assim ❤️ Te desejo o melhor, ninguém deveria ter que carregar essa angústia achando que é para sempre.
Lucas Bernardes nunca fiz, Lucas... o médico receitou, dei super certo e tem sido assim. Única coisa que mudei foi passar a tomar só metade, tava achando muito as 300mg
@Lucas Bernardes esse remédio mim deu uma tremendeira o tempo que tive tomando, eu tomei um vidro e meio o tempo de tratamento e foi por conta própria, não sei se foi a doença que enfiou na minha cabeça que era melhor eu tomar esse remédio kkkkkk não tenho plano de saúde, e pra escrever ficou ruim eu troco palavra escrevendo errado e eu sei escreve ficou horrível a escrita e eu engordei, fora a insônia, e no tratamento pensei eu mim suicidar, eu cheguei a bandonar o tratamento aff
Fui casada com um bipolar durante dezessete anos, até que ele se foi de ataque cardíaco aos 68 anos. É a pessoa mais maravilhosa que já conheci, a medicação funcionava perfeitamente, à base de lítio e fenobarbital. Ficou internado algumas vezes antes de me conhecer, mas era um doce, meigo, trabalhador, honesto, bem-humorado, gentil! Tenham fé! Se ele passou por tanta coisa e foi tão feliz depois de acertar a medicação, vocês também podem!🤗
@@mariacelina7299 O remédio equilibra, acalma... mas que remédio maravilhoso seria se passasse a bondade ao ser humano! Isso só com empatia e evolução da alma. Mas, quem sabe um dia?
É tem uma boa chance deles serem bondosos e generosos mas é provável que isso abreviou a vida dele. Diversas vezes ele deve ter trabalhado mais do que o corpo aguentava.
Estou nesse fundo do poço. Eu trabalhava normal, tinha meus clientes , acabei com tudo 😭.. difícil é que as pessoas não entendem......(transtorno bipolar)....
@@vanessalyra5995 a compulsividade de gastos e o fazer várias coisas ao mesmo tempo , acontece . Vou perguntar pra médica se isso é inevitável no meu caso pq já é a segunda vez !! Mesmo tomando a medicação!
Fui diagnosticada com tipo 2, depois que descobri a bipolaridade muita coisa fez sentido. Meus períodos de depressão são mais intensos que os de mania, nesse período mal consigo levantar da cama. Depois que iniciei o tratamento com Lítio minha vida melhorou bastante to me sentindo mais "normal". Força galera, por mais que seja difícil, não é impossível. Não desistam do tratamento, não desistam de vcs, eu tb estarei lutando daqui.
Sofro com a angústia e a tristeza que acompanham as minhas crises de depressão. Hoje , os psiquiatras com quem me tratei nos últimos anos , denominam essa minha patologia como transtorno bipolar . Na verdade , o sofrimento que esta doença me infringi não se alterou com esta " nova denominação ". Encontro- me em fase de manutenção da dosagem de remédios , mas preocupado por achar que a Ciência Médica tem avançado pouco na buscada cura
@@JoseAlves-nr9xtgente tomei lítio por 30 anos como estabilizador de humor, mesmo dosado tive que parar de tomar o lítio porque a minha creatinina alterou demais, hj tomo quetiapina 50 mg
Excelente explanação! Faço tratamento pra esse transtorno tipo 2 há 7 anos. Já tive várias crises e recaídas. Várias vezes sendo afastada do trabalho por crises intensas de depressão. Vc não consegue mais ser produtiva, a concentração falha, vc se sente um nada e uma das partes mais difíceis é aceitar esse diagnóstico. Estou sem crise desde setembro do ano passado, o que é um grande avanço. Troquei de médico e ele conseguiu estabilizar meu humor, mas sinto uma ansiedade e angústia constante que amenizam com um ansiolítico. Não tenho mais a alegria, vigor, entusiasmo de antes. É um processo doloroso pq vc tenta ter uma vida normal, mas sempre se depara com as limitações do transtorno. Os dias apenas estão passando , mas com a sensação que não estão sendo "vividos". Os remédios estabilizam o humor, te "devolve", de certa forma, uma convivência social estável, trabalho, relacionamentos interpessoais, mas vc não tem alegria, tem baixa de libido, perde interesse por tudo aquilo que antes te dava motivos pra viver. Hj me sinto anestesiada, apenas sobrevivendo e isso é angustiante. Continuo lutando por mim, de certa forma, por minha família, meus amigos, pessoas que me querem bem e que não quero que sofram por minha "ausência ". Mas é uma luta constante e difícil. Só queria ser "normal" e não depender de tantos remédios pra ter uma estabilidade emocional e uma vida social ativa. A sensação é, que hj, estou apenas passando pela vida. Desculpem o longo texto. Na verdade é um desabafo.
Daiana, remédios, trabalho voluntário, religião, academia, isso complementa e renova minhas energias para minha estabilidade emocional. Sou bipolar 2. Participo de um serviço voluntário aos domingos. Quando volto pra casa, estou com um sorriso, com uma alegria, com um contentamento, com uma paz em meu coração, que só penso em agradecer a Deus, pela oportunidade de viver e poder trabalhar em ajuda aos nossos irmãos mais necessitados. O trabalho voluntário nos preenche de todo sentimento bom que precisamos. Paz e luz em seu coração!
Me parte o coração ter minha situação narrada por outra pessoa que nem me conhece, não qro isso pra ninguém, é exatamente como me encontro... Quando os dias não passam em branco, são trevosos.
@@lucienesantanna7556 Bom dia! Vou tentar explicar de forma sucinta. 😉 A psicanálise é a terapia de investigação do inconsciente , consiste em trazer o material inconsciente para a consciência. Para o paciente Border é importante entender o porque e como desenvolvi a "personalidade" Border? Como este tipo de personalidade se forma e quais foram os mecanismos e vivências que contribuíram para o desenvolvimento da personalidade. Com isso podemos trabalhar no intuito de resignificar as experiências do passado, aprendendo e desenvolvendo uma nova maneira de vivenciar a vida. 😉
Sou mãe de uma moça de 31 anos, a psiquiatra ainda não fechou o diagnóstico pra bipolar ou borderline, usa muitos medicamentos, não é fácil, mas vamos vencer!
A dica é que quando você acerta o remédio, você acerta o diagnóstico. Os bipolares costumam ter muitos efeitos colaterais com a maioria dos remédios pra depressão e ansiedade. Só acertam com os remédios específicos pra bipolaridade, como o Lítio. Daí não tem efeito colateral.
Comecei o tratamento com Lítio ontem a noite e pode parecer bobagem mas estou completamente diferente de ontem, não estou acreditando,hoje não surtei, não falei nem um palavrão, não briguei e não chorei, não estou conseguindo nem acreditar,agora acredito que vou ficar bem, não desistam 🙏🏻
A doença que minha mãe sofria ! Lutou até o último momento entre depressão e euforia ! Sempre quis saber o que passava na cabeça dela ! Obrigada dra Ana Beatriz
@@julianaoliveiraadamadeverm2298 quanta falta de interpretação de texto. Se ela disse que ela lutou até o último momento e a doença que minha mãe sofria, remete ao passado e que ela não está mais aqui.
@@poliananunes3190 Amiga não é falta ou má interpretação de texto. É falta de atenção. As pessoas hoje vêem mas não enxergam, ouvem mas não escutam....Vivem de olho, doentiamente, no celular....Viraram autômatos! Fico p.. da vida quando converso com alguém e a pessoa não tira o olho da droga do celular.
Bipolar Superior; O maior de todos; Professor imbatível; Discurso dominador; Vencedor; O insubstituível; Mais forte do mundo; De poder absoluto; A voz dominante; O mais sábio; Um verdadeiro colosso! Depois; Depois o fundo do poço!
Beleza, Bia. Tenho diagnóstico de Bipolar II há 27 anos!!! Ouvindo vc falando dos medicamentos e da continuidade do tratamento, eis o que faço há 20 anos. Carbonato de lítio, lamotrigina, quetiapina. Aconteceram algumas crises *mais leves* nesse período mas depois dessa combinaçao aí já são 8 anos de tranquilidade. Frizo que meu tratamento é feito no SUS e com sucesso. Ninguém precisa ficar desesperado se não tiver recurso financeiro pra se tratar!! Obrigada
@@JoseAlves-nr9xt tem 20anos q tomo lítio. Há uns 5 anos apresento tremor nas mãos, as vezes mais, as vezes menos, podem estar ligados a ansiedade tbm. Mas pelo custo/benefício não me importo com isso. Em funçao dessas medicaçoes nunca engordei, fico de olho no que como!!!
Adorei sua explicação Dra Ana Beatriz te vi no the noite ! Tenho transtorno bipolar tipo 1 e sou Borderline tbm ,fui a tantos psiquiatras inúteis e caros, eu sabia mais sobre meus transtornos do que eles , sempre eram diagnósticos de depressão até TDAH mas graças a Deus encontrei um psiquiatra sensacional e por incrível que pareça pelo SUS !
É impressionante como tem profissional merda e caro. Acredito que eles olham as pessoas como estatísticas e quando você não tem um sintoma, ou tem um sintoma de uma forma diferente, eles olham aquele quadro que eles aprenderam e tomam uma decisão baseada nisso, e não no individual
A Música de boa qualidade também auxilia no tratamento dos bipolares. O antigo rei Saul, nos livros do Antigo Testamento bíblico. Quando ele sofria acessos de raiva, irritação, o Davi pastor de ovelhas era chamado às pressas. Ele começava a tocar um instrumento musical, a harpa, se não me engano, e isso aliviava a alma de Saul. E a crise séria passava. 👍🏽🙏🏿🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🌏🎵🎵🎵
@@MariaAlves-ok4ys Sim, Maria. Teve uma ocasião que eu estava tão nervosa, e aflita, muitos anos atrás, que nem os fortes remédios estavam mais me ajudando, naquele tempo. Foi qdo o ex-marido aconselhou-me ouvir Bach. Jesus, alegria dos homens.. foi a única coisa que me acalmou e sossegou a alma, daquela vez. Também gosto muito de Mozart, de Bethoveen, de Chopin, e outros. Músicas: Meditação de Thais; A Nona Sinfonia de Bethoveen; Ode a Alegria; Tem muitas obras primas que sossegam nossas almas, mentes, espíritos, tudo. Músicas com flauta doce tbm, e Reiki. Junto com o tratamento médico, temos muitos outros recursos. Graças a Deus 👍🏽💐🙏🏿
@@simonepaulistana8931 sim sim! acalma exercita o cérebro,deixa a pessoa mais tranquila,a pessoa fica até mais equilibrada,amo ouvir Mozart,Shopin,Vivaldi,esse tipo de música e os sons ajudam muito,claro o tratamento medicamentoso é essencial também.
Sou bipolar, estou em tratamento a 2 anos e minha vida está parada. Sou dentista, tenho 37 anos e me tornei um vegetal. Hoje entendo porque as pessoas se matam. Dra. Bia excelente profissional, porém inacessível a classe média baixa. Muito lindo se todos os profissionais médicos honrasse o juramento de Hipocrátes. Meu sonho era pelo menos uma consulta com ela. Ainda bem que sonhar não paga.
"quem busca tratamento é a família na fase eufórica", no meu caso eu busco sim, porque eu sei que posso acabar fazendo coisas inclusive maléficas como beber muito ou usar algum tipo de droga que me deixe mais eufórica ainda. Quando eu começo a sentir que isso vai acontecer eu aviso meu médico, eu já cheguei a gastar todo meu salário em um dia só com coisas que eu não precisava, mas gostava. hoje em dia eu tento voltar esse estado de uma forma comportamental que me renda algo pra eu me sentir realmente grande, como estudos e liga acadêmica, mas também faço isso até me desgastar e precisar de um tempo, mas pelo menos eu produzi coisas pro ambiente acadêmico e vou ter um reconhecimento. Eu também reagia de forma agressiva em casa porque fui criada em um ambiente instável, e devido as medicações que estou tomando estou conseguindo me distanciar e não ser tão IMPULSIVA. E depressão hoje em dia vem de maneira mais leve, não sei se é porque quando sinto já entra com o antidepressivo que meu corpo melhor se adaptou (e é o único que não deu tantos efeitos colaterais) e passa, aí se começo a sentir agitação é hora de cortar porque posso ir pra euforia, e geralmente faz jogada também com meu sedativo. Fora que claro, tomo estabilizador de humor, antipsicótico e um pra dormir. É realmente estranho como um dia eu posso tá fazendo tudo dar certo e produzindo, ou fazendo alguma coisa como sair todo final de semana (fora da PANDEMIA), e de repente eu estar um pouco mais isolada, melancólica e depressiva. enfim, de qualquer forma eu sei com minha terapia que às vezes era tudo muito grande, minhas emoções mesmo, mas infelizmente como vivo numa sociedade a terapia me ajudou a identificar alguns aspectos que socialmente iriam ser diferentes demais. Então sempre que mudo ou acontece algo que não tô conseguindo processar, ou estou com vontade de chorar, eu me isolo em um banheiro do estágio ou da faculdade choro cinco minutos e saio. Ou sei lá, só respiro pra voltar. Porque querendo ou não são mudanças bruscas sim, e eu me sinto pressionada a mão misturar e me expor em ambientes sociais. No passado eu sofri bastante por ser a amiga que de repente some, por às vezes estar muito negativa ou muito autoritária, agora só tento controlar a situação. Sei que algumas não vou controlar, mas o quanto eu puder tentar olhar de fora eu vou tentar.
