O que é lamentável é que não vejo discussão sobre colocar ordem em todas as escolas públicas. Ao invés de criticar essas aí que militarizadas, deveriam falar em melhorar as outras.
Se eles não estivessem formando fascistas, seria uma boa opção, mas vemos um aumento assustador de radicais de direito perigosos e manipulados por fakes news. E um endeusamento de militares corruptos e golpistas.
Se eles não estivessem formando fascistas, seria uma boa opção, mas vemos um aumento assustador de radicais de direito perigosos e manipulados por fakes news. E um endeusamento de militares corruptos e golpistas.
Se eles não estivessem formando fascistas, seria uma boa opção, mas vemos um aumento assustador de radicais de direito perigosos e manipulados por fakes news. E um endeusamento de militares corruptos e golpistas.
Nem tudo está perdido! Ainda é tempo de recuperarmos o que havia de bom na Educação, que foi para o ralo há muitos anos. A escola pública era a melhor, disputada a tapa por aqueles que buscavam excelência no ensino. 🙏
@@silviabas463 Foi o meu caso. Entrei no curso de Letras da UFF em 1967, saída do Clássico, no Liceu Nilo Peçanha. O triste foi constatar que, já naquela época, o ensino na Federal estava ruim. Quando me formei, sabia menos do que ao entrar. Tive que ser muito autodidata para ensinar meus alunos. Hoje em dia, até mesmo os cursos de Engenharia e Medicina estão decadentes. Uma vergonha!
@@sonjanielsen1587 eu também entrei em Letras (USP) sem cursinho, mesmo tendo feito o Científico. A faculdade me decepcionou em alguns pontos, mas não na qualidade do ensino. De maneira geral, naquela época os professores eram excelentes.
@@marcelo4798 Engano seu, porque eu não tinha dinheiro. Minha família era simples, humilde, com quatro irmãos dormindo em um único e pequeno quarto. Sou produto de escola pública desde o jardim de infância . Todavia, a grande diferença era que os bons alunos eram aprovados nas seleções a essas escolas, enquanto os " vagabundos" tinham que pagar pelo ensino privado de menor qualidade ( havia poucas escolas privadas de bom ou excelente nível de ensino). Lá em casa, eu e meu irmão mais velhos éramos estudiosos e seguimos no ensino público até a universidade, enquanto os outros dois foram para escolas particulares e não têm nível superior de ensino. Meritocracia, meu caro Watson! Sem cotas.
Eles estudaram o passado e presente do país nesse ponto, o mínimo, para trazer o tema. E você não teria argumentos para rebater a não ser com moralismo, porque essa é única falácia que dá para usar ao defender escola militar. Gestão militar só vinga porque os come e dorme têm vantagens. Se não existe boquinha e dinheiro fácil para engordar bolso de milico eles não topariam. A solução do problema da educação não passa por militarismo e vários países do mundo provam isso. Problemas sérios de disciplina não se resolve na escola, e sim na delegacia como faz países sérios. E não acredite que boa parte dos jornalistas tem algum caráter. Eles não colocariam seus filhos em escola progressista se ela não mostrasse resultados nos vestibulares e avaliações tradicionais para ingresso em universidade pública. Fugiriam dessas escolas, apesar de defender isso para os outros.
Sou professor. Ter um ambiente de trabalho agradável e com alunos aprendendo de fato é o que mais desejaria. Mas estou convicto de que isso poderia ser feito sem militarizar. Deveriam colocar ordem em TODAS as escolas!!
Antes de ingressar em escola superior estudei de 1952 a 1962 em colégios muito similares a tudo que foi descrito nessa reportagem. Não havia a disciplina Educação Moral e Cívica mas aprendíamos a cantar os hinos e a valorizar nosso País e nosso povo. O uniforme era tão controlado quanto os das atuais escolas cívico-militares, até mesmo os sapatos tinham que ser comprados na Clark, para que fossem plenamente padronizados. A orientadora educacional ficava junto ao corredor de entrada do colégio, num dos degraus da escada adjacente para poder enxergar melhor, observando o comprimento das saias das meninas. Quem estivesse com a saia acima dos joelhos voltava pra casa. No inverno, como eu só tinha uma malha azul-marinho sem detalhes e ela era fina, eu tentei usar um pulôver marinho, porém com uns bordados no peito, sob a malha azul-marinho de praxe. Fui mandada de volta pra casa, porque a Orientadora me fez desabotoar a malha de fora para inspecionar a de dentro. A partir daí, passei muito frio, porque minha família estava numa fase de vacas tão magras que mal havia dinheiro pra comer. Enfim, sem querer defender nem as posições de direita nem as de esquerda, mas somente a verdade dos fatos, contesto parte das alegações que foram feitas ao longo desse vídeo, atribuindo apenas ao militarismo as características dessas escolas. Elas são muito mais o resultado do desespero de pais que não conseguem educar seus filhos sem esse tipo de ajuda. Por mais que uma família se esforce para incutir bons princípios e boas maneiras na sua prole, nada garante que será bem sucedida, uma vez que o ambiente permissivo das escolas e a influência de outros jovens mal formados trabalha contra seus esforços.
Sou professor de Universidade Federal e a real é que algumas destas regras das escolas civico militares estão fazendo muuuuita falta. Em especial o respeito mutuo e ao professor. Nas universidades federais brasileiras há estímulo para a imbecilização.
Sou de esquerda e fiquei apreensiva quando anunciaram que a escola que eu trabalho seria transformada em cívico militar. Mas, na prática, melhorou bastante. Os militares não se metem nas nossas aulas, os alunos que davam muito trabalho passaram a ter disciplina em sala de aula e o rendimento aumentou. Nosso ideb era negativo e na primeira avaliação pós parceria em 2021 subiu para 5.1. Escola na Bahia.
A maioria se adaptou. A vantagem foi que aqueles alunos que estavam na escola apenas por obrigação, que não faziam nada, não estudavam e atrapalhavam os colegas, foram os primeiros a pedir transferência para outras escolas próximas. Na verdade, a militarização age exatamente neste ponto: só fica quem quer estudar. Não que seja o melhor dos mundos, mas aqueles alunos problemáticos saem da escola e a aula passa a fluir muito melhor. Infelizmente os problemas não são resolvidos, já que esses alunos continuam na rede. Por isso os pais são a favor e os professores que passam pela experiência raramente são contra, uma vez que sentimos um apoio na disciplina da escola dentro e fora de sala, algo que deveria ser feito de outra forma mas, sinceramente, não é fácil e só quem está na sala de aula pra saber como é.
@@marcelepontes806 Parabéns pela franqueza. Vendo a partir da perspectiva do professor a coisa melhorou bastante, pois os "indesejados" foram defenestrados da escola. Mas temos que ver também a partir da perspectiva dos governos, afinal, a Educação formal tem sido acusado há muito tempo de promover uma espécie de "darwinismo acadêmico" ao filtrar os melhores e jogar fora os indesejáveis. Por isso os governos esperem que os professores banquem as "babás" de alunos sequelados, preguiçosos, sem suporte familiar para ao menos "tolerarem" os estudos e assim por diante. Sob a ótica do deus "Mercado" isso é excelente, pois forma tanto mão de obra qualificada (e descartável também) para a produção de bugigangas e serviços como despossuídos para justificar o sistema de exploração atual. E o mais interessante é que os "indesejados", oriundos de famílias desestruturadas na maioria das vezes, acabam procriando (como coelhos no cio) e alimentando o sistema, no qual persiste uma multidão de pessoas descartáveis para realizar trabalhos mal-remunerados e insalubres. E aqueles que cometerem crimes servirão como massa amorfa para justificar um estado policialesco e todas as benesses do Judiciário e demais profissões que existem em função da criminalidade. Porém é óbvio que jogar um bando de projetos de marginais (e vagabundos intelectuais em geral) nos lombos dos professores (e da escola) e dizer: "cria que o filho agora é teu", não está funcionando nem um pouco, afinal, alunos insuportáveis e lacradores conseguem destruir uma aula que você demorou mais de uma hora para planejar. Eu imagino que sempre deveríamos partir da premissa que a maioria esmagadora dos alunos odeia estudar, e os poucos que se submetem a isso (nerds da vida) fazem-no em prol do dinheiro que um dia esperam obter com esse esforço.
Assustador saber que pessoas que não entendem nada de educação estão dando pitaco na educação... E ganhando muuuuito para isso. E a valorização dos professores? Nada...
Valorização? Em que sentido? De dinheiro??? Você quer vender pessoas por um preço mais justo, é isso? Se for outro tipo de valor, a exemplo de respeito: ouça o podcast de novo.
Tenho netos em escolas americanas e britânica e em ambos os países a regra é a mesma: disciplina, ordem, uso rígido de uniforme e excelente rendimento escolar. Graças a Deus só vejo vantagens.
@@fatimaofirsete6972 moro na Inglaterra e vejo aqui os jovens uniformizados até o fim do 2o grau. Usam até gravata, rapazes e moças. Uma vez fui a um zoo e havia algumas professoras primárias conduzindo seus alunos a uma visita, inclusive com uma parada para tomar o lanche que tinham trazido de casa. Acostumada à algazarra que meus próprios alunos faziam quando a escola pública onde lecionava promovia uma excursão anual ao Play Center, em São Paulo, fiquei encantada com o comportamento daquelas crianças. Posso garantir que nem sempre é de berço, pois já vi muita criança fazendo birra ou alvoroço em lugares públicos em companhia dos próprios pais. Tenho certeza de que a política educacional é a principal responsável pelas atitudes inconvenientes dos alunos brasileiros.
@@OsvaldoAiresBade Está claro que eles querem o caos, não vi eles comentarem a respeito dos casos de desrespeito e violência aos professores e demais funcionários da escola. Eles escolhem criticar exatamente o que diz respeito à ordem, o respeito, a noção do que de fato é ser um cidadão.
Os pais querem o melhor para seus filhos, e já sabem que o Estado não oferece o ensino e a disciplina que eles desejam. Na verdade, o grande erro cometido há anos foi tornar medíocre a Educação.
A verdade é que esses idiotas gostam de bagunça e libertinagem. Os professores, profissionais que dedicam suas vidas a educação, sabem o caos que é a educação básica. A pergunta que precisamos fazer é a seguinte, que mal há em ensinar, respeito, empatia e ordem aos alunos ? O Brasil tem se tornado essa DESGRAÇA, por conta disso, pessoas que não sabem respeitar o espaço do outro.
Miseráveis! Cheios de ideologias do mal para destruir a sociedade. A sociedade precisa é de pessoas que saibam respeitar a liberdade e o direito dos outros, se todos aprendessem a seguir esses princípios, o mundo seria bem melhor. Parabéns às escola Cívico-Militares 👏👏👏
Uma coisa é bagunça e desrespeito outra coisa é gerar soldadinhos de chumbo que aprendem só obedecer e dizer sim. Marchar é fazer continência. E essa educação que vcs querem para seus filhos?
