Legal. Quando Adolescente meu IMC era de 25 a 26,na faculdade e inicio da carreira chegou a 29 a 31,mas agora com quase 8 anos de atividade física, eu cheguei a baixar pra 28. Realmente tem que ser cuidadoso e ajuda muito ficar de olho nas dores e saber desenvolver uma alimentação mais saudavel. Eu nunca tive diabetes e nem cheguei muito perto,mas é um trabalho continuo.
Existe um paradoxo! MTS mulheres sonham em ser mãe e não conseguem,enquanto pessoas q não fazem nada para ter uma gravidez saudável engravidam ano após ano 😵
A culpa não é só da indústria, mas de cada indivíduo. Você sabe que aquela alimentação não é saudável e mesmo assim leva pra dentro de casa, vive comendo comidas gordurosas e tem uma vida sedentária a culpa é sua.
@@antoniopcsilva O indivíduo é realmente a causa, tipo aquele que não se informa e acha que alimentos "gordurosos" engordam, sendo que um BIS (do slogan) é 50% de açúcar e 50% gordura hidrogenada, a verdadeira fórmula de engorda. Um bife é gorduroso, por sua vez, é comida gordurosa e não faz mal nem engorda.
@@antoniopcsilva vc não pode ser simplista assim. O ambiente alimentar deve ser considerado. A nossa sociedade é obesogênica. Vá a um shopping, a maioria dos restaurantes é de fast food, q é uma comida mais barata do q a saudável. São poucos os restaurantes de comida saudável, com saladas e self service. E esses são caros. Minha infância foi comendo pingo de ouro da cantina do colégio, q oferecia os melhores salgados fritos. Então alimentação não é exatamente uma escolha consciente. A gente é produto do meio, já ouviu essa frase? Culpar o indivíduo por sua obesidade é muito hipócrita, quando vc desconsidera todos os fatores por trás de uma SOCIEDADE obesa e doente. Assista aos vídeos do Dr David Lustig, professor de Harvard.
Sinceramente, Drauzio Varella da aula de como entender o que você realmente precisa fazer na sua vida... Parabéns Drauzio! Sempre muito bom escutar suas inteligentes análises!
Um dos grandes problemas do sobrepeso e da obesidade é a falta de investimentos em espaços públicos de qualidade (praças, parques, ruas de lazer, etc.) Com políticas públicas de qualidade nesse setor, as pessoas tendem a se motivar mais a praticarem uma modalidade esportiva e aumentarem o seu nível de atividade física. Portanto, converse com os políticos da sua região para investir nesses espaços públicos. Vamos nessa!
@@Enxamedeesfinge. Vejo muito isso na minha prática profissional. Os locais onde investimento de espaços públicos de qualidade induziram uma maior motivação para manter a atividade física. Abraço!
Mas tb não só isso, a pessoa precisa querer, a falta de vontade aliada com a tecnologia q faz a pessoa fazer tudo sem se levantar da cadeira, ajuda ao ganho de peso.
Sempreguiça Na minha cidade, todas as academias comunitárias a céu aberto viram parques infantis e, por serem utilizadas de maneira incorreta, acabam estragando em pouco tempo.
Realmente!!! Aqui na minha cidade tem diversas academias ao ar livre, no começo fazia um sucesso e tanto, mas conforme o tempo foi passando, os aparelhos quebraram, a chuva enferrujou, pintura estragada, e se tornou uma academia fantasma. Tenho certeza que se a prefeitura cuidasse as pessoas iriam frequentar.
concordo que o problema é a informação, as pessoas não tem noção de como a dieta atual é prejudicial a saúde. A preocupação atual é com a saciacao e os alimentos atuais fazem isso de maneira exemplar, um pacote de biscoito, um pao francês matam a fome justamente por terem muitas calorias embutidas que sao de rapidamente absorvidas pelo organismo. é necessário adicionar qualidade na dieta com frutas e legumes e carboidratos de qualidade como arroz,feijao,mandioca e batata doce e muitos outros
O problema da obesidade no Brasil é claro. Assim como tantos outros problemas, a educação é a chave pra gente mudar esse cenário atual. Com educação sobre alimentação e nutrição nas escolas, comunidades, as pessoas terão mais autonomia de escolha e, com isso, terão consciência que os alimentos saudáveis irão trazer benefícios a sua saúde. O sistema educacional é a chave pra diversos problemas, inclusive pra obesidade/sobrepeso.
Jessica, infelizmente a educação não será suficiente e talvez nem seja a medida mais efetiva. Para dar um exemplo, todos os médicos sabem de como o uso abusivo de álcool e outras drogas, inclusive o cigarro, é danoso à saúde, mas mesmo assim a classe médica é uma das que tem mais problemas com drogas. Obviamente não é por falta de informação.
Entendo Matheus, mas aí a gente parte para a livre escolha da pessoa. Eu por exemplo, sei o quanto é danoso o uso de drogas, mas caso eu queira usar é uma escolha minha por que eu quis. Mas mesmo assim estamos falando de pessoas com acesso a informação, ainda continuo achando que a informação é a chave para a diminuição de vários problemas do país
A indústria está tão preocupada em esclarecer a população, que até hj a rotulagem de advertência não foi aprovada, até hj os doces estão nas prateleiras mais baixas para as crianças, até hoje querem suprimir o T de transgênico das embalagens. Colocam vários nomes diferentes para o açúcar nos ingredientes. Nossa, que "preocupação" em informar a população, hein?
Drauzio faz O sistema, falando sobre os tratamentos que o SUS oferece, como nutricionista, fisiterapia, psicólogos e se os atendimentos são rápidos, se tem profissionais o suficiente para atender essas demandas.✌
Até que enfim alguém tb entendeu a proposta do Dr Dráuzio. Já mostrei alguns vídeos para umas pessoas e disseram que isso era para autopromoção do Dr Dráuzio.
Acho irônico gente que nunca fez porra nenhuma pela sociedade criticar o Drauzio e o trabalho super sério que ele desenvolve. Ele tem todo direito de se promover, merece. Sou mt fã, já li todos os livros. Se pelo menos 10% dos brasileiros fossem como o Drauzio esse país seria melhor. Mas ele é 1 em 1 milhão.
