Salve Jojo Jack. Pinta o Top de dourado que fica show. Recomento usar uma pintura prata de fundo e depois aplicar um verniz com tinta dourada para dar profundidade na pintura. Fica show! Abraços.
@@JojoJack Na verdade o friso sempre vai antes da pintura e nunca depois, no caso isola ele com fita, faz a pintura do topo e depois fundo. Depois de remover a fita onde ficar manchado passa uma lamina raspando o binding, depois disso o verniz vai em tudo, madeira e binding.
Uma opção é tingir na cor tabaco, eu fiz na minha guitarra de 7 cordas, é escuro e transparece um pouco da madeira se lixar. Mas, foi um tingidor que comprei em uma loja de luthieria, não lembro qual, fazem muitos anos, ele é quase preto, porém, sem os tons acinzentados que contrastariam com o preto da guitarra. Mas parece complicada essa situação aí, o certo seria fazer a pintura completa mesmo.
o preto não é sujeira da lixa de ferro? ou era uma lâmina de madeira no top? seu comentário no final faz sentido. Talvez eles façam o acabamento nos instrumentos e pintam os que ficaram piores...
Faz sentido o que você falou sobre a pintura translúcida ou sólida. Eu acho que o que você encontrou aí foi a folha de madeira ficando fina demais por ter tirado muita madeira e achou umas manchas de cola que penetraram nessa folha. Eu passei por isso em um corpo, também de Les Paul, mas a folha era tão fina que só com lixa 180 (ou 150, não lembro), gastou a folha e abriu um buraco feio e em outros pontos, encontrei manchas de cola. A folha quando foi colada, chupou a cola e manchou. É só uma hipótese, ok? abraço
Essa massa provavelmente é o que chamam de "grain filler". É uma massa que preenche os veios da madeira pra nivelar ela. Se não fizer esse processo, as marcas dos veios vão aparecer na tinta, mesmo sendo preto. E é mais barato do que lixar a tinta/verniz até nivelar.
Jojo , esse acabamento manchado é pq isso é uma lamina de maple , embaixo é uma madeira qualquer. o fundo é poliester , lixa até remover essa lamina , com uma lixadeira profissional, como o tampo é abaulado e a madeira tem 3 ou 4 partes , essa lamina é colocada pra não dar degrau na pintura , no caso preta ! abraço
Esse acabamento provavelmente é uma folha laminada de madeira que é colada na superfície do instrumento. Quando foi usada a lixa mais grossa a folha foi desgastada e aparece a cor da madeira de baixo.
Uma solução legal seria pintar de vermelho vibrante - tipo um red fiesta. Uma das últimas les pauls que o Slash lançou é toda vermelha - aquela do álbum 4. Fica lindo demais.
Opa jota! Da uma escurecida com betume e mete oleo dinamarques....se vc for fazer o surnburst eu faria um derivando de preto ou marrom ... ai vc consegui dar uma matada naquelas manchas.... Ou ja pensou na possibilidade de usar a tinta solida PU a base da agua? Ai se fosse minha ja tentava fazer um lance com sparkle... topo branco gelo e restante preto... ou uma vor tipo um vinho...
Em cima do betume não vai nada, mas pode ser uma ideia... Sunburst eu já tenho a outra LP, não vou fazer nessa. Vinho eu pensei (é uma das opções escuras que estou considerando).
Eu faria um sunburst mesmo, e aí ficaria meio punk com as manchas e é isso aí! Aliás, que bom que o tampo é grosso, se fosse um laminado já tinha ido pro vinagre.
Ja pintei varias dessas replicas,elas tem uma lâmina de madeira na parte de trás e no top,para tampar as emendas, isso ai e uma lâmina que voce foi afinando ela no lixar, problema e se essa lâmina estiver muito fina como apareceu no vídeo, quando usar corante a base d'água vai dar bolha nessa lâmina,e melhor tirar toda essa lâmina,a madeira de baixo deve ser basswood
@@JojoJack então será que não passaram a massa para impedir que isso contamine a tinta de alguma forma? Às vezes tinha um lote com esse problema, ou é um procedimento padrão quando isso acontece
Deu mole , o ideal era simular um raspilho pegando uma serra e a arqueando na parte lisa ( sem as serrilhas) com os 2 polegares sempre no sentido do veio, o que inclusive muitas vezes preserva a lixagem original , e que no máximo se vá dar acabamento com lixa 600 e bombril para preparar o novo acabamento ....assim você poupa muito tempo e a qualidade do trabalho é mais garantido.
