Gostaria tanto que fizessem um novo filme, 10 anos depois, mostrando como essas crianças estão, agora já adultas, e quais foram os avanços e retrocessos da nutrição no Brasil e mundo.
Cheguei aqui ao buscar por documentários. Esse é excelente, mas também assustador. Também fiquei pensando em como estão as crianças e pais que foram acompanhados pelo doc. Espero que tenham conseguido mudar os hábitos e que tenham remado contra a estatística de que a cada 5 crianças, 4 permanecerão obesas quando adultas. Espero que tenham conseguido alterar esse final.
Tenho 2 filhos, um de 8 anos e outro de 5 anos que nunca sentiram nem o gosto de fastfood. Sou julgada pela sociedade por isso, ja me falaram que sou radical, que as crianças sentem vontade. Não tem como uma criança sentir vontade de algo que ela nunca comeu. Quando levo meus filhos no shopping eles pedem comida pq foram acostumados assim. Logo a culpa dos maus hábitos dos filhos é dos pais sim.
Minha irma fez o mesmo que vc mas depois que meu sobrinho experimentou ele amou e pede lanche e chocolate claro que ela controla o consumo mas acho interessante como esses alimentos são viciantes
Tenho 20 anos e também nunca se quer provei um fastfood se quer, e nunca senti vontade, só tomava refrigerante depois que vi tudo de ruim que proporcionava eu parei de tomar já faz 5 anos, o pessoal quer terceirizar a culpa para a criança, mas a culpa é sim dos pais!
Sou professor e já fui criticado por pais de alunos por falar sobre alimentação saudável. Que eu não tenho direito de interferir na educação que a família da para a criança.
Errado está os pais que nao sabem nem o que tem e de onde vem o que está no prato e ainda da para as crianças, o povo não sabia nem o que era carboidrato, não devem saber nem os nutrientes necessários para uma boa vida saudável. Certo está voce
A unica vez que me joguei no chão, minha mãe jogou um balde de água fria. Doce, frituras era uma vez na vida outra na morte, primeira vez que comi um hambúrguer eu tinha 15 anos. Se não comesse a comida, ficava com fome até querer comer, não tinha disso de dar oque eu queria. Obrigada mãe!
Um dia qdo vc for mãe, verá q o acesso q as crianças hoje tem a estes tipos de alimentos é muito maior, devido aos preços q são mais acessíveis, aos amigos e etc... E a sua mãe q era a primeira a te negar pode ser a pessoa q mais vai oferecer pq os avós adoram agradar os netos, sem pensar a longo prazo.
"eu tenho até nojo de quem come essas coisas?" "mas porque você tem nojo?" "É porque eu sei que as pessoas vão ficar que nem eu, sobrepeso" Mano.. ela praticamente quis dizer que tem nojo de si mesma, tadinha pqp
Se for ver hoje, as estatísticas do documentário já estão defasadas, pq a situação piorou depois da pandemia, a cada 3 crianças que vejo, 2 tão sobrepeso, é assustador
O meu também. E ainda tem a menina que falta sentido na vida, e outra que tem "nojo" do fast food porque ela não quer que as pessoas fiquem que nem ela. Triste...
Eu tinha uma professora que descontava toda saudade do falecido pai na comida. As pessoas precisam de atenção, alguem que as entenda para largarem esse vício.
Vivi isso e vivo , qdo criança não comia , aprendi deitando sobre a barriga que a dor da fome qdo ficar mais forte , quase insuportável vai passar e assim não comia , gostava do meu arroz feijão e ovo, mas minha família não se importava com o que eu gostava , batia o feijão no liquidificador, pq meu irmão , o menino , rei da família , não comia caroço.Então aprendi, funcionava .Ng se importava se eu não gostava do feijão batido , tentavam me obrigar com o chinelo , eu vomitava.Só qdo consegui minha 1° panela de pressão, tive o feijão do jeito que queria , não tinha $ para comer durante o dia , levava 2h para chegar ao trabalho , minha mãe maravilha, não guardava comida pra mim, de manhã pão com manteiga , às vezes queijo, 2h para o trabalho, muitas vezes em pé, na maioria das vezes não tinha $ pra comer e pagava faxineira pra ela, sinto tanta raiva, foi muita injustiça comigo , ainda é , mas estabeleci limites mais rigorosos, continuo com coração mole meu filho, nora e neto, não sou amada como acho que devia, fico cheia de dívidas pra ajudar, qdo jovem sempre comprava presentes para as pessoas para me amarem , às vezes tenho recaída, mas fico atenta, como diz acho que Alceu"...Agente se ilude dizendo que não há mais coração ❤️..." Às vezes acho que não vou conseguir mudar de vida , aí a droga , procurar prazer , o doce ou pão fica sendo o carinho que não tenho .Mas se ficar doente , como já fiquei , só posso contar comigo. Não tenho pena de mim, tenho raiva de ainda ser tão idiota , tratar as pessoas bem e ser enganada , nesse âmbito me refiro aos que me prestam serviço, talvez a todas , família, "amizades" utopia. Vc que leu aceite seu corpo, busca saídas saudáveis, escolha amigos , se afastem dos que sempre botam defeito em vc, mãe e pai tb fazem isso , caso não aguente arrume sua tática de se alienar, faz como o meu filho diz pra mim qdo estou mal , entra pelo ouvido e sai pelo outro.Veja seu sorriso, seus olhos , seu tipo físico que deve ser respeitado, se amar é um aprendizado , por favor aprenda, senão terá tudo menos felicidade.
Trabalho saia às 7h chegava atrasada para às 9h.Lá qdo tinha tomava café da sala vizinha , sem nada até às 18h39min.Ponto de Ônibus cheio, às vezes estava na frente , chegava o pessoal da CDD, voltava em pé mais de 2h , hora do rush, perguntava a minha mãe que me ama tanto pela comida, eu comprava, dizia que havia dado pro amigo do meu irmão, dp foi brabo botar limite na minha panela de pressão, vivi o inferno , está melhor pq nós acostumamos com que nos fere , depois de gastarmos tanto tempo lutando pq achamos justos. Estou muito cansada, fico triste qdo amanhece
Super concordo! 🙏 Na escola que faço estágio, tem pais que nem sequer aparecem nas reuniões para conversarem sobre seus filhos, imagina se preocupar com a alimentação deles 😢 É muito triste saber que existem pais que realmente não se importa, não digo que seja por falta de tempo, e sim de desinteresse mesmo.
Meu Deus! Este documentário é um pesadelo! O pior é não ver uma luz no fim do túnel. Uma criança dizer que o que falta na sua vida "é sentido", algo muito errado está acontecendo.
Hoje em dia a vida de muitas pessoas não tem sentido. Cada vez mais cedo crianças e adolescentes estão dopados por remédios para ansiedade e depressão.
Muitos de nossos pais passaram fome ou por que os pais deles não permitiam comer besteiras, os pais de hoje entopem os meninos com coisas de baixo valor nutricional. Acham que estão ajudando seus filhos mas não estão.
9 лет назад+624
Estou muito orgulhoso de ser uma produção nacional!
Como os pais vão dar exemplo se o que a maioria das pessoas conhecem é esse tipo de alimentação e não entendem ,nem tem consciência do que são os ingredientes que estão presentes nos produtos alimentícios! Nem mesmo os médicos entendem de nutrição,pois essa cadeira na faculdade de medicina nem obrigatória é. O caminho é educação!!
@@mariceliacarvalho5348 precisa mesmo entender de nutrição pra saber que o saudável eh arroz, feijão, batata, legumes, verduras e frutas? Poxa, pensei que fosse INSTINTO HUMANO!!!!!!
Sou gorda aos 46 anos fruto de anos me alimentando mal. Fazem 8 anos que resolvi dar um basta e mudar. Mas não optei pela relação fast-food-emagrecimento que tambem vende horrores hoje em dia. Resolvi ir no mesmo caminhar que me fez engordar tanto: Criar Habitos. O sobrepeso é um habito. voce se habitua a ser pratico, comer vira uma compensação de algo que voce nao esta conseguindo realizar: sucesso no trabalho, tempo com os filhos, harmonia na familia, enfim, você acaba não observando mais o que come, olha a propaganda e se entope de todas as porcarias que vem por aí.. e pior, leva pra dentro de casa e envenena os filhos por consequencia. Quando resolvi mudar, comecei retirando coisas obvias da alimentação e passei a começar a cozinhar mais. para ter tempo pra isso troquei de emprego, ter mais tempo em casa com os filhos. Comecei parando de tomar refrigerante, depois de comer embutidos e carnes processadas, depois os iogurtes e derivados..e assim foi..aos poucos... Eu perdi peso nesses 8 anos apenas 10kg (porque não estou focada em emagrecer e sim melhorar a qualidade de vida) Porem atualmente: - Plantamos nosso proprio alimento organico - faço meus queijos (fiz curso de laticineos para isso) - Larguei meu emprego completamente e vivo hoje da horta (vendo o excedente e meus produtos) - Estou curada de: Hernia de Hiato, Gastrite, Gordura no figado, colesterol alto. - Nao tenho mais dores - Ensinei meus filhos a ler rotulos, eles participam de tudo, da compra, escolha de alimentos, feitio dos alimentos. - O ultraprocessado virou uma excessão e não mais a comida do dia a dia - supermercado basicamente compramos material de limpeza, oleo de cozinha (quando não consigo comprar em galao organico direto do produtor) - criamos uma rede de pessoas na comunidade que estavam com o mesmo proposito e plantamos e trocamos produtos entre a gente o que facilita a diversidade de alimentos - Nossos filhos hoje comem com sabedoria. sabem dizer não a salgadinhos, refrigetantes.. eles comem as vezes e sabem quando o roganismo deles não esta tolerando o alimento. Aprenderam a ler o corpo. Facil? Não.. Dificil, exaustivo, mudou tudo, aprendi a viver com menos, porem nossa qualidade de vida mudou. tenho mais tempo pra eles e fizemos atividades juntos. caminhadas. andar de bicicleta, brincar... e atualmente minha filha de 8 anos me ensina Karate , É possivel? SIM!!! Requer boa vontade e um desapego enorme. Voce sera criticado, julgado, apontado... mas depois sera invejado.. as pessoas vão querer a receita magica do pirlimpimpim... mas não tem magica.. tem esforço ... e esse esforço é recompesando dia a dia... Deve ser feito devagar, sorvendo pequenos goles e celebrando cada novo habito que sobrepos o antigo. Sem culpas, sem cobranças ou julgamentos mas com RESPONSABILIDADE.
IASMIN FERREIRA mas Nunca vai ocorrer isso se nao compartilhamos, pois a indústria e mafia nao quer pessoas saudáveis, pois quem da dinheiro para o governo podre, pecuária e marketing de fast food etc são pessoas doentes e alineadas, viciadas
Meu Deus, estou estarrecida como a má alimentação tá acabando com a infância das nossas crianças... deu até vontade de chorar. Ps: mais alguém que assistiu em Janeiro de 2020?
Comecei agora a assistir. Em dois minutos de vídeo já tenho opinião. O menino das batatas fritas só é assim porque tem quem permita. Nunca que uma criança me controlaria assim. Tsc,tsc,tsc...
estao criando monstros, egoistas, malandros, falsos e mentirosos. Nao respeitam a vez e sequer entendem a dor dos outros. Esse tipo de criacao dos pais do video so criam seres sem limites.
Este documentário me fez cair a ficha. Apesar de falar sobre crianças me fez refletir muito sobre minha conduta frente aos alimentos. Sou obeso desde de os meus 7/8 anos e hoje com 51 anos (mais precisamente a 3 meses atrás, quando assisti ao documentário) é que decidir de forma definitiva cuidar melhor da minha alimentação. Super recomendo! Parabéns e muito obrigados aos criadores.
@@leticiacastromeira5497 oi, bom dia. Obrigado. Perdi mais de 30 quilos, hoje não tenho acompanhado tanto a questão de peso porque estou a 8 meses na academia então tenho ganho massa... O foco é a Alimentação Saudável, o resto vem como consequência. 👍🔥
Se os pais tem uma vida muito corrida e não tem como dar prioridade ao seus filhos principalmente na disciplina então tem que pensar muito antes de decidir ter filhos
Outro comentário, fiquei sabendo que tem adulto com vergonha de levar marmita. Gente, eu tenho minha bolsa marmita térmica pra levar fresco minhas frutas e iogurte pra academia! Já viram como são lindas as marmitas? Na escola, no primário, quando a lancheira perdeu espaço, lá pela quarta série, ganhamos uma bolsinha e comíamos o hamburguer caseiro que minha mãe fazia... Acho marmita a coisa mais determinada do mundo! Vc faz sua dieta, vc come aquilo que prepara... é lindo! Vamos mudar essa visão das marmitas!
Fiz uma marmita pra levar pro shopping e minha amiga, que estava junto, ficou revoltada. Ela achou que ia passar vergonha na praça de alimentação. As pessoas são ignorantes demais quando o assunto é alimentação saudável.
@@luanamuller7941 caramba! 😮 Diga a ela o pq... São tantos motivos! Onde eu for trabalhar levarei minha marmitinha cor de rosa! 💓 Principalmente hoje em dia que tenho uma dieta específica e faço musculação. Ela não deve conhecer o povo "maromba" 😂 Quem leva a dieta a sério, é marmita na certa. Não tem tranquilidade maior de saber quem fez sua comida. 😁 Economicamente inteligente, é mais saudável, seguro, e acho super elegante uma moça sentar na mesa com sua marmita fit! 😂 Mostra uma auto confiança incrível! Só joga essa! Vc está de parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sempre levei marmita pro trabalho, quando inventava de comer 2 ou 3 vezes por semana, em restaurante, ganhava de brinde um inchaço no estômago e mau estar...
@@joycepereirademoura2848 eita! Comer em restaurante deve ser algo esporádico mesmo, até meu pai que é caminhoneiro, prefere cozinhar dentro do caminhão (com panela elétrica), do que comer na estrada. Marmita é tudo de bom!
Os pais acham que estão fazendo o certo agradando o filho, mas na verdade está o matando. A criança tem 4 anos e já manda neles exigindo salgadinho e refrigerante. Quanto absurdo.
É preciso re-ensinar o nosso povo a plantar. Agricultura familiar pelo bem das pessoas. Plantar alface, couve, tomate, etc. Valorizar a manga, o cajú, o cajá, a carambola, o tamarindo, o jatobá, entre tantas outras frutas nossas. É urgente tomarmos uma decisão em favor de nossa saúde e de nossos filhos.
Sabia que nem todo mundo mora em ap? Sabia que a região centro-oeste tbm tem terras suficiente para se plantar para o Brasil e boa parte do mundo? Sabia que dá pra fazer horta no quintal e inclusive suspensa em ap? Sabia que existe na nova engenharia telhados e sacadas verdes com hortinhas básicas: tomates, alface, rúcula, etc? Quem quer comer bem, precisa largar a preguiça e o mundo virtual de vez em quando. Acho que vc precisa sair do seu ap e conhecer mais o Brasil de terras varonil imensas!