VC É O CARA. ver cada vídeo dessa série chamada O sistema só me dá esperanças de que por mais que a tempestade seja ruim, o sol abrirá.. e dias melhores virão. admiro muito seu trabalho pois me inspira para um dia ser médico e quem sabe poder ter 1% desse carisma e prestígio que vc consegue cativar em cada paciente que vc atende, independente das circunstancias. você expõe reflexões acerca da medicina nos vídeos que são, e continuarão sendo problemas da minha geração e gerações futuras. obrigado pelo ótimo trabalho
Amo seu canal Drauzio... Assisto todos os dias. Quem dera mais médicos tivessem essa preocupação em trazer tanta informação para nós como vc trás nesse mundo cheio de mentiras e desinformação. Sorte termos vc! 👏🙏 Obrigada de coração! 👏🙏
Por favor, continue com esse quadro. Eu me inscrevi no canal, amei as informações de alta relevância pública. Gostaria também que a questão do agrotóxico fosse abordado aqui, doação de órgãos, etc.
Excelente vídeo! Muito bom Dr Dráuzio De um ano pra cá consigo ver o quanto comi errado a vida toda, e associado à vida sedentária. Re-educação alimentar e atividade física é a melhor coisa que podemos dar ao nosso corpo! A dificuldade está em abandonar o que conhecemos como "normal/comum" no dia a dia e deixar de comprar coisas prontas em pacotes e latas. Comam coisas vivas (não necessariamente carne todo dia, mas nutrientes de vegetais, leguminosas, sementes/nozes) não processadas No começo não será bom de tão saturado que o paladar fica com excesso de sódio e açucar. Mas os resultados são pra vida toda ;) Longevidade começa na alimentação
Dr Dráuzio, estou adorando os videos curtos sobre diversos o assuntos sobre a saúde. Eu me preocupo demais com a saúde do próximo, 2019 eu entrarei no curso de.Nutrição, meu sonho para cuidar dos brasileiros. Obrigada Dr.
Fazendo parte de uma família com problemas de peso, vejo que é muito difícil fazer uma mudança. A tendências das pessoas é continuar fazendo o que sempre fizeram. E quando se tenta fazer diferente, a maioria das pessoas se sente ofendida ou reclama de radicalismo. No final, as coisas não mudam muito. Talvez mais iniciativas como essa série tragam algum esclarecimento. Parabéns pela iniciativa!!!
EXCELENTE qualidade técnica, assunto muito interessante e abordado com segurança, trazendo informação p/ a plataforma, parabens a equipe, parabens Drauzio
Penso que não se trate apenas da industria dos doces, mas devemos lembrar o preço dos alimentos saudáveis no Brasil, além, claro, do baixo salário dos brasileiros, o que torna muito difícil manter uma alimentação saudável. Amei a série, forte abraço!
Não acho tem gente que vai ao MEC ou burgueking come um amburgue de 30 conto pois cast fios no Brasil é caro! É são cheios esses lugares , 30 conto em uma feira é uma festa!
Depois de ver os vídeos do Drauzio Varella entrei para a academia e melhorei minha alimentação, não que eu me alimentasse mal, mas comecei a comer mais frutas.
Aqui em casa n entra, quando meu esposo compra e eu vejo eu jogo na pia,e TDS sabendo que eu faço isso nem trazem,se Tomar na rua fica na conta deles,eu n permito em casa!
Pri USA Doce é vício e, como todo vício, nem sempre é fácil de se livrar. Sem falar na quantidade enorme de propagandas por todo lugar nos instigando a comer esses alimentos. Se até o cigarro, que não tem propagandas, é um problema, imagina o açúcar que tem...
Aqui em casa evito comprar essas coisas. Fico na tentação, KKKKKKKKK mas diminui muuuuito o consumo que me sinto muito melhor hoje em dia. Na rua até me controlo mais por causa disso. Já fui de comer muita porcaria. Hj em dia já manero e muito
Quem quiser se aprofundar mais no assunto tem o documentário "Muito além do peso." do Maria farinha filmes, ali tem uma ótica muito sensível do tema obesidade na infância.
Dr. Drauzio, poderia, por favor, entrevistar o Dr. Souto, presidente da Associação Brasileira Lowcarb? Seria muito interessante ter outra perspectiva sobre esse tema à luz das evidências sobre o modelo carboidrato-insulina da sindrome metabólica.
Hj a internet está mais acessível com mais pessoas conectadas, será o problema a falta de informação? Acho q não, a maioria sabe no que exagera e sabe buscar informação. Falta mesmo é coragem p fazer o q tem q ser feito, eu mesmo tenho consciência disso. Tô com sobrepeso, sei o que fazer e ainda sim empurro com a barriga. Mudar e ser disciplinado é muito difícil p quem já está acostumado a viver na preguiça e procrastinação.
Queria que aparecesse um vírus que nos estimulasse a correr, puxar ferro, porque sabemos que é essencial para qualidade de vida e saúde mesmo, mas é difícil. Faço 40 em poucos dias, decidi que quero viver até os 100 comendo um docinho e com autonomia para limpar o próprio bumbum. A atividade física é o caminho para isso, peço força! A série O Sistema está ótima, aliá, faço tratamento psiquiátrico pelos SUS e sou extremamente bem atendida. Amo o SUS que funciona e o defendo com unhas e dentes.
Caramba sensacional! Confesso que sou leigo quando o assunto é saúde, mas a quantidade de informação que é possível retirar desses videos são imensuráveis
Dr. Dráuzio, a Dona Terezinha fez o pastelzinho dela para o Senhor? Não? Sacanagem...a Dona Teresinha é absolutamente MARAVILHOSA!!! e os seus 3 filhos e netinhos são lindos!! EU e toda a minha família amamos a Dona Teresinha e toda a família!!
