Ha quarenta anos é o..que a reporter diz de uma empresa.. mas desde criança vejo esse entra e sai de bem vestidos valiseiros pelos consultórios e ja estou com 70.
Errado, existe desde qie existe sistema unificado estatal de saúde feito para apenas vender remédios. Apenas é olhe lá a medicina de emergência funciona
Gente, isso é mais antigo do que a 🌎 girar 🛞 ao redor do sol. Eu era criança, tinha entre 8-10 anos (tenho agora 57) e minha falecida mãe disse-me: "eu não vou comprar o remédio na farmácia que o Dr Magalhães indicou, não. Lá é mais caro e ele indicou aquela farmácia, porque ele tem convênio com ela e ganha comissão às minhas custas".
Com a informática e inteligência artificial sabem mais sobre a sua vida, seu organismo do que vc mesmo. Labóratórios, Seguradoras e Plsnos de saúde rastreiam tudo.
Sou farmacêutico, formado há mais de 23 anos e isso já acontecia antes de eu ser formado. Nada de novo...até as autoridades sanitárias sabem mas nada fazem. Uma pena
@raniericampos9050 verdade...há 21 anos atrás vi uma médica brigar com um representante de medicamentos pois, tinha acabado de descobrir que a farmacêutica sabia TUDO que ela estava prescrevendo a seus clientes e a médica estava sendo compelida a receitar determinado medicamento! A médica estava indignada e furiosa...é por isso que digo que muitos médicos são meros vendedores de remédio
Trabalhei em hospitais em SP. Descobri todas as atividades criminosas: médicos/laboratórios farmacêuticos. A medicina virou um reduto de crimes. A cerca de 30 anos.
Muito bom ter a certeza do que eu já " sabia". Quase todas as vezes que vou ao médico, os representantes de laboratório atrasam as consultas já atrasadas para " vender" seus produtos e "comprar" os médicos.
Alguns medicos recebem comissão dos laboratórios. O inacreditável é que ate nas unidades de saúde tem médicos prescrecendo medicamentos caros e indicando a farmacia para compra, lamentável.
@@hismin2000conheço um que além dele, tem que ter tudo pago para a esposa também. Ela não é médica, é só da área de saúde. Todos os filhos estão se formando em medicina, inclusive, até cunhado .
Exatamente, sou médico e é perceptível que farmácias, "farmacêuticos e vendedores do balcão delas" têm nítidas orientações de aliciar os pacientes: trocas da receita por genéricos, marcas bonificados, às vezes "dificultam" a distribuição de boas marcas subsidiadas pela farmácia popular legal, oferecem kits vitaminados em "promoção", promoções leve 2 ganham o terceiro, enfim virou uma farra e ao mesmo tempo na máfia com as farmácias " vigiam" o que o médico prescreve pra ter a estatística cobrada na propaganda desse ou daquele medicamento, é o absurdo da indústria e farmácias entre a medicina e o paciente, tudo em cima da ordem financeira. O nosso mundo está perdido, vivemos o império do dinheiro, estamos num ambiente podre e infelizmente a vida, o respeito ao paciente, é o que menos importa, tenho 39 anos de medicina e estou decepcionado com o que vejo, não me formei em 1985, pra viver esta tristeza.
Concordo plenamente com Dr. Carlos Freitas. Como é triste ver os médicos comprados... não respeitam o juramento que fizeram. Saudades dos médicos que tinham verdadeira vocação. Hj tenho medo de ir aos médicos pq sei que estão me matando. Salvos raríssimas exceções
@@cristinamariagomesmuniz6835 eu trabalho com formação médica atualmente e é como vc bem falou, me assusta a quantidade de pessoas que não tem perfil pra ser médico estão saindo das universidades. É claro toda profissão tem uma margem de erro, mas trabalho com a ideia que um erro médico tem que ser uma raridade, e não coisa comum como está sendo hoje, absurdo, e a ferocidade pelo financeiro é um horror também hoje.
Os médicos não sabem mais diagnosticar nada se resumem a prescrever remédios muitos caros e inúteis, viraram representantes comerciais da indústria farmacêutica. Troco de profissional quando percebo que é médico comprado ppr alguma indústria e só passa remédio mais caro mesmo existindo outros mais em conta e eficaz.
E pq vocês não alertam as pessoas próximas a vocês sobre isso? Conheço várias pessoas dessa área e se fingem de desentendidos quando toco no assunto. Deixei de considerar esse tipo de gente como amigo.
Não existem farmacêuticos igual ao meu pai. (Um boticário). Que nunca empurrou remédio pra ninguém. Meu pai trabalhou 54 anos na mesma esquina da cidade. Até os 79 anos. Meu pai jamais aceitaria isso. Aliás, no tempo dele, não tinha computador. E ele vendeu porque iria falir mas, ficou como farmacêutico responsável. As pessoas iam lá pra que ele indicasse o tratamento. Ele salvou vidas, com seu conhecimento , e atualização e seguindo corretamente as diretrizes da ANVISA.
@@franciscosantoscoelho7479 sim. Mas, quando era comigo ou com minhas filhas e as filhas da sobrinha, ele tratava. Mas, mandava pro médico. Era muito. Ético. Minha prima e eu chegávamos, o médico perguntava o que estavam tomando e dizia: é só continuar. Esse médico mandava pro meu pai examinar apalpando, se era apendicite. Até eu aprendi. E pra estomatite, mandava ir comprar o remédio que meu pai fazia. Quando meu pai ficou doente, a gente se encontrava no hospital. Ele falava: não é seo Albertinho. É dr. Albertinho. Só meu pai fazia injeções nas filhas dele. Eu me lembro de estar com cataloga mas, meus pais foram num dermatologista pra confirmar o diagnóstico.
Os médicos mais novos querem “ progresso “ financeiro rápido e se vendem mais facilmente com certeza. Só receberem as maravilhosas visitas de representantes farmaceuticos
Para quem tinha Brazão como inspetor, fiscalizador, censor, no Tribunal de Contas no Estado do RJ... TJF4 juízes confirmadamente atravez de documentos como imparcial... mostra onde estamos...
Essa semana fui na dermatologista e fiquei até impressionada positivamente: ela prescreveu a rotina e passou no mínimo 5 opçôes do produto de cada necessidade q eu podería comprar. Já tinha trabalhado visitando farmacia tem muitos anos e não era assim, era indicado o produto específico pra cada rotina. Adorei ela. No final seríam 4 produtos que pelo q pesquisei, era somente o necessário e de qualidade.
