Achei muito legal essa analogia,Fi-Te é o individuo quente e sentimental brigando contra o mundo gelado,calculista e inflexível e Ti-Fe é o individuo gelado,analítico e lógico brigando contra um mundo quente, emocional e irracional.
Ti-Fe é o Indivíduo Planejador e perfeccionita tendo que aprender a deixar a lógica um pouco de lado e aprender a agir com sentimentos para não se frustrar no mundo caótico e quente
Ótimo vídeo. Eu acho que é muito importante conhecer os eixos e não olhar de forma isolada cada função cognitiva, e sim olhar de forma junta de seu oposto, porque se você tem *precisa* ter Se e vice versa em literalmente todas as funções cognitivas (Si-Ne, Te-Fi e Ti-Fe). Isso ajuda também a tipar os outros e a se tipar, como eu tô no processo pra saber se sou INFJ mesmo. Ver esse tipo de vídeo é literalmente "shut up and take my money!" como membro do canal kkkk
Eu tinha 16 anos ouvindo estas palavras, hoje com 19 elas ainda assim acrescentam algo diferente, entendo por mais formas novamente. Devo dizer, isso marca estágios pra mim e isso me impressiona.
Não costumo comentar mas preciso mesmo agradecer pelo quanto seus vídeos lançaram luz sobre meu entendimento da teoria e consequentemente sobre tudo o que ela em si esclarece. Você cria um conteúdo incrível, Nick. Tenho admirado a escolha que fez para a ordem em que trará profundidade às partes da tipologia, dissecando e sintetizando. Acho que entender bem os eixos faz uma grande diferença inclusive na visão de cada função. Obrigada pelo vídeo!
Muito obrigado! Ver comentários tão bons e genuínos assim me inspiram muito para continuar. É realmente gratificante saber que eu pude ter te ajudado tanto e saber que meu conteúdo é apreciado.
Que vídeo incrivel!! Achei um prato cheio para entender melhor a complexidade das funções e seus pares, é interessante ver que mesmo a inferior sendo obscura e afundada no inconscientemente, ainda sim só existe por causa da dominante e as duas se ligam. Um belo vídeo, amo como seu trabalho é estruturado!
Seus vídeos são muito úteis e me explicam como a teoria funciona de verdade. Com a ajuda dos seus vídeos eu posso ver qualquer conteúdo sobre isso que eu não me perderei em tantas ideias muitas vezes ilógicas sobre a teoria em si. A teoria é tão fácil de compreender, é tão sucinta, tão condensada... Está fácil de estudar tudo e apreender o que for agora, com toda certeza. Valeu.
A musiquinha do Ace Attorney aaaa Sou INFP e é quase impossível eu n me distrair em qualquer tipo de vídeo pq sempre me distráido ou com os comentarios ou com minha própria mente, tipo na hora quando eu reparei na musiquinha (literalmente no meio do vídeo), ja me veio a mente "OBJECTION!" Kkkkkkk
Estava esperando por esse vídeo! Sempre tive dificuldade para compreender as funções cognitivas em um só eixo. Muito boas as explicações! A propósito, vc acha que o Heidegger era INTJ ou ISTJ? Não conheço tanto sobre ele, mas vi que tem essa dúvida em muitos sites.
ótimo vídeo! estou tentando há um tempo descobrir meu tipo, e sempre fico entre INFP e INFJ por mais contraditório que pareça. já considerei ISFJ e INTP também. me identifico bastante com o eixo Fe/Ti, mas o Te/Fi também faz muito sentido. não sei dizer com certeza se tenho Ne e nem Ni na verdade. provavelmente o que me falta é autoconhecimento, e estou tentando resolver isso. pode me dar algumas dicas de como eu posso observar as funções agindo em mim pra que eu possa me decidir melhor?
