Moro há 5 anos aqui, infelizmente isso tudo me deixa tão frustado.. A coisa que mais me deixou com aquela cara de "não pode ser verdade" Foi o dia que eu mandei um email pra minha imobiliária e me mandaram uma carta confirmando que receberam o email. 😭😭
Quando cheguei aqui na Alemanha para trabalhar com TI, eu estava super ansioso. Achava que eles iriam ser super avançados, que iriam me ensinar horrores.... No fim, eu que sempre ensino eles. Eles pensam mt quadrado. O bom é que eu controlo meu salário 😂
Oi, tudo bem? Sou da área de TI também, estou cogitando em ir trabalhar na Alemanha. Como está o mercado de TI ai? Os profissionais de TI são valorizados? Os salários são altos? Na sua opinião vale a pena deixar de trabalhar com TI no Brasil para ir trabalhar na Alemanha? Atenciosamente
@@paulofernandes7379 aqui o mercado é super aquecido.... Os profissionais são super valorizados e eu por exemplo recebo o mesmo salario de um engenheiro. Pra mim, trabalhar com TI no Brasil nunca mais..
Eu sou desenvolvedor, cheguei a fazer entrevista pra trabalhar aí, só não passei porque eles exigem inglês fluente e o meu é intermediário. Mas os salários são excelentes.
Minha mana veio fazer home office e ta imoressionada.. E Como Ela explica ao chefe Dela no Brasil q a internet aki Cai.. Ele acha q Ela ta enrolando hahhahaha
Dias atrás, eu assisti a um vídeo de uma francesa, que mora aqui no Brasil, que expressava sua surpresa quanto a diversidade de bancos digitais, sem agências físicas, e a facilidade de resolver, praticamente, qualquer problema burocrático por meios tecnológicos e remotos. Algo novo para ela. Parece que não é apenas a Alemanha que está um pouquinho atrás no quesito tecnologia da internet.
Não é só na França, mesmo nos EUA o sistema bancário é muito pior. Tentei descontar um cheque do Citibank numa agência diferente de onde foi emitido e não consegui. DO MESMO BANCO! O wire transfer não chega nem perto de TED em termos de rapidez e praticidade.
Meu marido ficou impressionado quando estivemos de férias em Santa Catarina. Difícil de acreditar que na praia a gente podia pagar tudo com cartão de crédito 💳 até o senhor que vendia sorvetes aceitava cartão. Nem eu podia acreditar, nem precisávamos levar dinheiro porque todo mundo aceitava cartão. Eu fiquei impressionada. Isso foi em janeiro de 2018.
E uma coisa que acho ridícula é quando, por exemplo, solicitamos um exame de sangue para os nossos pacientes... Eu tenho que preencher a solicitação e imprimir. Aí tenho que mandar por Fax para o laboratório (primeira vez que vi um fax na vida foi aqui). Aí o laboratório recebe a solicitação e imprime. Eles fazem o exame, colocam os resultados no PC, imprimem, mandam por Fax para a gente, o nosso Fax imprime e depois temos que escanear para colocar no sistema... Um uso absurdo de papel e uma perda de tempo surreal, só para não mandar por e-mail 🤦🏻♀️
A maneira como eu vejo é que eles são um povo obcecado por privacidade. E que leva a proteção dos dados a sério. Esse é o lado bom. Mas tem seu custo. Aqui somos novidadeiros e despreocupados demais. Mas isso também dá dinamismo à economia.
Isso. Agora, pra quem percebeu, alguns poucos de nós estão voltando alguns passos, em alguns pontos bem específicos, por perceberem o preço da comodidade: perda de segurança e de privacidade. Por exemplo: quem percebeu os 3 erros na frase "posso tirar meu dinheiro do banco a hora que eu quiser" já voltou a usar dinheiro físico. Outro exemplo: não precisamos, realmente, voltar aos DVDs, mas confiar cegamente no armazenamento em nuvem pode trazer problemas legais...para o consumidor (exato: problemas legais para quem PAGA; quase o mesmo artifício legal dos bancos...). Mais: quanto mais medo do sistema de crédito social, mais longe de redes sociais...e por aí vai. Estamos na era do "não confie, verifique" (inclusive, não confie em uma única palavra do que eu mesmo escrevi aqui: verifique por si só).
Na Europa sempre ouvi que países de língua latina eram os mais burocráticos. Você está provando que não é bem assim. Jamais imaginei que a Alemanha estivesse tão atrasada digitalmente. Fax em 2022 é uma coisa surreal.
Eu sofro demais com esse atraso tecnológico aqui na Alemanha... O pior não é apenas receber tudo em papel, mas também o fato de que temos que manter esses documentos em casa. Eu quero chorar toda vez que abro o armário e vejo as pastas de comprovantes que eu tenho que manter (eu sou do tipo de pessoa que odeia acumular coisas em casa). Um ponto interessante é que não é apenas a questão de que há muitos idosos aqui e sim que eles são a maioria massiva em número de eleitores (pq muitos jovens são imigrantes e não votam) e com isso, os projetos políticos não têm focado nessa modernização, tanto que só nas últimas eleições que a digitalização entrou de fato nos debates (e mesmo assim de forma muito arcaíca). É triste ver que enquanto o brasileiro é super inovador e não consegue modernizar totalmente o Brasil por falta de investimentos, aqui na Alemanha há a possibilidade de investir, mas a mentalidade das pessoas ainda barra esse progresso... Há uma preocupação enorme com os dados, que merece sim ser observado, mas aqui é de forma obssessiva, que chega ao ponto de interferir na transparência, por ex, do trabalho da polícia e de casos que seriam de interesse público, mas que não são divulgados.
A gente reclama do Brasil, mas pelo menos na parte tecnológica não está tão atrás de outros países. Ex. Pix, internet e conexão por fibra ótica, além da cultura pró tecnologia do brasileiro.
Rapaz, eu fiquei bem surpreso com essas informações, realmente estamos muito mais evoluídos em alguns quesitos que ela mencionou. A gente vive reclamando do Brasil mas estamos longe de sermos o pior país pra se viver...
@@DanielSchmitz11 Já tinha escutado sobre isso no canal alemanizando, sobre a burocracia, papelada e tecnologia utrapasssada da Alemanha. Acho que cada dia fica mais evidente, pois cada vez mais canais falam sobre. A imagem que passam é de um pais tecnologicamente moderno, mas como a Ingrid falou não é bem assim. Prefiro o exemplo da Austrália que Ingrid falou, países de exemplo para simplificar as coisas. Neste quesito ao meu ver, pelo que escuto de canais de paises europeus, exemplo franceses que moraram no brasil, o Brasil é bem mais avancado neste aspecto, eles sentem saudade disto.
@@marisneves6709 minha querida, eu sei que não existe paraíso na terra. Eu nunca disse que a Alemanha era um paraíso. A falta de segurança no Brasil é revoltante. É desanimador viver aqui. Eu toparia morar em qualquer lugar super burocrático e com clima ruim pra poder viver em segurança.
Ingrid, sou brasileiro, carioca , seu aluno no canal e já estive na Alemanha 🇩🇪 a trabalho na Feira Medica em Dusseldorf e jamais poderia imaginar as coisas que você relatou aí nesse vídeo. Realmente SURREAL
Moro no Japão há quase 33 anos e sinto o mesmo. Sinto que tanto o Japão quanto (talvez) a Alemanha sofrem do mesmo mal de escassez de visionários e inovadores e isso está afetando o crescimento do país. Aqui no meu trabalho as vezes o pessoal é tão "quadrado" que eles imprimem o email que recebemos, assinamos com caneta e botamos carimbo e respondemos por FAX só para ter o "hard-copy" do documento, email não é legalmente aceito, apenas FAX. Aqui pouquíssimas lojas aceitam pagamento por débito e crédito, apenas dinheiro vivo e ainda temos locadoras de CDs e DVDs, e MUITOS compram DVDs. Produtos como a Sony, Panasonic, Toshiba, Sharp, Sanyo etc quase não se tem fora do Japão por cada vez mais perder a sua competividade. Hoje tanto a Alemanha quanto o Japão vive da sombra dos anos 80 e 90 e cada vez mais ficando para trás.
Eu acho que não é apenas sobre as pessoas serem mais velhas, é sobre serem mais velhas e estarem sozinhas. Não é como no Brasil que os idosos contam com a ajuda dos filhos, netos e vizinhos para auxiliá-los se necessário.
@@keilasampaio11 Isso quando eles não vão sozinhos mesmo pro asilo, pelo motivo de muitos deles terem optados por não terem filhos (coisa corriqueira na Europa ocidental) ou terem no máximo um filho, e mesmo assim, por desventura, esse único filho poder ter morrido e deixado esses pais idosos sem ninguém.
Eu sou português tenho 23 anos fui trabalhar para a bélgica e encontro um problema parecido, mas é a nível de internet mesmo, eu vivo numa cidade universitária e só no final do ano é que começaram a por fibra ótica, e eu em portugal vivo numa aldeia no interior e já tenho fibra ótica há mais de 2 anos! 5g também ninguém fala sequer, a nivel digital apesar de estarem um pouco à frente da Alemanha, estão muito atrasados em relação a Portugal!
O Governo do Brasil está entre os mais digitalizados do mundo, à frente inclusive dos Estados Unidos...pena que a nossa mídia só manda informações ruins sobre o BR.
Isso é verdade, o jornalismo brasileiro mesmo é muito sensacionalista e passa uma imagem péssima do próprio Brasil.. Tipo São Paulo, antes de visitar eu só tinha a imagem que a TV me passava: uma cidade violenta, suja, cheia de enchentes, sequestro relâmpago, assaltos com a população ignorante e xenofobica, e vey, quando visitei o estado, totalmente o oposto da imagem péssima que os tele jornais e filmes me mostravam, eu amei...
Só vamos considerar a quantidade de dados vazados no ano passado por órgãos do governo e empresas: DETRAN, SUS, empresas de telefonia, Serasa... O Brasil tem aderido rapidamente, às tecnologias digitais, mas infelizmente com pouca segurança de dados. Somos o segundo país do mundo com mais fraudes pela internet.. o primeiro: Estados Unidos
Pior que a mídia são os brasileiros que falam mal do Brasil e exaltam países alheios. A Alemanha tem inúmeros problemas e nenhum alemão fala mal. Ainda defendem e dizem na maior cara dura que é tudo perfeito.
Oi Professora! Eu fiquei chocada quando cheguei aqui pela burocracia e por ser TUDO por carta. A gente acaba muitas vezes refém da boa vontade (ou não) do funcionário que nos atende para as coisas andarem, sobretudo no setor público. Por outro lado, acho interessante os alemães não estarem tão imersos no mundo digital do ponto de vista das mídias e redes sociais; há um limite mais claro entre a esfera pública e privada dos indivíduos que eu acho admirável. Veremos como será essa digitalização... a próxima matriz de pensamento da tecnologia é voltada ao risco, a inovação e ao "fazer rapido e corrigir durante o processo", não sei como isso será inserido por aqui... o lado bom é que muitas oportunidades surgirão para bons profissionais, inclusive nós brasileiros, tão elogiados no mercado europeu pela criatividade em resolução de problemas. Forte abraço!! Aprendo muito com você.
“Se você falar para um alemão que tá na nuvem é capaz dele olhar para o céu” haha a gaitada que eu dei. Mas é verdade, eu não lidava com tanto papel desde a infância nos anos 90 eu acho. Eu tive um problema com o app do banco esses dias e estou aguardando a segunda carta com o segundo código para conseguir desbloquear o app. Sem contar que eu trabalho como tradutora no computador, tem dia que até subir docs por e-mail é um parto. E pior que quando eu conto para minha família no Brasil eles não acreditam que estamos a anos-luz a respeito.
Esse vídeo está cheio de desinformações. Sabe por que você tem que receber uma carta? Porque é mais seguro! Na Alemanha, as coisas FUNCIONAM. E direito.
@@valberm ainda que fosse mais seguro, nem creio que seja, não faz sentido fazer carta para cada coisa que solicitar de serviços, olha a quantidade de papel.