Tem um filme que retrata sobre essa máfia, se chama “Máfia da Dor”, não tenho certeza onde está disponível no Brasil mas vale a pena assistir também. Parabéns pelo profissionalismo, trazendo-nos informações que as big farma não querem que saibamos. 👏🏼👏🏼 Uol prime fazendo um trabalho excelentíssimo de informações.
Eu tomo medicação contínua e as vezes que precisei mudar de médico sempre querem mudar minha medicação, já experimentei outras marcas, mas sempre volto para o de costume, no final é o paciente quem deve determinar qual é a medicação que ele sente que é melhor. Não importa qual é o critério do médico ou da indústria, no meu caso que é de medicação para o resto da vida.
Piores são os proprietários das farmacias que nos últimos quatro anos até em currutelas aumentaram o numero e muitas de redes,teriam provocado falência dos solos e se não entram no jogo vão falindo??? Que ordem decrecente de caráter e ética profissional e humana!?
Um escândalo silencioso! Excelente trabalho investigativo. A saúde é um negócio altamente lucrativo, para os grandes laboratórios e para aqueles profissionais da saúde que negociam a prescrição das medicações associadas às benesses dos laboratórios. Enquanto isso, as informações sobre o histórico de compras do paciente é também negociada e questionada, sugestionada pela interferência dos laboratórios. "A carne mais barata do mercado é a do paciente", parafraseando e adaptando o que canta a Elza Soares.
Amanda, Toledo parabéns pela live!!! Amanda parabéns pela investigação!!!!👏👏👏Já sabia alguma coisa,mais ainda não tinha visto uma live tão boa sobre o assunto!!!! PARABÉNS AO UOL,POR INVESTIR NESSE TRABALHO!!!!!!👏👏👏👏👏
Eu já tinha ouvido há muito tempo que os remédios mais caros principalmente, os médicos receitam , pois recebem comissões e viagens. Fora as fórmulas que a Indústria farmacêutica, após os processo serem aprovados no Congresso. Quero dizer o que a Indústria Farmacêutica molha os bolsos dos políticos . E com toda certeza a ANVISA.
Mas isso é verdade. Era casada com um médico psiquiatra. Ele ganhava muitos brindes, passagens de avião de graça. Ele foi para EUA de graça com direito hotel .
Conheci uma moça que era representante deixou de ser porque os médicos ligavam para ela meia noite que ela mandasse pizza para o hospital. Absurdo. Ela não aguentou isso.
Tive um psiquiatra (particular) que me prescreveu um remédio já me dando amostras grátis. Nas redes sociais, ele sempre está em congressos internacionais. Agora as pessoas estão se encaixando...
Muito estranho que todos saibam disso e ninguém ainda fez nada. É muito dinheiro. Como as pessoas se vendem. Isso é um crime enorme que compromete a saúde das pessoas.
Estamos num verdadeiro Big Brother! Mês passado, fui comprar um remédio. Cheguei na farmácia e disse do que precisava. A atendente pediu o número do meu CPF e, em seguida, trouxe uma caixa do medicamento e me apresentou três preços. O primeiro era o preço "normal", o segundo com desconto para meu plano de saúde e um terceiro valor para quem era cliente do Rio Card (espécie de bilhete único de transporte no Rio de Janeiro). O desconto para clientes Rio Card era maior. Eu nem me lembrava se tinha esse cartão, pois moro em São Paulo. Aí lembrei que na Olimpíada de 2016, estive no Rio e utilizei o cartão para me locomover entre as arenas de disputa dos jogos. A dúvida que tenho é como os meus dados do Rio Card foram parar no banco da Droga Raia!
@@giaramariagomes7614 sim, as empresas compram dados. Eu curso TI numa federal aqui do rj e meu professor de banco de dados não tem cartão de crédito, não guarda fotos nessas nuvens, nem nada desse tipo. No começo eu achava meio loucura, mas hoje entendo perfeitamente!!!
Ouvi toda a reportagem. Me veio uma preocupação: como há uma gama enorme de indústrias farmaceuticas e todas efetuam suas táticas de persuasão sobre os médicos, certamente certos médicos ganham mais benefícios de uma industria e menos de outra. Então, os médicos podem barganhar com as indústrias dizendo: eu recebo mais de tal indústria e o que vocês poderão me beneficiar para eu passar a fidelizar a prescrição de seus medicamentos? Ou seja, neste caso, não mais a eficácia no tratamento do paciente é a prioridade por parte dos médicos mas sim o quanto tais médicos são beneficiados ao prescreverem uma medicação especifica. Isto é muito sério.
Pois é. Como acreditar que estou tomando o remédio certo e que vai fazer bem pra mim. Já não chega a essa dúvida e aí vc abre a bula e quase caí pra trás. Um remédio "bobo" como Lasix, (que a médica insiste que seja o original) tem uma bula de um metro, sem brincadeira, um metro escrito frente e verso sobre contra indicação, efeitos colaterais, interação medicamentosa, etc. Quando falamos para o médico ele diz que não devemos ler bula. R qualquer médico diz isso. Até parece que são instruídos a dizer isso. Como assim? Então a gente não pode se importar com o que entra no nosso corpo? A credibilidade neles e na indústria farmacêutica tem que ser cega? Comigo não. Principalmente em 2006, quando minha mãe ainda estqva viva, um oftalmologista passou pra ela um colírio que custava 106,00 reais, um frasco de 6 ml. Um frasco bem pequenino. Não durou uma semana. Minha irmã foi ao consultório do médico e perguntou se ela podia mandar manipular, pois o remédio era muito caro. O médico ficou bravo e disse que não, que ela tinha que usar aquele. Porém, minha irmã foi na drogaria e perguntou se eles manipulavam. Com a afirmativa, ela primeiro perguntou o preço. E pasmem, custou 6,00 um frasco com 30 ml. E deu ótimos resultados. Nos retornos que minha mãe tinha que fazer, o médico sempre perguntava se minha irmã estava pingando o remédio que ele recomendou, e ela dizia que sim. Quer dizer, ele ainda cobrava dela se era o que ele havia prescrito. Tenho uma amiga com depressão, e foi passado um remédio pra ela que estava deixando ela estranha. Eu perguntei se ela já havia lido a bula. Ela disse que não pois o médico havia dito que se ela lesse a bula ela não ia querer tomar o remédio e ela precisava fazer o tratamento. Eu pedi a bula e fui ler. O primeiro efeito colateral era: pensamento de suicídio, o segundo: assassinato, e aí vinha os outros efeitos colaterais, além de efeitos adversos, interações medicamentosas, etc. etc. Falei pra ela não tomar. Isso não é médico. É mercenário da saúde e da dor alheia.
já faz uns 15 anos que eu pesquiso tratamentos pra mim na internet e sempre avisei todo mundo: o medico nao te ve como paciente e sim como CLIENTE, ele não é um agente de saúde, a função dele é representante COMERCIAL de laboratório que pagar mais. Mas as pessoas estão aí, se entupindo de anti depressivos confiando cegamente nos doto, o povo está na mão na industria feito zumbis
Eu descobri a medicina integrativa a algum tempo e estou encantada.. Hoje em dia a indústria alimentícia nis adoece com porcarias alimentícias e indústria farmacêutica lucra vendendo os remédios. Temos que cuidar da alimentação .