Primeiramente: não se preocupe, o seu caso é bem comum, já aconteceu comigo e já conheci outras pessoas que tiveram o mesmo problema (mesmo que por motivos diferentes). Descobrir o motivo de não estar conseguindo se tipar, ironicamente, se provou pra mim ser uma pista muito útil na hora de descobrir seu tipo. De qualquer forma, na minha experiência, eu fiquei por um tempo em dúvida entre INTJ e ENTP, o que é ABSOLUTAMENTE RIDÍCULO. É o mesmo problema que o seu, presumo, onde cê tá tão perdido que não consegue nem achar uma base estável de quais funções você tem. Eu olhando para trás agora, não foi nem muito uma questão de autoconhecimento (mesmo que faça parte) mas que eu realmente não tinha um entendimento tão bom da teoria quanto eu pensava. Eu infelizmente não tenho dicas exatamente do que fazer. Você diz, por exemplo, que se identifica tanto com o eixo Fe/Ti tanto quando o Te/Fi, e não só isso é impossível, mas um eixo odeia o outro: o Te/Fi odeia o Fe/Ti e vice-versa. São completamente contrários um ao outro, então se você se vê em ambos você não entendeu o que *são* os eixos em primeiro lugar, e em vez disso está analisando os *traços* deles. Se você entender *realmente* como eles são e que todo o sistema se baseia em opostos, não tem como você ficar em dúvida porque a existência de um mata a existência do outro. Algo que pode te ajudar, é que recentemente embarquei em um projeto de traduzir um livro inteiro sobre tipologia junguiana para português, e eu tenho CERTEZA que te ajudaria nessa situação. Deve ficar pronto dentro de no MÁXIMO 3 meses, e acho que consigo dentro de 2.
@@NicK_Tipologia muito obrigado por responder, e acho que isso ajudaria muito mesmo. devo realmente estar considerando demais os traços e ignorando um pouco como as funções em si funcionam, então ler esse livro seria muito útil!
Tente usar este método Pesquise como cada função se sente como inferior, agora faça o mesmo para terciário, o inferior é o oposto do dominante e o terciário é o oposto do auxiliar e assim você descobre
Eu percebi que basta saber duas funções que você tem com certeza ou que você não tem para tu saber as outras duas funções que você tem ou não. Exemplo: se eu tenho Ni na primária pela lógica terei que ter Se como quarta função, como primitiva, como função sombra... E se eu tenho digamos que Fi na terciária, pela lógica terei que ter Te na secundária. Uma precisa da outra para funcionar, isso é fato, no entanto é preciso notar que somos a primária e a terciária. E a secundária e a última função são de natureza oposta a nossa. Se sou Introvertido não posso ser Ti-Fe, apenas Ti-Si e por aí vai. Compreenda a base da teoria que tudo o mais se encaixará ou será mais fácil de compreender. A parte mais difícil é a base, os detalhes ficam para depois, é preciso saber como aprender e não simplesmente tentar aprender as coisas sem um método. Esse é o problema das pessoas que procuram sobre Mbti, Tipologia Junguiana, Eneagrama, Funções Cognitivas... Agora que sei que personalidade tenho tudo fica mais fácil. Adeus.
Se você se refere aos eixos, de fato. Ti *precisa* da Fe para existir, pois um implica o outro. São opostos perfeitos. Se for comparar Fi com Ti por exemplo, aí seriam algo como opostos "incompatíveis", já que lidam com julgamentos pelo sujeito de forma totalmente diferente.
Creio que sim, o mesmo vale para um Te-Fi desenvolver valores "altruístas", humanitários... Eu sou um Infj que é egoísta, não liga para os outros, não quer ser bom para os outros... Mas não sei se seria Fi, pois continuo sendo lógico internamente e caloroso externamente. Até.
@@KoFF.Browser Pois é mano, saiba que eu não sou. Tenho Ti, Fi, Ni, Ne, talvez Fe na primária (nível de desenvolvimento), Fe na secundária pelo menos e uma Si e Se na terciária (nível) também, porém pode ser que eu tenha um Si ou Se nível secundária ou primária, tenho que ver isso nos vídeos sobre as 8 funções cognitivas do canal The Mongolian Mindset, um excelente canal se quer saber, que tipou o Mickael Jackson como Infp e faz todo sentido, assim como muitos outros. Meu tritipo é 8w7 852, tenho temperamento colérico de acordo com o canal Temperamentando, mas Ni, Fi e Ti é melancólico, Ne é Sanguíneo... E tu? Quem tu é, tua personalité... Até mais, te amo, se cuida... :D.
O sistema é totalmente simétrico, o que significa que ambos possuem seus "prós e contras", e isso deve ficar evidente se você realmente entendeu cada um deles. Citando Michael Pierce: "Para Hegel (um INTJ) o Imperativo Categórico (teoria de um INTP) não tem conteúdo moral real, nenhum comando concreto para um indivíduo particular com condições de vida particulares; ou seja, para alguém em um contexto particular. Na medida em que nenhum contexto específico é definido, Hegel sente que um contexto personalizado pode ser formulado para “enganar” o imperativo para sancionar qualquer ação." O eixo Se/Ni percebe diretamente as coisas do ponto de vista do sujeito (é contextual), mas o Ne/Si não confia no seu contexto e procura perceber as coisas de forma que considere todos os contextos possíveis (é universal). Por causa disso, o eixo Ne/Si acaba deixando de lado contextos individuais, por que todos os contextos devem entrar no mesmo "contexto universal", como se matasse individualidade. Eles nunca vão confiar em um contexto isolado porque precisam de um "código universal" pra ver a situação, e por isso, naturalmente deslizam para o ceticismo, o fatalismo e o quietismo.
