Depende...porque se você tivesse certeza que Destino existe e tivesse visto no livro do Destino que seu destino seria uma bosta, você não ficaria acomodado mas sim revoltado com ele. É fácil você gostar do destino se o seu papel for grande ou importante de alguma forma, porém ninguém quer ter como destino ser um psicopata destinado a fazer o mau ou algum tipo de miserável por exemplo. Aí a coisa muda de figura...
O seu destino está traçado a partir de suas escolhas e ele muda conforme vc muda já retraçando novamente igual ao GPS,que traça uma rota para vc seguir,se vc sai da rota ele faz uma nova rota.
Na verdade o livre-árbitrio só existe na cabeça.porque querendo ou não agente só vai fazer o que está programado a fazer . não q agente saiba o q é.se fizer ou não fizer já está determinado
Verdade. Acho que é bem isso que você falou no seu vídeo também, de tirar um pouco da responsabilidade pra falar que nem tudo está ao seu controle. Obrigado pela resposta!
@ concordo .acreditar em destino é um bom seguro para justificar o fracasso . a morte é o destino .mas nossas escolhas durante a vida devem ser analisadas .
Bem clara sua exposição. O que penso e vivencio é que o destino não é o cotidiano, de forma alguma. Porém, há momentos no correr da vida que existe algo, podemos chamar do que quiser, como vc disse o cosmos o universo, DEUS, etc... que nos move com uma força da certeza para um movimento. Não é o foco, é uma força que te arrasta , te manipula e não lhe deixa margens para outra ação, pelo motivo da grandeza que invade seu cérebro, sua alma. Esse ponto no meu entender é o destino. Não confundir ações terroristas ou maléficas ou atitudes bondosa. Essas ações são esporádicas e não programadas. Há alterações em vidas de acordo com a vontade de um superior.
Ratificando comentário anterior... o programadas que citei refere-se a programação do indivíduo. O planejamento do pensamento interior, o subconsciente.
Mas aí eu rebato sua tese com uma indagação? E quem disse que o universo e o próprio Deus tem que seguir uma Lei moral? Se houver força maior que nós controla, não somos ninguém pra questionar os modus operandis dela. Afinal, pode a formiga disputar com o Cientista que a Estuda?
O destino é o nosso propósito aqui, nós vivemos neste mundo material em uma realidade temporária em que a única certeza que temos é a morte e talvez nem ela seja uma certeza... o destino faz bastante sentido nisso tudo, nós não sabemos de onde viemos e nem para onde vamos... acho que não viemos aqui para viver apenas oque escolhemos e pretendemos no meu ponto de vista vai muito mais que além disto.
Eu sou muito inconformada com algumas coisas que a maioria acredita/aceita, eu não gosto dessa ideia de destino, quando algo triste acontece, por exemplo, algumas pessoas falam “esses são os planos de Deus, ele sabe de tudo” como uma forma de confortar, isso me incomoda, me incomoda saber que alguém sabe de tudo que vai acontecer
@@go84783não sei explicar muito bem, quando eu paro pra pensar nessa ideia de destino, na ideia de ter uma vida eterna ou na ideia de ir na igreja e adorar um deus eu me sinto incomodada, eu nem pedi pra nascer, pq eu tenho que fazer isso?? E eu nem quero ter uma vida eterna…
@@go84783 e outra, nós viemos no mundo pra que?? Pra satisfazer/agradar ele?? Pq olha, se for por isso mesmo, eu prefiro mil vezes a explicação da ciência
@@go84783 vc tem uma visão diferente da maioria das pessoas, e é um pouco mais aceitável pra mim, mas ainda continuo preferindo o fato de não existir nada
@@go84783 tem pessoas que passam pela nossa vida que parece que é destino mesmo, mas não gosto de pensar na ideia de que nós nos encontramos por causa de um deus, não sei explicar direito, mas me sinto manipulada/controlada e eu não gosto disso
No final das contas, cada um é único e suas experiências também. A crença em algo, seja lá o que for, nada mais é do que a manifestação disso. Tudo é relativo, e tudo é possível. Se não se pode provar que algo é impossível, isso é sinal de que a possibilidade de que isso seja possível não foi totalmente descartada. E no final, tudo não passa de meras crenças.
A vida dor ser humano é dividida em duas partes, uma em que controlamos e outra que não controlamos, ou seja não temos o controle de tudo, todo mundo esta sujeito ao imprevisto. Não podemos definir nossas características físicas quando nascemos, e nem como e quando vamos morrer. Assim como a sorte o destino também esta ligado ao imprevisto.
_Sempre acreditei que existe um destino para cada um de nós. Acredito que ao nascermos trazemos um destino traçado, uma linha que nos indica o caminho que devemos seguir_
Se formos acreditar em destino somos obrigados a acreditar também nos que preveem o futuro. Se existe destino é só deixar rolar, pra que trabalhar, estudar, etc se o destino já está traçado?...Alguém acredita nisso? O único destino certo para todos é a morte.
Ele não lê comentários. Mas sim, caso o ateu acredite que ele nasceu para algo, que ele sempre esteve destinado à algo mesmo antes de poder estabelecer seus valores, por uma razão que ele não conheça ou por algo sobrenatural (que não seja uma divindade), ele já não é niilista.
Ninguém tem escolha ou livre arbítrio. O universo é determinístico ele funciona sobre causa e efeito, vc não controla acontecimentos ao seu redor e anteriores a você.
Se acreditar em destino conforta as pessoas isso já é válido. O importante são os efeitos benéficos nas pessoas . Igual a religião. Não importa se, cientificamente existiram milagres, todos sabem que fisicamente é impossível. Mas os milagres e melhorias acontecem nas pessoas que creem que pode acontecer em suas vidas..
Não faz nada! É só um mero humano mortal falho e fraco igual a todos. Quem tem poder pra fazer o próprio destino é Deus ou algum tipo de força superior. Já nós, somos meras formigas caminhando no universo.
Causa, efeito e responsabilização... Semeadura e colheita... A violência afasta, destrói... O amor une, constrói... Vai depender se quero ou não companhia...
Destino nada mais é que ilusão é uma forma de uma pessoa justificar o justificável.Não existe destino é sim suas obras: aquilo que planta tu vai colher é simples assim.
N sou de entrar em discussões com esse tipo de assunto pq é polêmico, mas de acordo com sua opinião destino é probabilidade! E o livre arbítrio n seria uma probalidade tbm? Uma vez q vc escolhe de acordo com sua conveniência e partindo da premissa q só somos livres pra escolher determinado ato ou fato mas n temos controle de suas consequência?
Pra mim destino se trata de uma força invisível que em seu conceito se trata de acontecimentos que as vezes não pertencem ao nosso controle é que a maior parte do destino são probabilidades que surgem com base em nossas ações
"não dá para garantir se existe deuses, vida após a morte, não dá para garantir" Legal ouvir isso, pois a morte torna-se algo completamente misterioso e com muitos segredos. Mesmo que depois dela não exista mais nada.
O destino existe sim, ele me trouxe até esse vídeo e agora estou comentando e vc em algum momento do seu destino poderia estar fazendo qualquer coisa, mas estará lendo isso q acabou de ler, isso é destino...poha!!!
Atraímos pessoas e situações por ressonância que é o fenômeno físico, energético, espiritual e consciencial responsável pela lei de afinidades, que diz: “Os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem”. Você atrairá quem tiver o mesmo padrão vibratório ou energético que seu campo mental exterioriza, ou seja, quem sintoniza ou ressoa com você. Isso é destino, a trama criada por você mesmo, ainda que inconscientemente. Quanto menos crenças limitantes tivermos e mais consciente formos melhores escolhas podemos fazer, mesmo quem nasceu na pior das condições de vida mundana possível.
