Aqui no Brasil é mais que isso, trabalho 8 de segunda - sexta e 8 fazendo bico no final de semana justamente para não usar serviços públicos, principalmente meus filhos. Então o problema não é esse.
essa carga é no brasil tb kkkk se trabalhar das 8 as 17h da quantas horas? kkkkk a diferença que aqui as mulheres ainda optam por ter filhos e quando engravidam ficam em casa cuidando, pq se focassem só em trabalho ai tu ia ver a taxa cair
Mesmo o governo pagando baba, educação e mais 500 dólares não tem efeito. Mesmo se o governo custear 100% dos cuidados, não vai mudar. Basta ver os mais ricos do mundo e a classe media mais elevada. Um único filho por mulher e no máximo dois filhos, mulheres e homens que podem dar o luxo de não trabalhar ou trabalhar em casa.
@@JoaoVitor-of7qhpq as mulheres lá perceberam que não vale a pena abdicar da carreira para cuidar da casa e cuidar dos filhos sozinhas, pq depois se o casamento acaba, elas sairão só no prejuízo.
E fiquei sabendo que teve um político lá na Coreia que estava pensando em aumentar carga de horas trabalhadas Que já é uma das maiores se não a maior no mundo ......era tipo a pessoa mora no trabalho e visita a casa talvez com sorte uma vez por semana 😅😅😅😅
O problema no mundo pra essa nova geração é precarização do trabalho e o alto custo de vida, essa atual sociedade não lhe dá nem chances de pensar em ser um pai ou mãe.
A qualidade de vida na coreia é extramamente superior ao de burundi que tem uma taxa de natalidade altissima e é o pior pais do mundo, quantas pessoas vc conhece que teve filho planejado? o "problema" e que as pessoas estao ficando mais inteligentes e estao planejando os filhos de manieira responsavel.
Finalmente alguém falando o obvio... não tem nada haver com "obrigações" como outros falaram nos outros comentários ! A verdade é que ninguém tem tempo nem condição de ter filho quando você tem que trabalhar de manhã, pra ter janta a noite 😅
@@InnerEvolution302 O planejamento em um cenário de risco também faz você descartar opções. Dá pra se ter filhos planejados no Burundi e com certeza o custo de uma moradia seria um determinante nessa equação com peso absurdamente menor (obviamente pensando em duas pessoas com as mesmas condições financeiras nos dois países).
No Brasil também é assim, na cidade onde vivo onde tem muitas fábricas a maioria das pessoas trabalha de 7 as 5 com uma hora de almoço. A diferença é a cultura da hora extra que é mais forte em países do extremo leste da Ásia, aqui são raros os dias que as pessoas fazem uma ou duas horas extras e também e difícil uma fábrica ter produção no sábado.
@@gustavosoares489 tb e difícil pessoal que trabalhar 8 horas por dia em cidade grande. Porem, perde muito tempo com viagem. Na minha infância mau via minha mãe saia de casa 5:30 e chegava de 9h a 10 em SP de quase 5h de inda e volta. Só depois que nos veio para PE e ela trabalha em casa tem tempo. Porem nos ja era adolescentes
E olha que você PRODUZ o seu salario em 1/3 dessas horas, ou até menos. Mas tem que trabalhar direitinho se não o patrão não vai pra Miami ou pra Europa no fim do ano. Mas é o captalismo e se seu patrão lucra 100x mais com o seu trabalho é com certeza porque ele mereceu ja que no capitalismo as oportunidades de ficar rico estão ai pra todos. (contém ironia)
Sem contar que eles tiram apenas 5 dias de férias ao ano, e muitas empresas não deixar tirar os cinco dias seguidos. Eu adorei visitar a Coreia, mas ver minha amiga chorando explicando como a vida lá é difícil quebrou meu coração
@@Noodle_Salsinhasim, é lá não tem aposentadoria também, por isso os pais investem tanto em curos caros pros seus filhos, pra que eles sejam bem sucedidos pra que os seus filhos cuidem deles na velhice.
Engraçado, esses países colocam o custo de vida no espaço e depois se chocam quando a população não quer colocar outros seres humanos na mesma situação difícil.
@@Sukhoii35 E muitas vezes o custo de criar um filho é um dos motivos que pessoas decidem não ter. E tô falando de países em geral, esses dia vi um vídeo de uma estadunidense falando sobre como tá difícil se manter nos EUA e as pessoas mais velhas tão reclamando que a geração mais nova não quer ter filhos mas não reconhecem quão caro é criar um agora e que o povo já tá tendo dificuldade em manter uma situação financeira estável cuidando só de si mesmo e não tem nem como pensar em ter criança.
Isso que dá ter uma cultura que sufoca as pessoas com trabalho. Quem quer ter filhos trabalhando nove horas por dia, seis dias por semana (Principalmente se for mulher)?
Antigamente o homem trabalhava e conseguia sustentar a mulher e os filhos, hoje em dia os dois trabalham, mas cada um ganha metade do salário pelo dobro do trabalho
Hoje quem tem 26 anos, 5 anos de experiência e pós graduação não tem a segurança financeira de quem tinha 26 anos , colégio técnico e 5 anos de experiência em 1984.
Acertou! Era exatamente o que eu iria dizer. Qual a lógica disso? Hoje os dois trabalham e não conseguem se sustentar. O mundo árabe está certíssimo, muitos dizem que a sua cultura é antiquada e machista, veremos.
O detalhe não dito aí é o PESO DA CARGA TRIBUTÁRIA, tanto nos salários quanto nos produtos, além disso tem também o IMPOSTO INFLACIONÁRIO. Todos estes males SÃO CAUSADOS PELO ESTADO.
Ano passado, 2023 o governo queria liberar para que mulheres estrangeiras trabalhassem como babá por um salario menor que o salário mínimo para incentivar as mulheres a terem filhos, ou seja, queriam explorar estrangeiras, nem as mulheres corenanas foram a favor disso, elas disseram: que exemplo é esse que vou dar para o meu filho, explorarando a mao de obra de outra pessoa dentro da minha própria casa?
Eles tem um programa de casamento com estrangeiras filipinas que é bizarro! Tipo os velhos lá de 40 anos ou mais com uma moça de 21. Aí as moças chegam e são tratadas como escrav4s. Mas como dependem do marido para viver e enviam dinheiro para as famílias, elas aguentam enquanto podem.
@@loiraprofeta1014 é velho em relação à uma menina de 20 ou 21 sim. Geralmente qdo se tem 20 anos quer ter um namorado da mesma idade ou até 30 no máximo.
Ninguém fala sobre reduzir jornada de trabalho. Interessante que nenhumas das medidas levam em conta o fator "exaustão". Exaustão por causa de uma jornada de trabalho e ter que cuidar de uma criança. Acredito que seja por isso que os incentivos não funcionem.
Gabriel, nem somente a jornada de trabalho. O alto custo dos aluguéis e na área educacional que desde os 3 a 4 anos, os pais começam a investir em torno de 4k por mês na preparação de seus filhos. Aulas de instrumento, idiomas, esportes etc. Fonte (CNN).
Todas as sociedades pré-capitalistas sobreviveram porque não existiam anticoncepcional e a mulher não participava do mercado de trabalho formal, podendo cuidar dos filhos. O capitalismo resolveu o problema de bebês indesejáveis e a mulher pôde ir pro chão de fábrica. Lá trabalham em condições de mera sobrevivência, aumentam o custo de vida e esperavam que a mulher fosse aceitar? O capitalismo nos moldes atuais é destinado a se autodestruir, pois só consome, consome, sem pensar no futuro. Os coreanos sabem o que vai acontecer? Sabem. Eles querem parar? Não. Depois não reclamem. A sociedade nos moldes atuais é insustentável a longo prazo. Só alguns países vão sobrar no final. E serão os de terceiro mundo, onde ter filho ainda não se tornou proibitívo.
@markstein2845 A carga 'nunca mudou', pois é por isso mesmo. Devia diminuir. Separar sexo de reprodução é sinal que humanos são mais inteligentes que cães por exemplo. Inteligentes e com auto controle o suficiente pra entender que não devem colocar crianças no mundo pra eles sofrerem e não porque 'aconteceu'.
A questão de ter filhos, nao é mais um fato somente da Coréia do Sul, é uma questão global e está ligada a alta competividade no mercado de trabalho e custo de vida elevado. Ter filho, hoje em dia, é jogar uma crianca num mundo cruel e sem oportunidades. Paises de 1º mundo alcançam essa consciência bem antes dos paises de 3º mundo.
Isso significa que o Brasil ta indo por um caminho bom, já que eu ate agora nunca vi alguem da geração Z ou Alpha que sonhe em ter filhos (e não seja uma criança).
As condições que se vê no presente levam a uma desesperança no futuro. No brasil a taxa de natalidade também despencou (1,65), e está abaixo da taxa de reposição (2,1). Ou seja, essa consciência tarda, mas não falha.
O filósofo sul-coreano Byung-Chul fala bastante sobre a sociedade do cansaço, onde o desempenho e a produtividade ao extremo têm levado a sociedade a um estado de cansaço.
pois é, isso fica bem claro quando olho a minha volta e comparo com nossa vida no passado, com meus pais na decada de 90...meus amigos hj em dia não tem tempo nem pra pensar ou conversar, só vivem pro trabalho, as pessoas já não se reunem nem se encontram mais como antes, exceto em certas ocasiões padrão...
@@claudioantoniosuzukideoliv594 Como se em algum momento na história da humanidade existisse algum tipo de segurança para procriar. Até algumas décadas atrás nem antibiótico a humanidade tinha.
Quando a vida ainda acontecia na área rural, ter filhos era um ATIVO, pois os filhos ajudavam a cuidar da roça da família. Com a urbanização, filho significa principalmente GASTOS, até pelo menos uns 22/24 anos de idade. Os pais gastam com alimentação, educação, saúde, etc. para entregar um filho educado para uma empresa que vai pegar essa mão de obra e que não contribuiu em absolutamente nada para essa formação. Até a antiga missão de cuidar dos pais depois de envelhercer, hoje já está bastante comprometida, pois as pessoas mal estão tendo tempo e dinheiro para o próprio cuidado pessoal, além de uma lógica hedonista de apenas querer o próprio prazer individual, deixando os próprios familiares mais velhos de lado.
Pois é! E temos que viver de salários que nem se quer cobrem o investimento feito na nossa educação. Os pais vêem-se obrigados a dar suporte aos filhos adultos para garantir que eles tenham pelo menos uma vida digna.
É isso. Mulheres se matam pra criar filho, passa perrengue emocional, financeiro, desemprego, pra no fim o mercado neoliberal pagar essa mão de obra prontinha pra ser explorada. E a vida da mulher já passou, sem ser desfrutada por ela, ela só se doou, pra família e pro sistema. Eu tô fora.
Uma vez conheci uma sul coreana linda aqui em SP. Ela disse que veio para SP preferiu ter filhos aqui porque não queria que os filhos dela tivessem a pressão que ela teve na Coreia. Esse lance da competição e vdd mesmo
Elas são DEUSAS!!! Lindas demais... Conheci uma que era deslumbrante (só faltava ter um pouco mais de glúteos, mas isso não diminuía a beldade dela...), e foi só colocar o pé no Br, que a geral já correu pra cima. Lindas demais... A que eu conheci não queria filho nem por decreto! Pulava fora só de pensar no assunto.
Quanto mais instruída e inteligente a mulher, menos filhos ela quer ter. Muito trabalho e pouco reconhecimento. Aqui é uma loucura uma pessoa pobre ter filhos, mulheres com filhos pequenos ou em idade fértil tem mais dificuldade de conseguir emprego, o trabalho dobra e o pai quase nunca é presente.
@@nebulosa6154meu caso foi assim kkkk descobriu a gravidez da minha mãe e tomou chá de sumiço (só registrou, nunca pagou NADA).. 18 anos depois veio mandando mensagem se dizendo arrependido kkkkkk nem respondi
Acho o contrario.. mulher burra é aquela que prioriza trabalho ao invés da família. No mercado de trabalho vc é apenas mais um..substituível no dia seguinte...na sua família não..
E aqui no Brasil você teria? Talvez sim para ganhar o bolsa família e o auxílio ser sustendo pelo seu governo, onde quem cria é quem manda. Mulheres lá são inteligentes, ter filhos para o governo criar, só no Brasil mesmo.
@@Cristinaa880falar em "ser sustentado" com o valor que se recebe de bolsa família do governo brasileiro é de uma insanidade sem tamanho. Você sobrevive com 600 reais? Sobrevive com 1200? Porque esse dinheiro é só para as crianças não morrerem de fome. Ou é isso que você deseja?
@@eucaiopelomundo eu não, eu trabalho e pago impostos, para continuarem tendo filhos para receber os 600 e o bolsa família, eu não dependo de governo eu trabalho, minha mãe criou 8 filhos com o trabalho dela, nunca recebeu um bolsa família, para isso se trabalha. Conheço muitas pessoas ,mulheres que não querem trabalhar para não perder os miseráveis 600 e o bolsa família, o nosso país é de uma pobreza intelectual enorme.
Interessante nestas políticas populacionais é que elas nunca estão focadas nas pessoas, mas sempre no mercado. O problema não é a estrutura doente que não estimula pessoas a optarem por construir uma família, mas sim a falta de mão de obra no futuro...
Esse é o calcanhar de Aquiles do capitalismo, pois com a diminuição da população vem um efeito cascata (menos consumo, menos impostos, menos exploração e por aí vai...
Sim, porque somos a prole. O proletariado. No capitalismo é a nossa única função ser uma peça pra máquina capital rodar. Por isso nas medidas eles nem cogitam diminuir os horários de trabalho, se o fizerem, será realmente em ultimo caso sob ameaça de guerras (sem terem soldados suficientes para morrerem)
A impressão que tenho é que cada vez mais está mais difícil de criar filhos nesse mundo. Alto custo de vida, guerras, crises econômicas, cargas exorbitantes de trabalho e pouca remuneração financeira. Como criar um filho em um mundo desse se maus da pra manter o nosso custo de vida ?
As mulheres que racionalizam sobre o assunto optam por não ter filhos (algumas, muitas vezes até querendo ter). Infelizmente nosso modelo de “sociedade” vai conduzir o mundo a isso.. e digo até por mim: vendo como minha avó era desrespeitada ao longo do casamento e vendo como a minha mãe ficou após a separação, entendi que, como não nasci rica, dedicar a vida a família não é uma opção para mim. Por mais que seja bom ter conquistas acadêmicas e profissionais, não é que eu quero desesperadamente trabalhar, é que eu preciso desesperadamente ter independência para não precisar me submeter a parmanecer num casamento infeliz ou passar necessidade na velhice após ele. Então, como vou ter filhos? Preciso estudar e trabalhar o suficiente para me manter, que horas vou dar banho, ajudar nas lições da escola ou educar? Especialmente se vou ter que trabalhar ainda mais para alimentar esse filho? Não tem como. Não é atoa que isso já é uma preocupação na Europa e até aqui (só não sendo pior porque a falta de educação impede muitos justamente de racionalizar antes de dar esse passo). Mas é a ordem natural das coisas. Não há horas suficientes no dia da maioria das mulheres para ser mãe e ter uma carreira de sucesso (obviamente não é uma regra absoluta, mas as que conseguem, normalmente é porque conseguem terceirizar boa parte das tarefas para funcionários do trabalho ou de casa, ou explorando algum familiar que se disponibiliza a cuidar da criança) . Decidi aos 20 não ter filhos e aos 30 tenho cada dia mais certeza de ter feito a escolha certa.
@@divafubanga hahahah eu me casei, mas avisei desde o início que filhos não entram nessa relação… e já tenho dois gatos, então estamos trilhando caminhos semelhantes 😅
Tenho uma filha e amo mais que tudo na vida. Ela é a coisa mais importante para mim, terminei meu mestrado a poucos meses e a avaliação da banca não foi das mais legais apesar da aprovação, mas eu não tava nem aí, só queria saber do titulo e mandar pra pqp porque minha prioridade é minha filha, o resto não importa tanto, em outros tempos quando não tinha filho, a opinião deles me derrubaria, me deixaria na imobilidade, hoje entrou num ouvido e saiu no outro, mas hoje não é assim com nada, mas confesso que a vida com filhos, ao menos se tu te dedica a educar, a dar uma vida legal e promover um bom desenvolvimento, fica muito mais difícil, muito mais cara e limitada, e eu sempre fi tudo o necessário no cuidado dela, desde as tarefas domésticas, dar banho, comida, brincar, até ensinar e conversar sobre as coisas que ela não entende e tem curiosidade, minha esposa passa muito tempo trabalhando e eu assumo sempre a responsabilidade com minha filha e ela, mas entendo essas novas gerações por não querer ter filhos, é gratificante e muda a perspectiva de vida e existência, mas também está cada dia mais difícil e complexo
Eu também, me lembro que quando voltava do trabalho e ela já estava dormindo por ser muito tarde eu até chorava, perdi aniversários e até virada de ano com ela para ficar trabalhando, se não fosse esse meu comprometimento em prover o melhor para ela eu com ctz não teria superado vários desafios e dificuldade profissionais, nem engolido tanto sapo, mas o que eu mais queria era poder participar da evolução e do desenvolvimento dela. Eu também entendo as novas gerações, eu digo que se a pessoa não ouve o chamado, se não tem este sonho, então não siga em frente por pressão da sociedade não, pois melhor não ter filhos que ser um péssimo pai/mâe.
Parabéns, Anselmo. Você fez o melhor como pai. É preciso ter os pés no chão prá não se deixar arrastar por essas narrativas de guerra híbrida, onde a redução da população é promovida abertamente, através até de convencer as pessoas a desistirem do que é mais importante na vida. O mundo precisa de mais pessoas como você.
Eu tenho 2 filhas de 18 e 16 anos, elas sabem que são o amor da minha vida e falo para elas se dedicarem bastante, ter uma boa formação, serem boas profissionais, conquistarem suas coisas e se priorizarem. O mundo está cada dia mais complicado, exige muito de nós e quando se tem filhos, todo nosso esforço, trabalho, tempo e dedicação são para os filhos, é um sacrifício muito grande. As pessoas tem que pensar muito bem antes de ter um filho porque eles dependem totalmente de nós e não são um objeto ou um passatempo que podemos descartar.
eu morei lá e os caras só pensam em trabalho. E é uma sociedade super competitiva, são super preocupados com o que os outros vão pensar se vc não for uma pessoa bem sucedida. É óbvio q eles não vão pensar em ter filhos com uma pressão gigantesca nas costas.
