CONHEÇA UM CEARÁ QUE NINGUÉM MOSTRA, HOJE ESTAMOS EM BATURITÉ

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • Veja a nossa rotina na estrada! Dormimos numa comunidade chamada de Jesuítas, onde fica o "Mosteiro dos Jesuítas" que mostramos com detalhes no vídeo de ontem às margens da Barragem Tijuquinha, na região da serra de Baturité, a 6 quilômetros da cidade de Baturité.
    Levantamos cedo e fomos fazer a caminhada do dia, onde conhecemos mais um pouco a comunidade e o mirante do Cristo de onde se tem uma visão maravilhosa!
    Depois retornamos até o local onde estávamos acampados e fizemos as nossas tarefas diárias.
    A barragem Tijuquinha foi construída em 1917, com uma parede com 13 metros e capacidade de 200 mil metros cúbicos de água. A finalidade era o abastecimento de água à cidade de Baturité. Com o passar dos anos, por falta de manutenção o reservatório público foi sendo assoreado. Hoje, a sua parede tem 10 metros de altura.
    A represa fica localizada no pé da serra de Baturité, ao Norte da sede municipal, barrando as águas dos riachos Sinimbú e Santa Clara, afluentes dos rios Putiú e Aracoiaba.
    Até a década de 1960 a barragem era de responsabilidade da Prefeitura de Baturité, depois passou para a Caene, atual Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Nos anos de 1998 e 1999 a barragem chegou ao seu nível zero. Este chegou a ficar apenas como 10% de sua capacidade. As informações são da enciclopédia livre Wikipédia.
    Conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), órgão oficial do Estado responsável pelo monitoramento das águas dos açudes do Ceará, o Tijuquinha tem capacidade para 970 mil m³.

Комментарии • 391