Não acredito em destino desde que fiz varias merdas e paguei pelos meus atos kkk n adiantou chorar , nem rezar ... somos responsáveis pelos nossos atos e nossa trajetória
Eu vejo o destino como algo que nos faz apenas espectadores da própria vida , e no momento acredito que somos apenas ferramenta de escrita mas não o escritor , oque leva a se perguntar ..se a liberdade é ilusória oque é a busca dela então ?....
Pondé, sou Kardecista é só para acrescentar no Espiritismo o destino não é uma fatalidade, ele é mutável de acordo com o comportamento durante a vida. Apesar de ter opinião diferente de você nessa parte, achei legal o fato de conhecer algo sobre Espiritismo, mesmo que discorde. Abraço e parabéns pelo canal.
A fragilidade do ser faz com que as pessoas acreditem em destino ou em qualquer outra coisa sem provas por mais inverossímeis que possa ser. E usam isso em seu favor como se estivessem em sua crença numa zona de conforto particular imunes às agruras da vida, do mundo, etc. E se prevalecem disso para se sentirem superiores e algumas mais espertas ganham dinheiro com isso, uns amealham pouco e poucos amealham muito.
Acredito em escolhas, são elas que moldam tanto nosso caráter quanto o futuro. Mas acredito também quando o destino é mencionado no caso de morte, de uma lugar com certezas maiores de catástrofes naturais etc.
O acaso seria ilógico... Futuro de probabilidades... A cada escolha, tudo se reconfigura... No destino tem parte nossa e parte natural... Se eu não beber água, eu vou morrer...
@@andreluisperraroalessio1151 Na verdade o futuro já aconteceu. A teoria de Einstein comprova isso já que caso exista outros seres vivos lá no futuro e encontre nosso planeta supostamente "destruído", estariam vendo o futuro do nosso planeta isso por causa dos anos-luz tbm. Se já existiu o futuro então quer dizer que tudo já aconteceu, ja existe o destino só não sabemos ainda.
nao sei defini destino porém acredito em Deus sempre horei e tive fe e posso te dizer com toda experiência que tive que ele guia minha vida me prova me da ate emprego isso porque ja tive varios sonhos alguns aconteceram no mesmo dia outros em uma cemana alguns em em meses e ate em anos tem alguns que ja aconteceram. eu nao sou louco sou como vc uma mente pensante penso sempre no meu proposito na vida ou pasagem pela experiência e queria muito que um cara coml vc podesse experimentar isso que acontece comigo muitas vezes sao sonhos simples acredito eu que a fe e o guia eu sempre pedi provas a DEUS de sua existencia e atraves de sonhos que se realizaram no futuro pude perceber que ele guia minha vida e que muitas vezes ele me deixa se provado para que eu possa creser.mas isso nao e so comigo uma vez a mae de um amigo disse pra ele tomar cuidado pois avia sonhado com alguem armado com uma faca procurando briga resultado no final da tarde o mesmo veio a acontecer,mas ele nem deu bola pois ja sabia e estava preparado mentalmente
Essa é pra quem não acredita em destino, não só ele existe como já é determinado o fim de tudo e não sou eu quem digo, e sim a ciência, uma vez que o universo está em expansão e que estrelas nascem e morrem por toda parte do universo, assim é certo que o nosso planeta ou até mesmo a nossa galáxia já não exista mais, dependendo de que ponto do universo somos observados, haja vista, que a luz viaja pelo universo sob uma velocidade constante e assim como a luz do sol demora 8 min para chegar na terra, podemos entender que um evento ocorrido no universo em um determinado tempo e espaço pode ser apenas a lembrança do que ocorreu no passado em relação a distância, ou seja, passado, presente e futuro são relativos do ponto de vista da matéria, então sim, existe um destino, a questão é: Podemos mudar? E o que seria o D'javu se não uma fiel confirmação de algo que já aconteceu e está sendo rememorado! E vou além, o universo é tão imenso que dependendo do ponto que se quer alcançar e retornar sem que o seu ponto de origem não seja extinto o traslado só pode ser feito por outra dimensão que não sofra o efeito do tempo e do espaço!
No meu ponto de vista o destino existe, tem pessoas que sofrem a vida toda, fazem de tudo para sua realidade é não consegui, tem pessoas que a criança que já nascem com doença graves, no cristianismo a vida de Jesus, foi traçada por Deus, tem artista em modo geral que lutam a vida toda, e não consegui o sucesso, o livro do apocalipse fala do destino da humanidade...E lógico que o destino existe.
o destino quem faz somos nós mesmos qnd mudamos de estado de consciência. até no mundo dos famosos podemos perceber pessoas q ficaram ricas, depois ficaram pobres e depois enriqueceram de novo. so permanecemos numa situação, enqnt não criamos outra dentro da consciência. e assim ao longo da vida mudamos de destino o tempo todo, até chegar o dia de partir desse mundo.
As pessoas ñ podem mudar ñ importa o quanto tentem, Ñ se pode fugir da verdadeira natureza, um fracassado sempre será um fracassado, Todos nós temos um destino que devemos seguir sem excitar, Um fracassado n poder mudar o q é, ñ importa quantas vezes tente quantas vezes se esforça tudo vai ser envão pq seu destino já foi trassado, *Por mais q as pessoas lutem sempre haverá perdedor e sempre haverá vecedor* *O mundo é assim* Ñ se pode fugir da verdadeira natureza, é por isso que existem tantos vencedores como os fracassos, Por mais que vc n aceite nesse mundo sempre haverá fracassado ! Sempre, sempre e sempre, O mundo é assim.
@@viniciussoares6841 O fracasso existe mas a pessoa vai se encaixar nessa condição dependendo do q ela acredita na consciência. Tem gente q vive na vibração do sucesso e outras no fracasso.pra onde a balança pender é o q vai contar por mais q ela se esforce.
Sobre os Kardecistas, Não acreditamos em um destino absoluto, aquela ideia de que você vai viver algo e que é impossível fugir disso. (vai viver o seu destino necessariamente) Na verdade, nós acreditamos sim que estamos aqui na terra com algum tipo de missão, cada um tem a sua. Mas isso não significa que você vai cumpri-la, ou que você vai viver isso. Somos aconselhados a reparar nossos erros, mas temos o livre arbítrio. Esse é um dos motivos que faz a reencarnação ter sentido.
Em qualquer país e em qualquer época te julgarão pela aparência. Nosso cérebro está programado para ser persuadido mais facilmente, bem como agir de modo mais simpático e cordial com pessoas bonitas, por exemplo (existem muitos mais). E não me venham com relativismos de "o que é bonito"? A ciência indica que somos programados para identificar proporções nas faces, que seria o conceito máximo de beleza (um rosto com determinadas proporções)
@@luiseduardoleal310Julgar pela aparência, show de bola. Sei que é natural e tal. Refiro-me ao fato de que se uma fosse ser avaliada pela suas qualidades no BRASIL , o quesito beleza tem peso, sei lá, de 70%. As pessoas sentem pena se um cara, por exemplo, é gente boa e trabalhador, mas é feio. Falam: "Coitadinho, é tão feio", como se a vida do dito cujo revolvesse em volta disso. Pras pessoas, bonito=sucesso, felicidade; feio= fracasso, vida infeliz. Ser bonito facilitaria as coisas para muita gente, mas mesmo assim, muito feios dão a volta por cima e conseguem ser felizes, inclusive namorando mulheres bonitas. Já outros feios e feias se deixam afetar tremendamente por estas avaliações das pessoas ao seu redor e se tornam pessoas depressivas e amargadas. Exemplo: vários rapazes acabam se tornando MGTOW, óbvio que não só por causa da questão da beleza, mas não um homem que faz sucesso com mulheres se torna MGTOW. Levantei esta questão, porque vejo este comportamento principalmente no Brasil. Num país onde isto também acontece bastante é os Estados Unidos. A Itália um pouco, também.