Moro na Coreia do Sul a quase 8 anos. Acho que o video nao abordou o problema central pra todos esses problemas. Tudo aqui no pais esta muito mas muito concentrado em Seul. Seul literalmente esta matando as outras regioes. Mais de 50% da populacao vive na grande Seul. O maiores problemas enfretados e que boa parte da populacao fora de Seul se sente sem escolha em seguir carreira a nao ser ir para Seul, criando uma bolha enorme em Seul. O reflexo e literalmente nao so escolas mas universidades fora de Seul deixando de existir. Sou formado em uma das maiores universidades nacionais (parecidas com a universidades federais) e a taxa de desistencia de calouros ano passado foi de literalmente 86%. Ou seja 86% dos alunos que ingressaram da minha universidade em 2023, desistiram para entrar em universidades em Seul ou ate mesmo gastarem 2~3 anos se preparando para entrarem em uma universidade em Seul. O problema alem de cultural e um problema que foi causado pelas administracoes dos ultimos 20~30 anos. Houve ate mesmo um plano de mudar a capital, e a cidade ate foi construida, chamada Sejong. Usou ate mesmo como exemplo os modelos de Brasilia e de Camberra na Australia pra mudanca de capital, mas no final das contas a capital nunca mudou, mesmo com toda a cidade pronta e ja ter pessoas vivendo e trabalhando la. Isso explica o espirito de competividade que se tem aqui. Literalmente se voce mora fora da grande Seul a unica chance de voce ter um emprego estavel e ser funcionario publico porque literalmente nao tem emprego. Entao nao adianta o governo criar varios incentivos.
Eu vi isso numa matéria gringa. Falava que não tinha como viver fora de Seoul por questões trabalhistas, mas também era impossível se manter em Seoul pq tudo é caríssimo e a competição no mercado de trabalho é enorme já que é tudo concentrado lá. Enfim, quase um paradoxo 🤷🏽♀️
Sendo mulher nesse país também não ia querer ter filhos. Ter salário inferior aos homens e ainda mais trabalho doméstico. É muito sacrifício e anulação. É arriscado ser deixada pelo marido e nunca mais voltar ao mercado de trabalho ultrapassada
Mulher não deveria trabalhar com carga horaria alta, elas não foram feitas para isso, antes o homem trabalhava o dia todo na roça e ainda queria ter relações sexuais com a mulher, ai colocaram a mulher pra trabalhar deu isso, a mulher ja tem menos estimulos agora trabalhando nesse nivel ela tem zero.@@Glleisy
@@ResumoHistóricosó na sua cabeça. Minha avó trabalhava na roça e em casa cuidando de 7 filhos enquanto meu avô apenas na roça. E a realidade q ela teve não era só dela, todas mulheres q eu conheci q vieram da roça eram assim, e quando os maridos as largavam elas q tinham q se virar e o cara arranjava outra para fazer de escrava. Mulher tem q ter sim sua independência financeira, imagina ter q ficar dependendo de marido, aceitando todo tipo de situação pois não tem como se sustentar, para os homens inseguros( q são muitos )e q tratam mulher como propriedade e inferioridade as achando fracas, é um prato cheio. Essa sua mentalidade só mostra o quanto o machismo distorce a cabeça de muita gente. Vejo desde sempre mulheres trabalhando em tudo, mas a preocupação do cara é se vai ter sexo de noite. Eu sou mais fogosa q muito cara, mas os homens gostam de querer dizer que são os únicos viris para ganhar admiração e aprovação da sociedade. Testosterona não é a única coisa q causa vontade de sexo, se fosse assim, nenhum homem brocharia, pois a quantidade dos q tem problemas hormonais é baixa, o sexo está mais ligado na mente do q somente no hormônio. Muitas mulheres são fogosas, mas graças as crenças limitantes q dizem q mulher tem q ser imaculada (e no mundo todo pois em alguns locais até tiram o clitóris q dá prazer a mulher) e interferência hormonal (q pode acontecer com homens tbm) muitas tem medo de serem quentes e serem chamadas de "mulher sem valor" Nao diga q mulher não aguenta, pois mesmo trabalhando só em casa, o serviço de casa nunca acaba. Dúvido q vc quisesse trocar de lugar com uma mulher.
Mesmo problema do Japão e da China (recentemente). Não tem como se relacionar e criar filhos com uma jornada de trabalho tão extrema como nesses países; não vai adiantar nada essas medidas de incentivo que os governos estão adotando, se eles não reduzirem as horas de trabalho e limitarem as horas extras (para as empresas não abusarem disso)
@@alexmarsh4226 Os EUA tem jornada de 8 horas diarias, 40 horas semanais a uns 80 anos. Quem trabalha feito condenado é imigrante, mas americano mesmo bate o ponto e sai no horario combinado, ou cobra cada minuto de hora extra.
Mas o mercado de trabalho aqui no Brasil não tá muito diferente disso aí não, muito concorrido, exige alto grau de capacitação curricular e os custos com criação de filhos, principalmente a educação, está cada vez maior...e ainda pior é a baixa valorização da nossa mão de obra, mesmo com graduação e pós os salários são baixos.
@@IsabellaCoelho na verdade não cresceu rsrs e inclusive serve de vergonha na cara das empresas. As empresas forçam as mulheres a não ter filho (se tiver, eles perguntam: quem vai cuidar deles enquanto estiver trabalhando?) e o governo quer fazer de mulher uma parideira para se manter com força total, a exemplo dos EUA destinando os impostos para conflitos regionais, enquanto no país dele tem jovens que não conseguem pagar a mensalidade da faculdade.
Oque vcs querem ganhar sem trablhar ? ganhar o dobro do homem querem mais oque? kkkkkkkkkkkkk na verdade quiseram sair de casa dizendo que trablhao de casa era ruim , agora estão trabaçhando e ta ruim kkkkkkkkkkk
Alto custo de vida e a percepção nítida das mulheres quanto às dificuldades econômicas e laborais aumentadas ao ter filhos: a combinação perfeita pra desistir de ter filhos. O mundo quase todo está nesse rumo.
@@ziramaciel infelizmente não creio nisso a curto prazo. As condições de trabalho seguem cada vez piores, o custo de vida idem. A ajuda dos homens? Muito pouco para gerar ânimo em ter filhos. A Coreia do Sul que o diga.
Certa as coreanas. Na prática, a maior parte da responsabilidade ainda cai no colo da mulher. E abrir mão da carreira é o msm que abrir mão da independência financeira: que é a armadilha perfeita pra ficar presa numa relação abusiva. Elas tão certas de se priorizarem: os homens sempre fizeram o msm e ninguém reclamou. Inclusive foram eles que inventaram essas jornadas malucas por lá e fomentaram todo esse ambiente competitivo. Agora eles que quebrem a cabeça pra descobrirem um jeito de não entrarem em "extinção" 😂
Eles não entendiam como felicidade apenas seguim os costumes de milênios que é reproduzir igual os animais sem se questionar muitas coisas igual algum países africanos fazem
Antigamente vc tinha filho para ter mais uma enchada na roça...mais uma pessoa para alimentar o gado e tirar leite...veio o capitalismo e tudo o que te resta é ser um vendedor...ou vc vende produtos ou a sua forca de trabalho...ter filhos e custo...e praticamente um luxo para poucos...
De acordo. Bizzarro é ouvir chefes, ou politicos, incentivando a população a procriar, como se fossem gados que vão para o abate e deixam seus bezzerros para menterem o ciclo.
Usam o argumento de "empatia", mas a grande verdade é que muita gente hoje em dia está cada vez mais egoísta e cada vez menos disposta a ter responsabilidades com filhos e cônjuge. Querem tudo só pra elas. Sabem que com cônjuge ou filhos, a atenção, o tempo, a renda, tudo é compartilhado. Pra quem tem amor, disposição e desprendimento de se doar, não importa como está o mundo. Essa pessoa vai querer educar seus filhos para fazerem a diferença e tornar o mundo melhor. O mundo está sucumbindo exatamente por causa desse egoísmo, travestido de "empatia". Pela tua lógica, seus pais então não tiveram nem conhecimento, nem inteligência e nem empatia ao te colocarem no mundo.
No Japão 🇯🇵 também é igual . O custo de vida é muito grande e o povo tem que trabalhar demais ! Muitas horas extra e o povo não tempo para ter filhos . Eu vivo no Japão e só pude ter uma filha .
@@Cristinaa880 principalmente em lugares pobres. Tanta mulher pobre que anda com 4 ou 5 filhos. Esses dias li uma reportagem com uma mulher com 5 filhos e o marido preso... Rir pra não chorar.
@@renieisybrito7536isso aí já é outra conversa. A quantidade maior de filhos em pessoas pobres está relacionada a questões como educação e ausência de família estruturada para se ter orientação na vida. Não se compara pessoas de um país desenvolvido com pessoas que vivem na linha da pobreza, justamente porque o que alimenta os problemas de cada um são coisas totalmente diferentes. Não estão em pé de igualdade.
@@Cristinaa880aqui no Brasil já é assim. As pessoas têm tido cada vez menos filhos. Alguns dados mais recentes já indicaram que os únicos Estados onde não houve redução no índice de natalidade foram Mato Grosso e Santa Catarina.
😮isso mesmo 9 horas é demais. Deveria ser 6 horas e ai teriam tempo para cuidar dos filhos 😊. Desse jeito a Coreia do Sul vai diminuir até ficar poucos milhões de pessoas, uns 4 milhões e todos voltarão a morar no campo, vão voltar ao pasado, e ai vão ter mais filhos e crescer a população 😊 e criar uma nova sociedade onde se trabalha somente 6 horas por dia e ter um crescimento populacional estável suficiente para renovar a população.😊😊😊😊😊
ja ta, taxa de natalidade do bostil ta baixa, quem se aposentou aposentou, quem nao , nao aposenta mais kkkkk pais de terceiro mundo e no futuro alem de subdesenvolvido vai ser pais de velhos, pior que no japao e coreia , porque ninguem vai querer imigrar pra ca
@@MiriamS-e8q O maior incentivo que eles podem dar são três: dimunuição da carga horária de trabalho, recuperação do poder de compra do real e licença paternidade
Mas seremos um povo de velho cuidando de velho e trabalhando para velhos. Para ter dinheiro gerando para termos aposentadoria. Temos que termos , jovens para fazer a economia fluir e consumir
@@s1nced Não julgue quem você não conhece. Ela pode ser uma babá ou uma professora que pode ter trabalhado em diversas casas, creches, orfanatos, ONGs. Ela pode ter educado e criado dezenas de crianças ao longo da vida e ao ver tantas crianças sofrendo nesse mundo cruel repensou a decisão de ter filhos
@@larissaszilagy7687falta de fé? É a maior expressão de sensatez e empatia. Se Vc não tem condições financeiras, não tem que ter filho. A maioria das pessoas não tem e quem paga é uma criança que não escolheu nascer por conta de egoísmo.
Moradia impossível pra 80% da população, alimentação com preços elevadíssimos , plano de saúde sem comentários, escola particular ja viram os preços? Tem que ser bem maluco pra fazer filho nos tempos atuais e ainda com ameaça de uma guerra, imagina criar um filho com tanta dificuldade e o coitado ser convocado pra morrer nessas guerras, sem chance.
Oxe lá na Bahia as mulheres tudo casada com maridos putanheiros tendo um filho cada ano, e vivendo de bolsa família e auxílio, o povo não quer trabalhar, um país onde acha bom ter filhos e depender do estado para dar material a uniforme escravizar professores ficando o dia todo na escola e receber por cada filho uma bolsa leite bolsa família a miséria que o estado da, em vez de trabalhar e estudar,já viu o país que está se tornando.
Pois é. Não terei filho e não é por falta de vontade de ser mãe, e sim por não ter oportunidade de me dedicar adequadamente à criação e educação dos filhos, além da possibilidade de deixar eles em um mundo sofrível.
Fora os problemas já mostrados na própria reportagem, ainda existe a famosa responsabilidade afetiva. Um país onde a infidelidade é considerado algo “normal”, o fim já é premeditado por um casamento infeliz e solitário. Não é a toa que as mulheres estão se privando da maternidade. E eu não estou falando somente das mulheres coreanas, qualquer mulher hoje em dia que tem o mínimo de senso e educação não se coloca mais nessas situações!
O problema é mais embaixo, pois se diminui o trabalho não significa necessariamente que vão fazer amor e ter a vontade de ter filhos de repente. A Coreia do Sul no caso o único método de não quebrar é incentivar mais a imigração de pessoas com família e dar mais incentivos ainda, sendo eles financeiros, sociais e psicológicos. É meio estranho pensar nisso, mas talvez o maior problema no futuro seja ter locais muito pobres com muita gente e lugares com uma qualidade de vida boa que às vezes nem são tão caros mas vazios na população.
Penso muito sobre isso, tive uma infância pobre e com dificuldades e embora hj eu tenha uma profissão ainda não tenho casa própria e pôr uma criança no mundo para passar por privações não é justo.
@@AlexandreJrM E mesmo assim, preferiram procriar como coelhos, já que não eram capazes de pensar racionalmente como nós. Felizmente, quanto mais estudada uma pessoa é, na maioria dos casos, menos filhos quer ter.
@@AlexandreJrM a maioria das vezes as pessoas tinham filhos porque eram obrigados, não por que queriam. Muitos tinham filhos pra ajudar nas plantação e não pagar ajudantes. Ou as que eram cheias de filhos porque o marido obrigava. Você vê rico ou nobres estudados, na história da humanidade, se encher de filhos? E muitos reis que tinham muitos, eram filhos de várias concubinas, não enchiam o rabo das rainhas de filhos até morrer, jamais. Quem tem muito filho é pobre sem estudo.
Quem te garante que essa VONTADE de não ter filho é tua mesmo, ou foi uma idéia que colocaram na tua cabeça? A gente está no meio de uma guerra híbrida, de ideologías e narrativas, onde colocam idéias nas nossas cabeças que pensamos que são nossa, só que não. Querem reduzir à população, empobrecer, dividir e conquistar. Veja as palestras do Dr. Ítalo Marsili, ele mesmo tem 7 filhos e partiu do zero. A mulher não quería, achava absurdo ter filhos, mas ela foi entendendo certas coisas e se abriu.
Discordo, ter filhos é olhar além do que se vê no hoje. Ser rico não é condição para se ter um filho. A pergunta é: você está disposto a viver para servir o outro? Caso não, mesmo que seja um milionário, não tenha filhos.
@@maternidadeconscientelaris4555 e eu discordo de você, acha que eu gostaria de ser seu filho se você fosse uma mãe solteira ou com um marido inútil e pobre que não pudesse me dar o mínimo de conforto, boa educação pra conseguir um bom emprego? é lógico que não , fui uma criança pobre que cresceu no miserável nordeste dos anos 80 e 90 eu não tinha nem uma bicicleta pra ir pra escola e tinha que andar 15 kilomentros por dia debaixo de sol escaldante e com sede, acha que eu gostaria de passar por isso de novo só pra satisfazer o desejo de mulher maluca que tem o desejo de ser mãe? Afff é cada id10ta.
@@vitoriajusticeNo mundo sempre teve tudo isso e a humanidade chegou até o século XXI. Se fosse para só ter filhos em um mundo pacífico a humanidade estria extinta há milênios.
@markstein2845 Esse povo incel que mal consegue transar são obcecados pela aparência sem território de expansão 🤧 com 3 inimigos na porta China Japão e Coreia do Norte 🎃🤣🤣🤣🤣
Pessoas geralmente escolhem ter filhos quando o ambiente é favorável. Até animais pensam assim. Ter filhos sem preparo tem sérias consequências na criação dos filhos. So fui descobrir que meus pais tinham "personalidades" no fim da minha adolescência. Eu mal os via de manha e a tarde.
Ambiente favorável para animais, a fêmea busca um macho mais forte, geralmente na natureza é assim, algumas espécies são atraídas mais pela beleza, como o pavão por exemplo. De qualquer forma é idiotice reproduzir. animais vão pelo instinto, já nos humanos, apesar disso, podemos refletir antes de tomar atitudes em nossa vida.
O certo eh a mulher que decide ter um filho ter um salário vitalício. E ainda ter direito a ter uma babá até os filhos terem idade escolar. Porque ninguém quer colocar sua carreira na reta, ter os filhos e depois ser deixada pelo marido com uma mão da frente e a outra atrás.
Pois é, quem vai parar no tempo é a mulher, pra cuidar do filho, enquanto o homem continua progredindo na profissão, e nem sabemos se o casamento vai durar
Aqui no Japão está assim. Tirando Aichi Ken que é uma província rica e sustentada praticamente pela Toyota onde a maioria das mulheres tem pelo menos 2 filhos, o restante do Pais quase não vemos mais mulheres casando, querendo filho porque o custo de vida é um absurdo e o mercado de trabalho se fecha completamente para as mães.
Está equivocada. A província com maior taxa de natalidade no Japão é Okinawa. Aqui o nascimento ainda supera mortes. A ilha que eu moro é totalmente normal uma mulher ter 6 filhos. Três é considerado pouco. Detalhe: aqui o salário médio é um dos mais baixos do país e custo de vida um dos mais altos, portanto a baixa taxa de natalidade não tem nada a ver com dificuldades financeiras.
Longas jornadas, precarização do trabalho, divisão injusta de tarefas... Para quê mulheres desejarão dupla, tripla jornada? E decidir por ser do lar não diminui o trabalho, muito menos nos valoriza. Ficamos invisíveis e totalmente vulneráveis (em termos de garantias) nos relacionamentos matrimoniais.
Mds, a famosa falácia da dupla jornada. Até parece que as famílias pobres não colocam os enzos para fazer az tarefas para as mães enquanto elas ficam no zapzap mandando meme 😂😂
@@cavaleirosemlicenca3894 até o "Enzo" ter idade suficiente pra fazer trabalho doméstico, a mulher já perdeu 10, 11, 12 anos da vida dela cuidando dele, tempo que prejudica ela no mercado de trabalho.
Atualmente estou desempregado, e este período difícil me ensinou uma valiosa lição: não desejo trazer ninguém para sofrer neste mundo. Por isso, hoje defendo o aborto e o controle de natalidade generalizado como uma questão de humildade e respeito
Tbm passei por uma situação parecida com sua e foi limbo, ouvi muita humilhação e mesmo depois de aprovação em concursos e estabilidade escolhi não ter filhos, acho que essa nova geração vai passar fome, ou haverá uma revolução,
@@Sukhoii35 Povo urbano é redflag. Tenho uma namorada do interior, quando vô lá percebo que povo faz 3, 4, 5 filhos sem nem condições de alimentar. Acho o certo. Isso é a natureza do ser humano.