@@NicK_Tipologia nick posso te fazer uma pergunta(vou fazendo dps vc ve se vc quer ler)? Olha eu tenho quatorze anos e a pouco tempo me tipei intj 5w4 dps de 4 anos de estudo é valido ou é muiti volátil pois na adolescência é que vc vai se decidindo entre fi fe ou te ti eu sei q é louco mas o intj tem tudo comigo q q se acha cara? Valeu se responder
@@abelyoramandradesilva3749 Você só pode usar 4 funções, nada mais. Eu sou um Infj (ainda não verifiquei exatamente quais são mes eneagramas, minhas asas, meu tritipo, mas creio ser um 5w4 e o resto não sei) e portanto de acordo com a teoria, o Michael Pierce e com o que o próprio NicKr disse: só posso "usar" a Ni, a Fe, a Ti e a Se. Não posso "utilizar" a Si, a Ne, a Fi ou a Te. Eu sou um tipo de personalidade que percebe contextualmente (Ni-Se), no entanto meu julgamento é universal (Fe-Ti). Sou um tipo equilibrado, como um Istj que percebe universalmente (Si-Ne), mas julga as coisas de modo contextual por meio da sua Te e Fi. Eu sou o oposto dele e ele é o meu oposto. É simples para saber qual é o seu tipo: veja quais são as suas únicas 4 funções ou saiba quais são as 4 funções que você não tem. Eu sou Infj e só posso ter Ni-Fe-Ti-Se e é impossível eu ter Ne-Fi-Te-Si como os tipos Enfps, Estjs... É bem fácil mesmo, como Nick falou. Até.
Digamos que eu queira intensificar o uso inverso de uma função cognitiva que eu tenho, por exemplo eu uso TE ou NE e experimento usar mais TI ou NI, (não considerando as posições na pilha) vc tem alguma ideia de como melhor fazer isso?
Simplesmente não tem como fazer isso na teoria. Um usuário fez uma pergunta que precisava de uma resposta semelhante, então vou colocá-la aqui: Funções cognitivas não são algo que você "usa". São preferências fundamentais da sua psique, e isso porque são coloridas pelas atitudes. Elas definem qual direção será "acentuada": a do objeto ou a do sujeito. Ou seja, usando de exemplo o INTJ, ele sempre vai "usar" Ni e Te, e não Ne e Ti. Extroversão e Introversão funcionam como um ciclo de movimento, ou seja, Extroversão é em si um movimento para longe da Introversão e vice-versa. O único jeito de "observar" as outras atitudes são observando a inexistência delas. Por exemplo, podemos considerar Ni, como Ne -> Ni, porque Ni sempre é o movimento final, porque esta é a atitude acentuada. Exemplo de Stoic Philomath: "Te e Ti não são coisas separadas na mente, justamente porque extroversão e introversão são atribuídas a elas respectivamente. Introversão e extroversão determinam o fator decisivo ou onde está o foco final. Por exemplo, Ti pode ser interpretado como conhecimento teórico e Te pode ser interpretado como conhecimento factual. Mas é aqui que reside o problema. Ti não é conhecimento teórico em si mesmo; o mesmo vale para Te com conhecimento factual. Em vez disso, Ti é um foco no conhecimento teórico, enquanto Te é um foco no conhecimento factual. Um tipo Ti pode usar fatos externos para validar ainda mais sua teoria interna. Um tipo Te pode usar a teoria para enfatizar ainda mais a importância do fato externo. É por isso que Te e Ti não devem necessariamente ser consideradas funções separadas, pois operam na mesma condição (raciocínio lógico), mas o foco está em posições diferentes. Isso se aplica às outras funções-atitudes. Isso me leva ao próximo ponto de que a função em si não é uma preferência. A atitude é. Uma função é simplesmente atividade psíquica ou operação psicológica; a forma como se percebe e julga a informação. A atitude é uma orientação, inclinação ou um objetivo." Por causa disso, não é possível você "usar" funções fora da sua stack (o termo certo não sendo nem "usar"), porque se você tem Ni, a preferência já está na introversão, e o único jeito de ver a extroversão na intuição do INTJ ("ver a Ne na Ni") é vendo a Ne no máximo como o movimento prévio da Ni, que sempre acaba indo para introversão, e não extroversão.