@@luiseduardoleal310 O negócio das proporções, eu concordo. Só estranho que eu vejo beleza em tudo quanto tipo de mulher. Uma um pouco mais beiçuda, uma meio nariguda, umas com olhão de bolita, outros com orelhas de duende. Geralmente uma coisa que destoa do padrão sempre me atrai.
@@RogerRamos1993 Você tem bastante razão no que diz. Talvez a excessiva valorização da estética em detrimento de características intelectuais decorra dos baixos níveis educacionais de nosso país. Não só isso, mas especialmente no Brasil, toda espécie de "aparência" parece desde sempre possuir muita relevância. Perceba como as pessoas se esforçam tanto para "parecer ser" , "parecer ter". Não sei se é um movimento exclusivo DO BRASIL, mas acredito ser realidade.
Acredito no destino instituído pela própria natureza da qual nos foi dada como talento intrínseco ao nosso indivíduo, mas, por mecânica de uma sociedade de padrões no quesito status de trabalho é tomado da nossa verdadeira natureza da qual fomos direcionados a ser e exercer com o retorno automático de bons frutos ao corresponder o conhecer de quem somos de fato por viés de autoconhecimento, porém, como ter o luxo de autoconhecimento por estar inserido no automático em sobreviver e não viver, fazendo aquilo que nao gosta por adquirir o que precisa para sobreviver sem ter tempo de ficar no quarto sozinho em busca de quem é, tomando pra sí o "eu" e "eu" em questionamento seguido de respostas para chegar ao ponto do qual verdadeiramente se dará quem realmente é capacitado da própria natureza imposta para exercer sua própria história diferente e não inerente, como é ; em realidade da qual é formada em hierarquia na sociedade, seja qual for o âmbito de exercício profissional. Eu creio que somos quem somos quando exercemos aquilo que não esperamos retorno financeiro, quando feito de forma espontânea por virtude de ser e não ter , pois se damos de colher, logo os frutos virão ao nosso ser, então, temos o nosso destino roubado para dar de comer quando se há fome por uma vida abdicada em enriquecer o alheio por vigor de quem dá suor a quem diz que fez tudo só. Disso abdiquei, agora sei quem sou por coragem vindo de julgamento de quem não tem , por estar cômodo fora do seu destino que abdicou em prol de ser o figurante no destino alheio e não o protagonista em seu próprio. Bom, eu digo isso partindo da minha linha de princípio do nascer até o presente que estou a digitar esses dizeres. Vim de baixo, nem estou no meio, nem acima do meio , ainda no baixo e caminho em passos de nada apressados por desfrutar cada passo sem pressa sentindo o gosto de como é cada minúscula parte do meu destino verdadeiro.
Eu acredito que todos nós fazemos parte de uma equação complexa a qual nenhum de nós será capaz de resolver. E que o livre arbítrio nada mais é do que uma simples escolha de certo e errado, de ir e não ir. Por fim essas "simples" escolhas não alteram o resultado final dessa equação, pois tudo o que você faça ou não deixe de fazer já faz parte da mesma equação, sendo assim ser impossível de alterada. As pessoas se enganam quando dizem saber o seu propósito, quando na verdade o seu propósito está presente na mesma equação. Ex: Um rapaz ao comer uma banana, joga a casca no chão, essa casca no chão, logo após um policial persegue um bandido, bandido escorrega na casca, bate com a cabeça no meio fio e morre. Aí entra a pergunta ?! Esse o rapaz não tivesse jogado a casca de banana ali ? Ou até mesmo e se o rapaz não tivesse sendo perseguido ?? Mas de alguma forma, tudo se fez para que se culminasse aquele ato em específico. Mas se formos analisarmos todos os pontos do "E SE NAO TIVESSE" ? não entenderiamos nunca. Pois o caos presente ali é infinitamente grande. Enfim. Destino e caos são a mesma coisa !!
O seu comentário é basicamente o efeito borboleta. Tem até um filme sobre isso, se você não tiver visto ainda acho que seria interessante pra quem tem esse ponto de vista. O nome do filme é "Efeito Borboleta" mesmo kkk
o destino final de uma pessoa está ligado a consciência individual perante os acontecimentos que o cerca, a influência que o senso coletivo causa nos indivíduos já que os seres humanos são criaturas sociais entre si pq isso preserva a espécie, pode de alguma forma fortalecer a ideia de "destino certo" se vc apenas manter sua vida no automático e segue o fluxo pq precisa ser aceito por algum grupo e perdeu a capacidade de se ausentar da própria realidade e olhar não só os outros como a si mesmo e criar destro da própria imaginação simulações de realidade em diferentes meios sociais, quem não consegue fazer isso terá o mesmo destino do barco sem motor só a maré sabe.
Pondé, conheço um religioso japonês que acredita em dois conceitos: destino e pré-destino. Segundo ele o pré-destino é tudo que não pode ser mudado ou que você não pôde escolher: o lugar que você nasceu, a herança cultural ao qual foi exposto, as aptidões que demonstrou desde a infância e o fato de que um dia você vai morrer. Já o destino seria algo totalmente moldável e construído pelo homem, dentro dos limites do pré-destino. Aí entra a parte mais religiosa da teoria, pois ele acredita que a construção de um destino feliz ou infeliz depende do quanto o homem se esforça para ser virtuoso.
Engraçado estava vendo um vídeo de inglês agora que pode explicar isso rs. O destino está tanto na possibildade como na dúvida. Isso me lembrou do filme Gattaca.
Boa pergunta.. mas provavelmente ele falaria que é tudo balela hahaha acreditar que uma rocha que flutua no espaço a milhões de quilômetros influência na sua vida, escolhas, ideias, ações, não é muito palpável, não passa de uma terceirização de seus problemas, não é a toa que faz muito sucesso entre os leitores da capricho e perpetuam em suas vidas
Signos não fazem vc ser de uma determinada forma, vc é o que é e por isso nasceu num determinado signo. A arte da Astrologia é muito interessante, diante de uma configuração de nascimento, podemos analisar a personalidade da pessoa, sem jamais ter escutado falar sobre ela. É preciso conhecer muito, estudar por muitos anos para compreender como tudo funciona... Os astros NÃO influenciam nossas vidas, apenas nos revelam por dentro... Exatamente como uma tomografia ;)
Eu acredito em destino no sentido de que, o destino é apenas o resultado dos nossos padrões, ou seja, nossa forma de pensar, nossas atitudes, ações em geral, formam aquilo que se chama destino, como o resultado final, ou seja , tudo tinha que acontecer, porque tivemos X padrão.
O Destino não está pré-definido, tratando-se de um conceito da nossa mente, em evolução contínua. É claro que poderá haver um destino, enquanto lugar de chegada ou ponto terminal que derivará das milhentas interações do sujeito com o meio extremamente complexo que o rodeia e que o modifica a cada momento. Acreditar num Destino previamente determinado é como acreditar que a Fé nos salvará: são escapatórias da mente que tudo concebe por razões que talvez nunca sejamos capazes de entender pois o cérebro humano, sede de tudo o que concebemos, tem limitações.