15:58 Muito legal a reportagem, realmente coisa de utilidade pública. Por isso mesmo que o entrevistador devia parar de interromper pra ficar fazendo comentários aleatórios.
Tive H. Pilory e meu medico receitou um combo de medicamentos que seria em uma única caixa com o nome de um certo laboratório. A caixa com todos esse medicamentos ficaria em R$ 420,00. Não comprei , pesquisei na Internet e os mesmos medicamentos custariam menos de R$100,00 se os comprasse individualmente.
Surtei na farmácia com a feira de medicamentos e os preços que o "otorrino top" receitou mas de 500 reais! Pobre morre de uma sinusite porque dinheiro para remédio não tem e a população está cada dia mais doente e dependente de medicamentos.
no governo Do presidente Fernando col.. por esse motivo de grande diferença de preços teve pessoas que cometeram suicidio e por pouco nao teve guérra civil no Brasil naquele ano. Preocupante
a muitas pessoa que tem vontade de sair da cidade mas nao sai por ser dependente de remedio e na roça nao tem farmacia e com isso só almenta a quantidade de pobres e muito trabalho para o governo e os medicos nao tem como atender a todos e a partir do seculo 21 passou a piorar. e preocupante@@rmd4834
Eu como Balconista de Farmácia vou parar de perguntar pelo CPF dos clientes a menos que mesmo queira informar. Aqui onde eu trabalho dependendo do medicamento ele tem desconto sem precisar utilizar cpf.
Fui gerente de UBS por mais de 10 anos em São Paulo e tive o (des)prazer de impedir esses propagandistas (verdadeiros modelos de beleza e super apresentáveis) não furarem as filas de pacientes, pedia para abordar os médicos no horário do almoço ou fora do expediente.
@mariovianna5884... me lembro, faz tempo, que mesmo alguns médicos particulares atrasavam as consultas por que ficavam atendendo propagandistas... indecência!!
Sempre achei revoltante e indecente ver esses propagandistas sendo recebidos pelos médicos enquanto aguardamos da recepção! Tinha uma nutricionista de anos que deixei porque percebi que ela estava ficando comerciante de produtos e recebendo propagandistas.
Nos anos 70 e anteriores, tinham os medicamentos ditos BOs. Como meu pai dizia, laboratórios de fundo de quintal. Não tinham os componentes nas medidas corretas. Eram mais caros e os funcionários ganhavam comissão maior. Na farmácia do meu pai, quem quisesse, tinha que encomendar. Por ex. Vitasay. Meu pai ficou uns 30 minutos tentando fazer o freguês desistir do vitasay e comprar vitaminas da Roche, que era mais barato e com mais cápsulas. O cara insistiu então, tinham que ir buscar no dia seguinte. Meu pai não tinha BOs no estoque.m
Essa operação está acontecendo também no STF,grandes empresas com processos judiciais,convidam ministros para eventos no exterior e até passeios em NYe
Esse meganegocio das farmacêuticas é absurdo, minha filha fez uma consulta e o médico prescreveu um certo medicamento que em nenhuma farmácia da cidade conhecia.
*_LIKES_* 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻❤️🕊🕊🕊🕊✌🏻 *_SOLIDARIEDADE COM A POPULAÇÃO DO RS!_* 😢 *Isso lamentavelmente acontece pelo menos há meio século - de que eu tenho conhecimento. Sou médica: já na faculdade eu prescrevia o **_nome farmacológico_** (não havia "genérico" na época): recusava-me. **_TODOS TEMOS DE DIZER "NÃO"!_** Do usuário final ao farmacêutico!*
Dor no ombro. Fui ao médico. Receita na mão pra fazer exames. Chegando no laboratório pra marcar exames, a recepcionista já sabia tudo sobre mim com apenas o meu nome. Resumindo: os médicos têm uma rede digital em comum com os laboratórios... Não importa onde você faça os exames...
@Pedro, você nunca fez exames neste laboratório? Se não isto é grave. Aqui em Salvador vou em uma clinica popular onde faço desde exame de laboratório até os mais complexos, e claro tem tida a minha vida lá, normal.
Vc não viu a mesma reportagem que a gente então, pq foi claro em dizer que isso acontece em todos os países, e que alguns países tiveram que implementar medidas pra mitigar, como o estado de minas gerais tbm imitou... Isso é culpa do sistema politico capitalista, e exemplos como esses acontecem em várias áres em vários países.
Volto aqui para elogiar a matéria. Agora, como pacientes e consumidores, devemos decidir como vamos nos portar diante dessas informações. Eu comecei a buscar novas escolhas: Luftal referência 54 reais - luftal genérico 7 reais.
Algum tempo atrás a minha mãe chegou com uma receita e o médico exigia não somente o tipo de laboratório, como até a rede de farmácias! Um remédio que se ela pudesse comprar de outro sairia bem mais em conta, mas o médico dizia que ela não poderia mudar pois não teria efeito.
Isso sempre aconteceu. Lembro qdo ia a consultórios, os representantes furavam a fila do consultório e demoravam horas conversando com o médico. Nas farmácias o CRM do carimbo na receita...era anotado. Eu duvido que o médico não seja bonificado.
Não tem como balconista de farmácia controlar médico. Esse trabalho é feito pelos laboratórios, nos consultorios médicos, por seus representantes. Eles fazem um trabalho dde convencimento; ninguém sabe até que ponto vão as sugestões.
Há alguns anos fui a um ortopedista com uma dor no joelho. Ele com um discurso persuasivo, disse para melhorar, precisava comprar uma marca específica de remédio para que realmente pudesse fazer efeito e foi mais longe: disse que eu precisava fazer natação em uma academia específica e não era para fazer pilates porque não adiantaria! Resultado: não comprei remédio, nem fiz natação. Fiz pilates e em um mês meu joelho estava bom!
Sim, essa tipo de "médicos" investem é no adoecimento para vender mais remédios! Se tiver do genérico não compro o de marca, mas há algo errado as farmácias estão empurrando remédio de marca com o mesmo preço do genérico, matemática estranha.