Uma perspectiva que ficou pouco explorada é a restrição alimentar que atinge uma grande parcela da população por questões econômicas. Foi um viés pincelado quando falou da indústria de alimentos. Os alimentos mais acessíveis são os mais pobres de nutrientes e mais calóricos portanto mais prejudiciais à saúde.
Não é fácil lutar contra obesidade!! Hoje se tento ser alguém melhor e comer mais cuidadosamente foi após a bariátrica; depois de inúmeras tentativas de dieta eu entrei para o índice de bariatricos.
Faltam programas educacionais para as pessoas. Outro dia vi uma mãe dando um sorvete de uma rede mundial de lanchonetes para um bebê que aparentava uns seis meses. Ao alerta-la, falou que esse negócio de não dar doce é coisa de riquinho. Que pobre come o que gosta.
Perdi minha vó ano passado, por falta de informação pela clínica da família. A médica disse que ela tinha pré diabetes e que era só acertar a alimentação, mas não falou nada sobre medir a glicemia, ou seja, pela idade avançada só a alimentação não funcionou. Fora outros problemas de saúde que ela tinha e não foi explicada a gravidade. Perdemos pessoas por falta de informação, esperas prolongadas, espero que algum dia isso não seja mais uma realidade.
Gente eu nascir com problema de coração , fui operada com 5 meses e depois com 4 anos pôr causa de um queloide na minha cirurgia , já tenho 19 anos e já estou curado , mas ainda preciso de acompanhamento médico no particular , com isso todo cuidado é pouco na minha alimentação , se não volta tudo de novo , só que uma forma pior de quando eu era bebê , quando eu tinha 15 anos não parava de comer , era só sair de casa que eu queria pôr comida na boca , agora eu observo pelo horário se eu estou ou não verdadeiramente com fome ou é só gula mesmo
Quando o obeso procura ajuda para perder peso o que ele geralmente escuta dos médicos é: vai pra casa e coma moderadamente. Para um fumante que quer parar de fumar, ninguém diz: vai para casa e fume moderadamente até eliminar o vício. Há um preconceito muito grande com relação as pessoas com sobrepeso. Pensam que são preguiçosas, que comem o dia inteiro e que para emagrecerem só falta força de vontade.
Perfeito Cristiane, a gordofobia dos médicos também atrapalha muito o tratamento. Tratam a gente como se fossemos todos um bando de preguiçosos gulosos. Precisa esclarecimento, tratamento psicológico em paralelo e empatia por parte dos profissionais de saúde.
Pelo que parece, as pessoas não estão dispostas a fazer o que for preciso para melhorar, o certo era procurar uma vida saudável através de uma boa alimentação e exercícios físicos regulares e não ficar esperando a cirurgia. O que falta é uma boa campanha de saúde, para informar a população dos riscos de doenças como diabetes .
Muito fácil colocar a culpa no sus e não fazer nada. Pessoas jovens comendo sem parar e sem praticar nenhuma atividade física na minha opinião isso é um desleixo consigo. Ninguém precisa ir ao médico para saber como se cuidar todo mundo sabe o que tem que fazer para ser saudável não faz porque não tem interesse na própria saúde então terceriza e coloca na conta do sus.
Alguém ou até mesmo o Dr. Drauzio, se puder responder, fico agradecido: "Churrasco de boi sem aquela gordura faz mal, é calórico, com efeitos para acumulo de gorduras? " obrigado
Acredito que o problema é o quanto você come (frequência e tamanho da porção). Se vc come churrasco igual a uma carne grelhada não tem problema acredito eu.
Comer comida saudável e se exercitar um pouco todos os dias da muito trabalho e sai caro! Até entendo o porquê tanta gente no Brasil tá ficando obesa. Comer uma coxinha com uma lata de Coca-Cola é uma refeição mais rápida, barata e mantém a fome longe por mais tempo do que, por exemplo, comer um bom e grande sanduíche natural de atum com uma limonada suíça(batida com a casca )sem açúcar ou adoçante. Açúcar também destrói o nosso paladar e também por isso é que fica difícil largar o refrigerante, cerveja, comidas adocicadas com ketchup e outros molhos "engordiets" .
não acho que comer bem saia caro, compara o valor de um saquinho de salgadinho e um quilo de cenoura, tomate, berinjela, abobrinha, po de dar mais trabalho, mas caro não é não.
@@Jess90150 aham! Eu concordo com VC. Mas faz essa salada durar um mês, igual o pote duraria. O problema é que as pessoas não levam em conta que a maioria dos brasileiros são pobres, e é impossível sobreviver com um salário mínimo, aliando com boa alimentação e com a boa informação (da qual muitas não tem acesso) será mesmo que é viável gastar semanalmente em torno de 80 a 100 reais em sacolão ao invés de usar esse dinheiro pra comprar um pacote de macarrão que vai encher a barriga de todos por mais de uma semana?? Sinceramente, sou a favor da boa alimentação e eu pratico a alimentação saudável. Mas falar que alimentos saudáveis são mais baratos, é uma afirmação que aqui (no Brasil) não aceitarei. O maracujá, no supermercado Epa, estava 12 reais, a maçã gala, que não é aquela ruim de agrotóxico estava 10 reais. Aqui em casa? Só entra o Básico pq fica difícil manter sacolão assim.....
Assisti a um documentário que famílias tinham que escolher entre comprar sabonete ou pasta de dente, pq não tinham dinheiro. Será mesmo que essas famílias vão ter condições de comprar um alface? Sinceramente, o problema do Brasil é sistêmico. E é um absurdo, até itens básicos de higiene serem caros demais. Nesse estágio, a alimentação ficará sim, em seguundo plano.