Não irmão , sai é tudo , a tinta e a seladora. A grande vantagem além da rapidez de tirar as camadas é a de preservar quase todo o trabalho de lixas ( e que você os faça tudo novamente ) , no final só resta uma eventual lixagem nos cantinhos onde não pegou bem o raspillho ( nessas serrinhas fininhas , na parte lisa) e uma leve passagem da 600 e bombril . Nos próximos projetos experimente isso . Parabéns pelo vídeo e essa guita vai ficar excelente !!!
Dá pra tentar diminuir manchas escuras de contaminação, fungos, oxidação por suor etc. O mesmo processo de clareamento de pelos- água oxigenada+amônia+sol É bom testar a proporção mais leve para nao deixar mais claro que o resto em volta, costuma clarear até os veios do maple! Faz o teste em alguma madeira tipo pinus antes pra ensaiar o tempo de exposição ao sol...
Fala Jota, seguinte, acho que não vai rolar uma cobertura translúcida, afinal de contas, os defeitos JÁ aparecem mais do que os veios da madeira, quanto mais evidenciar os veios, mais vai evidenciar os defeitos, é uma sinuca de bico. Algo me diz que você vai ser obrigado a pintar a LP ( que pena, adoro guitarras que evidenciam a madeira) Abraço
Fala J! Eu tenho uma guita que quero repintar, tem muitas marcas, mas, não queria que parecesse uma pintura nova, afinal a guita já é bem antiga, o maple do braço está bem amarelado já, quase marrom em uns pontos, você teria uma dica do que eu poderia usar para fazer uma cor que ficasse com aparência velha? Eu gosto do surf green ou um branco creme mais amarelado.
fala jota, essa LP com certeza tinha um laminado de madeira cobrindo o top, e é mais normal do que parece. até a fender faz isso com as guitarras mexicanas para cobrir as emendas. provavelmente pra cores sólidas eles botam uma lâmina mais "normal", sem muitos detalhes, só pra cobrir as emendas msm. já p cores translucidas, usam uma lâmina de flamed maple.
Te uma lamina bem fina ai e voce lixou ela ate chegar na madeira de baixo. eles fazem isso para dar a impressao de ser peça unica em instrumentos com acabamento transparente. essa lamina tem em media 0.5 mm no maximo.
Fala Jota, firmão? Bro, esse tampo não é uma única peça, o comum é ser 3 peças coladas lateralmente com um veneer (lâmina de madeira) por cima, essas manchas pvvt apareceram depois que você lixou até chegar na madeira debaixo da madeira do veneer, por mais que você ache estranho, isso evita que as linhas da colagem apareçam depois da pintura, a tinta costuma entranhar entre as partes da madeira e fazer um pequeno vinco.
Não tinha veneer não... Ainda dá pra ver os poucos veios da madeira. Eles cobriram com alguma coisa tipo massa ou uma seladora grossa esquisita semi-transparente (ou então, num lance de acaso absurdo, os problemas estavam todos pouco abaixo do topo e apareceram quando lixei - mas duvido muito).
@@JojoJack Pelo vídeo parecia um veneer, mas o vídeo gravado tem suas limitações. Eu evitaria um acabamento translúcido ou então então colaria um veneer (já que não tem).
Lixa 40 é muito grossa ... Deuxa muita marca quando pega na madeira. Você usou gel solvente e atacou o binding? Tem um tiratinta ecológico, nunca usei em binding mas não daria pra isolar ?? Tentou usar soprador pra "quebrar" a tinta/verniz? Pra testar saber se é nitro, poliester ou P.U. pode usar um pouco de thiner forte num ponto escondido, a base e o acabamento nitro é o que reage mais .
Amigo, esse tampo é feito de papelão prensado e colado uma lâmina de madeira bem fina em cima. É muito comum guitarras feitas na Coreia serem feitas assim. Olhe nas cavidades dos captadores que você vai ver o papelão marrom escuro. O que recomendo é remover todo o papelão e colocar um novo tampo de madeira.