E mais trabalhei em Brasília da década de 1980, e aos domingos gos as pessoas se concentram nos Clubes, e no meu Grupo eu tinha uma amiga que era Chefe da Central de Medicamentos, e ela comentou comigo, sobre esse procedimento no Congresso, e que ela não dava nem um ASS para seus filhos, só homeopatia.😊
A máfia do colarinho branco existe e não é de hoje. Já presenciei, em ambulatório, o representante de laboratório oferecer férias no Caribe, no fim de ano, em troca da comercialização desse e daquele remédio do tal laboratório.
😢Não bastasse a mercantilização dos cursos de formação, consultas caríssimas e a baixa qualidade nos consultórios, tem essas relações covardes com o doente em nome da ganância. Tristes tempos os nossos...😢
Toledo , exatamente, eu preciso frequentar farmácia no mínimo mensalmente, e venho dizendo que cada vez mais é tomado mais informações, o que se fazia em 10 min antes, passou a tomar meia hr de nosso tempo, e até comento com os atendentes de como está cada vez mais burocrática a compra de remédios, especialmente os de uso contínuo e receita retida... agora está fazendo todo sentido. E eu prefiro ir presencialmente pq SEMPRE melhora o preço na insistência da negociação... se vc fez uma pesquisa prévia online.
Incrível pensar que essa operação de coleta de dados já ocorre há 40 anos e a sociedade mal tem noção disso. Muito importante a reportagem.
Ha quarenta anos é o..que a reporter diz de uma empresa.. mas desde criança vejo esse entra e sai de bem vestidos valiseiros pelos consultórios e ja estou com 70.
Errado, existe desde qie existe sistema unificado estatal de saúde feito para apenas vender remédios. Apenas é olhe lá a medicina de emergência funciona
Gente, isso é mais antigo do que a 🌎 girar 🛞 ao redor do sol. Eu era criança, tinha entre 8-10 anos (tenho agora 57) e minha falecida mãe disse-me: "eu não vou comprar o remédio na farmácia que o Dr Magalhães indicou, não. Lá é mais caro e ele indicou aquela farmácia, porque ele tem convênio com ela e ganha comissão às minhas custas".
👏👏👏👏
Com a informática e inteligência artificial sabem mais sobre a sua vida, seu organismo do que vc mesmo. Labóratórios, Seguradoras e Plsnos de saúde rastreiam tudo.
Sou farmacêutico, formado há mais de 23 anos e isso já acontecia antes de eu ser formado. Nada de novo...até as autoridades sanitárias sabem mas nada fazem. Uma pena
Complicado não sei mais o que pensar. Penso que se venderem nossas informações de compra de remédios para planos de saúdes estamos fodidos.
@@lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666já fazem isso. E para as seguradoras também.
@raniericampos9050 verdade...há 21 anos atrás vi uma médica brigar com um representante de medicamentos pois, tinha acabado de descobrir que a farmacêutica sabia TUDO que ela estava prescrevendo a seus clientes e a médica estava sendo compelida a receitar determinado medicamento! A médica estava indignada e furiosa...é por isso que digo que muitos médicos são meros vendedores de remédio
Trabalhei em hospitais em SP. Descobri todas as atividades criminosas: médicos/laboratórios farmacêuticos. A medicina virou um reduto de crimes. A cerca de 30 anos.
Passada!!!
Precisamos acordar e não sermos mais instrumentos destas quadrilhas.😮😮😮😮
Muito bom ter a certeza do que eu já " sabia".
Quase todas as vezes que vou ao médico, os representantes de laboratório atrasam as consultas já atrasadas para " vender" seus produtos e "comprar" os médicos.
Como diz minha avó, estou de queixo caído!
Parabéns!
Parabéns à Amanda Rossi pelo excelente jornalismo e pela clareza e objetividade nas respostas
Alguns medicos recebem comissão dos laboratórios. O inacreditável é que ate nas unidades de saúde tem médicos prescrecendo medicamentos caros e indicando a farmacia para compra, lamentável.
Já fiquei sabendo do médico que ganhou até viagem a exterior...
Verdade.
@@hismin2000conheço um que além dele, tem que ter tudo pago para a esposa também. Ela não é médica, é só da área de saúde. Todos os filhos estão se formando em medicina, inclusive, até cunhado .
Nada de novo, não valem nada, quando um médico insiste em uma medicação eu pergunto, quero genérico,tiro dúvida,leio a bula e não compro.
Exatamente, sou médico e é perceptível que farmácias, "farmacêuticos e vendedores do balcão delas" têm nítidas orientações de aliciar os pacientes: trocas da receita por genéricos, marcas bonificados, às vezes "dificultam" a distribuição de boas marcas subsidiadas pela farmácia popular legal, oferecem kits vitaminados em "promoção", promoções leve 2 ganham o terceiro, enfim virou uma farra e ao mesmo tempo na máfia com as farmácias " vigiam" o que o médico prescreve pra ter a estatística cobrada na propaganda desse ou daquele medicamento, é o absurdo da indústria e farmácias entre a medicina e o paciente, tudo em cima da ordem financeira.
O nosso mundo está perdido, vivemos o império do dinheiro, estamos num ambiente podre e infelizmente a vida, o respeito ao paciente, é o que menos importa, tenho 39 anos de medicina e estou decepcionado com o que vejo, não me formei em 1985, pra viver esta tristeza.
Concordo plenamente com Dr. Carlos Freitas. Como é triste ver os médicos comprados... não respeitam o juramento que fizeram.
Saudades dos médicos que tinham verdadeira vocação.
Hj tenho medo de ir aos médicos pq sei que estão me matando. Salvos raríssimas exceções
@@cristinamariagomesmuniz6835 eu trabalho com formação médica atualmente e é como vc bem falou, me assusta a quantidade de pessoas que não tem perfil pra ser médico estão saindo das universidades.
É claro toda profissão tem uma margem de erro, mas trabalho com a ideia que um erro médico tem que ser uma raridade, e não coisa comum como está sendo hoje, absurdo, e a ferocidade pelo financeiro é um horror também hoje.
@@carlosfreitas6234As Un1v3rs1d4d3s servem para uma coisa específica neste sistema, fazer l4v4g3m cerebral seus f0rm4nd0s,alguém aí duvida ????
Os médicos não sabem mais diagnosticar nada se resumem a prescrever remédios muitos caros e inúteis, viraram representantes comerciais da indústria farmacêutica. Troco de profissional quando percebo que é médico comprado ppr alguma indústria e só passa remédio mais caro mesmo existindo outros mais em conta e eficaz.