Podem criticar as escola militares, mas só quem está na sala de aula sabe como está um inferno com essa molecada das demais escolas. Ensinar por amor é o krl. Infelizmente o ser humano, tem horas, que só a repressão pra conter a violência que ele pode propagar.
Pois é, o mais assustador, que é um tema tão importante é os jornalistas tratando o tema de forma jocosa, poluindo a reportagem com seus viés ideológico, só mostra como esses jornalistas estão desconectados com a realidade e vontade da população, visto que essas escolas têm filas de espera.
Escola militar sempre existiu. Eram difíceis de entrar, excelente ensino e educação maravilhosa. As pessoas deveriam poder escolher aonde querem que seus filhos estudem!
Sim!Nos anos sessenta ,idênticos aos q eles falam.A diferença de décadas, assusta, pq os tempos mudaram.Sao outras cabeças,outros comportamentos. Acho q os pais não dão mais conta de educarem seus filhos, de um jeito q não "incomodem". Daí essa solicitação tão forte por regras/regulamentos/ordem/disciplina.Mas os tempos mudaram e com isso, seus atuantes.
@@mshirleyl DÉCADAS, minha filha??? Cada dia tem no máxima 24 horas, arredondando pra cima. Como é que você passa décadas no plural, sendo que UMA década são dez ANOS, em um lugar e volta dizendo que é igual a um lugar onde as pessoas sequer chegam a ficar dez HORAS? Você não tá entendendo a diferença que é você morar em um lugar e você voltar pra casa depois de passar algumas horas do dia nesse lugar. Ou então vocês têm uma dissociação cognitiva absurda provocada por algum trauma sofrido nesse internato. Não julgo, mas fico muito preocupado com a geração de vocês. Nunca achei normal alguém ter BOMBA no nome da geração que faz parte, nunca achei usar GUERREIRO como elogio, nunca achei normal dizer ESTOU NA LUTA como sinônimo de algo bom. Mas não julgo, apenas mantenho distância segura.
@@michelawalevein819 Porque a escola pública tradicional se transformou em qualquer coisa, que não dá para chamar mais de escola. No Estado de S. Paulo esse desmonte começou ainda no final da década de 1980 com o governo Quércia, sendo aprofundado por seguidos governos tucanos.
Sou professora na rede estadual do Paraná, penso que o tema abordado é imprescindível, só que houve uma certa confusão no podcast hora falando dos colégios militares e cívico militar sem diferencia_los ao longo das explicações.
Aa entidades que defendem educação, os especialistas de pedagogia/psicologia debocham dos resultados do PISA, assim como relativismo o fato do brasileiro médio não conseguir ler literatura, jornais, não calcular de maneira suficiente para entender juros ou metros quadrados usados no dia a dia. Acho que as redações dos jornais também estão rebaixadas pelo " analfabetismo funcional", basta ver o quanto repetem os argumentos das redes...
Num mundo de pensamentos social-comunistas a disciplina e uniformização militar dos alunos, em prol do tratamento igualitário entre pobres e ricos, entre os com diferentes níveis de boas maneiras, me parece super razoável! Pra vocês, não?
@@alexandretimossidealmeida2621 Esse professor não sou eu. Ordem, disciplina e alunos aprendendo de fato tem que ser uma regra. Mas isso pode ser feito nas escolas regulares.
Viva! Mas penso que isso pode ser feito sem militarização! Em todas a escolas deveriam ter ordem e disciplina! Esse ensino que aprova alunos sem ter aprendido é desprezível!
Na minha época , no primário vestido tipo avental branco , laço no cabelo também branco, meias brancas e sapatos colegial pretos. No ginásio , década de 60, saia pregueada abaixo dos joelhos ,azul marinho, blusa branca, meias brancas até perto dos joelhos, sapatos colegial pretos. Não sofríamos nenhum terror, bastava seguir as regras. Não morri nem fiquei traumatizada. Como eu morava em uma vila da construção da Usina Jupiá, estudávamos em Castilho, íamos de ônibus com policiais junto conosco. NUNCA SOFRI NENHUMA AGRESSÃO, ao contrário éramos protegidos. SÓ QUE TÍNHAMOS COMPORTAMENTOS NORMAIS DE PESSOAS, OU NO CASO ADOLESCENTES NORMAIS.
Você é uma privilegiada, hoje é bagunça total, principalmente dentro de sala de aula e isso acarreta a perda de professores, doentes, com hipertensão, síndrome de Burnout, doenças psicológicas e mentais.
Graças à luta por uma educação com liberdade sem perseguição aos direitos de expressão, inclusive de identidade, saímos desse modelo que a sra foi sujeitada. Lugar de milico, e de disciplina militar, é nos quartéis. E nas escolas de milico.
Eu estudei em escola pública, os alunos cantva o hino nacional, usava uniforme, tinha disciplina, não prejudicou em nada. Importante ser uma escola de excelência.
Conheço uma professora de português que se mudou de estado e conseguiu aula em uma escola cívico militar. Ela, esquerdista radical, ficou impressionada com a organização e com os alunos. Turmas pequenas, aproveitamento integral, excelente rendimento da turma e respeito total aos professores, diretores e demais funcionários da escola. Quem não quer trabalhar num local assim com segurança e padrão ouro na educação? Ah, e essa escola é no nordeste enquanto que quando trabalhava nas escolas paulistas, sofria horrores
Isso é um problema, a esquerda critica, mas essas escolas não faltam professor, não falta uniforme, não falta comida, então no final o que é ruim fica melhor que o que é no geral.
Sim, td é melhor pq é retirado verba das dos demais espaços escolares, sem contar que os militares ampliam sua renda enquanto os educadores têm sua renda comprometida e desvalorizada.
As escolas de periferia que se transformaram em cívico-militares causam muitos problemas na comunidade cujos alunos estavam acostumadas a fazer tudo que desse na telha, principalmente no tocante a agressões a alunos e professores. Realmente tem que reclamar mesmo. Salve-se quem puder.
Já trabalhei numa escola que a viatura da guarda municipal ficava dentro do pátio e os guardas vigiavam o recreio. Por quê? Os alunos de 14 anos, do fundamental II, brigaram no recreio e um deles puxou uma faca do bolso pra ferir o outro. Foi contido. Mas os inspetores passaram a ter medo de interferir e serem esfaqueados. 😮 Escola pública que tem adolescentes está complicado de trabalhar...A minha escola hoje vai até o quinto ano, graças a Deus. Não acho que escola cívico-militar resolva, mas algo é necessário ser feito.
A vida é feita de escolhas, se seu filho prefere ir de cabelo comprido em uma escola mais distante do que estudar perto de casa de cabelo curto, a escolha é dele. Eu acho que a sociedade tem o direito de escolher se seus filhos podem estudar onde haja disciplina e ambiente propício para aprender.
Verdade, mas respondendo sua pergunta acho que é pela democracia falha que temos, essa raça aí apronta o diabo e nada acontece e ainda ganha essa boquinha trazida pelo maldito que tentou dar golpe em 08 de Janeiro.
Você e nada é a mesma coisa, policial sabe do que? Reclamar de câmera corporal e aprontar o diabo na periferia? Estudar que é bom nada se não nunca viraria seria policial.
Porque será que foi necessário implantar escolas cívico militares? Creio que é porque nenhum profissional de educação aguenta mais lidar com a indisciplina dos alunos sem adoecer e desistir da profissão (minha esposa desistiu), pois os professores não tem mais poder algum em sala de aula. Estou quase certo que estes dois jornalistas nunca deram aulas para ensino fundamental e médio.
Um projeto político e financeiro, onde tem militar tem usurpação de dinheiro público. Que tal um levantamento maior sobre os militares ( exército, PM e CBM) em outros setores públicos e privados utilizando se do cargo. Ex: empresas de segurança privada de PM e muitas com contratos com municípios.
Quais os indícios de que a existência do militar resulta na referida usurpação? Quais as matérias jornalísticas informando essa suposta usurpação? Acredito que devemos iniciar um debate evidenciando isso.
Não falta provas e material disso. O UOL já abordou, e outros jornais, sobre como onde há militar há mercado paralelo na área da segurança. Polícias, militares e ex-agentes de segurança podres de rico nesses mercados e agindo por dentro e por fora nas forças de segurança. E no setor público, basta ver as boquinhas que o bando de come e dorme inúteis tomam espaço e não resolvem nada dos problemas. O governo do ladrão de jóias é exemplar nesse sentido. Você não vê essa usurpação, ou não enxerga por estar muito alienado do mundo, porque o judiciário brasileiro é conivente e faz parte de organizações criminosas instaladas no Estado. Se não há punição e as investigações não dão em nada é porque existe acobertamento dentro das instituições para essas práticas lesivas do orçamento nacional.
Não estás de todo errado. Onde tem estado tem bandalheira. Exército e polícia são estado. Agora, fala em privatizar os colégios pra ver os fanáticos quebrando tudo.
As escolas cívico militar tem qualidade no ensino, e excelente colocação nos campeonatos escolares. Sou professor e acho a escola cívico militar é excelente
Quase tdos os comentários são a favor das escolas militares e cívico-militares. A classe jornalística prefere ignorar o quanto está em dissonância com a população.
Cara que reportagem ridícula! Escola militar é tão ruim que tem fila pra entrar, a entrada inclusive é por mérito! Se o aluno tá fazendo bagunça é chamado atenção mesmo! Gente coloquem uma coisa na cabeça, você que é pai, mãe! Coloca o filho militar quem quer, ninguém é obrigado, você que está aqui criticando, não coloque seu filho na escola militar! Olhem os índices de desempenho das escolas militares e inclusive lá não tem máscara nos índices não, só passa quem estuda!
E de lá pra cá tá cada vez pior, essa é a realidade. Coloque um aluno da militar e um da municipal que verá o coro que o aluno municipal vai levar, o que fez tamanha aceitação é a competência 😂😂😂😂.
Está enganada. Depende do professor, do nível em que ele dá aula, do contrato de trabalho, da região do Brasil, se é da rede privada, federal, estadual, municipal... Fora que você está comparando alguém na função de docência com alguém na função de coordenação, atividades diversas com remuneração distinta. Você entendeu que são DOIS POR ESCOLA? Você fez as contas de por quantos alunos cada um fica responsável? Um professor só é responsável por uma turma de cada vez.
@@Dowglasz Vc compara "Olhar" alunos a Educar Alunos? Você compara endireitar uma Boina, lustrar sapatos ao ensino de Geografia Sociologia Arte Física Filosofia História e todo o resto??