Professor e pessoas, destino soa muito como algo belo e idealizado. Acredito que exista um fluxo do tempo inviolável mediante as ações do indivíduo, assim como ele mencionou: A morte como objeto do destino.
Destino só funciona como algo Belo se você for favorecido por ele irmãozinho kk. Pq seria fácil você gostar de pensar q tu é destinado a ser fodão ou como os protagonistas de filme, mas ninguém quer ser destinado a ser o Figurante ou o Fudido em tudo. Aí fica fácil kkk
O destino da vida é a morte esse é o destino de todos. no meio do caminho quem faz suas escolhas são você seu destino muda todo dia a qualquer escolha que você faça as vezes você pode mudar o destino de alguém também mas esse comentário já está muito grande fui.
Pondé,curto muito sua voz,sua clareza e cultura.Mas a partir do momento que vc não escolhe onde nasce,em qual família,metade do seu destino já está traçado.Talvez vc tenha oportunidade de mudar pra melhor ou pior.
Tbm não sabemos o que pode acontecer ao sair de casa, achar uma maleta de dinheiro, sofrer um acidente, encontrar alguém que no vimos a muito tempo e esse alguém se aproximar de uma maneira que a vida mude... Ou seja, não sabemos de nada, não escolhemos qse nada.
A PESSOA PODE ACREDITAR NO QUE QUISER, FAZENDO OU NÃO SENTIDO... MAS BOM SENSO E CUIDADO E CANJA DE GALINHA 🐔 NÃO FAZ MAL PRA NINGUÉM, NÃO É ASSIM QUE DIZEM...?
@@victoreduardo9593_Sempre acreditei que existe um destino para cada um de nós. Acredito que ao nascermos trazemos um destino traçado, uma linha que nos indica o caminho que devemos seguir_
Destino é algo sobre o qual não temos controle, e que é regido pela lei da "Causa e Efeito". O mesmo é pré-existente à nossa existência. Logo, quando passamos a existir no plano material, o livre árbitro é o principal responsável para alcançarmos a EUDAIMONIA
TCHAU POMBRÉ, AINDA BEM QUE VOCE TÁ AQUI NA INTERNET, DANDO AULA DE FILOSOFIA DE TITIA CUBANA RESIDENTE EM MIAMI. ESTOU APLICANDO SUAS TECNICAS NA MINHA IGREJA,EM NOVA IGUAÇU, E ESTOU INDO DE VENTO EM POLPA,AMÉM,POMBRÉ!
Cientificamente, a ideia de destino não é de todo inconcebível. Existem teorias físicas, oriundas de observações do comportamento das partículas subatômica (física quântica), que cogitam a possibilidade de que toda a cadeia de eventos do universo - do passado, presente e futuro -, já estejam dada, e que o tempo é só uma ilusão, uma distorção de quem observa parcialmente um fenômeno.
Se você se refere aos astecas, maias, incas, europeus do séc xviii, vikings; com certeza sim. Hoje a maioria das pessoas não passa fome, dorme 8 horas por dia, não vai para a guerra, pode fazer sexo sem se preocupar em ter filhos, pode viajar para outro continente em questão de horas, tem acesso a muita informação... Mas por outro lado, desde sempre as pessoas sabiam como se divertir, há muito tempo que existem cartas, bebida, prostitutas para homens aborrecidos, por exemplo.
nossos ancestrais tinham q acordar pensando em q caçar e pescar ,pra poder viver ,hoje o moleq acordar querendo ver felipe neto ensinando a peidar no esqueiro
Pq eu penso sobre os nossos desejos e os desejos de nossos ancestrais. Por exemplo, o nosso desejo de conseguir estabilidade financeira e o do ancestral de conseguir uma boa caça
Destino era uma desculpa que eu usava para as coisas que não davam certo na minha vida. Isso alivia muita gente. Mas acomoda também.
Depende...porque se você tivesse certeza que Destino existe e tivesse visto no livro do Destino que seu destino seria uma bosta, você não ficaria acomodado mas sim revoltado com ele. É fácil você gostar do destino se o seu papel for grande ou importante de alguma forma, porém ninguém quer ter como destino ser um psicopata destinado a fazer o mau ou algum tipo de miserável por exemplo. Aí a coisa muda de figura...
Pagar boleto, ninguém foge deste destino.
Claiton Lopes ķkkkkkkkkk
Claiton Lopes Claro que fohe só não fazer crediario
contas não é destino, é da nossa existência!
tem também querer tentar emagrecer kkkkk
Kkkkkk claiton ...vc formou filosoficamente nosso destino
O seu destino está traçado a partir de suas escolhas e ele muda conforme vc muda já retraçando novamente igual ao GPS,que traça uma rota para vc seguir,se vc sai da rota ele faz uma nova rota.
Então com base nisso tudo q vc falou n tem destino algum 👽
@@vanessafariasribeiro3221 O destino seria chegar ao mesmo ponto, porém, de diferentes maneiras, sendo essas maneiras, alteradas pelo livre arbítrio.
Na verdade o livre-árbitrio só existe na cabeça.porque querendo ou não agente só vai fazer o que está programado a fazer . não q agente saiba o q é.se fizer ou não fizer já está determinado
Sendo assim o destino final, áquele o qual ninguém pode escapar é a morte.
Melhor resposta
Infelizmente essa crença no destino atrapalha muita gente.
Pondé, o que você acha da astrologia e pessoas que justificam suas ações em signos?
Não acredito. Acho fuga você justificar o que fez através dos astros
Verdade. Acho que é bem isso que você falou no seu vídeo também, de tirar um pouco da responsabilidade pra falar que nem tudo está ao seu controle. Obrigado pela resposta!
@ concordo .acreditar em destino é um bom seguro para justificar o fracasso . a morte é o destino .mas nossas escolhas durante a vida devem ser analisadas .
@ primeiro comentário q vejo o pondé reponder
@@GustavoOliveira-ge4fz 😄😄😂
O nosso destino está diante das nossas escolhas!
A verdade é que não existe lógica na vida,não é porq vc faz a coisa certa hj que vc vai se dar bem amanha
Destino é só uma maneira que as pessoas encontram pra se sentir mais especial.
Especial nada, isso é uma praga é como se a gente não tivesse controle sobre vossas vida
Exatamente
Bem clara sua exposição. O que penso e vivencio é que o destino não é o cotidiano, de forma alguma. Porém, há momentos no correr da vida que existe algo, podemos chamar do que quiser, como vc disse o cosmos o universo, DEUS, etc... que nos move com uma força da certeza para um movimento. Não é o foco, é uma força que te arrasta , te manipula e não lhe deixa margens para outra ação, pelo motivo da grandeza que invade seu cérebro, sua alma. Esse ponto no meu entender é o destino. Não confundir ações terroristas ou maléficas ou atitudes bondosa. Essas ações são esporádicas e não programadas. Há alterações em vidas de acordo com a vontade de um superior.
Ratificando comentário anterior... o programadas que citei refere-se a programação do indivíduo. O planejamento do pensamento interior, o subconsciente.
Se o destino existir todos nós somos inocentes dos nossos atos, pois nós não temos escolha a não ser cumpri-lo
Mais destino pode ser mudado, uma profecia não
Mas aí eu rebato sua tese com uma indagação? E quem disse que o universo e o próprio Deus tem que seguir uma Lei moral? Se houver força maior que nós controla, não somos ninguém pra questionar os modus operandis dela. Afinal, pode a formiga disputar com o Cientista que a Estuda?