Nunca aceito genérico!
Trabalhei na indústria farmacêutica. Isso acontece há DÉCADAS!!
E pq vocês não alertam as pessoas próximas a vocês sobre isso? Conheço várias pessoas dessa área e se fingem de desentendidos quando toco no assunto. Deixei de considerar esse tipo de gente como amigo.
Antigamente tinha uma padaria em cada quarteirão; hoje 1 ou até 2 farmácias. A doença é um negócio lucrativo...
Não existem farmacêuticos igual ao meu pai. (Um boticário).
Que nunca empurrou remédio pra ninguém.
Meu pai trabalhou 54 anos na mesma esquina da cidade. Até os 79 anos.
Meu pai jamais aceitaria isso. Aliás, no tempo dele, não tinha computador. E ele vendeu porque iria falir mas, ficou como farmacêutico responsável. As pessoas iam lá pra que ele indicasse o tratamento. Ele salvou vidas, com seu conhecimento , e atualização e seguindo corretamente as diretrizes da ANVISA.
Eu conheci um farmacêutico assim
Uma lenda...
A saída é sermos auto didatas, procurar ler mais estudar o poder das ervas, terapias alternativas e tentar escapar desta corja.
Seu pai é do do tempo do medico de família 👪 hoje não tem mais.
Parabéns para o seu papy ! Um homem ético ! Coisa rara de se ver ❤
@@franciscosantoscoelho7479 sim. Mas, quando era comigo ou com minhas filhas e as filhas da sobrinha, ele tratava. Mas, mandava pro médico. Era muito. Ético. Minha prima e eu chegávamos, o médico perguntava o que estavam tomando e dizia: é só continuar. Esse médico mandava pro meu pai examinar apalpando, se era apendicite. Até eu aprendi. E pra estomatite, mandava ir comprar o remédio que meu pai fazia.
Quando meu pai ficou doente, a gente se encontrava no hospital. Ele falava: não é seo Albertinho. É dr. Albertinho. Só meu pai fazia injeções nas filhas dele. Eu me lembro de estar com cataloga mas, meus pais foram num dermatologista pra confirmar o diagnóstico.
Esse dr wallace tem caráter e ética profissional e humana.
Sou enfermeira aposentada e já sei disso desde que me formei na faculdade em 1980!
As farmácias não dão desconto pra quem apresenta o CPF, elas cobram mais caro de quem se recusa a apresentar.
Que escândalo! Que vergonha!
E o procon ???!!!
@@tade6881 estão igual políticos: todos vendidos💰 triste realidade que vivemos
@@tade6881com diretores por indicação política? Fazem do Procon o quintal da casa deles.
Sim
Eu não só passei a adotar a medida de não fornecer o cpf, como espalhei a notícia!
Mas não adianta. A farmácia pesquisa pelo seu nome na receita e geralmente compramos sempre na mesma farmácia que já tem nosso cadastro.
@@Luciana7197eu não compro kkkk e agora passarei a dar CPF do gerador de CPF,eles terão dados falsos 😂😂😂😂
Os médicos mais novos querem “ progresso “ financeiro rápido e se vendem mais facilmente com certeza. Só receberem as maravilhosas visitas de representantes farmaceuticos
Cadê o Ministério Público que não faz nada ???
Tudo virou um grande comércio.
E existe???/
Eles ganham tbm
Para quem tinha Brazão como inspetor, fiscalizador, censor, no Tribunal de Contas no Estado do RJ... TJF4 juízes confirmadamente atravez de documentos como imparcial... mostra onde estamos...
Fazendo justamente o que ele faz de melhor. Nada!
Quantas vidas não são destruídas pela prescrição gananciosa de fármacos, sobretudo psiquiátricos?
Essa semana fui na dermatologista e fiquei até impressionada positivamente: ela prescreveu a rotina e passou no mínimo 5 opçôes do produto de cada necessidade q eu podería comprar. Já tinha trabalhado visitando farmacia tem muitos anos e não era assim, era indicado o produto específico pra cada rotina. Adorei ela. No final seríam 4 produtos que pelo q pesquisei, era somente o necessário e de qualidade.
Esses são os que valem a pena pagar a consulta! Médica de verdade. Eles pensam que não percebemos a diferença no atendimento.
Sim, ainda há médicos de caráter.
Tem um filme que retrata sobre essa máfia, se chama “Máfia da Dor”, não tenho certeza onde está disponível no Brasil mas vale a pena assistir também. Parabéns pelo profissionalismo, trazendo-nos informações que as big farma não querem que saibamos. 👏🏼👏🏼 Uol prime fazendo um trabalho excelentíssimo de informações.
Netflix
Não acredito que os médicos são inocentes nesta bandidagem.
Isso explica a quantidade de farmácia em um município só.
Mais uma fantástica reportagem
Eu tomo medicação contínua e as vezes que precisei mudar de médico sempre querem mudar minha medicação, já experimentei outras marcas, mas sempre volto para o de costume, no final é o paciente quem deve determinar qual é a medicação que ele sente que é melhor. Não importa qual é o critério do médico ou da indústria, no meu caso que é de medicação para o resto da vida.
Também penso e faço isso...
Que reportagem fantástica! Essa repórter é muito talentosa!
Muito!...parabéns pra ela!...vale a pena ouvi-la.
Piores são os proprietários das farmacias que nos últimos quatro anos até em currutelas aumentaram o numero e muitas de redes,teriam provocado falência dos solos e se não entram no jogo vão falindo???
Que ordem decrecente de caráter e ética profissional e humana!?
ONDE ESTÁ A ANVISA? ONDE ESTÁ O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL? ONDE ESTÁ O CADE?
Devem estar em conluio com essas corrupções é lógico. Absurdo!
Vc acredita mesmo nessas agências e MP ? Acorda !
por essas e outras a gente chama vocês de reacionários 😂😂😂😂😂
Kkkkk Anvisa e MP kkkk os que mais ganham
Se a FDA dos eua deixou as farma vender até opioides como remédio p dor d cabeça causando uma sociedade de viciados, magina Anvisa!!
Isso deve ser um dos motivos para termos tantas farmácias no Brasil. Às vezes uma em frente da outra.
Muito bom, parabéns pelo entrevistador e entrevistada. 😊
Um escândalo silencioso! Excelente trabalho investigativo. A saúde é um negócio altamente lucrativo, para os grandes laboratórios e para aqueles profissionais da saúde que negociam a prescrição das medicações associadas às benesses dos laboratórios. Enquanto isso, as informações sobre o histórico de compras do paciente é também negociada e questionada, sugestionada pela interferência dos laboratórios. "A carne mais barata do mercado é a do paciente", parafraseando e adaptando o que canta a Elza Soares.