E Mc Donald`s é viável? E coca cola é viável? Tudo tem um custo benefício. A questão é de valor não financeiro. O que vale mais pra vc? Comer bem hj e evitar problemas amanhã? Temos clima, espaço, mão-de-obra, recursos inúmeros. A questão é que as pessoas compram aquilo que está pronto na prateleira ou no balcão. A correria empurra o sistema, não dá tempo, é longe, e a s desculpas crescem. Infelizmente fazer um miojo ou cup dura 3 minutos... Até se descascar legumes, cortar tempero, acender o fogo, refogar os legumes pra sair uma sopa saudável dura 30 minutos ou mais e ainda fica toda a sujeira. Tudo porque precisamos de mais tempo pra sair, ficar na net, assistir o jogo, beber na rua, etc. Só temos tempo pra cuidar da saúde quando não temos mais saúde pra trabalhar ou nos divertir. Eu sei que plantar da trabalho, custa caro também, mas cada região do país tem espaço suficiente, acredite, mesmo o sudeste. Hj o sistema hidropônico permite que se plante apenas em água, contudo, o que percebe mesmo é que as pessoas dão mais valor naquilo que é industrializado. Eu não vejo as pessoas reclamarem do preço da cerveja, do uísque, do sanduíche, da pizza, da batata frita e tantas outras "industriarias", mas, quando se fala que um pé de alface é R$2,50 ou R$3,00 reais as pessoas querem infartar. Poxa, é claro que é caro, a semente não nasce sozinha. A região que ainda mais produz agricultura familiar se não me engano é o sudeste, até porque a região é uma das únicas que está livre de agrotóxicos e se consegue produzir produtos orgânicos. Diferente do centro-oeste que hoje é quase impossível se ter uma manga ou tomate sem ser afetado pelos agrotóxicos. Porém ninguém pensa em toda a cadeia, a logística e vantagens quando vai ao mercado ou a feira, assim a produção acaba sendo desvalorizada. Plantamos soja, milho, algodão e produzimos carne para o mundo todo. Vem as grandes marcas e transformam nossa produção em comida cara, gordurosa, mega processada e nos oferecem e aceitamos e ainda pagamos sem reclamar. Entende o que quero dizer.
Eu sei. Mesmo nas regiões mais simples é assim. Atualmente vejo pessoas da região nordeste em caravanas de ônibus atravessando o norte do Mato Grosso à procura de emprego nem que seja temporário nas lavouras de soja. Essa gente ( e é muita gente) poderia ter emprego em suas terras se elas fossem produtivas com plantação de hortifruti e poderiam comer bem e viver de modo digno sem ter como única opção trabalhar em lavouras nem sempre bem pagos. O Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul pra vc atravessar vc passa por várias cidades que de uma à outra a distância chega a 300 ou 400 km. Imagine o tamanho das terras! E o que tem nesse intervalo? Terras indígenas improdutivas. Nem todos os índios moram lá, porque eles recebem auxílio do governo, carros, roupas, atendimentos hospitalares, etc. Muitos se mudam pras cidades em busca de vida normal com TV, internet, lojas, supermercados, estudo e pagam dormitórios e comida de péssima qualidade com este dinheiro que recebem. Porém, boa parcela além de caírem nos vícios como o álcool e marginalidade pequenos furtos, brigas e rixas de tribos. Essa gente não sabe plantar e comer do próprio suor, da própria terra imensa que fica lá parada, e eles é que deveriam saber. No entanto, tbm já esqueceram o que é pegar uma manga e descascar, porque comprar refrigereco de quinta categoria e dar salgadinho de milho para os filhos é mais prático. O que eu falo é algo sério. Nas grandes cidades as pessoas não tem noção do que tem acontecido a essa gente toda nativas ou não, que com pouco de dinheiro tem se empanturrado e adoecido com tanta porcaria. Vc vê homens, mulheres e crianças inflados e enormes de tanta química industrial. Daqui 10 anos ou mais quais médicos ou qual medicina estará pronta pra tratar toda essa gente nestas regiões onde poucos querem ir morar e assumir uma responsabilidade tão grande, mesmo que bem paga? Pode parecer utopia, mas, esse povo precisa urgentemente voltar as raízes e aprender a produzir ao menos a sua própria comida. No sudeste e no sul as famílias descendentes de várias partes do mundo fazem isso bem e conseguem sobreviver, por mais que seja duro, por que falta auxílio e subsídios do governo, mas, mesmo assim ainda conseguem fazer muito bem. realmente como vc falou é uma questão cultural que se tem aculturado desde os anos 90 com esta expansão de alimentos baratos e de péssima qualidade.
Quando as pessoas entenderem que nosso corpo é nosso templo ,elas daram mais importancia a alminentação e principalmente porque nossa saúde depende na da alimentação
Sempre amei frutas e saladas, jamais trocaria uma maça por um salgadinho. Quando eu estudava, sempre levava fruta e ninguém dizia nada, era normal. Vou dar a receita de uma salada que eu faço sempre Alface Manjericão(bota bem pouco) Tomate cereja Ameixa preta Morangos E pequenos pedaços de pêssegos. Façam, vcs vão amar.
Tudo que vem da terra é o que tem de mais saudável, frutas, verduras, legumes, castanhas e grãos, não precisamos de mais nada além disso, quero ver alguém ter um infarto, avc, câncer, diabetes, tendo uma alimentação natural
@@mariacarolinanasciemento244 verdade. Todos aqui em casa estão com covid, inclusive meus avós com mais de 60 anos e não sentimos nada de mais, a médica falou que nossos hábitos saudáveis contribuiu para isso.
Esse filme é uma obra prima. Maria Farinha é o nome da criadora? Ou é um nome fantasia? Quem é essa mulher maravilhosa? Usar, empregar o meio de comunicação mais eficaz atualmente para dar tamanha contribuição à sociedade, à população. Mulher você á abençoada.
movimento cientificista que deu inicio no Seculo XVIII, isso pode, isso não pode, coma isso,não coma aquilo a noventa anos atrás o medico sugeria uma mulher gravida que fumar seria ótimo para ela pois fumar acalma os nervos, é hoje o que eles dizem sobre o cigarro? fica a dica
+Alvaro Bittencourt Isso mostra que os conhecimentos científicos, médicos estão avançando e melhorando. Já pensou se o médico ainda pedisse a mulher grávida para continuar fumando? ainda bem que descobriram qe o fumo faz mal a criança e a gestante tambm. Essas mudanças não são ruins são ótimas,pois só trazem melhorias para nossa saúde. E que a ciência nos traga mais novidades e ótimas descobertas!!🙏
Passei a sentar na mesa pra fazer refeições, já usei babá eletrônica por causa da viúvez pós nascimento de meu filho. Ficamos refém de um sistema doentio. Necessário senso crítico pra não viraRmos boi de manada. Impactante esse documentário
Me recomendaram esse documentário na minha escola valendo nota , e teve uma parte que falou que 1 bolacha recheada é equivalente a 8 pães franceses De ontem pra hoje comi 3 bolachas recheadas e enquanto assistia o vídeo minha mae chegou com um pote (marmita) com salgados e katchup pra min comer cheio de óleo rs Nao comi , fiquei conscientizada com o vídeo E nao sei vcs mas nao quero mais isso pra minha vida E é essa minha experiência com o vídeo,fllllw+!
Maria, estou fazendo um esforço tremendo pra levar esse documentário para todas as escolas que trabalho e famílias que conheço. Uma produção desse nível precisa ser vista e compartilhada. Meus parabéns pela qualidade e edição. Estão impecáveis.
Tenho um filho de 2 anos e meio, quando vou cozinhar levo ele para a cozinha ,mostro os legumes,frutas,temperos e vou falando os nomes para ele.Eu tenho uma alimentação saudável e isso faz com q ele se acostume com esse padrão alimentar.Nao adianta querer q seu filho tome suco natural se vc só compra refrigerante.Enfim o exemplo.
Nítido como o pobre sofre mais: confinados em casas pequenas; não podem andar a pé porque o bairro é violento. Não praticam esportes porque moram longe e porque é caro. Os pais trabalham muito e não têm tempo de preparar comida.
Talvez tenha dado esta impressão pela amostra no documentário, mas as maiores incidências de obesidade são nas classes mais abastadas, existem estudos no Brasil. Também podemos verificar como o próprio documentário fala que nos EUA o índice de obesidade é ainda maior, e lá é muito mais rico e seguro que no Brasil. Isto dá a entender que é mais uma questão cultural. Diversas crianças no documentário têm acesso a alimentos saudáveis, mas os pais dão o fast food pra criança parar de chorar.
@@thiagovbassPois é já no caso de uma amiga minha ela só dar mais mordatela, salsicha com pão pro filho porque não tem condições de comprar frutas e verduras que estão caríssimas aqui na minha cidade. No almoço é feijão,arroz e linguiça com refrigerante mais barato ou suco de pacote ela me disse que é o que dá pra comprar porque mora de aluguel e o marido só ganha um salário.O filho dela tem 10 anos e pessa quase 80 kg o menino só não falta andar de gordo.
@@ilanesilva1511 Lamento pela situação de sua amiga, de fato existem muitas pessoas na situação dela ou pior, ela parece saber que o ideal é o consumo de frutas, verduras e boas proteínas. No caso desta família temos dois problemas na alimentação, a subnutrição que é decorrente da falta de ingestão de alimentos nutritivos, e a obesidade que é ocasionada pelo excesso de calorias. Sobre a subnutrição é mais difícil de resolver, mas a obesidade pode controlar ingerindo menos alimentos, principalmente o refrigerante que possui calorias vazias sem nenhum nutriente. Boa sorte para ela, Deus abençoe.
@@ilanesilva1511 judiação, mas ela está totalmente errada.. nem refrigerante nem suco são necessários na hora de comer, é um hábito que precisa ser tirado.. e ovo por exemplo é mais barato que linguiça e mais saudável. repolho tb é barato, vc compra uma cabeça e dura horrores.. acho que ela colocou certas crenças na cabeça e não larga
isso se chama fome oculta, pois fazem consumo de muitos alimentos industrializados ricos em gorduras, açúcares...etc e não fazem a ingestão de micronutrientes e os carboidratos,proteinas e lipídios bons para saúde.com isso acabam desnutridos e obesos uma triste realidade.
De vez em quando eu volto pra ver esse documentário de novo, pra garantir que não esqueça o quanto essa alimentação de comida industrializada tá acabando com nossa saúde (e principalmente pra não passar isso pra frente)
Mudou meu pensamento sobre a vida. Tenho 15 anos, dia 14 de setembro completo 16 e sempre fui obeso desde criança. Estou em uma nutricionista e fazendo esporte 5 vezes por semana. Vou mudar minha vida e meu filho futuramente terá uma vida saudável assim como a minha será agora. Muito triste esse filme, deveria ter mais divulgação. Parabéns aos envolvidos. DEUS abençoe sempre a todos 🙏
Até eu que era uma criança chatissima pra comer saberia. Mas é porque era meu terror hahaha eu via a minha mãe cortando berinjela por exemplo e já tinha calafrios
Preciso de sua ajuda meu filho tem 11anos tem 110 kg ele é muito ansioso faz tratamento com neuro eu ñ consigo fazer para de comer ele diz que da com fome toda hora
Sobre dar refrigerante na mamadeira pra criança: " Ela não sabe que ta fazendo algo inadequado ". Não sabe uma óva . Brasileiro é campeão de fazer coisa errada tendo consciência disso .
A. Flora Sarti nem sempre, meus pais são obesos e eu sou totalmente diferente deles, eles me colocaram em balé e atividades desde criança e me proibiam de comer essas porcarias industrializadas até meus 12 anos ai aprendi a ser saudável por causa deles. Eles continuam obesos mas eu sou magra (peso ideal) e continuo a odiar essas porcarias.
eu como pessimamente e minha filha nunca relou um doce na boca e pretendo não apresenta um dia ela vai conhecer não agora refri jamais nem sal ela conhece ainda
Se prestarem atenção às mães falam dando risada falando do problema dos filhos já se vê a bruta ignorância delas pois é uma questão grave e elas não tem noção que estão matando seus filhos!
Temos que entender que a maioria são pais sem esclarecimento. Riem de nervoso, não têm nem noção do que esse ato vai representar no futuro. O problema é educação pra nação.
Não sei se me solidarizo com toda essa dor ou se fico com raiva de algumas mães! (como a mãe do Yan) Na minha opinião pior coisa que existe em uma família e o "filho Ainda criança" dar às ordens ou ditar as regras e todos obedecerem pq eles começam a chorar manhosamente e o adulto se entrega a insistência da criança. Eu precisei ficar com meu sobrinho de 4 anos em ksa um dia, brinquei bastante com ele na quadra do prédio, subi próximo almoço (antes de levar ele pra escola) ele não quis comer, queria bolacha, disse que só depois do almoço, ele fechou a cara e emburrou, ficou assim por 40 minutos, não amoleci, após um tempo olhou pra mim e disse "tô com fome", comeu o prato todo, dei o pacote de bolacha e ele só comeu 3 😂😂😂 *Persistência e insistência, não estamos fazendo mal pra criança quando optamos em não dar as porcarias*
@@umagarotaai4927 Geralmente a mãe passa mais tempo com o filho, comigo foi assim no passado, por isso "só das mães" mas claro q o pai também deve ajudar e conscientizar a mãe da coisa horrível q ela está fazendo, praticamente matando o filho de forma lenta.
Comentário que eu ia fazer o seu... precisa persistência, não pode ceder, senão toda vez ele vai fazer manha, tem que ser firme, sem dó. É querer o bem, o cuidado.
Olá Todos ! Te convidamos a conhecer nossa missão, "Mudar Vidas", como a nossa mudou...na redução de peso, No ganho de massa muscular e no estilo de vida. Se quiser saber mais como estamos inspirando pessoas nos adiciona no instagram também. 👉 @rosariofabiovillar_hbl👈 olha nossas fotos do antes e depois. Próxima segunda 14.09 as 20:00hs temos nossa HORA SAUDÁVEL e o nosso convidado é o Prof. David Menezes com o tema: "O PODER DA PROTEINA, 10 RAZÕES CIENTÍFICAS PARA AUMENTAR A INGESTÃO DESTE MACRONUTRIENTE". Você pode estar participando da live e ter mais informações sobre hábitos alimentares. #eu quero participar.
Eu moro em Amsterdã, não tenho filhos mas sei que aqui as escolas mantém um padrão. Há escolas que não pode levar lanche pq são fornecidos e todos são orgânicas. Já em outras escolas só pode levar sanduíche natural e 1 dia da semana a criança deve levar frutas. Vejo mts brasileiros reclamando, principalmente qd acabam de chegar, mente totalmente errônea.