Moro em SC e aqui a alimentação com frutas/verduras/legumes/ovos/carne branca é muito barata... Aqui em casa por exemplo, moram 3 pessoas (minha mãe, padrasto e eu), eu me cuido e faço exercicio físico diário pois ganho peso muito rápido, com isso, a alimentação de todos ficou melhor... Nós compramos o básico no mercado(arroz integral, n comemos todo dia), peito de frango(7 reais o KG em promoção), 30 ovos(6 reais), azeite de oliva (10 em promoção e usamos pouco), feijão(n comemos todo dia, n é necessário), farinha integral pois minha mãe faz pão integral caseiro aos fins de semana pra comer durante a semana, o que já economiza MUITO! Na feirinha que tem aqui, gastamos POR SEMANA pra TRÊS pessoas, 80 reais, com alface, tomate, berinjela, maçã, banana, abacate, rúcula, brócolis, couve-flor, couve-folha e mais diversos alimentos. Não acho que a alimentação saudável seja cara, nós que dificultamos as coisas! Sai até mais barato... o dinheiro que usávamos pra comprar pizza/sorvete/besteiras sem necessidade... guardamos pra ir ao cinema ou fazer outro programa em família. Como eu disse, não é caro se alimentar saudável, só não ficar comprando torradinha integral e essas coisas, isso sim é caro, substitui por uma fruta ou até mesmo ovos. O negócio é deixar uma parte do fim de semana pra se organizar com a alimentação e manter durante a semana, levar potes com comida pros lugares o que economiza MUITO e sua saúde também vai melhorando pois você sabe o que ta ingerindo, em vez de comprar um pastel/coxinha na rua que no fim do mês, se fizer a soma do que gastou com isso, vai dar até mais do que ir no mercado/feira e se organizar, como o Dr. Drauzio disse, o que nos falta é informação!
A pessoa da abia tem sobrepeso ou é só impressão? Aliás, o sistema falha mesmo em informar e atender. O nível de informações de qualidade qdo saí do sistema suplementar e fui pro SUS diminuiu gigantemente.
@@antoniopcsilva muitas vezes eles criam os desejos se eles não existem então tem sim maior responsabilidade. Falo porque fiquei nessa área e vi sobre estratégias de marketing etc
Mariana Bandeira Idolatria à obesidade? Onde? Tudo o que eu vejo é um programa de autoaceitação sendo estimulado. Lembrando que cada biotipo é único, muita gente com algum sobrepeso não tem nenhum problema de saúde, nem é sedentária, ao contrário de muita gente magra por aí. Ser gordo nem sempre é ser sem saúde. Ah, e até pouco tempo atrás, a indústria alimentícia utilizava apenas gente magra e sarada nas propagandas. Onde isso é idolatria à obesidade?
@@Thiago-px9ev pelo que ele disse eu entendi dessa forma, há muitas pessoas exatamente "gordas e já obesas" que fazem aqueles vídeos de aceitação, de ser gordo e aceitar isso. Pelo que entendi sabe.
@@Thiago-px9ev Não estou falando das pessoas gordas, estou falando justamente das pessoas obesas que pregam a auto aceitação! Se você não acha que aceitar uma doença é um problema, tudo bem!
Não podemos deixar esta série acabar!
O melhor médico do brasil!
Felizmente aprendi a comer menos e ter o hábito do exercício físico. Por dez kg off. E recomendo, melhor coisa que fiz na minha vida.
Legal. Quando Adolescente meu IMC era de 25 a 26,na faculdade e inicio da carreira chegou a 29 a 31,mas agora com quase 8 anos de atividade física, eu cheguei a baixar pra 28. Realmente tem que ser cuidadoso e ajuda muito ficar de olho nas dores e saber desenvolver uma alimentação mais saudavel. Eu nunca tive diabetes e nem cheguei muito perto,mas é um trabalho continuo.
Que bacana, força ae pra continuar!
Dr. Dráuzio com seu trabalho de formiguinha, por uma humanidade mais assim.
muito interessante esse vídeo....parabéns!
Existe um paradoxo! MTS mulheres sonham em ser mãe e não conseguem,enquanto pessoas q não fazem nada para ter uma gravidez saudável engravidam ano após ano 😵
os alimentos industrializados são feitos para serem viciantes. O slogan "impossível comer um só" não veio do nada...
A culpa não é só da indústria, mas de cada indivíduo. Você sabe que aquela alimentação não é saudável e mesmo assim leva pra dentro de casa, vive comendo comidas gordurosas e tem uma vida sedentária a culpa é sua.
@@antoniopcsilva O indivíduo é realmente a causa, tipo aquele que não se informa e acha que alimentos "gordurosos" engordam, sendo que um BIS (do slogan) é 50% de açúcar e 50% gordura hidrogenada, a verdadeira fórmula de engorda. Um bife é gorduroso, por sua vez, é comida gordurosa e não faz mal nem engorda.
Vc leu o "Sal, açúcar, gordura"? Exatamente isso q vc escreveu é o q acontece.
@@antoniopcsilva vc não pode ser simplista assim. O ambiente alimentar deve ser considerado. A nossa sociedade é obesogênica. Vá a um shopping, a maioria dos restaurantes é de fast food, q é uma comida mais barata do q a saudável. São poucos os restaurantes de comida saudável, com saladas e self service. E esses são caros. Minha infância foi comendo pingo de ouro da cantina do colégio, q oferecia os melhores salgados fritos. Então alimentação não é exatamente uma escolha consciente. A gente é produto do meio, já ouviu essa frase? Culpar o indivíduo por sua obesidade é muito hipócrita, quando vc desconsidera todos os fatores por trás de uma SOCIEDADE obesa e doente. Assista aos vídeos do Dr David Lustig, professor de Harvard.
@@jorge_781 a mistura de carboidratos simples com gordura ruim causa o engorda. Devemos moderar.
Vídeo incrível! Sou Agente comunitária de saúde, e todos os dias me deparo com essas situações. O problema muitas vezes não está no SUS!
Por favor Dr.Drauzio não pare com esta série incrível acabei de maratona-lá e amei parabéns pelo incrível trabalho ao senhor e a equipe 👏🏻👏🏻❤️
Sinceramente, Drauzio Varella da aula de como entender o que você realmente precisa fazer na sua vida... Parabéns Drauzio! Sempre muito bom escutar suas inteligentes análises!