Tem médico ganhando comissão por remédios que indicam...isso é de muito tempo!! 😬😬
Amanda, Toledo parabéns pela live!!! Amanda parabéns pela investigação!!!!👏👏👏Já sabia alguma coisa,mais ainda não tinha visto uma live tão boa sobre o assunto!!!! PARABÉNS AO UOL,POR INVESTIR NESSE TRABALHO!!!!!!👏👏👏👏👏
Muito bom este podcast!! Alguém já assistiu a série "Império da Dor"? Quem ainda não assistiu, assista , vale a pena
Excelente trabalho! Informações de extrema importância para nossa sociedade. Muito obrigado.
Parabéns a Toda a Equipe! Parabéns Amanda! Parabéns Toledo!
Eu já tinha ouvido há muito tempo que os remédios mais caros principalmente, os médicos receitam , pois recebem comissões e viagens. Fora as fórmulas que a Indústria farmacêutica, após os processo serem aprovados no Congresso. Quero dizer o que a Indústria Farmacêutica molha os bolsos dos políticos . E com toda certeza a ANVISA.
Suspeitei desde o princípio 😂😂😂😂😂
Comecei assistir pela página do UOL e adivinhem a propaganda que passava antes: MEDLEY kkkkkkk
😂😂😂
Excelente! Precisávamos de uma jornalista com esse foco
Concordo...concordo...concordo!
Excelente! Precisávamos de una jornalista com esse foco
Mas isso é verdade. Era casada com um médico psiquiatra. Ele ganhava muitos brindes, passagens de avião de graça. Ele foi para EUA de graça com direito hotel .
Conheci uma moça que era representante deixou de ser porque os médicos ligavam para ela meia noite que ela mandasse pizza para o hospital. Absurdo. Ela não aguentou isso.
Quando vc ERA casada com ele, o quanto vc também aproveitou???
E a população enlouquecida de tarja preta matando na rua e em casa. Nunca vi ninguém tomar tarja preta'e se curar.
Tive um psiquiatra (particular) que me prescreveu um remédio já me dando amostras grátis. Nas redes sociais, ele sempre está em congressos internacionais. Agora as pessoas estão se encaixando...
@@ianduarte6051pois é. Aposto que nunca alertou ninguém próximo a ela sobre isso.
Muito estranho que todos saibam disso e ninguém ainda fez nada. É muito dinheiro. Como as pessoas se vendem. Isso é um crime enorme que compromete a saúde das pessoas.
Reportagem necessária. Importante. Vocês são os heróis que precisamos. Gratidão!
Esse absurdo é uma indecência bem antiga!
Parabéns pela ótima reportagem!!!!
Que jornalista competente! To impressionado com esses dados coletados por ela. Obrigado!
Estamos num verdadeiro Big Brother!
Mês passado, fui comprar um remédio. Cheguei na farmácia e disse do que precisava. A atendente pediu o número do meu CPF e, em seguida, trouxe uma caixa do medicamento e me apresentou três preços.
O primeiro era o preço "normal", o segundo com desconto para meu plano de saúde e um terceiro valor para quem era cliente do Rio Card (espécie de bilhete único de transporte no Rio de Janeiro).
O desconto para clientes Rio Card era maior. Eu nem me lembrava se tinha esse cartão, pois moro em São Paulo.
Aí lembrei que na Olimpíada de 2016, estive no Rio e utilizei o cartão para me locomover entre as arenas de disputa dos jogos.
A dúvida que tenho é como os meus dados do Rio Card foram parar no banco da Droga Raia!
Com minha tia foi parecido na raia tbm, resgataram a pontuação do livelo dela na farmácia, detalhe nem avisaram e nem senha precisava ter um absurdo
Intrigante. As empresas compartilham dados entre si? Os vendem a terceiros? Existirão corretores de dados aqui no Brasil? São questões intrigantes...
@@giaramariagomes7614 sim, as empresas compram dados. Eu curso TI numa federal aqui do rj e meu professor de banco de dados não tem cartão de crédito, não guarda fotos nessas nuvens, nem nada desse tipo. No começo eu achava meio loucura, mas hoje entendo perfeitamente!!!
Ouvi toda a reportagem. Me veio uma preocupação: como há uma gama enorme de indústrias farmaceuticas e todas efetuam suas táticas de persuasão sobre os médicos, certamente certos médicos ganham mais benefícios de uma industria e menos de outra. Então, os médicos podem barganhar com as indústrias dizendo: eu recebo mais de tal indústria e o que vocês poderão me beneficiar para eu passar a fidelizar a prescrição de seus medicamentos?
Ou seja, neste caso, não mais a eficácia no tratamento do paciente é a prioridade por parte dos médicos mas sim o quanto tais médicos são beneficiados ao prescreverem uma medicação especifica.
Isto é muito sério.
É sério e sempre existiu.
Pois é. Como acreditar que estou tomando o remédio certo e que vai fazer bem pra mim.
Já não chega a essa dúvida e aí vc abre a bula e quase caí pra trás.
Um remédio "bobo" como Lasix, (que a médica insiste que seja o original) tem uma bula de um metro, sem brincadeira, um metro escrito frente e verso sobre contra indicação, efeitos colaterais, interação medicamentosa, etc.
Quando falamos para o médico ele diz que não devemos ler bula. R qualquer médico diz isso. Até parece que são instruídos a dizer isso.
Como assim? Então a gente não pode se importar com o que entra no nosso corpo? A credibilidade neles e na indústria farmacêutica tem que ser cega? Comigo não.
Principalmente em 2006, quando minha mãe ainda estqva viva, um oftalmologista passou pra ela um colírio que custava 106,00 reais, um frasco de 6 ml. Um frasco bem pequenino.
Não durou uma semana. Minha irmã foi ao consultório do médico e perguntou se ela podia mandar manipular, pois o remédio era muito caro.
O médico ficou bravo e disse que não, que ela tinha que usar aquele.
Porém, minha irmã foi na drogaria e perguntou se eles manipulavam. Com a afirmativa, ela primeiro perguntou o preço. E pasmem, custou 6,00 um frasco com 30 ml. E deu ótimos resultados.
Nos retornos que minha mãe tinha que fazer, o médico sempre perguntava se minha irmã estava pingando o remédio que ele recomendou, e ela dizia que sim.
Quer dizer, ele ainda cobrava dela se era o que ele havia prescrito.