Morei na Alemanha alguns meses, e mann, a internet era muito lenta kkkkkk Eu pensava que o meu telefone estava com problema, mas agora tenho certeza que era a internet. Também ficava impressionado como usavam o telefone fixo pra tudo! Aqui onde moro no Brasil ninguém sabe nem o que é isso kkk Nunca esquecerei dessas experiências. Imaginava que além da qualidade de vida, segurança, comida deliciosa e lindas paisagens, pensei que a tecnologia seria bem avançada, mas não. Assisti vários filmes com DVD e ouvi várias músicas com CD! 😂 E ainda me recomendar amor comprar um toca CD aqui no Brasil kkkkkk Eu disse: Spotify dá conta do recado kk. Gente, as cartas, as cartas! Kkk Nunca vi tanto papel na minha vida kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Sim!! Muito melhor, na educação, saúde, segurança, direitos garantidos, corrupção, zelo pela natureza e meio urbano (beleza das cidades), corrupção em âmbito social, respeito. Sim, o Brasil é melhor. Por isso vc saiu de lá.
Hallo, Ingrid. Eu já trabalhei numa multinacional alemã que investia muito em tecnologia (isto foi há uns 20 anos). Na época, era tudo muito sofisticado, mas agora vejo que a empresa era uma exceção. Sorte para nós, brasileiros, que temos aí uma chance de crescer e nos estabelecermos neste mercado tecnológico sem grande ameaça da gigantesca economia alemã.
Nossa, sim! A burocracia na Alemanha é lastimável. Igual aos médicos, ir ao médico na Alemanha é um experiência terrível! Eu voltei para o Brasil pra estudar TI, mal terminei a faculdade e já estão me oferecendo empregos para voltar pra Alemanha, pq não tem gente qualificada.
Genteee, igual aqui na Itália kkkk, afff eu fico nervosa, eu já passei um tempo na Alemanha e achei os alemães super gentis, mas o melhor lugar que eu já morei até agora foi na Bélgica ❤.
Aqui em Recife eu compro água mineral no trânsito com pix. 2,00 reais ! A água pode não ser mineral ,mas a facilidade prá comprar é grande.Eu não sabia sobre esse atraso cibernético alemão!
Mas você pode sofrer um sequestro relâmpago e ter sua conta zerada e levar um tiro... talvez seja melhor menos "avanço" e mais segurança... eu prefiro não ter pix e ter mais tranquilidade...
Aqui no estado do Rio de Janeiro (Cidadezinha afastada da capital), tenho opção de compra pela internet com entrega em 2 dias. E isso tudo se tornou comum em apenas 2 anos.
Eu moro na Alemanha e tenho exatamente essa sensação. Sempre reclamo e já estava começando achar que eu estava equivocada mas não, estou certa. Esses dias me perguntaram se poderiam me enviar um FAX. Gente, 2022… Que FAX???? E se trouxer esse assunto para os serviços em geral fica ainda pior. Um exemplo simples: quando fui fazer meu bolo de casamento. Bolos com glacê branco em forma de coração com foto do casal, aquela coisa beeeeeem início dos anos 90, vestidos cafonas, as músicas… enfim….
Passei isso no meu casamento também 🤣 e pra piorar: Minha mãe é design de bolos e faz bolos de casamentos extraordinários. Olha a decepção de não estar aqui e me ver casando com um bolo simples e com péssimo acabamento! (Pelo menos estava uma delícia!)
Eu me nego a mandar fax. Trabalhei no banco (no BANCO!) ING e um chefe anunciou a possibilidade de Fax digital. Isso mesmo. 2021 e alguém falou em digitalizar defunto velho. Já ouviram falar em Pdf, sr. Banco? Olha que é banco totalmente virtual, não tem agência física.
O FAX ainda é usado com vantagem nos meios corporativos, pois cumpre uma função que não foi substituída por completo por nenhuma tecnologia mais moderna. Mas realmente, nas relações pessoais já não cabe mais há um bom tempo. . .
@@espacomais123 vc ao que parece é um negacionista. Independente de ela ser brasileira ou alemã, ela MORA na Alemanha. Que parte disso vc não entendeu? Ela narra o que vive lá. O que ela descreve são as dificuldades tecnológicas de se viver nesse país europeu. Se aqui tem favela, violência, político corrupto, não é essa a questão, aqui o tema é atraso tecnológico. Seja menos repetitivo. Eu detesto o Brasil, moro aqui com desgosto. Temos muita tecnologia, vendo o vídeo dela, mas em questões sociais somos primitivos, bandidos possuem mais direitos que cidadãos de bem. Direitos Humanos defendem o crime, dinheiro vaza pelo ralo com corrupção, entre outras coisas que vc deve saber. Acho que eu trocaria esse avanço tecnológico do Brasil por viver em paz em qq lugar do planeta.
Nossa Ingrid, ainda bem que você fez esse vídeo. Eu achava que eu era o chato ou o doido por ficar reclamando disso. E quando falo pra meus amigos e parentes que moram no Brasil, eles não acreditam kkkk. Moro em Berlim desde 2014 e não supero essas coisas, acho o cúmulo do absurdo. Toda vez que eu estiver reclamando disso pra alguém, vou enviar o seu vídeo como prova viva e patrimônio humanitário.
@@espacomais123 Calma, foi só a realidade do uso de tecnologias na Alemanha... ela não quis dizer com isso que o país é ruim... vocês nem sabe interpretar um texto...
Nossa verdade! Eu fiquei bem chocado quando cheguei aqui em 2016. Nessa época lugar nenhum aceitava cartão. Tinha que andar com um monte de dinheiro na carteira. Sem falar a papelada que foi pra organizar a vida. E os aplicativos eram horríveis. O do meu banco parecia aqueles sites com vírus haha. Agora melhorou bastante nesse ponto. Tão avançando aos pouquinhos. Mas a oferta de velocidade de internet e os preços realmente ainda precisam melhorar bastante.
Um dos motivos do atraso da Internet na Alemanha é que na década de 90 quando foram modernizar o sistema telefônico (provavelmente a primeira grande modernização depois da unificação) optaram por uma arquitetura que na época já era ultrapassada. Já ouvi dizer que por coincidência o dono da empresa que fez a 'modernização' era amigo do então Chanceler da época.
Meu Deus qze video sensacional, ja enviei pra varias pessoas que eu conheco e pra alguns faamiliares no Brasil, pois todas as vezes que eu digo isso que o Brasil é super moderno e está a anos luz a frente da Alemanha em tecnologia ninguém acredita em mim, Agora eu tenho essa prova irrefutável . Eu gostaria sinceramente de te dar um forte abraco e dizer muito obrigado por trazer esses fatos a tona e com tanta clareza . Eu moro na Alemnah a quase 4 anos acho simplismente incrivel como é tudo tao atarsado aqui- É bem normal mesmo enviar um email princiaplemente pra algum orgao público e eles enviarem uma carta ou um fax perguntando se a gente realemnte enviou o email e devemos preferencialmente os contatar por carta. Ja pensei em ter um animalzinho de estimacao aqui na Alemanha acho que alem de fazer compainha um pombo correrio seria bem útil aqui..
Conforme a Ingrid vai narrando os fatos, eu me lembro cada vez mais da época em que fui fazer mestrado na Alemanha em 2006: É exatamente assim.. arcaico, devagar, agrário.. quase pré-histórico 😓 O bom é que a economia do país tem grande liquidez. Mas fora isso.........
Pior que no Brasil ninguém acredita quando a gente conta as realidades das superpotências mundiais. Hehe E acham também que somos ricos por aqui (porque as pessoas convertem o salário em euro pra real, sem descontar o que pagamento aqui). Mas com o tempo eu vi que até os alemães tem ilusões sobre morar em outros países, assim como os americanos etc, acho que é algo normal e no fim todo mundo cai por terra, que existe um equilibro, pode se ganhar de um lado mas sempre vai se perder de outro, não tem pra onde fugir.
Estive em Berlim em 2019 e percebi o quanto eles são burocráticos. Uma coisa que me chamou muito atenção foi a falta de iluminação nas ruas, tudo bem que a segurança era enorme, mas é muito estranho andar numa rua com pouquíssima iluminação pública.
Muito bom canal e seus videos, parabéns! Morei na Alemanha em 2008/2009, em Potsdam. Pelo jeito nada mudou desde então. Tudo era resolvido por cartas e/ou formulários em papel. Compras pela internet com cartão de crédito, dividindo em algumas vez, como fazemos aqui no Brasil, nem pensar. Acho é coisa que não existe até hoje ai na Alemanha. Fiquei muito supreso este ano ao receber, pelo Telegram, mensagem de feliz Natal e Ano Novo de um grande amigo que fiz, no período que estive ai na Alemanha. Finalmente, acho a idade não é barreira para o ingresso as novas tecnologias, pelos mais idosos. Eles gostam e acham lindo manter tudo como sempre foi. Aqui, meu pai, que tem 94 anos, usa o WhatsApp, Facebook, RUclips e tudo mais que pode pelo celular...rss
A questão é que a Alemanha assim como os países europeus já chegaram ao seu pico de desenvolvimento e eles não tem como mais para onde crescer, seus recursos mineirais já se esgotaram ou estão se esgotando, e nesse sentido que entra os países emergentes, que tem muita margem de crescimento econômico e possui ainda muitos recursos naturais para seus desenvolvimento.
Depois de tudo que aconteceu durante a pandemia somado a incapacidade do país de lidar com o repentino aumento da população ocorrido nos últimos 7 anos, eu já começo a achar que as desvantagens do país estão muito acima das vantagens.
Sem falar na má vontade no atendimento que é inexplicável,vim do Japão com uma parada em Frankfurt,ficando cinco horas esperando,pedir um café naquele aeroporto foi horrível .
"o que tem de vídeo no youtube falando disso, vocês não vão acreditar." e não vamos mesmo, com a internet dai, é dificil até fazer upload de vídeo pra informar do problema então é incrível que os videos existam...
Nem me fala desses atrasos tecnológicos hahaha sofri demais quando fui morar por conta própria na Alemanha, era muito papel, tudo via telefone ou carta. Nunca mandei tanta carta pro banco autorizando e cancelando transferências e débitos automáticos hahaha sem falar quando tive que voltar pro Brasil, passei o último mês mandando e recebendo papel de tudo quanto é lado
Oi Ingrid, moramos em Unterällgäu e quando cheguei nossa fiquei assim , besta de ver o atraso de até na forma deles se vestirem, de se produzirem, cabelo com "mullet", arrepiado em cima tipo Chitãozinho e Xororó 🤣🤣🤣 e o brinquinho, dificil ver um homem alemão sem brinco. Tipo : nossa voltei pros anos 80. 😅😁. Muito Alemanha
Surpreendente esse lado cultural devido a idade das pessoas. Não percebi isso como turista. E também pelo fato da Alemanha produzir softwares sofisticados como de gestão empresarial (SAP) e um dos melhores tradutores de frases on-line (DeepL que usa inteligência artificial e analisa o contexto da frase, acho melhor que o tradutor da Google, recomendo!). Aquele letreiro digital que tem no ponto de onibus ai indicando o tempo para o onibus chegar é fantastico. Aqui no Brasil não sabemos se vai levar 5 ou 20 minutos para o onibus passar. Os alemães são muito criativos, recomendo assistir a série Batalha Bilionária: o caso do Google Earth no Netflix, que mostra o origem do Google Earth em uma start-up alemã. No Brasil temos excelentes profissionais de informática. Faz tempo que fazemos o Imposto de Renda pela Internet. Muito fácil e prático. Sem falar na automação dos bancos brasileiros.
Tenha uma empresa brasileira criptografia vende para diversos Governos do mundo e empresas também , ela chama kryptus o CEO da empresa contou em entrevista q chegou vende até para empresas médio porte na Alemanha, pois os donos das empresas queriam fugir de espionagem do governo alemão e terem uma comunicação segura entre diretores das empresas.
Eu não esperava que a Alemanha tivesse um índice de digitalização semelhante aos EUA, Japão ou Coreia do Sul, justamente por ser um país europeu, portanto, com um povo mais idoso, mas nunca imaginei que estivesse tão atrasada assim, é incrível!!!
Aqui no brasil vc nao contrata promocao nenhuma no celular e mesmo assim aparecem servicos "contratados" na conta sem q vc nunca tenha contratado... duvido q isso aconteca ai
São os dois lados da moeda: aqui alguém pobre/ classe média baixa tem Iphone (parcelado em 30 vezes), fibra ótica, 20 cartões de crédito, mas não tem saneamento básico na rua, segurança, saúde, infraestrutura.
Ao mesmo tempo eles são avançados na parte de ciências. Muitas das tecnologias que temos hoje vem das pesquisas que tiveram na Alemanha. Tem os institutos Max Planck com várias vertentes, pesquisas relacionadas a computação quântica ...
Estou adorando teus vídeos sobre o dia-a-dia na Alemanha. Em 1986/87 eu morei 10 meses em Erlangen. Na época uma simples "Banküberweisung" demorava 10 dias. Eu fiquei impressionado que atualmente ainda demora 4 dias. P.S.: Gostei de saber que você também é uma "Portosegurense". LG und alles Gute.