@@NicK_Tipologia Eu sou Infj pensei que por ter traços de Intj eu poderia usar a Fi e a Te, mas isso é impossível como você mesmo disse. De fato eu sou frio internamente, mas pareço caloroso externamente (Fe-Ti). Eu vejo que só passei a parecer como um Intj após a minha Ti ter apontado a direção que eu deveria seguir, o que de acordo com minhas teorias faz mais sentido. Eu preciso estudar mais o eixo Fe-Ti, mas creio que seja sobre um sistema universal que eu procuro criar que adeque todos os valores externos devidamente no mesmo. Eu faço isso sempre: crio uma teoria, um sistema que funciona e pode ser utilizado sempre independente do contexto. Com a ajuda da minha Ni a mesma acaba sendo um conceito, uma palavra, um símbolo, uma coisa apenas no máximo que sintetize uma verdade absoluta, universal... Se bem que nem sempre é possível então às vezes eu tenho que usar mais do uma palavra, um conceito, uma ideia ou o que for apenas para definir as coisas num sentido amplo. Fica bem enxuto, bem condensado, mas a partir de uma determinada coisa, de um núcleo eu consigo ver o todo, o que está envolta, embora eu não ligue para os detalhes, é bom ver as coisas claramente de um ponto em específico. E quando eu estou fora do centro tudo acaba fazendo com que eu ligue, associe, o que for ao mesmo. Para os outros não parece explicar tudo ou todos, mas para mim parece e isso é o que importa. Só através da teoria que eu parto para a prática e não o contrário. Eu não sou de jogar um jogo sem saber as regras, como o mesmo funciona de um ponto de vista puramente lógico. Aí a Ni me diz se o que jogo tem um signifcado profundo ou não, se é demasiadamente futil, inútil, supérfluo... Às vezes eu ouço a Ni e às vezes eu só vou e assisto algo enquanto analizo profundamente e logicamente tudo, o que parece bem chato, mas é o modo como percebo e julgo as coisas (Ni-Ti) que impede-me de ser mais "normal". Eu conscientemente estou igorando o senso de dever da Fe, o altruísmo... E estou sendo mais individualista, egoísta... A Fe não serve mais para mim, mas a Ni e a Ti valem a pena, não mudarei tanto apesar de tudo. Obrigado Nick, você me ajudou muito, agora sei definitivamente que só posso ser Infj e que só posso usar Ni-Fe-Ti-Se e nada mais. É incrível o quanto você parece com o Todoroki, afinal ele é um Intj, é óbvio que um Intj se parece com um Intj; com o que mais ele poderia se parecer? Valeu.
Que interessante, pois finalmente eu compreendo como a teoria funciona de verdade e não como eu pensava que ela funcionava de acordo com a minha teoria própria, infinitamente mais complexa. Eu pensava que podia ter mais de 4 funções, que tolo fui. Até. Se tiver alguma dúvida é só falar que se eu puder ou quiser eu te ajudo. Adeus.
Achei muito legal essa analogia,Fi-Te é o individuo quente e sentimental brigando contra o mundo gelado,calculista e inflexível e Ti-Fe é o individuo gelado,analítico e lógico brigando contra um mundo quente, emocional e irracional.
Perfeita colocação
Ti-Fe é o Indivíduo Planejador e perfeccionita tendo que aprender a deixar a lógica um pouco de lado e aprender a agir com sentimentos para não se frustrar no mundo caótico e quente
6:29 Reassistir esses vídeos é também reavivar as memórias de Ace Attorney. Esse canal tem sempre uma trilha sonora boa nos vídeos, e eu admiro isso.
Ótimo vídeo. Eu acho que é muito importante conhecer os eixos e não olhar de forma isolada cada função cognitiva, e sim olhar de forma junta de seu oposto, porque se você tem *precisa* ter Se e vice versa em literalmente todas as funções cognitivas (Si-Ne, Te-Fi e Ti-Fe). Isso ajuda também a tipar os outros e a se tipar, como eu tô no processo pra saber se sou INFJ mesmo. Ver esse tipo de vídeo é literalmente "shut up and take my money!" como membro do canal kkkk
Muito obrigado, Gunter! Concordo com o que você disse, ajuda muito na hora de tipar.
Eu tinha 16 anos ouvindo estas palavras, hoje com 19 elas ainda assim acrescentam algo diferente, entendo por mais formas novamente.
Devo dizer, isso marca estágios pra mim e isso me impressiona.
tive a mesma sensação lendo o ciscos e traves
Ual amei. Eu entendo sua linguagem. Sou infp mas a linguagem ni me encaixa como luva , amo.
mlk serio
mto obrigado pelo seu trabalho
-esfp
Esse vídeo é uma obra prima. Mandei em todos os grupos de tipologia do whats que participo.