Um dos grandes problemas do sobrepeso e da obesidade é a falta de investimentos em espaços públicos de qualidade (praças, parques, ruas de lazer, etc.) Com políticas públicas de qualidade nesse setor, as pessoas tendem a se motivar mais a praticarem uma modalidade esportiva e aumentarem o seu nível de atividade física. Portanto, converse com os políticos da sua região para investir nesses espaços públicos. Vamos nessa!
Concordo com você, esses espaços motivam mesmo. Abraço.
@@Enxamedeesfinge. Vejo muito isso na minha prática profissional. Os locais onde investimento de espaços públicos de qualidade induziram uma maior motivação para manter a atividade física. Abraço!
Mas tb não só isso, a pessoa precisa querer, a falta de vontade aliada com a tecnologia q faz a pessoa fazer tudo sem se levantar da cadeira, ajuda ao ganho de peso.
Sempreguiça Na minha cidade, todas as academias comunitárias a céu aberto viram parques infantis e, por serem utilizadas de maneira incorreta, acabam estragando em pouco tempo.
Realmente!!! Aqui na minha cidade tem diversas academias ao ar livre, no começo fazia um sucesso e tanto, mas conforme o tempo foi passando, os aparelhos quebraram, a chuva enferrujou, pintura estragada, e se tornou uma academia fantasma. Tenho certeza que se a prefeitura cuidasse as pessoas iriam frequentar.
concordo que o problema é a informação, as pessoas não tem noção de como a dieta atual é prejudicial a saúde. A preocupação atual é com a saciacao e os alimentos atuais fazem isso de maneira exemplar, um pacote de biscoito, um pao francês matam a fome justamente por terem muitas calorias embutidas que sao de rapidamente absorvidas pelo organismo. é necessário adicionar qualidade na dieta com frutas e legumes e carboidratos de qualidade como arroz,feijao,mandioca e batata doce e muitos outros
Ótima reportagem. Parabéns!
3 anos na fila do SUS para a cirurgia bariátrica já teria conseguido emagrecer ou pelo menos deixar de ser sedentária.
O problema da obesidade no Brasil é claro. Assim como tantos outros problemas, a educação é a chave pra gente mudar esse cenário atual. Com educação sobre alimentação e nutrição nas escolas, comunidades, as pessoas terão mais autonomia de escolha e, com isso, terão consciência que os alimentos saudáveis irão trazer benefícios a sua saúde.
O sistema educacional é a chave pra diversos problemas, inclusive pra obesidade/sobrepeso.
Jessica, infelizmente a educação não será suficiente e talvez nem seja a medida mais efetiva. Para dar um exemplo, todos os médicos sabem de como o uso abusivo de álcool e outras drogas, inclusive o cigarro, é danoso à saúde, mas mesmo assim a classe médica é uma das que tem mais problemas com drogas. Obviamente não é por falta de informação.
Entendo Matheus, mas aí a gente parte para a livre escolha da pessoa. Eu por exemplo, sei o quanto é danoso o uso de drogas, mas caso eu queira usar é uma escolha minha por que eu quis. Mas mesmo assim estamos falando de pessoas com acesso a informação, ainda continuo achando que a informação é a chave para a diminuição de vários problemas do país
A indústria está tão preocupada em esclarecer a população, que até hj a rotulagem de advertência não foi aprovada, até hj os doces estão nas prateleiras mais baixas para as crianças, até hoje querem suprimir o T de transgênico das embalagens. Colocam vários nomes diferentes para o açúcar nos ingredientes. Nossa, que "preocupação" em informar a população, hein?
Drauzio faz O sistema, falando sobre os tratamentos que o SUS oferece, como nutricionista, fisiterapia, psicólogos e se os atendimentos são rápidos, se tem profissionais o suficiente para atender essas demandas.✌
Até que enfim alguém tb entendeu a proposta do Dr Dráuzio. Já mostrei alguns vídeos para umas pessoas e disseram que isso era para autopromoção do Dr Dráuzio.
Acho irônico gente que nunca fez porra nenhuma pela sociedade criticar o Drauzio e o trabalho super sério que ele desenvolve. Ele tem todo direito de se promover, merece. Sou mt fã, já li todos os livros. Se pelo menos 10% dos brasileiros fossem como o Drauzio esse país seria melhor. Mas ele é 1 em 1 milhão.
@@mohana1128 vdd
Up
Vídeo importante, que alerta quem está adoecendo, e até se matando, prazerosamente pela boca.
VC É O CARA.
ver cada vídeo dessa série chamada O sistema só me dá esperanças de que por mais que a tempestade seja ruim, o sol abrirá.. e dias melhores virão. admiro muito seu trabalho pois me inspira para um dia ser médico e quem sabe poder ter 1% desse carisma e prestígio que vc consegue cativar em cada paciente que vc atende, independente das circunstancias.
você expõe reflexões acerca da medicina nos vídeos que são, e continuarão sendo problemas da minha geração e gerações futuras.
obrigado pelo ótimo trabalho
Amo seu canal Drauzio... Assisto todos os dias. Quem dera mais médicos tivessem essa preocupação em trazer tanta informação para nós como vc trás nesse mundo cheio de mentiras e desinformação. Sorte termos vc! 👏🙏 Obrigada de coração! 👏🙏
Amo que n preciso mais do Fantástico pra ver matérias como essa. Amo Draw 💜
Parabéns Drauzio e equipe, videos muito pertinentes!
Meu sonho é conhecer pessoalmente esse ser maravilhoso que o Drauzio é!!! ❤️
Por favor, continue com esse quadro. Eu me inscrevi no canal, amei as informações de alta relevância pública. Gostaria também que a questão do agrotóxico fosse abordado aqui, doação de órgãos, etc.
Excelente vídeo! Muito bom Dr Dráuzio
De um ano pra cá consigo ver o quanto comi errado a vida toda, e associado à vida sedentária.