Jota, e possibilidade de um banho de tinta nela? Fico imaginando se não seria melhor mandar uma base branca em cima dela e colocar a cor que quiser (ou a cor direto, isso depende) ao invés de usar corantes que não esconderiam completamente essas partes escuras e ficar pensando nisso posteriormente. Desconsiderando completamente a tecnicidade, knowhow e preços aqui, pensando só na estética da guitarra.
@@JojoJackO Friso é instalado sempre antes da pintura. Como ele é de plástico e a tinta não adere muito nele, basta você raspar a tinta com uma lâmina. Você pode colar um pedaço de madeira na lâmina deixando somente o comprimento do friso exposto. Assim vc não raspa por acidente a pintura.
Poxa, Jota, quanto mais rixa mais coisa aparece, parece assombração! Definitivamente esse tampo não funciona com tintas translúcidas, os chineses estavam certos. Você vai ter que escolher, jogar uma tinta escura ou conviver com as imperfeições da madeira a mostra. Pessoalmente eu ficaria com a segunda opção, acho bonito uma Les Paul clara, mas a primeira hipótese também serve, com uma tinta cinza combinando com o resto do corpo preto...
@@JojoJack Falando em guitarra cinza, Jota, você viu a Tagima T-60? É o corpo da T-61 cinza e três singles, uma combinação bem interessante. Você podia dar uma opinião para nós, afinal nesse modelo você já trabalhou bastante...
Isso me parece que você lixou a folha de maple (veneer) que havia no tampo e está vendo a madeira do corpo, provavelmente múltiplas peças de coloração e grão distintas.
Essas guitarras não tem tampo, elas tem uma folha fininha por cima do tampo, simulando uma madeira!! Até às Epiphone standart são assim!! Costuma colocar uma folha fininha na parte nas costas tbm pra tampar as emendas e simular uma madeira inteiriça!
Putz, eu acho que isso eh o santana chinês. Quando o china copiou o santana, eles compraram uns carros do brasil e copiaram. Naquele lote, o bloco do motor tinha um furo feito para resolver uma trinca de fundição em todos os carros. Logo, todo santana chines tem um furo na mesma posição no bloco do motor. A gibson original provavelmente tinha alguma marca nessa posição coberta com a massaroca e depois pintado, ai o china faz a guitarra, faz a marca, faz a massaroca e pinta. 😂😂😂😂😂😂😂 Sugestão: as les paul da seven tem uma lamina impressa de flamed Maple colado por cima do tampo e depois recebe o verniz, pq não tenta esse processo?
@@kelvinklauck O roxo que comprei aqui é bem forte... mas quando chega na madeira, perde a força... kkkkkkk Mas isso foi em outra madeira, devo testar de novo...
Pra que falar mal da guita só porque é chinesa, será que a original nao faz da mesma forma e esconde ``defeitos`` de pintura nas camadas inferiores? . Sua guita ficou linda em madeira natural, quem sabe um verniz fosco ficaria ótimo.
Nunca falo mal de algo só por ser chinês ou brasileiro ou seja lá de onde for. Aliás, falei mais que é estranho do que ruim (embora tenha algumas coisas ruins, fazer o quê?...). Mas a história vai longe. Nesse momento, está bem complicado!
Salve Jojo Jack. Pinta o Top de dourado que fica show. Recomento usar uma pintura prata de fundo e depois aplicar um verniz com tinta dourada para dar profundidade na pintura. Fica show! Abraços.
O problema é o friso lateral (binding). Se eu pintar - depois dele estar instalado, como está - fica feio.
@@JojoJack Na verdade o friso sempre vai antes da pintura e nunca depois, no caso isola ele com fita, faz a pintura do topo e depois fundo. Depois de remover a fita onde ficar manchado passa uma lamina raspando o binding, depois disso o verniz vai em tudo, madeira e binding.
Uma opção é tingir na cor tabaco, eu fiz na minha guitarra de 7 cordas, é escuro e transparece um pouco da madeira se lixar. Mas, foi um tingidor que comprei em uma loja de luthieria, não lembro qual, fazem muitos anos, ele é quase preto, porém, sem os tons acinzentados que contrastariam com o preto da guitarra. Mas parece complicada essa situação aí, o certo seria fazer a pintura completa mesmo.
