CONHEÇA DE CANINDÉ À SANTA QUITÉRIA, SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 сен 2024
  • Canindé
    Localizado em pleno Sertão Central do Ceará, a 110km da Capital do Estado, Fortaleza. Situa-se as margens do rio do mesmo nome, a cidade é considerada um grande centro de romaria e um dos maiores Santuários Franciscanos do mundo, recebendo anualmente milhares de devotos, das diversas partes do país, em sua grande maioria da região Norte e Nordeste.
    É o décimo primeiro município cearense mais populoso, com uma população de 78 049 habitantes, conforme estimativas do IBGE de 2018.
    A religiosidade e o cotidiano da população estão intimamente ligados, quanto mais nos meses de alto fluxo turístico alimentado por romeiros vindos dos mais diversos lugares do Brasil que vêm a Canindé depositar sua fé e devoção nos vários locais de peregrinação considerados sagrados pelos visitantes como a Basílica de São Francisco das Chagas; a Estátua de São Francisco, a Via Sacra; o Zoológico Municipal e a Praça dos Romeiros - um anfiteatro ao ar livre com capacidade para mais de 120 mil pessoas.
    A Festa de São Francisco das Chagas, um dos mais antigos eventos religiosos do Brasil, acontece de 24 de setembro a 4 de outubro (data dedicada a São Francisco das Chagas). Essa data é alterada apenas em anos eleitorais.
    História
    A região das nascentes as margens do rio Curu e seus afluentes, bem como os afluentes do rio Choró, eram habitada por índios de origem Tapuia: Jenipapos-canindés, Kanyndés. A partir do século XVII, os portugueses começaram a ocupar estas terras, via o sistema de sesmarias, para a criação de gado e a lavoura no ciclo econômico de carne de sol e charque.
    Em 1775, o sargento-mor português Francisco Xavier de Medeiros, estabeleceu-se às margens do rio Canindé e, logo depois, iniciou a construção de uma capela em honra a São Francisco das Chagas, que é o marco histórico e religioso de Canindé. A construção do templo atual foi encarregada ao arquiteto italiano Antonio Mazzini.
    Destacam-se também, os magníficos afrescos do pintor, também italiano, George Kau.
    Esta capela ficou pronta em 1796, depois de disputas jurídicas e paralisações devido a Seca dos três setes (1777) e também a seca de 1793. A primeira imagem de São Francisco é conhecida popularmente como São Francisquinho, por conta de seu tamanho.
    Em 1818, o povoado de Canindé havia sido elevado à categoria de vila, quando também foi demarcado seu território às margens do rio que nomeou o lugar. Sua fundação foi no dia 29 de julho de 1846.
    Cultura
    O principal evento cultural é a festa do padroeiro: São Francisco das Chagas, popularmente conhecida como a Romaria de Canindé. Uma das festas religiosas mais antigas do estado do Ceará.
    Um grande evento religioso na qual Canindé recebe todos os anos cerca de 2,5 milhões de romeiros franciscanos de todo o país, sendo a cidade com a maior romaria franciscana da América Latina.
    Ainda hoje é conduzida solenemente a grande imagem de São Francisco, conhecida como São Francisquinho, na tradicional procissão do dia 4 de outubro, durante a Festa de São Francisco das Chagas.
    A cidade possui também a maior estátua de São Francisco de Assis do mundo, que mede 30,25 m de altura.
    É conhecida por sua tradição na lida do homem com o gado, especialmente dos vaqueiros.

Комментарии • 643