Por mais que devesse ser obrigatório esses níveis de boa alimentação,no Brasil a condição financeira é .muito baixa na maoria das vezes,nem todos tem condições de comprar coisas orgânicas levando em conta que muitas delas as vezes chegam a o triplo do que você pagaria em algo calorico que da uma sensação de estufamento(satisfação)
Só quem vive(u) a obesidade sabe da dor que é ser considerado "menos gente". Essa batalha, eu travo desde a infância. Quantas e quantas vezes fui motivo de chacota... Eu e Deus sabemos. Com muito custo consegui emagrecer, mas o sentimento de "não merecimento" permanece até hoje. Cuidem da saúde física de seus filhos e de si próprios, mas não esqueçam de cuidar também da sua auto-imagem e do seu amor próprio.
Eu acho graça os pais dizem: "Eles choram , fazem birra tem que dar o que quer, a casa tem salgadinho, Refrigerantes biscoitos, fruta não vi uma! Dão o que é mais fácil pq tá tudo dentro de pacotes. Meu marido trabalha na indústria de refrigerante os valores para colaboradores são baixos porém minha filha tem 3 anos e nunca tomou nem sabe que gosto tem pois não compramos é simples assim!
Concordo Andréia Silva.....minha filha conheceu refrigerante com 6 anos pq os outros deram em um aniversário....nunca comprei refrigerante , salgadinho , bolacha recheada.....
esse documentário abriu a minha cabeça, todo mundo tinha que assistir ele! tô completamente assustada, de agora em diante a minha alimentação vai mudar radicalmente pizza, hambúrguer só de vez em quando e olhe lá
A educação foi formada em base na indústria, são administradores que fizeram a escola não educadores, àquele lugar foi feito para nos escravizar, eles estão preocupados com interesses próprios não em ser humano como pessoa Lá adestram pessoas, não educam ninguém
a loucura de assitir um filme de 10 anos atras e ficar imaginando como são esses números hoje, como essas crianças estão hoje... tenho 35 anos, uma filha a dias de completar 2 anos, nunca ingeriu doces, nunca tomou refrigerantes, não fazemos consumo disso em casa e com muito pouca frequência quando fazemos... sim, somos seres humanos normais, tentando ter uma vida normal onde comer comida de verdade é normal e não é normal normalizar o que não é de verdade ou que realmente necessário para a vida no dia a dia.
Só agora depois de sete anos que tive conhecimento desse belíssimo documentário e fico transtornada de que anos se passaram e a realidade sobre esse assunto esta cada vez pior !
Eu como profissional da nutrição,me sinto impotente,diante de uma situação dessas. A gente não consegue mudar hábitos se essa ajuda não vier de casa... não julgo totalmente os pais...muitos acham que estão fazendo o bem para a criança. Culpo sim ,a mídia,pois ela tem forte influência nas nossas casas, principalmente quando essas pessoas não tem outras atividades além de assistir TV. Me desesperei aqui,quando vi bebês tomando refrigerante na mamadeira. É surreal. Infelizmente o resultado vem a longo prazo,as vezes nem tão longo assim,como é o caso da primeira criança do documentário,a de 4 anos,apenas e já com uma obesidade quase morbida...muito triste.
Vdd Mari!! Já tinha visto esse documentário antes, e agora revi ele como sugestão da minha professora da faculdade. Também faço Nutrição. Estou no 2 semestre!!
Documentário maravilhoso. Assistindo por conta do curso, mas com certeza irei recomendar a muita gente. A alimentação quem ensina e faz são os pais. os hábitos alimentares quem faz são os pais. Um absurdo todas as desculpas que os pais deram ali. " Ah, mas meu filho chora e pede". Então esta tudo bem para vc seu filho controlar sua vida? Tenho 3 filhos que tem idades entre 17 e 10 anos e nenhum deles foi acostumado com vontades. Na minha casa tem regras e a maior delas é Quem manda são os pais, os filhos não argumentam, apenas obedecem! Acho que pior do que as industrias do fast food hoje em dia é a questão da permissividade dos pais. Os pais parecem que desaprenderam a dizer não! Ou tem preguiça de dizer não e aguentar a criança chorando no ouvido. Imagino vendo esse video que deva ser muito recompensador para eles né, não tem filho fazendo pirraça no mercado ou em casa, mas tem filho com diabetes, filho com trombose, filho com doenças cardíacas. Parabéns pais da atualidade, vocês estão matando seus filhos por pura preguiça e comodidade. E digo mais, não deve ser os fast food quem deva ser culpado por essas mortes e doenças e sim esses pais, pois nenhuma dessas crianças se sustenta ou tem dinheiro próprio para entrar em um mercado ou fast food e comprar tudo isso. Quem compra e leva para a casa são os pais.
Lembro que quando era criança eu vivia muito no sítio da minha avó, passava o dia no mato em cima de pés de manga, goiaba, correndo pra lá e pra cá e comendo frutas silvestres que encontrávamos muitas vezes, era pura diversão. raramente ficávamos doentes, éramos crianças muito ativas e saudáveis.
Eu acho que o mais triste é que esse documentário deixa claro que não se trata de uma simples opção dos pais (muito menos das crianças), em muitos casos é questão de falta de acesso, como o caso daquela família que vive em uma comunidade ribeirinha sem acesso a alimentos frescos. As pessoas vivem em desertos alimentares em que só chega porcaria e praticamente não têm escolha.
Não acredito que isso seja totalmente verdade! Nos Estados Unidos eu vejo as pessoas comprando comidas congeladas, enlatados por pura praticidade! Grande das pessoas no mundo hoje andam com pressa, não tem paciência de descascar e cozinhar! A mudança de mente é o princípio basico pra que tenhamos uma sociedade mais saudável! Os lanches no Brasil são mais caros que uma refeição, diferente dos Estados Unidos que é a opção mais barata e mais rápida! Acordo de manhã e o que vejo são filas de carros em fast food pra pedirem o café da manhã! No almoço a mesma coisa e segue o mesmo no jantar! Como ter crianças saudáveis se os pais são os primeiros a ferrarem com tudo?
@@ezequiasvicenteferreira8952 minha irmã está morando nos EUA e ela diz ter que fazer compras em lugares específicos e mais distantes para encontrar certos tipos de alimentos e frutas
Ver as mamadeiras cheias de refrigerante... é uma violência com as crianças. Meu filho só teve contato com refrigerante após os 8 anos de idade, e eu era chamada de "chata" por conta disso. Evitei ao máximo que ele tivesse contato com alimentos açucarados e artificiais. Vivemos num mundo onde somos expostos a coisas que nos envenenam e causam doenças. Se adultos já estamos sofrendo com isso, imaginem as crianças, que muitas vezes se alimentam dessas coisas muitas vezes por falta de opção ou de conhecimento dos pais.
Atualmente não é só essas propagandas, existe também a influência de muitos "RUclipsrs" eu percebi a mudança no gosto alimentar do meu filho e percebi a influência dessas mídias sobre isso!
Isso. Minha filha nunca tinha comido salsichas até ver um filme infantil, daí os cães entram numa fábrica de salsichas e comem tudo. Ao final ela queria comer salsicha 😞😂 sem nunca ter comido.
@@mr.forever Que eu saiba mukbang n e infantil. E um programa de asmr, se tranquilizar ouvindo sons específicos para se acalmar, nesse caso, o som de pessoas comendo
Adorei esse filme, cada dia que passa sinto uma grande necessidade de mim alimentar melhor, cada dia estou conseguindo diminuir o açúcar,é os enlatados. quero tirar isso de vez da minha vida. as pessoas mim critica pq eu não dou açúcar para o meu filho de 1 ano e 4 meses.......dizem assim " coitado dele, pq vc faz isso? um pouquinho não faz mau não" Um pouquinho não! mas um pouquinho todo dia faz sim.
quando ele ficar com mais idade entre 4 a 10 anos corta refrigerantes todos os dias de sucos naturais pra ele é claro com um tempo em festas ele vai tomar refrigerantes mas não todos os dias como habito.
Esse documentário é um choque atrás do outro. São tantos absurdos que nem sei o que tem de pior. Misericórdia... A única parte boa é que é um documentário brasileiro muito bem feito.
Aqui no japao a maioria das criancas preferem tomar suco ou cha .. Poucos pais dx tomar refrigerante... Excursão de escola cada crianca so pode levar 1 doce ou salgadinho pequeno e é proibido refrigerante
Portugal esteve nesse caminho catastrófico até uns 10 ou 12 anos atrás e parecia só piorar (começou com o aumento da construção de shoppings e cadeias de fast food em 1995 para diante até 2004/5) e os números de obesidade infantil escalaram para níveis nunca vistos, era alarmante, quando não tínhamos nem metade desses valores antes e nossa gastronomia metia muito arroz, legumes variados, sementes, ervas aromáticas, chá, fruta. Sem dúvida os fast food e a diminuição do tempo de exercício na escola alteraram isso absurdamente, agora está um pouco mais controlado, porque baixou muitas campanhas contra a obesidade e obesidade infantil na tv, tem programa de exercício e dança por preços ajustados ao salário dos pais q podem financiar para os filhos tipo 3 vezes por semana 1h por dia e eles fazem na escola desde cedo, mas ainda assim os números são problemáticos. Se come demais, se come muita porcaria e se bebe muita porcaria também desde cedo. No meu tempo não tinha muita actividade escolar, mas a gente podia brincar e correr na rua, no recreio, correr o dia todo, não havia acesso a fast food como agora... a comida era carregada de legumes, agora se tiver uma cenoura e umas ervilhas no prato com arroz já é "carregado" de legumes, e geral encomenda pizza, encomenda burguers, tudo pela internet, chega a casa, a pessoa nem precisa sair, quando isso é insuficiente e catastrófico, sem dúvida que mais disciplina alimentar é precisa. Gente o normal aqui agora é criança gordinha, antes eram todos magros e culpavam a ditadura e a fome... agora gostam de ver criança gordinha na rua, pq acham que está bem alimentada, mas a quantidade de crianças gordinhas e desnutridas é horrível, as pessoas dão muita porcaria para os filhos dentro de casa e escola e na rua pagam de pais que sabem alimentar os filhos... eu dou o mais saudável possível para o meu filho e circula na vila q mato meu filho de fome, pq ele não é gordinho, mas também não é pele e osso, só pq na minha casa só entra quase exclusivamente água, se fosse eu a comprar tudo para a casa, não entraria nem bolacha nem cereal, e sim muita fruta, algum pão escuro, azeite, muitos vegetais, frutos secos, semente e raízes como cenoura, beterraba, nabo, batata em dose moderada, feijão, milho doce tb em quantidades moderadas, verdura q.b. tb, processados apenas muito raramente... levei seis meses a desintoxicar do açúcar qd fui para a faculdade... era bolo de confeitaria mais de uma vez por dia, me sentia horrível, depressão e ansiedade em níveis quase insuportáveis, não quero isso para o meu filho não.
Quando eu era pequena sempre acompanhava minha mãe na feira, e quando ela cozinhava. Eu perguntava o que era tudo, desde bem pequena eu sabia o que era abobrinha, mandioquinha, batata doce, almeirão, couve, nabo, rabanete, etc etc etc. Minha mãe sempre me dava as cascas dos legumes para eu brincar de comidinha... Exemplo é fundamental, o hábito alimentar as crianças aprendem em casa. É um absurdo mesmo a criança mandar na casa, decidir o que irá comer e quando. Isso no meu tempo de criança era inconcebível.
Os pais tem uma grande influência no interesse dos filhos pelos alimentos, vc ja percebeu alguma vez quando um pai está comendo algo com tanto gosto e a criança chega e pede pra experimentar? Eu ja vi isso, quando uma criança pediu pra experimentar a salada que a mãe estava comendo e ela gostou. Ent, fica ainda mais fácil fzr as crianças comerem certos alimentos quando os pais compram,preparam,e consomem diariamente
@@descobrindoavida3967 Com certeza, fora que uma criança não tem como saber o que faz ou não bem para a saúde dela, quem precisa orientar para isso são os responsáveis.
Em 43:00 o cara fala que "dizer que 'um pai que não consegue dizer não pra um filho é um fracassado" é uma sacanagem pra esse pai". Sinceramente, concordo apenas uma pequena parte com isso. A rotina de trabalho é puxada justamente pra exaurir a classe trabalhadora e ela não ter tempo de pensar em uma vida melhor, apenas pensar em pagar as contas. Mas no momento que você tem um filho, você tem uma responsabilidade com uma vida. Cara, você é responsável por educar essa criança até ela crescer, a culpa é toda sua sim. Se você não tem condições de se comprometer a educar e ensinar uma criança de se alimentar e aceitar um não, não tenha filhos. MAS isso também levando em conta a condição social dessa família. Tem pais que nem eles mesmos se alimentam de forma correta por falta de acesso à informação, o que é uma tristeza.
Além da produtora ter feito esse vídeo maravilhoso, que já assisti várias vezes e recomendei pra diversas pessoas, ela teve o cuidado de colocar nos créditos os nomes de todos os envolvidos na realização da obra, inclusive dos motoristas de cada cidade. Parabéns pela valorização de todos que contribuíram pra produção desse excelente trabalho! 👏🏼👏🏼👏🏼
Entrevistada: "nós paramos de dar refrigerante, só suco mesmo" Entrevistadora: "vc tá dando qual tipo de suco? Dá fruta ou de caixinha?" Entrevistada: "tô dando o em pó mesmo" Pqp...adiantou nada
Na realidade é melhor do q suco de caixinha, se for o pó clight ou mid é suco light. O mais saudável é suco de fruta porém deve ser no max apenas um copo pq o suco de fruta tem muuuito açúcar
@@carol4147 mesmo tendo açúcar no suco natural não eh a açúcar industrializada e sim a frutose, o médico falou no documentário que se tomar a mesma quantidade de suco natural e do refri por ano ainda seria menos prejudicial à saúde! Então neste caso preferiria entupir meu filho de suco natural por dia do q dar suco em pó....suco natural eh natural mesmo sendo mais calórico....pode tomar a vontade sim se a criança não tem restrições alimentares.
@@carol4147 Frutose tomada em excesso as vezes é pior do que o açúcar de mesa, pois nenhuma célula do nosso corpo aceita e acaba indo para o figado, onde será metabolizado em gordura.
" - Falta alguma coisa na sua vida? - Falta sentido." Nossa, o que vocês sentiram quando ouviram isso? (também me refiro à quem estava lá no momento). Filme excelente, abordagem incrível, já é a segunda vez que assisto e sempre indico pra alguém. Parabéns aos responsáveis pela produção.
Eu assisti ontem, pela primeira vez, mas o que mais me chocou foi o barco da nestlé! Equipar um barco com produtos que nao sao bons pra saude, ir em comunidades ribeirinhas para vender, viciar ... achei demais!