Tratamento médico, Nossa fé em Deus, família, amigos, atividade física, animal de estimação e um amor verdadeiro nos trazem o equilíbrio necessário para uma vida social aceitável. Shalom a todos!
Meu pai e depressivo, minha vó foi também, meu irmão e bipolar e eu aparentemente também, ainda não tive a certeZa do diagnóstico. Sinceramente penso em não ter filhos pra eles não sofrerem
Tenho o tipo 2 .Tenho ep de depressão bem severas .Quando saio disso entro na hipomania .Lembro de um dia passar o dia td fazendo paēs , tortas , bolos no fim do dia não tinha onde colocar nada na cozinha .Nesse dia trabalhei o dia inteiro e me sentia ótima .Mas de uma certa forma , naquele dia vi que tinha alguma coisa em mim que não estava bem . Sem contar os pensamentos acelerados onde muitas vzs mal se consegue finalizar um pensamento .A única coisa que entendi sobre ser bipolar é que : É extremanente exaustivo viver assim !
Fazer "academia" tb cansa, mas deixa o corpo top. Quem sabe essa exaustão não esteja "malhando" nosso cérebro para um 'bem maior'? - podemos pensar dessa maneira pra nos revigorarmos diante desses altos e baixos... Estar em tratamento psiquiátrico é imprescindível, pra toda a vida, e está tudo bem!! Assim como quem faz academia toma alguns suplementos pra melhorar o resultado dos exercícios...
@@joytrip Gostei do seu pensamento, também prefiro encarar a situação desta forma do que focar no negativo, lidar com tudo isso acaba te dando muito mais capacidade quando o tratamento tá bem alinhado, afinal, se você tá bem e já passou por tanta coisa difícil, não vai ser qualquer coisa que irá te derrubar. Eu acredito que passar por tudo isso molda nossa força e caráter com o tempo.
Infelizmente os transtornos psiquiátricos, principalmente os crônicos como é o caso do transtorno bipolar, levam mais tempo pra serem definidos por a vários fatores, como a falta de exames laboratoriais ou de imagem pra ajudar no diagnóstico. Por conta do diagnóstico ser completamente por meio da observação, ele pode levar anos pra ser definido. Pelo que eu saiba é quase que impossível definir o diagnóstico de transtorno bipolar num paciente que está apresentando a primeira crise franca de mania ou de depressão, pq existem outros transtornos muito similares. Exemplo, num primeiro surto eufórico pode ser levantada a hipótese de esquizofrenia (além de outras hipóteses), assim como se a primeira crise for de depressão, pode ser muito difícil dizer que se trata de uma depressão unipolar e não bipolar. No caso do tipo 2, as vezes o pct já teve vários episódios de depressão e é considerada a hipótese de um quadro de depressão recorrente, pq ainda não apresentou um episódio de hipomania ou até apresentou e passou despercebido. Tomara que a psiquiatria continue evoluindo de forma rápido pra num futuro não muito distante, termos recursos mais preciso não só pra definir o diagnóstico mais rápido mas tb pra melhorar as formas de tratamento.
Sensacional! A minha mãe tem o transtorno bipolar, e a anos e anos atrás foi extremamente difícil diagnosticar, então ela vivia em hospitais psiquiátricos. Casamento acabou, nosso relacionamento era terrível, era um sofrimento sem fim... Não consigo nem lembrar das fases da euforia, era tão forte que acabava em delírios... Logo, quando diagnosticada e tomando a medicação correta (lítio) não tivemos mais problemas. Mas eu carrego alguns traumas dessa época... Mudei muitas coisas na minha vida erroneamente por impulsos e por não suportar as crises de uma pessoa que é muito importante na minha vida. Então família de bipolares, procurem ajuda médica também... É muito necessário aprender/entender sobre o transtorno.
Sou bipolar hoje tenho 67 anos mas me trato deste transtorno desde os 23 anos, atualmente me encontro muito bem já há 4 anos completamente estabilizada desde que passei a tomar o estabilizador topiramato, este remédio foi incrivel pra mim caiu como uma luva e tomo poucas miligramas, sinto-me muito bem, feliz em paz coisa que antes era um tanto difícil pois sentia muita insegurança, agora sinto-me segura e cheia de auto estima...
Gracas a Deus eu fui em um excelente psiquiatra e ele acertou de primeira na minha medicacao: quetiapina + sertralina, em 2 semanas de tratamento ja estava ficando muito bem. Trato a bipolaridade ha 14 anos, descobri pq tive depressao pos parto e de la pra ca : tive bem poucas recaidas. E fundamental usar a medicacao e tb dormir de 7 a 9 horas de sono e fazer exercicios fisicos pra se manter estavel
Estive em busca de um tratamento para meu transtorno de humor desde setembro de 2021. Depois de muitas idas ao médico e ajustes da medicação, finalmente consigo viver de maneira mais equilibrada, só tenho sentido muita sonolência. No início fiquei sem libido alguma e senti que aquela criatividade toda também diminuiu consideravelmente. Passei por um período em que me senti um vegetal. Aos poucos a libido foi voltando e os sintomas foram diminuindo, com crises mais leves e demorando mais para acontecer. A melhora imediata foi na ansiedade, cognição e em tarefas de matemática, pois antes eu estava me saindo muito mal em exatas e agora consigo planejar as coisas com clareza, seguir regras, pensar de maneira lógica e isso também se refletiu na melhora da minha vida profissional. Atualmente, após 1 ano e 2 meses, estou há cerca de 2 meses sem crises e vivo muito bem. Uma observação importante é não usar a sua vida pregressa como parâmetro, por exemplo: antes nós sentíamos tesão, mas era um tesão maníaco ou a total falta dele. Antes éramos extremamente criativos, mas não conseguiamos concluir nem mesmo as tarefas mais básicas. Antes nós tínhamos muito interesse em socializar, mas era de maneira extravagante e inconveniente. Então, agora tudo é mais brando se comparado como antes, isso causa estranheza no início, mas com o passar do tempo vamos nos habituando à vida normal e sadia.
@Utnapishtim poderia me dizer quais remédios está tomando? Também tenho TAB (tipo 2) e de uns anos para cá minha memória, cognição e raciocínio estão muito prejudicados e mesmo, em tese, tendo iniciado o tratamento que pode ser o correto ainda não melhorei nada quanto a questão citada.
Eu aqui assistindo porque estou em uma crise nesse momento, tentando me manter lúcida e não me afundar de novo... Para mim é um ciclo sem fim " fico bem, fico mal" só queria não passar por isso me sinto tão importante, me vejo jogando todas as conquistas foram e tendo que começar tudo do zero sempre... Teve vezes que achei que não fosse aguentar, porém ainda estou aqui tentando aprender a conviver comigo mesma. Deus me proteja de mim 😢.
Minha mãe é bipolar, pelo que entendi é grau um. Muito difícil, acho que nunca conseguimos encontrar um equilíbrio nos remédios. Eu até senti esperança assistindo o vídeo. Obrigada por compartilhar.
Deus Pai ... sou grata a Ti pelo teu Espirito Santo atuando em mim ... Gloria a Rei !!! "Por que vos sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espirito do Filho que clama Aba Pai" Galatas 4:07 ... Se permita ser ADOTADO pelo AMOR do Pai ...
Achei perfeito! Sou bipolar tipo 2, diagnosticada desde 2008. Me trato com Oxcarbazepina e Quetiapina, trabalho, faço Taichi, musculação, crio meu filho e levo uma vida produtiva demais. Difícil só nos relacionamentos pq a gente não é brincadeira nas crises! A mulher fica MUITO brava😂😂😂😂😂😂
Meu marido é bipolar fiquei casada 35 anos assumi minha família em todo sentido nunca passei problema para ele porque ele dava muito trabalho não aceita tramento hoje os filhos criados tive crise de de estresse fiquei tão cansada tive até pânico separei dele pois não conseguia ouvir a voz dele eu com 69anos ele começamos moro sozinho com Deus distancie por causa da minha sude
Como é bom poder ouvir essas explicações. Fui diagnosticada aos 19 anos de idade. Hoje tenho 41 anos, e faço uso de carbonato de lítio .... É uma luta, mas desde de o princípio me comprometi a me tratar, durmo cedo, acordo cedo, não faço uso de bebida álcoolica, faço atividade física, isso colabora muito pra que eu não tenha crises, mania..... Agradeço a Deus por Ele me dá forças. E sigo meu tratamento. A compreensão da família é muito importante. Pra mim o apoio de meu esposo é imenso, sou muito grata por vc todo cuidado que ele tem e sempre teve comigo, Ele é um amigo um ser humano sensível e dedicado. Parabéns Doutora , seus vídeos tem auxiliado muito a minha vida, gosto também do Dr Marco Abud, vocês são incríveis!!! Jesus abençoe!
Por isso que a oração diária a Deus é muito importante;pois se a espiritualidade estiver boa a pessoa tem um Grande alicerce para lidar com isso, SE DEUS NÃO QUISER CURAR ,CLARO.
Eu agradeço a Deus e ao meu psiquiatra , eu descobri faz 2 anos que sou bipolar e tomo lítio ; sou enfermeira e sempre senti desde criança um grande nervoso que me prejudicou muito ao longo da minha vida mas isso passou e vou continuar meu tratamento por toda a minha vida beijos
Dra, admiro seu trabalho. A senhora não mencionou os esquecimentos e a demência caso a bipolaridade seja descoberta bem mais tarde. No meu caso descobri com 48 anos. Os médicos sempre me diziam que tinha depressão, tomei muitos só piorava. Hoje estou com tratamento adequado, porém com muitos esquecimentos. Obrigada 🌷
Eu vivi muitos anos resolvendo problemas dos outros , eu não conseguia falar não , hj eu estou doente tem dias q não tenho vontade de sair nem no portão e não aguento ver gente parece que vão sempre me pedir favores , tenho trauma de gente folgada e com isso estou com dificuldade até de trabalhar meu humor muda as vezes consigo sair às vezes não tenho vontade nem de me ver no espelho!!