Querida Ingrid! Você tem muita razão, mas eu fiz quase toda minha entrevista de emprego pelo whatszap. (Raro) É por isso que quase todas as casas aqui, tem um büro (escritório) para guardar tanta papelada. Estive no Brasil a pouco tempo e vi, um menino a vender bombons no semáforo e aceitava pix😅
Aqui na Alemanha menino nao precisa vender bombom no semaforo, ele tambem tem direito a educacao e uma mesada do estado para ajudar a familia a criar o filho. Há crianca na Alemanha nao paga medicamento.
Sim, eu antes de vir pra cá e ver com meus próprios olhos, não tinha nem ideia desse atraso... Um exemplo: tinha que ir a um Notar fazer um procedimento burocrático, entrei num site com um monte de nomes e emails e fui mandando email pra vários perguntando se tinham Termin disponível. UM me respondeu. E me mandou ligar pro escritório. Então assim... Pq colocam email disponível se não serve pra nada?
Excelente vídeo! Eu trabalho com SAP desde 2007 e sempre me perguntei pq fizeram uma aplicação tão confusa, cheia de redundâncias, misturando alemão com inglês, com interface absurdamente não intuitiva…enfim agora tudo faz sentido rsrs obrigado
No Rio de Janeiro tem onde carregar as coisas, tem até uma rapaziada que carrega pra você, tu tá andando na rua o cara vem e carrega teu celular… uma evolução tremenda.
Eu estive uma única vez na Alemanha 🇩🇪 e apenas em Frankfurt. Foi no século passado, lá em 1997. Uma coisa que me chamou a atenção foi ver bondes… de linha mesmo e não turísticos. E eram um tanto antigos (agora parece que já estão mais modernos). Me lembrava da minha mãe falar dos bondes na década de 60 e que, aqui em Porto Alegre, deixaram de circular em 1970! A parte divertida foi eu ter ido sozinho para Alemanha como mochileiro dormindo em albergues, nunca ter estudado alemão e… me sentido em casa! Explico: sou de Santa Cruz do Sul, uma cidade de origem alemã do RS. Cresci ouvindo pessoas falando dialetos alemães nas ruas. Por falar em ruas, muitas delas têm nomes de pessoas de origem… alemã, claro! Mayer, Müller, Seidel, Schuster, Zimmer, Ritter! Os pratos em alemão? Wurst, brot, milch, bier, sauerkraut, kartoffel… E o café da manhã? Frühstück, ora!! Um dia, crio coragem para aprender o alemão, mas a gramática e a sonoridade da língua assustam bastante em um primeiro momento. “Eu te amo!” em alemão parece que você está xingando a pessoa amada!! Já falo português (óbvio), inglês, italiano e francês.
Um aspecto bom do brasileiro é essa abertura para novas amizades, conhecimentos diferentes, abordagens até radicais. Chegar a realizar projetos já são outros quinhentos: temos um tanto a aprender com os conterrâneos de Goethe 😊
Fico me perguntando: o que leva uma pessoa escolher a Alemanha como casa? O país difícil !! Absurdo ficar atrás dos países subdesenvolvidos em questões como estás.😔
Cara isso é até legal de ouvir, pq a ideia de quem tá longe aqui no BR é que somos uma colônia de exploração que luta com arco e flecha. Estive no Canadá e achei uma distância absurda entre uma colônia de povoamento com nóis.
Acho que a tecnologia se tornou algo muito obrigatória. É boa por um lado e ruim por outro. Sinto que às vezes minha energia é muito sugada por ela, mesmo sendo sempre pra trabalhar ou estudar. Mas também talvez ter tanta burocracia também seja muito desagradável. Acho que é mais desagradável pra quem já teve muito contato com o novo. Se pra eles tá bom assim, então...
O ideal para quem tem condições financeiras é morar no país por 1 ano para sentir o clima e tirar as próprias conclusões. Fazer primeiramente um "test drive" e não ir "de mala e cuia" de forma definitiva, sob risco do arrependimento, desilusão.
Morei 16 anos na Alemanha, gosto muito do País. Hoje estou de volta ao Brasil, eu e meu marido. Ele sofre com o banco. Tudo é por carta. Já foi pedido para não enviarem mais informações via Correio, pois demoram até três meses para chegar. Não adianta, eles continuam entulhando nossa caixa do correio. Estamos ansiosos para saber como será feito as provas de vida, pois ele se aposentou.
Estudo e desenvolvo marketing digital em inglês e português, porém, sou fluente, também, em alemão, hebraico e árabe. Voltarei definitivamente a Berlin no próximo ano e já tenho muita proposta para desenvolver tudo relativo a internet. E ainda, você falou da longevidade dos alemães. Pois, moro no Algarve, sul de Portugal e enquanto os portugueses são muito sedentários, eu desloco-me entre as cidades de bicicleta e nestas ciclovias cruzo com norte-europeus de todos os lugares e que deslocam-se de muito longe. Porém, sinto muitíssimo que Alemanha esteja assim neste atraso e é algo que não compreendo quando há renomadas e excelentes universidades com cursos de ciência de dados(Data Wissenschaft) e engenharia de dados(Ingenieurwissenschaft) e parece-me que um polo famoso destas matérias está em Sauerland.
Isso nao é atraso e sim com modo de vida. Eles nao gostam muito de Facebook e etc. Eles preferem pagar tudo em dinheiro, isso tem haver com a super inflacao e a guerra. Eles acham que tem mais controle do dinheiro, e acho que tem ,nao comprarm como nos brasileiros, no cartao sem ter dineiro na conta. Eles entendem muito de informatica e sabem que seus dados podem ser roubados na internet, preferem as cartas. Acho que a apresentadora nao comprrende a cultura da Alemanha e os motivos porque eles agem assim. Na Alemanha durante anos e até hoje é um dos países mais espionados no mundo. Na empresa do meu enteado , é proibido os funcionarios usarem Smartphone dentro da empresa e eles usam telefone de celular bem no estilo antigo para conversarem.
Muito bom seus vídeos que mostram a realidade, sugiro apenas ressaltar se é em todas as regiões da Alemanha que isso ocorre, ou apenas em algumas partes. Obrigado parabéns. Já estudei alemão mas você me animou a voltar a aprender.
Bem,apesar de nao existir internet e celulares,eu acho que peguei uma epoca maravilhosa na Alemanha,quando eu ainda era estudante na HDK Berlim (ocidental) nos anos 80 e quando eu fui contrabaixista (concursado) da Musikalische Komödie - Oper Leipzig(1992-1996). Quando eu pedi a minha demissão e ja estava quase voltando para o Brasil,eu e um grupo de Musicos da Orquestra,estavamos bebendo umas cervejas depois de um espetáculo matinal,um violinista apareceu com aquele celular apelidado aqui de "tijolão",porem,somente um músico se interessou por aquela coisa que eu nem sabia ao certo o que era,pois assim como eu,todo o resto,continuou com o bom bate-papo e a cerveja! Bem,para encurtar,eu so me dei conta,quando eu cheguei no Rio e vi a maioria dos cariocas conversando com aquela coisa estranha,ou pendurada na cintura!Eu demorei muito tempo,ate aceitar o celular e para aqueles que chegaram ate aqui,eu nao comprei um,mas sim,ganhei de uma namorada minha,mas ja tinha mudado de tamanho e parecia um besouro preto(Nokia) mas nao demorou muito, de "tijolão" para "besouro" e depois para azulejo,continuei com o meu pequeno e pretinho Nokia durante muito tempo e os meus colegas da Orquestra Sinfonica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,riam muito,pois diziam que eu vivia na idade das pedras!(nós rimos muito com isso!).Bem,faltando dois anos para eu me aposentar,resolvi compra um azulejo-celular!(fazer oque né...?).Eu acho que carrego um poucodesse repudio ate hoje,graças aos Alemaes,pois eu uso o celular muito poco e quando eu uso mais? quando eu faço os meus videos para o youtube! e para aqueles que tiveram paciência e leram esse meu texto(quase uma carta),eu estou enviando um dos meus videos,feito no meu"azulejo-celular", para aqueles que assistiram e curtiram o meu video,vou enviar de brinde...ATENÇAO!um "tijolão-celular" imaginário! Abraços e beijos no coraçao de todos: Brody Delestre ruclips.net/video/9Fe1uLTvbuM/видео.html
@@KRYPTOS_K5 Talvez eu não tenha sido muito claro,mas o'que eu quis dizer,foi que eu fiquei um pouco com essa mentalidade de nao me importar ou nao ser tao fanatico com essa coisa de celulares ou o que eu vou fazer da minha vida se eu ficar sem a internet,pois quando eu olho ao meu redor,jovens que estao sentados juntos,mas nao converssam,estao com a cara enfiada nos seus celulares e provavelmente,escutando ou assistindo bobagem,entao,acredito eu,que de alguma forma,Leipzig me ajudou muito! Eu gosto da internet e a minha funciona muito bem,mas eu somente nao sou fanatico!mas eu fiquei impressionado com essa situação na Alemanha,pois eu pensava que la,essa coisa com a internet estaria agora superpoderosa!a anos luz a frente do Brasil! Muito obrigado por essas informaçoes que voce passou,através do seu canal(que apareceu aqui pra mim do nada!)foi muito legal! Eu peguei um video no youtube,para que voce conheça a cidade que eu ja moro a uns 10 anos(eu morava no bairro da Gloria) e a minha internet e super rapida(fibra óptica)a pesar de eu estar morando no meio do mato!entao seria melhor,os Alemaes se mudarem pra ca!(ha,ha,ha!)! Abraços Brody ruclips.net/video/jnbhNY7wP6w/видео.html
@@brodydelestre9696Lindo lugar que você mora. Sobre o assunto Alemanha atrasada em Internet. A tecnologia está ligada sempre a muitas coisas, incluindo poder, mas tecnologia digital está muito mais ligada ao poder no que diz respeito a controlar as pessoas. Um poder tecnológico menos militar porém mais político e social. Por exemplo, existe uma história eleitoral antes e depois do Facebook. Assim, como uma história eleitoral antes e depois da prensa de Gutemberg, ou do Volken rádio de Hitler, ou da possibilidade de divulgar pesquisas Gallup de intenção de voto nos USA a partir dos tempos de Ike Roosevelt, ou a TV broadcast dos 60 em diante. Tudo é verdade, mas a porcaria da rede social no bolso do cidadão criou uma socialização política virtual e não apenas texto e troca de textos ou imagens unidirecionais. É MUITO mais grave. E os alemães sabem disso. E sabem dos riscos da eventual necessidade de um novo Estado Policial para coibir isso, como na antiga república democrática (comunista) ou do risco de radicalização como em Weimar na época do putsch da cervejaria em Munique. E também é por que a Alemanha não se deixa globalizar com a mesma facilidade da Austrália e dos países que lideram na direção do governo mundial e que são os países anglófonos e Bruxelas (EU). A Rússia é mais forte no nacionalismo mas a Alemanha também o é, apesar da EU. Não acho que o alemão seja burro ou analfabeto tecnológico nem muito mais velho que a média brasileira ou americana. Veja que o Brasil é muito mais atrasado que a Alemanha mas muito mais digitalizado, porque não tem essas preocupações, até nas urnas eletrônicas eleitorais, coisa que nem os Estados Unidos aceita nem aceitará (não por risco de fraude como diz erroneamente o Bolsonaro, mas por risco de que o homem comum da democracia republicana, nem juiz nem técnico de informática, seja alijado da possibilidade de fiscalização direta do processo eleitoral a qualquer tempo - direito e dever fundamental na democracia moderna de origem americana e francesa). Isso então não é falta de amor pela inovação por parte do alemão. Isso é outra coisa. É medo da ditadura local ou controle mundial no futuro.