NÃO EXISTE EDUCAÇÃO SEM DISCIPLINA! À PROVA É O NÍVEL ALTÍSSIMO DE ANALFABETOS FUNCIONAIS!!!! PARABÉNS À TODOS QUE SE EMPENHAM PELA BUSCA DA MELHORIA TANTO EDUCACIONAL, COMO COMPORTAMENTAL! PARABÉNS AOS GOVERNADORES, QUE BRILHANTE SE UNIRAM PARA TENTAR SALVAR O QUE AINDA DÁ PARA SER SALVO. POR MAIS ESCOLAS CÍVICOS MILITARES, POR TODO PAÍS....🗽🚀🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Concordo com colégio militar, a Sra. Adriana fala em sorteio, mas é concurso. Por que abominar colégios militares, se funciona? Disciplina cabe em tudo.
Outro ponto é o contraste entre ter ordem militar e não ter nada. Precisamos achar o equilíbrio. Nem jogar fora um e nem o outro, mas extrair o que cada modelo tiver de positivo.
Cantar o hino não é o problema. É importante uma pessoa conhecer e saber cantar o hino de seu país, da sua cidade etc. O hino e a bandeira não pertencem aos militares. São símbolos do país. Eles que se apropriaram deles.
Isso não é verdade. Os militares cantam hinos e têm esse fervor patriótico porque são guerreiros e sabem que podem ir para a guerra. Então é necessário isso nos quartéis. Quem se apropria disso são os partidos políticos mais a direita que procuram usurpar as cores da bandeira para fins eleitoreiros. A disciplina, o civismo e o investimento nas escolas deveriam ocorrer sem a necessidade de militarização.
@@genivalelano continuo dizendo: o hino é nacional, do país, cantado até em aberturas de jogos de futebol . O hino não é dos militares. Se eles cantam, ok, podem continuar cantando. Mas cantar o hino não é militarizar a escola. É ter respeito pela música que enaltece a terra onde você nasceu. Só isso. Aqui na minha cidade, as escolas cantando o hino da cidade e o hino nacional. Era todos os dias até a pandemia. Agora, é uma vez na semana apenas.
Todo mundo devia assistir a uma série italiana da TV, chamada “Um Professor”. Onde se mostra como dar aula. Sim, porque tudo isso apareceu porque os professores não conseguiam mais controlar os alunos. A coisa é muito mais complicada do que parece.
O modelo educacional prussiano. Quando o Reino da Prússia no início do século XVIII início a universalização da educação a todas crianças de 5 a 14 anos. O modelo tinha como base capacitar toda a sociedade para a disciplina, obediência ao Rei e acima de tudo preparar bons soldados para o exército. Esse modelo ditou o formato das escolas do ocidente. Certa medida funcionou pois serviu de base para colocar a Alemanha como a principal potência científica e cultural do planeta entre 1870 até o final da segunda guerra. Por outro lado fomentou uma sociedade autoritária baseada no princípio da exaltação da guerra e por consequência toda a espécie de xenofobia, racismoe chauvinismo. Esse tema é sensível, precisa ser bem estudado. A demanda existe pois o Brasil. passa por uma concepção de futilidade, sem etica com uma glamourização da moral menos elevada que um rodapé
É perigoso porque a militarização não significa em nada moral mais elevada e fuga de futilidades. Muito pelo contrário, basta verificar a moralidade e "preciosidade intelectual" que são as forças armadas, de segurança e repressão nesse país.
Noções de repeito e bons-modos é algo que a família e os pais, em especial, têm o dever de dar às crianças. A escola entra com a instrução pedagógica do mundo.
Os pais e a família não podem dar o que não tem, portanto seus filhos vão incomodar e atrapalhar os filhos de quem quer estudar. Por essa razão sou a favor de Escola Cívico Militar.
A formação de militares e de militantes começa cedo....temos escolas militares, escolas cívico-militares, escolas dos sem-terra, escolas "religiosas", escolas "sem-partido", .... Seria muito interessante fazer uma análise comparada destas "escolas" todas. Mas, antes, vamos assumir que não há pedagogia "apartidária", "desideologizada"....
Uniforme é muito importante e bom. Sabe que o uniforme identifica o aluno que estiver na rua no horário de aula. O uniforme também pode ajudar a identificação de crianças que podem estar em companhia de estranhos e sendo levadas para outro lugar. Mas, a função do uniforme é deixar todos os alunos no mesmo nível, diminuindo a exclusão.
Civismo é respeito ao país, a disciplina, o respeito ao próximo , respeito ao bem comum e a liberdade. Estes valores são importantes para a formação do indivíduo. Os americanos tem este civismo, talvez por este motivo muitos sonhem em ter um país com estes valores morais e pátrios
Trabalhei numa escola em que a professora levou um soco do aluno e desmaiou. Se fosse civico-militar talvez isso não tivesse acontecido. Sem falar nas "criancinhas" traficantes de 15 anos "intocáveis".
Para que ir uniformizado na escola, cantar o hino nacional? Liberdade é ir quase pelado(a), com as calças caindo, aparecendo a cueca, porque é moda, cantar músicas de qualquer MC Zé ninguém no meio da aula que está tudo certo.
O que deveria acontecer seria voltar ao que era antes, quem não aprendeu repete de ano, nem que seja aquela disciplina na qual não conseguiu. O aluno(a) indisciplinado deve ser expulso. Os pais deveriam ser maus responsáveis pela criança pois estão terceirizando tudo para a escola. Com relação à correr no pátio, dependendo da escola,realmente não dá, trabalho no pátio e corredor e garanto, a chance de acontecer é de 100%, inclusive com pratos de vidro quebrados. Esse ano adotamos que todos devem ficar sentados com fileiras da própria sala de aula. Mesmo assim tem dias que fico sem voz e chego a sentir do abdominal de tanta pressão na hora de gritar pois as crianças estão totalmente sem limites. Ainda esse ano tive que fazer boletim de ocorrência pois um aluno de 11 anos me deu chutes socos pois estava contendo ele para não bater no outro. Penso que não precisa de escola cívico militar, mas sim que os pais sejam de fato responsáveis por seus filhos. A questão de pagar 5000 para um militar que já recebe aposentadoria é um absurdo pois não recebo isso e tenho que olhar mais de 200 crianças no pátio. A Prefeitura me mandou para a zona Oeste e eu moro na zona Leste ,perco 4 horas do dia para ir e voltar da escola, se Prefeitura pagasse um valor razoável eu poderia pagar um aluguel e morar perto da escola, isso seria justo já que podem pagar altos valores para militares. Não perco um dia de trabalho, sou competente e dedicado.
Na minha quinta série, um menino chamado Sandro, enfrentou a diretora, indo para a escola todos os dias de calças jeans e não com a calça de tergal horrorosa, quente e pinicante que a gente usava. Era mandado embora todos os dias. Até que a própria Secretaria de Educação permitiu a entrada com calças jeans azul, sem rasgos, nem desenhos. A tradicional. Mas foi um ganho para todos os alunos porque todo mundo tinha uma calça jeans e a calça de tergal era difícil de achar uma que ficasse bem na gente, sempre tinha que ajustar ou precisávamos mandar fazer na costureira. Ninguém ganhava uniforme, as famílias compravam nas lojinhas do bairro. E tinha o distintivo que era costurado na blusa, que era dado um para cada aluno no início do ano e depois, se alguém quisesse outro tinha que comprar da APM da escola. Sandro virou um herói, um líder. Saiu da escola no ano seguinte, foi "convidado a se retirar pela direção", encaminhado para outra unidade municipal. Era 1980. No ano seguinte, fui mandada embora da escola numa manhã porque a minha meia era curta, soquete. A diretora queria que a meia das meninas fosse até os joelhos e fosse de poliamida e não de algodão, como eu gostava. Tive uma colega que foi embora porque cortou o cabelo curtinho e pintou de acaju, com 13 anos. A diretora falou na frente de todo mundo: "O que você quer com isso, onde quer chegar?" Ela só queria usar cabelo vermelho e mais nada. A diretora é que se sentiu afrontada. Não deu em nada. Ela teve esse estresse à toa, um desgaste besta.
Mas isso (colocar ordem) deveria e pode ser feito sem militarizar. Aliás, tem que ser feito já!! ORDEM NAS ESCOLAS. Ordem e disciplina em todas as escolas. Democracia não desordem!!! Escola é um lugar sagrado!!
Precisa diferenciar. As escolas que têm fila e.seleção são as militares. As civico militares funcionam da mesma forma que as demais: por georeferenciamento.
O povo tem o direito de escolher dentre várias opções. Cabe ao Governo priorizar investimento na Educação e não nas mordomias dos dirigentes do país. Verbas absurdas têm sido aplicadas no que não é relevante para a população. A pensar, portanto, no porquê dessa crescente demanda por escolas cívico-militares. Cada qual no seu " reduto eleitoral", certo? Uns preferem os "artistas militantes", né?
Já vi pais ignorantes brigarem para matricular os filhos em uma escola particular que era um lixo em ensino, e não sei pôr que motivo achavam que era uma escola excelente. Um ano só que meus filhos estudaram lá, vi a regressão na qualidade do ensino e tive que me desdobrar para que tivessem o mínimo de danos até o ano seguinte em que transferir para uma escola mais adequada. Acredito que os pais não acompanhavam os estudos dos filhos com a mesma atenção que eu fazia. Hoje tenho três filhos formados e bem de vida.
Como podem ver, os professores aqui estão pedindo socorro porque do jeito que está não se tem como transmitir conhecimento. Sou professor e eles podem tudo. A gente não pode nada. Se dois alunos mentirem sobre algo na escola a palavra deles vai valer mais do que a do professor
Os comentários do apresentador é muito enviesado, mas , se o entrevistador conhecesse o bem que escolas com regras fazem para as crianças. Na rede pública não tem uniforme obrigatório não. Basta ver como estão os alunos da rede publica e a quantidade do estudo . É vergonhoso ver críticas quando vemos o esgotem edificar pessoas, ensinando educação, regras , limites que muitas vezes não se recebe em casa. Basta ver como está a sociedade hoje. Eu sou professor e apoio as escolas cívico militar
Excelente! Esse modelo deveria chegar às universidades públicas também. O que a reportagem tendenciosa não disse é que foram os pais que buscaram a escola e não o contrário. Que nojo dessa imprensa!!! Deslikezinho pra ficar legal!
Tem que salientar que essas escolas são consideradas as melhores do país, e pais brigam pra colocar seus filhos, porque saem verdadeiras pessoas de bem
Tem cotas para as escolas cívico-militares? Os alunos com problemas de disciplina deveriam ter prioridade no ingresso destas escolas. Dar disciplina para quem está precisando de disciplina.