O eixo é ótimo para entender as funções. Tem dois eixo um principal e outro do meio. O par da função é diferente do oposto se tem te não tem fe
de todo conteúdo que eu já vi na internet sobre MBTI, você é o segundo a ter um conteúdo descente, e com certeza, o melhor.
Valeu!
Qual o outro?
Não costumo comentar mas preciso mesmo agradecer pelo quanto seus vídeos lançaram luz sobre meu entendimento da teoria e consequentemente sobre tudo o que ela em si esclarece. Você cria um conteúdo incrível, Nick. Tenho admirado a escolha que fez para a ordem em que trará profundidade às partes da tipologia, dissecando e sintetizando. Acho que entender bem os eixos faz uma grande diferença inclusive na visão de cada função. Obrigada pelo vídeo!
Muito obrigado! Ver comentários tão bons e genuínos assim me inspiram muito para continuar. É realmente gratificante saber que eu pude ter te ajudado tanto e saber que meu conteúdo é apreciado.
Seus vídeos me ajudaram a ter certeza do meu MBTI, obrigado
- INTP 5w4
Que vídeo incrivel!! Achei um prato cheio para entender melhor a complexidade das funções e seus pares, é interessante ver que mesmo a inferior sendo obscura e afundada no inconscientemente, ainda sim só existe por causa da dominante e as duas se ligam. Um belo vídeo, amo como seu trabalho é estruturado!
Muito obrigado! Fico feliz que gosta do conteúdo.
Seus vídeos são muito úteis e me explicam como a teoria funciona de verdade.
Com a ajuda dos seus vídeos eu posso ver qualquer conteúdo sobre isso que eu não me perderei em tantas ideias muitas vezes ilógicas sobre a teoria em si.
A teoria é tão fácil de compreender, é tão sucinta, tão condensada... Está fácil de estudar tudo e apreender o que for agora, com toda certeza.
Valeu.
Muito interessante conhecer + do eixo TE/FI e aprender a trazer a consciência a função inferior.
Cada vez os vídeos aumentam a qualidade e trabalho, parabéns!
Seus vídeos são ótimos! Parabéns 👏👏
Muito obrigado!
Vídeo MUITO bem feito.
Melhor vídeo
A musiquinha do Ace Attorney aaaa
Sou INFP e é quase impossível eu n me distrair em qualquer tipo de vídeo pq sempre me distráido ou com os comentarios ou com minha própria mente, tipo na hora quando eu reparei na musiquinha (literalmente no meio do vídeo), ja me veio a mente "OBJECTION!" Kkkkkkk
não imagino forma melhor de diferenciar Te e Ti
No vídeo que ele fez das funções coguinitivas também tem uma excelente diferenciação.
Grava uma serie de videos falando como desinvolver cada personalidade(sou intj e queria aprender mais sobre desinvolvimento da te-fi).
Farei um vídeo sobre isso no futuro!
@@NicK_Tipologia 🤝
@@NicK_Tipologiano aguardo 🙏
Estava esperando por esse vídeo! Sempre tive dificuldade para compreender as funções cognitivas em um só eixo. Muito boas as explicações!
A propósito, vc acha que o Heidegger era INTJ ou ISTJ? Não conheço tanto sobre ele, mas vi que tem essa dúvida em muitos sites.
Acredito que seja um ISTJ. Esse comentário do Michael Pierce é bem convincente: www.personality-database.com/comment/4873034
Mds que conteúdo incrível ❤️🥺
Mano que bizzaro, antes de entrar no youtube eu pensei no seu canal daí eu entro e a primeira coisa que aparece é SEU CANAL KKKKKKK
Seu vídeo*
Que coincidência! Espero que goste do vídeo.
É a lei da atração akakakakaka
Ótimo video ! Gostei bastante das citações filosóficas
Não adianta, não consigo, eu me distrai em 2 segundos
ótimo vídeo!
estou tentando há um tempo descobrir meu tipo, e sempre fico entre INFP e INFJ por mais contraditório que pareça.
já considerei ISFJ e INTP também.
me identifico bastante com o eixo Fe/Ti, mas o Te/Fi também faz muito sentido.
não sei dizer com certeza se tenho Ne e nem Ni na verdade. provavelmente o que me falta é autoconhecimento, e estou tentando resolver isso. pode me dar algumas dicas de como eu posso observar as funções agindo em mim pra que eu possa me decidir melhor?
Primeiramente: não se preocupe, o seu caso é bem comum, já aconteceu comigo e já conheci outras pessoas que tiveram o mesmo problema (mesmo que por motivos diferentes). Descobrir o motivo de não estar conseguindo se tipar, ironicamente, se provou pra mim ser uma pista muito útil na hora de descobrir seu tipo.