@@KRYPTOS_K5 Eu respeito a sua opiniao,mas na minha opiniao, existe algo por de trás desse atraso tecnologico, pois foi graças o avanço da internet,que o povo se unem e saem as ruas para protestar e como ja sabemos esta cheio de puliticos Alemaes , que no passado estavam do outro lado (Alemanha Oriental,ou como eu gosto de dizer: Alemanha comunista) um bom exemplo disso "Merkel",voce talvez ja tenha ouvido o Lula- comunista,dizendo que vai regulamentar a internet(controlar),caso ele volte! mas isso nao vai acontecer! As vezes eu assisto o canal do "Caio o Alemao",voce conhece? Juntando esse tema"internet"e o que ele conta no canal dele,bem... Um grande Abraço Brody
@@brodydelestre9696 Não conheço o canal do Caio, eu só costumo acessar conteúdo em inglês. Eu sou filósofo da linguagem (linguista) e doutor em ciências cognitivas (área conecta à linguística, psicologia cognitiva e inteligência artificial clássica) e sou, por assim dizer, um estranho no ninho na língua portuguesa. Também não gosto nem uso rede social exceto RUclips (única exceção bem eventual) nem grupos de whats (exceto de trabalho) e às vezes publico com pseudônimo na rede acadêmica Quora em inglês, causando milhões de visualizações de pessoas que jamais supõe que sou brasileiro. Alguns acham que sou capaz de prever movimentos estratégicos internacionais, tremenda bobagem. Quando jovem, sim, gostava de política porque acreditava que os mecanismos de controle poderiam ser praticamente controlados, e que o resultado final seria inevitável e ao mesmo tempo benigno para a humanidade como nós a conhecemos (não cyborgs ou quimeras trans específicas) por assim dizer, sob a batuta do homem autônomo e meio "Victoriano". Eu era idealista, coisa que hoje em dia é impossível ser. Quanto a línguas, gosto do alemão mas falo quase nada do mesmo embora entendesse quem falava, quanto à música de qualidade (como a sua) tenho grande atração mas infelizmente não tenho habilidade para tocar instrumentos. Quanto à Ângela Merkel comunista, diria que não, embora ela seja terrivelmente globalista, para o azar da Alemanha, no médio prazo. Mas esse é um tema longo... muito longo. PS. Sim, Lula é Esquerda tradicional, socialista e comunista, mas não sei até que ponto poderá continuar trocando tapinhas e beijos na boca com o Globalismo. Lula COP26, Lula OECD pode ser inviável na prática.
Adorei vc, vc é muito realista, já vi muitos canais de brasileiros que não contam um defeito do país que vive, parece que a Alemanha é um poço de perfeição, pode até ser um país incrível, mas em questões a tecnologia estão anos luz atrasados.
O Brasil a uns 7 anos atrás tinha a fama de internet ruim, hj tem internet top. Moro em cidade de interior e aqui os preços são baixos por altas velocidades e com ótima qualidade.
Não sei o que aconteceu, mas melhorou muito nessa última década. Moro em uma cidade de 100 mil habitantes e o que tem de fio aqui no poste é impressionante. Tem uma caralhada de opções de serviço.
No sertão da Paraíba e no interior do Nordeste tem uma tal de brisanet, que 100mb de internet sai por menos de 100 reais, pelo menos em alguns quisitos estamos evoluindo...
Tenho 150mb de download e 10 de upload, fibra (pseudo fibra, porque a fibra é só no poste, não até o roteador como na europa), mas de muita qualidade. Moro em capital no Brasil.
Como colecionador de filme e séries no Brasil, Alemanha sempre foi uma referência em muitas opções de DVDs e Blu-rays pra comprar pra coleção. A questão da qualidade da Internet deve ser determinante. Apesar de que antes achava que era mais pelo combate a pirataria. Já vi sobre torrent de filme ser identificado e a pessoa recebe uma multa em casa. A opção dos interessados acabaria sendo comprar a mídia física. Muito interessante o vídeo. Vou acompanhar mais do canal.
Desde de 2012 escuto esse papo de digitalizacâo da Alemanha (Digitalisierung). Tudo muito lento pra mudar. Ter que ir ao caixa eletrônico pra tirar dinheiro várias vezes no mês é um saco. Poderiam, ao menos, aceitar o cartâo de débito. Lembro que fui ao mercado de Natal na holanda, e lá eles aceitavam até cartâo de crédito.
Oxe, aqui no Brasil mesmo, as vezes você tá na praia e tem desses senhozinho que vende ostra ou camarão, cerveja ou água de Coco que aceitam PIX ou tem maquininhas de cartão...
Você disse tudo que tava entalado na minha garganta. Eu amo morar na Alemanha, principalmente se levar em consideração que era um fodido no Brasil, mas essas coisas me deixam maluco
Como assim Ingrid? Trabalho com assistência em veículos, então será que desenvolvem estas tecnologia pra exportação? Afinal as fabricas Alemãs são top em desenvolvimento tecnológico concorda?
O desenvolvimento industrial alemão é muito avançado, mas não anda de mãos dadas com o T.I., algo que ocorre no Japão também. Em contrapartida os EUA são extremamente atrasados no setor indústrial, principalmente se comparado a esses 2 países.
Oi pessoal! Alemanha, país controverso, tanta tecnologia para alguns setores e atraso para outros. Vídeo instrutivo e divertido. Tenho 52 anos e, sem ser saudosista, me senti voltando no tempo. Show! Valeu, gosto muito do canal. Parabéns Ingrid.
Curioso isso mesmo. Lembro que antes de vir pra Alemanha, eu ficava pesquisando desapontado. Tive internet de 10Mbit no Brasil, 150Mbit nos EUA e 500Mbit na Irlanda. Fiquei mau acostumado e pensei que ao chegar aqui, iria odiar a internet. Por sorte, arrumei um apartamento novo, ao lado de Berlim, ou seja, Brandenburg e instalaram fibra ótica em tudo aqui nesse condomínio. Consegui 1000Mbit download / 500Mbit upload. Nem acredito e acho que a maioria das pessoas por aqui também não, 🤣🤣. Nunca tive uma internet tão rápida na vida. Mas acho que é sorte mesmo.
Quando estive na Alemanha em 2014, notei a aversão ao cartão de Credito, mas o acesso a caixa eletrônicos era bem facilitado, outra coisa é o Passe de Transporte, achei sensacional compra passe de 1,2,3 e 7 dias, de 1mes, 6meses e 1 ano, mas era de papel minúsculo, que facilmente é perdível, e que você precisa autenticar via uma impressão no primeiro uso, já em Portugal (Lisboa), como em muitas cidades no Brasil é cartão com um chip.
Eu morei na Alemanha em 2013, visitei depois de 5 anos em 2018 e tudo pareceu o MESMO e como era tudo o mesmo tudo pareceu muito envelhecido. Nos últimos 7 anos vivi em Singapura que é praticamente a terra do futuro e agora vou voltar pra Alemanha em 2022 e apesar de feliz com o retorno sei que vai ser dificil me reacostumar com o retrocesso de lá. As pessoas ainda vivem como se estivessem no século 20.
Adoro essa #real sobre a Alemanha. ..pra gente para de achar que somos tão lixo....e saber que não existe país perfeito! Não me interessa o idioma, mas os conhecimentos gerais sobre a Alemanha tô amando!
Eu moro na Alemanha e uma vez eu recebi uma carta avisando que eu ia receber outra carta 😀
🤣🤣
É tipo um conectivo, mais ou menos: "Preste atenção! // Fique Atento!".
Kkk
Kkkkkkkk incrível.
essa foi a prévia da mensagem rs
Moro há 5 anos aqui, infelizmente isso tudo me deixa tão frustado..
A coisa que mais me deixou com aquela cara de "não pode ser verdade"
Foi o dia que eu mandei um email pra minha imobiliária e me mandaram uma carta confirmando que receberam o email. 😭😭
🤣🤣🤣
Depois falam mal do Brasil 🇧🇷....
😅
kkkkkkkkk
@Gabriela Lima infelizmente é, a comunicação com eles é só por carta, nem mando mais email pra não perder tempo.
Quando cheguei aqui na Alemanha para trabalhar com TI, eu estava super ansioso. Achava que eles iriam ser super avançados, que iriam me ensinar horrores.... No fim, eu que sempre ensino eles. Eles pensam mt quadrado. O bom é que eu controlo meu salário 😂
Oi, tudo bem? Sou da área de TI também, estou cogitando em ir trabalhar na Alemanha. Como está o mercado de TI ai? Os profissionais de TI são valorizados? Os salários são altos? Na sua opinião vale a pena deixar de trabalhar com TI no Brasil para ir trabalhar na Alemanha?
Atenciosamente
@@paulofernandes7379 aqui o mercado é super aquecido.... Os profissionais são super valorizados e eu por exemplo recebo o mesmo salario de um engenheiro. Pra mim, trabalhar com TI no Brasil nunca mais..
Eu sou desenvolvedor, cheguei a fazer entrevista pra trabalhar aí, só não passei porque eles exigem inglês fluente e o meu é intermediário. Mas os salários são excelentes.
Minha mana veio fazer home office e ta imoressionada.. E Como Ela explica ao chefe Dela no Brasil q a internet aki Cai.. Ele acha q Ela ta enrolando hahhahaha
@@meianoitee01 Entendi. Obrigado.
Um falecido amigo austríaco resumia assim o modo de pensar dos alemães: "Se complicado funciona, pra que simplificar?"
kkkkk
😆😆
😀😄😄 boa boa..
Mas os austriacos são assim também?
Hauahuahauahua! Perfeito!
@@mariaclsar 😂😂😂
Eu moro na Holanda, sempre q viajo pra Alemanha me sinto viajando no tempo pro passado
Eu moro em UK. Me chamou a atenção na Alemanha a dificuldade de pagar as
coisas com cartão de débito.
Então nunca estiveste em Portugal
@@estevaocunha5302 Portugal é mais atrasado? Nossa!
Nossa que legal !
Quando ela falou que lá eles ainda alugavam filmes em DVD pensei logo que ; Em vez de voltar no tempo é só ir na Alemanha 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Dias atrás, eu assisti a um vídeo de uma francesa, que mora aqui no Brasil, que expressava sua surpresa quanto a diversidade de bancos digitais, sem agências físicas, e a facilidade de resolver, praticamente, qualquer problema burocrático por meios tecnológicos e remotos. Algo novo para ela.
Parece que não é apenas a Alemanha que está um pouquinho atrás no quesito tecnologia da internet.
Muito obrigada 😁
qual francesa?
Vi um casal português comentando que os bancos e o marketing no Brasil são bem superiores aos deles.
@@dolydoly5679 jah tinha ouvido falar dessa essa lentidao burocraticada Franca no canal do Max Peterson.
Não é só na França, mesmo nos EUA o sistema bancário é muito pior.
Tentei descontar um cheque do Citibank numa agência diferente de onde foi emitido e não consegui. DO MESMO BANCO!
O wire transfer não chega nem perto de TED em termos de rapidez e praticidade.
Meu marido ficou impressionado quando estivemos de férias em Santa Catarina. Difícil de acreditar que na praia a gente podia pagar tudo com cartão de crédito 💳 até o senhor que vendia sorvetes aceitava cartão. Nem eu podia acreditar, nem precisávamos levar dinheiro porque todo mundo aceitava cartão. Eu fiquei impressionada. Isso foi em janeiro de 2018.
E uma coisa que acho ridícula é quando, por exemplo, solicitamos um exame de sangue para os nossos pacientes...
Eu tenho que preencher a solicitação e imprimir. Aí tenho que mandar por Fax para o laboratório (primeira vez que vi um fax na vida foi aqui). Aí o laboratório recebe a solicitação e imprime. Eles fazem o exame, colocam os resultados no PC, imprimem, mandam por Fax para a gente, o nosso Fax imprime e depois temos que escanear para colocar no sistema...
Um uso absurdo de papel e uma perda de tempo surreal, só para não mandar por e-mail 🤦🏻♀️
Precisamos explicar q papel vem das árvores...já q eles amam protestar contra desmatamentos
Estou perplexa com esta informação. Que burocracia irritante.
@@adysluminsky9182 BOA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
A maneira como eu vejo é que eles são um povo obcecado por privacidade. E que leva a proteção dos dados a sério.
Esse é o lado bom. Mas tem seu custo.
Aqui somos novidadeiros e despreocupados demais. Mas isso também dá dinamismo à economia.
Ainda existe fax?!
Foi ótimo saber o quanto o Brasil evoluiu no campo tecnológico. apesar de todos os nossos problemas.
Isso. Agora, pra quem percebeu, alguns poucos de nós estão voltando alguns passos, em alguns pontos bem específicos, por perceberem o preço da comodidade: perda de segurança e de privacidade.
Por exemplo: quem percebeu os 3 erros na frase "posso tirar meu dinheiro do banco a hora que eu quiser" já voltou a usar dinheiro físico.
Outro exemplo: não precisamos, realmente, voltar aos DVDs, mas confiar cegamente no armazenamento em nuvem pode trazer problemas legais...para o consumidor (exato: problemas legais para quem PAGA; quase o mesmo artifício legal dos bancos...).
Mais: quanto mais medo do sistema de crédito social, mais longe de redes sociais...e por aí vai.