O que eles fazem é exatamente o contrário. Quem não precisa estar ali pq já é disciplinado é que fica, e os indisciplinados vão tocar o terror numa escola regular. Aí conseguem dizer que a escola militar é milagrosa com ótimos resultados
Acredito que, talvez, as exigências quanto às regras de cabelo, por exemplo, podem ser exageradas, conduto o caráter disciplinar vem trazendo ótimos resultados educacionais.
@@mshirleyl Sim, é possível que não tenha essa informação disponível na imprensa. Por que não têm? A velha imprensa como Globo, Band, Cnn, Cultura, e outras que se intitulam progressistas e apoiadores do método Paulo Freire + Lulu não querem e por isso não divulgam. Só divulgam professores apanhando, Rocinha, Paraisópolis e outras misérias controladas por eles. Também mostram os móveis novos da Janja e os passeios.
Muito legal a reportagem, gostei muito de saber como funcionam essas escolas, acho muito importante as crianças aprenderem que existem regras a serem seguidas na vida em sociedade!
Ué, nos quartéis e nas escolas militar não é o milico que manda? Aí são eles que mandam kkkk Disciplina e hierarquia só vale quando é do seu interesse?
Nas escolas militares ou similares existem desumanidade sendo praticadas, ou baixo rendimento escolar em excesso, ou melhor, algo incompatível com as atuais leis educacionais? Isto não ficou exposto nesta reportagem.
A questão não é se há "desumanidade" ( se houvesse, seria caso de polícia ). Sobre o rendimento escolar, tem escolas como o Cefet e o CAP, onde o rendimento escolar é *SUPERIOR* que as escolas civico-militares e custam *MENOS* ao ano por aluno. Pra se ter uma ideia, das 100 melhores escolas PÚBLICAS do Brasil, *NENHUMA* é cívico-militar. Escolas cívico-militares é só cabide de emprego pra parças militares e pra afagar as viuvinhas da ditadura. Na prática, é um projeto caro e onde os resultados não compensam, por não serem algo tão extraordinário.
Existe muitos relatos de abusos moral, e os abusos sexuais estão aumentando. E advinha? Militar pode porque a punição não existe. Dificulte os meios de denuncia e faça a vítima ter medo em denunciar que você acaba com todos os "problemas" na educação. Olha como a solução é fácil. Igual a lidar com a pobreza: basta acabar fisicamente com os pobres que a miséria deixa de existir.
Eu me lembro da minha 1a aula de EMC: ensinava que a pessoa faz parte de uma família, que essa família mora em uma casa, que faz parte de uma rua, que por sua vez é parte de um bairro, que pertence a uma cidade que juntamente com outras cidades formam um país. Noções de pertencimento, de sociedade, de convivência. Não vejo onde está o problema.
Quem tem educar e diciplinar crianca são os pais não escola. O dia que um irmão meu desrespeitou um professor, teve que escrever uma brochura inteira que jamais desrespeitaria novamente.
Não precisava ser escola cívico militar pra dar essa noção de respeito a regras. Eu morei na África do Sul e meus filhos estudaram em escola particular. A ordem na escola é gerenciada pelos próprios alunos do último ano. Todo mundo ajuda na organização de festas e reuniões. Cabelo e uniforme impecável. Se não tiver volta pra casa. O uniforme de inverno é terno e gravata.
Votei em Lula pra tirar Bostanaro e sou a favor dessas escolas. Dei aulas no Estado de Pernambuco por 6 anos e nove meses e vi muito desrespeito aos professores!
Você demostra total falta de inteligência! Como pode votar no Lula e ser a favor das Escolas Cívico Militar? - Você é a maior demonstração da doutrinação dos "professores" socialistas/comunistas das Escolas brasileiras. Você não votou no "Bostanaro", como você disse. Mas votou no "MULA, ANALFABETO E LADRÃO" que você ama tanto! - Pobre do seus alunos!!!
Meu filho perdeu 1 bicicleta porque ele chegou na escola complementar mascando chiclete. Ele sabia que era proibido. Por 10 pontos, o outro aluno ganhou a bicicleta. Ele aprendeu que descumprir regras dá prejuízo.
Todos os brasileiros tem o direito de estudar onde quiser, o poder público tem obrigação de oferecer diversas modalidades escolares, desde que tenha um bom projeto. Agora, os alunos oriundos das escolas cívico militar, se destacam em campeonatos escolares.
@@OsvaldoAiresBade Não sei onde. O método Paulo Freire era para a alfabetização de adultos. O que eu falei é baseado na observação do que ocorre hoje em dia.
Leia a reportagem completa aqui: tab.uol.com.br/noticias/redacao/2024/08/26/escolas-militarizadas-crescem-e-unem-governos-de-direita-e-esquerda.htm
O que é lamentável é que não vejo discussão sobre colocar ordem em todas as escolas públicas. Ao invés de criticar essas aí que militarizadas, deveriam falar em melhorar as outras.
@@lutecildofanticelli5100 quem disse que milico melhora alguma coisa ?
Se eles não estivessem formando fascistas, seria uma boa opção, mas vemos um aumento assustador de radicais de direito perigosos e manipulados por fakes news. E um endeusamento de militares corruptos e golpistas.
Se eles não estivessem formando fascistas, seria uma boa opção, mas vemos um aumento assustador de radicais de direito perigosos e manipulados por fakes news. E um endeusamento de militares corruptos e golpistas.
Se eles não estivessem formando fascistas, seria uma boa opção, mas vemos um aumento assustador de radicais de direito perigosos e manipulados por fakes news. E um endeusamento de militares corruptos e golpistas.
Se militar colocasse ordem o crime organizado não teria chegado ao poder com as milícias.
Nossa!
Nunca vi uma distorção tão descarada.
Nem tudo está perdido! Ainda é tempo de recuperarmos o que havia de bom na Educação, que foi para o ralo há muitos anos. A escola pública era a melhor, disputada a tapa por aqueles que buscavam excelência no ensino. 🙏
@@sonjanielsen1587 sou desta época. Nem precisava de cursinho para entrar no vestibular
@@silviabas463 Foi o meu caso. Entrei no curso de Letras da UFF em 1967, saída do Clássico, no Liceu Nilo Peçanha. O triste foi constatar que, já naquela época, o ensino na Federal estava ruim. Quando me formei, sabia menos do que ao entrar. Tive que ser muito autodidata para ensinar meus alunos. Hoje em dia, até mesmo os cursos de Engenharia e Medicina estão decadentes. Uma vergonha!
@@sonjanielsen1587 eu também entrei em Letras (USP) sem cursinho, mesmo tendo feito o Científico. A faculdade me decepcionou em alguns pontos, mas não na qualidade do ensino. De maneira geral, naquela época os professores eram excelentes.
ESCOLAS PUBLICAS ANTIGAMENTE ERA PRA EUEM TINHA DINHEIRO POR ISSO ERA INVESTIDO NO ENSINO
@@marcelo4798 Engano seu, porque eu não tinha dinheiro. Minha família era simples, humilde, com quatro irmãos dormindo em um único e pequeno quarto. Sou produto de escola pública desde o jardim de infância . Todavia, a grande diferença era que os bons alunos eram aprovados nas seleções a essas escolas, enquanto os " vagabundos" tinham que pagar pelo ensino privado de menor qualidade ( havia poucas escolas privadas de bom ou excelente nível de ensino). Lá em casa, eu e meu irmão mais velhos éramos estudiosos e seguimos no ensino público até a universidade, enquanto os outros dois foram para escolas particulares e não têm nível superior de ensino. Meritocracia, meu caro Watson! Sem cotas.
Moro ao lado de uma escola cívico-militar e nunca vi nenhum aluno usar coturno.
Escola cívico militar não é colégio militar
Quantas mentiras! Impressionante. Tinha que ser Uol mesmo.
E se tivesse que? Que problema haveria? Eles falaram como se fosse um crime esse fato.
É nítido o preconceito e deboche na voz dos jornalistas. Agora se fossem escolas ultra progressistas o tom ia ser outro
Eles estudaram o passado e presente do país nesse ponto, o mínimo, para trazer o tema.
E você não teria argumentos para rebater a não ser com moralismo, porque essa é única falácia que dá para usar ao defender escola militar.
Gestão militar só vinga porque os come e dorme têm vantagens. Se não existe boquinha e dinheiro fácil para engordar bolso de milico eles não topariam.
A solução do problema da educação não passa por militarismo e vários países do mundo provam isso.
Problemas sérios de disciplina não se resolve na escola, e sim na delegacia como faz países sérios.
E não acredite que boa parte dos jornalistas tem algum caráter. Eles não colocariam seus filhos em escola progressista se ela não mostrasse resultados nos vestibulares e avaliações tradicionais para ingresso em universidade pública. Fugiriam dessas escolas, apesar de defender isso para os outros.
Claro. Não seriam pessoa despreparadas cuidando de crianças
@@gutocst Quando se chega à delegacia é a consequencia de nao ter tido uma boa educação, incluindo o respeito e a disciplina.
@@gutocstos índices de aprendizagem são melhores q os convencionais,a briga deles é só p querer o povo vagabundo mesmo
E de onde sai essa grana p pagar os professores e os monitores?
Só critica quem não está dentro de sala de aula, sofrendo todos os abusos praticados contra os professores.
Sou professor. Ter um ambiente de trabalho agradável e com alunos aprendendo de fato é o que mais desejaria. Mas estou convicto de que isso poderia ser feito sem militarizar. Deveriam colocar ordem em TODAS as escolas!!
@@lutecildofanticelli5100 Como faria isso?
@@magnobraga4619 Papaizinho e Mamãezinha educando as crianças em suas casas.
Antes de ingressar em escola superior estudei de 1952 a 1962 em colégios muito similares a tudo que foi descrito nessa reportagem. Não havia a disciplina Educação Moral e Cívica mas aprendíamos a cantar os hinos e a valorizar nosso País e nosso povo. O uniforme era tão controlado quanto os das atuais escolas cívico-militares, até mesmo os sapatos tinham que ser comprados na Clark, para que fossem plenamente padronizados. A orientadora educacional ficava junto ao corredor de entrada do colégio, num dos degraus da escada adjacente para poder enxergar melhor, observando o comprimento das saias das meninas. Quem estivesse com a saia acima dos joelhos voltava pra casa. No inverno, como eu só tinha uma malha azul-marinho sem detalhes e ela era fina, eu tentei usar um pulôver marinho, porém com uns bordados no peito, sob a malha azul-marinho de praxe. Fui mandada de volta pra casa, porque a Orientadora me fez desabotoar a malha de fora para inspecionar a de dentro. A partir daí, passei muito frio, porque minha família estava numa fase de vacas tão magras que mal havia dinheiro pra comer.