De qualquer forma, na minha experiência, eu fiquei por um tempo em dúvida entre INTJ e ENTP, o que é ABSOLUTAMENTE RIDÍCULO. É o mesmo problema que o seu, presumo, onde cê tá tão perdido que não consegue nem achar uma base estável de quais funções você tem. Eu olhando para trás agora, não foi nem muito uma questão de autoconhecimento (mesmo que faça parte) mas que eu realmente não tinha um entendimento tão bom da teoria quanto eu pensava.
Eu infelizmente não tenho dicas exatamente do que fazer. Você diz, por exemplo, que se identifica tanto com o eixo Fe/Ti tanto quando o Te/Fi, e não só isso é impossível, mas um eixo odeia o outro: o Te/Fi odeia o Fe/Ti e vice-versa. São completamente contrários um ao outro, então se você se vê em ambos você não entendeu o que *são* os eixos em primeiro lugar, e em vez disso está analisando os *traços* deles. Se você entender *realmente* como eles são e que todo o sistema se baseia em opostos, não tem como você ficar em dúvida porque a existência de um mata a existência do outro.
Algo que pode te ajudar, é que recentemente embarquei em um projeto de traduzir um livro inteiro sobre tipologia junguiana para português, e eu tenho CERTEZA que te ajudaria nessa situação. Deve ficar pronto dentro de no MÁXIMO 3 meses, e acho que consigo dentro de 2.
@@NicK_Tipologia muito obrigado por responder, e acho que isso ajudaria muito mesmo.
devo realmente estar considerando demais os traços e ignorando um pouco como as funções em si funcionam, então ler esse livro seria muito útil!
Tente usar este método
Pesquise como cada função se sente como inferior, agora faça o mesmo para terciário, o inferior é o oposto do dominante e o terciário é o oposto do auxiliar e assim você descobre
Tem muito do conteúdo do Ciscos e Traves aq 🤠
Muito Bom
Eu percebi que basta saber duas funções que você tem com certeza ou que você não tem para tu saber as outras duas funções que você tem ou não.
Exemplo: se eu tenho Ni na primária pela lógica terei que ter Se como quarta função, como primitiva, como função sombra... E se eu tenho digamos que Fi na terciária, pela lógica terei que ter Te na secundária.
Uma precisa da outra para funcionar, isso é fato, no entanto é preciso notar que somos a primária e a terciária. E a secundária e a última função são de natureza oposta a nossa.
Se sou Introvertido não posso ser Ti-Fe, apenas Ti-Si e por aí vai.
Compreenda a base da teoria que tudo o mais se encaixará ou será mais fácil de compreender. A parte mais difícil é a base, os detalhes ficam para depois, é preciso saber como aprender e não simplesmente tentar aprender as coisas sem um método.
Esse é o problema das pessoas que procuram sobre Mbti, Tipologia Junguiana, Eneagrama, Funções Cognitivas...
Agora que sei que personalidade tenho tudo fica mais fácil.
Adeus.
Só me toquei agora, mas a música de fundo é de Ace Attorney? Eu amo esse jogo
Sim! Amo Ace Attorney também, uma das minhas franquias favoritas dos games.
muito bom
O fato do jogo de fundo ser em "2D" tem relação com os eixos cognitivos serem como "estradas" tendo seus caminhos opostos?
Na verdade, não foi da minha intenção fazer essa inferência, mas é uma interpretação que pode fazer sentido.
Então combinações consideradas contraditórias na tipologia, podem ser na verdade complementares?
Se você se refere aos eixos, de fato. Ti *precisa* da Fe para existir, pois um implica o outro. São opostos perfeitos. Se for comparar Fi com Ti por exemplo, aí seriam algo como opostos "incompatíveis", já que lidam com julgamentos pelo sujeito de forma totalmente diferente.
Seria possível alguém com eixo Ti/Fe desenvolver valores individualistas?
Creio que sim, o mesmo vale para um Te-Fi desenvolver valores "altruístas", humanitários...
Eu sou um Infj que é egoísta, não liga para os outros, não quer ser bom para os outros... Mas não sei se seria Fi, pois continuo sendo lógico internamente e caloroso externamente.
Até.
@@ramonmaier6488 achava que tu era um INTJ Ramon :/
@@KoFF.Browser Pois é mano, saiba que eu não sou. Tenho Ti, Fi, Ni, Ne, talvez Fe na primária (nível de desenvolvimento), Fe na secundária pelo menos e uma Si e Se na terciária (nível) também, porém pode ser que eu tenha um Si ou Se nível secundária ou primária, tenho que ver isso nos vídeos sobre as 8 funções cognitivas do canal The Mongolian Mindset, um excelente canal se quer saber, que tipou o Mickael Jackson como Infp e faz todo sentido, assim como muitos outros.