Estamos na era do "não confie, verifique" (inclusive, não confie em uma única palavra do que eu mesmo escrevi aqui: verifique por si só).
@@morienbendinelli1554 absolutamente ninguém vai voltar a usar dinheiro em espécie como antes (graças a Deuss)
Na Europa sempre ouvi que países de língua latina eram os mais burocráticos. Você está provando que não é bem assim. Jamais imaginei que a Alemanha estivesse tão atrasada digitalmente. Fax em 2022 é uma coisa surreal.
Eu sofro demais com esse atraso tecnológico aqui na Alemanha... O pior não é apenas receber tudo em papel, mas também o fato de que temos que manter esses documentos em casa. Eu quero chorar toda vez que abro o armário e vejo as pastas de comprovantes que eu tenho que manter (eu sou do tipo de pessoa que odeia acumular coisas em casa). Um ponto interessante é que não é apenas a questão de que há muitos idosos aqui e sim que eles são a maioria massiva em número de eleitores (pq muitos jovens são imigrantes e não votam) e com isso, os projetos políticos não têm focado nessa modernização, tanto que só nas últimas eleições que a digitalização entrou de fato nos debates (e mesmo assim de forma muito arcaíca). É triste ver que enquanto o brasileiro é super inovador e não consegue modernizar totalmente o Brasil por falta de investimentos, aqui na Alemanha há a possibilidade de investir, mas a mentalidade das pessoas ainda barra esse progresso... Há uma preocupação enorme com os dados, que merece sim ser observado, mas aqui é de forma obssessiva, que chega ao ponto de interferir na transparência, por ex, do trabalho da polícia e de casos que seriam de interesse público, mas que não são divulgados.
Senti o mesmo qd morei aí em 2001. Ficava sem acreditar q o Brasil era mais moderno tecnologicamente, mais inovativo
O Brasil não é. É que os padrões de qualidade e segurança no Brasil são inferiores, por isso qualquer coisa nova é adotada "sem frescuras".
@@valberm fala isso, mas os brasileiros vão a rodo pra Alemanha com nossa tecnologia na área de TI
@@cartoonvap1758 não quer dizer que vão para fazer novas ferramentas, muitos vão para criar sistemas para outros locais.
@@valberm sempre vem um viralata rebaixar o Brasil,afff
@@renemassera8370 o mundo inteiro é vira-lata da Alemanha, não é só o Brasil, não, meu chapa.
A gente reclama do Brasil, mas pelo menos na parte tecnológica não está tão atrás de outros países. Ex. Pix, internet e conexão por fibra ótica, além da cultura pró tecnologia do brasileiro.
Rapaz, eu fiquei bem surpreso com essas informações, realmente estamos muito mais evoluídos em alguns quesitos que ela mencionou. A gente vive reclamando do Brasil mas estamos longe de sermos o pior país pra se viver...
@@DanielSchmitz11 Já tinha escutado sobre isso no canal alemanizando, sobre a burocracia, papelada e tecnologia utrapasssada da Alemanha. Acho que cada dia fica mais evidente, pois cada vez mais canais falam sobre.
A imagem que passam é de um pais tecnologicamente moderno, mas como a Ingrid falou não é bem assim.
Prefiro o exemplo da Austrália que Ingrid falou, países de exemplo para simplificar as coisas. Neste quesito ao meu ver, pelo que escuto de canais de paises europeus, exemplo franceses que moraram no brasil, o Brasil é bem mais avancado neste aspecto, eles sentem saudade disto.
Trocaria esse avanço tecnológico todo pra ter um país seguro igual a alemanha
@@Aakheperura vc ezta enganado nao existe paraiso na terra, moro aqui c claro que nao é igual no Brasil mas nao e paraiso vc se engana
@@marisneves6709 minha querida, eu sei que não existe paraíso na terra. Eu nunca disse que a Alemanha era um paraíso. A falta de segurança no Brasil é revoltante. É desanimador viver aqui. Eu toparia morar em qualquer lugar super burocrático e com clima ruim pra poder viver em segurança.
Ingrid, sou brasileiro, carioca , seu aluno no canal e já estive na Alemanha 🇩🇪 a trabalho na Feira Medica em Dusseldorf e jamais poderia imaginar as coisas que você relatou aí nesse vídeo. Realmente SURREAL
Moro no Japão há quase 33 anos e sinto o mesmo. Sinto que tanto o Japão quanto (talvez) a Alemanha sofrem do mesmo mal de escassez de visionários e inovadores e isso está afetando o crescimento do país. Aqui no meu trabalho as vezes o pessoal é tão "quadrado" que eles imprimem o email que recebemos, assinamos com caneta e botamos carimbo e respondemos por FAX só para ter o "hard-copy" do documento, email não é legalmente aceito, apenas FAX. Aqui pouquíssimas lojas aceitam pagamento por débito e crédito, apenas dinheiro vivo e ainda temos locadoras de CDs e DVDs, e MUITOS compram DVDs. Produtos como a Sony, Panasonic, Toshiba, Sharp, Sanyo etc quase não se tem fora do Japão por cada vez mais perder a sua competividade. Hoje tanto a Alemanha quanto o Japão vive da sombra dos anos 80 e 90 e cada vez mais ficando para trás.
Parabéns pelo relato. Concordo com vc no que se refere a Alemanha. Os efeitos negativos já estão aflorando rapidamente. Uma pena.
Sim. No futuro é até possível que o quadro se inverta e o Brasil passe a ser mais desenvolvido e tecnológico do que o Japão e Alemanha.
Isso é até péssimo, esses 2 países não podem se degradar assim....
Ué, mas o Japão não era a Terra da Tecnologia?
O curioso é que essa história do cavalo aconteceu em Sauerland, que fica em Nordrhein-Westfallen, o estado mais rico da Alemanha…
Eu acho que não é apenas sobre as pessoas serem mais velhas, é sobre serem mais velhas e estarem sozinhas. Não é como no Brasil que os idosos contam com a ajuda dos filhos, netos e vizinhos para auxiliá-los se necessário.
pior que ajuda muito um jovem na casa, pelo menos para essas coisas kkkkk
Onde é isso no Brasil??? Então Você nunca visitou um asilo.
@@fjsfernando Ué, não falei que todos os idosos no Brasil tem uma família por perto. Claro que não são todos que tem né, bem óbvio.
Aqui idosos são jogados em asilos.
@@keilasampaio11 Isso quando eles não vão sozinhos mesmo pro asilo, pelo motivo de muitos deles terem optados por não terem filhos (coisa corriqueira na Europa ocidental) ou terem no máximo um filho, e mesmo assim, por desventura, esse único filho poder ter morrido e deixado esses pais idosos sem ninguém.
Eu sou português tenho 23 anos fui trabalhar para a bélgica e encontro um problema parecido, mas é a nível de internet mesmo, eu vivo numa cidade universitária e só no final do ano é que começaram a por fibra ótica, e eu em portugal vivo numa aldeia no interior e já tenho fibra ótica há mais de 2 anos! 5g também ninguém fala sequer, a nivel digital apesar de estarem um pouco à frente da Alemanha, estão muito atrasados em relação a Portugal!
Português é mais esperto para absorver coisas novas e desenrascar que Alemão. Muito mais.
O Governo do Brasil está entre os mais digitalizados do mundo, à frente inclusive dos Estados Unidos...pena que a nossa mídia só manda informações ruins sobre o BR.
Isso é verdade, o jornalismo brasileiro mesmo é muito sensacionalista e passa uma imagem péssima do próprio Brasil.. Tipo São Paulo, antes de visitar eu só tinha a imagem que a TV me passava: uma cidade violenta, suja, cheia de enchentes, sequestro relâmpago, assaltos com a população ignorante e xenofobica, e vey, quando visitei o estado, totalmente o oposto da imagem péssima que os tele jornais e filmes me mostravam, eu amei...
Só vamos considerar a quantidade de dados vazados no ano passado por órgãos do governo e empresas: DETRAN, SUS, empresas de telefonia, Serasa...
O Brasil tem aderido rapidamente, às tecnologias digitais, mas infelizmente com pouca segurança de dados. Somos o segundo país do mundo com mais fraudes pela internet.. o primeiro: Estados Unidos
Exatamente B R. Hj já temos internet de 1000 Mbps fibra em lugares de difícil acesso
Hm...
Pior que a mídia são os brasileiros que falam mal do Brasil e exaltam países alheios. A Alemanha tem inúmeros problemas e nenhum alemão fala mal. Ainda defendem e dizem na maior cara dura que é tudo perfeito.
Oi Professora! Eu fiquei chocada quando cheguei aqui pela burocracia e por ser TUDO por carta. A gente acaba muitas vezes refém da boa vontade (ou não) do funcionário que nos atende para as coisas andarem, sobretudo no setor público. Por outro lado, acho interessante os alemães não estarem tão imersos no mundo digital do ponto de vista das mídias e redes sociais; há um limite mais claro entre a esfera pública e privada dos indivíduos que eu acho admirável. Veremos como será essa digitalização... a próxima matriz de pensamento da tecnologia é voltada ao risco, a inovação e ao "fazer rapido e corrigir durante o processo", não sei como isso será inserido por aqui... o lado bom é que muitas oportunidades surgirão para bons profissionais, inclusive nós brasileiros, tão elogiados no mercado europeu pela criatividade em resolução de problemas. Forte abraço!! Aprendo muito com você.
É outra mentalidade: compreender, vivenciar e chegar a aceitar a cultura é uma maneira de conseguir viver melhor. Ainda sou jovem!🤓
“Se você falar para um alemão que tá na nuvem é capaz dele olhar para o céu” haha a gaitada que eu dei.
Mas é verdade, eu não lidava com tanto papel desde a infância nos anos 90 eu acho. Eu tive um problema com o app do banco esses dias e estou aguardando a segunda carta com o segundo código para conseguir desbloquear o app.
Sem contar que eu trabalho como tradutora no computador, tem dia que até subir docs por e-mail é um parto. E pior que quando eu conto para minha família no Brasil eles não acreditam que estamos a anos-luz a respeito.
Eu tb estou esperando o pin o banco enviar🙄
Esse vídeo está cheio de desinformações. Sabe por que você tem que receber uma carta? Porque é mais seguro! Na Alemanha, as coisas FUNCIONAM. E direito.
@@valberm ainda que fosse mais seguro, nem creio que seja, não faz sentido fazer carta para cada coisa que solicitar de serviços, olha a quantidade de papel.
@@wilmasantos2486 fora que alguém pode roubar o carteiro e levar suas senhas com seus cartões
@@valberm rsrsrsr podia ser pelo pombo correio seria mais rápido!
Morei na Alemanha alguns meses, e mann, a internet era muito lenta kkkkkk Eu pensava que o meu telefone estava com problema, mas agora tenho certeza que era a internet. Também ficava impressionado como usavam o telefone fixo pra tudo! Aqui onde moro no Brasil ninguém sabe nem o que é isso kkk Nunca esquecerei dessas experiências. Imaginava que além da qualidade de vida, segurança, comida deliciosa e lindas paisagens, pensei que a tecnologia seria bem avançada, mas não. Assisti vários filmes com DVD e ouvi várias músicas com CD! 😂 E ainda me recomendar amor comprar um toca CD aqui no Brasil kkkkkk Eu disse: Spotify dá conta do recado kk. Gente, as cartas, as cartas! Kkk Nunca vi tanto papel na minha vida kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Sempre que vou ao Brasil, digo pra galerinha do "síndrome de vira lata" que o país é muito melhor que as pessoas pensam
Ja percebi tanto que,depois di muitos anos morando tra italy e londres voltei para o Brazil.
Mano, nós pouco de fudendo para tecnologia, o que nós queremos é uma vida digna.
Essa terra chamado Brasil é abandona.
Sim!! Muito melhor, na educação, saúde, segurança, direitos garantidos, corrupção, zelo pela natureza e meio urbano (beleza das cidades), corrupção em âmbito social, respeito. Sim, o Brasil é melhor. Por isso vc saiu de lá.
É ótimo nao poder andar na republica das bananas com o celular na mao 😂
Hallo, Ingrid.
Eu já trabalhei numa multinacional alemã que investia muito em tecnologia (isto foi há uns 20 anos). Na época, era tudo muito sofisticado, mas agora vejo que a empresa era uma exceção.
Sorte para nós, brasileiros, que temos aí uma chance de crescer e nos estabelecermos neste mercado tecnológico sem grande ameaça da gigantesca economia alemã.