Entt pq uma pessoa magra nao é questionada pelos seus exames ? Mesmo que ela esteja doente. Então há casos de gordofobia sim, até com pessoas que já tem esse biotipo.
@@clarahazelman4424 pela mesma maneira que nos anos 80 as pessoas só se questionavam se fulano era HIV positivo quando estava com a aparência doente, mas tinha muita gente parecendo “saudável” também infectada. A aparência é um indício, ainda que superficial, de que há algo a ser investigado e é hipocrisia dizer que não.
@@LadyPyrettaBlaze amor procure sobre pressão estética, eu não concordo que pessoas devam se alimentar dessa forma, mas há um grande indício de preconceito sim em questão da gordofobia muitas são tratadas como doentes e elas mesmas já se culpam, olha como a menina no vídeo se odeio isso tudo é pressão estética. E aí a pessoa acaba "emagrecendo" de forma errada comendo mal, e até gerando transtornos alimentares, ainda mais nessas condições financeiras, aonde não pode recorrer a um nutricionista. E vem pessoas dizendo invejar o corpo dessa mesma pessoa isso é hipocrisia.
Amiga, vc cuida doq vc ama Movimento contra gordofobia te encoraja a AMAR O SEU CORPO E CUIDAR DELE POR ISSO e não pq fulano te disse pra ficar magra (Até pq existem muitos métodos mais "radicais" de se ficar magra e muito mais prejudiciais)
isso iria retirar o lucro deles. o que mais gira dinheiro no mundo é a indústria alimenticia. e consequentemente a indústria farmacêutica e medicinal, em decorrência dos problemas de saúde causados pela má alimentação.
As crianças comem oque os pais compram ou permitem que comprem. Não adianta querer mudar hábitos dos filhos se seus hábitos estão comprometidos. Um "não" de vez em quando não maltrata ninguém, pelo contrário impõe limites.
Pobreza nao 1 dolly ta 4 reais que dura 1 dia pra a maior parte das familias com os mesmos 4 reais se compra 2 kilos de laranja e 2 de limao que rende suco pra 1 semana
@@ravenna_mendes6597 otimo comentario Hellen.conheço muitas pessoas q falam q precisam emagrecer, tem problemas de saude , mas o refrigerante esta la na mesa das pessoas. Com esse valor todos os dias, 28,00 reais na semana, se come muitas frutas e verduras
Sammy Pendragon nem fala. A parte da salsicha fechei os olhos. E pensar que quando criança adorava comer macarrão com salsicha. Ainda bem que as circunstâncias permitiram que eu mudasse minha alimentação.
Sammy Pendragon você não tem que ter nojo, você tem que ter é vontade no seu coração de passar isso para as pessoas ao seu redor e ajudar, pois nesse filme são todos vítimas, seja de falta de conhecimento, seja do sistema nojento que promove uma empresa como o McDonald's como agente de saúde, é de ser vergonha e pena desse país e das pessoas que não tem conhecimento
Esse tipo de filme deveria ser exposto em horário comercial na tv Brasileira. Um alerta importante para a população, só que infelizmente estamos a mercê do grande mercado industrial que compra os horários da tv, ocultando todas essas informações.
Felizmente, meus pais sempre cuidaram de minha alimentação. Quando era pequena, eu reclamava por não ter acesso a comidas calóricas frequentemente, mas, atualmente, agradeço por elas terem permanecido longe. Fui comer lasanha pela primeira vez aos 12 anos de idade, só para que tenham uma noção. E foi a primeira e última vez.
Queria tanto que esse documentário. Passa-se nas escolas. Na tv. Caramba. Estou completamente triste,. Eu passei o link. Para todos os meus contatos. E pedir pra repassar. Deus tenha misericórdia de todos nós. Obg produção. Em lágrimas estou
Sou professora aposentada. Trabalhei esse filme com os alunos, anos atrás. Após a discussao sobre o filme, fizemos uma oficina para identificar os sabores, com as crianças de olhos vendados. E também trabalhamos o reconhecimento de alguns legumes e verduras. Incrível, a gente pensa que eles conhecem, e se surpreende. Foi um trabalho fantástico. Acho que sempre é atual. Fica a dica para os que ainda estão na ativa.
Eu trabalhei no BK em 2011 à 2012 e nosso almoço era um lanche com batata e refrigerante. Tinha opção de trocar pela salada, mas a salada era basicamente 6 folha de alface com dois tomates, e não podia pegar os temperos que tinham no restaurante e tbm não tinha direito a pegar o franguinho que vem para aqueles que compram. Então pra quem trabalha 8 horas por dia lá almoçando uma sala pobre não aguenta, e eu tentei e sentia MUITA FOME, então por um ano minha comida era fast food 6 dias por semana. Eu sei que Mc mudou a alimentação dos funcionários para comida de vdd, mas não sei se o BK se preocupou com isso até hoje
Recentemente fiquei dois dias internada depois que ganhei meu bebê e fiquei abismada com as comidas que ofereceram pra mim, inclusive até reclamei depois que sai. Só tinha produtos industrializados como bolacha, bolinhos e suquinhos de caixinha, produtos que aumentam muito o processo inflamatório no corpo e dificultam a recuperação....
Gostaria tanto que fizessem um novo filme, 10 anos depois, mostrando como essas crianças estão, agora já adultas, e quais foram os avanços e retrocessos da nutrição no Brasil e mundo.
Tbm
Me ajuda a responder algumas perguntas?pf
Cheguei aqui ao buscar por documentários.
Esse é excelente, mas também assustador. Também fiquei pensando em como estão as crianças e pais que foram acompanhados pelo doc. Espero que tenham conseguido mudar os hábitos e que tenham remado contra a estatística de que a cada 5 crianças, 4 permanecerão obesas quando adultas. Espero que tenham conseguido alterar esse final.
seria bom
Verdade
Tenho 2 filhos, um de 8 anos e outro de 5 anos que nunca sentiram nem o gosto de fastfood. Sou julgada pela sociedade por isso, ja me falaram que sou radical, que as crianças sentem vontade. Não tem como uma criança sentir vontade de algo que ela nunca comeu. Quando levo meus filhos no shopping eles pedem comida pq foram acostumados assim. Logo a culpa dos maus hábitos dos filhos é dos pais sim.
Uau, difícil ver pais que conseguem educar dessa forma.
Minha irma fez o mesmo que vc mas depois que meu sobrinho experimentou ele amou e pede lanche e chocolate claro que ela controla o consumo mas acho interessante como esses alimentos são viciantes
As crianças não nasceu sabendo comer nós as encinamos
Tenho 20 anos e também nunca se quer provei um fastfood se quer, e nunca senti vontade, só tomava refrigerante depois que vi tudo de ruim que proporcionava eu parei de tomar já faz 5 anos, o pessoal quer terceirizar a culpa para a criança, mas a culpa é sim dos pais!
Verdade ✔️ disse tudo
Sou professor e já fui criticado por pais de alunos por falar sobre alimentação saudável. Que eu não tenho direito de interferir na educação que a família da para a criança.
Você tá certo, tem que ensinar sobre saúde mesmo
Errado está os pais que nao sabem nem o que tem e de onde vem o que está no prato e ainda da para as crianças, o povo não sabia nem o que era carboidrato, não devem saber nem os nutrientes necessários para uma boa vida saudável. Certo está voce
Parabéns pelo seu trabalho!
Eu como professora fui falar e a mãe da criança disse q a criança precisava de doces e salgadinho pq era criança.....FALAR O QUE DEPOIS DE OUVIR ISTO?
@@rosagomes6474 mds essaa mãe tá noiada em pensar nisso
"Falta alguma coisa na sua vida?"
A criança: "propósito". Impactante!
😢😢😢😢😢😢
Só um pequeno detalhe, essa criança não sabe o que significa propósito.
Foi sentido
Esse documentário deveria passar em todas as escolas públicas
Passou na minha, mas ñ eh pública
@@sophiecogo pior na minha tmb véi e municipal tinha que fazer um resumo disso aff
Passou na minha, sou do instituto federal
Isso passou no primeiro ano da minha escola antiga, e a escola é pública
igor costa Tá loko??? Tu quer fuder o sistema ?
A unica vez que me joguei no chão, minha mãe jogou um balde de água fria. Doce, frituras era uma vez na vida outra na morte, primeira vez que comi um hambúrguer eu tinha 15 anos. Se não comesse a comida, ficava com fome até querer comer, não tinha disso de dar oque eu queria. Obrigada mãe!
Leticia Souza por mais mães igual a sua no mundo amen
Só como meu primeiro hambúrguer com uns 11 ou 12 anos...
Vou evitar essas porcarias que chamam de alimento
Um dia qdo vc for mãe, verá q o acesso q as crianças hoje tem a estes tipos de alimentos é muito maior, devido aos preços q são mais acessíveis, aos amigos e etc... E a sua mãe q era a primeira a te negar pode ser a pessoa q mais vai oferecer pq os avós adoram agradar os netos, sem pensar a longo prazo.
Leticia Souza a maioria das mães age baseada na preguiça
Parabéns a sua mãe !! Todas deveriam ser assim.. Ela com certeza estava fazendo isso pensando em sua saúde
"eu tenho até nojo de quem come essas coisas?"
"mas porque você tem nojo?"
"É porque eu sei que as pessoas vão ficar que nem eu, sobrepeso"
Mano.. ela praticamente quis dizer que tem nojo de si mesma, tadinha pqp
Fiquei chocada com ela disse!
Fiquei com muita pena. muito mesmo
Ahh cortou meu ❤️
Eu chorei com esse comentário
Foi o que mais me afetou... Tadinha!
Por mais que esse filme tenha um bom tempo de publicado ainda continua atual!
Mais atual impossível!!!!😢😢😢😢
Se for ver hoje, as estatísticas do documentário já estão defasadas, pq a situação piorou depois da pandemia, a cada 3 crianças que vejo, 2 tão sobrepeso, é assustador
1:01:00 "falta alguma coisa na sua vida ?" "falta sentido." Que garotinha profunda
Rk Dantas essa leu nietzche
Profundo ... achei petróleo
E assim nasceu uma niilista.
Fiquei chocada!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chocada!
Ai, o menino perguntando se podia comprar um amiguinho, quebrou meu coração
É só ele ir pra zona
O meu também. E ainda tem a menina que falta sentido na vida, e outra que tem "nojo" do fast food porque ela não quer que as pessoas fiquem que nem ela. Triste...
@@viemarirunoa n é tão fácil assim, o menino tem problemas de ansiedade, e certamente deve ser tímido.
Quando a menina diz que falta sentido na vida dela, é porque ela sente falta de atenção e desconta comendo... triste.
Falta de sentido de repente é falta dos pais, q de repente passaram p mesmo....ciclos de adultos recriando seus vazios....
Eu tinha uma professora que descontava toda saudade do falecido pai na comida. As pessoas precisam de atenção, alguem que as entenda para largarem esse vício.
Vivi isso e vivo , qdo criança não comia , aprendi deitando sobre a barriga que a dor da fome qdo ficar mais forte , quase insuportável vai passar e assim não comia , gostava do meu arroz feijão e ovo, mas minha família não se importava com o que eu gostava , batia o feijão no liquidificador, pq meu irmão , o menino , rei da família , não comia caroço.Então aprendi, funcionava .Ng se importava se eu não gostava do feijão batido , tentavam me obrigar com o chinelo , eu vomitava.Só qdo consegui minha 1° panela de pressão, tive o feijão do jeito que queria , não tinha $ para comer durante o dia , levava 2h para chegar ao trabalho , minha mãe maravilha, não guardava comida pra mim, de manhã pão com manteiga , às vezes queijo, 2h para o trabalho, muitas vezes em pé, na maioria das vezes não tinha $ pra comer e pagava faxineira pra ela, sinto tanta raiva, foi muita injustiça comigo , ainda é , mas estabeleci limites mais rigorosos, continuo com coração mole meu filho, nora e neto, não sou amada como acho que devia, fico cheia de dívidas pra ajudar, qdo jovem sempre comprava presentes para as pessoas para me amarem , às vezes tenho recaída, mas fico atenta, como diz acho que Alceu"...Agente se ilude dizendo que não há mais coração ❤️..." Às vezes acho que não vou conseguir mudar de vida , aí a droga , procurar prazer , o doce ou pão fica sendo o carinho que não tenho .Mas se ficar doente , como já fiquei , só posso contar comigo.
Não tenho pena de mim, tenho raiva de ainda ser tão idiota , tratar as pessoas bem e ser enganada , nesse âmbito me refiro aos que me prestam serviço, talvez a todas , família, "amizades" utopia.
Vc que leu aceite seu corpo, busca saídas saudáveis, escolha amigos , se afastem dos que sempre botam defeito em vc, mãe e pai tb fazem isso , caso não aguente arrume sua tática de se alienar, faz como o meu filho diz pra mim qdo estou mal , entra pelo ouvido e sai pelo outro.Veja seu sorriso, seus olhos , seu tipo físico que deve ser respeitado, se amar é um aprendizado , por favor aprenda, senão terá tudo menos felicidade.
Filho fala isso qdo peço ajuda
Trabalho saia às 7h chegava atrasada para às 9h.Lá qdo tinha tomava café da sala vizinha , sem nada até às 18h39min.Ponto de Ônibus cheio, às vezes estava na frente , chegava o pessoal da CDD, voltava em pé mais de 2h , hora do rush, perguntava a minha mãe que me ama tanto pela comida, eu comprava, dizia que havia dado pro amigo do meu irmão, dp foi brabo botar limite na minha panela de pressão, vivi o inferno , está melhor pq nós acostumamos com que nos fere , depois de gastarmos tanto tempo lutando pq achamos justos.
Estou muito cansada, fico triste qdo amanhece
Esse doc tinha que ser obrigatório em todas as reuniões de pais de todas as escolas do país, excelente trabalho!
Concordo material muito bom 👏🏻👏🏻
Super concordo! 🙏
Na escola que faço estágio, tem pais que nem sequer aparecem nas reuniões para conversarem sobre seus filhos, imagina se preocupar com a alimentação deles 😢
É muito triste saber que existem pais que realmente não se importa, não digo que seja por falta de tempo, e sim de desinteresse mesmo.
Estou passando essa semana em minha escola. É duro, mas é necessário esse filme.
Meu Deus! Este documentário é um pesadelo! O pior é não ver uma luz no fim do túnel. Uma criança dizer que o que falta na sua vida "é sentido", algo muito errado está acontecendo.
Allan Ferreira foi demais
Triste realidade da sociedade mundial!
Allan Ferreira Esse meu amigo, é o maior assassinato em massa, de crianças, sem sem fazer guerra !
Eu aos 12 anos falava isso e ninguém ligou kkkkkkkkkk
Hoje em dia a vida de muitas pessoas não tem sentido. Cada vez mais cedo crianças e adolescentes estão dopados por remédios para ansiedade e depressão.