Enfim, sem querer defender nem as posições de direita nem as de esquerda, mas somente a verdade dos fatos, contesto parte das alegações que foram feitas ao longo desse vídeo, atribuindo apenas ao militarismo as características dessas escolas. Elas são muito mais o resultado do desespero de pais que não conseguem educar seus filhos sem esse tipo de ajuda. Por mais que uma família se esforce para incutir bons princípios e boas maneiras na sua prole, nada garante que será bem sucedida, uma vez que o ambiente permissivo das escolas e a influência de outros jovens mal formados trabalha contra seus esforços.
@@lutecildofanticelli5100 Como faria isso?
Não UOL. Quem ganhou com isso foram os alunos dessas escolas, Estão entre asmmellhores classificações de ensino.
@@ricardoestrela2000 fonte: vozes da sua cabeça?
😂😂😂
Sou professor de Universidade Federal e a real é que algumas destas regras das escolas civico militares estão fazendo muuuuita falta. Em especial o respeito mutuo e ao professor.
Nas universidades federais brasileiras há estímulo para a imbecilização.
👏👏👏👏👏👏
Todo o meu respeito ao Sr mestre, tenho filho na UFRJ (medicina), ele diz coisas absusdas que acontece por lá, uma tristeza.
Dúvido que seja professor... Não tem fundamentação, não tem comprovação de fato. Mentiroso ou incompetente
QUALQUER LUGAR QUE HAJA ORDEM E DISCIPLINA OS CANHOTAS VÃO À LOUCURA CONCORDAM?
Segura teus bo kkkkkkkk
Sou de esquerda e fiquei apreensiva quando anunciaram que a escola que eu trabalho seria transformada em cívico militar. Mas, na prática, melhorou bastante. Os militares não se metem nas nossas aulas, os alunos que davam muito trabalho passaram a ter disciplina em sala de aula e o rendimento aumentou. Nosso ideb era negativo e na primeira avaliação pós parceria em 2021 subiu para 5.1. Escola na Bahia.
Muito bom. Parece que na prática a coisa funcionou.
Muito dos comentários pecam por "terrorismo ideológico".
E os alunos problemáticos continuaram na escola ou foram convidados a se retirar?
Na maioria dos casos esses alunos se adaptam.
A maioria se adaptou. A vantagem foi que aqueles alunos que estavam na escola apenas por obrigação, que não faziam nada, não estudavam e atrapalhavam os colegas, foram os primeiros a pedir transferência para outras escolas próximas. Na verdade, a militarização age exatamente neste ponto: só fica quem quer estudar. Não que seja o melhor dos mundos, mas aqueles alunos problemáticos saem da escola e a aula passa a fluir muito melhor. Infelizmente os problemas não são resolvidos, já que esses alunos continuam na rede. Por isso os pais são a favor e os professores que passam pela experiência raramente são contra, uma vez que sentimos um apoio na disciplina da escola dentro e fora de sala, algo que deveria ser feito de outra forma mas, sinceramente, não é fácil e só quem está na sala de aula pra saber como é.
@@marcelepontes806 Parabéns pela franqueza.
Vendo a partir da perspectiva do professor a coisa melhorou bastante, pois os "indesejados" foram defenestrados da escola.
Mas temos que ver também a partir da perspectiva dos governos, afinal, a Educação formal tem sido acusado há muito tempo de promover uma espécie de "darwinismo acadêmico" ao filtrar os melhores e jogar fora os indesejáveis.
Por isso os governos esperem que os professores banquem as "babás" de alunos sequelados, preguiçosos, sem suporte familiar para ao menos "tolerarem" os estudos e assim por diante.
Sob a ótica do deus "Mercado" isso é excelente, pois forma tanto mão de obra qualificada (e descartável também) para a produção de bugigangas e serviços como despossuídos para justificar o sistema de exploração atual.
E o mais interessante é que os "indesejados", oriundos de famílias desestruturadas na maioria das vezes, acabam procriando (como coelhos no cio) e alimentando o sistema, no qual persiste uma multidão de pessoas descartáveis para realizar trabalhos mal-remunerados e insalubres.
E aqueles que cometerem crimes servirão como massa amorfa para justificar um estado policialesco e todas as benesses do Judiciário e demais profissões que existem em função da criminalidade.
Porém é óbvio que jogar um bando de projetos de marginais (e vagabundos intelectuais em geral) nos lombos dos professores (e da escola) e dizer:
"cria que o filho agora é teu", não está funcionando nem um pouco, afinal, alunos insuportáveis e lacradores conseguem destruir uma aula que você demorou mais de uma hora para planejar.
Eu imagino que sempre deveríamos partir da premissa que a maioria esmagadora dos alunos odeia estudar, e os poucos que se submetem a isso (nerds da vida) fazem-no em prol do dinheiro que um dia esperam obter com esse esforço.
Assustador saber que pessoas que não entendem nada de educação estão dando pitaco na educação... E ganhando muuuuito para isso. E a valorização dos professores? Nada...
Uol lacradora
José Roberto de Toledo comunista !!!
Aos professores, esse sistema oferece a vigilância sobre o que fazem e falam. É um acinte.
@@otaviobob2tem muito professor reaça, amigo. Eles não se importam que a liberdade deles seja tolhida.
Valorização? Em que sentido? De dinheiro??? Você quer vender pessoas por um preço mais justo, é isso? Se for outro tipo de valor, a exemplo de respeito: ouça o podcast de novo.
Tenho netos em escolas americanas e britânica e em ambos os países a regra é a mesma: disciplina, ordem, uso rígido de uniforme e excelente rendimento escolar. Graças a Deus só vejo vantagens.
@@fatimaofirsete6972 moro na Inglaterra e vejo aqui os jovens uniformizados até o fim do 2o grau. Usam até gravata, rapazes e moças. Uma vez fui a um zoo e havia algumas professoras primárias conduzindo seus alunos a uma visita, inclusive com uma parada para tomar o lanche que tinham trazido de casa. Acostumada à algazarra que meus próprios alunos faziam quando a escola pública onde lecionava promovia uma excursão anual ao Play Center, em São Paulo, fiquei encantada com o comportamento daquelas crianças. Posso garantir que nem sempre é de berço, pois já vi muita criança fazendo birra ou alvoroço em lugares públicos em companhia dos próprios pais.
Tenho certeza de que a política educacional é a principal responsável pelas atitudes inconvenientes dos alunos brasileiros.
Um sonho de escola.Entra quem quer.
A forma mais inteligente de combater essas escolas cívico-militar é melhorar todas as escolas públicas.
*Por que a esquerda não quer o fim das escolas que não prestam?*
@@OsvaldoAiresBade
Está claro que eles querem o caos, não vi eles comentarem a respeito dos casos de desrespeito e violência aos professores e demais funcionários da escola.
Eles escolhem criticar exatamente o que diz respeito à ordem, o respeito, a noção do que de fato é ser um cidadão.
Queremos sugestões de como fazer isso.
Combater o que funciona?
aham, agora volta pro mundo real, tu sabe que a gente mora no Brasil né?
Os pais querem o melhor para seus filhos, e já sabem que o Estado não oferece o ensino e a disciplina que eles desejam. Na verdade, o grande erro cometido há anos foi tornar medíocre a Educação.
Mesmo as escolas particulares estão sob as regras terríveis do MEC. Nunca ouvi tanta idiotice.
Quem tornou o ensino medíocre, são políticos como o bozo, que cortou verba da educação durante o seu governo.
A verdade é que esses idiotas gostam de bagunça e libertinagem. Os professores, profissionais que dedicam suas vidas a educação, sabem o caos que é a educação básica. A pergunta que precisamos fazer é a seguinte, que mal há em ensinar, respeito, empatia e ordem aos alunos ? O Brasil tem se tornado essa DESGRAÇA, por conta disso, pessoas que não sabem respeitar o espaço do outro.
Miseráveis! Cheios de ideologias do mal para destruir a sociedade. A sociedade precisa é de pessoas que saibam respeitar a liberdade e o direito dos outros, se todos aprendessem a seguir esses princípios, o mundo seria bem melhor. Parabéns às escola Cívico-Militares 👏👏👏
Ótimo comentário... é bem isso mesmo ...
Uma coisa é bagunça e desrespeito outra coisa é gerar soldadinhos de chumbo que aprendem só obedecer e dizer sim. Marchar é fazer continência. E essa educação que vcs querem para seus filhos?
Podem criticar as escola militares, mas só quem está na sala de aula sabe como está um inferno com essa molecada das demais escolas. Ensinar por amor é o krl. Infelizmente o ser humano, tem horas, que só a repressão pra conter a violência que ele pode propagar.
A escola não tem obrigação de disciplinar filho de ninguém, isso é obrigação dos pais.
è engraçado eles acharem um absurdo os alunos agirem como pessoas civilizadas...
Pois é, o mais assustador, que é um tema tão importante é os jornalistas tratando o tema de forma jocosa, poluindo a reportagem com seus viés ideológico, só mostra como esses jornalistas estão desconectados com a realidade e vontade da população, visto que essas escolas têm filas de espera.
São comunistas, essa gente são amorais (não tem mora)!
Isso é ser idiota, alienado e não civilizado. E depois dizem que lutam contra o sistema kkk😂
@@marcellodestrosantos7818é idiotice mesmo.
@@samuelsantana6012o que é comunismo? Vamos lá, "jeniu"
A gente tem que ouvir cada coisa. Uma jornalista sinalizar que um adolescente ir de bluca curta para a escola é algo positivo
Escola militar sempre existiu. Eram difíceis de entrar, excelente ensino e educação maravilhosa. As pessoas deveriam poder escolher aonde querem que seus filhos estudem!
Estudei em colégio interno na década de 90, era nesse nível. É um pouco assustador pra mim ver que essa contenção toda ainda tenha demanda.
Colégio interno é igual a escola cívico-militar? Você olhou no relógio pra ter certeza se é igual mesmo?
Sim!Nos anos sessenta ,idênticos aos q eles falam.A diferença de décadas, assusta, pq os tempos mudaram.Sao outras cabeças,outros comportamentos. Acho q os pais não dão mais conta de educarem seus filhos, de um jeito q não "incomodem". Daí essa solicitação tão forte por regras/regulamentos/ordem/disciplina.Mas os tempos mudaram e com isso, seus atuantes.
