Creio (posso estar errado) que há, nos exemplos aduzidos por você em que a palavra "mesmo(a)" foi considerada erro gramatical, forte influência de Napoleão Mendes de Almeida em sua decisão de considerar tais exemplos como erros. É que vi aqui neste mesmo canal, num vídeo em que você indica suas gramáticas prediletas, a gramática de Napoleão entre estas últimas. Eu pensava exatamente como você, até que um dia li um texto do também gramático e poeta Sérgio de Carvalho Pachá -- considerado pelo tomista Sidney Silveira como o maior prosador vivo de nosso idioma pátrio -- abonando o emprego do vocábulo "mesmo (a)" em exemplos como os aduzidos por você. Como esteio para sua defesa do termo "mesmo (a)" em construções como as mostradas neste seu vídeo, o professor Pachá evocou ninguém menos que Luiz de Camões. Ao ser indagado se tais construções não seriam consideradas erradas, Pachá aventou a hipótese de a pessoa ter sido influenciada por Napoleão, porque este as abominava. E rematou: "A acertar com Napoleão, prefiro errar com Camões." P.S. Eu também abomino estilisticamente tais construções, de modo que jamais utilizo o vocábulo "mesmo (a)" como nos exemplos nos quais você considerou errado usá-lo para substituir substantivos.
Amo suas dicas! É muito bom aprender a escrever corretamente! Não vou criticar quem escreve "o mesmo" pq às vezes a pessoa não sabe que está incorreto, mas tenho certeza que quando assistir esse vídeo vai aprender ☺️. Obrigada por tudo!
Excelentes seus vídeos!! Já estou escrevendo bem melhor depois que comecei a vê-los. Obrigada!
Fico feliz 🙂
Ótima, dica! Obrigado!
Creio (posso estar errado) que há, nos exemplos aduzidos por você em que a palavra "mesmo(a)" foi considerada erro gramatical, forte influência de Napoleão Mendes de Almeida em sua decisão de considerar tais exemplos como erros. É que vi aqui neste mesmo canal, num vídeo em que você indica suas gramáticas prediletas, a gramática de Napoleão entre estas últimas.
Eu pensava exatamente como você, até que um dia li um texto do também gramático e poeta Sérgio de Carvalho Pachá -- considerado pelo tomista Sidney Silveira como o maior prosador vivo de nosso idioma pátrio -- abonando o emprego do vocábulo "mesmo (a)" em exemplos como os aduzidos por você. Como esteio para sua defesa do termo "mesmo (a)" em construções como as mostradas neste seu vídeo, o professor Pachá evocou ninguém menos que Luiz de Camões. Ao ser indagado se tais construções não seriam consideradas erradas, Pachá aventou a hipótese de a pessoa ter sido influenciada por Napoleão, porque este as abominava. E rematou:
"A acertar com Napoleão, prefiro errar com Camões."
P.S. Eu também abomino estilisticamente tais construções, de modo que jamais utilizo o vocábulo "mesmo (a)" como nos exemplos nos quais você considerou errado usá-lo para substituir substantivos.
Amo suas dicas! É muito bom aprender a escrever corretamente! Não vou criticar quem escreve "o mesmo" pq às vezes a pessoa não sabe que está incorreto, mas tenho certeza que quando assistir esse vídeo vai aprender ☺️. Obrigada por tudo!
Obrigado pelo carinho 🥰
Acho horrível usar "o mesmo" no lugar de "ele". É muitoooo comum ver isso em peças e até em inquéritos.
Essa é terrivelmente horrível. E adv escreve demais.
Pois é