Documentário de 7 anos atrás, mas parece que nada mudou...
por que vc acha isso ...................
No brasil so nao é pior pq fast food é tao caro quanto comida saudável
Pior q nem precisa ser mc donalds. Tem salgado de 1 real pra todo lado e parece q mais de 60% da população ta acima do peso
D vdd e pensar q os país estão meio q matando os filhos msm q indiretamente
o documentário é meio antigo, mas ao msm tempo muito atual kkkk
O "legal" é os pais acharem que o problema está em tudo menos na conduta deles!
Bem essa
E só fabem dizer assim
( Pare de comer, que você emagrece)
Isso não e bem assim gente :(
@@vihdiniz7870 þ þt2þþt ř þ þþþ þþþ þþ a þ þt2þþt þ þt2þþt ř þt3 t þþ þþ þþ þt a þ þt a þt a þþþttt3tttt de řþ þþttt þt þ3þ a 3anos þ þ þ þ þ þ þ þ þ þ 3reais r þ þ þ þ þ tt 3a a þttþtþtttt ř3ř 3ttþt þt þt þt þt tt þtþ þt þ þ þ þ þ3þ þttt þ þ þtþ rþtþ þ þþ þ þ þþtþt þ þ þt þ þtþ þþ þ řt þþt þt ttþtttt þtttþtþt þ þ þ þ þt þ þ þt þt þtt þt þt þþttþttþþ þt þt þt þt þ þt þ þ þtþttt þ þ þt þt þt þt þttþttttþþtþ a þ þ þtþttt þttt þ þt þ þt þ þtt þ þþ þ řtt3rþtt þ þ þ þ þt þ þ þtt þt þt þt þ þtt þþ þt þtt þ þtt þt þttþt þt 3t a þtþ þt þt þ þ þt þ þtt þtt þttt þt þttt þ þ þt þt þ þtt þ þt þt þtt þt þt þt þt þtt þt þtþ þt þt þ þt þ þt þtt þttt þt þt þttt þtþ
Cara o pia chorando no começo daquele jeito pq sabe que é fazendo birra que ele ganha. A criança não aprende isso sozinha.
Na maioria dos casos os próprios pais são obesos também. As crianças mal conheciam os legumes porque também não viam os pais comendo.
A desinformação e ignorância dos pais acaba impactando as crianças pra sempre, triste demais :(
De acordo com a minha mãe, "quem tem fome come até pedra". Pais fazem muito os gostos dos filhos, depois não sabem pq os filhos só querem biscoitos.
fome é uma coisa. Gula é outra
Grave problema social enfrentado por intelectuais e propriamente pelo conhecimento familiar e escolar.
Muitos de nossos pais passaram fome ou por que os pais deles não permitiam comer besteiras, os pais de hoje entopem os meninos com coisas de baixo valor nutricional. Acham que estão ajudando seus filhos mas não estão.
Estou muito orgulhoso de ser uma produção nacional!
Também fiquei impressionada com a qualidade do documentário, excelente.
Eu também!! Deveria ter reconhecimento maior
Primeira regra, pai e mãe tem q dar o exemplo.
😄👏👏👏👏
Como os pais vão dar exemplo se o que a maioria das pessoas conhecem é esse tipo de alimentação e não entendem ,nem tem consciência do que são os ingredientes que estão presentes nos produtos alimentícios! Nem mesmo os médicos entendem de nutrição,pois essa cadeira na faculdade de medicina nem obrigatória é. O caminho é educação!!
@@mariceliacarvalho5348 quem tem celular na mão, só não tem informações se não quiser....
@@mariceliacarvalho5348 precisa mesmo entender de nutrição pra saber que o saudável eh arroz, feijão, batata, legumes, verduras e frutas? Poxa, pensei que fosse INSTINTO HUMANO!!!!!!
Sou gorda aos 46 anos fruto de anos me alimentando mal. Fazem 8 anos que resolvi dar um basta e mudar. Mas não optei pela relação fast-food-emagrecimento que tambem vende horrores hoje em dia. Resolvi ir no mesmo caminhar que me fez engordar tanto: Criar Habitos. O sobrepeso é um habito. voce se habitua a ser pratico, comer vira uma compensação de algo que voce nao esta conseguindo realizar: sucesso no trabalho, tempo com os filhos, harmonia na familia, enfim, você acaba não observando mais o que come, olha a propaganda e se entope de todas as porcarias que vem por aí.. e pior, leva pra dentro de casa e envenena os filhos por consequencia. Quando resolvi mudar, comecei retirando coisas obvias da alimentação e passei a começar a cozinhar mais. para ter tempo pra isso troquei de emprego, ter mais tempo em casa com os filhos. Comecei parando de tomar refrigerante, depois de comer embutidos e carnes processadas, depois os iogurtes e derivados..e assim foi..aos poucos... Eu perdi peso nesses 8 anos apenas 10kg (porque não estou focada em emagrecer e sim melhorar a qualidade de vida) Porem atualmente:
- Plantamos nosso proprio alimento organico
- faço meus queijos (fiz curso de laticineos para isso)
- Larguei meu emprego completamente e vivo hoje da horta (vendo o excedente e meus produtos)
- Estou curada de: Hernia de Hiato, Gastrite, Gordura no figado, colesterol alto.
- Nao tenho mais dores
- Ensinei meus filhos a ler rotulos, eles participam de tudo, da compra, escolha de alimentos, feitio dos alimentos.
- O ultraprocessado virou uma excessão e não mais a comida do dia a dia
- supermercado basicamente compramos material de limpeza, oleo de cozinha (quando não consigo comprar em galao organico direto do produtor)
- criamos uma rede de pessoas na comunidade que estavam com o mesmo proposito e plantamos e trocamos produtos entre a gente o que facilita a diversidade de alimentos
- Nossos filhos hoje comem com sabedoria. sabem dizer não a salgadinhos, refrigetantes.. eles comem as vezes e sabem quando o roganismo deles não esta tolerando o alimento. Aprenderam a ler o corpo.
Facil?
Não.. Dificil, exaustivo, mudou tudo, aprendi a viver com menos, porem nossa qualidade de vida mudou. tenho mais tempo pra eles e fizemos atividades juntos. caminhadas. andar de bicicleta, brincar... e atualmente minha filha de 8 anos me ensina Karate ,
É possivel?
SIM!!! Requer boa vontade e um desapego enorme. Voce sera criticado, julgado, apontado... mas depois sera invejado.. as pessoas vão querer a receita magica do pirlimpimpim... mas não tem magica.. tem esforço ... e esse esforço é recompesando dia a dia... Deve ser feito devagar, sorvendo pequenos goles e celebrando cada novo habito que sobrepos o antigo. Sem culpas, sem cobranças ou julgamentos mas com RESPONSABILIDADE.
Parabéns
Que incrível!
Maravilha de relato!
Parabéns 👏👏👏
Maravilha!
Tipo de filme que deveria ser passado nas escolas, ou em horário nobre nas TVS.
Vamos passar essas informações para frente minha gente.
+IASMIN FERREIRA Eu assisti a esse vídeo na escola.
IASMIN FERREIRA passa sempre na TV escola.
IASMIN FERREIRA eu assistir hj esse vídeo na minha escola
IASMIN FERREIRA mas Nunca vai ocorrer isso se nao compartilhamos, pois a indústria e mafia nao quer pessoas saudáveis, pois quem da dinheiro para o governo podre, pecuária e marketing de fast food etc são pessoas doentes e alineadas, viciadas
Eu assisti na escola
Meu Deus, estou estarrecida como a má alimentação tá acabando com a infância das nossas crianças... deu até vontade de chorar.
Ps: mais alguém que assistiu em Janeiro de 2020?
eu
Eu kkk finalmente esse mês vai acabar 😂
Comecei agora a assistir. Em dois minutos de vídeo já tenho opinião. O menino das batatas fritas só é assim porque tem quem permita. Nunca que uma criança me controlaria assim. Tsc,tsc,tsc...
Eu estou assistindo agora e pensando como estão essas crianças hj em dia!? Muito triste de ver.
Estou vendo agora.
Os pais acham que estão agradando e deixando os filhos mais felizes, mas na verdade estão matando os próprios filhos. 😔
Que exagerada tu
PORQUE DAR A COMIDA DA MENOS TRABALHO QUE NÃO DAR!!! SE ELE FICAR SEM COMER, QUANDO APERTA MESMO, ELE VAI COMER E BEBER O QUE FOR REALMENTE SAUDAVEL
@@samheckmann1705 Ela apenas disse a vdd...
estao criando monstros, egoistas, malandros, falsos e mentirosos. Nao respeitam a vez e sequer entendem a dor dos outros. Esse tipo de criacao dos pais do video so criam seres sem limites.
Estão diminuindo a expectativa de vida dos filhos
Este documentário me fez cair a ficha. Apesar de falar sobre crianças me fez refletir muito sobre minha conduta frente aos alimentos. Sou obeso desde de os meus 7/8 anos e hoje com 51 anos (mais precisamente a 3 meses atrás, quando assisti ao documentário) é que decidir de forma definitiva cuidar melhor da minha alimentação. Super recomendo! Parabéns e muito obrigados aos criadores.
Desejo que ainda esteja no propósito e consiga seu objetivo!
@@Descasos Obrigado. Sim, seguimos firmes e fortes. Dia 10 de maio já vai fazer 2 anos. 🏃🎯
é isso aí guerreiro, nunca é tarde demais pra começar a se cuidar
@@rochaSTZque incrivel!!! Quantos kg já emagreceu??
@@leticiacastromeira5497 oi, bom dia. Obrigado.
Perdi mais de 30 quilos, hoje não tenho acompanhado tanto a questão de peso porque estou a 8 meses na academia então tenho ganho massa... O foco é a Alimentação Saudável, o resto vem como consequência. 👍🔥
Se os pais tem uma vida muito corrida e não tem como dar prioridade ao seus filhos principalmente na disciplina então tem que pensar muito antes de decidir ter filhos
Estudante do técnico de enfermagem assistindo por causa da disciplina de nutrição. Amei.
Eu também 😂
Eu também. Rsrs
Eu também
@@anneferreira4614 8iy
l 7mois 9.
Estudante de nutrição assistindo por causa de uma disciplina de nutrição
Outro comentário, fiquei sabendo que tem adulto com vergonha de levar marmita. Gente, eu tenho minha bolsa marmita térmica pra levar fresco minhas frutas e iogurte pra academia! Já viram como são lindas as marmitas? Na escola, no primário, quando a lancheira perdeu espaço, lá pela quarta série, ganhamos uma bolsinha e comíamos o hamburguer caseiro que minha mãe fazia... Acho marmita a coisa mais determinada do mundo! Vc faz sua dieta, vc come aquilo que prepara... é lindo! Vamos mudar essa visão das marmitas!
💜
Fiz uma marmita pra levar pro shopping e minha amiga, que estava junto, ficou revoltada. Ela achou que ia passar vergonha na praça de alimentação. As pessoas são ignorantes demais quando o assunto é alimentação saudável.
@@luanamuller7941 caramba! 😮 Diga a ela o pq... São tantos motivos! Onde eu for trabalhar levarei minha marmitinha cor de rosa! 💓 Principalmente hoje em dia que tenho uma dieta específica e faço musculação. Ela não deve conhecer o povo "maromba" 😂 Quem leva a dieta a sério, é marmita na certa. Não tem tranquilidade maior de saber quem fez sua comida. 😁 Economicamente inteligente, é mais saudável, seguro, e acho super elegante uma moça sentar na mesa com sua marmita fit! 😂 Mostra uma auto confiança incrível! Só joga essa! Vc está de parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sempre levei marmita pro trabalho, quando inventava de comer 2 ou 3 vezes por semana, em restaurante, ganhava de brinde um inchaço no estômago e mau estar...
@@joycepereirademoura2848 eita! Comer em restaurante deve ser algo esporádico mesmo, até meu pai que é caminhoneiro, prefere cozinhar dentro do caminhão (com panela elétrica), do que comer na estrada. Marmita é tudo de bom!
Os pais acham que estão fazendo o certo agradando o filho, mas na verdade está o matando. A criança tem 4 anos e já manda neles exigindo salgadinho e refrigerante. Quanto absurdo.
Nossa que ódio eu fiquei desses 2. São dois preguiçosos. Fazem as vontades do filho pra não ter que lidar com ele.
28:20 Pintura incrível que ela fez. 👏😍😱
Fiquei de cara também, menina talentosa
KKKKKKK até ela pinta melhor que eu, e olha que tenho 16, Aiai chorando estou
@@uyo8445 mds
É preciso re-ensinar o nosso povo a plantar. Agricultura familiar pelo bem das pessoas. Plantar alface, couve, tomate, etc. Valorizar a manga, o cajú, o cajá, a carambola, o tamarindo, o jatobá, entre tantas outras frutas nossas. É urgente tomarmos uma decisão em favor de nossa saúde e de nossos filhos.
Sabia que nem todo mundo mora em ap? Sabia que a região centro-oeste tbm tem terras suficiente para se plantar para o Brasil e boa parte do mundo? Sabia que dá pra fazer horta no quintal e inclusive suspensa em ap? Sabia que existe na nova engenharia telhados e sacadas verdes com hortinhas básicas: tomates, alface, rúcula, etc? Quem quer comer bem, precisa largar a preguiça e o mundo virtual de vez em quando. Acho que vc precisa sair do seu ap e conhecer mais o Brasil de terras varonil imensas!
E Mc Donald`s é viável? E coca cola é viável? Tudo tem um custo benefício. A questão é de valor não financeiro. O que vale mais pra vc? Comer bem hj e evitar problemas amanhã? Temos clima, espaço, mão-de-obra, recursos inúmeros. A questão é que as pessoas compram aquilo que está pronto na prateleira ou no balcão. A correria empurra o sistema, não dá tempo, é longe, e a s desculpas crescem. Infelizmente fazer um miojo ou cup dura 3 minutos... Até se descascar legumes, cortar tempero, acender o fogo, refogar os legumes pra sair uma sopa saudável dura 30 minutos ou mais e ainda fica toda a sujeira. Tudo porque precisamos de mais tempo pra sair, ficar na net, assistir o jogo, beber na rua, etc. Só temos tempo pra cuidar da saúde quando não temos mais saúde pra trabalhar ou nos divertir. Eu sei que plantar da trabalho, custa caro também, mas cada região do país tem espaço suficiente, acredite, mesmo o sudeste. Hj o sistema hidropônico permite que se plante apenas em água, contudo, o que percebe mesmo é que as pessoas dão mais valor naquilo que é industrializado. Eu não vejo as pessoas reclamarem do preço da cerveja, do uísque, do sanduíche, da pizza, da batata frita e tantas outras "industriarias", mas, quando se fala que um pé de alface é R$2,50 ou R$3,00 reais as pessoas querem infartar. Poxa, é claro que é caro, a semente não nasce sozinha. A região que ainda mais produz agricultura familiar se não me engano é o sudeste, até porque a região é uma das únicas que está livre de agrotóxicos e se consegue produzir produtos orgânicos. Diferente do centro-oeste que hoje é quase impossível se ter uma manga ou tomate sem ser afetado pelos agrotóxicos. Porém ninguém pensa em toda a cadeia, a logística e vantagens quando vai ao mercado ou a feira, assim a produção acaba sendo desvalorizada. Plantamos soja, milho, algodão e produzimos carne para o mundo todo. Vem as grandes marcas e transformam nossa produção em comida cara, gordurosa, mega processada e nos oferecem e aceitamos e ainda pagamos sem reclamar. Entende o que quero dizer.