Vc parece ter 20 anos. Eu tenho 30 e meu marido 36. Estamos há 10 anos juntos e não pretendemos ter filhos. Se alguém se incomodar com isso, que tenha filhos pq eu não.
@@Rafaela-pw9lw Não vão pagar as suas contas, nem bancar as despesas do seu filho, muito menos ter noites mau dormidas no seu lugar. Então os incomodados que tenham.
Cheio por enquanto. Em breve, veremos problemas sérios para os idosos. O Brasil tbm está caminhando para esse mesmo problema. Muitos não vão conseguir aposentar pelo INSS. Pq isso é uma pirâmide. É necessário q a base de trabalhadores seja maior q os beneficiários. Se não for assim, a conta não fecha. Será q essas mulheres estão sendo inteligentes? Se tiverem contribuindo para uma previdência privada ou algum outro investimento de longo prazo. Caso contrário vão sofrer. Preparem-se!
Vc não entendeu que o problema não é ter filhos, mas sim não ter condições dignas e propícias de se ter filhos?? Não ter filhos leva a outros problemas, problemas citados no vídeo, problemas que se vê na França, Irlanda, Portugal, etc, etc.
@@VitorAugustoVTRsim e por essa lógica somente classes mais afortunadas teriam o direito de terem mais filhos e o que ocorre é o contrário…tem coisas que só o capitalismo faz por esse mundo!
@@MaketheL17Depois do bolsa família a taxa de natalidade caiu drasticamente, não temos mais reposição, daqui a dez anos, vamos ter que incentivar as pessoas a terem filhos.
@@evertoncampos8970 Os seres humanos estão destruindo o “mundo”. Aliás, não são os seres humanos em si mas o sistema no qual estão inseridos de sempre mais e mais lucro, e já se tem notícias de que no mar profundo tem mais LIXO do que PEIXE. Sem mais pessoas nascendo, esse sistema entrará em crise e sucumbirá, pois precisa de peões para se manter funcionando enquanto os “reis e rainhas” lucram lá de cima.
Pra dar conta de tudo que nos temos no mundo hoje, precisaríamos de 7 planetas, é muita gente, já estamos em 8 bilhões e o problema da fome ainda existe.@@evertoncampos8970
@@evertoncampos8970 um mundo com milhões de seres humanos a menos não é vazio. Você é que é egocêntrico e acha que a vida se reduz à humanidade. A vida no planeta, na verdade, se beneficiaria daa extinção humana muito mais do que se beneficia da nossa existência.
Exatamente pq qd a mulher separa os homens nem pagam pensão qd eu fazia estágio no núcleo de direito era aquele bando de mulher entrando na justiça para o cabra pagar a merreca de pensão se eles arrumam outra eles não separam só dá mulher não separam também dos filhos se pegam o filho uma vez por mês acham que são uns heróis .
Estão certíssimas! Altíssima carga horária de trabalho, remuneração inferior, altos custos de vida e ainda tem o fato do pai nao achar que deve ajudar com os cuidados dos filhos. Eu também jamais teria.
@@lisandrabeyer5838 Escrava de quem garota, meu avo por exemplo derrubou muita mata no facão pra sustentar todos, cada um tinha seu papel o feminismo deixou mulher soberba e rebelde semelhante a Eva no paraíso, mas a colheita pode chegar uma hora milhões de idodos sozinhos sem familia e sem renda se ficar doente pior, e sem jovens para cuida-los, o tempo vai dizer a vdd sobre oque estão plantando com egocentrismo.
@@Jack.o.Seu.Alteregoeu quero ser escrava do meu filho vejo minha mãe trabalhando mt pra mim sustentar, e não quero ter que trabalhar tanto pra sustentar meu filho(a)
A mulher fazer o trabalho sozinha? Tá de sacanagem. Enquanto isso o homem tem que trabalhar, prover tudo pro lar e só tem qualquer valor dentro da família se puder ser um bom provedor. A mulher é sempre a coitadinha pra vocês. Como disse o Clodovil, querem trabalhar deitadas e descansar em pé.
A mulher não quer fazer todo o trabalho, então ser mãe e cuidar da casa deve ser um estorvo. O serto é ser livre, esbaldando por ai, fazer tudo na mesma, mas vivendo sozinha e acabando sozinha kkkkkkkkkkkkkk
@@zonadeguerra929 Coréia do Norte é outro país.. e ainda por cima é fechado não tem como saber se lá as mulheres começarem a ter menos ou nenhum filho não teria uma reportagem igual nesse vídeo kkkk
@@larys9163A Coreia do Norte é outro país só no papel, mas tem o genes, sangue, língua e a cultura coreana. A Coreia do Norte e o Sul foi um país só por milênios e só estão separados a 80 anos. A separação só existe no papel, a Coreia do Sul e Norte e Sul são a mesma população
@@imlove21 Sim eu sei disso tudo já vi vídeos e li sobre.. elas são uma do lado da outra mas pelo fato do norte ser o país mais fechado do mundo,são duas Coréias por isso eu disse "outro país" por ser diferente
Sou filho único e tenho o total de 6 primos, sendo 5 deles na casa dos 30, e uma na casa dos 20. Ate agora só 2 tiveram filhos, os outros, inclusive eu, acho que nao teremos. Com relacao aos amigos próximas, cerca de 5, apenas 1 teve filho. Acredito qhe isso seja positivo para o planeta que ja está superpopuloso. A sociedade (governo) que lute criando estrategias para frear essa tendência, pois eu que nao vou colocar uma criança no mundo do jeito que está, com os preços nas alturas e salários baixos. Para as mulheres deve ser ainda muito pior, tendo que trabalhar em dobro para cuidar da criança e dar conta do trabalho tradicional.
Vc descreveu muito bem o que eu penso; a tendência é exatamente essa, principalmente para as mulheres que geralmente é que ficam com a maior carga... Sem contar que nsso país tem um histórico de abandono paterno enorme. ..
@@aniiel1876 8 bilhões de pessoas, cara. Nunca, em toda a história da humanidade, esteve assim tão alta. Tomara que reduza para uns 5 bilhões nos próximos séculos.
Li numa reportagem sobre a Coréia do Sul, que os homens são agressivos e violentos com as esposas, que depois que casam as mulheres aguentam uma carga grande de violência doméstica e se elas se separam elas perdem os direitos sobre os filhos, os bens e não são contratadas nos empregos por serem separadas. Isso é mais um motivo que leva as jovens não quererem se casar e ter filhos. Pode ver na própria reportagem, as moças entrevistadas não querem nem casar, não é só questão de não quererem ter filhos.
Jornada de trabalho de 8 horas por dia + tempo de transporte e é claro as horas extras para agradar a firma, chegando em casa é necessário buscar cursos ou cerificações pois necessitamos continuar nos qualificando. Tudo isso para viver uma vida de subsistência, não é atoa que muitos de nós passa o final de semana embriagado.
@bruno22480A China que se diz comunista e é ovacionada pelos we comunistas é pior do que ele descreveu, sendo igual a Coreia do Sul e o Japão nesse quesito de exploração do trabalho
não é culpa do capitalismo, e sim a falta de consciência do povo , que tal acordar para vida, buscar direitos e não ficar se preocupando com assuntos banais, parar de assistir TikTok. No passado foram conquistado direitos de 1,2 e 3 geração já nossa geração nao conquista nada. ''1ª Geração: (Liberdade) limita a ação do Estado. 2ª Geração: (Igualdade) o bem estar social. 3ª Geração: (Solidariedade) fraternidade e equilíbrio do meio ambiente (vida saudável)''
Não faz exercício, come errado, percentual de gordura alto, bebe, fuma e não aguenta trabalhar 8 horas por dia kkk? Trabalhamos menos hoje do que em qualquer momento da história. Volte a 10 mil anos atrás, e estaria plantando o dia inteiro e caçando, e ainda passando fome dependendo do lugar. Vcs são doentes e preguiçosos! É acontecer um grande desastre natural que acabe com a nossa sociedade que vcs não duraria uma semana tendo que prover a si mesmos segurança, abrigo e comida. Não gostam de trabalham, não sabem se defender, seguem o bando e o governo, não criam nada, esperam tudo cair do céu kk. Da pena! Quanto temos um fodido na vida, temos que se perguntar o que ele fazia pra ter chegado onde ele chegou. Tirando o povo que nasce na miséria e em lugares distantes, o povo das grandes capitais não pode reclamar de nada. Tem tudo aos pés a hora q quiser.
Espero que as mulheres e homens do Brasil acordem e vão pro mesmo caminho , aqui onde eu moro quem teve um ( igual eu ) não sentem um pingo de vontade de ter mais , tudo caro , tudo difícil .
querida, as mulheres não "SENTEM escolher", elas tem de escolher entre ter filhos e ter um trabalho. Não está muito difícil de imaginar o porque as mulheres não querem ter filhos...
Pra que uma família pobre vai querer colocar criança no mundo? Estamos vivendo uma crise imobiliária, coisas caras. A única herança que uma família desestruturada deixa para o filho é sofrimento e dificuldade.
Acontece que um ser humano não é apenas corpo, é alma também! Todo sofrimento não é nada perto do fato de uma alma que saiu de Deus voltar para Deus. Que honra poder participar disso! Pense.
@@evertoncampos8970 mas se deus trouxe o dilúvio pois se arrependeu de ter criado o homem , por que eu deveria me sentir honrado em trazer mais pessoas ao mundo ?
@@isaacisaacfarias Deus não se arrepende por que é onisciente (Conhece o passado, presente e futuro) , ao contrário, amou de tal forma a humanidade de ofereceu seu filho unigenito para redimir a humanidade.
Na verdade, o país sofre o risco da extinção porque explora a sua mão de obra e porque o machismo impõe dupla ou tripla jornada de trabalho às mães sem a ajuda de seus parceiros.
Não são inteligentes demais. É apenas a competição do mercado de trabalho, que exige que as pessoas desde cedo sejam super educadas. Aí acontece que todos se igualam numa super educação, forçando que estudem e se qualifiquem ainda mais para se destacarem. Chegou o ponto que estudam 14 horas por dia quando jovens para trabalhar 14 horas por dia quando adultos. Assim quem vai querer ter filhos? A pessoa chega em casa e só vai querer sossego e dormir de exaustão. Talvez eu exagerei dizendo 14 horas, mas com certeza não tá muito longe do real, se contar as horas extras.
Essa tendência de homens e mulheres trabalhando longas jornadas está transformando o mundo para pior. Era muito bom ser criança e ter minha mãe em casa, ela trabalhava só na parte da manhã. Fico imaginando essas crianças que mal vêem os pais.
Sim, principalmente, quanto menos daqueles que toleram direitos das mulheres melhor. Sem problemas, pq ai as culturas que nao toleram tem filhos e os substituem.
trabalho da minha avó: dona de casa - 6 filhos trabalho da minha mãe: professora, 4 horas por dia, 5 dias da semana - 2 filhos A mulher ganhou seu espaço no mercado de trabalho, o que é excelente, mas o trabalho contemporâneo, tanto para homens quanto para mulheres, faz vc viver pelo trabalho, não por uma vida normal de ser humano.
E com a entrada das mulheres no mercado de trabalho pós segunda guerra aumentou muito a oferta de mão de obra o que consequentemente faz com o que os trabalhadores passem a ter um salário menor por causa da competitividade, o mundo não se adaptou a essa nova realidade e o preço esta sendo cobrado agora.
Seria ótimo também se a responsabilidade da maternidade não ficasse toda nas costas da mulher né. A solulção não é tirar as mulheres do mercado de trabalho e voltar a "era feudal"
@@aDressaX sim, concordo. Não apontei culpa e responsabilidade para a mulher, apontei para a forma de trabalho hoje, onde a maioria das pessoas gasta de 3 a 6 horas apenas para ir e voltar do trabalho.
Sua mãe tem emprega doméstica? Caso não tenha além das 4 horas como professora, ela ainda tem casa, roupa, comida e filhos. E dependendo da seria que ela dá aula, ela ainda leva trabalho da escola para fazer em casa 😅
@@JRPGJapanese Respeito o seu comentário. Mas,pergunto isso que você disse faz algum sentido? Na minha opinião: É ÓBVIO QUE NÃO. Pessoas idosas "jogando vídeo game" ? É isso que irá CUIDAR de um Ser Humano idoso no seu dia a dia e vulnerabilidade e degradação obviamente progressiva com o aumento da idade?Mas você vive em que "planeta" criança?
@@vieiradosreismariadelurdes9105 Só pagar por um cuidadora. Você não precisa ter filhos pra isso. Sua visão é defasada, precisa se atualizar. Há excelentes profissionais
@@JRPGJapanese Isso é verdade. Mas uma cuidadora é apenas uma cuidadora que é paga para prestar um Serviço temporário. Apenas e só. O Amor dos filhos e netos pelos Pais e Avós é infinito e Eterno: Empreste os seus ouvidos, abraços, e carinho a um Familar assim como eles/as fizeram e fazem com você, é disso q é feita a Vida e a Humanidade sã .Uma Cuidadora COBRA DINHEIRO 💰,se você tiver para pagar você poderá solicitar o Serviço. Mas se você não tiver dinheiro, óbviamente NENHUMA Cuidadora irá fazer rigorosamente nada. Família: Filhos,Netos,Sobrinhos, SE AMAM os seus Pais, Avós, Irmãos,etc... Emprestarão seu tempo, sua dedicação, seu carinho, prestarão serviços gratuitos, partilharão memórias infinitas,carinho infinito, etc...e isso não tem preço. É disso que estou falando. Filhos,Netos, Sobrinhos SÃO SIM MUITO,MAS MUITO IMPORTANTES na Vida de um/idoso/a. Sempre foi e sempre será. Esse foi, é e sempre será o Elixir essencial á Humanidade. Os Meus Avós,a minha Mãe e Pai são Felizes porque nós: Filhos/as,Netos/as ,Sobrinhos/as SEMPRE FOMOS E SEREMOS essa Luz e Presença permanente em suas Vidas,ASSIM COMO meus Avós e Pais FOROM TODA A VIDA para nós Filhos/as,Netos/as e Sobrinhos/as. O CICLO DA VIDA é isso mesmo.
Não é isso, mas agora elas não dependem do homem. Antigamente o 'papel' da mulher era ser dona de casa, era ter filhos ou ser excluída da sociedade como uma 'perdedora'.
@@stanleydiasnobrega5271 Vi alguns comentários seus, respeito sua opinião, mas não concordo, uma vez que a responsabilidade de ter um filho é ESMAGADORAMENTE da mulher, fica mais fácil ofende-las de forma generalizada, eu acho que com mais liberdade hoje as pessoas também podem fazer escolhas que antes pareciam impossíveis. E claro, vários outros motivos citados no vídeo, eu mesma tenho 0 de vontade desde criança, talvez mude de ideia, e talvez não, não me sinto egoísta por isso, luto por mim porquê tenho amor próprio e por minha familia e meu marido, luto por causas (ONGs e trablhos comunitários) e amo o que faço, egoísta não me sinto de forma alguma por algo que não gosto e não tenho vontade.
@@saudesemfrescuraannekate8947 lamento se os homens que você conhece são folgados. Não é o meu caso. Sou casado, tenho 2 filhos e tenho plena consciência da minha responsabilidade na criação deles. Exerço a verdadeira paternidade, não apenas por ter fornecido o esperma, porque isso é muito fácil e qualquer macho faz. Mas sou pai presente, cuido, dou carinho, disciplina, afeto, e tudo mais que for necessário para meus filhos estarem bem e fazerem a diferença nesse mundo corrompido. Portanto, não generalize!
Acompanho uma brasileira que mora na Coreia do Sul e os relatos dela sobre o casamento e maternidade na Coreia não tiro à razão das mulheres de não terem filhos
Concordo com você, pelos relatos de algumas mulheres coreanas, o país é bem preconceituoso em vários aspectos, mulheres tem idade para “arrumar” casamento, preconceito com diferenças de idade dos casais, casamentos arranjados, misoginia, homofobia, xenofobia, alta competitividade entre os jovens, pessoas tirando a própria vida por excesso de cobrança e trabalho, frieza dos parceiros no casamento, etc… assim fica difícil querer ter filho e esperar que ele cresça e passe por tudo isso sem ter a saúde mental e física abaladas. O governo dá ajuda na fase de bebê.
Na verdade, elas são bem seletivas. Eu tenho um amigo que mora no Japão há 6 anos, e viaja às vezes para outros países asiáticos. Ele é fotógrafo e designer, e ficou um tempo na Coreia e, rapaz, ele disse que elas preferem disputar com outras dez mulheres apenas um homem de boa condição do que se relacionar com um cara igual a elas financeiramente falando. E elas são bem diferentes das brasileiras, que ficam com um atrás do outro correndo o risco de engravidar e só depois procuram o tal do " homem provedor", a coreanas ficam virgens por muito mais tempo para serem aquela famosa "esposa troféu".
@@ironico_br5052 Então,eu acompanho o canal vivendo na Coreia e à Thalita relata isso mesmo que você falou,elas querem homens bem sucedidos,bonitos e formados,por isso os que não se encaixam procura estrangeiras,ela fala que depois de casada muitos dormem em quartos separados e ficam mais distantes,ela fala que os coreanos não são fáceis de lidar
Caríssimo, a taxa de natalidade brasileira vem caindo há 4 anos. E mais: caiu mais no Norte e no Nordeste. A taxa de fecundidade passou de 6 filhos por mulher brasileira em na década de 1960 para 1,65 na década de 2020.
Mesmo essa matéria só se fala em: mulheres, mulheres, mulheres. Enquanto ter filho não for visto como uma responsabilidade conjunta, as mulheres Sul Coreanas e de todo o mundo não vão querer ter filhos. E COM TODA RAZÃO.
Exatamente, não me espanta que elas não queiram ter filhos, numa sociedade ultra machista como essa eu tbm não teria. Trabalha bastante? Sim. Mas ser independente desses homens não tem preço...
@@andersona9396a intenção não existe, apenas se observa os custos e impactos dos filhos e isso se observa em populações com maiores índices de educação. Simples assim
@@AMPAROFEMININO entao mas vc nao viu na materia q la Caminha pra extincao ?se os paises mais educados caminham pra extincao quais sao os q vao sobrar ??
realmente isso é uma verdade na grande maioria dos casos, porém não é o único ponto, tanto que há países que a taxa de natalidade subiu nos últimos anos e tem índices de educação muito altos (Islândia e Suécia). Inclusive países com ótimos índices de igualdade entre homens e mulheres
É caro pra criar, elas trabalham como condenadas e o pai ainda paga de palhaço e não ajuda nas tarefas de casa, mas é claro que as mulheres não querem ter filhos eu ouvindo e pensando aqui comigo mesma só vejo desvantagens.