@@mshirleyl DÉCADAS, minha filha??? Cada dia tem no máxima 24 horas, arredondando pra cima. Como é que você passa décadas no plural, sendo que UMA década são dez ANOS, em um lugar e volta dizendo que é igual a um lugar onde as pessoas sequer chegam a ficar dez HORAS? Você não tá entendendo a diferença que é você morar em um lugar e você voltar pra casa depois de passar algumas horas do dia nesse lugar. Ou então vocês têm uma dissociação cognitiva absurda provocada por algum trauma sofrido nesse internato. Não julgo, mas fico muito preocupado com a geração de vocês. Nunca achei normal alguém ter BOMBA no nome da geração que faz parte, nunca achei usar GUERREIRO como elogio, nunca achei normal dizer ESTOU NA LUTA como sinônimo de algo bom. Mas não julgo, apenas mantenho distância segura.
@@michelawalevein819 Porque a escola pública tradicional se transformou em qualquer coisa, que não dá para chamar mais de escola. No Estado de S. Paulo esse desmonte começou ainda no final da década de 1980 com o governo Quércia, sendo aprofundado por seguidos governos tucanos.
@@Dowglasz aqueles religiosos seguiam o mesmo padrão de contenção dos alunos
Sou professora na rede estadual do Paraná, penso que o tema abordado é imprescindível, só que houve uma certa confusão no podcast hora falando dos colégios militares e cívico militar sem diferencia_los ao longo das explicações.
Porque a ideia não é informar, é confundir para arrastar a audiência no rumo dos fanáticos da extrema esquerda.
Você sabe o valor do salário do professor.
Já tive alunos dos colégios Tiradentes e eles são diferenciados para o bem.
Provem o que estão falando.
Muita ironia e pouco jornalismo, uma pena. A distorção é proposital,fora do profissional
Perfeito.
Aa entidades que defendem educação, os especialistas de pedagogia/psicologia debocham dos resultados do PISA, assim como relativismo o fato do brasileiro médio não conseguir ler literatura, jornais, não calcular de maneira suficiente para entender juros ou metros quadrados usados no dia a dia. Acho que as redações dos jornais também estão rebaixadas pelo " analfabetismo funcional", basta ver o quanto repetem os argumentos das redes...
Num mundo de pensamentos social-comunistas a disciplina e uniformização militar dos alunos, em prol do tratamento igualitário entre pobres e ricos, entre os com diferentes níveis de boas maneiras, me parece super razoável! Pra vocês, não?
já achava uma proposta interessante, agora tenho certeza, espero que no futuro todas sejam assim
@@veronicaverids coloque seus filhos lá e pague com seu dinheiro, nada com meus impostos
@@silviabas463 meu filho estuda em um ÓTIMO colégio particular, mas se um dia precisar, colocarei sim 😘
Eu sou obrigado a pagar impostos p sustentar campanhas eleitorais do PT e pago impostos para as cívico militar numa boa@@silviabas463
Viva a volta da educação com regras e com respeito 👏🏻👏🏻👏🏻
Tem professor que prefere aluno sem disciplina
@@alexandretimossidealmeida2621 Esse professor não sou eu. Ordem, disciplina e alunos aprendendo de fato tem que ser uma regra. Mas isso pode ser feito nas escolas regulares.
Viva! Mas penso que isso pode ser feito sem militarização! Em todas a escolas deveriam ter ordem e disciplina! Esse ensino que aprova alunos sem ter aprendido é desprezível!
Na minha época , no primário vestido tipo avental branco , laço no cabelo também branco, meias brancas e sapatos colegial pretos. No ginásio , década de 60, saia pregueada abaixo dos joelhos ,azul marinho, blusa branca, meias brancas até perto dos joelhos, sapatos colegial pretos. Não sofríamos nenhum terror, bastava seguir as regras. Não morri nem fiquei traumatizada. Como eu morava em uma vila da construção da Usina Jupiá, estudávamos em Castilho, íamos de ônibus com policiais junto conosco. NUNCA SOFRI NENHUMA AGRESSÃO, ao contrário éramos protegidos. SÓ QUE TÍNHAMOS COMPORTAMENTOS NORMAIS DE PESSOAS, OU NO CASO ADOLESCENTES NORMAIS.
Você é uma privilegiada, hoje é bagunça total, principalmente dentro de sala de aula e isso acarreta a perda de professores, doentes, com hipertensão, síndrome de Burnout, doenças psicológicas e mentais.
Graças à luta por uma educação com liberdade sem perseguição aos direitos de expressão, inclusive de identidade, saímos desse modelo que a sra foi sujeitada. Lugar de milico, e de disciplina militar, é nos quartéis. E nas escolas de milico.
Hoje professor é contra essa disciplina, infelizmente a doutrinação da esquerda destruiu tudo
Eu estudei em escola pública, os alunos cantva o hino nacional, usava uniforme, tinha disciplina, não prejudicou em nada. Importante ser uma escola de excelência.
Não tem como existir educação sem disciplina, todo apoio às escolas cívico militares!!!
@@EstanciaWB quem disse que só milico tosco tem disciplina? Vc está confundindo disciplina com repressão
@@silviabas463 Dá uma olhada nas escolas militares. Vc não deve conhecer, mas são as melhores escolas do país!!!
@@silviabas463E você está vivendo a maior das repressões mas está tão idiotizado pela esquerdalha que nem nota. 🤏🥱
@@EstanciaWBsim, criando subserviente: sim senhor n senhor!
Toledo : não é PREvilégio que se fala : é PRIvilégio !!!
Ahh, pronto. Kkkk
Sem noção vc hein.
Conheço uma professora de português que se mudou de estado e conseguiu aula em uma escola cívico militar. Ela, esquerdista radical, ficou impressionada com a organização e com os alunos. Turmas pequenas, aproveitamento integral, excelente rendimento da turma e respeito total aos professores, diretores e demais funcionários da escola. Quem não quer trabalhar num local assim com segurança e padrão ouro na educação? Ah, e essa escola é no nordeste enquanto que quando trabalhava nas escolas paulistas, sofria horrores
Nas escolas tem so funk na hora do recreio... passou da hora de todas as escolas virarem militar... para os jovens nao virarem tranqueiras...
Não é a escola que deteriora a vida da juventude. Ninguém deve estar na escola pra marchar como um robô, e isso não fará ninguém melhor que outro.
E virar patriotário que ora para pneu kkkkkk
@@lojascanaashopping hahahahahaha. Vai tocar hino ? Hahahahaha
Kkkkkkkk socorro
Isso é um problema, a esquerda critica, mas essas escolas não faltam professor, não falta uniforme, não falta comida, então no final o que é ruim fica melhor que o que é no geral.
Sim, td é melhor pq é retirado verba das dos demais espaços escolares, sem contar que os militares ampliam sua renda enquanto os educadores têm sua renda comprometida e desvalorizada.
As escolas de periferia que se transformaram em cívico-militares causam muitos problemas na comunidade cujos alunos estavam acostumadas a fazer tudo que desse na telha, principalmente no tocante a agressões a alunos e professores. Realmente tem que reclamar mesmo. Salve-se quem puder.
O mais louco é professor de esquerda contra disciplina 🤦🏻♂️
@@elizabetenatali8398 Eles que procurem uma escola onde possam continuar fazendo o que sempre fizeram.
@@alexandretimossidealmeida2621 Pior, é o normal.
Se entregou com o TOCANTE!
Já trabalhei numa escola que a viatura da guarda municipal ficava dentro do pátio e os guardas vigiavam o recreio. Por quê? Os alunos de 14 anos, do fundamental II, brigaram no recreio e um deles puxou uma faca do bolso pra ferir o outro. Foi contido. Mas os inspetores passaram a ter medo de interferir e serem esfaqueados. 😮
Escola pública que tem adolescentes está complicado de trabalhar...A minha escola hoje vai até o quinto ano, graças a Deus. Não acho que escola cívico-militar resolva, mas algo é necessário ser feito.
Na tua opinião o que resolveria, em prazo curto de modo a banir a prostituição e o tráfico do ambiente das crianças que estão nas escolas hoje?
Que tal os pais darem educação em casa???
A vida é feita de escolhas, se seu filho prefere ir de cabelo comprido em uma escola mais distante do que estudar perto de casa de cabelo curto, a escolha é dele. Eu acho que a sociedade tem o direito de escolher se seus filhos podem estudar onde haja disciplina e ambiente propício para aprender.
Por que militar, que não estudou, não é inteligente, pode monitorar crianças em fase de aprendizagem?
De onde você tirou essa suposição? Pra mim parece absurda e fora da realidade.
Verdade, mas respondendo sua pergunta acho que é pela democracia falha que temos, essa raça aí apronta o diabo e nada acontece e ainda ganha essa boquinha trazida pelo maldito que tentou dar golpe em 08 de Janeiro.
Você e nada é a mesma coisa, policial sabe do que? Reclamar de câmera corporal e aprontar o diabo na periferia? Estudar que é bom nada se não nunca viraria seria policial.
@@Dowglasz Completamente.
@@Dowglasz Marcha soldado cabeça de papel
kkkk kkkkk kkkkkkkkk
Porque será que foi necessário implantar escolas cívico militares? Creio que é porque nenhum profissional de educação aguenta mais lidar com a indisciplina dos alunos sem adoecer e desistir da profissão (minha esposa desistiu), pois os professores não tem mais poder algum em sala de aula.
Estou quase certo que estes dois jornalistas nunca deram aulas para ensino fundamental e médio.
Um projeto político e financeiro, onde tem militar tem usurpação de dinheiro público.
Que tal um levantamento maior sobre os militares ( exército, PM e CBM) em outros setores públicos e privados utilizando se do cargo. Ex: empresas de segurança privada de PM e muitas com contratos com municípios.
Quais os indícios de que a existência do militar resulta na referida usurpação? Quais as matérias jornalísticas informando essa suposta usurpação? Acredito que devemos iniciar um debate evidenciando isso.
Segurança privada não tem nada a ver com educação de crianças, meu querido ! Segurança privada é coisa de polícia e militar…
Milico adora uma boquinha
Não falta provas e material disso.
O UOL já abordou, e outros jornais, sobre como onde há militar há mercado paralelo na área da segurança. Polícias, militares e ex-agentes de segurança podres de rico nesses mercados e agindo por dentro e por fora nas forças de segurança.
E no setor público, basta ver as boquinhas que o bando de come e dorme inúteis tomam espaço e não resolvem nada dos problemas. O governo do ladrão de jóias é exemplar nesse sentido.
Você não vê essa usurpação, ou não enxerga por estar muito alienado do mundo, porque o judiciário brasileiro é conivente e faz parte de organizações criminosas instaladas no Estado. Se não há punição e as investigações não dão em nada é porque existe acobertamento dentro das instituições para essas práticas lesivas do orçamento nacional.
Não estás de todo errado. Onde tem estado tem bandalheira. Exército e polícia são estado. Agora, fala em privatizar os colégios pra ver os fanáticos quebrando tudo.