Pois é... sobraram poucas opções.
o preto não é sujeira da lixa de ferro? ou era uma lâmina de madeira no top? seu comentário no final faz sentido. Talvez eles façam o acabamento nos instrumentos e pintam os que ficaram piores...
Não é sujeira, nem lâmina... é da madeira mesmo...
Se fizer uma goldtop fica maneiro com a parte de trás em preto.
Gold top com ferragens douradas eu acho um pouco dourado demais...
Faz sentido o que você falou sobre a pintura translúcida ou sólida.
Eu acho que o que você encontrou aí foi a folha de madeira ficando fina demais por ter tirado muita madeira e achou umas manchas de cola que penetraram nessa folha.
Eu passei por isso em um corpo, também de Les Paul, mas a folha era tão fina que só com lixa 180 (ou 150, não lembro), gastou a folha e abriu um buraco feio e em outros pontos, encontrei manchas de cola.
A folha quando foi colada, chupou a cola e manchou.
É só uma hipótese, ok?
abraço
Nessa não tinha lâmina... No próximo vídeo vai ficar bem claro isso.
Essa massa provavelmente é o que chamam de "grain filler". É uma massa que preenche os veios da madeira pra nivelar ela. Se não fizer esse processo, as marcas dos veios vão aparecer na tinta, mesmo sendo preto. E é mais barato do que lixar a tinta/verniz até nivelar.
Deve ser por aí mesmo.
Jojo , esse acabamento manchado é pq isso é uma lamina de maple , embaixo é uma madeira qualquer. o fundo é poliester , lixa até remover essa lamina , com uma lixadeira profissional, como o tampo é abaulado e a madeira tem 3 ou 4 partes , essa lamina é colocada pra não dar degrau na pintura , no caso preta ! abraço
Essa não tem lâmina...
Esse acabamento provavelmente é uma folha laminada de madeira que é colada na superfície do instrumento. Quando foi usada a lixa mais grossa a folha foi desgastada e aparece a cor da madeira de baixo.
Sim, é comum, mas não foi o caso.
Uma solução legal seria pintar de vermelho vibrante - tipo um red fiesta. Uma das últimas les pauls que o Slash lançou é toda vermelha - aquela do álbum 4. Fica lindo demais.
Pensei numa cor mais fechada...
Opa jota! Da uma escurecida com betume e mete oleo dinamarques....se vc for fazer o surnburst eu faria um derivando de preto ou marrom ... ai vc consegui dar uma matada naquelas manchas....
Ou ja pensou na possibilidade de usar a tinta solida PU a base da agua? Ai se fosse minha ja tentava fazer um lance com sparkle... topo branco gelo e restante preto... ou uma vor tipo um vinho...
Em cima do betume não vai nada, mas pode ser uma ideia...
Sunburst eu já tenho a outra LP, não vou fazer nessa.
Vinho eu pensei (é uma das opções escuras que estou considerando).
Eu faria um sunburst mesmo, e aí ficaria meio punk com as manchas e é isso aí!
Aliás, que bom que o tampo é grosso, se fosse um laminado já tinha ido pro vinagre.
No fim, nem é tampo... acho que é madeira do corpo direto mesmo, sem veneer nem tampo... kkkkk
Ja pintei varias dessas replicas,elas tem uma lâmina de madeira na parte de trás e no top,para tampar as emendas, isso ai e uma lâmina que voce foi afinando ela no lixar, problema e se essa lâmina estiver muito fina como apareceu no vídeo, quando usar corante a base d'água vai dar bolha nessa lâmina,e melhor tirar toda essa lâmina,a madeira de baixo deve ser basswood
A epiphone chinesa também segue o mesmo tipo de construção,com essas lâminas
Sim, muitas tem. Mas nesse caso, não tem lâmina...
pelo menos o acabamento da guitarra bem resistente das chibson eu acho tem bastante qualidade a madeira sua guitarra
Não creio... deve uma madeira resistente só.