Faltou falar da idolatria pelo ser humano perfeito que existe na coreia. A população vive adimirando estrelas que seguem um regime de imagem perfeita. Com esses padrões de beleza ninguém se relaciona mesmo não.
A lógica sul - coreana: mulheres, tenham filhos, mas continuem trabalhando o mesmo tanto, pq não vamos criar incentivos ou benefícios para empresas contratarem vocês.
Já li muito sobre a Coréia do Sul, as mulheres querem estudar muito, para ter cargos mais elevados e com melhores salários, para ser independente, não pensam em casar e não querem filhos, pq em um casamento, ela vai ter que abdicar do seu trabalho para cuidar da casa, filhos, marido e dos pais do marido. Muitas se casam e vão acumular o trabalho + todo cuidado com a casa , marido, filhos e sogros... Muito puxado, melhor só namorar e cuidar dos seus próprios pais.
Sim o feminismo e carreirismo é o maior responsável nessa queda de natalidade mundial, mas citar esse problema da “liberdade” feminina é procurar briga com as militantes. De quebra ainda sobra mão de obra, os salários são reduzidos pela metade e todo mundo se vê obrigados a trabalhar, será que não percebem que isso deixou de ser uma liberdade tem um tempo já e se tornou uma necessidade?, privilegiadas são as mulheres que podem ser sustentadas e “oprimidas” pelo marido, mas são raros os homens que conseguem sustentar uma família consumista sozinho hoje em dia, nisso tudo quem paga o pato são as raríssimas mulheres que sonham em ter uma família mas ainda assim vão PRECISAR trabalhar fora para ajudar na subsistência, porque o salário hoje em dia não vale nada, e homens ricos são muito raros. São tantos males que o feminismo causou, e as mulheres não percebem, foram enganadas direitinho.
@@TiaRomba-u6calém disso ter filhos na Coreia do Sul exige demais dos pais. Eles tem que gastar absurdos com a educação, pq não existe educação gratuita. Depois pagar cursos, pq a competitividade acadêmica na Coreia do Sul é extrema. Fracassar nos estudos lá é quase uma sentença de morte para os pais. E muitos não querem ser o que os pais foram para eles, pq o abuso mental é normal para fazer os filhos serem os melhores em tudo, sempre dando 100%. Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso não teria filhos numa sociedade dessas, e nem seria casado.
@@taigalul beleza isso TAMBÉM acontece la na coreia do norte, mas e nos outros países porque o casamento e a natalidade esta diminuindo?, vocês podem citar um monte de motivos que só ocorrem em certos países mas não podem fechar os olhos para um dos motivos que acontece em todos, o feminismo, mulheres competitivas e transtornadas, alta oferta de mão de obra e consequentemente desvalorização da mesma, ignorar um fato que é comum em todos esses paises não dá não
@@TiaRomba-u6c oxe porque tem abuso doméstico e custos altos de vida em outros países TMB, mulher nenhuma com educação quer esse tipo de vida bosta pra elas
Não é só na Coreia do Sul e sim em todo o mundo a população mundial não quer mais saber de ter filhos os grandes motivos são a questão financeira e econômica,questão da saúde,questão de moradia,questão da violência falta de segurança e guerras,questão dos péssimos transportes urbanos e desafios da mobilidade urbana,questão das doenças,vírus e epidemias,questão dos Desastres Naturais ocorre no mundo todo,questão do Mercado de Trabalho e Desafios das mudanças no mercado de trabalho e tecnologia são diversas questões que levam as pessoas não querer mais filhos
E qual o propósito de ter uma carreira, se não se tem alguém por quem lutar, se doar, servir de estímulo e de motivação, alguém pra compartilhar carinho e amor? Por pensamentos parecidos com o teu é que tem muita gente por aí que é rica financeiramente, com alta posição profissional, mas ao mesmo tempo, é amarga, triste, solitária e infeliz. Dinheiro e status, por si só, estão longe de trazer a felicidade plena.
@@stanleydiasnobrega5271 É por pensamentos como o seu que continuamos ignorantes. Achamos que criar filhos são as principais razões que motivam as mulheres principalmente. Mas não, sabia ? Sou muito feliz sozinha. Não preciso de um filho parae sentir completa, isso não passa de um pensamento leigo
Excelente reportagem. Parabéns à toda equipe. Além de trazer a situação em si, buscou elementos e aspectos que compõe as causas e consequências da situação. É uma satisfação assistir notícias com esta qualidade. Parabéns!
Porque se qualquer pessoa parar pra pensar bem, em qualquer lugar do planeta, ninguém procria. A gente já tem trabalho demais pra querer arrumar mais um para o resto da vida!
O curioso é que o mesmo fato esta acontecendo em vários países da Europa e até no Canadá, países onde a mão de obra não é explorada e as mulheres são cidadãs de primeira classe. Nesse caso, qual seria a justificativa?
Tem nada a vê, é justamente o contrário, as mulheres Sul coreanas são bem tratadas e dada a elas todas as oportunidades de vida. Nos países onde a mulher é tratado como lixo são justamente os lugares que mais tem filhos, porque nesses países mulher só serve pra transar mesmo, como nos países islâmicos onde o valor da mulher como ser humano vale quase nada.
@@edmilson1178 você sabe quanto é a média de custo de uma casa no Canadá? Dá uma pesquisada que tu vai ver o motivo. Construir família nao é só fazer um filho, é CRIAR. E a geração atual entende os custos disso.
Eu não quero ter filhos (tenho 27), mas não é apenas pelo custo de vida alto e pelo trabalho que dá, é principalmente pelas experiências que eu vivencio em minha própria família, várias mães solteiras que os pais não dão um tostão pra ajudar em alguma coisa. Se depender de mim, o ser humano entra em extinção. Tô nem aí. Quem sabe quando a sociedade entrar em colapso daqui uns 100 anos e finalmente perceberam que a vida depende de nós mulheres, esse tipo de homem não se tornam mais responsáveis.
@@Jessica-bm4xsuma coisa que vocês podem pensar em fazer é não criar homens assim. Porque se o que há são mães solteiras e os filhos estão sendo criados só por elas, então, que mudem a nova geração de homens. Eu mesmo fui criado para ser filho de esposa. E quem me colocou nessa posição foi minha mãe, altamente influenciada pela religiosidade.
As mulheres coreanas são mais conscientes que as brasileiras, são espertas o bastante para saberem que o ideal de família com filhos cairá no fim das contas sobre a conta da mulher, a sobrecarregando
Cargas horárias de 9 horas por dia 6 vezes na semana e o governo: Nossa por que será que elas não fazem filho???
Aqui no Brasil é mais que isso, trabalho 8 de segunda - sexta e 8 fazendo bico no final de semana justamente para não usar serviços públicos, principalmente meus filhos. Então o problema não é esse.
essa carga é no brasil tb kkkk se trabalhar das 8 as 17h da quantas horas? kkkkk a diferença que aqui as mulheres ainda optam por ter filhos e quando engravidam ficam em casa cuidando, pq se focassem só em trabalho ai tu ia ver a taxa cair
Mesmo o governo pagando baba, educação e mais 500 dólares não tem efeito. Mesmo se o governo custear 100% dos cuidados, não vai mudar. Basta ver os mais ricos do mundo e a classe media mais elevada. Um único filho por mulher e no máximo dois filhos, mulheres e homens que podem dar o luxo de não trabalhar ou trabalhar em casa.
@@JoaoVitor-of7qhpq as mulheres lá perceberam que não vale a pena abdicar da carreira para cuidar da casa e cuidar dos filhos sozinhas, pq depois se o casamento acaba, elas sairão só no prejuízo.
E fiquei sabendo que teve um político lá na Coreia que estava pensando em aumentar carga de horas trabalhadas Que já é uma das maiores se não a maior no mundo ......era tipo a pessoa mora no trabalho e visita a casa talvez com sorte uma vez por semana 😅😅😅😅
O problema no mundo pra essa nova geração é precarização do trabalho e o alto custo de vida, essa atual sociedade não lhe dá nem chances de pensar em ser um pai ou mãe.
A qualidade de vida na coreia é extramamente superior ao de burundi que tem uma taxa de natalidade altissima e é o pior pais do mundo, quantas pessoas vc conhece que teve filho planejado? o "problema" e que as pessoas estao ficando mais inteligentes e estao planejando os filhos de manieira responsavel.
Finalmente alguém falando o obvio... não tem nada haver com "obrigações" como outros falaram nos outros comentários !
A verdade é que ninguém tem tempo nem condição de ter filho quando você tem que trabalhar de manhã, pra ter janta a noite 😅
@@InnerEvolution302 O planejamento em um cenário de risco também faz você descartar opções. Dá pra se ter filhos planejados no Burundi e com certeza o custo de uma moradia seria um determinante nessa equação com peso absurdamente menor (obviamente pensando em duas pessoas com as mesmas condições financeiras nos dois países).
Por esse motivo apoio aborto .
Exatamente, sou da geração Millenium, mal consigo me sustentar sozinha, que dirá sustentar uma criança!
Quem vai querer ter filhos tendo que trabalhar mais de 9h por dia pra sobreviver?
No Brasil também é assim, na cidade onde vivo onde tem muitas fábricas a maioria das pessoas trabalha de 7 as 5 com uma hora de almoço. A diferença é a cultura da hora extra que é mais forte em países do extremo leste da Ásia, aqui são raros os dias que as pessoas fazem uma ou duas horas extras e também e difícil uma fábrica ter produção no sábado.
@@gustavosoares489 tb e difícil pessoal que trabalhar 8 horas por dia em cidade grande. Porem, perde muito tempo com viagem. Na minha infância mau via minha mãe saia de casa 5:30 e chegava de 9h a 10 em SP de quase 5h de inda e volta. Só depois que nos veio para PE e ela trabalha em casa tem tempo. Porem nos ja era adolescentes
E olha que você PRODUZ o seu salario em 1/3 dessas horas, ou até menos.
Mas tem que trabalhar direitinho se não o patrão não vai pra Miami ou pra Europa no fim do ano. Mas é o captalismo e se seu patrão lucra 100x mais com o seu trabalho é com certeza porque ele mereceu ja que no capitalismo as oportunidades de ficar rico estão ai pra todos. (contém ironia)
Exatamente, la as pessoas não são trouxas !
Eu não quero ter filhos nem se não precisar trabalhar kkkk
Sem contar que eles tiram apenas 5 dias de férias ao ano, e muitas empresas não deixar tirar os cinco dias seguidos. Eu adorei visitar a Coreia, mas ver minha amiga chorando explicando como a vida lá é difícil quebrou meu coração
5 DIAS???? 😳😳😳 PQP!!!
Acho que já podem dar o chicote pq só falta isso
Caraca
E cinco dias sem ser corridos da pra nada
@@Noodle_Salsinhasim, é lá não tem aposentadoria também, por isso os pais investem tanto em curos caros pros seus filhos, pra que eles sejam bem sucedidos pra que os seus filhos cuidem deles na velhice.
Engraçado, esses países colocam o custo de vida no espaço e depois se chocam quando a população não quer colocar outros seres humanos na mesma situação difícil.
custo de vida alto pq são paises ricos.
Custo de vida alto no centro de Seul, eles não querem filhos por livre espontânea vontade
@@Sukhoii35 E muitas vezes o custo de criar um filho é um dos motivos que pessoas decidem não ter. E tô falando de países em geral, esses dia vi um vídeo de uma estadunidense falando sobre como tá difícil se manter nos EUA e as pessoas mais velhas tão reclamando que a geração mais nova não quer ter filhos mas não reconhecem quão caro é criar um agora e que o povo já tá tendo dificuldade em manter uma situação financeira estável cuidando só de si mesmo e não tem nem como pensar em ter criança.
Mds, é o padrão de consumismo das pessoas que está aumentando. As pessoas criavam filhos com muito menos e em tempos mais difíceis
Resumiu o Brasil
Isso que dá ter uma cultura que sufoca as pessoas com trabalho. Quem quer ter filhos trabalhando nove horas por dia, seis dias por semana (Principalmente se for mulher)?
nao trabalhe e va ser dona de casa ou abrir seu proprio negocio e trabalhar quantas horas vc quiser
@@InnerEvolution302tu é burro ou só se faz?
@@InnerEvolution302e quem disse que dona de casa não trabalha?? É o trabalho mais estressante e totalmente invisível!!
@@InnerEvolution302seu próprio negócio 😂😂😂😂
@@valeriaraimundo5506muito difícil cuidar de casa na sombra e no seu ritmo... vai nessa
Antigamente o homem trabalhava e conseguia sustentar a mulher e os filhos, hoje em dia os dois trabalham, mas cada um ganha metade do salário pelo dobro do trabalho
Hoje quem tem 26 anos, 5 anos de experiência e pós graduação não tem a segurança financeira de quem tinha 26 anos , colégio técnico e 5 anos de experiência em 1984.
Lhes apresentoooooo o CAPITALISMOOOOOOO😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Se continuar assim essa queda de natalidade vai ser no mundo todo
Acertou! Era exatamente o que eu iria dizer. Qual a lógica disso? Hoje os dois trabalham e não conseguem se sustentar. O mundo árabe está certíssimo, muitos dizem que a sua cultura é antiquada e machista, veremos.
O detalhe não dito aí é o PESO DA CARGA TRIBUTÁRIA, tanto nos salários quanto nos produtos, além disso tem também o IMPOSTO INFLACIONÁRIO. Todos estes males SÃO CAUSADOS PELO ESTADO.
Ano passado, 2023 o governo queria liberar para que mulheres estrangeiras trabalhassem como babá por um salario menor que o salário mínimo para incentivar as mulheres a terem filhos, ou seja, queriam explorar estrangeiras, nem as mulheres corenanas foram a favor disso, elas disseram: que exemplo é esse que vou dar para o meu filho, explorarando a mao de obra de outra pessoa dentro da minha própria casa?
Eles tem um programa de casamento com estrangeiras filipinas que é bizarro!
Tipo os velhos lá de 40 anos ou mais com uma moça de 21. Aí as moças chegam e são tratadas como escrav4s. Mas como dependem do marido para viver e enviam dinheiro para as famílias, elas aguentam enquanto podem.
Velho de 40? Eu lhe garanto que numa guerra sou maís útil que vc.
Ué, vários países fazem isso, se chama au pair😂
@@IsabellaCoelho Velhos?? 40 anos?? kkkk
@@loiraprofeta1014 é velho em relação à uma menina de 20 ou 21 sim. Geralmente qdo se tem 20 anos quer ter um namorado da mesma idade ou até 30 no máximo.
Ninguém fala sobre reduzir jornada de trabalho. Interessante que nenhumas das medidas levam em conta o fator "exaustão". Exaustão por causa de uma jornada de trabalho e ter que cuidar de uma criança. Acredito que seja por isso que os incentivos não funcionem.
Gabriel, nem somente a jornada de trabalho. O alto custo dos aluguéis e na área educacional que desde os 3 a 4 anos, os pais começam a investir em torno de 4k por mês na preparação de seus filhos. Aulas de instrumento, idiomas, esportes etc. Fonte (CNN).
Matou a pau! Esses governos não conseguem ver o óbvio!
Depois investem em mão de obra barata quando estão aflitos com a taxa de natalidade.
Todas as sociedades pré-capitalistas sobreviveram porque não existiam anticoncepcional e a mulher não participava do mercado de trabalho formal, podendo cuidar dos filhos. O capitalismo resolveu o problema de bebês indesejáveis e a mulher pôde ir pro chão de fábrica. Lá trabalham em condições de mera sobrevivência, aumentam o custo de vida e esperavam que a mulher fosse aceitar? O capitalismo nos moldes atuais é destinado a se autodestruir, pois só consome, consome, sem pensar no futuro. Os coreanos sabem o que vai acontecer? Sabem. Eles querem parar? Não. Depois não reclamem. A sociedade nos moldes atuais é insustentável a longo prazo. Só alguns países vão sobrar no final. E serão os de terceiro mundo, onde ter filho ainda não se tornou proibitívo.
@markstein2845 A carga 'nunca mudou', pois é por isso mesmo. Devia diminuir. Separar sexo de reprodução é sinal que humanos são mais inteligentes que cães por exemplo. Inteligentes e com auto controle o suficiente pra entender que não devem colocar crianças no mundo pra eles sofrerem e não porque 'aconteceu'.
A questão de ter filhos, nao é mais um fato somente da Coréia do Sul, é uma questão global e está ligada a alta competividade no mercado de trabalho e custo de vida elevado. Ter filho, hoje em dia, é jogar uma crianca num mundo cruel e sem oportunidades. Paises de 1º mundo alcançam essa consciência bem antes dos paises de 3º mundo.
Fato.
Bem, vamos acabar com isso com uma 3° guerra mundial, ou deixando as pessoas inférteis logo. ❤
Isso significa que o Brasil ta indo por um caminho bom, já que eu ate agora nunca vi alguem da geração Z ou Alpha que sonhe em ter filhos (e não seja uma criança).
@@Naty-w3g
A maioria dos meus sobrinhos (adolescentes e jovens adultos) não querem filhos, o que é ótimo.
As condições que se vê no presente levam a uma desesperança no futuro. No brasil a taxa de natalidade também despencou (1,65), e está abaixo da taxa de reposição (2,1). Ou seja, essa consciência tarda, mas não falha.
O filósofo sul-coreano Byung-Chul fala bastante sobre a sociedade do cansaço, onde o desempenho e a produtividade ao extremo têm levado a sociedade a um estado de cansaço.
Agora que vc contou o final eu nao vou ler mais
Sim. A alta competitividade e o medo de ser demitido a qualquer momento tornam inviáveis a vontade de ter um filho.
@@claudioantoniosuzukideoliv594 Finalmente as pessoas estão começando a perceber isso.
pois é, isso fica bem claro quando olho a minha volta e comparo com nossa vida no passado, com meus pais na decada de 90...meus amigos hj em dia não tem tempo nem pra pensar ou conversar, só vivem pro trabalho, as pessoas já não se reunem nem se encontram mais como antes, exceto em certas ocasiões padrão...
@@claudioantoniosuzukideoliv594
Como se em algum momento na história da humanidade existisse algum tipo de segurança para procriar.
