GUIMARÃES ROSA: O SERTÃO QUE VIROU MUNDO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 ноя 2024
  • Maurício Soares Filho, professor de Literatura, conversa com Fábio Barbosa, do Grupo Caminhos do Sertão, sobre a vida e a obra de Guimarães Rosa. O maior escritor brasileiro do século XX transformou o sertão mineiro e prosa poética, mostrando a universalidade daquilo que é regional.
    Gosta de História da Arte? Acesse o paletacultural.com.br/historiadaarte 🎨
    Inscreva-se no Canal pra receber sempre conteúdos de História da Arte.
    ___________________________
    Nascido em 1908 em Cordisburgo (MG), Guimarães Rosa se formou médico em Belo Horizonte e passou a trabalhar em pequenas cidades em torno da capital mineira. Apesar desses aspectos de sua biografia serem socialmente muito valorizados, o escritor considerava sua vida tediosa. Para se libertar e entrar em contato com outras realidades, estudou línguas e acabou se tornando poliglota, fluente em oito idiomas. O estudo dessa área se relaciona diretamente com seu modo de escrever marcado pela experimentação linguística.
    Outra faceta de Guimarães Rosa é a do diplomata. Após ocupar alguns cargos públicos como Oficial Médico do 9º Batalhão de Infantaria, foi aprovado no concurso do Itamaraty e exerceu o cargo de cônsul-adjunto do Brasil em Hamburgo, Alemanha. Foi nesse contexto que conheceu quem viria a ser sua segunda esposa, Aracy de Carvalho, que trabalhava no Ministério das relações exteriores e viabilizava vistos para judeus refugiados do nazismo. A experiência vivida durante a Segunda Guerra Mundial foi transposta, mais tarde, para o ambiente do sertão e retratada no comportamento violento de alguns de seus personagens.
    ___________________________
    Gostou desse vídeo? Veja mais trechos de nossas aulas online de História da Arte. 🖌️
    🖼️ GUIMARÃES ROSA: PODCAST ARTE PALETA - • GUIMARÃES ROSA: O MAIO...
    🖼️ 250 ANOS DE BEETHOVEN - • BEETHOVEN 250 ANOS - A...
    🖼️ CULTURA EM CASA - • DICAS CULTURAIS PRA QU...
    ___________________________
    Quer saber mais sobre a Paleta Cultural?
    ℹ️ www.paletacultural.com.br
    ℹ️ @paletacultural

Комментарии • 1