Vamos juntos J!
tmj
Parece aquelas manchas que aparecem quando a madeira tem contato constante com água
Isso mesmo.
@@JojoJack então será que não passaram a massa para impedir que isso contamine a tinta de alguma forma? Às vezes tinha um lote com esse problema, ou é um procedimento padrão quando isso acontece
@@LucasAndrade1996 Acho que é uma coisa padrão mesmo.
Deu mole , o ideal era simular um raspilho pegando uma serra e a arqueando na parte lisa ( sem as serrilhas) com os 2 polegares sempre no sentido do veio, o que inclusive muitas vezes preserva a lixagem original , e que no máximo se vá dar acabamento com lixa 600 e bombril para preparar o novo acabamento ....assim você poupa muito tempo e a qualidade do trabalho é mais garantido.
Você fala sem tirar a seladora, só a tinta, né?
É, de fato, teria sido bem mais fácil.
Mas eu não sabia o que tinha por baixo...
Não irmão , sai é tudo , a tinta e a seladora. A grande vantagem além da rapidez de tirar as camadas é a de preservar quase todo o trabalho de lixas ( e que você os faça tudo novamente ) , no final só resta uma eventual lixagem nos cantinhos onde não pegou bem o raspillho ( nessas serrinhas fininhas , na parte lisa) e uma leve passagem da 600 e bombril .
Nos próximos projetos experimente isso .
Parabéns pelo vídeo e essa guita vai ficar excelente !!!
@@erich191 Valeu!
top
Dá pra tentar diminuir manchas escuras de contaminação, fungos, oxidação por suor etc.
O mesmo processo de clareamento de pelos- água oxigenada+amônia+sol
É bom testar a proporção mais leve para nao deixar mais claro que o resto em volta, costuma clarear até os veios do maple!
Faz o teste em alguma madeira tipo pinus antes pra ensaiar o tempo de exposição ao sol...
O problema agora é a mistura de coisas por cima... mas valeu a dica.
Fala Jota, seguinte, acho que não vai rolar uma cobertura translúcida, afinal de contas, os defeitos JÁ aparecem mais do que os veios da madeira, quanto mais evidenciar os veios, mais vai evidenciar os defeitos, é uma sinuca de bico.
Algo me diz que você vai ser obrigado a pintar a LP ( que pena, adoro guitarras que evidenciam a madeira)
Abraço
É só usar uma cor escura que disfarça...
Fala J! Eu tenho uma guita que quero repintar, tem muitas marcas, mas, não queria que parecesse uma pintura nova, afinal a guita já é bem antiga, o maple do braço está bem amarelado já, quase marrom em uns pontos, você teria uma dica do que eu poderia usar para fazer uma cor que ficasse com aparência velha? Eu gosto do surf green ou um branco creme mais amarelado.
Esse "creme" (em inglês usa-se falar "vintage white") é bem a cara de uma guitarra que foi branca e amarelou...
fala jota, essa LP com certeza tinha um laminado de madeira cobrindo o top, e é mais normal do que parece. até a fender faz isso com as guitarras mexicanas para cobrir as emendas.
provavelmente pra cores sólidas eles botam uma lâmina mais "normal", sem muitos detalhes, só pra cobrir as emendas msm.
já p cores translucidas, usam uma lâmina de flamed maple.
então quanto mais você lixar, mais essa lâmina vai sumindo e vc conseguirá ver a madeira original.
Não era lâmina. Ainda dá pra ver os poucos veios que tinha... os problemas estavam "cobertos" de alguma maneira.
Te uma lamina bem fina ai e voce lixou ela ate chegar na madeira de baixo. eles fazem isso para dar a impressao de ser peça unica em instrumentos com acabamento transparente. essa lamina tem em media 0.5 mm no maximo.
Não era lâmina. Ainda dá pra ver os poucos veios que tinha... os problemas estavam "cobertos" de alguma maneira.
Fala Jota, firmão?
Bro, esse tampo não é uma única peça, o comum é ser 3 peças coladas lateralmente com um veneer (lâmina de madeira) por cima, essas manchas pvvt apareceram depois que você lixou até chegar na madeira debaixo da madeira do veneer, por mais que você ache estranho, isso evita que as linhas da colagem apareçam depois da pintura, a tinta costuma entranhar entre as partes da madeira e fazer um pequeno vinco.