O destino é o nosso propósito aqui, nós vivemos neste mundo material em uma realidade temporária em que a única certeza que temos é a morte e talvez nem ela seja uma certeza... o destino faz bastante sentido nisso tudo, nós não sabemos de onde viemos e nem para onde vamos... acho que não viemos aqui para viver apenas oque escolhemos e pretendemos no meu ponto de vista vai muito mais que além disto.
Concordo, na vdd a maioria das coisas não sai como queremos.
"Qualquer papo em um bar pode se transformar em um fenômeno cósmico" essa frase é muito boa hehehehehehehe
Destino nos construímos, apesar de sermos predestinados.
Destino é como o final de uma viagem. Quando bem programada, bem executada, e se não acontecer nem um imprevisto, você chega no seu destino.
Eu sou muito inconformada com algumas coisas que a maioria acredita/aceita, eu não gosto dessa ideia de destino, quando algo triste acontece, por exemplo, algumas pessoas falam “esses são os planos de Deus, ele sabe de tudo” como uma forma de confortar, isso me incomoda, me incomoda saber que alguém sabe de tudo que vai acontecer
@@go84783não sei explicar muito bem, quando eu paro pra pensar nessa ideia de destino, na ideia de ter uma vida eterna ou na ideia de ir na igreja e adorar um deus eu me sinto incomodada, eu nem pedi pra nascer, pq eu tenho que fazer isso?? E eu nem quero ter uma vida eterna…
@@go84783 e outra, nós viemos no mundo pra que?? Pra satisfazer/agradar ele?? Pq olha, se for por isso mesmo, eu prefiro mil vezes a explicação da ciência
@@go84783 vc tem uma visão diferente da maioria das pessoas, e é um pouco mais aceitável pra mim, mas ainda continuo preferindo o fato de não existir nada
@@go84783 tem pessoas que passam pela nossa vida que parece que é destino mesmo, mas não gosto de pensar na ideia de que nós nos encontramos por causa de um deus, não sei explicar direito, mas me sinto manipulada/controlada e eu não gosto disso
Eu tmb, EXATAMENTE TUDO q eu falo, eu penso para ver se faz sentido kkkk, e é por isso q eu estou vendo esse vídeo
No final das contas, cada um é único e suas experiências também. A crença em algo, seja lá o que for, nada mais é do que a manifestação disso. Tudo é relativo, e tudo é possível. Se não se pode provar que algo é impossível, isso é sinal de que a possibilidade de que isso seja possível não foi totalmente descartada. E no final, tudo não passa de meras crenças.
Eu nem sei o que me espera ainda nessa vida.Por enquanto só sei que todos nós iremos embora um dia e isso já é um destino.
Acredito que seguir seus sentimentos sem o uso da razão só te leva para o abismo
Aprendo tanto com o senhor, Pondé!
A vida dor ser humano é dividida em duas partes, uma em que controlamos e outra que não controlamos, ou seja não temos o controle de tudo, todo mundo esta sujeito ao imprevisto. Não podemos definir nossas características físicas quando nascemos, e nem como e quando vamos morrer. Assim como a sorte o destino também esta ligado ao imprevisto.
_Sempre acreditei que existe um destino para cada um de nós. Acredito que ao nascermos trazemos um destino traçado, uma linha que nos indica o caminho que devemos seguir_
ate quem acredita em destino olha os dois lados da rua para atrevessar
Destino : relação de causa e efeito de influências ativas ou passivas.
Nosso destino , nos fazemos . O restante serve de consolo
Para os nossos fracassos
Acreditar em destino é um conforto necessário àqueles que tem dificuldade em lidar com o desconforto que é o acaso.
Se formos acreditar em destino somos obrigados a acreditar também nos que preveem o futuro. Se existe destino é só deixar rolar, pra que trabalhar, estudar, etc se o destino já está traçado?...Alguém acredita nisso? O único destino certo para todos é a morte.
Destino existe em filmes e novelas, cujo enredo é previamente escrito.
O problema é que as vezes acontecem coisas na nossa vida que a ideia do destino acaba por servir muito para explicá-las.
Exatamente!
Pondé, faz um vídeo respondendo a pergunta: "é possível ser ateu sem ser niilista?"
essa é boa
Pq ele faria um vídeo de 1 segundo falando "Não."?
Ele não lê comentários. Mas sim, caso o ateu acredite que ele nasceu para algo, que ele sempre esteve destinado à algo mesmo antes de poder estabelecer seus valores, por uma razão que ele não conheça ou por algo sobrenatural (que não seja uma divindade), ele já não é niilista.
S I G M A Uma pessoa inteligente como ele provavelmente terá mais do que uma palavra pra falar sobre um assunto
up
Ninguém tem escolha ou livre arbítrio. O universo é determinístico ele funciona sobre causa e efeito, vc não controla acontecimentos ao seu redor e anteriores a você.
Porque ninguém tem livre arbítrio??
Mas suas escolhas alteram o que irá acontecer com você posteriormente, são escolhas e consequências
Se existe Destino ? Que bom que "colocaram no meu destino" Luiz Felipe Pondé. Adoro!!!!!!
Segue o teu destino...
Rega as tuas plantas;
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
de árvores alheias
Fernando Pessoa
É um assunto difícil de ser tratado em minha opinião, pois cada pessoal pode ter uma ideia de destino diferente.
Se acreditar em destino conforta as pessoas isso já é válido. O importante são os efeitos benéficos nas pessoas . Igual a religião. Não importa se, cientificamente existiram milagres, todos sabem que fisicamente é impossível. Mas os milagres e melhorias acontecem nas pessoas que creem que pode acontecer em suas vidas..
Eu não acredito em destino. Eu faço meu destino. Ótima mensagem
Não faz nada! É só um mero humano mortal falho e fraco igual a todos. Quem tem poder pra fazer o próprio destino é Deus ou algum tipo de força superior. Já nós, somos meras formigas caminhando no universo.
Causa, efeito e responsabilização... Semeadura e colheita... A violência afasta, destrói... O amor une, constrói... Vai depender se quero ou não companhia...
Acreditar no destino pode ser mas esperar não, a cada dia vai fazendo o caminho e consequentemente o destino.
Destino nada mais é que ilusão é uma forma de uma pessoa justificar o justificável.Não existe destino é sim suas obras: aquilo que planta tu vai colher é simples assim.
Destino é a consequência dos fatos presentes, destino é probabilidades...
Destino é o oposto de probabilidade meu camarada
sim sigma
Ai entra as variáveis...
Ai entra a variável...
N sou de entrar em discussões com esse tipo de assunto pq é polêmico, mas de acordo com sua opinião destino é probabilidade! E o livre arbítrio n seria uma probalidade tbm? Uma vez q vc escolhe de acordo com sua conveniência e partindo da premissa q só somos livres pra escolher determinado ato ou fato mas n temos controle de suas consequência?
Quem faz o destino muitas das vezes somos nós....
Pra mim destino se trata de uma força invisível que em seu conceito se trata de acontecimentos que as vezes não pertencem ao nosso controle é que a maior parte do destino são probabilidades que surgem com base em nossas ações
"não dá para garantir se existe deuses, vida após a morte, não dá para garantir" Legal ouvir isso, pois a morte torna-se algo completamente misterioso e com muitos segredos. Mesmo que depois dela não exista mais nada.
A concepção de destino para mim é diferente, é mais como um objetivo de vida, alguns conseguem outros não, mas tudo depende de você.