Eu sei. Mesmo nas regiões mais simples é assim. Atualmente vejo pessoas da região nordeste em caravanas de ônibus atravessando o norte do Mato Grosso à procura de emprego nem que seja temporário nas lavouras de soja. Essa gente ( e é muita gente) poderia ter emprego em suas terras se elas fossem produtivas com plantação de hortifruti e poderiam comer bem e viver de modo digno sem ter como única opção trabalhar em lavouras nem sempre bem pagos. O Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul pra vc atravessar vc passa por várias cidades que de uma à outra a distância chega a 300 ou 400 km. Imagine o tamanho das terras! E o que tem nesse intervalo? Terras indígenas improdutivas. Nem todos os índios moram lá, porque eles recebem auxílio do governo, carros, roupas, atendimentos hospitalares, etc. Muitos se mudam pras cidades em busca de vida normal com TV, internet, lojas, supermercados, estudo e pagam dormitórios e comida de péssima qualidade com este dinheiro que recebem. Porém, boa parcela além de caírem nos vícios como o álcool e marginalidade pequenos furtos, brigas e rixas de tribos. Essa gente não sabe plantar e comer do próprio suor, da própria terra imensa que fica lá parada, e eles é que deveriam saber. No entanto, tbm já esqueceram o que é pegar uma manga e descascar, porque comprar refrigereco de quinta categoria e dar salgadinho de milho para os filhos é mais prático. O que eu falo é algo sério. Nas grandes cidades as pessoas não tem noção do que tem acontecido a essa gente toda nativas ou não, que com pouco de dinheiro tem se empanturrado e adoecido com tanta porcaria. Vc vê homens, mulheres e crianças inflados e enormes de tanta química industrial. Daqui 10 anos ou mais quais médicos ou qual medicina estará pronta pra tratar toda essa gente nestas regiões onde poucos querem ir morar e assumir uma responsabilidade tão grande, mesmo que bem paga? Pode parecer utopia, mas, esse povo precisa urgentemente voltar as raízes e aprender a produzir ao menos a sua própria comida. No sudeste e no sul as famílias descendentes de várias partes do mundo fazem isso bem e conseguem sobreviver, por mais que seja duro, por que falta auxílio e subsídios do governo, mas, mesmo assim ainda conseguem fazer muito bem. realmente como vc falou é uma questão cultural que se tem aculturado desde os anos 90 com esta expansão de alimentos baratos e de péssima qualidade.
Mas e uma otima ideia mas e inviavel dependendo de obde vc mora
Rosi Randow Tem umas frutas q tem muitos açúcares o mais recomendado é a ameixa.
Quando as pessoas entenderem que nosso corpo é nosso templo ,elas daram mais importancia a alminentação e principalmente porque nossa saúde depende na da alimentação
A mãe chorando: foi os piores dias da minha vida. Mas ela continua dando refrigerante todos os dias para a filha .... quanta incoerência
ela disse que foi uns dos piores dias da vida dela quando a filha foi internada por causa da ARTRITE. N tem nada a ver com dar ou n refri
@@iovannzin1998 mas se ela parar de dar refrigerante pra filha ela não vai mais ter Artrite, então é erro dela
Vc é burra?@@iovannzin1998
Sempre amei frutas e saladas, jamais trocaria uma maça por um salgadinho.
Quando eu estudava, sempre levava fruta e ninguém dizia nada, era normal.
Vou dar a receita de uma salada que eu faço sempre
Alface
Manjericão(bota bem pouco)
Tomate cereja
Ameixa preta
Morangos
E pequenos pedaços de pêssegos.
Façam, vcs vão amar.
Tudo que vem da terra é o que tem de mais saudável, frutas, verduras, legumes, castanhas e grãos, não precisamos de mais nada além disso, quero ver alguém ter um infarto, avc, câncer, diabetes, tendo uma alimentação natural
@@mariacarolinanasciemento244 verdade. Todos aqui em casa estão com covid, inclusive meus avós com mais de 60 anos e não sentimos nada de mais, a médica falou que nossos hábitos saudáveis contribuiu para isso.
Também sempre preferi frutas, legumes e saladas
Fiz a sua salada e amei É MUITO BOAAA!
Sempre que eu puder vou fazer :D
Esse filme é uma obra prima. Maria Farinha é o nome da criadora? Ou é um nome fantasia? Quem é essa mulher maravilhosa? Usar, empregar o meio de comunicação mais eficaz atualmente para dar tamanha contribuição à sociedade, à população. Mulher você á abençoada.
Celeste Gomes dos Santos Olá, Celeste! Obrigada pelo comentário. Nos acompanhe no Facebook: facebook.com/mariafarinhafilmes :D
+Celeste Gomes dos Santos (Prana-vallabha Devi Dasi) concordo! ela é abençoada e de boa vontade...
E voce, Celeste, eh uma simpatia de pessoa. Que doce de pessoa educada e gentil.
movimento cientificista que deu inicio no Seculo XVIII, isso pode, isso não pode, coma isso,não coma aquilo a noventa anos atrás o medico sugeria uma mulher gravida que fumar seria ótimo para ela pois fumar acalma os nervos, é hoje o que eles dizem sobre o cigarro? fica a dica
+Alvaro Bittencourt Isso mostra que os conhecimentos científicos, médicos estão avançando e melhorando. Já pensou se o médico ainda pedisse a mulher grávida para continuar fumando? ainda bem que descobriram qe o fumo faz mal a criança e a gestante tambm. Essas mudanças não são ruins são ótimas,pois só trazem melhorias para nossa saúde.
E que a ciência nos traga mais novidades e ótimas descobertas!!🙏
Muito forte. A culpa é dos adultos, a culpa é minha, não tem como correr. Vou melhorar com meus filhos que tanto amo.
parabéns mãe pelo reconhecimento e iniciativa! Seus filhos ainda irão te agradecer por isso
Vc é uma otima mãe.
Passei a sentar na mesa pra fazer refeições, já usei babá eletrônica por causa da viúvez pós nascimento de meu filho. Ficamos refém de um sistema doentio. Necessário senso crítico pra não viraRmos boi de manada. Impactante esse documentário
Eu tbm, se meus filhos comem mal a culpa é minha, sem desculpas, vou melhorar, só entrando na área da saúde eu entendo!
Gente quando a mãe fala “você não vai comer doce hoje não!”
É pro seu bem que ela não quer que vc passe mal
Me recomendaram esse documentário na minha escola valendo nota , e teve uma parte que falou que 1 bolacha recheada é equivalente a 8 pães franceses
De ontem pra hoje comi 3 bolachas recheadas e enquanto assistia o vídeo minha mae chegou com um pote (marmita) com salgados e katchup pra min comer cheio de óleo rs
Nao comi , fiquei conscientizada com o vídeo
E nao sei vcs mas nao quero mais isso pra minha vida
E é essa minha experiência com o vídeo,fllllw+!
luuh a pimemtinha parabéns pela conscientização! 👏🏻
Eu ia come me sentindo culpada ' - '
eles se refiram a um pacote de bolacha hehe não a uma só
Oie pfvr min ajuda com o trabalho e que passaram na escola também 😐
Ainda ta coincientizada, minha fia, ou falou isso só pra receber likes❓
Maria, estou fazendo um esforço tremendo pra levar esse documentário para todas as escolas que trabalho e famílias que conheço. Uma produção desse nível precisa ser vista e compartilhada.
Meus parabéns pela qualidade e edição. Estão impecáveis.
Tem também o FED UP também mostra a obsidade das crianças em escolas nos EUA pela troca de comida por fast foods .
O 1 documentário a flar dos prejuizos dos fast food foi super size me
Parabéns!!!!
Deus te abençoe!!!
Eu vi este documentário na escola !
@@sandrorossiguarana eu lembro do super size me. As pessoas perderam a noção.
Tenho um filho de 2 anos e meio, quando vou cozinhar levo ele para a cozinha ,mostro os legumes,frutas,temperos e vou falando os nomes para ele.Eu tenho uma alimentação saudável e isso faz com q ele se acostume com esse padrão alimentar.Nao adianta querer q seu filho tome suco natural se vc só compra refrigerante.Enfim o exemplo.
parabéns
Nítido como o pobre sofre mais: confinados em casas pequenas; não podem andar a pé porque o bairro é violento. Não praticam esportes porque moram longe e porque é caro.
Os pais trabalham muito e não têm tempo de preparar comida.
Talvez tenha dado esta impressão pela amostra no documentário, mas as maiores incidências de obesidade são nas classes mais abastadas, existem estudos no Brasil. Também podemos verificar como o próprio documentário fala que nos EUA o índice de obesidade é ainda maior, e lá é muito mais rico e seguro que no Brasil. Isto dá a entender que é mais uma questão cultural. Diversas crianças no documentário têm acesso a alimentos saudáveis, mas os pais dão o fast food pra criança parar de chorar.
@@thiagovbassPois é já no caso de uma amiga minha ela só dar mais mordatela, salsicha com pão pro filho porque não tem condições de comprar frutas e verduras que estão caríssimas aqui na minha cidade.
No almoço é feijão,arroz e linguiça com refrigerante mais barato ou suco de pacote ela me disse que é o que dá pra comprar porque mora de aluguel e o marido só ganha um salário.O filho dela tem 10 anos e pessa quase 80 kg o menino só não falta andar de gordo.
@@ilanesilva1511 Lamento pela situação de sua amiga, de fato existem muitas pessoas na situação dela ou pior, ela parece saber que o ideal é o consumo de frutas, verduras e boas proteínas. No caso desta família temos dois problemas na alimentação, a subnutrição que é decorrente da falta de ingestão de alimentos nutritivos, e a obesidade que é ocasionada pelo excesso de calorias. Sobre a subnutrição é mais difícil de resolver, mas a obesidade pode controlar ingerindo menos alimentos, principalmente o refrigerante que possui calorias vazias sem nenhum nutriente. Boa sorte para ela, Deus abençoe.
@@ilanesilva1511 judiação, mas ela está totalmente errada.. nem refrigerante nem suco são necessários na hora de comer, é um hábito que precisa ser tirado.. e ovo por exemplo é mais barato que linguiça e mais saudável. repolho tb é barato, vc compra uma cabeça e dura horrores.. acho que ela colocou certas crenças na cabeça e não larga
O mais triste é que 90% das crianças obesas são desnutridas.
justamente
Verdade
isso se chama fome oculta, pois fazem consumo de muitos alimentos industrializados ricos em gorduras, açúcares...etc e não fazem a ingestão de micronutrientes e os carboidratos,proteinas e lipídios bons para saúde.com isso acabam desnutridos e obesos uma triste realidade.
allan carvalho O pior é que começa dar problemas na coluna e etc... por n ter massa muscular
Comentário plenamente são. Parabéns!
52:00 a menina disse que uma Batata inglesa é uma cebola.... realmente ta complicado...
.-. pois é
+Cleber Souza O que me impressiuonou foi quando o garoto chamou abacate de manga
R5 Zoeira BR kkkkkkkkkkk pior
R5 Zoeira BR Abacate e manga é mais parecido hahaha
Eu quando era pequena sabia até o que era alho poró, mas só fui ter a oportunidade de comer um dia desses hahaha
"falta alguma coisa na sua vida ?"
"Não nada, só o sentido"
😯Gntt
eu até voltei o video pra ver se eu tinha escutado direito :(
@@isadoll Eu tbm, muito triste.
Eu quase caí da cadeira quando ouvi isso...
Niilismo bateu forte dps dessa
Em que minuto?
imagina agora depois da pandemia??: podem encomendar a Parte 2 deste excelente documentario[
Concordo
Obra prima brasileira. Doc obrigatório em todas as escolas !
Obrigada, Gabriela!
ouvir uma criança dizer que falta sentido á vida....fiquei com um nó na garganta
De vez em quando eu volto pra ver esse documentário de novo, pra garantir que não esqueça o quanto essa alimentação de comida industrializada tá acabando com nossa saúde (e principalmente pra não passar isso pra frente)
Eu volto pra rir quando tô deprê
Mudou meu pensamento sobre a vida. Tenho 15 anos, dia 14 de setembro completo 16 e sempre fui obeso desde criança. Estou em uma nutricionista e fazendo esporte 5 vezes por semana. Vou mudar minha vida e meu filho futuramente terá uma vida saudável assim como a minha será agora. Muito triste esse filme, deveria ter mais divulgação. Parabéns aos envolvidos. DEUS abençoe sempre a todos 🙏
Nesse comentário eu estava com 118 kg e hoje estou com 111kg e vai continuar abaixando até chegar em 84kg.
Show de bola , continue se cuidando
@@krypto433 que legal :), e hoje como você está, tá tudo bem por aí?
eai como ta?
Muito bom o vídeo uma alerta para os pais como lidar com seus filhos
Essa repórter, foi tão, gentil. Gostei dela.
Uma coisa absurda que eu vi, é as criança nem saberem os nomes dos legumes!
Fiquei abismada também!
Até eu que era uma criança chatissima pra comer saberia. Mas é porque era meu terror hahaha eu via a minha mãe cortando berinjela por exemplo e já tinha calafrios
Né!! Como vc confunde uma CEBOLA(ONION) com uma BATATA(POTATO)? Até em inglês eu sei o nome desses alimentos e é a primeira coisa que a gente aprende
Preciso de sua ajuda meu filho tem 11anos tem 110 kg ele é muito ansioso faz tratamento com neuro eu ñ consigo fazer para de comer ele diz que da com fome toda hora
Pra mim isto é o fim!!
Sobre dar refrigerante na mamadeira pra criança: " Ela não sabe que ta fazendo algo inadequado ".
Não sabe uma óva . Brasileiro é campeão de fazer coisa errada tendo consciência disso .
E pensar que ja vi gente julgando pais que não oferecem açúcar pra seus filhos 😢
quem ta assistindo em 2020 da like!!
Quero biscoito cream craker
Pandemia tá deixando o povo ainda mais gordo...
heheheheh
Eu
2021
É só reparar no tamanho dos pais... Como adultos que comem mal saberão o que oferecer para os filhos?