Nossa, sim! A burocracia na Alemanha é lastimável. Igual aos médicos, ir ao médico na Alemanha é um experiência terrível!
Eu voltei para o Brasil pra estudar TI, mal terminei a faculdade e já estão me oferecendo empregos para voltar pra Alemanha, pq não tem gente qualificada.
Morei na Alemanha de 2007 à 2010 e ainda via vídeo locadora. Sério que ainda tem video locadora aí???? 😂😂😂
Genteee, igual aqui na Itália kkkk, afff eu fico nervosa, eu já passei um tempo na Alemanha e achei os alemães super gentis, mas o melhor lugar que eu já morei até agora foi na Bélgica ❤.
Aqui em Recife eu compro água mineral no trânsito com pix. 2,00 reais ! A água pode não ser mineral ,mas a facilidade prá comprar é grande.Eu não sabia sobre esse atraso cibernético alemão!
🤣🤣🤣
@@marisneves6709 😂😂😂😂😂😂e também tem risco de invés de pagar 2,00Reais pagar 2000 Reais 😂😂😂😂😂😂isto na Alemanha não acontecerá.
Mas você pode sofrer um sequestro relâmpago e ter sua conta zerada e levar um tiro... talvez seja melhor menos "avanço" e mais segurança... eu prefiro não ter pix e ter mais tranquilidade...
@@chegueiparaficar7351 Só se a pessoa tiver 2 mil na conta e se for MUITO BURRO e desatento para isso acontecer
@@chegueiparaficar7351 O meu fi, n se engane não que bandido tem em todo lugar. Não existe lugar que n tenha prisões e tribunais.
Aqui no estado do Rio de Janeiro (Cidadezinha afastada da capital), tenho opção de compra pela internet com entrega em 2 dias.
E isso tudo se tornou comum em apenas 2 anos.
Eu moro na Alemanha e tenho exatamente essa sensação. Sempre reclamo e já estava começando achar que eu estava equivocada mas não, estou certa. Esses dias me perguntaram se poderiam me enviar um FAX. Gente, 2022… Que FAX???? E se trouxer esse assunto para os serviços em geral fica ainda pior. Um exemplo simples: quando fui fazer meu bolo de casamento. Bolos com glacê branco em forma de coração com foto do casal, aquela coisa beeeeeem início dos anos 90, vestidos cafonas, as músicas… enfim….
Passei isso no meu casamento também 🤣 e pra piorar: Minha mãe é design de bolos e faz bolos de casamentos extraordinários. Olha a decepção de não estar aqui e me ver casando com um bolo simples e com péssimo acabamento! (Pelo menos estava uma delícia!)
Eu me nego a mandar fax.
Trabalhei no banco (no BANCO!) ING e um chefe anunciou a possibilidade de Fax digital. Isso mesmo. 2021 e alguém falou em digitalizar defunto velho.
Já ouviram falar em Pdf, sr. Banco? Olha que é banco totalmente virtual, não tem agência física.
O FAX ainda é usado com vantagem nos meios corporativos, pois cumpre uma função que não foi substituída por completo por nenhuma tecnologia mais moderna. Mas realmente, nas relações pessoais já não cabe mais há um bom tempo. . .
FAX??? E eu pensando que isso já era peça de museu!
@@espacomais123 vc ao que parece é um negacionista. Independente de ela ser brasileira ou alemã, ela MORA na Alemanha. Que parte disso vc não entendeu? Ela narra o que vive lá.
O que ela descreve são as dificuldades tecnológicas de se viver nesse país europeu.
Se aqui tem favela, violência, político corrupto, não é essa a questão, aqui o tema é atraso tecnológico.
Seja menos repetitivo.
Eu detesto o Brasil, moro aqui com desgosto. Temos muita tecnologia, vendo o vídeo dela, mas em questões sociais somos primitivos, bandidos possuem mais direitos que cidadãos de bem. Direitos Humanos defendem o crime, dinheiro vaza pelo ralo com corrupção, entre outras coisas que vc deve saber.
Acho que eu trocaria esse avanço tecnológico do Brasil por viver em paz em qq lugar do planeta.
Nossa Ingrid, ainda bem que você fez esse vídeo. Eu achava que eu era o chato ou o doido por ficar reclamando disso. E quando falo pra meus amigos e parentes que moram no Brasil, eles não acreditam kkkk. Moro em Berlim desde 2014 e não supero essas coisas, acho o cúmulo do absurdo. Toda vez que eu estiver reclamando disso pra alguém, vou enviar o seu vídeo como prova viva e patrimônio humanitário.
kkkkk... passo por isso, tambem...kkkkk
Sim, fala pra eles perguntarem pra mim
@@espacomais123 Calma, foi só a realidade do uso de tecnologias na Alemanha... ela não quis dizer com isso que o país é ruim... vocês nem sabe interpretar um texto...
@@espacomais123 Olha o brasileiro que se acha o bom por desmerecer o próprio país e povo.
As pessoas nao acredita no q falamos assim qd agnt fala q aqui tem verao e faz muito calor 😂
Perfeita a descrição. É exatamente assim. Nunca pensei que iria passar por isso justamente aqui. Cheguei em 2002. Frankfurt/M.
Nossa verdade! Eu fiquei bem chocado quando cheguei aqui em 2016. Nessa época lugar nenhum aceitava cartão. Tinha que andar com um monte de dinheiro na carteira. Sem falar a papelada que foi pra organizar a vida. E os aplicativos eram horríveis. O do meu banco parecia aqueles sites com vírus haha. Agora melhorou bastante nesse ponto. Tão avançando aos pouquinhos. Mas a oferta de velocidade de internet e os preços realmente ainda precisam melhorar bastante.
As desconfianças do alemão médio. Incrível como se irritam com as redes sociais 🏃🏽♂️
@@ProfaManoelaVasconcelos verdade hehe
Um dos motivos do atraso da Internet na Alemanha é que na década de 90 quando foram modernizar o sistema telefônico (provavelmente a primeira grande modernização depois da unificação) optaram por uma arquitetura que na época já era ultrapassada. Já ouvi dizer que por coincidência o dono da empresa que fez a 'modernização' era amigo do então Chanceler da época.
Meu Deus qze video sensacional, ja enviei pra varias pessoas que eu conheco e pra alguns faamiliares no Brasil, pois todas as vezes que eu digo isso que o Brasil é super moderno e está a anos luz a frente da Alemanha em tecnologia ninguém acredita em mim,
Agora eu tenho essa prova irrefutável .
Eu gostaria sinceramente de te dar um forte abraco e dizer muito obrigado por trazer esses fatos a tona e com tanta clareza .
Eu moro na Alemnah a quase 4 anos acho simplismente incrivel como é tudo tao atarsado aqui-
É bem normal mesmo enviar um email princiaplemente pra algum orgao público e eles enviarem uma carta ou um fax perguntando se a gente realemnte enviou o email e devemos preferencialmente os contatar por carta.
Ja pensei em ter um animalzinho de estimacao aqui na Alemanha acho que alem de fazer compainha um pombo correrio seria bem útil aqui..
Eu ri com o pombo correio kkkk
Conforme a Ingrid vai narrando os fatos, eu me lembro cada vez mais da época em que fui fazer mestrado na Alemanha em 2006: É exatamente assim.. arcaico, devagar, agrário.. quase pré-histórico 😓
O bom é que a economia do país tem grande liquidez. Mas fora isso.........
Pior que no Brasil ninguém acredita quando a gente conta as realidades das superpotências mundiais. Hehe E acham também que somos ricos por aqui (porque as pessoas convertem o salário em euro pra real, sem descontar o que pagamento aqui). Mas com o tempo eu vi que até os alemães tem ilusões sobre morar em outros países, assim como os americanos etc, acho que é algo normal e no fim todo mundo cai por terra, que existe um equilibro, pode se ganhar de um lado mas sempre vai se perder de outro, não tem pra onde fugir.
Estive em Berlim em 2019 e percebi o quanto eles são burocráticos. Uma coisa que me chamou muito atenção foi a falta de iluminação nas ruas, tudo bem que a segurança era enorme, mas é muito estranho andar numa rua com pouquíssima iluminação pública.
Iluminação pública com lâmpada fluorescente tubular de 40W, coisa que foi abolida no BR ainda nos anos 70.
Verdade
Agora com o Pix aqui no Brasil a transferência acontece em frações de segundos 24h por dia e gratuitamente.
Muito bom canal e seus videos, parabéns! Morei na Alemanha em 2008/2009, em Potsdam. Pelo jeito nada mudou desde então. Tudo era resolvido por cartas e/ou formulários em papel. Compras pela internet com cartão de crédito, dividindo em algumas vez, como fazemos aqui no Brasil, nem pensar. Acho é coisa que não existe até hoje ai na Alemanha.
Fiquei muito supreso este ano ao receber, pelo Telegram, mensagem de feliz Natal e Ano Novo de um grande amigo que fiz, no período que estive ai na Alemanha. Finalmente, acho a idade não é barreira para o ingresso as novas tecnologias, pelos mais idosos. Eles gostam e acham lindo manter tudo como sempre foi. Aqui, meu pai, que tem 94 anos, usa o WhatsApp, Facebook, RUclips e tudo mais que pode pelo celular...rss
A questão é que a Alemanha assim como os países europeus já chegaram ao seu pico de desenvolvimento e eles não tem como mais para onde crescer, seus recursos mineirais já se esgotaram ou estão se esgotando, e nesse sentido que entra os países emergentes, que tem muita margem de crescimento econômico e possui ainda muitos recursos naturais para seus desenvolvimento.
Depois de tudo que aconteceu durante a pandemia somado a incapacidade do país de lidar com o repentino aumento da população ocorrido nos últimos 7 anos, eu já começo a achar que as desvantagens do país estão muito acima das vantagens.
Sem falar na má vontade no atendimento que é inexplicável,vim do Japão com uma parada em Frankfurt,ficando cinco horas esperando,pedir um café naquele aeroporto foi horrível .
"o que tem de vídeo no youtube falando disso, vocês não vão acreditar."
e não vamos mesmo, com a internet dai, é dificil até fazer upload de vídeo pra informar do problema então é incrível que os videos existam...
Rachei o bico!
Obrigado Ingrid, isso aí me preocupa muito, porque o Brasil nesse quesito tá anos luz a frente.
Nem me fala desses atrasos tecnológicos hahaha sofri demais quando fui morar por conta própria na Alemanha, era muito papel, tudo via telefone ou carta. Nunca mandei tanta carta pro banco autorizando e cancelando transferências e débitos automáticos hahaha sem falar quando tive que voltar pro Brasil, passei o último mês mandando e recebendo papel de tudo quanto é lado
Kkkkk
Se na Alemanha é assim, imagina a Rússia !!
@@fredericonobrega6007 a Rússia tem os melhores hackers do planeta
@@fredericonobrega6007 A Rússia é bem tecnológica comparada com a Alemanha. Outra que é só a Alemanha que tem esse "medo cultural" da tecnologia.
@@sejamed1443 Bom, então pra quem é programador COBOL deve ter ainda um vasto mercado de trabalho, né?
Oi Ingrid, moramos em Unterällgäu e quando cheguei nossa fiquei assim , besta de ver o atraso de até na forma deles se vestirem, de se produzirem, cabelo com "mullet", arrepiado em cima tipo Chitãozinho e Xororó 🤣🤣🤣 e o brinquinho, dificil ver um homem alemão sem brinco. Tipo : nossa voltei pros anos 80. 😅😁.
Muito Alemanha
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣Jå notei mesmo🤣🤣🤣
Kkkkk
kkkkk Esse penteado se chama "Vokuhila" na Áustria - VOrne KUrz HInten LAng
😂😂😂😂
Surpreendente esse lado cultural devido a idade das pessoas. Não percebi isso como turista. E também pelo fato da Alemanha produzir softwares sofisticados como de gestão empresarial (SAP) e um dos melhores tradutores de frases on-line (DeepL que usa inteligência artificial e analisa o contexto da frase, acho melhor que o tradutor da Google, recomendo!). Aquele letreiro digital que tem no ponto de onibus ai indicando o tempo para o onibus chegar é fantastico. Aqui no Brasil não sabemos se vai levar 5 ou 20 minutos para o onibus passar. Os alemães são muito criativos, recomendo assistir a série Batalha Bilionária: o caso do Google Earth no Netflix, que mostra o origem do Google Earth em uma start-up alemã. No Brasil temos excelentes profissionais de informática. Faz tempo que fazemos o Imposto de Renda pela Internet. Muito fácil e prático. Sem falar na automação dos bancos brasileiros.
Alemanha parece uma bomba relógio.