O lítio salvou minha vida! Após anos ciclando entre tdm, hipomania, relacionamentos interpessoais péssimos e sendo médica, encontrei meu equilíbrio. Através dele e uma ótima psiquiatra, minha vida tomou um novo rumo 🙏🏻
Obrigada Beatriz de coração! Mesmo me trato a mais de vinte anos, acho que faz uns treze anos fui diagnosticada bipolar, trabalhava numa auto escola, era instrutora de trânsito teoria e prática, tentei várias vezes subsídio, não tinha controle de compras, fui internada várias vezes, usei uso todos estes remédios que falou, fui até aposentada, nossa minha história....... mas graças a Deus hoje estou bem melhor, a parte espiritual me ajudou muito, porque achava que eu morrendo Erica resolver todos os problemas do meu esposo, filhos, graças a Deus que minha mãe meu irmão, um amigo da família , trabalhou o reique comigo, e me senti proteja, sempre me tratei com psiquiatra e psicólogo sempre a hoje, as sessões com Psicologa e psiquiatra, são fundamentais na minha vida, gratidão a Deus por sempre ter colocado profissional competência na minha vida, as vezes ia particular, maioria das vezes pelo profissional do município, tenho medo de contar as minhas coisas para as outras pessoas, distorcem que falo, ou dizem que sou louca...... hoje tomo carbólitio , queriapina, Rivotril.... me libertei dê muitos remédios, graças a Deus! Sempre tenho muito fé, e hoje encarro os problemas, consegui resgatar meu amor próprio, mas sempre colocava e coloco os outros em primeiro lugar, é errado primeiro eu, não nasci pra agradar todos, nem Deus agradou todos, tive uma perda muito grande de infância meu pai, morreu de acidente, eu era mais próximo dele, que dá mãe, somos em cinco irmãos, 4 moças é um rapaz, meu irmão é tudo pra mim, nunca desistiu de mim, é o nenê dos irmãos, isso hoje pra mim faz bem falar, gratidão a Deus por ter conhecido você Bia, cheguei a conhecer você com uma laive, com o padre Fábio de Melo, ele também me ajudou muito nesta pandemia 😷 assistindo as missas dele no domingo, laive, assim conheci você, a melhor laive que já assisti até hoje, gratidão 🙏 moro em pinhalzinho, Santa Catarina, Brasil, você me passa tranquilidade e confiança Bia, gratidão 🙏 trato meu filho em São Paulo, ele também tem doença , que não tem cura, tem tratamento, tenho um sobrinho do meu esposo, que filho dele é psicopata matou a irmã e tentou matar a mãe, não deu certo tudo como ele planejou, foi na cidade de Curitiba que aconteceu, está tragedia , a Herica era nossa afilhada, ele matou ela, e tentou matar a mãe também, a mãe me dizia era Gustavo, mas não era meu guga, muito triste 😢 conversamos abraço, não estou muito legal hoje, estou se sentindo truste, as vezes penso em sumir....... mas prometi não me matar mais, ninguém , valo a pena, vou pro pulgatorio, Deus tenha misericórdia de mim senhor Jesus Cristo, Deus me perdoe, amém 🙏 gratidão 🙏❤️❤️🤩👏🏻👏🏻👏🏻✨✨✨
Foi a MELHOR aula sobre Bipolaridade que já ouvi!! Qta clareza! O ritmo da fala da Dra. Ana Beatriz tb colabora para uma maior atenção. Meio que, hipnotiza... MUITO BOM!
Muito esclarecedor esse vídeo. A família de um bipolar sofre muito pois não tem muita informação de como lidar, como agir, se tem cura ou não... obrigada por esse vídeo!!
Dra. Bia, adoro seus vídeos e livros. Sou Formado em Letras, Pedagogia e Psicanálise...tive um surto psicótico e um ano depois fui diagnosticado com esquisofrênia. Desde então estou em tratamento regular...vivo dias terríveis em função da patologia. Gostaria muitíssimo, se for possível, que a senhora fizesse um vídeo sobre a esquisofrênia...
Sou casada com um bipolar, e é uma luta constante. O primeiro surto psicotico foi depois de 3 anos de casados e nem sabíamos o que era esse trantorno, depois de medicado e estavel por 6 anos, voltou com as crises logo que nosso bebê nasceu e no ano seguinte tbm, essa doença deixou traumas em mim e em meu bebê, até hj ele não aceita ir com o pai, passei meu puerperio em lagrimas até meu esposo estabilizar e depois de 6 meses voltou aos surtos. Escrevo agora com a esperanca de dias melhores, por que não é fácil pro cuidador, precisamos de terapia pra poder assimilar e tentar se doar com amor e paciência, coisa que com um bebê pequeno é difícil. Que Deus nos dê forças 😢
Ana as vezes essa doação de amor e paciência que você tem com ele não vale a pena, você não precisa estar em um relacionamento onde mais sofre do que é feliz. Você pode ter a compaixão de entender que ele sofre de um transtorno mas precisa pensar se vale sacrificar a sua felicidade e a do seu bebê. Pensa em você também, que pode adoecer a cada dia que passa. A gente precisa ter amor com o próximo sim, mas precisamos nos amar também e conhecer os nossos limites. Não fica em um relacionamento onde te faz adoecer! Pensa na sua felicidade e a do seu bebê.
Como eram as crises do seu esposo???Meu marido planeja algo e nunca cumpre.De dia fiz que me ama ,a noite falou que iria dá dos socão na minha cara ,como se eu não significasse nada pra ele
Meu namorado é bipolar tbm ele me trata super bem . Ele teve crise bipolar recentemente mais eu não estava perto pra saber como ele fica ele toma remédio e esta bem de novo. A gente pensa em casar mais as vezes fico com receio de como vai ser pq nunca convive com alguém bipolar não sei como é.
Eu vou pro psicólogo ainda, Tem dias que eu me sinto um Deus acima de tudo e todos nível de perfeição, pra eu descer esse nível é muito Rápido em segundos... E o pior é quando tenho crise pq eu só fico triste e chorando em seguida tô rindo depois desco ao poço de novo é horrível Sobre relação eu sou difícil de lhe dar, me estresso rápido demais e sou intenso pra tudo... tenho ansiedade falo muito rápido agora só falta começa minhas consultas...
Meu vô era assim, cuido muito a questão da bebida pois o fim dele foi o que nós todos bipolares tememos. Porém só passei a ter esse cuidado após o diagnóstico, o lítio ajuda a pessoa a não beber também, pois se passa muito mal se beber concomitante. O fato é que só passei a cuidar após o diagnóstico.
O Transtorno Bipolar ainda é um grande desafio para os psiquiatras. Era comum pessoas com transtorno bipolar serem tratadas com medicamentos para depressão, o que causava muito transtorno para o paciente.
Sou bipolar, mas foi difícil começar a me tratar de verdade, é muito confusa minha mente , ao mesmo tempo que tenho a Olivia certeza de alguma coisa , depois vejo que não era nada daquilo, não é fácil, hoje vivo mais em depressão, tenho 58 anos, criei 3 filhos e nem sei como. Fui viciada depois de mais velha em drogas, hoje consegui parar , mas sinto dalta da euforia e quero beber, mas também, estou me segurando, mas fico depresssiva, estou tomando litio , quitiapina, pregabalina. Acho que agora tô começando a a ficar melhor, relutei em usar quitiapina, porque vi na bula que era pra esquizofrenia e não aceitava. Enfim estou aposentada e foi muito importante ouvir você, especificamente este vídeo, Que Deus, continue abençoando, e muito exclarecedor😗🙏🙏🙏
Talvez eu tenha bipolaridade tipo 2. Sofro muito com depressão, as vezes me sinto capaz, quero viver, não sou de exageros... mas a depressão acaba comigo. Tive muito azar em ter me envolvido com uma pessoa que me maltratou muito, acho que as coisas ruins que passei com ele despertou a doença em mim. Eu lembro que eu era normal. Hoje eu preciso me esforçar muito para fazer coisas muito simples.
Descobri(fui diagnosticado com o TAB- Transtorno Afetivo Bipolar) depois de uma separação. Eventos traumatizantes podem desencadear a manifestação desse transtorno, de acordo com o que disse na época a minha psiquiatra. Mas faz anos que parei com toda e qualquer medicação. Tenho vivido relativamente bem. Tive efeitos rebotes com algumas medicações. Por exemplo: topiramato e fluoxetina levaram minha libido a níveis extremos e fiquei quase a ponto de enlouquecer, ainda mais que na época não estava em um relacionamento. Depois veio a quetiapina, lamotrigina e zolpidem, aí foi depressão total, não tinha ânimo pra nada! A Dra falou no vídeo sobre agressividade, taí uma coisa que nunca fui. Até tive, às vezes tenho momentos de irritabilidade mas, agressividade quase zero.
@@iaraalves7409 oi querida, eu estou indo na medida possível, eu piorei muito na questão de força física, sinto muita dor, ainda desconfio que eu seja bipolar, mas minha psiquiatra diz que eu sou apenas depressiva, vez ou outra me vem essa vontade de fazer as coisas, não sei se é normal para minha condição, mas a depressão é muito severa, muito, mesmo me tratando.
Depois de 13 anos em negação resolvi busvar tratamento e ajuda psiquiatrica. Ontem finalmente tive meu diagnóstico de bipolaridade. Confesso que estou triste em saber que será necessário tratamento para sempre, mas ver os videos da doutora me fazem sentir acolhida.
Deus te dê mais 40. E que a felicidade nunca lhe falte!! Vivaaa!!!! Me sinto cansada perto de tanta euforia, tenho baixa bateria social, PORÉM apoio toda alegria, todo gás, toda CORAGEM de ir em frente e VIVER, por isso, te desejo MAIS!
Uma coisa importante para acrescentar ao que a Drª falou sobre o bipolar as vezes achar ruim qnd vc ajusta o humor dele, pq ele quer ficar um pouquinho mais pra hipomania, já que a hipomania gera uma sensação boa, de mais energia, mais produtividade, mais alegria; é que apesar da hipomania parecer “boa” pro paciente, nos períodos eufóricos, mesmo na hipomania, ocorre morte de células cerebrais e essas células não se regeneram.
Sou ciclotímica e foi muito difícil até chegar ao diagnóstico. Mas hoje, consigo perceber até onde devo ir ou não comigo mesma. Obrigada pelo vídeo, doutora, sou fã do seu trabalho e da sua pessoa!
@@michelleonardo4389 depois de algum tempo fazendo psicoterapia, tive uma crise muuuuito forte. Aconteceu a famosa virada maníaca (na época eu não entendia o que tava acontecendo comigo) e entrei em estado misto. Minha psicóloga sugeriu que procurasse consultar também com um psiquiatra, visto que eu tava em muito sofrimento. Ele me diagnosticou. E além disso, me indicou a leitura do livro do Diogo Lara chamado: Temperamento Forte e Bipolaridade. Me esclareceu muita coisa!! Recomendo, pois pouco se fala a respeito da ciclotimia propriamente dita. E ela existe!! Eu sou a prova viva disso rsrs
Leia o livro Uma mente inquieta, é uma biografia da psiquiatra Kay Jamison que foi diagnosticada com transtorno bipolar. Me ajudou a aceitar meu diagnóstico e valida-lo tbm. Sigo entre altos e baixos, mas ajuda.
@@myadomingos8392 vc conhece o dr Renato Silva? Ele e tão bom quanto a doutora e só fala de transtorno bipolar. Vc devia ver um video dele vc vai gostar.
Fui diagnosticado como bipolar em 2003 pelo saudoso doutor Jacob Seldin. Passei a usar lítio desde então e Rivotril muito eventualmente, em situações de grande estresse. Ano passado (2021) comecei a apresentar tremores que o neurologista supõe que sejam devidos ao uso de lítio por muito tempo. O psiquiatra está revendo a dosagem. O doutor Jacob me disse que minha bipolaridade era branda. Vendo este vídeo, acredita que eu esteja classificado no tipo 2.
Essa médica é extremamente didática !! para mim a melhor que já ouvir até hoje ... os livros são maravilhosos , as explicações formidáveis .. um dia vou na consulta .. quem sabe 👏👏👏👏👏👏🌻😍
Fui diagnosticada com bipolaridade. Ou eu estava extremamente triste ou eu estava imensamente feliz, eufórica. Graças a Deus estou medicada e nunca mais tive crises.
Sou do tipo 1 e demorei para ser diagnosticada, depois de muitas medicações estou melhor e estou no tratamento usando Amplictil (para dormir), Depakene e Escitalopram. Hoje estou me sentindo melhor
Revelador esse vídeo. Fui diagnosticada em 2016. Mais somente em 2019 fui realmente controlada com a medicação. Hoje tomo quetiapina, lítio e lamotrigina. Sou uma pessoa super dinâmica e ativa. Antes não conseguia ter uma vida normal. Sou aposentada justamente pelo meu diagnóstico. Mais não paro nunca de tomar minhas medicações. Sou super corretinha com a minha medicação. Era um inferno antes!!! Até ajustar a medicação de hoje, tive crises horrorosas de humor e fui internada algumas vezes. Hoje estou super bem!!!
Primeiro você tem que ter consciência das suas condições e aceita-lá como parte de você e da sua vida. Por mais que tenha tratamento, ele não é 100%. No começo eu ficava muito confusa em relação de quem eu era, por cada hora pensar de uma forma, hora tá irritada, hora cheia de energia, eu quero mas nem sei o que eu quero, tudo numa confusão absurda de se encontrar no meio desse tsunami. Mas essa sou eu. Trago comigo esses altos e baixos e tenho que aprender a lidar com eles. Os remédios amenizam o sofrimento, mas você compreender que ela faz parte de você, e que terá que conviver com ela para o resto de sua vida, é fundamental! Tem que tratá-la como sua aliada, e não inimiga. A minha dor se tornou o meu escudo e lutarei até o fim. Entre “alegrias” e tristezas, eu consigo nadar nesse mar de lágrimas sem me afogar. Se eu tratar como inimiga, sem dúvida irá me derrubar. Prazer, eu sou bipolar!