A. Flora Sarti nem sempre, meus pais são obesos e eu sou totalmente diferente deles, eles me colocaram em balé e atividades desde criança e me proibiam de comer essas porcarias industrializadas até meus 12 anos ai aprendi a ser saudável por causa deles. Eles continuam obesos mas eu sou magra (peso ideal) e continuo a odiar essas porcarias.
@@hel7374
Seu caso é exceção.
eu como pessimamente e minha filha nunca relou um doce na boca e pretendo não apresenta um dia ela vai conhecer não agora
refri jamais
nem sal ela conhece ainda
@@hel7374 essas porcariuas que vc come que eu sei
Além disso, a alimentação saudável é cara. Dependendo das condições é mais prático se alimentar mal pois é mais barato.
Se prestarem atenção às mães falam dando risada falando do problema dos filhos já se vê a bruta ignorância delas pois é uma questão grave e elas não tem noção que estão matando seus filhos!
eu concordo
Betty Pimentel Odeio quando país falam de qualquer comportamento ruim de seus filhos dando risada...vejo como sinicas.
Temos que entender que a maioria são pais sem esclarecimento. Riem de nervoso, não têm nem noção do que esse ato vai representar no futuro. O problema é educação pra nação.
Verdade, e também como elas encontram desculpas pro problema dos filhos. Fico chocada.
Eles mesmo são gordos, você também a maioria de nós já teve que arcar com pro de sobrepeso por uma alimentação inadequada.
" não tem como tomar boas escolhas quando não se tem boas escolhas pra tomar"
Cê escrevei isso por causa dos ribeirinhos e dos piauienses.
Entrevistadora: Pq vc sente nojo de gente q come besteira?
Menininha: Pq eu sei q elas vão ficar como eu, com sobrepeso.
Owwwn, partiu meu coração ❤
Siimm, eu quase chorei em alguns momentos desse filme
Essa parte doeu
Logo, ela entende q ser como ela é um problema ela é a anormal
Fiquei com medo de no futuro ter um distúrbio alimentar
Também partiu meu coração. 🥺
Não sei se me solidarizo com toda essa dor ou se fico com raiva de algumas mães! (como a mãe do Yan)
Na minha opinião pior coisa que existe em uma família e o "filho Ainda criança" dar às ordens ou ditar as regras e todos obedecerem pq eles começam a chorar manhosamente e o adulto se entrega a insistência da criança. Eu precisei ficar com meu sobrinho de 4 anos em ksa um dia, brinquei bastante com ele na quadra do prédio, subi próximo almoço (antes de levar ele pra escola) ele não quis comer, queria bolacha, disse que só depois do almoço, ele fechou a cara e emburrou, ficou assim por 40 minutos, não amoleci, após um tempo olhou pra mim e disse "tô com fome", comeu o prato todo, dei o pacote de bolacha e ele só comeu 3 😂😂😂
*Persistência e insistência, não estamos fazendo mal pra criança quando optamos em não dar as porcarias*
E por que raiva só das mães, amada? O pai também DEVE ser cobrado.
@@umagarotaai4927 Geralmente a mãe passa mais tempo com o filho, comigo foi assim no passado, por isso "só das mães" mas claro q o pai também deve ajudar e conscientizar a mãe da coisa horrível q ela está fazendo, praticamente matando o filho de forma lenta.
Comentário que eu ia fazer o seu... precisa persistência, não pode ceder, senão toda vez ele vai fazer manha, tem que ser firme, sem dó. É querer o bem, o cuidado.
Olá Todos ! Te convidamos a conhecer nossa missão, "Mudar Vidas", como a nossa mudou...na redução de peso, No ganho de massa muscular e no estilo de vida. Se quiser saber mais como estamos inspirando pessoas nos adiciona no instagram também.
👉 @rosariofabiovillar_hbl👈
olha nossas fotos do antes e depois. Próxima segunda 14.09 as 20:00hs temos nossa HORA SAUDÁVEL e o nosso convidado é o Prof. David Menezes com o tema: "O PODER DA PROTEINA, 10 RAZÕES CIENTÍFICAS PARA AUMENTAR A INGESTÃO DESTE MACRONUTRIENTE". Você pode estar participando da live e ter mais informações sobre hábitos alimentares. #eu quero participar.
Mas vc fez certo, não tem que justificar.
Eu moro em Amsterdã, não tenho filhos mas sei que aqui as escolas mantém um padrão. Há escolas que não pode levar lanche pq são fornecidos e todos são orgânicas. Já em outras escolas só pode levar sanduíche natural e 1 dia da semana a criança deve levar frutas. Vejo mts brasileiros reclamando, principalmente qd acabam de chegar, mente totalmente errônea.
Carol Ribeiro pais de primeiro mundo eh diferente mesmo
E pessoas nao alienadas e leigas
Aqui quem dá dinheiro são pessoas doentes
Por mais que devesse ser obrigatório esses níveis de boa alimentação,no Brasil a condição financeira é .muito baixa na maoria das vezes,nem todos tem condições de comprar coisas orgânicas levando em conta que muitas delas as vezes chegam a o triplo do que você pagaria em algo calorico que da uma sensação de estufamento(satisfação)
Só quem vive(u) a obesidade sabe da dor que é ser considerado "menos gente". Essa batalha, eu travo desde a infância. Quantas e quantas vezes fui motivo de chacota... Eu e Deus sabemos. Com muito custo consegui emagrecer, mas o sentimento de "não merecimento" permanece até hoje. Cuidem da saúde física de seus filhos e de si próprios, mas não esqueçam de cuidar também da sua auto-imagem e do seu amor próprio.
também emagreci, mas a cicatriz na alma permanece
Eu acho graça os pais dizem: "Eles choram , fazem birra tem que dar o que quer, a casa tem salgadinho, Refrigerantes biscoitos, fruta não vi uma! Dão o que é mais fácil pq tá tudo dentro de pacotes. Meu marido trabalha na indústria de refrigerante os valores para colaboradores são baixos porém minha filha tem 3 anos e nunca tomou nem sabe que gosto tem pois não compramos é simples assim!
Concordo Andréia Silva.....minha filha conheceu refrigerante com 6 anos pq os outros deram em um aniversário....nunca comprei refrigerante , salgadinho , bolacha recheada.....
Concordo plenamente com vc. Não compro todinho, biscoito recheado é outros. Minha filha tem 1ano e 9 e adora frutas.
É um vício né
Açúcar é igual droga
Triste os pais continuarem comprando
Conheço um pai que vive insistindo pro filho tomar refrigerante mas a criança não quer nem provar!
Uma educação alimentar correta para nossas crianças
esse documentário abriu a minha cabeça, todo mundo tinha que assistir ele!
tô completamente assustada, de agora em diante a minha alimentação vai mudar radicalmente
pizza, hambúrguer só de vez em quando e olhe lá
Que bom cuida bem da sua alimentação e de vc anjo
Eu nem sabia que coca fazia tão mal se eu soubesse eu nunca teria tomado
Mudou mesmo ou só falou isso no momento?
@@puljz8551 oque
@@canaldoyutu é com a Paola
O fato de não ter educação física prática na escola e não poder brincar no recreio também dificulta a saúde da criança.
Sim! O papel da escola é fundamental!
Mas também os pais não ensinaram ele comer pouco ou comer coisas saudáveis e que fazer birra é feio.
@@777malemira7 a escola é só a extensão mas fodasi a escola é uma merda também kkk
A educação foi formada em base na indústria, são administradores que fizeram a escola não educadores, àquele lugar foi feito para nos escravizar, eles estão preocupados com interesses próprios não em ser humano como pessoa
Lá adestram pessoas, não educam ninguém
a loucura de assitir um filme de 10 anos atras e ficar imaginando como são esses números hoje, como essas crianças estão hoje... tenho 35 anos, uma filha a dias de completar 2 anos, nunca ingeriu doces, nunca tomou refrigerantes, não fazemos consumo disso em casa e com muito pouca frequência quando fazemos... sim, somos seres humanos normais, tentando ter uma vida normal onde comer comida de verdade é normal e não é normal normalizar o que não é de verdade ou que realmente necessário para a vida no dia a dia.
Só agora depois de sete anos que tive conhecimento desse belíssimo documentário e fico transtornada de que anos se passaram e a realidade sobre esse assunto esta cada vez pior !
Gente refrigerante na mamadeira é o fim pra mim.
pra todos nós.
vdd
Eu fiquei embasbacado com o navio da Nestlé, pois é como se fosse assim : ''Se vc não for comprar gordura trans,as gorduras trans vão até vc''
Somos duas
Somos tres
Eu como profissional da nutrição,me sinto impotente,diante de uma situação dessas. A gente não consegue mudar hábitos se essa ajuda não vier de casa... não julgo totalmente os pais...muitos acham que estão fazendo o bem para a criança. Culpo sim ,a mídia,pois ela tem forte influência nas nossas casas, principalmente quando essas pessoas não tem outras atividades além de assistir TV. Me desesperei aqui,quando vi bebês tomando refrigerante na mamadeira. É surreal. Infelizmente o resultado vem a longo prazo,as vezes nem tão longo assim,como é o caso da primeira criança do documentário,a de 4 anos,apenas e já com uma obesidade quase morbida...muito triste.
Vdd Mari!! Já tinha visto esse documentário antes, e agora revi ele como sugestão da minha professora da faculdade. Também faço Nutrição. Estou no 2 semestre!!
Documentário maravilhoso. Assistindo por conta do curso, mas com certeza irei recomendar a muita gente.
A alimentação quem ensina e faz são os pais. os hábitos alimentares quem faz são os pais. Um absurdo todas as desculpas que os pais deram ali. " Ah, mas meu filho chora e pede". Então esta tudo bem para vc seu filho controlar sua vida? Tenho 3 filhos que tem idades entre 17 e 10 anos e nenhum deles foi acostumado com vontades. Na minha casa tem regras e a maior delas é Quem manda são os pais, os filhos não argumentam, apenas obedecem!
Acho que pior do que as industrias do fast food hoje em dia é a questão da permissividade dos pais. Os pais parecem que desaprenderam a dizer não! Ou tem preguiça de dizer não e aguentar a criança chorando no ouvido.
Imagino vendo esse video que deva ser muito recompensador para eles né, não tem filho fazendo pirraça no mercado ou em casa, mas tem filho com diabetes, filho com trombose, filho com doenças cardíacas. Parabéns pais da atualidade, vocês estão matando seus filhos por pura preguiça e comodidade. E digo mais, não deve ser os fast food quem deva ser culpado por essas mortes e doenças e sim esses pais, pois nenhuma dessas crianças se sustenta ou tem dinheiro próprio para entrar em um mercado ou fast food e comprar tudo isso. Quem compra e leva para a casa são os pais.
Lembro que quando era criança eu vivia muito no sítio da minha avó, passava o dia no mato em cima de pés de manga, goiaba, correndo pra lá e pra cá e comendo frutas silvestres que encontrávamos muitas vezes, era pura diversão. raramente ficávamos doentes, éramos crianças muito ativas e saudáveis.
Neh?!
Queria ver como estão essas crianças hoje em dia..se venceram essa luta difícil de mudar os hábitos.
Mais gordas!🍔🍟🍕🌮
gordas ou com transtornos
@@marianabrito5120 hahaha!
eu tbm...é uma luta difícil mudar esses hábitos crescendo assim
com transtorno alimentar, eu imagino.
Eu acho que o mais triste é que esse documentário deixa claro que não se trata de uma simples opção dos pais (muito menos das crianças), em muitos casos é questão de falta de acesso, como o caso daquela família que vive em uma comunidade ribeirinha sem acesso a alimentos frescos. As pessoas vivem em desertos alimentares em que só chega porcaria e praticamente não têm escolha.
Mas a maioria das famílias que apareceram aqui são de classe média/classe média alta. Não dá pra comparar!!!!!
Não acredito que isso seja totalmente verdade! Nos Estados Unidos eu vejo as pessoas comprando comidas congeladas, enlatados por pura praticidade! Grande das pessoas no mundo hoje andam com pressa, não tem paciência de descascar e cozinhar! A mudança de mente é o princípio basico pra que tenhamos uma sociedade mais saudável! Os lanches no Brasil são mais caros que uma refeição, diferente dos Estados Unidos que é a opção mais barata e mais rápida! Acordo de manhã e o que vejo são filas de carros em fast food pra pedirem o café da manhã! No almoço a mesma coisa e segue o mesmo no jantar! Como ter crianças saudáveis se os pais são os primeiros a ferrarem com tudo?
@@ezequiasvicenteferreira8952 minha irmã está morando nos EUA e ela diz ter que fazer compras em lugares específicos e mais distantes para encontrar certos tipos de alimentos e frutas
Ver as mamadeiras cheias de refrigerante... é uma violência com as crianças. Meu filho só teve contato com refrigerante após os 8 anos de idade, e eu era chamada de "chata" por conta disso. Evitei ao máximo que ele tivesse contato com alimentos açucarados e artificiais. Vivemos num mundo onde somos expostos a coisas que nos envenenam e causam doenças. Se adultos já estamos sofrendo com isso, imaginem as crianças, que muitas vezes se alimentam dessas coisas muitas vezes por falta de opção ou de conhecimento dos pais.
Tá certíssima!
Atualmente não é só essas propagandas, existe também a influência de muitos "RUclipsrs" eu percebi a mudança no gosto alimentar do meu filho e percebi a influência dessas mídias sobre isso!
vdd
Isso. Minha filha nunca tinha comido salsichas até ver um filme infantil, daí os cães entram numa fábrica de salsichas e comem tudo. Ao final ela queria comer salsicha 😞😂 sem nunca ter comido.
mukbang ou sei lá quantas horas comendo tal coisa e muito mais, e na maioria das vezes são conteúdos infantis.
@@mr.forever Que eu saiba mukbang n e infantil. E um programa de asmr, se tranquilizar ouvindo sons específicos para se acalmar, nesse caso, o som de pessoas comendo
@@chandel_ure realmente, eu nem lembro o pq q eu falei isso kkkkkk
Adorei esse filme, cada dia que passa sinto uma grande necessidade de mim alimentar melhor, cada dia estou conseguindo diminuir o açúcar,é os enlatados. quero tirar isso de vez da minha vida. as pessoas mim critica pq eu não dou açúcar para o meu filho de 1 ano e 4 meses.......dizem assim " coitado dele, pq vc faz isso? um pouquinho não faz mau não"
Um pouquinho não! mas um pouquinho todo dia faz sim.
Muito bem! É incrível como somos criticados por fazer a coisa certa.
+Tailane bispo O açúcar provoca diabetes e cárie dentária.
quando ele ficar com mais idade entre 4 a 10 anos corta refrigerantes todos os dias de sucos naturais pra ele é claro com um tempo em festas ele vai tomar refrigerantes mas não todos os dias como habito.
Esse documentário é um choque atrás do outro. São tantos absurdos que nem sei o que tem de pior. Misericórdia... A única parte boa é que é um documentário brasileiro muito bem feito.