Até algumas décadas atrás nem antibiótico a humanidade tinha.
Quando a vida ainda acontecia na área rural, ter filhos era um ATIVO, pois os filhos ajudavam a cuidar da roça da família. Com a urbanização, filho significa principalmente GASTOS, até pelo menos uns 22/24 anos de idade. Os pais gastam com alimentação, educação, saúde, etc. para entregar um filho educado para uma empresa que vai pegar essa mão de obra e que não contribuiu em absolutamente nada para essa formação. Até a antiga missão de cuidar dos pais depois de envelhercer, hoje já está bastante comprometida, pois as pessoas mal estão tendo tempo e dinheiro para o próprio cuidado pessoal, além de uma lógica hedonista de apenas querer o próprio prazer individual, deixando os próprios familiares mais velhos de lado.
Pois é! E temos que viver de salários que nem se quer cobrem o investimento feito na nossa educação. Os pais vêem-se obrigados a dar suporte aos filhos adultos para garantir que eles tenham pelo menos uma vida digna.
@henriquejr117 cirúrgico
Nossa você falou tudo!
É isso. Mulheres se matam pra criar filho, passa perrengue emocional, financeiro, desemprego, pra no fim o mercado neoliberal pagar essa mão de obra prontinha pra ser explorada. E a vida da mulher já passou, sem ser desfrutada por ela, ela só se doou, pra família e pro sistema. Eu tô fora.
O capitalismo e suas contradições!
Como diria minha mãe : "Ter filho dá trabalho"
não ter filho também.
Dá trabalho, mas é necessário. Estão caindo exatamente na propaganda deles de redução populacional
@@fiamapaula02necessário para quem? Como forma de diversas previdências? Bem mesquinho esse pensamento.
@@SaguntoYTmelhor n ter msm
@@fiamapaula02deles quem?
Soro intravenoso nos fins de semana pra ter energia para aguentar?! Isso não é vida, sinceramente.
É uma distopia
comendo macarrao instantaneo todo dia como elas se mostraram no vídeo, vai precisar de soro mesmo.
@@thalessantos99
É cultural da Coreia.
@@DionisoBaco. não deixa de ser horrível por ser cultural.
Nao esquenta n a Coreia do norte cada mulher tem 5 filhos a coreia nao vai morrer nao.
Uma vez conheci uma sul coreana linda aqui em SP. Ela disse que veio para SP preferiu ter filhos aqui porque não queria que os filhos dela tivessem a pressão que ela teve na Coreia. Esse lance da competição e vdd mesmo
Casada com br?
Elas são DEUSAS!!! Lindas demais... Conheci uma que era deslumbrante (só faltava ter um pouco mais de glúteos, mas isso não diminuía a beldade dela...), e foi só colocar o pé no Br, que a geral já correu pra cima. Lindas demais... A que eu conheci não queria filho nem por decreto! Pulava fora só de pensar no assunto.
Pior que é verdade..aqui onde moro é lotado de coreanos. Quase nenhum quer voltar pra lá.
Essa coreana nao deve estar bem psicologicamente
Pô, um cidadão de país de 1 mundo preferir tocar a vida no Brasil, então realmente o problema é sério.
Quanto mais instruída e inteligente a mulher, menos filhos ela quer ter. Muito trabalho e pouco reconhecimento. Aqui é uma loucura uma pessoa pobre ter filhos, mulheres com filhos pequenos ou em idade fértil tem mais dificuldade de conseguir emprego, o trabalho dobra e o pai quase nunca é presente.
o pai nunca é presente pois precisa trabalhar 12h por dia pra sustentar a familia.
@@eoJovanin kkkk Monte de homem que abandona filho pra mulher cuidar sozinha eo que mais tem
@@nebulosa6154imagina a pessoa ter acesso a informação e falar uma asneira daquela.
@@nebulosa6154meu caso foi assim kkkk descobriu a gravidez da minha mãe e tomou chá de sumiço (só registrou, nunca pagou NADA).. 18 anos depois veio mandando mensagem se dizendo arrependido kkkkkk nem respondi
Acho o contrario.. mulher burra é aquela que prioriza trabalho ao invés da família. No mercado de trabalho vc é apenas mais um..substituível no dia seguinte...na sua família não..
Nessas condições de trabalho, até eu, iria preferir não ter filhos....tu é doido.
E aqui no Brasil você teria? Talvez sim para ganhar o bolsa família e o auxílio ser sustendo pelo seu governo, onde quem cria é quem manda. Mulheres lá são inteligentes, ter filhos para o governo criar, só no Brasil mesmo.
Sem contar as horas extra
@@Cristinaa880deixar o país morrer é muito inteligente mesmo
@@Cristinaa880falar em "ser sustentado" com o valor que se recebe de bolsa família do governo brasileiro é de uma insanidade sem tamanho. Você sobrevive com 600 reais? Sobrevive com 1200? Porque esse dinheiro é só para as crianças não morrerem de fome. Ou é isso que você deseja?
@@eucaiopelomundo eu não, eu trabalho e pago impostos, para continuarem tendo filhos para receber os 600 e o bolsa família, eu não dependo de governo eu trabalho, minha mãe criou 8 filhos com o trabalho dela, nunca recebeu um bolsa família, para isso se trabalha. Conheço muitas pessoas ,mulheres que não querem trabalhar para não perder os miseráveis 600 e o bolsa família, o nosso país é de uma pobreza intelectual enorme.
Interessante nestas políticas populacionais é que elas nunca estão focadas nas pessoas, mas sempre no mercado. O problema não é a estrutura doente que não estimula pessoas a optarem por construir uma família, mas sim a falta de mão de obra no futuro...
😂 e eu me formei e n consigo emprego, nem meu marido kk se não tem emprego pra a gente quem dirá para um filho daqui a uns 24 anos?
Esse é o calcanhar de Aquiles do capitalismo, pois com a diminuição da população vem um efeito cascata (menos consumo, menos impostos, menos exploração e por aí vai...
Sim, os governos só querem mais mão de obra pra pagar imposto.
Vc nem sabe o que TÁ FALANDO🐎🐴🐎🐴🐎🐴🐎🐴😂😂😂
Sim, porque somos a prole. O proletariado. No capitalismo é a nossa única função ser uma peça pra máquina capital rodar.
Por isso nas medidas eles nem cogitam diminuir os horários de trabalho, se o fizerem, será realmente em ultimo caso sob ameaça de guerras (sem terem soldados suficientes para morrerem)
A impressão que tenho é que cada vez mais está mais difícil de criar filhos nesse mundo. Alto custo de vida, guerras, crises econômicas, cargas exorbitantes de trabalho e pouca remuneração financeira. Como criar um filho em um mundo desse se maus da pra manter o nosso custo de vida ?
Ai é verdade.
Que Guerra filho, 1 guerra mundial, a mais sanguinária do mundo, até no meio do campo de batalha eles tinham filhos.
Guerras? kkkk vc não viu nada ainda
Esqueceu de falar sobre as leis, falsas acusações, divórcio a mulher leva tudo e muito maisss....
Não é impressão, é certeza mesmo. A cada geração o custo de vida aumenta.
As mulheres que racionalizam sobre o assunto optam por não ter filhos (algumas, muitas vezes até querendo ter). Infelizmente nosso modelo de “sociedade” vai conduzir o mundo a isso.. e digo até por mim: vendo como minha avó era desrespeitada ao longo do casamento e vendo como a minha mãe ficou após a separação, entendi que, como não nasci rica, dedicar a vida a família não é uma opção para mim. Por mais que seja bom ter conquistas acadêmicas e profissionais, não é que eu quero desesperadamente trabalhar, é que eu preciso desesperadamente ter independência para não precisar me submeter a parmanecer num casamento infeliz ou passar necessidade na velhice após ele. Então, como vou ter filhos? Preciso estudar e trabalhar o suficiente para me manter, que horas vou dar banho, ajudar nas lições da escola ou educar? Especialmente se vou ter que trabalhar ainda mais para alimentar esse filho?
Não tem como. Não é atoa que isso já é uma preocupação na Europa e até aqui (só não sendo pior porque a falta de educação impede muitos justamente de racionalizar antes de dar esse passo). Mas é a ordem natural das coisas. Não há horas suficientes no dia da maioria das mulheres para ser mãe e ter uma carreira de sucesso (obviamente não é uma regra absoluta, mas as que conseguem, normalmente é porque conseguem terceirizar boa parte das tarefas para funcionários do trabalho ou de casa, ou explorando algum familiar que se disponibiliza a cuidar da criança) .
Decidi aos 20 não ter filhos e aos 30 tenho cada dia mais certeza de ter feito a escolha certa.
Eu penso a mesmíssima coisa! E já estou com 30. Tampouco me casarei também. Vou terminar literalmente uma tia com gatos e cachorros em casa 😅
@@divafubanga hahahah eu me casei, mas avisei desde o início que filhos não entram nessa relação… e já tenho dois gatos, então estamos trilhando caminhos semelhantes 😅
Por aqui idem tbm!!
É isso. O fino da verdade está no seu comentário. 👍
Por aqui também, tenho 30 e nunca tive vontade. A prioridade é a autonomia financeira.
Tenho uma filha e amo mais que tudo na vida. Ela é a coisa mais importante para mim, terminei meu mestrado a poucos meses e a avaliação da banca não foi das mais legais apesar da aprovação, mas eu não tava nem aí, só queria saber do titulo e mandar pra pqp porque minha prioridade é minha filha, o resto não importa tanto, em outros tempos quando não tinha filho, a opinião deles me derrubaria, me deixaria na imobilidade, hoje entrou num ouvido e saiu no outro, mas hoje não é assim com nada, mas confesso que a vida com filhos, ao menos se tu te dedica a educar, a dar uma vida legal e promover um bom desenvolvimento, fica muito mais difícil, muito mais cara e limitada, e eu sempre fi tudo o necessário no cuidado dela, desde as tarefas domésticas, dar banho, comida, brincar, até ensinar e conversar sobre as coisas que ela não entende e tem curiosidade, minha esposa passa muito tempo trabalhando e eu assumo sempre a responsabilidade com minha filha e ela, mas entendo essas novas gerações por não querer ter filhos, é gratificante e muda a perspectiva de vida e existência, mas também está cada dia mais difícil e complexo
Eu também, me lembro que quando voltava do trabalho e ela já estava dormindo por ser muito tarde eu até chorava, perdi aniversários e até virada de ano com ela para ficar trabalhando, se não fosse esse meu comprometimento em prover o melhor para ela eu com ctz não teria superado vários desafios e dificuldade profissionais, nem engolido tanto sapo, mas o que eu mais queria era poder participar da evolução e do desenvolvimento dela. Eu também entendo as novas gerações, eu digo que se a pessoa não ouve o chamado, se não tem este sonho, então não siga em frente por pressão da sociedade não, pois melhor não ter filhos que ser um péssimo pai/mâe.
Parabéns, Anselmo. Você fez o melhor como pai. É preciso ter os pés no chão prá não se deixar arrastar por essas narrativas de guerra híbrida, onde a redução da população é promovida abertamente, através até de convencer as pessoas a desistirem do que é mais importante na vida. O mundo precisa de mais pessoas como você.
Eu tenho 2 filhas de 18 e 16 anos, elas sabem que são o amor da minha vida e falo para elas se dedicarem bastante, ter uma boa formação, serem boas profissionais, conquistarem suas coisas e se priorizarem. O mundo está cada dia mais complicado, exige muito de nós e quando se tem filhos, todo nosso esforço, trabalho, tempo e dedicação são para os filhos, é um sacrifício muito grande. As pessoas tem que pensar muito bem antes de ter um filho porque eles dependem totalmente de nós e não são um objeto ou um passatempo que podemos descartar.
Legal irmão, sucesso.
Minha história é semelhante à sua.
Concluí o mestrado em 2022 e sou pai solteiro de uma adolescente de 14 anos (mas tenho 49 anos).
eu morei lá e os caras só pensam em trabalho. E é uma sociedade super competitiva, são super preocupados com o que os outros vão pensar se vc não for uma pessoa bem sucedida. É óbvio q eles não vão pensar em ter filhos com uma pressão gigantesca nas costas.
Os asiáticos em geral, incluindo oriente médio, vivem pelos outros, vivem em função do que os outros vão pensar.
Governo nunca falou em diminuir essa carga horária por la? Que qualidade de vida essa gente tem né mds!!
Interessante o seu comentário. Poderia me dizer mais coisas sobre o que percebeu morando por lá?
Moro na Coreia do Sul a quase 8 anos. Acho que o video nao abordou o problema central pra todos esses problemas. Tudo aqui no pais esta muito mas muito concentrado em Seul. Seul literalmente esta matando as outras regioes. Mais de 50% da populacao vive na grande Seul. O maiores problemas enfretados e que boa parte da populacao fora de Seul se sente sem escolha em seguir carreira a nao ser ir para Seul, criando uma bolha enorme em Seul.
O reflexo e literalmente nao so escolas mas universidades fora de Seul deixando de existir. Sou formado em uma das maiores universidades nacionais (parecidas com a universidades federais) e a taxa de desistencia de calouros ano passado foi de literalmente 86%. Ou seja 86% dos alunos que ingressaram da minha universidade em 2023, desistiram para entrar em universidades em Seul ou ate mesmo gastarem 2~3 anos se preparando para entrarem em uma universidade em Seul.
O problema alem de cultural e um problema que foi causado pelas administracoes dos ultimos 20~30 anos. Houve ate mesmo um plano de mudar a capital, e a cidade ate foi construida, chamada Sejong. Usou ate mesmo como exemplo os modelos de Brasilia e de Camberra na Australia pra mudanca de capital, mas no final das contas a capital nunca mudou, mesmo com toda a cidade pronta e ja ter pessoas vivendo e trabalhando la. Isso explica o espirito de competividade que se tem aqui.
Literalmente se voce mora fora da grande Seul a unica chance de voce ter um emprego estavel e ser funcionario publico porque literalmente nao tem emprego. Entao nao adianta o governo criar varios incentivos.
Nao sabia. É um problema muito maior do que só a baixa natalidade
Obrigado pela informação!!!!
Pareceu um pouco com o Brasil. Tudo concentrado em SP.
Caraca, valeu pela explicação!!!
Eu vi isso numa matéria gringa. Falava que não tinha como viver fora de Seoul por questões trabalhistas, mas também era impossível se manter em Seoul pq tudo é caríssimo e a competição no mercado de trabalho é enorme já que é tudo concentrado lá. Enfim, quase um paradoxo 🤷🏽♀️
Sendo mulher nesse país também não ia querer ter filhos. Ter salário inferior aos homens e ainda mais trabalho doméstico. É muito sacrifício e anulação. É arriscado ser deixada pelo marido e nunca mais voltar ao mercado de trabalho ultrapassada
Eu moro no Brasil e não tenho vontade 😢
Mulher não deveria trabalhar com carga horaria alta, elas não foram feitas para isso, antes o homem trabalhava o dia todo na roça e ainda queria ter relações sexuais com a mulher, ai colocaram a mulher pra trabalhar deu isso, a mulher ja tem menos estimulos agora trabalhando nesse nivel ela tem zero.@@Glleisy
@@ResumoHistóricosó na sua cabeça.
Minha avó trabalhava na roça e em casa cuidando de 7 filhos enquanto meu avô apenas na roça. E a realidade q ela teve não era só dela, todas mulheres q eu conheci q vieram da roça eram assim, e quando os maridos as largavam elas q tinham q se virar e o cara arranjava outra para fazer de escrava.
Mulher tem q ter sim sua independência financeira, imagina ter q ficar dependendo de marido, aceitando todo tipo de situação pois não tem como se sustentar, para os homens inseguros( q são muitos )e q tratam mulher como propriedade e inferioridade as achando fracas, é um prato cheio.
Essa sua mentalidade só mostra o quanto o machismo distorce a cabeça de muita gente.
Vejo desde sempre mulheres trabalhando em tudo, mas a preocupação do cara é se vai ter sexo de noite. Eu sou mais fogosa q muito cara, mas os homens gostam de querer dizer que são os únicos viris para ganhar admiração e aprovação da sociedade. Testosterona não é a única coisa q causa vontade de sexo, se fosse assim, nenhum homem brocharia, pois a quantidade dos q tem problemas hormonais é baixa, o sexo está mais ligado na mente do q somente no hormônio.
Muitas mulheres são fogosas, mas graças as crenças limitantes q dizem q mulher tem q ser imaculada (e no mundo todo pois em alguns locais até tiram o clitóris q dá prazer a mulher) e interferência hormonal (q pode acontecer com homens tbm) muitas tem medo de serem quentes e serem chamadas de "mulher sem valor"
Nao diga q mulher não aguenta, pois mesmo trabalhando só em casa, o serviço de casa nunca acaba. Dúvido q vc quisesse trocar de lugar com uma mulher.
Óbvio que é justo, homens trabalham mais e recebem a mais por isso, simples.
Ué no Brasil é a mesma coisa
ter filhos para serem escravos , para que um mundo tão horrível desses !!!
Vdd
O mundo de hoje ta ruim mesmo
***Sempre foi hostil, antigamente era mais pior***
Mesmo problema do Japão e da China (recentemente). Não tem como se relacionar e criar filhos com uma jornada de trabalho tão extrema como nesses países; não vai adiantar nada essas medidas de incentivo que os governos estão adotando, se eles não reduzirem as horas de trabalho e limitarem as horas extras (para as empresas não abusarem disso)
mas na alemanha tbm esta em declinio, e a china esta em declinio apos atingir 1 bi de pessoas
Diga isso para os eua, q tem cargas de horário ainda mais rígidas e abafa isso estimulando o consumismo exagerado da população.
@@InnerEvolution302Na Alemanha pode ser um contexto completamente diferente
@@alexmarsh4226 Os EUA tem jornada de 8 horas diarias, 40 horas semanais a uns 80 anos. Quem trabalha feito condenado é imigrante, mas americano mesmo bate o ponto e sai no horario combinado, ou cobra cada minuto de hora extra.
@@Kaio_INCEL e pq vc esta afirmando que o problema é da jornada de trabalho? sendo que ha paises que nao tem essa jornada e esta em declinio tbm
Nao deixem essa moça ir embora. Apresenta super bem 😍
Ela narra , somente isso
Tu é🧐
pra vc ver como as percepçoes sao diferentes. achei ela a pior apresentadora que eu ja vi no youtube. ta la narrando parecendo um robo
Calçados grandes
Mas o mercado de trabalho aqui no Brasil não tá muito diferente disso aí não, muito concorrido, exige alto grau de capacitação curricular e os custos com criação de filhos, principalmente a educação, está cada vez maior...e ainda pior é a baixa valorização da nossa mão de obra, mesmo com graduação e pós os salários são baixos.