Amo vcs. Passei da ignorância p a luz depois q vi nesse canal um ponto de apoio p o quadro de F32.2 e F41.1 q fui diagnosticada. Deus abençoe abundantemente vcs e todos q os seguem.
Bom estudo estou tomando estabilizador de humor lítio carbamazepina mas meu psiquiatra não ensina desse jeito você ensina quais diferenças muito top estou sozinho e se n família e muito difícil pra mim superar tudo isso mas tenho que ser forte corajoso os exercícios estão me ajudando na dopamina obrigada doutora Ana Beatriz
Sou bipolar. É um inferno! Passei 10 anos tomando remédios só para depressão. Há 3 meses fui diagnosticada com bipolaridade e comecei o tratamento com quetiapina e depacote. To menos ruim, mas ainda não chegamos na dosagem ideal ainda.
Cuidado quetiapina deixa a gente mongolóide,boba,lerda. Estes sentimento são uma merda,a gente sabe que tem e não consegue melhorar....oh! Inferno viu!!!!
@@wanderleymorais7815 pode ser que faça o efeito em você,não em todos,sou boredeline,como estabilizador de humor me dei super bem com ele,e olhe que já tomei vários,inclusive carbolitium,acho que cada um reage de uma forma ao tratamento medicamentoso.
melhorei com a olanzapina e escitalopram, faz-se cinco anos que não tenho mania/surtado e depressão, faço academia, faço psicoterapia, vou a reuniões, alimentação saudavel, não bebo/uso por 23 anos
Que bom Roberto, acho que preciso fazer exercícios tô muito parada, assisto as reuniões mas é na marra,pous me ajuda muito ter base de ato domínio, mas não tô fazendo trabalho nenhum casa ,, sou aposentada só quero fi ar em casa na cama, mas, vou continuar tentando
Eu estou na minha terceira recaída da depressão e síndrome do Pânico. A primeira na adolescência com pânico, usei paroxetina de 10mg e passou. 6 anos depois, acordei de madrugada com crise de novo. Dessa vez, veio um pouco mais forte com sintomas depressivos de angustia e solidão. Usei paroxetina de 10mg de novo , dessa vez levou uns 6 meses pra melhorar. Fiquei 10 anos sem nada, me acordei mal e dessa vez veio muito forte, com vários sintomas físicos de angustia, palpitação, falta de ar, dor/queimação no peito, falta de concentração, falta de sono. Usei alguns antidepressivos, só faziam efeito parcialmente, foi onde descobri a hipomania/mania e batia com várias coisas vexatórias que fiz ao longo dos anos. Como não tive apoio, não levei o tratamento a sério, achei que era algo que ia passar, mas não passou. Hoje uso Escitalopram de 20mg, e foi o que mais se aproximou da melhora, mesmo que parcialmente (já usei fluoxetina, sertralina, mirtazapina, trazodona). Mas ainda tenho sintomas mistos, eu uso zolpidem para dormir porque não consigo pegar no sono de maneira natural, minha mente fica meio agitada, e também uso alprazolam. Eu nunca levei o tratamento a sério pois achava que era algo que passava, mas dessa vez não passou. Não fui sincera com o médico com medo de ele me dopar, ele falou que sou bipolar e preciso de um estabilizador. A minha pergunta: por que isso acontece? Nenhum psicólogo e psiquiatra até hoje me explicou com firmeza e clareza sobre eu ter esses episódios recorrentes e mais fortes. Não senti um amparo profissional, mesmo sendo particular. Os outros psiquiatras me passavam essas medicações no chute e eu sofria muito com os efeitos colaterais. Não tenho apoio familiar, só me julgam e acham que é bobagem minha
Doutora eu me chamo Antonio José Ramos Nunes, e habito na frança, eu comecei a ter transtorno bipolar, mas eu mesmo, tenho feito esforços, pessoalmente, utilizando terapias, e minha propria força de vontade, e vontade de vencer, eu não desisto, o meu Figado è muito, fragil, e não tolera, mais tratamentos como, xeroquel, lithium, o essencial para uma melhor manutenção do meu estado emocional, é dormir bem atè 10:00 ou 11:00 da manhã
Descobri o transtorno aos 30 anos. E minha vida fez sentido. Fases de simplesmente não sair de casa, não conseguir falar com ninguém, sem motivo algum. E do nada, resolver gastar todos os limites de todos os cartões, não precisar dormir e ser chamada de "expansiva". Hoje to viva. Basicamente isso.
@@flordelotuslotus9232 o nome do filme e mesmo assim: por lugares incríveis. Conta a história de um jovem que lutou contra a bipolaridade...triste e esclarecedor...tinha na Netflix
Me descreveu muito bem, sou bipolar tipo 2. Ja gastei muito dinheiro e me envolvi em comportamentos arriscados na mania, é uma euforia que destrói sua vida e te faz pensar que esta tudo ótimo. Faco terapia e foi muito difícil encontrar a combinação certa de estabilizador de humor e antipsicóticos. A luta é diária pra não se entregar aos extremos seja da depressão ou da hipomania. Me apego muito em Jesus Cristo e sigo meu tratamento para levar minha vida da melhor forma possível
Tive isso no dia do enterro do meu irmão sofri muito o dia todo,parece que tava morrendo por dentro,logo após o enterro dele fui brincar de bola com as crianças da rua,era uma alegria só uma euforia enorme ria corria,agora vendo esse vidio entendi
Meu transtorno Bipolar foi diagnósticada por um psiquiatra 05 de junho 2023. Passei 15 anos e seis meses com Diagnóstico de Depressão. Sofri muito para acertar o medicamento e a miligrama certa. Durmo hoje 10 horas de sono profundo. Rondônia. Brasil 🇧🇷
Eu acho engraçado quando ouço alguém dizer que agora todo mundo tem algum transtorno, eu acho é que eles sempre existiram, porém o acesso a informação de hoje é que tem revelado esses males invisíveis na vida das pessoas.
Concordo!
Claro! E a possibilidade de tratá-los a fim de causar menos danos na vidas das pessoas que possuem e dos que convivem com elas. No passado, por falta de informação e tratamento, acredito que sofria-se mto mais... Ainda bem que temos tanta informação útil e necessária disponível!
Só dá pra tratar aquilo que sabemos o que é.
Verdade a internet vem mostrando muito sobre transtorno psicológico.
É importante saber lidar com tudo isso eu tenho uma filha de vinte dois anos e sofre com isso pipolar mais ta bem agora ela é medicada tudo certinho graças Deus e os remédios ela está bem normalmente fica bem graças Deus
Sem duvidas. Mas acredito que devido nossas vidas atuais estes transtornos tenham aumentado mais.
Quando diagnosticada fui medicada com lítio e quetiapina e foi um inferno, um ano de sofrimento, pior do que sem remédios. Abandonei o tratamento e hoje, anos depois, aceitei que precisava voltar e coloquei de lado o medo de viver dopada. O médico me passou valproato de sódio e foi a melhor coisa do mundo. Nunca estive tão em equilíbrio em minha vida, dois meses de paz já. Fico até emocionada de estar finalmente bem!
Aconteceu exatamente isso comigo, justo com esses dois medicamentos. Abandonei, e fico exatamente assim pensando o que é menos pior, com ou sem medicamento, hj to sem tratamento.
Tenta novamente, vai de peito aberto. Não tem nada melhor que a saúde da gente! Eu me vendo agora parece sonho! Nem sabia que dava para viver assim ❤️ Te desejo o melhor, ninguém deveria ter que carregar essa angústia achando que é para sempre.
Lucas Bernardes no começo teve mas não foi tanto assim... Agora, seis meses depois, acho que já tá tudo normal.
Lucas Bernardes nunca fiz, Lucas... o médico receitou, dei super certo e tem sido assim. Única coisa que mudei foi passar a tomar só metade, tava achando muito as 300mg
@Lucas Bernardes esse remédio mim deu uma tremendeira o tempo que tive tomando, eu tomei um vidro e meio o tempo de tratamento e foi por conta própria, não sei se foi a doença que enfiou na minha cabeça que era melhor eu tomar esse remédio kkkkkk não tenho plano de saúde, e pra escrever ficou ruim eu troco palavra escrevendo errado e eu sei escreve ficou horrível a escrita e eu engordei, fora a insônia, e no tratamento pensei eu mim suicidar, eu cheguei a bandonar o tratamento aff
Fui casada com um bipolar durante dezessete anos, até que ele se foi de ataque cardíaco aos 68 anos. É a pessoa mais maravilhosa que já conheci, a medicação funcionava perfeitamente, à base de lítio e fenobarbital. Ficou internado algumas vezes antes de me conhecer, mas era um doce, meigo, trabalhador, honesto, bem-humorado, gentil! Tenham fé! Se ele passou por tanta coisa e foi tão feliz depois de acertar a medicação, vocês também podem!🤗
Os bipolares são pessoas maravilhosas e especiais!!!
Sofrem demais com os diagnósticos errados e medicação inapropriada!!!
@@julianaramos2714 obrigada Juliana sofro e tô em crise e horrível
São bons a custa de remédios
@@mariacelina7299
O remédio equilibra, acalma... mas que remédio maravilhoso seria se passasse a bondade ao ser humano! Isso só com empatia e evolução da alma. Mas, quem sabe um dia?
É tem uma boa chance deles serem bondosos e generosos mas é provável que isso abreviou a vida dele. Diversas vezes ele deve ter trabalhado mais do que o corpo aguentava.
A bipolaridade castiga a pessoa de todos os lados, as vzs nos leva ao céu e outras nos coloca no fundo do poço!
Estou nesse fundo do poço. Eu trabalhava normal, tinha meus clientes , acabei com tudo 😭.. difícil é que as pessoas não entendem......(transtorno bipolar)....
Mesmo medicado?
@@vanessalyra5995 a compulsividade de gastos e o fazer várias coisas ao mesmo tempo , acontece . Vou perguntar pra médica se isso é inevitável no meu caso pq já é a segunda vez !! Mesmo tomando a medicação!
@@alexandrebruno2409 oq vc toma? como esta hj
@@JoseAlves-nr9xt carbolitium 300
Fui diagnosticada com tipo 2, depois que descobri a bipolaridade muita coisa fez sentido. Meus períodos de depressão são mais intensos que os de mania, nesse período mal consigo levantar da cama. Depois que iniciei o tratamento com Lítio minha vida melhorou bastante to me sentindo mais "normal". Força galera, por mais que seja difícil, não é impossível. Não desistam do tratamento, não desistam de vcs, eu tb estarei lutando daqui.
toma somente litio?
Sofro com a angústia e a tristeza que acompanham as minhas crises de depressão. Hoje , os psiquiatras com quem me tratei nos últimos anos , denominam essa minha patologia como transtorno bipolar . Na verdade , o sofrimento que esta doença me infringi não se alterou com esta " nova denominação ". Encontro- me em fase de manutenção da dosagem de remédios , mas preocupado por achar que a Ciência Médica tem avançado pouco na buscada cura
a minha mãe tem, fico preucupada demais ela nao fica tao tao deprimida mas ela fica cansada e sempre sonolenta
@@sylvioalexandre2485 Isso não tem cura. Nenhum transtorno tem cura.
@@JoseAlves-nr9xtgente tomei lítio por 30 anos como estabilizador de humor, mesmo dosado tive que parar de tomar o lítio porque a minha creatinina alterou demais, hj tomo quetiapina 50 mg
Excelente explanação! Faço tratamento pra esse transtorno tipo 2 há 7 anos. Já tive várias crises e recaídas. Várias vezes sendo afastada do trabalho por crises intensas de depressão. Vc não consegue mais ser produtiva, a concentração falha, vc se sente um nada e uma das partes mais difíceis é aceitar esse diagnóstico. Estou sem crise desde setembro do ano passado, o que é um grande avanço. Troquei de médico e ele conseguiu estabilizar meu humor, mas sinto uma ansiedade e angústia constante que amenizam com um ansiolítico. Não tenho mais a alegria, vigor, entusiasmo de antes. É um processo doloroso pq vc tenta ter uma vida normal, mas sempre se depara com as limitações do transtorno. Os dias apenas estão passando , mas com a sensação que não estão sendo "vividos". Os remédios estabilizam o humor, te "devolve", de certa forma, uma convivência social estável, trabalho, relacionamentos interpessoais, mas vc não tem alegria, tem baixa de libido, perde interesse por tudo aquilo que antes te dava motivos pra viver. Hj me sinto anestesiada, apenas sobrevivendo e isso é angustiante. Continuo lutando por mim, de certa forma, por minha família, meus amigos, pessoas que me querem bem e que não quero que sofram por minha "ausência ". Mas é uma luta constante e difícil. Só queria ser "normal" e não depender de tantos remédios pra ter uma estabilidade emocional e uma vida social ativa. A sensação é, que hj, estou apenas passando pela vida. Desculpem o longo texto. Na verdade é um desabafo.