Educar é a função mais difícil na vida . eu como mãe sempre falo .
Aqui no japao a maioria das criancas preferem tomar suco ou cha .. Poucos pais dx tomar refrigerante... Excursão de escola cada crianca so pode levar 1 doce ou salgadinho pequeno e é proibido refrigerante
por isso sou fascinado com a disciplina japonesa, é algo realmente diferenciado
Portugal esteve nesse caminho catastrófico até uns 10 ou 12 anos atrás e parecia só piorar (começou com o aumento da construção de shoppings e cadeias de fast food em 1995 para diante até 2004/5) e os números de obesidade infantil escalaram para níveis nunca vistos, era alarmante, quando não tínhamos nem metade desses valores antes e nossa gastronomia metia muito arroz, legumes variados, sementes, ervas aromáticas, chá, fruta. Sem dúvida os fast food e a diminuição do tempo de exercício na escola alteraram isso absurdamente, agora está um pouco mais controlado, porque baixou muitas campanhas contra a obesidade e obesidade infantil na tv, tem programa de exercício e dança por preços ajustados ao salário dos pais q podem financiar para os filhos tipo 3 vezes por semana 1h por dia e eles fazem na escola desde cedo, mas ainda assim os números são problemáticos. Se come demais, se come muita porcaria e se bebe muita porcaria também desde cedo. No meu tempo não tinha muita actividade escolar, mas a gente podia brincar e correr na rua, no recreio, correr o dia todo, não havia acesso a fast food como agora... a comida era carregada de legumes, agora se tiver uma cenoura e umas ervilhas no prato com arroz já é "carregado" de legumes, e geral encomenda pizza, encomenda burguers, tudo pela internet, chega a casa, a pessoa nem precisa sair, quando isso é insuficiente e catastrófico, sem dúvida que mais disciplina alimentar é precisa. Gente o normal aqui agora é criança gordinha, antes eram todos magros e culpavam a ditadura e a fome... agora gostam de ver criança gordinha na rua, pq acham que está bem alimentada, mas a quantidade de crianças gordinhas e desnutridas é horrível, as pessoas dão muita porcaria para os filhos dentro de casa e escola e na rua pagam de pais que sabem alimentar os filhos... eu dou o mais saudável possível para o meu filho e circula na vila q mato meu filho de fome, pq ele não é gordinho, mas também não é pele e osso, só pq na minha casa só entra quase exclusivamente água, se fosse eu a comprar tudo para a casa, não entraria nem bolacha nem cereal, e sim muita fruta, algum pão escuro, azeite, muitos vegetais, frutos secos, semente e raízes como cenoura, beterraba, nabo, batata em dose moderada, feijão, milho doce tb em quantidades moderadas, verdura q.b. tb, processados apenas muito raramente... levei seis meses a desintoxicar do açúcar qd fui para a faculdade... era bolo de confeitaria mais de uma vez por dia, me sentia horrível, depressão e ansiedade em níveis quase insuportáveis, não quero isso para o meu filho não.
comem muita fruta ai ?
A disciplina japonesa é ótira
Queria que fosse assim aqui
Quando eu era pequena sempre acompanhava minha mãe na feira, e quando ela cozinhava. Eu perguntava o que era tudo, desde bem pequena eu sabia o que era abobrinha, mandioquinha, batata doce, almeirão, couve, nabo, rabanete, etc etc etc. Minha mãe sempre me dava as cascas dos legumes para eu brincar de comidinha... Exemplo é fundamental, o hábito alimentar as crianças aprendem em casa. É um absurdo mesmo a criança mandar na casa, decidir o que irá comer e quando. Isso no meu tempo de criança era inconcebível.
Os pais tem uma grande influência no interesse dos filhos pelos alimentos, vc ja percebeu alguma vez quando um pai está comendo algo com tanto gosto e a criança chega e pede pra experimentar? Eu ja vi isso, quando uma criança pediu pra experimentar a salada que a mãe estava comendo e ela gostou. Ent, fica ainda mais fácil fzr as crianças comerem certos alimentos quando os pais compram,preparam,e consomem diariamente
@@descobrindoavida3967 Com certeza, fora que uma criança não tem como saber o que faz ou não bem para a saúde dela, quem precisa orientar para isso são os responsáveis.
Um documentário antigo e com informações tão alarmantes, o mundo não mudou e como estudante de nutrição fico triste e com vontade de mudar o mundo 😰
Em 43:00 o cara fala que "dizer que 'um pai que não consegue dizer não pra um filho é um fracassado" é uma sacanagem pra esse pai". Sinceramente, concordo apenas uma pequena parte com isso. A rotina de trabalho é puxada justamente pra exaurir a classe trabalhadora e ela não ter tempo de pensar em uma vida melhor, apenas pensar em pagar as contas. Mas no momento que você tem um filho, você tem uma responsabilidade com uma vida. Cara, você é responsável por educar essa criança até ela crescer, a culpa é toda sua sim. Se você não tem condições de se comprometer a educar e ensinar uma criança de se alimentar e aceitar um não, não tenha filhos. MAS isso também levando em conta a condição social dessa família. Tem pais que nem eles mesmos se alimentam de forma correta por falta de acesso à informação, o que é uma tristeza.
Além da produtora ter feito esse vídeo maravilhoso, que já assisti várias vezes e recomendei pra diversas pessoas, ela teve o cuidado de colocar nos créditos os nomes de todos os envolvidos na realização da obra, inclusive dos motoristas de cada cidade. Parabéns pela valorização de todos que contribuíram pra produção desse excelente trabalho! 👏🏼👏🏼👏🏼
Eu tbm já recomendei mto
Entrevistada: "nós paramos de dar refrigerante, só suco mesmo"
Entrevistadora: "vc tá dando qual tipo de suco? Dá fruta ou de caixinha?"
Entrevistada: "tô dando o em pó mesmo"
Pqp...adiantou nada
Na realidade é melhor do q suco de caixinha, se for o pó clight ou mid é suco light. O mais saudável é suco de fruta porém deve ser no max apenas um copo pq o suco de fruta tem muuuito açúcar
@@carol4147 mesmo tendo açúcar no suco natural não eh a açúcar industrializada e sim a frutose, o médico falou no documentário que se tomar a mesma quantidade de suco natural e do refri por ano ainda seria menos prejudicial à saúde! Então neste caso preferiria entupir meu filho de suco natural por dia do q dar suco em pó....suco natural eh natural mesmo sendo mais calórico....pode tomar a vontade sim se a criança não tem restrições alimentares.
@@carol4147 Frutose tomada em excesso as vezes é pior do que o açúcar de mesa, pois nenhuma célula do nosso corpo aceita e acaba indo para o figado, onde será metabolizado em gordura.
muito melhor do q refrigerante
Verdade.
" - Falta alguma coisa na sua vida?
- Falta sentido."
Nossa, o que vocês sentiram quando ouviram isso? (também me refiro à quem estava lá no momento).
Filme excelente, abordagem incrível, já é a segunda vez que assisto e sempre indico pra alguém.
Parabéns aos responsáveis pela produção.
Tatiane Fernandes essa parte me doeu mais.
Tatiane Fernandes me arrepiei...
Vi ontem no curso, quase chorei
Achei extremamente pesado...para uma criança chegar a essa conclusão, deve estar passando por péssimos momentos.
Eu assisti ontem, pela primeira vez, mas o que mais me chocou foi o barco da nestlé! Equipar um barco com produtos que nao sao bons pra saude, ir em comunidades ribeirinhas para vender, viciar ... achei demais!
Fiquei assustada de saber que um pacote bolacha recheada equivalente a oito pãezinhos francês.
E ainda é capaz de ter gente que vê esse alerta e chama de gordofobia. Excelente documentário!!
@Marília Eu Acho que á Questão de Amar o seu corpo é se ele é Saudável, porque se Não é Realmente Não dá Para Passar pano claro.
Entt pq uma pessoa magra nao é questionada pelos seus exames ? Mesmo que ela esteja doente. Então há casos de gordofobia sim, até com pessoas que já tem esse biotipo.
@@clarahazelman4424 pela mesma maneira que nos anos 80 as pessoas só se questionavam se fulano era HIV positivo quando estava com a aparência doente, mas tinha muita gente parecendo “saudável” também infectada.
A aparência é um indício, ainda que superficial, de que há algo a ser investigado e é hipocrisia dizer que não.
@@LadyPyrettaBlaze amor procure sobre pressão estética, eu não concordo que pessoas devam se alimentar dessa forma, mas há um grande indício de preconceito sim em questão da gordofobia muitas são tratadas como doentes e elas mesmas já se culpam, olha como a menina no vídeo se odeio isso tudo é pressão estética. E aí a pessoa acaba "emagrecendo" de forma errada comendo mal, e até gerando transtornos alimentares, ainda mais nessas condições financeiras, aonde não pode recorrer a um nutricionista. E vem pessoas dizendo invejar o corpo dessa mesma pessoa isso é hipocrisia.
Amiga, vc cuida doq vc ama
Movimento contra gordofobia te encoraja a AMAR O SEU CORPO E CUIDAR DELE POR ISSO e não pq fulano te disse pra ficar magra (Até pq existem muitos métodos mais "radicais" de se ficar magra e muito mais prejudiciais)
Esse filme deveria de passar nas escolas e nas empresas, para termos consciência do mal que ingerimos e entubamos nas nossas crianças. Excelente.
Nao so nossas criancas, mais os adultos estao obesos, feios na foto a muito tempo. Bora mudar alimentacao, academia, correr, pedalar.
isso iria retirar o lucro deles. o que mais gira dinheiro no mundo é a indústria alimenticia. e consequentemente a indústria farmacêutica e medicinal, em decorrência dos problemas de saúde causados pela má alimentação.
Tô assistindo da escola
exato, acabei de conhecer esse documentário que a professora nos passou na escola
Chorei ao assistir esse filme, triste essa geração; crianças cansadas, mimadas e malcriadas. O que será do futuro do nosso país!
As crianças comem oque os pais compram ou permitem que comprem. Não adianta querer mudar hábitos dos filhos se seus hábitos estão comprometidos. Um "não" de vez em quando não maltrata ninguém, pelo contrário impõe limites.
Uma soma de falta de informação, pobreza, negligência, preguiça...
Daniel Michaltchuk Isso tudo e uma tonelada de ambição e descaso.
Pobreza nao 1 dolly ta 4 reais que dura 1 dia pra a maior parte das familias com os mesmos 4 reais se compra 2 kilos de laranja e 2 de limao que rende suco pra 1 semana
@@ravenna_mendes6597 otimo comentario Hellen.conheço muitas pessoas q falam q precisam emagrecer, tem problemas de saude , mas o refrigerante esta la na mesa das pessoas.
Com esse valor todos os dias, 28,00 reais na semana, se come muitas frutas e verduras
@Daniel Michaltchuck conheço algumas pessoas ricas e que são obesas.
Izandra de Moraes A maioria dos ricos são gordinhos kkk
Fico tão feliz em ver que não como nem metade das comidas que mostraram. Fico até com nojo em imaginar uma criança comendo essas coisas todos os dias.
Sammy Pendragon nem fala. A parte da salsicha fechei os olhos. E pensar que quando criança adorava comer macarrão com salsicha. Ainda bem que as circunstâncias permitiram que eu mudasse minha alimentação.
Micael Carestiato :/ salsicha com macarrão e bom de mais vei,e só ter moderação
Sammy Pendragon você não tem que ter nojo, você tem que ter é vontade no seu coração de passar isso para as pessoas ao seu redor e ajudar, pois nesse filme são todos vítimas, seja de falta de conhecimento, seja do sistema nojento que promove uma empresa como o McDonald's como agente de saúde, é de ser vergonha e pena desse país e das pessoas que não tem conhecimento
@@RafaelOliveira-oj9hx vrdd✓✓
Esse tipo de filme deveria ser exposto em horário comercial na tv Brasileira. Um alerta importante para a população, só que infelizmente estamos a mercê do grande mercado industrial que compra os horários da tv, ocultando todas essas informações.
Poha horario comercial de uma hora?
O vídeo é antigo mas o conteúdo contínua tão presente na atualidade(2020), até mais grave do que na época de gravação.
Felizmente, meus pais sempre cuidaram de minha alimentação. Quando era pequena, eu reclamava por não ter acesso a comidas calóricas frequentemente, mas, atualmente, agradeço por elas terem permanecido longe. Fui comer lasanha pela primeira vez aos 12 anos de idade, só para que tenham uma noção. E foi a primeira e última vez.
Estudando pro ENEM, recomendo!
É nós
kkkkkkkk \o/
Gabriel da silva Marculino fica quieto
É nós 👏👏
Estamooos
Estou gestante e sou estudante de nutrição, assistindo em 2022 entendo que isso não melhorou, que essa mensagem chegue em mais pessoas 🙏
eu estou na luta, e vencendo a obesidade... hoje uma blusa que não entrava em mim, coube e esta bem largar.
muito feliz.
Concordo plenamente! infelizmente afirmo que piorou bastante😢
Queria tanto que esse documentário. Passa-se nas escolas. Na tv. Caramba. Estou completamente triste,. Eu passei o link. Para todos os meus contatos. E pedir pra repassar. Deus tenha misericórdia de todos nós. Obg produção. Em lágrimas estou
Sou professora aposentada.
Trabalhei esse filme com os alunos, anos atrás. Após a discussao sobre o filme, fizemos uma oficina para identificar os sabores, com as crianças de olhos vendados.
E também trabalhamos o reconhecimento de alguns legumes e verduras.
Incrível, a gente pensa que eles conhecem, e se surpreende. Foi um trabalho fantástico.
Acho que sempre é atual. Fica a dica para os que ainda estão na ativa.
Eu trabalhei no BK em 2011 à 2012 e nosso almoço era um lanche com batata e refrigerante. Tinha opção de trocar pela salada, mas a salada era basicamente 6 folha de alface com dois tomates, e não podia pegar os temperos que tinham no restaurante e tbm não tinha direito a pegar o franguinho que vem para aqueles que compram. Então pra quem trabalha 8 horas por dia lá almoçando uma sala pobre não aguenta, e eu tentei e sentia MUITA FOME, então por um ano minha comida era fast food 6 dias por semana. Eu sei que Mc mudou a alimentação dos funcionários para comida de vdd, mas não sei se o BK se preocupou com isso até hoje
Tô chocada em saber que até onde eu imaginava que o povo seria mais saudável o incie de sobre peso já alcançou como o norte e nordeste do país.
Recentemente fiquei dois dias internada depois que ganhei meu bebê e fiquei abismada com as comidas que ofereceram pra mim, inclusive até reclamei depois que sai. Só tinha produtos industrializados como bolacha, bolinhos e suquinhos de caixinha, produtos que aumentam muito o processo inflamatório no corpo e dificultam a recuperação....