O destino existe sim, ele me trouxe até esse vídeo e agora estou comentando e vc em algum momento do seu destino poderia estar fazendo qualquer coisa, mas estará lendo isso q acabou de ler, isso é destino...poha!!!
nada vê
Fui destinada a assistir esse vídeo❤
Destino, sorte e azar pode ser interpretado como superstição. O mais razoável é acreditar na competência. Todas as descrições norteiam o nosso amanhã.
Eu amo você Pondé
Atraímos pessoas e situações por ressonância que é o fenômeno físico, energético, espiritual e consciencial responsável pela lei de afinidades, que diz: “Os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem”. Você atrairá quem tiver o mesmo padrão vibratório ou energético que seu campo mental exterioriza, ou seja, quem sintoniza ou ressoa com você. Isso é destino, a trama criada por você mesmo, ainda que inconscientemente. Quanto menos crenças limitantes tivermos e mais consciente formos melhores escolhas podemos fazer, mesmo quem nasceu na pior das condições de vida mundana possível.
Não acredito em destino desde que fiz varias merdas e paguei pelos meus atos kkk n adiantou chorar , nem rezar ... somos responsáveis pelos nossos atos e nossa trajetória
O destino nutre o ego dos oprimidos, seja para encorajar a si ou para apedrejar o outro.
Eu vejo o destino como algo que nos faz apenas espectadores da própria vida , e no momento acredito que somos apenas ferramenta de escrita mas não o escritor , oque leva a se perguntar ..se a liberdade é ilusória oque é a busca dela então ?....
Pondé, sou Kardecista é só para acrescentar no Espiritismo o destino não é uma fatalidade, ele é mutável de acordo com o comportamento durante a vida. Apesar de ter opinião diferente de você nessa parte, achei legal o fato de conhecer algo sobre Espiritismo, mesmo que discorde. Abraço e parabéns pelo canal.
A fragilidade do ser faz com que as pessoas acreditem em destino ou em qualquer outra coisa sem provas por mais inverossímeis que possa ser. E usam isso em seu favor como se estivessem em sua crença numa zona de conforto particular imunes às agruras da vida, do mundo, etc. E se prevalecem disso para se sentirem superiores e algumas mais espertas ganham dinheiro com isso, uns amealham pouco e poucos amealham muito.
Acredito em escolhas, são elas que moldam tanto nosso caráter quanto o futuro. Mas acredito também quando o destino
é mencionado no caso de morte, de uma lugar com certezas maiores de catástrofes naturais etc.
O acaso seria ilógico... Futuro de probabilidades... A cada escolha, tudo se reconfigura... No destino tem parte nossa e parte natural... Se eu não beber água, eu vou morrer...
Toda escolha que vc fizer, vc ja estava destinado a feze-la... destino é destino e pronto.
uma coisa é conhecer o caminho a outra é trilhar o caminho..
Não existe destino, o que existe é probabilidade.
As leis da física diz pelo contrário,_,
@@rafaeluchiha6330, na verdade não, até porque o improvável as vezes acontece.
@@andreluisperraroalessio1151 Na verdade o futuro já aconteceu. A teoria de Einstein comprova isso já que caso exista outros seres vivos lá no futuro e encontre nosso planeta supostamente "destruído", estariam vendo o futuro do nosso planeta isso por causa dos anos-luz tbm. Se já existiu o futuro então quer dizer que tudo já aconteceu, ja existe o destino só não sabemos ainda.
@@rafaeluchiha6330, como é bom nome dessa teoria?
@@andreluisperraroalessio1151 não lembro. Já faz meses que não falo sobre isso. Acho que é a relatividade geral.
Pondé, fale quantas línguas você fala e um pouco delas.
maike martins ele fala 256 idiomas
Fabian Gamaiev kkkkkķkkkkkkkkk. Bem isso mesmo
As pessoas querem ter controle do seu destino, estamos numa Era que a Ansiedade é predominante.
nao sei defini destino porém acredito em Deus sempre horei e tive fe e posso te dizer com toda experiência que tive que ele guia minha vida me prova me da ate emprego isso porque ja tive varios sonhos alguns aconteceram no mesmo dia outros em uma cemana alguns em em meses e ate em anos tem alguns que ja aconteceram. eu nao sou louco sou como vc uma mente pensante penso sempre no meu proposito na vida ou pasagem pela experiência e queria muito que um cara coml vc podesse experimentar isso que acontece comigo muitas vezes sao sonhos simples acredito eu que a fe e o guia eu sempre pedi provas a DEUS de sua existencia e atraves de sonhos que se realizaram no futuro pude perceber que ele guia minha vida e que muitas vezes ele me deixa se provado para que eu possa creser.mas isso nao e so comigo uma vez a mae de um amigo disse pra ele tomar cuidado pois avia sonhado com alguem armado com uma faca procurando briga resultado no final da tarde o mesmo veio a acontecer,mas ele nem deu bola pois ja sabia e estava preparado mentalmente
É tão bom ouvir o Pondé falando... Que diferença daquele bufão do Cortella...
Essa é pra quem não acredita em destino, não só ele existe como já é determinado o fim de tudo e não sou eu quem digo, e sim a ciência, uma vez que o universo está em expansão e que estrelas nascem e morrem por toda parte do universo, assim é certo que o nosso planeta ou até mesmo a nossa galáxia já não exista mais, dependendo de que ponto do universo somos observados, haja vista, que a luz viaja pelo universo sob uma velocidade constante e assim como a luz do sol demora 8 min para chegar na terra, podemos entender que um evento ocorrido no universo em um determinado tempo e espaço pode ser apenas a lembrança do que ocorreu no passado em relação a distância, ou seja, passado, presente e futuro são relativos do ponto de vista da matéria, então sim, existe um destino, a questão é: Podemos mudar? E o que seria o D'javu se não uma fiel confirmação de algo que já aconteceu e está sendo rememorado! E vou além, o universo é tão imenso que dependendo do ponto que se quer alcançar e retornar sem que o seu ponto de origem não seja extinto o traslado só pode ser feito por outra dimensão que não sofra o efeito do tempo e do espaço!
No meu ponto de vista o destino existe, tem pessoas que sofrem a vida toda, fazem de tudo para sua realidade é não consegui, tem pessoas que a criança que já nascem com doença graves, no cristianismo a vida de Jesus, foi traçada por Deus, tem artista em modo geral que lutam a vida toda, e não consegui o sucesso, o livro do apocalipse fala do destino da humanidade...E lógico que o destino existe.
A física tem uma abordagem muito legal. De uma olhada. Eu gostei bastante.
o destino quem faz somos nós mesmos qnd mudamos de estado de consciência. até no mundo dos famosos podemos perceber pessoas q ficaram ricas, depois ficaram pobres e depois enriqueceram de novo. so permanecemos numa situação, enqnt não criamos outra dentro da consciência. e assim ao longo da vida mudamos de destino o tempo todo, até chegar o dia de partir desse mundo.
As pessoas ñ podem mudar ñ importa o quanto tentem,
Ñ se pode fugir da verdadeira natureza, um fracassado sempre será um fracassado,
Todos nós temos um destino que devemos seguir sem excitar,
Um fracassado n poder mudar o q é, ñ importa quantas vezes tente quantas vezes se esforça tudo vai ser envão pq seu destino já foi trassado,
*Por mais q as pessoas lutem sempre haverá perdedor e sempre haverá vecedor*
*O mundo é assim*
Ñ se pode fugir da verdadeira natureza, é por isso que existem tantos vencedores como os fracassos,
Por mais que vc n aceite nesse mundo sempre haverá fracassado !
Sempre, sempre e sempre,
O mundo é assim.