Daiana, remédios, trabalho voluntário, religião, academia, isso complementa e renova minhas energias para minha estabilidade emocional. Sou bipolar 2. Participo de um serviço voluntário aos domingos. Quando volto pra casa, estou com um sorriso, com uma alegria, com um contentamento, com uma paz em meu coração, que só penso em agradecer a Deus, pela oportunidade de viver e poder trabalhar em ajuda aos nossos irmãos mais necessitados. O trabalho voluntário nos preenche de todo sentimento bom que precisamos. Paz e luz em seu coração!
Me sinto exatamente como você! Força mulher❤ Deus é contigo!
Vc descreveu exatamente como me sinto ! 🥺
Me descreveu..eu desisti do tratamento...vou voltar agora..na pandemia tudo piorou...sei que estive errada mas desisti mesmo...está errado eu sei...
Me parte o coração ter minha situação narrada por outra pessoa que nem me conhece, não qro isso pra ninguém, é exatamente como me encontro... Quando os dias não passam em branco, são trevosos.
Ana Beatriz,
Fico pensando se você tem consciência da dimensão que a sua contribuição traz para a vida de muitas pessoas...
Concordo com o Dr. Eduardo
Dr. Eduardo como funciona o tratamento com psicanalise para o border?
@@lucienesantanna7556 Bom dia! Vou tentar explicar de forma sucinta. 😉
A psicanálise é a terapia de investigação do inconsciente , consiste em trazer o material inconsciente para a consciência. Para o paciente Border é importante entender o porque e como desenvolvi a "personalidade" Border? Como este tipo de personalidade se forma e quais foram os mecanismos e vivências que contribuíram para o desenvolvimento da personalidade. Com isso podemos trabalhar no intuito de resignificar as experiências do passado, aprendendo e desenvolvendo uma nova maneira de vivenciar a vida. 😉
Sou uma grande admiradora da Dra Ana Beatriz, justamente pelo que vc citou!
A Dra .Ana Beatriz é brilhante, ajuda muitas famílias ❤
Mania, euforia nem sempre é alegria. Pelo menos comigo não foi assim. Tinha mesmo é agitação, energia e vontade de fazer as coisas e irritabilidade.
comigo é bem assim
e até na Depressão causa muito irritabilidade tbm...
Comigo é assim também
Sou assim tbm
@@Priska08 a pessoa pode ter autismo e bipolaridade ao mesmo tempo? Pq sou bipolar e meu filho autismo moderado não verbal.
Sou mãe de uma moça de 31 anos, a psiquiatra ainda não fechou o diagnóstico pra bipolar ou borderline, usa muitos medicamentos, não é fácil, mas vamos vencer!
claro que vão, em nome de Jesus ❤
@@franciscasantos8538essas coisas de religião só me atrapalhou mais ainda!
A dica é que quando você acerta o remédio, você acerta o diagnóstico. Os bipolares costumam ter muitos efeitos colaterais com a maioria dos remédios pra depressão e ansiedade. Só acertam com os remédios específicos pra bipolaridade, como o Lítio. Daí não tem efeito colateral.
Comecei o tratamento com Lítio ontem a noite e pode parecer bobagem mas estou completamente diferente de ontem, não estou acreditando,hoje não surtei, não falei nem um palavrão, não briguei e não chorei, não estou conseguindo nem acreditar,agora acredito que vou ficar bem, não desistam 🙏🏻
O Lítio é uma excelente medicação para o TAB, você vai conseguir. Espero que você vença essa batalha
A doença que minha mãe sofria ! Lutou até o último momento entre depressão e euforia ! Sempre quis saber o que passava na cabeça dela ! Obrigada dra Ana Beatriz
carla ciruffo A SUA MÃE MELHOROU? ??
A minha mãe também😔
@@julianaoliveiraadamadeverm2298 quanta falta de interpretação de texto. Se ela disse que ela lutou até o último momento e a doença que minha mãe sofria, remete ao passado e que ela não está mais aqui.
Poliana Nunes PENSEI QUE ELA LUTOU ATÉ O ÚLTIMO MOMENTO DA DOENÇA.
@@poliananunes3190 Amiga não é falta ou má interpretação de texto. É falta de atenção. As pessoas hoje vêem mas não enxergam, ouvem mas não escutam....Vivem de olho, doentiamente, no celular....Viraram autômatos! Fico p.. da vida quando converso com alguém e a pessoa não tira o olho da droga do celular.
Queria ser atendido por ela, nunca vi alguém tão sério assim
Bipolar
Superior;
O maior de todos;
Professor imbatível;
Discurso dominador;
Vencedor;
O insubstituível;
Mais forte do mundo;
De poder absoluto;
A voz dominante;
O mais sábio;
Um verdadeiro colosso!
Depois;
Depois o fundo do poço!
Perfeito
Beleza, Bia. Tenho diagnóstico de Bipolar II há 27 anos!!! Ouvindo vc falando dos medicamentos e da continuidade do tratamento, eis o que faço há 20 anos. Carbonato de lítio, lamotrigina, quetiapina. Aconteceram algumas crises *mais leves* nesse período mas depois dessa combinaçao aí já são 8 anos de tranquilidade. Frizo que meu tratamento é feito no SUS e com sucesso. Ninguém precisa ficar desesperado se não tiver recurso financeiro pra se tratar!! Obrigada
teve algum colateral? toma qual dosagem?
@@JoseAlves-nr9xt tem 20anos q tomo lítio. Há uns 5 anos apresento tremor nas mãos, as vezes mais, as vezes menos, podem estar ligados a ansiedade tbm. Mas pelo custo/benefício não me importo com isso.
Em funçao dessas medicaçoes nunca engordei, fico de olho no que como!!!
@@JoseAlves-nr9xt lítio 900mg lamotrigina 50mg quetiapina 25mg
Oh bençao, são doses mínimas!!!
Que coisa boa
👏👏👏👏👏👏Viva a ciência, viva o SUS 🙏. Parabéns pelo excelente comentário.
Adorei sua explicação Dra Ana Beatriz te vi no the noite ! Tenho transtorno bipolar tipo 1 e sou Borderline tbm ,fui a tantos psiquiatras inúteis e caros, eu sabia mais sobre meus transtornos do que eles , sempre eram diagnósticos de depressão até TDAH mas graças a Deus encontrei um psiquiatra sensacional e por incrível que pareça pelo SUS !
Sou border e bipolar tbm, ainda não acertaram uma medicação p mim
É impressionante como tem profissional merda e caro. Acredito que eles olham as pessoas como estatísticas e quando você não tem um sintoma, ou tem um sintoma de uma forma diferente, eles olham aquele quadro que eles aprenderam e tomam uma decisão baseada nisso, e não no individual
Oi Caio, qual estado e nome do psiquiatra pelo Sus! Vou atras
Qual é o médico?
Vc é de onde?. poderia passar o contato do médico por favor?
A Música de boa qualidade também auxilia no tratamento dos bipolares. O antigo rei Saul, nos livros do Antigo Testamento bíblico. Quando ele sofria acessos de raiva, irritação, o Davi pastor de ovelhas era chamado às pressas. Ele começava a tocar um instrumento musical, a harpa, se não me engano, e isso aliviava a alma de Saul. E a crise séria passava. 👍🏽🙏🏿🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🌏🎵🎵🎵
Música clássica é ótimo.
@@MariaAlves-ok4ys Sim, Maria. Teve uma ocasião que eu estava tão nervosa, e aflita, muitos anos atrás, que nem os fortes remédios estavam mais me ajudando, naquele tempo. Foi qdo o ex-marido aconselhou-me ouvir Bach. Jesus, alegria dos homens.. foi a única coisa que me acalmou e sossegou a alma, daquela vez. Também gosto muito de Mozart, de Bethoveen, de Chopin, e outros. Músicas: Meditação de Thais; A Nona Sinfonia de Bethoveen; Ode a Alegria; Tem muitas obras primas que sossegam nossas almas, mentes, espíritos, tudo. Músicas com flauta doce tbm, e Reiki. Junto com o tratamento médico, temos muitos outros recursos. Graças a Deus 👍🏽💐🙏🏿
@@simonepaulistana8931 sim sim! acalma exercita o cérebro,deixa a pessoa mais tranquila,a pessoa fica até mais equilibrada,amo ouvir Mozart,Shopin,Vivaldi,esse tipo de música e os sons ajudam muito,claro o tratamento medicamentoso é essencial também.
@@simonepaulistana8931 fique com Deus🌹💕
@@MariaAlves-ok4ys Amém, você também, tudo de bom 💐💐💐
Sou bipolar, estou em tratamento a 2 anos e minha vida está parada. Sou dentista, tenho 37 anos e me tornei um vegetal. Hoje entendo porque as pessoas se matam. Dra. Bia excelente profissional, porém inacessível a classe média baixa. Muito lindo se todos os profissionais médicos honrasse o juramento de Hipocrátes. Meu sonho era pelo menos uma consulta com ela. Ainda bem que sonhar não paga.
Você vai conseguir,importante é não desistir.
Eu sou bipolar sofri muito mas consegui acertar a medicação consigo viver normalmente
@@beatrizteixeira201 qual medicamento vc toma?
Todo mundo é bipolar em alguma fase da vida , eu acredito que isso seja por perdas, por mágoas e por decepções ao longo da vida.
"quem busca tratamento é a família na fase eufórica", no meu caso eu busco sim, porque eu sei que posso acabar fazendo coisas inclusive maléficas como beber muito ou usar algum tipo de droga que me deixe mais eufórica ainda. Quando eu começo a sentir que isso vai acontecer eu aviso meu médico, eu já cheguei a gastar todo meu salário em um dia só com coisas que eu não precisava, mas gostava. hoje em dia eu tento voltar esse estado de uma forma comportamental que me renda algo pra eu me sentir realmente grande, como estudos e liga acadêmica, mas também faço isso até me desgastar e precisar de um tempo, mas pelo menos eu produzi coisas pro ambiente acadêmico e vou ter um reconhecimento. Eu também reagia de forma agressiva em casa porque fui criada em um ambiente instável, e devido as medicações que estou tomando estou conseguindo me distanciar e não ser tão IMPULSIVA. E depressão hoje em dia vem de maneira mais leve, não sei se é porque quando sinto já entra com o antidepressivo que meu corpo melhor se adaptou (e é o único que não deu tantos efeitos colaterais) e passa, aí se começo a sentir agitação é hora de cortar porque posso ir pra euforia, e geralmente faz jogada também com meu sedativo. Fora que claro, tomo estabilizador de humor, antipsicótico e um pra dormir. É realmente estranho como um dia eu posso tá fazendo tudo dar certo e produzindo, ou fazendo alguma coisa como sair todo final de semana (fora da PANDEMIA), e de repente eu estar um pouco mais isolada, melancólica e depressiva. enfim, de qualquer forma eu sei com minha terapia que às vezes era tudo muito grande, minhas emoções mesmo, mas infelizmente como vivo numa sociedade a terapia me ajudou a identificar alguns aspectos que socialmente iriam ser diferentes demais. Então sempre que mudo ou acontece algo que não tô conseguindo processar, ou estou com vontade de chorar, eu me isolo em um banheiro do estágio ou da faculdade choro cinco minutos e saio. Ou sei lá, só respiro pra voltar. Porque querendo ou não são mudanças bruscas sim, e eu me sinto pressionada a mão misturar e me expor em ambientes sociais. No passado eu sofri bastante por ser a amiga que de repente some, por às vezes estar muito negativa ou muito autoritária, agora só tento controlar a situação. Sei que algumas não vou controlar, mas o quanto eu puder tentar olhar de fora eu vou tentar.
Tratamento médico, Nossa fé em Deus, família, amigos, atividade física, animal de estimação e um amor verdadeiro nos trazem o equilíbrio necessário para uma vida social aceitável. Shalom a todos!
Falou simplesmente T-U-D-O! GRATIDÃO INFINITA 💜🪐💫
Minha vó tinha , meu tio e meu pai tem ! É muito difícil lidar com bipolares, a família se não tiver equilíbrio não aguenta !