Tenho uma amiga com depressão, e foi passado um remédio pra ela que estava deixando ela estranha. Eu perguntei se ela já havia lido a bula. Ela disse que não pois o médico havia dito que se ela lesse a bula ela não ia querer tomar o remédio e ela precisava fazer o tratamento.
Eu pedi a bula e fui ler. O primeiro efeito colateral era: pensamento de suicídio, o segundo: assassinato, e aí vinha os outros efeitos colaterais, além de efeitos adversos, interações medicamentosas, etc. etc. Falei pra ela não tomar.
Isso não é médico. É mercenário da saúde e da dor alheia.
Exato! Não há mais compromisso com a saúde do paciente.
já faz uns 15 anos que eu pesquiso tratamentos pra mim na internet e sempre avisei todo mundo: o medico nao te ve como paciente e sim como CLIENTE, ele não é um agente de saúde, a função dele é representante COMERCIAL de laboratório que pagar mais. Mas as pessoas estão aí, se entupindo de anti depressivos confiando cegamente nos doto, o povo está na mão na industria feito zumbis
Eu descobri a medicina integrativa a algum tempo e estou encantada.. Hoje em dia a indústria alimentícia nis adoece com porcarias alimentícias e indústria farmacêutica lucra vendendo os remédios. Temos que cuidar da alimentação .
Nunca aceitei qualquer presente de laboratório, como viagens, inscrições em congressos, jantares. Quem é isento, não aceita esse tipo de coisa.
15:58 Muito legal a reportagem, realmente coisa de utilidade pública. Por isso mesmo que o entrevistador devia parar de interromper pra ficar fazendo comentários aleatórios.
Tive H. Pilory e meu medico receitou um combo de medicamentos que seria em uma única caixa com o nome de um certo laboratório. A caixa com todos esse medicamentos ficaria em R$ 420,00. Não comprei , pesquisei na Internet e os mesmos medicamentos custariam menos de R$100,00 se os comprasse individualmente.
Surtei na farmácia com a feira de medicamentos e os preços que o "otorrino top" receitou mas de 500 reais! Pobre morre de uma sinusite porque dinheiro para remédio não tem e a população está cada dia mais doente e dependente de medicamentos.
Pilotopac. Caro mesmo.
no governo
Do presidente Fernando col..
por esse motivo de grande diferença de preços teve pessoas
que cometeram suicidio e por pouco nao teve guérra civil no
Brasil naquele ano. Preocupante
a muitas pessoa que tem vontade
de sair da cidade mas nao sai por
ser dependente de remedio e na
roça nao tem farmacia e com isso
só almenta a quantidade de pobres e muito trabalho para o
governo e os medicos nao tem
como atender a todos e a partir
do seculo 21 passou a piorar.
e preocupante@@rmd4834
Wallace Chamon é meu colega de turma ! Grande médico !
Inicialmente, pensei que todo profissional da Saúde no Brasil precisa assistir a este podcast. Depois fiquei convencido de que é todo brasileiro.
Parabéns à excelente reportagem!! Jornalista Amanda é um primor!! Ela é bem corajosa e profissional também!
Eu como Balconista de Farmácia vou parar de perguntar pelo CPF dos clientes a menos que mesmo queira informar. Aqui onde eu trabalho dependendo do medicamento ele tem desconto sem precisar utilizar cpf.
Fantástica esta reportagem... já fiquei sismada com a minha endocrinologista 😢
Adoro esse podcast 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Fui gerente de UBS por mais de 10 anos em São Paulo e tive o (des)prazer de impedir esses propagandistas (verdadeiros modelos de beleza e super apresentáveis) não furarem as filas de pacientes, pedia para abordar os médicos no horário do almoço ou fora do expediente.
Eu trabalhei tambem onde era feito assim ,era uma UBS
@mariovianna5884... me lembro, faz tempo, que mesmo alguns médicos particulares atrasavam as consultas por que ficavam atendendo propagandistas... indecência!!
Eu vi isso em hospital particular,levaram amostras de remédios e o médico de deu quando fui fazer a consulta,foi tudo no mesmo dia
Sempre achei revoltante e indecente ver esses propagandistas sendo recebidos pelos médicos enquanto aguardamos da recepção! Tinha uma nutricionista de anos que deixei porque percebi que ela estava ficando comerciante de produtos e recebendo propagandistas.
A questão é que cada vez aprimoram mais a sacanagem e os lucros em cima da desgraça do povo...
Verdade
Surpresa!! a uol fazendo esse tipo de reportagem 😮
Nos anos 70 e anteriores, tinham os medicamentos ditos BOs. Como meu pai dizia, laboratórios de fundo de quintal. Não tinham os componentes nas medidas corretas. Eram mais caros e os funcionários ganhavam comissão maior.
Na farmácia do meu pai, quem quisesse, tinha que encomendar. Por ex. Vitasay. Meu pai ficou uns 30 minutos tentando fazer o freguês desistir do vitasay e comprar vitaminas da Roche, que era mais barato e com mais cápsulas. O cara insistiu então, tinham que ir buscar no dia seguinte. Meu pai não tinha BOs no estoque.m
Trabelhei em uma distribuidora farmacêutica a mais de vinte anos atrás e já havia esse tipo de maracutaia era nojento afffff
Acho que vocês devem fazer também uma reportagem sobre farmácia de manipulação.
De manipulação então, é a mesma ou pior patifaria.😮😮
Verdade, andam em paralelo com a indústria farmacêutica.
Concordo plenamente!...
Muito importante saber disso.❤❤❤
Amanda Rossi obrigada pela informação.
Me espanta que tudo isso seja novidade para alguém.
Parabéns pela reportagem.
Excelente
*_LIKES_* 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻❤️🕊🕊🕊🕊✌🏻
*PARABÉNS PELA MATÉRIA,!*
*_SOLIDARIEDADE COM A POPULAÇÃO DO RS!_* 😢
Nao dou indicação do meu Plano de Saúde e nem CPF.
Essa operação está acontecendo também no STF,grandes empresas com processos judiciais,convidam ministros para eventos no exterior e até passeios em NYe
Isso descrito logo de inicio do áudio não é influenciar o médico, e sim comprar, corromper. Vamos dar o verdadeiro nome às coisas, por favor .
Exatamente
Excelente!
Perfeito! Super esclarecedor, obrigada😊
Esse meganegocio das farmacêuticas é absurdo, minha filha fez uma consulta e o médico prescreveu um certo medicamento que em nenhuma farmácia da cidade conhecia.