Não tinha veneer não... Ainda dá pra ver os poucos veios da madeira. Eles cobriram com alguma coisa tipo massa ou uma seladora grossa esquisita semi-transparente (ou então, num lance de acaso absurdo, os problemas estavam todos pouco abaixo do topo e apareceram quando lixei - mas duvido muito).
@@JojoJack Pelo vídeo parecia um veneer, mas o vídeo gravado tem suas limitações. Eu evitaria um acabamento translúcido ou então então colaria um veneer (já que não tem).
Vejo muita gente retirando tinta PU com soprador térmico. Digamos que é como um plástico, sai facilmente.
A tinta já foi embora há muito tempo... o que sobrou aqui é mais massa e seladora.
Lixa 40 é muito grossa ... Deuxa muita marca quando pega na madeira.
Você usou gel solvente e atacou o binding? Tem um tiratinta ecológico, nunca usei em binding mas não daria pra isolar ??
Tentou usar soprador pra "quebrar" a tinta/verniz?
Pra testar saber se é nitro, poliester ou P.U. pode usar um pouco de thiner forte num ponto escondido, a base e o acabamento nitro é o que reage mais .
Não tive alternativa... tive que usar 40 (e, mesmo assim, a cobertura é dificílima de tirar!).
Sim, o gel atacou o binding.
Soprador não tenho.
Valeu!
Amigo, esse tampo é feito de papelão prensado e colado uma lâmina de madeira bem fina em cima. É muito comum guitarras feitas na Coreia serem feitas assim. Olhe nas cavidades dos captadores que você vai ver o papelão marrom escuro. O que recomendo é remover todo o papelão e colocar um novo tampo de madeira.
Sim, tem muitas guitarras assim. Mas nesse caso não tinha isso...
@@JojoJack então você teve muita sorte mesmo rsrsrs. Fica muito mais fácil o reparo.
Pinta de Red Candy Apple e acabe com o sofrimento. kkkkkkkkk
O problema é que eu já tenho guitarras vermelhas... Estou querendo algo diferente.
@@JojoJack entendo. É que sou fã demais desta cor.
@@Pablo_CWB Sim, é bem legal.
faz um tampo laminado em padrão espelhado
Se não tivesse binding seria uma opção. Com ele, fica bem complicado...
Se ainda quiser que a madeira fique aparente, a solução seria colar um lâmina, mas aí sobraria a questão do biding para resolver.
Pois é...
Eu acho que isso eh um veneer... eh soh um filete de madeira nesse top... e ao lixar passou dele e chwgou na madeira de baixo
Nesse caso, não. Vou mostrar no próximo vídeo.
A massa é grain filler. Tinge ela de 'indigo blue'
Jota, e possibilidade de um banho de tinta nela? Fico imaginando se não seria melhor mandar uma base branca em cima dela e colocar a cor que quiser (ou a cor direto, isso depende) ao invés de usar corantes que não esconderiam completamente essas partes escuras e ficar pensando nisso posteriormente. Desconsiderando completamente a tecnicidade, knowhow e preços aqui, pensando só na estética da guitarra.
O problema é o friso lateral (binding). Se eu pintar - depois dele estar instalado, como está - fica feio.
@@JojoJackO Friso é instalado sempre antes da pintura. Como ele é de plástico e a tinta não adere muito nele, basta você raspar a tinta com uma lâmina. Você pode colar um pedaço de madeira na lâmina deixando somente o comprimento do friso exposto. Assim vc não raspa por acidente a pintura.
@@polacoau06 Eu já fiz isso em braços, mas não curti muito...
Poxa, Jota, quanto mais rixa mais coisa aparece, parece assombração! Definitivamente esse tampo não funciona com tintas translúcidas, os chineses estavam certos. Você vai ter que escolher, jogar uma tinta escura ou conviver com as imperfeições da madeira a mostra. Pessoalmente eu ficaria com a segunda opção, acho bonito uma Les Paul clara, mas a primeira hipótese também serve, com uma tinta cinza combinando com o resto do corpo preto...