Meu pai e depressivo, minha vó foi também, meu irmão e bipolar e eu aparentemente também, ainda não tive a certeZa do diagnóstico. Sinceramente penso em não ter filhos pra eles não sofrerem
Eu infelizmente tenho e sinceramente n aguento mais. Tomo mais de 3 remédios, já troquei de medicamentos, de psiquiatras e parece q nada resolve
Aconteceu comigo, a família e amigos antigos não aguentaram. 😢
@@juliagalvao7938vejo muitos bipolares na minha família.....os filhos sofrem, cônjuge sofre, e a pessoa sofre também.
A família sofre junto! É extremamente difícil! 😢
Tenho o tipo 2 .Tenho ep de depressão bem severas .Quando saio disso entro na hipomania .Lembro de um dia passar o dia td fazendo paēs , tortas , bolos no fim do dia não tinha onde colocar nada na cozinha .Nesse dia trabalhei o dia inteiro e me sentia ótima .Mas de uma certa forma , naquele dia vi que tinha alguma coisa em mim que não estava bem .
Sem contar os pensamentos acelerados onde muitas vzs mal se consegue finalizar um pensamento .A única coisa que entendi sobre ser bipolar é que : É extremanente exaustivo viver assim !
verdade ,vivo ese Inferno hace 20 anos !
Eu dessa forma
Fazer "academia" tb cansa, mas deixa o corpo top. Quem sabe essa exaustão não esteja "malhando" nosso cérebro para um 'bem maior'? - podemos pensar dessa maneira pra nos revigorarmos diante desses altos e baixos... Estar em tratamento psiquiátrico é imprescindível, pra toda a vida, e está tudo bem!! Assim como quem faz academia toma alguns suplementos pra melhorar o resultado dos exercícios...
@@joytrip Gostei do seu pensamento, também prefiro encarar a situação desta forma do que focar no negativo, lidar com tudo isso acaba te dando muito mais capacidade quando o tratamento tá bem alinhado, afinal, se você tá bem e já passou por tanta coisa difícil, não vai ser qualquer coisa que irá te derrubar. Eu acredito que passar por tudo isso molda nossa força e caráter com o tempo.
Oque é hipomania?
Excelente vídeo. Acho que a maioria dos psiquiatras não sabe fechar o diagnóstico e acabam tratando só da depressão, infelizmente
Lllllllllllllllllllllllllll
Descreveu meu caso 😔
Infelizmente os transtornos psiquiátricos, principalmente os crônicos como é o caso do transtorno bipolar, levam mais tempo pra serem definidos por a vários fatores, como a falta de exames laboratoriais ou de imagem pra ajudar no diagnóstico. Por conta do diagnóstico ser completamente por meio da observação, ele pode levar anos pra ser definido. Pelo que eu saiba é quase que impossível definir o diagnóstico de transtorno bipolar num paciente que está apresentando a primeira crise franca de mania ou de depressão, pq existem outros transtornos muito similares. Exemplo, num primeiro surto eufórico pode ser levantada a hipótese de esquizofrenia (além de outras hipóteses), assim como se a primeira crise for de depressão, pode ser muito difícil dizer que se trata de uma depressão unipolar e não bipolar. No caso do tipo 2, as vezes o pct já teve vários episódios de depressão e é considerada a hipótese de um quadro de depressão recorrente, pq ainda não apresentou um episódio de hipomania ou até apresentou e passou despercebido. Tomara que a psiquiatria continue evoluindo de forma rápido pra num futuro não muito distante, termos recursos mais preciso não só pra definir o diagnóstico mais rápido mas tb pra melhorar as formas de tratamento.
Exatamente é isso mesmo
Verdade! Eu me trato à mais de 30 anos e nunca vi melhora nenhuma!
Sensacional! A minha mãe tem o transtorno bipolar, e a anos e anos atrás foi extremamente difícil diagnosticar, então ela vivia em hospitais psiquiátricos. Casamento acabou, nosso relacionamento era terrível, era um sofrimento sem fim... Não consigo nem lembrar das fases da euforia, era tão forte que acabava em delírios... Logo, quando diagnosticada e tomando a medicação correta (lítio) não tivemos mais problemas. Mas eu carrego alguns traumas dessa época... Mudei muitas coisas na minha vida erroneamente por impulsos e por não suportar as crises de uma pessoa que é muito importante na minha vida. Então família de bipolares, procurem ajuda médica também... É muito necessário aprender/entender sobre o transtorno.
Sou bipolar hoje tenho 67 anos mas me trato deste transtorno desde os 23 anos, atualmente me encontro muito bem já há 4 anos completamente estabilizada desde que passei a tomar o estabilizador topiramato, este remédio foi incrivel pra mim caiu como uma luva e tomo poucas miligramas, sinto-me muito bem, feliz em paz coisa que antes era um tanto difícil pois sentia muita insegurança, agora sinto-me segura e cheia de auto estima...
Qual seu médico?
Gracas a Deus eu fui em um excelente psiquiatra e ele acertou de primeira na minha medicacao: quetiapina + sertralina, em 2 semanas de tratamento ja estava ficando muito bem. Trato a bipolaridade ha 14 anos, descobri pq tive depressao pos parto e de la pra ca : tive bem poucas recaidas. E fundamental usar a medicacao e tb dormir de 7 a 9 horas de sono e fazer exercicios fisicos pra se manter estavel
Seu psiquiatra é de São Paulo? Tem o contato?
Ele trata com um regulador de humor e antidepressivo? Dá certo? Meu médico fez essas duas combinações e não sei se ele está fazendo o certo.
Essa Dra. Tem feito diferença na vida de milhares de pessoas! Q Maravilha !❇️
Estive em busca de um tratamento para meu transtorno de humor desde setembro de 2021. Depois de muitas idas ao médico e ajustes da medicação, finalmente consigo viver de maneira mais equilibrada, só tenho sentido muita sonolência.
No início fiquei sem libido alguma e senti que aquela criatividade toda também diminuiu consideravelmente. Passei por um período em que me senti um vegetal.
Aos poucos a libido foi voltando e os sintomas foram diminuindo, com crises mais leves e demorando mais para acontecer. A melhora imediata foi na ansiedade, cognição e em tarefas de matemática, pois antes eu estava me saindo muito mal em exatas e agora consigo planejar as coisas com clareza, seguir regras, pensar de maneira lógica e isso também se refletiu na melhora da minha vida profissional.
Atualmente, após 1 ano e 2 meses, estou há cerca de 2 meses sem crises e vivo muito bem. Uma observação importante é não usar a sua vida pregressa como parâmetro, por exemplo: antes nós sentíamos tesão, mas era um tesão maníaco ou a total falta dele. Antes éramos extremamente criativos, mas não conseguiamos concluir nem mesmo as tarefas mais básicas. Antes nós tínhamos muito interesse em socializar, mas era de maneira extravagante e inconveniente.
Então, agora tudo é mais brando se comparado como antes, isso causa estranheza no início, mas com o passar do tempo vamos nos habituando à vida normal e sadia.
@Utnapishtim poderia me dizer quais remédios está tomando? Também tenho TAB (tipo 2) e de uns anos para cá minha memória, cognição e raciocínio estão muito prejudicados e mesmo, em tese, tendo iniciado o tratamento que pode ser o correto ainda não melhorei nada quanto a questão citada.
Eu aqui assistindo porque estou em uma crise nesse momento, tentando me manter lúcida e não me afundar de novo... Para mim é um ciclo sem fim " fico bem, fico mal" só queria não passar por isso me sinto tão importante, me vejo jogando todas as conquistas foram e tendo que começar tudo do zero sempre... Teve vezes que achei que não fosse aguentar, porém ainda estou aqui tentando aprender a conviver comigo mesma. Deus me proteja de mim 😢.
Minha mãe é bipolar, pelo que entendi é grau um. Muito difícil, acho que nunca conseguimos encontrar um equilíbrio nos remédios. Eu até senti esperança assistindo o vídeo. Obrigada por compartilhar.
Deus Pai ... sou grata a Ti pelo teu Espirito Santo atuando em mim ... Gloria a Rei !!! "Por que vos sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espirito do Filho que clama Aba Pai" Galatas 4:07 ... Se permita ser ADOTADO pelo AMOR do Pai ...
Ridícula
Dra. Faço uso do ...
Carbolitio
Carbamazepina
Bupropiona
O pior de tudo é saber de comentários vindos de familiares que não tenho nada.
Achei perfeito! Sou bipolar tipo 2, diagnosticada desde 2008. Me trato com Oxcarbazepina e Quetiapina, trabalho, faço Taichi, musculação, crio meu filho e levo uma vida produtiva demais. Difícil só nos relacionamentos pq a gente não é brincadeira nas crises! A mulher fica MUITO brava😂😂😂😂😂😂
Meu marido é bipolar fiquei casada 35 anos assumi minha família em todo sentido nunca passei problema para ele porque ele dava muito trabalho não aceita tramento hoje os filhos criados tive crise de de estresse fiquei tão cansada tive até pânico separei dele pois não conseguia ouvir a voz dele eu com 69anos ele começamos moro sozinho com Deus distancie por causa da minha sude
A questão é bem mais em baixo!
Já imaginou uma mulher bipolar na TPM coitado de quem estiver por perto kkkkkkkkkkkk
Quetiapina salvou minha vida e salva todos os dias ....
@@danidias3291 toma quanto de quetiapina? só ela?
Como é bom poder ouvir essas explicações.
Fui diagnosticada aos 19 anos de idade.
Hoje tenho 41 anos, e faço uso de carbonato de lítio ....
É uma luta, mas desde de o princípio me comprometi a me tratar, durmo cedo, acordo cedo, não faço uso de bebida álcoolica, faço atividade física, isso colabora muito pra que eu não tenha crises, mania.....
Agradeço a Deus por Ele me dá forças.
E sigo meu tratamento.
A compreensão da família é muito importante.
Pra mim o apoio de meu esposo é imenso, sou muito grata por vc todo cuidado que ele tem e sempre teve comigo, Ele é um amigo um ser humano sensível e dedicado.
Parabéns Doutora , seus vídeos tem auxiliado muito a minha vida, gosto também do Dr Marco Abud, vocês são incríveis!!!
Jesus abençoe!
Já tive depressão e uma coisa horrível 🤦 graças a Deus tô curada 💃
Parabéns!!!! Fico feliz por vc 💃💃💃💃
Por isso que a oração diária a Deus é muito importante;pois se a espiritualidade estiver boa a pessoa tem um Grande alicerce para lidar com isso, SE DEUS NÃO QUISER CURAR ,CLARO.
Eu agradeço a Deus e ao meu psiquiatra , eu descobri faz 2 anos que sou bipolar e tomo lítio ; sou enfermeira e sempre senti desde criança um grande nervoso que me prejudicou muito ao longo da minha vida mas isso passou e vou continuar meu tratamento por toda a minha vida beijos
como esta hj
Tem que ter coragem pra falar “todos são assim” ou “nunca acontece isso”
Dra, admiro seu trabalho.
A senhora não mencionou os esquecimentos e a demência caso a bipolaridade seja descoberta bem mais tarde.
No meu caso descobri com 48 anos. Os médicos sempre me diziam que tinha depressão, tomei muitos só piorava. Hoje estou com tratamento adequado, porém com muitos esquecimentos.
Obrigada 🌷
Olha o medicamento que está causando esquecimento!
Eu vivi muitos anos resolvendo problemas dos outros , eu não conseguia falar não , hj eu estou doente tem dias q não tenho vontade de sair nem no portão e não aguento ver gente parece que vão sempre me pedir favores , tenho trauma de gente folgada e com isso estou com dificuldade até de trabalhar meu humor muda as vezes consigo sair às vezes não tenho vontade nem de me ver no espelho!!
Eu to desse jeito ...
O lítio salvou minha vida! Após anos ciclando entre tdm, hipomania, relacionamentos interpessoais péssimos e sendo médica, encontrei meu equilíbrio. Através dele e uma ótima psiquiatra, minha vida tomou um novo rumo 🙏🏻
O que é lítio?
@@daianecristina7292 lítio é um medicamento para TAB, um instabilizador de humor
somente o litio?