As escolas cívico militar tem qualidade no ensino, e excelente colocação nos campeonatos escolares. Sou professor e acho a escola cívico militar é excelente
Quase tdos os comentários são a favor das escolas militares e cívico-militares. A classe jornalística prefere ignorar o quanto está em dissonância com a população.
Cara que reportagem ridícula! Escola militar é tão ruim que tem fila pra entrar, a entrada inclusive é por mérito! Se o aluno tá fazendo bagunça é chamado atenção mesmo! Gente coloquem uma coisa na cabeça, você que é pai, mãe! Coloca o filho militar quem quer, ninguém é obrigado, você que está aqui criticando, não coloque seu filho na escola militar! Olhem os índices de desempenho das escolas militares e inclusive lá não tem máscara nos índices não, só passa quem estuda!
QUALQUER LUGAR QUE HAJA ORDEM E DISCIPLINA OS CANHOTAS VÃO À LOUCURA CONCORDAM?
E de lá pra cá tá cada vez pior, essa é a realidade. Coloque um aluno da militar e um da municipal que verá o coro que o aluno municipal vai levar, o que fez tamanha aceitação é a competência 😂😂😂😂.
Por favor, não falem tanta mentira.
Isto não é jornalismo.
5.500,00 é mais do que ganha um professor - ou estou enganada?????
É verdade.
Escrochante. Uma sem vergonhice, esses militares de .........
Está enganada. Depende do professor, do nível em que ele dá aula, do contrato de trabalho, da região do Brasil, se é da rede privada, federal, estadual, municipal... Fora que você está comparando alguém na função de docência com alguém na função de coordenação, atividades diversas com remuneração distinta. Você entendeu que são DOIS POR ESCOLA? Você fez as contas de por quantos alunos cada um fica responsável? Um professor só é responsável por uma turma de cada vez.
@@Dowglasz
Vc compara "Olhar" alunos a Educar Alunos?
Você compara endireitar uma Boina, lustrar sapatos ao ensino de Geografia Sociologia Arte Física Filosofia História e todo o resto??
@@Dowglasz "Um professor só é responsável por uma turma de cada vez." onde isso??
Estudei OSPB e Moral e Cívica. Hoje sou digno e honesto. Procuro fazer o melhor.
NÃO EXISTE EDUCAÇÃO SEM DISCIPLINA!
À PROVA É O NÍVEL ALTÍSSIMO DE ANALFABETOS FUNCIONAIS!!!!
PARABÉNS À TODOS QUE SE EMPENHAM PELA BUSCA DA MELHORIA TANTO EDUCACIONAL, COMO COMPORTAMENTAL!
PARABÉNS AOS GOVERNADORES, QUE BRILHANTE SE UNIRAM PARA TENTAR SALVAR O QUE AINDA DÁ PARA SER SALVO.
POR MAIS ESCOLAS CÍVICOS MILITARES, POR TODO PAÍS....🗽🚀🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Metralhadora de mer*
Concordo com colégio militar, a Sra. Adriana fala em sorteio, mas é concurso. Por que abominar colégios militares, se funciona? Disciplina cabe em tudo.
Outro ponto é o contraste entre ter ordem militar e não ter nada. Precisamos achar o equilíbrio. Nem jogar fora um e nem o outro, mas extrair o que cada modelo tiver de positivo.
Cantar o hino não é o problema. É importante uma pessoa conhecer e saber cantar o hino de seu país, da sua cidade etc. O hino e a bandeira não pertencem aos militares. São símbolos do país. Eles que se apropriaram deles.
Isso não é verdade. Os militares cantam hinos e têm esse fervor patriótico porque são guerreiros e sabem que podem ir para a guerra. Então é necessário isso nos quartéis. Quem se apropria disso são os partidos políticos mais a direita que procuram usurpar as cores da bandeira para fins eleitoreiros. A disciplina, o civismo e o investimento nas escolas deveriam ocorrer sem a necessidade de militarização.
@@genivalelano continuo dizendo: o hino é nacional, do país, cantado até em aberturas de jogos de futebol . O hino não é dos militares. Se eles cantam, ok, podem continuar cantando. Mas cantar o hino não é militarizar a escola. É ter respeito pela música que enaltece a terra onde você nasceu. Só isso. Aqui na minha cidade, as escolas cantando o hino da cidade e o hino nacional. Era todos os dias até a pandemia. Agora, é uma vez na semana apenas.
Todo mundo devia assistir a uma série italiana da TV, chamada “Um Professor”. Onde se mostra como dar aula. Sim, porque tudo isso apareceu porque os professores não conseguiam mais controlar os alunos. A coisa é muito mais complicada do que parece.
@ingridabreuyt No canal pago “Film & Arts”. Abço Ingrid !
@ingridabreuyt Oi Ingrid ! Assisti no canal pago “Film&Arts”. Já respondi pra você mas acho que retiraram daqui. Será que é considerado propaganda ?!
O modelo educacional prussiano. Quando o Reino da Prússia no início do século XVIII início a universalização da educação a todas crianças de 5 a 14 anos. O modelo tinha como base capacitar toda a sociedade para a disciplina, obediência ao Rei e acima de tudo preparar bons soldados para o exército. Esse modelo ditou o formato das escolas do ocidente.
Certa medida funcionou pois serviu de base para colocar a Alemanha como a principal potência científica e cultural do planeta entre 1870 até o final da segunda guerra. Por outro lado fomentou uma sociedade autoritária baseada no princípio da exaltação da guerra e por consequência toda a espécie de xenofobia, racismoe chauvinismo.
Esse tema é sensível, precisa ser bem estudado. A demanda existe pois o Brasil. passa por uma concepção de futilidade, sem etica com uma glamourização da moral menos elevada que um rodapé
É perigoso porque a militarização não significa em nada moral mais elevada e fuga de futilidades.
Muito pelo contrário, basta verificar a moralidade e "preciosidade intelectual" que são as forças armadas, de segurança e repressão nesse país.
Noções de repeito e bons-modos é algo que a família e os pais, em especial, têm o dever de dar às crianças. A escola entra com a instrução pedagógica do mundo.
@@marialuisasoutomaior hoje em dia os pais acham que a escola e a sociedade tem que educar os filhinhos deles
Os pais e a família não podem dar o que não tem, portanto seus filhos vão incomodar e atrapalhar os filhos de quem quer estudar. Por essa razão sou a favor de Escola Cívico Militar.
O mais incrivel é quem é contra disciplina nas escolas!! Melhor aluno batendo no professor, né??🤦🏻♂️
A formação de militares e de militantes começa cedo....temos escolas militares, escolas cívico-militares, escolas dos sem-terra, escolas "religiosas", escolas "sem-partido", .... Seria muito interessante fazer uma análise comparada destas "escolas" todas. Mas, antes, vamos assumir que não há pedagogia "apartidária", "desideologizada"....
Uniforme é muito importante e bom. Sabe que o uniforme identifica o aluno que estiver na rua no horário de aula. O uniforme também pode ajudar a identificação de crianças que podem estar em companhia de estranhos e sendo levadas para outro lugar. Mas, a função do uniforme é deixar todos os alunos no mesmo nível, diminuindo a exclusão.
Civismo é respeito ao país, a disciplina, o respeito ao próximo , respeito ao bem comum e a liberdade. Estes valores são importantes para a formação do indivíduo. Os americanos tem este civismo, talvez por este motivo muitos sonhem em ter um país com estes valores morais e pátrios
Trabalhei numa escola em que a professora levou um soco do aluno e desmaiou. Se fosse civico-militar talvez isso não tivesse acontecido. Sem falar nas "criancinhas" traficantes de 15 anos "intocáveis".
Para que ir uniformizado na escola, cantar o hino nacional? Liberdade é ir quase pelado(a), com as calças caindo, aparecendo a cueca, porque é moda, cantar músicas de qualquer MC Zé ninguém no meio da aula que está tudo certo.
Mais um alienado que não entendeu nada. Vai a merda com seus militares.
Cê quer por regra na roupa dos outros? Se toca sem noção
Se toca sem noção
Não entendeu nada, alienado
O que deveria acontecer seria voltar ao que era antes, quem não aprendeu repete de ano, nem que seja aquela disciplina na qual não conseguiu. O aluno(a) indisciplinado deve ser expulso.
Os pais deveriam ser maus responsáveis pela criança pois estão terceirizando tudo para a escola.
Com relação à correr no pátio, dependendo da escola,realmente não dá, trabalho no pátio e corredor e garanto, a chance de acontecer é de 100%, inclusive com pratos de vidro quebrados. Esse ano adotamos que todos devem ficar sentados com fileiras da própria sala de aula. Mesmo assim tem dias que fico sem voz e chego a sentir do abdominal de tanta pressão na hora de gritar pois as crianças estão totalmente sem limites. Ainda esse ano tive que fazer boletim de ocorrência pois um aluno de 11 anos me deu chutes socos pois estava contendo ele para não bater no outro.
Penso que não precisa de escola cívico militar, mas sim que os pais sejam de fato responsáveis por seus filhos.
A questão de pagar 5000 para um militar que já recebe aposentadoria é um absurdo pois não recebo isso e tenho que olhar mais de 200 crianças no pátio. A Prefeitura me mandou para a zona Oeste e eu moro na zona Leste ,perco 4 horas do dia para ir e voltar da escola, se Prefeitura pagasse um valor razoável eu poderia pagar um aluguel e morar perto da escola, isso seria justo já que podem pagar altos valores para militares. Não perco um dia de trabalho, sou competente e dedicado.
Na minha quinta série, um menino chamado Sandro, enfrentou a diretora, indo para a escola todos os dias de calças jeans e não com a calça de tergal horrorosa, quente e pinicante que a gente usava. Era mandado embora todos os dias. Até que a própria Secretaria de Educação permitiu a entrada com calças jeans azul, sem rasgos, nem desenhos. A tradicional. Mas foi um ganho para todos os alunos porque todo mundo tinha uma calça jeans e a calça de tergal era difícil de achar uma que ficasse bem na gente, sempre tinha que ajustar ou precisávamos mandar fazer na costureira. Ninguém ganhava uniforme, as famílias compravam nas lojinhas do bairro. E tinha o distintivo que era costurado na blusa, que era dado um para cada aluno no início do ano e depois, se alguém quisesse outro tinha que comprar da APM da escola. Sandro virou um herói, um líder. Saiu da escola no ano seguinte, foi "convidado a se retirar pela direção", encaminhado para outra unidade municipal. Era 1980. No ano seguinte, fui mandada embora da escola numa manhã porque a minha meia era curta, soquete. A diretora queria que a meia das meninas fosse até os joelhos e fosse de poliamida e não de algodão, como eu gostava. Tive uma colega que foi embora porque cortou o cabelo curtinho e pintou de acaju, com 13 anos. A diretora falou na frente de todo mundo: "O que você quer com isso, onde quer chegar?"