Cinza?... Putz, não curto... hehehe
Mas realmente não ficaram muitas opções boas. No próximo vídeo vou falar sobre isso, quando terminar de lixar.
@@JojoJack Falando em guitarra cinza, Jota, você viu a Tagima T-60? É o corpo da T-61 cinza e três singles, uma combinação bem interessante. Você podia dar uma opinião para nós, afinal nesse modelo você já trabalhou bastante...
Isso me parece que você lixou a folha de maple (veneer) que havia no tampo e está vendo a madeira do corpo, provavelmente múltiplas peças de coloração e grão distintas.
Nessa não tinha veneer.
Pensei o mesmo que você. Acho que matou a charada.
pinta de red wine o tampo da guitarra vai fica legal
É uma das possibilidades.
👍
E se tingir com algum corante escuro?
Sim, talvez eu faça isso.
Essas guitarras não tem tampo, elas tem uma folha fininha por cima do tampo, simulando uma madeira!! Até às Epiphone standart são assim!! Costuma colocar uma folha fininha na parte nas costas tbm pra tampar as emendas e simular uma madeira inteiriça!
Sim, tem muitas assim, mas nessa não era lâmina. Dá pra ver o mesmo desenho dos veios, só com as manchas que não apareciam antes.
Acho que dá prá usar lixadeira Jota... talvez uma Dremell (pelo menos no geralzão). Pára de sofrer meu amigo!
Eu tenho uma orbitalzinha aqui, mas essa parte da frente da Les Paul é toda torta... nada ajuda muito...
Caixote de feira foi ótimo
Mas é o que parece de perto... kkkkkkk
Jota boa tarde, o corante é anilina?
Eu uso corante base água Xadrez...
Putz, eu acho que isso eh o santana chinês. Quando o china copiou o santana, eles compraram uns carros do brasil e copiaram. Naquele lote, o bloco do motor tinha um furo feito para resolver uma trinca de fundição em todos os carros. Logo, todo santana chines tem um furo na mesma posição no bloco do motor. A gibson original provavelmente tinha alguma marca nessa posição coberta com a massaroca e depois pintado, ai o china faz a guitarra, faz a marca, faz a massaroca e pinta. 😂😂😂😂😂😂😂 Sugestão: as les paul da seven tem uma lamina impressa de flamed Maple colado por cima do tampo e depois recebe o verniz, pq não tenta esse processo?
Por causa do binding... fica tudo mais difícil com ele...
Já mete um spray dourado e faz uma gold top 😎
O problema de pintar é não fica legal no binding (friso lateral)...
Cara tô nessa epopéia da lixa no tampo. Parece q não tem fim
Dependendo do acabamento é bem chato
@@JojoJack cara desisti, vou passar massa pra nivelar, primer e pintar tudo de preto.
@@lucasfonsecagomes4691 É, fica mais fácil...
Mais uma vez digo verde militar, ou roxo escuro
Pensei no roxo; acho que fica bom com dourado. O problema é que não consegui chegar num roxo forte o bastante aqui... talvez eu tente outra vez.
@@JojoJack cara, corante preto de comida geralmente é um roxo super forte, tenta diluir com alcool e testa
@@kelvinklauck O roxo que comprei aqui é bem forte... mas quando chega na madeira, perde a força... kkkkkkk
Mas isso foi em outra madeira, devo testar de novo...
Não é massa, é folha de madeira
É comum, mas nesse caso, não.
Pode ser que essa sujeira seja da cola da emenda.
Cola preta?
Pra que falar mal da guita só porque é chinesa, será que a original nao faz da mesma forma e esconde ``defeitos`` de pintura nas camadas inferiores? . Sua guita ficou linda em madeira natural, quem sabe um verniz fosco ficaria ótimo.
Nunca falo mal de algo só por ser chinês ou brasileiro ou seja lá de onde for. Aliás, falei mais que é estranho do que ruim (embora tenha algumas coisas ruins, fazer o quê?...).
Mas a história vai longe. Nesse momento, está bem complicado!
@@JojoJack Esta certo, vai longe mesmo e vamos acompanhar.
Parece fórmica, aqueles laminados de móveis
Mas nesse caso não é
Usa clateador para madeira , sal azedo
Sal azedo? Nunca ouvi falar... Vou me informar