Obrigada Beatriz de coração! Mesmo me trato a mais de vinte anos, acho que faz uns treze anos fui diagnosticada bipolar, trabalhava numa auto escola, era instrutora de trânsito teoria e prática, tentei várias vezes subsídio, não tinha controle de compras, fui internada várias vezes, usei uso todos estes remédios que falou, fui até aposentada, nossa minha história....... mas graças a Deus hoje estou bem melhor, a parte espiritual me ajudou muito, porque achava que eu morrendo Erica resolver todos os problemas do meu esposo, filhos, graças a Deus que minha mãe meu irmão, um amigo da família , trabalhou o reique comigo, e me senti proteja, sempre me tratei com psiquiatra e psicólogo sempre a hoje, as sessões com Psicologa e psiquiatra, são fundamentais na minha vida, gratidão a Deus por sempre ter colocado profissional competência na minha vida, as vezes ia particular, maioria das vezes pelo profissional do município, tenho medo de contar as minhas coisas para as outras pessoas, distorcem que falo, ou dizem que sou louca...... hoje tomo carbólitio , queriapina, Rivotril.... me libertei dê muitos remédios, graças a Deus! Sempre tenho muito fé, e hoje encarro os problemas, consegui resgatar meu amor próprio, mas sempre colocava e coloco os outros em primeiro lugar, é errado primeiro eu, não nasci pra agradar todos, nem Deus agradou todos, tive uma perda muito grande de infância meu pai, morreu de acidente, eu era mais próximo dele, que dá mãe, somos em cinco irmãos, 4 moças é um rapaz, meu irmão é tudo pra mim, nunca desistiu de mim, é o nenê dos irmãos, isso hoje pra mim faz bem falar, gratidão a Deus por ter conhecido você Bia, cheguei a conhecer você com uma laive, com o padre Fábio de Melo, ele também me ajudou muito nesta pandemia 😷 assistindo as missas dele no domingo, laive, assim conheci você, a melhor laive que já assisti até hoje, gratidão 🙏 moro em pinhalzinho, Santa Catarina, Brasil, você me passa tranquilidade e confiança Bia, gratidão 🙏 trato meu filho em São Paulo, ele também tem doença , que não tem cura, tem tratamento, tenho um sobrinho do meu esposo, que filho dele é psicopata matou a irmã e tentou matar a mãe, não deu certo tudo como ele planejou, foi na cidade de Curitiba que aconteceu, está tragedia , a Herica era nossa afilhada, ele matou ela, e tentou matar a mãe também, a mãe me dizia era Gustavo, mas não era meu guga, muito triste 😢 conversamos abraço, não estou muito legal hoje, estou se sentindo truste, as vezes penso em sumir....... mas prometi não me matar mais, ninguém , valo a pena, vou pro pulgatorio, Deus tenha misericórdia de mim senhor Jesus Cristo, Deus me perdoe, amém 🙏 gratidão 🙏❤️❤️🤩👏🏻👏🏻👏🏻✨✨✨
Não sei como podem assistir a um vídeo desse sem deixar like. Eu sempre dou like. 💋💋❤️
Foi a MELHOR aula sobre Bipolaridade que já ouvi!! Qta clareza! O ritmo da fala da Dra. Ana Beatriz tb colabora para uma maior atenção. Meio que, hipnotiza... MUITO BOM!
Muito esclarecedor esse vídeo. A família de um bipolar sofre muito pois não tem muita informação de como lidar, como agir, se tem cura ou não... obrigada por esse vídeo!!
Gente, vontade de voltar ao tempo e fazer medicina pra ser psiquiatra.
Temas muito interessantes!
Nunca É tarde pra começar, vai pra cima acredite que você consegue
Também
Nunca é tarde pra começar . Vá atrás do seu sonho . Felicidades .
Dra. Bia, adoro seus vídeos e livros. Sou Formado em Letras, Pedagogia e Psicanálise...tive um surto psicótico e um ano depois fui diagnosticado com esquisofrênia. Desde então estou em tratamento regular...vivo dias terríveis em função da patologia. Gostaria muitíssimo, se for possível, que a senhora fizesse um vídeo sobre a esquisofrênia...
Ela já fez um vídeo sobre esquizofrenia.
Sou casada com um bipolar, e é uma luta constante. O primeiro surto psicotico foi depois de 3 anos de casados e nem sabíamos o que era esse trantorno, depois de medicado e estavel por 6 anos, voltou com as crises logo que nosso bebê nasceu e no ano seguinte tbm, essa doença deixou traumas em mim e em meu bebê, até hj ele não aceita ir com o pai, passei meu puerperio em lagrimas até meu esposo estabilizar e depois de 6 meses voltou aos surtos. Escrevo agora com a esperanca de dias melhores, por que não é fácil pro cuidador, precisamos de terapia pra poder assimilar e tentar se doar com amor e paciência, coisa que com um bebê pequeno é difícil. Que Deus nos dê forças 😢
Ana as vezes essa doação de amor e paciência que você tem com ele não vale a pena, você não precisa estar em um relacionamento onde mais sofre do que é feliz. Você pode ter a compaixão de entender que ele sofre de um transtorno mas precisa pensar se vale sacrificar a sua felicidade e a do seu bebê. Pensa em você também, que pode adoecer a cada dia que passa. A gente precisa ter amor com o próximo sim, mas precisamos nos amar também e conhecer os nossos limites. Não fica em um relacionamento onde te faz adoecer! Pensa na sua felicidade e a do seu bebê.
Nossa 😢.Poderia explicar melhor como sao esses surtos psicóticos?
Como eram as crises do seu esposo???Meu marido planeja algo e nunca cumpre.De dia fiz que me ama ,a noite falou que iria dá dos socão na minha cara ,como se eu não significasse nada pra ele
Meu namorado é bipolar tbm ele me trata super bem . Ele teve crise bipolar recentemente mais eu não estava perto pra saber como ele fica ele toma remédio e esta bem de novo. A gente pensa em casar mais as vezes fico com receio de como vai ser pq nunca convive com alguém bipolar não sei como é.
Parabéns dra Ana Beatriz por seu trabalho; no meu caso resolveu com lítio e sustenna invega 75 mg, resolveu milagrosamente graças a Deus
Eu vou pro psicólogo ainda, Tem dias que eu me sinto um Deus acima de tudo e todos nível de perfeição, pra eu descer esse nível é muito Rápido em segundos... E o pior é quando tenho crise pq eu só fico triste e chorando em seguida tô rindo depois desco ao poço de novo é horrível
Sobre relação eu sou difícil de lhe dar, me estresso rápido demais e sou intenso pra tudo... tenho ansiedade falo muito rápido agora só falta começa minhas consultas...
Meu pai era uma pessoa sensacional. Amigo, feliz, trabalhador, amoroso, etc. Até beber, o álcool era o gatilho para o transtorno. Era muito difícil.
É a mesma coisa com o meu namorado, quando bebe acende o transtorno..... e é um inferno lidar com ele nas crises, é muito desgastante!!!
Meu vô era assim, cuido muito a questão da bebida pois o fim dele foi o que nós todos bipolares tememos. Porém só passei a ter esse cuidado após o diagnóstico, o lítio ajuda a pessoa a não beber também, pois se passa muito mal se beber concomitante. O fato é que só passei a cuidar após o diagnóstico.
OI MEU PAI TEM ESSAS CRISES. VOCÊ PODERIA TROCAR ENSINAMENTOS COMIGO?@@thaislui8067
O Transtorno Bipolar ainda é um grande desafio para os psiquiatras. Era comum pessoas com transtorno bipolar serem tratadas com medicamentos para depressão, o que causava muito transtorno para o paciente.
Sou bipolar, mas foi difícil começar a me tratar de verdade, é muito confusa minha mente , ao mesmo tempo que tenho a Olivia certeza de alguma coisa , depois vejo que não era nada daquilo, não é fácil, hoje vivo mais em depressão, tenho 58 anos, criei 3 filhos e nem sei como.
Fui viciada depois de mais velha em drogas, hoje consegui parar , mas sinto dalta da euforia e quero beber, mas também, estou me segurando, mas fico depresssiva, estou tomando litio , quitiapina, pregabalina. Acho que agora tô começando a a ficar melhor, relutei em usar quitiapina, porque vi na bula que era pra esquizofrenia e não aceitava.
Enfim estou aposentada e foi muito importante ouvir você, especificamente este vídeo,
Que Deus, continue abençoando, e muito exclarecedor😗🙏🙏🙏
Talvez eu tenha bipolaridade tipo 2. Sofro muito com depressão, as vezes me sinto capaz, quero viver, não sou de exageros... mas a depressão acaba comigo.
Tive muito azar em ter me envolvido com uma pessoa que me maltratou muito, acho que as coisas ruins que passei com ele despertou a doença em mim. Eu lembro que eu era normal. Hoje eu preciso me esforçar muito para fazer coisas muito simples.
Descobri(fui diagnosticado com o TAB- Transtorno Afetivo Bipolar) depois de uma separação. Eventos traumatizantes podem desencadear a manifestação desse transtorno, de acordo com o que disse na época a minha psiquiatra. Mas faz anos que parei com toda e qualquer medicação. Tenho vivido relativamente bem. Tive efeitos rebotes com algumas medicações. Por exemplo: topiramato e fluoxetina levaram minha libido a níveis extremos e fiquei quase a ponto de enlouquecer, ainda mais que na época não estava em um relacionamento. Depois veio a quetiapina, lamotrigina e zolpidem, aí foi depressão total, não tinha ânimo pra nada!
A Dra falou no vídeo sobre agressividade, taí uma coisa que nunca fui. Até tive, às vezes tenho momentos de irritabilidade mas, agressividade quase zero.
EU também convivi com o pai do MEU filho ele arrrasou a minha vida só à misericórdia de DEUS
Marina, como vc está?
Tá fazendo tratamento?
@@iaraalves7409 oi querida, eu estou indo na medida possível, eu piorei muito na questão de força física, sinto muita dor, ainda desconfio que eu seja bipolar, mas minha psiquiatra diz que eu sou apenas depressiva, vez ou outra me vem essa vontade de fazer as coisas, não sei se é normal para minha condição, mas a depressão é muito severa, muito, mesmo me tratando.
@@marinadeoliveira134 quais medicação toma?
Vc toma estabilizador de humor?
Depois de 13 anos em negação resolvi busvar tratamento e ajuda psiquiatrica. Ontem finalmente tive meu diagnóstico de bipolaridade.
Confesso que estou triste em saber que será necessário tratamento para sempre, mas ver os videos da doutora me fazem sentir acolhida.
Quanto domínio sobre o tema, parabéns e obrigada pelos esclarecimentos 🤗🌺
Eu sou eufórica a Vida toda! Só não uso decotes nem maquiagem, eu falo muito e estou sempre alegre e incansável aos 70 anos
Deus te dê mais 40. E que a felicidade nunca lhe falte!! Vivaaa!!!! Me sinto cansada perto de tanta euforia, tenho baixa bateria social, PORÉM apoio toda alegria, todo gás, toda CORAGEM de ir em frente e VIVER, por isso, te desejo MAIS!
É muito reconfortante ver coisas pelas quais sofri tanto sendo abordadas com tanta seriedade. Obrigada.
Como eu queria ser tratada por essa mulher, tão inteligente e dedicada a profissão, a forma que ela fala das medicações.
Valeu!
Uma coisa importante para acrescentar ao que a Drª falou sobre o bipolar as vezes achar ruim qnd vc ajusta o humor dele, pq ele quer ficar um pouquinho mais pra hipomania, já que a hipomania gera uma sensação boa, de mais energia, mais produtividade, mais alegria; é que apesar da hipomania parecer “boa” pro paciente, nos períodos eufóricos, mesmo na hipomania, ocorre morte de células cerebrais e essas células não se regeneram.
Poderia falar mais um pouco sobre morte das células cerebrais? Obrigado.
Que importante saber isso! E o bipolar que fuma maconha, então! Que perigo!
oi????
Sou ciclotímica e foi muito difícil até chegar ao diagnóstico. Mas hoje, consigo perceber até onde devo ir ou não comigo mesma. Obrigada pelo vídeo, doutora, sou fã do seu trabalho e da sua pessoa!
Como vc chegou ao diagnóstico de ciclotímica?
@@michelleonardo4389 depois de algum tempo fazendo psicoterapia, tive uma crise muuuuito forte. Aconteceu a famosa virada maníaca (na época eu não entendia o que tava acontecendo comigo) e entrei em estado misto. Minha psicóloga sugeriu que procurasse consultar também com um psiquiatra, visto que eu tava em muito sofrimento. Ele me diagnosticou. E além disso, me indicou a leitura do livro do Diogo Lara chamado: Temperamento Forte e Bipolaridade. Me esclareceu muita coisa!! Recomendo, pois pouco se fala a respeito da ciclotimia propriamente dita. E ela existe!! Eu sou a prova viva disso rsrs
@@GitanaPuchalski obrigado pela recomendação de livro. 😉
@@michelleonardo4389 Imagina! Eu espero que te ajude como me ajudou ❤️
@@GitanaPuchalski hoje em dia vc faz tratamento com medicação?