@@viniciussoares6841 O fracasso existe mas a pessoa vai se encaixar nessa condição dependendo do q ela acredita na consciência. Tem gente q vive na vibração do sucesso e outras no fracasso.pra onde a balança pender é o q vai contar por mais q ela se esforce.
Pondé, faz um vídeo respondendo os haters.
Sobre os Kardecistas, Não acreditamos em um destino absoluto, aquela ideia de que você vai viver algo e que é impossível fugir disso. (vai viver o seu destino necessariamente)
Na verdade, nós acreditamos sim que estamos aqui na terra com algum tipo de missão, cada um tem a sua. Mas isso não significa que você vai cumpri-la, ou que você vai viver isso. Somos aconselhados a reparar nossos erros, mas temos o livre arbítrio. Esse é um dos motivos que faz a reencarnação ter sentido.
É primeira vez que comecei ouvir os seus vídeos e estou encantada com tanto conhecimento!!! Obrg. Um abraço. 🙏💓🙏💓
Pondé, fale de um modo geral do crime de ser feio. No Brasil as pessoas te julgam primeiramente pela aparência, todo o resto é secundário.
Em qualquer país e em qualquer época te julgarão pela aparência. Nosso cérebro está programado para ser persuadido mais facilmente, bem como agir de modo mais simpático e cordial com pessoas bonitas, por exemplo (existem muitos mais). E não me venham com relativismos de "o que é bonito"? A ciência indica que somos programados para identificar proporções nas faces, que seria o conceito máximo de beleza (um rosto com determinadas proporções)
@@luiseduardoleal310Julgar pela aparência, show de bola. Sei que é natural e tal. Refiro-me ao fato de que se uma fosse ser avaliada pela suas qualidades no BRASIL , o quesito beleza tem peso, sei lá, de 70%. As pessoas sentem pena se um cara, por exemplo, é gente boa e trabalhador, mas é feio. Falam: "Coitadinho, é tão feio", como se a vida do dito cujo revolvesse em volta disso. Pras pessoas, bonito=sucesso, felicidade; feio= fracasso, vida infeliz.
Ser bonito facilitaria as coisas para muita gente, mas mesmo assim, muito feios dão a volta por cima e conseguem ser felizes, inclusive namorando mulheres bonitas. Já outros feios e feias se deixam afetar tremendamente por estas avaliações das pessoas ao seu redor e se tornam pessoas depressivas e amargadas. Exemplo: vários rapazes acabam se tornando MGTOW, óbvio que não só por causa da questão da beleza, mas não um homem que faz sucesso com mulheres se torna MGTOW.
Levantei esta questão, porque vejo este comportamento principalmente no Brasil. Num país onde isto também acontece bastante é os Estados Unidos. A Itália um pouco, também.
@@luiseduardoleal310 O negócio das proporções, eu concordo. Só estranho que eu vejo beleza em tudo quanto tipo de mulher. Uma um pouco mais beiçuda, uma meio nariguda, umas com olhão de bolita, outros com orelhas de duende. Geralmente uma coisa que destoa do padrão sempre me atrai.
@@RogerRamos1993 Você tem bastante razão no que diz. Talvez a excessiva valorização da estética em detrimento de características intelectuais decorra dos baixos níveis educacionais de nosso país. Não só isso, mas especialmente no Brasil, toda espécie de "aparência" parece desde sempre possuir muita relevância. Perceba como as pessoas se esforçam tanto para "parecer ser" , "parecer ter". Não sei se é um movimento exclusivo DO BRASIL, mas acredito ser realidade.
Pesquise por "efeito halo".
EU SOU DONA DO MEU DESTINO... EU SOU IMENSAMENTE FELIZ. ..
O homem faz seus planos, más é de Deus que vem a resposta certa +(pr 16,1)
" Todo papo num bar pode se transformar num fenômeno cósmico, astrológico" hahahahahah! Nessa eu não me aguentei
é como Olavo diz; destino é assim ou assado. Grande pensador!
Wtf?
Acredito no destino instituído pela própria natureza da qual nos foi dada como talento intrínseco ao nosso indivíduo, mas, por mecânica de uma sociedade de padrões no quesito status de trabalho é tomado da nossa verdadeira natureza da qual fomos direcionados a ser e exercer com o retorno automático de bons frutos ao corresponder o conhecer de quem somos de fato por viés de autoconhecimento, porém, como ter o luxo de autoconhecimento por estar inserido no automático em sobreviver e não viver, fazendo aquilo que nao gosta por adquirir o que precisa para sobreviver sem ter tempo de ficar no quarto sozinho em busca de quem é, tomando pra sí o "eu" e "eu" em questionamento seguido de respostas para chegar ao ponto do qual verdadeiramente se dará quem realmente é capacitado da própria natureza imposta para exercer sua própria história diferente e não inerente, como é ; em realidade da qual é formada em hierarquia na sociedade, seja qual for o âmbito de exercício profissional. Eu creio que somos quem somos quando exercemos aquilo que não esperamos retorno financeiro, quando feito de forma espontânea por virtude de ser e não ter , pois se damos de colher, logo os frutos virão ao nosso ser, então, temos o nosso destino roubado para dar de comer quando se há fome por uma vida abdicada em enriquecer o alheio por vigor de quem dá suor a quem diz que fez tudo só.
Disso abdiquei, agora sei quem sou por coragem vindo de julgamento de quem não tem , por estar cômodo fora do seu destino que abdicou em prol de ser o figurante no destino alheio e não o protagonista em seu próprio.
Bom, eu digo isso partindo da minha linha de princípio do nascer até o presente que estou a digitar esses dizeres.
Vim de baixo, nem estou no meio, nem acima do meio , ainda no baixo e caminho em passos de nada apressados por desfrutar cada passo sem pressa sentindo o gosto de como é cada minúscula parte do meu destino verdadeiro.
Em certa medida concordo com Pondé
Se como a ciência diz tudo pode ser explicado matematicamente, então não existe aleatoriedade. Logo, tudo já está determinado.
Eu acredito que todos nós fazemos parte de uma equação complexa a qual nenhum de nós será capaz de resolver. E que o livre arbítrio nada mais é do que uma simples escolha de certo e errado, de ir e não ir. Por fim essas "simples" escolhas não alteram o resultado final dessa equação, pois tudo o que você faça ou não deixe de fazer já faz parte da mesma equação, sendo assim ser impossível de alterada.
As pessoas se enganam quando dizem saber o seu propósito, quando na verdade o seu propósito está presente na mesma equação. Ex: Um rapaz ao comer uma banana, joga a casca no chão, essa casca no chão, logo após um policial persegue um bandido, bandido escorrega na casca, bate com a cabeça no meio fio e morre.
Aí entra a pergunta ?! Esse o rapaz não tivesse jogado a casca de banana ali ? Ou até mesmo e se o rapaz não tivesse sendo perseguido ?? Mas de alguma forma, tudo se fez para que se culminasse aquele ato em específico. Mas se formos analisarmos todos os pontos do "E SE NAO TIVESSE" ? não entenderiamos nunca. Pois o caos presente ali é infinitamente grande.
Enfim. Destino e caos são a mesma coisa !!