Meu tritipo é 8w7 852, tenho temperamento colérico de acordo com o canal Temperamentando, mas Ni, Fi e Ti é melancólico, Ne é Sanguíneo...
E tu? Quem tu é, tua personalité...
Até mais, te amo, se cuida...
:D.
Nick quais as fraquezas do ne/si pq se só falou as do ni/se
O sistema é totalmente simétrico, o que significa que ambos possuem seus "prós e contras", e isso deve ficar evidente se você realmente entendeu cada um deles. Citando Michael Pierce:
"Para Hegel (um INTJ) o Imperativo Categórico (teoria de um INTP) não tem conteúdo moral real, nenhum comando concreto para um indivíduo particular com condições de vida particulares; ou seja, para alguém em um contexto particular. Na medida em que nenhum contexto específico é definido, Hegel sente que um contexto personalizado pode ser formulado para “enganar” o imperativo para sancionar qualquer ação."
O eixo Se/Ni percebe diretamente as coisas do ponto de vista do sujeito (é contextual), mas o Ne/Si não confia no seu contexto e procura perceber as coisas de forma que considere todos os contextos possíveis (é universal). Por causa disso, o eixo Ne/Si acaba deixando de lado contextos individuais, por que todos os contextos devem entrar no mesmo "contexto universal", como se matasse individualidade. Eles nunca vão confiar em um contexto isolado porque precisam de um "código universal" pra ver a situação, e por isso, naturalmente deslizam para o ceticismo, o fatalismo e o quietismo.
@@NicK_Tipologia nick posso te fazer uma pergunta(vou fazendo dps vc ve se vc quer ler)? Olha eu tenho quatorze anos e a pouco tempo me tipei intj 5w4 dps de 4 anos de estudo é valido ou é muiti volátil pois na adolescência é que vc vai se decidindo entre fi fe ou te ti eu sei q é louco mas o intj tem tudo comigo q q se acha cara? Valeu se responder
@@NicK_Tipologia e obrigado foi bem informativo
@@abelyoramandradesilva3749 Você só pode usar 4 funções, nada mais.
Eu sou um Infj (ainda não verifiquei exatamente quais são mes eneagramas, minhas asas, meu tritipo, mas creio ser um 5w4 e o resto não sei) e portanto de acordo com a teoria, o Michael Pierce e com o que o próprio NicKr disse: só posso "usar" a Ni, a Fe, a Ti e a Se.
Não posso "utilizar" a Si, a Ne, a Fi ou a Te.
Eu sou um tipo de personalidade que percebe contextualmente (Ni-Se), no entanto meu julgamento é universal (Fe-Ti). Sou um tipo equilibrado, como um Istj que percebe universalmente (Si-Ne), mas julga as coisas de modo contextual por meio da sua Te e Fi. Eu sou o oposto dele e ele é o meu oposto.
É simples para saber qual é o seu tipo: veja quais são as suas únicas 4 funções ou saiba quais são as 4 funções que você não tem.
Eu sou Infj e só posso ter Ni-Fe-Ti-Se e é impossível eu ter Ne-Fi-Te-Si como os tipos Enfps, Estjs...
É bem fácil mesmo, como Nick falou. Até.
Digamos que eu queira intensificar o uso inverso de uma função cognitiva que eu tenho, por exemplo eu uso TE ou NE e experimento usar mais TI ou NI, (não considerando as posições na pilha) vc tem alguma ideia de como melhor fazer isso?
Simplesmente não tem como fazer isso na teoria. Um usuário fez uma pergunta que precisava de uma resposta semelhante, então vou colocá-la aqui:
Funções cognitivas não são algo que você "usa". São preferências fundamentais da sua psique, e isso porque são coloridas pelas atitudes. Elas definem qual direção será "acentuada": a do objeto ou a do sujeito. Ou seja, usando de exemplo o INTJ, ele sempre vai "usar" Ni e Te, e não Ne e Ti. Extroversão e Introversão funcionam como um ciclo de movimento, ou seja, Extroversão é em si um movimento para longe da Introversão e vice-versa.