Se sim, qual?
Como está ?
Doutora, a senhora poderia fazer um livro, mentes Bipolares, gostaria de entender melhor o meu distribio de humor, amo o seu trabalho ❤️
Leia o livro Uma mente inquieta, é uma biografia da psiquiatra Kay Jamison que foi diagnosticada com transtorno bipolar. Me ajudou a aceitar meu diagnóstico e valida-lo tbm. Sigo entre altos e baixos, mas ajuda.
@@myadomingos8392 vc conhece o dr Renato Silva? Ele e tão bom quanto a doutora e só fala de transtorno bipolar. Vc devia ver um video dele vc vai gostar.
Fui diagnosticado como bipolar em 2003 pelo saudoso doutor Jacob Seldin. Passei a usar lítio desde então e Rivotril muito eventualmente, em situações de grande estresse. Ano passado (2021) comecei a apresentar tremores que o neurologista supõe que sejam devidos ao uso de lítio por muito tempo. O psiquiatra está revendo a dosagem. O doutor Jacob me disse que minha bipolaridade era branda. Vendo este vídeo, acredita que eu esteja classificado no tipo 2.
Essa profissional ela é muito inteligente uma profissional de ponta.
Toda vez que assisto ela fazendo entrevista eu paro pra assistir.
Essa médica é extremamente didática !! para mim a melhor que já ouvir até hoje ... os livros são maravilhosos , as explicações formidáveis .. um dia vou na consulta .. quem sabe 👏👏👏👏👏👏🌻😍
Vai SIM. Em nome de Jesus
Fui diagnosticada com bipolaridade. Ou eu estava extremamente triste ou eu estava imensamente feliz, eufórica. Graças a Deus estou medicada e nunca mais tive crises.
Eu fico assim, ultimamente tenho sofrido muito. Quais outros sintomas vc tinha?
Sou do tipo 1 e demorei para ser diagnosticada, depois de muitas medicações estou melhor e estou no tratamento usando Amplictil (para dormir), Depakene e Escitalopram. Hoje estou me sentindo melhor
Ja tomei tanto depakene e depokote,
Vc consegue ter uma rotina fixa e trabalhar?
A dra Ana Beatriz é excelente. Explica compreesivelmente as patologias psíquicas da mente humana. Adoro ela. Sua forma de falar. Etc
Revelador esse vídeo. Fui diagnosticada em 2016. Mais somente em 2019 fui realmente controlada com a medicação. Hoje tomo quetiapina, lítio e lamotrigina. Sou uma pessoa super dinâmica e ativa. Antes não conseguia ter uma vida normal. Sou aposentada justamente pelo meu diagnóstico. Mais não paro nunca de tomar minhas medicações. Sou super corretinha com a minha medicação. Era um inferno antes!!! Até ajustar a medicação de hoje, tive crises horrorosas de humor e fui internada algumas vezes. Hoje estou super bem!!!
Gostaria que falasse sobre transtorno depressivo recorrente.
Super apoio, sofro desde o início da adolescência e só na fase adulta consegui indentificar e um tratamento que surgisse efeito.
@@mariacatarina6479 qual ?
Oieee tudo bem ? Vem conhecer meu canal se gostar se inscreve e deixa o like seja bem vindo sempre
Alexandre
Que dupla incrível. Amo a forma que os 2 abordam estes temas tão delicados da forma mais explicada e simples. Gratidão 🤗
Linda, simples, inteligente.
Gratidão por compartilhar seu conhecimento, aprendo muito com vc
Seja bem vinda
Primeiro você tem que ter consciência das suas condições e aceita-lá como parte de você e da sua vida. Por mais que tenha tratamento, ele não é 100%. No começo eu ficava muito confusa em relação de quem eu era, por cada hora pensar de uma forma, hora tá irritada, hora cheia de energia, eu quero mas nem sei o que eu quero, tudo numa confusão absurda de se encontrar no meio desse tsunami. Mas essa sou eu. Trago comigo esses altos e baixos e tenho que aprender a lidar com eles. Os remédios amenizam o sofrimento, mas você compreender que ela faz parte de você, e que terá que conviver com ela para o resto de sua vida, é fundamental! Tem que tratá-la como sua aliada, e não inimiga. A minha dor se tornou o meu escudo e lutarei até o fim. Entre “alegrias” e tristezas, eu consigo nadar nesse mar de lágrimas sem me afogar. Se eu tratar como inimiga, sem dúvida irá me derrubar. Prazer, eu sou bipolar!
Médica mais linda que já vi. Vale cada centavo pago.
Bea, você é especial! Gratidão por compartilhar conosco seu conhecimento , e tb pela sua dedicação a tudo que faz. Deus abençoe vc! Um abraço!
Ah eu esperava por este momento a muito tempo esta maravilhosa falando sobre bipolaridade, amei
Nossa que eu tinha uma visão errada de bipolaridade. Foi bom aprender! Obrigada Doutora!
Amo vcs. Passei da ignorância p a luz depois q vi nesse canal um ponto de apoio p o quadro de F32.2 e F41.1 q fui diagnosticada. Deus abençoe abundantemente vcs e todos q os seguem.
Bom estudo estou tomando estabilizador de humor lítio carbamazepina mas meu psiquiatra não ensina desse jeito você ensina quais diferenças muito top estou sozinho e se n família e muito difícil pra mim superar tudo isso mas tenho que ser forte corajoso os exercícios estão me ajudando na dopamina obrigada doutora Ana Beatriz
Dra. Ana Beatriz e Dr Alex , como sempre um ótimo vídeo. Parabéns.
Sou bipolar. É um inferno!
Passei 10 anos tomando remédios só para depressão. Há 3 meses fui diagnosticada com bipolaridade e comecei o tratamento com quetiapina e depacote. To menos ruim, mas ainda não chegamos na dosagem ideal ainda.
Cuidado quetiapina deixa a gente mongolóide,boba,lerda.
Estes sentimento são uma merda,a gente sabe que tem e não consegue melhorar....oh! Inferno viu!!!!
Tem hora que eu acho que sou penta polar,de tanta alteração de humor
@@wanderleymorais7815 pode ser que faça o efeito em você,não em todos,sou boredeline,como estabilizador de humor me dei super bem com ele,e olhe que já tomei vários,inclusive carbolitium,acho que cada um reage de uma forma ao tratamento medicamentoso.
@@wanderleymorais7815 tomo ***
Já tomei lamitor cd (lamotrigina), foi excelente pra mim
melhorei com a olanzapina e escitalopram, faz-se cinco anos que não tenho mania/surtado e depressão, faço academia, faço psicoterapia, vou a reuniões, alimentação saudavel, não bebo/uso por 23 anos
O tipo 2?
Que bom Roberto, acho que preciso fazer exercícios tô muito parada, assisto as reuniões mas é na marra,pous me ajuda muito ter base de ato domínio, mas não tô fazendo trabalho nenhum casa ,, sou aposentada só quero fi ar em casa na cama, mas, vou continuar tentando
Eu estou na minha terceira recaída da depressão e síndrome do Pânico. A primeira na adolescência com pânico, usei paroxetina de 10mg e passou. 6 anos depois, acordei de madrugada com crise de novo. Dessa vez, veio um pouco mais forte com sintomas depressivos de angustia e solidão. Usei paroxetina de 10mg de novo , dessa vez levou uns 6 meses pra melhorar. Fiquei 10 anos sem nada, me acordei mal e dessa vez veio muito forte, com vários sintomas físicos de angustia, palpitação, falta de ar, dor/queimação no peito, falta de concentração, falta de sono. Usei alguns antidepressivos, só faziam efeito parcialmente, foi onde descobri a hipomania/mania e batia com várias coisas vexatórias que fiz ao longo dos anos. Como não tive apoio, não levei o tratamento a sério, achei que era algo que ia passar, mas não passou. Hoje uso Escitalopram de 20mg, e foi o que mais se aproximou da melhora, mesmo que parcialmente (já usei fluoxetina, sertralina, mirtazapina, trazodona). Mas ainda tenho sintomas mistos, eu uso zolpidem para dormir porque não consigo pegar no sono de maneira natural, minha mente fica meio agitada, e também uso alprazolam. Eu nunca levei o tratamento a sério pois achava que era algo que passava, mas dessa vez não passou. Não fui sincera com o médico com medo de ele me dopar, ele falou que sou bipolar e preciso de um estabilizador. A minha pergunta: por que isso acontece? Nenhum psicólogo e psiquiatra até hoje me explicou com firmeza e clareza sobre eu ter esses episódios recorrentes e mais fortes. Não senti um amparo profissional, mesmo sendo particular. Os outros psiquiatras me passavam essas medicações no chute e eu sofria muito com os efeitos colaterais. Não tenho apoio familiar, só me julgam e acham que é bobagem minha
Eu tenho alguns problemas parecidos com os seus, se você quiser conversar, deixe o seu contato. Vai dar tudo certo,
Melhoras
Doutora eu me chamo Antonio José Ramos Nunes, e habito na frança, eu comecei a ter transtorno bipolar, mas eu mesmo, tenho feito esforços, pessoalmente, utilizando terapias, e minha propria força de vontade, e vontade de vencer, eu não desisto, o meu Figado è muito, fragil, e não tolera, mais tratamentos como, xeroquel, lithium, o essencial para uma melhor manutenção do meu estado emocional, é dormir bem atè 10:00 ou 11:00 da manhã
A senhora é linda, e maquiada fica mais linda ainda. Bjsss
comentário nada a ver😕
@@marilicecarvalhobento2278 Livre árbitro
@@Brazii7 ???
@@marilicecarvalhobento2278 Sabe ler não burrinha?
Fui dignosticado com Transtorno de Bipolridade e não sofro só com a queda do humor, mas com a imompreensão de grande parte das pessoas.
Maravilhosa! É a doutora da vez...sua palavras são como alimentos informativos
Descobri o transtorno aos 30 anos. E minha vida fez sentido. Fases de simplesmente não sair de casa, não conseguir falar com ninguém, sem motivo algum. E do nada, resolver gastar todos os limites de todos os cartões, não precisar dormir e ser chamada de "expansiva". Hoje to viva. Basicamente isso.
Vc é uma excelente profissional . Desde o primeiro vídeo que eu assisti , eu njn a mais consegui deixar de te acompanhar .
Ana, eu sou apaixonado pela sua inteligência. Você é maravilhosa! 😍
Esse mulher é incrível uma grande doutora 👏👏👏
Tem um filme maravilhoso que aborda este tema. Por lugares incríveis.... Assistam!
nome do filme .obrigadu
Obrigada
@@luistrinidad6277 Acho que deve ser o filme , Mentes Brilhantes.
@@flordelotuslotus9232 o nome do filme e mesmo assim: por lugares incríveis. Conta a história de um jovem que lutou contra a bipolaridade...triste e esclarecedor...tinha na Netflix
Me descreveu muito bem, sou bipolar tipo 2. Ja gastei muito dinheiro e me envolvi em comportamentos arriscados na mania, é uma euforia que destrói sua vida e te faz pensar que esta tudo ótimo. Faco terapia e foi muito difícil encontrar a combinação certa de estabilizador de humor e antipsicóticos.
A luta é diária pra não se entregar aos extremos seja da depressão ou da hipomania. Me apego muito em Jesus Cristo e sigo meu tratamento para levar minha vida da melhor forma possível
tenho 40 anos e estou no 4° período de psicologia , estou adorando os videos.
Tive isso no dia do enterro do meu irmão sofri muito o dia todo,parece que tava morrendo por dentro,logo após o enterro dele fui brincar de bola com as crianças da rua,era uma alegria só uma euforia enorme ria corria,agora vendo esse vidio entendi
Sempre surtava quando trabalhava. Nunca consegui ficar muito tempo no trabalho.
Obrigada pelos vídeos esclarecedores; vocês estão fazendo um bem danado. O quadro e as xícaras são um charme!
Essa mulher sabe muito
Meu transtorno Bipolar foi diagnósticada por um psiquiatra 05 de junho 2023. Passei 15 anos e seis meses com Diagnóstico de Depressão. Sofri muito para acertar o medicamento e a miligrama certa. Durmo hoje 10 horas de sono profundo. Rondônia. Brasil 🇧🇷
Excelente tema. Dra Bia, vcs poderiam em outros temas fazer a diferença entre tipos de doenças, como bipolar e borderline, e outros. Obrigada