Re-educação alimentar e atividade física é a melhor coisa que podemos dar ao nosso corpo! A dificuldade está em abandonar o que conhecemos como "normal/comum" no dia a dia e deixar de comprar coisas prontas em pacotes e latas. Comam coisas vivas (não necessariamente carne todo dia, mas nutrientes de vegetais, leguminosas, sementes/nozes) não processadas
No começo não será bom de tão saturado que o paladar fica com excesso de sódio e açucar. Mas os resultados são pra vida toda ;) Longevidade começa na alimentação
Dr Dráuzio, estou adorando os videos curtos sobre diversos o assuntos sobre a saúde. Eu me preocupo demais com a saúde do próximo, 2019 eu entrarei no curso de.Nutrição, meu sonho para cuidar dos brasileiros. Obrigada Dr.
Dr. Poderia ter aliado o combate ao excesso d peso com a mudança de hábitos alimentares e atividades física... que é muito importante.
Obrigado Dr. Drauzio.. melhor canal do YT
Fazendo parte de uma família com problemas de peso, vejo que é muito difícil fazer uma mudança. A tendências das pessoas é continuar fazendo o que sempre fizeram. E quando se tenta fazer diferente, a maioria das pessoas se sente ofendida ou reclama de radicalismo. No final, as coisas não mudam muito. Talvez mais iniciativas como essa série tragam algum esclarecimento. Parabéns pela iniciativa!!!
dr. Drauzio como sempre uma gracinha!
Excelente série. Parabéns ao canal.
Muito obrigado pelo vídeo !
Saúde é tudo !
EXCELENTE qualidade técnica, assunto muito interessante e abordado com segurança, trazendo informação p/ a plataforma, parabens a equipe, parabens Drauzio
Draúzio, Entrevista o Jovem Nerd
Penso que não se trate apenas da industria dos doces, mas devemos lembrar o preço dos alimentos saudáveis no Brasil, além, claro, do baixo salário dos brasileiros, o que torna muito difícil manter uma alimentação saudável. Amei a série, forte abraço!
Sempre essa historia... É caro essas frescuras empacotadas light. Cenoura, beringela e outros não estão tao caras assim.
Não acho tem gente que vai ao MEC ou burgueking come um amburgue de 30 conto pois cast fios no Brasil é caro! É são cheios esses lugares , 30 conto em uma feira é uma festa!
Depois de ver os vídeos do Drauzio Varella entrei para a academia e melhorei minha alimentação, não que eu me alimentasse mal, mas comecei a comer mais frutas.
Essa série é perfeita
Estou amando esses vídeos
Gente,por que trazer doces e refrigerantes pra dentro de casa?! Eu não entendo!!! Eliminem esse veneno de suas vidas
Porque existe um mercado enorme doutrinando as pessoas que é "legal" consumir essas coisas. Infelizmente...
Aqui em casa n entra, quando meu esposo compra e eu vejo eu jogo na pia,e TDS sabendo que eu faço isso nem trazem,se Tomar na rua fica na conta deles,eu n permito em casa!
Pri USA Doce é vício e, como todo vício, nem sempre é fácil de se livrar. Sem falar na quantidade enorme de propagandas por todo lugar nos instigando a comer esses alimentos. Se até o cigarro, que não tem propagandas, é um problema, imagina o açúcar que tem...
Aqui em casa evito comprar essas coisas. Fico na tentação, KKKKKKKKK mas diminui muuuuito o consumo que me sinto muito melhor hoje em dia. Na rua até me controlo mais por causa disso. Já fui de comer muita porcaria. Hj em dia já manero e muito
Porque o gosto é muito bom, infelizmente isso é uma droga,tenho só 14 anos e estou acima do peso,não é algo que você consegue controlar.
Quem quiser se aprofundar mais no assunto tem o documentário "Muito além do peso." do Maria farinha filmes, ali tem uma ótica muito sensível do tema obesidade na infância.
Uma obra de arte, obrg Dráuzio 👏👏👏👏👏
Essa série não pode acabaaaarr!!! ❤
Sobre a Indústria de compostos alimentícios: leiam "Sal, açúcar, gordura". Extremamente esclarecedor sobre a falta de escrúpulos dessa indústria
Dr. Drauzio, poderia, por favor, entrevistar o Dr. Souto, presidente da Associação Brasileira Lowcarb? Seria muito interessante ter outra perspectiva sobre esse tema à luz das evidências sobre o modelo carboidrato-insulina da sindrome metabólica.
Drauzio, você é excelente! Obrigada pelo ótimo conteúdo.
Isso mesmo Drauzio! Briga com elas mesmo! até porque perder um parente querido por causa disso, é uma dor inigualável
Hj a internet está mais acessível com mais pessoas conectadas, será o problema a falta de informação? Acho q não, a maioria sabe no que exagera e sabe buscar informação. Falta mesmo é coragem p fazer o q tem q ser feito, eu mesmo tenho consciência disso. Tô com sobrepeso, sei o que fazer e ainda sim empurro com a barriga. Mudar e ser disciplinado é muito difícil p quem já está acostumado a viver na preguiça e procrastinação.
Industrializados, refinados e sedentarismo mata.. É muito triste que essa seja a realidade do mal não só brasileiro como mundial :(
Queria que aparecesse um vírus que nos estimulasse a correr, puxar ferro, porque sabemos que é essencial para qualidade de vida e saúde mesmo, mas é difícil. Faço 40 em poucos dias, decidi que quero viver até os 100 comendo um docinho e com autonomia para limpar o próprio bumbum. A atividade física é o caminho para isso, peço força! A série O Sistema está ótima, aliá, faço tratamento psiquiátrico pelos SUS e sou extremamente bem atendida. Amo o SUS que funciona e o defendo com unhas e dentes.
Melhor canal de saúde
Adorando essa série de vídeos! Parabéns aos envolvidos 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Estou gostando muito da série! Parabéns Dr e equipe
Nunca pare com essa série ❤️
É necessário um incentivo forte na educação física. Quando alguém "adota" um esporte, leva isso para o resto da vida.
Muito interessante! Parabéns pelo vídeo, adoro seu trabalho Drauzio!!
Essa série está sensacional!
Video excelente! Parabéns!