Não é atoa que a taxa de fertilidade diminuiu.
A maioria dos estados cresceu menos do que esperado, segundo as projeções do IBGE.
@@IsabellaCoelho na verdade não cresceu rsrs e inclusive serve de vergonha na cara das empresas. As empresas forçam as mulheres a não ter filho (se tiver, eles perguntam: quem vai cuidar deles enquanto estiver trabalhando?) e o governo quer fazer de mulher uma parideira para se manter com força total, a exemplo dos EUA destinando os impostos para conflitos regionais, enquanto no país dele tem jovens que não conseguem pagar a mensalidade da faculdade.
Oque vcs querem ganhar sem trablhar ? ganhar o dobro do homem querem mais oque? kkkkkkkkkkkkk na verdade quiseram sair de casa dizendo que trablhao de casa era ruim , agora estão trabaçhando e ta ruim kkkkkkkkkkk
Alto custo de vida e a percepção nítida das mulheres quanto às dificuldades econômicas e laborais aumentadas ao ter filhos: a combinação perfeita pra desistir de ter filhos. O mundo quase todo está nesse rumo.
Graças a Deus!
@@joanacarolinegonccalvessil6260 graças ao capitalismo extremado.
Pode até ser, mas pode mudar...
@@ziramaciel infelizmente não creio nisso a curto prazo. As condições de trabalho seguem cada vez piores, o custo de vida idem. A ajuda dos homens? Muito pouco para gerar ânimo em ter filhos. A Coreia do Sul que o diga.
@@otaviobob2 acrescente-se a isso o cuidado com os sogros (tradicionalmente as esposas cuidam dos sogros além dos filhos)
Certa as coreanas. Na prática, a maior parte da responsabilidade ainda cai no colo da mulher. E abrir mão da carreira é o msm que abrir mão da independência financeira: que é a armadilha perfeita pra ficar presa numa relação abusiva. Elas tão certas de se priorizarem: os homens sempre fizeram o msm e ninguém reclamou. Inclusive foram eles que inventaram essas jornadas malucas por lá e fomentaram todo esse ambiente competitivo. Agora eles que quebrem a cabeça pra descobrirem um jeito de não entrarem em "extinção" 😂
Zatamente 😅⚘🇨🇻
O problema é que as gerações passadas entendiam os filhos como felicidade e não como responsabilidade com o futuro.
Eles não entendiam como felicidade apenas seguim os costumes de milênios que é reproduzir igual os animais sem se questionar muitas coisas igual algum países africanos fazem
Ou também porquê não tinham televisão
Ou seja, as gerações passadas tinham uma visão romantizada da vida e não viam a realidade como ela era
pessoal tá saindo da caverna, Felipe.
Antigamente vc tinha filho para ter mais uma enchada na roça...mais uma pessoa para alimentar o gado e tirar leite...veio o capitalismo e tudo o que te resta é ser um vendedor...ou vc vende produtos ou a sua forca de trabalho...ter filhos e custo...e praticamente um luxo para poucos...
Qualquer pessoa com inteligência e conhecimento e empatia, não traria outro ser para sofrer nesse sistema.
Falou tudo
Somente pessoas muito alienadas e emotivas e com fogo no rabo que engravidam , mulheres que usam mais a razão jamais engravidariam
De acordo. Bizzarro é ouvir chefes, ou politicos, incentivando a população a procriar, como se fossem gados que vão para o abate e deixam seus bezzerros para menterem o ciclo.
Usam o argumento de "empatia", mas a grande verdade é que muita gente hoje em dia está cada vez mais egoísta e cada vez menos disposta a ter responsabilidades com filhos e cônjuge. Querem tudo só pra elas. Sabem que com cônjuge ou filhos, a atenção, o tempo, a renda, tudo é compartilhado. Pra quem tem amor, disposição e desprendimento de se doar, não importa como está o mundo. Essa pessoa vai querer educar seus filhos para fazerem a diferença e tornar o mundo melhor. O mundo está sucumbindo exatamente por causa desse egoísmo, travestido de "empatia". Pela tua lógica, seus pais então não tiveram nem conhecimento, nem inteligência e nem empatia ao te colocarem no mundo.
Falou muito bem. Eu mesmo tenho 36 e de maneira alguma terei filhos. Mas nem se me pagarem.
No Japão 🇯🇵 também é igual . O custo de vida é muito grande e o povo tem que trabalhar demais ! Muitas horas extra e o povo não tempo para ter filhos . Eu vivo no Japão e só pude ter uma filha .
Oxe aqui no Brasil era pra ser assim, mas tem as que se aventura com o bolsa família e o auxílio, vivem da miséria do governo. Em vez de estudar
@@Cristinaa880 principalmente em lugares pobres. Tanta mulher pobre que anda com 4 ou 5 filhos.
Esses dias li uma reportagem com uma mulher com 5 filhos e o marido preso...
Rir pra não chorar.
@@renieisybrito7536isso aí já é outra conversa. A quantidade maior de filhos em pessoas pobres está relacionada a questões como educação e ausência de família estruturada para se ter orientação na vida. Não se compara pessoas de um país desenvolvido com pessoas que vivem na linha da pobreza, justamente porque o que alimenta os problemas de cada um são coisas totalmente diferentes. Não estão em pé de igualdade.
@@Cristinaa880 vc é uma maluca
@@Cristinaa880aqui no Brasil já é assim. As pessoas têm tido cada vez menos filhos.
Alguns dados mais recentes já indicaram que os únicos Estados onde não houve redução no índice de natalidade foram Mato Grosso e Santa Catarina.
6 dias por semana 9h por dia (fora HE)? Eu não aguentaria sozinho quanto mais com filho. nem imigrar eu quero pra um inferno desses. ta maluco.
É o país capitalista q muitos acham perfeito, aí quando vão pra lá ser escravos, choram
Você é bem vagabund0 em
Com essa carga horaria, fica impossivel de sair para conhecer pessoas para ser relacionar e ter filhos.
😮isso mesmo 9 horas é demais. Deveria ser 6 horas e ai teriam tempo para cuidar dos filhos 😊. Desse jeito a Coreia do Sul vai diminuir até ficar poucos milhões de pessoas, uns 4 milhões e todos voltarão a morar no campo, vão voltar ao pasado, e ai vão ter mais filhos e crescer a população 😊 e criar uma nova sociedade onde se trabalha somente 6 horas por dia e ter um crescimento populacional estável suficiente para renovar a população.😊😊😊😊😊
ué mas no brasil é comum trabalhar 10 horas por dia, todo o comercio daqui começa as 7 e termina as 6 da tarde, o povo só espanta com outros países
NENHUM SER HUMANO TEM OBRIGAÇAO DE SER ESCRAVO DA HUMANIDADE SENDO OBRIGADO A TER FILHO PARA MANTER a SOCIEDADE
Agora é só esperar kkkk
Enquanto a população do Sul diminui, a do Norte só aumenta, e isso numa possível guerra entre os dois é importante.
Mas se você diz isso, vão te chamar de egoísta, maldoso, e vários outros adjetivos.
Não é questão de ser obrigado ou não, e sim fazer as pessoas quererem.
@@Whidy100 Kkkkk não aumenta nada a população deles tá nos 25 milhões faz décadas
O mundo já tem muita gente, o Brasil deveria seguir o exemplo
ja ta, taxa de natalidade do bostil ta baixa, quem se aposentou aposentou, quem nao , nao aposenta mais kkkkk pais de terceiro mundo e no futuro alem de subdesenvolvido vai ser pais de velhos, pior que no japao e coreia , porque ninguem vai querer imigrar pra ca
Já está 🙌🏻
a taxa d natalidade caiu mt,
tá abaixo do mínimo
A taxa do Brasil é baixa, daqui a dez anos vão ter que incentivar as pessoas a terem filhos.
@@MiriamS-e8q O maior incentivo que eles podem dar são três: dimunuição da carga horária de trabalho, recuperação do poder de compra do real e licença paternidade
Ta certo, eu aqui tb fiz a minha parte.
Pra mim. A escolha de não ter filhos em um mundo como o nosso é a maior expressão de sensatez 😢
Mas seremos um povo de velho cuidando de velho e trabalhando para velhos. Para ter dinheiro gerando para termos aposentadoria. Temos que termos , jovens para fazer a economia fluir e consumir
na verdade mostra a sua incapacidade de educar e criar uma criança
A maior expressão de falta de fé
@@s1nced Não julgue quem você não conhece. Ela pode ser uma babá ou uma professora que pode ter trabalhado em diversas casas, creches, orfanatos, ONGs. Ela pode ter educado e criado dezenas de crianças ao longo da vida e ao ver tantas crianças sofrendo nesse mundo cruel repensou a decisão de ter filhos
@@larissaszilagy7687falta de fé? É a maior expressão de sensatez e empatia. Se Vc não tem condições financeiras, não tem que ter filho. A maioria das pessoas não tem e quem paga é uma criança que não escolheu nascer por conta de egoísmo.
Moradia impossível pra 80% da população, alimentação com preços elevadíssimos , plano de saúde sem comentários, escola particular ja viram os preços? Tem que ser bem maluco pra fazer filho nos tempos atuais e ainda com ameaça de uma guerra, imagina criar um filho com tanta dificuldade e o coitado ser convocado pra morrer nessas guerras, sem chance.
Oxe lá na Bahia as mulheres tudo casada com maridos putanheiros tendo um filho cada ano, e vivendo de bolsa família e auxílio, o povo não quer trabalhar, um país onde acha bom ter filhos e depender do estado para dar material a uniforme escravizar professores ficando o dia todo na escola e receber por cada filho uma bolsa leite bolsa família a miséria que o estado da, em vez de trabalhar e estudar,já viu o país que está se tornando.
Pois é. Não terei filho e não é por falta de vontade de ser mãe, e sim por não ter oportunidade de me dedicar adequadamente à criação e educação dos filhos, além da possibilidade de deixar eles em um mundo sofrível.
Fora a concorrência para conseguir um emprego
@@ariane5570Bem verdade! 🤔
@@im.not-dreeNem fala! 🤦♀️
Fora os problemas já mostrados na própria reportagem, ainda existe a famosa responsabilidade afetiva. Um país onde a infidelidade é considerado algo “normal”, o fim já é premeditado por um casamento infeliz e solitário. Não é a toa que as mulheres estão se privando da maternidade. E eu não estou falando somente das mulheres coreanas, qualquer mulher hoje em dia que tem o mínimo de senso e educação não se coloca mais nessas situações!
Perfeito!
Exato!!!!!! Isso não foi mencionado no video
É que como tem que sustentar os políticos não sobra pra sustentar filhos.
solução: reduzir a carga horária de trabalho
Solução: Proibir os BTS
aí vc quebra a Coreia do Sul (ironia, kkkkkkkkkkkkk)
fonte: dataf0d@ce
@@InnerEvolution302 literalmente pq essa é a forma natural de fazer novos humanos
O problema é mais embaixo, pois se diminui o trabalho não significa necessariamente que vão fazer amor e ter a vontade de ter filhos de repente. A Coreia do Sul no caso o único método de não quebrar é incentivar mais a imigração de pessoas com família e dar mais incentivos ainda, sendo eles financeiros, sociais e psicológicos. É meio estranho pensar nisso, mas talvez o maior problema no futuro seja ter locais muito pobres com muita gente e lugares com uma qualidade de vida boa que às vezes nem são tão caros mas vazios na população.
Acredito que o Brasil vai seguir o mesmo caminho cada vez mais as pessoas aqui não querem ter filhos
Visita uma favela que você vai ver mulheres com até 7 "crias", e ainda colocando a culpa nas "zelites" por causa da própria pobreza.
Não, Brasil é subdesenvolvido, povo curti putari4 e etc. População continuaram a crescer
Já ta seguindo
No Sul, Sudeste ? Sim, com certeza. Norte e Nordeste ? Provavelmente não. O custo de ter filhos nessas regiões é do governo...
@@chpsilva em todo Brasil. É simples, só buscar artigos sobre. E essa idiotice de q norte e nordeste vive de ajuda e tals ...é de uma...
Penso muito sobre isso, tive uma infância pobre e com dificuldades e embora hj eu tenha uma profissão ainda não tenho casa própria e pôr uma criança no mundo para passar por privações não é justo.
Até porque nossos bisavós visitavam a Disney todo ano. 🤡
O estado natural da humanidade sempre foi a escassez.
@@AlexandreJrM Falo de condições básicas.
falou em coisas fúteis mesmo@@AlexandreJrM
@@AlexandreJrM E mesmo assim, preferiram procriar como coelhos, já que não eram capazes de pensar racionalmente como nós. Felizmente, quanto mais estudada uma pessoa é, na maioria dos casos, menos filhos quer ter.
@@AlexandreJrM a maioria das vezes as pessoas tinham filhos porque eram obrigados, não por que queriam. Muitos tinham filhos pra ajudar nas plantação e não pagar ajudantes. Ou as que eram cheias de filhos porque o marido obrigava.
Você vê rico ou nobres estudados, na história da humanidade, se encher de filhos? E muitos reis que tinham muitos, eram filhos de várias concubinas, não enchiam o rabo das rainhas de filhos até morrer, jamais.
Quem tem muito filho é pobre sem estudo.
"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria" (Brás Cubas).
A verdade é que, racionalmente, não há vantagens em se ter filhos. Muitos gastos, responsabilidade, disponibilidade de tempo etc
Quem te garante que essa VONTADE de não ter filho é tua mesmo, ou foi uma idéia que colocaram na tua cabeça?
A gente está no meio de uma guerra híbrida, de ideologías e narrativas, onde colocam idéias nas nossas cabeças que pensamos que são nossa, só que não. Querem reduzir à população, empobrecer, dividir e conquistar. Veja as palestras do Dr. Ítalo Marsili, ele mesmo tem 7 filhos e partiu do zero. A mulher não quería, achava absurdo ter filhos, mas ela foi entendendo certas coisas e se abriu.
Se toda Mãe pensasem assim!
Já não existiria ninguém! 😂😂
Esse pensamento é tão egoísta e esquizofrênico que se fosse adotado por metade da população mundial em 100 anos estaríamos extintos
as vezes ser lógico/racional demais é justamente a coisa mais irracional a se fazer
@@The_Primitive desenvolva, porque até agora não foi um argumento pertinente.
Nessa sociedade chega a ser desumano dar vida a alguém, a menos que você seja rico
Discordo, ter filhos é olhar além do que se vê no hoje. Ser rico não é condição para se ter um filho. A pergunta é: você está disposto a viver para servir o outro? Caso não, mesmo que seja um milionário, não tenha filhos.
@@maternidadeconscientelaris4555exatamente
@@maternidadeconscientelaris4555 Aaaaannn vamos pensar um catarrento que só baba e chora, ou um ps5, bem acho que temos um vencedor...
@@maternidadeconscientelaris4555 e eu discordo de você, acha que eu gostaria de ser seu filho se você fosse uma mãe solteira ou com um marido inútil e pobre que não pudesse me dar o mínimo de conforto, boa educação pra conseguir um bom emprego? é lógico que não , fui uma criança pobre que cresceu no miserável nordeste dos anos 80 e 90 eu não tinha nem uma bicicleta pra ir pra escola e tinha que andar 15 kilomentros por dia debaixo de sol escaldante e com sede, acha que eu gostaria de passar por isso de novo só pra satisfazer o desejo de mulher maluca que tem o desejo de ser mãe? Afff é cada id10ta.
@@vitoriajusticeNo mundo sempre teve tudo isso e a humanidade chegou até o século XXI. Se fosse para só ter filhos em um mundo pacífico a humanidade estria extinta há milênios.
Planeta já está muito cheio. Continuem assim! ❤
Agricultura urbana 😮
Verdade, a Índia que o diga!
@markstein2845
Esse povo incel que mal consegue transar são obcecados pela aparência sem território de expansão 🤧 com 3 inimigos na porta China Japão e Coreia do Norte 🎃🤣🤣🤣🤣
No Brasil também vejo muitas mulheres não querendo ter filhos. Mas as de menor grau de instrução ainda estão tendo muitos.
No brasil tantos meios pra evitar e o povo tem varios.prf passar fome e nao tet educaçao
Engraçado que é só as pessoas que não tem condições que faz uma penca de filho
Pessoas geralmente escolhem ter filhos quando o ambiente é favorável. Até animais pensam assim. Ter filhos sem preparo tem sérias consequências na criação dos filhos. So fui descobrir que meus pais tinham "personalidades" no fim da minha adolescência. Eu mal os via de manha e a tarde.
Ambiente favorável para animais, a fêmea busca um macho mais forte, geralmente na natureza é assim, algumas espécies são atraídas mais pela beleza, como o pavão por exemplo. De qualquer forma é idiotice reproduzir. animais vão pelo instinto, já nos humanos, apesar disso, podemos refletir antes de tomar atitudes em nossa vida.
Perfeito! Há animais que não se reproduzem em cativeiro e nós estamos indo pelo mesmo caminho: mataram no habitat.
O certo eh a mulher que decide ter um filho ter um salário vitalício. E ainda ter direito a ter uma babá até os filhos terem idade escolar. Porque ninguém quer colocar sua carreira na reta, ter os filhos e depois ser deixada pelo marido com uma mão da frente e a outra atrás.
Pois é, quem vai parar no tempo é a mulher, pra cuidar do filho, enquanto o homem continua progredindo na profissão, e nem sabemos se o casamento vai durar
Aqui no Japão está assim. Tirando Aichi Ken que é uma província rica e sustentada praticamente pela Toyota onde a maioria das mulheres tem pelo menos 2 filhos, o restante do Pais quase não vemos mais mulheres casando, querendo filho porque o custo de vida é um absurdo e o mercado de trabalho se fecha completamente para as mães.
Está equivocada. A província com maior taxa de natalidade no Japão é Okinawa. Aqui o nascimento ainda supera mortes. A ilha que eu moro é totalmente normal uma mulher ter 6 filhos. Três é considerado pouco. Detalhe: aqui o salário médio é um dos mais baixos do país e custo de vida um dos mais altos, portanto a baixa taxa de natalidade não tem nada a ver com dificuldades financeiras.
@@yoshiyakusamura7405tu mesmo te contradisse
Eles pensam em tudo, menos em valorizar a mulher. A geradora de mão-de-obra.