O único jeito de "observar" as outras atitudes são observando a inexistência delas. Por exemplo, podemos considerar Ni, como Ne -> Ni, porque Ni sempre é o movimento final, porque esta é a atitude acentuada. Exemplo de Stoic Philomath:
"Te e Ti não são coisas separadas na mente, justamente porque extroversão e introversão são atribuídas a elas respectivamente. Introversão e extroversão determinam o fator decisivo ou onde está o foco final. Por exemplo, Ti pode ser interpretado como conhecimento teórico e Te pode ser interpretado como conhecimento factual. Mas é aqui que reside o problema. Ti não é conhecimento teórico em si mesmo; o mesmo vale para Te com conhecimento factual. Em vez disso, Ti é um foco no conhecimento teórico, enquanto Te é um foco no conhecimento factual. Um tipo Ti pode usar fatos externos para validar ainda mais sua teoria interna. Um tipo Te pode usar a teoria para enfatizar ainda mais a importância do fato externo. É por isso que Te e Ti não devem necessariamente ser consideradas funções separadas, pois operam na mesma condição (raciocínio lógico), mas o foco está em posições diferentes. Isso se aplica às outras funções-atitudes.
Isso me leva ao próximo ponto de que a função em si não é uma preferência. A atitude é. Uma função é simplesmente atividade psíquica ou operação psicológica; a forma como se percebe e julga a informação. A atitude é uma orientação, inclinação ou um objetivo."
Por causa disso, não é possível você "usar" funções fora da sua stack (o termo certo não sendo nem "usar"), porque se você tem Ni, a preferência já está na introversão, e o único jeito de ver a extroversão na intuição do INTJ ("ver a Ne na Ni") é vendo a Ne no máximo como o movimento prévio da Ni, que sempre acaba indo para introversão, e não extroversão.
@@NicK_Tipologia Eu sou Infj pensei que por ter traços de Intj eu poderia usar a Fi e a Te, mas isso é impossível como você mesmo disse.
De fato eu sou frio internamente, mas pareço caloroso externamente (Fe-Ti).
Eu vejo que só passei a parecer como um Intj após a minha Ti ter apontado a direção que eu deveria seguir, o que de acordo com minhas teorias faz mais sentido.
Eu preciso estudar mais o eixo Fe-Ti, mas creio que seja sobre um sistema universal que eu procuro criar que adeque todos os valores externos devidamente no mesmo.
Eu faço isso sempre: crio uma teoria, um sistema que funciona e pode ser utilizado sempre independente do contexto.
Com a ajuda da minha Ni a mesma acaba sendo um conceito, uma palavra, um símbolo, uma coisa apenas no máximo que sintetize uma verdade absoluta, universal...
Se bem que nem sempre é possível então às vezes eu tenho que usar mais do uma palavra, um conceito, uma ideia ou o que for apenas para definir as coisas num sentido amplo.
Fica bem enxuto, bem condensado, mas a partir de uma determinada coisa, de um núcleo eu consigo ver o todo, o que está envolta, embora eu não ligue para os detalhes, é bom ver as coisas claramente de um ponto em específico. E quando eu estou fora do centro tudo acaba fazendo com que eu ligue, associe, o que for ao mesmo.
Para os outros não parece explicar tudo ou todos, mas para mim parece e isso é o que importa.
Só através da teoria que eu parto para a prática e não o contrário. Eu não sou de jogar um jogo sem saber as regras, como o mesmo funciona de um ponto de vista puramente lógico. Aí a Ni me diz se o que jogo tem um signifcado profundo ou não, se é demasiadamente futil, inútil, supérfluo... Às vezes eu ouço a Ni e às vezes eu só vou e assisto algo enquanto analizo profundamente e logicamente tudo, o que parece bem chato, mas é o modo como percebo e julgo as coisas (Ni-Ti) que impede-me de ser mais "normal".
Eu conscientemente estou igorando o senso de dever da Fe, o altruísmo... E estou sendo mais individualista, egoísta... A Fe não serve mais para mim, mas a Ni e a Ti valem a pena, não mudarei tanto apesar de tudo. Obrigado Nick, você me ajudou muito, agora sei definitivamente que só posso ser Infj e que só posso usar Ni-Fe-Ti-Se e nada mais.
É incrível o quanto você parece com o Todoroki, afinal ele é um Intj, é óbvio que um Intj se parece com um Intj; com o que mais ele poderia se parecer?
Valeu.
Entendi nada parceiro kkkkk
Eh preciso de um grau de abstração muito grande para entender esse tipo de conteúdo.
Os sensitivos piram!
Que interessante, pois finalmente eu compreendo como a teoria funciona de verdade e não como eu pensava que ela funcionava de acordo com a minha teoria própria, infinitamente mais complexa.
Eu pensava que podia ter mais de 4 funções, que tolo fui. Até.
Se tiver alguma dúvida é só falar que se eu puder ou quiser eu te ajudo.
Adeus.