Parabéns Drauzio muito...estou amando essa série ❤️
Amo esse doutor
Precisa investir mais na atençao primaria se nao vamos intupir as filas do sus
Muito bom essa serie de videos
Hoje em dia o pessoal está romantizando obesidade e gordura corporal ! Regressão total !
Melhor canal do RUclips
Caramba sensacional!
Confesso que sou leigo quando o assunto é saúde, mas a quantidade de informação que é possível retirar desses videos são imensuráveis
Maravilhoso
Dr. Dráuzio, a Dona Terezinha fez o pastelzinho dela para o Senhor? Não? Sacanagem...a Dona Teresinha é absolutamente MARAVILHOSA!!! e os seus 3 filhos e netinhos são lindos!! EU e toda a minha família amamos a Dona Teresinha e toda a família!!
pastelzinho não é exatamente o melhor alimento pra diabético .
Fais mais vídeo assim!"
Excelente série!!
Uma perspectiva que ficou pouco explorada é a restrição alimentar que atinge uma grande parcela da população por questões econômicas. Foi um viés pincelado quando falou da indústria de alimentos. Os alimentos mais acessíveis são os mais pobres de nutrientes e mais calóricos portanto mais prejudiciais à saúde.
Muito bom Drauzio!
excelente vídeo!!
Não é fácil lutar contra obesidade!! Hoje se tento ser alguém melhor e comer mais cuidadosamente foi após a bariátrica; depois de inúmeras tentativas de dieta eu entrei para o índice de bariatricos.
eu amo essa série!!!!!!!!!
Drauzio por que tão maravilhoso?
Faltam programas educacionais para as pessoas. Outro dia vi uma mãe dando um sorvete de uma rede mundial de lanchonetes para um bebê que aparentava uns seis meses. Ao alerta-la, falou que esse negócio de não dar doce é coisa de riquinho. Que pobre come o que gosta.
Perdi minha vó ano passado, por falta de informação pela clínica da família. A médica disse que ela tinha pré diabetes e que era só acertar a alimentação, mas não falou nada sobre medir a glicemia, ou seja, pela idade avançada só a alimentação não funcionou. Fora outros problemas de saúde que ela tinha e não foi explicada a gravidade. Perdemos pessoas por falta de informação, esperas prolongadas, espero que algum dia isso não seja mais uma realidade.
Ta maravilhoso esse canal hein
Parabéms
Seria uma boa fazer um vídeo sobre insônia ?
Gente eu nascir com problema de coração , fui operada com 5 meses e depois com 4 anos pôr causa de um queloide na minha cirurgia , já tenho 19 anos e já estou curado , mas ainda preciso de acompanhamento médico no particular , com isso todo cuidado é pouco na minha alimentação , se não volta tudo de novo , só que uma forma pior de quando eu era bebê , quando eu tinha 15 anos não parava de comer , era só sair de casa que eu queria pôr comida na boca , agora eu observo pelo horário se eu estou ou não verdadeiramente com fome ou é só gula mesmo
Parabéns*
Poxa, que legal esse Canal!
Quando o obeso procura ajuda para perder peso o que ele geralmente escuta dos médicos é:
vai pra casa e coma moderadamente.
Para um fumante que quer parar de fumar, ninguém diz:
vai para casa e fume moderadamente até eliminar o vício.
Há um preconceito muito grande com relação as pessoas com sobrepeso.
Pensam que são preguiçosas, que comem o dia inteiro e que para emagrecerem só falta força de vontade.
Verdade! A compulsão alimentar é uma doença e precisa de tratamento adequado, vigília durante toda a vida.
Sim, mas tem una grande diferença aí: comer é necessário para sobreviver, não dá pra dizer "não coma mais", já fumar não é!
Perfeito Cristiane, a gordofobia dos médicos também atrapalha muito o tratamento. Tratam a gente como se fossemos todos um bando de preguiçosos gulosos. Precisa esclarecimento, tratamento psicológico em paralelo e empatia por parte dos profissionais de saúde.
Essa série é maravilhosa
Tem que fechar a boca mesmooooo!!!!! E ressignificar a vida,tirar esse poder psicológico que a comida tem
Pelo que parece, as pessoas não estão dispostas a fazer o que for preciso para melhorar, o certo era procurar uma vida saudável através de uma boa alimentação e exercícios físicos regulares e não ficar esperando a cirurgia. O que falta é uma boa campanha de saúde, para informar a população dos riscos de doenças como diabetes .
É difícil se livrar do vício da comia
Vamos evitar gorduras ruins pessoal.
uau... que vídeo
Da pra tratar da obesidade sem ter que fazer a cirurgia bariatrica? É possível chegar num peso saudável sem a cirurgia?
Muito fácil colocar a culpa no sus e não fazer nada. Pessoas jovens comendo sem parar e sem praticar nenhuma atividade física na minha opinião isso é um desleixo consigo. Ninguém precisa ir ao médico para saber como se cuidar todo mundo sabe o que tem que fazer para ser saudável não faz porque não tem interesse na própria saúde então terceriza e coloca na conta do sus.
Alguém ou até mesmo o Dr. Drauzio, se puder responder, fico agradecido:
"Churrasco de boi sem aquela gordura faz mal, é calórico, com efeitos para acumulo de gorduras? "
obrigado
Acredito que o problema é o quanto você come (frequência e tamanho da porção).
Se vc come churrasco igual a uma carne grelhada não tem problema acredito eu.
Não faz mal, o alimento é rico em ferro e proteínas de alto valor biológico, além de ser a principal fonte de vitamina B12 na dieta.
Valeu gente
Comer comida saudável e se exercitar um pouco todos os dias da muito trabalho e sai caro!
Até entendo o porquê tanta gente no Brasil tá ficando obesa.
Comer uma coxinha com uma lata de Coca-Cola é uma refeição mais rápida, barata e mantém a fome longe por mais tempo do que, por exemplo, comer um bom e grande sanduíche natural de atum com uma limonada suíça(batida com a casca )sem açúcar ou adoçante.
Açúcar também destrói o nosso paladar e também por isso é que fica difícil largar o refrigerante, cerveja, comidas adocicadas com ketchup e outros molhos "engordiets" .