Deepl me salva muito plmds
Comecei a assistir a série. Obrigado pela dica. Não tinha ideia de que tinha sido os alemães que criaram o Google Earth (Terra Vision).
Tenha uma empresa brasileira criptografia vende para diversos Governos do mundo e empresas também , ela chama kryptus o CEO da empresa contou em entrevista q chegou vende até para empresas médio porte na Alemanha, pois os donos das empresas queriam fugir de espionagem do governo alemão e terem uma comunicação segura entre diretores das empresas.
Vala mas na integração da sua cidade não tem telas informando o tempo que falta pro ônibus chegar? Se não pelo Google maps mostra não?
Eu não esperava que a Alemanha tivesse um índice de digitalização semelhante aos EUA, Japão ou Coreia do Sul, justamente por ser um país europeu, portanto, com um povo mais idoso, mas nunca imaginei que estivesse tão atrasada assim, é incrível!!!
Aqui no brasil vc nao contrata promocao nenhuma no celular e mesmo assim aparecem servicos "contratados" na conta sem q vc nunca tenha contratado... duvido q isso aconteca ai
São os dois lados da moeda: aqui alguém pobre/ classe média baixa tem Iphone (parcelado em 30 vezes), fibra ótica, 20 cartões de crédito, mas não tem saneamento básico na rua, segurança, saúde, infraestrutura.
Moro no interior do sul do Brasil, e esse comportamento alemão, é padrão aqui.
Ao mesmo tempo eles são avançados na parte de ciências. Muitas das tecnologias que temos hoje vem das pesquisas que tiveram na Alemanha. Tem os institutos Max Planck com várias vertentes, pesquisas relacionadas a computação quântica ...
Estou adorando teus vídeos sobre o dia-a-dia na Alemanha. Em 1986/87 eu morei 10 meses em Erlangen. Na época uma simples "Banküberweisung" demorava 10 dias. Eu fiquei impressionado que atualmente ainda demora 4 dias.
P.S.: Gostei de saber que você também é uma "Portosegurense". LG und alles Gute.
Querida Ingrid!
Você tem muita razão, mas eu fiz quase toda minha entrevista de emprego pelo whatszap. (Raro)
É por isso que quase todas as casas aqui, tem um büro (escritório) para guardar tanta papelada.
Estive no Brasil a pouco tempo e vi, um menino a vender bombons no semáforo e aceitava pix😅
Whatsapp é raro mesmo
Aqui na Alemanha menino nao precisa vender bombom no semaforo, ele tambem tem direito a educacao e uma mesada do estado para ajudar a familia a criar o filho. Há crianca na Alemanha nao paga medicamento.
Simplesmente inacreditável.
Se eles verem o PIX acho que caem pra trás! KKKKK
Se em Berlin é assim, imagina aqui nas "florestas" da Bavária hahaha.
Parabéns por mais este vídeo Lehrerin!!!
queria sua segurança ao andar nas ruas, no trânsito... aqui tá um caos....
@@OffTom5783 por que será
Entra ano, sai ano e eu não paro de me chocar com essas doideiras daqui! O país que funciona pelo Post...pqp...
Esse video é uma aula para nós brasileiros, que muitas vezes temos complexo de vira latas, achando que tudo aqui é ruim ou pior que nos outros países.
Sim, eu antes de vir pra cá e ver com meus próprios olhos, não tinha nem ideia desse atraso... Um exemplo: tinha que ir a um Notar fazer um procedimento burocrático, entrei num site com um monte de nomes e emails e fui mandando email pra vários perguntando se tinham Termin disponível. UM me respondeu. E me mandou ligar pro escritório. Então assim... Pq colocam email disponível se não serve pra nada?
Excelente vídeo! Eu trabalho com SAP desde 2007 e sempre me perguntei pq fizeram uma aplicação tão confusa, cheia de redundâncias, misturando alemão com inglês, com interface absurdamente não intuitiva…enfim agora tudo faz sentido rsrs obrigado
No Rio de Janeiro tem onde carregar as coisas, tem até uma rapaziada que carrega pra você, tu tá andando na rua o cara vem e carrega teu celular… uma evolução tremenda.
A melhor resposta para esses "tá vendo, como no brasil é melhor" .
Diese Video war wunderbar, erklären für mich weil die Thema Digitalisierung war so stark und wichtig in die letzte Wahlkampf.
O que extraí do vídeo foi: na Alemanha você é vigiado pelo estado. Aqui no Brasil somos vigiados pelo Google.
Bingo!
Eu estive uma única vez na Alemanha 🇩🇪 e apenas em Frankfurt. Foi no século passado, lá em 1997. Uma coisa que me chamou a atenção foi ver bondes… de linha mesmo e não turísticos. E eram um tanto antigos (agora parece que já estão mais modernos). Me lembrava da minha mãe falar dos bondes na década de 60 e que, aqui em Porto Alegre, deixaram de circular em 1970!
A parte divertida foi eu ter ido sozinho para Alemanha como mochileiro dormindo em albergues, nunca ter estudado alemão e… me sentido em casa!
Explico: sou de Santa Cruz do Sul, uma cidade de origem alemã do RS. Cresci ouvindo pessoas falando dialetos alemães nas ruas. Por falar em ruas, muitas delas têm nomes de pessoas de origem… alemã, claro! Mayer, Müller, Seidel, Schuster, Zimmer, Ritter! Os pratos em alemão? Wurst, brot, milch, bier, sauerkraut, kartoffel… E o café da manhã? Frühstück, ora!!
Um dia, crio coragem para aprender o alemão, mas a gramática e a sonoridade da língua assustam bastante em um primeiro momento. “Eu te amo!” em alemão parece que você está xingando a pessoa amada!!
Já falo português (óbvio), inglês, italiano e francês.
“ Coloca na nuvem, o alemão vai olhar para o céu ...” ri litros ...
Um aspecto bom do brasileiro é essa abertura para novas amizades, conhecimentos diferentes, abordagens até radicais. Chegar a realizar projetos já são outros quinhentos: temos um tanto a aprender com os conterrâneos de Goethe 😊
Fico me perguntando: o que leva uma pessoa escolher a Alemanha como casa? O país difícil !! Absurdo ficar atrás dos países subdesenvolvidos em questões como estás.😔
Cara isso é até legal de ouvir, pq a ideia de quem tá longe aqui no BR é que somos uma colônia de exploração que luta com arco e flecha. Estive no Canadá e achei uma distância absurda entre uma colônia de povoamento com nóis.
Acho que a tecnologia se tornou algo muito obrigatória. É boa por um lado e ruim por outro. Sinto que às vezes minha energia é muito sugada por ela, mesmo sendo sempre pra trabalhar ou estudar. Mas também talvez ter tanta burocracia também seja muito desagradável. Acho que é mais desagradável pra quem já teve muito contato com o novo. Se pra eles tá bom assim, então...
Não obrigatória, mas necessária
Meus filhos e minha mulher tem cidadania alemã. Já cogitamos morar aí, mas depois desses vídeos vamos pensar melhor.
O ideal para quem tem condições financeiras é morar no país por 1 ano para sentir o clima e tirar as próprias conclusões. Fazer primeiramente um "test drive" e não ir "de mala e cuia" de forma definitiva, sob risco do arrependimento, desilusão.
@@stingrbor2687 Isso é o ideal mesmo... Tivemos uma breve experiência como turistas, mas não conta muito. Gastar dinheiro é fácil em qualquer lugar...
Adorei o vídeo. Convivo com essa realidade!!! Para convencer meu namorado a usar um aplicativo de mensagem foi um parto!!!
Puxa, surpresa total para mim. Muitos Brasileiros imaginam uma Alemanha de pura tecnologia.
Morei 16 anos na Alemanha, gosto muito do País. Hoje estou de volta ao Brasil, eu e meu marido. Ele sofre com o banco. Tudo é por carta. Já foi pedido para não enviarem mais informações via Correio, pois demoram até três meses para chegar. Não adianta, eles continuam entulhando nossa caixa do correio. Estamos ansiosos para saber como será feito as provas de vida, pois ele se aposentou.
Apesar de estranho, logo mudarão. Já fizeram isso antes. E estarão muito à frente de nós.
Estudo e desenvolvo marketing digital em inglês e português, porém, sou fluente, também, em alemão, hebraico e árabe. Voltarei definitivamente a Berlin no próximo ano e já tenho muita proposta para desenvolver tudo relativo a internet. E ainda, você falou da longevidade dos alemães. Pois, moro no Algarve, sul de Portugal e enquanto os portugueses são muito sedentários, eu desloco-me entre as cidades de bicicleta e nestas ciclovias cruzo com norte-europeus de todos os lugares e que deslocam-se de muito longe. Porém, sinto muitíssimo que Alemanha esteja assim neste atraso e é algo que não compreendo quando há renomadas e excelentes universidades com cursos de ciência de dados(Data Wissenschaft) e engenharia de dados(Ingenieurwissenschaft) e parece-me que um polo famoso destas matérias está em Sauerland.
Caramba, fala isso tudo de linguas e mora em Portugal?? 😂😂😂😂 melhor ir ajudar a melhorar a vida digital na Alemanha mesmo.
Isso nao é atraso e sim com modo de vida. Eles nao gostam muito de Facebook e etc. Eles preferem pagar tudo em dinheiro, isso tem haver com a super inflacao e a guerra. Eles acham que tem mais controle do dinheiro, e acho que tem ,nao comprarm como nos brasileiros, no cartao sem ter dineiro na conta. Eles entendem muito de informatica e sabem que seus dados podem ser roubados na internet, preferem as cartas. Acho que a apresentadora nao comprrende a cultura da Alemanha e os motivos porque eles agem assim. Na Alemanha durante anos e até hoje é um dos países mais espionados no mundo. Na empresa do meu enteado , é proibido os funcionarios usarem Smartphone dentro da empresa e eles usam telefone de celular bem no estilo antigo para conversarem.
@@analena6588 Mas continua sendo atraso. Não importa o motivo...
Muito bom seus vídeos que mostram a realidade, sugiro apenas ressaltar se é em todas as regiões da Alemanha que isso ocorre, ou apenas em algumas partes. Obrigado parabéns. Já estudei alemão mas você me animou a voltar a aprender.
Bem,apesar de nao existir internet e celulares,eu acho que peguei uma epoca maravilhosa na Alemanha,quando eu ainda era estudante na HDK Berlim (ocidental) nos anos 80 e quando eu fui contrabaixista (concursado) da Musikalische Komödie - Oper Leipzig(1992-1996).
Quando eu pedi a minha demissão e ja estava quase voltando para o Brasil,eu e um grupo de Musicos da Orquestra,estavamos bebendo umas cervejas depois de um espetáculo matinal,um violinista apareceu com aquele celular
apelidado aqui de "tijolão",porem,somente um músico se interessou
por aquela coisa que eu nem sabia ao certo o que era,pois assim como eu,todo o resto,continuou com o bom bate-papo e a cerveja!
Bem,para encurtar,eu so me dei conta,quando eu cheguei no Rio e vi a maioria dos cariocas conversando com aquela coisa estranha,ou pendurada na cintura!Eu demorei muito tempo,ate aceitar o celular e para aqueles que chegaram ate aqui,eu nao comprei um,mas sim,ganhei de uma namorada minha,mas ja tinha mudado de tamanho e parecia um besouro preto(Nokia) mas nao demorou muito,
de "tijolão" para "besouro" e depois para azulejo,continuei com o meu pequeno e pretinho Nokia durante muito tempo e os meus colegas da Orquestra Sinfonica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,riam muito,pois diziam que eu vivia na idade das pedras!(nós rimos muito com isso!).Bem,faltando dois anos para eu me aposentar,resolvi compra um azulejo-celular!(fazer oque né...?).Eu acho que carrego um poucodesse repudio ate hoje,graças aos Alemaes,pois eu uso o celular muito poco e quando eu uso mais?
quando eu faço os meus videos para o youtube!
e para aqueles que tiveram paciência e leram esse meu texto(quase uma carta),eu estou enviando um dos meus videos,feito no meu"azulejo-celular", para aqueles que assistiram e curtiram o meu video,vou enviar de brinde...ATENÇAO!um "tijolão-celular" imaginário!
Abraços e beijos no coraçao de todos:
Brody Delestre
ruclips.net/video/9Fe1uLTvbuM/видео.html
Amarilli, belíssimo. Quanto a sua carta, se analisar o contexto, verá que tem um lado assustador. Haverá um futuro que terá saudades do passado.