Isso que ela não falou do machismo horrível que vão ter que engolir pra ter a tau da "família"
A igualdade de gênero tem seu preço.
Mais ainda?? São super valorizadas, menos ser mãe. Kkkk
@@iurilucas6359 Nunca estão satisfeitas. Saíram do patriarcado para terem igualdade, e agora reclamam que não são valorizadas...
@@iurilucas6359valorizadas aonde?
Longas jornadas, precarização do trabalho, divisão injusta de tarefas... Para quê mulheres desejarão dupla, tripla jornada? E decidir por ser do lar não diminui o trabalho, muito menos nos valoriza. Ficamos invisíveis e totalmente vulneráveis (em termos de garantias) nos relacionamentos matrimoniais.
e como estas pessoas vão aposentar depois? quem vai pagar esse valor? a maioria ta população será idosa, isso tem consequencias enormes
@@andersona9396 Não vão se aposentar. Todos vão trabalhar até depois de bem velhos como já acontece.
Mds, a famosa falácia da dupla jornada. Até parece que as famílias pobres não colocam os enzos para fazer az tarefas para as mães enquanto elas ficam no zapzap mandando meme 😂😂
@@cavaleirosemlicenca3894 até o "Enzo" ter idade suficiente pra fazer trabalho doméstico, a mulher já perdeu 10, 11, 12 anos da vida dela cuidando dele, tempo que prejudica ela no mercado de trabalho.
@@cavaleirosemlicenca3894 confundiu a mãe com o pai, colega. Quem mais faz isso de jogar as próprias responsabilidades pros outros são os pais.
vamos procriar rapaziada, o sistema precisa de mais escravos
Sim, os políticos e as grandes empresas não sobreviverão sem a mão de obra dos miseráveis.
Sim precisamos fazer npc’s pros ricos
Camisinha eu te amo muito, eu juro!
Quanto mais inteligente e estudada é a mulher, mais ela ciente que não vale a pena ter filho.
Perfeita colocação.
Isso vale para qualquer ser humano, independente do skiso.
Claro, a extinção do próprio povo é um resultado super inteligente e calculado.
Fonte. Data fodaci.
@@eltong407 que extinção oq mané? a população mundial cada ano bate recorde
Atualmente estou desempregado, e este período difícil me ensinou uma valiosa lição: não desejo trazer ninguém para sofrer neste mundo. Por isso, hoje defendo o aborto e o controle de natalidade generalizado como uma questão de humildade e respeito
Existem inúmeros métodos contraceptivos. Aborto é irresponsabilidade .
E mais, aborto é um direito humano segundo a ONU.
Tbm passei por uma situação parecida com sua e foi limbo, ouvi muita humilhação e mesmo depois de aprovação em concursos e estabilidade escolhi não ter filhos, acho que essa nova geração vai passar fome, ou haverá uma revolução,
Você defende assassinato. Basta usar modos contraceptivos
Assassinar uma ser humano e ainda fala em "humanidade e respeita". Oh... geração de gente fraca, tempos fáceis cria isso...
Isso tá acontecendo no mundo todo, principalmente em países desenvolvido.
Povo no primeiro mundo é racional de mais
O bom é que a natalidade tá caindo até nas regiões do mundo onde as pessoas são mais férteis e pobres.
@@Sukhoii35 Povo urbano é redflag. Tenho uma namorada do interior, quando vô lá percebo que povo faz 3, 4, 5 filhos sem nem condições de alimentar. Acho o certo. Isso é a natureza do ser humano.
@@marxistaredpill Tu acha certo ter um monte de filhos sem poder alimentá-los?
@@victuz ele é de ideologias russas , pobreza e fome é normal pra ele .
Tenho 43 anos e meu marido 60, somos casados há 15 anos e nunca quisemos filhos. Foi a melhor escolha.
Vc parece ter 20 anos. Eu tenho 30 e meu marido 36. Estamos há 10 anos juntos e não pretendemos ter filhos. Se alguém se incomodar com isso, que tenha filhos pq eu não.
@@Rafaela-pw9lw
Não vão pagar as suas contas, nem bancar as despesas do seu filho, muito menos ter noites mau dormidas no seu lugar. Então os incomodados que tenham.
@@Rafaela-pw9lw obrigada linda, penso igual a você.
25 e 43 aqui, mas pretendemos filhos
@@willianmais4213 é muito pessoal esta decisão.
ESSAS MULHERES SÃO BEM INTELIGENTES, É ALGO DE MUITA RESPONSABILIDADES. EM PLANETA CHEIO DE GENTE!!
Em 100 anos toda a população desses mundo estarão mortos e o planeta estará vazio novamente 🤧🙈🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Cheio por enquanto. Em breve, veremos problemas sérios para os idosos. O Brasil tbm está caminhando para esse mesmo problema. Muitos não vão conseguir aposentar pelo INSS. Pq isso é uma pirâmide. É necessário q a base de trabalhadores seja maior q os beneficiários. Se não for assim, a conta não fecha. Será q essas mulheres estão sendo inteligentes? Se tiverem contribuindo para uma previdência privada ou algum outro investimento de longo prazo. Caso contrário vão sofrer. Preparem-se!
Realmente não merecem deixar seus genes nessa terra.
Estou contribuindo para baixar o índice de natalidade no Brasil, estou fazendo minha parte 😊
Vc não entendeu que o problema não é ter filhos, mas sim não ter condições dignas e propícias de se ter filhos?? Não ter filhos leva a outros problemas, problemas citados no vídeo, problemas que se vê na França, Irlanda, Portugal, etc, etc.
Não se preocupa, bolsa familia já garante o aumento populacional do Brasil
@@VitorAugustoVTRsim e por essa lógica somente classes mais afortunadas teriam o direito de terem mais filhos e o que ocorre é o contrário…tem coisas que só o capitalismo faz por esse mundo!
@@MaketheL17acredito que é a falta de uma educação de qualidade que condena nossa nação a essa situação.
@@MaketheL17Depois do bolsa família a taxa de natalidade caiu drasticamente, não temos mais reposição, daqui a dez anos, vamos ter que incentivar as pessoas a terem filhos.
Que diminua mais ainda. Bem que o Brasil poderia seguir o mesmo exemplo.
Sim!
Um mundo cada vez mais vazio? Sempre mais vazio?
@@evertoncampos8970
Os seres humanos estão destruindo o “mundo”. Aliás, não são os seres humanos em si mas o sistema no qual estão inseridos de sempre mais e mais lucro, e já se tem notícias de que no mar profundo tem mais LIXO do que PEIXE. Sem mais pessoas nascendo, esse sistema entrará em crise e sucumbirá, pois precisa de peões para se manter funcionando enquanto os “reis e rainhas” lucram lá de cima.
Pra dar conta de tudo que nos temos no mundo hoje, precisaríamos de 7 planetas, é muita gente, já estamos em 8 bilhões e o problema da fome ainda existe.@@evertoncampos8970
@@evertoncampos8970 um mundo com milhões de seres humanos a menos não é vazio. Você é que é egocêntrico e acha que a vida se reduz à humanidade. A vida no planeta, na verdade, se beneficiaria daa extinção humana muito mais do que se beneficia da nossa existência.
Ter uma carreira se torna mais importante pra as mulheres e ainda com a opressão do gênero, não é vantajoso ter filhos
Exatamente
Gênero alimentício?
Exatamente pq qd a mulher separa os homens nem pagam pensão qd eu fazia estágio no núcleo de direito era aquele bando de mulher entrando na justiça para o cabra pagar a merreca de pensão se eles arrumam outra eles não separam só dá mulher não separam também dos filhos se pegam o filho uma vez por mês acham que são uns heróis .
@@silvanejunia3166Triste realidade 😢
@@RBMK_1000não teve aula de biologia não ?
Se aumenta a natalidade e não tem trabalho, aumenta a fome e a criminalidade. Eles são inteligentes
Estão certíssimas! Altíssima carga horária de trabalho, remuneração inferior, altos custos de vida e ainda tem o fato do pai nao achar que deve ajudar com os cuidados dos filhos. Eu também jamais teria.
Materialismo e preguiça demais, antigamente as mulheres trabalhavam na roça tinha 12 filhos e vc não via reclamação.
Pior@@Jack.o.Seu.Alterego
@@Jack.o.Seu.AlteregoExatamente por isso!
Não querem ser escravas igual à elas.
É bom mesmo que mudaram.
@@lisandrabeyer5838 Escrava de quem garota, meu avo por exemplo derrubou muita mata no facão pra sustentar todos, cada um tinha seu papel o feminismo deixou mulher soberba e rebelde semelhante a Eva no paraíso, mas a colheita pode chegar uma hora milhões de idodos sozinhos sem familia e sem renda se ficar doente pior, e sem jovens para cuida-los, o tempo vai dizer a vdd sobre oque estão plantando com egocentrismo.
@@Jack.o.Seu.Alteregoeu quero ser escrava do meu filho vejo minha mãe trabalhando mt pra mim sustentar, e não quero ter que trabalhar tanto pra sustentar meu filho(a)
A resposta é simples: As mulheres não querem mais fazer todo o trabalho sozinhas. Ou a sociedade muda ou isso será comum em cada vez mais países.
Isso é uma agenda.
os homens também estão virando sigmas, e não pretendem se relacionar com qualquer fêmea 🍷🗿
@@seilaquemsoueu oq ta sobrando nesse mundo são homens, não mulheres. sigmão.
A mulher fazer o trabalho sozinha? Tá de sacanagem. Enquanto isso o homem tem que trabalhar, prover tudo pro lar e só tem qualquer valor dentro da família se puder ser um bom provedor. A mulher é sempre a coitadinha pra vocês. Como disse o Clodovil, querem trabalhar deitadas e descansar em pé.
A mulher não quer fazer todo o trabalho, então ser mãe e cuidar da casa deve ser um estorvo.
O serto é ser livre, esbaldando por ai, fazer tudo na mesma, mas vivendo sozinha e acabando sozinha kkkkkkkkkkkkkk
Tem uma Atriz de lá que é famosa ela e o marido tem uma BOA condição financeira,eles só tem um filho! imagina a população sendo humilde
E tem muitas pessoas nessa situação, bons empregos com dinheiro que não querem ter filhos por livre vontade e isso é totalmente respeitável
Nao esquenta n a Coreia do norte cada mulher tem 5 filhos a coreia nao vai morrer nao.
@@zonadeguerra929 Coréia do Norte é outro país.. e ainda por cima é fechado não tem como saber se lá as mulheres começarem a ter menos ou nenhum filho não teria uma reportagem igual nesse vídeo kkkk
@@larys9163A Coreia do Norte é outro país só no papel, mas tem o genes, sangue, língua e a cultura coreana. A Coreia do Norte e o Sul foi um país só por milênios e só estão separados a 80 anos. A separação só existe no papel, a Coreia do Sul e Norte e Sul são a mesma população
@@imlove21 Sim eu sei disso tudo já vi vídeos e li sobre.. elas são uma do lado da outra mas pelo fato do norte ser o país mais fechado do mundo,são duas Coréias por isso eu disse "outro país" por ser diferente
Sou filho único e tenho o total de 6 primos, sendo 5 deles na casa dos 30, e uma na casa dos 20. Ate agora só 2 tiveram filhos, os outros, inclusive eu, acho que nao teremos. Com relacao aos amigos próximas, cerca de 5, apenas 1 teve filho. Acredito qhe isso seja positivo para o planeta que ja está superpopuloso. A sociedade (governo) que lute criando estrategias para frear essa tendência, pois eu que nao vou colocar uma criança no mundo do jeito que está, com os preços nas alturas e salários baixos. Para as mulheres deve ser ainda muito pior, tendo que trabalhar em dobro para cuidar da criança e dar conta do trabalho tradicional.
Vc descreveu muito bem o que eu penso; a tendência é exatamente essa, principalmente para as mulheres que geralmente é que ficam com a maior carga... Sem contar que nsso país tem um histórico de abandono paterno enorme. ..
Não, não é positivo. E você tem pinta de perfil BOT.
Super população.😂😂😂
Quando os velhos morrerem a população cai pela metade!
@@aniiel1876 8 bilhões de pessoas, cara. Nunca, em toda a história da humanidade, esteve assim tão alta. Tomara que reduza para uns 5 bilhões nos próximos séculos.
@@getthekool1758 mas você quer que aumente? Já tem 8 bilhões de pessoas no mundo e quer que aumente?
Eles desvalorizam muito as mulheres, mas se esqueceram que a única forma de vir a este mundo é através de um ventre de uma...
Das melhores reportagens que já vi por aqui. Bem completa e didática
Li numa reportagem sobre a Coréia do Sul, que os homens são agressivos e violentos com as esposas, que depois que casam as mulheres aguentam uma carga grande de violência doméstica e se elas se separam elas perdem os direitos sobre os filhos, os bens e não são contratadas nos empregos por serem separadas. Isso é mais um motivo que leva as jovens não quererem se casar e ter filhos. Pode ver na própria reportagem, as moças entrevistadas não querem nem casar, não é só questão de não quererem ter filhos.
Essas mulheres estão certas! Não vale a pena casar e ficar com um machista do lado cuidando sozinha dos filhos.
Pois é aí um monte de brasileira " apaixonada " pela cultura coreana e chamando os coreanos de fofos.
Tem que ir todas pra eles mesmo! Apanhar gostoso dos fofuchos!
Aqui no Brasil quem não quer casar são os homens
@@jorgedepaularibeiro3367 É menos mortes no futuro... Não preciso nem dizer de quem: 👩
Jornada de trabalho de 8 horas por dia + tempo de transporte e é claro as horas extras para agradar a firma, chegando em casa é necessário buscar cursos ou cerificações pois necessitamos continuar nos qualificando. Tudo isso para viver uma vida de subsistência, não é atoa que muitos de nós passa o final de semana embriagado.
@bruno22480A China que se diz comunista e é ovacionada pelos we comunistas é pior do que ele descreveu, sendo igual a Coreia do Sul e o Japão nesse quesito de exploração do trabalho
não é culpa do capitalismo, e sim a falta de consciência do povo , que tal acordar para vida, buscar direitos e não ficar se preocupando com assuntos banais, parar de assistir TikTok. No passado foram conquistado direitos de 1,2 e 3 geração já nossa geração nao conquista nada.
''1ª Geração: (Liberdade) limita a ação do Estado.
2ª Geração: (Igualdade) o bem estar social.
3ª Geração: (Solidariedade) fraternidade e equilíbrio do meio ambiente (vida saudável)''
O que mais vejo abrindo por aqui é adega e igreja. Ou a pessoa bebe, ou reza ou faz os dois.
@@daianedaiigor753 capitalismo se baseia em acúmulo infinito de riqueza e capital. Isso não existe num planeta finito. Logo, capitalismo sim.
Não faz exercício, come errado, percentual de gordura alto, bebe, fuma e não aguenta trabalhar 8 horas por dia kkk? Trabalhamos menos hoje do que em qualquer momento da história. Volte a 10 mil anos atrás, e estaria plantando o dia inteiro e caçando, e ainda passando fome dependendo do lugar. Vcs são doentes e preguiçosos! É acontecer um grande desastre natural que acabe com a nossa sociedade que vcs não duraria uma semana tendo que prover a si mesmos segurança, abrigo e comida. Não gostam de trabalham, não sabem se defender, seguem o bando e o governo, não criam nada, esperam tudo cair do céu kk. Da pena! Quanto temos um fodido na vida, temos que se perguntar o que ele fazia pra ter chegado onde ele chegou. Tirando o povo que nasce na miséria e em lugares distantes, o povo das grandes capitais não pode reclamar de nada. Tem tudo aos pés a hora q quiser.
Espero que as mulheres e homens do Brasil acordem e vão pro mesmo caminho , aqui onde eu moro quem teve um ( igual eu ) não sentem um pingo de vontade de ter mais , tudo caro , tudo difícil .
querida, as mulheres não "SENTEM escolher", elas tem de escolher entre ter filhos e ter um trabalho. Não está muito difícil de imaginar o porque as mulheres não querem ter filhos...
Pra que uma família pobre vai querer colocar criança no mundo? Estamos vivendo uma crise imobiliária, coisas caras. A única herança que uma família desestruturada deixa para o filho é sofrimento e dificuldade.
Acontece que um ser humano não é apenas corpo, é alma também! Todo sofrimento não é nada perto do fato de uma alma que saiu de Deus voltar para Deus. Que honra poder participar disso! Pense.
@@evertoncampos8970 E se eles não forem católicos? 😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮
@@MrVariando Não muda em nada, a realidade é como é.
@@evertoncampos8970 mas se deus trouxe o dilúvio pois se arrependeu de ter criado o homem , por que eu deveria me sentir honrado em trazer mais pessoas ao mundo ?
@@isaacisaacfarias Deus não se arrepende por que é onisciente (Conhece o passado, presente e futuro) , ao contrário, amou de tal forma a humanidade de ofereceu seu filho unigenito para redimir a humanidade.
Muito louco isso.
Um país correr o risco de "extinção" porque toda sua população é boa e inteligente demais 😅
Na verdade, o país sofre o risco da extinção porque explora a sua mão de obra e porque o machismo impõe dupla ou tripla jornada de trabalho às mães sem a ajuda de seus parceiros.
E burra pq está morrendo sem deixar descendentes! 😂
Não são inteligentes demais. É apenas a competição do mercado de trabalho, que exige que as pessoas desde cedo sejam super educadas. Aí acontece que todos se igualam numa super educação, forçando que estudem e se qualifiquem ainda mais para se destacarem. Chegou o ponto que estudam 14 horas por dia quando jovens para trabalhar 14 horas por dia quando adultos. Assim quem vai querer ter filhos? A pessoa chega em casa e só vai querer sossego e dormir de exaustão. Talvez eu exagerei dizendo 14 horas, mas com certeza não tá muito longe do real, se contar as horas extras.
Resolvi fácil migração
@@DanielBruzzivazcorrer o risco de virar uma suecia ?
Essa tendência de homens e mulheres trabalhando longas jornadas está transformando o mundo para pior. Era muito bom ser criança e ter minha mãe em casa, ela trabalhava só na parte da manhã. Fico imaginando essas crianças que mal vêem os pais.