Verdade.
não acho que comer bem saia caro, compara o valor de um saquinho de salgadinho e um quilo de cenoura, tomate, berinjela, abobrinha, po de dar mais trabalho, mas caro não é não.
Concordo com vc, é muito caro uma cabeça de alface, 1 dúzia de ovos, legumes,fazer caminhada...
Mesmo q a caminhada seja gratuita, tem gente q mora muito longe de parques e praias
O problema hj é o tempo!
Hj nós temos empregos,escola,coisas para fazer em casa,etc
Ficamos procurando ir atrás do dinheiro e perdendo saúde
Fico pensando como ter alimentação saudavel, com a vida corrida que temos.
O problema é o preço dos alimentos saudáveis....ainda nao é acessível a todos
@@deborahsouza9942 o preço de um pote de sorvete por exemplo, vc compra bastante salada.....
@@Jess90150 aham! Eu concordo com VC. Mas faz essa salada durar um mês, igual o pote duraria. O problema é que as pessoas não levam em conta que a maioria dos brasileiros são pobres, e é impossível sobreviver com um salário mínimo, aliando com boa alimentação e com a boa informação (da qual muitas não tem acesso) será mesmo que é viável gastar semanalmente em torno de 80 a 100 reais em sacolão ao invés de usar esse dinheiro pra comprar um pacote de macarrão que vai encher a barriga de todos por mais de uma semana??
Sinceramente, sou a favor da boa alimentação e eu pratico a alimentação saudável. Mas falar que alimentos saudáveis são mais baratos, é uma afirmação que aqui (no Brasil) não aceitarei. O maracujá, no supermercado Epa, estava 12 reais, a maçã gala, que não é aquela ruim de agrotóxico estava 10 reais. Aqui em casa? Só entra o Básico pq fica difícil manter sacolão assim.....
Assisti a um documentário que famílias tinham que escolher entre comprar sabonete ou pasta de dente, pq não tinham dinheiro. Será mesmo que essas famílias vão ter condições de comprar um alface?
Sinceramente, o problema do Brasil é sistêmico. E é um absurdo, até itens básicos de higiene serem caros demais. Nesse estágio, a alimentação ficará sim, em seguundo plano.
Moro em SC e aqui a alimentação com frutas/verduras/legumes/ovos/carne branca é muito barata...
Aqui em casa por exemplo, moram 3 pessoas (minha mãe, padrasto e eu), eu me cuido e faço exercicio físico diário pois ganho peso muito rápido, com isso, a alimentação de todos ficou melhor...
Nós compramos o básico no mercado(arroz integral, n comemos todo dia), peito de frango(7 reais o KG em promoção), 30 ovos(6 reais), azeite de oliva (10 em promoção e usamos pouco), feijão(n comemos todo dia, n é necessário), farinha integral pois minha mãe faz pão integral caseiro aos fins de semana pra comer durante a semana, o que já economiza MUITO!
Na feirinha que tem aqui, gastamos POR SEMANA pra TRÊS pessoas, 80 reais, com alface, tomate, berinjela, maçã, banana, abacate, rúcula, brócolis, couve-flor, couve-folha e mais diversos alimentos.
Não acho que a alimentação saudável seja cara, nós que dificultamos as coisas! Sai até mais barato... o dinheiro que usávamos pra comprar pizza/sorvete/besteiras sem necessidade... guardamos pra ir ao cinema ou fazer outro programa em família.
Como eu disse, não é caro se alimentar saudável, só não ficar comprando torradinha integral e essas coisas, isso sim é caro, substitui por uma fruta ou até mesmo ovos.
O negócio é deixar uma parte do fim de semana pra se organizar com a alimentação e manter durante a semana, levar potes com comida pros lugares o que economiza MUITO e sua saúde também vai melhorando pois você sabe o que ta ingerindo, em vez de comprar um pastel/coxinha na rua que no fim do mês, se fizer a soma do que gastou com isso, vai dar até mais do que ir no mercado/feira e se organizar, como o Dr. Drauzio disse, o que nos falta é informação!
A pessoa da abia tem sobrepeso ou é só impressão?
Aliás, o sistema falha mesmo em informar e atender. O nível de informações de qualidade qdo saí do sistema suplementar e fui pro SUS diminuiu gigantemente.
A indústria alimentícia só que vender !!!
A culpa é só da indústria?
@@antoniopcsilva muitas vezes eles criam os desejos se eles não existem então tem sim maior responsabilidade. Falo porque fiquei nessa área e vi sobre estratégias de marketing etc
Quando um copo de suco é mais caro que um refrigerante de 600ml, é complicado ter uma alimentação saudável
Vídeo de extrema importância em épocas de idolatria á obesidade!
Mariana Bandeira exatamente 👏👏
Mariana Bandeira Idolatria à obesidade? Onde? Tudo o que eu vejo é um programa de autoaceitação sendo estimulado. Lembrando que cada biotipo é único, muita gente com algum sobrepeso não tem nenhum problema de saúde, nem é sedentária, ao contrário de muita gente magra por aí. Ser gordo nem sempre é ser sem saúde. Ah, e até pouco tempo atrás, a indústria alimentícia utilizava apenas gente magra e sarada nas propagandas. Onde isso é idolatria à obesidade?
@@Thiago-px9ev pelo que ele disse eu entendi dessa forma, há muitas pessoas exatamente "gordas e já obesas" que fazem aqueles vídeos de aceitação, de ser gordo e aceitar isso. Pelo que entendi sabe.
@@Thiago-px9ev Não estou falando das pessoas gordas, estou falando justamente das pessoas obesas que pregam a auto aceitação! Se você não acha que aceitar uma doença é um problema, tudo bem!
@@m.e1620 exato
Sou adolescente e estou no sobrepeso.
Minha relação com a comida é terrível! Ou eu como muito ou eu como NADA!
Acabei de medir meu imc, estou com 40 😢
DRAUZIO.. ESTOU COM ALGUMA COISA SÉRIA.. QUERIA FAZER UMA PERGUNTA PRA VC.. PFV