Ela só queria usar cabelo vermelho e mais nada. A diretora é que se sentiu afrontada. Não deu em nada. Ela teve esse estresse à toa, um desgaste besta.
Paraná vai muito bem com as Escolas Civico-Militares,tiraram as melhores notas. Esses adolescentes no futuro não terão a polícia correndo atrás dele.
Mas isso (colocar ordem) deveria e pode ser feito sem militarizar. Aliás, tem que ser feito já!! ORDEM NAS ESCOLAS. Ordem e disciplina em todas as escolas. Democracia não desordem!!! Escola é um lugar sagrado!!
As escolas cívico militar é muito boa porque ensina regras que serão úteis na vida
Triste é a realidade das escolas públicas. Se vê nesta reportagem a falta de isenção, o que tem a ser visto são os resultados na vida dos estudantes.
Precisa diferenciar. As escolas que têm fila e.seleção são as militares. As civico militares funcionam da mesma forma que as demais: por georeferenciamento.
O povo tem o direito de escolher dentre várias opções. Cabe ao Governo priorizar investimento na Educação e não nas mordomias dos dirigentes do país. Verbas absurdas têm sido aplicadas no que não é relevante para a população. A pensar, portanto, no porquê dessa crescente demanda por escolas cívico-militares. Cada qual no seu " reduto eleitoral", certo? Uns preferem os "artistas militantes", né?
Já vi pais ignorantes brigarem para matricular os filhos em uma escola particular que era um lixo em ensino, e não sei pôr que motivo achavam que era uma escola excelente. Um ano só que meus filhos estudaram lá, vi a regressão na qualidade do ensino e tive que me desdobrar para que tivessem o mínimo de danos até o ano seguinte em que transferir para uma escola mais adequada. Acredito que os pais não acompanhavam os estudos dos filhos com a mesma atenção que eu fazia. Hoje tenho três filhos formados e bem de vida.
Como podem ver, os professores aqui estão pedindo socorro porque do jeito que está não se tem como transmitir conhecimento. Sou professor e eles podem tudo. A gente não pode nada. Se dois alunos mentirem sobre algo na escola a palavra deles vai valer mais do que a do professor
Os comentários do apresentador é muito enviesado, mas , se o entrevistador conhecesse o bem que escolas com regras fazem para as crianças. Na rede pública não tem uniforme obrigatório não. Basta ver como estão os alunos da rede publica e a quantidade do estudo . É vergonhoso ver críticas quando vemos o esgotem edificar pessoas, ensinando educação, regras , limites que muitas vezes não se recebe em casa. Basta ver como está a sociedade hoje. Eu sou professor e apoio as escolas cívico militar
Estive a pouco na ESPANHA E OS ALUNOS USAM UNIFORMES E SÃO EDUCADOS E FELIZES.
A escola q trabalho não é cívico militar, mas se chegar com roupas indecente, não passam no portão.
Excelente! Esse modelo deveria chegar às universidades públicas também. O que a reportagem tendenciosa não disse é que foram os pais que buscaram a escola e não o contrário. Que nojo dessa imprensa!!! Deslikezinho pra ficar legal!
Tem que salientar que essas escolas são consideradas as melhores do país, e pais brigam pra colocar seus filhos, porque saem verdadeiras pessoas de bem
No Paraná. Consultaram professores , alunos e pais.
Que estranho!!!". Todos os pontos que foram abordados pelos jornalistas como NEGATIVOS, eu considerei como POSITIVOS. será que estou "fora do mundo"?
Só discordo que as verbas estejam nas mãos da polícia. Um Conselho seriamente constituído evita desvios
Moro em municipio de 45 mil habitantes e ja temos 3 escolas civico militares municipais.
Bela lição de jornalismo! Pega um exemplo (um governo na Bahia) e generaliza como se fosse toda a esquerda.
Pegaram também o Maranhão, são dois governadores de esquerda muito importantes
Escola militar e muito bom mais segurança até pro professor
No Paraná, agora avança para parcerias privadas para além deste modelo. Ficariam 3 modalidades: civil, civil com parceria privada, civico-militar
Tem cotas para as escolas cívico-militares? Os alunos com problemas de disciplina deveriam ter prioridade no ingresso destas escolas. Dar disciplina para quem está precisando de disciplina.
O que eles fazem é exatamente o contrário. Quem não precisa estar ali pq já é disciplinado é que fica, e os indisciplinados vão tocar o terror numa escola regular. Aí conseguem dizer que a escola militar é milagrosa com ótimos resultados
@@joseaugustojr7892 Tem vaga para todos que quiserem nas escolas cívico-militares?
Tô falando que os mais vulneráveis deveriam entrar primeiro.
TA CERTO...ISSO QUE PRECISA...disciplina. Brasileiro confude tudo com bagunça....geração zé modinha e mimimi
Acredito que, talvez, as exigências quanto às regras de cabelo, por exemplo, podem ser exageradas, conduto o caráter disciplinar vem trazendo ótimos resultados educacionais.
Quais os indícios? Quais resultados? Quais as suas fontes?
Não! V nao encontrará esse tipo de escola em nenhum levantamento,em nenhuma pesquisa.
@@mshirleyl Sim, é possível que não tenha essa informação disponível na imprensa. Por que não têm? A velha imprensa como Globo, Band, Cnn, Cultura, e outras que se intitulam progressistas e apoiadores do método Paulo Freire + Lulu não querem e por isso não divulgam. Só divulgam professores apanhando, Rocinha, Paraisópolis e outras misérias controladas por eles. Também mostram os móveis novos da Janja e os passeios.
Muito legal a reportagem, gostei muito de saber como funcionam essas escolas, acho muito importante as crianças aprenderem que existem regras a serem seguidas na vida em sociedade!
Interessante, nessa reportagem, "só houvi elogios e nenhuma crítica". Por que será?
Pois é... o desrespeito, a indisciplina das nossas escolas atuais, essas atitudes são as corretas?
Essa jornalista não aceitou a explicação do entrevistado,e fica falando em cima.
Ué, nos quartéis e nas escolas militar não é o milico que manda? Aí são eles que mandam kkkk
Disciplina e hierarquia só vale quando é do seu interesse?
Nas escolas militares ou similares existem desumanidade sendo praticadas, ou baixo rendimento escolar em excesso, ou melhor, algo incompatível com as atuais leis educacionais? Isto não ficou exposto nesta reportagem.
A questão não é se há "desumanidade" ( se houvesse, seria caso de polícia ). Sobre o rendimento escolar, tem escolas como o Cefet e o CAP, onde o rendimento escolar é *SUPERIOR* que as escolas civico-militares e custam *MENOS* ao ano por aluno. Pra se ter uma ideia, das 100 melhores escolas PÚBLICAS do Brasil, *NENHUMA* é cívico-militar. Escolas cívico-militares é só cabide de emprego pra parças militares e pra afagar as viuvinhas da ditadura. Na prática, é um projeto caro e onde os resultados não compensam, por não serem algo tão extraordinário.
Existe muitos relatos de abusos moral, e os abusos sexuais estão aumentando.
E advinha? Militar pode porque a punição não existe.
Dificulte os meios de denuncia e faça a vítima ter medo em denunciar que você acaba com todos os "problemas" na educação.
Olha como a solução é fácil. Igual a lidar com a pobreza: basta acabar fisicamente com os pobres que a miséria deixa de existir.
Fontes,vozes da sua cabeça.
Eu fiz ED. Moral e Cívica, não tenho saudade nenhuma!
Eu me lembro da minha 1a aula de EMC: ensinava que a pessoa faz parte de uma família, que essa família mora em uma casa, que faz parte de uma rua, que por sua vez é parte de um bairro, que pertence a uma cidade que juntamente com outras cidades formam um país. Noções de pertencimento, de sociedade, de convivência. Não vejo onde está o problema.
Eu também não! Mas é preciso colocar ordem. Não é preciso ser conservador para exigir ordem. O aluno precisa aprender os conteúdos de fato.
Eu também fiz Moral e Cívica e também OSPB e, não vejo problemas.
Quem tem educar e diciplinar crianca são os pais não escola. O dia que um irmão meu desrespeitou um professor, teve que escrever uma brochura inteira que jamais desrespeitaria novamente.
Não precisava ser escola cívico militar pra dar essa noção de respeito a regras. Eu morei na África do Sul e meus filhos estudaram em escola particular. A ordem na escola é gerenciada pelos próprios alunos do último ano. Todo mundo ajuda na organização de festas e reuniões. Cabelo e uniforme impecável. Se não tiver volta pra casa. O uniforme de inverno é terno e gravata.
Toda essa norma é cumprida a risca em todo o Japão , e lá não tem aluno batando em professor.
As escolas desse tipo aqui em Cuiabá são bem elogiadas e tem notas altas no Enem
Votei em Lula pra tirar Bostanaro e sou a favor dessas escolas. Dei aulas no Estado de Pernambuco por 6 anos e nove meses e vi muito desrespeito aos professores!
Você demostra total falta de inteligência! Como pode votar no Lula e ser a favor das Escolas Cívico Militar? - Você é a maior demonstração da doutrinação dos "professores" socialistas/comunistas das Escolas brasileiras. Você não votou no "Bostanaro", como você disse. Mas votou no "MULA, ANALFABETO E LADRÃO" que você ama tanto! - Pobre do seus alunos!!!
Seria muito interessante casar essa pesquisa com o fechamento escolas particulares na Pandemia
Meu filho perdeu 1 bicicleta porque ele chegou na escola complementar mascando chiclete. Ele sabia que era proibido. Por 10 pontos, o outro aluno ganhou a bicicleta. Ele aprendeu que descumprir regras dá prejuízo.
O que mais tem em escola pública é gente recebendo pra não fazer nada. Na escola onde trabalho, são 3 monitores por turno, pra um pingo de aluno.
Todos os brasileiros tem o direito de estudar onde quiser, o poder público tem obrigação de oferecer diversas modalidades escolares, desde que tenha um bom projeto. Agora, os alunos oriundos das escolas cívico militar, se destacam em campeonatos escolares.
*Se você observar as jornalistas estão dizendo que os pais não sabem de nada.*
E falou alguma mentira? A maioria dos pais aprovam escola cívico militar porque nunca educaram seus filhos e tereceirizam para que outros façam.
@@genivalelano você está descrevendo o método Paulo Freire
@@OsvaldoAiresBade Não sei onde. O método Paulo Freire era para a alfabetização de adultos. O que eu falei é baseado na observação do que ocorre hoje em dia.
@@genivalelano você é doente acredita que o estado sabe o que é bom para o filho dos outros
@@genivalelano acreditar que o estado deve ser dono da vida do cidadão é doença