Pobre faz mão de obra, infelizmente 😢 Eu não quero ter, mas admiro as mães. Tem meu respeito pela coragem
Perfeito ! Tem muito ser humano na terra , quanto menos melhor
Sim, principalmente, quanto menos daqueles que toleram direitos das mulheres melhor. Sem problemas, pq ai as culturas que nao toleram tem filhos e os substituem.
trabalho da minha avó: dona de casa - 6 filhos
trabalho da minha mãe: professora, 4 horas por dia, 5 dias da semana - 2 filhos
A mulher ganhou seu espaço no mercado de trabalho, o que é excelente, mas o trabalho contemporâneo, tanto para homens quanto para mulheres, faz vc viver pelo trabalho, não por uma vida normal de ser humano.
E com a entrada das mulheres no mercado de trabalho pós segunda guerra aumentou muito a oferta de mão de obra o que consequentemente faz com o que os trabalhadores passem a ter um salário menor por causa da competitividade, o mundo não se adaptou a essa nova realidade e o preço esta sendo cobrado agora.
Seria ótimo também se a responsabilidade da maternidade não ficasse toda nas costas da mulher né. A solulção não é tirar as mulheres do mercado de trabalho e voltar a "era feudal"
@@aDressaX sim, concordo. Não apontei culpa e responsabilidade para a mulher, apontei para a forma de trabalho hoje, onde a maioria das pessoas gasta de 3 a 6 horas apenas para ir e voltar do trabalho.
Sua mãe tem emprega doméstica?
Caso não tenha além das 4 horas como professora, ela ainda tem casa, roupa, comida e filhos.
E dependendo da seria que ela dá aula, ela ainda leva trabalho da escola para fazer em casa 😅
@@ViviiiiViviii Isso, ela não tem empregada doméstica, e muitas vezes tem que fazer em casa parte do trabalho como professora.
A vida é bizarra, não ter filho é sensatez, principalmente quando se é pobre.
Certo....mas quando você envelhecer... você será solitário....você não terá NINGUÉM que o Respeite ,Ame, Proteja e Cuide DE VOCÊ....
@@JRPGJapanese Respeito o seu comentário.
Mas,pergunto isso que você disse faz algum sentido? Na minha opinião: É ÓBVIO QUE NÃO.
Pessoas idosas "jogando vídeo game" ? É isso que irá CUIDAR de um Ser Humano idoso no seu dia a dia e vulnerabilidade e degradação obviamente progressiva com o aumento da idade?Mas você vive em que "planeta" criança?
@@vieiradosreismariadelurdes9105 Só pagar por um cuidadora. Você não precisa ter filhos pra isso. Sua visão é defasada, precisa se atualizar.
Há excelentes profissionais
@@JRPGJapanese Isso é verdade. Mas uma cuidadora é apenas uma cuidadora que é paga para prestar um Serviço temporário. Apenas e só.
O Amor dos filhos e netos pelos Pais e Avós é infinito e Eterno: Empreste os seus ouvidos, abraços, e carinho a um Familar assim como eles/as fizeram e fazem com você, é disso q é feita a Vida e a Humanidade sã .Uma Cuidadora COBRA DINHEIRO 💰,se você tiver para pagar você poderá solicitar o Serviço. Mas se você não tiver dinheiro, óbviamente NENHUMA Cuidadora irá fazer rigorosamente nada. Família: Filhos,Netos,Sobrinhos, SE AMAM os seus Pais, Avós, Irmãos,etc... Emprestarão seu tempo, sua dedicação, seu carinho, prestarão serviços gratuitos, partilharão memórias infinitas,carinho infinito, etc...e isso não tem preço. É disso que estou falando. Filhos,Netos, Sobrinhos SÃO SIM MUITO,MAS MUITO IMPORTANTES na Vida de um/idoso/a. Sempre foi e sempre será. Esse foi, é e sempre será o Elixir essencial á Humanidade. Os Meus Avós,a minha Mãe e Pai são Felizes porque nós:
Filhos/as,Netos/as ,Sobrinhos/as SEMPRE FOMOS E SEREMOS essa Luz e Presença permanente em suas Vidas,ASSIM COMO meus Avós e Pais FOROM TODA A VIDA para nós Filhos/as,Netos/as e Sobrinhos/as. O CICLO DA VIDA é isso mesmo.
As mulheres estão ficando espertas.
Não é isso, mas agora elas não dependem do homem. Antigamente o 'papel' da mulher era ser dona de casa, era ter filhos ou ser excluída da sociedade como uma 'perdedora'.
E egoístas também...!
@@stanleydiasnobrega5271 Vi alguns comentários seus, respeito sua opinião, mas não concordo, uma vez que a responsabilidade de ter um filho é ESMAGADORAMENTE da mulher, fica mais fácil ofende-las de forma generalizada, eu acho que com mais liberdade hoje as pessoas também podem fazer escolhas que antes pareciam impossíveis. E claro, vários outros motivos citados no vídeo, eu mesma tenho 0 de vontade desde criança, talvez mude de ideia, e talvez não, não me sinto egoísta por isso, luto por mim porquê tenho amor próprio e por minha familia e meu marido, luto por causas (ONGs e trablhos comunitários) e amo o que faço, egoísta não me sinto de forma alguma por algo que não gosto e não tenho vontade.
@@stanleydiasnobrega5271graças a Deus. Altruísmo demais gera gente folgada, principalmente homem. O mínimo de egoísmo é saudável e necessário.
@@saudesemfrescuraannekate8947 lamento se os homens que você conhece são folgados. Não é o meu caso. Sou casado, tenho 2 filhos e tenho plena consciência da minha responsabilidade na criação deles. Exerço a verdadeira paternidade, não apenas por ter fornecido o esperma, porque isso é muito fácil e qualquer macho faz. Mas sou pai presente, cuido, dou carinho, disciplina, afeto, e tudo mais que for necessário para meus filhos estarem bem e fazerem a diferença nesse mundo corrompido. Portanto, não generalize!
Acompanho uma brasileira que mora na Coreia do Sul e os relatos dela sobre o casamento e maternidade na Coreia não tiro à razão das mulheres de não terem filhos
Concordo com você, pelos relatos de algumas mulheres coreanas, o país é bem preconceituoso em vários aspectos, mulheres tem idade para “arrumar” casamento, preconceito com diferenças de idade dos casais, casamentos arranjados, misoginia, homofobia, xenofobia, alta competitividade entre os jovens, pessoas tirando a própria vida por excesso de cobrança e trabalho, frieza dos parceiros no casamento, etc… assim fica difícil querer ter filho e esperar que ele cresça e passe por tudo isso sem ter a saúde mental e física abaladas. O governo dá ajuda na fase de bebê.
Na verdade, elas são bem seletivas. Eu tenho um amigo que mora no Japão há 6 anos, e viaja às vezes para outros países asiáticos. Ele é fotógrafo e designer, e ficou um tempo na Coreia e, rapaz, ele disse que elas preferem disputar com outras dez mulheres apenas um homem de boa condição do que se relacionar com um cara igual a elas financeiramente falando. E elas são bem diferentes das brasileiras, que ficam com um atrás do outro correndo o risco de engravidar e só depois procuram o tal do " homem provedor", a coreanas ficam virgens por muito mais tempo para serem aquela famosa "esposa troféu".
@@ironico_br5052 Então,eu acompanho o canal vivendo na Coreia e à Thalita relata isso mesmo que você falou,elas querem homens bem sucedidos,bonitos e formados,por isso os que não se encaixam procura estrangeiras,ela fala que depois de casada muitos dormem em quartos separados e ficam mais distantes,ela fala que os coreanos não são fáceis de lidar
@@danielejb5 É tudo mimimi
@@WillowCeleste-ut5txdescansa militante
Não é exclusividade da Coreia. Aqui na Itália, quase não se vê criança italiana, apenas crianças muçulmanas e africanas.
O mundo será deles.
Que tristeza
@@ComunidadeLivre Ainda bem
@@ComunidadeLivre e já pensou se eles resolvem fazer com os colonizadores deles o que eles fizeram com eles...
A brancaiada toda abortando! 😂
Aqui no Brasil é o contrário, a pessoa não tem condições pra cuidar de si e fica fazendo um monte de filhos
Caríssimo, a taxa de natalidade brasileira vem caindo há 4 anos. E mais: caiu mais no Norte e no Nordeste. A taxa de fecundidade passou de 6 filhos por mulher brasileira em na década de 1960 para 1,65 na década de 2020.
Na verdade, a taxa de natalidade do Brasil está baixa também e caindo a cada ano.
A taxa de natalidade do Brasil é baixa. Abaixo do mínimo aceitável.
Mesmo essa matéria só se fala em: mulheres, mulheres, mulheres. Enquanto ter filho não for visto como uma responsabilidade conjunta, as mulheres Sul Coreanas e de todo o mundo não vão querer ter filhos. E COM TODA RAZÃO.
Mimimi
Exatamente, não me espanta que elas não queiram ter filhos, numa sociedade ultra machista como essa eu tbm não teria. Trabalha bastante? Sim. Mas ser independente desses homens não tem preço...
@@CamaradaZ assim diz o homem que não serve pra nada em casa e tem nojinho de trocar fralda.
Algumas pessoas realmente merecem a extinção e não passarem seus genes pra frente, seleção natural que chama, não é?
Tudo é a mulher! 😒
Normal. Quanto maior a educação da população, menos terao filhos.
então só que os países com mais educação vão acabar e os com menos vão aumentar !! será q essa é a intenção?
Ensino na coreia não é tudo isso
@@andersona9396a intenção não existe, apenas se observa os custos e impactos dos filhos e isso se observa em populações com maiores índices de educação. Simples assim
@@AMPAROFEMININO entao mas vc nao viu na materia q la Caminha pra extincao ?se os paises mais educados caminham pra extincao quais sao os q vao sobrar ??
realmente isso é uma verdade na grande maioria dos casos, porém não é o único ponto, tanto que há países que a taxa de natalidade subiu nos últimos anos e tem índices de educação muito altos (Islândia e Suécia). Inclusive países com ótimos índices de igualdade entre homens e mulheres
É caro pra criar, elas trabalham como condenadas e o pai ainda paga de palhaço e não ajuda nas tarefas de casa, mas é claro que as mulheres não querem ter filhos eu ouvindo e pensando aqui comigo mesma só vejo desvantagens.
Mulher precisa ficar em casa para criar filhos.
Teu cool meu anjo
Teu cool meu anjo
Faltou falar da idolatria pelo ser humano perfeito que existe na coreia. A população vive adimirando estrelas que seguem um regime de imagem perfeita. Com esses padrões de beleza ninguém se relaciona mesmo não.
Único que tocou na ferida
@@Sam1228_ na verdade é a verdade nua e crua mesmo.
A lógica sul - coreana: mulheres, tenham filhos, mas continuem trabalhando o mesmo tanto, pq não vamos criar incentivos ou benefícios para empresas contratarem vocês.
a receita do fracasso
Tem que meter o boneco
Criar filho ou trabalhar, escolha um, os dois dão trabalho, jornada dupla deveria ser algo demonizado pelas mulheres que vivem com um cônjuge
@@bloco_5824 cara trabalho é necessário, casamento não é para sempre muitas vezes. E se ela se separar? Vai morar na rua.
@@AlguemAi369por isso eu citei "com cônjuge", se não tiver, vai ter que trabalhar mesmo ou ir voltar pra casa dos pais
Já li muito sobre a Coréia do Sul, as mulheres querem estudar muito, para ter cargos mais elevados e com melhores salários, para ser independente, não pensam em casar e não querem filhos, pq em um casamento, ela vai ter que abdicar do seu trabalho para cuidar da casa, filhos, marido e dos pais do marido. Muitas se casam e vão acumular o trabalho + todo cuidado com a casa , marido, filhos e sogros... Muito puxado, melhor só namorar e cuidar dos seus próprios pais.
Sim o feminismo e carreirismo é o maior responsável nessa queda de natalidade mundial, mas citar esse problema da “liberdade” feminina é procurar briga com as militantes.
De quebra ainda sobra mão de obra, os salários são reduzidos pela metade e todo mundo se vê obrigados a trabalhar, será que não percebem que isso deixou de ser uma liberdade tem um tempo já e se tornou uma necessidade?, privilegiadas são as mulheres que podem ser sustentadas e “oprimidas” pelo marido, mas são raros os homens que conseguem sustentar uma família consumista sozinho hoje em dia, nisso tudo quem paga o pato são as raríssimas mulheres que sonham em ter uma família mas ainda assim vão PRECISAR trabalhar fora para ajudar na subsistência, porque o salário hoje em dia não vale nada, e homens ricos são muito raros.
São tantos males que o feminismo causou, e as mulheres não percebem, foram enganadas direitinho.
@@TiaRomba-u6c raapaz, um homem do século XIX comentando no RUclips. E eu achando que viagem no tempo era impossível, hahahaha
@@TiaRomba-u6calém disso ter filhos na Coreia do Sul exige demais dos pais. Eles tem que gastar absurdos com a educação, pq não existe educação gratuita. Depois pagar cursos, pq a competitividade acadêmica na Coreia do Sul é extrema. Fracassar nos estudos lá é quase uma sentença de morte para os pais. E muitos não querem ser o que os pais foram para eles, pq o abuso mental é normal para fazer os filhos serem os melhores em tudo, sempre dando 100%. Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso não teria filhos numa sociedade dessas, e nem seria casado.
@@taigalul beleza isso TAMBÉM acontece la na coreia do norte, mas e nos outros países porque o casamento e a natalidade esta diminuindo?, vocês podem citar um monte de motivos que só ocorrem em certos países mas não podem fechar os olhos para um dos motivos que acontece em todos, o feminismo, mulheres competitivas e transtornadas, alta oferta de mão de obra e consequentemente desvalorização da mesma, ignorar um fato que é comum em todos esses paises não dá não
@@TiaRomba-u6c oxe porque tem abuso doméstico e custos altos de vida em outros países TMB, mulher nenhuma com educação quer esse tipo de vida bosta pra elas
Mas também? As mulheres estão se consciente da dificuldade que existe por trás da maternidade.
Isso é ótimo para o equilíbrio da população humano do planeta
Sim, o ruim é a falta de distribuição. Enquanto um país tá lotado outro carece de jovens kkkkk
Coreia deve investir em oportunidade pra estrangeiros
Reportagem muito bem elaborada!
Mas deu uma idéia equivocada de que os coreanos só comem miojo.
Eu vi somente como um ponto cultural mostrado@@mariadelourdeslanzellotti4208
Não é só na Coreia do Sul e sim em todo o mundo a população mundial não quer mais saber de ter filhos os grandes motivos são a questão financeira e econômica,questão da saúde,questão de moradia,questão da violência falta de segurança e guerras,questão dos péssimos transportes urbanos e desafios da mobilidade urbana,questão das doenças,vírus e epidemias,questão dos Desastres Naturais ocorre no mundo todo,questão do Mercado de Trabalho e Desafios das mudanças no mercado de trabalho e tecnologia são diversas questões que levam as pessoas não querer mais filhos
Não sou coreana mas penso assim: ou tenho uma carreira ou um bebê. Os dois fica muito difícil, exaustivo
Daqui a alguns anos a Coreia do sul será tomada pela Coreia do Norte
Sem filhos , sem exército
@@isaiasarcanjoynwa6032 se não tem filhos, logo terão uma população quase extinta, então exército é de menos
E qual o propósito de ter uma carreira, se não se tem alguém por quem lutar, se doar, servir de estímulo e de motivação, alguém pra compartilhar carinho e amor? Por pensamentos parecidos com o teu é que tem muita gente por aí que é rica financeiramente, com alta posição profissional, mas ao mesmo tempo, é amarga, triste, solitária e infeliz. Dinheiro e status, por si só, estão longe de trazer a felicidade plena.
@@stanleydiasnobrega5271 É por pensamentos como o seu que continuamos ignorantes. Achamos que criar filhos são as principais razões que motivam as mulheres principalmente. Mas não, sabia ? Sou muito feliz sozinha. Não preciso de um filho parae sentir completa, isso não passa de um pensamento leigo
Excelente reportagem. Parabéns à toda equipe. Além de trazer a situação em si, buscou elementos e aspectos que compõe as causas e consequências da situação. É uma satisfação assistir notícias com esta qualidade. Parabéns!
Porque se qualquer pessoa parar pra pensar bem, em qualquer lugar do planeta, ninguém procria. A gente já tem trabalho demais pra querer arrumar mais um para o resto da vida!
Uau, quem diria que um país que explora a mão de obra da sua população e trata as mulheres como sub-humanos estaria numa situação assim... 😲
Bem isso! "Veja só se não é a consequência dos meus atos"
O curioso é que o mesmo fato esta acontecendo em vários países da Europa e até no Canadá, países onde a mão de obra não é explorada e as mulheres são cidadãs de primeira classe. Nesse caso, qual seria a justificativa?
Tem nada a vê, é justamente o contrário, as mulheres Sul coreanas são bem tratadas e dada a elas todas as oportunidades de vida.
Nos países onde a mulher é tratado como lixo são justamente os lugares que mais tem filhos, porque nesses países mulher só serve pra transar mesmo, como nos países islâmicos onde o valor da mulher como ser humano vale quase nada.
@@edmilson1178 custo de vida, pode não trabalhar 10h por dia, mas n possuem renda o suficiente pra sustentar um filho
@@edmilson1178 você sabe quanto é a média de custo de uma casa no Canadá? Dá uma pesquisada que tu vai ver o motivo. Construir família nao é só fazer um filho, é CRIAR. E a geração atual entende os custos disso.
E logo logo o Brasil estará assim
ja esta a maioria das familias são so de um filho e as mulheres da geração de 20 a 30 não querem
não por cauda do carnaval
Difícil, a gravidez na adolescência ainda é muito alta e a falta de proteção e de informação também.
Eu não quero ter filhos (tenho 27), mas não é apenas pelo custo de vida alto e pelo trabalho que dá, é principalmente pelas experiências que eu vivencio em minha própria família, várias mães solteiras que os pais não dão um tostão pra ajudar em alguma coisa. Se depender de mim, o ser humano entra em extinção. Tô nem aí.
Quem sabe quando a sociedade entrar em colapso daqui uns 100 anos e finalmente perceberam que a vida depende de nós mulheres, esse tipo de homem não se tornam mais responsáveis.
@@Jessica-bm4xsuma coisa que vocês podem pensar em fazer é não criar homens assim. Porque se o que há são mães solteiras e os filhos estão sendo criados só por elas, então, que mudem a nova geração de homens. Eu mesmo fui criado para ser filho de esposa. E quem me colocou nessa posição foi minha mãe, altamente influenciada pela religiosidade.
As mulheres coreanas são mais conscientes que as brasileiras, são espertas o bastante para saberem que o ideal de família com filhos cairá no fim das contas sobre a conta da mulher, a sobrecarregando