@@KRYPTOS_K5
Talvez eu não tenha sido muito claro,mas o'que eu quis dizer,foi que eu fiquei um pouco com essa mentalidade de nao me importar ou nao ser tao fanatico com essa coisa de celulares ou o que eu vou fazer da minha vida se eu ficar sem a internet,pois quando eu olho ao meu redor,jovens que estao sentados juntos,mas nao converssam,estao com a cara enfiada nos seus celulares e provavelmente,escutando ou assistindo bobagem,entao,acredito eu,que de alguma forma,Leipzig me ajudou muito!
Eu gosto da internet e a minha funciona muito bem,mas eu somente nao sou fanatico!mas eu fiquei impressionado com essa situação na
Alemanha,pois eu pensava que la,essa coisa com a internet estaria agora superpoderosa!a anos luz a frente do Brasil! Muito obrigado por essas informaçoes que voce passou,através do seu canal(que apareceu aqui pra mim do nada!)foi muito legal!
Eu peguei um video no youtube,para que voce conheça a cidade que eu ja moro a uns 10 anos(eu morava no bairro da Gloria) e a minha internet e super rapida(fibra óptica)a pesar de eu estar morando no meio do mato!entao seria melhor,os Alemaes se mudarem pra ca!(ha,ha,ha!)!
Abraços
Brody
ruclips.net/video/jnbhNY7wP6w/видео.html
@@brodydelestre9696Lindo lugar que você mora. Sobre o assunto Alemanha atrasada em Internet. A tecnologia está ligada sempre a muitas coisas, incluindo poder, mas tecnologia digital está muito mais ligada ao poder no que diz respeito a controlar as pessoas. Um poder tecnológico menos militar porém mais político e social. Por exemplo, existe uma história eleitoral antes e depois do Facebook. Assim, como uma história eleitoral antes e depois da prensa de Gutemberg, ou do Volken rádio de Hitler, ou da possibilidade de divulgar pesquisas Gallup de intenção de voto nos USA a partir dos tempos de Ike Roosevelt, ou a TV broadcast dos 60 em diante. Tudo é verdade, mas a porcaria da rede social no bolso do cidadão criou uma socialização política virtual e não apenas texto e troca de textos ou imagens unidirecionais. É MUITO mais grave. E os alemães sabem disso. E sabem dos riscos da eventual necessidade de um novo Estado Policial para coibir isso, como na antiga república democrática (comunista) ou do risco de radicalização como em Weimar na época do putsch da cervejaria em Munique.
E também é por que a Alemanha não se deixa globalizar com a mesma facilidade da Austrália e dos países que lideram na direção do governo mundial e que são os países anglófonos e Bruxelas (EU). A Rússia é mais forte no nacionalismo mas a Alemanha também o é, apesar da EU. Não acho que o alemão seja burro ou analfabeto tecnológico nem muito mais velho que a média brasileira ou americana. Veja que o Brasil é muito mais atrasado que a Alemanha mas muito mais digitalizado, porque não tem essas preocupações, até nas urnas eletrônicas eleitorais, coisa que nem os Estados Unidos aceita nem aceitará (não por risco de fraude como diz erroneamente o Bolsonaro, mas por risco de que o homem comum da democracia republicana, nem juiz nem técnico de informática, seja alijado da possibilidade de fiscalização direta do processo eleitoral a qualquer tempo - direito e dever fundamental na democracia moderna de origem americana e francesa). Isso então não é falta de amor pela inovação por parte do alemão. Isso é outra coisa. É medo da ditadura local ou controle mundial no futuro.
@@KRYPTOS_K5
Eu respeito a sua opiniao,mas na minha opiniao,
existe algo por de trás desse atraso tecnologico,
pois foi graças o avanço da internet,que o povo
se unem e saem as ruas para protestar e como ja sabemos esta cheio de puliticos Alemaes , que no passado estavam do outro lado
(Alemanha Oriental,ou como eu gosto de dizer: Alemanha comunista)
um bom exemplo disso "Merkel",voce talvez ja tenha ouvido o Lula- comunista,dizendo que vai regulamentar a internet(controlar),caso ele volte!
mas isso nao vai acontecer!
As vezes eu assisto o canal do "Caio o Alemao",voce conhece?
Juntando esse tema"internet"e o que ele conta no canal dele,bem...
Um grande Abraço
Brody
@@brodydelestre9696 Não conheço o canal do Caio, eu só costumo acessar conteúdo em inglês. Eu sou filósofo da linguagem (linguista) e doutor em ciências cognitivas (área conecta à linguística, psicologia cognitiva e inteligência artificial clássica) e sou, por assim dizer, um estranho no ninho na língua portuguesa. Também não gosto nem uso rede social exceto RUclips (única exceção bem eventual) nem grupos de whats (exceto de trabalho) e às vezes publico com pseudônimo na rede acadêmica Quora em inglês, causando milhões de visualizações de pessoas que jamais supõe que sou brasileiro. Alguns acham que sou capaz de prever movimentos estratégicos internacionais, tremenda bobagem. Quando jovem, sim, gostava de política porque acreditava que os mecanismos de controle poderiam ser praticamente controlados, e que o resultado final seria inevitável e ao mesmo tempo benigno para a humanidade como nós a conhecemos (não cyborgs ou quimeras trans específicas) por assim dizer, sob a batuta do homem autônomo e meio "Victoriano". Eu era idealista, coisa que hoje em dia é impossível ser. Quanto a línguas, gosto do alemão mas falo quase nada do mesmo embora entendesse quem falava, quanto à música de qualidade (como a sua) tenho grande atração mas infelizmente não tenho habilidade para tocar instrumentos. Quanto à Ângela Merkel comunista, diria que não, embora ela seja terrivelmente globalista, para o azar da Alemanha, no médio prazo. Mas esse é um tema longo... muito longo. PS. Sim, Lula é Esquerda tradicional, socialista e comunista, mas não sei até que ponto poderá continuar trocando tapinhas e beijos na boca com o Globalismo. Lula COP26, Lula OECD pode ser inviável na prática.
Adorei vc, vc é muito realista, já vi muitos canais de brasileiros que não contam um defeito do país que vive, parece que a Alemanha é um poço de perfeição, pode até ser um país incrível, mas em questões a tecnologia estão anos luz atrasados.
Eu lembro que na primeira aula de A1 eu me assustei que vinha um CD com os áudios do Buch kkkk
Kkk é bem assim
É preciso aprender fazer o trabalho o funcionamento manual, analógico, contingência
O Brasil a uns 7 anos atrás tinha a fama de internet ruim, hj tem internet top. Moro em cidade de interior e aqui os preços são baixos por altas velocidades e com ótima qualidade.
Não sei o que aconteceu, mas melhorou muito nessa última década. Moro em uma cidade de 100 mil habitantes e o que tem de fio aqui no poste é impressionante. Tem uma caralhada de opções de serviço.
No sertão da Paraíba e no interior do Nordeste tem uma tal de brisanet, que 100mb de internet sai por menos de 100 reais, pelo menos em alguns quisitos estamos evoluindo...
Tenho 150mb de download e 10 de upload, fibra (pseudo fibra, porque a fibra é só no poste, não até o roteador como na europa), mas de muita qualidade. Moro em capital no Brasil.
Como colecionador de filme e séries no Brasil, Alemanha sempre foi uma referência em muitas opções de DVDs e Blu-rays pra comprar pra coleção. A questão da qualidade da Internet deve ser determinante. Apesar de que antes achava que era mais pelo combate a pirataria. Já vi sobre torrent de filme ser identificado e a pessoa recebe uma multa em casa. A opção dos interessados acabaria sendo comprar a mídia física. Muito interessante o vídeo. Vou acompanhar mais do canal.
Eu fico chocada em ainda existir fax. Nos meus 27 anos nunca usei esse trem hahaha
Última vez usei fax foi em 2004
É a primeira vez que eu vejo uma pessoa falar tão bem da Alemanha.
Admiro muito a Alemanha pela qualidade de tudo que eles produzem
Fiquei surpreso com.esse lado atrasado deles.
Ferramentas, veículos e físicos.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾muito obrigada finalmente alguem falou a verdade por nós
Não aceitar cartão em muitas lojas pra mim é o pior...:/
Verdade kkk
Inferior do Japão tbm é assim, pois japonês aceita só dinheiro vivo
Pagar com cartão é prático e limpo, eu odeio lidar com dinheiro.
Muito curioso essa Alemanha Antiga. Realmente não imagina que fosse assim. Imaginava esse país muito mais tecnológico e avançado.
Desde de 2012 escuto esse papo de digitalizacâo da Alemanha (Digitalisierung). Tudo muito lento pra mudar. Ter que ir ao caixa eletrônico pra tirar dinheiro várias vezes no mês é um saco. Poderiam, ao menos, aceitar o cartâo de débito. Lembro que fui ao mercado de Natal na holanda, e lá eles aceitavam até cartâo de crédito.
Oxe, aqui no Brasil mesmo, as vezes você tá na praia e tem desses senhozinho que vende ostra ou camarão, cerveja ou água de Coco que aceitam PIX ou tem maquininhas de cartão...
Você disse tudo que tava entalado na minha garganta. Eu amo morar na Alemanha, principalmente se levar em consideração que era um fodido no Brasil, mas essas coisas me deixam maluco
Pros e contras. Eu ainda acho que vale a pena viver aí.
Como assim Ingrid?
Trabalho com assistência em veículos, então será que desenvolvem estas tecnologia pra exportação?
Afinal as fabricas Alemãs são top em desenvolvimento tecnológico concorda?
O desenvolvimento industrial alemão é muito avançado, mas não anda de mãos dadas com o T.I., algo que ocorre no Japão também. Em contrapartida os EUA são extremamente atrasados no setor indústrial, principalmente se comparado a esses 2 países.
É avançado porque eles vendem para o mundo todo, não só para alemães.
Oi pessoal! Alemanha, país controverso, tanta tecnologia para alguns setores e atraso para outros. Vídeo instrutivo e divertido. Tenho 52 anos e, sem ser saudosista, me senti voltando no tempo. Show! Valeu, gosto muito do canal. Parabéns Ingrid.
O problema da europa é o protecionismo, so entra a empresa deles, ai as empresas forncem um servilo ruim e a populaçao é obrigada a comprar
Curioso isso mesmo. Lembro que antes de vir pra Alemanha, eu ficava pesquisando desapontado. Tive internet de 10Mbit no Brasil, 150Mbit nos EUA e 500Mbit na Irlanda. Fiquei mau acostumado e pensei que ao chegar aqui, iria odiar a internet. Por sorte, arrumei um apartamento novo, ao lado de Berlim, ou seja, Brandenburg e instalaram fibra ótica em tudo aqui nesse condomínio. Consegui 1000Mbit download / 500Mbit upload. Nem acredito e acho que a maioria das pessoas por aqui também não, 🤣🤣. Nunca tive uma internet tão rápida na vida. Mas acho que é sorte mesmo.
Sortudoooo
@@Alemaoealemanha NÃO é sorte! Leia o meu outro comentário por aqui.
@@valberm O que seria? Nao achei seu comentario por aqui.
@@valberm ele mesmo falo que e sorte ksks.
Quando estive na Alemanha em 2014, notei a aversão ao cartão de Credito, mas o acesso a caixa eletrônicos era bem facilitado, outra coisa é o Passe de Transporte, achei sensacional compra passe de 1,2,3 e 7 dias, de 1mes, 6meses e 1 ano, mas era de papel minúsculo, que facilmente é perdível, e que você precisa autenticar via uma impressão no primeiro uso, já em Portugal (Lisboa), como em muitas cidades no Brasil é cartão com um chip.
Isto você pode também comprar digital.É muito exagero nos comentários.Vivo desde 1977 na Alemanha e não vejo este atrazo todo que falam.
Eu morei na Alemanha em 2013, visitei depois de 5 anos em 2018 e tudo pareceu o MESMO e como era tudo o mesmo tudo pareceu muito envelhecido. Nos últimos 7 anos vivi em Singapura que é praticamente a terra do futuro e agora vou voltar pra Alemanha em 2022 e apesar de feliz com o retorno sei que vai ser dificil me reacostumar com o retrocesso de lá. As pessoas ainda vivem como se estivessem no século 20.
Adoro essa #real sobre a Alemanha. ..pra gente para de achar que somos tão lixo....e saber que não existe país perfeito! Não me interessa o idioma, mas os conhecimentos gerais sobre a Alemanha tô amando!
Seus vídeos são perfeitos professora, só ouço verdades! muito obrigada por tanto!
Só conheço a Alemanha de férias. Gostei demais. Não sabia que as coisas eram assim.