*_LIKES_* 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻❤️🕊🕊🕊🕊✌🏻
*_SOLIDARIEDADE COM A POPULAÇÃO DO RS!_* 😢
*Isso lamentavelmente acontece pelo menos há meio século - de que eu tenho conhecimento. Sou médica: já na faculdade eu prescrevia o **_nome farmacológico_** (não havia "genérico" na época): recusava-me. **_TODOS TEMOS DE DIZER "NÃO"!_** Do usuário final ao farmacêutico!*
Parabéns pela a reportagem muito esclarecedora
A reportagem poderia agora explorar o MERCADO DOS ARTIGOS CIENTIFICOS que validam a prescrição de medicamentos.
Parabéns pelas informações e obrigado.
Ótimo conteúdo, Amanda.
Dor no ombro. Fui ao médico. Receita na mão pra fazer exames. Chegando no laboratório pra marcar exames, a recepcionista já sabia tudo sobre mim com apenas o meu nome. Resumindo: os médicos têm uma rede digital em comum com os laboratórios... Não importa onde você faça os exames...
@Pedro, você nunca fez exames neste laboratório? Se não isto é grave.
Aqui em Salvador vou em uma clinica popular onde faço desde exame de laboratório até os mais complexos, e claro tem tida a minha vida lá, normal.
É uma bandidagem esse nosso país. E anda muito difícil de mudar está realidade. Triste a gente ser obrigado a se submeter a tamanha canalhice.
ESSE E O MODELO AMERICANO Que o GADO AMA TANTO ! ! !
Vc não viu a mesma reportagem que a gente então, pq foi claro em dizer que isso acontece em todos os países, e que alguns países tiveram que implementar medidas pra mitigar, como o estado de minas gerais tbm imitou...
Isso é culpa do sistema politico capitalista, e exemplos como esses acontecem em várias áres em vários países.
@@GizmoMaxx Eu prefiro o modelo de cuba.
obrigado??? em saude, a unica coisa que te obrigaram foi ser cobaia de vachina
E qual é o modelo que os jegues gostam?@@GizmoMaxx
Volto aqui para elogiar a matéria. Agora, como pacientes e consumidores, devemos decidir como vamos nos portar diante dessas informações. Eu comecei a buscar novas escolhas:
Luftal referência 54 reais - luftal genérico 7 reais.
Fora o tempo que os pacientes que estão no consultório perdem esperando o representante comercial sair do consultório.
Chocada
Excelente documentário!!!
Algum tempo atrás a minha mãe chegou com uma receita e o médico exigia não somente o tipo de laboratório, como até a rede de farmácias! Um remédio que se ela pudesse comprar de outro sairia bem mais em conta, mas o médico dizia que ela não poderia mudar pois não teria efeito.
ISSO TEM QUE SER MAIS DIVULGADO
Artigos científicos mostram que grande parte dos médicos se "atualiza" através dos representantes comerciais...
Estava aqui pensando como os médicos se atualizam atualmente...
Vc esclareceu.obrigada
Obrigada por trazer a público essa informação. Não é só no Brasil que isso se passa.
Existe uma coincidência de uma certa marca de automóvel que fica na garagem dos médicos. Sempre estão com o mesmo modelo, novinho...
Pô,mas vc tem acesso a garagem dos médicos pra pesquisar o modelo dos carros deles? kkkk Aí vc já virou um investigador rss
@@vanyrmagal6076 Que tal você observar? Não me critique se não faz isso.
Qual carro?
Encantada com essa entrevista!
Mt novidade p mim.
Obrigada!
Ótima reportagem! Parabéns!
Ótima informação. Agradecida.. Só faltava essa.
21.000 pessoas ganham na média 11.000 = 231 milhões de reais. As farmacêuticas nao investem nem 1% disso em inovação de ponta (no Brasil)
Isso sempre aconteceu. Lembro qdo ia a consultórios, os representantes furavam a fila do consultório e demoravam horas conversando com o médico. Nas farmácias o CRM do carimbo na receita...era anotado. Eu duvido que o médico não seja bonificado.
Parabéns pelo ótimo trabalho
Que ótima entrevista ! Parabéns !
Não tem como balconista de farmácia controlar médico. Esse trabalho é feito pelos laboratórios, nos consultorios médicos, por seus representantes. Eles fazem um trabalho dde convencimento; ninguém sabe até que ponto vão as sugestões.
obrigada pela tao importante materia!
Há alguns anos fui a um ortopedista com uma dor no joelho. Ele com um discurso persuasivo, disse para melhorar, precisava comprar uma marca específica de remédio para que realmente pudesse fazer efeito e foi mais longe: disse que eu precisava fazer natação em uma academia específica e não era para fazer pilates porque não adiantaria! Resultado: não comprei remédio, nem fiz natação. Fiz pilates e em um mês meu joelho estava bom!
Sim, essa tipo de "médicos" investem é no adoecimento para vender mais remédios! Se tiver do genérico não compro o de marca, mas há algo errado as farmácias estão empurrando remédio de marca com o mesmo preço do genérico, matemática estranha.
Eu faço natação peso 56 kilos , corro, caminho, faço pilates e estou ótima aos 63 anos. ❤
E mais trabalhei em Brasília da década de 1980, e aos domingos gos as pessoas se concentram nos Clubes, e no meu Grupo eu tinha uma amiga que era Chefe da Central de Medicamentos, e ela comentou comigo, sobre esse procedimento no Congresso, e que ela não dava nem um ASS para seus filhos, só homeopatia.😊
Fiz um curso de homeopatia e me ajuda muito a cuidar da minha saúde, observar melhor meu corpo, minha alimentação, etc, evitar doenças.
Eu tenho medo de remédio não sei se está me fazendo bem ou me matando
Os remédios não me curaram só apareceram mais doenças
Também tenho uma amiga farmacêutica que evita ao máximo usar remédios.
A máfia do colarinho branco existe e não é de hoje. Já presenciei, em ambulatório, o representante de laboratório oferecer férias no Caribe, no fim de ano, em troca da comercialização desse e daquele remédio do tal laboratório.
😢Não bastasse a mercantilização dos cursos de formação, consultas caríssimas e a baixa qualidade nos consultórios, tem essas relações covardes com o doente em nome da ganância. Tristes tempos os nossos...😢
Toledo , exatamente, eu preciso frequentar farmácia no mínimo mensalmente, e venho dizendo que cada vez mais é tomado mais informações, o que se fazia em 10 min antes, passou a tomar meia hr de nosso tempo, e até comento com os atendentes de como está cada vez mais burocrática a compra de remédios, especialmente os de uso contínuo e receita retida... agora está fazendo todo sentido.
E eu prefiro ir presencialmente pq SEMPRE melhora o preço na insistência da negociação... se vc fez uma pesquisa prévia online.