O seu comentário é basicamente o efeito borboleta. Tem até um filme sobre isso, se você não tiver visto ainda acho que seria interessante pra quem tem esse ponto de vista. O nome do filme é "Efeito Borboleta" mesmo kkk
Eu acreditava tanto no destino...e dps de ter visto este vídeo fiquei mais confuso ainda
o destino final de uma pessoa está ligado a consciência individual perante os acontecimentos que o cerca, a influência que o senso coletivo causa nos indivíduos já que os seres humanos são criaturas sociais entre si pq isso preserva a espécie, pode de alguma forma fortalecer a ideia de "destino certo" se vc apenas manter sua vida no automático e segue o fluxo pq precisa ser aceito por algum grupo e perdeu a capacidade de se ausentar da própria realidade e olhar não só os outros como a si mesmo e criar destro da própria imaginação simulações de realidade em diferentes meios sociais, quem não consegue fazer isso terá o mesmo destino do barco sem motor só a maré sabe.
Não acredito em destino. Sinto que estamos à deriva. Salve-se quem souber!
Pondé, conheço um religioso japonês que acredita em dois conceitos: destino e pré-destino. Segundo ele o pré-destino é tudo que não pode ser mudado ou que você não pôde escolher: o lugar que você nasceu, a herança cultural ao qual foi exposto, as aptidões que demonstrou desde a infância e o fato de que um dia você vai morrer. Já o destino seria algo totalmente moldável e construído pelo homem, dentro dos limites do pré-destino. Aí entra a parte mais religiosa da teoria, pois ele acredita que a construção de um destino feliz ou infeliz depende do quanto o homem se esforça para ser virtuoso.
Engraçado estava vendo um vídeo de inglês agora que pode explicar isso rs.
O destino está tanto na possibildade como na dúvida. Isso me lembrou do filme Gattaca.
ponde, gostaria de saber sua opinião sobre signos
josafá Martins up
Boa pergunta.. mas provavelmente ele falaria que é tudo balela hahaha acreditar que uma rocha que flutua no espaço a milhões de quilômetros influência na sua vida, escolhas, ideias, ações, não é muito palpável, não passa de uma terceirização de seus problemas, não é a toa que faz muito sucesso entre os leitores da capricho e perpetuam em suas vidas
Signos não fazem vc ser de uma determinada forma, vc é o que é e por isso nasceu num determinado signo.
A arte da Astrologia é muito interessante, diante de uma configuração de nascimento, podemos analisar a personalidade da pessoa, sem jamais ter escutado falar sobre ela.
É preciso conhecer muito, estudar por muitos anos para compreender como tudo funciona... Os astros NÃO influenciam nossas vidas, apenas nos revelam por dentro... Exatamente como uma tomografia ;)
Já respondeu...
no vídeo acima!
@Policarpo Quaresma kkkkklk então
Eu acredito em destino no sentido de que, o destino é apenas o resultado dos nossos padrões, ou seja, nossa forma de pensar, nossas atitudes, ações em geral, formam aquilo que se chama destino, como o resultado final, ou seja , tudo tinha que acontecer, porque tivemos X padrão.
Faz sentido.
O Destino não está pré-definido, tratando-se de um conceito da nossa mente, em evolução contínua. É claro que poderá haver um destino, enquanto lugar de chegada ou ponto terminal que derivará das milhentas interações do sujeito com o meio extremamente complexo que o rodeia e que o modifica a cada momento. Acreditar num Destino previamente determinado é como acreditar que a Fé nos salvará: são escapatórias da mente que tudo concebe por razões que talvez nunca sejamos capazes de entender pois o cérebro humano, sede de tudo o que concebemos, tem limitações.
Professor e pessoas, destino soa muito como algo belo e idealizado. Acredito que exista um fluxo do tempo inviolável mediante as ações do indivíduo, assim como ele mencionou: A morte como objeto do destino.
Destino só funciona como algo Belo se você for favorecido por ele irmãozinho kk. Pq seria fácil você gostar de pensar q tu é destinado a ser fodão ou como os protagonistas de filme, mas ninguém quer ser destinado a ser o Figurante ou o Fudido em tudo. Aí fica fácil kkk
O destino da vida é a morte esse é o destino de todos. no meio do caminho quem faz suas escolhas são você seu destino muda todo dia a qualquer escolha que você faça as vezes você pode mudar o destino de alguém também mas esse comentário já está muito grande fui.
Pondé,curto muito sua voz,sua clareza e cultura.Mas a partir do momento que vc não escolhe onde nasce,em qual família,metade do seu destino já está traçado.Talvez vc tenha oportunidade de mudar pra melhor ou pior.
Tbm não sabemos o que pode acontecer ao sair de casa, achar uma maleta de dinheiro, sofrer um acidente, encontrar alguém que no vimos a muito tempo e esse alguém se aproximar de uma maneira que a vida mude... Ou seja, não sabemos de nada, não escolhemos qse nada.
Arrasou. Lindo!
Sempre ótimos vídeos Professor.
A PESSOA PODE ACREDITAR NO QUE QUISER, FAZENDO OU NÃO SENTIDO... MAS BOM SENSO E CUIDADO E CANJA DE GALINHA 🐔 NÃO FAZ MAL PRA NINGUÉM, NÃO É ASSIM QUE DIZEM...?
O unico destino que e certo é a morte o resto pode ser revertido.
Quando o seu destino já foi traçado não adianta fugir dele dando voltas e mais voltas por que num simples cruzamento ele te encontrará
Exemplos?
@@victoreduardo9593_Sempre acreditei que existe um destino para cada um de nós. Acredito que ao nascermos trazemos um destino traçado, uma linha que nos indica o caminho que devemos seguir_
Destino é algo sobre o qual não temos controle, e que é regido pela lei da "Causa e Efeito". O mesmo é pré-existente à nossa existência. Logo, quando passamos a existir no plano material, o livre árbitro é o principal responsável para alcançarmos a EUDAIMONIA
TCHAU POMBRÉ, AINDA BEM QUE VOCE TÁ AQUI NA INTERNET, DANDO AULA DE FILOSOFIA DE TITIA CUBANA RESIDENTE EM MIAMI. ESTOU APLICANDO SUAS TECNICAS NA MINHA IGREJA,EM NOVA IGUAÇU, E ESTOU INDO DE VENTO EM POLPA,AMÉM,POMBRÉ!
Somos guiados,por algo maior.
também tenho esse pensamento
Cientificamente, a ideia de destino não é de todo inconcebível. Existem teorias físicas, oriundas de observações do comportamento das partículas subatômica (física quântica), que cogitam a possibilidade de que toda a cadeia de eventos do universo - do passado, presente e futuro -, já estejam dada, e que o tempo é só uma ilusão, uma distorção de quem observa parcialmente um fenômeno.
Red Baroness Gloria a Deus!
pondé , faz um video sobre "A humanidade atualmente se encontra mais feliz que seus ancestrais?"
Saulo Santos essa é bem boa
Se você se refere aos astecas, maias, incas, europeus do séc xviii, vikings; com certeza sim. Hoje a maioria das pessoas não passa fome, dorme 8 horas por dia, não vai para a guerra, pode fazer sexo sem se preocupar em ter filhos, pode viajar para outro continente em questão de horas, tem acesso a muita informação... Mas por outro lado, desde sempre as pessoas sabiam como se divertir, há muito tempo que existem cartas, bebida, prostitutas para homens aborrecidos, por exemplo.
nossos ancestrais tinham q acordar pensando em q caçar e pescar ,pra poder viver ,hoje o moleq acordar querendo ver felipe neto ensinando a peidar no esqueiro
Pq eu penso sobre os nossos desejos e os desejos de nossos ancestrais. Por exemplo, o nosso desejo de conseguir estabilidade financeira e o do ancestral de conseguir uma boa caça
Afinal , não seria a realização do desejo que nos leva a felicidade?
Não se pode mudar ou fugir do destino
Saio em busca de um grande talvez 🍃🍂🌏